SóProvas



Prova UEM - 2018 - UEM - Psicólogo I


ID
2700277
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.069/1990

    Art. 120 – O regime de semiliberdade pode ser determinado desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades externas, independentemente de autorização judicial;

    a) poderá ser aplicada sempre que houver prova da materialidade e indícios suficientes da autoria (Art. 114, § único);

    b) havendo manifesta impossibilidade, a medida poderá ser substituída por outra adequada (Art. 161, §único);

    c) tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses (Art. 117);

    d) é fixada pelo prazo mínimo de 6 meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor (Art. 118, §2º);

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E


ID
2700280
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o artigo 191 do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre as alternativas apresentadas, qual dará início ao procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não governamental?

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 191 – O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
2708761
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para nos elucidar didaticamente sobre o desenvolvimento da Psicologia dentro do campo do trabalho, Sampaio (1998) expõe uma proposta de compreensão para tal evolução em três possibilidades, às quais ele chamou de “faces”. Quais as denominações utilizadas pelo autor dessas “faces”?

Alternativas
Comentários
  • Pode-se caracterizar a psicologia do trabalho e das organizações em uma perspectiva evolutiva em que cada face se agrega às demais (Sampaio, 1995, 1998; Silva, 1992). A primeira face seria a de uma psicologia aplicada ao trabalho, preocupada com a busca da eficiência e a aplicação dos conhecimentos psicológicos à lógica da produção industrial e da racionalidade instrumental. Seu foco estaria no desenvolvimento de medidas psicológicas e ergonômicas para oferecer condições apropriadas de trabalho que evitem problemas de maladaptação com repercussões na saúde e qualidade de vida do trabalhador.

    A segunda face emergiu quando a estrutura das organizações se tornou um ponto importante na compreensão do comportamento humano no trabalho e, portanto, os olhares se voltaram para analisar as contribuições da psicologia. A valorização do comportamento humano no trabalho também teve um papel decisivo no aparecimento desta segunda face, a da psicologia das organizações, quando ajudou a demarcar a temática de comportamento organizacional. Desenvolvimento organizacional e gerencial e mudanças organizacionais passaram a ocupar um lugar de destaque.

    A terceira face coincide com a abordagem do trabalho como um fenômeno psicossocial não circunscrito somente às organizações de trabalho. Esta face também adota uma postura crítica em relação à psicologia organizacional, vendo-a como amortecedora das contradições da divisão do trabalho arrefecidas pelo processo de industrialização e do empobrecimento das tarefas (Chanlat, 1993). A eficácia, o desempenho e a produtividade se tornam alvo de críticas. Assume-se uma postura menos prescritiva sobre qual seria o melhor ser humano, o melhor trabalho e o melhor resultado, e passa-se a descrever como é o trabalho, como este se insere no mundo do trabalho, como produz e em que condições. Por essas razões, compreender em profundidade a complexidade que cerca o modo como o indivíduo trabalha se tornou imperativo. Os significados e sentidos do trabalho adquirem importância: por que se trabalha, como se trabalha e para quem se trabalha. A organização é pensada como uma modalidade de inserção da pessoa no mundo do trabalho. Vertentes teóricas diversificadas se aproximam do tema trabalho e fundamentam o estudo deste objeto. A psicanálise, a psicodinâmica do trabalho e as correntes teóricas que discutem a qualidade de vida no trabalho, o bem estar e a saúde foram as mais frequentemente utilizadas como quadros de referências para estes estudos.

  • nunca ouvi falar de psicologia industrial "/

ID
2708764
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o objetivo de criar uma rede integrada de profissionais, estudantes e interessados, surge, no Brasil, em 2001, a Associação (ou Sociedade) Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). O que a criação desse órgão em cenário nacional não possibilitou à respectiva área?

Alternativas

ID
2708767
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, segundo Zannelli et al (2004), a Psicologia aplicada ao trabalho surgiu associada a tentativas de racionalização e à procura de um caráter científico e inovador dos processos produtivos. Considerando a passagem acima, qual das alternativas está correta?

Alternativas
Comentários
  • O mercado de trabalho nunca deixou de demandar a atuação desse profissional de Psicologia. 


ID
2708770
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pensar “estilo” de atuação frente ao ambiente laboral tem sido algo que tem ganhado campo dentro das teorias organizacionais, a fim de superar a denominação “perfil” profissional. Perfil denota enquadrar o profissional em uma classificação da qual ele dificilmente será desvinculado. Por sua vez, estilos remetem a algo mais dinâmico, vinculando atitudes e comportamentos pessoais com o contexto de determinado momento. Acerca desse assunto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2708773
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando se aborda liderança dentro do ambiente de trabalho, é inevitável considerar o papel do líder frente à mediação de conflitos interpessoais. Sobre essa característica vinculada à liderança, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O que há de incorreto na letra C ? 

  • Camila, os conflitos podem fazer parte de um ambiente laboral saúdavel.


ID
2708776
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pessoas dificilmente possuem objetivos e interesses idênticos, e essas diferenças produzem conflitos no contexto laboral. Há vários estilos para administrar conflitos, desde a satisfação do próprio desejo (assertividade), até a satisfação do interesse do outro (cooperação). Sobre tais aspectos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Acordo - uma posição intermediária entre assertividade e cooperação. O indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. Ele abre mão de alguma coisa, desde que em contrapartida receba algo em troca que seja de seu interesse. O acordo significa trocar concessões, ou então procurar por uma rápida solução de meio termo; (D)

    Vejamos as demais estratégias de negociação para gerenciar conflitos segundo Thomas & Kilmann:

    Competição - atitude assertiva e não cooperativa, onde os indivíduos procuram atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses da outra pessoa. É um estilo agressivo e antagônico onde o indivíduo faz uso do poder para vencer; (C)

    Acomodação -  atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, sendo o oposto da competição, onde a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte; (B)

    Evitação - atitude inassertiva e não cooperativa, onde a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses, nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo coloca-se diplomaticamente à margem do conflito; (A)

    Colaboração - atitude tanto assertiva quanto cooperativa, onde busca-se identificar as necessidades e interesses dos dois lados e encontrar uma solução satisfatória para todos os envolvidos. (E)

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D


ID
2708779
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentro do contexto organizacional pautado por produtividade, processos de mudança e excelência, que visam a melhorar o posicionamento competitivo da empresa no mercado, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhado espaço e valor intrínseco às práticas de competitividade concomitantes ao bem-estar. Nesse sentido, é possível considerar que:

Alternativas

ID
2708782
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser entendida como uma gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas. Dessa forma, é possível afirmar que podemos analisar a QVT sob diferentes enfoques (democrático, gerencial, sindical e humanista). Qual das alternativas não corresponde a um enfoque verdadeiro?

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra comentar?


ID
2708785
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A melhora da produtividade não pode ser discutida sem o reconhecimento de que o conceito de produtividade vai além da ideia de boa produção ou eficiência no trabalho. Produtividade é um conceito que encontra raízes no dinamismo humano, o que traz – intimamente relacionada – a melhoria da qualidade de vida de cada pessoa no trabalho. Dessa forma, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2708788
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem várias teorias que explicam a motivação, cada uma com suas peculiaridades e formas de entender o homem. Quais autores abaixo se destacaram em relação às teorias motivacionais aplicadas ao contexto do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • Para compreender o conceito de motivação, Archer (1997) apresenta uma contribuição importante ao descrever a diferença entre motivadores e fatores de satisfação. Para ele um motivador nada mais é que um motivo – uma necessidade, por outro lado um fator de motivação é alguma coisa que satisfaz uma necessidade. Normalmente as pessoas confundem aquilo que satisfaz uma necessidade humana (fator de satisfação), com a própria necessidade (fator de motivação). Archer utiliza o exemplo da água para explicar esta confusão de conceitos. “Água, por exemplo, é um fator de satisfação de uma necessidade denominada sede; todavia, sempre que a sede é sentida, há a tendência de encarar a água como a necessidade, em lugar da sede, em si mesma. Isto é exemplificado por afirmações que referem ao fator de satisfação, tomado no contexto da própria necessidade: “eu necessito de água”. Esta é a expressão corriqueira que é usada pela pessoa que está sentindo sede. Refletindo-se mais sobre o assunto, torna-se óbvio que a água não pode de forma alguma ser uma necessidade – é um fator de satisfação da necessidade” (ARCHER, 1997, 24).

    Fonte: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/114.pdf acesso em 23.07.2018

  • Não entendi. Esses autores não se destacam por defenderem teorias de conteúdo?


ID
2708791
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A motivação se constitui em um tema sobre o qual estudiosos de gestão de pessoas têm se debruçado bastante e, mesmo assim, continua sendo um dos assuntos mais preocupantes no cotidiano do trabalho. É notável uma disparidade entre o que os estudiosos entendem sobre o conceito e o que se espera dela na prática. Ponderando sobre o desenvolvimento teórico dessa área, não podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Uai, por que não é a letra  "E" ?? Essa resposta está errada... cabe uma anulação.

  • Há polêmica Camila, algumas teorias extraorientadas sugerem que é possível motivar o outro, enquanto outras teorias afirmam exatamente a frase da letra E.

  • Ok então

  • Precisamos ter tenção com questões relacionadas a esse assunto, já que existem doutrinadores que acreditam que a motivação pode ser um fator extrínseco também.

    Assim, podemos resolver essa questão por eliminação.

    Apenas a alternativa "A", apresenta a possibilidade da motivação ser um fator extrínseco, quando se delega a responsabilidade da motivação para as empresas.

    A doutrina majoritária, entende que a motivação é um fator intrínseco, do próprio ser. E, que a responsabilidade da empresa é estimular o colaborador a desenvolver a motivação.

    Por isso a alternativa "E", foi considerada errada pela banca.

  • Sejam técnicos e objetivos, colegas psicólogos... esqueçam as questões contingentes da graduação. Lembrar que alternativas sinônimas geralmente estão erradas. A maioria retrata a motivação como um fator interno/interior... a que associa à motivação a fator externo é única em toda a questão.

    Concurso não é quem sabe mais, é quem tem as melhores sacadas e mantém precisão tranquila até o final da prova!

  • que banca mais fdp fala pelo menos na perspectiva de qual teórico, porque ninguém tem bola de cristal, não.
  • "Não é responsabilidade das empresas motivarem e manterem seu quadro de funcionários motivados". De fato, não são obrigadas a isso, mas quanto a alternativa: "ninguém motiva ninguém"? Parece desconsiderar diversas teorias. Questão estranha.

  • Ponderando sobre o desenvolvimento teórico dessa área

    Oras, a alternativa marcada como certa dizendo que não é responsabilidade das empresas motivarem e manterem seu quadro de funcionários motivados é uma visão bem taylorista/científica. Além de basear-se nas visões antigas de motivação.

    Ponderando sobre o desenvolvimento teórico dessa área, a motivação é sim uma responsabilidade da empresa estratégica.

    Provas de psicologia são assim, ainda mais quando adentram na seara de outras escolas.


ID
2708794
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo FISCHER (2002), toda organização necessita do desempenho humano para seu funcionamento e desenvolvimento. Em decorrência disso, as organizações, junto com as teorias organizacionais, desenvolveram formas de atuação sobre o comportamento de seus funcionários. A esse movimento se convencionou chamar de gestão de pessoas. Diferentes contextos e momentos históricos possibilitaram o surgimento de diferentes modalidades de gestão. Qual das alternativas apresenta os nomes corretos desses modelos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

     

    PERSPECTIVA HISTÓRICA DOS PRINCIPAIS MODELOS
    DE GESTÃO DE PESSOAS:


    Historicamente e para fins didáticos, Fischer atrela os modelos de gestão de pessoas a QUATRO GRANDES CORRENTES:


    - do departamento de pessoal (Administração Clássica) - (1900-1930)
    (vê os empregados como um fator de produção e custos),

     

    - da gestão do comportamento humano (Relações humanas) - (1930-1960)
    (binômios envolvimento-motivação, fidelidade-estabilidade e assistência-submissão)

     

    - da gestão estratégica (1960-1990)
    (as práticas de Recursos Humanos orientadas pela estratégia organizacional)

     

    - da gestão articulada por competências (1990- atualmente)
    (gestão de pessoas como vantagem competitiva)
     


ID
2708797
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Pensando nesse tipo de conduta, é responsabilidade do psicólogo desenvolver, concomitantemente a isso: práticas éticas e socialmente responsáveis, manter um nível desejado de produtos e serviços competitivos e de alta qualidade e pensar ao lado dos trabalhadores a QVT. Consequentemente, quais as práticas características das Gestão de Pessoas contemporâneas desempenhadas pelo psicólogo que se encontram listadas equivocadamente abaixo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito -> D) Análise de clima e cultura organizacional, atendimento terapêutico, treinamento, desenvolvimento.


ID
2708800
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo seletivo pode ser entendido como um método para escolher o candidato mais adequado para um cargo, baseado na comparação e posterior escolha, a partir de um critério previamente construído. Cabe, atualmente, ao psicólogo do trabalho que assume essa responsabilidade

Alternativas

ID
2708803
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um sistema simbólico que permite a construção de entendimentos compartilhados sobre os significados do mundo existencial dos participantes que integram determinada comunidade organizacional tem sido uma definição sobre cultura organizacional bem aceita na área. Sobre essa questão, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto clima organizacional é entendido como algo mais transitório, a cultura organizacional é compreendida como algo cristalizado. 

     

    Cristalizado no sentido do texto significa incapaz de se transformar ou evoluir , estratificado, imobilizado. Sabemos que a cultura é mutável.

  • Resposta Letra C.

    Fui por eliminação pois cristalizado para mim é algo sólido imutável.


ID
2708806
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Saúde Mental é determinada por uma série de fatores psíquicos, socioeconômicos, biológicos e ambientais. Um ambiente que respeite e proteja os direitos básicos civis, políticos, socioeconômicos e culturais é fundamental para a promoção da Saúde Mental, daí a necessidade de se pensar o ambiente do trabalho nessa perspectiva. Sobre tal panorama, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2708809
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, a denominação que tem sido utilizada para se pensar Saúde mental no contexto laboral é SAÚDE MENTAL RELACIONADA AO TRABALHO (SMRT). Tal conceituação abrange também a falta de trabalho, isto é, o desemprego e o trabalho precarizado. Assinale a alternativa correta em relação a essa passagem.

Alternativas
Comentários
  •  

     b) Uma das tendências urgentes da SMRT é combater o aumento do presenteísmo. O presenteísmo é a situação de pessoas adoecidas que permanecem trabalhando sem procurar tratamento. 


ID
2708812
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas organizações, geralmente, os psicólogos são chamados para intervir no momento do surgimento de sintomas relacionados à Saúde Mental. Esses sintomas são entendidos como consequência negativa resultante do processo de trabalho. Apesar disso, Borges e Mourão (2013) acreditam que as contribuições mais consistentes do psicólogo do trabalho devem incluir atitudes prevencionistas. Quanto ao aspecto preventivo, não se deve incluir:

Alternativas

ID
2708815
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, que tem em Dejours um de seus principais nomes, influencia psicólogos brasileiros desde a publicação do livro “A loucura do trabalho”, primeira edição 1987. Essa teoria contribuiu para disseminar a discussão sobre saúde psíquica e trabalho no Brasil. Considerando a importância da Psicodinâmica do Trabalho para a área, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "não importava o acesso à realidade vivida e ao trabalho concreto, mas ao discurso do trabalhador."??


    Alguém sabe explicar essa e o motivo da B estar errada?

  • tambem quero entender pq a "b" esta errada?

  • Acho que a B tá errada porque os conceitos de trabalho prescrito e trabalho real surgiram na 2ª fase da Psicodinâmica do trabalho (Década de 90).

  • A alternativa A está correta porque corresponde a primeira fase da Psicodinâmica no Brasil.

    Sobre a alternativa B:

    Segundo o artigo "Psicodinâmica do Trabalho no Brasil: Revisão Sistemática da Literatura" (Giongo, Monteiro e Sobrosa, 2015)

    "Uma das principais contribuições da psicodinâmica do trabalho é a de expor os efeitos que a organização do trabalho pode gerar na saúde mental do trabalhador, além de oferecer instrumentos para que estes efeitos sejam identificados ainda no campo pré-patológico, possibilitando atuações preventivas e capazes de compreender e intervir nos processos de saúde/doença mental no trabalho (Merlo & Mendes, 2009)".

    Nessa ótica, a simples descrição dos conceitos trabalho prescrito e trabalho real não se constitui em uma grande contribuição.

  • A. O sentido que o trabalhador dá à realidade é o que realmente importa.

     

    B. Trabalho prescrito e real são conceitos oriundos da ergonômia.

  • Mas, gente...


ID
2708818
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da história da psicologia no campo da saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2708821
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a psicologia hospitalar no Brasil, considere as proposições abaixo.


I) De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o psicólogo especialista em psicologia hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde.

II) Para que possamos entender o surgimento e a consolidação do termo “psicologia hospitalar” em nosso país, é importante ressaltar que as políticas de saúde no Brasil são centradas no hospital desde a década de 1940, em um modelo que prioriza as ações de saúde via atenção secundária (modelo clínico/assistencialista) e que deixa em segundo plano as ações ligadas à saúde coletiva (modelo sanitarista).

III) No século XX, o hospital passou a ser o símbolo máximo de atendimento em saúde, ideia que, de alguma maneira, persiste até hoje. Muito provavelmente, essa é a razão pela qual, no Brasil, o trabalho da psicologia no contexto hospitalar recebe uma denominação específica (“psicologia hospitalar”), e não “psicologia da saúde”.


Após análise das proposições acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Como assim prioriza atenção secundária? Há muito a prioridade está concentrada na atenção básica. Questão trapaceira.

  • I) De acordo com a resolução do CRP n° 02/01 VII - Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção a saúde.

    II) disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000300007

    II) disponivel em: http://www.redepsi.com.br/2011/11/10/a-atua-o-do-psic-logo-no-contexto-hospitalar/

  • na década de 40 a atenção básica não era priorizada
  • Essa III assertiva que não faz sentido, os hospitais passaram a ser simbolo de local de tratamento e cura no final do sec XVIII e inicio do XIX. Não faz sentido creditar verdade a esta assertiva que coloca isso para 100 anos depois, no sec XX!!

    Deveria ter sido anulada, ou mudado o gabarito.

    Enfim, é isso. Flws

  • Gabarito A. Todas as proposições estão corretas.

ID
2708824
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a formação e os processos de trabalho que fazem parte da atuação em psicologia hospitalar, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre a letra b e a letra e

  • Letra-B A formação em psicologia hospitalar, bem como a atuação nesse contexto não exigem conhecimentos e habilidades para abordar temáticas relacionadas à injustiça social, à fome, à violência e à miséria. (Exige sim, portanto falsa)...

  • A letra E está falando sobre uma realidade no Brasil e na América Latina em geral. É a situação real, mas não é a situação ideal.

  • A letra E traz algo que é, historicamente, construído no campo da Psicologia, que ainda centra suas práticas num contexto massivamente clínico, baseado na configuração biomédica, mas é sabido que neste contexto há maneiras mais apropriadas e condizentes de atuação.

    Espero ter ajudado. :)

  • Parte-se de uma noção ampla de saúde que envolve vários determinantes sociais, como o direito à educação, habitação, emprego, renda, alimentação etc.

ID
2708827
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as funções abaixo.


I) Função de coordenação: relativa às atividades com os funcionários, manejo das equipes de trabalho e planejamento de programas hospitalares.

II) Função de ajuda à adaptação: o psicólogo intervém na qualidade do processo de acolhimento e recuperação do paciente internado.

III) Função de interconsulta: o psicólogo atua como consultor, ajudando outros profissionais.

IV) Função de enlace: intervenção através do delineamento e execução de planos terapêuticos junto com outros profissionais.

V) Função assistencial direta: o psicólogo atua diretamente com o paciente.


Após análise das funções acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Disponivel em: http://www.redepsi.com.br/2011/11/10/a-atua-o-do-psic-logo-no-contexto-hospitalar/


ID
2708830
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a atuação em psicologia da saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • E) A atenção à saúde mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados, na qual os hospitais são os principais dispositivos de atendimento às pessoas em sofrimento psíquico. ERRADA!



    LEI 10.216/2001 -

    Parágrafo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

    IX - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

    Art. 4 o  A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.


    No Brasil, a política de saúde mental tem como eixos principais a redução de leitos psiquiátricos, o maior controle sobre as internações, a organização de rede de serviços de saúde mental substitutivos e o reconhecimento dos direitos de cidadania das pessoas com transtornos mentais.



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br





  • os centros de atençao psicossocial e não os hospitais

     


ID
2708833
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2001), NÃO faz(em) parte das atribuições de especialidades listadas no rol de psicologia hospitalar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E. atuar na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos.


ID
2708836
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.


( ) A entrevista inicial é um importante instrumento de trabalho para o psicólogo e, por meio dela, objetiva-se levantar informações do histórico pessoal de vida do paciente, queixa principal e histórico da doença, dados da história fisiológica e patológica pregressa, dados da história familiar e pessoal e outras informações consideradas relevantes para compreensão da situação.

( ) Não é recomendada a realização de avaliação psicológica no contexto hospitalar e em serviços de urgência e emergência, tendo em vista que a brevidade das intervenções impede que sejam realizados procedimentos psicologicamente avaliativos.

( ) Em situações de urgência ou emergência, o profissional muitas vezes tem apenas um encontro com o indivíduo, quando muito algumas horas, nas quais precisa organizar, avaliar e dar a devolutiva sobre a condição emocional daquele paciente para aquela situação.

( ) A avaliação psicológica, muitas vezes, serve para apresentar à equipe as prováveis manifestações subjetivas e comportamentais que uma pessoa poderá ter no momento pós-cirúrgico e para que a equipe possa organizar uma estratégia de trabalho posterior.

Alternativas
Comentários
  • A primeira alternativa não é entrevista inicial. Não tem opção correta.

  • Alternativa D. Não é recomendada a realização de avaliação psicológica no contexto hospitalar e em serviços de urgência e emergência, tendo em vista que a brevidade das intervenções impede que sejam realizados procedimentos psicologicamente avaliativos. ERRADO. É possível desenvolver estratégias avaliativas no contexto hospitalar, porém, num tempo menor.

ID
2708839
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Referente ao exame das funções mentais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas da despersonalização envolvem: Sentir-se separado do corpo, mente, sentimentos e/ou sensações.


    Os sintomas da desrealização envolvem: Sentir desconexão com os arredores (pessoas, objetos ou tudo), o que parece irreal.




    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Para fins didáticos e de forma arbitrária, divide-se o funcionamento mental em funções na seguinte ordem: Consciência, Atenção, Sensopercepção, Orientação, Memória, Inteligência, Afetividade, Pensamento, Juízo Crítico, Conduta e Linguagem. Além da facilidade mnemônica (CASOMI APeJuCoL), esta ordenação proporciona maior facilidade no diagnóstico de síndromes específicas através da observação de grupos de funções alteradas. O primeiro grupo, CASOMI, destaca as Síndromes Cerebrais Orgânicas, por exemplo, nos estados de delirium estão alteradas as primeiras quatro funções: Consciência, Atenção, Sensopercepção e Orientação; e nos casos de Demência, a Memória e a Inteligência. O segundo grupo (APeJuCoL), por sua vez, altera-se nas Síndromes Psicóticas e nos Transtornos do Humor. 

    Cordioli, Zimmermann e Kessler (2004) - Rotina de Avaliação do Estado Mental

    http://www.ufrgs.br/psiquiatria/psiq/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20%20do%20Estado%20Mental.pdf

  • A letra B traz uma descrição incompleta, ao meu ver.


ID
2708842
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I) É um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a função cognitiva, por ser rápido (em torno de 10 minutos) e de fácil aplicação.

II) Deve ser utilizado como instrumento de rastreamento, não substituindo uma avaliação mais detalhada, pois, apesar de avaliar vários domínios (orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho), não serve como teste diagnóstico.

III) Não serve como teste diagnóstico, mas sim para indicar funções que precisam ser investigadas.

Alternativas
Comentários
  • Todas as proposições estão corretas.



    FONTE: http://aps.bvs.br/apps/calculadoras/?page=11




    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), elaborado por Folstein (1975), é um dos testes mais empregados e mais estudados em todo o mundo. Usado isoladamente ou incorporado a instrumentos mais amplos, permite a avaliação da função cognitiva e rastreamento de quadros demenciais.Tem sido utilizado em ambientes clínicos, para a detecção de declínio cognitivo, para o seguimento de quadros demenciais e no monitoramento de resposta ao tratamento.


ID
2708845
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Humanização (PNH), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Uma das falhas da PNH é a falta de proposições no eixo da gestão do trabalho. Inexistem estratégias voltadas para a promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de discussão e decisão.

  • O dedo coça pra marcar a E, mas temos que lembrar da teoria do SUS e não da prática comumente vista...


ID
2708848
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na atenção hospitalar, são parâmetros de adesão à PNH:


I) Garantia de visita aberta por meio da presença do acompanhante e de sua rede social, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e as peculiaridades das necessidades do acompanhante.

II) Existência de mecanismos de desospitalização, visando a alternativas às práticas hospitalares, como as de cuidados domiciliares.

III) Ouvidoria em funcionamento.

IV) Existência de Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido e/ou implantado.

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas... Letra D (I, II, III e IV.)

  • Sobre as peculiaridades das necessidades dos acompanhantes, alguem teria um referencial?


ID
2708851
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie as tendências citadas abaixo e escolha aquelas que estão em conformidade com a proposta de clínica ampliada.


I) Assumir um compromisso radical com o sujeito doente, visto de modo singular.

II) Assumir uma relação de co-responsabilidade sobre os usuários dos serviços de saúde.

III) Buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de intersetorialidade.

IV) Ser um instrumento para que os trabalhadores e gestores de saúde possam desenvolver as especificidades de seus saberes e práticas de modo fragmentado.

Alternativas
Comentários
  • Radical?????

  • Ipo de questão q o examinador escolhe o gabarito. Acertou muita gente, sobretudo aqueles q pagaram pelo gabarito.

  • "Podemos dizer então que a clínica ampliada é:
    um compromisso radical com o sujeito doente, visto de modo singular;
    • assumir a RESPONSABILIDADE sobre os usuários dos serviços de
    saúde;
    • buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de INTERSETORIALIDADE;
    • RECONHECER OS LIMITES DOS CONHECIMENTOS dos profissionais
    de saúde e das TECNOLOGIAS por eles empregadas e
    buscar outros conhecimentos em diferentes setores;
    • assumir um compromisso ÉTICO profundo".

    Fonte: Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008

    Dica: Se o cuidado é fragmentado, a clínica NÃO é ampliada. Por isso a alternativa IV está errada. 

  • I) Assumir um compromisso radical com o sujeito doente, visto de modo singular. CORRETO

    II) Assumir uma relação de co-responsabilidade sobre os usuários dos serviços de saúde.CORRETO

    III) Buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de intersetorialidade.CORRETO

    IV) Ser um instrumento para que os trabalhadores e gestores de saúde possam desenvolver as especificidades de seus saberes e práticas de modo fragmentado.

    RADICAL (GOOGLE):

    caracterizado por um sensível afastamento do que é tradicional ou usual; extremado.

    Ou seja, rompe com o modo tradicional de trabalho clínico.

    GAB C

  • Assim, uma clínica que se propõe ampliada na Psicologia necessariamente se posiciona como uma clínica compromissada socialmente. Supera a concepção de ser um local ou área de atuação, e se caracteriza como uma atitude, um modo de se relacionar com o outro, um modo específico de cuidado. O que possibilitará ao indivíduo sentir-se acolhido e compreendido a partir de sua singularidade, traduzido em apoio para a transformação de sua realidade subjetiva e concreta, partindo de seus recursos e estratégias de enfrentamento, com bases em conhecimentos técnicos, científicos e éticos da Psicologia.

  • achei essa palavra RADICAL muito 'radical".

  • Radical? Gente, sem comentários... gabarito absurdo!


ID
2708854
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ________ é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente, é dedicado a situações mais ________. No fundo é uma variação da discussão de “caso clínico”. Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação ________ da equipe, valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação no tratamento dos usuários. Portanto é uma reunião de toda a equipe, em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para a definição de propostas e de ações.


Verifique qual das alternativas abaixo permite o preenchimento correto das sentenças acima.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente, é dedicado a situações mais Complexas. No fundo é uma variação da discussão de “caso clínico”. Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação integrada da equipe, valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação no tratamento dos usuários. Portanto é uma reunião de toda a equipe, em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para a definição de propostas e de ações.


ID
2708857
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as Redes de Atenção em Saúde e sobre as ferramentas de apoio matricial e cuidado em rede, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Interconsulta: Ação colaborativa entre profissionais de diferentes áreas cujo objetivo é a estruturação do PTS (projeto terapêutico singular).

    Consulta conjunta: Nesse caso, além de discussão do caso, há intervenção.

    Clínica ampliada:Modelo de atenção que focaliza no Sujeito enfermo e não na doença. A Clínica Ampliada centraliza suas ações no sujeito, nas pessoas reais, no contexto de sua existência concreta, mas sem desconsiderar a doença.

    Alternativa B

  • Consulta conjunta: é uma técnica de aprendizagem em serviço voltada a dar respostas resolutivas a demandas da assistência à saúde que reúne, na mesma cena, profissionais de saúde de diferentes categorias, o paciente e, se necessário, a família deste. A ação se faz a partir da solicitação de um dos profissionais para complementar e/ou elucidar aspectos da situação de cuidado em andamento que fujam ao entendimento do solicitante para traçar um plano terapêutico (MELLO FILHO, 2005).

  • Não entendi o mateiciamento como pedagógico-terapêutico da letra C.

  • Segundo Brasil (2010), " O que é matriciamento ou apoio matricial"?

    R: é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

  • Olha, gente! Consulta conjunta é uma espécie de modalidade de interconsulta.

    "A interconsulta caracteriza-se por uma ação colaborativa entre profissionais de diferentes áreas. Existem diversas modalidades de interconsulta, que vão desde uma discussão de caso por parte da equipe ou por toda ela até as intervenções, como consultas conjuntas e visitas domiciliares conjuntas. "

    Fonte: Guia Prático de Matriciamento


ID
2708860
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo (Resolução CFP n.º 007/2003) e sobre a elaboração de registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos (Resolução CFP n.º 001/2009), julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Declaração, Atestado psicológico, Relatório/ Laudo psicológico e Parecer psicológico são, necessariamente, documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica.

( ) O registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, apesar de ser valioso para o psicólogo, para quem recebe atendimento, para as instituições envolvidas, para acúmulo do conhecimento científico e à pesquisa, não é obrigatório.

( ) Quando em serviço multiprofissional, o registro deve ser realizado em prontuário único.

( ) O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003 e RESOLUÇÃO CFP Nº 001/2009

     

    Apenas as assertivas III e IV estão corretas e em consonância com o disposto nas referidas resoluções. Vejamos o erro das demais assertivas:

     

    I) A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica;

    II) O registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos é obrigatório quando não puder ser mantido, prioritariamente, sob a forma de prontuário psicológico;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E


ID
2708863
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Francisco, 36 anos, morador da periferia, casado, trabalha em uma loja de material de construção como vendedor há oito anos. Estava andando de ônibus quando começou a sentir-se mal, com aperto no peito, coração disparado, pressão 140 por 90 mmHg e sensação de que “ia ter um treco”. Procurou o pronto-atendimento hospitalar, onde foi realizado o eletrocardiograma (ECG) com dosagem enzimática para diagnóstico de infarte agudo do miocárdio (IAM), não apresentando nenhuma alteração nos exames. Orientado a procurar um atendimento ambulatorial, foi a um cardiologista, que solicitou uma prova de esforço. O exame não acusou alteração, e Francisco foi medicado com bromazepam pelo cardiologista. Apesar de a Unidade Básica de Saúde (UBS) ficar perto de sua casa, ele e sua esposa nunca a utilizaram. Uma semana após ter ido ao cardiologista, Francisco apresentou nova crise com as mesmas características, sendo levado novamente ao serviço de pronto-atendimento hospitalar. Dessa vez, o profissional de saúde que realizou o acolhimento resolveu solicitar a presença do profissional da psicologia na sala onde Francisco estava sendo atendido, utilizando-se de uma ferramenta interdisciplinar de intervenção em saúde, conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Consulta conjunta.

  • Gabarito: D - Consulta conjunta.

  • A consulta conjunta é uma ação de saúde que tem como característica unir o viés assistencial ao pedagógico na medida em que integra pessoas e saberes na aprendizagem em serviço. Tem por objetivo aprimorar a tarefa assistencial no que diz respeito à qualidade da assistência e à qualificação profissional e surge da necessidade viva de dar respostas resolutivas durante a dinâmica ágil da assistência à saúde. Fonte: https://www.scielo.br/j/rbem/a/PCvjMKkxFt9wwLjGyLJSMJw/?lang=pt

ID
2708866
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Psicoterapia Breve é considerada uma forma de intervenção terapêutica frequentemente utilizada em instituições de saúde. São princípios que norteiam diferentes formas de psicoterapia breve:

Alternativas
Comentários
  • C) FOCO E TEMPORALIDADE

  • A Psicoterapia Breve segue dois elementos constitutivos: o limite de tempo previamente estabelecido para terapia e a presença de um foco, ligado à queixa que leva o paciente a consultar-se.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • Lembrando que, para Vera Lemgruber, as principais características da técnica de Psicoterapia Breve são: ATIVIDADE, FOCO e PLANEJAMENTO,.

    Com relação ao tempo, a PB é sim uma técnica mais curta que comparada a Psicanálise por exemplo.Contudo, a brevidade do contato terapêutica não é a única característica principal.

    Mesmo assim, na questão, o item C é aquele que melhor traduz a PB.

  • Resposta: Item C

  • "É evidente que na Psicoterapia Breve, até em virtude da exiguidade do tempo, não é possível que todas as questões do paciente sejam abordadas, já que a focalização em torno de uma problemática central se faz necessária (HEGENBERG, 2010, p. 38)". Logo, a alternativa correta é a C.


ID
2708869
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

SIMONETTI (2007) distingue em seus escritos quatro eixos de diagnóstico em Psicologia Hospitalar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses eixos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    Questão retirada do livro Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doença.

    Autor Alfredo Simonetti

  • Eu fiquei com bastante dúvida nessa questão, pois todos esses diagnóstico são bem importantes na vida do ser humano..

  •  Talvez a autoria considere o diagnóstico social como função do assistente social.

  • As informações do "diagnóstico social" estariam inclusas no diagnóstico situacional... No fim, a questão exige conhecimento específico das nomenclaturas usadas por esse autor (Simonetti)...


ID
2708872
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue como verdadeiros (V) ou falsos (F) os fatores que podem constituir-se em fatores agravantes (fatores de risco) para a manifestação de problemas de saúde mental.


( ) Resistência ao tratamento e/ou refratariedade: é a não resposta efetiva a diversos tratamentos administrados de maneira adequada, por não aderência, por permanência dos sintomas ou por evidência de fracasso nos tratamentos psiquiátricos anteriores.

( ) Recorrência ou Recaída: é o retorno da atividade de uma doença após um período de pelo menos 02 meses em que houve remissão (desaparecimento) completa dos sintomas. Pode ser uma manifestação clínica ou laboratorial. Um 1.º episódio é considerado único, episódios subsequentes são "recorrentes" ou “recidivantes”.

( ) Precariedade de suporte social: quando não há pessoas de sua comunidade disponíveis para prestar alguma assistência, supervisão, monitoramento ou encaminhamento para tratamento. Precariedade de suporte familiar: quando não há familiares disponíveis para prestar alguma assistência, supervisão, monitoramento ou encaminhamento para tratamento.

( ) Autor ou vítima de violência: pessoa que sofreu ou cometeu ato de violência física contra si, contra terceiros ou contra objetos (patrimônio).

Alternativas
Comentários
  • fatores agravantes

    (v ) Resistência ao tratamento e/ou refratariedade: é a não resposta efetiva a diversos tratamentos administrados de maneira adequada, por não aderência, por permanência dos sintomas ou por evidência de fracasso nos tratamentos psiquiátricos anteriores.

    ( v) Recorrência ou Recaída: é o retorno da atividade de uma doença após um período de pelo menos 02 meses em que houve remissão (desaparecimento) completa dos sintomas. Pode ser uma manifestação clínica ou laboratorial. Um 1.º episódio é considerado único, episódios subsequentes são "recorrentes" ou “recidivantes”.

    ( v) Precariedade de suporte social: quando não há pessoas de sua comunidade disponíveis para prestar alguma assistência, supervisão, monitoramento ou encaminhamento para tratamento. Precariedade de suporte familiar: quando não há familiares disponíveis para prestar alguma assistência, supervisão, monitoramento ou encaminhamento para tratamento.

    ( v) Autor ou vítima de violência: pessoa que sofreu ou cometeu ato de violência física contra si, contra terceiros ou contra objetos (patrimônio). 

  • LETRA A

  • O que não fez sentido para mim foi a aplicação da palavra "precariedade" para uma situação de ausência completa de suporte. O mais coerente teria sido utilizar a palavra e falar de uma insuficiência de suporte e não dizer que não há.