Essa questão requer conhecimentos sobre a teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento do pensamento. Deve-se indicar a alternativa que apresenta a afirmativa correta a respeito do processo de formação dos conceitos, de acordo com Vygotsky.
A) o desenvolvimento do pensamento conceitual segue um percurso genético e linear que parte de ligações abstratas e lógicas e chega a ligações concretas e factuais.
ERRADO - Vygotsky divide o percurso genético do desenvolvimento do pensamento conceitual em três fases: 1) Pensamento sincrético. 2) Pensamento por complexos. 3) Pensamento por conceitos. O pensamento sincrético, característico dos anos iniciais de vida da criança, passa pelas etapas de tentativa e erro, organização temporal e espacial e por fim, por sub agrupamento desordenado de ideias. Nesta fase a criança ainda não compreende bem as palavras e, portanto, em muitos momentos, sente-se confusa ao lidar com os significados das palavras. Ainda não domina os espaços, seu desenvolvimento motor é incipiente, embora manipule objetos, não compreende suas funções; além disso, confunde-se no reconhecimento do tempo e não distingue hoje, ontem e amanhã, dentre outras dificuldades de relação e reconhecimento da realidade. O pensamento por complexo, fase seguinte que a criança atinge com um pouco mais de idade, passa por outras cinco divisões, quais sejam, o complexo associativo, complexo por coleção, complexo em cadeia, complexo difuso e por fim os pseudo conceitos, fases que implicam a paulatina complexificação do pensamento da criança. Por fim, a fase do pensamento em conceitos é acessível ao indivíduo na adolescência, porém não surge de forma natural, necessita do ensino, portanto da atividade educativa de qualidade e que possibilite a apropriação de conceitos científicos e essenciais para o avanço qualitativo do pensamento humano. Para Vygotsky a função do pensamento se torna função reitora e guia de todo o desenvolvimento do psiquismo, sobretudo quando se conquista e se desenvolve para pensamento conceitual. A característica principal desta fase é o surgimento de uma nova forma de compreender o mundo, pois o conceito, é compreendido como uma síntese de conhecimentos sobre determinado objeto ou fenômeno. De forma subjetiva, o conceito representa a realidade dos objetos que são encontrados na realidade objetiva, sendo que, somente por meio da mediação dos conceitos, é possível que a realidade seja apreendida como síntese de múltiplas determinações, em sua origem e em seu desenvolvimento. Portanto, o pensamento conceitual parte de ligações concretas e factuais e chega a ligações abstratas e lógicas.
B) a linguagem é o sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto do conhecimento e tem duas funções básicas que são a interação social e o pensamento generalizante.
CORRETO - Este é um dos pilares do pensamento de Vygotsky. As representações da realidade e a linguagem são sistemas simbólicos que fazem a mediação do homem com o mundo. É o próprio grupo cultural quem fornece as representações e o sistema simbólico, pois, ao interagir com o outro, o indivíduo vai interiorizando as formas culturalmente construídas, as mesmas que possibilitam as relações sociais. Vygotsky afirma que a linguagem possui duas funções básicas: interação social e pensamento generalizante. A função de interação social é bem visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades. Embora não dominem a linguagem como um sistema simbólico, os pequenos também utilizam manifestações verbais. O choro e o riso têm a função de alívio emocional, mas também servem como meio de contato social e de comunicação. É o que Vygotsky chamou de fase pré-intelectual da linguagem. A função de pensamento generalizante pode ser exemplificada quando falamos, por exemplo, a palavra boi. Independentemente de ter visto de perto algum boi ou de comer ou não sua carne, nosso pensamento classifica tal palavra na categoria animais e nos remete à sua imagem. Um dos grandes saltos evolutivos do homem em relação aos outros animais se deu quando ele adquiriu a linguagem, ou seja, quando aprendeu a verbalizar seus pensamentos. É por meio das palavras que o ser humano pensa. A generalização e a abstração só se dão pela linguagem e com base nelas melhor compreendemos e organizamos o mundo à nossa volta.
C) o desenvolvimento do pensamento conceitual segue um percurso social e linear que parte do pensamento por complexos para a formação de conjuntos sincréticos.
ERRADO – De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento conceitual segue um percurso genético que acontece em três fases: Parte do pensamento sincrético, passa para o pensamento por complexos até chegar ao pensamento por conceitos.
D) tanto a formação de conceitos cotidianos quanto a formação de conceitos científicos partem de ligações concretas e factuais, passam por nexos subjetivos e chegam ao nível da definição.
ERRADO – Vygotsky propôs um percurso genético do desenvolvimento do pensamento conceitual e o dividiu em fases. No primeiro estágio, a criança forma conjuntos sincréticos, agrupando objetos com base em nexos vagos, subjetivos e baseados em fatores perceptuais, como a proximidade espacial. Esses nexos são instáveis e não relacionados com os atributos relevantes dos objetos. O segundo estágio é o chamado “pensamento por complexos". Em um complexo, as ligações entre seus componentes são concretas e factuais. As ligações factuais subjacentes aos complexos são descobertas por meio da experiência direta. Assim, um complexo é um agrupamento concreto de objetos unidos por ligações factuais. Um vez que um complexo não é formado no plano do pensamento lógico abstrato, as ligações que o criam, assim como as que ele ajuda a criar, carecem de unidade lógica, podendo ser de muitos tipos diferentes. Qualquer conexão factualmente presente pode levar à inclusão de um determinado elemento em um complexo. É esta a diferença principal entre um complexo e um conceito. Enquanto um conceito agrupa objetos de acordo com um atributo, as ligações que unem os elementos de um complexo ao todo, e entre si, podem ser tão diversas quanto os contatos e as relações que de fato existem entre os elementos.
E )tanto a formação de conceitos cotidianos quanto a formação de conceitos científicos são ascendentes, isto é, partem da abstração para a experiência e do nível mais elementar e concreto para a conceitualização.
ERRADO - A criança adquire consciência dos seus conceitos espontâneos relativamente tarde; a capacidade de defini-los por meio de palavras, de operar com eles à vontade, aparece muito tempo depois de ter adquirido os conceitos. Ela possui o conceito, mas não está consciente do seu próprio ato de pensamento. O desenvolvimento de um conceito científico, por outro lado, geralmente começa com sua definição verbal e com sua aplicação em operações não-espontâneas. Pode-se dizer que o desenvolvimento dos conceitos espontâneos da criança é ascendente (indutivo), enquanto o desenvolvimento dos seus conceitos científicos é descendente (dedutivo).
Portanto, a letra B é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra B.