SóProvas



Prova VUNESP - 2019 - IPREMM - SP - Médico Perito


ID
3088666
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.

      Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.

      Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital.

      Os egípcios acreditavam que a essência de uma deidade ou parte da alma de um ser humano morto podiam habitar estátuas que os representassem.

      Em tumbas e templos, estátuas e relevos em pedra tinham propósitos ritualísticos e eram um ponto de encontro entre o mundo sobrenatural e o mundo natural.

      Na crença do Egito Antigo, estátuas em uma tumba tinham o propósito de alimentar a pessoa morta com a comida deixada como oferenda.

    Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.

      Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.

      Normalmente, as oferendas eram transmitidas com a mão esquerda. Por isso, muitas estátuas dedicadas à transmissão de oferendas tinham os braços esquerdos depredados. Por outro lado, estátuas que recebiam as oferendas tinham as mãos direitas depredadas.

      Posteriormente, durante o período cristão, entre os séculos 1 e 3 depois de Cristo, as estátuas eram vistas como demônios pagãos e, também, acabavam atacadas.

(André Cabette Fábio. Por que tantas estátuas egípcias têm os narizes quebrados. www.nexojornal.com.br, 06.04.2019. Adaptado)

O vocábulo eventual, em destaque no 3° parágrafo, apresenta como sinônimo no contexto em que se encontra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital.

    >>> O termo "eventual" é sinônimo de: banal, sem importância, sem complexidade, trivial, aquilo que é comum, um "mero" acidente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    Mero = algo simples.

  • Agregando:p

    A) pertinente

    Apropriado a / que se destina a

    B) incomum

    Anormal/ extraordinário.

    C) decisivo.

    Que define/ definitivo.

    D) transitório.

    Passageiro/ fugaz.

    Sucesso, bons estudos, não desista!

  • Na minha opinião, a resposta correta seria transitório, pois, a palavra "eventual" diz respeito a algo casual, ocasional, ou seja, características ligadas a palavra transitório e não mero, senão vejamos:

    1. Significado de Eventual

    Cuja certeza não pode ser comprovada; que pode ou não acontecer; casual. Que acontece em certas circunstâncias; ocasional.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/eventual/

    2. Significado de Transitório

    Cujo tempo de duração é limitado ou pouco; que é passageiro; que só dura um certo tempo; transitivo: circunstância transitório.

    https://www.dicio.com.br/transitorio/

    3. Significado de Mero

    Sem mistura nem alteração; puro, genuíno. De teor comum, simples. Desprovido de complexidade; banal. De natureza inopinada; imprevisto, extraordinário.

  • Discordo do gabarito. O correto seria transitório.

  • GAB: E

     

    A questão pedi no contexto do texto.

     


ID
3088669
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em um município de 230000 habitantes, há 5 hospitais municipais. Os serviços de medicina e segurança do trabalho desses hospitais se reúnem para produzir uma orientação conjunta no tocante à notificação de acidentes de trabalho com exposição a material biológico ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Essa orientação deve ser de notificação

Alternativas
Comentários
  • Todos os casos de acidente com material biológico devem ser comunicados por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e ao Ministério da Saúde por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), conforme previsto na: Portaria 777 do Ministério da saúde Dispõe sobre os procedimentos técnicos para a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador em rede de serviços sentinela específica, no Sistema Único de Saúde - SUS. de todos Os serviços de medicina e segurança do trabalho desses hospitais se reúnem para produzir uma orientação conjunta no tocante à notificação de acidentes de trabalho com exposição a material biológico ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Essa orientação deve ser de notificação os casos, no prazo de uma semana.

    GABARITO: D

  • Só é de notificação imediata(24 horas) se o acidente de trabalho for grave, fatal, em crianças ou adolescentes (secretaria municipal de saúde)

    No caso de acidente de trabalho com material biológico a notificação é semanal.

    fonte: lista de notificação compulsória.


ID
3088672
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A violência é um problema social de grande dimensão que afeta toda a sociedade, atingindo crianças, adolescentes, homens e mulheres, durante diferentes períodos de vida ou por toda a vida dessas pessoas. Nas visitas domiciliares das equipes de Saúde da Família,

Alternativas

ID
3088675
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um ginecologista de unidade básica de saúde percebe sinais de depressão em uma de suas pacientes, que é bancária. Ela refere que passou a ter dificuldade de dormir, tristeza e ansiedade desde que foi promovida a gerente de contas de pessoas físicas. Refere que é cobrada diariamente pelo desempenho de sua equipe, que seu superior hierárquico a humilha na frente de seus pares, alterando a voz e exigindo-lhe metas inatingíveis. Conversando com o psiquiatra da paciente, eles concluem que ela é vítima de assédio moral no trabalho. Qual é a conduta correta em relação à notificação do caso ao Sistema Único de Saúde (SUS)?

Alternativas

ID
3088678
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo os dados do Vigitel, que compõe o sistema de vigilância de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, na capital de um dos estados brasileiros, o percentual de homens fumantes vinha decrescendo, de 2006 a 2013. Porém, de 2014 a 2017, houve uma certa estabilização. Assinale a alternativa correta em relação a essas informações e ações de vigilância em saúde.

Alternativas

ID
3088681
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A esperança de vida aos 60 anos de idade vem aumentando progressivamente em todas as regiões brasileiras, em ambos os sexos. Em relação a esse indicador, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3088684
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma das preocupações do SUS na atenção à pessoa idosa é a comunicação. Assinale a alternativa correta no tocante a essa questão.

Alternativas

ID
3088687
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No município de Marília, os moradores de uma região em torno de uma empresa que expele uma fumaça com forte odor se queixa à prefeitura. Muitos referem que desde a instalação da empresa na região, as infecções respiratórias se tornaram mais frequentes. Após certo tempo, a população cobra uma posição da prefeitura, que havia delegado às pastas da Saúde e do Meio Ambiente a responsabilidade de investigar a situação. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto.

Alternativas

ID
3088690
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em uma unidade básica de saúde, um adulto jovem, em bom estado geral, assintomático, é atendido por mordida de cão, que resultou em ferimento de pequenas proporções na mão direita. O cão, que é seu, desapareceu. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto.

Alternativas
Comentários
  • Eu diria que o item D e E se completam, mas com o cuidado do paciente deve predominar sai ganhando a D.


ID
3088693
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Ao nascer, a criança recebe vacinas contra

Alternativas
Comentários
  • Ao nascer, o bebê precisa tomar duas vacinas, extremamente importantes para a saúde e desenvolvimento. Falamos aqui da vacina BCG e da vacina da Hepatite B. 


ID
3088696
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Política Nacional de Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) norteia e legitima as necessidades e especificidades de uma população, e sua formulação seguiu as diretrizes de governo expressas no Programa Brasil sem Homofobia. Essa atenção diferenciada a uma determinada população específica visa ao atendimento de um dos princípios do SUS, qual seja,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → A Política Nacional de Saúde LGBT é um divisor de águas para as políticas públicas de saúde no Brasil e um marco histórico de reconhecimento das demandas desta população em condição de vulnerabilidade. É também um documento norteador e legitimador das suas necessidades e especificidades, em conformidade aos postulados de equidade previstos na Constituição Federal e na Carta dos Usuários do Sistema Único de Saúde. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3088699
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um estudo pretendeu verificar a relação entre exposição precoce ao leite de vaca e ocorrência de Diabetes Mellitus tipo 1 entre menores de 18 anos atendidos em um Hospital X. A amostra foi constituída por 128 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 64 eram portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 e 64 indivíduos não tinham a doença. Esse estudo é do tipo

Alternativas
Comentários
  • A - GABARITO

    É uma pesquisa de modelo retrospectivo, na qual os participantes são selecionados entre indivíduos que já têm a doença (casos) e entre indivíduos que não a têm (controles); em cada um desses dois grupos, verifica-se o número de indivíduos expostos, a algum fator de risco. 0 objetivo é verificar a possível existência de associação causal entre a exposição aos fatores de risco e a doença em estudo. 


ID
3088702
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei Orgânica do Município de Marília, as instâncias de participação da comunidade nas políticas do SUS municipal são

Alternativas

ID
3088705
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. As vacinas indicadas para essa fase da vida da mulher são contra 

Alternativas

ID
3088708
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O proprietário de uma clínica privada com fins lucrativos, que dispõe de vários especialistas médicos em seu quadro clínico, procura o prefeito de Marília e oferece consultas aos munícipes em troca da concessão de recursos públicos para a realização de uma pequena obra nas dependências do serviço. O prefeito declina porque

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
3088711
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E - Artigo 198

    § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação. 

    Para fortalecer os estudos.Vejamos:

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

    V - incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico;

    V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;

    VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

    A letra B deu foi além do inciso. Por isso o erro...

    VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

  • Alternativa correta: E

    corrigindo...

    A) ERRADA: o servidor que exerça funções equivalentes às de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias não poderá perder o cargo em hipótese alguma.

    CORRETO: o servidor que exerça funções equivalentes às de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias PODERÁ PERDER O CARGO em caso de descumprimento dos requisitos especificos, fixados em lei, ara o seu exercício. (Art.198, paragrafo 4º);

    B) ERRADA: é atribuição do SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano e para irrigação de hortaliças. (Essa ultima parte não está no texto original do Art.200, VI ).

    C) ERRADA: ela estabelece rígida e detalhadamente as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.

    Comentário: o Sus foi instituído ela Constituição Federal/88, sendo organizado e estruturado pelas Leis 8.080/90 e 8.142/90.

    D) ERRADA: as ações e os serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita preferencialmente de forma direta ou por meio de pessoa física.

    CORRETO: Art. 197- são de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita DIRETAMENTE OU através de TERCEIROS E, também, por PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO.

    E) CORRETA

  • GABARITO E

     

    Em todo lugar, todos os poderes da república e em todos os entes federativos, é admitida a contratação temporária na administração pública, fazendo com que em diversos Estados da Federação esse tipo de contratação, antes excepcional, se torne regra, tomando a vaga que deveria ser ocupada por um servidor público efetivo. 

  • GABARITO E

    CF/88

    Segundo a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

    A) o servidor que exerça funções equivalentes às de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias não poderá perder o cargo em hipótese alguma. Art. 198, § 6º (poderá perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos específicos, fixados em lei, para o seu exercício.)

    B) é atribuição do SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano e para irrigação de hortaliças. Art. 200. VI. (fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.)

    C) ela estabelece rígida e detalhadamente as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal. Art. 198, § 3º (será reavaliada pelo menos a cada cinco anos,)

    D) as ações e os serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita preferencialmente de forma direta ou por meio de pessoa física. Art. 197. (ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.)

    E) os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação. CORRETA CONFORME ART. 198, §4º.


ID
3088714
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o disciplinado na Lei Complementar n° 680/2013, assinale a alternativa que contempla corretamente um dos deveres que norteiam a atuação do servidor público municipal.

Alternativas

ID
3088717
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Carlos, médico perito no IPREMM, vem observando que o seu chefe imediato, em decorrência do exercício do cargo que ocupa, tem praticado atos que atentam contra as normas legais e éticas da Administração Pública. Decorridos trinta dias, Carlos resolveu comunicar à autoridade competente para apuração dos fatos. Conforme a Lei Complementar n° 680/2013, a atitude de Carlos poderá gerar, para ele,

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


ID
3088720
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Os procedimentos a serem adotados pela Comissão de Ética para apuração de fato ou ato que, a princípio, se apresente contrário à ética, em conformidade com a Lei Complementar n° 680/2013, poderá culminar com a penalidade a ser aplicada ao servidor público de

Alternativas

ID
3088723
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Carlos, médico perito do IPREMM, após o devido processo legal, no qual se apurou que ele acumulou ilegalmente outro cargo, foi punido com a pena de demissão. Em decorrência da punição, e conforme disciplinado na Lei Complementar n° 680/2013, Carlos fica incompatibilizado para investidura em outro cargo público municipal pelo prazo de

Alternativas
Comentários
  • 5 anos

    Gab. D


ID
3088726
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que diz respeito à saúde e conforme disciplinado na Lei Orgânica do Município de Marília, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3088729
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao manuseio de pacientes com hipertensão arterial sistêmica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3088732
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 18 anos de idade, assintomática, sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes, relata que tomou a série completa de vacinas quadrivalentes para o papilomavírus humano (HPV) e retorna para mostrar o exame de Papanicolau realizado no último mês, que foi normal. Nega ter feito o Papanicolau outras vezes. Com relação à prevenção de câncer cervical, a recomendação correta é solicitar

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3088735
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação aos níveis de prevenção, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3088738
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 65 anos de idade apresenta quadro de lombalgia e artralgia em joelhos e tornozelos há cerca de 5 anos, com períodos de piora e melhora. Há 2 anos, evoluiu também com dor nas mãos e dedos principalmente pela manhã, mas com melhora significativa após 10 a 15 minutos de atividades manuais. Não há outros achados relevantes na história. Exame físico: peso: 82 kg e altura: 155 cm. A hipótese diagnóstica mais provável é de

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3088741
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Médica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3088744
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Paciente de 29 anos de idade, sexo feminino, casada, sem antecedentes patológicos relevantes, é avaliada com quadros de disúria e polaciúria intensos há 2 dias. Nega antecedentes de alergia medicamentosa, febre, vômitos, diarreia, corrimento vaginal ou prurido vulvar. Exame clínico sem alteração relevante. Temperatura axilar: 36,4 °C. Teste rápido de gravidez na urina: negativo. O tratamento inicial correto é com

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3088747
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação ao manuseio de pacientes com dor torácica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3088750
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 45 anos de idade é atendida com o relato de episódios súbitos de ansiedade, tontura, sudorese, palpitações, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamento e tremores em extremidades frequentes, iniciados há quase 2 anos. Ela não sabe explicar como ou por que os ataques acontecem e têm afetado bastante a sua vida cotidiana. Uma vez decidido iniciar o tratamento medicamentoso de longo prazo para a condição, na ausência de contraindicação, é correto prescrever

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3088753
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao esôfago de Barret, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3088756
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador” são atribuições de competência do SUS – Sistema Único de Saúde descritas na

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Conforme CF de 1988:

    >>> Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3088759
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme o que está explicitado na Convenção n° 148 da OIT, que trata da proteção dos trabalhadores contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho,

Alternativas
Comentários
  • Convenção 148 da OIT:

    Art. 9 — Na medida do possível, dever-se-á eliminar todo risco devido à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho:

    a) mediante medidas técnicas aplicadas às novas instalações e aos novos métodos no momento de sua elaboração ou de sua instalação, ou mediante medidas técnicas aduzidas às instalações ou operações existentes, ou quando isto não seja possível:

    b) mediante medidas complementares de organização do trabalho.


ID
3088762
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na avaliação detalhada do texto da Convenção n° 155 da OIT, observa-se que ele

Alternativas
Comentários
  • A) se refere à formulação das políticas de segurança e saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente de trabalho. (CORRETA)

    B) considera o meio ambiente em geral e não restrito ao do trabalho, incluindo a higiene e o saneamento.

    ("Art3- ....estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene no trabalho"

    "Art9- ... regulamentos relativos à segurança, à higiene e ao meio ambiente de trabalho ..."

    "Art14- medidas deverão ser adotadas no sentido de promover, de maneira conforme à pratica e às condições nacionais, a inclusão das questões de segurança, higiene e meio ambiente de trabalho"

    "Art19- ...os representantes dos trabalhadores na empresa cooperem com o empregador no âmbito da segurança e higiene do trabalho.)

    C) determina que todo país-membro, que ratificou a Convenção, responsabilize-se por manter em absoluta sintonia as organizações representativas dos empregadores e dos trabalhadores, no que se refere à readaptação profissional para os acidentados no trabalho.

    (Não está mencionado no Convenção 155).

    D) ao utilizar o termo “trabalhadores”, abrange todas as pessoas empregadas, excluindo os funcionários públicos.

    (Art3- ...incluindo os funcionários públicos)

    E) estabelece, em um dos artigos, que, quando duas ou mais empresas desenvolverem, simultaneamente, atividades num mesmo local de trabalho, apenas uma delas será responsável pela aplicação dessa Convenção.

    ("Art17- ... as msm terão o dever de colaborar na aplicação das medidas previstas")

  • GABARITO A).

    a) se refere à formulação das políticas de segurança e saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente de trabalho.

    Convenção 155 = "PNSST"

    Referente a alternativa B:

    Convenção 155 considera apenas as questões relativas ao meio ambiente do trabalho e não ao meio ambiente em geral.


ID
3088765
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No texto da Convenção n° 161 da OIT, ressalta-se que

Alternativas
Comentários
  • A) os serviços de segurança e saúde no trabalho devem seguir os requisitos da legislação de cada país, após consultas junto a organizações representativas dos trabalhadores, conforme conotação política vigente à época.

    Art2- A luz das condições e da prática nacionais e em consulta com as organizações de empregadores e de trabalhadores mais representativas, onde estas existam, todo Membro deverá definir, pôr em prática e reexaminar periodicamente uma política nacional coerente com relação aos serviços de saúde no trabalho.

    Art6- Com vistas à instituição de serviços de saúde no trabalho deverão ser adotadas iniciativas:

     1-  pela via da legislação

    2-  por intermédio de convenções coletivas ou de outros acordos entre empregadores e trabalhadores interessados

    3- todos os demais meios aprovados pela autoridade competente após consultas junto a organizações representativas de empregadores e trabalhadores interessados.

    B) o pessoal prestador de serviços de saúde no trabalho deverá gozar de independência profissional completa, em relação aos empregadores e aos trabalhadores. (CORRETO)

    C) deve ser incentivada a negociação coletiva entre empregadores e institutições públicas de seguridade social. (Art6- Com vistas à instituição de serviços de saúde no trabalho deverão ser adotadas iniciativas: por intermédio de convenções coletivas ou de outros acordos entre empregadores e trabalhadores interessados)

    D) a existência de uma organização entre um conjunto de empresas, específica para os serviços de segurança e saúde no trabalho, favorece a atuação fiscalizatória e punitiva dos poderes públicos. (Não está mencionado nesta Convenção)

    E) todo país que adotar essa Convenção obriga-se a seguir as diretrizes de desregulamentação e flexibilização das relações e dos contratos de trabalho na área de segurança e saúde no trabalho. (Não está mencionado nesta Convenção)

  • Art. 10 — O pessoal prestador de serviços de saúde no trabalho deverá gozar de independência profissional completa com relação ao empregador, aos trabalhadores e aos seus representantes, quando estes existirem, no que tange às funções estabelecidas no Artigo 5

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3088768
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando o câncer de pulmão, tem-se, entre outros agentes etiológicos, além do tabagismo, a exposição ocupacional ao

Alternativas
Comentários
  • Letra E - Asbesto (amianto)

  • Letra E - Asbesto (amianto)


ID
3088771
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As hepatotoxinas são capazes de produzir toxicidade no fígado, que se expressa por alterações morfológicas e funcionais. Entre os agentes químicos, um dos responsáveis é

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3088774
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Entre as neuropatias ópticas, as de origem tóxica representam o grupo mais importante no que se refere à sua relação com o trabalho. Dentre as substâncias químicas com potencial para causar a neurite óptica, destaca-se o

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3088777
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na investigação das causas dos acidentes do trabalho típicos, inclui-se a análise dos fatores subjacentes e latentes. Entende-se por fatores subjacentes

Alternativas
Comentários
  • IMEDIATOS: razões mais óbvias da ocorrência de um evento adverso, evidenciadas na proximidade das conseqüências. Podem ser identificados diversos fatores imediatos para um evento adverso.

    SUBJACENTES: razões sistêmicas ou organizacionais menos evidentes, porém necessárias para que ocorra um evento adverso.

    LATENTES: são condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso. Frequentemente remotas no tempo e no que se refere a hierarquia dos envolvidos, quando consideradas em relação ao evento. Geralmente envolvem concepção, gestão, planejamento ou organização. 

  • Se o Renato falou, quem sou eu para discordar?


ID
3088780
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A aplicação do nexo técnico epidemiológico na caracterização do acidente do trabalho

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3088783
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, um dos indicadores básicos da saúde no Brasil é a Taxa de incidência de doenças relacionadas ao trabalho, sobre a qual é correto afirmar que

Alternativas

ID
3088786
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A saúde dos trabalhadores no Brasil, nos dias atuais, ainda convive com os constantes desafios que permeiam as práticas nesse campo, e diferentes diplomas legais têm sido editados para esse enfrentamento. Um deles foi a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que visa, entre suas estratégias,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Conforme PORTARIA Nº 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012:

    Art. 9º São estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: I - integração da Vigilância em Saúde do Trabalhador com os demais componentes da Vigilância em Saúde e com a Atenção Primária em Saúde, o que pressupõe.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3088789
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O autor de uma reclamação, de 40 anos de idade, relata que foi demitido, com perda de audição, após trabalhar durante 7 anos em ambiente ruidoso de uma siderúrgica, mesmo usando protetor auricular de inserção. Não sabe referir se havia solventes no local e nega contatos com substâncias químicas ototóxicas. Não é portador de doença crônica e nega exposição a ruído extraocupacional. Não sabe informar o nível de ruído nos empregos anteriores e nunca utilizou protetor auricular. O exame otorrinolaringológico foi considerado dentro dos padrões normais. Apresentou 2 audiometrias mostrando deficit auditivo bilateral moderado nas frequências 3, 4 e 6 KHz, realizadas na reclamada, durante os exames periódicos. A avaliação audiológica solicitada pelo perito mostrou deficiência auditiva bilateral tipo neurosensorial, em agudos, com IRF preservado, timpanometria tipo A e reflexo estapédico presente com recrutamento. De posse dessas informações, o perito concluiu, corretamente, que

Alternativas

ID
3088792
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O diagnóstico das pneumoconioses é feito através da história (ocupacional e clínica) associada a exames de imagem, entre eles, a radiografia convencional do tórax, a respeito da qual é correto afirmar que

Alternativas

ID
3088795
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Norma Técnica do Ministério da Saúde, diversos são os fatores de risco relacionados com o aparecimento das LER/DORT, sobre os quais é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Para que esses fatores sejam considerados como de risco para a ocorrência de LER/DORT, é importante que se observe sua intensidade, duração e frequência. Como elementos predisponentes, ressaltamos a importância da organização do trabalho caracterizada pela exigência de ritmo intenso de trabalho, conteúdo das tarefas, existência de pressão, autoritarismo das chefias e mecanismos de avaliação de desempenho baseados em produtividade - desconsiderando a diversidade própria de homens e mulheres.

    >>> Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_ler.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3088798
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Assinale a alternativa que contempla o conceito de seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Conforme a CF de 1988:

    >>> Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) É o conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. 

    A letra "A" está certa, observem o artigo abaixo:

    Art. 194 da CF|88 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:I - universalidade da cobertura e do atendimento;
    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
    V - eqüidade na forma de participação no custeio;
    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social;   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.         (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    B) É a rede protetiva formada exclusivamente pelo Estado com o objetivo de fornecer à população carente condições mínimas de uma vida digna. 

    A letra "B" está errada porque de acordo com o caput do artigo 194 da CF|88 a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    C) É a reunião de ações de iniciativa do Poder Público e da Indústria, destinadas a assegurar aos necessitados direitos relativos à saúde e à assistência social, excluindo-se do seu âmbito a previdência social.  

    A letra "C" está errada porque de acordo com o caput do artigo 194 da CF|88 a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    D) É a rede protetiva formada pelo Estado, pelos empresários e pela população em geral que tem por objetivo fornecer os direitos exclusivamente relacionados com a assistência social.  

    A letra "D" está errada porque de acordo com o caput do artigo 194 da CF|88 a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    E) É o conjunto integrado de ações de iniciativa exclusiva do Estado, destinadas a assegurar a todos, brasileiros e estrangeiros, os direitos relativos à saúde e à alimentação. 

    A letra "E" está errada porque de acordo com o caput do artigo 194 da CF|88 a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    O gabarito é a letra "A".
  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    É do art. 194 da CF o conceito: “conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. A solidariedade é o fundamento da seguridade social. Pela definição constitucional, a seguridade social compreende o direito à saúde, à assistência social e à previdência social, cada qual com disciplina constitucional e infraconstitucional específica. Trata-se de normas de proteção social, destinadas a prover o necessário para a sobrevivência com dignidade, que se concretizam quando o indivíduo, acometido de doença, invalidez, desemprego, ou outra causa, não tem condições de prover seu sustento ou de sua família. É com a proteção dada por uns dos institutos componentes da seguridade social que se garantem os mínimos necessários à sobrevivência com dignidade, à efetivação do bem estar, à redução das desigualdades, que conduzem à justiça social.

    FONTE: Marisa Ferreira dos Santos

  • LETRA A CORRETA

    CF/88

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.


ID
3088801
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A respeito da evolução histórica da Seguridade Social no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Em 1981, o termo aposentadoria consta em norma constitucional, que previa que "a aposentadoria só poderá ser dada aos funcionários públicos em caso de invalidez a serviço da Nação".

    FONTE: Apostila Alfacon

  • VIVENDO E APRENDENDO (agora me digam, tanta coisa pra perguntar e me vão de "Parte histórica".. me poupe!)

    outra questão correlacionada:A Constituição Federal de 1988 provocou profunda transformação na seguridade social no Brasil ao criar, por exemplo, a expressão previdência social e instituir a regra de tríplice custeio: União, empregados e empregadores.

    GABARITO: ERRADA

    Não foi a CF 88, mas sim, a Constituição de 1946 que contemplou pela primeira vez no país a expressão "Previdência Social", tratando da sua cobertura no artigo 157.

    Também não foi a CF 88, mas sim, a Constituição de 1934 que deu a sua contribuição ao prever o tríplice custeio da previdência social, mediante recursos do Poder Público, dos trabalhadores e das empresas.

    EM SUMA:

    CF DE 1891 foi a primeira a conter a expressão aposentadoria, benefício esse que era concedido apenas aos funcionários públicos, em caso de invalidez.

    CF DE 1934 trouxe a expressão "Previdência" / Custeio Tríplice 

    CF DE 1937 trouxe a expressão"Seguro Social"

    CF DE 1946 repetiu a expressão"Previdência Social" / Regra da Contrapartida ou Preexistência do Custeio.

    CF DE 1988 trouxe a expressão"Seguridade Social"

  • pra finalizar, porque já caiu em prova

    isso foi cobrado pelo CESPE na prova da ABIN: A seguridade social nos moldes como é atualmente conhecida é fruto da evolução legislativa quanto à garantia dos direitos sociais no Brasil e foi introduzida no ordenamento jurídico pátrio pela Constituição Federal de 1988. 

    GABARITO: CORRETA

    ANTES DE 88; já havia constituição com intuitos de ajuda sociais,mas a primeira a ter a expressão " Seguridade social'' Foi a constituição cidadã de 1988.

    ATENÇÃO: TEMA CORRELATO

    MODELO BISMARCKIANO----------------> SÓ QUEM CONTRIBUI TEM DIREITO: PREVIDÊNCIA

    Pelo sistema Bismarckiano de previdência trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas os que contribuem têm direito à benefícios.

    MODELO BEVERIDGIANO----------------> TODOS TÊM DIREITO: ASSISTÊNCIA E SAÚDE

    O modelo beveridgiano amplia o seguro social para o maior número de riscos e alarga as fontes de financiamento da seguridade social para além da folha de pagamento, incluindo os impostos.

    A previdência social no Brasil adotou o sistema misto; para Benefícios Previdenciários adotou o sistema Bismarckiano, para a seguridade social adotou o sistema Beveridgiano.

  • 1919: Seguro obrigatório de acidentes do trabalho.

    1923: Lei Eloy Chaves: cria as CAP's para cada uma das empresas ferroviárias. Marco da previdência social no Brasil.

    1891: Constituição estabeleceu aposentadoria por invalidez aos servidores públicos.

    1988: CF/88 utilizou, pela primeira vez, a expressão Seguridade Social abrangendo as áreas da saúde, assitência social e previdência social.

     

    GABARITO: C

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) Em 1919, por meio da influência dos militares, foi instituída para os operários do Arsenal da Marinha a aposentadoria por idade e por invalidez. 

    A letra "A" está errada porque no ano de 1892, foi instituída a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte aos operários do Arsenal da Marinha, tendo em conta que já estava vigorando o regime republicano, sob forte influência de cafeicultores e militares. Em 1919, o Decreto Legislativo n°. 3.724 instituiu compulsoriamente um seguro por acidente de trabalho, que já vinha sendo praticado por alguns seguimentos, contudo sem previsão expressa na lei.

    B) A Lei Eloy Chaves previu a aposentadoria ordinária, sendo devida de modo integral ao empregado que comprovasse pelo menos 25 (vinte e cinco) anos de serviço e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade. 

    A letra "B" está errada porque a Lei Eloy chaves previu a aposentadoria ordinária equivalente à aposentadoria por tempo de contribuição e não de forma integral.

    C) A Constituição de 1891 foi a primeira a conter a expressão aposentadoria, benefício esse que era concedido apenas aos funcionários públicos, em caso de invalidez. 

    A letra "C" está certa porque de fato a Constituição de 1891 foi a primeira a trazer a expressão "aposentadoria" que instituiu a aposentadoria para os funcionários públicos em caso de invalidez custeada integralmente pelo Estado. Observem o artigo abaixo:

    Art. 75 da CF|1891 A aposentadoria só poderá ser dada aos funcionários públicos em caso de invalidez no serviço da Nação.

    D) A Lei Eloy Chaves previu a aposentadoria ordinária, mas deixou de tratar da aposentadoria por invalidez e da pensão por morte. 

    A letra "D" está errada porque porque a Lei Eloy Chaves instituiu a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os ferroviários. Assegurava para esses trabalhadores  os benefícios de aposentadoria por invalidez, aposentadoria ordinária, pensão por morte e assistência médica.

    E) A Constituição de 1988 foi a primeira a estabelecer a forma tríplice da fonte de custeio previdenciária e a utilizar o vocábulo previdência sem o adjetivo social. 

    A letra "E" está errada porque foi a Constituição de 1934 a primeira a estabelecer a forma tripartite de custeio e foi a primeira a utilizar o termo "previdência".

    O gabarito é a letra "C".
  • Gabarito: C

    Instagram: @diogoadvocacia1 (dia a dia de estudos)

    @diogo_dss5 (dicas de direito)

  • LETRA C CORRETA

    Constituição de 1891

    Foi a primeira a estabelecer, em texto constitucional, aposentadoria por invalidez

    Art. 75 - A aposentadoria só poderá ser dada aos funcionários públicos em caso de invalidez no serviço da Nação.

  • 1) 1543 - ʻSantas Casasʼ – caráter assistencial; 2) 1835 – Montepio Geral dos Servidores do Estado; 3) Constituição Republicana de 1891 – Aposentadoria por invalidez aos funcionários públicos; 4) 1919 – Seguro acidente do trabalho – incumbência do empregador; 5) 1923 – Lei Elói Chaves (Decreto Legislativo n. 4.682/23) – Caixa de Aposentadorias e Pensões para os ferroviários. Incumbência do empregador. Benefícios: aposentadoria por invalidez e a ordinária (idade e tempo de serviço). 6) 1926 – Extensão dos benefícios da Lei Elói Chaves para outras categorias. 7) 1930 – Revolução – Getúlio Vargas – reformulação das regras trabalhistas e previdenciárias. Acabou com as CAPʼs por empresa para criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP's) por categoria profissional, com personalidade jurídica própria e subordinada a controle estatal por meio do Ministério do Trabalho. 8) 1934 – Constituição estabeleceu a forma tríplice de custeio. 9) Lei 3.807/1960 – Lei Orgânica da Previdência Social - LOPS. 10) Lei 4.214/1963 – FUNRURAL – Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural. 11) Decreto-lei n. 72/1966 – Fusão dos IAPʼs dos Bancários, Comerciários, Industriários, Estivadores e Transportadores de Carga e dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos no INPS – Instituto Nacional de Previdência Social, autarquia da administração indireta federal. 12) Constituição de 1967 instituiu o seguro-desemprego. 13) Lei 5.316/67 integrou o Seguro Acidente do Trabalho (SAT) à previdência social. 14) LC 11/1971 – PRORURAL – Programa de assistência ao trabalhador rural – aposentadoria por velhice, após 65 anos de idade, no valor de 50% do salário-mínimo. 15) Lei 5.859/1972 – Empregado doméstico (segurado obrigatório). 16) Decreto 77.077/1976 – CLPS – Consolidação das Lei da Previdência Social, renovada pelo Decreto 89.312/84. 17) 1977 – SINPAS – Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social, composto pelos seguintes órgãos: IAPAS, INPS, INAMPS, DATAPREV, LBA, CEME e FUNABEM. 18) Constituição Federal de 1988. 19) Lei 8.029/1990 – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 20) Lei 8.080/90 passou a tratar do sistema de saúde, revogando a Lei 6.229/75. A Lei 8.689/93 extinguiu o INAMPS, criando o SUS – Sistema Único de Saúde nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). 21) Lei 8.212/91 (Custeio) e Lei 8.213/91 (Benefícios) – Regime Geral de Previdência Social. 22) Lei 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. 23) Emenda Constitucional n. 20/1998 – Reforma Previdenciária.

  • EVOLUÇÃO DA SEGURIDADE NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

    (Palavras-chave)

    1919: Seguro obrigatório de acidentes do trabalho.

    1923: Lei Eloy Chaves: cria as CAP's para cada uma das empresas ferroviárias. Marco da previdência social no Brasil.

    1824 - Casa de Socorro (Socorros Públicos);

    1891 – Aposentadoria por Invalidez;

    1934 - Tríplice Fonte de Custeio; “Previdência” (sem social)

    1937 - Seguro Social;

    1946 - Previdência Social;

    1967 - Seguro Desemprego;

    1988 - Seguridade Social.


ID
3088804
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

É correto afirmar que a gestão da seguridade social será:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Conforme a CF de 1988:

    >>> Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gestão - Quadripartite (Trabalhadores; Empregadores; Governo; Aposentados)

    Custeio - Tripartite (Trabalhadores; Empresas; Governo)

  • LETRA D

    Para lembrar, eu associo que APOSENTADO fica com menos dinheiro, então ele não pode CUSTEAR, mas pensar é de graça, então pode GERIR (GESTÃO).

    Gestão QUADRIPARTITE - 1. Trabalhadores; 2. Empregadores; 3.Governo; 4. Aposentados

    Forma de Custeio TRIPARTITE - 1. Trabalhadores; 2.Empresas; 3. Governo

    CF/88 - Art. 194, VII. 

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. 

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) bipartite, envolvendo trabalhadores e o Poder Público. 

    A letra "A" está errada porque a organização da seguridade social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. 

    B) tripartite, envolvendo empregadores, Poder Público e aposentados.  

    A letra "B" está errada porque a organização da seguridade social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    C) bipartite, envolvendo empregadores e Poder Público. 

    A letra "C" está errada porque a organização da seguridade social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    D) quadripartite, envolvendo trabalhadores, empregadores, aposentados e Poder Público. 

    A letra "D" está certa porque a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social e será organizada, dentre outros objetivos, pelo caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.  

    Art. 194 da CF|88 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
    I - universalidade da cobertura e do atendimento;
    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
    V - eqüidade na forma de participação no custeio;
    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social;   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.         (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    E) tripartite, envolvendo aposentados, empregadores e Poder Público.

    A letra "E" está errada porque a organização da seguridade social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. 

    O gabarito é a letra "D".
  • Legal que existe duas alternativas iguais kkkkkk

  • CF/88 

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. 

    Gestão - Quadripartite (Trabalhadores; Empregadores; Governo; Aposentados)

    Custeio - Tripartite (Trabalhadores; Empresas; Governo)

  • LETRA D CORRETA

    CF/88

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V - eqüidade na forma de participação no custeio;

    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social;          

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.   

  • Gestão - Quadripartite (Trabalhadores; Empregadores; Governo; Aposentados)

    Custeio - Tripartite (Trabalhadores; Empresas; Governo)

    _______________________________________

    Conforme a CF de 1988:

    >>> Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    → Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998).

    ______________________________________

    Para lembrar, eu associo que APOSENTADO fica com menos dinheiro, então ele não pode CUSTEAR, mas pensar é de graça, então pode GERIR (GESTÃO).

    Gestão QUADRIPARTITE - 1. Trabalhadores; 2. Empregadores; 3.Governo; 4. Aposentados

    Forma de Custeio TRIPARTITE - 1. Trabalhadores; 2.Empresas; 3. Governo

    ________________________________________

    Fonte : COLEGAS DO QC


ID
3088807
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

De acordo com o art. 195, § 5º , da Constituição Federal, “nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”. Tal parágrafo refere-se ao princípio da seguridade social da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    PRE-EXISTÊNCIA DO CUSTEIO EM RELAÇÃO AO BENEFÍCIO OU SERVIÇO/ PRECEDÊNCIA DA FONTE DO CUSTEIO

    → Este princípio/objetivo informa que, para que antes de um benefício existir, ou ter seu valor aumentado ou ser estendido para novos beneficiários, deverá ser determinada sua fonte de custeio total. Ou seja, o dinheiro tem que vir de algum lugar.

    → Como se fosse uma máquina de refrigerante. Para ter acesso à bebida, deve-se colocar um dinheiro na máquina. Isto é chamado de contribuição prévia, existente somente na Previdência Social. Porém, esta máquina tem que ser abastecida por alguém. Isto é chamado de custeio prévio.

    → Este princípio/ objetivo está previsto na CF, art. 195: “§ 5º – Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.”

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Também chamado de princípio da causa eficiente

  • também conhecido como princípio da contrapartida!

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    Art. 194 da CF|88 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
    I - universalidade da cobertura e do atendimento;
    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
    V - eqüidade na forma de participação no custeio;
    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social;   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    Art. 195 da CF|88  § 5º Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

    A) universalidade da cobertura. 

    A letra "A" está errada porque o objetivo do princípio previsto no parágrafo quinto do artigo 195 da CF|88 é assegurar o equilíbrio financeiro da seguridade social, logo torna-se importantíssima a preexistência do custeio em relação à criação, majoração ou extensão de benefício ou serviço.

    B) seletividade. 

    A letra "B" está errada porque o objetivo do princípio previsto no parágrafo quinto do artigo 195 da CF|88 é assegurar o equilíbrio financeiro da seguridade social, logo torna-se importantíssima a preexistência do custeio em relação à criação, majoração ou extensão de benefício ou serviço.

    C) distributividade. 

    A letra "C" está errada porque o objetivo do princípio previsto no parágrafo quinto do artigo 195 da CF|88 é assegurar o equilíbrio financeiro da seguridade social, logo torna-se importantíssima a preexistência do custeio em relação à criação, majoração ou extensão de benefício ou serviço.

    D) uniformidade dos benefícios. 

    A letra "D" está errada porque o objetivo do princípio previsto no parágrafo quinto do artigo 195 da CF|88 é assegurar o equilíbrio financeiro da seguridade social, logo torna-se importantíssima a preexistência do custeio em relação à criação, majoração ou extensão de benefício ou serviço.

    E) precedência da fonte de custeio. 

    A letra "E" está certa porque o objetivo do princípio previsto no parágrafo quinto do artigo 195 da CF|88 é assegurar o equilíbrio financeiro da seguridade social, logo torna-se importantíssima a preexistência do custeio em relação à criação, majoração ou extensão de benefício ou serviço.

    O gabarito da questão é a letra "E".

  • Até aqui o Mago da Língua Portuguesa está! O cara não cansa de humilhar lá e agora partiu pra outras áreas kkkkkkkkkkk

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    “nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”. A seguridade social só pode ser efetivada com o equilíbrio de suas contas, com a sustentação econômica e financeira do sistema. Por isso, opera com conceitos atuariais. A CF quer o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema, de forma que a criação, instituição, majoração ou extensão de benefícios e serviços devem estar calcadas em verbas já previstas no orçamento. Na área da previdência social, há disposição específica no caput do art. 201 da CF: a previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e filiação obrigatória, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema.

    FONTE: Marisa Ferreira dos Santos

  • Demais msm!

  • Princípios Implícitos:

    Solidariedade: Pacto de Geração ou Intergeracional

    Contrapartida ou precedência da fonte de custeio

    Noventena, anterioridade nonagesimal ou mitigada.


ID
3088810
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Com relação à evolução legislativa da seguridade social no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Apenas com a promulgação da Constituição de 1988 foi proibida a prestação de benefício social sem a correspondente fonte de custeio.

    Errado. Já havia tal proibição antes da Constituição.

    B) A Constituição de 1946 foi a primeira a prever o seguro-desemprego.

    Errado. Foi a Constituição de 1967 que criou o seguro-desemprego.

    C) A Lei n° 6.439/77 instituiu o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

    Certo. O SINPAS (Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social) era composto pelo INPS, IAPAS, INAMPS, LBA, FUNABEM, CEME E DATAPREV.

    INPS + IAPAS = INSS (1990)

    Dos citados, somente o DATAPREV se mantém até os dias de hoje.

    D) A Constituição de 1988 instituiu o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural – PRORURAL.

    Errado. O PRORURAL foi criado em 1971 com a finalidade de estabelecer direitos previdenciários para os trabalhadores rurais.

    E) A Constituição de 1967 foi a primeira a estabelecer a forma tríplice da fonte de custeio previdenciária.

    Errada. A Constituição de 1934 que foi a primeira a estabelecer a tríplice forma de custeio.

    Q472076 - Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados

    A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador. (CERTO)

    __________________________________________________________________________________________

    Questão decoreba.

    Fonte: meus resumos.

    Não desiste não!

  • Caio impecável, como sempre.

    Só complementando a alternativa A: o princípio da preexistência do custeio foi incluído no ordenamento jurídico na EC constitucional 11 de 1965.

  • EVOLUÇÃO DA SEGURIDADE NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

    (Palavras-chave)

    1824 - Casa de Socorro (Socorros Públicos);

    1891 – Aposentadoria por Invalidez;

    1934 - Tríplice Fonte de Custeio; “Previdência” (sem social)

    1937 - Seguro Social;

    1946 - Previdência Social;

    1967 - Seguro Desemprego;

    1988 - Seguridade Social.

  • Caio sempre com seus comentários incríveis. #tmj

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) Apenas com a promulgação da Constituição de 1988 foi proibida a prestação de benefício social sem a correspondente fonte de custeio. 

    A letra "A" está errada porque já havia tal proibição antes do advento da CF|88.

    B) A Constituição de 1946 foi a primeira a prever o seguro-desemprego. 

    A letra "B" está errada porque foi a Constituição de 1967 que criou o seguro desemprego e não a Constituição de 1946.

    C) A Lei n° 6.439/77 instituiu o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. 

    A letra "C" está certa porque de fato a Lei n° 6.439/77 instituiu o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. 

    D) A Constituição de 1988 instituiu o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural – PRORURAL. 

    A letra "D" está errada porque o Prorural foi criado em 1971.

    E) A Constituição de 1967 foi a primeira a estabelecer a forma tríplice da fonte de custeio previdenciária. 

    A letra "E" está errada porque a Constituição de 1934 foi a primeira a estabelecer a tríplice forma de custeio.

    O gabarito da questão é a letra "C".
  • outras datas importantes:

    1960: LOPS que unificou a LEGISLAÇÃO sobre os INSTITUTOS DE APOSENTADORIAS e PENSÕES

    1963: FUNRURAL 

    1967- união dos INSTITUTOS DE APOSENTADORIAS e PENSÕES - INPS

    1967 - Seguro Desemprego;

    1971: FUNRURAL virou PRO-RURAL

    1977 - SINPAS e também a instituição dos grandes fundos de pensões como PETROS e PREVI

    1990- INPS + IAPS = INSS

    1991: Leis 8.212 e 8.213/91

    1993: LOAS 8.742/93

  • CF DE 1891 foi a primeira a conter a expressão aposentadoria, benefício esse que era concedido apenas aos funcionários públicos, em caso de invalidez.

    CF DE 1934 trouxe a expressão "Previdência" / Custeio Tríplice 

    CF DE 1937 trouxe a expressão"Seguro Social"

    CF DE 1946 repetiu a expressão"Previdência Social" / Regra da Contrapartida ou Preexistência do Custeio.

    CF DE 1988 trouxe a expressão"Seguridade Social" (Q874988)

  • ATENÇÃO: TEMA CORRELATO

    MODELO BISMARCKIANO----------------> SÓ QUEM CONTRIBUI TEM DIREITO: PREVIDÊNCIA

    Pelo sistema Bismarckiano de previdência trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas os que contribuem têm direito à benefícios.

    MODELO BEVERIDGIANO----------------> TODOS TÊM DIREITO: ASSISTÊNCIA E SAÚDE

    O modelo beveridgiano amplia o seguro social para o maior número de riscos e alarga as fontes de financiamento da seguridade social para além da folha de pagamento, incluindo os impostos.

    A previdência social no Brasil adotou o sistema misto; para Benefícios Previdenciários adotou o sistema Bismarckiano, para a seguridade social adotou o sistema Beveridgiano.

  • Gabarito: C

    Instagram: @diogoadvocacia1 (dia a dia de estudos)

    @diogo_dss5 (dicas de direito)

  • LETRA C CORRETA

    1977 SINPAS - criado pela Lei 6.439 de 1977 1988 CF ---> artigos 194 a 204 

  • Letra A: Errada. A EC n° 11/1965 estabeleceu o princípio da preexistência do custeio para criação de benefícios.

    Letra B: Errada. Em 1967: O seguro de acidentes de trabalho passou a integrar a previdência e criação do seguro desemprego

    Letra C: Correta. Em 1977: Criação do sistema nacional de previdência e assistência social (SINPAS): INPS, IAPAS, INAMPS, LBA, FUNABEM, DATAPREVE E CEME.

    Letra D: Errada. Em 1971: criação do Programa de assistência ao trabalhador rural (PRORURAL)

    Letra E:Errada. A constituição de 1934 foi a primeira a fazer referência ao termo "previdência" e estabeleceu o custeio tríplice (estado, empregador e empregado);


ID
3088813
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme disciplinado na Lei Complementar n° 11/1991, a investidura em cargo público ocorrerá com a posse. Assinale a alternativa que contempla corretamente uma forma de provimento de cargo público.

Alternativas

ID
3088816
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Em relação aos princípios e diretrizes do IPREMM, e nos termos do que disciplina a Lei Complementar n° 450/2005, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3089011
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia ampliandaodiosa restringenda.*

      Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronzeum diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)


* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

    >>> "procurador da consorte", ou seja, ele se sentia o representante legal de sua mulher, Cynira.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    o autor se vê como um representante de sua falecida esposa ao se fazer presente no crescimento de seus netos.

    "complicado" realidade

  • E) NÃO É ANTONIO E SIM MIGUEL

  • A questão trabalha compreensão textual, em que as informações estão todas explícitas no texto, sem a necessidade de inferi-las. Geralmente, os comandos, no enunciado, que nos levam a entender que se trata de uma compreensão e não interpretação são:

    . Segundo o texto... / De acordo com o texto...

    . O texto informa que...

    . No texto...

    . No que se refere ao texto…

    Alternativa (A) incorreta - O avô deseja que os netos sejam bem-sucedidos nas profissões as quais escolheram, porém, ao usar as expressões latinas e de futebol, não expressa o desejo de que eles sejam eruditos, apenas é uma forma de traçar um diálogo com eles.

    Alternativa (B) incorreta - Em nenhum momento, o avô os estimula a escolher alguma profissão, esta foi escolhida por cada um dos netos de acordo com sua vocação.

    Alternativa (C) incorreta - Segundo Miguel, o Estatuto do Idoso seria para amparar os direitos dos idosos.

    Alternativa (D)correta - Ele se vê representante de sua esposa porque ela queria acompanhar a evolução da vida dos netos. Com isso, ele se tornou mais próximo deles.

    Alternativa (E) incorreta - A inclinação de Antônio, na infância, era para o futebol.
    Gabarito da professora: Alternativa D.

ID
3089014
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia ampliandaodiosa restringenda.*

      Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronzeum diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)


* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.

Destacado, encontra-se vocábulo empregado em sentido figurado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Queremos o sentido figurado, conotativo, sentido irreal, sentido de conto de fadas:

    >>> Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio… (6°parágrafo)

    >>> o termo em destaque refere-se conotativamente aos atributos de diversão que Antonio realizava: balada, futebol.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito D.

    Porém, entendo que atração tem sentindo de entretenimento, logo não está em seu sentido figurado, mas no sentido denotativo.

    atração = entretenimento/divertimento, que no texto é a balada,o futebol.

  • Arthur, acho que você está equivocado. O que está figurado é a expressão "entrou no Direito".

  • essa questão tá estranha...

  • "paixão intelectual" não é sentido figurado?

  • Resolvendo questões da banca tenho reparado que essas de sentindo figurado estão bem "indigestas" esse ano, vunesp deu uma bela FCCzada em 2019.

  • Resolvendo questões da banca tenho reparado que essas de sentindo figurado estão bem "indigestas" esse ano, vunesp deu uma bela FCCzada em 2019.

  • É possível o sentimento Paixão deter o atributo intelectual em um contexto denotativo?

  • paixão intelectual, sentindo DENOTATIVO? Muito estranho

  • Fazendo pelo segunda vez esta questão e errando pela segunda vez!!!!

  • A questão exige que o candidato esteja familiarizado com o conceito de sentido figurado e sentido literal. 

    O sentido literal, também conhecido por sentido denotativo, é aquele sentido usual da palavra ou expressão. É o sentido que está presente na definição do dicionário. Uma boa maneira de associação é ligar o "D" de Denotativo ao "D" de Dicionário. 

    O sentido figurado, também conhecido por sentido conotativo, é aquele que vai variar de acordo com a situação particular de uso. É utilizado para dar mais expressividade ao texto. É comum em figuras de linguagem, por exemplo.

    A) … que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. (1° parágrafo)
    Incorreto, o termo "evolução" é empregado no seu sentido literal, isto é, como desenvolvimento gradual e progressivo.

    B) … disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo… (3° parágrafo)
    Incorreto, "tombo" aqui figura no seu sentido dicionarizado, equivalente ao termo queda.

    C) … entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. (5° parágrafo)
    Incorreto. O termo "paixão" pode ser empregado como "grande inclinação ou predileção", de acordo com o dicionário, o que corresponde ao sentido empregado no texto.

    D) Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio… (6°parágrafo)
    Correto. De acordo com o dicionário, a palavra "atração" é o ato ou efeito de atrair, uma força que promove com que um corpo se desloque até outro corpo. Com o seu sentido figurado, atração significa conjunto de elementos que despertam interesse ou sedução, sentido empregado no texto.

    E) Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. (6° parágrafo)
    Incorreto. O termo "questões" foi empregado com o seu sentido literal.

    Gabarito da Professora: Letra D.

ID
3089020
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia ampliandaodiosa restringenda.*

      Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronzeum diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)


* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.

Assinale a alternativa que apresenta frase cujas ideias estão em conformidade com o sentido original do texto e com a norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa D o examinador tentou nos enganar trocando o sentindo de duas conjunções que são facilmente confundidas "Á medida que x Na medida Em que". Note que o texto nos trouxe uma ideia de proporcionalidade, portanto a conjunção a ser utilizada na alternativa D seria "Á medida que", veja:

    À medida que - tem o sentido de à proporção que.

     ex: À medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura.

     

    Na medida em que - indica ideia de causa, significa uma vez quevisto quetendo em vista.

    ex: Para ele, preservar essas áreas, além de aumentar a qualidade de vida, traz mais renda para a população, na medida em que melhora a qualidade dos empregos e das moradias.

    fonte:https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/a-medida-na-medida-em-que#targetText=As%20duas%20express%C3%B5es%20s%C3%A3o%20corretas,visto%20que%2C%20tendo%20em%20vista.

    Acesso em: 14/10/2019

    Gab letra C

  • Aos que ficaram na dúvida na letra E (como eu): no texto, há um 'pois' (explicação), enquanto no item há uma concessão (apesar de).

  • Achei que o problema da D foi que a razão da proximidade dos netos a ele foi por ele ser o único avô vivo e não porque ter se aproximado.

  • qual o erro da A

  • O erro da A é afirmar que Felipe ingressou na faculdade de economia, uma vez que o texto é claro ao dizer que ele "se prepara para entrar na faculdade de Economia". Felipe é, de acordo com o texto, um vestibulando ainda.

  • Gabarito: letra C.

    A. Felipe ainda não ingressou na faculdade de Economia, ele se prepara para ingressar nela.

    B. Porquanto = porque, conjunção de explicação ou causa; e a ideia sugerida é a de concessão (Embora Antonio seja baladeiro...).

    C. Correta.

    D. Na medida em que = conjunção adverbial causal (uma vez que, visto que, já que); e a ideia sugerida é a de proporcionalidade (À medida que passei a prezar mais...eles se tornaram mais próximos de mim)

    E. Apesar de = conjunção adverbial concessiva; e a ideia sugerida é a de causa (Como a fragilidade era minha, eu não poderia processar...)

  • Esta questão requer compreensão textual e conhecimento sobre os valores semânticos dos conectivos.

    Alternativa (A) incorreta - Felipe não ingressou na faculdade, ele estava se preparando para entrar nela.

    Alternativa (B) incorreta - O sentido original é de concessão, então, o adequado seria o emprego de um conectivo concessivo, e não explicativo, como a conjunção “porquanto".

    Alternativa (C) correta - A ideia está conforme o sentido original, além de estar de acordo com a norma-padrão.

    Alternativa (D) incorreta - A locução conjuntiva “na medida em que" é causal, e o sentido original é de proporcionalidade, logo a locução conjuntiva adequada é “à medida que".

    Alternativa (E) incorreta - A locução prepositiva “apesar de" exprime concessão, porém o sentido original é de motivo, então, o adequado seria o emprego de um conectivo causal, e não concessivo.

    Gabarito da professora: Letra C.


ID
3089023
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia ampliandaodiosa restringenda.*

      Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronzeum diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)


* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.

No trecho – Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito… (2° parágrafo) –, a expressão em destaque pode ser substituída, no contexto em que se encontra, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) sujeito com. → o correto é sujeito a alguma coisa.

    B) impulsionado de. → o correto é impulsionado a alguma coisa.

    C) predisposto em. → o correto é predisposto a alguma coisa.

    D) propenso a. → correto, propenso a alguma coisa.

    E) direcionado por. → o correto é direcionado a alguma coisa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3089026
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia ampliandaodiosa restringenda.*

      Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronzeum diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)


* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.

Assinale a alternativa em que a alteração da colocação do pronome mantém a conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → queremos uma frase que esteja correta e que a alteração da colocação mantenha essa correção:

    A) Me senti como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. → está incorreto, visto que não começamos orações com o uso da próclise, o correto seria a ênclise: Senti-me...

    B) Ao mesmo tempo, eles aproximaram-se mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente. → correto, temos um sujeito explícito sem palavra atrativa, logo a próclise (eles se aproximaram) ou a ênclise (eles aproximaram-se) estão corretas.

    C) … disse a ele que não sentia-me seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém… → incorreto, visto que temos o advérbio de negação "não" sendo fator atrativo do pronome, logo a próclise é a única correta: não me sentia...

    D) Só digo-lhe para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar… → temos o advérbio de exclusão "só → somente" sendo fator atrativo, somente a próclise estaria correta: Só lhe digo...

    E) … o jovem, com todo o seu brilhantismo que é-lhe peculiar, é jejuno em futebol. → temos o pronome relativo "que" sendo fator atrativo, logo a colocação em próclise é a única forma correta: que lhe é peculiar...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Alguns pronomes que causam próclise:

    Pronome relativo: "Foi meu amigo quem me convidou para a festa."

    Mais exemplos: cujo, o qual, que, onde...

    Pronome interrogativo: "Quem nos explicará as regras?"

    Outros exemplos: quanto, qual, como, quando...

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Que redação horrível. Eu pensei que era pra julgar apenas a alteração dos pronomes pessoais, e não antes e depois da alteração.

  • Próclise facultativa

    Depois de pronome do caso reto;

    Depois de conjunções coordenativas;

    Com o infinitivo precedido de não;

    Entre o substantivo e o verbo.

  • Como disse o colega Fabrício a redação do comando da questão esta um caso de interpretação a parte.

    Uso facutativo da colocação pronominal é em verbos no Infinitivo:

    Ex.:Passam a se comportar ou Passam a comportar-se > ambos estão corretas.

  • A próclise facultativa pode ocorrer quando há o sujeito explícito próximo, como ocorre na alternativa B - eles aproximaram-se.

    Gab B

  • LETRA CORRETAEB

    Rápida explicação para quem ficou com dúvida em alguma.

    A) Me senti como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos.

    Regra básica da colocação pronominal: "Não se inicia uma estrutura com pronome oblíquo átomo.

    B) Ao mesmo tempo, eles aproximaram-se mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

    CORRETA - Não há nenhum impedimento para que ocorra a Ênclise.

    C) … disse a ele que não sentia-me seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém…

    Regra básica que obriga a ocorrer a PRÓCLISE. A palavra "NÃO" é uma palavra atrativa e atrai o pronome para perto de si. O correto seria: " NÃO ME SENTIA"

    D) digo-lhe para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar…

    Mesmo caso da letra "C", porém com palavras diferente. "SÓ", no sentido de "somente" é um adverbio. Neste caso, um adverbio também é uma palavra atrativa, ou seja, ela atrai o pronome para perto de si, obrigando assim a ocorrer a PRÓCLISE. O correto seria: "SÓ LHE DIGO"

    E) … o jovem, com todo o seu brilhantismo que é-lhe peculiar, é jejuno em futebol.

    Pronome relativo "QUE" também é uma palavra atrativa, obrigando assim a ocorrer próclise.

    Pessoal, explicação em comentários ajuda mas não é tudo. É preciso treinar e revisar bastante para saber responder essas questões, pois tem muitas cascas de bananas que se não souber a fundo as regras, vai errar!!!

    Bons estudos!!!

  • Fabrio Rosolen, todas às regras devem se respeitadas!

  • da nem pra entender a pergunta

  • Gabarito: B

  • eles aproximaram-se mais de mim

  • Em outras palavras o enunciado quer a correta, sem mais enrolação! kkkkkkkkk

    errei

  • Boiei no enunciado

  • GAB. B

    Ao mesmo tempo, eles aproximaram-se mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

  • A questão pede uma alternativa que é possível o uso de ênclise e próclise. atenção com as palavras atrativas.

    Ao mesmo tempo, eles (se) aproximaram-se mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

    Gabarito: B

    Atenção!! Pronome Reto (ele/ela) varia, logo não são palavras atrativas, por esse motivo na alternativa "B" é possível o uso da ênclise ou próclise.

  • Gabarito: B

    Principais Regras de Colocação Pronominal:

    1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.

    2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.

    3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.

    4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.

    5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.

    6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Achei que não podia haver ênclise depois do verbo no particípio (aproximaram).


ID
3089029
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

      Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

     Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

      “Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

      Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

      A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia ampliandaodiosa restringenda.*

      Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronzeum diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)


* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase foi empregado corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Quando um ente querido se vai, é tarde para começarmos à lhe dar valor. → o correto seria somente o uso da preposição "a", visto que não há artigo definido antes do pronome "lhe": começamos a lhe dar valor.

    B) Nem sempre o dano causado à alguém é passível de processo judicial. → não existe artigo definido "a" antes do pronome indefinido "alguém", logo não tem como formar a crase, o correto seria: causado a alguém.

    C) Os adolescentes precisam considerar às opções profissionais ainda muito jovens. → considerar alguma coisa (verbo transitivo direto, vem acompanhando somente do artigo definido e não rege o uso de preposição), o correto é: considerar as opções (somente artigo definido).

    D) O cidadão comum não se atém às expressões latinas por não fazerem parte de seu cotidiano. → quem se atém, se atém a alguma coisa (preposição) + artigo definido "as" que acompanha o substantivo "expressões", logo crase.

    E) Os riscos à que estão sujeitos os idosos aumentam em determinados locais mais adversos. → estão sujeito a alguma coisa (preposição), porém antes do pronome relativo "que" não temos o artigo definido "a", logo não temos a crase.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Galera, uma dica legal sobre Crase é decorar as regras de quando NÃO se deve ultiliza-la, fiz isso e não errei mais questões.

  • Para nunca mais esquecer...

     CRASE PROIBIDA:

    Diante de nomes masculino:

    Ela adora andar a cavalo.

    Observação: Quando implícita a locução "à moda/maneira de", a crase é usada.

    Fez gol à Pele. (á moda de Pele)

    Diante de verbos:

    Não estou apto a discutir.

    Antes de pronomes pessoas e tratamento:

    Todos se dirigiram a ela.

    Dirigi-me a Vossa Excelência.

    Observação: Exceções para o pronome de tratamento: dona, senhora, senhorita.

    Relação a tempo futuro ou distância:

    Sairá daqui a pouco.

    Estou a 1 metro de distância.

    Observação: "a distancia" só é craseada quando especificada.

    Ex.: Estamos à distancia de 200 metros do palco.

    Palavras repetidas:

    Ficou cara a cara com o ladrão.

    Antes de pronomes indefinidos e demonstrativos:

    Refiro-me a isto.

    Obrigada a todos.

    Para finalizar, não se usa crase antes de artigo, númeral e diante de verbos no infinitivo (-r).

    FOCO E PERSEVERANÇA!!

    Bons estudos!!

  • Seria proibida a crase na alternativa D se estivesse diante de um ''a'' no singular o qual precede uma palavra no plural

  • Um cuidado especial com a crase diante de pronome:

    Usa com os pronomes de tratamento:

    Senhora, senhorita, dona, dama, madame.

    Fez companhia à senhora.

    Antes de pronomes demonstrativos:

    Aquilo, aquela, aqueles.

    refiro-me àquele homem.

    Antes dos pronomes:

    Própria, tal, semelhante, mesma.

    Dedicou-se à própria saúde.

    Pronomes indefinidos:

    Poucas, demais, outras, várias.

    Não fale nada às outras colegas.

    Em alguns casos pode haver antes de pronomes relativos que /qual.

    Fonte consultada; J.C. Flauzino, para concursos públicos

    Dúvidas? Equívocos? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Quanto a letra a:

    Uma forma de raciocinar é por pensar que não se iniciar uma frase "A lhe dar valor é permitido", fica estranho! Observe que não tem como ter um artigo antes do lhe, portanto não ocorrerá o fenomeno de crase, sendo o A (na alternativa) apenas uma preposição, devendo então retirar-se o acento indicativo de crase.

    Eu utilizo muito isso e acerto muitas questões, talvez isso te ajude.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21

  • D

  • Casos Proibidos de Crase 

    Não se deve usar crase diante de:

    1º palavra masculina (A PRAZO =  O PRAZO)

    2º pronome indefinido (A ALGUNS)

    3º pronome demonstrativo não iniciado por A (A ESSE)

    4º pronome de tratamento com exceção das formas senhora, senhorita e dona (facultativo)

    5º pronome pessoal (A ELA)

    6º dona+ nome proprio

    7º antes de verbo (A PARTIR) 

    8º entre palavras repetidas (FRENTE A FRENTE)

    9º antes de artigo indefinido (A UM)

    10º antes de numeral * exceto horas

    11º após preposição *exceto “até”, que é facultativo

    12º antes de nome próprio completo

    13º antes de um a singular seguido de plural (A ORQUIDIAS)

    14º em objeto direto

    15º em sujeito

    16°  nao há crase antes de pronome relativo (a quem)  exceto (a qual / as quais)

    17°  na locução “a partir de” (pois partir é VERBO)

     

     

    “À mercê” ou “a mercê”?

    O correto é "à mercê" com crase.

    É uma locução adverbial feminina como "às pressas", "à espera de", "à beira de" e significa "inteiramente dependente de alguém ou de uma situação".

     

     

    Facultativa:

    1° antes de pronome possessivo FEMININO (Decidiu recolher-se à sua casa)

    2º pronome de tratamento senhora, senhorita e dona

    3° após ATÉ (Fui até a praia / Fui até à praia.)

  • Gabarito: D

    Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:

    Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.

    Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.

    Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural. 

    DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
3089032
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.

      Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.

      Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital.

     Os egípcios acreditavam que a essência de uma deidade ou parte da alma de um ser humano morto podiam habitar estátuas que os representassem.

      Em tumbas e templos, estátuas e relevos em pedra tinham propósitos ritualísticos e eram um ponto de encontro entre o mundo sobrenatural e o mundo natural.

      Na crença do Egito Antigo, estátuas em uma tumba tinham o propósito de alimentar a pessoa morta com a comida deixada como oferenda.

      Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.

      Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.

      Normalmente, as oferendas eram transmitidas com a mão esquerda. Por isso, muitas estátuas dedicadas à transmissão de oferendas tinham os braços esquerdos depredados. Por outro lado, estátuas que recebiam as oferendas tinham as mãos direitas depredadas.

      Posteriormente, durante o período cristão, entre os séculos 1 e 3 depois de Cristo, as estátuas eram vistas como demônios pagãos e, também, acabavam atacadas.

(André Cabette Fábio. Por que tantas estátuas egípcias têm os narizes quebrados. www.nexojornal.com.br, 06.04.2019. Adaptado)

Uma das crenças derrubadas pelo pesquisador Edward Bleiberg é a de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.

    >>> Ou seja, o pesquisador derrubou/desfez a crença de que o fato de o nariz ser uma protuberância do corpo explicava sua comum ausência.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.

       Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.

  • Por que a E está errada?

  • Alternativa A.

    O fato do nariz estar localizado na parte superior do corpo (cabeça), e estar quebrado, não significa dizer que houve eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas segundo Edward Bleiberg é proposital.

    Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.

    Desta forma, Edward Bleiberg derruba essa crença errônea que uma estátua egípcia com o nariz quebrado, é fruto de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo.

  • Tá aqui o porquê da E está equivocada:

    "Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital."

    Esse "apenas" quer dizer que o autor não desconstruiu totalmente a condição de intempéries serem a causa (quis dizer que havia outros motivos além desse).

  • Esta questão avalia a capacidade do concurseiro de localizar e interpretar informações em um texto. Além disso, o candidato deve demonstrar que conhece o sentido de certas palavras.  

     

    Pois bem, após a leitura do texto associado – uma matéria publicada no Nexo Jornal em 2019 – o candidato deveria assinalar qual era uma das crenças rechaçadas (derrubadas) pelo pesquisador Edward Bleiberg, cientista citado na matéria. Dito isto, vamos à resolução:

     

    Na verdade a resposta está já no segundo parágrafo. O cientista afirma que era algo comum que protuberâncias do corpo fossem quebradas nas estátuas egípcias. E lembrem-se de que eu falei sobre a importância de o concurseiro conhecer os sentidos das palavras? Pois então. Protuberância é uma coisa que se destaca em uma superfície. Se pensarmos que os narizes das estátuas eram elementos que se destacavam da superfície do material esculpido e se associamos essa informação às afirmações de Bleiberg (segundo parágrafo), concluiremos que a única alternativa correta é a A.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.