SóProvas



Questões de Agricultura brasileira


ID
29575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A análise da dinâmica da modernização da agricultura brasileira
é importante para o entendimento da sociedade do Brasil
contemporâneo. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

Atualmente, observa-se, nas áreas de expansão da fronteira agrícola no Brasil, um sistema produtivo intenso e mecanizado, que gera poucos empregos diretos e baixo índice de urbanização e de migrações.

Alternativas
Comentários
  • O erro encontra-se no que concerne à baixa migração, já que apesar de a moderna agricultura não gerar necessariamente muitos empregos diretos, não podemos esquecer do terceiro setor (bancos, concessionáris de máquinas agrícolas, serviços em geral), que acompanha o dinheiro aonde ele vai. Além disso, basta verificar a rápida e recente urbanização da região de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia para entender o erro da questão.
  • O erro esta no fato de que nas áreas de EXPANSÃO DE FRONTEIRA no Brasil o sistema produtivo é de natureza mais EXTENSIVA (principalmente pecuária extensiva) e de BAIXA MECANIZAÇÃO dos meios de produção.
  • Darth Vader, como você está no lado negro da força, seu comentário não procede:.
    As novas fronteiras agrícolas são, basicamente, o cerrado e a Floresta Amazônica (na parte que fica no Centro Oeste e em Rondônia). Nesses locais, verificamos a agricultura intensiva, que é um sistema de produção agrícola de uso intensivo dos meios de produção e na qual se produz grande quantidade de um único tipo de produto (em latifúndios) - geralmente a soja. Requer grande uso de combustíveis, fertilizantes, maquinário e recursos naturais, e pode conduzir a um alto impacto ambiental.
    Devido às suas características, não demanda mão de obra intensiva (devido à alta mecanização), mas favorece o crescimento de cidades, pois como sabemos o dinheiro farto atrai toda espécie de serviços (bancos, lojas, concessionárias, postos, vida noturna, etc.). Daí o fator de atração da imigração. Pessoas precisam trabalhar nestes lugares (terceiro setor).
    A agricultura extensiva, que você citou, é muito utilizada no Nordeste semi-árido, mas ele não é uma nova fronteira agrícola.
    Que a força esteja com você!
  • O erro está em baixo índice de urbanização e de migrações.

  • Complementando a resposta do wlademir gaino, outra nova fronteira agrícola também é a região MATOPIBA (Sul do Maranhão, Tocantins, Piauí e Oeste Baiano).

  • A expansão da fronteira agrícola não gera baixo índice de urbanização, dado que, se no campo não há empregos devido ao elevadíssimo uso de processos mecanizados (substituição do homem pela máquina), ocorre então um êxodo rural, formando novas cidades ou ocasionando o crescimento conurbado de outras.


    Qualquer erro, avise gentilmente no privado.


    Abraços

  • Gabarito ERRADO.

    Alem do erro estar em baixo índice de urbanizaçao e migraçao, pois nas areas de expansao da fronteira agrícola existe sim o deslocamento do pequeno produtor para !locais de grandes demandas de mao de obra, essa expansao tbm gera  empregos. Eles sao de diversos tipos, como controle de producao automatizada,gestao,qualidade,análise, denominado a tal da agricultura de precisão.

     

    Bons estudos.

    Erros, por favor me avisem. Estou aprendendo a matéria.

  • Por causa da mecanização e da adoção de alta tecnologia no meio rural, o número de trabalhadores rurais no Brasil tem diminuído com o passar do tempo.

    Isso não significa, porém, que as migrações, inclusive tendo as fronteiras agrícolas como destino, deixaram de existir. Pelo contrário. Tendo em vista as oportunidades de trabalho que o agronegócio proporciona, e da necessidade de mão-de-obra especializada ou não, várias pessoas migram para o campo em busca de melhores condições de vida.

    Ademais, com a expansão da fronteira agrícola, várias cidades acabam ganhando novos moradores, o que pode, eventualmente, aumentar a taxa de urbanização de determinada região.

    Resposta: Errado

  • O erro da questão está em dizer que baixa os índices de urbanização e de migrações. Quanto mais modernizado o campo é, mais pessoas irão procurar oportunidades na cidade.


ID
29578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A análise da dinâmica da modernização da agricultura brasileira
é importante para o entendimento da sociedade do Brasil
contemporâneo. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

Devido à consolidação da agricultura irrigada - parcialmente voltada para a exportação - e da produção moderna de grãos, bem como à modernização dos empreendimentos voltados para a produção de têxteis, a região Nordeste do Brasil apresenta, atualmente, bons índices de desenvolvimento no que se refere a indicadores sociais, superando, inclusive, índices do Centro-Sul.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERADO

     

    De fato, a irrigação promovida pelo Rio São Francisco e a soja e o milho produzidos no MATOPIBA dinamizam a região nordeste, além da produção algodoeira maranhense. No entanto, a região nordeste continua carecendo de bons índices de desenvolvimento humano.
     

  • A falta de desenvolvimento humano na região se deve à fatores políticos: falta de interesse do governo passado em investir na região.

    A proposta do novo governo Bolsonaro é investir em tecnologia israelense de irrigação e dessalinização, de modo a tornar o sertão produtivo.

    Aguardaremos o desfecho...!

  • Errado!

    Realmente com a Transposicao do Rio S,Francisco a região Nordeste esta crescendo, composta pelo Cerrado; o solo ,com a ajuda de alteraçoes quimicas -o uso do cal, por exemplo - torna-se fértil para o plantio das comodities carro chefe do Pib brasileiro.

    O problema é que a regiao ainda carece de incentivos, pois tem o maior indice de mortalidade e Analfabetismo do país.

    Bons estudos!

  • Nordeste está muito atrás do Centro-Sul


ID
29581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A análise da dinâmica da modernização da agricultura brasileira
é importante para o entendimento da sociedade do Brasil
contemporâneo. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

O cerrado brasileiro é um bioma propício à atividade agrícola, como comprova sua alta produtividade nas últimas décadas, graças, especialmente, à fertilidade do seu solo, que não exige corretivos.

Alternativas
Comentários
  • A partir dos anos 70, graças ao uso da calagem para corrigir a acidez de seu solo, passou a ser intensamente ocupado. Hoje suas terras são muito valorizadas, estando ocupadas principalmente pela soja. Por isso , foi recentemente considerado pela ONU como bioma seriamente ameaçado de extinção.
    Fonte: Geografia Geral e do Brasil, James & Mendes
  • Na realidade, o que se conhece sobre os solos de Cerrado e que já foi amplamente comprovado é que sua fertilidade original não permite a implantação de lavouras. Para se cultivar esses solos, inicialmente, é necessário que se proceda à aplicação maciça de calcário e fertilizantes.
  • Errado.

    A correção do solo foi especialmente decorrente ao auxílio japonês através do PRODECER. O Japão foi importante, também, na mineiração no Vale dos Carajás.
  • O Projeto JICA é um exemplo.

    Japan Internatinal Cooperation Agency, consorcia 48 empresas japoneses e 44 brasileiras. Visa implantar  fazendas de grande porte em 600 km² do Planalto Central, cultivando milho à soja para também atender à demanda japonesa. O min. da Agricultura (Amaury Stabi, ex-funcionário da Sharp)  prioriza a iniciativa. A JICA implementa sofisticada tecnologia de lavoura em grande escala no cerrado, corrigindo a acidez do solo, aproveitando o relevo do plano, a abundância de sl e água. Mas no plano social gera concentração fundiária, desemprego e migração rural.

    FONTE: ISTOÉ 500 ANOS.
  • O método usado para corrigir os solos ácidos do cerrado, denomina-se CALAGEM, na qual ocorre o uso do calcário.
  • como nao amar o Cespe? banca justa,enuciados curtos e so passa quem estuda, embora as vezes gosta de elanorar questoes capiciosas. Mas em geral uma banca perfeitam

  • Gabarito: Errado

     

     

     

    Comentário:

     

     

    Na realidade, a produtividade do cerrado está diretamente


    relacionada com a utilização de corretivos o que aumentou a efiência


    agrícola na região. 
     

  • ERRADO

     

    Os solos do Cerrado são predominantemente de baixa fertilidade, ÁCIDOS, deficientes em nutrientes e com alta concentração de alumínio.

     

    A CALAGEM possibilita a correção da acidez do solo.

     

  • Errado, pois o uso de técnicas de agricultura foi importante para o aumento de sua fertilidade.

    Inclusive, a EMBRAPA teve grande importância na melhoria das condições de cultivo.

    Bons estudos.

  • O cerrado brasileiro------------------------------- revoluçao verde(1960)

    metodo de calagem-------------------------------adaptar o solo para a agricultura

    pmal 2021

  • O Cerrado como uma importante área de fronteira agrícola, no sentido de integrar com mais intensidade a região Centro-Oeste à dinâmica econômica do país. Isso ocorreu porque o Cerrado tinha boas potencialidades para o agribusiness, que prevê a produção em larga escala, em que podemos citar o relevo plano - fácil para a mecanização -, a grande quantidade de água disponível no bioma e a grande quantidade de Latossolos - solos desenvolvidos e bem permeáveis -, e uma grande área a ser explorada economicamente.

    IMPORTANTE! Entretanto, os solos do Cerrado não eram férteis, uma vez que eram bastante ácidos, o que inviabilizava qualquer prática agrícola. Contudo, com a Revolução Verde que trouxe várias tecnologias e técnicas para tornar solos inférteis, rapidamente foram implementadas técnicas como a calagem para corrigir essa acidez, e começar a produção em larga escala de commodities, como a soja, a carne bovina, o milho, entre outros. 

    Portanto, a asserção está ERRADA, pois embora o Cerrado seja um bioma que é utilizado pelo agribusiness na produção de larga escala e tenha o predomínio de Latossolos em seu interior, sua fertilidade é bastante baixa, o que tornou necessária a intervenção de técnicas - como a calagem - para tornar o bioma próprio para esse modelo agrícola.

    COMENTARIO DE OUTRA QUESTÃO, MAS QUE SEGUE A MESMA LINHA DE RACIOCINIO PARA REPONDER ESTA.

    SOLO DO CERRADO:

    NÃO FERTIL;

    CORRIGIDO;


ID
29623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Na região Nordeste, apesar da semi-aridez predominante, é possível encontrar ilhas de umidade, nas quais se registra desenvolvimento agrícola intenso.

Alternativas
Comentários
  •  Região Nordeste

    Ver artigo principal: Agricultura no Nordeste do Brasil

    No Nordeste brasileiro, região formada por nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) 82,9 % da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar.
    A região é a maior produtora nacional de banana, respondendo pelo montante de 34% do total. Lidera, ainda, a produção da mandioca, com 34,7% do total. Segunda maior produtora de arroz, com uma safra estimada para 2008 de um milhão, cento e catorze mil toneladas, em que o Maranhão tem majoritária participação (com 668 mil toneladas). Também ocupa a segunda posição na produção frutícola, com 27% da produção nacional.

    Um dos grandes problemas da região são as estiagens prolongadas, mais fortes nos anos em que ocorre o fenômeno climático do El Niño. Isso provoca o êxodo rural, a perda de produção, minimizados seus efeitos por meio de ações governamentais de emergência, através da construção de açudes e outras obras paliativas, como a transposição do Rio São Francisco. As piores secas dos últimos anos foram as de 1993, 1998 e 1999, a primeira considerada a pior em cinquenta anos.

  • Em relação aos aspectos naturais, há as presenças dos climas equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante. A cobertura vegetal predominante é a Caatinga, mas também há faixas importantes de Mata dos Cocais, Mata Atlântica e Cerrado.

    Fonte: Wikipédia
  • Podemos observar esse fenômeno nessa breve reportagem: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/ilhas-de-umidade-no-sertao-nordestino-1.845332

  • Como exemplo destas ilhas de umidade tem-se as serras úmidas do Nordeste brasileiro. Elas formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é frequentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada.


    Fonte: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/49/23


  • Diante dos comentários abaixo, conclui-se que a alternativa está certa.

  • Certo.

    São os famigerados "brejões".


  • Gabarito CERTO.

    No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo (é a agricultura intensiva, que uni o trabalho na terra mais o capital/lucro). Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior. Através de caminhos diversos, os rios regionais saem das bordas das chapadas, percorrem extensas depressões entre os planaltos quentes e secos e acabam chegando ao mar, ou engrossando as águas do São Francisco e do Parnaíba (rios que cruzam a Caatinga). Das cabeceiras até as proximidades do mar, os rios com nascente na região permanecem secos por cinco a sete meses do ano. Apenas o canal principal do São Francisco mantém seu fluxo através dos sertões, com águas trazidas de outras regiões climáticas e hídricas. Quando chove, no início do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. 

    Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/o-que-e-caatinga

     

  • A Zona da Mata é a faixa litorânea nordestina, caracterizada por intensa umidade. Inclusive, originalmente lá havia cobertura da Mata Atlântica. Atualmente é a região mais povoada e desenvolvida do Nordeste.

  • falou em ilha de humidade basta lembrar dos brejos e mata atlantica.

  • A Zona da Mata pernambucana é dividida em duas regiões, a mata seca (N) e a mata úmida (S).

  • O meu brejo é frio que é uma beleza.


ID
29626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Verifica-se que, nos últimos anos, houve aumento de área irrigada no Vale do São Francisco, o que está associado ao destaque dado à produção de frutas in natura para exportação.

Alternativas
Comentários
  •  Região Nordeste

    Ver artigo principal: Agricultura no Nordeste do Brasil No Nordeste brasileiro, região formada por nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) 82,9 % da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar.   A região é a maior produtora nacional de banana, respondendo pelo montante de 34% do total. Lidera, ainda, a produção da mandioca, com 34,7% do total. Segunda maior produtora de arroz, com uma safra estimada para 2008 de um milhão, cento e catorze mil toneladas, em que o Maranhão tem majoritária participação (com 668 mil toneladas).[78] Também ocupa a segunda posição na produção frutícola, com 27% da produção nacional.   Um dos grandes problemas da região são as estiagens prolongadas, mais fortes nos anos em que ocorre o fenômeno climático do El Niño. Isso provoca o êxodo rural, a perda de produção, minimizados seus efeitos por meio de ações governamentais de emergência, através da construção de açudes e outras obras paliativas, como a transposição do Rio São Francisco. As piores secas dos últimos anos foram as de 1993, 1998 e 1999, a primeira considerada a pior em cinquenta anos.
  • Destaque importante para o Vale de Juazeiro,onde a importancia da cultura da uva e manga exerce grande fator economico para  a regia.Ainda podemos destacar o Projeto Formoso A e H,na regiao Oeste de Bom Jesus da Lapa,onde a cultura da banana prevalece.
  • No Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho- Petrolina -PE,  estima-se que na atualidade a área irrigada ocupada a ordem de 24.837 há, um acréscimo de 4.819 há.
    O projeto gera oportunidades de negócio e emprego para mais de 90.622 pessoas direta e indiretamente (dentro e fora do Perímetro).
  • Gabarito: CERTO.

    O Brasil, embora venha aumentando as exportações de frutas frescas, ainda é um país com pouca expressão no comércio mundial, mesmo sendo considerado o segundo maior produtor de frutas do mundo. A fruticultura irrigada do pólo agrícola Petrolina/Juazeiro, situado na região do Submédio do Vale do São Francisco, tem se caracterizado por apresentar um rápido crescimento da área plantada, uma forte expansão da sua produção e um desenvolvimento significativo no setor exportador de frutas, principalmente aquelas que oferecem melhores oportunidades de mercado, como a manga e a uva. Atualmente, o Vale do São Francisco é responsável por 85% e 95% das exportações brasileiras de manga e de uva de mesa, respectivamente. Estas duas culturas representaram, aproximadamente, 31% da receita total das exportações de frutas in natura do Brasil.

     

    Fonte: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/150682/1/OPB769.pdf

  • Só um detalhe:

    para as áreas impactadas pela TRANSPOSIÇÃO do rio São Francisco, só é permitida a irrigação de 0,5 hectare, além do uso para seres humanos e animais.

    Já Petrolina e Juazeiro, por exemplo, podem ter irrigação DIRETA do rio para a produção de frutas.

  • Um abraço pra Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

  • Correto.

    É possível encontrar belíssimas mangas e uma sorte de outras frutas. O mais apaixonante são as vinhas.


ID
29629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A escassez de chuvas durante as secas no nordeste brasileiro reduz a produção agrícola e causa desemprego generalizado no campo. Esse condicionamento dos problemas sociais por questões ambientais é característico das regiões áridas e semiáridas de todo o mundo.

Alternativas
Comentários
  • Questão pegadinha

    Esse termo generalizado complica a afirmativa
  • Eu fui pela generalização. A Califórnia (EUA) é de clima árido e é região desenvolvida e grande exportadora de gêneros agrícolas. Condicionar o subdesenvolvimento do nordeste ao clima é um prato cheio para os coronéis que ainda ~lá estão e nada fazem.
  • O melhor exemplo é Israel, exportador de laranjas.
  • Fui pega na generalização. Mas raciocinando um pouco, não seria admissível errar uma questão dessas. Os problemas sociais mencionados na questão, em decorrência das regiões árias semiáriadas, obviamente que não é uma característica somente do Brasil, mas também não deve ser considerado como um problema absoluto em todas as regiões do mundo que apresentam tais caracterísitcas. É só observar os exemplos postados pelos colegas acima, muito bons, por sinal. 

    Muitíssimo importante tomar cuidado com estas expressões que generalizam a questão, ou excluem totalmente outras possibilidades. Quase sempre elas estão erradas.
  • O homem é capaz de domar as características ambientais com investimentos e tecnologia. Existem diversas regiões áridas/semiáridas no mundo que não enfrentam os mesmos problemas do Nordeste. Bem lembrado acima pelo colega: Israel. 
  • "A escassez de chuvas durante as secas no nordeste brasileiro reduz a produção agrícola e causa desemprego generalizado no campo...."

    Não se pode generalizar! Um exemplo interessante que contradiz a questão e que acontece (na minha cidade/região/nordeste) nesse período de longa estiagem é quando os donos de carros-pipa ganham bastante dinheiro nessa ocasião. Ou seja, para eles é nesse momento que ganham mais dinheiro.
  • Além dos exemplos que os colegas colocaram aí em cima, olhem a Austrália (praticamente todo o país é deserto).
  • "O problema do Nordeste não é de seca, mas de cerca." Lula

  • Se fosse assim israel não seria um país desenvolvido.

  • Acho que todo mundo lembrou de Israel nessa, kkkkk

     

  • Olha Dubai kkk

  • Errado!

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    NÃO DE todo o mundo.

  • Fora a generalização da questão, mesmo em um ambiente caracterizado por baixos índices pluviais, o Vale do São Francisco destaca-se na produção de frutas in natura (com foco na exportação) por sistema irrigado.

  • prazer, meu nome é irrigação! :-]

  • Generalização = Errada


ID
60304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os
itens de 134 a 143.

O turismo e a agricultura de precisão foram setores que possibilitaram a elevação econômica de algumas microrregiões do Nordeste do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Tomo como base a economia pernambucana. Há o Pólo Moda, na região de Toritama; o Pólo gesseiro, em Ouricuri; e o Pólo leiteiro, em Bom Conselho. No turismo, há o São João de Caruaru e o festival de Inverno em Garanhuns, fora o circuito das praias no litoral. Infelizmente, não conheço a realidade dos outros estados, mas se a questão está correta para Pernambuco, que está no NE, então, ela está correta.
  • Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e defensivos.

    A Agricultura de Precisão (AP) tem por objetivo a redução dos custos de produção, a diminuição da contaminação da natureza pelos defensivos utilizados e logicamente o aumento da produtividade.
  • O turismo e a agricultura de precisão foram setores que possibilitaram a elevação econômica de algumas microrregiões do Nordeste do Brasil.

    Técnica de Chute: palavras que tornam a questão verdadeira: possibilitaram; algumas

  • É até interessante lembrarmos da fruticultura instalada no semi-árido nordestino, que conta com tecnologia de ponta para fabricação de sucos.
  • Como exemplo de Agricultura de precisão cito a minha região, Oeste da Bahia: Barreiras, São Desidério e Luis Eduardo Magalhães. Que hoje são líderes na produção de soja, somos destaque internacional!
    Com isso diminuímos o desemprego, e aumentados a renda per capta. Mudando a realidade de nossa região, que sempre foi considerada uma região relativamente pobre! 

     
  • @francis giuriatti , cuidado! Via de regra, a implantação de sistemas mecanizados na agricultura (ou mesmo de técnicas como a Agricultura de precisão) geralmente NÃO DIMINUI o desemprego, pelo contrário: AUMENTA!

    Como existe uma tendência de mecanização das áreas rurais voltadas à agropecuária, tem-se a mecanização do campo e o consequente desemprego estrutural, aumentando a concentração fundiária, os conflitos por terra, o êxodo rural e, por fim, a piora dos indicadores sociais. Esse passa a ser o lado "sombrio" e pouco divulgado do agronegócio, sobretudo o brasileiro.

    A renda per-capita pode até aumentar, mas ela não reflete fidedignamente a melhoria das condições de vida da população e pode, indicar a má distribuição de renda advinda da pós-mecanização dessas regiões. (Basta analisar a renda-per-capita do nosso país e ver que, boa parte da população, incluída a classe média, não dispõe da referida renda), o que nos leva à questão da disparidade de renda e desigualdade do país!

  • Turismo todo mundo sabe que sim.

    Agricultura de Precisão gera algumas dúvidas.

    Os esclarecimentos de Rui Bastos mais as dicas de Paulo Magnani ajudam a responder.

    O principal destaque destas "algumas" microrregiões, para ajudar no conhecimento para responder, é o chamdo MATOPI (Maranhão, Tocantis e Piauí) e o Oeste baiano (Luis Eduardo Magalhães e Barreiras) - Regiões que geopoliticamente são nordeste, mas que na prática é o Centro Oeste brasileiro e onde, portanto, a agricultura de precisão é característica.

  • Agricultura de precisão

    Agricultura de precisão está associado à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. 

  • Agricultura de precisão utiliza técnicas modernas de plantio em áreas que tecnicamente não seriam próprias. Hoje no Nordeste temos cacau, manga, uva, morango.

  • OH, ALAGOAS DO MEU BRASIL

  • SETOR TERCIÁRIO

  • AGRICULTURA DE PRECISÃO = TECNOLOGIA NO CAMPO


ID
83845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando q u e o desenvolvimento capitalista no Brasil
tem promovido a reordenação territ o r ial no campo, julgue
os itens que se seguem.

Nas últimas décadas, ocorreu grande expansão na produção primária destinada à exportação, o que atesta o caráter eminentemente agrícola do país.

Alternativas
Comentários
  • Muitas questões do Cespe são baseadas em interpretação de texto. Todo o enunciado está correto exceto pela palavra "eminentemente", que significa "principalmente". Hoje o principal setor produtivo do Brasil é a indústria.
  • Embora a agricultura brasileira seja uma das mais produtivas do mundo, ela tem um peso pequeno no BIP, cerca de 5% apenas.
      
  • Eminentemente errado!

     

    Tiago Nascimento... por acaso você está falando do PIB (Produto Interno Bruto)? Seu comentário está como dos mais úteis, mas a sigla está errada.

  • O Brasíl não pode ser considerado, acima de tudo, um país agrícola.

  • O setor de serviços é o setor com maior participação na economia. No 2º trimestre de 2017, o setor de serviços representou 73,2% do PIB gerado no país. A indústria alcançou os 21,0% e a agropecuária, 5,8% do PIB

     

  • Apenas uma colocação. Em 2017 o Brasil fechou balança comercial na qual quase 41% das exportações devem-se, em valor, aos produtos do agronegócio. Poderiamos então entender que o Brasil é um pais eminentemente agrícola no cenário de comércio exterior?
  • Gente, o setor com maior participação no PIB brasileiro é o SETOR DE SERVIÇOS (Terceiro setor). Essa é uma tendência MUNDIAL chamada de TERCIARIZAÇÂO e que já acontece nos países centrais.

    "O setor de serviços é o setor com maior participação na economia. No 2º trimestre de 2017, o setor de serviços representou 73,2% do PIB gerado no país. A indústria alcançou os 21,0% e a agropecuária, 5,8% do PIB"

    Ademais, a participação do PIB do setor primário, sobretudo devido ao agronegócio, é de apenas 5,8% no quantitativo geral do PIB. ENTRETANTO, essa metodologia utilizada no cálculo do PIB ignora os impactos indiretos do agronegócio no segundo e terceiro setores (indústria e serviços). Por exemplo, quando uma safra de grãos é retirada de algum agrocluster, no centro-Oeste, ele precisa ser transportado para algum mercado consumidor. Esse meio de transporte, em geral, pertence a alguma empresa logística que está ligada ao setor de SERVIÇOS (e que, por isto, não entra no cálculo do PIB do agronegócio). Da mesma forma quando essa empresa escoa sua produção para alguma empresa para que seja feita a produção ou beneficiamento dessa matéria prima, o cálculo do PIB, não entra como sendo para o agronegócio (1º setor) e sim, para a empresa (2º setor).

    Então, apesar da participação do agronegócio do PIB parecer ínfima, existe o impacto indireto deste nos outros setores da economia e é justamente por isso que o agronegócio possui um peso tão importante para a economia brasileira (e que vai para além da mera participação dos 5% no PIB nacional).

  • Cuidado com um dos comentários dos colegas. A agropecuária participa de cerca de 23% do PIB. Mesmo assim, é incorreto falar que o país é "eminentemente agrícola" ou tem uma "economia rural" (já dito em outras questões), devido à expressividade dos outros dois setores na economia. O Brasil, na América, só não é mais industrializado que os EUA e Canadá.

  • ERRADO.

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    O Brasil não possui caráter eminentemente agrícola.

    # Se der mole, a CESPE te envolve com seu discurso.

  • Cuidado, o cespe sempre afirma:

    País agrícola, economia rural, etc... Esses termos devem ser analisados com cautela... A importância do agronegócio brasileiro e a visão mundial sobre o Brasil como "celeiro do mundo" é uma coisa, já a economia brasileira é outra...

    É só analisar o setor de serviços que corresponde a 76% do PIB brasileiro...

  • Compilando comentários:

    Resposta retirada do Blog Contador Concurseiro.

     Conforme Ricardo J. Ferreira, na teoria materialista, as contas não representam direitos ou obrigações das pessoas, mas apenas a movimentação de valores ativos e passivos, ou seja, as contas não têm personalidade ou representam pessoas. São apenas valores positivos (ativo) ou negativos (passivo) do patrimônio.

    As contas são divididas em dois grupos:c

    *Contas integrais (ativo e passivo exigível)

    *contas diferencias (situação líquida, receitas e despesas).

    As contas integrais representam o patrimônio da empresa e podem ser positivas (bens e direitos) ou negativas (obrigações).

    Já as contas diferenciais são aquelas que identificam as modificações ocorridas na situação líquida patrimonial. Somente elas podem aumentar ou diminuir a situação líquida.

    A questão tentou induzir o candidato ao erro ao falar em contas diferenciais positivas. Conforme se observa na teoria, não existe esta nomenclatura. Contas que alteram a situação líquida são contas apenas diferencias!

    Resumo: Teoria Materialista

    Contas Integrais (Há divisão entre positivas e negativas)

    *Bens e Direitos = Positivas (Ativo)

    *Obrigações = Negativas (Passivo)

    Contas Diferenciais (NÃO há divisão entre positivas e negativas) 


ID
83848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando q u e o desenvolvimento capitalista no Brasil
tem promovido a reordenação territ o r ial no campo, julgue
os itens que se seguem.

O crescimento agrícola do país se deu não só pela modernização t e cn o lógica, mas também em função do aumento das terras cultivadas, com a instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo.

Alternativas
Comentários
  • Como poderei ter um crescimento agrícola com perda de solo?
  • Eu também tive esta dúvida, Mas notei que o final da questão trata-se das consequências do aumento de terras cultivadas. Então questão CETA.
  • Continuo achando bizarra a questão ter o gabarito "certo". "O crescimento agrícola ... de deu... em função ... da instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo". Ok. onde eu vou ter crescimento agrícola em uma área erodida, meu deus?? sem solo? o.O Eu que não iria querer plantar aí. 
  • A questão está certa sim. A CESPE adora formular enunciados complicadíssimos de se interpretar.
  • Vejamos o Cerrado. A agricultura teve um papel crescente em tal ambiente ( diga de passagem, extremamente importante a alguns setores brasileiro). Contudo, acarretou o processo de erosão e mais algumas coisas.

    Óbvio? Pois bem, é isso que a questão colocou.

    Caudilhos chegaram e falaram:

    "Vamos produzir aqui! Soja é a melhor opção para o meu bolso, o solo será prejudicado, mas para mim tudo bem."

    Questão: Certa

  • "O crescimento agrícola do Brasil está intimamente ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias modernizadoras da agricultura, mas esses avanços dependiam da necessidade de buscar novos solos cultiváveis, como os do cerrado, uma vez que os processos erosivos ameaçavam o uso das terras férteis do país". (Comentário Prof. Felipe Ferreira Ramos - Como passar no concurso da Diplomacia) Questão 2004. 

  • CORRETO

    Aumento das terras cultivadas, de que fala o enunciado é dado pelo processo de desmatamento, observado o que ocorreu com o bioba do cerrado, que atualmente encontra-se com apenas 20% do que já foi.

    A instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo se da pelo processo de monocultura intensiva, cultural da agricultura brasileira que degrada o solo, sem contar o fato da retirada da vegetação original do local, que também influencia para a potencialização dos processos descritos na questão

  • esta questão é digna de receber uma contestação, principalmente quando falamos acerca da correção do solo e de altos investimentos com laboratório (tecnologia) para manejo e cultivo.


ID
83851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando q u e o desenvolvimento capitalista no Brasil
tem promovido a reordenação territ o r ial no campo, julgue
os itens que se seguem.

O progresso técnico generalizado na produção agrícola brasileira ocasionou o d esaparecimento das relações não-capitalistas de produção e comercialização.

Alternativas
Comentários
  • As relações não capitalistas de produção e comercialização (agricultura de subsistência) não desapareceram. Essas relações existem, ainda que em menor escala se comparadas ao período anterior à generalização do progresso técnico na produção agrícola.
  • MUITO CUIDADO QUANDO A QUESTÃO GENERALIZAR OU RESTRINGIR ! SÓ TER BOM SENSO ... O BRASIL IMENSO DO JEITO QUE É, QUASE NADA DESAPARECE ASSIM POR COMPLETO.


ID
84523
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO é característica do processo de modernização da agricultura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Dentre outras características, o processo de modernização da agricultura brasileira caracterizou-se pelo (a):

    - Aumento do grau de mecanização e quimificação das fazendas, o que promoveu importante aumento da produtividade do setor.

    - O forte aumento na produção, no início de bens exportáveis, e depois também de produtos para o mercado doméstico.

    - O crescimento da agroindústria.

    - O aumento da concentração fundiária e o crescimento da utilização da mão-de-obra temporária.

    - Maior interligação entre o setor agrícola propriamente dito com seus fornecedores.

    Ou seja, diante das informações acima descritas, percebe-se que a única alternativa incorreta é a da letra E.

    Resposta: E

  • GABARITO= E

    TEM UMA ENORME INTERLIGAÇÃO.

  • Dentre outras características, o processo de modernização da agricultura brasileira caracterizou-se pelo:

    - Aumento do grau de mecanização e quimificação das fazendas, o que promoveu importante aumento da produtividade do setor.

    - O forte aumento na produção, no início de bens exportáveis, e depois também de produtos para o mercado doméstico.

    - O crescimento da agroindústria.

    - O aumento da concentração fundiária e o crescimento da utilização da mão-de-obra temporária.

    - Maior interligação entre o setor agrícola propriamente dito com seus fornecedores.

  • Dentre outras características, o processo de modernização da agricultura brasileira caracterizou-se pelo (a):

    - Aumento do grau de mecanização e quimificação das fazendas, o que promoveu importante aumento da produtividade do setor.

    - O forte aumento na produção, no início de bens exportáveis, e depois também de produtos para o mercado doméstico.

    - O crescimento da agroindústria.

    - O aumento da concentração fundiária e o crescimento da utilização da mão-de-obra temporária.

    - Maior interligação entre o setor agrícola propriamente dito com seus fornecedores.

    Ou seja, diante das informações acima descritas, percebe-se que a única alternativa incorreta é a da letra E.

    Resposta: E

  • E- Parece mais se referir a Projeções cartográficas.

    GAB. E


ID
92902
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A reforma agrária no Brasil ganhou espaço nos meios de comunicação nos últimos meses e continua a ser um dos grandes problemas estruturais do país. Considerando apenas a região Nordeste, analise os itens de I a IV, indicando V se verdadeiro e F se falso:
I. a concentração da renda e da terra é um dos traços marcantes da economia rural nordestina;
II. a concentração da renda e da terra é um dos principais fatores causadores das migrações campo-cidade;
III. o problema agrário tem levado à intensificação da violência no campo e à formação de movimentos sociais, dos quais faz parte o movimento dos sem-terra;
IV. os estabelecimentos rurais com menos de 10 hectares representam mais de 50% dos estabelecimentos e ocupam menos de 10% da área agrícola.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (C)

     

  • Ótima questão pra revisar conceitos pois todas as alternativas estão corretas.


ID
174049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).

Os pequenos produtores, que praticam a agricultura de subsistência e utilizam mão-de-obra familiar, detêm a propriedade da maior parte das terras agrícolas do estado do Ceará.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os pequenos produtores, em nenhum lugar do Brasil (atualmente) detêm a maioria das terras agrícolas, pois estas pertencem aos grandes grupos de latifundiários, empresas etc.
  • Os pequenos produtores, trabalhando com sua familia, são posuidores de terras pequenas, voltada para agricultura de subsistência.

     

    Gabarito: Errado

  • ISSO SÃO MINIFUNDIOS,.

  • Latifúndios → Grandes propriedades de terra

    • No Brasil existem poucas pessoas com muitas terras e muitas pessoas com quase nada.

    ERRADO

  • Errado.

    Não tivemos uma política pública de reforma agrária eficiente, e em razão disso as Ligas Camponesas na década de 50(primeiro movimento camponês), lutavam por uma reforma agrária.

    A agricultura está baseada no modelo de Plantetion: Latifúndio(grandes propriedades de terras concentrada na mão de uma minoria), monocultura e exportação.

  • *O BRASIL POSSUI UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE TERRAS. (principalmente latifundiária)- 2% são donos de 48 % das terras

    O brasil tem uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo!

    Os latifúndios ocupam cerca de 55% da zona rural brasileira, enquanto que os minifúndios, apesar de representarem 70% do total de propriedades, ocupam apenas cerca de 11% do espaço agrário.


ID
299503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os dados do Censo de 2000 não confirmaram a idéia do Centro-
Sul brasileiro rico, mas apontam para uma disparidade intra-
regional, bem como macrorregional, quando se compara essa
região ao Norte e Nordeste brasileiros. Acerca dessas
disparidades socioeconômicas, julgue os itens que se seguem.

O Norte e o Nordeste brasileiros são áreas agrícolas, estagnadas economicamente, com baixo índice de renda per capita.

Alternativas
Comentários
  • Região Norte e Nordeste não são áreas agrícolas.

    A economia da região Norte baseia-se nas atividades industriais, de extrativismo vegetal e mineral, inclusive de petróleo e gás natural.

    No Nordeste, destaca-se a produção de petróleo, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. A região Nordeste é a segunda maior do Brasil em produção de petróleo. No estado da Bahia está instalado o Pólo Petroquímico de Camaçari, um dos mais importantes do país.
    O turismo é outra importante fonte de renda para a região.

  • Quem deu errado ao ler "estagnadas economicamente" dá joinha

  • o nordeste agrário existe, vide vale do rio São  Francisco destaque na produção  de frutas para exportação, outro exemplo a fronteira agrícola da MAPITOBA com destaque no cultivo da soja para exportação, para citar alguns. O erro acredito que esteja na parte da estagnação econômica. 

  • só gente ignorante e preconceituosa erra uma questão dessas.



    PM_ALAGOAS_2018

  • A galera que errou certamente não é do Nordeste e acha que aqui é só mato...

  • NORDESTE É VIIDAAAAAAAAAA!

  • zona franca de manaus mandou abraço p quem escreveu essa questão haha

  • MA TO PI BA


ID
301159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

A expansão das áreas destinadas ao aproveitamento agrícola e os resultados positivos obtidos nesse setor confirmam a vocação agrícola do Brasil e o caracterizam como país de economia rural.

Alternativas
Comentários
  • o erro seria falar em "vocação agrícola"?

  • O Brasil não pode ser considerado como país de economia rural.

  • Não Thais. O país tem vocação agrícola sim. Já somos um grande provedor de alimentos e o aumento da demanda mundial deverá ser sanada pela produção do Brasil. Porém, como disse o Mário, não podemos ser considerado um país de economia rural. Na América , só somos menos industrializados do que os EUA e Canadá
  • Ele tem vocação agrícula, mas não é uma economia rural.

  • Economia de serviços, não rural

  • O Brasil até tem vocação agrícula, mas atualmente é conhecido como País de economia industrial voltada para o setor secundario, salvo se não me engano.

  • De acordo com a classificação setorial, o Brasil é um país voltado para o Setor Terciário

    1- Setor Primário: 

    O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Estimativa para 2019 Composição do PIB 6,6%.

    2 - Setor Secundário: 

    É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Estimativa para 2019 Composição do PIB 20,5%

    3 - Setor Terciário: 

    É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. Estimativa para 2019 Composição do PIB 72,9%.

    Fonte:

  • Brasil:

    Internacionalmente: produção de commodity

    Nacionalmente: predomínio do terceiro setor ( serviços)

    Cuidado com as afirmações do Cespe: país rural, caráter agrícola, etc.


ID
301162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

A modernização das atividades agrícolas no Brasil resultou em aumento na concentração de propriedade da terra e na migração rural-urbana.

Alternativas
Comentários
  • A modernização das atividades agrícolas no Brasil resultou em aumento na concentração de propriedade da terra e na migração rural-urbana.

    GABARITO:CERTO

  • Modernização das atividades agrícolas (substituindo o homem pela máquina)/ Concentração de terras/ Qualidade de vida ruim no campo = Êxodo Rural (Migração rural-urbana)

  • Se você lembrar que a modernização das atividades agrícolas, principalmente quando substituiu o homem pela máquina, levou ao êxodo rural (migração rural-urbana), logo você conclui que houve uma concentração de terras nas mãos de “poucos” produtores, já que muitos pequenos foram expulsos de suas terras.

    Resposta: Certo

  • MÁQUINAS no LUGAR DE PESSOAS

    GABARITO= CORRETO

  • Se você lembrar que a modernização das atividades agrícolas, principalmente quando substituiu o homem pela máquina, levou ao êxodo rural (migração rural-urbana), logo você conclui que houve uma concentração de terras nas mãos de “poucos” produtores, já que muitos pequenos foram expulsos de suas terras.

    Resposta: Certo

  • GAB CERTO

    COMPLEMENTO

    1)Êxodo rural (migração rural-urbana): deslocamento do campo para a cidade o qual influencia na urbanização. 

    2)Urbano-urbano/cidade-cidade: migração de uma cidade para outra (desmetropolização: atração industrial/guerras fiscais que diminuem os impostos ou os isentam E COM ISSO AS PESSOAS VÃO PARA cidades médias e pequenas.) 

    • As áreas antigas de industrias possuem mão de obra cara, fortes sindicatos, leis ambientais fortes, violência, trânsito. 
    • São as que mais ocorrem atualmente. 


ID
305599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos à agricultura no Brasil.

O aproveitamento integral do calendário agrícola, o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e de informações e a maior disponibilidade de crédito são alguns dos fatores que indicam o início do período técnico-científico- informacional na agricultura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    "Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando solos, criando sementes e até buscando, embora pontualmente, impor leis ao clima. Eis o novo uso agrícola do território no período técnico-cientítico-informacional." (SANTOS, Milton.; SILVEIRA, Maria. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2010  p. 118). 


ID
305605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos à agricultura no Brasil.

As fronteiras agrícolas do Brasil, a partir da segunda metade do século XX, vincularam-se à expansão das vias de circulação, aos movimentos espontâneos de imigração e à colonização oficial e privada, à especialização da produção nos diversos ramos agropecuários e às diferenças quanto ao grau de tecnificação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    Machado (1992, p.35-37) define que as “fronteiras agrícolas” têm padrão espacial estreitamente vinculado à expansão das vias de circulação; atrelados a movimentos espontâneos de imigração e de iniciativa de projetos de colonização oficial ou privado, podendo estar especializadas em um único produto, como o arroz, a soja e o trigo, na policultura, com grau de tecnificação e investimento variado. 

    Fonte: MACHADO, L, O. A fronteira agrícola na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de Geografia, vol. 54, n.2, 1992.


  • espontâneos?

  • Sim. Espontâneos - por ex. os gaúchos que foram para o Centro Oeste.

    Oficial - Os assentamentos da Reforma agrária;


    - são as únicas que podem gerar dúvidas.

  • Putz... Questão de 2005!!!! 

  • Cara me beteu uma duvida no termo colonizaçao oficial e privada!
  • CERTO.

     

    A partir da segunda metade do século XX, o Brasil caminhou para se tornar o país integrado de hoje, e o papel da expansão da fronteira agrícola nesse processo não pode ser minimizado. Na verdade, trata-se de um movimento interdependente: ao mesmo tempo que era necessário preencher o vazio demográfico no Centro-Oeste, por exemplo, era preciso desenvolver uma atividade produtiva para a população que iria se instalar ali, produção essa que não se destinaria (ao menos não de imediato) à região recém-povoada. Assim, a expansão das vias de circulação de pessoas e sobretudo de mercadorias vincula-se intimamente à expansão da fronteira agrícola.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Movimento dos gaúchos para centro-oeste não foi espontâneo. Foi provocado por políticas governamentais. Deveria ser anulada.

  • Colonização oficial e privada são programas que visavam o povoamento e a expansão da propriedade capitalista e da empresa rural.

  • A expansão da fronteira agrícola, nas últimas décadas do século XX, deu-se pelos fatos listados a seguir:

    ·     A colonização oficial e privada, tendo em vista que o governo estimulou o avanço do povoamento e, consequentemente, a ocupação econômica da região Norte;

    ·     A expansão das vias de circulação, especialmente durante o regime militar, quando a política de segurança nacional exigia um povoamento de zonas com baixa densidade populacional, a fim de afugentar ameaças estrangeiras. A BR-163, por exemplo, foi construída sob o lema “ocupar para não entregar”, que sintetizava a política da ditadura militar para a ocupação do “vazio” Amazônico. Esta política relaciona-se com o tema abordado no item anterior (colonização oficial e privada);

    ·     Os movimentos espontâneos de imigração;

    ·     Às diferenças quanto ao grau de tecnificação;

    ·     A especialização da agricultura, como no cultivo da soja, que demanda áreas de cultivo cada vez maiores.

    Resposta: Certo


ID
477373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os
próximos itens.

A atividade de campo, no ensino de Geografia, se bem construída, pode despertar o interesse dos alunos e colocá- los frente a um desafio a ser vencido. Assim, o instrumental necessário para vencer o obstáculo passa a ser não apenas concreto, mas também útil e necessário.

Alternativas
Comentários
  • Questão auto-explicativa.

    certa.

    PMMA2017

  • O gabarito da questão condiz com o enunciado, correto.


ID
516547
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo sobre o cenário agrário brasileiro na segunda metade do século XX.

I – Desde a década de 1970, tem sido comum o processo de fagocitose rural, envolvendo, sobretudo, pequenas e médias propriedades.

II – No período entre 1964 e 1994, o número de famílias assentadas superou o total assentado no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002).

III – O fato de não existir terras subutilizadas no País dificulta uma reforma agrária efetiva.

IV – A área ocupada pelas lavouras no País é menor do que a área utilizada por pastagens.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Fagocitose rural: incorporação das terras de pequenos produtores por grandes latifundiários, devido a falta de competitividade e inserção no mercados

  • "O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, apresentará dados da NASA, agência especial norte-americana, em Berlim, Alemanha, demonstrando que o Brasil utiliza apenas 7,6% de seu território com lavouras, somando 63.994.479 hectares. [...]"

    fonte: http://www.agricultura.gov.br/noticias/dados-da-nasa-demonstram-que-apenas-7-6-da-area-do-brasil-e-ocupada-por-lavouras

  • D

  • I – Desde a década de 1970, tem sido comum o processo de fagocitose rural, envolvendo, sobretudo, pequenas e médias propriedades.

    Correta, como o Alex falou como o pequeno produtor não tem condição para competir com o grande ele incorpora algumas terras deles com outras terras do grande produtor

    II – No período entre 1964 e 1994, o número de famílias assentadas superou o total assentado no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002).

    Errada, no governo de FHC o Brasil tava um pouco já mais desenvolvido do que os períodos de 64 a 94

    III – O fato de não existir terras subutilizadas no País dificulta uma reforma agrária efetiva.

    Errada, o fato de nunca ter feito e nunca nem fará a reforma agrário é pelo motivo que as grandes terras estão nas mãos de altos produtores que alguns são deputados e outros compram o governo, infelizmente a realidade do nosso país :(

    IV – A área ocupada pelas lavouras no País é menor do que a área utilizada por pastagens.

    Correta, grandes produtores tem grandes áreas apenas para a pastagem do gado

    @maurofilho87


ID
516556
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a agropecuária brasileira e o seu papel na organização do espaço geográfico nacional nas últimas décadas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (ERRADA) B- a industrialização da agricultura e a formação do complexo agroindustrial favorece a concentração fundiária agrícola.

    (ERRADA) C- nos últimos anos há uma expansão do cinturão agrícola da soja.

    (ERRADA) D- a utilização das máquinas no campo favorece o emprego da mão-de-obra especializada.

    (ERRADA) E- a agricultura está cada vez mais refém das indústrias por causa da utilização de OGMs e agrotóxicos.

  • IMPORTAÇÕES ???

  • A produção de trigo na safra 2015/16, por exemplo, foi estimada pela Conab em 5,5 milhões de toneladas e pelo IBGE em 5,7 milhões. O consumo interno foi projetado em 10,9 milhões de toneladas. Ou seja, o Brasil produziu aproximadamente a metade do trigo que consumiu, sendo um dos maiores importadores de trigo do mundo. O Brasil importa trigo da Argentina.

     

    Gabarito: A

  • O Brasil é o 4 maior exportador de cereais do mundo, porém existem cereais como trigo que não são tão adaptados para nosso clima e por isso não conseguimos produzir de modo que supra a demais, além de outros fatores como o preço e a mal qualidade do trigo brasileiro. Hoje o maior produtor interno é o Paraná e o pais que mais importamos o trigo (83%) é a Argentina.

    "A Abitrigo aponta que a demanda do trigo no país é de 11 milhões de toneladas quando o país produz em torno de 6 milhões de toneladas por ano, esse seria o então principal motivo das importações do trigo.

    O grão produzido aqui no Brasil tem menos concentração de glúten do que o produzido em solo Argentino (Argentina é o nosso principal fornecedor de trigo) por exemplo, o que significa que mesmo que o Brasil produzisse mais de 11 milhões de toneladas por ano ainda assim teria de importar o produto.

    Além disso, por ser um produto vendido basicamente no mercado interno, o agricultor tem então poucas oportunidades de venda com boa remuneração, como acontece com a soja e o milho."

    FONTES:https://www.fazcomex.com.br/blog/importacao-de-trigo/


ID
595795
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A prática da agricultura tem mais de 10 mil anos e é por causa dela que a humanidade chegou onde chegou (...). Já a agronomia foi organizada há apenas 200 anos, com a atribuição de estudar cientificamente a agricultura e também abastecer a sociedade cada vez mais urbanizada. Em menos de dois séculos, a agronomia contribuiu para uma profunda alteração nas formas de produção agrícola. De prática e saberes milenares que visavam sustentar a vida humana com produção de alimentos, a agricultura passou a ser um sistema intrincado de relações e negócios, que objetiva agora não apenas produzir alimento, mas mercadoria agrícola e lucro. Assim, um saber agrícola acumulado pela experiência vai se transformando na mão da agronomia, através de experimentos, em conhecimento científico – é o engenheiramento do mundo natural.” (...) (SILVA, Gislene. “Agrônomos, ser ou não ser.” In: Globo Rural, ano 16, n 188.Rio de Janeiro, EdGlobo, junho de 2001)

Além de uma defesa da profissão dos agrônomos, o texto salienta a evolução técnico científica dos espaços agrícolas. Tal evolução é a responsável pela seguinte transformação no campo brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • Analisando o texto observamos que houve um aumento de atividades não agrícolas em espaço rurais, resultando em uma rede intrincada dos diferentes setores da economia.


  • belo comentario.....quais atividades? porque razão aumentou essas atividades?....kkkkk

  • a)Não há aumento de emprego para mão de obra desqualificada - êxodo rural

    b)Não tem nada haver uma coisa com a outra!

    c)Acertiva por eliminação....maaaaaas....faz uma referência aos Complexos agroindustriais: é o conjunto dos setores 1º, 2º e 3º formando a cadeia produtiva do agronegócio.

    d)Não há "controle" (totalitarismo) do poder público. Houve (e há) participação do poder público através de políticas públicas. 

    e)Plantation é sinônimo de concentração de terra.

     

    #vamoquevamo

  • Essa nova realidade, denominada de “Padrão Agrário Moderno sintetiza os elementos presentes no Complexo Agroindustrial com a agricultura totalmente integrada à indústria por meio das relações intersetoriais no conjunto econômico


ID
612316
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação as principais características e tendências recentes do setor agrário brasileiro, leia as proposições abaixo e resposnda.

I O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador do “commodIties”, produtos agrícolas como soja, o café, o algodão, a laranja e produtos da pecuária portanto, a modernização do setor agrário brasileiro está orientado pelo binômio industrialização – exportação, o agronegócio.

II O grande problema da estrutura fundiária do Brasil é a extrema concentração das propriedades, cujas origens remontam ao nosso modelo de colonização aqui aplicado.

III A utilização da biotecnologia, a mudança na estrutura genética dos vegetais, tornando-os mais resistentes às pragas, adaptando-os a diferentes tipos de solos e climas aumenta a produção mundial de alimentos e com isto em poucos anos a fome será erradicada do nosso planeta.

Assinale a alternativa corretas:

Alternativas
Comentários
  • A fome é um problema que está londe de ser erradicado de nosso planeta.

  • Alguém mais, além de mim, achou as provas do TJ SC muito mal escritas e cheias de erros de português?
  • A fome não é erradicada por falta de interesse economico e não por falta de alimentos. 

  • Eu também percebi Juliana Brandelli!

  • I- Correto

    II- Correto

    III-Errado. A biotecnologia multiplicou a produção agrícola, contudo não acabou com a fome devido ao sistema de plantation (monocultura, latifúndio e produtos destinados à exportação)
    Letra C
  • Complementando a III:

     

    A REVOLUÇÃO VERDE surgiu com o propósito de AUMENTAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA:

     

    1.Desenvolvimento de pesquisas em sementes: desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas. As sementes MODIFICADAS E DESENVOLVIDAS NOS LABORATÓRIOS possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças. Seu plantio, aliado à utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção agrícola.

     

    2.Fertilização: adaptação do solo para o plantio

     

    3.Utilização de maquinário: desenvolvimento de máquinas

     

    Esse programa foi financiado pelo GRUPO ROCKEFELLER, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México. De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

     

    O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NO CAMPO ALTEROU A ESTRUTURA AGRÁRIA. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para se manter na atividade, consequentemente, muitos se endividaram devido a empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades agrícolas, tendo como única forma de pagamento da dívida a venda da propriedade para outros produtores.

     

    A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.

     

  • Essa Assertiva I está incorreta, nunca vi esse binômio. Consideraria apenas a assertiva II correta.

  • III- é uma piada

  • A Fome é consequência, e não o problema.

  •       I.    O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador do “commodities”, produtos agrícolas como soja, o café, o algodão, a laranja e produtos da pecuária portanto, a modernização do setor agrário brasileiro está orientado pelo binômio industrialização – exportação, o agronegócio.

    O item resumiu bem a situação de grande exportador assumido pelo agronegócio brasileiro. ITEM CORRETO.

           II.    O grande problema da estrutura fundiária do Brasil é a extrema concentração das propriedades, cujas origens remontam ao nosso modelo de colonização aqui aplicado.

    Durante a colonização brasileira, por exemplo, as províncias, que hoje corresponderiam aos estados, eram de propriedade privada, o que demonstra o grau de concentração histórico de nossas terras. ITEM CORRETO.

         III.    A utilização da biotecnologia, a mudança na estrutura genética dos vegetais, tornando-os mais resistentes às pragas, adaptando-os a diferentes tipos de solos e climas aumenta a produção mundial de alimentos e com isto em poucos anos a fome será erradicada do nosso planeta.

    Infelizmente, a questão da fome não será resolvida apenas por conta do desenvolvimento tecnológico, o que já poderia ser feita, já que é um problema que envolve também questões econômicas, políticas e sociais. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • A fome é um problema político, não um problema de baixa produção de alimentos.

  •  I.    O Brasil se destaca no cenário mundial como exportador do “commodities”, produtos agrícolas como soja, o café, o algodão, a laranja e produtos da pecuária portanto, a modernização do setor agrário brasileiro está orientado pelo binômio industrialização – exportação, o agronegócio.

    O item resumiu bem a situação de grande exportador assumido pelo agronegócio brasileiro. ITEM CORRETO.

           II.    O grande problema da estrutura fundiária do Brasil é a extrema concentração das propriedades, cujas origens remontam ao nosso modelo de colonização aqui aplicado.

    Durante a colonização brasileira, por exemplo, as províncias, que hoje corresponderiam aos estados, eram de propriedade privada, o que demonstra o grau de concentração histórico de nossas terras. ITEM CORRETO.

         III.    A utilização da biotecnologia, a mudança na estrutura genética dos vegetais, tornando-os mais resistentes às pragas, adaptando-os a diferentes tipos de solos e climas aumenta a produção mundial de alimentos e com isto em poucos anos a fome será erradicada do nosso planeta.

    Infelizmente, a questão da fome não será resolvida apenas por conta do desenvolvimento tecnológico, o que já poderia ser feita, já que é um problema que envolve também questões econômicas, políticas e sociais. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • O agronegócio do Brasil está ligado à globalização, sim, claro. Dessarte, visto que a característica nítida da globalização é a DESIGUALDADE, não há como afirmar que com alguns anos haverá a erradicação da fome no planeta.


ID
636745
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As afrmativas abaixo estão relacionadas às atividades agrícolas do Brasil:
I. O cenário da agricultura brasileira, e, particularmente, de Minas Gerais, transformou-se nas últimas décadas, criando um paralelo entre a agricultura moderna e a tradicional.

II. O uso da terra sofre interferências dos métodos de intensividade e extensividade, e das exigências do mercado.

III. As variáveis que determinam a capacidade de uso e a densidade de ocupação do espaço direcionam as atividades agrícolas e a sua organização.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários

ID
637357
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione os respectivos espaços geográficos construídos às suas principais áreas geográficas de ocorrência:

1. Espaço da agroindústria da cana-de-açúcar.
2. Espaço da mineração.
3. Espaço da cafeicultura.
4. Espaço da borracha.

( ) Intensificou-se no final do século XIX e início do século XX, possibilitando um maior povoamento da Amazônia e a produção de espaços geográficos.

( ) Desenvolveu-se em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, produzindo espaços geográficos nos séculos XVIII e XIX.

( ) Desenvolveu-se nos séculos XVI e XVII, desde o litoral do atual Rio Grande do Norte até o sul da Bahia atual.

( ) Desenvolveu-se nas imediações do Rio de Janeiro, expandiu-se pelo Vale do Paraíba, Zona da Mata Mineira, Espírito Santo, Norte do Paraná, Mato Grosso e Rondônia.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Que venha o IBGE

  • GAB. d)

  • BRKsEDU

  • 4-2-1-3


ID
637369
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil tem uma posição importante no mercado mundial como exportador de alguns produtos agrícolas como café, açúcar, soja e suco de laranja. Entretanto, para abastecer o mercado interno de consumo, o país necessita importar alguns produtos, como por exemplo, o trigo.” Diante de tal consideração, assinale a afirmativa correta:

Alternativas

ID
655222
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa cujo mapa indica a distribuição da produção da laranja no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Correta assertiva C.

    O conhecimento do polo cítrico no sul do Nordeste e o cultivo generalizado da laranja facilitam o acerto da questão.
  • Complementado a resposta do colega, hoje, São Paulo é o maior produtor de laranjas do Brasil e o Brasil é o maior do mundo.


ID
667255
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil pode ser dividido em três fases, correspondentes aos períodos 1975-1987, 1988-2000 e 2000-2008. São características da terceira fase:

Alternativas

ID
667264
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há várias práticas de agricultura que visam à construção de modelos que associem o desenvolvimento social rural à conservação ambiental, embora possam ocasionar dificuldades na conciliação dos interesses econômicos. Nesse contexto, a silvicultura é caracterizada

Alternativas

ID
668878
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo os geógrafos Aroldo de Azevedo (1948) e Aziz Ab' Saber (1956), no Planalto Meridional do Brasil destaca-se a ocorrência de solos de terra roxa, caracterizados por elevada fertilidade natural e por isso muito utilizados nas atividades agrícolas. O tipo de rocha, a estrutura geológica que dá origem ao solo de terra roxa e a atividade agrícola historicamente nele desenvolvida são, respectivamente:

Alternativas

ID
674002
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores comuns:

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente tem tecnologia.


ID
689197
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale com F ou V as proposições, conforme sejam respectivamente Falsas ou Verdadeiras em relação ao agronegócio e à agropecuária brasileira.

( ) O Brasil está entre os líderes mundiais no mercado de diversos produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e suco de frutas. Também lidera o ranking das exportações de frango, soja, carne bovina, couro e calçados de couro.

( ) O agronegócio vem se modernizando, ficando mais eficiente e competitivo. Incorporou avanços tecnológicos como mecanização agrícola e a manipulação da engenharia genética, objetivando a melhoria da produtividade.

( ) As cadeias produtivas, com base na agricultura e na pecuária, pelo dinamismo da economia pode tornar o Brasil, na próxima década, o maior produtor de alimentos do mundo.

( ) Em várias áreas vêm sendo empregadas técnicas avançadas e ambientalmente corretas para o plantio e recuperação de solos degradados.

( ) Os polêmicos produtos transgênicos, também integrantes do agronegócio brasileiro, já estão totalmente liberados no mercado, e estudos científicos já comprovam seguramente que os mesmos não causam nenhum prejuízo aos seres humanos e ao meio ambiente.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

Alternativas

ID
689527
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As proposições a seguir analisam aspectos dos Complexos Agroindustriais.

I. Os empresários rurais que compõem o agrobusiness são os donos da terra, dos meios de produção, têm acesso aos pacotes tecnológicos e financeiros e às pesquisas científicas de produção.

II. Sem condições de competir com os agrobusiness e seus arsenais tecnológicos, a agricultura tradicional brasileira vive um longo período de decadência. Para os agricultores tradicionais que vêm resistindo no campo, a modernização é sinônimo de pobreza.

III. Os agricultores envolvidos com a agricultura familiar integram- se aos agrobusiness, muitas vezes vendendo diretamente toda sua produção para empresas processadoras, que impõem normas técnicas rigorosas de qualidade e estipulam preços ou vendem a produção em cooperativas que se atrelam a empresas de transformação agroindustriais, que convertem os “cooperados” em fornecedores cativos.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
719068
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um agrossistema é um tipo ou modelo de produção agrária em que se observa quais cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação da agricultura ou da pecuária com o espaço – tanto em termos de densidade quanto da dimensão e propriedade da terra – e qual é o destino da produção.

A partir desse conceito, qual seria a melhor forma de classificar os agrossistemas?

Alternativas
Comentários
  • Pq não pode ser a E?


ID
733702
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das principais dificuldades que alguns países periféricos ou semi-periféricos, como o Brasil, encontram no mercado mundial de produtos agrícolas é

Alternativas
Comentários
  • Estudo mostra que subsídios dos Estados Unidos (farm Bill) são os mais prejudiciais ao agronegócio brasileiro. No caso do bloco europeu, o que mais preocupa os produtores rurais brasileiros é a subvenção ao açúcar e aos lácteos. Sendo assim, mesmo com tecnologia, qualidade e preços competitivos, o Brasil não consegue disputar com subsídios que tornam a concorrência desleal.

  • A

  • A União Europeia e os Estados Unidos mantêm-se como os dois principais atores no agronegócio internacional justamente em função da elevada carga de subsídios que os governos ofertam aos seus agricultures. De fato, não fosse esse incentivo, muitos países semiperiféricos teriam a capacidade de tomar a dianteira.

    Os EUA mantém subsídios até mesmo da água para irrigação de fruticultura na California (achei esse fato curioso). A União Europeia, por sua vez, desenvolve a Política Agrícola Comum, que busca unificar o mercado de produtos agropecuários europeu pela garantia do preço mínimo entre seus membros, preferência pelos produtos europeus e tarifa externa comum sobre os extra-bloco. Assim, o subsídio surge como forma de previnir o esvaziamento do campo, conservando as pequenas unidades familiares e vilas, ambos tradição histórica no continente.

    Força, guerreiros! Brasil!

  • essa concessão de subsídios agrícolas faz com que os agricultores produzem mais, e vendem a preços menores, por conta dessa ajuda do governo

  • O que resumia essa questão e que já foi abordado na ESPCEX é RODADA DOHA e a dificuldade da mesma ser aprovada e ser visto como quase utópica. "Rodada de Doha ou Ronda de Doha são negociações da Organização Mundial do Comércio que visam diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento."

  • I-   CORRETO

    II-  ERRADO. A política é proteccionista.

    III- ERRADO. Pelo contrário, devido à desvalorização em relação ao dólar, coloca o produto como mais barato em relação aos países desenvolvidos.

    IV- ERRADO. O interesse é grande, devido o mercado asiático não produzir esses bens em escala suficiente para atender toda sua população.

    V- ERRADO. O Brasil, por exemplo, é um país semi-periférico ( subdesenvolvido ) e possui uma grande produtividade agrícola.

    OBS.: A maior parte do PIB de países periféricos é o setor primário, logo há excedente.


ID
736960
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pode ser considerada uma característica atual do campo do Nordeste Brasleiro:

Alternativas
Comentários
  • O nordeste, além da herança colonial, passou por um processo de modernização agrícola que introduziu a empresa rural de grandes propriedades, principalmente de soja, com destaque para Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.

     

    GAB: LETRA E

    FONTE: GEOGRAFIA, PROJ.VOAZ, VOL.ÚNICO, PG.679


ID
835201
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 14, considere as informações a seguir.


Sobre a agricultura familiar no Brasil, afrma-se que


I. o trabalho, a administração e as decisões sobre o quê e como produzir na atividade com a terra são atribuições da família que detém a posse.


II. atingiu grande desenvolvimento tecnológico, com seleção de sementes, uso intensivo de fertilizantes e utilização de silagem para armazenar a produção.


III. a produção é obtida em pequenas e médias propriedades com a utilização de mão de obra familiar.


IV. o somatório da produção de vários pequenos e médios produtores, por meio do cooperativismo, tem possibilitado aumentar a participação nos mercados nacionais.


Estão corretas apenas as afrmativas

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (E), uma vez que somente a assertiva II é falsa. É incorreto afirmar que a agricultura familiar atingiu alto grau de desenvolvimento tecnológico. Geralmente, os recursos mais modernos para a agricultura são caros, de modo que o agricultor de pequeno e médio porte frequentemente não dispõe de recursos financeiros para investir em tecnologia, como sementes melhoradas e fertilizantes. A tecnologia é utilizada em larga escala principalmente pelos grandes produtores, que têm as safras voltadas, em sua maioria, para exportação. O agricultor familiar produz, sobretudo, para fornecer o mercado interno e ainda se vê obrigado a utilizar técnicas e ferramentas não tecnológicas em virtude da difícil acessibilidade em termos de preço.


ID
835216
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à Região Nordeste brasileira, é correto afrmar:

Alternativas

ID
849184
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (....). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.” (Jornal Brasil Econômico, 06/08/2010, p. 17.)

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:

Alternativas

ID
874000
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em virtude da influência dos fatores naturais e histórico-sociais, os elementos do espaço agrário brasileiro apresentam muitas variações. No centro-sul, que engloba as regiões Sudeste, Sul e a porção meridional do Centro-Oeste, o aproveitamento da terra é mais intensivo, e as diversas áreas que o compõem estão mais integradas em comparação com os demais espaços agrários do Brasil. A Região Sudeste, particularmente o eixo São Paulo – Rio de Janeiro – Minas Gerais, funciona como centro de comando das atividades agrárias, influenciando intensamente o centro-sul e, em menor escala, o restante do espaço nacional. Isso acontece por diversos motivos, exceto:

Alternativas

ID
1004959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das características físicas da região Centro-Oeste do Brasil, julgue os itens subsequentes.

O Pantanal é um bom exemplo de domínio morfoclimático ameaçado pela expansão da moderna agricultura de soja e cana-de-açúcar, que nele encontra solos férteis, abundância de água e baixo custo da terra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO!

    O erro da questão está em dizer "ameaçado pela expansão da moderna agricultura de soja e cana-de-açúcar", pois a agropecuária, as rodovias e os garimpos é que são responsáveis pelos principais impactos ambientais e pela destruição do ecossistema pantaneiro.
  • Outra afirmação que pode estar errada nessa assertiva é o termo "baixo custo da terra"... as terras são caras!

    Corrijam-me se estiver enganado...
  • O principal erro da questão esta na afirmativa de que o pantanal e um domínio morfoclimático, pois não e , e uma área de trasicao

    Entre o dominio do cerrado e o domínio amazonico
  • A ameaça ao Pantanal não vem somente da expansão da agricultura e a cana-de-açúcar não está entre as culturas principais da região pantaneira. Os principais estados produtores de cana são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, que respondem por aproximadamente 80% de toda a produção do Brasil. As plantações de soja são, de fato, uma ameaça ao Pantanal, mas outros fatores, como as plantações de milho e arroz, o desmatamento para a pecuária extensiva, a construção de hidrelétricas, a utilização de agrotóxicos e a exploração de ouro e diamante, com a utilização de mercúrio, têm gerado muitos impactos ambientais. Ressalta-se que muitos dos impactos ocorrem na área de planalto, o que gera consequências negativas na planície pantaneira. As hidrelétricas afetam a principal bacia hidrográfica da região (Rio Cuiabá), com redução no nível de água, reduzindo, consequentemente, a área inundada do Pantanal, o que causa perdas enormes em termos de fauna e flora do local. Já os agrotóxicos e o mercúrio contaminam os rios e os animais que lá vivem.


    A questão está errada.


  • No Brasil, os solos férteis são Massapê (origem do solo com calcário) para cana de açúcar, terra-roxa (origem basáltica) para o café, porém no centro-oeste o solo não é fértil mais a topografia é plana favorecendo a mecanização. 

  • as questoes erradad do cespe parecem bingo, tdo mundo chutando oq acha q é kkk


ID
1021894
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Das várias preocupações que cercam os alimentos transgênicos, os efeitos sobre o meio ambiente são uma das principais. É aí que se encontram as maiores incertezas.”
Marafon, Claudio José. O Desencanto da Terra: Produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. (Adaptado)

A avaliação do impacto ambiental de transgênicos no Brasil permanece com muitas questões a resolver, o que gera temores por parte de estudiosos e da sociedade civil, já que essa tecnologia também gera aspectos negativos ao setor produtivo como a:

Alternativas
Comentários
  • O aumento de produtividade é um aspecto positivo dos transgênicos, e não negativo. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois, em regra, não há difusão de biodiversidade em locais que adotam plantas transgênicas. Na realidade, muitos transgênicos são utilizados em monoculturas, como soja e milho, e monoculturas tendem a diminuir a biodiversidade, e não aumentá-la.

    A alternativa (C) está incorreta, pois a tendência é de proliferação de espécies não nativas.

    A alternativa (D) está correta. A princípio, afirmava-se que as plantas transgênicas seriam mais resistentes a pragas. Entretanto, o que se observou, na prática, foi o aumento de uso de agrotóxicos em plantações que utilizam sementes transgênicas, o que significa maior resistência de pragas a insumos químicos quando se trata de plantações transgênicas.  


  • letra D, as outras não fazem sentido!

  • Os alimentos transgênicos são aqueles que tiveram seu material genético modificado para que desenvolvam alguma característica importante para o homem, como, por exemplo, ter resistência a alguma praga que destrói a plantação.

    Por possuir essa resistência a algumas pragas, supostamente esses alimentos demanda uma menor quantidade de uso de agrotóxicos. entretanto, por serem geneticamente modificados não se sabe qual o grau de perigo para a nossa saúde.

  • A erosão genética é a redução da diversidade de plantas cultivadas, o que poderia provocar a difusão de pragas altamente resistentes.

    Letra D


ID
1022710
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A geografia rural tem sido essencialmente uma geografia agrária, aliás, ela tornou-se, sobretudo, uma geografia agrícola ao invés de tornar-se plenamente uma geografia rural, levando em conta o conjunto das populações e das atividades do espaço rural e não mais somente o que tange à agricultura.

Considerando-se a concepção de geografia rural defendida pelo autor, marque a única opção que indica um tema de estudo do espaço rural que se afasta das temáticas mais frequentes da geografia agrária.

Alternativas
Comentários

ID
1023751
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Responder à questão 11 considerando as afirmativas sobre a produção agropecuária brasileira.

I. O Brasil deixou de ser país de destaque no mercado mundial de produtos agrícolas e agroindustriais em função das alterações no regime de precipitações e variações térmicas.

II. A produção de soja tem ocupado grandes extensões de áreas cultivadas e, graças ao seu valor de mercado, tem trazido divisas para a economia nacional.

III. As lavouras comerciais brasileiras de café e cana de açúcar estão localizadas em áreas de climas mais quentes, sendo a produção voltada para o consumo interno.

IV. A produção de trigo, realizada predominantemente em áreas de clima mais frio, tem sido insuficiente para o abastecimento da população brasileira.

V. O grande volume de produção de frutas tropicais do nordeste brasileiro está associado ao clima semiárido e ao aproveitamento das águas do rio São Francisco para irrigação.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Se alguma coisa desse país for com o objetivo de abastecer o mercado interno, eu me interno!


ID
1048693
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita­- se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é adequada para as colheitadeiras.

Nas áreas montanhosas, a mecanização torna- ­se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanha dores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.


(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)

As informações apresentadas no texto referem- se à produção de

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que o texto do enunciado se refere ao café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café, “atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos”.  Os principais estados produtores são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, mas também há produção expressiva na Bahia e em Rondônia. A mecanização na lavoura de café é crescente, como se observa no texto, e capaz de reduzir custos de produção.


    A alternativa correta é a letra (E).



ID
1147423
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata­se de um compartimento geográfico caracterizado pela especialização produtiva obediente a parâmetros externos (em geral internacionais) de qualidade e custos. Essas regiões, preferencialmente, são as que atraem os investimentos públicos e privados, transformando grandes porções do território em áreas de exclusão. [...] O território brasileiro possui inúmeros exemplos de regiões competitivas. Alguns dos casos mais con­ tundentes são as regiões produtoras de commodities agrícolas. A exportação de grande parcela da produção, a presença de firmas transnacionais, a implantação de sistemas técnicos especialmente concebidos para viabilizar a produção, a especiali­ zação funcional das cidades locais são características comuns presentes na maioria dessas regiões.

A instalação de modernos sistemas técnicos agrícolas e o desenvolvimento da produção de commodities em determinadas porções do território brasileiro trouxeram consigo impactos sociais e territoriais significativos, dentre os quais se podem mencionar.

Alternativas

ID
1190719
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os versos abaixo do poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.


Essa cova em que estás / Com palmos medida.
É a conta menor / que tiraste em vida.
É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe / deste latifúndio
.”

A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática.

Alternativas
Comentários
  • d)

    A concentração da propriedade fundiária está relacionada ao desenvolvimento industrial do Brasil, a partir de meados da década de 50 do século passado. - Bem antes disso. Podemos retomar, por exemplo, a época das Capitanias Hereditárias como início.

  • GABARITO LETRA ´´B´´

     

  • Essa cova em que estás / Com palmos medida.

    É a conta menor / que tiraste em vida.

    É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,

    É a parte que te cabe / deste latifúndio.”

    A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática

    • O verso traz a concentração de terras de uma minoria, e a grande maioria fica com uma pequena parte das terras.

    (B) A concentração da propriedade fundiária rural coloca um grande número de pessoas desprovidas desse bem fundamental para a sobrevivência, a terra. CERTA ( Desprovida é sinônimo de falta de algo ou está em carência, nesse contexto, trata-se "A concentração da propriedade fundiária rural coloca um grande número de pessoas com falta desse bem fundamental para a sobrevivência, a terra.")

    GAB. B

  • A desigualdade no espaço agrário no Brasil é discrepante com relação à distribuição de terras, uma vez que alguns detêm uma elevada quantidade de terras e outros possuem pouca e nenhuma. Esse aspecto caracteriza a concentração fundiária brasileira. O problema da concentração de terras no país agrava a permanência e a sobrevivência da população rural, principalmente dos pequenos agricultores, das comunidades tradicionais (ribeirinhas por exemplo), quilombolas e indígenas. E a desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural. 

    LETRA B


ID
1190743
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a divisão do trabalho na agricultura brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1263055
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a produção agrícola brasileira é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A produção do arroz, em geral, volta-se para o abastecimento do mercado interno. Tendo o RS como destaque.


ID
1278466
Banca
CS-UFG
Órgão
TJ-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A produção agrícola brasileira exerce forte peso na economia nacional. No universo dessa produção estão os produtores familiares, cuja produção tem como característica

Alternativas

ID
1311208
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A economia brasileira cresceu com força no segundo trimestre. Com a ajuda da safra recorde, a agropecuária foi um dos principais destaques do PIB, com a soja à frente desse desempenho. A previsão do IBGE é de aumento de 23,7% na quantidade produzida em 2013, para um crescimento de 10,8% da área plantada. Somente de soja, foram exportadas 17,5 bilhões de toneladas no início do ano. A soja, sozinha, respondeu por 12,6% das exportações totais.

ALMEIDA, C., CARNEIRO, L. e VIEIRA, S. PIB surpreende e cresce 1,5% O Globo, 31 ago. 2013. p. 29. Adaptado.

Na fronteira agrícola brasileira, o desempenho dessa produção para a exportação está mais consolidado na agricultura modernizada da região

Alternativas
Comentários
  • A região com o maior grau de mecanização e sofisticação do agronegócio é a região Centro-Oeste. As universidades e centros de pesquisa regionais possuem um elevado número de pesquisas voltados para o setor agropecuário, sendo referência nacional nos campos de Biotecnologia - como no melhoramento da soja por exemplo - além de Agronomia e Engenharia Agrícola.

  • A região Centro-Oeste é o berço da agricultura no Brasil, bem como a região que mais produz soja para exportação. Logo é bem dedutiva essa questão mesmo que não se saiba exatamente.

  • Quanto a agricultura "modernizada" poderíamos mencionar a região sudeste, mas como foi mencionado "fronteira agrícola" da soja, vem a mente o meio norte (piauí e maranhão) que é a nova fronteira agrícola da soja ou a região Centro-Oeste também "fronteira agrícola"  bem mais modernizada e avançada que o meio norte. Portanto resposta letra e) Centro-Oeste!

  • A região centro-oeste corresponde aos Estados de Mato Grosso Do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. 

    A produção agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Centro-Oeste brasileiro.
    O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
    A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional. Os recursos são aplicados na compra de maquinários, insumos agrícolas, e na utilização de mão-de-obra especializada (técnicos) no desenvolvimento das atividades. Em suma, o que tem ocorrido é um processo de modernização maciça do campo na região.
  • E

    A produção de soja está concentrada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas para a exportação, é na região Centro-Oeste, onde se localiza o porto de São Simão para o escoamento da soja produzida.

  • QUE VENHA O IBGE!

    Falou em fronteira agrícola brasileira só se pode lembrar de um local. Gabarito: letra E

  • Essa foi pra nao zerar a questão !! 

  • "A economia brasileira cresceu com força" em 2013. Momentos antes da desgraça acontecer.

  • Na fronteira agrícola brasileira, o desempenho dessa produção para a exportação está mais consolidado na agricultura modernizada da região Centro-Oeste.

    Atualmente, esta fronteira agrícola está se expandindo para porções do Norte e do Nordeste.

    Resposta: E

  • BRASIL ULTRAPASSOU OS ESTADOS UNIDOS NA PRODUÇÃO DE SOJA

    BRASIL: MAIOR PRODUTOR DE SOJA DE 2020.

    • MATO GROSSO MAIOR PRODUTOR BRASILEIRO;
    • PARANÁ SEGUNDO MAIOR PRODUTOR;


ID
1353763
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d'água
e com dor no coração.
Vou pro Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.

VALE, J . ; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento)

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com

Alternativas
Comentários
  • a) a distribuição desigual da produção.


    Trecho da canção:  "O que eu colho é dividido/ Com quem não planta nada."


    Segundo o autor o trabalhador rural  tem que dividir o resultado da produção com quem não ajudou no trabalho de plantação. Sendo assim, a distribuição desigual da produção.

  • No Brasil, aproximadamente 17,8 milhões de pessoas estão envolvidas no trabalho rural, número que corresponde a 21,1% da população economicamente ativa do país.
    O trabalho no campo não se desenvolve de maneira homogênea, existem diversas formas de relação. Desse modo, são classificadas em:

    • Posseiros: São trabalhadores rurais que ocupam terras do governo com a finalidade de desenvolver a agropecuária.

    • Parceiros: São parcerias fixadas entre o dono de terras e um trabalhador rural. Dessa forma, um disponibiliza o espaço agrário e outro a força de trabalho. Ao fim do processo, toda a produção é dividida conforme acordo pré-estabelecido, para determinar o percentual que cabe para cada uma das partes.

    • Pequenos proprietários: São pequenos produtores rurais que atuam em sua terra, geralmente com mão-de-obra familiar. A produção gerada na propriedade é destinada ao abastecimento da própria família e o excedente é comercializado no mercado local.

    • Arrendatários: Agricultores que não possuem terras, mas que dispõem de equipamentos agrícolas. Desse modo, para produzir, alugam ou arrendam a terra de terceiros. O pagamento do aluguel é realizado em moeda corrente ou com parte da produção.

    • Assalariados permanentes: Trabalho com certa estabilidade. Isso quer dizer que o serviço não tem um prazo determinado para terminar, ou seja, é fixo.

    • Assalariados temporários: Trabalhadores rurais que desempenham atividades por um período determinado. Essa relação de trabalho pode acontecer por dia, empreitadas, períodos de colheitas. Isso é comum no corte de cana; os bóias-frias trabalham por alguns meses do ano.

    • Não-remunerados: Corresponde ao trabalho realizado muitas vezes pelo grupo familiar (filhos, esposas, etc.), sem que haja o pagamento de salários. Existe outra forma de trabalho não-remunerado: o trabalho escravo, que ainda tem sido praticado em algumas fazendas do Brasil.

  • Letra A

    A questão faz referência a uma relação de trabalho existente no campo, em que de um lado o agricultor entra com a mão de obre e de outro o latifundiário entra com a terra e dividem entre si os lucros da produção. Contudo, o agricultor é desfavorecido nesta relação o que o impulsiona a migrar para as grandes cidades.

  • "O que eu colho é dividido

    Com quem não planta nada."

    A resposta está no texto. Distribuição desigual da produção. Não há uma repartição igualitária dos lucros entre o empregado e o patrão.


ID
1400536
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Tem-se definido a agricultura como 'a arte de perturbar o equilíbrio da natureza de modo mais seguro para nosso benefício'. Embora a frase possa definir as boas práticas agrícolas, a função primordial da agricultura é a manipulação de ecossistemas naturais a fim de elevar ao máximo a produção de gêneros alimentícios.”

(David Drew. Processos interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989. p. 145)

Tendo em vista a agricultura brasileira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D

    As pessoas ligadas ao agronegócio, como os latifundiários e grandes produtores, causam maiores impactos ambientais e retêm mais terras para produção, mas são mais modernizadas; enquanto os produtores ligados à agricultura familiar causam poucos impactos ambientais e lutam para conseguirem pedaços de terra. Não há consenso em definir qual prática agrícola é a melhor.

  • Alguém explica por favor !!  Não entendi o colega abaixo. Como as pessoas do agronegócio e da agricultura familiar divergem as opiniões sobre os impactos ambientais? 


ID
1407100
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No interior do processo de mundialização e do neoliberalismo, a agricultura que antes se baseava na produção dos camponeses sustentada por fortes subsídios agrícolas, na revolução verde, na agroquímica, no sistema de estoques governamentais, passou a conhecer um profundo processo de mudança. De acordo com a teorização de Ariovaldo Umbelino de Oliveira, em “A mundialização da Agricultura Brasileira" (2012) e com seus conhecimentos sobre essa problemática, julgue os itens a seguir:

I. A pregação neoliberal contra os subsídios, e consequentemente, contra a agricultura de base familiar camponesa e o fim dos estoques governamentais e a substituição das políticas de soberania alimentar pela política de segurança alimentar, sacada da área da saúde pública e alçada para a área das políticas públicas de abastecimento alimentar são fatores que influenciaram as mudanças na agricultura, bem como a substituição dos estoques governamentais pelos estoques das multinacionais e a criação da Organização Mundial do Comércio - OMC, órgão mundial de regulação e de decisões mundiais entre os países com contendas comerciais.

II. A agricultura, sob o capitalismo monopolista mundializado, se estrutura na produção de commodities, nas bolsas de mercadorias e nos monopólios mundiais. Todavia, apesar dessas características, a produção agropecuária e extrativista pouco se alterou. A produção de alimentos continua a ser uma questão de estratégia nacional, exceto no caso da soja e do café.

III. a constituição dos monopólios mundiais permitiu o controle monopolista da produção das commodities do setor. Estas empresas mundiais tem nas multinacionais suas bases constituintes. Elas formaram-se pelo processo mundial de investimentos diretos de capitais através das filiais, fusões, associações, franquias etc. As empresas mundiais nasceram pois, tanto de empresas estrangeiras como das nacionais que possuindo o controle monopolista da produção galgam o patamar mundial associando-se majoritariamente com empresas nacionais concorrentes. Essas empresas articulam-se através de dois processos monopolistas territoriais no comando da produção agropecuária mundial: a territorialização dos monopólios e a monopolização dos territórios.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. A pregação neoliberal contra os subsídios, e consequentemente, contra a agricultura de base familiar camponesa e o fim dos estoques governamentais e a substituição das políticas de soberania alimentar pela política de segurança alimentar, sacada da área da saúde pública e alçada para a área das políticas públicas de abastecimento alimentar são fatores que influenciaram as mudanças na agricultura, bem como a substituição dos estoques governamentais pelos estoques das multinacionais e a criação da Organização Mundial do Comércio - OMC, órgão mundial de regulação e de decisões mundiais entre os países com contendas comerciais.

    III. a constituição dos monopólios mundiais permitiu o controle monopolista da produção das commodities do setor. Estas empresas mundiais tem nas multinacionais suas bases constituintes. Elas formaram-se pelo processo mundial de investimentos diretos de capitais através das filiais, fusões, associações, franquias etc. As empresas mundiais nasceram pois, tanto de empresas estrangeiras como das nacionais que possuindo o controle monopolista da produção galgam o patamar mundial associando-se majoritariamente com empresas nacionais concorrentes. Essas empresas articulam-se através de dois processos monopolistas territoriais no comando da produção agropecuária mundial: a territorialização dos monopólios e a monopolização dos territórios.

    GAB: D.


ID
1408588
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Historicamente campo e cidade eram espaços totalmente diferentes e com ínfimas conexões. O espaço do campo era considerado atrasado e o espaço da cidade era o moderno. Tal divisão vem sendo, ao longo das últimas décadas, pouco a pouco desconstruída, pois as conexões entre campo e cidade são cada vez mais fortes, promovendo inclusive características urbanas no campo e vice-versa. Entre os setores a seguir, o principal responsável por essas novas relações espaciais é:

Alternativas
Comentários
  • Significado de Agroindústria: Integração entre campo e cidade, caracterizada pela subordinação da agricultura à indústria, pois é esta que fornece os insumos. Ao mesmo tempo, a indústria é o principal destino dos produtos agrícolas, transformando-os em alimentos, medicamentos e outros...
  • Gabarito : B

    Rizicultura ou orizicultura é a cultivo agrícola do arroz, um dos alimentos mais importantes da alimentação humana

  • Agro a indústria-riqueza do brasil

    Agro é Tech

    Agro é Pop

    Agro é Tudo.

  • É a Agroindústria a principal responsável pela cada vez maior integração entre campo e cidade, já que a agricultura fornece insumos à indústria, que transforma a matéria-prima vinda do campo para a produção de medicamentos, alimentos processados, dentre vários outros produtos de menor ou maior valor agregado.

    Resposta: B

  • É a Agroindústria a principal responsável pela cada vez maior integração entre campo e cidade, já que a agricultura fornece insumos à indústria, que transforma a matéria-prima vinda do campo para a produção de medicamentos, alimentos processados, dentre vários outros produtos de menor ou maior valor agregado.

    Resposta: B


ID
1425028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

No Brasil colônia, a terra era parte do patrimônio pessoal do rei, sendo obtida por meio de doação. Com a lei de terras de 1850, extinguiu-se o regime de posse, contudo, as terras ainda foram mantidas como propriedade do Estado e a sua aquisição se dava somente por doação estatal.

Alternativas
Comentários
  • A lei de Terras aumentou ainda mais os latifúndios, e você adquiria as terras através da compra!

  • GABA: E

    No Brasil, a Lei de Terras (lei nº 601 de 18 de setembro de 1850) foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil (1822), a dispor sobre normas do direito agrário brasileiro.

    Trata-se de uma legislação específica para a questão fundiária. Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias.

    A partir de 1850, portanto, só poderia haver ocupação de terras por meio de compra e venda ou de autorização da coroa. Todos os que já estavam nela, receberam o título de proprietário, porém, tinha que residir e produzir na terra.

    A criação desta Lei transforma a situação na época porque garantiu os interesses dos grandes proprietários do Nordeste e do Sudeste que estavam iniciando a promissora produção do café. Definiu que: as terras ainda não ocupadas passavam a ser propriedade do Estado e só poderiam ser adquiridas através da compra nos leilões mediante pagamento à vista, e não mais através de posse, e quanto às terras já ocupadas, estas podiam ser regularizadas como propriedade privada.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Terras

     

    A partir do momento em que chegam ao Brasil os capitães-donatários, titulares das capitanias hereditárias, a distribuição de terras a sesmeiros (em Portugal era o nome dado ao funcionário real responsável pela distribuição de sesmarias, no Brasil, o sesmeiro era o titular da sesmaria) passa a ser uma prioridade, pois é a sesmaria que vai garantir a instalação da "plantation" açucareira na colônia.

    A principal função do sistema de sesmarias é estimular a produção e isso era patente no seu estatuto jurídico. Quando o titular da propriedade não iniciava a produção dentro dos prazos estabelecidos, seu direito de posse poderia ser cassado.

    O que singularizava a sesmaria do tradicional contrato enfitêutico era que, ao contrário da obrigatoriedade do pagamento de um foro, o que se exigia era o cultivo da terra num tempo determinado. Buscava-se, com isso, garantir o uso produtivo da terra e o sucesso do esforço de povoamento.

    O sistema sesmarial perdurou no Brasil até 17 de julho de 1822, quando a Resolução 76, atribuída a José Bonifácio de Andrade e Silva, pôs termo a este regime de apropriação de terras. A partir daí a posse passou a campear livremente no país, estendendo-se esta situação até a promulgação da lei de terras, que reconheceu as sesmarias antigas, ratificou formalmente o regime das posses, e instituiu a compra como a única forma de obtenção de terras.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sesmaria

  • Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, o país perdeu sua autonomia e iniciou-se o processo de grilagem. A partir de 1500 as terras brasileiras passaram ao domínio público do Reino de Portugal de modo que, quando começa a colonização portuguesa no Brasil com a constituição das capitanias hereditárias e concessões de Sesmarias, inicia-se o processo de formação da propriedade privada no Brasil. Aliado a política adotada de transferência de propriedade do domínio público para o privado, o período Sesmarial (1530 a 1850) caracterizou-se pela concessão de grandes extensões de terras aos pleiteadores de propriedades no novo território de colonização português.

    Fonte: http://www.ufjf.br/heera/files/2009/11/ESTRUTURA-FUNDI%C3%81RIA-ze-luispara-pdf.pdf

  • a lei de terras tirou o sistema de doação para venda. Antes o governo, sendo proprietário, doava conforme seu interesse, depois o governo vendia a terra, para quem pudesse comprar, quem tinha condição comprava, os pobres continuavam sem terra, sem nada.

  • Só poderia adquirir as terras através compra.

  • LEI DE TERRAS

    • Toda terra tem um dono: particular ou Estado;
    • Tirou a ideia de posse("cheguei primeiro, portanto ela é minha");
    • Só poderia adquiri-lá por: compra/ venda/ autorização do rei;
    • Terras Devolutas -> Posse do Estado("Ei vocês, Índios e escravos, querem ficar nessa terras? Então comprem")
    • Destaca-se nesse período a vinda de imigrantes pobre para trabalharem nas lavouras de café, sobretudo no Sudeste;

    RESUMO: Lei de Terras consolidou que a grande propriedade agrícola ficaria com poucas pessoas, e os demais, que não tinham nada, paciência...

  • um previlégio para os grandes proprietários , incentivando os camponeses a trabalhar para eles ...


ID
1425031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

A política de terras no Brasil e a existência da escravidão foram fatores favoráveis à imigração estrangeira.

Alternativas
Comentários

  • GABA: E

    É costume afirmar-se que o sistema de capitanias hereditárias fracassou no Brasil, diante da constatação de que apenas a Capitania de Pernambuco e a de São Vicente lograram alcançar relativa prosperidade nas décadas seguintes. Em ambas, havia prosperado a lavoura de cana-de-açúcar e, apesar dos problemas comuns às demais capitanias, os respectivos donatários, Duarte Coelho e os representantes de Martim Afonso de Sousa, conseguiram manter os seus colonos e estabelecer alianças com os indígenas.

    O insucesso das demais, certamente atrasou o desenvolvimento da terra. As dificuldades eram maiores do que os donatários podiam calcular. Muitos donatários nem chegaram a tomar posse das suas terras. Entre as causas para tal, relacionam-se:

    * a difícil a adaptação às condições climáticas e a um tipo de vida diferente do existente na Europa;

    * o alto custo do investimento, que não trazia um retorno imediato;

    * a falta de recursos humanos, por parte dos donatários, para desenvolver os lotes;

    * os ataques das tribos indígenas e de corsários estrangeiros, assim como as disputas internas e dificuldades na aplicação da Justiça;

    * a falta de comunicação e de articulação entre as diversas capitanias pelas enormes distâncias entre si, e entre elas e a metrópole;

    * a ausência de uma autoridade central (governo) que amparasse localmente as Capitanias, referente à economia, justiça e segurança.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitanias_do_Brasil

  • Não foi a existência, e sim o FIM da escravidão que foi fator favorável à imigração estrangeira.

  • A própria escravidão é definida como um sistema de imigração forçada... Só a cespe mesmo

  • Segundo historiadores, cerca de 4 milhões de escravos entraram no Brasil. Isso não seria um tipo de entrada de estrangeiros ?

  • A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. 

    O negro africano contribuiu para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornou-se, pela mestiçagem, parte inseparável de seu povo. 

    Após a abolição, em apenas dez anos (de 1890 a 1900) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888).

  • Na verdade, a demanda era alta e a mão de obra era insuficiente.

  • A política de terras foi algo NÃO favorável à imigração estrangeira.

    Antes os países colonizadores recebiam terras doadas da coroa de Portugal. Após a instauração da lei de terras, essas propriedades começaram a ser adquiridas pela compra-venda, ou seja, só podia ter terras quem pudesse comprar.

    Então, por óbvio, isso desmotivou alguns países estrangeiros de virem ao Brasil.

  • A IMIGRAÇÃO FOI PARA SUBSTITUIR O TRABALHO ESCRAVO, QUE COMEÇA A DECLINAR NO BRASIL.

  • SE EXISTISSE TRABALHO ESCRAVO NÃO EXITIRIA IMIGRANTES EURPOEUS NO BRASIL. FOI PRECISO ACABAR COM UM, PARA PERMITIR O INGRESSO DE OUTROS TRABALHADORES!!

  • Eu entendi o como sendo errada, na parte da EXISTÊNCIA DA ESCRAVIDÃO, pois teve uma INEXISTÊNCIA ESCRAVIDÃO, ou seja, abolição da escravidão foi um dos fatores para a IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA.

    GAB. ERRADO.

  • A política de terras , foi uma lei q proibia a aquisição de terras por meios não legais ( compra e herda-la), feita para q imigrantes e escravos não obterem terras do estado. Ademais, a escravidão não ajudou na vinda de imigrantes,uma vez que estimulava o trabalho compulsório.

  • Com a abolição da escravidão, os produtores tiveram que contratar mão de obra, ou seja, contribuiu para a imigração.

  • Abolição da escravidão > Necessidade de mão de obra > Imigrantes


ID
1425034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

A partir dos anos 50 do século passado, os países capitalistas desenvolvidos intensificaram o processo de industrialização da agricultura no mundo subdesenvolvido como parte da estratégia de revigoramento do capitalismo em âmbito mundial. Esse fato ficou conhecido como Revolução Verde.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. 

    A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países

  • GABA: C

    A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.[1] É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do uso intensivo de insumos industriais, mecanização e redução do custo de manejo.

    O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes geneticamente alteradas (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização, produção em massa de produtos homogêneos e diminuição do custo de manejo. Também é creditado, à Revolução Verde, o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na colheita, assim como no gerenciamento de produção.

    Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora a expressão "Revolução Verde" só tenha surgido na década de 1970. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados prometem, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária e a dependência de sementes modificadas; alterou significativamente a cultura dos pequenos proprietários; promoveu a devastação de florestas; contaminou o solo e as águas; e gerou problemas de saúde para agricultores e consumidores.

    Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção. No Brasil, passou-se a desenvolver tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em agências governamentais (como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e universidades. A partir da década de 1990, a disseminação destas tecnologias em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um surto de desenvolvimento agrícola, com o aumento da fronteira agrícola e a disseminação de culturas em que o país é atualmente recordista mundial de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, entre outros), atingindo recordes de exportação.

    O programa teve início em meados do século 20, quando o governo mexicano convidou a Fundação Rockefeller a fazer estudos sobre a fragilidade de sua agricultura. A partir daí, cientistas criaram novas variedades de milho e trigo de alta produtividade, que fizeram o México aumentar de forma vertiginosa sua produção. Essas sementes foram, em seguida, introduzidas e cultivadas em outros países, também com ótimos resultados. "O impacto social da revolução verde, na medida em que ajudou a erradicar a fome no mundo, fez com que Norman Ernest Borlaug, considerado o pai do movimento, ganhasse o Prêmio Nobel da Paz em 1970", diz o engenheiro agrônomo Fábio Faleiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).[2]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_verde

  • As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde.

  • Até concordo com a definição de revolução verde que os colegas colocaram e que houve capital estrangeiro financiando esse tipo de atividade no Brasil.  Mas a minha ponderação é quanto ao inicio desse investimento no Brasil a partir ds década de 50. Nesse período,  os principais países europeus capitalista ainda estavam se recuperando da segunda guerra mundial com a ajuda dos EUA e estavam em processo de perder todas as suas colonias na África e na Ásia.  Se a questao falasse década de 70.... eu concordaria. 

  • Está questão está incorreta. O Ano de início é 1970. O enunciado refere-se ao Brasil. Segundo o livro geografia em rede (autor: edison Adão e Laercio Furquiim jr,

  • Surgiu no contexto da Guerra Fria; Meados da década de 50 – EUA e ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos países desenvolvidos; Intenção dos EUA: Evitar o surgimento de focos de insatisfação popular por causa da fome.

    Apesar de o termo ter surgido apenas na década de 1950, a vontade de inovação e o programa surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial devido aos avanços e conhecimentos tecnológicos da época. Pesquisadores de países industrializados pretendiam aumentar a produção de alimentos, dizimando assim a fome nos países subdesenvolvidos através de um conjunto de tecnologias inovadoras.

    A introdução destas técnicas em países subdesenvolvidos provocou um aumento grotesco na produção agrícola. Brasil e a Índia, por exemplo, foram muito beneficiados com o programa.

    A Revolução Verde no Brasil aconteceu durante a ditadura militar – entre as décadas de 1960 e 1970 – e permitiu que o país desenvolvesse tecnologia própria em universidades, centros de pesquisa, agências governamentais e instituições privadas. Com as inovações houve um surto de desenvolvimento agrícola na década de 1990, transformando o país em um dos recordistas de produtividade e de exportação.

  • REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    _________

    Bons Estudos!


ID
1431658
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Principalmente a partir da II Guerra Mundial (1939-1945), o Brasil modernizou o processo produtivo da agricultura, com a incorporação de máquinas e implementos agrícolas, e também passou a usar adubos sintéticos e agrotóxicos em suas lavouras. Isso tornou o setor agrícola mais dependente dos setores urbano e industrial, que fornecem as máquinas e os produtos químicos que os produtores rurais utilizam.”
(Marafon, Glaucio José. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.)

Assinale a opção que indica uma das consequências do processo descrito no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito,fui de letra d,alguem poderia argumentar pq seria tal resposta...?

  • Nessa pergunta, devo concordar com a FGV.

    A modernização da agricultura fez com que houvesse uma grande concentração de monoculturas (soja, cana-de-açúcar, principalmente) e os latifúndios. Não houve redução de trabalhadores temporários, mas sim o aumento deles para o manejo das máquinas. Não houve fixação da fronteira agrícola, mas a expansão dela. E tampouco aumentaram as áreas de produção de alimentos, pois as agriculturas familiares são de menor número. Diminuição da erosão dos solos? Nem a pau.

    A

  • Tb fui de D. A explicação do colega não me convenceu. Se existem máquinas fazendo o serviço, menos empregados são necessários. Além do que, o enunciado por si só não justificaria a letra A como opção correta.

  • Não pode ser D, pois as agroexportadoras se interessam em trabalhadores temporários, pois não há obrigações trabalhistas.

  • Com o processo de modernização da agricultura, houve, conforme o próprio enunciado, a incorporação de máquinas, insumos agrícolas, sementes melhoradas, etc. Em resumo, a produção agrícola torna-se mais cara. Isso faz com o que os pequenos produtores não consigam manter-se em suas terras, forçando a saída desses do campo, seja pelo abandono da terra ou pela venda para grandes produtores, acentuando a concentração fundiária no campo. 

    A D está incorreta, pois ocorre exatamente o contrário: Os trabalhadores temporários aumentam de número, não diminuem, sobretudo nas monocultoras em grandes latifúndios.

  • Pessoal, Letra D nem pensar.

    Com a modernização no meio rural, cada vez menos há a necessuidade de trabalhadores efetivos. Acarreta no desemprego estrutural e há o aumento dos trabalhadores temporários, pra não precisar ter o vínculo empregatício.

    Mesmo sendo óbvio é a (A).

  • “Após a Segunda Guerra Mundial, a agricultura brasileira passou por profundas transformações que modificaram completamente a sua dinâmica. Esse processo, conhecido como ‘modernização da agricultura’, teve início na década de 1960, sendo caracterizada pela utilização de máquinas, de implementos agrícolas, de insumos químicos e do estabelecimento de novas relações sociais de produção, e que passaram a ser utilizados pelos países que apresentavam uma ‘agricultura tradicional’, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico seguindo um padrão internacionalizado.
    [...]
    Desta forma difundiu-se a modernização tecnológica da agricultura, apropriadamente chamada por Graziano da Silva (1982) de “modernização conservadora”, onde os agricultores foram motivados a mudar a maneira de produzir a fim de atender aos interesses do capital comercial e industrial.
    [...] 
    Segundo o autor, a modernização foi conservadora na medida em que ‘conservou’, as antigas estruturas de concentração de terras e de renda, ou seja, as bases das desigualdades sociais permaneceram inalteradas. Apesar do aumento das riquezas geradas pelas grandes safras, seus lucros permaneciam concentradas nas mãos dos grandes capitalistas.”

    (SOUZA, A.F.G & SANTOS, R.H. Cenários da agricultura moderna: expansão da fronteira agrícola para a região dos cerrados mineiro. Disponível em: , p. 5-6, acesso em 20/10/2016.)

  • Se o país modernizou o processo produtivo da agricultura, trouxe máquinas...no mínimo ele vai precisar de mais terras... aumentando a concentração fundiária, eu acho...

    marquei a letra A, por isso.

  • A mecanização do campos fez com que os pequenos agricultores não conseguissem se desenvolver, passando a vender suas terras para os latifundiários e grande concentração de monoculturas !! Houve aumento da concentração fundiária e o pessoal do campo migrou para as cidades em busca de emprego.

  • após o primeiro ponto final, deixou a alternativa correta um pouco vaga.

    o aumento de maquinário e de produção está relativamente ligada à revolução verde e à concentração fundiária.

    porem o conceito de dependencia entre o campo e area urbana não correlaciona com a concentração fundiária.

    mesmo assim ..... alternativa A

  • Desde a colonização portuguesa, a posse e o domínio das terras brasileiras foram concentrados em latifúndios espalhados pelo país. Tal situação é consequência do processo histórico de ocupação do território nacional, que teve sua base erguida no latifúndio monocultor e escravista.

    A D está errada porque o texto aborda o processo de mecanização do campo brasileiro, não estando relacionado assim com a utilização de mão de obra temporária. 

    LETRA A


ID
1448611
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao sistema produtivo da agricultura brasileira, analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O cultivo da cana-de-açúcar, em São Paulo e no Nordeste, utiliza técnicas modernas de cultivo.
( ) A ocupação do Centro-Oeste deu-se através de explorações que privilegiavam a grande propriedade.
( ) A alta taxa de urbanização do Centro-Oeste é decorrente da forma de ocupação do campo.
( ) O Nordeste, com os seus perímetros irrigados, conseguiu romper com as estruturas arcaicas de produção.

Alternativas
Comentários
  • Urbanização do centro oeste

    http://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm

  • Centro-Oeste é a segunda região mais urbanizada


ID
1473520
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro se caracteriza por uma vasta gama de usos agrícolas em função de sua sociodiversidade, que inclui as populações caiçaras, as geraizeiras, as ribeirinhas e as faxinalenses. São características dessas populações:

Alternativas
Comentários
  • As populações caiçaras, geraizeiras, ribeirinhas e faxinalenses são consideradas comunidades tradicionais. Estes grupos são culturalmente diferenciados por possuírem formas próprias de organização social, ocupando e usando o território e seus recursos naturais de forma sustentável para sua subsistência. Além disso, fazem uso de conhecimentos e práticas gerados e transmitidos pela tradição o que possibilita a sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.

    Gabarito: A

ID
1473526
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A observação do canavial fornece, numa primeira impressão, a imagem de um mar de cana, um todo homogêneo no qual se distribuem os trabalhadores. Essa visão se desfaz quando se analisa o processo de trabalho. Na medida em que se penetra no interior das relações de produção, descortina-se um universo submerso, pilar básico de uma estrutura de dominação.

(Adaptado de Maria Aparecida de Moraes Silva, Errantes do fim do século. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.)

A respeito das relações de trabalho nas fazendas de cana- de-açúcar em várias regiões do Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  As fazendas de cana-de açúcar concentram-se fortemente no estado de São Paulo, mas também se espalham pelo norte e oeste do Paraná e de Minas Gerais. Atualmente, um novo ciclo de aumento da produção, impulsionado pelas perspectivas dos biocombustíveis, provoca expansão da agroindústria canavieira rumo aos cerrados de Goiás e Mato Grosso do Sul. As plantações de cana-de açúcar continuam a marcar as paisagens da zona da Mata nordestina, mas a produtividade dessa área é muito inferior à do Centro Sul.

       No que se refere à questão:

    -> a letra A está incorreta. Apesar grande parte da colheita de cana ter se tornado mecanizada, o trabalhador fica com a pior área: onde a máquina não chega. Nesses moldes de produção, a exaustão física dos trabalhadores se torna uma forma de garantir um melhor salário. Essas condições degradantes permanecem pois, apesar da legislação de proteção ao trabalhador, as ações fiscalizadoras não são suficientemente efetivas.

    -> a letra B está incorreta, pois a força de trabalho nos canaviais ainda é de trabalhadores temporários sazonais na sua maioria.

    -> a letra C está incorreta, pois os trabalhadores ganham apenas pelo que produzem.

    -> a letra D está correta. O deslocamento desses trabalhadores migrantes é determinado pelo calendário agrícola e pela complementaridade entre o trabalho na terra e na cana. Os meses de entressafra da cana, dezembro a maio, época de pouco trabalho nos canaviais, coincide com o período das chuvas no Nordeste e com o trabalho de subsistência, nos roçados. Já a partir do segundo semestre, no nordeste, inicia-se a época da seca, inviabilizando o cultivo de subsistência, enquanto em São Paulo é período da safra da cana, onde aumenta a oferta de trabalho.




ID
1511884
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, nos últimos anos, vem mantendo uma ampla pauta de cooperação técnica com dois países sul- americanos: Bolívia e Paraguai. Em que áreas concentra-se essa cooperação?

Alternativas
Comentários
  • Pecuária e Agricultura.

  • incrível como qualquer coisa que verse sobre parceria entre o Brasil e países fronteiricos é só pensar em pecuária e agricultura


ID
1537537
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As alternativas apresentam inovações técnicas e organizações que, uma vez aplicadas à agricultura brasileira, concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra no período técnico-científico-informacional, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Pesticidas e fertilizantes não serão abandonados pois são tecnologias que melhoram a produtividade e resistência da produção agrícola.


ID
1550254
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura é uma das atividades básicas da humanidade e provavelmente foi responsável pela primeira grande transformação no espaço geográfico.

Com relação às formas de organização do espaço da produção agrícola, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Plantation- emprega métodos antigos de preparo de terra que acaba inutilizando-a, como por exemplo queimadas.

  • b) O desenvolvimento do capitalismo, no espaço rural latino-americano, aumentou a produtividade agrícola e revigorou a concentração de terras.

ID
1553323
Banca
ASSCONPP
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no planeta Terra dependem da água para sua sobrevivência. No Brasil o setor que mais consome água é:

Alternativas
Comentários
  • A cada 100 litros de água tratada produzidos no Brasil, 72 vão para o agronegócio. Isso significa dizer que 70% do abastecimento é endereçado à agricultura e à pecuária, segundo dados recentes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Bem atrás aparecem a indústria e a mineração com 12% do consumo, enquanto a população recebe só 4%.

     

    https://www.huffpostbrasil.com/2015/03/02/maior-consumidor-de-agua-no-brasil-setor-agricola-se-defende-e_a_21679984/

     

     

  • Interessante saber dessa informação.

  • Gabarito (B)

    Os maiores consumidores de água em ordem decrescente: agricultura, industria e consumo urbano.

    Bons estudos!


ID
1562596
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.


Seca se espalha também no Noroeste de Minas


“[...] As chuvas, que irrigavam a terra durante um período de seis meses no passado, já não gotejam por mais do que quatro meses. Nascentes morreram, córregos se tornaram intermitentes e a escassez de água seguiu seu curso atingindo os meios rural e urbano. Mas o cenário não fica no semiárido Norte de Minas, onde a seca já é parte da vida do sertanejo. Por incrível que pareça, o terreno estéril pertence ao Noroeste, região ainda considerada um dos celeiros do estado, por ser a maior produtora de grãos de Minas.”


(Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/09/15/interna_gerais,449147/seca‐se‐espalha‐tambem‐no‐noroeste‐de‐minas.shtml. Acesso em: 29/07/2014.)


Uma das causas da seca, relatada nesse texto, está relacionada a uma interferência antrópica que é

Alternativas
Comentários
  • O termo antropização é normalmente usado como a consequencia causada por qualquer atividades humanas que geralmente agridem ou altere as características naturais de um ecossistema. 
    Deste modo Interferência antropica, pode ser qualquer interferencia no meio causada por alguma atividade humana.

  • Aos não assinantes, gabarito (A).

    Bons estudos!


ID
1565185
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As chamadas cidades do agronegócio no Brasil são cidades:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C
    (A) As cidades mais antigas e com características comerciais promoveram a urbanização e atenderam as necessidades de seus habitantes.
    (B) As cidades que se caracterizam na função do agronegócio são de porte médio e pequeno.
    (C) Item correto
    (D) As cidades do agronegócio atendem diretamente os interesses comerciais do campo e formaram-se a partir de povoados ou cidades antigas.
    (E) Algumas cidades podem apresentar boa qualidade de vida para sua população, mas isso não acontece no geral.

  • Os núcleos urbanos surgidos ou adaptados à demanda do campo moderno são denominados, por Elias (2007, p.120), de “cidades do agronegócio”. Estas, segundo a autora, são aquelas “cujas funções de atendimento às demandas do agronegócio globalizado são hegemônicas sobre as demais funções”.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: http://agbpp.dominiotemporario.com/doc/33A-2.pdf

  • (A) Errada. Não há relação com as antigas cidades comerciais, estas, em sua maioria, são as zonas mais urbanizadas da

    atualidade.

    (B) Errada. As cidades do agronegócio são de porte médio e pequeno

    (C) Certa. As cidades do agronegócio se formam com o avanço da fronteira agrícola, se especializando no atendimento das

    demandas necessárias para manutenção do sistema empresarial agrícola. É muito importante não associarem

    desenvolvimento agrícola com grandes metrópoles.

    (D) Errada. Formaram-se a partir de povoados e não de grandes fazendas

    (E) Errada. A boa qualidade de vida nessas cidades não é uma regra geral


ID
1586068
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As sociedades humanas, por toda sua existência, sempre retiraram do meio natural os recursos necessários para sua sobrevivência. Portanto, o impacto de suas atividades acompanhou o desenvolvimento da capacidade técnica de cada organização social. Com relação à interação sociedade-natureza, ao longo da história da humanidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gente, fiquei na duvida, a letra C fala de tecnicas de plantio desenvolvidas pela sociedade humana, mas interpretei como tecnicas simples como rotacao de culturas por exemplo. Revolucao agricola foi algo mto mais avancado das decadas de 60 e 70 no Brasil. Ajuda luciano

  • Gabarito : C, porém, revolução = mudança, não tem como revolucionar algo que não existe, revolução agrícola = revolução da agricultura, cultura de plantar, as técnicas de plantio deram início a agricultura....

  • A primeira revolução agrícola ocorreu aproximadamente 10 mil anos a.C., no período neolítico. Durante esse período o ser humano começou a migrar do sistema de caça e coleta para a agricultura, momento em que comunidades nômades decidiram se estabelecer em regiões férteis às marges de rios para cultivar as plantas que conheciam, além de domesticarem os primeiros animais.

    Já a segunda revolução agrícola ocorreu no século XVIII, iniciada na Grã-Bretanha e levada em seguida para as suas colônias na América e Ásia, essa propiciou os avanços tecnológicos em massa no sistema agrícola o que levou a grande melhoria na produção de alimentos.


ID
1601044
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Centro-Oeste, na BR-163, uma das principais fronteiras consolidadas da agricultura moderna no estado de Mato Grosso, particularmente na área por nós denominada de área concentrada da soja, representada por Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Nova Ubiratã e Diamantino, vem-se instalando recentemente uma nova cadeia produtiva, a de carnes. A base do novo front é constituída por cadeias identificadas com produtos agrícolas específicos, como a soja e o milho.

BERNARDES, J. O novo tempo do capital no cerrado: a criação de novos territórios produtivos. In: Bernardes, J. e Aracri, L. (Org.). Espaço e circuitos produtivos. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2010, p.16. Adaptado.

Na base desse novo front, a cadeia produtiva mencionada é identificada também pelo cultivo agrícola de

Alternativas
Comentários
  • D

    O açaí é uma cultura da Região Norte. O café faz parte da agricultura de SP e MG. O dendê é da região Nordeste, e a erva-mate é da Região Sul. Logo, o MT também possui algodão além da soja e do milho.

  • Algodão está se consolidando também no sul do Piauí, região próxima ao que é considerada a "última" fronteira agrícola do Brasil: MAPITOBA.

  • Conhecido como o celeiro do Brasil, o Centro-Oeste se tornou um dos mais importantes produtores agrícolas do país, destacando-se, dentre as suas atividades, a produção de:

    ALGODÃO (a maior do país);

    SOJA (a maior do país);

    MILHO (a maior do país); e

    Arroz.

    O Centro-Oeste tornou-se também o principal criador de gado bovino.

    Resposta: D


ID
1605364
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto.

A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; [...] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.

(Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003.)

O texto faz referência a

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra C. Porque veja, o próprio texto faz menções a essas cidades.

    "A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; [...] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno."

    (Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003.)

    O texto traz a ideia do avanço da urbanização, do crescimento do setor secundário (agroindústrias) e terciário ( serviços e comércios), coisas que estão diretamente ligas ao agronegócio, situação muito visível nas cidades médias das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e agora subindo para o Nordeste.


ID
1607293
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere o texto sobre a produção agrícola e os itens que seguem.


Os estudos sobre o sistema de produção agrícola envolvem a análise de aspectos naturais e de fatores socioeconômicos, tais como os apresentados, respectivamente, em:


1. estrutura fundiária – perfil do solo


2. relações de trabalho – perfil geomorfológico


3. condições climáticas – capitalização


4. perfil étnico – estrutura etária


5. perfil higrométrico – aporte tecnológico


Estão corretos, na ordem em que se apresentam, apenas os itens

Alternativas

ID
1622725
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agropecuária brasileira vem passando por profundas transformações ao longo das últimas décadas. Sobre essas transformações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O agronegócio influencia decisivamente na balança comercial brasileira e pode ser entendido como um sistema que integra diferentes atividades econômicas, tais como agricultores, fabricantes de máquinas, implementos e insumos agrícolas, transformadores da produção agropecuária, bancos, Estado, comerciantes, distribuidores, transportadores, armazenadores e outros.

( ) A pluriatividade é uma característica da agricultura familiar e ocorre quando os agricultores, ocupados com atividades estritamente agrícolas, passam a desenvolver outras atividades como estratégia de complementação de renda mediante a venda da força de trabalho familiar, da prestação de serviços, ou de iniciativas internas à propriedade, como turismo rural, artesanato, diversificação na produção e pequenos beneficiamentos de seus produtos.

( ) A forma patronal de produção que remete a ações arcaicas a fim de retirar a renda da terra, foi substituída pelo campesinato em meados dos anos 80 do século XX e é caracterizada pela presença de complexos agroindustriais que utilizam transgênicos e biotecnologia.

( ) Os agricultores familiares são assim considerados por contratar trabalhadores, temporários ou permanentes, pela posse de áreas maiores que 10 módulos fiscais e pela própria estabilidade econômica, em que a renda obtida pelo superávit das exportações é a principal estratégia de reprodução da unidade produtiva.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • acertiva c


ID
1622743
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as relações de trabalho no campo brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • o ciclo da cana-de-açúcar, pois abria a possibilidade das relações assalariadas de produção = Escravidão

    GAB: A

  • a)   O trabalho que predominou durante o ciclo da cana-de-açúcar não privilegiava as relações formalizadas (assalariadas). ITEM INCORRETO.

    b)  O grande produtor rural, durante o período colonial, utilizava-se da mão-de-obra escrava para cultivar suas lavouras. O pequeno produtor que não tinha condições de comprar escravos, por outro lado, desenvolvia o trabalho camponês. ITEM CORRETO.

    c)   O café começou a se desenvolver no Brasil justamente no período de transição entre o fim da escravatura e o começo da utilização maciça de mão-de-obra livre. Principalmente no Sudeste e no Sul, em substituição à mão-de-obra escrava, o café era cultivado por meio do colonato, em que os colonos responsáveis diretamente pela produção entregam parte desta para o proprietário da terra. ITEM CORRETO.

    d)  Representa esse tipo de relação, por exemplo, o meeiro, que fica com metade da produção e passa a outra metade para o proprietário do terreno. ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • a)   O trabalho que predominou durante o ciclo da cana-de-açúcar não privilegiava as relações formalizadas (assalariadas). ITEM INCORRETO.

    b)  O grande produtor rural, durante o período colonial, utilizava-se da mão-de-obra escrava para cultivar suas lavouras. O pequeno produtor que não tinha condições de comprar escravos, por outro lado, desenvolvia o trabalho camponês. ITEM CORRETO.

    c)   O café começou a se desenvolver no Brasil justamente no período de transição entre o fim da escravatura e o começo da utilização maciça de mão-de-obra livre. Principalmente no Sudeste e no Sul, em substituição à mão-de-obra escrava, o café era cultivado por meio do colonato, em que os colonos responsáveis diretamente pela produção entregam parte desta para o proprietário da terra. ITEM CORRETO.

    d)  Representa esse tipo de relação, por exemplo, o meeiro, que fica com metade da produção e passa a outra metade para o proprietário do terreno. ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • Os caras comentam o óbvio! Pelo amor de Deus, hein?!

  • Marquei letra A, mas gostaria de saber a justificativa da questão. Pelo que lembro a forma de pagamento era com itens para a propria subsistencia e o trabalhador acabava ref

    em da divida.. uma semi-escravidão.


ID
1626937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

Os investimentos em infraestrutura no território brasileiro, incluindo energia elétrica e transportes, mediante privatizações, concessões de serviços públicos a empresas privadas e parcerias público-privadas, estão se tornando, gradativamente, um problema para o governo federal em razão do desinteresse de grandes empresas nesse tipo de negócio.

Alternativas
Comentários
  • massa...


  • Notícia de abril de 2016

    3 Onda de investimentos da China - visando principalmente infraestrutura e energia. Os setores mais estrategicos para os chineses sao: ferrovias, energia  e industria automobilistica 

    http://oglobo.globo.com/economia/pais-asiatico-planeja-investir-mais-no-setor-de-infraestrutura-no-brasil-15854585

  • Desinteresse? As empresas internacoinais estão interessadissímas nas privatizações brasileiras!!

  • Letícia Almeida,

     

    cuidado na leitura da afirmativa, ela não fala nada sobre as empresas não terem interesse em que o Governo melhore a infraestrutura. O que ela afirma é que não haveria interesse das grandes empresas em fazer investimentos em infraestrutura: através de privatizações (de empresas estatais), concessões, ou PPPs. Isto poderia ser verdade porque investimentos na área de infraestrutura costumam demandar grandes volumes de capitais e ter retornos demorados (as vezes 30 anos ou mais).

     

    Nos anos 90 por exemplo, quando o Brasil fez um número significativo de privatizações e concessões no governo FHC, a maioria das empresas brasileiras (mesmo as consideradas grandes), não tinham capital suficiente e nem acesso a crédito para adquirir as empresas ou concessões. Por esse motivo, muitas empresas que tinham interesse entraram em consórcios para realizar estas aquisições, sendo que estes consórcios, naquele momento, eram geralmente lideradas por empresas estrangeiras.

     

    Mas a afirmativa esta errada justamente porque não exite desinteresse das grandes empresas em realizar estes investimentos e, mesmo havendo limitações de capital em alguns momentos, existem estas alternativas de consórcios de empresas e, mais recentemente, também um maior acesso a crédito aqui no Brasil através de Bancos de investimento.

     

    Bons estudos!

  • Questão Errada. 

  • Rodrigo Collet, 

    Mais ou menos, uma vez que uma empresa, quando vence uma licitação ou concorrência, paga um valor módico para iniciar o negócio, e o grosso do investimento é financiado pelo BANDES a juros muito camaradas.

  • As empresas na verdade querem investir no Brasil, e o Estado limita. O principal problema do Brasil é o tamanho do Estado. Em qualquer lugar que o Estado coloca a mão, o sistema desanda.

    O Estado tem que ser mínimo.

  • O Estado tem que ser “mínimo”, mas o Alan Costa está aqui se “matando de estudar” para fazer parte do “Estado grandão e malvadão”. Se a iniciativa privada fosse tão boa com os seus empregados, provavelmente vocênão estaria aqui..... Se orienta!
  • O sucesso dos leilões de portos, aeroportos e ferrovias realizados pelo atual governo provam o interesse da iniciativa privada em investir no país, o que contradiz a questão.

  • Não há desinteresse das grandes empresas no processo de concessão de serviços públicos. Pelo contrário, sempre observamos no noticiário que muito se fala que o setor privado pede por uma aceleração nos processos de privatização de serviços públicos do país.

    Resposta: Errado

  • Não vejo a hora da privatização dos correios. A ineficiência dessa empresa é surpreende a cada dia. Além disso, existem várias e várias interessadas, dentre elas a maioria é referência na área.

  • Dois fatos aqui sobre os correios pra galera do "raio privatizador"

    Acho válido pesquisar sobre as tentativas de privatização em alguns países da Europa e ver que hoje há um fluxo de estatização (inclusive com o Estado comprando empresas de outros Estados)

  • Ao meu ver atualmente, com a questão do covid-19 e a desvalorização da moeda brasileira, essa questão estaria correta.

  • Essa questão atualmente (2021) estaria correta. Em 2015 a crise brasileira ainda engatinhava e a desvalorização do real não era tão sentida como hoje. Basta olhar os investimentos do governo federal para as obras de infraestrutura nas rodovias brasileiras, inclusive com a utilização de mão de obra do exército.

  • Acredito que atualmente a questão estaria correta, mas dizer que as grandes empresas não tem interesse gera dúvidas.

    Conforme essa reportagem, alguns especialistas não indicam investir no setor.

    https://www.infomoney.com.br/stock-pickers/as-oportunidades-do-setor-mais-defensivo-da-bolsa-energia-eletrica-e-saneamento/

  • questão - Os investimentos em infraestrutura no território brasileiro, incluindo energia elétrica e transportes, mediante privatizações, concessões de serviços públicos a empresas privadas e parcerias público-privadas, estão se tornando, gradativamente, um problema (erro) para o governo federal em razão do desinteresse de grandes empresas nesse tipo de negócio.

    Não seria problema, mas, sim, solução.

    FHC - LULA - DILMA - BOLSONARO, esse ultimo então nem se fala!

    Todos foram e ainda são adeptos das privatizações.

    FHC e LULA, foram mais contidos, já do governo Dilma pra cá, as privatizações tem se tornado mais paltadas ná dinamica política.

    Todavia, realmente, no senário atual, as empresas privadas e parcerias público-privadas não tem demostrado mais interesse frente a instabilide de governabilidade que enfrentamos.

    Resumindo, a questão está erradissíma, pois não faltaria empresas ou grupos interessados nas privatizações.

    Hoje, nos dias atuais (MAR/2021) A referida questão estaria CORRETISSÍMA. (Infelizmente)

  • Pode-se dizer que em alguns setores existe sim certo desinteresse e o governo sofre com isso... Por exemplo, que empresa não irá querer a concessão da rodovia imigrantes de SP? Isso é diferente da concessão de uma rodovia no interior de Minas Gerais, com baixo fluxo de veículos ... ( não é viável para a empresa)...

  • COLOQUEM O GABARITO PRA QUEM NÃO PODE VER A RESPOSTA PORR@ !

    GABARITO ERRADO PARA NÃO ASSINANTES.

  • O GRANDE PROBLEMA DESSA ÉPOCA FOI A (CORRUPÇÃO) ESPERO QUE O BRASIL COMEÇE A ANDAR DAQUI PRA FRENTE.


ID
1626940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

As grandes distâncias entre as áreas produtoras de alimentos e os centros de industrialização, consumo, produção e portos, além de envolverem implicações de ordem local (ambiental, econômica, social, política), repercutem na escala nacional de uso do território brasileiro, dada a existência de fluxos de grande volume e baixo valor agregado entre regiões desprovidas de condições logísticas capazes de fazer frente às quantidades produzidas em larga escala.

Alternativas
Comentários
  • Complementando o comentário do @instudando, vale lembrar a péssima distribuição e organização da malha de transportes no Brasil, com baixíssima quantidade de vias férreas (o que tornaria o transporte das mercadorias muito mais barato, principalmente o de commodities) e o imenso número de rodovias, que por si só já seria suficiente para aumentar o custo, mas como se não fosse suficiente, o seu péssimo estado de conservação faz com que grande parte das mercadorias seja perdida no trajeto (grãos que acabam caindo dos caminhões devido à trepidação das estradas esburacadas).

  • Complementando o comentário do nossa colega Vinicius, não só as linhas férreas, como também a cabotagem: Também chamado de “Transporte Costeiro”, esse tipo de transporte é doméstico, posto que é realizado somente entre os portos do território nacional junto a outras formas de transporte obtendo a famosa MULTIMODALIDADE de cargas, o que gera economia e mais eficiência no transporte. Brasil tem muuuitos rios navegáveis, bem como uma extensa costa que poderia facilitar a aplicação dessa modalidade, no entanto, há forte presença politica e industrial que não deixam a aplicação dessas modalidade, o que atrasa o desenvolvimento e encarece os produtos.. Brasil sendo Brasil..

  • Gabarito: CORRETO

    A questão está correta, já que o Brasil, um país de dimensões continentais, carece de uma infraestrutura logística que possibilite o transporte, armazenamento e distribuição do que é produzido em todas as regiões de forma eficiente

    Outro fator que contribui em muito para o encarecimento das produções brasileiras é o meio de transporte preferencialmente utilizado, que é o rodoviário. O transporte rodoviário é mais eficiente para o transporte de produtos com alto valor agregado, ou seja, produtos que envolvem tecnologia avançada, uma vez que o custo de manutenção dos caminhões e das rodoviais é alto. Porém, no Brasil, produtos de baixo valor agregado como os gêneros alimentícios ainda são comumente transportados a longas distâncias por meio de transporte rodoviário, pois muitos centros de produção alimentícia encontram-se longe dos maiores mercados consumidores e não existe no país opções viáveis por meio de hidrovias e ferrovias, as quais não foram contempladas pelas políticas públicas das últimas décadas. Além de que ainda há o problema em várias regiões brasileiras da falta de condições logísticas para armazenar grandes quantidades de produtos, os quais muitas vezes acabam perecendo e sendo desperdiçados.

    TECCONCURSOS

  • Espero que o cenário do Brasil mude... POR MAIS FERROVIAS.

  • Ano: 2017 Banca:  CESPE Órgão: SEDF  Prova: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

    Considerando esse texto, julgue o item a seguir. 

    Em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor, representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional.

    Alternativas

    Certo

    Errado

    GAB: ERRADO

    Em relação ao Brasil, falar baixo valor agregado é CORRETO. Falar SEM VALOR AGREGADO é ERRADO


ID
1626943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

O atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, cabendo tanto à iniciativa privada quanto ao poder público as ações de planejamento e execução de obras para escoamento da produção, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • GABA: C

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Parceria_p%C3%BAblico-privada

    Parceria público-privada é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída. Em contrapartida há uma remuneração periódica paga pelo Estado e vinculada ao seu desempenho no período de referência. Alguns exemplos de obras realizada por PPPs são vagas prisionais, leitos hospitalares, energia elétrica, autoestrada dentre outras.

    Os últimos anos têm sido marcados por um aumento da colaboração entre setor público e o privado para o desenvolvimento e operação de infraestruturas para um leque alargado de atividades econômicas. Assim os acordos das parcerias público-privadas (PPP) são guiados por limitações dos fundos públicos para cobrir os investimentos necessários, mas também dos esforços para aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos.

    As quatro principais regras para o setor privado num esquema de PPP, são:

    Providenciar capital adicional;

    Fornecer capacidades alternativas de gestão e implementação;

    Acrescentar valor ao consumidor e ao público em geral;

    Melhorar a identificação das necessidades e a otimização dos recursos;

  • Quem sabe o mínimo de direito administrativo erra fácil uma questão dessa, como eu. REGULAÇÃO quem faz é o Poder Público, e cabe à iniciativa privada obedecer.

  • Ferrogrão.

  • Maurício Coutinho,

    acho que aqui, exatamente por não se tratar da matéria de Direito Administrativo, regulação tem que ser vista na sua concepção mais ampla. Regular oferta e demanda, por exemplo.

    Falando específicamente de infraestrutura (tópico da questão), empresas privadas que realizaram grandes obras de infraestrutura ou adquiriram-nas do estado em privatizações tem sim o poder de regular a oferta dos serviços ligados a esta infraestrutura, por exemplo.

    Bons estudos!

  • As obras de infraestrutura no Brasil são feitas pelo governo, pelo setor privado ou por meio de parceria do setor privado com o governo.

    Ou seja, o atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, cabendo tanto à iniciativa privada quanto ao poder público as ações de planejamento e execução de obras de transporte.

    Resposta: Certo

  • O atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, no sentido de influenciar o mercado, abstraindo-se do termo regulação a atuação meramente normativa.

  • Ao fazer uma prova de geografia, pense como um geógrafo!

  • Um exemplo aqui em São Luis - MA é construção de um porto (Porto São Luís) com investimento de empresários chineses e brasileiros. Esse investimento tem o objetivo de exportar toneladas de grãos, fertilizantes e cargas gerais do Brasil para o mundo.

  • Um exemplo prático:

    "A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu neste mês a ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica de um trecho de 2,3 quilômetros da estrada que liga o Projeto Público de Irrigação Ceraíma ao distrito de Morrinhos, ambos no município de Guanambi (BA).

    A pavimentação facilitará o escoamento da produção agrícola, além de valorizar as propriedades rurais próximas à estrada, e dará rapidez e qualidade ao fluxo de veículos"

    https://www.codevasf.gov.br/noticias/2021/codevasf-autoriza-inicio-da-pavimentacao-asfaltica-da-estrada-que-liga-o-projeto-ceraima-ao-distrito-de-morrinhos-em-guanambi-ba

  • É so lembrar galera da Terceirização 


ID
1626946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos que, na visão política nacional, são destinados a superar as deficiências em transporte, conferir competitividade e promover o crescimento sustentável do país, a partir do investimento estatal no setor de logística, considerado área estratégica de segurança nacional.

Alternativas
Comentários
  • Desculpe a ingenuidade....

    .....mas na minha humilde opinião, logística e segurança nacional possuem uma profunda relação!

    http://www.defesa.gov.br/arquivos/File/legislacao/emcfa/publicacoes/dbmn_doutrinabasicademobilizacaonacional.pdf

     

     

     

  • Logística e segurança nacional tem itensa correlação. 

    Se vc tem uma fronteira porosa, por exemplo, com uma logística mal estruturada e bem permeável a circulação de pessoas, automóveis, acaba por comprometer a segurança nacional, na medidade em que se torna possível a entrada de drogas, armas, criminosos, dentre outros malefícios para a salvaguarda da sociedade e do Estado brasileiro. Portanto, incorreta a avaliação do nosso amigo. 

    Denominam-se demandas corporativas (empresas) os investimentos públicos que, na visão política nacional, são destinados a superar as deficiências em transporte, conferir competitividade e promover o crescimento sustentável do país, a partir do investimento estatal no setor de logística, considerado área estratégica de segurança nacional.

    É evidente que o erro está em demandas corporativas, que não se traduzem em investimentos públicos, mas sim de empresas.

     

  • Creio que o erra da questão está no termo demanda corporativa. O exposto na questão não é demanda corporativa; é política de estado, não há quem não defenda esse tipo de investimento, mesmo em diferentes medidas. No que tange a abordagem de logística e segurança nacional, obviamente, estão relativamente ligadas.

  • ERRO: Demanda corporativa é termo próprio à iniciativa privada.

     

     

    Fonte: http://geografiacacd.blogspot.com.br/

  • Demandas cooporativas (empresariais) podem levar à investimento público do Estado em logística. Sem necessariamente haver um PPP específico pra o projeto logístico em si. Por exemplo, a iniciativa privada apresenta um projeto de um pólo industrial para uma determinada região para qual não há condições logísticas técnicas adequadas para entrada de insumos e/ou saídas de produtos acabados. Mas o investimento privado a ser relaizado, a quantidade de empregos gerados e impostos arrecadados levam ao Estado a ponderar a construçào da estradas para atender ao empreendimento. Se isso é legalmente adequado não sei. Mas acontece. 

    Agora, demandas coorporativas atendem interesses cooporativos. Não necessariamente (para não dizer, raramente) estão associados aos interesses se segurança nacional. Mas meramente ao interesse do próprio capital. Por isso marquei como errada a questão.

    Mais sobre o assunto: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-283.htm

  • O cara quer pagar de gatão e fala uma baita bobagem! Vai ver que logística não tem nada a ver com segurança nacional mesmo @intudando.

     

    Será que é por não ter relação que a lei 6.634 obriga que obras de infra estrutura logística na faixa de fronteira tenham autorização do Conselho de Segurança Nacional????

     

    Lei 6.634/79:

    Art. 2º. - Salvo com o assentimento prévio do Conselho de Segurança Nacional, será vedada, na Faixa de Fronteira, a prática dos atos referentes a:

    II - Construção de pontes, estradas internacionais e campos de pouso;

  • Acho que a explicação do Thiago é mais adequada

    No contexto da questão, não existe mesmo relação entre segurança e logística.

    Sobre o questionamento da galera sobre o termo "demanda corporativa, eu entendo o seguinte:

     

    demanda

    substantivo feminino

    1.manifestação de um desejo, pedido ou exigência; solicitação.

    Demanda significa exigência. Então, a necessidade de investimento em infraestrutura para escoar produção, por exemplo, não pode caracterizar demanda corporativa?

     

  • Rodrigo Collet, o comentário do Tiago Melo não está infundado não, ao contrário, está correto. Veja:

    "O Ministério da Defesa incentivará, junto às esferas do Governo federal, a ampliação e a compatibilização da infraestrutura logística terrestre, portuária, aquaviária, aeroespacial, aeroportuária e de telemática, visando os interesses da defesa".

    POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA & ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, pag 133

    Ao meu ver, o motivo do erro está no seguinte elemento: "Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos"

    Demandas corporativas não provêm de investimentos públicos, vêm de iniciativas privadas.

    Muito boa a questão, haja vista o cargo concorrido no certame.

  • tiago iludido,


    Demandas cooporativas (empresariais) podem levar à investimento público do Estado em logística. Sem necessariamente haver um PPP específico pra o projeto logístico em si. Por exemplo, a iniciativa privada apresenta um projeto de um pólo industrial para uma determinada região para qual não há condições logísticas técnicas adequadas para entrada de insumos e/ou saídas de produtos acabados. Mas o investimento privado a ser relaizado, a quantidade de empregos gerados e impostos arrecadados levam ao Estado a ponderar a construçào da estradas para atender ao empreendimento. Se isso é legalmente adequado não sei. Mas acontece. acontece o oposto

  • ERRADA

    demandas "corporativas" é termo próprio da iniciativa privada.

  • ERRO

    Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos.

  • DEMANDA CORPORATIVA = INICIATIVA PRIVADA

  • Erro:: demanda corporativa é termo próprio à iniciativa privada.

    FONTE: livro "Geografia I: epistemologia, política e meio ambiente". Autor: washington Ramos dos Santos Junior

  • "A noção de demandas corporativas apresentada prevê investimentos não apenas a partir do setor estatal, mas também privados, conforme se verifica na definição de Ricardo Castillo na página 40 do artigo "Agronegócio e logística em áreas do Cerrado: expressão da agricultura científica globalizada", publicado na Revista da ANPEGE. v. 3, p. 33-43, 2007 e que é muito próxima do texto proposto pelo item. Para além disso, o final que sugere uma posição da logística em uma estratégia de segurança nacional também não define de maneira adequada como tem ocorrido o planejamento especialmente após a redemocratização." (COMO PASSAR - Concursos da Diplomacia e Chancelaria - 1600 questões comentadas)

  • a segurança ai não é só publica não, é todo tipo de segurança, inclusive a jurídica. hehehe

  • DEMANDA CORPORATIVA = INICIATIVA PRIVADA

  • Investimento público para conferir competitividade no âmbito privado? Posso estar enganado, mas enxerguei uma violação ao princípio da livre concorrência.

  • No universo corporativo, demanda é tudo aquilo que deve ser atendido pela empresa, e a sua gestão implica planejar e administrar todo o trabalho e as atividades exigidas por ela. Se realizado de forma sistêmica, a gestão de demandas possibilita o bom atendimento aos clientes e o total controle das tarefas a ser realizadas.

    • O mercado, sob o domínio da Geografia do meio técnico-científico-informacional, contém e é dominado pelos interesses e estratégias corporativas das grandes empresas globais e pelo papel, muitas vezes subalterno, dos governos. Por conseguinte, as empresas concorrem pela globalização do território movidas pela ação de diferentes capitais no mundo do dinheiro, das finanças e da economia informacional.
    • Assim, em vários países a entrada de companhias privadas ficou condicionada a investimentos nas redes de infraestrutura, visando à sua ampliação ou modernização.
    • Estados e municípios fazem concessões a indústrias com capacidade multiplicadora que pretendam se instalar em seus territórios, como isenções fiscais, oferta de terrenos para instalação da empresa e infraestrutura básica. Os governos fazem essas concessões visando a aumentar a geração de empregos e a arrecadação de impostos, dentre outros benefícios.
    • As companhias usam o território corporativamente, a partir da regulação do Estado e de múltiplos investimentos, em diversas áreas.
    • Com isso, a realidade é que o território foi preparado técnica e normativamente para ser instrumento de emissão e recepção das demandas da globalização e da internacionalização, em um capitalismo voltado para atender, especialmente, o poder corporativo e também as formas não solidárias de competição territorial e de amparo das estruturas de comando das classes hegemônicas.
    • Os territórios são hoje alvo da estratégia de grupos empresariais, da regulação estatal, do telecomando em comunicação com as grandes engrenagens que mantêm o sistema capitalista em ação, por meio do poder do controle remoto corporativo dos territórios e das instituições globalmente.

    (Fonte de consulta: DA SILVA, Paulo Fernando Jurado,  "Expressão geográfica do uso corporativo do território pelas empresas de telecomunicação", Scielo; SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos, "Geografia Geral e do Brasil", Ed. Ática, 2018, vol. único)


ID
1640455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à interpretação de imagens aéreas e de satélite, julgue o próximo item.

Uma área agrícola com sistema de irrigação por pivô central que apresenta tonalidade muito clara em uma fotografia aérea pancromática provavelmente estava sendo irrigada durante o sobrevoo.

Alternativas
Comentários
  • errada, provavelmente desmatada. 

  • Gelza, creio ter havido um equívoco em sua interpretação. A questão faz relação à irrigação e coloração de vegetação, a cor clara em sobrevôo quer dizer seca. Se fosse satélite, você provavelmente estaria certa. Em sobrevôo você também detecta desmatamento, mas comparando com a densidade da vegetação local. 
     

  • Imagens pancromáticas da superfície da Terra são produzidas por alguns satélites modernos. Esse tipo de imagem é extremamente útil, pois geralmente possui muito maior resolução espacial do que imagens multiespectrais feitas pelos mesmos satélites. 


    OBS: acredito que a gelza está certa.

  • quem agoa o quintal na seca do nordeste não erra essa nunca.

  • Pivô Central: Nesse sistema uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa que em seu centro recebe uma tubulação e por meio de um raio que gira em todo a área circular, a água é aspergida por cima da plantação.

  • É só lembrar dos mapas de calor:

    Vermelho - há "algo" ali.

    Amarelo/fraco - quase não há nada


ID
1645420
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O pequeno lavrador, segundo lei federal de 2006, é aquele que, residindo na zona rural, detenha a posse de gleba rural não superior a 50 (cinquenta) hectares, explorando-a mediante o trabalho pessoal e de sua família, admitida a ajuda eventual de terceiros.

Sobre o pequeno lavrador brasileiro é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As propriedades rurais brasileiras de pequeno e médio porte são compostas por grande parte dos agricultores do país, geralmente são trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca tecnologia e mão de obra familiar.

    Ocasionalmente essas propriedades são desprovidas de aplicação de técnicas, tecnologias e conhecimentos, diante disso, sua produção agropecuária e agrícola é de baixa produtividade. Essa configuração rural encontra-se nessas condições em virtude da falta de incentivo por parte do governo, que não oferece linhas de crédito com facilidades para pagar, amparo técnico e subsídio.

    Mesmo com as adversidades, esses produtores respondem por grande parte dos alimentos dispostos no mercado interno, boa parte dos alimentos da mesa dos brasileiros é oriunda dos pequenos agricultores.

    http://brasilescola.uol.com.br/brasil/importancia-dos-pequenos-produtores-no-brasil.htm

     


ID
1645939
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As sociedades humanas, por toda sua existência, sempre retiraram do meio natural os recursos necessários para sua sobrevivência. Portanto, o impacto de suas atividades acompanhou o desenvolvimento da capacidade técnica de cada organização social. Com relação à interação sociedade-natureza, ao longo da história da humanidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX... (https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Hidrografia/content3_6.php)

  • A agricultura é uma técnica milenar na nossa história, o homem transformou o espaço agrário ao decorrer do tempo com suas inovações para atender suas necessidades, a partir do momento que o lucro passou a ser prioridade, os avanços foram maiores , especialmente com a Revolução Verde , um marco para as técnicas agrícolas.

    LETRA C

    APMBB

  • A) O maior impacto da sociedade primitiva, formada por poucos indivíduos, foi a construção de moradias fixas no interior das florestas.

    B) As sociedades agrárias, surgidas há cerca de 10000 anos, introduziram as máquinas para melhorar a produção.

    C) As técnicas de plantio, quando desenvolvidas pelas sociedades humanas, protagonizaram a revolução agrícola.

    D) O início do século XX é marcado pela consciência das sociedades industriais em buscar novas fontes de energia.

    E) A proposta da sociedade de consumo era apresentar medidas para desacelerar a produção industrial.

    SeguEoFluxo...

  • GABARITO - C

    A revolução agrícola foi como o nome já diz,uma revolução no meio da agricultura, a qual teve muitos benefícios à produção por conta do grande avanço tecnológico que a mesma promoveu.


ID
1650451
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os espaços agrários das regiões brasileiras são diferentes entre si. Desses espaços nas diversas regiões brasileiras é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    a modernização agrícola mais intensa ocorre na Região Amazônica, principalmente nos produtos de subsistência, arroz, feijão, mandioca e milho. ERRADO. A a modernização agrícola mais intensa ocorre principalmente nas regiões de grandes terras, com mercado voltado para exportação; podemos citar o complexo da SOJA, região do "MA TO PI BA", áreas de fronteira agrícola.

    B

    na Região Sul o grande destaque é para o cultivo de frutas tropicais, em especial as frutas a exemplo da laranja , abacaxi e banana. ERRADO. A região sul é destaque para cultivo de uvas, cereais, trigo, arroz... Frutas tropicais: podemos considerar a região do Agreste Pernambucano, solo massapê; laranja: SP;

    C

    C ocorre na Região Centro-Oeste, uma expansão da agropecuária moderna com extensas áreas de cultivo de soja. CERTO. Essa afirmativa responde a alternativa A.

    D

    no Nordeste predominam as pequenas propriedades rurais onde é praticada principalmente a agricultura familiar. ERRADO. No nordeste predominam as grandes propriedades rurais; podemos considerar o contexto histórico(colonial) de formação do território brasileiro.

    E

    na Região Sudeste existe um moderno complexo agro- industrial com produção destinada principalmente ao abastecimento interno. ERRADO. Eu diria que não necessariamente no Sudeste há uma produção destinada ao abastecimento interno. Se levarmos em consideração que os pequenos proprietários são os principais produtores de alimentos destinados ao abastecimento interno (em sua maioria no Nordeste e no Sul) e que os grandes proprietários ("dominam os cerrados no centro do país, áreas de campos no Sul e no Norte") destinam sua produção para a exportação, principalmente com a produção de commodities agrícolas, temos que a assertiva se torna falsa. (Atlas do Brasil, Hérve Théry, p.170-175)


ID
1650466
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos últimos anos o espaço agrário brasileiro vem passando por intensas transformações com introdução de máquinas, motores e demais insumos e aperfeiçoamento genético das espécies dentre outras. Essas transformações têm provocado:

Alternativas
Comentários
  • (B)

  • Para os não assinantes: gabarito B


ID
1694116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos efeitos da reestruturação produtiva no território brasileiro, que ocorreu como consequência da revolução tecnocientífica informacional, a partir da segunda metade do século XX, julgue o próximo item.

Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil, que, por sua vez, reorganizou o seu sistema produtivo agropecuário de maneira superficial, de forma a manter precários o latifúndio e as relações de trabalho no campo.


Alternativas
Comentários
  • Excelente comentário Aline.

  • Foi justamente o contrario que aconteceu... No seculo XX foi que ocorreu a verdadeira revolução no campo, seja pela optica do uso de tecnologias industriais (emprapa), seja pelo crescimento da fronteira do agronegócio...


  • Plus: latifúndio cresceu absurdamente nesse período.

  • GABARITO (ERRADO )

  • O agronegócio é o motor da economia brasileira, muito pelo contrário, ele (o agronegócio) "decolou" nos últimos anos.

  • os citados problemas lógísticos/estruturais: "Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil," apesar de diminuirem a vantagem comparativa dos nossos produtos,lá no exterior, não chegam a ser óbice a nossas exportações. o agronegócio é o que mantém nosso país funcionando. 

  • Só Lembrar da REVOLUÇÂO VERDE(modernização do campo)

  • A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, aumentando significativamente a produção de alimentos, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento.

  • Gabarito: ERRADO


    O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, ele integra práticas da cidade e do campo, envolvendo a produção agropecuária e outras práticas que são interligadas a ela.

    O nome agronegócio é um termo que foi criado para relacionar o negócio, a comercialização que é feita através dos produtos derivados da agropecuária, englobando os serviços, as técnicas e os equipamentos a ela relacionados, tanto direta quanto indiretamente.

    Entendido como um processo, na produção agrícola agropecuária intensiva é utilizada uma série de tecnologias e biotecnologias, a fim de alcançar níveis elevados de produtividade, pois é necessário que alguém ou alguma empresa forneça esses elementos.


    Fonte: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/agronegocio.html

  • Esta questão tem alguns erros, então vou dividi-los para um melhor entendimento.

    Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola NÃO limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil.

    Ora, percebemos que realmente há altos custos de transporte, por conta da falta de infraestrutura, bem como há legislação ambiental – corriqueiramente desrespeitada – e dependência tecnológica de países mais desenvolvidos. Nenhum desses fatores, porém, limitou de maneira decisiva a expansão da agroindústria brasileira, que é uma das mais importantes do mundo e continua avançando para áreas de mata nativa.

    Reorganizou o seu sistema produtivo agropecuário de maneira superficial.

    Todos os fatores apontados reorganizaram de maneira decisiva o espaço rural, já que grandes produtores continuam a procurar regiões que sejam menos fiscalizadas, por exemplo, e que tenham melhor escoamento.

    De forma a manter precários o latifúndio e as relações de trabalho no campo.

    De fato, as relações de trabalho no campo, em regra, são precárias em termos legais. Grande parte dos latifúndios, por outro lado, estão legalizados e pertencem a grandes grupos do capital financeiro/industrial nacional e internacional.

    Resposta: Errado

  • Salvo engano, o agronegócio é responsável por aproximadamente 50% do PIB BR

  • Esta questão tem alguns erros, então vou dividi-los para um melhor entendimento.

    Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola NÃO limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil.

    Ora, percebemos que realmente há altos custos de transporte, por conta da falta de infraestrutura, bem como há legislação ambiental – corriqueiramente desrespeitada – e dependência tecnológica de países mais desenvolvidos. Nenhum desses fatores, porém, limitou de maneira decisiva a expansão da agroindústria brasileira, que é uma das mais importantes do mundo e continua avançando para áreas de mata nativa.

    Reorganizou o seu sistema produtivo agropecuário de maneira superficial.

    Todos os fatores apontados reorganizaram de maneira decisiva o espaço rural, já que grandes produtores continuam a procurar regiões que sejam menos fiscalizadas, por exemplo, e que tenham melhor escoamento.

    De forma a manter precários o latifúndio e as relações de trabalho no campo.

    De fato, as relações de trabalho no campo, em regra, são precárias em termos legais. Grande parte dos latifúndios, por outro lado, estão legalizados e pertencem a grandes grupos do capital financeiro/industrial nacional e internacional.

    Resposta: Errado

  • Embora existam muitas barreiras ao agronegócio brasileiro como o nosso sistema modal de transporte (predominantemente rodoviário) , ele está em expansão e é importante para a economia brasileira.

  • Concordo, mas acredito que vc nem esteja mais nessa labuta de concurseiro

  • O agro negocio é importante para a expanção brasileira Agro e tec agro e pop

    #PMAL2021

  • Não ocorreu limitação alguma no agronegócio, ele é o setor, porquanto, que mais contribui para o aumento do PIB brasileiro.

  • Não ocorreu limitação alguma no agronegócio, ele é o setor, porquanto, que mais contribui para o aumento do PIB brasileiro.


ID
1749625
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais.

 Dossiê Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva,
Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo pesquisa recente do IBGE, a utilização de produtos químicos para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas na produção agrícola brasileira mais que dobrou em dez anos. E o principal problema que esse uso excessivo de agrotóxicos pode trazer é a intoxicação tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente. No centro-oeste, em especial no Mato Grosso, essa questão passa a ser cada vez mais preocupante, com a expansão das plantações de soja, milho e algodão na região. 
    A resposta correta é a letra B.

ID
1761322
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura de precisão é:

Alternativas
Comentários
  • A agricultura de precisão (AP), como é chamado no Brasil, é o sistema de produção adotado por agricultores de países de tecnologia avançada, denominado por eles de Precision AgriculturePrecision Farming ou Site-Specific Crop Management, que surgiu como um sistema de gerenciamento de informações e que teve seu crescimento potencializado a partir de avanços da tecnologia de referenciamento e posicionamento, como o GPS (do Inglês Global Positioning System) e de tecnologias de sensoriamento remoto. 

    A AP é uma filosofia de gerenciamento agrícola que parte de informações exatas, precisas e se completa com decisões exatas. É uma maneira de gerir um campo produtivo metro a metro, levando em conta o fato de que cada pedaço da fazenda tem propriedades diferentes.  O principal conceito é aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, as quantidades de insumos necessários à produção agrícola, para áreas cada vez menores e mais homogêneas, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos o permitam. Desta forma, a consolidação de tais tecnologias como ferramentas a disposição do produtor permitem visualização da variabilidade espacial e temporal dos fatores edafoclimáticos de cada área agrícola, considerando as peculiaridades de cada parte da área no momento do manejo, ao invés de manejá-la como se a mesma fosse uniforme. Os problemas iniciais encontrados no desenvolvimento do conceito e das práticas associadas à AP, como dificuldade na interpretação de um volume considerável de dados, elevado custo dos equipamentos, adaptação das tecnologias as diferentes regiões do globo e de popularização das técnicas envolvidas no processo, evoluíram para soluções viáveis, tornando-a uma ferramenta real ao alcance dos produtores.

    https://www.agrolink.com.br/georreferenciamento/AgriculturaPrecisao.aspx

  • Concordo com o gabarito, no entanto, não estaria a alternativa a) correta também?

    Pois a Rev. Verde fora o início da modernização na produção do campo que, posteriormente, levaria a elevadas técnicas como a própria agricultura de precisão...


ID
1761388
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os movimentos sociais e o espaço agrário no Brasil, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Erros: 

    A) Gabarito.

    B) A União Democrática Ruralista (UDR) é contrária a reforma agrária. A UDR é presentada por proprietários de grandes terras. 

    C) O Movimento Indígena é realmente contra instalações hidrelétricas ou qualquer empreendimento que cause impacto ambiental, mas é totalmente a favor da demarcação de terras.

    D) O Movimento dos Seringueiros defende a preservação da floresta amazônica e não que fosse utilizados para o gado. 

    E) Movimento dos Camponeses foi um dos movimentos mais importantes em prol da reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil. 


ID
1762504
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"...é o primeiro vinho internacional produzido na latitude 8° Sul". Essa mensagem aparece estampada nos rótulos das garrafas de vinho produzido por uma vitivinícola em território nacional, e contém uma informação que possibilita afirmar que a produção ocorre:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Situada no Vale do São Francisco desde 2003, a Vitivinícola Santa Maria, S.A, é a única a produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8º Sul. Situada nas margens do Rio São Francisco, esta fazenda conta com uma área de 200 ha de Vinha em uma área total de 1600 ha.



    DEUS é fiel!
  • Questão simples, só ter um pouco de noção e saber que:

    - Latitude vai de 0º a 90º, sendo o 0º na linha do Equador, logicamente latitude 8º SUL vai necessariamente passar no Norte e perto do Nordeste, assim já dá para descartar região SUL (que fica abaixo do trópico =~ 27º SUL)
    - Saber que na região do Vale do São Francisco a fruticultura é possível e bem desenvolvida (Juazeiro e Petrolina)
  • Boa questão!

    A latitude 8° S está muito próximo à linha do Equador, correspondendo à Região Nordeste, pois a Região Sul fica abaixo do Trópico de Capricórnio (23°S). E a região produtora de frutas dentre as alternativas, é o Vale do São Francisco.

    A

  • Vitivinícola Santa Maria S/A, próxima a cidade de Petrolina-PE (terra boa). E para não esquecer mais:

    Como diz o mestre Gonzagão:

    "Na margem do São Francisco nasceu a beleza
    E a natureza ela conservou
    Jesus abençoou com a sua mão divina
    Pra não morrer de saudade vou voltar pra Petrolina

     

    Do outro lado do rio tem uma cidade
    E na minha mocidade eu visitava todo dia
    Atravessava a ponte mas, que alegria!
    Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia

     

    Ainda me lembro que nos tempos de criança
    Esquisita era a carranca
    E o apito do trem
    Mas, achava lindo quando a ponte levantava
    E o vapor passava num gostoso vai e vem

     

    Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina
    Todas as duas eu acho uma coisa linda

    Eu gosto de Juazeiro, e adoro Petrolina"

     

    https://www.youtube.com/watch?v=t_70Bfif9BQ

     

    Alternativa A

  • Vou lá saber onde é que se produz tal vinho, que não é no sul é fácil decifrar, agora a região...

  • Gabarito: A

    Avante PMPR!

  • nordeste = destaque para a fruticultura irrigada

    gab A

  • Cidade Brasileira Que Está Localizada no Paralelo 08º ao Sul do Equador: Vale do São Francisco.

  • GAB A

    fruticultura irrigada tem se mostrado como a atividade agrícola que mais se expande nos últimos anos. É crescente a demanda interna e externa por frutas, principalmente as do tipo exportação e a adoção da técnica de irrigação por gotejamento no sertão nordestino, região semiárida, considerada adversa ao desenvolvimento de lavouras, tem tornado um sonho, antes considerado impossível, um fato real. Quando bem implantada, a irrigação por gotejamento viabiliza a produção agrícola e possibilita a obtenção de frutas de melhor qualidade, até mesmo a uva na época da entressafra. Sem ela, seria impossível aos agricultores vencerem as condições climáticas da região nordeste, muitas vezes agravadas pela estiagem prolongada

    COM DEUS HOJE E SEMPRE!!!!

  • Ja comi uvas que vieram do Rio Sao Francisco!!!


ID
1847461
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a agricultura familiar no Brasil, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, apenas 20% das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares, segundo dados do Censo Agropecuário. Mesmo assim, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia a importância desse segmento na geração de trabalho e renda e também na contenção do êxodo rural.

  • A d é uma pegadinha, que diz sobre " nao produzir GÊNEROS de exportação ", se fosse assim, não produziriamos nada, afinal tudo que existe pode ser exportado.

  • C

  • A - Errado, o pequeno produtor/familiar recebe crédito sim, pois é quem abastece o mercado interno

    B - Errado, são minifúndios, não concentram a maior parte da área cultivada

    C - Certo

    D - Errado, o mercado interno tbm precisa de gêneros de exportação

    E - Errado, Agricultura familiar não tem a maior parte contratada e sim pessoas da família

  • agricultura familiar tem um peso importante na economia do brasil, é a principal pela produção de alimentos do mercado interno, emprega 7 a cada 10 trabalhadores rurais no campo,

    GAB: C

  • GAB C- Concentra a maioria do pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais brasileiros.

    -Familiar/camponesa/subsistência: conservar a biodiversidade, tecnologia apropriada, mercado interno/subsistência. 

    -Principais características da agricultura familiar 

    1. os trabalhadores fazem parte da mesma família; a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. 
    2. agricultura destinada ao mercado interno, 
    3. propriedades rurais pequenas (máximo de 400 hectares); 
    4. a agricultura é orgânica ou com poucos agrotóxicos; 
    5. pouca mecanização, boa parte da mão de obra usada é humana; 
    6. metade das propriedades do país estão localizadas nos estados da região nordeste. 
    7. O agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia 
    8. Diversidade produtiva, pois, muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado. 
    9. A agricultura familiar representa, segundo o Censo Agropecuário de 2017, levantamento feito em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil: 
    • aponta que 77% dos estabelecimentos agrícolas do país foram classificados como da agricultura familiar. Em extensão de área ocupa 80,9 milhões de hectares, 23% da área total da agropecuária 
    •  A agricultura familiar também foi responsável por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários. 

    -Os quatro tipos de agricultura familiar 

    • subsistência: alimentos para consumo próprio e de regiões vizinhas; 
    • cinturão verde: agricultura familiar localizada em regiões rurais que ficam ao redor de grandes cidades; 
    • itinerante: utiliza a queima da mata para renovar o solo e deixá-lo mais fértil antes do período de plantio; 
    • jardinagem: usa basicamente mão de obra humana e a escolha das espécies plantadas é feita de acordo com as estações do ano. 

  • I-  ERRADO.O pequeno produtor recebe crédito, pois ele quem abastece o mercado interno.

    II- ERRADO. Apesar de parecer contraditório, o tipo de agricultura que abastece o mercado alimentício interno do país concentra a menor parte das terras agrícolas.

    OBS.: A maior parte das terras cultivadas, no Brasil, são estabelecidas com base no latifúndio e monocultura ( só faltou a escravidão para formar a base agrícola do Brasil colônia ) de exportação.

    III- CORRETO. Devido usar geralmente o sistema extensivo de cultivo, precisa de maior número de mão de obra, geralmente, mal qualificada, quando comparada à mão de obra do sistema intensivo.

    IV- ERRADO. O pequeno agricultor pode,sim, exportar gêneros alimentícios.

    V-  ERRADO. Como o nome sugere, a maior parte da mão de obra utilizada é familiar.


ID
1887613
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A extensa faixa localizada no nordeste de São Paulo e no oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, constitui uma das mais significativas áreas de especialização, domínio e predomínio agrícola no País, destacando-se cultivares de soja e milho, além de feijão, laranja, amendoim, trigo, girassol e cana-de-açúcar. Entre os anos de 1996 e 2006, datas de realização dos dois últimos censos agropecuários, foi registrada uma intensificação da ocupação agrícola em toda esta área. Em conjunto, os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul registraram um acréscimo de cerca de 3,2 milhões de hectares em áreas de lavoura.

Adaptado de: IBGE. Censo Agropecuário 2006 – segunda apuração. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.


O aumento nas áreas de lavouras verificado nesses estados no período intercensitário foi acompanhado pelo decréscimo das áreas de:

Alternativas
Comentários
  • As áreas de pastagem, nestas regiões, nos últimos anos, foram sendo reduzidas pelas produções extensivas. Isso se deve, principalmente, às funções prioritarias desses estados, que são motivadas por de seviços secundários/terciários, Assim, a falta de espaço é o grande motivador desta política.

    Uma fato que corrobora com esse dado, é a quetão agrária de São Paulo que ocupa o 1º lugar na utilização de tratores na agricultura, mais do que todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste juntos. Isso demonstra não só a importância, mas o avanço e a mecanização da agricultura paulista, por exemplo.

     

  • A questão acima tem como tema o aumento das lavouras de soja, milho, laranja, cana-de-açúcar, entre outros, na área que corresponde o nordeste de São Paulo, o oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre os anos de 1995 e 2006.
    Para responder a questão, é importante que o candidato tenha conhecimento dos principais dados agropecuários que ocorreram nesses dois censos ocorridos nesses dois, sobretudo nos estados citados no enunciado.
    No censo agropecuário de 2006, um dado pertinente que é as lavouras de soja no Brasil desde 1995 - ano do censo anterior - teve um aumento de produtividade de 88%, com um aumento de 69,3% da área colhida em todo o país. 
    Outro detalhe importante e que se relaciona com o enunciado é que houve um aumento das áreas destinadas às lavouras em todas regiões. Na região Sudeste tivemos um aumento de 1,5 milhão de hectares, com destaque para São Paulo - também citado na questão - com 1,3 milhão de hectares de aumento. Já na região Sul, o aumento da área foi de 1,5 milhão de hectares, concentrados no Paraná (979 mil hectares) e Rio Grande do Sul (625 mil hectares). Segundo o mesmo censo, esse aumento notado no número de lavouras se deve ao decréscimo das áreas de pastagens, que foram reutilizadas para a plantação de gêneros agrícolas.
    Outro dado que aponta isso é que no censo de 2006, a área total de estabelecimentos agropecuários brasileiros sofreu uma acentuada queda em relação ao censo de 1995. Entre as áreas que sofreram um maior decréscimo em suas áreas foram as pastagens (cerca de 26% de área perdida) e as áreas de florestas naturais (cerca de 11%).
    Portanto, conforme já verificado nos resultados do censo de 2006, as áreas que sofreram decréscimo em detrimento do aumento das lavouras, foram as pastagens.

    Gabarito do Professor:
    Letra A.

    Fonte: Censo agropecuário de 2006, IBGE.


ID
1910860
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na faixa leste do Brasil, desde o século XVI, um domínio natural sofreu extensiva devastação, provocada por extração de pau-brasil, plantio de cana e café, expansão urbana e implantação de eixos de transporte. Atualmente, restam apenas 8% deste domínio natural denominado:

Alternativas
Comentários
  •  

    Mata Atlântica.

  • questao super facil, todos nós sabemos que quando os portugueses vinheram para o brasil eles começaram a extraçao do pau brasil. assim devastando uma boa parte da mata atlantica , restando atualmente 7 por cento ,e nao 8 por cento

  • Davi, vale ressaltar q não foi só a cana de açúcar ,essa causa, foi uma das, pois ainda tivemos o café, a urbanização associada a mineração, e atualmente, a industrialização, q fez c q, as principais atividades econômicas durante todo o período histórico se concentra-se no leste, msm q atualmente temos a soja no centro-oeste sul, e se expandindo para Amazônia, associada a pecuária extensiva
  • Gab B - O Brasil foi ocupado do litoral em direção ao interior.


ID
1945210
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agropecuária finalizou 2015 ainda com algum fôlego. Segundo o IBGE, é o único setor que, no ano passado, apresentou taxa acumulada positiva. Apesar da baixa participação da agropecuária no PIB, o agronegócio é extremamente relevante para as exportações do Brasil, representando, em 2015, parcela de 46,2% do valor total exportado. Em apenas 14 anos, o setor obteve ganho de cem milhões de toneladas.

ROCHA, D.; LOPES, I. Agronegócio em risco. O Globo. 23 mar. 2016, p. 13. Adaptado.

No período indicado, o avanço do agronegócio decorreu, principalmente, do fator

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: d) elevação do nível de produtividade.

    Bons estudos!


ID
1968775
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os dados populacionais brasileiros têm mostrado que a população agrícola tem crescido mais que a população agrária. Isso se explica porque

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Atualmente, nos países e nas regiões em que predominam modernas técnicas de produção, os agricultores são a minoria dos trabalhadores e até mesmo dos moradores do espaço rural. Isso acontece porque os habitantes da zona rural, em sua maioria, trabalham em atividades não agrícolas ou em cidades próximas. Ecoturismo e turismo rural, hotéis-fazenda, campings, pousadas, sítios, casas de campo, restaurantes típicos, parques temáticos, prática de esportes variados, transportes, produção de energia, abastecimento de água etc. são atividades rurais que ocupam um contingente de trabalhadores maior que as atividades agropecuárias.

    Em regiões e países de economia moderna, embora tenha havido redução no número de trabalhadores agrícolas, vem aumentando a densidade de atividades encontradas no espaço rural e a de trabalhadores urbanos que aí querem residir. Além disso, muitos cidadãos urbanos trabalham no campo e se deslocam diariamente da cidade onde moram para trabalhar em agroindústrias ou em comércio e prestação de serviços localizados fora do perímetro urbano.

    Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira


ID
1968781
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na dinâmica atual de produção do espaço agrário brasileiro, dentre as tendências que se apresentam, é reconhecida a

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a dinâmica atual.

    A) plantation- monocultura em latifúndios com utilização de mão de obra ESCRAVA

    B) Agrosubsistência- voltada para consumo INTERNO. Agricultura familiar

    C) Complexos de agroindústrias- relação entre o setorsecundário e PRIMÁRIO

    D) CORRETA


ID
2012242
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio envolve vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, nos quais são empregados capitais nacionais e estrangeiros.
Sobre o agronegócio no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  O Brasil está entre os maiores exportadores agrícolas do mundo.

  • O Brasil é o segundo maior exportador de soja do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

  • Os produtos orgânicos não apresentam preços reduzidos. E no Brasil temos um aumento da poluição ambiental

  • Na dúvida marca a Soja e corre para o abraço!

  • lembrando que a MATOPIBA, região do cerrado, grande produtora de grãos de soja e considerada a nova fronteira agrícola.

  • Tema importante e complexo que vem ganhando maior relevância dado o aumento de sua participação na composição do PIB e as recorrentes denúncias de seus graves impactos ambientais. O enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.  

    A) Agronegócio é uma modalidade de produção agrícola intensiva no uso de capitais e tecnologia voltada principalmente para o mercado externo.

    B) O uso de agrotóxicos no Brasil é acima do permitido em diversos países enquanto o de transgênicos é intenso devida a sua profunda ligação do setor de agronegócio com grandes empresas multinacionais do ramo que desenvolvem tal tecnologia.  

    C) Produtos orgânicos têm custo de produção maior e preços maiores que produtos da agricultura intensiva convencional enquanto o uso de mecanização e produtos químicos diversos é intensivo no agronegócio.  

    D) O Brasil já é o maior produtor mundial de soja, produto amplamente desejado no mercado internacional devido a suas múltiplas funcionalidades e seu uso na engorda de animais de corte por todo o mundo. Alternativa correta. 






    Gabarito do professor: D
  • a)ERRADO, pois essa é agricultura familiar

    -Informações extras e importantes sobre a agricultura familiar:

    1)A agricultura familiar é pouco modernizada e, portanto, emprega grande contingente de trabalhadores. Segundo o livro de Demétrio Magnoli, essa produção é responsável por empregar em torno de 75% da mão de obra do campo. Quem tem poucos trabalhadores é a agricultura empresarial, já que é mais mecanizada.

    2)A agricultura familiar representa, segundo o Censo Agropecuário de 2017, levantamento feito em mais de 5 milhões de propriedades rurais de todo o Brasil: 

    • aponta que 77% dos estabelecimentos agrícolas do país foram classificados como da agricultura familiar. Em extensão de área ocupa 80,9 milhões de hectares, 23% da área total da agropecuária 
    •  A agricultura familiar também foi responsável por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários. 

    b)ERRADO, pois uma das criticas ao agronegócio é a grande utilização de agrotóxicos, o que gera um aumento do impacto ambiental

    c)ERRADO, há uma alta utilização de fertilizantes e maquinário. Além disso, é a agricultura familiar que estimula a produção orgânica

    d)o grande destaque tem sido a soja, com exportações que classificaram o Brasil entre os maiores exportadores mundiais. CORRETA

    • Exportação de soja é uma das maiores movimentações da economia do país, em junho deste ano registro a marca de 10,840 milhões de toneladas de acordo com a Abiove.
    • Em 2019, a China foi o nosso maior exportador de Soja. A China comprou 79% da Soja do Brasil, confira nos principais produtos exportados pela China.

ID
2017630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.

No decorrer do século XX, o aparelhamento dos portos, a construção de estradas de ferro e as novas formas de participação do país na fase industrial fizeram do Sudeste a região com maior concentração de capital, de modo independente de uma nova regionalização agrária ou urbana brasileira.

Alternativas
Comentários
  • não entendi a parte "de modo independente de uma nova regionalização (..)"

    alguém pode explicar por que a acertiva está ERRADA?

  • O erro está em afirmar que a regionalização agrária e urbana se deu de modo independente do desenvolvimento de indústrias, portos e estradas de ferro na região Sudeste. Foi justamente o contrário, com todos esses processos ocorrendo de maneira interligada e simultânea.

    O Porto de Santos é um bom exemplo. Inaugurado no final do século XIX, ele é causa e consequência da migração da produção de café do Vale do Paraíba carioca para o interior paulista. Ele foi ali instalado por ser o caminho mais curto para que ferrovias pudessem transpor a Serra do Mar. A renda obtida com a exportação do café no porto ajudou a financiar a industrialização do Sudeste.

    O fluxo de dinheiro para a região, por sua vez, atraiu, na primeira metade do século XX, imigrantes que para lá se dirigiam para "fazer o Brasil". Na segunda metade do século, são os migrantes do Nordeste que se dirigem à região Sudeste em busca de melhores condições de vida.

    Está tudo interligado.

  • Podemos ser sucintos: foi a regionalização agrária (ciclo do café etc) e urbana (SP (Capital Econômica) RJ (Capital Política)) que trouxe todo o resto citado na primeira metade do século XX.

  • está errada pq ela nao é independente,pelo contrario ela depende muito das regioes proximas

  • Gab: Errada

     

    Foi necessária movimentação urbana (mão de obra) e de insumos (matéria prima) produzidos em outras localidades para a expansão industrial.

  • Errada.

    O erro se dá poís a industrialização do Brasil ocorreu graças ao acumulo de capital, a insfraestruta de transportes decorrentes do ciclo do café, ou seja, dependente do setor agrário. Além do mais, o ciclo do café atraiu mão de obra, especialmente estrangeira, importante no processo de formação das grandes cidades no início do século XX.

  • NOVAMENTE A CESPE FAZENDO RESTRIÇÃO

     

    (INDEPENDENTE)ERRADO

    ELA DEPENDE DE OUTRAS REGIÕES!

  • Errado. Graças ao capital produzido com o Café na região Sudeste, foi possível o binômio industrialização/urbanização na dita região, que ocorreu principalmente pós crise na exportação do produto em 1930 (Grande Depressão).

  • Gabarito: ERRADO.

     

    O erro da questão está em afirmar que a urbanização e a regionalização do campo são processos independentes da industrialização.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino

  • A questão dá a entender que o processo de industrialização nada teve a ver com a regionalização agrária, o que é falso. No começo do século XX, por exemplo, a industrialização em São Paulo teve como ponto de partida o capital oriundo da cafeicultura.

    Essa relação entre o capital do café e a indústria, inclusive, foi que contribuiu para que este setor da economia se concentrasse, na primeira metade do século XX, na região Sudeste.

    Resposta: Errado

  • está errada pq ela nao é independente,pelo contrario ela depende muito das regioes proximas

  • ESRADAS DE FERRO? ATÉ HJ NADA...

  • Como diz o Hott: Não há região/Estado independente no Brasil. Todos dependem, em maior ou menor grau, uns dos outros. Aí está a importância da PRF na manutenção da conexão entre eles.

    Pertenceremos!

  • Apesar de a região do sudeste ser a mais rica do pais, não quer dize que ela é independe das outras. pois existem mecanismos de integração entre as regiões para melhor desenvolver a economia.

  • 1º, 2º e 3º setor são totalmente dependentes.

  • "MODO INDEPENDENTE "

    G= ERRADO!

  • TODOS OS ESTADOS DEPENDEM DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE UNS AOS OUTROS, POR CONSEGUINTE NÃO TEM ESTADO INDEPENDENTE.

  • As regiões servem para efeito de estudos científicos, fins educacionais e de planejamento governamental. Em seu estudo é necessário conhecer quais são as regiões, suas principais características e a diferenciação entre elas. Sobre a diferenciação regional brasileira julgamos a afirmativa a seguir.
    Análise do item:
    A industrialização e o desenvolvimento de infraestrutura da Região Sudeste não ocorreram de forma autônoma em relação ao restante do país onde uma nova regionalização agrária e urbana ocorreram em consonância com o que ocorreu no centro econômico do país. Atualmente a região Centro-Oeste é a segunda mais urbanizada do país e conta com uma infraestrutura de produção, beneficiamento e escoamento significativa a título de exemplo. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO  

ID
2022877
Banca
FCC
Órgão
PM-BA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Esse produto agrícola foi responsável por uma verdadeira revolução socioeconômica no Brasil moderno. O produto responde por uma entrada de dinheiro para o Brasil de mais de sete bilhões de dólares anuais mais cinco vezes esse valor, se considerados os benefícios que gera ao longo da sua extensa cadeia produtiva. (...) O explosivo crescimento da produção, de quase 260 vezes no transcorrer de apenas quatro décadas, determinou uma série de mudanças sem precedentes na história do país.  

                                                                                       (<http://:www.embrapa.gov.br> 

O produto a que o texto se refere é 

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

  • A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade cada vez crescente. Nos últimos quatro anos, somente o Estado do Tocantins expandiu sua área plantada ao ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

    A topografia plana, os solos profundos e o clima favorável ao cultivo das principais culturas de grãos e fibras possibilitaram o crescimento vertiginoso da região, que até o final da década de 1980 se baseava fortemente na pecuária extensiva.

    https://www.embrapa.br/tema-matopiba/sobre-o-tema

  • Produto / Brasil Moderno =>> Soja

    Site para leitura sobre o assunto: https://www.mercadosagricolas.com.br/inteligencia/pauta-exportadora-brasileira/

  • Soja

    Gabarito letra C


ID
2077342
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Nos últimos 20 anos. os níveis tecnológicos alcançados pelos produtores rurais brasileiros atingiram patamares expressivos que podem ser mensurados pelo aumento da produtividade no campo. Isso explica, por exemplo, o fato de o Brasil ter conseguido dobrar a produção de grãos com a mesma área plantada.

   Hoje o agronegócio. entendido como a soma dos setores produtivos com os de processamento do produto final e os de fabricação de insumos, responde por quase um terço do PIB do Brasil e por valor semelhante das exportações totais do pais.

                                                                                    (http ://www. uff.br/ Adaptado)

I. A soja foi uma das principais responsáveis pelo crescimento do agronegócio no país.

II. O crescimento das atividades no campo só foi possível graças à redistribuição das terras que deixaram de ser concentradas.

III. As propriedades familiares que cultivaram cana-de-açúcar foram as que apresentaram maior nível de rentabilidade no campo brasileiro. 

Com relação ao texto, está correto o contido apenas em

Alternativas
Comentários
  • Alguns pontos importante sobre a agricultura...

    As propriedades latifundiárias ,( grandes propriedades), investem em plantações de grande rentabilidade,oq é isso ?, plantações que da dinheiro, Que no caso seria CANA-DE-AÇUCAR,TRIGO E ETC....
    As propriedades familiares produzem arroz e esses graos mais rentaveis p eles.

  • Propriedades pequenas ou familiares são responsáveis pelo MAIOR abastecimento do mercado INTERNO

  • I – Correto. Sendo o principal produto do agronegócio brasileiro, a soja é chave para entendimento do crescimento no país.

    II – Incorreto. Uma das principais características do espaço agrário brasileiro ainda é a questão da concentração de terras, sendo considerada um dos piores problemas do campo no país.

    III – Incorreto. O grande problema plantio de cana é que ele exige um alto investimento, em torno de R$ 7.500 por hectare, diminuindo muito o ganho do produtor. 

    LETRA A


ID
2097430
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A agricultura é hoje o maior negócio do país. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.” (Faria, 2006 in: Terra, Araújo e Guimarães, 2009).
A atual expansão da agricultura e do agronegócio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao (à)

Alternativas
Comentários
  •   A) forte vinculação da agricultura à indústria, ampliando a participação de produtos com maior valor agregado no valor das exportações brasileiras, como os dos complexos de soja e do setor sucroalcooleiro.

  • A expansão agricola do Brasil nas ultimas decadas esta vinculada a aroindustria com destaque para os produtos das soja e da cana de açucar. Esta tem ocorrido atraves da mecanização agricola, o que provoca redução do uso da mão de obra no campo. Até mesmo a colheita de cana, conhecida pela atuação dos boias-frias, tem passado por um processo de mecanização.

    Apesar disso, em número, sabe-se que predominam as pequenas propriedades, que por sua vez não são, em sua maioria, dotadas de técnicas e tecnologias modernas.

    Por fim, o modelo exportador brasileiro é baseado na monocultura e não na policultura, com destaques para a soja, o café, a cana e a laranja.

     

    Fonte: Gabaritando concursos militares - Leando Almeida e Otto Barreto.

  • A modernização da agricultura no Brasil atual está diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país, fator que foi responsável por uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Nesse novo panorama, o avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade, tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.).

  • Um dos fatores da Expansão agrícola é a vinculação entre agricultura e indústria.

    --------------------------------------------------------------------

    Instagram : @thiagoborges0101 

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨


ID
2112067
Banca
FGV
Órgão
CBM-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1970, o cultivo da soja passou a ocupar áreas do Centro-Oeste brasileiro. A partir da década de 1990 uma nova fronteira agrícola surgiu com a expansão da sojicultura nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.

Com relação ao cultivo da soja no Maranhão, analise as afirmativas a seguir.

I. As empresas exportadoras de soja se utilizam, além de outros modais, da logística da Estrada de Ferro Carajás para o escoamento da produção.

II. A área plantada e a produção de soja, no período de 1990 a 2005, apresentaram um grande crescimento.

III. Os principais municípios produtores de soja no Maranhão estão situados no sul do estado e na divisa com o estado do Piauí.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Lembrei do MATOPIBA.

    Letra E.

  • MA TO PI BA

  • MARANHÃO

    PIAUÍ

    TOCANTINS

    BAHIA

    MAPITOBA é fronteira agrícola com crescente produção da SOJA, que é o principal produto de exportação do Brasil