-
A letra e esta errada pois os cargos publicos sao considerados privados de agente publicos aprovado em concurso publico de provas e provas/titulos conforme o artigo 37 .
-
Desculpem o erro, agora estou completandoA letra e esta errada pois os cargos publicos sao considerados privados
de agente publicos aprovado em concurso publico de provas e
provas/titulos conforme o artigo 37 ,da Constituicao Federal e nao se consideram prebendas pois conforme o mesmo artigo, da CF tem o principio da eficiencia e moralidade no artigo 1 que garantem o cargo deve ser produtivo e atribui o vinculo para o dever de trabalho em prol da sociedade.
-
SIGNIFICADO DE PREBENDA:S.F. SINECURA; TRABALHO OU CARGO BEM REMUNERADO QUE NÃO REQUER MUITO ESFORÇO.
Mas já dá pra ver que essa Banca é horrível!
-
Prebendas. Assim eram considerados os cargos públicos na Administração Pública Patrimonialista.
-
Prebenda também pode ser " pagamento, favor, benefício, concessão que um superior na hierarquia do poder faz confundindo o público com o privado".
-
O termo foi utilizado por Max Weber, ao analisar os tipos de dominação.
No patrimonialismo, que é uma forma de dominação tradicional, o aparelho de Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, de modo que a separação entre assuntos públicos e privados, entre patrimônio público e privado desaparece.
O quadro administrativo é constituído de dependentes pessoais do governante - familiares ou agregados, amigos, pessoas ligadas a ele através de vínculos de fidelidade e troca de favores.
Assim, os cargos na administração são considerados como prebendas conferidas individualmente e posteriormente renovadas, sem todavia se tornarem hereditárias.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prebenda
-
gente o gabarito ta como resposta certa a letra C, mas a letra A tbm esta errada ne? alguem pode me ajudar???
-
Gabarito: C
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle focado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
No decorrer dos anos, entretanto, e principalmente após as duas guerras mundiais do Século XX, o Estado se viu na obrigação de reerguer-se política, econômica e socialmente. Nesse momento, surgiu o Estado Social, que tinha como deveres, além dos já consagrados no período liberal, educação, moradia, saúde etc. À medida que o Estado foi assumindo maiores obrigações, naturalmente foi crescendo o número de pessoas que realizavam seu trabalho. A organização do pessoal se deu em hierarquias distintas e organizadas. Este era o Estado burocrático.
Assim, as prebendas ( trabalho rentável sem grandes esforços) não estavam incluídas no rol de características do Estado burocrático.
Fonte:http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503
-
Viajei bonito nessa questão.
A única assertiva que consegui excluir de cara foi a D, na qual é considerada uma administração burocratica quando há controle excessivo a priori. Com o advento do principio da eficiencia (EC 19) mudou-se essa ideia de controle rigido anterior ao ato, prevalencendo o controle a posteriori, dando mais celeridade e rapidez no serviço público.
-
Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.
-
Gabarito: letra c. As prebendas são típicas do modelo patrimonialista de gestão.
-
Viva monster, na letra A ele quis dizer que o acesso ao serviço( cargo) público será de forma meritocrática, o que realmente é até os dias de hoje.
-
No PATRIMONIALISMO os cargos são considerados prebendas e sinecuras (emprgos rentosos que exigem pouco ou nenhum trabalho de quem o exerce, e são distribuídos da forma mais adequada ao soberano).
Fé na Missão!
-
prebenda - rendimento
-
Gab. C
-
Na burocracia os cargos não são considerados prebendas, é uma característica da administração patrimonialista, que é uma forma de dominação tradicional. São cargos bem remunerados e que as pessoas que trabalham nos mesmos não fazem nada.
O quadro administrativo desses cargos é constituído de dependentes pessoais do governante.
Assim, os cargos na administração são considerados como prebendas conferidos individualmente e posteriormente renovadas, sem todavia se tornarem hereditárias.
-
C) Os cargos públicos são considerados prebendas. - característica do Patrimonialismo
➧ Características da administração Burocrática
▪ Caráter legal das normas;
▪ Caráter formal das comunicações;
▪ Divisão do trabalho;
▪ Impessoalidade do relacionamento;
▪ Hierarquização da autoridade;
▪ Rotinas e procedimentos;
▪ Competência técnica e mérito;
▪ Especialização da administração;
▪ Profissionalização;
▪ Previsibilidade no funcionamento.
➧ Disfunções da Burocracia
• Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;
• Excesso de formalismo e papelório;
• Resistência a mudanças;
• Despersonalização do relacionamento;
• Categorização do processo decisório;
• Superconformidade às rotinas e procedimentos;
• Exibição de sinais de autoridade;
• Dificuldades com clientes;
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
-
PREBENDA: Cargo remunerado que não precisa de esforço.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos de administração pública, especialmente do modelo burocrático. Vejamos qual das alternativas apresentadas não corresponde a esse modelo.
A - incorreta. Na administração pública burocrática, a contratação de pessoal segue critérios racionais de competência ou classificação em concurso, e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.
B - incorreta. Nas organizações burocráticas, o trabalho é dividido horizontalmente e de forma racional, buscando assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos. As tarefas de cada cargo são descritas de forma clara, precisa e exaustiva.
C - correta. Na administração pública patrimonialista, a regra geral era que quem detinha um cargo o considerava como um bem próprio. Os cargos denominavam-se prebendas ou sinecuras, e quem os exercia usufruía do status de nobreza real. Diante da falta de separação entre o que era público e o que era privado, a corrupção e o nepotismo tornaram-se traços marcantes do modelo patrimonialista.
D - incorreta. Na burocracia os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta, pois é a única que não apresenta um traço burocrático, mas patrimonialista.
GABARITO: C
Fonte:
PALUDO, A. Administração Pública. 9. ed. Salvador: Juspodivm, 2020.