- ID
- 8704
- Banca
- ESAF
- Órgão
- Receita Federal
- Ano
- 2005
- Provas
- Disciplina
- Economia
- Assuntos
Não é verdadeiro no modelo IS/LM sem os "casos extremos"
Não é verdadeiro no modelo IS/LM sem os "casos extremos"
Num modelo macroeconômico com expectativas racionais, a política monetária expansiva terá um efeito
Considere o modelo IS/LM sem os casos clássico e da armadilha da liquidez. É incorreto afirmar que:
O preço internacional de uma cesta de produtos siderúrgicos é de R$ 1.500,00 a tonelada e o preço em uma economia fechada (autarquia) é de R$ 2.000,00 a tonelada. A demanda no país por produtos siderúrgicos é alta e o produtor nacional desses produtos é pequeno em relação ao mercado internacional.
Sobre o impacto de políticas que afetam o fluxo de comércio, assinale a alternativa correta.
Os economistas utilizam, com muita frequência, construções teóricas com o objetivo de analisar situações reais e dinâmicas, com simplicidade. Longo prazo x curto prazo, produto potencial e taxa natural de desemprego são alguns exemplos. Nesse contexto, analise as proposições abaixo.
I - O produto potencial corresponde ao potencial de produto de uma economia, dadas suas instituições sociais, a disponibilidade de recursos produtivos e a tecnologia; por isso, produto potencial corresponde ao conceito de curva de possibilidades de produção.
II - Além dos mercados de bens e serviços, de recursos produtivos, de ativos financeiros e de moeda estrangeira (câmbio) usados na caracterização do modelo de demanda e oferta agregadas, os economistas utilizam o conceito de produto potencial para caracterizar a oferta agregada de longo prazo.
III - A Curva de Phillips, originariamente percebida como uma regularidade estatística, pode ser interpretada como a oferta agregada de curto prazo, enquanto que sua versão de longo prazo à la Friedman-Phelps pode ser interpretada como oferta agregada de longo prazo.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
.Considerando o Modelo Mundell-Fleming, analise as proposições abaixo.
I - A política fiscal não exerce influência sobre a renda agregada quando a taxa de câmbio é flutuante.
II - A política monetária não exerce influência sobre a renda agregada quando a taxa de câmbio é flutuante.
III - Um aumento do prêmio pelo risco país eleva a taxa doméstica de juros e desvaloriza a moeda local.
É(São) correta(s) a(s) proposição(ões)
No modelo IS-LM para uma economia fechada, um aumento dos gastos do governo desloca a(as) função(ões):
No modelo IS-LM para uma economia fechada, se a curva IS e a curva LM apresentam declividades normais e a economia estiver em equilíbrio, mas com desemprego, um aumento da oferta de moeda provocará no curto prazo, tudo o mais permanecendo constante,
No modelo IS-LM, em uma economia aberta com mobilidade perfeita de capitais, onde a taxa de câmbio é fixa e o nível geral de preços é constante, uma medida que poderá reduzir a taxa de desemprego involuntário é
Para expandir a demanda agregada por bens e serviços, os governos podem adotar políticas fiscais expansivas. No gráfico do modelo IS/LM, isto pode ser representado pela mudança na(s)
Com relação aos conceitos básicos da teoria macroeconômica,
essencial à compreensão dos grandes agregados econômicos,
julgue os itens a seguir.
Sob regime de taxas de câmbio fixo, políticas fiscais expansionistas não são apropriadas para elevar a demanda agregada porque a acomodação monetária, implícita nesse tipo de regime, reforça o efeito deslocamento, restringindo, assim, os impactos dessas políticas sobre a produção e o emprego.
Em relação aos conceitos básicos de macroeconomia, julgue os itens a seguir.
No sistema de contas nacionais para uma economia fechada com governo, a destinação da renda das unidades familiares restringe-se ao consumo e à poupança.
A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.
Em uma economia cuja produção se encontra abaixo do nível de pleno emprego, a política monetária não é capaz de levar a produção ao pleno emprego, objetivo que somente pode ser atingido por meio de uma política fiscal expansionista.
No modelo IS/LM comum, uma política monetária contracionista acarreta, normalmente, uma redução
A política fiscal expansiva pode ser efetivada através de um aumento
No gráfico comum do modelo IS/LM, com a taxa de juros na ordenada e a renda na abscissa, a armadilha da liquidez é representada pela
Com relação aos pressupostos básicos do modelo IS-LM, assinale a opção correta.
No modelo IS-LM para uma economia fechada, o efeito de uma política fiscal contracionista praticada pelo Governo é:
Se a função LM for infinitamente elástica em relação à taxa de juros e a economia apresentar taxa de desemprego acima da taxa natural, uma medida de política econômica recomendada para aumentar a renda de equilíbrio é:
A partir de um equilíbrio inicial, a adoção de uma política monetária contracionista seguida de uma política fiscal expansionista resulta:
Em um país de economia fechada foi feito o diagnóstico de que a dívida interna está crescendo devido a sucessivos déficits primários nas contas públicas. Para sanar esse problema, o governo decidiu reduzir seus gastos de custeio. Neste caso, mantendo-se todas as demais políticas constantes, é de se esperar que
Pelo princípio multiplicador keynesiano, em uma economia fechada com propensão marginal a consumir de 0,8 e a soma do consumo autônomo, do investimento e dos gastos governamentais igual a 1.000, um aumento de 10% nos gastos do governo implicará um aumento de 10% na renda dessa economia.
Sobre a renda ou produto de equilíbrio, em uma economia fechada, é verdadeiro afirmar:
O efeito de uma política fiscal expansiva em uma economia fechada em que se observa desemprego, onde a demanda de investimentos é totalmente inelástica em relação à taxa de juros e em que a oferta agregada é infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços é:
Alguns analistas afirmam que na crise econômica recente ocorreu uma situação de armadilha da liquidez. Num gráfico do modelo IS/LM que representasse a renda na abscissa e a taxa de juros na ordenada, essa situação ocorreria se a curva
No último ano, em uma economia fechada, os salários totalizam 200, os juros 50, os aluguéis 50 e os lucros 100 unidades monetárias. A depreciação foi 50, os impostos indiretos 50 e os subsídios, 20 unidades monetárias. Neste período, o PIB a preços de mercado dessa economia correspondeu a
Em um modelo keynesiano simples para uma economia fechada, a propensão marginal a consumir é 0,8 e a carga tributária é 25%. Um aumento nos gastos do governo de $ 100 levará a um aumento do produto de
Em uma economia aberta com regime de taxa de câmbio fixa e perfeita mobilidade de capital, uma contração na oferta monetária
Considere uma economia fechada, com curvas IS-LM de formato normal, oferta agregada infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços e equilíbrio de renda abaixo do nível de pleno emprego. Nesse caso, o efeito de uma política fiscal expansionista será
A demanda de moeda é função decrescente
Em relação à eficiência das políticas monetária e fiscal expansivas para aumentar o nível de atividade da economia, é correto afirmar:
No modelo IS/LM para uma economia fechada cujo nível de renda de equilíbrio esteja aquém do nível de renda de pleno emprego, tudo o mais constante, o efeito provável de
A partir de um modelo keynesiano simplifi cado, fechado e sem governo, podemos dizer que, quando a produção está acima do equilíbrio macroeconômico,
Pareceres acerca de cenários macroeconômicos, geralmente, dizem
respeito a análises de incrementos na renda e no produto da
economia devido a variações nos consumos público (G) e privado
(C), nos investimentos ( I ), nas exportações (X) e nas importações
(M). Com referência a essas informações e considerando uma
função consumo julgue os itens seguintes, relativos C= 10 + 0, 8 y,
julgue os itens seguintes , relativos ao nível de equilíbrio da renda e do produto.
Considere que, em uma economia fechada e sem governo, apresentem-se função consumo C = 10 + 0, 8 y, função poupança S = - 10 + 0 ,2 y e investimento autônomo I = 10. Considere, ainda, que os empresários dessa economia tenham decidido aumentar os investimentos em 10%. Nessa situação, haverá aumento de 5% na renda.
Acerca do modelo IS-LM , julgue o item seguinte
O aumento dos gastos do governo resulta em aumento de renda equivalente ao resultado da multiplicação do aumento de gasto pelo multiplicador keynesiano, o que provoca o deslocamento da curva IS para a direita.
No modelo IS/LM, tomando-se por constantes a estrutura tributária e a quantidade real de moeda, qual o efeito do aumento dos gastos governamentais sobre a demanda?
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.
Supondo-se que, em resposta à deterioração das expectativas dos empresários, sumariadas pela redução substancial do índice de confiança do empresário na indústria em outubro de 2008, o governo brasileiro decida elevar a oferta monetária para manter a demanda agregada, então, a curva LM se deslocará para cima e para a direita, porém, a curva IS permanecerá inalterada.
A política monetária que adota a regra de um percentual anual constante de expansão da oferta de moeda, moeda esta definida como sendo um certo agregado monetário, NÃO leva à estabilização da renda da economia se
Avalie as afirmativas a seguir, considerando o modelo IS-LM em uma economia fechada:
I. Se o governo conduz um aumento do nível de impostos e o Banco Central mantém inalterada a oferta monetária, tudo o mais constante, o resultado é uma diminuição do nível de renda.
II. Se o governo conduz um aumento do nível de impostos e o Banco Central deseja manter inalterada a taxa de juros, tudo o mais constante, deve ser realizado um aumento da oferta monetária.
III. Se o governo conduz um aumento do nível de impostos e se o Banco Central aumenta a oferta de moeda, o nível de renda pode se manter inalterado desde que haja um aumento da taxa de juros, ceteris paribus.
Assinale:
Considerando o modelo IS-LM em uma economia fechada, dado o nível geral de preços, não é correto afirmar que:
Em relação à economia do setor público, julgue os itens a seguir.
Em uma economia fechada e sem inflação, deficit operacional iguala-se ao deficit nominal.
Em uma economia fechada, a política monetária expansiva
Numa certa economia, a demanda por bens de investimentos é pouco sensível às variações da taxa de juros, e a demanda por moeda é muito sensível aos juros. Nesse caso, a(s)
É correto afirmar que:
Na macroeconomia aprendemos que a curva IS reflete as condições de equilíbrio no mercado real, a curva LM diz respeito ao equilíbrio no mercado monetário e a curva BP representa os pontos de equilíbrio do balanço de pagamentos. Neste sentido, supondo o modelo IS-LM-BP, pode- se, afirmar que:
O Modelo IS/LM (ou Modelo Keynesiano Generalizado) é um instrumento para fins de análise macroeconômica cuja representação (num espaço cartesiano) procura sintetizar muitas situações da política econômica, por meio das curvas IS e LM. Sobre esse modelo, é correto afirmar que:
A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.
A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.
No modelo IS-LM para uma economia aberta, em que a taxa de desemprego está acima da taxa natural, as taxas de câmbio são flexíveis e há mobilidade perfeita de capitais,
A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.
O Modelo IS/LM (ou Modelo Keynesiano Generalizado) é um instrumento para fins de análise macroeconômica, cuja representação procura sintetizar situações da política econômica por meio das curvas IS e LM. Sobre esse modelo, é correto afirmar que resume os pontos de equilíbrio conjunto entre:
No que diz respeito à curva IS, pode-se afirmar.
Leia atentamente, as opções abaixo relacionadas com as peculiaridades que dizem respeito à curva LM, e selecione a INCORRETA.
Suponha o modelo IS-LM para uma economia aberta, com equilíbrio no balanço de pagamentos e com imperfeita mobilidade de capitais. com base nesta informação, marque a alternativa correta.
Em uma economia fechada que pretenda reduzir as pressões inflacionárias, uma das medidas de política econômica indicada é
Em uma economia fechada, a eficácia da política monetária
Em uma economia aberta cuja renda de equilíbrio é menor que a renda de pleno emprego no curto prazo,
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o modelo IS-LM, uma política monetária expansionista associada a uma política fiscal contracionista determina um crescimento econômico com redução das taxas de juros.
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
Qualquer variável — excetuando-se o nível de preços — que desloque a curva IS ou a curva LM também deslocará a curva de demanda agregada.
A respeito de macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
Qualquer ponto sobre a curva IS demonstra implicitamente que o mercado de bens está em equilíbrio, enquanto qualquer ponto sobre a curva LM demonstra implicitamente que os mercados financeiros estão em equilíbrio.
Com relação ao modelo IS-LM numa economia fechada e com governo, sob condição inicial de equilíbrio, assinale a alternativa correta.
No modelo IS-LM:
Para responder às questões de números 34 a 37 considere
o modelo keynesiano simples de determinação da renda
O equilíbrio em uma economia fechada e sem governo possui as seguintes equações comportamentais:
C = 100 + 0,8 Y
I = 500
onde:
C = Consumo privado
Y = Nível de renda da economia
I = Investimento Privado
A renda de equilíbrio de pleno emprego dessa economia é de 3.500. Para que a economia alcance o pleno emprego, é necessário que a demanda dos empresários por investimentos aumente em
São dois fatores que provocam o deslocamento da curva IS para a esquerda:
Considere:
I. Se uma economia estiver operando em um ponto sobre a curva LM, mas fora da curva IS, então o mercado monetário estará em equilíbrio e o mercado de bens em desequilíbrio.
II. Quando os mercados de bens e monetário estão em equilíbrio em uma economia fechada, não é possível alterar o nível da taxa de juros nominal, nem mesmo por intervenção dos formuladores de política econômica.
III. Se a curva LM de uma economia for perfeitamente inelástica à taxa de juros, então a essa economia pode ser aplicada a Teoria Quantitativa da Moeda.
IV. Para que o mercado monetário se encontre em equilíbrio, os agentes econômicos não devem demandar moeda pelo chamado “motivo especulação”.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considerando o Modelo IS-LM em uma economia fechada e com as autoridades fiscal e monetária independentes,
Em uma economia fechada, que esteja operando abaixo do pleno emprego, o formulador de política econômica que pretenda expandir o nível de renda deve
Quando o Banco Central promove a venda de títulos públicos em uma economia fechada, é de se esperar que ocorra
Considere:
I. A curva de demanda agregada é negativamente inclinada porque uma elevação do nível de preços reduz a oferta real de moeda, o que por sua vez implica em elevação da taxa de juros, com a consequente redução dos investimentos e do nível da demanda agregada.
II. As políticas monetárias são ineficazes para alterar o nível de emprego quando a demanda agregada responde negativamente a alterações do nível de preços da economia.
III. O formato e a declividade da curva de demanda agregada dependem do comportamento dos agentes econômicos no mercado de trabalho, do poder de barganha dos sindicatos e das inovações tecnológicas em curso em determinada economia.
IV. Os deslocamentos da curva de demanda agregada podem ocorrer como consequência da utilização de instrumentos de política fiscal e monetária por parte do governo. Os deslocamentos para esquerda decorrem de medidas contracionistas e os para a direita, de medidas expansionistas.
Está correto o que se afirma APENAS em
A construção de uma curva de oferta agregada de curto prazo positivamente inclinada tem como uma de suas hipóteses, a
São efeitos esperados de uma política fiscal expansionista em uma economia fechada, que não esteja operando no nível de pleno emprego e que possua curva de oferta agregada perfeitamente elástica em relação ao nível de preços:
Em uma economia fechada que esteja operando abaixo do nível de pleno emprego e possua curva de oferta agre- gada positivamente inclinada em relação ao nível de preços, a expansão da oferta de moeda deverá produzir uma elevação do nível de preços, EXCETO se
Em uma economia fechada com desemprego involuntário de mão de obra e oferta agregada de curto prazo com elasticidade positiva e finita em relação ao nível de preços,
Com base nos instrumentos e medidas utilizados pelo BACEN e
pelos bancos comerciais para controlar a oferta monetária, julgue
os próximos itens, considerando especialmente o objetivo de
redução das pressões inflacionárias geradas por demanda excessiva.
A redução da taxa de juros básica, a denominada taxa SELIC, diminui a demanda agregada e reduz, consequentemente, as pressões inflacionárias.
O modelo IS-LM capta grande parte do que ocorre na economia no curto prazo. Assinale a opção correta em relação a esse modelo.
No modelo IS-LM, quando a elasticidade da demanda por investimento em relação à taxa de juros for nula, configura-se uma representação gráfica em que
Em relação ao Modelo IS-LM, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação aos efeitos de políticas econômicas no Modelo IS- LM, assinale a alternativa CORRETA.
Uma economia fechada é descrita pelas seguintes equações: C = C0 + 0,85YD; I = 300; G = 500; T = 150, em que C é a função consumo; C0 = 400 é o consumo autônomo; o coeficiente 0,85 representa a propensão marginal ao consumo; YD é a renda disponível; I é o investimento autônomo; G são os gastos autônomos do governo; e T é a tributação. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
Considerando o modelo IS/LM para uma pequena economia aberta, com mobilidade perfeita de capitais, e que a taxa de juros i seja igual à taxa de juros internacional i*, assinale a opção correta.
Considerando o modelo IS/LM para uma economia fechada com Y = C + I + G, em que Y é o produto, C é o consumo agregado, I é o investimento agregado e G são os gastos do governo, assinale a opção correta.
Ao analisar o equilíbrio do mercado de bens e monetário, na perspectiva do modelo IS-LM, tem-se que,
A partir de um modelo IS-LM padronizado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Se a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros é muito baixa, então a IS será mais elástica.
( ) A curva LM apresentará inclinação negativa, se a curva de demanda por moeda for perfeitamente inelástica a taxa de juros.
( ) A inclinação da IS diminui à medida que aumenta a sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros.
A curva LM mostra combinações de
Considere o modelo IS/LM. Em uma situação conhecida como “Armadilha da Liquidez”, um aumento no consumo:
Acerca das questões fiscais, monetárias e cambiais do modelo IS-LM para uma pequena economia aberta, julgue os itens que se seguem.
A curva IS possui maior inclinação para a economia aberta do que para a economia fechada.
O lado real de uma economia fechada é representado pelas seguintes funções:
C = 2.000 + 0,8 YD
I = 3.000
G = 4.000
T = 3.500
Se o Governo aumentar seus gastos e tributos em 1.000 unidades monetárias, o deslocamento da curva IS para a direita de sua posição original corresponderá, para cada nível de taxa de juros, a um aumento da renda de, em unidades monetárias,
No modelo IS-LM para uma economia fechada, ocorrerá o efeito expulsão (crowding-out) na sua mais completa expressão e o nível de renda permanecerá o mesmo quando o governo praticar política fiscal expansiva financiada com títulos públicos, e
O lado real de uma economia fechada é representado pelas seguintes funções:
C = 2.000 + 0,8 YD
I = 3.000
G = 4.000
T = 3.500
Se o Governo aumentar seus gastos e tributos em 1.000 unidades monetárias, o deslocamento da curva IS para a direita de sua posição original corresponderá, para cada nível de taxa de juros, a um aumento da renda de, em unidades monetárias:
No modelo IS-LM para uma economia fechada, ocorrerá o efeito expulsão (crowding-out) na sua mais completa expressão e o nível de renda permanecerá o mesmo quando o governo praticar política fiscal expansiva financiada com títulos públicos, e :
Seja o equilíbrio do lado real da economia (IS) dado pela equação i = 4 – 0,02y e o equilíbrio do lado monetário expresso por i = 1,5 + 0,03y, onde i representa a taxa de juros e Y, o nível de renda.
Assim, a taxa de juros e o nível de renda que equilibram, simultaneamente, os lados real e monetário dessa economia são:
Para que a curva IS ( investment-savings ) se desloque para a direita é necessário que se adote qual medida de política econômica?
No modelo IS-LM, os deslocadores da curva IS podem ser de dois tipos: de posição e de inclinação. Em relação a esses deslocamentos, julgue os itens a seguir.
Se os choques econômicos ocorrerem majoritariamente sobre a curva IS, fixar a quantidade de moeda será uma opção de política econômica melhor do que fixar a taxa de juros.
No modelo IS-LM, os deslocadores da curva IS podem ser de dois tipos: de posição e de inclinação. Em relação a esses deslocamentos, julgue os itens a seguir.
Um aumento da propensão marginal a consumir altera a inclinação da curva IS, em rotação anti-horária, e proporciona aumento do multiplicador keynesiano.
No modelo IS-LM, os deslocadores da curva IS podem ser de dois tipos: de posição e de inclinação. Em relação a esses deslocamentos, julgue os itens a seguir.
A redução da sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros faz que a curva IS seja menos inclinada.
No que se refere ao modelo IS/LM, julgue os próximos itens.
Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central do Brasil perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros, permanecendo, contudo, capaz de influenciar a economia pelo canal monetário