SóProvas



Prova UFCG - 2019 - UFCG - Engenheiro - Elétrico


ID
4139869
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, argumenta-se que em suas relações internacionais a República Federativa do Brasil rege-se pelos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige conhecimento acerca dos Princípios que norteiam a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: nos exatos termos do art. 4º, incisos I e II, da CF/88, respectivamente, a independência nacional e a prevalência dos direitos humanos são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso IV, da CF/88, determina que a não-intervenção é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “b” incorreta: consoante o art. 4º, incisos VI e VII, da CF/88, respectivamente, a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso VIII, da CF/88, determina que o repúdio ao terrorismo e ao racismo é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “c” correta: todos são princípios, que ora reproduzo, para maior comodidade do prezado leitor: “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; (...) IV - não-intervenção”.

    Alternativa “d” incorreta: nos moldes do art. 4º, incisos IX e VIII, da CF/88, respectivamente, a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e o repúdio ao terrorismo e ao racismo são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso X, da CF/88, determina que a concessão de asilo político é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “e” incorreta: autodeterminação dos povos e igualdade entre os Estados são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais nos exatos termos do art. 4º, incisos III e V, da CF/88. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso II, da CF/88, determina que a prevalência dos direitos humanos é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Mnemônicos:

    Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (Art. 1): SO berania / CI dadania / DI gnidade (...) / VA lores sociais (...) / PLU ralismo político; Objetivos: CON-GA-E-PRO (Art. 3): CON struir (...) / GA rantir o (...) / E rradicar a pobreza (...) / PRO mover o bem de todos (...); Princípios: DE-CO-RE-AUTO-P-I-S-C-I-NÃO (Art. 4): DE fesa da paz / CO operação (...) / RE púdio ao terrorismo (...) / AUTO determinação (...) / P revalência (...) / I gualdade (...) / S olução (...) / C oncessão (...) / I ndependência nacional / NÃO intervenção.

    GABARITO: C.

  •  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • "...prevalência dos direitos não humanos... ¬¬

    kkkkkk

  •  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • A questão aborda a literalidade da norma, em especial o art.4º, da CF/88, que trata dos princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Embora a independência nacional e a prevalência dos direitos humanos sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a intervenção em estados estrangeiros vai de encontro a outro princípio, a saber, o da não-intervenção. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IV - não-intervenção; (...)".

    Alternativa B - Incorreta. Embora a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a cooperação ao terrorismo e ao racismo vai de encontro a outro princípio, a saber, o do repúdio ao terrorismo e ao racismo. Art. 4º, CRFB/88: " A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; (...)".

    Alternativa C - Correta! É exatamente o que dispõe artigo 4º da CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político".

    Alternativa D - Incorreta. Embora a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e o repúdio ao terrorismo e ao racismo sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a não concessão de asilo político vai de encontro a outro princípio, a saber, o da concessão de asilo. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) X - concessão de asilo político".

    Alternativa E - Incorreta. Embora a autodeterminação dos povos e a igualdade entre os Estados sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a prevalência dos direitos não humanos vai de encontro a outro princípio, a saber, o da prevalência dos direitos humanos. Art. 4º, CRFB/88: " A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) II - prevalência dos direitos humanos;(...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Ridiculo


ID
4140007
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os direitos individuais e coletivos presentes na Constituição Federal de 1988, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos direitos individuais e coletivos presentes na Constituição Federal de 1988. Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 5º, XIII, CF - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

    Trata-se de exemplo de norma de eficácia contida. Lembrando que as normas de eficácia contida apresentam aplicabilidade direta, imediata, mas possivelmente não integral. Elas são aptas a regular os interesses relativos ao seu conteúdo desde sua entrada em vigor, no entanto, pode ocorrer a atuação legislativa no sentido de reduzir sua abrangência. Apresentam eficácia positiva e negativa. Mas, caso não haja a elaboração da norma regulamentadora restritiva, a sua aplicabilidade será integral, como se fossem normas de eficácia plena passíveis de restrição.

    B. INCORRETO.

    Art. 5º, IX, CF - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    C. CERTO.

    Art. 5º, XIV, CF - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

    D. CERTO.

    Art. 5º, X, CF - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    E. CERTO.

    Art. 5º, III, CF - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    "AQUELE QUE PODE FAZER ALGO E NÃO O FAZ É CÚMPLICE.''

  • Olá, pessoal! A questão em tela cobra do candidato um conhecimento da letra seca da Constituição, buscando a alternativa INcorreta. Vejamos:

    a) correta, encontra-se no art. 5º, inciso XIII;

    c) correta, art. 5º, inciso XIV;

    d) correta, art. 5º, inciso X;

    e) correta, art. 5º,  inciso III;

    Todas as corretas são transcrições da Constituição.

    GABARITO LETRA B, conforme o inciso IX, do art. 5º, está incorreta, sendo o correto "independente de censura ou licença".
  • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
4140124
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando-se a relação autor e leitor do texto abaixo,


     “O local de trabalho não deve ser apenas o lugar onde os indivíduos cumprem tarefas e recebem suas remunerações. Mais do que isso, o trabalho deve ser o local onde eles têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, estabelecer ligações interpessoais e cultivar um espírito colaborativo – afinal é lá que passamos boa parte do nosso dia.

     A ideia de pertencer ou fazer parte de uma organização contribui para melhorar o engajamento de funcionários, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. Aumento da satisfação, maior dinamismo nas atividades e equilíbrio das necessidades da empresa e do funcionário também são benefícios que o sentimento de pertencimento no trabalho produz.”


(Equipe da Viva!Experiências. Disponível em http://www.vivaexperiencias.com.br/blog/ sentimento-de-pertencimento-no-trabalho/ Acesso em 13/7/19, com adaptações)


destacam-se na sua construção critérios de situacionalidade, intencionalidade e aceitabilidade, tendo em vista que

Alternativas

ID
4140127
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


O texto abaixo faz considerações sobre a seleção feminina de futebol.


“Encerrada a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo, eliminada apenas na prorrogação pela dona da casa, a França, duas constatações sobre o futebol feminino se impõem. Se olharmos para o que acabou de ocorrer, poderemos comemorar a mobilização popular em torno de um time de mulheres jogando um esporte historicamente tachado como masculino. (...) Mas, se vislumbrarmos o que está por vir, o cenário é alarmante: após o Mundial, as grandes protagonistas do time ficaram mais próximas da aposentadoria.”

(PELLEGRINO, A. Veja, 3/7/19, p.80)


O uso de SE e MAS, nesse texto, permite ao leitor compreender que:

Alternativas
Comentários
  • como passado e futuro , se ele esta se referindo a seleção de futebol no presente.

  • Essa banca aí é meio hardcore kkkkkkkkkkkkkkk :/

  • Gabarito C

    Transcendi na interpretação, mas deu certo. Difícil


ID
4140130
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escrever em registro linguístico formal exige observância a normas estabelecidas. Qual dos enunciados a seguir está adequado a esse registro?

Alternativas
Comentários
  • Gab : A

    Pesquisa publicada em The Lancet, há dois anos, mostrou que 86% dos pacientes que tinham diabetes e seguiram uma dieta radical tiveram remissão da doença. Ou seja, todos os sinais do problema desapareceram e eles não precisariam tomar mais remédios. (G.V.06/2019)

    a frase está perfeitamente redigida, atendendo todas as regras gramáticas de concordância e regência verbal.

  • GABARITO: A

    B) [o conhecimento] advém de vários outros estudos relacionados tanto aos sociolinguísticos mas também fonéticos. Onde têm por questão principal observar que mesmo numa determinada região, haverá diversas formas da língua ser utilizada. (E.F. 06/2019)

    só se usa "onde" para se referir a lugar

    C) Percebemos que há variações pois cada indivíduo, mesmo morando em um mesmo ambiente, participa de outros ambientes no qual consegue se apropriar de mais informações sobre a língua. (H.S. 06/2019)

    o correto é "nos quais", pois está se referindo a "outros ambientes"

    D) Há juristas que entendem ser obrigatória a presença do representante do MP na eleição e há juristas que entende ser obrigatório a convocação desse representante, independente de ele comparecer ou não. (C.P. 06/2019)

    o correto seria "entendem", pois há juristas que entendem

    o correto seria "obrigatória", pois a palavra seguinte está determinada pelo artigo feminino "a"

    E) O método de ensino mais utilizado em disciplinas de programação introdutória, é a proposição de problemas que apresenta-se um enunciado com um problema descrito e os estudantes elaboram um algoritmo para solucionar. (L.P. 2018)

    a vírgula separou o sujeito do verbo.

    a partícula se deveria estar em posição proclítica, pois temos um pronome relativo (QUE) que obrigatoriamente atrairia a partícula em destaque.

  • O primeiro enunciado, dada como correto pela banca, também contém erro. Falta uma vírgula para separar frases com sujeitos diferentes.

    Ou seja, todos os sinais do problema desapareceram, e eles não precisariam tomar mais remédios

    Notem que a primeira frase fala dos sinais, enquanto a segunda fala dos pacientes. Os sujeitos são diferentes. Portanto, o enunciado não está adequado às normas da língua.

    Para mim, não há gabarito.

    ( No entanto...) Gabarito da banca, letra A


ID
4140133
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto pode ser construído de formas variadas sem que sua informação principal seja alterada. Nesse sentido, qual dos escritos abaixo parafraseia o texto a seguir?

“O conceito de serviço público sofre transformações no tempo e no espaço, de acordo com a dinâmica do contexto social, político e econômico em que se insere, mas há um ponto comum em todos os contextos históricos: serviço público é a prestação de serviço ao público toda ocasião em que o Estado assuma obrigatoriamente a incumbência de satisfazer determinadas necessidades coletivas.” (S.M.P.L.2009)

Alternativas
Comentários
  • acertêÊêêÊÊêêêêi! :)


ID
4140139
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que causa estranhamento no interlocutor, ao ler o texto abaixo (excerto de palestra dirigida a servidores técnico-administrativos e a gestores de universidade pública brasileira)?


Inicio, apresentando meu conceito de servidor público: são servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos (di PIETRO, 1996). Assim, vocês são servidores públicos. E como trabalham nesta universidade, que é pública, com finalidades sociais, porque possibilita, entre outras ações, a profissionalização de tantos jovens, vocês precisam desenvolver o sentimento de pertença a esta instituição.

Sei que é um desafio para a organização criar atmosfera adequada e salutar para todos, mas o sucesso desse desafio depende de estratégias que possam manter vocês, colaboradores, na empresa; que envolvam ações de valorização de funcionários pelas metas alcançadas, pelos contratos assinados; que criem bom relacionamento com a liderança. Com isso, os serviços prestados pela universidade, visando ao atendimento de ações sociais, são realizados a contento. (T.S. 2017)

Alternativas

ID
4140142
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O novo acordo ortográfico do português está em uso desde 2009, mas muitos brasileiros ainda estão escrevendo de acordo com a grafia antiga. Qual das sequências de palavras abaixo está conforme o novo acordo?

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis. todos estão de acordo com a nova regra ortográfica.

  • GABARITO B

    a) Pré-universitário; (ele) entretém; heroico; dia a dia; (ele) para.

    c) Mal-humorado; (elas) descreem; acriano (do Acre); fórum; imã.

    d) Além-mar; científico; faísca; (tu) deténs; espontânea.

    e) Sobre-humano; copo-d’água; tipoia; Sauipe; miúde.

  • PAPÉIS: OXÍTONA

  • LEMBRANDO:

    Com o advento do Novo Acordo Ortográfico NÃO se acentuam hiatos I e U tônicos após ditongos decrescentes em paroxítonas.

    É o caso de:

    FEI-U-RA

    BO-CAI-U-VA

    SAU-I-PE

    Justamente, são os casos de falsos hiatos em paroxítonas. 

    Bons Estudos!

  • Acentos diferenciais que foram mantidos pós reforma de 2016: Pôde, Pôr e Fôrma

    Mnemônico: Pode por a forma!

  • Assertiva B

    Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis.

  • Para responder corretamente, é preciso respeitar as novas regras de ortografia. O próprio enunciado nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico. Este, salienta-se, passou a vigorar obrigatoriamente, no Brasil, a partir de 2016. Portanto, desde o referido ano, todas as palavras, quando a situação requerer, devem ser analisadas sob o império das bases do Acordo. Inspecionemos item a item:

    a) Pré-universitário; (ele) entretém; heroico; dia-a-dia; (ele) pára.

    Incorreto. Tanto a preposição "para" quanto a forma verbal "para" grafa-se, atualmente, sem acento agudo. O que determinará diferenciar uma da outra será o contexto;

    b) Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis.

    Correto. Não existem ajustes a serem feitos;

    c) Mal-humorado; (elas) descrêem; acriano (do Acre); fórum; imã.

    Incorreto. A forma verbal do verbo "descrer" está incorreta, tendo em vista que o Novo Acordo aboliu o acento circunflexo dos hiatos "-oo" e "-ee"; à frente, o gentílico "acriano" também incorre em erro e grafa-se com "e". Correções: "descreem" e "acreano";

    d) Além-mar; ciêntifico; faisca; (tu) deténs; espontânea.

    Incorreto. Há erro em "ciêntifico", visto que esse substantivo é paroxítona acentuada com acento agudo; também o substantivo "faisca" tem a grafia errônea: a vogal "i" forma hiato com a vogal anterior, de modo que deve o "i" receber acento. Correções: "científico" e "faísca";

    e) Sobrehumano; copo-d’água; tipóia; Sauipe; amiúde.

    Incorreto. O prefixo "sobre-" deve-se separar com hífen do elemento seguinte quando este iniciar-se com consoante "h"; adiante, o substantivo "tipóia" grafa-se sem acento agudo, dado que o Novo Acordo o aboliu no ditongo "-oi" das paroxítonas. Correções: "sobre-humano" e "tipoia".

    Letra B


ID
4140145
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo a gramática normativa do português, o texto abaixo desconsiderou normas de que tipo?


“O advogado HT disse que ‘o conjunto da obra é grandioso’. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão.” (L.G. 12/7/19)

Alternativas
Comentários
  • Alguém especializado para comentar essa questão!

  • Eduardo, não sou especialista, mas tentarei ajudá-lo.

    Enunciado: o texto abaixo desconsiderou normas de que tipo?

    O advogado HT disse que ‘o conjunto da obra é grandioso’. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão.” (L.G. 12/7/19).

    ==============================================================================================

    1º - Pontuação

    → Penso eu que ao invés do ponto deveria existir uma vírgula.

    → Também há um erro na parte "O relator, JRP rejeitou todas...", pois não se separa sujeito do seu verbo. O JRP deveria está entre vírgula, pois é um aposto.

    ♣ O correto é: O relator,JRP, rejeitou todas...

    ==============================================================================================

    2º - Estruturação de período

    → Se alguém souber quanto a esse erro, fique à vontade para ajudarmos. Confesso que matei a questão pelo o 1º e o 3ª erro. E não sintam vergonha ou algo do tipo se não souber todos pontos da alternativa. Na hora da prova, o que vale é acertar a questão.Aprenda a resolver questão de forma eficaz, assim poderá ganhar tempo nas outras questões.

    ==============================================================================================

    3º - Concordância verbal

    [...] os votos dos demais integrantes ficou

    → O erro de concordância está no verbo ficar, veja que ele deveria concordar com os votos, logo,o correto é: Os votos dos demais integrantes ficaram para a próxima sessão

    ==============================================================================================

    Gab. C

    Espero ter ajudado de alguma forma

    Qualquer coisa, deixe-me mensagem

    Força ai, Guerreira (o)!

  • GABARITO: C

    >ERRO DE PONTUAÇÃO:

    O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal.

    -Aposto deve ficar entre vírgulas. O relator, JRP, rejeitou...

    >ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL:

    A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão.

    -O verbo deveria estar no plural, concordando com "votos"

    >ERRO DE ESTRUTURAÇÃO DO PERÍODO:

    O advogado HT disse que ‘o conjunto da obra é grandioso’. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...).

    A Foma a qual acredito ser a Correta: O advogado HT disse (VTD) --->(Complemento) QUE 'o conjunto da obra é grandioso' e QUE o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político(...).

    -Por haver um .(ponto) separando um complemento do seu período, acaba que ocasiona um erro na sua estruturação.

  • Questão boa


ID
4140148
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observando a redação do enunciado abaixo,


“Há imóveis que foram abandonados pelas empresas de construção pela metade do serviço, sem ao menos concluir.” (CP, 07/19)


o leitor chega à conclusão de que seu autor recorre a (à):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


ID
4140151
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O uso do acento grave, indicador de crase, em textos escritos no âmbito universitário, nem sempre segue os princípios estabelecidos. Como as lacunas do texto abaixo são preenchidas de forma adequada, considerando-se esse sinal indicador de crase?


Dada ____ necessidade de padronizar ____ solicitações de estudantes, seguem abaixo algumas exigências ____ serem cumpridas.

1) O pedido de auxílio financeiro ____ estudantes deverá ser solicitado via formulário específico e encaminhado ____ Pró-reitoria X;

2) O formulário de pedido de auxílio coletivo só deverá ser utilizado quando ____ solicitação tratar de um mesmo evento e referente ____ atividades próprias do curso;

3) O pedido de atendimento especial ____ estudantes grávidas deverá vir em formulário próprio, com comprovações médicas.

Solicitamos ____ Senhora Coordenadora ____ divulgação dessas medidas. (...)

Alternativas
Comentários
  • Colegas, segue o link para nos manifestarmos oficialmente sobre a PEC 32/2020 que trata sobre a Reforma Administrativa. Acesse a página da Câmara e clique em "Discordo Totalmente": forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado

  • Crase Facultativa:

    Antes de pronome possessivo feminino, Após a preposição ATÉ, Diante de nomes próprios femininos.

  • GABARITO - D

    Dada ____ necessidade

    Só há presença de artigo. Perceba na troca da palavra masculina pela feminina: Dado o momento.

    -----------------------------------------

    Necessidade de padronizar ____ solicitações de estudantes,

    Padronizar os convites

    ----------------------------------------

    algumas exigências ____ serem cumpridas.

    Não há crase diante de verbo.

    VC JÁ ACERTAVA SABENDO OS CASOS ANTERIORES, MAS VAMOS AOS OUTROS:

    ----------------------------------

    1) O pedido de auxílio financeiro ____ estudantes

    Quando o "a" está sozinho e a palavra posterior é plural = sem crase.

    ---------------------------------------

    e encaminhado ____ Pró-reitoria X;

    Encaminhado ao Local

    encaminhado à Pró-reitoria X;

    -------------------------------------------------

    2) só deverá ser utilizado quando ____ solicitação

    Quando o pedido

    ----------------------------------------------------

    tratar de um mesmo evento e referente ____ atividades

    Referente a atividades

    ------------------------------------------------

    3) O pedido de atendimento especial ____ estudantes

    A estudantes

    ----------------------------------------------------

    Solicitamos À Senhora Coordenadora

    OBS: pode haver crase: I - antes das “formas de tratamento” senhora, senhorita, dona*, dama, madame, doutora etc.:

    Solicitamos -------- divulgação dessas medidas. (...)

    Solicitamos o acesso ...

  • GABARITO C n é letra d pq é a estudantes e na altenativa d n tem a e sim às

ID
4140154
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O WhatsApp não é só um mensageiro, como também se tornou repositório de informações valiosas — visto que muita gente confia na criptografia de ponta a ponta do software para bater papos sigilosos. Por isso, cuidar bem da sua conta se tornou ainda mais importante. A plataforma acaba de anunciar novasdicas e alerta para proteger seus dados.


Fonte: https://www.tecmundo.com.br/software/141536-whatsapp-cria-novo-alerta-proteger-melhor-conta.htm


No texto, o termo “criptografia de ponta a ponta” tem relevante aplicação para quais princípios da segurança da informação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

     Princípios Fundamentais

     * características da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

    DICA!

    --- > confidencialidade: somente pessoas legítimas tem autorização para Lê a mensagem.

    --- > integridade: garante que as mensagens não serão alteradas.

    > HASH garante a integridade.

    --- > disponibilidade: mensagens estarão disponíveis para o usuário.

    --- > autenticidade: a informação é proveniente de quem realmente diz ser.

    --- > não repúdio (irretratabilidade): pessoa ou entidade não pode negar a autoria da mensagem.

  • Gabarito - A

    Nesta questão, é preciso saber que a criptografia de ponta a ponta é uma espécie de criptografia assimétrica (ou de chave pública).

    Além disso, temos que:

    ◼Como regra, a criptografia simétrica (ou de chave secreta; privada) garante apenas a confidencialidade;

    ◼Já a criptografia assimétrica garante a confidencialidade, integridade e autenticidade;

    Bons estudos.

  • Use o Mnemônico: C.I.D.A

    CUIDADO: O sistema de criptografia usado no WhatsApp é "assimétrico", em que a chave usada para codificar uma mensagem no envio não é a mesma usada para decifrá-la quando ela é recebida

    Confidencialidade ou Sigilo: garantia de que somente as pessoas ou organizações envolvidas na comunicação possam ler e utilizar as informações transmitidas de forma eletrônica pela rede.

    Integridade: garantia de que as informações trocadas nas transações eletrônicas não foram alteradas no caminho que percorreram.

    Disponibilidade: é a garantia de que a informação estará disponível no momento desejado.

    Autenticidade: garantia de identificação das pessoas ou organizações envolvidas na comunicação.  

    ------------------------------------

    Fontes: Rafael Araújo.

    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/criptografia-no-whatsapp-veja-em-video-como-funciona-novo-sigilo.html#:~:text=A%20verifica%C3%A7%C3%A3o%20consiste%20em%20abrir,transforma

    %20em%20um%20tique%20verde.

  • gab=A

    Confidencialidade:

    É o modo de garantir que a informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas. A principal forma de mantê-la é por meio da autenticação, controlando e restringindo os acessos.

    ..............................................................................................................................................................................................

    integridade: Assinatura digital

    -garantia da não mutação do conteúdo da informação

    -Recebimento,envio,uso

    -Manter as características originais da informação

    -Função HASH é usada para manter a integridade de uma informação

    PLANILHA DO APROVADO https://linktr.ee/Concurseiro.pm.ce

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!


ID
4140157
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre componentes de computador, trata-se de equipamento para armazenamento, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    equipamento para armazenamento, EXCETO: Serial AT Attachment.

  • Gabarito C

    Serial ATASATA ou S-ATA ( para Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de  e drives ópticos.

  • Apenas complemento:

    Tipos de Barramento

    Barramento ISA

    Barramento PCI

    Barramento AGP            

    Barramento AMR/CNR 

    Barramento PCI Express              

    Barramento IDE               

    Barramento USB        

    Barramento SCSI

    Barramento VLB

    ----------------------------------------

    Fonte: https://americnet.wordpress.com/2010/03/18/tipos-de-barramentos-do-computador/

  • A) SSD

    B) HD

    C) SATA (TIPO DE BARRAMENTO)

    D) EEPROM

    E) DVD

  • GAB. C

    Serial AT Attachment.

  • As vezes o inglês salva


ID
4140160
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o comando pwd no Linux, sua execução em terminal informará:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    PWD: Mostra o caminho do diretório local.

  • Complementando>>>> passwd: Cria ou modifica a senha do usuário.

    Cuidado para não confundir.

  • pdw -

    Onde estou

    password - Senha.

    a) passdw

    b) ls

    c)  wc.

    comando wc. Este comando é utilizado para contar caracterespalavras e/ou linhas dos dados da entrada padrão e apresenta o resultado na saída padrão.

    d) gv: Exibe arquivos ps e pdf

  • PWD  ≠ PASSWORD

  • GAB E

    Aquele chute certeiro

  • GAB: E

    PWD: nos lembra do Diretório

  • PWD =

    P = eu não sei rs (aberta a sugestões)

    W (way) = Significa CAMINHO em inglês

    D = Diretory ou Diretório

  • *Dica: não confunda passwd com pwd, que exibe o nome do diretório atual

  • LETRA E

    Caminho completo do diretório local.

  • pwd===caminho de diretório

    cd===trocar diretório

    tar===concatenar

    cp===copiar arquivo

    mv===mover arquivo

  • GABARITO - E

    pwd - mostra o caminho completo do diretório atual = exibe o nome do diretório corrente.

    • pwd - P : evita links simbólicos.

  • CD: Muda de diretório.

    PWD: Mostra diretório

    MKDIR: Cria diretório.

    Tudo no tempo de Deus, não no nosso.

  • PWD = Print Working Directory
  • GAB E- Caminho completo do diretório local.

    • pwd: encontra o caminho para o diretório ATUAL. 
  •  ♪ ♪ ♪ Procurando o caminho pra seguir

    Uwa direção... respostas:

    PWD

  • PWD: Mostra-nos o caminho por inteiro da diretoria em que nos encontramos em dado

    momento, ou seja a pathname

  • gab e ,

    pwd (print working directory) Exibe o caminho completo.

    é um comando que imprime o nome do diretório local em uma interface de linha de comando

    diferentemente de LS

    ls: lista os arquivos contidos em um diretório. 

  • PWD - Caminho completo do diretório local.

  • questao bem classica que nao cairá na pc-ce nem pc-pr

  • Vamos lá.

    Pwd - Mostra o caminho ou pasta atual.

    PAsswd - Altera a senha do usuário


ID
4140163
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de software livre é mais comum nos órgãos públicos federais (93%) do que nos estaduais (78%). Em 85% dos órgãos federais e 57% dos estaduais houve desenvolvimento de software novos para atender às suas necessidades específicas. Aproximadamente metade dos órgãos da esfera federal (52%) que desenvolveram software na própria organização ou para atender necessidades específicas do órgão também compartilhou ou cedeu esses software para outros órgãos públicos.

Fonte: TIC governo eletrônico 2017


Sobre o Software livre e Software proprietário, analise as afirmativas abaixo:


I - O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service).

II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.

III - O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre.

IV - Software com copyleft é um software livre.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Sobre a I:O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço. Ele baseia-se na prestação de serviços fazendo uso daquele software. O lucro não está na venda de licenças do software, mas nos serviços agregados a ele.

    sobre a IV :Copyleft é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas

  • GAB. D

    Somente a II está errada.

    É o tipo de software disponibilizado para ser usado, copiado, modificado e redistribuído livremente. Podendo ser pago ou gratuito, todavia, apresentando-se com o código-fonte disponível para modificações posteriores.

    Alguns softwares livres e gratuitos: Navegadores Google Chrome e Mozila Firefox, Sistema Operacional Linux, BR Office.

    Obs: Um software livre não está apenas associado à gratuidade.

     Software meramente gratuito (freeware), estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado. Um software nesta condição é restrito, isto é, somente o autor ou a entidade que o desenvolve tem acesso ao código-fonte, portanto você não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente usá-lo da forma como foi disponibilizado. Muitas vezes, há limitações também em sua distribuição.

    É o tipo de software que tem restringido por parte do proprietário a sua redistribuição, cópia e modificação. Os direitos são exclusivos do produtor tendo de ser respeitados os direitos autorais e as patentes.

    Caso precise copiar, redistribuir ou modificar será necessário a autorização do proprietário ou por via de pagamento, adquirindo-se assim a licença.

    Alguns softwares proprietário: Real Player, Microsoft Windows, Microsoft Office.

    https://www.infowester.com/freexopen.php

    https://www.gabarite.com.br/dica-concurso/134-o-que-e-software-livre-e-software-proprietario

  • Assertiva S/ Gabarito

    O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre. "Errado "

    Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso

    IV - Software com copyleft é um software livre. "Correto"

    Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre

  • acho q programa é a mesma coisa de aplicativo

  • GABARITO LETRA D;

    Por um software ser livre não significa que ele seja gratuito, pode ser pago.

  • Alguém tem alguma fonte confiável atestando que o Telegram é software livre? Agradeço

  • Sobre o telegram, fiz uma pesquisa rápida e pelo que entendi é software livre sim, o que não é software livre é o servidor do telegram

    Todos os clientes oficiais do Telegram (e alguns dos clientes não oficiais) são de código aberto e com suporte a builds verificáveis  (que permitem que especialistas verifiquem de forma independente que o nosso código publicado no GitHub é exatamente o mesmo usado para construir os apps que você baixa da App Store ou da Google Play).

    O código do servidor é fechado. Pavel Durov mencionou que o código do servidor não é software livre, porque o Telegram requereria uma grande reformulação da arquitetura, a fim de permitir que servidores independentes se conectassem à nuvem do Telegram.

    Recentemente Pavel Durov publicou em seu canal no Telegram mais detalhes a respeito da possibilidade de tornar público o código do servidor:

    "Publicar o código do servidor não garante privacidade porque, ao contrário do código do lado do cliente, não há como verificar se o mesmo código é executado nos servidores. E você nem mesmo precisa do código do lado do servidor para verificar a integridade dos chats secretos - eles são sólidos, independente de como os servidores funcionam." 

    Na mesma mensagem Durov afirma ter adiado os planos de publicar o código do servidor porque, segundo ele, há 3 anos um regime autoritário estava tentando uma maneira de obter o código do Telegram para lançar seu próprio mensageiro e, depois, banir todas as outras redes sociais do país. "Eu não queria fornecer a ditadores ferramentas para escravizar sua população - esse não deveria ser o legado do Telegram. Não estamos prontos para trair nossos valores porque alguns usuários confusos parecem pensar que publicar o código do servidor irá de alguma forma melhorar a verificabilidade.", completou.

  • Software livre: fornece liberdade para o usuário modifica-lo conforme sua necessidade e redistribuir cópias com ou sem as modificações. A filosofia de software livre é anterior ao modelo SaaS, que, por sua vez, veio depois do ASP. Parece-me que o avaliador pegou a alternativa I de uma fonte fakenews kkk


ID
4140166
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cookies são arquivos criados pelos websites que você visita. São usados para manter as informações de estado conforme você navega por diferentes páginas em um site ou retorna ao site posteriormente.


Sobre cookies, analise as afirmativas abaixo:


I - Os cookies podem ser usados para executar código

II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    I - Os cookies podem ser usados para executar código

    Os cookies não podem ser usados para executar código (executar programas) ou mandar vírus para o seu computador. A finalidade de um cookie é informar ao servidor Web que você voltou para uma página da Web específica..

    II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

    Cookies primários são cookies associados com o domínio do host. Os cookies secundários são cookies de qualquer outro domínio

    III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

    Há dois tipos diferentes de Cookie. Cookie da sessão e Cookie persistentes.

    Se um cookie não apresentar uma data de validade, ele é um cookie de sessão. Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco. Quando o navegador se fecha, o Cookie está perdido permanentemente a partir daqui. 

    Se o cookie contar com uma data de validade, ele é um cookie persistente. Na data de validade, o cookie será removido do disco.

    IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"

    Os cookies são sequências de dados que o servidor da Web envia ao navegador. Quando um navegador pede um objeto do mesmo domínio no futuro, o navegador enviará a mesma corda dos dados de volta ao servidor de origem. Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "SetCookie". O navegador envia o Cookie de volta ao server em um cabeçalho HTTP chamado “Cookie”. 

    PARAMENTE-SE!

  • "Patricão" já explicou quase tudo, mas gostaria apenas de complementar:

    Existem , segundo pesquisas, 7 tipos( incluirei os que ele não colocou)

    Cookies de terceiros são os maus cookies. Eles são a razão pela qual os cookies têm uma reputação tão ruim entre os usuários da Internet.

    Seguros:  cookie seguro: Só pode ser transmitido através de uma conexão criptografada. Normalmente, isso significa que no domínio deste site, em vez de http://, será https://. Além disso, ao lado do do domínio, você verá um cadeado, simbolizando a conexão segura. Como você pode ver, o Oficina da Net é https://.

    cookies somente http: Os dois sinalizadores funcionam em conjunto, para ajudar a reduzir a vulnerabilidade de um cookie a um ataque de script entre sites (XSS).

    cookie Flash : tipo mais comum de supercookie. Um supercookie realiza muitas das mesmas funções que um cookie comum, mas elas são mais difíceis de encontrar e excluir.

    cookie zumbi: está intimamente ligado à um cookie Flash. O cookie zumbi pode se recriar instantaneamente se alguém o excluir. A recriação é possível graças aos backups armazenados fora da pasta de armazenamento regular de cookies do navegador - geralmente como um objeto compartilhado local do Flash, ou como armazenamento da Web em HTML5.

    https://www.oficinadanet.com.br/internet/24798-7-tipos-de-cookies-do-navegador

    "Pra" cima deles!!!!

  • Sobre o item II:

    O que o item quer dizer com "domínio do host"?

    -Quer dizer que o cookie pertence ao próprio site ao qual se está acessando. Diferente dos cookies de terceiros, que são cookies que estão armazenados em determinado site, mas que pertencem a outro domínio.

    Para ficar mais claro, leia este artigo:

    "Cookies primários e de terceiros: qual a diferença?

    Em primeiro lugar, do ponto de vista técnico, não há diferença intrínseca entre cookies primários e de terceiros. A distinção está relacionada ao contexto de uma visita em particular e quem cria um cookie. Todo cookie tem um dono, este é um domínio definido no cookie.

    Para ser mais preciso, os cookies primários são emitidos por um site que o usuário visualiza diretamente. Portanto, se um usuário acessa um site, por exemplo, forbes.com, esse site cria um cookie que é salvo no computador do usuário.

    Por outro lado, os cookies de terceiros não são criados pelo site que está sendo visitado, mas sim por outra pessoa. O que isso significa na prática? Digamos que você esteja visitando o site forbes.com e esse site tenha um vídeo do YouTube em uma de suas páginas. Nesse caso, o YouTube definirá um cookie que será salvo no seu computador.

    O que está acontecendo aqui é que o proprietário do site, forbes.com, incorpora um código e um vídeo fornecidos pelo YouTube em seu site. Quando o código do YouTube é executado no navegador ou o vídeo é carregado, o YouTube pode rastrear o player e inserir dados em cookies.

    Como resultado, o cookie é classificado como um cookie de terceiros, porque é criado por um domínio diferente do que forbes.com.

    Esse tipo de cookie é muito usado na publicidade online. À medida que os anunciantes adicionam suas tags a uma página, eles podem exibir anúncios, além de rastrear usuários e dispositivos nos diferentes sites que eles acessam."

    Fonte: https://piwik.com.br/blog/por-que-escolher-cookies-primarios-em-vez-de-cookies-de-terceiros/

    Bons estudos.


ID
4140175
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

São bens da União, de acordo com o artigo 20 da Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige do candidato conhecimento acerca dos bens da União, no contexto da CF/88. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: o art. 20, I, IX, da CF/88, assim determina: “Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; (...) IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo”.

    Alternativa “b” incorreta: o art. 20, VI, X, da CF/88, assim estatui: “Art. 20. São bens da União: (...) VI - o mar territorial; (...) X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos”.

    Alternativa “c” correta: a presente alternativa se amolda ao teor do art. 20, III, XI, da CF 88, que ora reproduzo, para maior comodidade do prezado leitor: “Art. 20. São bens da União: (...) III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; (...) XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios”.

    Alternativa “d” incorreta: CF 88, Art. 20: “São bens da União: (...) IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (...) VIII - os potenciais de energia hidráulica”.

    Alternativa “e” incorreta: são bens da União o mar territorial e os potenciais de energia hidráulica, consoante o art. 20, VI, VIII, da CF 88.

    GABARITO: C.

  • Resposta c

    A errada - Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; (...)IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    B – errada - Art. 20. São bens da União: (...) VI - o mar territorial; (...) X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    C – certa - Art. 20. São bens da União: (...) III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; (...) XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

    D – errada - Art. 20. São bens da União: (...) IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;  (...) VIII –  os potenciais de energia hidráulica;

    E – errada - Art. 20. São bens da União: (...) VI - o mar territorial; Não consta solar.

  • Só um alerta e que Já foi explorado em provas mais densas pelo CESPE e outras bancas:

    Súmula 650

    Os incisos I e XI do art. 20 da Constituição Federal não alcançam terras de aldeamentos extintos, ainda que ocupadas por indígenas em passado remoto.

    --------------------------------------------------------------

    Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área XI

    A respeito de bens públicos, concessões e permissões, bem como sanções administrativas, julgue o item subsequente.

    As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios são bens da União, mas não são bens da União os aldeamentos extintos, ainda que ocupados por indígenas em passado remoto.

    (X) CERTO () ERRADO

    ---------------------------------------------------

    Ano: 2018 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Paranavaí - PR Prova: FAUEL - 2018 - Prefeitura de Paranavaí - PR - Procurador do Município

    Sobre os bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA:

    D) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, ressalvadas as terras que eram possuídas pelos nativos no passado remoto, são de propriedade da União. ( ASSERTIVA CONSIDERA CORRETA)

    ------------------------------------------------------------

    Arrocha, menino!

  • BENS DA UNIÃO

    Art. 20. São bens da União:

    I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;

    II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;

    III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

    IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;        

    V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;

    VI - o mar territorial;

    VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;

    VIII - os potenciais de energia hidráulica;

    IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

  • Gabarito:"C"

    CF, art. 20. São bens da União: XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

  • Gabarito C

    O art. 20 da CF 88, relaciona os bens da UNIÃO:

    III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

    XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

  • Inicialmente, é preciso entender que a autonomia das entidades federativas pressupõe repartição de competências legislativas, administrativas e tributárias, sendo, pois, um dos pontos caracterizadores e asseguradores do convívio no Estado Federal.

    A questão versa sobre a divisão de bens, mais especificamente os atribuídos à União, a qual cobra a literalidade do artigo 20, CF/88, onde são elencados os bens da União.

                Passemos, sem mais delongas, à análise das assertivas.

    a) ERRADO – Conforme o artigo 20, I e IX, CF/88, são bens da União os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

    b) ERRADO – O artigo 20, VI e X, CF/88 estabelece que são bens da União o mar territorial; as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.

    c) CORRETO – O artigo 20, III e XI, CF/88 preleciona que são bens da União os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio; as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

    d) ERRADO – O artigo 20, VIII e IV, CF/88 estabelece que são bens da União os potenciais de energia hidráulica; as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países.

    e) ERRADO – São englobados como bens da União, segundo o artigo 20, VI e VIII, CF/88 o mar territorial; os potenciais de energia hidráulica.


    Gabarito do professor: C.

  • Em breve a letra "E" vai estar correta. kkk

  • essa expressão "sem contar" quase me pegou.


ID
4140178
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo o artigo 40, § 1º, da CF/88, os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados:


I - Por invalidez permanente, sendo os proventos pagos integralmente;

II - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;

III - Voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria; observadas as condições estabelecidas na EC n° 20;

IV - Por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei;

V - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, ou aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;


Está correto apenas o que se indica em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.    

    § 1º O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado:    

    I - por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo;       

    II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;            

    III - no âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.      

  • Não existe aposentadoria por invalidez permanente. A aposentadoria, se for o caso, é por incapacidade permanente (art. 40, § 1º, I).

  • Questão desatualizada. Não há gabarito.

    Gabarito atribuído pela banca: E.

    I - Por invalidez permanente, sendo os proventos pagos integralmente (INCORRETA, a antiga redação falava que os proventos seriam proporcionais ao tempo de serviço, não existe mais essa modalidade, hoje se fala em "incapacidade permanente".).

    II - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar (CORRETA, permanece em conformidade com os novos incisos).

    III - Voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria; observadas as condições estabelecidas na EC n° 20. (REVOGADO).

    IV - Por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei. (REVOGADO).

    V - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, ou aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar; (INCORRETA).

    __________________________

    Segue a redação atualizada da CF:

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.  

    I - por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo;  

    II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar; 

    III - no âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.


ID
4140181
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o Título IV – Da organização dos Poderes, da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ITEM A errado:

    O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara de Vereadores e do Senado Federal.

    Art. 44. CF/88 - O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    ITEM B errado:

    O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio proporcional.

    Art. 46. CF/88 - O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    ITEM C errado:

    Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Superior Tribunal de Justiça.

    Art. 53. (...) CF/88

    § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. 

    ITEM D correto:

    Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

    ITEM E errado:

    Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto aberto, após arguição pública, a escolha de Promotores de Justiça, nos casos estabelecidos nesta Constituição;

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    (...)

    III - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:

    a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição;

    b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;

    c) Governador de Território;

    d) Presidente e diretores do banco central;

    e) Procurador-Geral da República;

    f) titulares de outros cargos que a lei determinar;

    (...)

  • ITEM A errado: -- Câmara dos Deputados 

    ITEM B errado: -- princípio majoritário.

    ITEM C errado: -- Supremo Tribunal Federal. 

    ITEM D correto:

    ITEM E errado: -- voto secreto. Previsão do item não consta no rol de atribuições do Senado.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto relacionado ao Poder Legislativo.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da Constituição Federal, a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Nesse sentido, conforme o caput, do artigo 46, da Constituição Federal, o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Ademais, de acordo com o artigo 44, da Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O Congresso Nacional é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

    Destaco a seguinte dica:

    Congresso Nacional = Bicameral;

    Assembleia Legislativa = Unicameral;

    Câmara Municipal = Unicameral.

    IMPORTANTE E MUITO COBRADO:

    Senador = Senado Federal = Representantes dos Estados e do Distrito Federal = Majoritário Relativo

    Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Representantes do povo = Princípio Proporcional

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pelos mesmos motivos destacados na alternativa "a".

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com o § 1º, do artigo 53, da Constituição Federal, os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o artigo 50, da Constituição Federal, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

    Letra e) Esta alternativa está errada, pois o Senado Federal não possui competência para a escolha dos Promotores de Justiça. Estes integram o Ministério e ingressam na carreira por meio de concurso público. Ressalta-se, no entanto, que, de acordo com o inciso III, do artigo 52, da Constituição Federal, compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha do Procurador-Geral da República.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Art. 53 § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.         

  • Complemento:

    a) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara de Vereadores e do Senado Federal.

    Poder legislativo FEDERAL - CN

    Poder Legislativo ESTADUAL - Ass. legislativa

    Poder Legislativo MUNICIPAL - CAM . VER.

    b) SENADO - REPRESENTANTES DOS ESTADOS

    CAM DEP. REPRESENTANTES DO POVO.

    ELEITOS PELO SISTEMA MAJORITÁRIO - SENADORES / CHEFES DO EXECUTIVO

    ELEITOS PELO SISTEMA PROPORCIONAL - DEPUTADOS / VEREADORES

    c) STF

  • Inicialmente, teremos alguns comentários sobre o Poder Legislativo.

                A CF/88 consagrou, em seu artigo 2º, a tripartição de Poderes, ao afirmar que são Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Cada um desses Poderes possui uma função predominante, que o caracteriza como detentor de parcela da soberania estatal, além de outras funções previstas no texto constitucional. São as chamadas funções típicas e atípicas.

                O Poder Legislativo possui as funções típicas de legislar e fiscalizar. Dessa forma, de um lado a Constituição prevê regras de processo legislativo, para que o Congresso Nacional elabore as normas jurídicas, e de outro estabelece, nos termos do artigo 70, CF/88, que também lhe compete a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo.

                As funções atípicas constituem-se em administrar e julgar. A primeira ocorre, exemplificativamente, quando o Legislativo dispõe sobre a organização e a operacionalidade interna, provimento de cargos, promoções de seus servidores; enquanto a segunda ocorrera, por exemplo, no processo e julgamento do Presidente da República por crime de responsabilidade.

                Para o efetivo exercício de suas funções, os membros do Poder Legislativo estão resguardados por um protetivo rol de prerrogativas e imunidades; bem como por algumas incompatibilidades.

                O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diferentemente dos estaduais, distritais e municipais, onde é consagrado o unicameralismo (art.27,29 e 32, CF/88).

                A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, enquanto o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do DF.

                A Competência da Câmara dos Deputados encontra-se no artigo 51, CF/88, enquanto às do Senado Federal estão insculpidas no artigo 52, CF/88. 


    Feitas as considerações gerais, passemos à análise das assertivas.

    a) ERRADO – Conforme dicção do artigo 44, CF/88, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    b) ERRADO – Segundo o artigo 46, CF/88, o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    c) ERRADO – O artigo 53, §1º, CF/88 estabelece que os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. 

    d) CORRETO – A assertiva está em consonância com o artigo 50, CF/88, o qual estipula que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

    e) ERRADO – O artigo 52, III, CF/88 estabelece que compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República; c) Governador de Território; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da República; f) titulares de outros cargos que a lei determinar.

                Conforme analisado, Promotores de Justiça não são escolhidos pelo Senado Federal. Na verdade, ingressam na carreira através de concurso público de provas e títulos.

                É interessante observar que apenas o Procurador-Geral da República, que é o chefe do Ministério Público da União (art.128, §1º, CF/88) é escolhido pelo Senado, após arguição pública, por voto secreto.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

ID
4140184
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90) prevê que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:


I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito -E

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (ITEM I)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (ITEM II)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (ITEM III)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; (ITEM IV)

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (ITEM V)

    Dessa forma, conforme se observa da redação do art. 53, todos os itens estão corretos. Sendo assim, a alternativa correta é a letra E.

    GABARITO: E

  • é o que eu denominei de DIA DD

    d - direito de organização e participação em entidades estudantis

    i - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola

    a - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica

    d- direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores

    d - direito de ser respeitado por seus educadores.

    Veja o artigo 53 do ECA

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem no tocante ao direito à educação, cultura, esporte e lazer. Vejamos:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    Correto. Trata-se de um direito da criança e do adolescente, nos termos do art. 53, I, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    Correto. Trata-se de um direito da criança e do adolescente, nos termos do art. 53, II, ECA: Art. 53. II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    Correto. Trata-se de um direito da criança e do adolescente, nos termos do art. 53, III, ECA: Art. 53. III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    Correto. Trata-se de um direito da criança e do adolescente, nos termos do art. 53, IV, ECA: Art. 53. IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Correto. Trata-se de um direito da criança e do adolescente, nos termos do art. 53, V, ECA: Art. 53. V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: E


ID
4140187
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Levando em consideração os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D)

    Informativo 915/STF: não é possível, atualmente, o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação. Não há, na CF/88, uma vedação absoluta ao ensino domiciliar. A CF/88, apesar de não o prever expressamente, não proíbe o ensino domiciliar. No entanto, o ensino domiciliar não pode ser atualmente exercido porque não há legislação que regulamente os preceitos e as regras aplicáveis a essa modalidade de ensino. Assim, o ensino domiciliar somente pode ser implementado no Brasil após uma regulamentação por meio de lei na qual sejam previstos mecanismos de avaliação e fiscalização, devendo essa lei respeitar os mandamentos constitucionais que tratam sobre educação.

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta.

    Vamos às alternativas:

    ALTERNATIVA A: CORRETA. Art. 54, I, ECA: é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Art. 55 ECA: os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. Art. 60 ECA: é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. O ensino é direito da criança e do adolescente que deve ser prestado de forma obrigatória pelo Estado, de modo que os pais não podem educar seus filhos em casa.

    Por ser uma obrigação de prestação e fiscalização pelo Estado, o STJ tem recente julgamento no sentido de não permitir o ensino feito na própria residência da criança ou adolescente (prática conhecida como homeschooling ou educação domiciliar).

    STJ: direito líquido e certo é o expresso em lei, que se manifesta inconcusso e insuscetível de dúvidas. Inexiste previsão constitucional e legal, como reconhecido pelos impetrantes, que autorizem os pais ministrarem aos filhos as disciplinas do ensino fundamental, no recesso do lar, sem controle do poder público mormente quanto à frequência no estabelecimento de ensino e ao total de horas letivas indispensáveis à aprovação do aluno.

    Além do entendimento do STJ, o STF firmou sua posição no informativo nº 915: não é possível, atualmente, o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover a educação. Não há, na CF/88, uma vedação absoluta ao ensino domiciliar. A CF/88, apesar de não o prever expressamente, não proíbe o ensino domiciliar. No entanto, o ensino domiciliar não pode ser atualmente exercido porque não há legislação que regulamente os preceitos e as regras aplicáveis a essa modalidade de ensino.

    ALTERNATIVA E: CORRETA. Art. 56 ECA: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

    GABARITO: D

  • A letra E também encontra-se errada.

    Art. 56 ECA:

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; (Já fiz várias questões que o erro era esse).

  • Algumas observações...

    c) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz;

    CF- Art. 7º, XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;  

    ECA- Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    Bons estudos!

  • ????????????

  • Se os pais ou responsável tem obrigação de matricular seus filhos, então não poderá educá-los em casa para protegê-los de más influências na escola.

    Sabendo da assertiva ''B'' responde a questão.

  • Tá errado, Sonhador PRF. O Spyware é um tipo de programa automático intruso destinado a infiltrar-se em um sistema de computadores e smartphones, para coletar informações pessoais ou confidenciais do usuário.

  • q viagem é essa filho...

  • q viagem é essa filho...


ID
4140190
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no que está previsto na legislação acerca do financiamento da educação, julgue os itens a seguir:


( ) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

( ) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

( ) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

( ) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

( ) Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    (V) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    (V) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

    (V) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

    (V) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

    ( F) Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público - não é especificado ensino público, mas sim "ensino" (público ou privado).

  • Gabarito: Letra A

    a)A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. ( V) art. 212, caput/ CF/88

    b) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.(V) ART.212&3º/CF/88

    c) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.(V) art.212 &4º, CF/88

    d) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.(V) ,art.212&5º, CF/88

    e)Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público.(F) , art . 213, caput , CF/88

  • Olá, pessoal! Temos aqui uma questão de analise de assertivas que pode ser respondido diretamente com a letra seca da Constituição. Vejamos:


    "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.".

    Verdadeira conforme art. 212, caput

    "A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.".

    Verdadeira conforme o art. 212, parágrafo 3.

    "Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

    Verdadeira conforme o art. 212, parágrafo 4.

    "A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.". 

    Verdadeira, art. 212, parágrafo 5.

    "Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público.".

    Falsa, de acordo com o art. 213, caput, pode ser destinado a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas.


    A ordem fica então V, V, V, V, F.

    GABARITO LETRA A.



  • a letra E n está incorreta...

  • CF/88

    Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:

    I - comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;

    II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.

    *Não está errada, está incompleta...

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre financiamento da educação.

    Análise das assertivas:

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212: "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 3º: "A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 4º: "Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 5º: "A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei".

    (F) Incorreta. Os recursos são destinados às escolas públicas e podem ser destinados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Art. 213, CRFB/88: "Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (V-V-V-V-F).

  • gab. correto é

    V V V V V


ID
4140193
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às competências previstas na legislação para a União no campo da educação, analise as afirmações a seguir:


I - Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

II - Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.

III - Arcar com o financiamento, manutenção e desenvolvimento de todo sistema de ensino superior no país.

IV - Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

V - Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.


São corretas as seguintes alternativas:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    A questão foi elaborada tendo por base o art. 9o da lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)

  • III - Arcar com o financiamento, manutenção e desenvolvimento de todo sistema de ensino superior no país.

    O erro da afirmativa foi generalizar, quando o avaliador diz TODO inclui a rede de ensino superior privada, que não seria sua competência mas sim das instituições privadas.


ID
4140196
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as metas e estratégias previstas no PNE (Lei n. 13.005/14) para valorização dos profissionais da educação, pode-se afirmar que:


I - Está prevista a valorização dos (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do mesmo.

II- Indica-se a constituição de um fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

III – Está previsto a implantação de planos de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, com implantação gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar.

IV – Será preciso também ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.


São corretas as seguintes afirmações:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas de I a IV são estratégias da META 17.

    Meta 17: Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE


ID
4153375
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ao realizar intervenções em instalações elétricas é necessário que sejam consideradas as medidas de controle, de proteção coletiva e individual. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) Nº 10 deve-se considerar que:

I- Sejam adotadas medidas de controle integradas as demais iniciativas da empresa, partindo da análise de risco.
II- Apenas estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem manter diagramas unifilares atualizados das instalações elétricas.
III- Devem ser adotadas medidas de proteção coletiva, como a desenergização elétrica ou o emprego da tensão de segurança, exclusivamente.
IV- Isolamento de partes vivas, obstáculos, barreiras, sistema de seccionamento automático e bloqueio do religamento automático podem ser consideradas medidas de proteção coletiva.
V- Quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser fornecidos equipamentos de proteção individual (EPI), específicos e adequados a atividade.

São considerações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • I- Sejam adotadas medidas de controle integradas as demais iniciativas da empresa, partindo da análise de risco. (V)

    II- Apenas estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem manter diagramas unifilares atualizados das instalações elétricas. ( F) ( todas as empresas devem apresentar esquemas unifilares, as empresas com carga instalada superior a 75 kW, deve ter o Prontuário de Instalações Elétricas)

    III- Devem ser adotadas medidas de proteção coletiva, como a desenergização elétrica ou o emprego da tensão de segurança, exclusivamente. ( F)

    IV- Isolamento de partes vivas, obstáculos, barreiras, sistema de seccionamento automático e bloqueio do religamento automático podem ser consideradas medidas de proteção coletiva. (V)

    V- Quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser fornecidos equipamentos de proteção individual (EPI), específicos e adequados a atividade. (V)


ID
4153378
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma ordem de serviço foi emitida pelo engenheiro responsável para realizar uma intervenção elétrica em uma instalação desenergizada. O técnico em eletrotécnica antes de iniciar o serviço procurou o engenheiro para estabelecer os procedimentos apropriados para desenergizar o sistema. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) Nº 10, o engenheiro deve orientar o técnico a realizar o:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:

    a) seccionamento;

    b) impedimento de reenergização;

    c) constatação da ausência de tensão;

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);

    (Alterada pela Portaria MTPS n.º 508, de 29 de abril de 2016)

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

  • Mnemônico: SICAPS 

    seccionamento;

    impedimento de reenergização;

    constatação da ausência de tensão;

    aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);

    sinalização de impedimento de reenergização.

  • A questão exigiu conhecimento sobre a NR10 que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade e solicitou o item que representa a opção que traga a sequência de desenergização na ordem correta (dos três primeiros passos).

    De acordo com a NR 10:

    10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo:

    1. a) seccionamento;
    2. b) impedimento de reenergização;
    3. c) constatação da ausência de tensão;
    4. d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
    5. e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);
    6. f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização. 

    Analisando os itens vemos que a sequência correta dos passos é: Seccionamento, impedimento da reenergização, constatação de ausência de tensão, instalação do aterramento temporário, proteção dos elementos energizados na zona controlada e instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

    GABARITO: LETRA D


ID
4153381
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ao realizar o levantamento das máquinas e equipamentos da Oficina Mecânica da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM) para elaboração do inventário de máquinas e equipamentos da UAEM o engenheiro responsável identificou que o torno CNC possuía uma proteção móvel, que de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) Nº 12 deve ser móvel quando o acesso a zona de perigo for requerido :

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    6.5 A proteção deve ser móvel quando o acesso a uma zona de perigo for requerido uma ou mais vezes por turno de trabalho, observando-se que:

    a) a proteção deve ser associada a um dispositivo de intertravamento quando sua abertura não possibilitar o acesso à zona de perigo antes da eliminação do risco; e

    b) a proteção deve ser associada a um dispositivo de intertravamento com bloqueio quando sua abertura possibilitar o acesso à zona de perigo antes da eliminação do risco.

  • Gabarito errado:

    NOVA REDAÇÃO DA NR 12

    12.5.6 A proteção deve ser móvel quando o acesso a uma zona de perigo for requerido mais de uma vez por turno de trabalho, observando-se que:

    a) a proteção deve ser associada a um dispositivo de intertravamento quando sua abertura não possibilitar o acesso à zona de perigo antes da eliminação do risco; e

    b) a proteção deve ser associada a um dispositivo de intertravamento com bloqueio quando sua abertura possibilitar o acesso à zona de perigo antes da eliminação do risco. 

  • questão deveria ser anulada. nr 12 com nova redação
  • Conforme alteração da NR-12 no ano de 2019, a alternativa correta é a B

    Gabarito equivocado

  • Gente, esta prova foi aplicada (2019) antes da atualização da Norma.

  • Devia ter uma botão para reportar questões que não seja mais "válidas" por conta dos textos das novas redações.


ID
4153384
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O seccionamento de tarugos de aço de pequeno diâmetro na Oficina Mecânica da UAEM é geralmente realizado utilizando uma cortadeira de metais, usualmente chamada de policorte. Durante as operações de corte foi aferido um nível de ruído da ordem de 87 dB, mas o engenheiro responsável pelo setor solicitou a distribuição de protetores auriculares (EPI) com nível de redução de ruído de 20 dB, obedecendo o disposto na Norma Regulamentadora (NR) Nº 6. De acordo com a NR 9 e NR 15 o ruído com magnitude de 87 dB está acima do:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E) Limite de tolerância, é caracterizado como um risco físico, no entanto o fornecimento do EPI com nível de redução de ruído de 20 dB caracteriza a neutralização da insalubridade, consequentemente não há percepção de adicional de insalubridade.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Obs: O agente ruído que é caracterizado como um risco físico.

    A questão não menciona o tempo de exposição, mas menciona o fornecimento do EPI, Ok.

    O níveis acima do Limite de Tolerância/Exposição necessita de "Ação Corretiva".

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Conforme a norma:

    15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

    15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:

    a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;

    b) com a utilização de equipamento de proteção individual

  • A assertiva "E" está errada. Já há jurisprudência quanto ao fato de o fornecimento do EPI, mesmo que neutralize a insalubridade provida pela exposição ao ruído, não anular a percepção do adicional. Isto também acontece no caso dos agentes químicos. Vide referência abaixo:

    https://jf.jusbrasil.com.br/noticias/2841911/uso-de-epi-nao-descaracteriza-insalubridade?ref=serp

  • Para a caracterizar a exposição acima do LT a questão não teria que descriminar que a exposição do funcionário era para 8h?
  • Essa questão gera alguns questionamentos. Por exemplo, se a exposição fosse de 4 horas, sabendo que o limite de horas para 87 dB é 6h, isso seria caracterizado como sendo acima do valor de ação e abaixo do limite de tolerância (6h). Por ele não falar a quantidade de horas reais do trabalho operando o equipamento, essa questão é muito "bizarra", pois não faz sentindo um trabalhador ficar mais de 6 horas de forma contínua ou intermitente em uma oficina dentro de uma faculdade kkk. Enfim, vai da certo.

  • Perfeita observação, Danilo. O enunciado está incompleto, mas, nesse caso, não impediu de se chegar ao gabarito (E). Ao prezado colega Maycon e Yasmin, deixo duas sugestões: a) foco na pergunta da questão, senão corre o risco de errar por querer contrariar o examinador - note que o enunciado diz "De acordo com as NR's ..."; b) nós profissionais da SST devemos nos embasar tão somente em normas técnicas nacionais e internacionais. Deixemos as jurisprudências para advogados e juízes, senão, de que adianta nosso conhecimento técnico? Se passarmos a usar jurisprudências, daqui um tempo seremos totalmente descartáveis nas organizações.


ID
4153387
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um técnico em eletroeletrônica trabalha no laboratório de microeletrônica, que é uma instalação elétrica de baixa tensão, elaborando projetos de circuitos elétricos, usinando pequenas placas de circuitos em uma fresadora de bancada e operando osciloscópios de bancada. Levando em consideração a natureza do trabalho do técnico e que os materiais e equipamentos estejam em conformidade com as normas técnicas oficiais o técnico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    e) Não faz jus ao adicional de periculosidade, pois realiza operações elementares, tais como o uso de equipamentos elétricos energizados, bem como ligar e desligar circuitos elétricos.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    NR 16 - 2. Não é devido o pagamento do adicional nas seguintes situações

    c) nas atividades ou operações elementares realizadas em baixa tensão, tais como o uso de equipamentos elétricos energizados e os procedimentos de ligar e desligar circuitos elétricos, desde que os materiais e equipamentos elétricos estejam em conformidade com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

    BAIXA TENSÃO tem direito a periculosidade no caso de descumprimento do item 10.2.8 (Medidas de Proteção Coletiva).

    No enunciado diz que "os materiais e equipamentos estejam em conformidade com as normas técnicas oficiais" então está cumprindo o item 10.2.8, não tem direito ao adicional de periculosidade.


ID
4153390
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um engenheiro eletricista deseja realizar a medição de potência consumida em uma instalação elétrica do Hospital Universitário da UFCG. Sabe-se que o ramal de entrada a ser medido é trifásico a quatro fios (três fases e um neutro). O engenheiro sabe que a carga é composta apenas por resistores, indutores e capacitores, mas desconhece a forma como esses elementos estão ligados bem como os seus respectivos valores de resistência, indutância e capacitância.

Qual o número mínimo de wattímetros que o engenheiro deve empregar para assegurar que a potência total consumida na instalação seja igual à soma das potências aferidas nos wattímetros?

Alternativas

ID
4153393
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um forno elétrico utilizado no Laboratório de Engenharia de Materiais da UFCG é ligado a uma tomada trifásica de 380 V (tensão de linha), por meio de um auto-transformador ideal de 380/220 V. Sabendo-se que a corrente medida no cabo de fase do forno é IX, e que a corrente medida na tomada é IY, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4153396
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Deseja-se projetar uma subestação para atender a central de aulas do bloco CAA da UFCG. Sabendo que a potência instalada da subestação deve ser de 225 kVA para suprir o Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) e que a tensão de suprimento da subestação é 13,8 kV, conforme padrão Energisa Borborema, analise as afirmativas listadas a seguir:

I- A subestação para potência de 225 kVA pode ser aérea fazendo uso de um poste duplo T com especificações D10/300.
II- A proteção primária da subestação deve ser feita mediante o uso de uma chave fusível com elo de 12K.
III- A subestação para potência de 225 kVA pode ser abrigada independente de que seja executada fazendo uso de um transformador a óleo ou a seco.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Salvo melhor juízo, a questão é passível de anulação, pois considero o item III também incorreto.

    O item 9.4.3, da seção 9.4 da ABNT NBR 14039, prescreve que, quando a subestação de transformação fizer parte da edificação industrial, somente será permitido o emprego de transformadores a seco.

    Neste caso, o item 9.4.4 prescreve que, quando a subestação de transformação fizer parte integrante da edificação residencial e/ou comercial, somente será permitido o emprego de transformadores a seco, mesmo que haja paredes de alvenaria e portas corta-fogo.


ID
4153399
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Deseja-se dimensionar dois conjuntos de transformadores de corrente para a subestação de entrada de energia da UFCG. Um conjunto para o sistema de medição e faturamento, e outro conjunto para o sistema de proteção secundária de média tensão, composto de um disjuntor de média tensão e um relé secundário de sobrecorrente. Sabe-se que a máxima corrente de carga do sistema é de 30 A e que a maior corrente de curto-circuito simétrica do sistema é 1000 A.

O conjunto de transformadores de corrente para medição e proteção deve ter uma relação de transformação de, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • A corrente do transformador de corrente para proteção normalmente gira em torno de 20 vezes a nominal do equipamento, então dividindo 1000 por 20 encontra-se um TC de 50:5. Já o de faturamento observa-se uma corrente máxima de carga de 30A por isso 30:5.


ID
4153402
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere a UFCG um consumidor cativo, optante pela Tarifação Grupo A Horo-sazonal Azul, atendida por uma rede de 13,8 kV a três fios, protegida por um disjuntor de média tensão, classe 20 kV, 1200 A, 25 kA, 60 Hz. O disjuntor é comandado por um relé secundário de sobrecorrente, modelo URPE 7104T, composto por unidades temporizadas e instantâneas, tanto de fase quanto de neutro, funções 50, 51, 50N, 51N, 51GS, 59 e 27.

É função das unidades de sobrecorrente de neutro:

Alternativas

ID
4153405
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As distribuidoras de energia elétrica utilizam muitos equipamentos e dispositivos isolantes, entretanto nas subestações dos consumidores, como as que a UFCG possuem, e em suas atividades há poucos itens que se enquadram no Capítulo 10.7.8 da Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10). Sendo assim, pode-se considerar que toda subestação de consumidor precisa ter no mínimo os seguintes itens, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  

    A- Luva de borracha: As Luvas Isolantes da Classe 0 comportam a tensão máxima de 1000 V, protegem contra-choques elétricos, lesões sérias e até fatais. Entretanto, vale lembrar que a proteção somente é alcançada se as Luvas Isolantes forem corretamente utilizadas, manuseadas, guardadas e higienizadas

    B - Bastão de manobra: é uma ferramenta de trabalho, em fibra de vidro, seccionável, quando necessário ou não, constituída de elementos intercambiáveis, que tem como objetivo garantir a distância de trabalho ou isolamento de segurança, nas intervenções em instalações elétricas energizadas

    C- Tapete de borracha: Servem para o isolamento dos operadores de subestações, para em caso de energização acidental de quadros elétricos, ou chaves de alta tensão, estarem protegidos os operadores/eletricistas.

    D- ERRADO- Como próprio nome sugere, o detector de tensão serve para identificar a existência de alguma tensão elétrica. Ele não é um dispositivo ISOLANTE.

    E- Manga (ou Mangote) de Borracha Isolante Elétrica: Destinada a proteger braço e antebraço durante o trabalho com eletricidade, trabalhos estes sujeitos a choques, alta tensão e calor de chamas de arcos elétricos, usualmente instalações e redes elétricas.


ID
4153408
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere às medidas de segurança em instalações e serviços em eletricidade, abordadas na Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10), analise as afirmativas abaixo.

I- Os serviços executados em instalações elétricas energizadas em alta tensão, bem como, aqueles executados no sistema elétrico de potência (SEP), não podem ser realizados individualmente.
II- As especificações técnicas dos equipamentos de proteção individual independe do nível de tensão de operação do sistema elétrico de potência (SEP), pois, as execuções dos serviços serão sempre com as instalações desenergizadas.
III- O uso de adornos pessoais não é permitido em trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades, exceto quando se trata de instalações residenciais.
IV- Qualquer pessoa pode realizar operações elementares, como ligar e desligar circuitos elétricos, em baixa tensão, caso a instalação esteja em perfeito estado de operação.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • 10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.

    10.7.3 Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência - SEP, não podem ser realizados individualmente.


ID
4153411
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, a respeito da Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10), que trata da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

I- Uma instalação elétrica é considerada desenergizada somente após o cumprimento dos seguintes procedimentos: o seccionamento; o impedimento da reenergização; e a constatação da ausência de tensão.
II- É considerado trabalhador capacitado aquele que trabalha sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.
III- Os procedimentos de trabalho devem conter, no mínimo, objetivo, campo de aplicação, base técnica, competências e responsabilidades, disposições gerais, medidas de controle e orientações finais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I- Uma instalação elétrica é considerada desenergizada somente após o cumprimento dos seguintes procedimentos: o seccionamento; o impedimento da reenergização; e a constatação da ausência de tensão.

    (ERRADA)

    Porque uma instalação elétrica é considerada desernegizada, não apenas seguindo esses 3 primeiros passos mas como também todos esses outros:

    10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:

    a) seccionamento;

    b) impedimento de reenergização;

    c) constatação da ausência de tensão;

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);

    (Alterada pela Portaria MTPS n.º 508, de 29 de abril de 2016)

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

    II- É considerado trabalhador capacitado aquele que trabalha sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. (ERRADA)

    10.8.3 É considerado trabalhador capacitado aquele que atenda às seguintes condições, simultaneamente:

    a) receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e

    b) trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.

    III - 10.11.3 Os procedimentos de trabalho devem conter, no mínimo, objetivo, campo de aplicação, base técnica, competências e responsabilidades, disposições gerais, medidas de controle e orientações finais. (CERTO)

    Gab. C


ID
4153414
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O conhecimento do ferramental disponível para execução de serviços em eletricidade é importante para que se disponha de diferentes alternativas para a realização de uma determinada tarefa. Analise as afirmativas abaixo:

• A FERRAMENTA X é uma ferramenta utilizada nos serviços de eletricidade para realizar soldas em emendas.
• A FERRAMENTA Y é uma ferramenta utilizada nos serviços de eletricidade para rasgar paredes de alvenaria.
• A FERRAMENTA Z é uma ferramenta utilizada nos serviços de eletricidade para furar paredes de alvenaria.
• A FERRAMENTA W é uma ferramenta utilizada nos serviços de eletricidade para realizar teste de isolação.

Para as afirmativas apresentadas acima, identifique as que melhor definem as ferramentas X, Y, Z e W, respectivamente.

Alternativas

ID
4153423
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e, inclusive, fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade. Com o objetivo de reduzir os custos e tempo para a conexão da microgeração e minigeração; compatibilizar o Sistema de Compensação de Energia Elétrica com as Condições Gerais de Fornecimento (Resolução Normativa nº 414/2010); aumentar o público alvo; e melhorar as informações na fatura, a ANEEL publicou a Resolução Normativa nº 687/2015 revisando a Resolução Normativa nº 482/2012.

A respeito da Geração Distribuída, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
4153426
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

O Controlador Lógico Programável (CLP), do inglês PLC (Programmable Logic Controller), é definido como dispositivo capaz de armazenar instruções destinadas a sistemas automatizados. É uma característica do CLP:

Alternativas

ID
4153432
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Com relação ao tipo de cabeamento estruturado utilizado em instalações de sistema de telecomunicações com alta capacidade, marque a alternativa que corresponde à vantagem do cabo trançado frente à fibra óptica:

Alternativas

ID
4153435
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Um sistema de cabeamento estruturado permite acomodar mudanças frequentes com relação à reorganização ou movimentação de pessoas, juntamente com seus espaços de trabalho e serviços, alterações e acréscimos, de uma forma eficaz, segura e resistente. Dentre as opções a seguir, com relação às vantagens de um sistema de cabeamento estruturado, marque a opção INCORRETA:

Alternativas

ID
4153438
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Um engenheiro almeja fazer o projeto de um enlace de comunicação óptica entre Campina Grande e João Pessoa. Para isso, ele utiliza um transmissor, dispositivos de conexão, comutação e filtragem de sinais, além de amplificadores ópticos e um receptor. Considerando uma margem de 10 dB para as perdas de conexões e futuras manutenções no sistema, que os amplificadores ópticos compensam exatamente as perdas referentes ao enlace de comunicação óptica e os dispositivos envolvidos na conexão e que a sensibilidade do receptor é de -30 dBm, assinale o valor da potência óptica transmitida do transmissor:

Alternativas

ID
4153441
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o projeto de sistemas de comunicações ópticos de alta capacidade, assinale a opção correta:

Alternativas

ID
4153444
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o serviço telefônico fixo comutado é o serviço de telecomunicações que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, destina-se:

Alternativas

ID
4153447
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o serviço telefônico fixo comutado, destinado ao uso do público em geral, corresponde às seguintes modalidades:

Alternativas