SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - SECTEC-GO - Auxiliar de Autopsia


ID
1377337
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      O setor industrial, na qualidade de componente da atividade econômica, possui importância fundamental para o crescimento econômico de um país ou região, pois agrega valores às matérias-primas locais, minimizando as diferenças de preços nas relações de troca.
      No Brasil, desde 1930, a Região Sudeste concentrou atividade industrial, cabendo às outras regiões o papel de fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados.
          Internet: http://www.seplan.go.gov.br (com adaptações).

Acerca do processo de industrialização do estado de Goiás e suas características históricas e atuais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás), criado pela Lei n° 9.489, de 19/07/1984, tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado. Em 2008 foi editada uma lei possibilitando a migração de empresas interessadas para outro programa o PRODUZIR.

  • E porquê a E não está certa?!

  • Creio que a alternativa E está errada quando diz que existem VÁRIOS PORTOS SECOS NO ESTADO. Na realidade é apenas o Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis (somente um).

  • Carolina Sanches, o porto seco em Anápólis é o único do estado! 

  • Gab. C

     

    1) PRODUZIR

    Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.

     

    2) FOMENTAR

     

    O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás), criado pela Lei n° 9.489, de 19/07/1984, tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado.

     

  •  

     

    Concordo que a alternativa C é verdadeira, mas...

    Letra D - Percebe-se a consolidação, na economia goiana, de diversos polos industriais, a exemplo de Jaraguá, com a indústria têxtil, Catalão, com o setor automobilístico, e Valparaíso de Goiás, um polo de alta tecnologia nos setores de microeletrônica e microbiologia.

    A letra D também não deveria estar errada pois há sim várias empresas nestes ramos na cidade de Valparaíso de Goiás. O que poderia anulá-la seria a palavra "polo", mas aí, mais uma vez, vai do que a banca quer que seja certo.

  • D) 

    Valparaíso de Goiás: As atividades econômicas da cidade se restringem essencialmente ao setor de serviços, não existindo atividades industriais e agropecuárias. A maioria das empresas, inclusive um shopping center inaugurado em 1993, encontram-se ao longo da BR-040.

  • Mais sobre CATALÃO:

    A MMC Automotores do Brasil, do Grupo Souza Ramos, empresa autorizada a montar os veículos da marca Mitsubishi no Brasil, é a maior empresa instalada na cidade e emprega diretamente cerca de 3.500 funcionários. A economia do município está assentada nos segmentos mínero-metal-mecânico, sedia o Distrito Mínero Industrial (DIMIC) de propriedade do governo estadual. As principais empresas lá instaladas são as montadoras John Deere e Mitsubishi. Também merece destaque as empresas instaladas na área mineradora conhecida como "Chapadão". Lá destacam-se as empresas mineradoras Anglo American (de origem inglesa, dona da Mineração Catalão e Copebrás) e Vale Fertilizantes (antiga Fosfértil), as quais, além de plantas extratoras, contam também com plantas industriais.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)

  • Letra C.

    a) Errada. Guerra fiscal. O Supremo acabou julgando inconstitucional. O estado só pode reduzir os impostos se todos os outros conselheiros concordarem.

    b) Errada. O IDH de Goiás é um dos que mais evoluiu no Brasil.

    c) Certa. Tornou-se um marco na história da indústria goiana.

    d) Errada. Microbiologia e microeletrônica?

    e) Errada. Goiás só possui um porto seco.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • Letra c.

    c) Certa. Fomentar/Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Segundo a Secretaria da Economia, o ProGoiás, programa que substitui o Fomentar e Produzir, “tem como meta desburocratizar a concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantir segurança jurídica e impessoalidade”.

  • Segundo a Secretaria da Economia, o ProGoiás, programa que substitui o Fomentar e Produzir, “tem como meta desburocratizar a concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantir segurança jurídica e impessoalidade”.


ID
1377340
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      Todos nós sabemos que Goiás nasceu com a descoberta do ouro pelos bandeirantes, mas cresceu e desenvolveu-se com a pecuária e a agricultura. Dizem mesmo que a pecuária teria precedido à mineração. É bem possível, porque um dos nossos primeiros historiadores, o Padre Luiz Antônio da Silva e Souza, autor de O Descobrimento da Capitania de Goyaz, dá notícia de que bandeirantes desgarrados teriam deparado com cabeças de gado bravio que já pastavam naturalmente na região do Vão do Paraná.
Antônio Teixeira Neto. In: Revista Eletrônica, n.º 20, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (com adaptações).


  Tendo o texto como referência inicial e considerando os aspectos físicos e históricos do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nos primeiros tempos da ocupação do espaço goiano, a mineração era a principal atividade econômica; sua decadência, na segunda metade do século XVIII permitiu o desenvolvimento da agropecuária como alternativa de sustento e renda para a população local. (ALTERNATIVA B-CORRETA)

  • não adianta comentar a resposta nos comentários

     

  • Não marquei a B porque após a decadência do outro, a pecuária veio antes da agropecuária..
  • Atividade agropastoril.
  • Letra B.

    a) Errado. Não havia um poderoso mercado interno goiano. No que diz respeito à agricultura do século XIX, realmente, era uma agricultura de subsistência e era mais desenvolvida para atender às necessidades da população goiana, a qual, na época, não era tão populosa; no entanto, as atividades ligadas à pecuária abasteciam o mercado interno goiano e outras localidades do Brasil.

    c) Errado. Planalto Central Brasileiro é mais amplo que Planaltos e Serras de Goiás-Minas, portanto, não são sinônimos. Planaltos e Serras de Goiás-Minas são terrenos de formação antiga, predominantemente cristalinos, há muita presença de minérios e se estende do sul do Tocantins até Minas Gerais, caracterizando-se por formas muito acidentadas.

    d) Errado. Os solos do cerrado, em sua maioria, são ácidos, sendo necessária a correção dos níveis de calcário. No entanto, a calagem serve para as atividades da agricultura.

    e) Errado. Serra Dourada está situada na porção OESTE de Goiás.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • Muito obrigado, BRUNA ALVES PEREIRA

  • Após o fim do ouro, as atividades foram voltadas para a agropecuária em atividade de subsistência


ID
1377343
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos. 

 
                                        Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Constituição Federal de 1988.

Acerca da participação dos negros na formação econômica e social de Goiás e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e - Com identidade e cultura própria, as comunidades dos Quilombolas estão diretamente relacionadas à história da ocupação do território brasileiro. Os quilombos surgiram a partir do início do ciclo da mineração no Brasil, quando a mão de obra dos escravos passou a ser utilizada nas minas de ouro, espalhadas pelo interior do país. Com as dificuldades do trabalho na mineração e as péssimas condições de vida dos escravos, as fugas eram frequentes para o interior do Brasil, em lugares cada vez mais isolados (os chamados Vãos), dando origem aos Quilombolas.

     

    Comunidades Quilombolas  em Goiás

    Goiás é o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, com cerca de quatro mil pessoas abrigadas, em 253 mil hectares de cerrado. O estado possui 33 comunidades e sete em processo de certificação pela Fundação Palmares; sendo os Kalungas os maiores representantes, localizados ao norte da Chapada dos Veadeiros. A Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, Dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), juntamente com o Governo Federal, Estadual e Municipal, tem o papel de promoção e interiorização de políticas públicas, para fomentar a articulação entre essas comunidades, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (SUPIR).

    A área ocupada pelos Kalungas foi reconhecida pelo Governo do Estado de Goiás, desde 1991, como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga. Hoje, essas comunidades atuam na preservação e conservação da área. A Secretaria Cidadã realiza a identificação desses povos, fornece informações para o reconhecimento das comunidades e atende demandas específicas da população Quilombola, existente no Estado de Goiás.

    Fonte: http://www.secretariacidada.go.gov.br/index.php/comunidade-quilombola-kalunga

  • "Colaborando com as explanações dos prezados colegas, qualquer equivoco, favor não deixar de comunicar."

    ..............>>>..........>>>......................>>>..............................>>>..................................>>>..............................................

    Povos indígenas remanescentes em Goiás 


    POVO                             REGIÃO                                       INDIVIDUOS                       RESERVA

    Avá-Canoeiros      >         Minaçu e Colinas do Sul        >     7                       >                  38.000 ha

    Karajá                    >         Aruanã                                   >     70                     >                   719 ha

    Tapuios                  >         Rubiataba e Nova América    >     235                    >                   1.666 ha

     

    Observação: Os Tapuia ou Tapuios são remanescentes dos povos 
    indígenas que foram levados para o aldeamento Carretão, construído pela 
    administração  colonial  portuguesa  em  1788.  Os  primeiros  habitantes 
    deste local foram as etnias
    Xavante, Xerente, Karajá e Kayapó e negros 
    africanos fugidos da escravidão das fazendas.
    Os Tapuia são a mistura 
    desses grupos étnicos
    (quatro povos indígenas mais os negros).  


    Fonte: ISA - Povos indígenas no Brasil, www.socioambiental.org 


    GEO-HISTÓRIA DE GOIÁS E ATUALIDADES – Professor Kanduka Oliveira – GOIÂNIA (GO) 

     

    ............>>>>..................>>>>.................>>>>..................>>>.....................>>>>...............................................................

  • Letra e.

    e) Certa. Quilombo é o nome dado no Brasil aos locais de refúgio dos escravos fugidos de engenhos e fazendas durante o período colonial e imperial. Nesses locais, os escravos passavam a viver em liberdade, criando novas relações sociais. Muitos quilombos existiram no Brasil e centenas deles ainda existem, formando o que hoje é chamado de comunidades quilombolas.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • a) Goiás não é o estado brasileiro que possui, percentualmente, mais afrodescendentes. ITEM INCORRETO.

    b) O estado de Goiás utilizou mão de obra escrava em seu período colonial. ITEM INCORRETO.

    c) À época desta questão, 2010, não havia a realidade afirmada na alternativa. ITEM INCORRETO.

    d) O estado de Goiás possui importantes comunidades quilombolas, como a Comunidade Kalunga. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • Povos indígenas remanescentes em Goiás 

    POVO               REGIÃO                    INDIVIDUOS            RESERVA

    Avá-Canoeiros    >      Minaçu e Colinas do Sul     >   7             >          38.000 ha

    Karajá           >      Aruanã                  >    70            >          719 ha

    Tapuios          >     Rubiataba e Nova América   >   235           >           1.666 ha

     

    Observação: Os Tapuia ou Tapuios são remanescentes dos povos 

    indígenas que foram levados para o aldeamento Carretão, construído pela 

    administração colonial portuguesa em 1788.  Os primeiros habitantes 

    deste local foram as etnias Xavante, Xerente, Karajá e Kayapó e negros 

    africanos fugidos da escravidão das fazendas. Os Tapuia são a mistura 

    desses grupos étnicos (quatro povos indígenas mais os negros). 


ID
1377346
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      Conforme contagem populacional realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Goiás totaliza 5.926.300 habitantes, distribuídos em 246 municípios. O crescimento demográfico é de 2,5% ao ano, e a densidade demográfica é de 17,4 habitantes por quilômetro quadrado.           

                                                                                          Internet: http://www.brasilescola.com.

Acerca da população do estado de Goiás, suas características e a relação de Goiás com o Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra: A


    Letra a: Municípios mais populosos: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Aguas Lindas de Goiás. (Correta)

    Letra b: Goianésia não faz parte do RIDE. (incorreta)

    Letra c: Goiás é o mais populoso do Centro-Oeste. (incorreta)

    Letra d: Goiás recebeu contingentes de outros estados, como por exemplo da captania de São Paulo. (incorreta)

    Letra e: A renda per capita de Goiás é inferior a do Distrito Federal. (incorreta)





  • Letra a: Municípios mais populosos: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Aguas Lindas de Goiás. ALTERNATIVA CORRETÍSSIMA 

  • DESATUALIZADA

     

    Alternativa B é atualmente correta

  • QUESTÃO DESATUALIZADA = POIS LETRA B ESTA CORRETA (2018, GOIANÉSIA FOI INCLUÍDO NO RIDE)

    ----

    IBGE/2017 - GOIÁS

    1 Goiânia = 1.466.105 - Centro Goiano

    2 Aparecida de Goiânia = 542.090 - Centro Goiano

    3 Anápolis = 375.142 - Centro Goiano

    4 Rio Verde = 217.048 - Sul Goiano

    5 Luziânia = 199.615 - Leste Goiano

    6 Águas Lindas de Goiás = 195.810 - Leste Goiano

    7 Valparaíso de Goiás = 159.500 - Leste Goiano

    8 Trindade = 121.266 - Centro Goiano

    9 Formosa = 115.789 - Leste Goiano

    10 Novo Gama = 110.096 - Leste Goiano

     

    --------------------

    RIDE/DF

    APROVADO 2018, INCLUSÃO DE + 12 MUNICÍPIOS NO RIDE

    Pelo texto do PLC 102/2015–Complementar, passam a fazer parte dessa região dez municípios goianos: Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, além dos municípios mineiros de Arinos e Cabeceira Grande.

    COMPOSIÇÃO DO RIDE - ANTES DA INCLUSÃO

    Criada pela Lei Complementar 94/1998, a Ride é atualmente composta pelo próprio Distrito Federal e pelos municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, além dos municípios mineiros de Unaí e Buritis.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

    LETRA A.

    a)Certa. Entre os municípios mais populosos (não diz respectivamente).

    b) Atualmente Certa. Em 2018, Goianésia entrou na Ride (no ano da questão, Goianésia não estava na Ride). Goiânia é uma metrópole classificada pelo IBGE como regional. O DF também é uma metrópole, mas é uma metrópole nacional. Brasília é uma cidade mais importante que Goiânia, então Brasília é uma cidade que se constitui como metrópole nacional. Municípios: Val Paraíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Planaltina de Goiás, Padre Bernardo, Cocalzinho, Pirenópolis, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Mimoso, Vila Boa, Água Fria... Unaí, Buritis: mineiros. Então, o DF não atende apenas municípios goianos. Ride: quando uma metrópole atende à necessidade de municípios de diferentes estados. Em 2018, entraram para a Ride: Goianésia, Cavalcanti, Alto Paraíso, Niquelândia, São João da Aliança, Flores, Simolândia, Barro Alto, Alvorada do Norte e Vila Propício.

    c) Errada. Goiás não é o segundo estado mais populoso do Centro-Oeste, e sim o primeiro.

    d) Errada. Os fluxos migratórios originados de outros estados foram de fundamental importância para a formação do contingente populacional de Goiás.

    e) Errada. Nenhum lugar do Brasil possui uma renda per capita maior que a capital federal.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães


ID
1377349
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      A ocupação dos imensos vazios do Oeste brasileiro foi uma das prioridades do presidente Getúlio Vargas, desde a Revolução de 1930. Goiânia, uma das primeiras cidades inteiramente planejadas do Brasil, foi fundada como elemento desse processo. Durante o regime do Estado Novo (1937-1945), Getúlio convocou os brasileiros a realizarem uma “marcha para o oeste”. 

 
Demétrio Magnoli e Regina Araújo. Projeto de Ensino de Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005, p. 93.

Acerca das consequências da chamada “marcha para o oeste” e sua relação com o desenvolvimento agropecuário do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás, no município de Ceres, onde foram distribuídos lotes de 30 hectares, representou um projeto pioneiro de colonização oficial no Centro-Oeste do país.

  • LETRA D) Conhecida também como CANG e teve como mentor o saudoso Bernardo Sayão o qual depois também foi vice-governador do estado e diretor do DERGO.

  •  

    "Colaborando com as explanações dos prezados colegas."

    >>>.......>>>............>>>...........>>>............>>>..............>>>...........>>>...............>>>...................>>>................................

     

    Principais objetivos da Marcha para o Oeste 


      Interiorização do desenvolvimento

     
      Suporte para a ocupação da Amazônia 


      Incentivo a migração 


      Reforma agrária 


      Criação de Colônias Agrícolas (Eng. Bernardo Sayão) 


    - 1941 - CANGColônia Agrícola Nacional de Goiás (Ceres) 


      Incentivo a agropecuária 


      Construção de Estradas 

     

    ..........>>>..........>>>.............>>>............>>>..............>>>..................>>>....................>>>....................................................

    GEO-HISTÓRIA DE GOIÁS E ATUALIDADES – Professor Kanduka Oliveira – GOIÂNIA (GO) 

  • Letra D.

    a) Errado. A “marcha para o oeste” integrava a política criada por Getúlio Vargas com o objetivo de impedir a concentração de terras no estado.

    b) Errado. Dourados ficava no Mato Grosso. A CAND foi um dos mais bem-sucedidos projetos de Vargas.

    c) Errado. A “marcha para o oeste” colaborou com a integração do estado com o restante do país, aumentou a produção do campo goiano.

    e) Errado. Nas décadas de 30/40 do século XX, registrava-se uma maior densidade demográfica nas regiões sul e leste do estado.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • A "Marcha para o Oeste" definiu-se assim como uma das faces da política econômica de Vargas, necessária para a consolidação global dos planos presidenciais

    Foi dentro desta política federal de "Marcha para o Oeste" que se deu a construção de Goiânia, marco fundamental deste primeiro ciclo de expansão de Goiás sob novos moldes.

    Principais objetivos da Marcha para o Oeste:

     · Interiorização do desenvolvimento

    · Suporte para a ocupação da Amazônia

    · Incentivo a migração

    · Reforma agrária

    · Criação de Colônias Agrícolas (Eng. Bernardo Sayão) - 1941 - CANG – Colônia Agrícola Nacional de Goiás (Ceres)

    · Incentivo a agropecuária

  • Letra D.

    a) Errada. Foi uma política de desconcentração de terras.

    b) Errada. Em Goiás, não há nenhum município chamado Dourados.

    c) Errada. Goiás não estava mais desligado do restante do Brasil desde que a estrada de ferro foi inaugurada

    d) Certa. Foi um dos principais projetos pioneiros para tentar colonizar o Centro-Oeste do Brasil.

    e) Errada. Nunca o norte e o oeste de Goiás foram as regiões mais densamente populosas.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • Letra d.

    d) Certa. A Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) foi a primeira de uma série de oito colônias criadas pelo governo federal de Getúlio Vargas na década de 1940. A CANG foi implantada em um terreno fértil, no Centro Goiano de Goiás. A CANG foi uma das primeiras experiências de reforma agrária no país, e também uma das poucas com resultados satisfatórios. Criada em 1941, a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) fez parte das políticas expansionistas de Getúlio Vargas. Foi emancipada em 1953 e nas décadas seguintes a cidade denominada de Ceres se especializou em um setor econômico distinto daquele previsto no projeto de criação da Colônia.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • a) A Marcha para o Oeste integrava a política criada por Getúlio Vargas com o objetivo de impedir a concentração de terras no estado. ITEM INCORRETO.

    b) Dourados não é um município goiano. ITEM INCORRETO.

    c) Goiás não estava mais desligado do restante do Brasil desde que a estrada de ferro foi inaugurada. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) As regiões Norte e Centro-Oeste sempre apresentaram baixa densidade demográfica. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D


ID
1377352
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Negar uma proposição inverte logicamente a afirmação. Em geral, a negação é feita colocando-se a partícula não antes do verbo. Por exemplo, a negação de “Joca estuda” é “Joca não estuda”. Há casos, porém, em que a negação não pode ser feita assim. É o caso de “Todo abacaxi é azedo”, cuja negação é

Alternativas
Comentários
  • Para negar o "todo", basta que apenas um ou pelo menos um elemento não pertença a esse conjunto. Podemos negar "Todo abacaxi é azedo" da seguinte forma: "Pelo menos um abacaxi não é azedo" ou "Nem todo abacaxi é azedo"

  • É sabido que a negação do quantificador “Todo" é devidamente realizada trocando o mesmo por um desses quantificadores: “Pelo menos um", “Algum" ou similares. Dessa maneira, a negação da proposição simples “Todo abacaxi é azedo." ficará:

    Nem todo abacaxi é azedo.

    Resposta: Alternativa A.
  • Tudo bem, se seguindo a sua lógica EDFRANCE ...qual é a NEGAÇÃO de NENHUM então ---> ~(nenhum) <------ ????

    ñ entendi ! :/

  • Temos que entender que a proposição é simples. 

  • Negação do qualificador Todo é  igual a Nem todo o abacaxi é azedo, alternativa A.

  • NEM TODO BACAXI É AZEDO OU SEJA AO MENOS UM DOS ABACAXIS NÃO É AZEDO. O QUE JÁ SERVE PARA NEGAR A AFIRMAÇÃO. 

  • Autor: Vinícius Werneck , Matemático, MSc. e PhD Student em Geofísica.

    É sabido que a negação do quantificador “Todo" é devidamente realizada trocando o mesmo por um desses quantificadores: “Pelo menos um", “Algum" ou similares. Dessa maneira, a negação da proposição simples “Todo abacaxi é azedo." ficará:

    Nem todo abacaxi é azedo.

    Resposta: Alternativa A.

  • Uma dica e foi assim que aprendi negação da Palavra TODO , quando aparecer já tenha na cabeça de FURAR A IDEIA da frase ou seja se falou todo abacaxi é azedo, ficaria nem todo abacaxi é azedo :D


ID
1377355
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as afirmações:

I Todo peixe é animal que voa.
II Nem todo animal que voa é ave.
III Zitriz é uma ave.

Com base nessas afirmações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • Vamos construir um diagrama de Venn de acordo com os dados fornecidos pelo enunciado, feito isso, julgaremos cada alternativa baseado no diagrama.

                                                 

    Assim, se Zitriz é uma ave:

    A) Zitriz voa.

    Errado, pelo diagrama ela pode ser uma ave e não voar, como podemos observar na cor lilás.

    B) Se Zitriz não voa, então Zitriz não é peixe.

    Correto, pois não há possibilidade pelo diagrama de Zitriz não voar e ser peixe.

    C) Se Zitriz é peixe, então Zitriz não voa.

    Errado, se Zitriz é peixe, então obrigatoriamente ela tem que voar.

    D) Zitriz é um peixe.

    Errado, ela pode não ser um peixe mas voar, como vemos na parte azul do diagrama.

    E) Zitriz não voa.

    Errado, ela sendo uma ave, a mesma pode voar ou não.

    Resposta: Alternativa B.


  • Jura?

  • Pessoal.. 
    Analisando a questão eu marquei alternativa "B".
    Entretanto, se analisarmos os valores lógicos da alternativa "C", concluímos que ela também é correta.
    Ora, diante do Conectivo condicional "SE... ENTÃO..." sabemos que na tabela verdade as proposições compostas só resultará em falsa se V estiver para F, o que não ocorre na alternativa.
    Vejamos:

    C) Se Zitriz é peixe, então Zitriz não voa.
          
                    (F)                            (?)
         (Zitriz é uma ave) / (aqui não importa o resultado, pois seja FV ou FF a sentença será verdadeira).

  • III. Zitriz é uma ave

    b) Se Zitriz é uma ave, Zitriz não é um peixe, então a segunda proposição da alternativa b é verdadeira.

    Como é uma condicional, e condicional só é falsa de V-->F, se a segunda proposição é verdadeira então independe do valor da primeira a frase fica verdadeira.

  • Todo A é B.

    Nem todo B é C.

    D é C.


ID
1377358
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um reagente químico é comercializado em pacotes de 3 kg. Ao receber um desses pacotes, um agente deve distribuir seu conteúdo em frascos. Os frascos têm capacidade de 1 kg, 2 kg e 3 kg e encontram-se vazios. Para que a quantidade recebida seja distribuída de forma proporcional nos frascos, o agente deve colocar, em cada um deles, uma quantidade proporcional à capacidade do frasco. Dessa forma, a distribuição correta do conteúdo do pacote é aquela na qual se deposita, no maior dos frascos,

Alternativas
Comentários
  • * 1 kg + 2 kg + 3 kg = 6 kg

    * O maior frasco é o de 3 kg

    * Se 6 kg é igual a 100%, 3 kg é igual a 50%.

    * Ou seja, metade do peso do reagente ficará no frasco de 3 kg

    * O peso do reagente é de 3 kg

    * Logo, 1,5 kg do reagente ficará no frasco de 3 kg

    Gabarito: C)


  • O que é fácil para você também vai ser fácil para todo mundo.


ID
1377361
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para revestir externamente quatro caixas com faces retangulares, um agente usou seis folhas de papel adesivo, sem sobras e sem sobreposição do papel. No mês seguinte, o agente recebeu outras seis caixas com faces retangulares. O agente verificou que as medidas lineares das novas caixas correspondem, respectivamente, ao dobro das medidas lineares das caixas anteriores. Dessa forma, o total de folhas de papel adesivo, iguais às anteriores, que o agente deverá usar para revestir essas novas caixas, como fez com as primeiras, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Ao dobrar o lado de uma figura, a área se multiplica por quatro. Precisa- se entao de 4 vezes mais papeis.

    6 x 4 = 24.

     na questão, tem-se 4 caixas mais 2 com aumento de ..50% . Logo precisamos de 12 para essas novas caixas

    24 + 12 = 36.

  • * Uma caixa têm 6 faces retangulares. Logo, 4 caixas têm 24 faces retangulares;

    * O agente recebeu outras 6 caixas com o dobro das medidas lineares das caixas anteriores;

    * Sabe-se que a Área do retângulo = A.B

    * Como dobrou-se o lado das novas caixas, então a equação ficará Área = 2A x 2B -> Área =4AB

    * Logo, a área do retângulo quadruplicou-se;

    * 6 caixas x 6 faces retangulares = 36 faces retangulares

    * 36 faces retangulares x 4 = 144 faces retangulares

    * Ou seja, é como se fosse 144 faces retangulares

    24 faces ---- 6 papéis adesivos

    144 faces --- x papéis adesivos

    24x = 864

    x = 864 / 24

    x = 36 papéis adesivos

    Gabarito: E)



ID
1377364
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para o registro de um caso, o agente auxiliar é incumbido do preenchimento de um formulário. Verificou-se que um auxiliar gastou 4 horas para preencher 20 desses formulários. Nessas condições, é correto concluir que dois outros auxiliares que têm o dobro da eficiência do primeiro preencherão 50 desses formulários em

Alternativas
Comentários
  • * Auxiliar A: Gasta 4 horas para 20 formulários;

    * Auxiliar B: tem o dobro da eficiência de A. Ou seja, em 4 horas ele preenche 40 formulários; 

    * 4 horas = 240 minutos;

    * Se em 240 minutos ele preenche 40 formulários, em 300 minutos ele preenche 50 formulários (Regra de 3 simples);

    * Como são 2 auxiliares para preencher os 50 formulários, então são 300 minutos divididos para os 2 auxiliares = 150 minutos para cada;

    * 150 minutos = 2 horas e 30 minutos;

    Gabarito: A)



ID
1377367
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um artigo está a venda por R$ 32,50. Caso o produto seja vendido por esse preço, o comerciante contabilizará um lucro bruto de 30% sobre o preço de custo do produto. Caso o produto não seja vendido em uma semana, o comerciante passará a oferecê-lo com desconto. O maior número inteiro de desconto percentual no preço de venda que o comerciante pode praticar para que a venda seja realizada com lucro bruto de, pelo menos, 10% sobre o preço de custo é igual a

Alternativas
Comentários
  • use a formula   

    pv = pc + l

    pv = $ de venda
    pc = $ de custo
    l = lucro

    32,50 x 1,3 = pc    -->  pc = 25,00


    e para termos  ao menos 10% de lucro devemos vendê-lo por no mínimo
    25,00x10/100 = 2,50 :::::
    25+2,50 = 27,50

    assim 
    32,50 - 27,50 = 5,00 e quantos porcento é 5 de 32,50?

    32,50 ---------------100%
    5,00 -----------------X

    X = 15,38 %  - 

  • como vc chegou ao 1,3 de lucro?

  • Questão muito desnecessária, nos cálculos que faço no decorrer da questão, não chego a um resultado exato como está nas alternativas. aff

  • RESOLVI ESSA QUESTÃO TODA PELA REGRA DE TRÊS SIMPLES:

    32,50------------130%

    27,50------------110%


    130 X = 3.575

    X= 27,50


    32,50 - 27,50 = 5,00


    32,50----------100%

    5,00----------X%

    32,50 X = 500

    X= 15,38%

    OBS.: NA MATEMÁTICA O NÚMERO APÓS A VÍRGULA PODE SER ARREDONDADO.

    NESSE CASO DO 3 APÓS A VÍRGULA (QUE É MENOR QUE 5) ARREDONDAMOS PARA MENOS, QUE É 15%.

    SE FOSSE 15,67%, POR EXEMPLO, ARREDONDARÍAMOS PARA 16%.

    NOS CONCURSOS, A BANCA ADORA COLOCAR RESULTADOS FRACIONADOS PARA CONFUNDIR O CANDIDATO.

  • * R$ 32,50 = 100%(preço de custo) + 30%(lucro) = 130%

    * Vamos encontrar o valor correspondente à 10% de lucro sobre o preço de custo:

    32,50 --- 130%

           x --- 110%

    130x = 3575

    x = 3575 / 130

    x = 27,50 reais

    * R$ 27,50 é o preço do produto com 10% de lucro sobre o preço de custo.

    * 32,50 - 27,50 = 5,00 reais. Isso significa que o desconto dado ao produto em relação ao preço inicial de venda foi de 5 reais.

    * Agora, basta representarmos esse desconto em porcentagem.

    32,50 reais --- 100%

      5,00 reais --- x%

    32,50x = 500

    x = 500 / 32,50

    x = 15,38 = 15% (aprox.)

    Gabarito: B)


ID
1377370
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O agente encarregado de certo departamento tem a atribuição de registrar ocorrências de três tipos de eventos: P, Q e R. Em certa semana, o evento P ocorreu duas vezes na segunda-feira, quatro vezes na terça-feira, apenas uma vez na quarta-feira e não mais aconteceu naquela semana. O evento Q foi realizado uma única vez em cada um dos dias de segunda a quinta-feira e duas vezes na sexta-feira, apenas. O evento R ocorreu apenas na terça, na quinta e na sexta-feira, respectivamente, 2, 1 e 4 vezes. Em seu relatório, o agente deve mencionar as frequências de ocorrências semanais desses três eventos. Para que o relatório fique correto, as frequências percentuais que o agente deve registrar para os eventos P, Q e R são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • * Evento P: Seg: 2x, Ter: 4x, Qua: 1x -> Logo, P ocorreu 7 vezes na semana;

    * Evento Q: Seg: 1x, Ter: 1x, Qua: 1x, Qui: 1x, Sex: 2x -> Logo, Q ocorreu 6 vezes na semana;

    * Evento R: Ter: 2x, Qui: 1x, Sex: 4x -> Logo, R ocorreu 7 vezes na semana;

    * Total de ocorrências na semana: 20 vezes;

    * Como pediram a frequência percentual, então devemos calcular a porcentagem para cada um dos eventos;

    * Basta jogar na Regra de 3 simples e achar os valores das porcentagens para cada evento;

    * Resposta: Evento P: 35%, Evento Q: 30% e Evento R: 35%

    Gabarito: E)



ID
1377373
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A letra A está errada, porque as pastas podem conter outras pastas, as sub-pastas. A letra B está errada, porque as informações serão sempre armazenadas em arquivos, organizados em pastas e sub-pastas. A letra D está errada... Já pensou abrir e ver mais de 50 mil itens na lista :) A letra E está errada, porque a formatação vai apagar o programa, mas apagará tudo no computador também.

  • E, se possível, o CPF também.

  • Letra C


    A letra A está errada, porque as pastas podem conter outras pastas, as sub-pastas. A letra B está errada, porque as informações serão sempre armazenadas em arquivos, organizados em pastas e sub-pastas. A letra D está errada... Já pensou abrir e ver mais de 50 mil itens na lista :) A letra E está errada, porque a formatação vai apagar o programa, mas apagará tudo no computador também.

  • Letra C



    A letra A está errada, porque as pastas podem conter outras pastas, as sub-pastas. A letra B está errada, porque as informações serão sempre armazenadas em arquivos, organizados em pastas e sub-pastas. A letra D está errada... Já pensou abrir e ver mais de 50 mil itens na lista :) A letra E está errada, porque a formatação vai apagar o programa, mas apagará tudo no computador também.


ID
1377376
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base no conceito de Internet e intranet, julgue os itens que se seguem.

I Internet e intranet baseiam-se no uso de um mesmo conjunto de protocolos de rede.
II A intranet é uma rede projetada de acordo com os padrões da Internet, mas para o processamento de informações somente dentro de uma organização.
III Se um usuário desejar acessar dados da Internet e da intranet ao mesmo tempo, ele deve utilizar navegadores diferentes por questão de incompatibilidade de tecnologia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 


     Internet e intranet baseiam-se no uso de um mesmo conjunto de protocolos de rede. 
    II A intranet é uma rede projetada de acordo com os padrões da Internet, mas para o processamento de informações somente dentro de uma organização. 


    O erro da III
    III Se um usuário desejar acessar dados da Internet e da intranet ao mesmo tempo, ele deve utilizar navegadores diferentes por questão de incompatibilidade de tecnologia. 

  • I - a intranet e a internet usam os mesmo protocolos, http e https


ID
1377379
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando os conceitos de segurança em informática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Senhas, níveis de acesso e criptografia são mecanismos utilizados para permitir a melhoria da segurança em sistemas computacionais. CORRETA!
     

    b) Controle de acesso físico está ligado a uso de senhas para acesso aos sistemas. - Nada a ver com o contexto.

    c)Catracas e crachás para visitantes são a forma de controle de acesso lógico em empresas. - A questão esta falando de SEGURANÇA EM INFORMATICA. 

    d) 
    Segurança da informação compreende estritamente os sistemas computacionais. - Pode estar relacionada a qualquer meio de informação. 

    e) 
    Ao atribuir uma senha de acesso a determinado sistema, devem-se escolher informações fáceis de lembrar como nome ou sobrenome do usuário, o que também melhora a segurança da senha. - opção totalmente errada, mt fácil. 




ID
1377382
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da utilização do aplicativo comercial de edição de textos Microsoft Word 2003, versão português, na sua configuração padrão de instalação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No windows 2010 é no menu REVISÃO

  • Alternativa correta letra D

     


ID
1377385
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém apenas fórmulas válidas nos aplicativos de edição de planilha eletrônica Microsoft Excel e BrOffice Calc.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    SOMANDO e SUBTRAIA não existem. 

    MÉDIA é a média aritmética simples, MED é a mediana, PI é a constante matemática, e SOMA é somatório.


ID
1377388
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A prova judiciária tem por objetivo a reconstrução dos fatos investigados no processo, buscando a maior coincidência possível com a realidade histórica, isto é, com a verdade dos fatos, tal como efetivamente ocorridos no espaço e no tempo. Se deixar vestígios a infração, a materialidade do delito ou a extensão de suas consequências deverão ser objeto de prova pericial, com diversas características. Com relação a essa situação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D
     Segundo o CPP 

    CAPÍTULO II

    DO EXAME DO CORPO DE DELITO, E DAS PERÍCIAS EM GERAL

    • Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

  • Alternativa   C está incorreta.  O acusado não pode ser responsabilizado somete porque confessou um delito, antes da probabilidade do delito.Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado. 

  • a) O exame de corpo de delito, nessa situação, é indispensável. CORRETO. "Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito (...)"

    b) O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. CORRETO. "Art. 161.  O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora".

    c) A prova será realizada de modo indireto, se ocorrer o desaparecimento inevitável do vestígio. CORRETO. "Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto (...)"

    d) A confissão do réu pode suprir o exame de corpo de delito. INCORRETO. "Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, NÃO podendo supri-lo a confissão do acusado."

    e) A prova pericial será realizada diretamente sobre o objeto material do crime. CORRETO. "Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto (...)"

    Gabarito: D)

  • STJ - HABEAS CORPUS HC 265839 BA 2013/0060508-0 (STJ)

    Ementa: pelo juízo competente. OFERECIMENTO DE DENÚNCIA SEM O EXAME DE CORPO DE DELITO E DE BALÍSTICA. INDÍCIOS SUFICIENTES DA PRÁTICA DOS CRIMES. POSSIBILIDADE DE JUNTADA AOS AUTOS NO CURSO DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL. EXISTÊNCIA DE LASTRO PROBATÓRIO MÍNIMO PARA JUSTIFICAR A PERSECUÇÃO PENAL. 1. De acordo com o artigo 158 do Código de Processo Penal , "quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direito ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado". 2. O Ministério Público pode deflagrar a ação penal sem o exame de corpo de delito e de balística esteja anexado aos autos, permitindo-se que a sua juntada seja feita durante a instrução processual

  • LETRA D INCORRETA 

     Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.
  • GABARITO D


    Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

    Art. 167.  Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.


    bons estudos


ID
1377391
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A prova pericial se faz por meio da elaboração de laudo técnico, pelo qual os experts responderão às indagações e aos esclarecimentos requeridos pelas partes e pelo juiz. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a)   art. 159 § 7o  Tratando-se de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, poder-se-á designar a atuação de mais de um perito oficial, e a parte indicar mais de um assistente técnico

    b) errada -   art. 159     § 4o O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e apos a conclusao dos exames e elaboracao do laudo pelos peritos oficiais..., , sendo as partes intimadas desta decisão

    c)  art. 159  § 6o  Havendo requerimento das partes, o material probatório que serviu de base à perícia será disponibilizado  no  ambiente do órgão oficial, que manterá sempre sua guarda, e na presença de perito oficial, para exame pelos assistentes, salvo se for impossível a sua conservação

    d)  art.182. O Juiz não ficará adstrito ao laudo, podendo aceita-lo, rejeita-lo no todo ou em parte.

    e)  Art. 170. Nas perícias de laboratório, os peritos guardarão material suficiente para a eventualidade de nova perícia. Sempre que conveniente, os laudos serão ilustrados com provas fotográficas, ou microfotográficas, desenhos ou esquemas.

  •  

     

      § 4o O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta decisão. (Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)

  • LETRA B INCORRETA 

    ART. 159 § 4o O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta decisão.

ID
1377394
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Além da prova pericial realizada sobre o corpo de delito, há outras que também revelam-se necessárias para o esclarecimento de questões igualmente relevantes. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Segundo o CPP

    Art. 166.
    Havendo dúvida sobre a identidade do cadáver exumado, proceder-se-á ao reconhecimento pelo Instituto de Identificação e Estatística ou repartição congênere ou pela inquirição de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descreverá o cadáver, com todos os sinais e indicações.

    Parágrafo único. Em qualquer caso, serão arrecadados e autenticados todos os objetos encontrados, que possam ser úteis para a identificação do cadáver.


  • a) A lei processual penal estabeleceu um tempo mínimo de doze horas, após o óbito, para a realização da autopsia. INCORRETO. "Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito(...)"

    b) A exumação é exigida somente nos casos de morte violenta. INCORRETO. "Parágrafo único.  Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver"

    c) Se houver dúvida sobre a identidade do cadáver exumado, o reconhecimento poderá ser feito pela inquirição de testemunhas. CORRETO. "Art. 166.  Havendo dúvida sobre a identidade do cadáver exumado, proceder-se-á ao reconhecimento (...) pela inquirição de testemunhas (...)"

    d) O exame pericial é dispensável nos crimes cometidos por meio de escalada, porque pode ser suprido pela prova testemunhal. INCORRETO. O erro está na palavra "dispensável" quando na verdade é "indispensável".

    e) Não cabe ao juiz ou à autoridade policial negar qualquer pedido de perícia requerida pelas partes. INCORRETO.  "Art. 182.  O juiz NÃO ficará adstrito ao laudo, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte."

    Gabarito: C)

  • B) art. 163, CPP; C) art. 171, CPP; D) arts. 14 e 184, CPP.

  • GABARITO C


    Sobre a alternativa E, se trata dos artigos 14 e 184.


    DEL3689

    Art. 14.  O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.


    Art. 184.  Salvo o caso de exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia requerida pelas partes, quando não for necessária ao esclarecimento da verdade.


    bons estudos

  •  Inquirição é sinônimo de: inquérito, inquisição, averiguação ou fazer perguntas...


ID
1377397
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Assinale a alternativa correta, com relação a perícias.

Alternativas
Comentários
  • artigo 181 do CPP

  • Art. 181. No caso de inobservância de formalidades, ou no caso de omissões, obscuridades ou contradições, a autoridade judiciária mandará suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo. (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)

      Parágrafo único. A autoridade poderá também ordenar que se proceda a novo exame, por outros peritos, se julgar conveniente.

  • a) O exame pericial poderá ser realizado por precatória, exigindo a lei processual penal que, em qualquer hipótese, a nomeação dos peritos se faça no juízo deprecado. INCORRETA. "Art. 177.  No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo deprecado. Havendo, porém, no caso de ação privada, acordo das partes, essa nomeação poderá ser feita pelo juiz deprecante." Obs.: O erro da questão está em afirmar "em qualquer hipótese".

    b) Em caso de lesões corporais, o exame complementar somente poderá ser determinado pela autoridade policial. INCORRETA. "Art. 168.  Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial OU judiciária (...)"

    c) Não serão admitidas provas microfotográficas nos laudos periciais. INCORRETA. "Art. 170.  Nas perícias de laboratório, os peritos guardarão material suficiente para a eventualidade de nova perícia. Sempre que conveniente, os laudos serão ilustrados com provas fotográficas, ou microfotográficas, desenhos ou esquemas."

    d) Nos crimes de lesão corporal de natureza grave, a falta de exame complementar não poderá ser suprida pela prova testemunhal. INCORRETO. "Art. 169, § 3o  A falta de exame complementar poderá ser suprida pela prova testemunhal."

    e) Caso haja omissão, obscuridade ou contradição, a autoridade judiciária ordenará que se complemente ou se esclareça o laudo, ou, ainda, que se proceda a novo exame. CORRETO. "Art. 181. No caso de inobservância de formalidades, ou no caso de omissões, obscuridades ou contradições, a autoridade judiciária mandará suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo". "Parágrafo único. A autoridade poderá também ordenar que se proceda a novo exame, por outros peritos, se julgar conveniente".

    Gabarito: E)

  • LETRA E CORRETA 

    Art. 181. No caso de inobservância de formalidades, ou no caso de omissões, obscuridades ou contradições, a autoridade judiciária mandará suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo.

ID
1377400
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei n.º 10.460/1988, quanto aos funcionários ocupantes de cargos inerentes às funções de polícia civil ou de segurança prisional, constitui transgressão disciplinar

Alternativas
Comentários
  • Art. 304. Constitui, ainda, transgressão disciplinar, quanto aos funcionários ocupantes de cargos inerentes às funções de polícia civil ou de segurança prisional:
    Redação dada pela Lei nº 16.368, de 07-10-2008.

    I - transitar por logradouro público sem o respectivo cartão de identidade;

    VII - pedir quaisquer gratificações, reclamá-las ou aceitá-las fora dos casos legais

    XI - manter relações de amizade ou exibir-se em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais, sem razão de serviço;

    XV – freqüentar, sem razão de serviço, lugares incompatíveis com o decoro da função policial ou da administração penitenciária;
    Redação dada pela Lei nº 16.368, de 07-10-2008.

    XVI - comparecer, ostensivamente, em casa de prostituição, boates, casas de danças, bares e restaurantes da zona do meretrício, 

    participando de mesas ou das diversões, bem como fazendo uso de bebidas alcoólicas, em serviço ou fora dele;


  • A assertiva C é de rir: se alguém souber como poder escolher os parentes, me avise! kkk


ID
1377403
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação às penalidades constantes no estatuto do funcionário público (Lei n.° 10.460/1988), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreta. 

    Art. 313 - Na aplicação das penas disciplinares serão consideradas:

    § 1o São circunstâncias que agravam a pena:

    VI - a prática de transgressão disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas

    b) Incorreta.

    Art. 318. Será cassada a aposentadoria ou disponibilidade se o funcionário:

    II - aposentado ou colocado em disponibilidade, aceitar representação de Estado estrangeiro, sem prévia autorização do Presidente da República.

    c) CORRETA

    Art. 321. Havendo colaboração efetiva do acusado para a descoberta ou apuração do ato infracional e de sua autoria, a autoridade julgadora, mediante decisão fundamentada, poderá reduzir ou até mesmo excluir as multas previstas nesta Lei.

    d) Incorreta 

    Art. 319. A aplicação de penalidade por transgressão disciplinar acarreta a inabilitação do servidor apenado para a sua promoção ou nova investidura em cargo, função, mandato ou emprego público estadual pelos seguintes prazos, contados da data de publicação do ato punitivo:

    IV - no caso de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, 10 (dez) anos.

    e) Incorreta

    Art. 320 - A aplicação de penalidade pelas transgressões disciplinares constantes deste Estatuto não exime o funcionário da obrigação de indenizar o Estado pelos prejuízos causados.

  • A) ERRADA. Lei 10.460/1988. Art. 313 - Na aplicação das penas disciplinares serão consideradas: § 1o São circunstâncias que agravam a pena: VI - a prática de transgressão disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas;

    B) ERRADA. Lei 10.460/1988. Art. 318. Será cassada a aposentadoria ou disponibilidade se o funcionário: I - na atividade, houver praticado transgressão punível com demissão;

    C) CORRETA. Lei 10.460/1988. Art. 321. Havendo colaboração efetiva do acusado para a descoberta ou apuração do ato infracional e de sua autoria, a autoridade julgadora, mediante decisão fundamentada, poderá reduzir ou até mesmo excluir as multas previstas nesta Lei.

    D) ERRADA. Lei 10.460/1988. Art. 322. Prescreve a ação disciplinar, no prazo de: I - 6 (seis) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e respectivas multas;

    E) ERRADA. Lei 10.460/1988. Art. 320 - A aplicação de penalidade pelas transgressões disciplinares constantes deste Estatuto não exime o funcionário da obrigação de indenizar o Estado pelos prejuízos causados.

     


ID
1377406
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

João vive em união estável com Maria e tem dois filhos. No último sábado, João, após sair do trabalho, foi a um bar e passou a tarde consumindo cervejas e doses de cachaça. Ao chegar a casa, desentendeu-se com sua companheira e passou a agredi-la com murros e pontapés, causando-lhe diversas lesões corporais. Como as agressões são consideradas lesões corporais leves,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    Lesão corporal de natureza leve: ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem – pena de 3 meses a 1 ano.Tanto a lesão corporal leve quanto a culposa serão julgadas nos Juizados Especiais Criminais. Basta o boletim médico para comprovar a materialidade delitiva. Caso não ocorra lesão, as circunstâncias poderão caracterizar tentativa do crime de lesão corporal ou apenas a contravenção penal de vias de fato. O que não for lesão grave ou gravíssima será leve.


  • LETRA D não é conforme entendimento do STJ e sim dispositivo legal da lei 11340 q fala expressamente sobre retratação da ofendida em juizo..

    E MAIS A QUESTÃO ESTA DESATUALIZADA:

    A referida ação foi julgada no dia 09 de fevereiro de 2012 pelos Ministros do STF, decidindo pela procedência da ação ajuizada pelo Procurador Geral da República quanto aos artigos 12, inc. I, 16 e 41 da Lei Maria da Penha, por maioria dos votos, vencido o Presidente, Ministro Cezar Peluso, conforme segue a decisão:

    O Tribunal, por maioria e nos termos do voto do Relator, julgou procedente a ação direta para, dando interpretação conforme aos artigos 12, inciso I, e 16, ambos da Lei nº 11.340/2006, assentar a natureza incondicionada da ação penal em caso de crime de lesão, pouco importando a extensão desta, praticado contra a mulher no ambiente doméstico, contra o voto do Senhor Ministro Cezar Peluso (Presidente). Falaram, pelo Ministério Público Federal (ADI 4424), o Dr.  Roberto Monteiro Gurgel Santos, Procurador-Geral  da  República; pela Advocacia-Geral da União, a Dra. Grace Maria Fernandes Mendonça, Secretária-Geral de Contencioso; pelo interessado (ADC 19), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Dr.  Ophir Cavalcante Júnior e, pelo interessado (ADI  4424), Congresso Nacional, o Dr. Alberto Cascais, Advogado-Geral do Senado.[5]

    A ação penal pública agora não será mais condicionada à representação da vítima, significando que a vítima não precisa declarar o seu desejo de processar o agressor.

    Agora, qualquer pessoa, e não apenas a mulher, vítima de violência doméstica, pode comunicar a agressão à polícia. Poderá também, além disso, o Ministério Público apresentar denúncia contra o algoz mesmo contra a vontade da mulher. Antes, apenas a vítima poderia representar contra o agressor nos casos de lesões corporais leves e a denúncia ficava condicionada à autorização da vítima que se dava com a representação.

    Não se aplica aos casos de ameaça, calúnia e injúria.
  • Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quinta-feira (24), a constitucionalidade do artigo 41 da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que afastou a aplicação do artigo 89 da Lei nº 9.099/95 quanto aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, tornando impossível a aplicação dos institutos despenalizadores nela previstos, como a suspensão condicional do processo.

  • o gabarito deveria ser letra C pois eh caso de acao publica incondicionada

  • A presente pesquisa tem como intuito analisar a Lei Maria da Penha e a recente alteração sofrida no advento do julgamento da ADIn[1] 4424. A atuação policial frente aos crimes de lesão corporal de natureza leve no âmbito familiar, que por maioria dos votos dos ministros do STF[2], passou a ser de ação pública incondicionada.

  •  A questão está desatualizada. Conforme o STF se há lesão corporal mesmo leve a ação é pública incondicionada. Vejamos:

    O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4424, processo sob sua relatoria. Para o ministro, para que não fique esvaziada a proteção que o Estado deve dar às mulheres, os artigos 12 (inciso I), 16 e 41, da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), devem ser entendidos no sentido de que não se aplica a Lei 9.099/95, dos Juizados Especiais – aos crimes da Lei Maria da Penha, e que nos crimes de lesão corporal praticados contra a mulher no ambiente doméstico, mesmo de caráter leve, atua-se mediante ação penal pública incondicionada.



ID
1377409
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Tendo em vista a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo XIX da declaracao universal dos direitos humanos: (http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf)

    Todo ser humano tem direito à liberdade de  opinião e expressão; este direito inclui a

    liberdade de, sem interferência, ter opiniões  e de procurar, receber e transmitir

    informações e idéias por quaisquer meios e  independentemente de fronteiras.

  • Gab. E
    O trecho "o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões" deixa a questão duvidosa, apesar de as outras alternativas apresentarem erros claros.
  • A) art. 11, II, DUDH; B) art. 14, I e II, DUDH; C) art. 16, I, DUDH c/c art. 1517, CC; D) art. 29, II, DUDH; E) art. 19, DUDH.

  • a) - E

    Artigo 11.

    2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.


    b) - E

    Artigo 14.

    1. Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.


    c) - E

    Artigo 16.

    1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família.


    d) - E

    Artigo 6.

    Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.


    e) - C


  • A idade núbil começa aos 16 anos.


  • Completando o comentário da Daniela:

    - Começa aos 16 devido á emancipação.

  • a) - E

     

    Artigo 11.

    2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

     

     

    b) - E

    Artigo 14.

    1. Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

     

    c) - E

     

    Artigo 16.

    1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família.

     

     

    d) - E

     

    Artigo 6.

    Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

     

     

     

    e) -art 19

  • Artigo XVI 

    O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.

    O Artigo 16 lida com as vidas íntimas de pessoas, dizendo que cada adulto tem o direito de se casar e de ter uma família com quem desejar. Mulheres e homens também possuem os mesmos direitos durante o casamento e no caso de divórcio. Além disso, em um único momento do documento, há invocação explícita do dever do Estado de proteger, destacando a alta consideração que os redatores tinham pela família.

    ONU


ID
1377412
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Roberto estava andando na companhia de Luis que, repentinamente, desmaiou. Rapidamente, Roberto verificou os sinais vitais de Luis, para tentar identificar a gravidade da situação. Uma ação que Roberto provavelmente tenha utilizado para rapidamente identificar um dos sinais vitais de Luis foi

Alternativas
Comentários
  • Olha, não costumo ficar comentando questões, inclusive para falar de coisas bobas que não diz respeito ao assunto da questão. Porém não consegui me conter a respeito da alternativa C

    kkkkkkkkkkkkkk Eu vejo cada alternativa que só Deus na causa rs.

  • digo o mesmo Douglas, nunca comento questões bobas, mas essa foi de mais.  

  • A questão E, é sacanagem também.


ID
1377415
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um prédio em construção, cuja obra se encontra atualmente paralisada, o encarregado da construção informa que, para entrar na obra, cada pessoa deve utilizar equipamentos de proteção individual para garantir sua própria segurança contra eventuais acidentes. O equipamento de segurança mais adequado para essa situação é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Correta letra "a". a) capacete.


ID
1377418
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A polícia técnico-científica foi chamada para investigar o desabamento do piso superior de um prédio de dois andares, utilizado como depósito de material. Uma possível causa para esse desabamento pode estar relacionada ao fato de que

Alternativas

ID
1377421
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O extintor adequado para combater o fogo em equipamentos elétricos energizados é do tipo que utiliza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B: Fogo em equipamentos elétricos energizados, agente extintor ideal é o pó químico e o gás carbônico. Ex.: Fogo em motores transformadores, geradores...

    E mais...

    Fogo em combustíveis comuns que deixam resíduos, o resfriamento é o melhor método de extinção. Ex.: Fogo em papel, madeira e tecidos.

    Fogo em líquidos inflamáveis, o abafamento é o melhor método de extinção. Ex.: Fogo em gasolina, óleo e querosene.

    Fogo em metais combustíveis, agente extintor ideal é o pó químico especial. Ex.: Fogo em zinco, alumínio e magnésio.


  • temos na nr 23 a protecao contra incendios e no que diz respeito ao tipo de extintor usado em cada caso de incendio temos: 

    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo: 

    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;    -->   Extinção por meio de água. // extintor tipo "Espuma" //23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros

    ==================importante====================================

    "23.10.4 A água nunca será empregada:  

    a) nos fogos de Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;  

    b) nos fogos de Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e,  

    c) nos fogos de Classe D. 

    ============================================


    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;Apaga-se com  extintor tipo "Espuma" // "Dióxido de Carbono" /  "Químico Seco" 

    ---------------------------------------------------------------------------

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. --> podera ser usado o  "Dióxido de Carbono" 


    ---------------------------

     Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio. --> "Químico Seco"  porém o pó químico será especial para cada material  // 


  • Nenhum que contenha componente aquoso!


ID
1377424
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

      Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo. 


                                                                                            Internet: www.bombeirosemergencia.com.br.

O afogamento impede uma importante ação orgânica que ocorre nos pulmões denominada

Alternativas
Comentários
  • ose - sufixo que serve para designar funcionamento ou processo, ou processos patologicos e doencas 

    Hematose é a troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como difusão.

    Hemolise (hemo = sangue; lise = quebra) é a destruição das hemácias (glóbulos vermelhos) do sangue por rompimento da membrana plasmática, resultando na liberação de hemoglobina.

    Hidatidose é uma doença parasitária que acomete o homem e outros animais. É causada pela forma larval de alguns parasitos do grupo das tênias, dentre os quais o Echinococcus granulosus nos hospedeiros se apresenta em forma de cistos.

    nao sei o que significa hilienose e histenose

  • GAB: LETRA A

    Recebe o nome de hematose pulmonar a troca gasosa que ocorre entre o sangue e o ar existente nos pulmões. Este processo tem por finalidade a manutenção do equilíbrio ácido básico no organismo e é realizado por todos os vertebrados terrestres.

  • Gab. A) A hematose é a transformação do sangue venoso em arterial, e é o que comumente acontece com as asfixias, levando a óbito.

  • Gab. A) A hematose é a transformação do sangue venoso em arterial, e é o que comumente acontece com as asfixias, levando a óbito.


ID
1377439
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A diarreia consiste no aumento do número de evacuações (fezes não necessariamente líquidas) e(ou) na presença de fezes amolecidas ou até líquidas nas evacuações. Normalmente, não são graves e prolongam-se pelo máximo de sete dias.
       A diarreia é classificada em aguda, quando dura até 4 semanas, e crônica, quando leva mais tempo do que isso para ser contida. Essa classificação tem importância porque o tratamento e a investigação de cada um dos tipos são diferentes. 

 
                                                                         Internet: www.copacabanarunners.net (com adaptações).

A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1377442
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

      As queimaduras são lesões desencadeadas por agentes físicos, nas superfícies corporais. Dependendo da causa, podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. As que ocorrem mais frequentemente são as térmicas, sendo causadas pela exposição ao calor.

       De acordo com o grau de profundidade da lesão, as queimaduras podem ser classificadas como:
•   queimadura de primeiro grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele, apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, é considerada grave.
•   queimadura de segundo grau: a lesão atinge as camadas mais profundas da pele. A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O inchaço é importante, e a dor é bastante intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, nesse tipo de queimadura pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais, levando a um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.
•    queimadura de terceiro grau: nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada, gerando cicatrizes inestéticas. Comumente, esse tipo de queimadura requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirado de outras regiões do corpo.
Internet: http://boasaude.uol.com.br (com adaptações).


Com o auxílio do texto, assinale a alternativa correta quanto a queimaduras.

Alternativas
Comentários
  • Queimaduras 

    Ocorrem quando a fonte de calor encosta no corpo e, com isso, causa a lesões naquela localidade. As queimaduras são classificadas em quatro espécies:


    - 1º grau: eritema – a queimadura é leve, faz apenas com que a pele fique avermelhada, atingido somete a epiderme;

    - 2º grau: flictena – o calor se aprofunda na pele causando lesões que apresentam bolhas de soro sanguíneo (proteína plasmática);

    - 3º grau: escarificação da derme – o calor se aprofunda ainda mais na pele, destruindo a epiderme e ferindo a derme;

    - 4º grau: carbonização – os tecidos corporais se transformam em carvão. A carbonização pode ser local, superficial, profunda ou geral.


    Essa classificação das queimaduras foi proposta por Lussena-Hoffman.


  • GABARITO E

     

    Alguns sinais presentes quando falamos em queimaduras, fogo, fuligem ...

     

    Sinal de Chambert - Bolhas ou flictemas que aparecem nas queimaduras de 2º grau. Serve para saber se a queimadura foi feita em vida ou após a morte. Se encontrarem proteínas dentro das bolhas, mostra que é uma reação vital do corpo e por isso a lesão se deu em vida. 

     

    Sinal de Devergie - Posição de boxeador, assumida pelos cadáveres vítimas de queimaduras graves e carbonização.

     

    Sinal de Montalti - presença de fuligem ao longo das vias respiratórias. (significa que a pessoa estava viva quando o incêndio começou e respirou aquela fuligem)

     

     

    bons estudos

  • Acrescentando:

    Por que a queimadura de 3º grau dói menos?

    Isso ocorre porque na pele temos a Derme e a Epiderme. (derme mais abaixo – epiderme mais acima). Temos também terminações nervosas (“raminhos de nervo” que dão o sentido de dor na pele – terminações sensitivas). Ocorre que essas terminações sensitivas terminam no final da derme. A bolha por sua vez é a retirada da camada protetora (epiderme), e com isso as terminações nervosas ficam expostas ao ar, causando dor intensa – queimadura de 2º grau. Na queimadura de 3º grau que é mais profunda, queimou TUDO, inclusive o nervo, as ramificações responsáveis pela transmissão do sentido da dor. Não haverá dor, pois o nervo todo foi destruído. 

  • Essa banca é uma mãe! Ela dá o conceito e em seguida "faz um exercício de fixação".


ID
1377460
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da presença de células musculares no corpo humano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
      • Fêmur, pâncreas e fígado são órgãos com pequena ou nenhuma presença de células musculares.
    • Fêmur é órgão?

    • Também nao consegui identificar Fêmur como órgão, se for órgao, seria de qual sistema? Ósseo!. No entanto, encontrei essa explicação e não sei se procede.

      Apesar de sua aparência simples, o osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. 
      Sendo formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final. Cada osso individual pode ser considerado um órgão. 
      Os tecidos que compõe o osso são: 

      Tecido ósseo 
      Tecido cartilaginoso 
      Tecido epitelial 
      Tecidos formadores de células sanguíneas 
      Tecido nervoso 
      Tecido adiposo 

      Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/4447536#readmore

    • Conjunto de células forma um tecido um conjunto de tecido forma um órgão um conjunto de órgãos formam um sistema

    • Fêmur não é orgão.

      Os responsáveis pela banca deveriam ser punidos com o ressarcimento do valor das incrições com juros e multa corrigidos pela inflação.

      Tanto que a banca está a ser investigada por fraude em concursos públicos:

      http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/investigacao-sobre-supostas-irregularidades-em-concurso-da-policia-tecnico-cientifica-e-arquivada

    • Não tem gabarito.