-
Segundo esse site: http://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/arquivologia-e-procedimentos-administrativos.pdf Está tudo certo.
Porém, se fosse para chutar qual estaria errada, eu chutaria na IV. Acho que deve-se usar caneta mesmo.
-
Alguém sabe onde está o erro?
-
Pelo que li, o único item errado seria o VI. Os demais estão corretos.
-
ACHO QUE ESTÁ ERRADA A II, QUANDO MENCIONA PANO UMIDO
-
banca chata.. esses achismos ninguem estuda, tem ser vidente alem de concurseiro
-
Pelo que eu li, deve ser usado lápis mesmo, então a IV está certa. A meu ver, a errada é a II porque a limpeza tem que ser a seco mesmo, então o uso de panos úmidos não é recomendado
-
Amigos,
As assertivas I a V estão corretas. Portanto, o erro da VI está em dizer que que na restauração de documentos existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística...
Só para lembrar:
Restauração de Documentos -> recupera um documento desgastado.
Métodos de restauração: Banho de gelatina / Tecido / Silking / Laminação (com prensa ou manual) / Encapsulação.
Bons estudos!
-
Documentos Gráficos: •
evitar guardar materiais em locais onde haja variação de umidade e calor; • evitar o uso de clipes de metal e grampos, principalmente em documentos de guarda permanente (Indica-se substituir por clipes de plástico ou folhas de papel almaço sem pauta tipo alcalino); • evitar o uso de colas e fitas adesivas (durex , entre outras); • proceder à limpeza de estantes e arquivos de aço com aspirador de pó e panos úmidos. Já os documentos gráficos podem ser higienizados com uma trincha de pêlo macio; • nunca usar saliva ao pesquisar um documento; • quando for necessário fazer uma anotação, usar lápis de grafite macio tipo 6B.
Fonte: http://bu.furb.br/CMU/orientacoesPreservacaoConservacaoDocumentos.pdf
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA – Prof. Élvis Corrêa Miranda
Colas e fitas adesivas também de vem ser evi ta das, por provocar manchas irr eversíveis no do cumento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existe m cola s e fitas adesivas com qualidade arquivística (se m acidez) adequa das a esta tarefa
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/24090931/arquivologia--gestao-documental-e-de-arquivos-para-concursos-publicos
-
Acredito que o pessoal aqui no comentários estão confundindo ao atribuir o erro a VI.
A VI está correta, de acordo com o material:
https://www.passeidireto.com/arquivo/24090931/arquivologia--gestao-documental-e-de-arquivos-para-concursos-publicos
(Sim, existem colas e fitas de pH neutro)
Portanto, ao meu ver, o erro está na I ao afirmar que deve-se evitar a entrada de luz. Na verdade, a luz solar direta deve ser evitada, pois esta amarela os papéis. Mas não é o caso de tornar o arquivo um lugar 100% escuro como uma caverna, como diz a questão.
II, III ,IV, V e VI estão corretas.
-
Primeiro, o item II tá corretíssimo! Deve-se utilizar lápis.
Sobre o item VI ...
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa.
RESTAURAÇÃO
OBJETIVO - Recuperar o documento degradado, reaver seus estado físico e suas informações.
ATUAÇÃO - Intervenções diretas no documento alterando sua estrutura.
Materiais utilizados na restauração de documentos
A disseminação da herança cultural dos povos depende da preservação de seus documentos. É papel de todos buscarem a sobrevivência física e material desses objetos, por meio de políticas simples de preservação. No entanto, devido a fatores externos como luminosidade, temperatura, umidade, poluição atmosférica, e até mesmo o uso, faz-se necessário a intervenção de profissionais de conservação e restauração para tomar medidas que busquem prolongar permanência da informação.
Para a realização do restauro em documentos, tais como livros, mapas, pinturas, mobiliário, esculturas e etc, utilizam-se, entre outros, os materiais relacionados a seguir:
Bisturi
Caneta medidora de pH
Cantoneiras para fotografias (framers corners ou photo corners)
Cola de metilcelulose - é uma substância neutra, em pó, solúvel em água, totalmente transparente, não amarela. Utilizada não apenas colar como, também, descolar. Por sua característica sintética, possui a vantagem de não atrair fungos e insetos, os quais destroem o papel, outra característica é não produz manchas. Pode ser encontradas em farmácias de manipulação, lojas de materiais ou de artigos de festa e em lojas de produtos para confeitaria.
Conservador de couro (Fredelka, leather preservative/restorer)
Document repair tape
Espátula de osso
Espátula lecron
Espátula para pigmento
Espátula térmica
Estilete
Filme poliéster cristal
Filmoplast P 90 Tape
Fita lineco (cotton cloth tape) - forte e flexível, fita 100% algodão, que serve tanto para reparos quanto para pregar materiais em suportes. Para colar com ferro quente. Não encolhe ou escorrega sob forte pressão. Uma vez aplicado, o adesivo torna-se permanentemente grudado, podendo entretanto ser retirado colocando-se calor novamente na fita (o adesivo pode ser removido ou dissolvido com mineral spirit).
Lupa
....
Resolvi não explicar tudo [apenas cola e fita]. Então, com isso descarto a o item VI como 'errado'.
-
Sobre o item II
II - A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão.
As práticas de conservação de documentos arquivísticos
Documentos de arquivo se caracterizam por terem sido produzidos e/ou recebidos por instituições ou por pessoa física que, no desenvolvimento de suas atividades, constituem provas ou informações; são de caráter orgânico e refletem os atos estabelecidos durante as funções exercidas. O documento de arquivo, para ser preservado, “depende dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico”, tal como consta na p. 6 das Recomendações para a Produção e Armazenamento de Documentos de Arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos. Dessa forma, a vida útil do documento é ampliada e as informações nele contidas são protegidas de possíveis danos.
A conservação de documentos arquivísticos segue algumas etapas:
1º Higienização: é considerada a primeira delas. Antes, contudo, deve ser feito um levantamento de quais materiais poderão ser utilizados para que a limpeza possa ser efetuada sem causar danos ao material. Esta etapa visa a limpar e a remover as sujidades encontradas em um suporte documental. Ela pode ser mecânica, com a utilização de pincéis, flanelas, aspirador de pó, bisturi, pinça, espátula, cotonetes, borracha de vinil, luvas, máscaras, papel mata-borrão, pesos, cola metilcelulose, etc. Já a limpeza química tem por finalidade a remoção de colas, etiquetas, fitas adesivas, grampos, clipes; aqui são utilizados solventes, que devem ser manipulados cuidadosamente. Se o suporte estiver frágil essa etapa não poderá se realizar, pois o documento pode vir a se fragmentar;
2º Estabilização
3º Acondicionamento
4º Área de armazenamento
5º Plano de Emergência
6º Manuseio e deslocamento dos documentos.
Bom, espero que tenha dado para notar o erro do item II :)
-
I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos. ( CERTO)
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão. (ERRADA, POIS NAO DEVEMOS LIMPAR O AMBIENTE COM AGUA, POIS ESTA AO SECAR, ELEVA A UMIDADE RELATIVA DO AR, FAVORECENDO A PROLIFERAÇAO DE COLONIAS DE FUNGOS. E RECOMENDADO O USO DE ASPIRADOR.)
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos. CERTO
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis.CERTO
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos. CERTO
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa. CERTO
-
Os comentários estão muito no achismo. Boa parte da questão pode ser respondida com o material do Estratégia do prof. Ronaldo Fonseca que vou reproduzir aqui:
I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos. [correta]
Eu marcaria errada, porque não se pode afirmar que deve-se evitar a entrada de luz, isso pode ser verdade com relação à luz natural. Mas artificial deve ter um pouco. Um pouco de luz é normal para que o ambiente não vire uma caverna. Mas como tem uma que está muito errada e essa está menos errada. Pode-se considerar como correta.
"Luz -> não deve haver luz do dia na área de armazenamento, pois acelera o desaparecimento das tintas e enfraquece o papel. Mesmo a luz artificial deve ser usada com cautela (mas deve ser usada, afinal, arquivos não são cavernas ;)" (Estratégia Concursos)
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão. [errado]
A limpeza deve ser feita a seco sim. Quanto ao pano úmido é bom evitar, pois a umidade pode danificar os documentos.
"i) Não devemos limpar o ambiente com água, pois esta, ao secar, eleva a umidade relativa do ar, favorecendo a proliferação de colônias de fungos.
ii) Na higienização do ambiente, é recomendado o uso de aspirador." (Estratégia Concursos)
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos. [correto]
Sem maiores delongas, existe essa recomendação sim.
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis. [correto]
"Tintas: Mancham os documentos. Até mesmo a tinta da caneta é prejudicial. Portanto, é indicado que se use lápis para quaisquer marcações nos documentos. Já para assinaturas, que não podem ser a lápis por questões de segurança, é recomendado o uso de canetas tinteiro. A caneta esferográfica (estilo BIC) não é recomendada." (Estratégia Concursos)
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos.
"Objetos metálicos: como clipes, grampos e colchetes. Com o tempo, enferrujam e vão oxidar os documentos. O ideal é que se use similares de plástico, quando possível." (Estratégia Concursos)
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa. [correto]
Não encontrei no documento, mas outros colegas já falaram.
Espero ter ajudado. Avante!
-
Essa eh a primeira vez que eu vejo essa putaria de colá e fita adesiva sem ácido....
-
Único errado é a 1 pois luz não deve ser evitada, deve haver luz mas em relatividade adequada ao ambiente de arquivo.
-
ALTERNATIVA (B)
-
cada comentário é uma respota diferente, fica complicado. Essa banca não colabora msm
-
A I está incorreta. Não se deve evitar a entrada de luz, até porque isso é impossível. Em vários momentos, como no acesso ao arquivo, vai haver luz, ninguém pode trabalhar, pesquisar no escuro. A indicação é a seguinte:
- Evitar a luz natural onde funcionar o arquivo, pois ela prejudica o suporte. Até mesmo a luz artificial deve ser moderada. Proteger os documentos e suas embalagens da incidência da luz direta do sol por meio de filtros, persianas, cortinas. Reduzir ao máximo a radiação UV emitida por lâmpadas fluorescentes aplicando filtros bloqueadores aos tubos ou às luminárias.
A alternativa II está correta:
Limpeza do assoalho: Não utilizar água, nem mesmo no piso. A limpeza deve ser feita com pano umedecido e aspiradores.
O pano nunca deve estar molhado, APENAS UMEDECIDO. É necessário também lavá-lo sempre que ficar totalmente sujo.
>>> Mais indicações pra preservação e conservação dos docs:
- Não umedecer os dedos com saliva ou qualquer outro líquido.
- Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepe ou cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento do volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez e provocam manchas irreversíveis no local de aplicação.
- Fazer anotações e observaçõs somente a lápis.
- Não usar objetos metálicos como clipes ou grampos. Os clipes devem ser de plástico e o local de contato com o documento deve estar protegico com um pequeno pedaço de papel.
Fonte: Marilena, Mayko...
-
Ao contrário de todos, o único item que achei errado foi o III:
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos.
Evitar sim o uso de saliva, e o correto é utilizar o umedecedor de dedos.
-
@ Salarrudne Júnior, concordo com vc. A meu ver o item III é que está errado:
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão. CORRETA
"proceder à limpeza de estantes e arquivos de aço com aspirador de pó e panos úmidos."
"Também pode-se utilizar um pano umedecido e bem torcido para a limpeza destes ambientes, tendo cuidado para não derramar e nem respingar água ou produtos de limpeza nos documentos e objetos de trabalho."
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos. INCORRETA
PROIBIDA a utilização de saliva. Se necessário utilizar umedecedor de dedos.
"Ao folhear um documento/livro virar pela parte superior da folha ou usar umedecedor de dedos, nunca use a saliva. Adotando este procedimento serão evitados danos a sua saúde caso existam resíduos ambientais e químicos nas folhas e, evitam-se danos aos documentos, pois a acidez da saliva provoca o aparecimento de microorganismos nos papéis."
http://www.apers.rs.gov.br/arquivos/1338400284.Orientacoes_preservacao_de_documentos__SIARQ_RS.pdf
http://bu.furb.br/CMU/orientacoesPreservacaoConservacaoDocumentos.pdf
-
A única errada é a assertiva que fala do lápis. Lápis não deve ser usado.
-
Fiquei na dúvida dos "panos úmidos", mas acabei marcando que todas estavam corretas!
-
Tenho dúvidas em relação a II e a IV.
INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR.
-
LETRA B
-
Já vi que o aspirador de pó NÃO DEVE EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizado na limpeza do ambiente, aí o camarada vem e se depara com uma questão dessa... ô loco
INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO INDIGNADO
-
André, lápis pode ser usado sim!!!!!!!!!
-
Essas questões cujo resultado computa os acertos e os erros podem parecer ruins, mas a dica é fazer item a item, com calma, grifando as dúvidas para que essas mesmas dúvidas não gerem pânico, ok?
I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos. Certa.
A água e o fogo, em qualquer medida, são permanentemente danosos aos documentos, independente de qual suporte estejamos falando. Já a luz, se não controlada, danifica os suportes documentais ao longo do tempo, seja artificial ou natural.
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão. Errada.
A limpeza a seco implica que a água não seja utilizada, portanto, a utilização de panos úmidos, seja nas estantes ou no chão, não é recomendada. A água evapora e se adere às superfícies do suporte, causando o aparecimento de fungos, por exemplo.
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos. Certa.
Tanto a saliva quanto o umedecedor possuem umidade, o que pode degradar o documento com o passar do tempo e do uso.
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis. Certa.
A única intervenção desse tipo permitida no documento, e ainda assim pelas pessoas responsáveis, é a inserção do código de classificação, à lápis, no canto superior direito do documento.
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Certa.
Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos. Certa.
O metal oxida e deteriora o suporte.
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa. Certa.
Além da acidez, o material orgânico que compõe as colas serve de alimento para insetos, o que pode gerar um problema ainda maior durante a preservação desses documentos.
Conarq (Brasil). Recomendações para a Construção de Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Gabarito do Professor: B
-
não pode usar lápis para fazer anotações nos documentos!!!!!!!,IV é a única alternativa errada
-
Essas questões cujo resultado computa os acertos e os erros podem parecer ruins, mas a dica é fazer item a item, com calma, grifando as dúvidas para que essas mesmas dúvidas não gerem pânico, ok?
I. Deve-se evitar a entrada de água, fogo ou luz no ambiente de arquivo, pois esses elementos tendem a danificar os documentos. Certa.
A água e o fogo, em qualquer medida, são permanentemente danosos aos documentos, independente de qual suporte estejamos falando. Já a luz, se não controlada, danifica os suportes documentais ao longo do tempo, seja artificial ou natural.
II. A limpeza do ambiente, sempre que possível, deve ser feita a seco (aspirador de pó) ou com a utilização de panos úmidos nas estantes e no chão. Errada.
A limpeza a seco implica que a água não seja utilizada, portanto, a utilização de panos úmidos, seja nas estantes ou no chão, não é recomendada. A água evapora e se adere às superfícies do suporte, causando o aparecimento de fungos, por exemplo.
III. Deve-se evitar a utilização de saliva ou umedecedor de dedos ao passar as páginas dos documentos. Certa.
Tanto a saliva quanto o umedecedor possuem umidade, o que pode degradar o documento com o passar do tempo e do uso.
IV. Ao fazer anotações nos documentos, como o código de classificação, por exemplo, deve-se utilizar lápis. Certa.
A única intervenção desse tipo permitida no documento, e ainda assim pelas pessoas responsáveis, é a inserção do código de classificação, à lápis, no canto superior direito do documento.
V. Os objetos metálicos, como clipes, grampos e colchetes, devem ser evitados por provocar a oxidação do papel. Certa.
Quando necessária a juntada de folhas para formar um processo ou documento, é indicada a utilização de clipes ou colchetes plásticos. Certa. O metal oxida e deteriora o suporte.
VI. Colas e fitas adesivas também devem ser evitadas, por provocar manchas irreversíveis no documento, produto de sua alta acidez. Na restauração de documentos, existem colas e fitas adesivas com qualidade arquivística (sem acidez) adequadas a essa tarefa. Certa.
Além da acidez, o material orgânico que compõe as colas serve de alimento para insetos, o que pode gerar um problema ainda maior durante a preservação desses documentos.
Conarq (Brasil). Recomendações para a Construção de Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Gabarito do Professor: B
fonte: prof. Serenna