SóProvas



Prova MS CONCURSOS - 2010 - IPAS-GO - Médico cardiologista


ID
583279
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

I – “ um modelo de atenção adequado em relação às normas de acesso, diagnóstico, tratamento e reabilitação” .

Alternativas
Comentários
  • O que é adjunto adverbial transitivo??
  • eu tb gostaria de saber, colega...
  • Colegas,
    Essa banca MS concursos é muito suspeita, ela fez o concurso do TRE 2009 aqui em SC e deu o maior rolo (tanto que foi anulado e será realizado agora).
    Tenham fé!

    Resposta letra "c"

    I – “ um modelo de atenção adequado em relação às normas de acesso, diagnóstico, tratamento e reabilitação” . 
    a) ERRADA  Na oração exposta na proposição I, explica-­se o uso da crase por obediência às regras de concordância nominal ao adequar a referência do substantivo “relação” ao seu complemento nominal “normas”. - o uso da crase é porque é exigido pelo complemento "em relação a quê"

    b) ERRADA  Na oração exposta na proposição I, explica-­se o uso da crase por obediência às regras de concordância verbal é nominal ao adequar a referência do substantivo “relação” ao seu complemento nominal “normas”
    .
    c) Na oração exposta na proposição I, explica-­se o uso da crase por obediência às regras de regência nominal ao adequar a referência do adjunto adverbial transitivo “em relação” ao seu complemento nominal “normas”. - olha, não lembro de ter visto este termo, mas procurarei saber.

    d) ERRADA  Na oração exposta na proposição I, explica-se o uso da crase por obediência às regras de regência verbal é nominal ao adequar a referência do adjunto adverbial transitivo “em relação” ao seu complemento verbal “normas”.

    Bons estudos!
  • Pessoal, alguns colegas perguntaram sobre o adj. adv. transitivo.
    Houve discussões particulares, mas respostas às perguntas não teve.
    Vamos nos atentar mais em sermos colegas voltados para o fim de aprendermos a língua portuguesa, ao invés de fazer desse meio um octógono para outros fins.
    Eu também não sei o que é especificamente adj. adv. transitivo, procurei algo, mas não achei algo concreto, e por isso não estou postando aqui.

    Abraços.
  • Todo mundo já deixou o jardim de infância há tempos... vamos focar!
  • Observância da crase é regência e não concordância.


ID
583285
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal nos períodos apresentados a seguir:

I – “ (...) e concentra­se nas condições da rede física, nos mecanismos de regulação e no desenvolvimento das ações de saúde” .
II – “A auditoria analítica baseia­se no desenvolvimento de atividades” .

Alternativas
Comentários
  • Muito boa a questão.  Errei por bobeira e nao vi que o uso da enclise nao alterava em nada o sentido da frase. Serviu de lição na ansiedade.
  • A pegadinha encontra-se na oração I, pelomenos para aqueles que a erraram como eu. O fator de prócilse acontece apenas nas conjunções subordinativas, não nas coordenativas como foi o caso do "e" que vem precedento o pronome.

  • resposta B.

    Há 4 tipos de casos facultativos na colocação pronomial:
    1) quando o pronome vier logo após o sujeito (ex: Ele se queixa/ Ele queixa-se)
    obs: se o sujeito tiver palavra atrativa, este deve ser respeitado (ex: Ninguém me disse nada. Não poderia ser: Ninguém disse-me nada)
    2) diante de pronomes adjetivos (ex; Aquela caneta me traz sorte/ Aquela caneta traz-me sorte)
    3) diante das conjunções coodenadas MAS e E. (ex: Mas me permita dizer/ Mas permita-me dizer)
    4) verbo no infinitivo, precedida de PARA ou palavra negativa (ex: sorri para não assustá-lo/ sorri para não o assustar)

    voltando a questão:
    na frase I se encaixa na no caso 3 (conj. coordenadas MAS e E)
    na frase II se encaixa no caso 1 (vem logo após o sujeito)

  • Quanto ao item 4 mencionada pela colega
    "4) verbo no infinitivo, precedida de PARA ou palavra negativa (ex: sorri para não assustá-lo/ sorri para não o assustar)"
    é muito mais fácil decorar que "após infinitivo a próclise é sempre certa."

    Aí, vc pode ir utilizando essa regra com as outras.

    Podemos usar o próprio exemplo dela:
    Sorri para não assustar o menino.

    sorri para não o assustar - regra da palavra atrativa.
    sorri para não assustá-lo - após infinitivo sempre certo.
  • Apesar de as conjunções iniciarem uma nova oração não confuda com inícios de frases ou vírgulas que exigem a ênclise, pois aquelas também são partículas proclíticas.


ID
583291
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Artigo é a palavra que precede o substantivo, servindo para classificálo quanto ao gênero e ao número. O artigo pode especificar ou generalizar o substantivo classificandoo em definido ou indefinido. Deste modo, sob o ponto de vista semântico, ou seja, sob o ponto de vista da significação das palavras dentro de um determinado contexto, os artigos e os substantivos estão intimamente ligados. Com base no que se pode inferir das sentenças abaixo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra A

    A “Padaria é uma pequena indústria” – esta se  referindo  a  qualquer  tipo  de  padaria.

    b) Uma padaria do bairro  foi  interditada pela vigilância sanitária” –  se refere a qualquer padaria do bairro, mas pressupoe-se que existe mais do que 1
     

    c)  “A padaria do bairro foi  interditada pela vigilância sanitária” – aqui fica claro que existe apenas uma no bairro.
     

    d) “O  livro é uma  fonte de  saber”  –  não  se pode  definir  a que  obra  se refere, mas diz apenas "O Livro"
  • A questão cobra conhecimentos referentes ao valor semântico do artigo. Neste caso devemos  saber que os artigos indefinidos ( um, uma, uns, umas) generalizam o substantivo. Exemplo: na letra B  - uma padaria do bairro.... significa qualquer padaria, uma padaria qualquer. Não está empregado no sentido de numeral como a questao afirmou. Já os artigos definidos (o, a , os, as) especificam o substantivo. Exemplo: na letra D - a padaria do bairro... significa aquela padaria especifica, não é qualquer padaria e sim aquela em que o interlocutor está se referindo. O artigo definido identifica o objeto,delimitando-o já diz  Bechara. A assertiva D, portanto está parcialmente correta, acredito que o erro da questao está na palavra pressupõe, resta a alternativa A como correta. 
  • Questão mal elaborada e passível de anulação....

    A) ERRADA: “Padaria é uma pequena indústria” – nesta sentença a ausência do artigo precedendo o substantivo “padaria”  serve  para  dizer  que  o  substantivo  se  refere  a  qualquer  tipo  de  estabelecimento  designado  pelo  nome  de  padaria. 

    CONCORDO QUE A AUSENCIA DO ARTIGO "A" GENERALIZA O SUBSTANTIVO "PADARIA", OU SEJA, O SUBSTANTIVO SE REFERE A QUALQUER TIPO DE ESTABELECIMENTO.

    PORÉM, O ITEM AFIRMA CLARAMENTE QUE PADARIA É UMA PEQUENA INDÚSTRIA, LOGO - DE ACORDO COM A INFORMAÇÃO DESSE ITEM - NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE PADARIA SE REFERE A QUALQUER ESTABELECIMENTO DESIGNADO PELO NOME PADARIA.

    EX: PADARIA ON LINE - SITE DE RECEITAS CULINÁRIAS QUE TEM O NOME DE PADARIA.

    TAMBÉM PODERIA USAR O SUBSTANTIVO "PADARIA" NO SENTIDO CONOTATIVO PARA DESIGNAR COMÉRCIO OU ESTABELECIMENTO, SEM QUE ESSES SEJAM NECESSARIAMENTE INDUSTRIAIS.


    D) MENOS ERRADA QUE A LETRA A- d) “O  livro é uma  fonte de  saber”  – nesta  sentença pressupõe­se que o  substantivo  ”livro” é determinado e  já  conhecido  pelo  interlocutor,  não  podendo  se  definir  como  qualquer  obra  do  gênero,  mas  sim  uma  obra  em  específico.

    O ÚNICO ARGUMENTO PARA O ERRO DA QUESTÃO SERIA A "PRESSUPOSIÇÃO" VISTO QUE O ARTIGO DEFINIDO "O" DETERMINA O SUBSTANTIVO, PORTANTO, ESPECIFICA A OBRA.

    DETALHE PARA O USO INADEUADO DOS DEMOSTRATIVOS " NESTE, NESTA ...." UTILIZADOS PELO ELABORADOR DOS ITENS - FOGE DA REGRA DE NOSSA NORMA CULTA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA....

  • Amanda, me desculpe, mas o seu comentário pode induzir alguém a achar que a resposta da questão é a letra "D". Entretanto, de acordo com o gabarito oficial e definitivo, a resposta é a letra "A".

  • Existem exceções onde o artigo definido na verdade GENERALIZA o substantivo. É o caso de " O homem é um ser irracional". O mesmo acontece na letra D, que diz " o livro...". Neste caso não se fala de um livro específico e sim de todos os livros. 

  • não sei como eu consegui errar essa questão idiota uma vez. foi pura falta de atenção.

  • Letra A.

    Padaria se refere a todo tipo de padaria.

  • Não leiam o que a Amanda escreveu é totalmente contraditório àquilo para alguém que estudou sintaxe e semântica.

  • Não leiam o que a Amanda escreveu é totalmente contraditório àquilo para alguém que estudou sintaxe e semântica.

  • ONDE ESTA O ERRO DA LETRA D?

    O livro é uma fonte de saber” – nesta sentença pressupõe­se que o substantivo ”livro” é determinado e já conhecido pelo interlocutor(Até aqui correto), não podendo se definir como qualquer obra do gênero, mas sim uma obra em específico. (Errado)

    Comentário: Existem outras ''fontes do saber'' como por exemplo a própria internet, mas aqui na alternativa, dentre essas fontes ele destacou ''O livro'' então independe de gênero e de obra especifica, pode ser qualquer um.

    =)


ID
583306
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O noticiário no mês de dezembro de 2009 relatou casos que chamou a atenção. Leia-­os a seguir: ­

CASO 1: “A criança foi levada pela mãe ao hospital de Ibotirama, no oeste baiano, no dia 9 de dezembro. Chorava muito. Sem um diagnóstico evidente, os médicos pediram uma radiografia. A equipe ficou surpresa. Repetimos o exame, pensando que era problema do raio-­X. Ninguém pensava que alguém tivesse capacidade de fazer isso em alguém de 2 anos. As imagens não deixavam dúvidas: o corpo da criança tinha sido perfurado por 31 agulhas de costura”.

CASO 2: “Um caso similar ao do menino Márcio aconteceu no Maranhão, onde um menino de dois anos vive com cinco agulhas no corpo. Os objetos foram descobertos em outubro deste ano quando a mãe levou o filho para o hospital, alegando que ele havia caído da rede e sentia dores. Examinado, ficou constatado que o garoto tinha sete agulhas nas regiões torácica e abdominal ­ ele também tinha três costelas e uma clavícula quebradas. A criança ficou internada em estado grave até o início de dezembro. Em cirurgia, os médicos retiraram duas das agulhas, mas deixaram as outras por acreditar que a remoção trairia risco à criança. O menino hoje está fora de perigo”.

Sobre os dois casos mencionados, sendo um da Bahia e outro do Maranhão, assinale a alternativa que apresenta respectivamente os nomes das cidades correspondentes a estes estados brasileiros, nos quais os casos acima ocorreram.

Alternativas
Comentários
  • tá de brincadeira.... a própria questão já diz que foi em Ibotirama!!..... IMPOSSÍVEL ERRAR!....
  • Depende, Nathália. A criança  foi  levada  pela mãe  ao  hospital de  Ibotirama, no  oeste baiano, certo? Mas isto não significa que obrigatoriamente o caso ocorreu em Ibotirama. Pode ser que ocorreu em outra cidade baiana próxima à Ibotirama e a mãe levou a criança para Ibotirama por motivos diversos, entendeu?


ID
583309
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A violência entre quilombolas de Albina, no Suriname, e brasileiros e chineses que vivem no local foi maior do que divulgado inicialmente pelas autoridades, segundo o padre brasileiro José Vergílio. A véspera do natal de 2009, o Suriname tornouse o palco de um conflito ocasionado pelo esfaqueamento de um quilombola por um brasileiro, conforme noticiários. O povo surinamês, descendentes de escravos, é chamado também de:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA - LETRA "D".

    Entenda o caso

    Ataque a brasileiros ecoa rivalidade entre garimpeiros locais do Suriname e imigrantes

    Ataque

    No dia 24, cerca de 300 “marrons” – como são chamados os negros descentes de escravos – atacaram um acampamento onde moram aproximadamente 2 mil garimpeiros brasileiros em Albina, na fronteira com a Guiana Francesa.

    Vítimas

    Houve saques, estupros e assassinatos. Uma mulher grávida de três meses perdeu o bebê. Segundo a embaixada brasileira no Suriname, 81 pessoas foram levadas para a capital. 32 delas estavam diretamente envolvidas no conflito.

    Motivo

    A ação teria sido motivada pelo assassinato de um morador local, esfaqueado por um brasileiro. Não se sabe o que motivou a briga. O suspeito de assassinato continua foragido, de acordo com a polícia do Suriname.

    Prisões

    A polícia surinamesa anunciou a prisão de 35 pessoas envolvidas nos ataques. Tropas do exército do país foram deslocadas para a cidade de Albina para normalizar a situação.

    Desencontro

    O padre brasileiro José Vergílio da Silva, responsável pela catedral de Paramaribo, afirma que ao menos sete pessoas, incluindo três brasileiros, foram mortos no ataque. A Embaixada do Brasil nega.

    Preconceito

    O fato tem como pano de fundo uma antiga rixa entre brasileiros e habitantes naturais do Suriname. Os garimpeiros do Brasil sofrem preconceito por não pagar impostos e por não falar os idiomas locais. Os brasileiros são comumente descritos como desonestos e criminosos.

    FONTE: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=958668&tit=Suriname-prende-35-por-atacar-brasileiros

  • Bom... é verdade que certas questões são mais difíceis do que outras. =D

    Bons estudos.

ID
583318
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Conferência do Clima de Copenhague, a COP15, é nossa maior oportunidade para salvar a civilização de um colapso causado pelo aquecimento global. As  emissões humanas responsáveis pelas mudanças climáticas – oriundas principalmente da queima de combustíveis fósseis para transporte e energia e do  desmatamento – têm que começar a cair já para evitar o pior. A crise do clima virou fator determinante para a riqueza e a pobreza das nações nas próximas  décadas. Com base nessa informação e no documento final que estabelece as bases para negociação continuar como forma de salvar o planeta do efeito  estufa, podese citar que o principal avanço nas negociações foi a participação de um país que esteve fora das negociações sobre o clima mundial desde o  Protocolo de Kyoto, em 1997. Este país é o maior emissor de gazes poluentes e sua participação é vital para o sucesso de qualquer futuro tratado global. Qual país é este?

Alternativas
Comentários
  • Senhores, favor verificar essa questão pois está incorreta.
  • Boa Noite!

    Por favor verifiquem essa questão, pois a pergunta está igual a anterior, porém com respostas que não condizem!!!
     

  • Anulada e ainda aí!
  • A assertiva C é a correta no gabarito,mas eu marcaria a B...
    Essa não vale.Parece que ela já foi anulada antes...
    Deus abençoe a todos...

ID
583330
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Já no primeiro século da colonização do Brasil, diversas expedições percorreram parte do território do atual Estado de Goiás. Estas expedições eram organizadas principalmente na Bahia (então centro da colonização). Algumas possuíam caráter oficial e eram destinadas a explorar o interior e buscar riquezas minerais. Outras pertenciam a empresas comerciais de particulares e eram organizadas para a captura de índios. De São Paulo saíam as bandeiras que, buscando índios (cada vez mais escassos) chegavam com freqüência até ao extremo norte de Goiás, região do Estreito. Rememorando os fatos históricos de Goiás, podemos afirmar que “ a primeira bandeira, que partindo de São Paulo, possivelmente chegou até os sertões de Goiás no leste do Tocantins” , foi a de:

Alternativas
Comentários
  • Correta A
    A primeira bandeira, que partindo de São Paulo, possivelmente chegou até os sertões de Goiás no leste do Tocantins, foi a de Antônio Macedo e Domingos Luís Grau (1590-1593). Depois seguiram-se a de Domingos Rodrigues (1596-1600), que desceu até a confluência do Tocantins com o Araguaia; a de Afonso Sardinha (1598-?); a de Belchior Carneiro (1607-1609), que passou ainda mais para o norte; a de Martins Rodrigues (1608-1613); a de André Fernandes (1613-1615); a de Pedroso de Alvarenga (1615-1618); a de Francisco Lopes Buenavides (1665-1666); a de Luís Castanho de Almeida e a expedição familiar de Antônio Paes (1671); a de Sebastião Paes de Barros (1673).
    http://www.craol.com.br/paginas/ahistoriadegoias2.htm

           
  • GABARITO CORRETO LETRA "A"
    a) Antonio Macedo e Domingos Luís Grau.
    Segundo a apostila sobre atualidades, realidade social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica de Goiás e do Brasil, de Paulo Henrique Arantes Machado:
    "Desde o primeiro século de colonização do Brasil, o Estado de Goiás foi percorrido pelas Bandeiras e pelas descidas, mas só no século XVIII, com a mineração, iniciou-se a ocupação efetiva do território goiano pelos portugueses."
    "A primeira Bandeira de que se tem notícia em terras goianas data de 1590-93, sob o comando de Domingos Luis Grau e Antônio Macedo. depois desta, várias outras estiveram em Goiás, como:"
    "-Sebastião Marinho (1592);
    -Domingos Rodrigues (1596-1600);
    -Nicolau Barreto (1602-04);
    -Belchior Dias Carneiro (1607);
    -Martins Rodrigues (1608-13);
    -André Fernandes (1613-15);
    -Lázaro da Costa (1615-18);
    -Antônio Pedroso de Alvarenga (1615-18);
    -Francisco Lopes Buenavides (1665-66);
    -Antônio Pais (1671);
    -Sebastião Pais de Barros e Bartolomeu Bueno da Silva (pai) (1673)."
    "Obs: Muitas bandeiras não foram registradas."
    "A primeira descida foi coordenada pelo padre Cristóvão de Lisboa, em 1625 [...]."
    "Tipos de bandeiras:"
    "Entrada: expedição de bandeirantes financiadas com o capital do governo (coroa) com intuito de encontrar ouro, pedras preciosas ou índios. Esse tipo de expedição foi em menor número, pois o governo português não queria arriscar seu capital sem a certeza de obter lucros, pois o ouro só foi encontrado no século XVIII, no Brasil."
    "Bandeira: expedição organizada, na maioria das vezes, com capital privado, com a finalidade de encontrar índios, ouro ou pedras preciosas. Esse tipo de campanha foi mais frequente, porque a coroa não tinha nada a perder, e sempre incentivava e autorizava os que quisessem se aventurar nessa empreitada."
    "Descidas: essas expedições vinham do Norte (Pará) até o interior do país (sertão) para capturar índios e drogas do sertão para suas aldeias, nas missões da Amazônia. Geralmente, as descidas eram comandadas pelos jesuítas que aproveitavam essas viagens para expandirem o cristianismo no novo continente, através da catequização dos índios e lucrarem com a venda das ervas medicinais, que só existiam nos países tropicais como o Brasil [...]."
    "Monções: qualquer tipo de expedição, desde que acompanhasse o curso dos rios."
  • Correta Letra A.

    É importante frisar que houve expedições no início da colonização e até antes, tais como:

    --> Aleixo Garcia (1524) e Francisco Chaves (1532) ambas com destino ao Peru (ouro). Sem sucesso.

ID
583336
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O descobridor de Goiás foi Anhangüera. Isto não significa que ele fosse o primeiro a chegar a Goiás, mas sim que ele foi o primeiro a vir para Goiás com a intenção de se fixar aqui no período de 1690 a 1718. Anhanguera foi o apelido dado a quem?

Alternativas
Comentários
  • Correta D
     

    A História do Brasil conhece dois Anhangüeras.

    O primeiro, Bartolomeu Bueno, foi um sertanista paulistano que em 1682 entrou em uma bandeira com destino aos sertões do Planalto Central acompanhado de Bartolomeu Bueno da Silva, seu filho caçula de doze anos. Essa expedição partiu de São Paulo e atravessou o território que hoje corresponde ao Estado de Goiás e seguiu até o rio Araguaia. Ao retornar do Araguaia à procura do curso do rio Vermelho, a expedição encontrou uma aldeia indígena do povo Goiá.

    Diz a lenda que as índias da aldeia estavam ricamente adornadas com chapas de ouro e, como se recusassem a indicar a procedência do metal, Bartolomeu Bueno pôs fogo à uma tigela contendo aguardente afirmando severamente que, se não informassem o local de onde retiravam o ouro, ele lançaria fogo em todos os rios e fontes.

    Admirados, os índios informaram o local e apelidaram Bartolomeu Bueno de Anhangüera, que significa "Diabo Velho" ou "Espírito Maligno".

    Em 1722, quarenta anos mais tarde, Bartolomeu Bueno da Silva, filho de Anhangüera, já com 50 anos, partiu de São Paulo com a intenção de novamente se embrenhar pelo sertões que antes percorrera com seu pai. Durante três anos, essa nova expedição, sob o comando do segundo Anhangüera, andou pelos sertões à procura dos antigos sítios descobertos.

    Não os encontraram, mas chegaram a fundar um núcleo chamado Barra, que em 1727 foi transferido para as margens do rio Vermelho com o nome de Santana, mais tarde se tornando a Vila Bueno, que hoje é a cidade de Goiás.

    Bartolomeu Bueno da Silva foi o último dos grandes bandeirantes que desvendou os caminhos para o oeste tornando conhecido o alto sertão brasileiro.

  • GABARITO CORRETO LETRA "D".
    Segundo a apostila sobre atualidades, realidade social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica de Goiás e do Brasil, de Paulo Henrique Arantes Machado, foi "Em 1673 veio para Goiás uma expedição chefiada pelos bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva (pai) e Sebastião Pais de Barros, essa bandeira saiu de SP percorrendo vários caminhos (rios Tiete, Paranaíba e Tocantis). Mas o ouro encontrado era de pouco valor (ouro de tolo), e com isso Bartolomeu morreu pobre e desmoralizado perante a sociedade mineradora brasileira".
    "Depois que várias bandeiras de caça ao índio e de mineração percorreram o solo goiano, Bartolomeu Bueno da Silva (filho), o Anhanguera, (1670-1740), João Leite da Silva Ortiz e João de Abreu (irmão de Ortiz) conduziram uma expedição para procurar ouro na região, composta por:"
    - 500 homens (brancos, negros e índios, homens livres e escravos);
    - mulas e cachorros;
    - um padre e nenhuma mulher (havia índias que foram aprisionadas no caminho).
    "Essa expedição partiu no dia 3 de julho de 1722 e no dia 26 de julho de 1725 chegou as margens do Rio Vermelho (rio das Cambaúbas) próximo à Serra D'ourada, onde encontrou um veio de ouro, dando início ao povoamento de Goiás. Quando essa expedição chegou a Goiás só restavam 120 homens, o restante morrera no caminho por vários motivos como: fome, doenças, ataques de animais e índios, e longos períodos de seca. Assim que descobriu ouro Bartolomeu fincou um cruz (a Cruz do Anhanguera) marcando a presença do homem branco e dado início a colonização de Goiás".
    "Poucos meses depois da volta da bandeira, organizou-se, em São Paulo, uma nova expedição para as minas. Bartolomeu Beno voltava a Goiás com o título de superintendente das minas, e Ortiz com o de guarda-mor".
    "Entre 1722 e 1725, foram descobertas as jazidas de Sant' Anna, Ouro Fino, Barra, Anta, Santa Rita, Santa Cruz, Meia Ponte, Jaraguá, Corumbá e Araxá. Com isso, a região aurífera de Goiás passou a receber um grande fluxo migratório".
  • Essa tava na cara, por mais questões logicas nos concursos.. rsrs

  • LETRA D.

    a) Errado. João Leite da Silva Ortiz era o guarda-mor.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães


ID
583360
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários


  • Adicionar uma caixa de texto

    1. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em Caixa de Texto.

     Observação   No Microsoft Office Word 2007 e no Microsoft Office Outlook 2007, depois que você clicar em Caixa de Texto, clique em Desenhar Caixa de Texto.

    1. Clique no documento, planilha, apresentação ou email e arraste para desenhar a caixa de texto do tamanho desejado.
    2. Para adicionar texto a uma caixa de texto, clique dentro dessa caixa e digite ou cole o texto.
    Letra B a correta!

    até mais!

    ;)

  • A letra C no Excel 2003 é HOJE(), alguém sabe se é igual no 2007?

    Não tenho o Word e o Excel 2007, alguém saberia apontar as principais diferenças com o 2003?
  • na verdade a fórmula da Letra C está errada.

    não existe isso "ATUAL()"  e nem se fosse =ATUAL() ou HOJE()

    para mostrar a data atual no Excel 2007 e 2010 o comando é =HOJE(), que é a data de hoje
    .
  • Olá pessoal!!
    Opção correta:
    Assetiva B-

    A)- ERRADA: Na versão 2007 do Excel, bolhas não é uma opção de gráfico. (É uma opção sim).

    B)- CERTA: Uma  caixa  de  texto  é  um  objeto  que  você  pode  adicionar  ao documento  do Word  2007  para  enfatizar  ou  definir texto. (Corretíssima)

    C)- ERRADA: No Excel 2007 para se adicionar a data atual em uma planilha, utiliza­se a fórmula ATUAL(). ("ATUAL()" nem é uma fórmula, é um texto).

    D)- ERRADA: No Word 2007,a configuração do parágrafo não permite selecionar a opção exatamente para a formatação do  espaçamento entre linhas do texto digitado. (ERRADÍSSIMA).

    O que o amigo à cima falou tem completa razão. Caso você digite "=hoje()" maiúsculo ou minúsculo, você terá a data atual. Só complementando: se você digitar "=agora()", terá a data e a hora atual.

    Já o amigo do segundo comentário, o Excel 2007 tem diferença sim do 2003, só que são poucas.


    Valeu! Fiquem com Deus e bons estudos!
  •  coloquei atual no excel 2007 e nada...
    informatica é foda. por mais que vc estude os cara sempre vao vim com uma formula mirabolante!!!
  • Gráfico bolha.
    Gráfico de bolhas
  • Data atual:    =Hoje() ou Ctrl + ;


ID
583363
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Excel 2007, utilizase uma função quando se deseja inserir uma fórmula prédesenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e retorna um valor ou vários valores. As funções servem também para simplificar e reduzir fórmulas em uma planilha, especialmente aquelas que executam cálculos longos e complexos. Dentre as alternativas abaixo assinale a que contenha tipos de funções.

Alternativas
Comentários
  • NESTA QUESTÃO 2 O VERBO UTILIZAR MAIS O PRONOME SE ESTÃO ESCRITOS JUNTOS E DEVERIA ESTAR SEPARADOS: UTILIZA-SE, DESCULPE-ME, É UM ERRO ELEMENTAR, MAS AS PESSOAS ESTÃO ESTUDANDO PARA CONCRSO E PODEM GUARDAR ESTA FORMA NA MEMÓRIA...
  • A categoria informações retorna informações sobre formatação, localização ou conteúdo de uma célula. Dentro dessa categoria encontramos várias funções dentre as quais a função TIPO. A função TIPO(valor) retorna um número inteiro que indica o tipo de dado de um valor:

    número= 1
    texto= 2
    valor lógico= 4
    valor de erro= 16
    matriz= 64

    Exemplo: Se digitarmos Tipo("casa"), retornará 2.

    Excel 2007: Guia Fórmulas/ Grupo Biblioteca de fórmulas / Mais funções/ Informações

  • Bom dia, boa tarde ou boa noite pessoal!!


    A resposta correta é a letra "D" de dragão, é a única que contém tipos de funções.

    Valeu! Um abraço e bons estudos!

ID
583366
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na versão 2007 do Microsoft Outlook, ela é uma coleção de contatos e fornece uma maneira fácil de enviar mensagens para um grupo de pessoas. O conceito acima se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Uma lista de distribuição é uma coleção de contatos (contato: uma pessoa, dentro ou fora de sua organização, sobre a qual você salva vários tipos de informação, como endereços residencial e de email, números de telefone e fax, além de URLs de página da Web.). Ela fornece uma maneira fácil de enviar mensagens para um grupo de pessoas. Por exemplo, se você freqüentemente envia mensagens para a equipe de marketing, pode criar uma lista de distribuição chamada Equipe de Marketing que contenha os nomes de todos os membros da equipe de marketing. Uma mensagem enviada para essa lista de distribuição é entregue a todos os destinatários incluídos na lista de distribuição. Você pode usá-la em mensagens, solicitações de tarefas ou reuniões e outras listas de distribuição.

    As listas de distribuição são armazenadas por padrão na pasta Contatos. Se você usar uma conta do Microsoft Exchange, a Lista de Endereços Global (Lista de Endereços Global: o catálogo de endereços que contém todos os endereços de email de usuários, grupos e lista de distribuição de sua organização. O administrador cria e mantém esse catálogo de endereços. Ele também pode conter endereços de email de pastas públicas. Poderá conter listas de distribuição globais, que ficam disponíveis para todas as pessoas que usam essa rede. As listas de distribuição pessoais (lista de distribuição pessoal: conjunto de endereços de email que você cria e adiciona ao seu Catálogo de Endereços do Outlook como um alias de email. Ao enviar uma mensagem para uma lista de distribuição, ela vai para cada email da lista.) criadas na pasta Contatos ficam disponíveis somente para você, mas você pode compartilhá-las copiando e enviando-as para outras pessoas.

    Você pode facilmente adicionar nomes a uma lista de distribuição, excluí-los, enviar a lista de distribuição para outras pessoas e imprimi-la.


    até mais!

    ;)
     

  • A lista de distribuição pode ser acessada através das teclas CTRL+SHIFT+T, é uma boa alternativa para o envio de várias mensagens vamos conhecer essa opção detalhadamente------->

    Uma lista de distribuição é uma coleção de contatos (contato: uma pessoa, dentro ou fora de sua organização, sobre a qual você salva vários tipos de informação, como endereços residencial e de email, números de telefone e fax, além de URLs de página da Web.). Ela oferece uma maneira fácil de enviar mensagens a um grupo de pessoas. Por exemplo, se enviar mensagens com freqüência à equipe de marketing, você poderá criar uma lista de distribuição chamada Equipe de marketing com os nomes de todos os membros dessa equipe. Uma mensagem enviada para essa lista de distribuição irá para todos os destinatários da lista de distribuição. Os destinatários veem seus próprios nomes e os nomes de todos os destinatários na linha Para da mensagem, e não o nome da lista de distribuição. Você pode usar listas de distribuição em mensagens, em solicitações de tarefas e de reuniões e em outras listas de distribuição.



    • Criar uma lista de distribuição usando nomes do Catálogo de Endereços   
      1. No menu Arquivo, aponte para Novo e clique em Lista de distribuição.
      2. Na caixa Nome, digite um nome.
      3. Na guia Lista de Distribuição, clique em Selecionar Membros.
      4. Na lista suspensa Catálogo de Endereços, clique no catálogo de endereços que contém os endereços de email que você deseja adicionar à sua lista de distribuição.
      5. Na caixa Pesquisa, digite um nome que você deseja incluir. Na lista abaixo, clique no nome e, em seguida, clique em  Membros. Execute esse procedimento para cada pessoa a ser adicionada à lista de distribuição e clique em OK.

ID
583369
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2007, para se formatar uma monografia o estudante universitário precisa separar os capítulos do documento onde a numeração de página de cada capítulo comece com o número 1. Para tanto o mesmo utilizará:

Alternativas
Comentários
  • A quebra de seção no Word faz que seja possível dividir o documento em partes, como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através dessa função que podemos colocar as numerações nas páginas desejadas. E não fica restrito só a numeração, mas sim em colocar cabeçalhos e roda pés diferentes em um mesmo documento.
  • complementando....




    até mais!

    ;)

ID
583372
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Utilizandose o Microsoft Outlook 2007, qual menu deve ser selecionado para se configurar uma ou mais contas de email?

Alternativas
Comentários

ID
583378
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No tocante aos Direitos e Garantias Fundamentais, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • CORRETO O GABARITO...

    O princípio da máxima efetividade das normas constitucionais (ou princípio da interpretação efetiva) consiste em atribuir na interpretação das normas oriundas da Constituição o sentido de maior eficácia, utilizando todas as suas potencialidades.

    Esse princípio é utilizado com maior incidência no âmbito dos direitos fundamentais, embora devesse ser aplicado a todas as normas constitucionais.

  • LETRA D

    alguém sabe me dizer o que a LETRA C quis dizer? e qual o seu erro?
  • O erro esta em dizer que se aplica a EFICACIA HORIZONTAL....

    Ja que quando trata-se de relacao ESTADO X INDIVIDUO ... o estado age com supremacia de poder, logo a relacao seria VERTICAL e nao horizontal que seria na relacao individuo x individuo....

  • Muito bom Felipe,

    Os direitos fundamentais não têm só eficácia vertical (Estado x Indivíduo), mas também eficácia horizontal (Entre particulares).

    Abraços!
  • CF/88
    ART. 5°
    § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
  • Bom, como surgiu a duvida acerca do que seria a  eficacia horizontal dos direitos fundamentais, creio ser interessante transcrever trecho do livro do Professor Pedro Lenza (Direito Constitucional Esquematizado - 15 ed. - pag. 870) sobre o assunto:

    "Sem duvida, cresce a teoria da aplicacao direta dos direitos fundamentais as relacoes privadas (eficacia horizontal), especialmente diante de atividades privadas que tenhan certo carater publico, por exemplo, e escolas (matriculas) , clubes associativos, relacoes de trabalho, etc.
    Nessa linha, podera o magistrado deparar-se com inevitavel  colisao de direitos fundamentais, quais sejam, o principio da autonomia da vontade privada e da livre-iniciativa de um lado (arts. 1, IV, e 170, caput) e o da dignidade da pessoa humana e da maxima efetividade dos direitos fundamentais de otro (art. 1, III).
    Diante dessa colisao, indispensavel sera a ponderacao de interesses a luz da razoabilidade e da concordancia pratica ou harmonizacao. Nao sesndo possivel a harmonizacao, o Judiciario tera que avaliar qual dos interesses devera prevalecer.
    .
    BONS ESTUDOS!!!
  • a) Os direitos individuais e coletivos, bem como os direitos sociais, são consagrados de  forma sistemática pela  Constituição Federal, restringindo as diretrizes traçadas no Título II da Carta Magna. 

    Outros direitos e garantias individuais e coletivos encontram-se descritos de forma implícita em outras partes da CF 1988, não somente no Título II.


     b) Diante da interpretação extensiva do princípio da dignidade da pessoa humana, os destinatários dos direitos  individuais são apenas os brasileiros e estrangeiros residentes no país. 

    Está errada pois, qualquer extrangeiro, pode ser até turista, que estiver em território brasileiro, é titular dos direitos e garantias fundamentais.
    Diz respeito do princípio da dignidade da pessoa humana, independentemente de nacionalidade.



    LETRA  "D"  CORRETA.
  • Concordo com comentários anteriores, mas gostaria de acrescentar o seguinte:

    c) Os destinatários dos deveres  fundamentais  restringem os poderes públicos, aplicando-­se assim a  chamada  eficácia horizontal.  ERRADA.

    A restrição dos poderes públicos refere-se à eficácia vertical, por tratar-se da relação Estado x Indivíduo. Já a eficácia horizontal diz respeito à relação entre os pariculares (Indivíduo x Indivíduo), sendo a efetividade dos direitos e deveres fundmentais neste plano bastante controvertida entre os doutrinadores.
  • 9504/07


ID
583381
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, ao disciplinar sobre a Organização do Estado, estabelece normas sobre a Administração Pública e seus servidores. Acerca do tema, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • CORRETO O GABARITO....

    Será REINTEGRADO, consoante a norma constitucional...

    CF/88,

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
  • Resposta letra A.

    O servidor que tiver a demissão invalidada por sentença judicial será REINTEGRADO e o eventual ocupante do cargo será RECONDUZIDO.
  • Conforme a legislação infraconstitucional...


    Lei 8.666.

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
    (...).



    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    (...).

    II - reintegração do anterior ocupante.
    (...).

  • Os apontamentos estão corretos, porém o colega se equivocou quanto à lei.... é a 8112/90 e não 8666.
  • Olá, gostaria de saber pq o correto é a letra A,  pq causa da parte "sem direito a indenização"

    e o que está errado na letra C.. obrigada!!
  • Creio que houve um equivoco na colega, a questão pede para localizar a alternativa incorreto, sendo esta a letra "a", com foi explicado pelos colegas acima...
  • a) Art. 41, § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    b) Art. 40, § 20. Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, § 3º, X.

    c) Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    d) Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • Resposta: art. 41, §2º CF
    Lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA.

  • a) O Servidor estável será reintegrado, enquanto aquele que ocupava o cargo, se estável, será reconduzido ao cargo anterior.
    b)
    Art. 40, § 20 - Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, § 3º, X.
    c) art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação da EC 19/98)
    d) Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • muito interssante esse site so agrega a tds vcs um abrço......

  • Referente a assertiva C

    A questão está relacionada a CF, mas como citaram a lei 8112...

    Vale lembrar que, segundo o Estatuto do Servidor Público Federal - Lei 8112/90 :

     Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

            I - a nacionalidade brasileira;
     ...

  • alguém teria algum macete pra facilitar ?
  • Acho que a parte da questão que pede para marcar o item incorreto deve ter sido equivocado, uma vez que não haveria apenas uma resposta.
  • Letra A

    Não tem macete, mas tem como sintetizar:

    Reintegração - retorno do demitido;
    Aproveitamento - retorno do disponível;
    Recondução - retorno ao antigo cargo quando o antigo ocupante é reintegrado;
    Reversão - retorno do aposentado que cansou deficar sem fazer nada.
  • Prezados

    Peço especial atenção e cuidados aos comentários de OSMAR, não aceitem como corretos.

    Obrigado
  • O que tem nos comentários do Osmar
  • GABARITO: A

    a) ERRADO: Art. 41, § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    b) CERTO: Art. 40, § 20. Fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, § 3º, X.

    c) CERTO: Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    d) CERTO: Art. 37, § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.


ID
583384
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Consoante às diretrizes traçadas pela Lei Estadual n. 16.272/2008, que dispõe sobre a organização da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo ao Instituto de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás – IPASGO, podese afirmar que:

Alternativas

ID
583387
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei Estadual n. 10.460/88 estabelece o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Goiás e de suas Autarquias. Com base em suas disposições, analise as alternativas abaixo assinalando a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 56. 

    § 7º - As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    I - repreensão, na primeira ocorrência;

    II - suspensão por 60 (sessenta) dias, na segunda ocorrência;

    III - demissão, na terceira.

    § 8º - Recebendo o autor a conivência de terceiros, a estes será aplicada a mesma pena. Se o conivente for encarregado do ponto, ser-lhe-á aplicada, na primeira ocorrência, suspensão por 60 (sessenta) dias e, na segunda, a pena de demissão.


  • a) ERRADA - A lei também abrange o servidor ocupante de cargo em comissão;

    b) CORRETA - Conforme art. 56, incisos I, II, III da lei 10.460/88;

    c) ERRADA - Existem exceções mesmo para os que ocupem cargos com dedicação exclusiva, eles podem exercer outro cargo desde de que seja de magistério e desde que haja correlação de matérias e compatibilidade de horário. (art. 61 da lei 10.460/88);

    d) ERRADA - A suspensão do prazo prescricional só ocorre enquanto aguarda decisão judicial ou durante o período em que o servidor se encontra em local incerto e não sabido (art. 322, parágrafo 4º).

  • Alternativa correta B

    Art. 56

    § 7º - As fraudes praticadas no registro de frequência, ou a prática de quaisquer outros atos para justificar ausências indevidas do local de trabalho, acarretarão ao seu autor, se por força das circunstâncias não houver cometimento de outra maior, a pena de:

    I - repreensão, na primeira ocorrência;

    II - suspensão por 60 (sessenta) dias, na segunda ocorrência;

    III - demissão, na terceira.


  • Complementando a informação, a letra "d" está errada porque o ato de instauração do processo adm disciplinar interrompe, não suspende o prazo prescricional; o recomeço da contagem é a partir da metade, não recomeça integralmente, como no citado item.

    Art 322

    § 3o Interrompe a contagem do prazo prescricional o ato de instauração do processo administrativo disciplinar, recomeçando, a partir de então, o seu curso pela metade, de forma a não diminuir o prazo original.
    Redação dada pela Lei nº 16.368, de 07102008.


ID
583390
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Observando os dispositivos da Lei Estadual n. 13.800/01 que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública do Estado de Goiás, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a lei em voga, nesse caso, poderá ser arguido SUSPEIÇÃO e não impedimento.

  • Art. 20 – Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    Art. 63 – O recurso não será conhecido quando oposto:

    II – perante autoridade incompetente;

    § 1o – Na hipótese do inciso II deste artigo, será indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso.

    Art. 56 - Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1o – O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    Art. 3º-A Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado:

    I – pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;


ID
583393
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal n. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Assinale a alternativa abaixo que não corresponda às orientações traçadas no diploma federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra c) ERRADA

    Caracterizado e comprovado o superfaturamento, serão responsabilizados de modo solidário e não subsidiário como afirma a opção, o contratado e o agente público que efetivou a contratação. (Lei 8666, art. 25, § 2º).
  • Letra A: CERTA.

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:
    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:
    (...).
    II - quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta nos seguintes casos:
    (...).

    Art. 24.  É dispensável a licitação:
    (...).


    Letra B: CERTA.

    Art. 24. (...).
    (...).
    X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;
    (...).

    Art. 17. (...).
    (...).
    § 4o  A doação com encargo será licitada e de seu instrumento constarão, obrigatoriamente os encargos, o prazo de seu cumprimento e cláusula de reversão, sob pena de nulidade do ato, sendo dispensada a licitação no caso de interesse público devidamente justificado;
    (...).


    Letra D: CERTA.

    Art. 24. (...).
    (...).
    V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;
    (...).
  • A) CORRETA: A Lei 8.66/93, nos arts. 17 e 24, elenca (rol taxativo) os casos de licitação dispensada e licitação dispensável. A primeira impede posicionamento discricionário do administrador, determinando a lei, caso concretizada a situação, o afastamento do procedimento licitatório. Já a segunda, permite ao administrador decidir discricionariamente sobre a realização ou não do procedimento de licitação, ou seja, o administrador tem liberdade de decidir. O nome DISPENSADA deduz que a própria lei já afastou a licitação, ao passo que DISPENSÁVEL indica que pode ou não ser realizada.

    B) CORRETA: Lei 8666/93

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    b) doação, [...]


    II - quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) doação, [...]
     

              Art. 24.  É dispensável a licitação: 
              X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de  mercado, segundo avaliação prévia;

     

    C) INCORRETA: A responsabilidade é solidária, alcançando a Fazenda Pública, o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, conforme expressa previsão do art. 25, § 2º, da Lei 8.666/93.

    D) CORRETA: Lei 8666/93 
    Art. 24.  É dispensável a licitação: 
    V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;
    Licitação deserta: configura-se quando não aparece qualquer interessado em licitar com a Administração Pública.
    Licitação fracassada: configura-se quando há interessados na licitação, mas não se consegue vencedor, em razão de inabilitação ou desclassificação.
  • Resposta letra "C"

    a) Ao traçar regras acerca da dispensa do procedimento licitatório, a norma federal estabelece nos incisos dos artigos 17 e 24, respectivamente, as hipóteses de licitação dispensada e licitação dispensável. - Perfeito!
    b) A locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia, vem prevista na lei federal como hipótese de licitação dispensável, enquanto que, as doações com encargo em que se presencie o interesse público devidamente justificado vêm elencadas na norma como hipótese de licitação dispensada. - art 24, inciso X
    c) ERRADA  art 25 "§ 2o Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem SOLIDARIAMENTE pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis
    d) Será dispensável a Licitação quando a anterior for deserta e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas. - Perfeito!
     

    DICA:
    Licitação DESERTA - ninguém apareceu - art 24, inciso V
    Licitação FRACASSADA - quando os licitantes apresentam alguma inabilitação a adm dará um prazo de 8 dias para eles reverem as documentações, se conseguirem - OK - caso contrário, entrará na situação de Lictação dispensável - dando margem de discricionariedade para a adm decidir se vai fazer outra licitação ou se contrata direto com o particular. QDO A QUESTÃO É EM RAZÃO DE PREÇO, ATENDIDO AO ART 48 § 3 - CONTRATAÇÃO DIRETA - art 24, inciso VII + art. 48, § 3º "Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis."

    "Ligue os pontos!" Steve Jobs

    Bons Estudos!

  • “Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis”.
  • Art. 25 da Lei... só por uma palavra trocada... que coisa....

    § 2o  Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis. 
  • Alternativa incorreta: Letra C.

    A responsabilidade é solidária, podendo se ajuizar a ação para se cobrar o todo contra apenas um deles, ou contra todos eles.

    Se a responsabilidade fosse subsidiária seria necessário executar primeiro o devedor principal para só então, caso ainda houvesse pagamento a ser feito, se acionar o devedor subsidiário.
  •  JENILSA ALVES CIRQUEIRA,

    o que acontece com frequencia, na verdade, é que o pessoal confunde o enunciado. Pediu-se para marcar a questão questão incorreta de acordo com a lei de licitações.
  • Ao ler a assertiva a) e ver que a questão quer saber qual o numero do artigo, da vontade de desistir.

    É incrivel.
  • Deixei de marcar a letra C porque sabia que a responsabilidade é solidária e não subsidiária... mas não me atendei que pede a questão incorreta. 

    Essa banca MS Concursos na maioria da vezes, pede a questão incorreta!


ID
583396
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às orientações traçadas pela Lei Federal n. 8.429/1992 aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito, podemos observar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:


            I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

  • lei 8429

           Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (letra A) (Redação dada pela Lei nº 12.120, de 2009).

            I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial (letra C) e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;
          
      II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;
          
      III - na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.


    Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente. (letra B)



  •     ATOS QUE ATENTAM CONTRA OS PRINCÍPIOS DANOS AO ÉRARIO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO
     
    Suspensão dos direitos políticos
     
     
    3-5
    Três a cinco anos,
     
    5-8
    De cinco a oito anos,
     
    8-10 anos
    DE OITO A DEZ ANOS,
     
     
    Pagamento de multa civil de até 
     
    100 x
     cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente
     2x
    Duas vezes o valor do dano
     3 x
    TRÊS VEZES O VALOR DO ACRÉSCIMO PATRIMONIAL
     
    Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário
     
     3 anos
    Pelo prazo de três anos.
     
     5 anos

    Prazo de cinco anos
     10 anos 
    PELO PRAZO DE DEZ ANOS;
     
  • Que feio ,Luciana!!!
    Este espaço foi criado para  que possamos  ajudar  uns aos outros, e não  para rebaixar um colega por um erro de ortografia.

  • MARI, OBRIGADA POR ME AVISAR DO ERRO ORTOGRÁFICO, SUA ATITUDE MERECE APLAUSOS!
    BERNADETE, OBRIGADA PELO APOIO!

    COLEGAS, ESPERO QUE APESAR DO ERRO ORTOGRÁFICO (que já foi devidamente corrigido) OS MEUS COMENTÁRIOS TENHAM CONTRIBUÍDO PARA O APRIMORAMENTO DOS ESTUDOS DE TODOS QUE BUSCAM APRENDER UM POUCO MAIS A CADA  DIA.

    QUE  DEUS ABENÇOE  A TODOS!
  • Sandra,

    Adorei a tabela, obrigado por compartilhar. Com certeza seu comentário ajudou.

    Bons estudos.

  • Também adorei a tabela, muito útil ela.

    Infelizmente alguns preferem se concentrar em criticar erros de digitação insignificantes ao invés de agradecerem pela excelente ajuda jurídica prestada.
  • Karolina,

    O português realmente é fundamental, mas até que ponto é justo você criticar alguém por erros de digitação?
    Considere a relevância informação prestada, garota. Que péssima atitude de uma estudante de direito.


    Mas, se você realmente preza tanto pela boa escrita, seguem algumas recomendações para uma melhor construção de seus comentários:

    1º - não existe o termo "pra", o correto para uma pessoa que preza por uma ótima escrita como você é para;
    2º - se mudares algumas vírgulas no seu comentário, ele se tornará mais claro, revise-o;
    3º - quando você diz "seja na área jurídica como em qualquer outra área", você poderia deixar o comentário menos truncado dizendo: "seja na área jurídica ou em qualquer outra área", ou ainda, "tanto na área jurídica como em qualquer outra área" (visto que você pretendeu fazer uma comparação).

    É isso, são errinhos bobos que ninguém dá bola, mas como você é uma pessoa demasiadamente culta e não gosta de deixar erros "prá lá", eu fiz questão de ajudar.

    Até mais!
  • Pessoal! Pelo amor de Deus! Daqui a pouco vão mandar um ir para aquele canto. Vamos deixar essas besteiras de lado e vamos ao que interessa!
  • Marco,muito bom. Não temos tempo para revisar o texto. Às vezes escrevemos apressadamente. Erros de digitação ou até de gramática são possíveis.

    Não estamos em avaliação. O principal é a informação. Corrijam a informação e não erros,ainda que sejam visíveis.

    Aquela pessoa acabou querendo corrigir e passou vergonha. Rs... Voltemos ao foco.


  • I - na hipótese do art. 9°( Atos de Improb. Adm. que Importam Enriquecimento Ilícito):

     

    Neste caso, todas as formas de enriquecimento e economia ilícitas são proveniente de conduta dolosa do sujeito ativo (Agente Público e Particulares que induzirem, concorrem ou se beneficiarem concorrentemente).

     

    É que todas as espécies de atuação suscetíveis de gerar enriquecimento ilícito pressupõem a consciência da antijuridicidade do resultado pretendido. Nenhum agente desconhece a proibição de se enriquecer às expensas do exercício de atividade pública ou de permitir que, por ilegalidade de sua conduta, outro o faça.

     

    Não há, pois, enriquecimento ilícito imprudente ou negligente. De culpa é que não se trata. Obs.: A Economia ilícita também ocorre quando o sujeito ativo utiliza bens ou recursos públicos ilegalmente para usufruir e aproveitar o que deveria ter sido pago com recursos pessoais.

     

    Portanto: atuação comissiva que ocorre apenas por meio de conduta dolosa (ato indevido com intenção), para configuração ato ímprobo.

     

    Penas previstas:

     

    --- > perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio (Medida Cautelar, adotada durante o PAD que visa a Indisponibilidade dos Bens: Para que o sujeito ativo não venha dilapidar seus bens),

     

    --- > ressarcimento integral do dano, quando houver,

     

    --- > perda da função pública: demissão ou destituição, que só se efetiva com o trânsito em julgado da sentença condenatória (art. 20), independentemente da existência de processo judicial prévio. Penalidade de Demissão IMPEDIMENTO, ou seja: não poderá retornar ao serviço público federal (Lei nº 8.112 de 90. Art. 137, Parágrafo Único e Art. 132, incisos IV)

     

    --- > suspensão dos direitos políticos de 8 (oito) a 10 (dez) anos: Pena de caráter transitório que só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. (LIA, Art. 20).

     

    --- > pagamento de MULTA CIVIL de até 3 (três) vezes o valor do acréscimo patrimonial e

     

    --- > proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 10 (dez) anos;

     

    --- > Sem prejuízo da Ação Penal cabível: não impede o sujeito ativo que estiver respondendo por ato de improbidade administrativa também possa responder na esfera penal, pois a responsabilidade é cumulativa.

     

    --- > Obs.1: Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

     

    --- > Obs.2: O SUCESSOR daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança

     

  • GABARITO LETRA D 

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    ===============================================================

     

    ARTIGO 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

     

    I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;
     


ID
583399
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

As alterações realizadas na Lei nº 14.081, de 26 de fevereiro de 2002, reestruturaram o IPASGO e ainda instituíram o Plano de Assistência a Saúde IPASGO SAÚDE, em relação aos quais podemos afirmar atualmente que:

Alternativas

ID
583402
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em caso de convênio do IPASGO SAÚDE com a União, os outros Estados e os Municípios, bem como com as respectivas entidades da administração indireta, para prestação de assistência à saúde de seus servidores ou empregados públicos, a Lei 14.081/2002 estabelece que:

Alternativas

ID
583405
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise os itens abaixo acerca do IPASGO SAÚDE na Lei 14.081/2002 e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I Os detentores de mandato eletivo podem ser inscritos como usuários titulares do IPASGO SAÚDE, para efeito de assistência à saúde, independentemente do regime jurídico de trabalho, durante e após o exercício do respectivo mandato.
II As fontes de custeio para concessão dos benefícios e serviços que integram o sistema são proporcionadas pelas contribuições dos segurados previstas na Lei 14.081/2002.
III Perde a condição de usuário titular do IPASGO SAÚDE aquele que, por qualquer forma, perder a condição de servidor público.

Alternativas

ID
583408
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Marque a alternativa que se relacione corretamente à situação dos dependentes nos casos de morte do segurado titular do IPASGO SAÚDE, em conformidade com a Lei 14.081/2002.

Alternativas

ID
583411
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O(s) item(s) que apresenta(m) as pessoas que o usuário titular não poderá inscrever como seus dependentes, para fins dos efeitos previstos na Lei 14.081/2002, é:

I – os filhos definitivamente inválidos ou incapazes maiores de 18 (dezoito) anos, desde que a invalidez ou a incapacidade tenha ocorrido até o implemento da maioridade.
II – os filhos solteiros que até 23 (vinte e três) anos estejam comprovadamente matriculados em curso de graduação de escola superior de ensino.
III – o enteado solteiro de qualquer condição, menor de 18 (dezoito) anos que esteja sob a guarda do usuário titular.
IV – qualquer parente em linha reta, os parentes em linha colateral até o quarto grau e o genro, a nora, cunhado (a) e sogro (a) do usuário titular.

Alternativas

ID
583414
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Aponte a alternativa que corresponde às disposições contidas na Lei 14.081/2002 e no Decreto 5.592/2002:

Alternativas

ID
583417
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à perda da qualidade de dependente pelos componentes do grupo familiar, aponte a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
583420
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei 14.081/2002 prescreve que os serviços são disponibilizados pelo IPASGO SAÚDE aos titulares e dependentes, observados a prévia inscrição e os períodos de carência. Qual o período de carência previsto para os procedimentos odontológicos?

Alternativas

ID
583423
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em conformidade com as disposições previstas na Lei 14.081/2002, o que se entende por base de cálculo de contribuição do segurado?

Alternativas

ID
583426
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
583429
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta uma cobertura não correspondente às disposições previstas no Decreto 5.592/2002 relativas ao Plano de Assistência Ambulatorial.

Alternativas

ID
583432
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere ao Plano de Assistência Hospitalar, o Decreto 5.592/2002 estabelece que:

Alternativas

ID
583435
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

À luz do Decreto 5.592/2002, aponte a alternativa incorreta relacionada ao reembolso e ao custo operacional:

Alternativas

ID
583438
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Durante o período de carência previsto na Lei 14.081/2002, são garantidos aos usuários do IPASGO SAÚDE os atendimentos odontológicos de emergência, com a seguinte cobertura:

Alternativas

ID
583441
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Decreto 5.592/2002 ficam excluídos da cobertura do IPASGO SAÚDE os serviços abaixo relacionados, exceto:

Alternativas

ID
583444
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) foi estabelecido como um mecanismo de controle técnico e financeiro para regular as ações e os serviços de saúde em todo o território nacional, sob competência do Sistema Único de Saúde (SUS) e em cooperação com os estados, Distrito Federal e municípios. Quando foi instituído o SNA?

Alternativas
Comentários
  • Que questão fulera!!! Perguntar data em prova de concurso??? É pra acabar com o pequi de Goiás mesmo, sô!!! kkkkkkk

  • Gabarito C.

    No Art. 6 desta Lei fica instituído no âmbito do Ministério da Saúde o Sistema Nacional de Auditoria.

  • Sistema Nacional de Auditoria do SUS é um sistema de controle de gestão do Sistema Único de Saúde no Brasil integrando os níveis Federal, Estadual e Municipal . Foi instituído pelo artigo 6º da Lei 8.689, de 27 de julho de 1993 e regulamentado pelo Decreto n.º 1.651/95.


ID
583447
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a atividade médica do auditor com a resolução n.º 1.614/2001. Escolha a alternativa incorreta em relação à atividade do médico auditor:

Alternativas

ID
583450
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O prontuário é o registro de toda a assistência prestada ao paciente pelo médico assistente, o qual fornece todas as informações sobre seu tratamento. O prontuário médico pertence a quem?

Alternativas
Comentários
  • Copiado do site do CFM:

    Apesar do termo ”prontuário médico”, este documento é de propriedade do paciente, que tem total direito de acesso e pode solicitar cópia. Ao médico e ao estabelecimento de saúde cabe sua a elaboração e a guarda.


ID
583453
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Sistema Nacional de Auditoria se reveste de atividades específicas, suplementando outras instâncias de controle e subsidiando o processo de planejamento das ações de saúde, sua execução, gerência técnica e avaliação qualitativa dos resultados obtidos. O cumprimento de suas finalidades farseá através do desenvolvimento de atividades de auditoria analítica e operativa, objetivando as seguintes ações, exceto:

Alternativas

ID
583456
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Sistema Nacional de Auditoria é integrado por uma Comissão Corregedora Tripartite, composta pela direção nacional do SUS, representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais da Saúde. Qual das seguintes competências abaixo, para atividades de auditoria, não cabe em nível de governo municipal?

Alternativas

ID
583459
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A glosa total, referente à prestação de serviços assistenciais ao Sistema Único de Saúde – SUS, somente deve ser efetuada em situações onde a equipe de auditoria já esgotou todas as providências no sentido de comprovar a realização do procedimento que está sendo auditado. O não cumprimento das normas administrativas do SUS por parte do prestador nem sempre caracteriza a não realização do ato médico/procedimento que está sendo cobrado. Em qual dos seguintes casos abaixo a glosa deve ser total?

Alternativas
Comentários
  • Glosa Total: Atos profissionais realizados simultaneamente no mesmo hospital ou em hospitais diferentes pelo mesmo profissional. (Resolução CFM nº 1.363 de 03/1993-Art.1,inciso IV. Lei nº 8.429 de 06/1992 Art. 5.) 

    Glosa Parcial: Procedimento cobrado difere do tratamento realizado (Código de Ética Médica -  Decreto Lei n 2848/40-Código Penal - Art.171.) -  (Mudança do procedimento – glosar diferença entre o procedimento pago e o realizado).

    Glosa Parcial: Emissão de AIH para tratamento realizado em regime ambulatorial (Manual do SIH - versão 04/07/2003) (glosa diferença entre o valor recebido e o efetivamente devido de acordo com Tabela do SIA).

    Glosa Parcial: Internação para investigação diagnóstica. (Manual do SIH - versão 04/07/2003 PT/SAS/MS/ nº304 de 08/2001) 

    (mudar para primeiro atendimento).




ID
583462
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As auditorias referentes à prestação de serviços assistenciais ao Sistema Único de Saúde – SUS serão realizadas assegurandose ao auditado amplo direito de apresentar defesa por escrito. Qual o prazo para apresentação da mesma, contado da data do recebimento do comunicado do órgão de auditoria do Departamento de Auditoria do SUS – DENASUS (exceto pessoa jurídica de direito público ou órgão da administração direta ou indireta)?

Alternativas

ID
583465
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quando forem detectadas irregularidades ou distorções em unidades assistenciais próprias, a Superintendência de Controle e Avaliação Técnica de Saúde promoverá as medidas saneadoras, em consonância com a legislação em vigor, buscando a apuração de responsabilidades. A aplicação das penalidades deverá ser acordo com o grau determinado da distorção. Qual das alternativas abaixo apresenta uma distorção grave ou de 3º grau?

Alternativas

ID
583468
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Auditoria pode ser classificada como Contábil, de Gestão, Operativa entre outras. Em relação à Auditoria Operativa, escolha a alternativa que não apresenta uma de suas características:

Alternativas

ID
583471
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Código de Ética Médica descreve que é vedado ao médico, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O art. 73 do Código de Ética Médica diz: É vedado ao médico. "Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente". O examinador substituiu a expressão do texto legal sublinhada por "falecimento do paciente", tornando-a, desse modo, falsa.

    GABARITO: A

  • GAB: A

     

    Mesmo se o paciente falecer, o médico continua proibido de divulgar informações.

     

    Capítulo IX

    SIGILO PROFISSIONAL

    É vedado ao médico:

     

    Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente. 


    Parágrafo único. Permanece essa proibição: a) mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido; b) quando de seu depoimento como testemunha. Nessa hipótese, o médico comparecerá perante a autoridade e declarará seu impedimento; c) na investigação de suspeita de crime, o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal.


ID
583474
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sopro cardiovascular é uma série de vibrações auditivas mais prolongadas que um ruído e caracterizadas de acordo com intensidade, freqüência, configuração, qualidade de duração e direção de radiação no ciclo cardíaco. De posse dessas informações, escolha a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
583477
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Portadores de insuficiência cardíaca congestiva que realizam o teste de função pulmonar apresentam as seguintes alterações, exceto:

Alternativas

ID
583480
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito (DAVD), é correto afirmar:

Alternativas

ID
583483
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os inibidores da glicoproteína (GP) IIb/IIIa são importantes antiplaquetários usados na síndrome coronariana aguda. Escolha a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O abciximab não é propriamente um anticorpo monoclonal, mas um derivado do anticorpo monoclonal m7E3 de origem murina. Todos os inibidores da GPII B /IIIa têm vida curta (2h).


ID
583486
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às alterações eletrocardiográficas dos pacientes com pericardite aguda, qual das alternativas abaixo está incorreta?

Alternativas