SóProvas



Prova UFLA - 2019 - UFLA - Médico - Clínico Geral


ID
3198049
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Após uma campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo, ficou constatado que 90% da população foi imunizada para a gripe e 80% foi imunizada para o sarampo. Após um levantamento minucioso, constatou-se que 75% da população ficou imunizada para ambas as doenças, gripe e sarampo. O percentual da população que NÃO recebeu nenhuma vacina foi de:

Alternativas
Comentários
  • Podemos resolver essa questão pelo raciocínio logico..

    90% para gripe.

    80% para sarampo..

    constatou-se que 75% tinha sido imunizado para ambas..

    90% (gripe) - 75% = 15%.. apenas 15% recebeu imunização somente para gripe.

    80% (sarampo) - 75% = 5%.. apenas 5% recebeu imunização somente para sarampo..

    75% + 15% (gripe) + 5% (sarampo) = 95% -----> logo, 5% (alternativa A) não recebeu imunização.


ID
3198055
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um hospital, o estoque de soro fisiológico é suficiente para 8 dias, com o seguinte esquema de aplicação: 30 pacientes por dia, 24 gotas por minuto, durante 2 horas para cada paciente. Foi sugerido um novo esquema de aplicação de soro fisiológico: 40 pacientes por dia, 18 gotas por minuto, durante 1 hora para cada paciente. Se o novo esquema for adotado, o estoque do hospital será suficiente para:

Alternativas
Comentários
  • 30 pacientes/dia -- 24 gotas por minuto --- 2 horas /120* minutos ---- 8 dias

    40 pacientes/dia -- 18 gotas por minuto -----1 horas / 60* minutos ---- X dias

    X = (8 * 40 * 18 * 120) / (30*24*60) [ cortar zeros; 12/6 ; 8/24 ; 18/3 ; 6/3]

    X= (1*4*2*2)/(1*1*1)

    X = 16 dias

    Análise dos dias, porque tem o X:

    Quanto mais dias mais pacientes - DIRETAMENTE

    Quanto mais dias mais gotas por minuto - DIRETAMENTE

    Quanto mais dias MENOS horas/minutos - INVERSAMENTE**

    Método da CRUZ:

    O que estiver na linha e na coluna do X ficará no numerador

    O que não estiver comporá o denominador


ID
3198073
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

João, aspirante a artista contemporâneo, desenvolveu sua primeira grande obra de relevo e buscou divulgá-la para o público. Marcos, seu mentor e curador de arte, com certo prestígio, afirmou que, para tanto, estaria condicionado à licença prévia. Considerando o caso hipotético descrito e os dispositivos da Constituição de 1988 e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A Constituição prevê a liberdade de expressão da atividade artística, independentemente de censura ou licença

  • ART. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    CACI (científica, artística, comunicação, intelectual).

  • A resolução da questão não é difícil, mas vamos aprofundar o tema:

    I) Segundo Gilmar Mendes, Incluem-se na liberdade de expressão faculdades diversas, como a de comunicação de pensamentos, de ideias, de informações, de críticas, que podem assumir modalidade não verbal (comportamental, musical, por imagem etc.)

    II) O conteúdo da liberdade de expressão é toda opinião, convicção, comentário, avaliação ou julgamento sobre qualquer assunto ou sobre qualquer pessoa, envolvendo tema de interesse público, ou não, de importância e de valor, ou não.

    III) Não abrange a violência.

    IV) Na visão do STF Constitui condição essencial ao pluralismo de ideias.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    a) CORRETA. 

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (art. 5º, IX CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    Note: qualquer censura institucionalizada que seja imposta sem justificação constitucional caracterizará uma intervenção violadora do âmbito de proteção dessa liberdade.

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: Em junho de 2015, o Plenário do STF julgou (decisão unânime) procedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 4815 e declarou não ser exigível a autorização prévia do biografado para a publicação de biografias.

    b) INCORRETA. 

    Não há no que se falar em condicionamento a licença prévia, tendo em vista que o diploma constitucional proclama vedação a censura ou licença, nos moldes sobreditos.

    c) INCORRETA. 

    Alternativa equivocada, o diploma em tela abarca a liberdade de expressão artística.

    d) INCORRETA. 

    Vide explicação da letra "b".

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: A.

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Inicialmente, é interessante mencionar que o artigo 5º, IX, CF/88 estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Assim, temos que a liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não pode sofrer limitação prévia, no que tange à natureza política, ideológica e artística, salvo limitações de natureza regulamentária, por meio de lei ordinária, com o fito de estabelecer faixas etárias, definir locais e horários adequados a determinadas produções, etc.

    A censura prévia consubstancia-se na necessidade de permissão antecedente e de caráter vinculativo/obrigatório sobre texto ou produção artística, o que caracteriza uma postura não democrática, totalmente diferente da adotada por nosso ordenamento constitucional.

    Por fim, apenas é interessante deixar registrado que não se trata de um direito absoluto, uma vez que deve encontrar restrições nos demais direitos fundamentais, inclusive, com a responsabilização posterior por eventuais manifestações injuriosas, difamantes, etc.

    Desta forma, analisando a questão em comento, o candidato deve ter o conhecimento de que não se poderá exigir de João a licença prévia, por expressa vedação legal.

    Vejamos:

    a) CORRETA – A assertiva está em consonância com o que estabelece o artigo 5º, IX, CF/88.

    b) ERRADA – Conforme leciona Alexandre de Moraes, em seu livro de Direito Constitucional, 17ª edição, Ed. Atlas, p. 46, “A liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não pode sofrer nenhum tipo de limitação prévia, no tocante a censura de natureza política, ideológica e artística.”

    c) ERRADA - O artigo 5º, IX, CF/88 estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    d) ERRADA – Vide assertiva B.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A


ID
3198076
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O artigo 41 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações estabelece que são estáveis, após 3 (três) anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Considerando esse tema, leia as proposições abaixo:

I – O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial em primeira instância, mediante decisão administrativa discricionária ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.

II – A invalidação de demissão do servidor estável, por sentença judicial, ensejará a reintegração ao cargo e o eventual ocupante da vaga, mesmo estável, perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

III – O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, quando o seu cargo for extinto ou for declarada a sua desnecessidade.

IV – A aquisição de estabilidade implica a obrigatoriedade de uma avaliação especial de desempenho a ser realizada por comissão instituída para essa finalidade.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ITEM I - ERRADO: Art. 41.  § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;           

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    ITEM II - ERRADO: Art. 41.  § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.  

    ITEM III - CERTO: Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 

    ITEM IV - CERTO: Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO: D

    I - ERRADO: Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:  I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;  II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    II - ERRADO: Art. 41. § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.  

    III - CERTO: Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 

    IV - CERTO: Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

  • A questão aborda as disposições constitucionais relacionadas aos servidores públicos. Vamos analisar as proposições abaixo:

    I – O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial em primeira instância, mediante decisão administrativa discricionária ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
    Errada. O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa (art. 41, § 1º, da CF).  

    II – A invalidação de demissão do servidor estável, por sentença judicial, ensejará a reintegração ao cargo e o eventual ocupante da vaga, mesmo estável, perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
    Errada. Nos termos do art. 41, § 2º, da CF, "Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço".  

    III – O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, quando o seu cargo for extinto ou for declarada a sua desnecessidade.
    Correta. O art. 41, § 3º, da CF dispõe que "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
     
    IV – A aquisição de estabilidade implica a obrigatoriedade de uma avaliação especial de desempenho a ser realizada por comissão instituída para essa finalidade.
    Correta. O art. 41, § 4º, da CF estabelece que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    Gabarito do Professor: D

ID
3198079
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. De acordo com a referida lei e suas alterações, são requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Nato OU NATURALIZADO

  • De acordo com questões anteriores que fiz a pessoa também pode ser estrangeiro.

    Me corrijam caso esteja errado.

  • Lei 8112 /90

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais

    poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de

    acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

  • GABARITO: LETRA A

    Disposições Gerais

    Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 1  As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA A

    Capítulo I

    Do Provimento

    Seção I

    Disposições Gerais

    Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Pode ser Brasileiro NATO OU NATURALIZADO.

  • A questão exige conhecimento da Lei 8112/90, em especial dos requisitos básicos para a investidura em cargo público.

    O tema é tratado em seu art. 5º, que dispõe:

    “Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental (...)”.

    Lembrando que é pedida a EXCEÇÃO/INCORRETA (o que não está de acordo com a lei). Passamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. O requisito é ter nacionalidade brasileira (art. 5º, I, da Lei 8112/90), e não ser brasileiro nato (pode ser naturalizado). Sobre o tema, é possível que estrangeiro ocupe cargo público, nos termos do art. 37, I, da Constituição Federal: “Art. 37 (...) I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei”. Não menos importante, recomenda-se a leitura do art. 12, §3º, da Constituição Federal, que trata dos cargos privativos de brasileiro nato.

    Letra B: correta. Tal requisito encontra-se positivado no art. 5º, II, da Lei 8112/90: “Art. 5º (...) II - o gozo dos direitos políticos”. Devemos lembrar que há hipóteses de perda ou suspensão de direitos políticos na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional.

    Letra C: correta. Tal requisito encontra-se positivado no art. 5º, V, da Lei 8112/90: “Art. 5º (...) V - a idade mínima de dezoito anos”. Idade esta que coincide com a maioridade civil/penal. Não custa relembrar a Súmula 683, do Supremo Tribunal Federal, que diz que “o limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido”.

    Letra D: correta. Tal requisito encontra-se positivado no art. 5º, III, da Lei 8112/90: “Art. 5º (...) III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais”.

    Gabarito: Letra A (pedia a incorreta).


ID
3198082
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/1990 e suas alterações) determina que, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Sobre o estágio probatório dos servidores públicos, leia as proposições abaixo:

I – O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

II – O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, nem de chefia no órgão ou entidade de lotação, estando impedido de ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos.

III – Ao servidor em estágio probatório não poderá ser concedida licença e somente poderá ser concedido o afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

IV – O estágio probatório ficará suspenso durante o afastamento, na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.          

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.            

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.            

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.              

  • II- No órgão de lotação pode exercer quaisquer cargos em comissão ou função; em outros órgãos somente cargos de Natureza Especial, cargos em comissão dos Grupos DAS 4,5,6 ou equivalentes.

    III- algumas licenças são possíveis, como a licença:

    - Por motivo de doença em pessoa da família;

    - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    - para o serviço militar;

    - para atividade política;

  • A questão aborda a Lei 8.112/90 e solicita que o candidato julgue cada uma das afirmativas.

    I – O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
    Correta. O art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90 estabelece que "O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29".

    II – O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, nem de chefia no órgão ou entidade de lotação, estando impedido de ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos.
    Errada. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes (art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90).        

    III – Ao servidor em estágio probatório não poderá ser concedida licença e somente poderá ser concedido o afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.
    Errada.  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal (art. 20, § 4o, da Lei 8.112/90).  .   

    IV – O estágio probatório ficará suspenso durante o afastamento, na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.
    Correta. O art. 20, § 5o, da Lei 8.112/90 prevê que "O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento".

    Gabarito do Professor: C


ID
3198085
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as disposições previstas na Lei nº 9.784/99 e suas alterações, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, leia as proposições abaixo:

I – A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

II – Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que essas instâncias não lhe sejam hierarquicamente subordinadas, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

III – A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação.

IV – As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente essa qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D.

    III – A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação. ERRADO.

    Não pode ser objeto de delegação

  • Gabarito: D

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • O que não pode ser delegado?

    CE - NO - RA

    Competência Exclusiva

    atos de caráter NOrmativos

    Recurso Administrativo

  • A avocação se dá de forma vertical, ou seja, acima está o superior e abaixo o subordinado.

    O superior neste caso está "pedindo para si" a competência do subordinado.

    Já a delegação funciona tanto na vertical, como também na horizontal, pode ser que o superior delegue competência para um subordinado seu (vertical), ou pode ser que delegue para um órgão de igual hierarquia (horizontal).

  • A questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) CORRETA. Por força do PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO E DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, tanto a competência quanto os poderes da Administração são irrenunciáveis, pois renunciar a estes equivaleria a renunciar ao próprio interesse público. Nesse sentido:

     Art. 11 da lei 9.784/99. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Art. 2º, parágrafo único, II da lei 9.784/99 - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

    II) CORRETA. DELEGAR é transferir a competência da edição de um ato para outro órgão ou autoridade. Pode ocorrer COM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: Prefeito delega a competência de um ato para o Secretário Municipal) ou SEM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: o DETRAN delega às polícias militares a aplicação de multas de trânsito).

    Art. 12 da lei 9.784/99. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    III) INCORRETA. A lei 9.784/99 nos apresenta 3 situações em que é VEDADA a delegação de competência:

    Art. 13 da lei 9.784/99. NÃO podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    A assertiva cobrou justamente a hipótese do inciso II.

    DICA: Sugere-se memorizar esse dispositivo, pois costuma ser muito cobrado nas provas de concursos. O seguinte método mnemônico pode auxiliar nessa tarefa: CENORA

    CECompetência Exclusiva do órgão ou autoridade (art. 13, III da lei 9.784/99)

    NO – Edição de atos de caráter NOrmativo

    RA – Decisão de Recursos Administrativos

    IV) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 14, § 3º da lei 9.784/99: “As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.”

    GABARITO: LETRA “D”, vez que as assertivas I, II e IV estão corretas e a assertiva III é a única incorreta.


ID
3198088
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à Lei nº 9.784/99 e suas alterações, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

  •  Lei nº 9.784/99

    Dos Impedimentos e da Suspeição

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II  - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III  - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

    Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Gabarito B

    Suspeição

    Lei 9.784/99

    Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • ☑ GABARITO: LETRA B

    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

    ↪Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    ⇉ LEI No 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Só lembrar:

    Amizade ou Inimizade = Suspeição ; os outros casos é Impedimento.

  • O examinador solicitou a assertiva INCORRETA no que concerne à Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    a) CORRETA. De acordo com o art. 18 da lei 9.784/99, “É IMPEDIDO de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: [...] III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.”

    b) INCORRETA. É A RESPOSTA. Trata-se de caso de SUSPEIÇÃO e não de impedimento, conforme o art. 20 da lei 9.784/99: “Pode ser argüida a SUSPEIÇÃO de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.”

    DICA: Não confunda impedimento com suspeição

    IMPEDIMENTO – natureza objetiva – presunção absoluta (juris et de jure) de parcialidade

    SUSPEIÇÃO – natureza subjetiva – presunção relativa (juris tantum) de parcialidade

    Os casos de impedimento possuem natureza OBJETIVA porque são verificados pelas circunstâncias (exemplo: grau de parentesco com alguém). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO ABSOLUTA (juris et de jure) de parcialidade da autoridade ou servidor impedido.

    Já os casos de suspeição possuem natureza SUBJETIVA porque é necessário um juízo de valor (exemplo: constatar que duas pessoas possuem amizade íntima). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO RELATIVA (juris tantum) de parcialidade da autoridade ou servidor suspeito.

    c) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 31 da lei 9.784/99: “Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.”

    d) CORRETA. Esta assertiva cobrou o art. 54 da lei 9.784/99: “O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.”

    O dispositivo em lume consagra o PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA, o qual permite que a Administração Pública anule seus próprios atos eivados de VÍCIOS DE LEGALIDADE, mesmo que estes atos possuam efeitos favoráveis para os administrados. Contudo, para isso existe um prazo de 5 anos (como REGRA), em obediência ao PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA.

    GABARITO: LETRA “B”


ID
3198091
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tendo em vista a Lei nº 8.666/93 e suas alterações, que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, leia as alternativas abaixo e depois marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão tenta confundir os casos de dispensa com os de inexigibilidade.

    Dispensa = licitação possível, mas dispensável segundo a legislação; rol taxativo

    Inexigibilidade = licitação impossível por falta de pressuposto lógico: objeto único ou fornecedor único, serviço técnico especializado e singular; contratação de artista; rol exemplificativo.

  • É dispensável a licitação quando:

    XXXIII - na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água.                

  • Cuidado pq a DISPENSA abrange tanto a licitação dispensaDA (artigo 17, lei 8.666, trata de alienações de bens) quanto a dispenSÁVEL (artigo 24) (ambos rol TAXATIVO)

    INEXIGÍVEL (artigo 25) (exemplificativo) quando há inviabilidade de competição.

  • GABARITO: C

    Sabendo os casos de INEXIGIBILIDADE já se consegue matar a questão

    BIZU PRA VOCE NAO ERRAR MAIS! (não dispensa a leitura do artigo)

    "ARTISTA EXNOBE

    ************************************************************************************************************************

    Artista -> Artista consagrado pela opinião pública

    Ex -> Fornecedor Exclusivo

    NObE -> Profissional ou empresa de notória especialização

  • A- Dispensável

    B- Dispensável

    C- Dispensável

    D- Inexigível

  • GABARITO: C

    Inexigibilidade de licitação: FAS

    Fornecedor exclusivo

    Atividades artísticas

    Serviços técnicos especializados

  • A questão exige conhecimento da Lei 8666/93 – Lei de Licitações, em especial das causas de inexigibilidade e dispensa de licitação.

    DICA: Inexigibilidade x Dispensa (dispensável ou dispensada).

    Inexigibilidade: impossibilidade de competição (rol exemplificativo – art. 25, da Lei 8666/93).

    Dispensável: é possível a competição, e a lei autoriza a Administração, segundo critério de oportunidade e conveniência (ato discricionário), a dispensar a realização da licitação (rol taxativo) – art. 24, da Lei 8666/93.

    Dispensada: a lei dispensa (rol taxativo) a realização da licitação nas hipóteses predefinidas (ato vinculado – não há juízo de valor do Administrador) – art. 17, da Lei 8666/93.

    Passamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. Trata-se de um caso de dispensa de licitação (e não inexigibilidade), nos termos do art. 24, IX, da Lei 8666/93: “Art. 24.  É dispensável a licitação: IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional”.

    Letra B: incorreta. Trata-se de um caso de dispensa de licitação (e não inexigibilidade), nos termos do art. 24, IX, da Lei 8666/93: “Art. 24.  É dispensável a licitação: XII - nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia”.

    Letra C: correta. É um caso de dispensa de licitação, nos exatos termos do art. 24, XXXIII, da Lei 8666/93: “Art. 24.  É dispensável a licitação: XXXIII - na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água”. Logo, é o gabarito.

    Letra D: incorreta. Trata-se de um caso de inexigibilidade de licitação (e não dispensa), nos termos do art. 25, III, da Lei 8666/93: “Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”. Perceba que a própria alternativa já informa a inviabilidade de competição.

    Gabarito: Letra C.


ID
3198094
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à Lei nº 8.666/93 e suas alterações, que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, leia as proposições abaixo:

I – As obras, os serviços e as compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação, com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

II – A administração pode descumprir as normas e as condições do edital, pois suas ações não estão estritamente vinculadas como o particular.

III – A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento.

IV – Os contratos administrativos de que trata essa Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I – As obras, os serviços e as compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação, com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala. CORRETA - Art. 23, §1, Lei 8.666/93

    II – A administração pode descumprir as normas e as condições do edital, pois suas ações não estão estritamente vinculadas como o particular. ERRADA - A adm também se sujeita as condições do edital.

    III – A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento. CORRETA - Art. 40, §5, Lei 8.666/93

    IV – Os contratos administrativos de que trata essa Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. CORRETA - Art. 54, Lei 8.666/93

    Aos não assinantes - GAB- B

  • GABARITO: B

    I - CERTO: Art. 23, § 1o As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala. 

    II - ERRADO: Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

    III - CERTO: Art. 40, § 5º A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento.  

    IV - CERTO: Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.


ID
3198097
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 10.520/2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    "Os bens e serviços comuns são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado e cujos valores não ultrapassem R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais)."

    Letra da lei: Art. 1, Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    Não há limite de preço no Pregão. Em regra, sendo para compra/contratação de bens e serviços comuns, já é o suficiente.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • O examinador deseja obter a alternativa INCORRETA sobre o pregão, modalidade de licitação prevista na lei 10.520/02.

    A) INCORRETA. É A RESPOSTA. O pregão é definido pelo objeto da licitação (bens e serviços comuns), e não pelo valor do objeto licitado, diferentemente do que ocorre com as demais modalidades. Conforme o art. 1º da lei 10.520/02: Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.”

    B) CORRETA. Art. 3º da lei 10.520/02: “A fase preparatória do pregão observará o seguinte: I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento”.

    C) CORRETA. Art. 6º da lei 10.520/02: “O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.”

    D) CORRETA. Art. 8º da lei 10.520/02: “Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle, nos termos do regulamento previsto no art. 2º.”

    GABARITO: “A”


ID
3198100
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tendo em vista a Lei nº 10.520/2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências, leia as proposições abaixo:

I – É vedada a definição do objeto do pregão de forma imprecisa, insuficiente ou obscura.

II – É vedada a aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.

III – É vedada a especificação do objeto que, por excessiva, irrelevante ou desnecessária, limite a competição.

IV – É vedada a realização do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: LETRA B

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    IV – É vedada a realização do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.

    II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; (ITENS I e III).

    Art. 5o É vedada a exigência de:

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; (ITEM II).

    PERMITIDO:

    Art. 2:

    § 1o Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica. (ITEM IV).

    ⇉ LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  • GABARITO: B

    I - CERTO: Art. 3º, II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; 

    II - CERTO: Art. 5o É vedada a exigência de: II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame;

    III - CERTO: Art. 3º, II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; 

    IV - ERRADO: Art, 2º, § 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

  • A questão exige conhecimento da Lei 10520/02 – Lei do Pregão. Passamos ao julgamento das proposições, com a consequente marcação da alternativa certa.

    Proposição I: correta. É o que dispõe o art. 3º, II, da Lei 10520/02: “Art. 3º, (...)II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição”.

    Proposição II: correta. É o que dispõe o art. 5º, II, da Lei 10520/02: “Art. 5º É vedada a exigência de: (...) II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame”.

    Proposição III: correta. É o que dispõe o art. 3º, II, da Lei 10520/02: “Art. 3º, (...)II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição” (perceba que foi cobrada a 2ª parte do mesmo dispositivo exigido na assertiva I).

    Proposição IV: incorreta. Pelo contrário, nos termos do art. 2º, §1º, da Lei 10520/02: “Art. 2º (...) § 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica”.

    Logo: I, II e III estão corretas e a IV, incorreta.

    Gabarito: Letra B) Apenas as proposições I, II e III estão corretas.


ID
3198103
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Decreto nº 7.746/12 e suas alterações, que regulamenta o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • São características da CISAP :

    NATUREZA CONSULTIVA.

    CARÁTER PERMANENTE.

    VINCULAÇÃO À SECRETARIA GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO.

    FINALIDADE DE PROPOR A IMPLEMENTAÇÃO DE CRITÉRIOS, PRÁTICAS E AÇÕES DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL.

    FORTE ABRAÇO AMIGOS, ESPERO TER CONTRIBUIDO DE ALGUMA FORMA.

  • letra a incorreta também

    Artigo 2, parágrafo único: "A adequação da especificação do objeto da contratação e das obrigações da contratada aos critérios e às práticas de sustentabilidade será justificada nos autos, resguardado o caráter competitivo do certame."


ID
3198106
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual

Márcio e Pedro, servidores públicos civis do Poder Executivo Federal, iniciaram uma discussão sobre os deveres fundamentais impostos pelo Código de Ética Profissional que os rege. As seguintes afirmativas foram debatidas:

I – Márcio afirmou que, embora desejável, ser cortês, ter urbanidade, ter disponibilidade e atenção não configuravam um dever do servidor público.

II – Pedro afirmou que, embora deva respeitar a hierarquia, o servidor público deve resistir a (e denunciar) todas as pressões de superiores hierárquicos que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas.

III – Márcio afirmou que, embora se deva zelar pelos próprios atos, não cabe ao servidor comunicar a seus superiores ato ou fato contrário ao interesse público ou exigir providências cabíveis, quando o ato não estiver diretamente relacionado à questão, pois tal comunicação sobre ato ou fato de terceiros configuraria conduta eticamente reprovável.

IV – Pedro afirmou que o servidor público tem o dever de participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3198109
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Roberto, Joaquim e Cláudia, servidores públicos efetivos da Universidade Federal de Lavras, são membros representantes no Colegiado de um Curso de Graduação da instituição. Convocados para uma reunião, Roberto e Cláudia não compareceram. Sobre esse caso hipotético e tendo em vista o Regimento Geral da UFLA, leia as proposições abaixo:

I – Roberto alegou que sua ausência se justificava na medida em que estava realizando atividade de pesquisa, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da universidade.

II – Joaquim questionou a justificativa de Roberto, afirmando que o comparecimento, inclusive da representação estudantil, as reuniões de órgãos colegiados e suas câmaras e comissões internas é preferencial em relação a qualquer outra atividade administrativa, de ensino, pesquisa e extensão na UFLA.

III – Cláudia alegou que estava em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade e, portanto, por se tratar de reuniões de órgão colegiado de hierarquia superior, tem preferência sobre os de hierarquia inferior.

IV – Cláudia, ao saber sobre a votação realizada na reunião em que não pode comparecer sobre um processo de grande importância para o curso, solicitou ao presidente do colegiado que fosse concedida a ela vista do processo para que pudesse emitir parecer escrito.

Considerando os dispositivos consagrados no Regimento Geral da Universidade Federal de Lavras, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3198112
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Edital PRGDP Nº 75/2019 rege o presente processo de seleção destinado ao provimento de cargos técnico-administrativos em Educação. Considerando as disposições do referido edital, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4905274
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um determinado tipo de doença tem um componente genético: se os pais sofrem da doença, a probabilidade de o filho também sofrer da mesma enfermidade é de 10%. Se um casal, que apresenta essa enfermidade, tem 3 filhos, a probabilidade de que 1 ou mais desses filhos terem essa doença é:

Alternativas

ID
4905277
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que a propagação de uma doença seja modelada da seguinte forma: um doente contamina duas pessoas em uma unidade de tempo e se cura, ficando imune à doença, não contaminando mais ninguém. Uma unidade de tempo é igual a uma semana. Uma população de 20.480 indivíduos apresenta 10 indivíduos doentes no tempo t=0. Nessa situação, o número de pessoas doentes na população após 5 semanas e o tempo necessário para que metade dessa população esteja doente é, respectivamente:

Alternativas

ID
4905286
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quando se diz que um televisor é de X polegadas, está subentendido que X é o comprimento, em polegadas, da diagonal desse televisor. A polegada é uma medida de comprimento inglesa, frequentemente, usada no Brasil. Utilizando a aproximação 1 polegada = 25 mm, o comprimento da diagonal de um televisor de 42 polegadas é:

Alternativas

ID
4905289
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um setor administrativo de uma universidade com 12 funcionários levará 20 dias para realizar uma tarefa. Para agilizar os trabalhos, 3 funcionários serão realocados para esse setor. O tempo necessário para realizar a tarefa será de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Resolvi com regra de três inversamente proporcional:

    Se 12 funcionários realizam a tarefa em 20 dias, significa que com mais 3 funcionários este tempo será menor. Tinham 12 funcionário e foi acrescentado mais 3 = 15, logo:

    Funcionários dias

    12--------------20

    15--------------X

    20/x = 15/12

    15x = 20x12

    x = 240/15

    x = 16


ID
4939990
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à infecção do trato urinário, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4939993
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação aos antimicrobianos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
4939996
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a utilização dos antimicrobianos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Uso VO da vanco ocorre apenas para tratar colite pseudomembranosa por Clostridium difficile.


ID
4939999
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a pneumonia adquirida na comunidade, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940002
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à rinite alérgica, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas

ID
4940005
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à gripe, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940008
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a anemia microcítica e hipocrômica, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940011
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à ascaridíase, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4940014
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à hepatite A, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
4940017
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com Goldman e Schafer (2018), considerando a hepatite B, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940020
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação às sinusites, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940023
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando as opções sobre a dengue, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940026
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à diarreia aguda, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
4940029
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No indivíduo com cefaleia, são razões para avaliação adicional a fim de pesquisar cefaleias secundárias, EXCETO:

Alternativas

ID
4940032
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a imunização em adultos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
4940035
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à imunização em adultos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940038
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação às infecções sexualmente transmissíveis, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
4940041
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando as infecções sexualmente transmissíveis, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4940044
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 16 anos, dá entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Lavras com quadro de torpor, taquipneia importante e desidratação grave. Exames laboratoriais mostraram: glicemia: 564 mg/dl; ureia: 98 mg/dl; creatinina: 1,6 mg/dl; Na+ (sódio): 128 meq/l; K + (potássio): 3,1 meq/l; pH sanguíneo: 7,0; bicarbonato (HCO3 - ): 3,0 mmol/l. Diante desse quadro, quais as PRIMEIRAS medidas a serem tomadas na sala de emergência?

Alternativas

ID
4940047
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O bom controle do diabetes mellitus (DM), reduz o risco de aparecimento ou progressão de suas complicações crônicas. Quanto ao tratamento do DM, as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • idosos diabéticos podem ter hemoglobina glicosilada entre 7,5 a 8,5%.


ID
4940050
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O diabetes mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde em todo o mundo. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) de 2015, 8,8% da população mundial com 20 a 79 anos, vivia com a doença. Todas as afirmativas abaixo sobre o DM estão corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
4940053
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto às doenças tireoideanas, as afirmativas são corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
4940056
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 42 anos, dá entrada no Pronto Socorro com queixa de dor abdominal de forte intensidade irradiada para o dorso, vômitos e distensão abdominal. Exames laboratoriais revelaram: leucometria 12,4 mil/mm3 ; ureia: 68 mg/dl; creatinina: 1,5 mg/dl; PCR 152 mg/l ; TGO 64 U/L; TGP 56 U/L; glicemia: 186 mg/dl; lípase: 566 U/L. Diante do quadro clínico e exames laboratoriais é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4940059
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à cirrose hepática, são corretas as afirmações, EXCETO:

Alternativas

ID
4940062
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a VII Diretriz Brasileira de Dislipidemia, são corretas as afirmações, EXCETO:

Alternativas

ID
4940065
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao tratamento das dislipidemias são corretas as afirmações, EXCETO:

Alternativas

ID
4940068
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A crise hipertensiva pode ser dividida em urgência hipertensiva (UH) e emergência hipertensiva (EH). Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
4940071
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a 7a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, são corretas as afirmações, EXCETO:

Alternativas

ID
4940074
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao tratamento da hipertensão, são corretas as afirmações, EXCETO:

Alternativas

ID
4940077
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A hipertensão é uma das doenças crônicas de maior prevalência no mundo e apresenta alta morbimortalidade para a população. Em relação à hipertensão são corretas as afirmações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA, é preciso alguns achados clínicos, tais como ronco, sonolência, anorexia, fadiga, sopro abdominal, para que seja investigada a hipertensão secundária, não basta ser portador de hipertensão.

    B) CORRETA

    C) CORRETA

    D) CORRETA


ID
4940080
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência renal aguda (IRA), caracteriza-se por um declínio agudo da taxa de filtração glomerular. Em relação à IRA é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
4940083
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência renal crônica (IRC), consiste em perda irreversível da função renal, que pode progredir para doença renal terminal com necessidade de terapia renal substitutiva. Com relação à IRC, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
4940086
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência renal crônica em estágios avançados afeta o metabolismo ósseo. As principais alterações bioquímicas observadas nesses casos são:

Alternativas

ID
4940089
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma doença de alta morbimortalidade que, às vezes, apresenta dificuldades para ser diagnosticada. Com relação ao TEP, as afirmativas são corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
4940092
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 38 anos procurou atendimento médico devido a quadro de tosse, febre e dispneia leve iniciado há 2 dias. Na ocasião apresentava-se com taquipneia leve (frequência respiratória de 26 ipm), STO2 94% em ar ambiente e raio-X de tórax com consolidação em lobo inferior esquerdo. Foi prescrito levofloxacino 750 mg ao dia por 10 dias e liberado o paciente para tratamento domiciliar. Três dias após, o paciente retorna ao hospital com quadro de taquidispneia importante (frequência respiratória de 46 ipm), obnubilado, com cianose importante de extremidades e sudorese fria. O exame físico revelava: frequência cardíaca 136 bpm, pressão arterial 60/40 mmHg e STO2 de 72% em ar ambiente. Qual a conduta a ser tomada de imediato com esse paciente:

Alternativas