- ID
- 2700277
- Banca
- UEM
- Órgão
- UEM
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Sobre a psicologia hospitalar no Brasil, considere as proposições abaixo.
I) De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o psicólogo especialista em psicologia hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde.
II) Para que possamos entender o surgimento e a consolidação do termo “psicologia hospitalar” em nosso país, é importante ressaltar que as políticas de saúde no Brasil são centradas no hospital desde a década de 1940, em um modelo que prioriza as ações de saúde via atenção secundária (modelo clínico/assistencialista) e que deixa em segundo plano as ações ligadas à saúde coletiva (modelo sanitarista).
III) No século XX, o hospital passou a ser o símbolo máximo de atendimento em saúde, ideia que, de alguma maneira, persiste até hoje. Muito provavelmente, essa é a razão pela qual, no Brasil, o trabalho da psicologia no contexto hospitalar recebe uma denominação específica (“psicologia hospitalar”), e não “psicologia da saúde”.
Após análise das proposições acima, assinale a
alternativa correta.
Analise as funções abaixo.
I) Função de coordenação: relativa às atividades com os funcionários, manejo das equipes de trabalho e planejamento de programas hospitalares.
II) Função de ajuda à adaptação: o psicólogo intervém na qualidade do processo de acolhimento e recuperação do paciente internado.
III) Função de interconsulta: o psicólogo atua como consultor, ajudando outros profissionais.
IV) Função de enlace: intervenção através do delineamento e execução de planos terapêuticos junto com outros profissionais.
V) Função assistencial direta: o psicólogo atua diretamente com o paciente.
Após análise das funções acima, assinale a alternativa
correta.
Analise as proposições abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) A entrevista inicial é um importante instrumento de trabalho para o psicólogo e, por meio dela, objetiva-se levantar informações do histórico pessoal de vida do paciente, queixa principal e histórico da doença, dados da história fisiológica e patológica pregressa, dados da história familiar e pessoal e outras informações consideradas relevantes para compreensão da situação.
( ) Não é recomendada a realização de avaliação psicológica no contexto hospitalar e em serviços de urgência e emergência, tendo em vista que a brevidade das intervenções impede que sejam realizados procedimentos psicologicamente avaliativos.
( ) Em situações de urgência ou emergência, o profissional muitas vezes tem apenas um encontro com o indivíduo, quando muito algumas horas, nas quais precisa organizar, avaliar e dar a devolutiva sobre a condição emocional daquele paciente para aquela situação.
( ) A avaliação psicológica, muitas vezes, serve
para apresentar à equipe as prováveis
manifestações subjetivas e comportamentais
que uma pessoa poderá ter no momento
pós-cirúrgico e para que a equipe possa
organizar uma estratégia de trabalho
posterior.
Sobre o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I) É um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a função cognitiva, por ser rápido (em torno de 10 minutos) e de fácil aplicação.
II) Deve ser utilizado como instrumento de rastreamento, não substituindo uma avaliação mais detalhada, pois, apesar de avaliar vários domínios (orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho), não serve como teste diagnóstico.
III) Não serve como teste diagnóstico, mas sim para indicar funções que precisam ser investigadas.
Na atenção hospitalar, são parâmetros de adesão à PNH:
I) Garantia de visita aberta por meio da presença do acompanhante e de sua rede social, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e as peculiaridades das necessidades do acompanhante.
II) Existência de mecanismos de desospitalização, visando a alternativas às práticas hospitalares, como as de cuidados domiciliares.
III) Ouvidoria em funcionamento.
IV) Existência de Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido e/ou implantado.
Avalie as tendências citadas abaixo e escolha aquelas que estão em conformidade com a proposta de clínica ampliada.
I) Assumir um compromisso radical com o sujeito doente, visto de modo singular.
II) Assumir uma relação de co-responsabilidade sobre os usuários dos serviços de saúde.
III) Buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de intersetorialidade.
IV) Ser um instrumento para que os trabalhadores e gestores de saúde possam desenvolver as especificidades de seus saberes e práticas de modo fragmentado.
O ________ é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente, é dedicado a situações mais ________. No fundo é uma variação da discussão de “caso clínico”. Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação ________ da equipe, valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação no tratamento dos usuários. Portanto é uma reunião de toda a equipe, em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para a definição de propostas e de ações.
Verifique qual das alternativas abaixo permite o preenchimento correto das sentenças acima.
Sobre elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo (Resolução CFP n.º 007/2003) e sobre a elaboração de registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos (Resolução CFP n.º 001/2009), julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Declaração, Atestado psicológico, Relatório/ Laudo psicológico e Parecer psicológico são, necessariamente, documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica.
( ) O registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, apesar de ser valioso para o psicólogo, para quem recebe atendimento, para as instituições envolvidas, para acúmulo do conhecimento científico e à pesquisa, não é obrigatório.
( ) Quando em serviço multiprofissional, o registro deve ser realizado em prontuário único.
( ) O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
Julgue como verdadeiros (V) ou falsos (F) os fatores que podem constituir-se em fatores agravantes (fatores de risco) para a manifestação de problemas de saúde mental.
( ) Resistência ao tratamento e/ou refratariedade: é a não resposta efetiva a diversos tratamentos administrados de maneira adequada, por não aderência, por permanência dos sintomas ou por evidência de fracasso nos tratamentos psiquiátricos anteriores.
( ) Recorrência ou Recaída: é o retorno da atividade de uma doença após um período de pelo menos 02 meses em que houve remissão (desaparecimento) completa dos sintomas. Pode ser uma manifestação clínica ou laboratorial. Um 1.º episódio é considerado único, episódios subsequentes são "recorrentes" ou “recidivantes”.
( ) Precariedade de suporte social: quando não há pessoas de sua comunidade disponíveis para prestar alguma assistência, supervisão, monitoramento ou encaminhamento para tratamento. Precariedade de suporte familiar: quando não há familiares disponíveis para prestar alguma assistência, supervisão, monitoramento ou encaminhamento para tratamento.
( ) Autor ou vítima de violência: pessoa que sofreu ou cometeu ato de violência física contra si, contra terceiros ou contra objetos (patrimônio).