SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Joaquim Gomes - AL - Procurador Municipal


ID
4931554
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da divisão 144 / 12 é igual a 12.
II. O resultado da divisão 133 / 7 é maior que 23.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4933375
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O Poder Legislativo é dirigido pelo Poder Executivo.
II. À luz da lei nº 8.666, de 1993, considera-se alienação toda transferência de domínio de bens a terceiros.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “O Poder Legislativo é dirigido pelo Poder Executivo”.

    De acordo com o art. 2º, da CF/88, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si, sendo FALSO afirmar que o Poder Legislativo é dirigido pelo Poder Executivo.

    II. “À luz da lei nº 8.666, de 1993, considera-se alienação toda transferência de domínio de bens a terceiros”.

    Nos termos do art. 6º, IV, da Lei nº 8.666/93, alienação é “toda transferência de domínio de bens a terceiros”. Assim sendo, VERDADEIRA essa afirmativa.

    Ante o exposto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: C.

  • A questão exige conhecimento acerca do Poder Legislativo e da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

     I. O Poder Legislativo é dirigido pelo Poder Executivo. 

    Falso. A União é formada por três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, nos termos do art. 2º, CF: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. E, ao contrário do que alegado pela Banca, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 44, caput, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    II. À luz da lei nº 8.666, de 1993, considera-se alienação toda transferência de domínio de bens a terceiros.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 6º, IV, da Lei n. 8.666/93: Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se: IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.

    Gabarito: C


ID
4933378
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A República Federativa do Brasil busca promover o antissemitismo.
II. À luz da lei Nº 8.666, de 1993, considera-se contratante o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “A República Federativa do Brasil busca promover o antissemitismo”.

    O Tribunal Pleno do STF já teve a oportunidade de se pronunciar sobre os discursos de ódio (“hate speech") no HC 82.424 (caso Ellwanger), julgado em 17.9.2003, ocasião em que denegou ordem pleiteada por um escritor de livro com conteúdo racista e antissemita, por entender caracterizado o tipo do art. 20 da Lei 7.716/89 (Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor). O Tribunal concluiu que a liberdade de expressão não alcança a intolerância racial e o estímulo à violência, sob pena de sacrificar inúmeros outros bens jurídicos de estatura constitucional. Como se vê, a República Federativa do Brasil busca combater o antissemitismo. Logo, FALSA essa afirmação.

    II. “À luz da lei Nº 8.666, de 1993, considera-se contratante o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual”.

    Contratante é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual, conforme o art. 6º, XIV, da Lei 8.666/93. Portanto, fica claro que a afirmação é VERDADEIRA.

    Ante o exposto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: C.

  • Antissemitismo é o preconceito concentrado contra qualquer pessoa de origem semita, o que inclui preconceito contra árabes, assírios, judeus etc.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimentos diversos, por se tratar de uma questão multidisciplinar.

    I. FALSO.

    Antissemitismo é o preconceito concentrado contra qualquer pessoa de origem semita, incluindo o preconceito contra árabes, assírios, judeus etc. No entanto, este termo possui uma utilização muito mais vinculada ao preconceito cometido contra os judeus.

    A República Federativa do Brasil, certamente, não busca promover o antissemitismo e nenhuma outra forma de preconceito.

    “Art. 5º, CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”

    Além disso:

    O Tribunal Pleno do STF já teve a oportunidade de se pronunciar sobre os discursos de ódio (“hate speech") no HC 82.424 (caso Ellwanger), julgado em 17.9.2003, ocasião em que denegou ordem pleiteada por um escritor de livro com conteúdo racista e antissemita, por entender caracterizado o tipo do art. 20 da Lei 7.716/89 (Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor). O Tribunal concluiu que a liberdade de expressão não alcança a intolerância racial e o estímulo à violência, sob pena de sacrificar inúmeros outros bens jurídicos de estatura constitucional.

    II. VERDADEIRO.

    “Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    XIV - Contratante - é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual.”

    Desta forma:

    C. CERTO. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
4933381
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Em uma licitação, o Projeto Básico deve conter soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas.
II. O direito à liberdade é vedado na Constituição Federal de 1988.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “Em uma licitação, o Projeto Básico deve conter soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas”. 

    Essa afirmação é legitimada pelo art. 6º, inciso IX, “b”, da Lei 8.666/93, que ora reproduzo em sua integralidade, para uma maior comodidade do estimado leitor: “Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos: (...) b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem”. Portanto, fica claro que a afirmação é VERDADEIRA.

    II. “O direito à liberdade é vedado na Constituição Federal de 1988”.

    O direito à liberdade é garantido, conforme o art. 5º, da Constituição Federal de 1988, verbis: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes” (...).Como se vê, FALSA essa afirmação.

    Ante o exposto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO: B.

  • Essa prova foi comprada com certez, nao tem sentido ter questoes assim...

  • Art. 6º, Lei Licitações:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

  • Loucura, loucura. rsrsrs

    Esse modelo de questão está sem bem usado ultimamente por as bancas.

    Observo que é intenção da banca é misturar assuntos para poder privilegiar os candidatos que estuda todo o edital, e não foca em matérias importantes. ou seja, fumo na certa. você pode saber um assunto e errar om outro na mesma questão.

    Deus do céu.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993 e acerca dos Direitos Fundamentais. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Desta forma:

    I. VERDADEIRO.

    Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem.

    II. FALSO.

    Art. 5º, CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    Assim:

    B. CERTO. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
4933384
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, é permitida a arbitragem, na forma da lei.
II. O direito à justiça é negado pela Constituição Federal de 1988.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão trata do direito de acesso à Justiça

    I. No Brasil, é permitida a arbitragem, na forma da lei.
    CORRETO. Diz o art. 3º do Código de Processo Civil: “é permitida a arbitragem, na forma da lei."

    II. O direito à justiça é negado pela Constituição Federal de 1988.
    ERRADO. O art. 5º, XXXV elenca como direito fundamental o acesso à Justiça, ao prescrever que nem mesmo a lei poderá afastar da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

    Portanto, o gabarito é a letra B.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.

  • Sinceramente

  • tendi nada véi


ID
4933387
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A República Federativa do Brasil busca impedir o bem de todos.
II. É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • CF   Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     CPC  Art. 20. É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.

  • Gabarito C

  • art 20, CPC.

    art 3 º, IV , CF.

  • A questão em comento encontra resposta na literalidade do CPC e da CF/88.

    Sobre a assertiva I, INCORRETA, diz a CF/88:

    CF   Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    (...)

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Já a assertiva II é CORRETA. Diz o art. 20 do CPC:

     Art. 20. É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.

     

     

    Diante do exposto, cabe analisar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. A afirmativa I está incorreta.

    LETRA B- INCORRETA. A afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta.

    LETRA C- CORRETA. De fato, a afirmativa II é correta e a I é incorreta.

    LETRA D- INCORRETA. A afirmativa II é correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • Essas questões estão uma zoação

  • É prova para Procurador mesmo ?

  • Essa I aí me deixou na dúvida, é pra responder com base em 2020/2021?

  • Letra C é a correta!

    Os comentários anteriores estão falando sobre nossa politica atual, e não sobre a questão em si (para quem pegou o trem andando!).

  • CF, Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  • Aprofunde-se para se tornar Procurador Municipal em Joaquim Gomes, nas Alagoas, visse?

  • GABARITO "C"

    A afirmativa II é verdadeira porque (Art. 20 do CPC):

    "Art. 20. É admissível a ação meramente declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito."

    A afirmativa I é falsa porque (Art. 3º, IV, da CF):

    "Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."

    Atenciosamente,

    Sua futura colega servidora pública.

  • dei muitas risadas gostosas fazendo questões dessa prova kkkkkkkkkkk

  • A censura tá rolando solta até no qconcursos! Minha gente! =O

  • Eu vou morrer de arrependimento por não ter feito essa prova


ID
4933390
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. É vedado à instituição do júri o sigilo das votações.
II. No Brasil, é proibida a manifestação do pensamento.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “É vedado à instituição do júri o sigilo das votações”.

    Fica assegurado à instituição do júri, de acordo com as disposições constitucionais:

    De acordo com o art. 5º, inciso XXXVIII:

    - A plenitude de defesa. Art. 5º, XXXVIII, "a";

    - O sigilo das votações. Art. 5º, XXXVIII, "b";

    - A soberania dos veredictos. Art. 5º, XXXVIII, "c";

    - A competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

    Portanto, FALSA essa afirmação.

    II. “No Brasil, é proibida a manifestação do pensamento”.

    Esse item exige conhecimento acerca do direito fundamental à livre exteriorização do pensamento. De fato, a CF/88 garante a liberdade de expressão, mas veda o anonimato. Isso porque a liberdade de expressão não é direito fundamental absoluto e pode afetar terceiros. A identificação daquele que exterioriza a opinião é crucial para a posterior e eventual reparação de dano. Conforme art. 5º, IV “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Afirmativa FALSA.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • Tribunal do júri

    XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

  • As duas alternativas estão erradas, mas quanto à primeira, gostaria de fazer um adendo: os votos dos jurados são indevassáveis, ou seja, não estão ao alcance da visão dos outros.

  • ambas falsas

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos direitos fundamentais.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

    3) Exame das afirmativas e identificação da resposta

    I) FALSA. Nos termos do art. 5º, XXXVIII, da Constituição Federal, é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados: a plenitude de defesa, o sigilo das votações, a soberania dos veredictos e a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

    II) FALSA. Conforme art. 5º, IV, da Constituição Federal, é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    Portanto, as duas afirmativas são falsas.

    Resposta: D.

  • Tenho certeza que os prefeitos e governadores erravam esta questão. Hoje.

  • Quando vejo questão dessa banca, fico sentido que tô me autossabotando.

  • ESSA BANCA É INEXPLICÁVEL, OLHEM AS QUESTÕES DE PORTUGUÊS DESSA PROVA. KKKKKKK


ID
4933393
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O direito ao bem-estar é negado pela Constituição Federal de 1988.
II. O Projeto Básico, em uma licitação, deve ser elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “O direito ao bem-estar é negado pela Constituição Federal de 1988”.

    “A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”, conforme o art. 193, da Constituição Federal de 1988. Como se vê, FALSA essa afirmação.

    II. “O Projeto Básico, em uma licitação, deve ser elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares”.

    Essa afirmação é legitimada pelo art. 6º, inciso IX, da Lei 8.666/93, que ora reproduzo em sua integralidade, para uma maior comodidade do estimado leitor: “Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução” (...). Portanto, fica claro que a afirmação é VERDADEIRA.

    Ante o exposto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: C.

  • Onde ja se viu uma questao assim?

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimentos diversos, por se tratar de uma questão multidisciplinar. Vejamos:

    I. FALSO.

    Art. 193, CF. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.”

    II. VERDADEIRO.

    Art. 6º, Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    Desta forma:

    C. CERTO. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
4933396
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.
II. A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada”.

    O art. 7º, §8º, da Lei 8.666/93, assim determina: “Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada”. Como se vê, VERDADEIRA essa afirmativa.

    II. “A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar”.

    Os arts. 42 e seguintes do CPC tratam do tema competência. Por sua vez, os arts. 64 a 66 tratam das consequências relacionadas à incompetência. Pois bem, como se sabe, a incompetência pode ser absoluta ou relativa:

    >>> Absoluta: é a mais grave, como o próprio nome sugere. Tratam-se das hipótese relacionadas a matéria, à pessoa e às questões funcionais. Justamente por serem absolutas podem ser supridas de ofício pelo juiz.

    >>> Relativa: diferentemente da absoluta, a incompetência relativa é menos grave. Tratam-se das hipóteses relacionadas ao valor da causa e ao território. Embora ela não possa ser decretada de ofício pelo juiz, conforme prevê o parágrafo único do art. 65:

    "Art. 65. Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação. Parágrafo único. A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar". Portanto, fica claro que a afirmação é VERDADEIRA.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO: A.


ID
4933399
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
II. Todas as decisões dos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser fundamentadas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil”.

    A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme o art. 1º, I, da Constituição Federal de 1988. Assim sendo, VERDADEIRA essa afirmativa.

    Mnemônicos:

    Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (Art. 1): SO berania / CI dadania / DI gnidade (...) / VA lores sociais (...) / PLU ralismo político; Objetivos: CON-GA-E-PRO (Art. 3): CON struir (...) / GA rantir o (...) / E rradicar a pobreza (...) / PRO mover o bem de todos (...); Princípios: DE-CO-RE-AUTO-P-I-S-C-I-NÃO (Art. 4): DE fesa da paz / CO operação (...) / RE púdio ao terrorismo (...) / AUTO determinação (...) / P revalência (...) / I gualdade (...) / S olução (...) / C oncessão (...) / I ndependência nacional / NÃO intervenção.

    II. “Todas as decisões dos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser fundamentadas”.

    É o que dispõe o art. 11, caput, do CPC/15: "Art. 11. Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade. Parágrafo único. Nos casos de segredo de justiça, pode ser autorizada a presença somente das partes, de seus advogados, de defensores públicos ou do Ministério Público”. Afirmativa VERDADEIRA.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO: A.

  • Assertiva A

    : I. A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

     II. Todas as decisões dos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser fundamentadas. 

  • GABARITO: A

    I. A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. (certo)

    II. Todas as decisões dos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser fundamentadas. (certo)

    Art. 1º, CF

    A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como FUNDAMENTOS:

    I - a SOberania;

    I - a CIdadania;

    III - a DIgnidade da pessoa humana;

    IV os VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa;       

    V- o PLUralismo político.

    (SO CI DI VA PLU)

    Art. 93, IX, da CF :

    IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação” (grifo nosso)

  • I. A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. (certo)

    II. Todas as decisões dos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser fundamentadas. (certo)

  • errei a questão. O tribunal do júri é regido pela íntima convicção e portanto não necessita de motivação
  • I - A soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. (CORRETA)

    II - Todas as decisões dos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser fundamentadas.(CORRETA)

    Letra A

  • TÍTULO I

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Fundamentos

    I - a soberania

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa   

    V - o pluralismo político

    Poder constituinte

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Forma direta

    Plebiscito

    Referendo

    Iniciativa popular

    Forma indireta

    Representantes eleitos

    Tripartição dos poderes  

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos fundamentais  

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária

    II - garantir o desenvolvimento nacional

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Princípio nas relações internacionais  

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional

    II - prevalência dos direitos humanos

    III - autodeterminação dos povos

    IV - não-intervenção

    V - igualdade entre os Estados

    VI - defesa da paz

    VII - solução pacífica dos conflitos

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    X - concessão de asilo político.

    Integração econômica, política, social e cultural

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.


ID
4933402
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O direito à segurança é proibido pela Constituição Federal de 1988.
II. No Brasil, é permitida a pena de tortura.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “O direito à segurança é proibido pela Constituição Federal de 1988”.

    O direito à segurança é garantido, conforme o art. 5º, da Constituição Federal de 1988, verbis: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes” (...). Como se vê, FALSA essa afirmação.

    II. “No Brasil, é permitida a pena de tortura”.

    Não há exceção à prática de tortura, sendo, inclusive, crime equiparado à hediondo. Art. 5º, III, CRFB/88: "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. Também no art. 5º da Convenção Americana de Direitos Humanos está previsto que "ninguém deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruéis, desumanos ou degradantes”. FALSA essa afirmação.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • Assertiva D

     I. O direito à segurança é proibido pela Constituição Federal de 1988.

     II. No Brasil, é permitida a pena de tortura

  • Gabarito: D

    I. O direito à segurança é proibido pela Constituição Federal de 1988. (falsa)

    II. No Brasil, é permitida a pena de tortura. (falsa)

    Art. 5º, caput, CF

    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, À SEGURANÇA e à propriedade, nos termos seguintes:

    .

    Art. 5º, III, CF

    NINGUÉM SERÁ SUBMETIDO A TORTURA nem a tratamento desumano ou degradante”.

  • QUESTÕES RIDÍCULAS

  • As questões dessa banca são muito estranhas


ID
4933405
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, é plena a liberdade de associação para fins lícitos.
II. No Brasil, é vedada à instituição do júri a plenitude de defesa.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “No Brasil, é plena a liberdade de associação para fins lícitos”.

    O art. 5º, XVII, da CF/88, assim determina: “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”. Assim sendo, VERDADEIRA essa afirmativa.

    II. “No Brasil, é vedada à instituição do júri a plenitude de defesa”.

    Fica assegurado à instituição do júri, de acordo com as disposições constitucionais:

    De acordo com o art. 5º, inciso XXXVIII:

    - A plenitude de defesa. Art. 5º, XXXVIII, "a";

    - O sigilo das votações. Art. 5º, XXXVIII, "b";

    - A soberania dos veredictos. Art. 5º, XXXVIII, "c";

    - A competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

    Portanto, FALSA essa afirmação.

    Ante o exposto, afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO: B.

  • Gabarito: B

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos

    estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;


ID
4933408
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O Estado deve promover, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.
II. No Brasil, é inconstitucional a prática de herança.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    resposta está na Constituição Federal

    I. O Estado deve promover, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos

    CF art. 4º VII e no CPC art. 3º § 2º.

    II. No Brasil, é inconstitucional a prática de herança.

    CF art. 5º XXX - é garantido o direito de herança.

  • Art. 1º O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na , observando-se as disposições deste Código.

    § 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

  • GABARITO B

    CPC/2015 Art. 3º Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.

    § 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

    CF ART 5º - XXX - é garantido o direito de herança;

  • ITEM II ERRADO - CF art. 5º XXX - é garantido o direito de herança.

  • i - CF art. 4º VII e CPC art. 3º § 2º.

    ii - CF art. 5º XXX.

  • Complementando...

    Art. 3º, § 2º, do CPC. O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

  • A questão para um procurador, meu pai.

  • GABARITO "B"

    A afirmativa I é verdadeira porque (art. 3º, § 2º do CPC):

    "Art. 3º Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.(...) § 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos."

    A afirmativa II é falsa porque (Art. 5º, XXX, da CF):

    "Art. 5º Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) XXX - é garantido o direito de herança;"

    Atenciosamente,

    Sua futura colega servidora pública.

  • que coisa boa jesus

  • essa questão subiu minha auto estima em 300%


ID
4933411
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A cidadania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

II. O pluralismo político é proibido na República Federativa do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  •   Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;       

    V - o pluralismo político.

  • GABARITO: B

    I. A cidadania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. (verdadeira)

    II. O pluralismo político é proibido na República Federativa do Brasil. (falsa)

    CF

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como FUNDAMENTOS:

    I - a SOberania;

    I - a CIdadania;

    III - a DIgnidade da pessoa humana;

    IV os VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa;       

    V- o PLUralismo político.

    (SO CI DI VA PLU)

  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “A cidadania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil”.

    Quanto aos princípios fundamentais da República Federativa Brasileira, muitas bancas costumam confundir o que são fundamentos, objetivos e princípios internacionais que regem as relações do Brasil com os demais Estados. A cidadania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme o art. 1º, II, da Constituição Federal de 1988. Assim sendo, VERDADEIRA essa afirmativa.

    II. “O pluralismo político é proibido na República Federativa do Brasil”.

    O pluralismo político adotado pelo país aceita grupos, partidos e indivíduos com convicções filosóficas e políticas diversas e o engajamento político não precisa estar vinculado a nenhum partido, podendo ser apartidário. O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme o art. 1º, V, da CF/88. De tal modo, FALSA esta afirmativa.

    Mnemônicos:

    Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (Art. 1): SO berania / CI dadania / DI gnidade (...) / VA lores sociais (...) / PLU ralismo político; Objetivos: CON-GA-E-PRO (Art. 3): CON struir (...) / GA rantir o (...) / E rradicar a pobreza (...) / PRO mover o bem de todos (...); Princípios: DE-CO-RE-AUTO-P-I-S-C-I-NÃO (Art. 4): DE fesa da paz / CO operação (...) / RE púdio ao terrorismo (...) / AUTO determinação (...) / P revalência (...) / I gualdade (...) / S olução (...) / C oncessão (...) / I ndependência nacional / NÃO intervenção.

    Ante o exposto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO: B.

  • ***LEMBRANDO QUE É PLURALISMO POLÍTICO E NÃO PARTIDÁRIO***

  • GAB. B)

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais insculpidos na CF/88. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está correta. Conforme art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: [...] II - a cidadania.

     

    Assertiva II: está incorreta. Conforme art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: [...] V - o pluralismo político.

     

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • TÍTULO I

    Dos Princípios Fundamentais

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Fundamentos

    I - a soberania

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    V - o pluralismo político

    Poder constituinte

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Diretamente

    Plebiscito

    Referendo

    Iniciativa popular

    Indiretamente

    Representantes eleitos

    Objetivos fundamentais

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional

    II - prevalência dos direitos humanos

    III - autodeterminação dos povos

    IV - não-intervenção

    V - igualdade entre os Estados

    VI - defesa da paz

    VII - solução pacífica dos conflitos

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    X - concessão de asilo político


ID
4933414
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A soberania não é um fundamento da República Federativa do Brasil.
II. O Projeto Básico, em uma licitação, deve conter orçamento detalhado do custo global da obra.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil e da Lei n. 8.666/93 e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

     I. A soberania não é um fundamento da República Federativa do Brasil. 

    Falso. Exatamente o oposto: a soberania é fundamento da República Federativa do Brasil, sim, nos termos do art. 1º, I, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;

    II. O Projeto Básico, em uma licitação, deve conter orçamento detalhado do custo global da obra.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 6º, IX, "f", da Lei n. 8.666/93: Art. 6 Para os fins desta Lei, considera-se: IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:  f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

    Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.

    Gabarito: C

  • Gabarito: item C - a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Art. 1º, CF: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos (SO-CI-DI-VA-PLU):

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Lei 8.666/96. art. 6. Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...) IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    (...) f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

  • Gabarito: Alternativa C. 

    Comentários:

    Item I: Errado! A soberania é um fundamento da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 1º, inciso I da CF/1988.

    Item II: Correto! O item reproduz o disposto no art. 6º, inciso IX, alínea “f” da Lei 8.666/1993.


ID
4933417
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O Projeto Básico, em uma licitação, deve conter subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra.
II. A Administração Pública deve obedecer aos princípios de ilegalidade.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 e de princípios administrativos e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

     I. O Projeto Básico, em uma licitação, deve conter subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 6º, IX, "e", da Lei n. 8.666/93: Art. 6 Para os fins desta Lei, considera-se: IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos: e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

     II. A Administração Pública deve obedecer aos princípios de ilegalidade. 

    Falso. Exatamente o oposto: A Administração Pública deve obedecer ao princípio da legalidade, que está previsto no art. 37, caput, da Constituição Federal, e dispõe que o administrador público só pode fazer o que a lei determina ou autoriza (legalidade estrita). Vale dizer que, o princípio da legalidade da Administração Pública é diferente da esfera privada, porque neste, o particular pode fazer tudo que a lei não proíbe, conforme ar. 5º, II, CF.

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B

  • Atenção com o artigo 6º da Lei 8.666/93, em especial à diferenciação entre Projeto Básico e Executivo:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à EXECUÇÃO completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

  • As questoes de administrativo deste concurso sao claramente uma palhacada com os concurseiros.

  • Fui tapeada kk

  • Li "Legalidade" aushaushuahsuahs

  • Extra! extra!! mais um foi enganado. kkkkkkk

  • Item I é verdadeiro e o II é falso.

  • A presente questão aborda o conhecimento da Lei de Licitações – Lei 8.666/1993 e dos princípios constitucionais afetos a Administração Pública.



    Vejamos os itens:


    I – CERTO – a situação descrita se enquadra no o art. 6º, IX, “e” da lei de licitações. Vejamos


    “Art. 6º, IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:


    (...)


    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso”.


    II – ERRADO – o item está incorreto, pois viola o art. 37 da Constituição Federal.


    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte”.  





    Sendo assim, correto apenas o item I, de modo que o gabarito da presente questão é a letra B.






    Gabarito da banca e do professor: letra B

  • Art. 6º, inciso IX da Lei 8666. X - "Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução".

  • Princípio da legalidade administrativa

    Só pode fazer aquilo que a lei permite e conforme ela dispõe

    Princípio da legalidade particular

    Pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe

  • Leia atentamente!!!!
  • Pelo Amor De Deus.....

  • Só quem leu "legalidade", bate aqui

  • Leia as afirmativas a seguir: 

    I. O Projeto Básico, em uma licitação, deve conter subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra. 

    II. A Administração Pública deve obedecer aos princípios de ilegalidadeMarque a alternativa CORRETA:

    X As duas afirmativas são verdadeiras.

    X A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    X A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    X As duas afirmativas são falsas.

    Lei nº 8.666/93 - Lei das Licitações

    Das Definições

    6º Para os fins desta lei, considera-se:

    (...)

    IX - Projeto básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    (...)

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    (...)

    CF - Da Administração Pública

    37 - A administração direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do DF e dos Municípios obedecerá aos princípios do LIMPE e, também, ao seguinte:

    (...)


ID
4933420
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Aos litigantes não são assegurados o contraditório e a ampla defesa.
II. O direito à igualdade é vedado na Constituição Federal de 1988.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 5º, LV, CF. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

    Art. 5º, Caput, CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “Aos litigantes não são assegurados o contraditório e a ampla defesa”.

    O direito ao contraditório e à ampla defesa é um direito básico constitucionalmente assegurado aos litigantes (aqueles que integram o processo judicial ou administrativo), nos termos do art. 5º, LV, verbis: “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. De tal modo, FALSA esta afirmativa.

    II. “O direito à igualdade é vedado na Constituição Federal de 1988”.

    A Constituição prevê o tratamento isonômico no caput de seu art. 5º. A isonomia não é a garantia de uma igualdade meramente formal, já que a própria Constituição tem uma série de dispositivos que procuram alcançar uma igualdade substancial, tratando igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades, verbis: "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes" (...). Nesse sentido, FALSA a afirmativa.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática dos direitos e garantias fundamentais. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está incorreta. Conforme art. 5º, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

     

    Assertiva II: está incorreta. Conforme art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.

     

    Portanto, as duas afirmativas são falsas.

     

    Gabarito do professor: letra d.
  • SEI QUE PODE PARECER FACIL A QUESTAO.

    MAS NA HORA DA PROVA A PESSOA NERVOSA ,COM A VISTA CANSADA ; ISSO PASSA DESPERCEBIDO....

  • Famosa Questão pra não zera a prova!

  • Princípio da igualdade

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    Princípio do contraditório e da ampla defesa

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes


ID
4933423
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado a uma entidade civil.
II. No Brasil, é permitida a arbitragem, na forma da lei nº 13.105, de 2015.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Apesar do gabarito apontar as duas assertivas como corretas, devemos informar que a lei que regula a arbitragem e a 9307/96 e não a 13.105/2015.
  • A lei 13105/2015 alterou a lei de arbitragem , mas não é a lei que a regula...

  • CPC/15 :

    Art. 3º Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.

    § 1º É permitida a arbitragem, na forma da lei.

    § 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

    § 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

  • GAB. A

     I. No Brasil, ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado a uma entidade civil. CORRETA

    Constituição Federal/88 → art. 5.º , XX

    II. No Brasil, é permitida a arbitragem, na forma da lei nº 13.105, de 2015. CORRETA

    CPC/15 → Art. 3º, § 1º 

  • O mais correto mesmo seria se a questão trouxesse "...na forma da Lei nº 9.307/96", mas ok

  • Achei forçado colocar que é o NCPC que regula a arbitragem.. Ele só remete à outra lei

  • em momento algum o enunciado afirma que o CPC regula a arbitragem, mas sim que prevê

  • A questão em comento versa sobre arbitragem e filiação ou não a associações civis.

    Cabe analisar cada assertiva. A resposta está na CF/88 e no CPC.

    A assertiva I é CORRETA.

    Diz o art. 5º, XX, da CF/88:

    Art. 5º (....)

    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado

     

     

    A assertiva II também é CORRETA.

    Diz o art. 3º do CPC:

    Art. 3º Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.

     

    § 1º É permitida a arbitragem, na forma da lei.

     

    § 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.

     

    § 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.

     

     

    Diante do exposto, cabe analisar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA. As duas assertivas estão corretas, de fato.

    LETRA B- INCORRETA. As duas assertivas estão corretas

    LETRA C- INCORRETA. As duas assertivas estão corretas

    LETRA D- INCORRETA. As duas assertivas estão corretas

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Art 3º §1º É permitida a arbitragem na forma da lei (LEI 13.105/15)


ID
4933426
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, para postular em juízo, é necessário ter interesse e legitimidade.
II. Toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízo.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    NCPC

    I- Art. 17. Para postular em juízo é necessário 

    ter interesse e legitimidade.

    II- Art. 70. Toda pessoa que se encontre no 

    exercício de seus direitos tem capacidade para 

    estar em juízo.

  • Para ter Capacidade de ser parte, basta ser pessoa ,contida nos artigos  e  do  (lembrando que adotamos a teoria natalista, Uma criança é pessoa, e pode ser parte. Já a capacidade processual se refere à capacidade de representar em juízo Art. 70 . E para isso ela tem que estar plena em seus direitos, ou seja, ser completamente capaz. Caso não seja completamente capaz, o  traz as soluções nos artigos  e . O incapaz deve ter seu tutor, representante legal. A empresa seu representante legal. O condomínio o síndico.... E outros exemplos contidos lá.

  • CAPACIDADE DE SER PARTE: todo ser humano vivo, ressalvado os direitos de nascituro.

    CAPACIDADE DE ESTAR EM JUÍZO (ad processum): para ajuizar demanda deve ser civilmente capaz (art. 70, CPC). Deve estar o exercício de seus direitos.

    CAPACIDADE AD CAUSAM: é a relação que existe da parte com o direito material em debate (art. 17 e 18, CPC).

    CAPACIDDE DE DIREITO: aptidãopara ser sujeito de direitos e deveres. Todo aquele que nascer com vida tem capacidade de direito.

    CAPACIDADE DE FATO: aptidão para exercer por si só direitos e deveres. Possuem todos aqueles que não forem absolutamente incapazes e relativamente incapazes.

  • TODAS DUAS CORRETAS. GABARITO LETRA A.

    CERTO: I. No Brasil, para postular em juízo, é necessário ter interesse e legitimidadeComentário: o interesse de agir ou processual é uma condição da ação que consiste na utilidade potencial, vale dizer, a jusrisdição deve ser apta a conferir alguma vantagem ou benefício jurídico. Já a legitimidade para a causa é conferida aos titulares da relação jurídica material hipotética ou afirmada.

    CERTO: II. Toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízoComentário: no âmbito do processo civil temos a capacidade de ser parte e a capacidade processual ou de estar em juízo. A capacidade de ser parte é uma aptidão para atuar como autor ou réu. Tem essa capacidade aquele que possui capacidade de direito. Já a capacidade processual ou de estar em juízo é uma aptidão para agir em juízo por si só. Tem essa capacidade todo aquele que possui capacidade de fato.

  • vou fazer o próximo concurso que sair da banca ADM&TEC....

    é certeza da posse! kkkkk

  • SE TROCA CAPACIDADE POR LEGITIMIDADE A II ESTARIA ERRADA...


ID
4933429
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
II. No Brasil, é proibida a associação para fins lícitos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Item I correto. CPC, art. 17: Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

    Item II errado. CF, art. 5°, XVII: é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

  • Questão com as duas corretas, trata-se de letra da lei:

    Alternativa I:

    CPC/15

    Art. 17. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

    Alternativa II:

    CF/88

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

  • GABARITO: LETRA B

    (CERTO) I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. 

    Art. 17, CPC - Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

    .

    (ERRADO) II. No Brasil, é proibida a associação para fins lícitos.

    Art. 5º, XVII da CF - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;


ID
4933432
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. É dever das partes, entre outros, expor os fatos em juízo conforme a verdade.
II. À luz da lei nº 13.105, de 2015, para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA A

    CPC

    Art. 17. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

    Art. 77. Além de outros previstos neste Código, são deveres das partes, de seus procuradores e de todos aqueles que de qualquer forma participem do processo:

    I - expor os fatos em juízo conforme a verdade;

  • Art. 77. Além de outros previstos neste Código, são deveres das partes, de seus procuradores e de todos aqueles que de qualquer forma participem do processo:

    I - expor os fatos em juízo conforme a verdade;

    II - não formular pretensão ou de apresentar defesa quando cientes de que são destituídas de fundamento;

    III - não produzir provas e não praticar atos inúteis ou desnecessários à declaração ou à defesa do direito;

    IV - cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final, e não criar embaraços à sua efetivação;

    V - declinar, no primeiro momento que lhes couber falar nos autos, o endereço residencial ou profissional onde receberão intimações, atualizando essa informação sempre que ocorrer qualquer modificação temporária ou definitiva;

    VI - não praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso.

  • Ambas alternativas estão corretas conforme o NCPC/2015.

  • A questão em comento versa sobre deveres das partes e pressupostos processuais para ajuizamento de ação.

    As respostas estão na literalidade do CPC.

    A assertiva I está CORRETA.

    Diz o art. 77, I, do CPC:

    Art. 77. Além de outros previstos neste Código, são deveres das partes, de seus procuradores e de todos aqueles que de qualquer forma participem do processo:

     

    I - expor os fatos em juízo conforme a verdade;

     

     

    A assertiva II também está CORRETA.

    Art. 17. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

    Diante do exposto, cabe analisar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA. As duas assertivas estão corretas, de fato.

    LETRA B- INCORRETA. As duas assertivas estão corretas

    LETRA C- INCORRETA. As duas assertivas estão corretas

    LETRA D- INCORRETA. As duas assertivas estão corretas

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • As duas assertivas estão corretas.

    Condições da ação (art. 17, CPC):

    • interesse de agir;
    • legitimidade ad causam.

    Em relação à outra assertiva, basta lembrar de uma das hipóteses de litigância de má-fé (art. 80, CPC), a saber: Alterar a verdade dos fatos.

    Forte abraço!

  • Trata-se das CONDIÇÕES DA AÇÃO, que não existe mais como uma categoria no CPC atual. Mas ainda existem como requisitos, tendo sido alocados como pressupostos processuais.

    Lembrando que a possibilidade jurídica do pedido (condição de ação no CPC 1973), deixou de ser sê-lo no novo CPC. Isso porque a possibilidade jurídica do pedido é questão de mérito.

  • Questão com as duas corretas, trata-se de letra da lei (CPC/15):

    Alternativa I: Art. 77. Além de outros previstos neste Código, são deveres das partes, de seus procuradores e de todos aqueles que de qualquer forma participem do processo:

    I - expor os fatos em juízo conforme a verdade;

    II - não formular pretensão ou de apresentar defesa quando cientes de que são destituídas de fundamento;

    III - não produzir provas e não praticar atos inúteis ou desnecessários à declaração ou à defesa do direito;

    IV - cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final, e não criar embaraços à sua efetivação;

    V - declinar, no primeiro momento que lhes couber falar nos autos, o endereço residencial ou profissional onde receberão intimações, atualizando essa informação sempre que ocorrer qualquer modificação temporária ou definitiva;

    VI - não praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso.

    Alternativa II:

    Art. 17. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

  • Por um mundo em que todas as questões sejam assim.

  • ACRESCENTANDO: as partes não podem praticar Inovação legal, devem cumprir com Exatidão as decisões e não criar Embaraços ---> SOB PENA DE INCORRER EM ATO ATENTATÓRIO A DIGNIDADE DA JUSTIÇA.

  • Milagre que essa questão não misturou lé com cré...


ID
4933435
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da multiplicação 7 x 7 x 11 é igual a 839.
II. O resultado da divisão 425 / 25 é maior que 10.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4933438
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da multiplicação 67 x 8 x 4 é maior que 2.021.
II. O resultado da subtração 85 - 5 - 26 é maior que 67.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4933441
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da divisão 744 / 24 é menor que 36.
II. O resultado da soma 240 + 48 + 235 é igual a 523.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4933447
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da multiplicação 1 x 5 x 2 é menor que 9.
II. O resultado da soma 42 + 15 + 57 é maior que 109.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C (A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa)


ID
4933450
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mata Atlântica
Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais; e da Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Fonte: www.mma.gov.br 

Com base no texto 'Mata Atlântica', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto afirma que a Mata Atlântica apresenta espécies vegetais ameaçadas de extinção.
II. De acordo com o texto, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    I. O texto afirma que a Mata Atlântica apresenta espécies vegetais ameaçadas de extinção. 

    Verdadeiro. De acordo com o texto, há na Mata Atlântica espécies vegetais ameaçadas de extinção.

    Texto: "Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção."

     .

    II. De acordo com o texto, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais.

    Verdadeiro. É exatamente o que traz o primeiro período do texto.

     .

    Gabarito: Letra A


ID
4933453
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mata Atlântica
Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais; e da Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Fonte: www.mma.gov.br 

Com base no texto 'Mata Atlântica', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o texto, a Mata Atlântica é o maior bioma do Brasil, embora apresente poucas espécies vegetais.
II. De acordo com o texto, as espécies endêmicas da Mata Atlântica devem ser combatidas, pois causam riscos à saúde humana.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    I. De acordo com o texto, a Mata Atlântica é o maior bioma do Brasil, embora apresente poucas espécies vegetais. 

    Falso. O texto não afirma que a Mata Atlântica é o maior bioma do Brasil. E, de acordo com o texto, não há poucas espécies vegetais, pois 35% das espécies vegetais existentes no Brasil estão na Mata Atlântica.

     .

    II. De acordo com o texto, as espécies endêmicas da Mata Atlântica devem ser combatidas, pois causam riscos à saúde humana.

    Falso. Em nenhum momento o texto traz essa informação.

     .

    Gabarito: Letra D


ID
4933456
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mata Atlântica
Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais; e da Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Fonte: www.mma.gov.br 

Com base no texto 'Mata Atlântica', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o autor, há diversas espécies endêmicas na Mata Atlântica.
II. O texto afirma que a Mata Atlântica não possui espécies animais ou vegetais ameaçadas de extinção.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    I. De acordo com o autor, há diversas espécies endêmicas na Mata Atlântica. 

    Verdadeiro. De acordo com o texto, há cerca de 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica, incluindo diversas espécies endêmicas.

    Endêmico: (BIOL) Diz-se de espécie, organismo ou população restritos a ou nativos de determinada região geográfica. (Fonte: Dicionário Michaelis)

     .

    II. O texto afirma que a Mata Atlântica não possui espécies animais ou vegetais ameaçadas de extinção.

    Falso. De acordo com o texto, há na Mata Atlântica espécies vegetais ameaçadas de extinção.

    Texto: "Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção."

     .

    Gabarito: Letra B


ID
4933459
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mata Atlântica
Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais; e da Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Fonte: www.mma.gov.br 

Com base no texto 'Mata Atlântica', leia as afirmativas a seguir:
I. O autor afirma que, atualmente, a Mata Atlântica ocupa uma área maior que a da Amazônia.
II. O texto aborda uma temática relacionada à tecnologia e à inovação.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    I. O autor afirma que, atualmente, a Mata Atlântica ocupa uma área maior que a da Amazônia. 

    Falso. O autor nem cita a Amazônia no texto.

     .

    II. O texto aborda uma temática relacionada à tecnologia e à inovação.

    Falso. O texto aborda a temática da Mata Atlântica.

     .

    Gabarito: Letra D


ID
4933462
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mata Atlântica
Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais; e da Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Fonte: www.mma.gov.br 

Com base no texto 'Mata Atlântica', leia as afirmativas a seguir:
I. O autor traz informações estatísticas sobre a diversidade vegetal na Mata Atlântica.
II. O texto aborda uma temática relacionada ao meio ambiente.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    I. O autor traz informações estatísticas sobre a diversidade vegetal na Mata Atlântica. 

    Verdadeiro. De acordo com o texto, "estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.".

     .

    II. O texto aborda uma temática relacionada ao meio ambiente.

    Verdadeiro. O texto aborda a temática da Mata Atlântica, e está relacionado, portanto, ao meio ambiente.

     .

    Gabarito: Letra A