SóProvas



Prova CCV-UFC - 2015 - UFC - Auxiliar em Administração


ID
1957825
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração pode ser definida como a consecução de objetivos pelo desempenho de certas funções. Segundo Fayol, as funções gerenciais principais são: planejamento, organização, direção e controle. Pelo exposto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Direção - A direção constitui a terceira função administrativa e vem depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada à ação e tem a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas (MAXIMIANO, 2000)

  • Qual é o erro da letra D ?

     

  • O erro da letra D) é o "abrangente". Os níveis são estratégicos, táticos e operacionais.

  • Mas estas funções administrativas não partem do conceito Neoclássico de Peter Drucker, ao invés de Fayol!????
    Achei errado o enunciado.

  • Uma pegadinha sem futuro essa D. rsrs

  • bicho cada questão uma pior que a outra desta desgraça de adm. e olha que sou formado nessa merda!

  • Questões de nível fundamental da UFC são terríveis...

  • Sentarei e chorarei por toda a tarde,até minhas lágrimas secarem,depois chorarei mais um pouco

  • kkkkkkkkkkkkkkk

  • Só o que vai cair na prova, lágrimas! 

  • Sobre a B) A organização como função administrativa pode ser formal ou integrativa.

    A tarefa de integrar é componete da coodenação, na medida em que quando as taredas são divididas é necessário que haja um esforço convergente e unificado para atingir os objetivos da organização.

    Fonte: Chiavenato, Administração nos Novos Tempos, 2004.

  • DIREÇÃO: Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional. Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos.Direção corresponde à terceira função administrativa que compõe o processoadministrativo, vindo depois do planejamento e da organização, e antecedendo o controle. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los. ... Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel dadireção: acionar e dinamizar a empresa.

     

    A função Organização nada mais é que determinar que recursos e que atividades serão necessárias para serem atingidos os objetivos da Empresa. Trata de combinar os grupos de forma que funcionem, atribuir as responsabilidades a quem irá realizar a atividade, e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para e execução de suas atribuições. 

     

    CONTROLE: Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos da função de controle são:

    1. Necessário para medir e avaliar o desempenho organizacional

    2. Dinâmico e contínuo

    3. Engloba todas as vertentes da organização

     

    PLANEJAMENTO: Uma das principais funções administrativas, o Planejamento, o “P” do PODC ( Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), como função é fundamental para as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, é a dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado.

     

     

  • PARECER DA BANCA:

    Ora, o enunciado da questão aponta para as funções gerenciais e especificamente coloca a resposta correta na função DIREÇÃO, item A. Para Chiavenato, 2004 (...) “a função DIREÇÃO constitui uma terceira função administrativa e vem após o planejamento e a organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer AS COISAS ANDAREM E ACONTECEREM. Esse é o papel da direção. Acionar e dinamizar a empresa” A função Planejamento apresenta três níveis/tipos hierárquicos convencionados por autores como ANSOFF, ACKOFF, REBOUÇAS, CHIAVENATO E OUTROS, quais sejam: ESTRATÉGICO, Tático e Operacional. O planejamento Estratégico é de conteúdo genérico, abrangente, de longo prazo e macro-orientado. O planejamento Tático é menos genérico, mais detalhado, à médio prazo e aborda cada unidade da empresa separadamente. O planejamento operacional é detalhado, específico, a curto prazo e micro-orientado. Assim, a palavra ABRANGENTE representa uma CARACTERÍSTICA do Planejamento Estratégico, não uma denominação de nível/tipo, o que invalida o item D. Pelo exposto, permanece correta a alternativa A do Gabarito Oficial.

  • Meu povo, coloquem a explicação, mas coloquem também O GABARITO, pois tem mta gente que não é assinante.

     GABARITO --------->   a) A direção tem como papel acionar e dinamizar a empresa.  

  • GABARITO LETRA A

     

    a) A direção tem como papel acionar e dinamizar a empresa.  (através da comunicação, lierança e motivação)

     

    b) A organização como função administrativa pode ser formal ou integrativa. (informal)

     

    c) O controle consiste fundamentalmente em um processo que expande a organização. (só controla o que já foi planejado)

     

    d) O planejamento procura estabelecer objetivos considerando níveis hierárquicos: tático, operacional e abrangente. (estratégico)

     

    e) A finalidade do planejamento é assegurar que resultados de objetivos, organizados e dirigidos se ajustem às metas.(controle)

  • A direção é a terceira função administrativa. O papel dela é acionar e dinamizar a empresa. Está totalmente voltada às ações com pessoas dentro da organização.

     

    A) A direção tem como papel acionar e dinamizar a empresa. 

    B) A organização como função administrativa pode ser (é) formal ou (e) integrativa.

    C) O controle (planejamento) consiste fundamentalmente em um processo que expande a organização.

    D) O planejamento procura estabelecer objetivos considerando níveis hierárquicos: tático, operacional e abrangente. (estratégico)

    E) A finalidade do planejamento (controle) é assegurar que resultados de objetivos, organizados e dirigidos se ajustem às metas.

     

    Parecer da Banca 

    Os recorrentes inconformados com a opção determinada como correta no Gabarito oficial, item A, defendem nas suas alegações que a opção correta seria o item D do gabarito oficial.

    No enunciado do item D, os recorrentes consideram o termo ABRANGENTE como correto. Ora, o enunciado da questão aponta para as funções gerenciais e especificamente coloca a resposta correta na função DIREÇÃO, item A.

    Para Chiavenato, 2004 (...) “a função DIREÇÃO constitui uma terceira função administrativa e vem após o planejamento e a organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer AS COISAS ANDAREM E ACONTECEREM. Esse é o papel da direção. Acionar e dinamizar a empresa”

    A função Planejamento apresenta três níveis/tipos hierárquicos convencionados por autores como ANSOFF, ACKOFF, REBOUÇAS, CHIAVENATO E OUTROS, quais sejam: ESTRATÉGICO, Tático e Operacional.

    O planejamento Estratégico é de conteúdo genérico, abrangente, de longo prazo e macro-orientado. O planejamento Tático é menos genérico, mais detalhado, à médio prazo e aborda cada unidade da empresa separadamente. O planejamento operacional é detalhado, específico, a curto prazo e micro-orientado.

    Assim, a palavra ABRANGENTE representa uma CARACTERÍSTICA do Planejamento Estratégico, não uma denominação de nível/tipo, o que invalida o item D.

    Pelo exposto, permanece correta a alternativa A do Gabarito Oficial. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

     

  • O estratégico é abrangente.. pq considerou errado?

    Nammmm

  • A função administrativa de direção está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos que compõem a organização.

    LETRA A

  • Concuso tem q marcar a mais correta e parar de procurar pelo em ovo.

    Podem ter 2 corretas , mas a banca só vai considerar uma e ponto. E com certeza a mais correta.

  • A

  •  

    Só uma observação em relação ao enunciado 

    "A administração pode ser definida como a consecução de objetivos pelo desempenho de certas funções. Segundo FAYOL, as funções gerenciais principais são: planejamento, organização, direção e controle"

    Oi???  Planejar, organizar, dirigir e controlar não são funções do administrador na TEORIA NEOCLÁSSICA??? maior expoente -> PETER DRUCKER

    O PODC é uma "roupagem" atualizada! Essas 4 funções básicas constituem o processo  administrativo atualmente.

    Para Fayol as funções do administrador/Administração eram gerenciar recursos através de um PROCESSO ADMINISTRATIVO;

    Prever,Organizar,Comandar,Coordenar e Controlar (O FAMOSO POC3)

  • O planejamento estratégico não pode ser considerado abrangente?


ID
1957828
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se conceituar estrutura organizacional como: 

Alternativas
Comentários
  • Capítulo 4
    Estrutura Organizacional
    Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.
    O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.
    Assim, poderíamos dizer que a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização.

    Figura 4.1 – Definição de organização
    Vamos ver como esse tópico já foi cobrado em concursos?
    1. (FCC/Arce/Analista Reg./2006) A soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, posteriormente, como a coordenação é realizada entre essas tarefas é denominada:
    a) estrutura de uma organização;
    b) planejamento estratégico;
    c) missão da organização;
    d) reengenharia da organização;
    e) redesenho dos processos.
    Como vimos, o processo administrativo que se relaciona com a divisão de trabalho e a coordenação desse trabalho é a organização. A estrutura organizacional é o resultado das decisões do processo de organização. Dessa forma, a letra A está correta e é nosso gabarito.
    As letras B e C se relacionam com o planejamento. Assim sendo, estão incorretas. Do mesmo modo, as letras D e E estão erradas, pois se relacionam com a gestão de processos.
    Continuando, os elementos principais da estrutura organizacional de que trataremos neste capítulo estão descritos na figura a seguir.

     

    Gabarito D. Renno (2013)

  • A - ERRADO - CAPTAÇÃO, TRIAGEM E SELEÇÃO É DO PROCESSO DE AGREGAR DA GESTÃO DE PESSOAS, E NÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

     

    B - ERRADO - COMO QUE ALGO FORMAL, OU SEJA, EXPRESSO EM LEI OU REGULAMENTO NÃO APARECE NO ORGANOGRAMA?... SEM LÓGICA ALGUMA. SÓ NÃO APARECERÁ NO ORGANOGRAMA SE FOR INFORMAL.

     

    C - ERRADO - O QUE FARÍAMOS, ENTÃO, COM A ESTRUTURA EM REDE? UMA VEZ SABENDO QUE ELA NÃO TEM DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

     

    D - GABARITO. (vide ☕ Vanessa)

     

    E- ERRADO - AÇÕES SÃO PARTE DA ESTRATÉGIA, E NÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

  • Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais; controla também a coordenação e as formas de motivação. Para qualquer organização, uma estrutura apropriada é aquela que facilita respostas eficazes aos problemas de coordenação e motivação, evolui à medida que a organização cresce e se diferencia e pode ser gerenciada e modificada através do processo de desenho organizacional.

    A estrutura interna da organização define os níveis hierárquicos, os setores e departamentos (células) da organização e como estão interligados (organograma). Determina as inter-relações e mobilidade dentro da organização. Interfere diretamente na flexibilidade (ou resistência às mudanças), na criatividade e na capacidade de inovação.

    Em sua dinâmica, influencia e é influenciada pela cultura e pelo clima organizacional.
    Organização da empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

    Para a adequada organização de uma empresa, pode-se considerar o desenvolvimento de alguns aspectos:

    • estrutura organizacional
    • rotinas e procedimentos administrativos

    Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia:


    • identificação das tarefas necessárias
    • organização das funções e responsabilidades
    • informações, recursos e feedback aos empregados
    • medidas de desempenho compatíveis com os objetivos
    • condições motivadoras

     

    https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/61100/estrutura-organizacional-de-uma-empresa

     

    LETRA D

  • Estrutura Organizacional - VASCONCELOS (1989) entende estrutura como o resultado de um processo no qual à autoridade é distribuída, as atividades são especificadas (desde os níveis mais baixos até a alta administração) e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o alcance dos objetivos da organização. Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. (Stoner, 1992, p. 230).

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


    Estrutura organizacional - É a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Na verdade, a estrutura organizacional funciona como a espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula todas as suas partes integrantes.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • D


ID
1957831
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Durante o processo de comunicação, interferências podem ocorrer e limitar sua compreensão. Sobre as barreiras de comunicação, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Comunicação verbal é apenas escrita ou falada.

    b) ERRADA. As barreiras de comunicação pessoal têm relação com a personalidade dos interlocutores. Quanto à localização dos interlocutores, seria barreiras mecânicas ou físicas.

    c) ERRADA.  Não se trata de barreiras físicas, mas barreiras de ordem pessoal.

    d) CORRETA.

    e) ERRADA.  Alterações físicas dos interlocutores seriam barreiras fisiológicas (?).

  • De acordo com Chiavenato (2009) existem três tipos de barreiras comunicativas:

    Barreiras pessoais: influenciam nas barreiras pessoais certos hábitos falhos na hora de ouvir, envolvendo emoções e outros tipos de sentimentos pessoais. Estas barreiras, como denominado pelo próprio nome, são pessoais, ou seja, singulares e distintas a cada pessoa.

    Barreiras físicas: interferências físicas que ocorrem dentro do ambiente de comunicação. Ruídos no ambiente externo, uma janela que se abre no decorrer da conversa, a distância física entre a fonte e o destinatário, interferências na comunicação por aparelhos móveis, etc.;

    Barreiras semânticas: limitações e distorções da comunicação feita através de símbolos – como gestos, sinais, etc. – que podem ter diferentes sentidos para cada pessoa, distorcendo o real significado da mensagem inicial.

  • Meirilane Sales, qual o nome dessa obra de Chiavenato? O que achei foi CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O capital humano das organizações; São Paulo, editora Campus, 2009.

  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.


    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • 1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    FONTE: PRIME CONCURSOS

  • Gente, a letra A não está errada. Ela só não é uma barreira. ;)

    Questão típica da CCV, colocar uma alternativa certa e que não se enquadra no que o enunciado pede.

  • Barreiras à comunicação

    CHIAVENATO: mecânicas/ físicas; fisiológicas; semânticas; psicológicas; pessoais e administrativas/ burocráticas.

    ROBBINS: filtragem; percepção seletiva; omissão; distorção; sobrecarga.

  • D


ID
1957834
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação informal é caracterizada corretamente como sendo:

Alternativas
Comentários
  • O que tem haver seu comentário com a questão vanessa I.P.D? A questão fala de comunicação.

     

  • Nunca vi essa definição em aula ou livro algum, a não ser através do livro citado pelo Dimas. É algo muito específico!!

  • Por eliminação, temos:

     a) Errada. Não tem como ser informal e estável ao mesmo tempo. 

     b) Correta.  Instável, dinâmica, variada.

     c) Errada. Impessoal, não. Pessoal.

     d)Errada. Estável não. Instável.

     e)Impessoal,não. Pessoal 

  • Gabarito letra B.

    Dá pra matar a questão por eliminação, só sabendo o significado de ESTÁVEL:

    adj.m. e adj.f.Que não possui variações e/ou alterações; invariável ou inalterável: tempo estável; personalidade estável.Que está fixo; firme ou fincado: a televisão está estável sobre a mesa; construção estável.Em que há constância; que tende a durar; duradouro: relacionamento estável.

    Na comunicação informal não há uma estabilidade, há um dinamismo (só pensar na velocidade que uma fofoca se espalha) e é variada pois utilizada vários mecanismos de propagação, tratam de vários assuntos e tem vários formatos. 

  • Tem gente que vai dando ctrl+c e ctrl+v em tudo heheh

     

    eu reporto.

     

  • que questão furreca 

  • Comunicação informal - Acontece à margem dos fluxos formais, ou seja, surge dentro dos mais diversos contextos e envolve as pessoas, independentemente de posição hierárquica. É aquela representada pelo contato espontâneo entre colegas de trabalho. Apresenta três características: primeiro, ela não é controlada pela direção da empresa; segundo, é tida pela maioria dos funcionários como mais confiável do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização; e terceiro, ela é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integra.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


    Parecer da Banca 

    O candidato recorrente afirma que “as opções B, C e E podem ser consideradas como linguagem impessoal. Esta questão foi mal elaborada pois as três opções estão corretas”.

    Faz-se necessário salientar, que o enunciado da questão versa sobre COMUNICAÇÃO INFORMAL e não LINGUAGEM IMPESSOAL, como menciona o candidato em seu recurso.

    Nota-se, portanto, um equívoco do recorrente em sua contestação, já que INFORMAL e IMPESSOAL não são sinônimos. Ademais, o Edital do concurso em questão exige conhecimentos em COMUNICAÇÃO FORMAL E INFORMAL, e não em LINGUAGEM IMPESSOAL (não consta esse conteúdo no referido Edital).

    A fim de legitimar os argumentos supracitados, considera-se as definições do NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA – Nova edição revista e ampliada Ed. Nova Fronteira p.922 – 944: IMPESSOAL significa “que não se refere ou não se dirige a uma pessoa em particular, mas às pessoas em geral” e INFORMAL significa “destituído de formalidade”. Não se trata de sinônimos.

    Portanto, retomando à exigência do enunciado da questão, qual seja assinalar as características corretas da comunicação informal, reafirma-se a alternativa A como correta.

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

  • B


ID
1957837
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É correto afirmar que a função gerencial tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Assim sendo, o nível abaixo – o tático ou gerencial – terá de tomar decisões e planejar seu próprio trabalho baseado nas decisões que o nível estratégico definiu.
    Um gerente de Recursos Humanos dessa empresa, por exemplo, terá agora que iniciar seu plano tático, de forma a capacitar a empresa a abrir essa fábrica com pessoas contratadas, treinadas e motivadas para o trabalho, não é mesmo?
    Portanto, esse gerente vai se basear nas decisões estratégicas para, na sua área, tomar as decisões que possibilitem à empresa atingir seus objetivos como um todo.
    O mesmo acontecerá com um ocupante do nível operacional. Um supervisor de recrutamento e seleção terá o trabalho de mapear as áreas que necessitarão de funcionários e os perfis ideais de cada cargo, deverá buscar e selecionar essas pessoas na própria empresa ou no mercado de trabalho.
    Portanto, ele irá planejar a execução daquela tarefa específica, daquela atividade de recrutamento, que foi derivada das decisões tomadas no nível estratégico e no nível tático.

     

    Gabarito A, Renno (2013)

  • Para a empresa se manter competitiva no mercado, é necessário que se faça presente a COOPERAÇÃO entre a equipe e a organização.

    Nos dias atuais, o funcionário é visto como colaborador, a "peça" fundamental para a organização. Não basta esta pensar somente em seus objetivos, é preciso ir além, satisfazer seus colaboradores, proporcioná-los o atingimento de seus interesses. É preciso que os objetivos organizacionais "andem" juntos com os objetivos individuais. É preciso que se tenham gerentes capazes de aliar ambos objetivos.

    É bom lembrar que a função gerencial se encontra no nível tático. Tal nível requesita que haja um equilíbrio entre as habilidades: técnicas, conceituais e humanas. 

    Logo, gabarito: A

  • Ótima a explicação do colega: Concurseiro Ilan, menciono aqui um trecho de seu cometário "o funcionário é visto como colaborador, a "peça" fundamental para a organização. Não basta esta pensar somente em seus objetivos, é preciso ir além, satisfazer seus colaboradores, proporcioná-los o atingimento de seus interesses".

    Só queria saber a fonte na qual ele se baseiou?

  • Eu fui verificar o gabarito da prova e nela constava como certa a opçao B, pq?

  • juliana verifique novamente , pois o gabarito esta correto..

  • PARECER DA BANCA:

    Segundo GIL, A. Carlos - Gestão de Pessoas, Ed. Atlas S.A. 2007 p. 17 “Função gerencial visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. Segundo Chiavenato, 1999, p.7, se tratadas como recursos, às pessoas precisam ser administradas, para obter-se delas o máximo de rendimento possível. Conseqüentemente, tendem a ser consideradas parte do patrimônio da organização. Como tais seriam tratadas como parceiros da organização, seriam reconhecidos como fornecedores de conhecimentos, habilidades, capacidades e sobretudo o maior aporte da organização. Entendidas desse modo, o bem estar e satisfação dos empregados passa a ser também um objetivo da organização.

  • GABARITO A

  • Só não entendi uma coisa...função gerencial não é o mesmo que tática? Se sim, qual a razão de a letra B estar errada?

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • O fundamento da questão tem por base o conceito de Gestão de Pessoas tratado por Gil.

    Gil (2001, p. 17) conceitua gestão de pessoas como "[...] a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações, para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais".

     

    [http://www.sato.adm.br/artigos/a_gestao_de_pessoas_como_ferramenta.htm]

     

    Vale lembrar que não podemos confundir com as HABILIDADES GERENCIAIS - Conceitual, Humana e Técnica.

    Quanto a essas habilidades, podemos relacioná-las, respectivamente, aos seguintes níveis organizacionais - Estratégico, Tático e Operacional, que, por sua vez, estão associados, também de forma respectiva, à Diretoria, Gerência e Supervisão.

     

    Portanto, gabarito letra A.

     

    Espero ter ajudado. Força, guerreiros!

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!


ID
1957840
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Liderança é o processo de influenciar e apoiar outras pessoas para que elas se empenhem na obtenção de determinados objetivos. Para que exista sucesso é desejável que o líder tenha habilidades gerenciais.
Dentre as habilidades gerenciais de um líder, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Finalmente, as habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.
    Quando temos a condição de pensar criticamente, de analisar problemas complexos, estamos utilizando as habilidades conceituais. A capacidade de pensar de modo sistêmico, por exemplo, só pode ocorrer quando temos tais habilidades.
    Imagine que você está analisando como diferentes fatos podem afetar sua organização (por exemplo: uma nova legislação do governo, uma tecnologia que seja lançada, uma catástrofe ambiental etc.). Se você consegue entender como esses fatores impactariam sua empresa no futuro, você tem habilidades conceituais.
    Outra contribuição de Katz foi o entendimento de que, apesar de todos os administradores utilizarem e necessitarem dessas habilidades, elas seriam mais ou menos importantes para os administradores de acordo com sua posição na hierarquia da organização.

     

    17 Robbins e Coulter, 1998.

  • "Habilidades Técnicas: refere-se ao conhecimento e à capacidade de uma pessoa com relação a qualquer tipo de processo ou técnica.

     

     Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar de forma eficaz com as pessoas e desenvolver o trabalho em equipe.

     

     Habilidade Conceitual: é a capacidade de pensar em termos de modelos, estrutura e relações amplas, como os planejamentos a longo  prazo.

     

    As habilidade conceituais lidam com as ideias, enquanto as habilidade humanas referem-se às pessoas e as habilidades técnicas dizem respeito às coisas."

  • Esse assunto é referente a  Teoria Clássica da Administração ???

  •  c)

    A habilidade conceitual é a capacidade de pensar em termos de modelos, estruturas e relações amplas, como planejamentos de longo prazo. 

  • Habilidade conceitual= nível estratégico - longo prazo

    NÍVEL HIERÁRQUICO VERSUS HABILIDADE 

  • Gabriel C. Se refere as caractéristicas das habilidades do Administrador, através dos Níveis administrativos: INSTITUCIONAL, INTERMEDIÁRIO E OPERACIONAL. É uma pirâmide inicial do livro TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - Livro 1 - Chiavenato, fica na primeira página, dá uma pesquisada. A maioria das Escolas da administração se complementam entre si para um objetivo comum.

    Eu entendi o que você quis dizer. Mas não devemos apenas selecionar Teoria clássica ignorando os demais conceitos que se diferem desse tema. Melhor para fixar! Rs

  • As habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo.

    Já as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar de cooperar com outras pessoas. Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!

    As habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.
     

  • Habilidades Administrativas de Katz 

    -

    Habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento

    -

    Habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas.
    -

    Habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas.

    -

    Nível estratégico> necessita de maior habilidade conceitual 

    Nível tático> necessita de maior habilidade humana

    Nível operacional> necessita de maior habilidade técnica

    -

    #Rennó

     

     

  • Idalberto Chiavenato

    Introdução à Teoria Geral da Administração

    (9ª edição, pág. 3)

     

     

    Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. 

     

     Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido:

     

    Habilidades técnicas: envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização. É o caso de habilidade em contabilidade, programação de computador, engenharia, etc. As habilidades técnicas estão relacionadas ao fazer, isto é, ao trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos. É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador.

     

    Habilidades humanas: estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas –  saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.

     

    • Habilidades conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, entender como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, o raciocinar, o diagnóstico das situações e a formulação de alternativas de solução para os problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador e que lhe permitem planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber oportunidades onde ninguém enxerga nada. À medida que um administrador faz carreira e sobe na organização, ele precisa, cada vez mais, desenvolver as suas habilidades conceituais para não limitar a sua empregabilidade (capacidade de conquistar e manter um emprego pois conquistá-lo pode até ser fácil; o mais difícil é mantê-lo a longo prazo).

  • Gabarito C

     

    a) A habilidade técnica é a capacidade para trabalhar de forma saudável com as pessoas e desenvolver o trabalho de equipe. (humana)

     

    b) A habilidade humana refere-se ao conhecimento de uma pessoa com relação a qualquer tipo de processo administrativo.(técnica)

     

    c) A habilidade conceitual é a capacidade de pensar em termos de modelos, estruturas e relações amplas, como planejamentos de longo prazo. 

     

    d) A habilidade primordial é a capacidade de pensar em termos de prioridades da organização e dos indivíduos com formações específicas. (nunca nem vi)

     

    e) A habilidade assertiva é a capacidade de pensar em termos de modelos, estruturas e relações amplas visando o maior número de ações assertivas (conceitual)

  • Para Katz, existem três habilidades importantes para o administrador: Habilidades Técnicas, Habilidades Humanas e Habilidades Conceituais.

     

    Habilidade Técnica: está relacionada com a atividade específica do gerente e compreende conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que fazem parte de sua especialidade ou de sua habilidade técnica. Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

    Habilidade Humana: Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana "[ ... ] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

    Habilidade Conceitual: envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade organizacional e usar o intelecto para formular estratégias. O gerente deve ter criatividade, saber planejar, ter raciocínio abstrato e entendimento do contexto geral. As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.

     

    Há ainda a Habilidade Política: Essa área está relacionada à habilidade de realçar a posição de uma pessoa, de construir a base de poder e de estabelecer conexões certas. As organizações são arenas políticas, em que pessoas competem pelos recursos.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


     

  • c)

    A habilidade conceitual é a capacidade de pensar em termos de modelos, estruturas e relações amplas, como planejamentos de longo prazo. 

  • Resumo baseado em questões dessa banca:

    Quatro COMPETÊNCIAS do administrador: (resolva -> Q760149 / Q652611 / Q570203)

    Conhecimento -> acervo de informações, experiências, aprendizagens que o administrador possui.

    Perspectiva -> colocar o conhecimento em ação, saber transformar a teoria em prática.

    Julgamento -> saber analisar a situação com clareza, julgar os fatos com espírito crítico.

    Atitude -> estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente. Transforma o administrador em agente de mudança

    ______________________________________________________________________________________________________________

    HABILIDADES necessárias para um Administrador:

    Conceituais -> relacionadas com a capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas.

    Humanas -> relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e cooperar com outras pessoas. Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas esta habilidade é fundamental!

    Técnicas -> necessárias para executar uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo.

    ______________________________________________________________________________________________________________

     NÍVEIS ----- HABILIDADES ----- HIERARQUIA ----- FOCOS DE ATUAÇÃO ------PRAZOS

    Estratégico -- conceituais -------- Direção ------------ em toda a empresa ----------- longo

    Tático --------- humanas------------- Gerência ---------- em departamentos ------------ médio

    Operacional --Técnicas ---------- Supervisão ----------- em tarefas -------------------- curto

    Persevere.

  • C

  • De modo a responder ao que se pede corretamente, é preciso que tenhamos conhecimento sobre as habilidades gerenciais. Dentre as opções apresentadas, vejamos qual está de acordo com a literatura da área.

    Antes de apontar a opção correta, porém, vejamos alguns importantes pontos sobre o assunto. Vamos lá.

    Maximiano (2018) nos apresenta três habilidades gerenciais. São as seguintes:

    • Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.

    • Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.

    • Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.

    Vale deixar muito claro que de acordo com Katz, conforme o indivíduo sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica diminui, ao passo que a habilidade conceitual se torna mais importante.

    Sabendo disso, o que podemos concluir?

    A - incorreta. O correto seria dizer habilidade humana.

    B - incorreta. O correto seria habilidade técnica.

    C - correta. A habilidade conceitual é a capacidade de pensar em termos de modelos, estruturas e relações amplas, como planejamentos de longo prazo.

    D - incorreta.

    Dentre as habilidades gerenciais não há a habilidade primordial é.

    E - incorreta. Dentre as habilidades gerenciais não há a habilidade assertiva.

    Sendo assim, gabarito "C".

    GABARITO: C

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
1957843
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São características das Equipes de Trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Greenberg e Baron (1995) e González e Cols (1996), as equipes e grupos de trabalho tem suas diferenças. Nos grupos, há esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, objetivo individual e unidades de trabalho independente. Já as equipes o esforço é coletivo, a responsabilidade é compartilhada por resultados globais, objetivo de trabalho compartilhado e unidades de trabalho semi-autônomas ou autônomas. Quando identificamos essas diferenças dentro da organização fica possível partir de um ponto para favorecer o desenvolvimento e a interação deles


    Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes © Psicologado.com

     

    GAB: Letra C

  • Esse assunto está no escopo da Abordagem Clássica?

  • Questão maluca, nunca li isso na vida. Tinha noção, mas especificado dessa meneira, NÃO.

  • Letra C.

    Em plena Olimpíada nós aqui estudando...

    Rumo à aprovação! :D

  • Caracteristicas das Equipes de Trabalho:

    1° Esforço Coletivo

    2° Responsabilidade compartilhada pelos resultados globais

    3° Objetivo de trabalho compartilhado

    4° Unidades de trabalhos semi-autônomas ou autônomas

  • Trabalho em Equipe

    A formação de uma boa equipe que conquiste excelentes resultados tem sido uma busca cada vez mais frequente em qualquer tipo de organização, são unidades de trabalho semiautônomas ou autônomas..

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


    Parecer da Banca 

    Os recorrentes não reconhecem como corretas as características das Equipes de Trabalho, apontadas pelo item C do Gabarito Oficial: unidades de trabalho semiautônomas e autônomas.

    Ao apreciar o mérito dos recursos interpostos, pode-se rechaçar as razões dos recorrentes, aduzindo-se os fundamentos abaixo alinhados.

    Conforme descreve Aurélio Buarque de Holanda, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, AUTONOMIA significa: “faculdade de se governar por si mesmo; liberdade ou independência, moral ou intelectual”. Ainda para o autor, o sufixo semi significa “ METADE, MEIO”.

    MOSCOVICI (1994), indica que a AUTONOMIA de uma equipe pode ser definida ao longo de um contínuo que vai desde prover simples sugestões até trabalhar como unidades auto gerenciadas. A referida autora esclarece que no caso das equipes semiautônomas embora ainda respondam a um SUPERVISOR, já planejam, organizam e controlam seu trabalho diário, entretanto raramente são dotadas de AUTORIDADE para implementar de modo unilateral as ações por elas sugeridas.

    Por outro lado Robbins (2000), esclarece que as equipes autônomas ou autogeridas resolvem problemas, implementam soluções, assumem responsabilidade total pelos seus resultados, escolhem seus próprios membros e fazem com que eles procedam a uma avaliação recíproca de seus desempenhos. Entende-se, portanto, que não há erro no item C, visto que as características apontadas na opção são referendadas por estudiosos do assunto.

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.


  • C


ID
1957846
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite mensurar os resultados obtidos por um indivíduo ou por um grupo. Assinale a alternativa correta sobre Avaliação de Desempenho.

Alternativas
Comentários
  • 18.4. Avaliação do Desempenho
    A avaliação do desempenho é um processo sistemático de análise do desempenho de um indivíduo em função do contexto do trabalho. Dessa maneira, serve para julgar o valor, as excelências e as capacidades de cada empregado, e sua contribuição para que a organização atinja seus objetivos.20
    Portanto, a avaliação de desempenho ajuda a organização avaliar se seus funcionários estão conseguindo “entregar” resultados. A “entrega”, de acordo com Dutra,21 é a capacidade de o empregado trazer resultados e atingir os objetivos desejados pela organização. Assim, o empregado que entrega está gerando valor para a organização.
    A avaliação deve, portanto, subsidiar as decisões de aumento de salários, promoções, transferências e, eventualmente, demissões de empregados. Outro benefício é fornecer aos funcionários uma noção de como seu trabalho está sendo “visto” pela gerência, de modo a que eles possam corrigir seus erros e receber um aconselhamento.
    Isso ocorre pois é muito difícil que consigamos melhorar nosso desempenho sem saber como estamos nos saindo, não é verdade? Assim, a avaliação auxilia o processo de autodesenvolvimento dos empregados.22

     

    B

  • a)São métodos de avaliação de desempenho: ensaio-erro, método 360 graus, escolha forçada e avaliação total.

    São métodos de avaliação de desempenho: Método das Escalas Gráficas, Listas de Verificação, Método da Escolha Forçada,Método dos Incidentes Críticos, Método Comparativo, Método da Pesquisa de Campo.

     

    b)São métodos de avaliação de desempenho: escalas gráficas, incidentes críticos, método comparativo e avaliação 360 graus. 

    Correto (Gabarito)

     

    c)O efeito Halo e o efeito tendência central são atitudes inconscientes do avaliador que podem comprometer o resultado final da avaliação. 

    Algumas atitudes conscientes são bastante comuns. Uma delas é o efeito generalização ou “efeito de halo”. Isto ocorre quando existe uma tendência do avaliador em se concentrar em apenas um aspecto do avaliado, sem considerar suas outras características com imparcialidade. Outro problema muito comum é chamado de efeito tendência central. Isto ocorre quando não queremos criar uma diferenciação muito grande entre as avaliações dos funcionários. Para não “confrontar” ninguém, fazemos avaliações parecidas, sem dar notas muito altas para os melhores nem dar notas muito baixas para os empregados que se saem pior.

     

    d)No método de 360 graus o avaliador concentra-se em determinar os pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado apontando comportamentos extremos sem analisar traços de personalidade.

    Neste tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Desta forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário.

     

     

    e)No método de escolha forçada, o avaliado é analisado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos e fornecedores. 
     

    Este método tenta reduzir a subjetividade, a generalização e a superficialidade mostradas no método das escalas gráficas. Desta forma,são escritas frases descritivas do comportamento possível de um funcionário dentro do contexto do trabalho (exemplo: é pontual, tem espírito de equipe, não recebe bem críticas, etc.) para que o avaliador consiga “visualizar” melhor os aspectos que deve observar em cada indivíduo.

     

    Fonte: Apostila Estratégia, Rennó.

  • O Rennó nunca deve ter gabaritado um concurso de ADM....ele responde conforme o gabarito!

  • MÉTODOS TRADICIONAIS:

     

    - Escalas gráficas

     

    - Escolha forçada

     

    - Pesquisa de campo

     

    - Incidentes críticos

     

    - Lista de verificador ou check list

     

    MÉTODOS MODERNOS:

     

    - Auto avaliação

     

    - APPO ( Avaliação Participativa Por Objetivos)

     

    - Avaliação 360 graus

     

    GABARITO: B

  • método comparativo é o mesmo que método da escolha forçada?

  • Qual e o método comparativo?

  • Não sei se está certo, mas o que eu encontrei sobre método comparativo.

     

    Comparação de pares

    Também conhecida como comparação binária, faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, podendo fazer o uso de fatores para isso. É um processo muito simples e pouco eficiente, mas que se torna muito difícil de ser realizado quanto maior for o número de pessoas avaliadas.

     

    Fonte: Wikipédia

  • Gab.B

    Fiz uma relação entre os dois termos. Creio eu que o método comparativo é a comparação aos pares (comparação binária).

    - Comparação simples ou atribuição de graus;

    - Comparação binária.

     

    Depois deem uma olhadinha:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/avaliacao-do-desempenho-comparacao-simples-e-comparacao-binaria/35000

  • a) São métodos de avaliação de desempenho: ensaio-erro, método 360 graus, escolha forçada e avaliação total.

    não são métodos de avaliação de desempenho

    b)São métodos de avaliação de desempenho: escalas gráficas, incidentes críticos, método comparativo e avaliação 360 graus. CERTO

    c) O efeito Halo e o efeito tendência central são atitudes inconscientes do avaliador que podem comprometer o resultado final da avaliação.

    Efeito Halo- contaminação de julgamentos, quer de um julgamento geral que afete a classificação de cada característica em si, quer pelas contaminações de um prognosticador sobre o outro.

    Tendência Central- ocorre quando o líder não gosta de avaliar sua equipe com desempenho extremados, e assim, sua avaliação tende ao centro.

    d) No método de incidentes críticos o avaliador concentra-se em determinar os pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado apontando comportamentos extremos sem analisar traços de personalidade.

    e) No método de 360º graus, o avaliado é analisado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos e fornecedores.

    Fonte: Giovanna Carranza

  • não sabia que tinha o método comparativo
  • MÉTODO DE COMPARAÇÃO ou COMPARAÇÃO BINÁRIA (o nome em si já é bem sugestivo)

    Consiste em comparar o funcionário Fulano com Cicrano.

    É um método de fácil aplicação.

    Ineficiente.

    Simples.

    Antigo.

    Favorece Halo.

  • Método comparativo / comparações forçadas:

    É o método de avaliação de desempenho que consiste em comparar

    uma pessoa com outra, ou com o grupo no qual ela se insere. Uma forma de

    aplicação é a de comparação aos pares, onde o desempenho individual é

    comparado entre cada dois funcionários.

  • Considerações da banca:

    “Método Comparativo é o método que se utiliza de análises entre um e outro empregado ou entre o

    empregado e o grupo em que ele atua. Diversas técnicas podem ser utilizadas, como, por exemplo, a de

    determinar se ele se localiza, primeiramente no quartil inferior ou superior da média para o grupo para logo

    a seguir compará-lo com o grupo em que se localiza (quartil inferior ou superior) e realizar confrontações

    individuais, com o objetivo de hierarquizá-los um a um” (MARRAS, Jean P. Administração de Recursos

    Humanos: do operacional ao estratégico – São Paulo: Saraiva 2011, p.169).

    Pelo exposto, comprova-se que a alternativa B é de fato a correta: “São métodos de avaliação de

    desempenho: escalas gráficas, incidentes críticos, método comparativo e avaliação 360º”

    Fonte: CCV

  • Marras destaca que os erros podem advir de atitudes conscientes ou de atitudes inconscientes do avaliador. Atitudes Conscientes: ocorre quando o avaliador distorce ou “vicia” intencionalmente algum resultado, com o objetivo de atender a determinado interesse, ou então prejudicar/ajudar o avaliado. Ou seja, o avaliador tem consciência de que está cometendo esse erro. Para Marras, dentre as principais atitudes conscientes estão:

    Efeito Halo: Consiste na tendência do avaliador se “deixar levar” por alguma característica marcante (positiva ou negativa) do avaliado. Ou seja, trata-se da tendência do avaliador de “generalizar” toda a avaliação, com base apenas em um aspecto (positivo ou negativo) do avaliado.

    Efeito de Tendência Central: Ocorre quando o avaliador marca sempre “valores medianos” na avaliação de desempenho para não se “comprometer” com os resultados. Ou seja, o avaliador não dá notas nem muito baixas (com medo de prejudicar os avaliados) e nem muito altas (para não ter que “justificar” ou “assumir responsabilidades” por essas escolhas).

  • a)São métodos de avaliação de desempenho: ensaio-erro, método 360 graus, escolha forçada e avaliação total.

    Método das Escalas Gráficas, Listas de Verificação, Método da Escolha Forçada, Método dos Incidentes Críticos, Método Comparativo, Método da Pesquisa de Campo.

     

    b)São métodos de avaliação de desempenho: escalas gráficas, incidentes críticos, método comparativo e avaliação 360 graus. 

    Correto (Gabarito)

     

    c)O efeito Halo e o efeito tendência central são atitudes inconscientes do avaliador que podem comprometer o resultado final da avaliação. 

    algumas atitudes também podem ser conscientes

     

    d)No método de 360 graus o avaliador concentra-se em determinar os pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado apontando comportamentos extremos sem analisar traços de personalidade.

    método 360 = todo mundo que teve contato avalia o colaborador

     

    e)No método de escolha forçada, o avaliado é analisado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos e fornecedores. 

    escolha forçada = frases -> descrever colaborador


ID
1957849
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As equipes de trabalho temporárias após o seu nascimento passam por diferentes fases. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Formação: Quando os membros da equipe iniciam os contatos com vistas à realização do trabalho, começa um processo de descobrimento do outro, mesmo que esse “outro” seja um colega de trabalho já conhecido.

    Normatização: Se o conflito é a característica da fase anterior, a coesão e identificação dos membros da equipe, são características desta. Relações mais próximas entre os membros, sentimentos e percepções compartilhadas freqüentemente surgem nesta fase. A troca de informações tende a ser mais aberta e espontânea havendo maior tolerância face às divergências.

    Desempenho: O quarto estágio no desenvolvimento da equipe constitui a execução das atividades. É o trem andando a todo vapor. Uma vez tendo sido aceitadas as normas de comportamento e desempenho, as metas a serem atingidas e o comando das lideranças, toda a energia do grupo está voltada para a realização das tarefas.

    Desintegração: A última fase no processo de desenvolvimento dos grupos, portanto das equipes de trabalho, é a desintegração. Esta fase ocorre quando os objetivos que levaram à criação da equipe são atingidos e não há mais razão para ela continuar a existir

    GAB: C

  • Qual a fonte?

  • 8. Fases de Desenvolvimento das Equipes

    Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes

  • Fases de Desenvolvimento das Equipes

    Existem estágios de desenvolvimento das equipes, que não necessariamente segue um padrão ou passos definidos, podendo passar por uns e depois voltar antes de ir para outro. Podemos citar cinco etapas: 1) Formação; 2) conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração.   Na formação se inicia os contatos entre os membros, identificação, forma de contribuir com os objetivos da equipe. O conflito se dá através do processo de ajuste ou negociação. O que depende das características de personalidade e cada um


    Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes © Psicologado.com

  • Pessoal vamos ter cuidado com os sinônimos.

    Livro ADM geral para concursos, Rodrigo Reno

    Formação, erupção (tempestade ou conflito), normatização, desempenho ou realização e Encerramento ( recesso ou desintergração)

  • Gabarito letra C.

    Nunca tinha estudado esse conceito, fui pela lógica de que tudo que é temporário tem um prazo determinado para DESINTEGRAÇÂO

  • Acertei pela lógica também.

  • Faltou a fase do tormento

    1) Formação

    2) Tormento

    3) Normatização

    4) Desempenho

    5) Encerramento

  • Em 09/11/2017, às 22:10:41, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 27/10/2017, às 23:18:03, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 19/09/2017, às 20:34:54, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 28/07/2016, às 11:36:06, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 15/07/2016, às 19:43:19, você respondeu a opção B..Errada!

  • Existem estágios de desenvolvimento das equipes, que não necessariamente segue um padrão ou passos definidos, podendo passar por uns e depois voltar antes de ir para outro. Podemos citar cinco etapas: 1) Formação; 2) conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração.   Na formação se inicia os contatos entre os membros, identificação, forma de contribuir com os objetivos da equipe. O conflito se dá através do processo de ajuste ou negociação. O que depende das características de personalidade e cada um.

    Porém, o conflito não quer dizer que será sempre como uma “guerra”. Pode ser apenas disputa, discordância entre eles. Já Normatização é um termo utilizado para revelar as relações mais próximas entre os componentes, o diálogo espontâneo, troca de informações e tolerância diante de opiniões opostas. O Desempenho é o quarto estágio que indica a evolução da equipe nas suas tarefas e objetivos alcançados. A forma que encontraram para sobreviver a todas as adversidades e chegar ao sucesso. A Desintegração se dá quando as equipes formadas alcançaram seus objetivos e não existe mais razão para que os membros continuem juntos ou ligados.

  • Pra lembrar disso eu falo:
    Formação do grupo FENRE.

    1) Formação: Pessoas se conhecem e as regras de funcionamento e comportamento são estabelecidas. Definição de papéis.

    2) Erupção/Tormenta: Primeiros conflitos, geralmente relacionados com a disputa pelo controle do poder e restrições ao individualismo.

    3) Normalização: Coesão no grupo e relacionamento firme, todos sabem o comportamento aceitavel.
    (Obs: No material está com L mesmo, NORMALIZAÇÃO.)

    4) Realização/Desempenho: Estrutura esta funcionando e as energias estão sendo gastas nas atividades.

    5) Encerramento/Desintegração: (Nos casos que isso acontece, ou seja, nem sempre haverá encerramento do grupo) Preparação para entregar o trabalho e o resultado final.

    Robbins, Organizational Behavior, 2004
    Rennó, Estratégia Material de ensino - 2018
    Neto J, Resumo e mnemônico - 2018

  • Estágios de desenvolvimento

    1. Estágio de formação: É o estágio inicial da equipe. Nesse período ocorre toda a orientação e desenvolvimento do grupo. Os componentes começam a estabelecer possíveis relações entre si e testam a possibilidade de amizade futura. É o período de “quebrar o gelo”.

    2. Estágio tempestade/tormenta/conflito: Esse é o estágio onde emergem as personalidades dos indivíduos, seus papéis e, por consequência, os conflitos resultantes deles. As pessoas passam a ter maior clareza quanto a sua função e a reforçar a sua posição dentro do grupo. Por esse motivo, esse estágio é marcado por conflitos e desacordos.

    3. Estágio normatização: Nesse estágio, os conflitos já foram sanados e a harmonia da equipe surge. Os membros passam a se aceitar e um consenso sobre quem é o líder é desenvolvido. Com as diferenças resolvidas, os membros desenvolvem um sentido de coesão de equipe. Esse estágio é de curta duração e nele o líder deve enfatizar a unidade e esclarecer as normas e valores da equipe.

    4. Estágio desempenho/realização: Durante esse estágio, a equipe passa a dar ênfase à solução de problemas e a realização da tarefa designada a eles. Se coordenam e lidam com as discordâncias sem maiores problemas. A interação é frequente e todas as discussões se fundem em busca da meta almejada. Agora o líder deve administrar o trabalho e focá-lo no alto rendimento, visto que a equipe já sabe qual o seu papel para ajudá-lo nesse objetivo.

    5. Estágio recesso/desintegração/encerramento: O último estágio de desenvolvimento de uma equipe. Ocorre apenas em equipes que têm um trabalho delimitado, ou seja, a equipe foi formada com um objetivo e ao alcançá-lo ocorre o desmanche do grupo. Nesse período, a ênfase está em completar a tarefa de maneira satisfatória e desacelerar todo o processo para a sua consecução.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • GAB.C.

  • C

  • Considerações da banca:

    Zanelli, Andrade e Bastos (1994), os quais apontam estágios de existência das equipes de trabalho temporárias:

    1. Formação - os membros iniciam contatos com vistas a realização do trabalho, sendo este um processo de descobrimento do outro.

    2. Normatização - ocorre troca de informações espontâneas e normas de comportamento aceitas.

    3. Desempenho - todos soltam sua energia e esta é a fase da produtividade.

    4. Desintegração - ocorre quando os objetivos que levaram a criação do grupo são atingidos e não há mais razão para ela continuar a existir (...) Assim essa fase está presente APENAS na vida de um tipo específico de equipes de trabalho, as temporárias.

    A partir de tal citação, percebe-se a existência do termo DESINTEGRAÇÃO no corpo teórico da administração, ao contrário do que afirma um dos recorrentes

    Fonte: CCV

  • Uma observação NORMATIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO são sinônimos !!!!

    Bons estudos!!!!

    Com fé em Deus chegaremos ao nosso objetivo.

  • 1. formação: 

    • orientação/desenvolvimento -> grupo.
    • relações entre si e testam
    • possibilidade de amizade futura.
    • “quebrar o gelo”.

    2. tempestade/tormenta/conflito: 

    • conflitos resultantes deles.
    • personalidades -> indivíduos, seus papéis
    • reforçar -> posição dentro do grupo.

    3. normatização: 

    • harmonia da equipe surge.
    • se aceitar e um consenso sobre quem
    • líder desenvolvido.
    • coesão de equipe.
    • curta duração e nele
    • líder -> enfatizar unidade

    4. desempenho/realização: 

    • solução -> problemas
    • Se coordenam
    • lidam -> discordâncias sem maiores problemas.
    • líder -> administrar o trabalho
    • alto rendimento

    5. recesso/desintegração/encerramento: 

    • desfazer grupo
    • encerrar trabalhos


ID
1957852
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto a negociação é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Obetivos, conflito e tempo são fatores que necessitam de intervenção, e não que as impedem. 

    B) GAB

    C)  Os envolvidos que discutirão e comporão o conflito, com a presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. No processo de mediação existe a preocupação de (re)criar vínculos entre as pessoas, estabelecer pontes de comunicação, transformar e prevenir conflitos. Logo, usar mediadores é só de maneira imparcial.

    D) Em um conflito, para que se tenha êxito, o individuo não deve afastar-se. 

    E) Negociações judiciais podem caber recurso.

     

  • Alguém sabe me informar de qual bibliografia foi retirado o gabarito da questão? Obrigada.

  • Nem todo conflito é igual e nem todo conflito deve ser abordado da mesma forma, conforme Burbridge e Burbridge (2012), por esta razão o gestor precisa saber como e quando usar cada ferramenta a sua disposição, como: negociação, poder, litígio, arbitragem, ouvidoria, conciliação, e diversas ouras ferramentas disponíveis. Portanto o desafio está em saber o que aplicar em cada ocasião, procurando escolher e aplicar as técnicas de forma inteligente.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • B


ID
1957855
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a necessidade de distribuição do trabalho para os profissionais de uma instituição, aponte o conceito correto.

Alternativas
Comentários
  •  Definições: Carga de trabalho – volume de trabalho atribuído a uma unidade organizacional, durante uma unidade de tempo pré-estabelecida Função – conjunto de atividades convergentes e afins, que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério para departamentalização da empresa Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos Tarefa – agrupamento de operações interligadas mediante determinada ordem seqüencial, levando-se em consideração a subdivisão do trabalho entre os funcionários alocados em uma unidade organizacional Operação – parte indivisível da execução de uma tarefa, podendo ser executada manualmente ou por intermédio de instrumentos, ferramentas, máquinas etc Natureza da atividade – para o alcance de seus objetivos, as empresas executam inúmeras atividades, necessárias ao atendimento de aspectos legais, de produção, financeiros, contábeis etc. Atividades complementares – quando as atividades apresentam uma relação antecedente/subseqüente, encadeada numa ordem rígida e necessária com a atividade subseqüente funcionando como um complemento necessário da antecedente, para que o trabalho possa ser realizado e Atividades similares – ocorrem quando a realização de duas ou mais atividades obedece ao mesmo procedimento de execução. 

    http://slideplayer.com.br/slide/83650/

  • Definições:

    Carga de trabalho – volume de trabalho atribuído a uma unidade organizacional, durante uma unidade de tempo pré-estabelecida;

    Função – conjunto de atividades convergentes e afins, que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério para departamentalização da empresa;

    Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos;

    Tarefa – agrupamento de operações interligadas mediante determinada ordem seqüencial, levando-se em consideração a subdivisão do trabalho entre os funcionários alocados em uma unidade organizacional;

    Operação – parte indivisível da execução de uma tarefa, podendo ser executada manualmente ou por intermédio de instrumentos, ferramentas, máquinas etc;

    Natureza da atividade – para o alcance de seus objetivos, as empresas executam inúmeras atividades, necessárias ao atendimento de aspectos legais, de produção, financeiros, contábeis etc.

    Atividades complementares – quando as atividades apresentam uma relação antecedente/subseqüente, encadeada numa ordem rígida e necessária com a atividade subseqüente funcionando como um complemento necessário da antecedente, para que o trabalho possa ser realizado;

    Atividades similares – ocorrem quando a realização de duas ou mais atividades obedece ao mesmo procedimento de execução.

    http://slideplayer.com.br/slide/83650/

  • Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos;

  • F-A-T-O

    Função – conjunto de atividades convergentes e afins, que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério para departamentalização da empresa;

    Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos;

    Tarefa – agrupamento de operações interligadas mediante determinada ordem seqüencial, levando-se em consideração a subdivisão do trabalho entre os funcionários alocados em uma unidade organizacional;

    Operação – parte indivisível da execução de uma tarefa, podendo ser executada manualmente ou por intermédio de instrumentos, ferramentas, máquinas etc;

  • GABARITO D
    D) Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades e aos cargos.

     

  • a)Carga de trabalho – conjunto de atividades convergentes e afins. ERRADO, TRATA-SE DE FUNÇÃO.

     

    b)Tarefa – conjunto de papéis executados por processos intermitentes. ERRADO, TRATA-SE DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

     

    c)Função – agrupamento de operações interligadas mediante uma ordem sequencial. ERRADO, TRATA-SE DE TAREFA.

     

    d)Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades e aos cargos. CORRETO.

     

    e)Operação – parte INdivisível da execução de uma tarefa podendo ser executada manualmente ou por intermédio de                                                        instrumentos. ERRADO, FALTOU O INDIVISÍVEL.

     

    GABARITO LETRA D.

     

  • Alguém sabe qual é a bibliografia da questão?

  • F

    A

    T

    O

    a explicação do primeiro remete ao que vem depois

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 170-171),

    Carga de trabalho: volume de trabalho atribuído a uma unidade organizacional, durante uma unidade de tempo predisposta. 

    Função: Conjunto de atividades convergentes e afins, que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério para departamentalização da empresa. 

    Atividade: conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos. 

    Tarefa: agrupamento de operações interligadas mediante determinada ordem sequencial, levando-se em consideração a subdivisão do trabalho entre os funcionários alocados em uma unidade. 

    Operação: parte indivisível da execução de uma tarefa, podendo ser executada manualmente ou por intermédio de instrumentos, ferramentas, máquinas etc.

    Natureza da atividade: para o alcance de seus objetivos, as empresas executam inúmeras atividades, necessárias ao atendimento de aspectos legais, de produção, financeiros, contábeis etc. Desse modo, tais aspectos determinam a natureza das atividades, ou seja, pode-se dizer que uma atividade possui natureza jurídica, quando sua execução busca satisfazer aos aspectos legais da empresa; diz-se que possui natureza financeira quando objetiva satisfazer às necessidades do subsistema financeiro adotado pela empresa, e assim por diante.

    Atividades complementares: quando as atividades apresentam uma relação antecedente-subsequente funcionando como um complemento necessário da antecedente, para que o trabalho possa ser realizado. Como exemplo, pode-se citar o seguinte processo: emissão de nota fiscal, conferência da nota fiscal emitida, emissão de fatura/duplicata etc.

    Atividades similares: ocorrem quando a realização de duas ou mais atividades obedecem ao mesmo procedimento de execução, como, por exemplo: emissão de pedido de venda e extração de nota fiscal (quando for, praticamente, cópia do pedido).

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.


ID
1957858
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Derivada do Latim MOTIVUS, a palavra Motivação significa “tudo aquilo que se pode fazer mover”. Entretanto, a relação entre motivação e desempenho depende de fatores que se interpõem como mediadores, ou elos. São fatores de mediação, dentre outros: 

Alternativas
Comentários
  • Valores pessoais versus valores organizacionais, e significado do trabalho. 

    [Gab. E]

    bons estudos!

  • Numa organização, é natural que exista um conflito entre os objetivos da empresa e os objetivos pessoais de cada um. Quando as tarefas são demasiadamente específicas, o funcionário tende a não compreender a importância daquela atividade para o todo, e isso pode ocasionar a desmotivação, pois ele não vê tanta relevância no trabalho que faz. A desmotivação, por sua vez, acarreta em prejuízo para a organização, pois há uma redução no desempenho das atividades do funcionário. Por isso, a motivação está ligada a alinhar os objetivos pessoais de cada um com os objetivos da empresa, e o significado do trabalho, que é benéfico tanto pra organização quanto pro funcionário.A integração entre objetivos individuais e da organização aumenta a produtividade.

  • Gabarito letra E.

     Motivação é o impulso interno que nos leva à ação; a palavra sugere exatamente isso: motivo + ação, a força (motivo) que me leva a agir; a palavra vem do latim moveres, mover. Está diretamente ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades. Há uma enorme controvérsia dentro da psicologia sobre como funcionam os mecanismos da motivação; e isso por uma razão muito simples: a motivação é uma das chaves para a compreensão do comportamento humano; age sobre o pensamento, a atenção, a emoção e a ação. Envolve anseios, desejo, esforço, sonho e esperanças.Motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação.

     

    Sobre a letra A, o ambiente é um fator que influencia na motivação, mas nem todo mundo anseia por PODER.

  • GAB: E.

     

    Para Gondim e Silva existem alguns fatores de mediação entre motivação e desempenho, que são: o significado do trabalho, o sistema de recompensas e punições, o estilo gerencial, o ambiente psicossocial e a convergência entre valores organizacionais e pessoais.

     

    http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9197/1/20835770.pdf

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • A alternativa A (Ambiente e Poder) é muito vaga e aberta a várias interpretações. Diante desta qualidade de banca é bom evitar este tipo de alternativa.

  • GABARITO: LETRA E

    • Valores pessoais = se os meus valores compactuam com o trabalho
    • versus valores organizacionais = se os valores da organização compactuam parcialmente/ totalmente com os meus
    • significado do trabalho. = se eu vejo e se a organização sentido nesse trabalho

ID
1957861
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existe uma diferenciação no conceito de grupo e equipes de trabalho. A alternativa mais abrangente que comporta o conceito de Equipes é:

Alternativas
Comentários
  • As empresas descobriram que as equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamentos permanentes, apresentando capacidade para se estruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente. Outras características importantes é que as equipes são uma forma eficaz de facilitar a participação dos trabalhadores nos processos decisórios e aumentar a motivação dos funcionários.
    É fundamental que, dentro de uma equipe, sejam reconhecidas as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito ao princípio de equipe, a interação entre os membros e o reconhecimento da interdependência de todos pode, inclusive, favorecer os resultados das demais equipes da mesma organização.
    Cada vez mais, as equipes se tornam a forma básica de trabalho nas organizações do mundo contemporâneo. As evidências sugerem que as equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer múltiplos julgamentos, habilidades e experiências. Quando as organizações se reestruturaram para competir de modo mais eficiente e eficaz, escolheram as equipes como forma de utilizar melhor os talentos dos funcionários.
    As empresas descobriram que as equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamentos permanentes, apresentando capacidade para se estruturar, iniciar o trabalho, redefinir o foco e se dissolver rapidamente. Outras características importantes é que as equipes são uma forma eficaz de facilitar a participação dos trabalhadores nos processos decisórios e aumentar a motivação dos funcionários.

     

    Gabarito D.

    RIBAS (2014)

  • “Um grupo de trabalho interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.”

    “Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.”

  • Gabarito letra D.

     

    O primeiro aspecto de uma equipe é que ela tem que ter os mesmos objetivos que são comuns a todos, não só fazer parte de um departamento. O segundo se refere à responsabilidade, ou seja, em quem recai a execução das atividades para atingir a finalidade. O terceiro seria o objetivo compartilhado. Devendo haver um esforço e comprometimento. Segundo Greenberg e Baron (1995) e González e Cols (1996), as equipes e grupos de trabalho tem suas diferenças. Nos grupos, há esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, objetivo individual e unidades de trabalho independente. Já as equipes o esforço é coletivo, a responsabilidade é compartilhada por resultados globais, objetivo de trabalho compartilhado e unidades de trabalho semi-autônomas ou autônomas. Quando identificamos essas diferenças dentro da organização fica possível partir de um ponto para favorecer o desenvolvimento e a interação deles.


    Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes © Psicologado.com

  • Gabarito Letra D.

  • eu não entendo pq não pode ser letra A

  • Considerações da banca:

    Conforme descreve Zanelli & outros ,(1994), a vida humana é grupal.

    No grupo a relação é formada de duas ou mais pessoas para atingir determinados objetivos e seguindo

    determinadas normas.

    Para o referido autor, as equipes também formadas de duas ou mais pessoas são chamadas de “times”

    porque priorizam não apenas propósitos, mecanismos ou produtos do trabalho da equipe, mas, os

    indivíduos que a integram. A ênfase recai principalmente nas relações internas mantidas entre eles ( ...)

    Nos grupos a realização do trabalho depende fundamentalmente do esforço INDIVIDUAL , enquanto na

    equipe, depende tanto do esforço individual quanto do coletivo.

    Prosseguindo, o autor faz uma diferenciação sobre QUEM recai a realização de um trabalho nos grupos

    ou nas equipes.

    No grupo, cita o autor que “embora em determinadas circunstâncias os membros do grupo possam fazer

    um esforço conjunto para atingir determinados objetivos , a responsabilidade pelos resultados obtidos é

    sempre Individual.

    Nas equipes, a responsabilidade pelo resultado final é sempre compartilhada , seja em maior ou menor

    grau.Assim , dinâmicas e complexas são as relações posto que todos os envolvidos tem a possibilidade de

    influenciar, ser influenciado, exercer poder e liderança com seus talentos e potencialidades , regulando e

    sendo regulado.

    Os argumentos fundamentam a completude da resposta no item D do Gabarito oficial, posto que os

    conceitos das palavras dinâmicas e complexas respectivamente significam “muitos elementos ou partes

    observáveis sob diferentes aspectos e respeitante ao movimento de forças em atividade” (Novo Dicionário

    da Lingua Portuguesa, Aurelio Buarque de Holanda)

    Fonte: CCV

  • A) Indivíduos que se percebem como uma entidade social.

    • equipes de trabalho

    B) Pessoas que utilizam determinada tecnologia para atingir propósitos dentro das Instituições.

    • equipes de trabalho

    C) Pessoas que usam espaços coletivos para o desenvolvimento de atividades.

    • equipes de trabalho

    D) Sistema de relações dinâmicas e complexas entre um conjunto de pessoas que compartilham regras e responsabilidades.

    • propósito de grupo

    E) Padrão complexo de relações democráticas entre pessoas que mantêm tarefas individualizadas e compartilham tecnologias avançadas.

    • equipes de trabalho

ID
1957864
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação trabalham com um elemento comum e primordial para essas instituições: o documento. Sobre documentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo Leonardo Reis e João Tiago  (2013): Documento de Arquivo documento advindo das funções naturais de um órgão, criado
    por uma instituição ou pessoa no curso de suas atividades e preservado para a consecução de
    seus objetivos, tendo-se em vista também a prova de fatos.
    Ex.: Ofício do Governo Federal.

  • O documento, em seu conceito mais básico, é  a informação registrada em um suporte. Então, para termos um documento, são necessários dois elementos:

    - informação

    - suporte 

    Podemos concluir que: INFORMAÇÃO + SUPORTE = DOCUMENTO

  • Gab: D

    Documento arquivístico é a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, dotada de organicidade, que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.

    Tais elementos são:

    Suporte: base física do documento;

    Forma: textual, gráfico, sonoro; cor, tamanho e tipo de letra, data, local, assinatura, destinatário, logomarca, selo, carimbo e outros;

    Anotações: urgente, arquive-se, ciente e outros;

    Contexto: jurídico-administrativo: leis, normas, regimentos, regulamentos, estrutura organizacional, etc. relativos à instituição criadora do documento.

     

    Fonte: http://www.arquivar.com.br/sala-de-leitura/dicionario-arquivar/o-que-e-documento-arquivistico/

  • Arquivo_ documentos produzidos e conservados para fins funcionais. Objetivo: provar, testemunhar

    Biblioteca_ orgão colecionador. Seus documentos são obtidos por compra, doções e permutas. Objetivo: instruir, educar.

    Museos_ finalidade cultural e didática. Seus documentos são na sua maioria tridimensional.

    Centro de documencional_espaços responsáveis pela centralização de documentos e dissiminação de informação, podendo ser especializado em um tema ou agrupar qualquer tipo de documento.

  • Documento: Registro de uma informação, independentemente da natureza do suporte que a contém. (MDA)

  • Li na B independente. Depois li de vagar e achei o erro.

  •  d)

    Documento é o registro de uma informação, independente da natureza do suporte que a contém.

  • Documento = Informação + Suporte

  • documento é o registro de uma informação, independente da natureza do suporte, ou seja independente do documento, existe registros de informações

    EX: RG

    em seu RG contêm as seguintes informações:

    CPF, nome do pai e nome da mãe por exemplo


ID
1957867
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto de princípios e técnicas observados na constituição, organização, desenvolvimento e utilização dos arquivos, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Arquivistica tem por objetivo o conhecimento da natureza dos arquivos, teorias, metodos e tecnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.

  • Arquivologia: disciplina que tem por objetivo o conhecimento dos arquivos e da Arquivística;
    Arquivística: princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.

    Apesar que, no livro do George Melo Rodrigues, ele trata os conceitos como sinônimos:

    "Segundo o Dicionario Brasileiro de Terminologia  Arquivística, a arquivologia, também chamada de arquivística, 'é a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos".

  • Da forma como está escrita, acredito que a resposta seja B e C.

    De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística, a arquivologia é a "Disciplina que estuda as funções do arquivo(2) e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos(1). Também chamada arquivística"

     

    Página 37, segue o link, http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf

  • Arquivologia: estudo, ciência e arte dos arquivos.

    Arquivoconomia: conjunto de resoluções inerentes à instalação, organização e gestão dos arquivos.

    Arquivística:  conjunto de princípios e técnicas observados na constituição, organização, desenvolvimento e utilização dos arquivos.

    Fonte: Renato Valentini, 2014

  • Arquivologia Disciplina que estuda as funções do arquivo(2) arquivo(2) arquivo(2) arquivo(2) arquivo(2) e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação preservação preservação preservação preservação e utilização dos arquivos(1) arquivos(1) arquivos(1) arquivos(1) arquivos(1). Também chamada arquivística.

    Arquivologia ou Arquivística.

    Fonte:DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística oficial do site do governo.

    Portanto questão sujeita a anulação por ter duas respostas corretas B e C
     

  • Não há consenso entre os autores na definição deste conceito. A maioria diz que Arquivologia=arquivística

  • Gabarito letra B. 

     

    O termo oficial é Arquivística, mas para o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) Arquivística e Arquivologia são sinônimos.

    Arquivologia (ou Arquivística) é uma ciência que se relaciona com a ciência da informação. A Teoria Arquivística, também conhecida como Arquivologia, pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.

  • A arquivologia é uma ciência.

    Já a arquivística é o nome que se dá ao conjunto de princípios e técnicas empregados justamente no desempenho desta ciência.

     

  • Arquivística: Princípios e técnicas observados na constituição, organização, desenvolvimento e utilização dos arquivos. 

    Fonte: Arquivo: Teoria e Prática.  Marilena Leite Paes, pág. 24.

  • Arquivística: estuda os principios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos e seus documentos: suas atividades, seus processos, seus usuários, suas ferramentas, enfim, tudo que se refere aos depósitos de documentos funcionais.

  • Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos é a Arquivologia. Contudo, o mesmo documento coloca "Arquivologia" e "Arquivística" como sinônimos, o que pode resultar em anulação da questão.

    Gabarito da banca: Letra "B"
    Gabarito do professor: Letras "B" e "C" (passível de recurso)
  •  

    Arquivística: principios e técnicas.

     

    Arquivologia: estuda os arquivos.

  • Arquivística: conjunto de principios e técnicas da Arquivologia

  • GAB: B

     

    Segue o comentario do Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos é a Arquivologia. Contudo, o mesmo documento coloca "Arquivologia" e "Arquivística" como sinônimos, o que pode resultar em anulação da questão.

    Gabarito da banca: Letra "B"
    Gabarito do professor: Letras "B" e "C" (passível de recurso)

  • cuidado com esses comentários de alunos, olhe o comentário do professor


ID
1957870
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos de arquivo têm características próprias. Pode-se considerar corretas as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte do gabarito dessa questão?

  • Não entendi, porque a letra C está errada?

  • GAB. E

    Características dos documento de arquivo: produção; recepção; acumulação (ordenada); valor probatório; mantidos em conjunto (organicidade); produzidos para fins administrativos, funcionais, jurídicos e legais.

    Fonte:passeidireto.com

  • Conceito de arquivo: “É o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros.”

    .

    Fonte: Renato Valentini. Arquivologia para concursos.

  • A letra C está errada pq os arquivos não envolvem  saída, mas eliminação ou guarda. 

    Letra E está completa e abrange  a produção, o recebimento, acumulação ou guarda e a finalidade

    de servir a administração. ( PUD- produção,utilização e destinação).

  • biblioteca e museu = coleção

    arquivo = acumulação

  • As características próprias são aquelas que pertencem somente aos documentos de arquivo, ou seja, não é possível encontrá-las em documentos de outros órgãos de documentação (biblioteca, museu, centro de documentação).

    Dentre as listadas, são características próprias dos documentos de arquivo:

    Produção e recepção - os documentos de arquivo somente podem ser produzidos ou recebidos como produtos de uma atividade administrativa, estando ligados a ela. Os documentos de outros órgãos de documentação podem ser produzidos por encomenda, ou recebidos por doação, permuta e compra.

    Acumulação - os conjuntos de documentos de arquivo são acumulados, ou seja, agrupados pelo mesmo produtor naturalmente conforme este realiza atividades. Os conjuntos de documentos dos demais órgãos são colecionados, ou seja, integram o conjunto documentos produzidos por entidades diferentes. Ao contrário do arquivo, bibliotecas e museus não produzem seus próprios documentos.

    Valor probatório - sendo o documento de arquivo o produto direto de uma atividade, o mesmo é prova viva sobre tal atividade. Os demais documentos são produtos deliberados da ação humana ou da natureza, e sua finalidade é apenas transmitir uma mensagem, sendo que esta não está relacionada com os aspectos da produção documental.

    Todas as demais características apresentadas são comuns, ou seja, pertencem tanto aos documentos de arquivo quanto aos documentos de outros órgãos de documentação.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • Característica própria entendo que seja só dele, então produção não tem sentido, pois todo arquivo é produzido

  • Questão estranha.

    Nem todo documento tem ou terá  valor probatório.


ID
1957873
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos são importantes para que produzam efeitos futuros. Exigem para tanto:

Alternativas
Comentários
  • Os arquívos exigem forma escrita?

    E os sonoros e iconográficos?

     

  • Concordo! Não necessariamente precisam ter forma escrita para produzir efeitos futuros.

  • Só acertei essa questão porque excluí o termo "uso constante". Não é necessário o uso constante dos arquivos pra que produza efeitos posteriores. Enfim, questão duvidosa...

  • Questão um tanto polêmica. Na elaboração a banca baseou-se na obra de RENATO VALENTINE (Arquivologia para concurso - 4º Ed) em que o autor, no capitulo 1 - Conceitos Fundamentais, afirma: Enfatizamos a importância do arquivo lembrando que os trabalhos desenvolvidos em empresas ou instituições afins exigem uma forma escrita, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros.

  • Isso é típico da ufc, nesse concurso muitas questões geraram recurso, porém nenhuma questão foi anulada.

  • Discordo do gabarito (Nenhuma questão correta)

     

    Se essa questão esta correta, então, joga fora tudo que é documento iconográfico, filmográfico, sonoro, audiovisuais e etc. Porque não servem para nada.

  • Péssima questão, embora tenha acertado, deveria ser anulada.

  • Gabarito letra A. 

     

    Questão deveria ser anulada. Gostaria de saber em qual fonte o avaliador se baseou para afirmar que somente os documentos na forma escrita produzem efeitos futuros. 

    Para o CONARQ: Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a informação está representada em forma de imagem em movimento, como em filmes), sonoros (quando a informação está registrada em forma fonográfica, como em discos, e CDs), micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais (quando o documento está gravado em meio digital e, por isso, necessita de equipamentos eletrônicos para serem lidos, como um documento em .doc ou .pdf).

  • RENATO VALENTINE (Arquivologia para concurso - 4º Ed) em que o autor, no capitulo 1 - Conceitos Fundamentais, afirma: Enfatizamos a importância do arquivo lembrando que os trabalhos desenvolvidos em empresas ou instituições afins exigem uma forma escrita, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros.

  • Essas bancas pequenas se apoiam em obras de autores desconhecidos e formulam questões como essa.
  • Todo arquivo é formado com vistas ao futuro, para que lá, se compreenda o passado. Como sua intenção é perpetuar no tempo, suas características devem estar ligadas à longevidade.

    Características ligadas à sua durabilidade são: forma escrita (permite que a informação não se disperse em vários entendimentos), guarda (permite que o documento esteja acessível) e conservação (permite que o documento existe pelo máximo de tempo possível).
    A utilização constante é fator de degradação do documento. Quanto mais se usa, mais se desgasta.
    Gabarito do professor: Letra "A"
  • NÃO NECESSARIAMENTE O ARQUIVO DEVE SER EM FORMA ESCRITA, QUESTÃO ESTRANHA

  • estranhei por conta da forma escrita 

  • os elaboradores deveriam ser alunos dos concurseiros.

  • Gente, não levem o "ESCRITA" para o lado TEXTUAL. No sentido empregado aqui, escrita refere-se ao registro em um suporte. Isso porque, ideias são voláteis, logo, precisam ser escritas, documentadas, arquivadas para que produzam efeitos futuros.

  • Jefferson Cavalcante, excelente interpretação! Eu acertei a questão por eliminação, mas confesso que fiquei receosa justamente pelo "escrita". 

  • Nesse dia o examinador estava com o ovo virado e no dia que estava analisando os recursos deve ter brigado com a mulher ou o esposo, porque não pode, só um documento escrito vai produzir efeitos futuros, quer dizer que produzo um documento, guardo e conservo, sem utilizá-lo? Eu li ontem que arquivos que não geram nenhum efeito, quando da sua produção, muitas vezes são logo elimanados ou transferidos para a fase intermediária...  Qual o sentido de guardar um documento, que nunca teve utilidade? qual o erro das outras alternativas? E a era vargas, boa parte dos acontecimentos importantes daquela época foram registrados por meio do gênero filmográfico, e os rolos originais continuam sendo conservados e preservados pela arquivologia. Será que aqueles rolos não gerariam efeitos futuros? têm mais de 4 laudas o recurso de uma questão como essa. Só documentos na forma escrita geram efeitos futuros? e uma entrevista gravada no celular, isso não é um suporte? Não serve de meio de prova? Não gera nenhum efeito?

  • Questão disgramada...

  •  Alinhada a referida condição, o livro Arquivologia para concursos 4ª edição Revista e Atualizada o autor Renato Valentini, Elsevier 2013, cita ao enfatizar a importância do arquivo, “deve-se lembrar que os trabalhos desenvolvidos em Empresas e INSTITUIÇÕES AFINS EXIGEM UMA FORMA ESCRITA, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros”

     

    O termo Exigir, conforme define o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, significa, requerer, TORNAR OBRIGATÓRIO.

     

    Ora, a Universidade Federal é uma Instituição e como tal, a maioria das decisões são tomadas a partir das informações encontradas nos arquivos, sendo portanto obrigatória a existência de uma forma escrita para que essas informações sejam passadas, guardadas e conservadas.

     

    Por tratar-se de concurso para uma Instituição Pública implicitamente é OBRIGATORIO QUE O DOCUMENTO QUE IRÁ para a guarda e respectiva conservação seja apresentado na forma escrita. Portanto não há que se pretender nulidade para a questão sendo correta a exigência da forma escrita conforme aponta o item A do Gabarito Oficial.

     

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

     

  • Analisando bem, dá para acertar por eliminação.

  • Essa foi mt mal feita.


ID
1957876
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito à natureza do assunto, os documentos são caracterizados como:

Alternativas
Comentários
  • 2.1.3. Natureza do assunto
    Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser caracterizados como:
    • Ostensivos ou Ordinários – Qualquer pessoa pode consultar o documento (a sua divulgação não prejudica a instituição).
    • Sigilosos – Tais documentos são limitados a um número restrito de pessoas. Por essa razão, devem ser adotadas medidas especiais de salvaguarda (segurança, proteção) na sua custódia e disseminação.

    Dica de Prova:

    Quanto ao grau de sigilo, os documentos públicos podem ser:

    • Ultrassecreto, secreto e reservado (não existe mais o grau confidencial).

    Prazos máximos de classificação (restrição) de acesso à informação:

    • no grau ULTRASSECRETO – 25 anos;

    • no grau SECRETO – 15 anos;

    • no grau RESERVADO – 5 anos

     

    Gabarito B.

  • Natureza do Assunto: Ostensivos ou ordinários e sigilosos.

    Natureza do documento: Especial ou especializados.

    Bons estudos!

  • Essa banca veio para dar uma voadora de dois pés na cara do pessoal desse concurso...porque estão de parabéns com essas questões de arquivologia ¬¬ 

  • Gabrito letra B.

     

    Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é “ostensivo ou ordinário" e quando prejudica alguém ele é “sigiloso” e tem restrições de acesso.

  • GAB.: B

     

    PAES, 2004 ( PÁG 29 E 30 )

     

    OBS.: ORDINÁRIO = OSTENSIVO

  • 2. CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS QUANTO À NATUREZA DO ASSUNTO:
    Existem duas classifcações dos documentos quanto à natureza do assunto:

    1. SIGILOSOS: documentos de acesso restrito e que, por isso, exigem cuidados especiais quanto à custódia (guarda) e divulgação.

    2. OSTENSIVOS: documentos cuja divulgação não prejudica a administração.


    GABARITO -> [B]

  • Ordinário é um adjetivo, que dependendo do contexto, pode ter diversos significados. Na maior parte dos casos, ordinário qualifica aquilo que é habitual, comum, corriqueiro, aquilo que está na ordem usual das coisas.

  • Natureza da entidade: público ou privado

    Estágio de evolução: corrente, intermediário ou permanente

    Extensão de atuação: setorial, central ou geral

    Natureza dos documentos: especiais ou especializado

  • Sobre à natureza do assunto: Ostensivos e Sigilosos Gab.: B

  • RESPOSTA B

    ·      4,0# Classificação quanto a natureza do assunto: ostensivo ou sigiloso; *** No que diz respeito à natureza do assunto, os documentos são caracterizados como: Sigilosos e ordinários.

    #IBAMA


ID
1957879
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No processo de arquivamento, são corretas as seguintes disposições de documentos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Tipos de arquivamento

     


    Horizontal – os documentos são dispostos uns sobre os outros e arquivados em caixas ou estantes (nos arquivos permanentes ou de custódia), como também em escaninhos (para documentos do gênero cartográfico – mapas, plantas).

    Vertical – os documentos são colocados uns ao lado dos outros (lateral) ou atrás (frontal), possibilitando uma consulta mais ágil, sem precisar retirar outros documentos. Os documentos são armazenados, geralmente, em arquivos de aço. Nos arquivos correntes este tipo de arquivamento é o mais utilizado nos dias de hoje, por ser fácil de ser executado, conservado e atualizado. Além disso, são mais econômicos e ocupam menor espaço.

     

     

    Renato Valentini.

  • A posição em que são dispostos fichas e documentos, e não a forma dos móveis, distinguirá os tipos de arquivamento.
    São eles: Horizontal e Vertical.
     Horizontal – os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. É amplamente utilizado para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes. Seu uso é, desaconselhável nos arquivos correntes, uma vez que para se consultar qualquer documentos é necessário retirar os que se encontram sobre ele, o que dificulta a localização da informação.
     Vertical – os documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo sua rápida consulta, sem necessidade de manipular ou remover outros documentos ou fichas.

     

    Apostila PRIME

  •  as duas disposições possíveis são horizontal e vertical.

    Resposta: E


ID
1957882
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um documento deve ser conservado em local apropriado, com temperatura e umidade baixas, em um local elevado, e acondicionado de maneira adequada. Para tanto, existem quatro principais operações de conservação. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Valentini (2014): 5. Conservação e restauração de documentos
    Um documento deve ser conservado em local apropriado, com temperatura e umidade baixas, em um local elevado, e acondicionado de maneira adequada.
    5.1. Principais operações de conservação
    Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo, entre outras.
    Comentário:
    a) Desinfestação – combate ou inibe as atividades dos insetos. O método mais eficiente para combatê-los é a fumigação.
    b) Limpeza – fase posterior à fumigação. Os documentos devem ser limpos com um pano macio, um aspirador de pó, uma escova adequada.
    c) Alisamento – documentos são passados a ferro.
    d) Restauração – são utilizados determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas dessa área (requer muito conhecimento desses profissionais).

  • Desinfestação

    Limpeza

    Alisamento

    Restauração

  • é o meu amigo charlie DRAL

  • As quatro operações de conservação são: alisamento, limpeza ou higienização, desinfestação ou desinfecção, e técnicas de restauração.

    Os demais elementos não possuem qualquer relação com conservação ou preservação de documentos.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • CONSERVAÇÃO:

    Desinfestação - (Fumigação)

    Limpeza/Higienização:

    Alisamento

    - Restauração:

             - Banho de Gelatina

             - Silking

             - Laminação

             - Encapsulação

             - Velatura

  • Complementando o comentário da Rita Cascia com palavras -chave:

     

    CONSERVAÇÃO:

    - Desinfestação - (Fumigação)

    - Limpeza/Higienização

    - Alisamento

    - Restauração:

             - Banho de Gelatina

             - Silking [TECIDO]

             - Laminação [Seda + Acetato de celulose -> Prensa hidráulica]

             - Encapsulação [Poliéster + Fita adesiva]

             - Velatura [Papel extrafino à base de Celulose]

  • Resposta da banca aos recursos.

     

    Os recorrentes em suas alegações não aceitam a opção restauração como uma das operações de conservação. Entretanto, de acordo com o livro Arquivologia para concursos 4ª edição Revista e Atualizada do autor Renato Valentini, Elsevier 2013, página 195, existem diversas operações de conservação, estando entre as principais:

     

    Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração, sendo correto o item A apresentado no Gabarito Oficial. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

  • conservação = DARL

    Desinfestação = remoção -> pragas

    Alisamento = ferro

    Restauração = restauração -> física

    Limpeza = remoção -> sujeiras


ID
1957885
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre as diversas definições de arquivo, uma delas é apresentada como o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros. Sobre a finalidade do arquivo, marque a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 2.3. Finalidade principal
    Facilitar a consulta aos documentos pelos usuários (administradores/pesquisadores), constituindo-se, portanto, em base do conhecimento da História.

     

    Valentini (2014)

  • O erro da letra E "constituindo-se em base para a simulação de conhecimentos tácitos". Tácito: que não tem registro escrito ou documentado.

  • Gabarito letra B.

     

    Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organizado ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por seus sucessores para efeitos futuros. (Sólon Buck -arquivista dos EUA). Tendo como finalidade principal facilitar a consulta aos documentos pelos usuários (administradores/ pesquisadores), constituindo-se, portanto, em base do conhecimento da História.

     

    Arquivologia Professor: FRANCISCO CARLOS.

  • Finalidades do Arquivo: 

    1- Guarda dos documentos, utilizando técnicas que oermitam um arquivamento ordenado e eficiente. 

    2 - Garantir a preservação dos documentos

    3 - Atendimento aos pedidos de consulta e desarquivamento de documentos pelos diversos setores da instituição. 

    FONTE: APOSTILA DA UFC 2018 - CURSO PRIME. PG. 438

  • Qual o ERRO  da letra e?

  • B

    Tácito: (adjetivo) Implícito; que está subentendido e, por isso, não precisa ser dito; que não se pode traduzir por palavras.Oculto; que não se mostra.Não expresso de modo formal

  • Resposta da banca aos recursos.

     

    Um candidato alega no recurso que nenhum item do gabarito oficial pode ser apontado como correto pois não apresenta a principal finalidade do arquivo. Outro , nas suas alegações afirma que” nem todos os documentos de um arquivo se tornam históricos”

     

    Cabe destacar que o enunciado da questão enfatiza que existem diversas definições de arquivo e solicita que seja apontada exatamente a afirmativa correta sobre a FINALIDADE DO ARQUIVO.

     

    De acordo do o livro Arquivologia para concursos 4ª edição Revista e Atualizada do autor Renato Valentini, Elsevier 2013, páginas 20 e 21, o autor coloca como finalidade do arquivo “Facilitar a consulta por administradores/pesquisadores, constituindo-se em base do conhecimento da história” .

     

    O autor em seus argumentos enfatiza “base do conhecimento.... “ como um fundamento para quem busca algo.

     

    Pelos argumentos apresentados mantém-se como correto o item B do Gabarito Oficial.

  • Questão boa, mas lembra que tácito é oq ta na tua cabeça.


ID
1957888
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sônia trabalha numa Biblioteca juntamente com outras auxiliares. Certo dia, chegou um carregamento de livros doados para serem tombados. Raquel gostou de um título daqueles e resolveu tirar para si antes do tombamento, pedindo silêncio à amiga Sônia. Nessa situação, é correto afirmar que Sônia atuaria com ética se:

Alternativas
Comentários
  • comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis; Decreto 1171/94

  • ~~~> complementando: A expressão Tombamento e Livro de Tombo tem o sentido de registrar, inventariar, inscrever bens nos arquivos.

  • II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o
    justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras
    contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
     

    Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;
     

  • Decreto Nº 1.171/94.

    Seção II - Dos principais Deveres do Servidor Público: XIV- São deveres fundamentais do servidor público: m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

    SeçãoIII - Das vedações ao Servidos Público: XV- é vedado ao servidor público: c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, convivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão.

  • kkkkk que engraçado essa letra C, faltasse ao trabalho até que a amiga contasse ao chefe que pegou o livro.

  • Pressionasse Raquel a contar ao chefe e faltasse ao trabalho até que ela o fizesse.  #Revolts

  • Parece questão de autoescola kkk.

  • Gabarito letra E.

     

    O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. A ética profissional proporciona ao profissional um exercício diário de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas atividades. 

  • É... Não é à toa que o decreto é 1.171. Tem que dedurar mesmo!

  • LETRA E


    Decreto 1.171


    Dos Principais Deveres do Servidor Público


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:


    (...)


    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;


    A questão soa engraçada para alguns porque estamos acostumados com as bancas cobrarem a literalidade do Código, uma vez que fazer questões bem elaboradas assim dá trabalho. E para uma disciplina com apenas algumas questões numa prova, não vale a pena gastar energia formulando quesitos bem feitos.



  • Decreto 1171/94

    Dos deveres

    m) comunicar imediatamente aos seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público. Exigindo as providências cabíveis. 

  • Fofoca do bem.


ID
1957891
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Roberto ocupa o cargo de Auxiliar e foi convocado para trabalhar no Vestibular. Ele deveria conferir toda a documentação dos candidatos inscritos, mas deparou-se com Zélia que não apresentou na hora da entrada o documento de identidade. Ela alegou ter sido roubada na véspera e não teve tempo de fazer um Boletim de Ocorrência. Observando o ocorrido, o superior hierárquico de Roberto determinou que deixasse Zélia ingressar no recinto, já que ela se comprometera a pagar ao superior uma “gratificação” pelo favor prestado. Sentindo-se pressionado, Roberto acatou a ordem sem questionar. Após o ocorrido, pensou: “Fiz o certo?”
Considerando as prescrições do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;
    GABARITO: D

  • KKKKKKKK A "A" É UMA PIADA MESMO

  • Apesar da letra A ser engraçada, achei muito bem redigida a questão. Muito melhor que muitas questões do CESPE e FCC. 

  • Concordo, ao ler o item "a", gaitei um monte (hehehe)

     

    bons estudos!

  • 1171/94

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    #aft2018

  • parecem questões de autoescola. kkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkk

     

  • Ia pagar de que jeito hein? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Abri só para ler os comentários! kkkkk

    #sónatioria

  • Alternativa D

    Decreto 1171/94

    XIV - Deveres -alínea i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;


ID
1957894
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto N. 1.171/ 1994, são Deveres do servidor público:

Alternativas
Comentários
  • exercer, com estrita moderaçao, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuidas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legitimos interesses dos usuarios do serviço publico e dos juridicionados administrativos

    LETRA C

  • Único dever é a letra C

    os demais VEDAÇÕES

  • Dos Principios e Deveres do Servidor Público
     

    t) Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

  • Muito simples esta questão.

  • Gabarito letra C, as demais alteranativas são vedações.

     

    Questão que ajuda a responder: Q733952 - 

    Ano: 2016 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: Assistente de Laboratório/Cerâmica e Imagens Impressas (Gravuras)

    O Decreto nº. 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Sobre as vedações, assinale a alternativa que NÃO caracteriza uma vedação ao servidor público.

     

     a)Dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.

     b)Ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão.

     c)Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos. (DEVER)

     d)Usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material. 


ID
1957897
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo disposições do Decreto N. 1.171/1994, sobre as Comissões de Ética, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    GABARITO LETRA E.

  • Palavrass chaves das alternativas para eliminá-las

    A - Apenas quando em Exercício.

    B - Sem ciência do Faltoso

    C - Necessariamente recebam retribuição financeira

    D - Exclusivamente.

    E - Correta

  • CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    A) - I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    B) - XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    C) - XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    D) - XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    E) - XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • O CORRETO SERIA:

     

    A - quando em Exercício. (não existe este apenas)

    B - COM ciência do Faltoso

    C - ainda que sem retribuição financeira

    D - Não são exclusivas.

    E - Correta

  • A Comissão de ética FORNECE aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os REGISTROS SOBRE SUA CONDUTA ÉTICA, para o efeito de INSTRUIR E FUNDAMENTAR AS PROMOÇÕES e para TODOS os demais PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DA CARREIRA do servidor público.


ID
1957900
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme versa a Lei 8.112/1990, especificamente no Título II, Capítulo I, é correto afirmar quanto ao PROVIMENTO dos servidores públicos civis da União:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA A)

    ---------------------------------------------------------

    a) CERTO. Promoção e readaptação são formas de provimento em cargo público.

                 Lei 8.112, Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:         I - nomeação;         II - promoção;              V - readaptação;         VI - reversão;         VII - aproveitamento;         VIII - reintegração;         IX - recondução.

    ---------------------------------------------------------

     b) ERRADO.

    Lei 8.112, Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    [...]

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    ---------------------------------------------------------

     c) ERRADO. Lei 8.112, Art. 5, § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    ---------------------------------------------------------

     d) ERRADO

           Lei 8.112, Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    [...]

            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais; (NÃO CONSTA ESSE PRAZO)

    ---------------------------------------------------------

     e) ERRADO.                      Lei 8.112, Art. 5, § 2o  § 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Essa é para acertar!!!!!

     

  • Gabarito: A.

    Conforme Lei 8.112/1990 - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

    A) Correta - "Promoção e readaptação são formas de provimento em cargo público."

    Art. 8º São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    B) Incorreta - "É necessária a idade mínima de 21(vinte e um) anos para investidura em cargo público."

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    C) Incorreta - "Às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas até 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas no concurso."

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    ...

    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    D) Incorreta - "O servidor público terá até 3(três) meses para quitação de obrigações militares e eleitorais a partir da data de divulgação da aprovação no concurso público."

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    E) Incorreta - "As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos apenas com professores, técnicos e cientistas brasileiros."

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    ...

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. (Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)


ID
1957903
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a redação dada pela Lei n. 9.527, de 10.12.97, a qual altera o artigo 18 da Lei 8.112/1990 o prazo para que o servidor dê início ao exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede, será de:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA A)

    ---------------------------------------------------------

            Lei 8.112, Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Amém!!!

  • LETRA A

     

    Comentário:  Por exemplo: se um Auditor da Receita Federal do Brasil for removido de uma unidade em Brasília para outra em Florianópolis, ele deverá receber um prazo de 10 a 30 dias para apresentar-se na nova sede e iniciar o exercício de suas atribuições. Contudo, o servidor poderá declinar (abrir mão) do prazo previsto.

     

    Profs. Herbert Almeida e Erick Alves  www.estrategiaconcursos.com.br

  • Mínimo 10 - Máximo 30 dias (Podendo declinar do prazo)

  • Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.    

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 18, Lei 8.112/90. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. 

    Assim:

    A. CERTO. No mínimo, dez e, no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato.

    B. ERRADO. No mínimo, dez e, no máximo quarenta e cinco dias de prazo, contados da publicação do ato.

    C. ERRADO. No mínimo, quinze e, no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato.

    D. ERRADO. No mínimo, quinze e, no máximo sessenta dias de prazo, contados da publicação do ato.

    E. ERRADO. No mínimo, trinta e, no máximo sessenta dias de prazo, contados da publicação do ato.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
1957906
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor público as seguintes vantagens: indenizações, gratificações e adicionais. De acordo com a Lei 8.112/1990, Título III, Capítulo II, sobre Vantagens é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •   Gabarito Letra : C

    lei 8112/90

    Art. 66.  A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

  • Para se lembrar o que são indenizações é só se lembrar da benesses de nossos parlamentares e membros da magistratura. Ou seja, mesmo com o salário bom eles precisam ser INDENIZADOS COM:

     

    ajuda de custo

    diárias

    auxilio moradia (muitos têm casa e recebem tal auxílio)

    indenização de transporte (transporte oficial, entendem?)

     

    Por isso eles ganham mais que o teto!

    OU

    DATA => D iárias; A juda de custo; indenização de T ransporte; A uxílio moradia

  • Art. 66. A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

    Comentário: A gratificação natalina nada mais é que o famoso: “13º salário”.

     

    Profs. Herbert Almeida e Erick Alves

     

    LETRA C

  • a) As indenizações se incorporam ao vencimento ou provento dos servidores públicos.

    ERRADA, pois no art. 49, da 8112/90 diz: "  Art. 49.   § 1o  As indenizações NÃO se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. "

     

    b) Ajuda de custo e diárias constituem o quadro de gratificações dos servidores públicos.

    ERRADA.  Ajuda de custo e diárias são indenizações e não gratificações: "Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

            I - ajuda de custo;

            II - diárias;

            III - transporte.

            IV - auxílio-moradia"

    c) A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária. (CORRETA)

     

    d) Transporte, adicional pela prestação de serviço extraordinário e Auxílio moradia são tipos de indenizações.

    Errada. Transporte e auxílio-moradia são indenizações, mas adicional pela prestação de serviço extraordinário (como o próprio nome diz) é adicional e está no artigo 61 da lei 8112/90.

     

    e) Diárias são tipos de indenizações às quais o servidor fará jus nos casos em que o deslocamento da sede constitua exigência permanente do cargo. 

    ERRADA. Nessa hipótese o ART. 58, § 2o:  "Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor NÃO fará jus a diárias. "

  • Vantagens pecuniárias = Gratificações, Adicionais e Indenizações.

    vantageNS peCuNiÁrias => Não Serão Computadas Nem Acumuladas

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a alternativa correta:

    A- Incorreta. Art. 49, § 1  da 8112/90: “As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    B- Incorreta. São indenizações, e não gratificações, nos termos do art. 51 da lei 8.112/90: “Art. 51. Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III - transporte; IV - auxílio-moradia.” 

    C- Correta. Assertiva em consonância com o art. 66 da lei 8.112/90: “A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

    D- Incorreta. O transporte e o auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor (art. 51, III e Iv da lei 8.112/90); porém, o adicional pela prestação de serviço extraordinário é um adicional, uma vantagem ao servidor, não uma indenização (art. 49, III da lei 8112/90).

    E- Incorreta. Art. 58, § 2 da lei 8.112/90: “Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.”

    GABARITO DA MONITORA: “C”


ID
1957909
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme versa o artigo 76-A (incluído pela Lei n. 11.314 de 2006) do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei 8.112/1990), é correto afirmar sobre Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E  -----------lei 8112/90

    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual: 

    I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; 

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; 

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.

  • LETRA E

     

    Comentário: Para fazer jus à gratificação por encargo de curso ou concurso, a atividade deve ser desempanhada sem prejuízo das atribuições normais do cargo do servidor. Assim, se o servidor participar de atividades durante a sua jornada regular de trabalho, deverá realizar a compensação na forma do § 4º do art. 98:

     

    Art. 98. § 4o Será igualmente concedido horário especial, vinculado à compensação de horário a ser efetivada no prazo de até 1 (um) ano, ao servidor que desempenhe atividade prevista nos incisos I e II do caput do art. 76-A desta Lei.

    (Redação dada pela Lei nº 11.501, de 2007)

     

    § 3º A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

    Profs. Herbert Almeida e Erick Alves

  • Eu coloquei "Ética" no filtro e me aparecem questões da 8.112????????

  • I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.

  • Lei 8112 / 90

    Art. 76-A

    Inciso II

    Gab.: E

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o § 1º, do artigo 76-A, da citada lei, o seguinte:

    "§ 1º Os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata este artigo serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros:

    I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    II - a retribuição não poderá ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que poderá autorizar o acréscimo de até 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais;

    III - o valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal:

    a) 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo;

    b) 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 3º, do artigo 76-A, da citada lei, "a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 76-A, da citada lei, "a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4º do art. 98 desta Lei."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme explanado no comentário referente à alternativa "a", "o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida", nos termos do inciso I, do § 1º, do artigo 76-A, da lei 8.112 de 1990. Assim, o respectivo valor da gratificação será calculado em horas, nas hipóteses elencadas no caput, do artigo 76-A, da lei 8.112 de 1990, e não apenas quando o servidor atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal. Logo, a expressão "apenas" torna esta alternativa incorreta. Por fim, dispõe o caput, do artigo 76-A, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76-A. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades."

    Logo, no processo de revisão, o julgamento deste cabe à autoridade aplicou a penalidade.

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pelos motivos elencados no comentário referente à alternativa "d", em especial, pelo contido no inciso II, do caput, do artigo 76-A, da lei 8.112, destacado acima.

    Gabarito: letra "e".


ID
1957912
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Advertência e suspensão são tipos de penalidades aplicáveis aos servidores públicos. De acordo com o Título IV, Capítulo V do Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, bem como as alterações instituídas pela Lei 9.527/10.12.97, é correto afirmar sobre Penalidades:

Alternativas
Comentários
  • Gab C, art. 130, § 2o da Lei nº 8112/90, demais questões texto da lei abaixo.

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

            § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

           § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

     Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

            Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

  • por dia de vencimento ou remuneração, só não marquei por causa disso

  • art. 130, § 2o da Lei nº 8112/90, demais questões texto da lei abaixo.

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

            § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

           § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

     Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

            Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

  • Letra a) - ERRADA - Suspensão - 5 anos para cancelar seus registros;

    Letra d) - ERRADA - Advertência - 3 anos para cancelar seus registros; 

    Letra c) - CERTA;

    Letra d) - ERRADA - 15 dias quando se recusar a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente;
    Letra e) - ERRADA -  Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

  • O item "A e B" estão trocados os anos.
    Advertência seria 3 anos e Supsensão 5 anos

  • De lascar! Essa prova tinha apenas UMA questão de dir. administrativo. Porque?

  • SuspenCINCO

    AdverTRÊS

  •  a) As penalidades de suspensão terão seus registros cancelados após o decurso de 3 (três) anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. (CANCELAMENTO DE SUSPENSÃO = 5 ANOS)

      
    b) As penalidades de advertência terão seus registros cancelados, após o decurso de 5 (cinco) anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. (CANCELAMENTO DE ADVERTÊNCIA = 3 ANOS)
     

    c) Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço. (CORRETA)

     

    d) Será punido com suspensão de até 30 (trinta) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação. (SUSPENSÃO DE 15 DIAS)
     

    e) A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 60 (sessenta) dias(NÃO PODE EXCEDER 90 DIAS)

  • Lembrando que os efeitos dos cancelamentos não retroagem, são ex nunc.

  • PRESCRIÇÃO

    Advertência: 180 dias

    Suspensão: 02 anos

    Demissão: 05 anos

     

    CANCELAMENTO

    Advertência: 03 anos

    Suspensão: 05 anos

  • Considerações da banca:

    A recorrente, candidata a vaga de auxiliar em administração disponibilizada por meio do concurso público

    da UFC 2015, Edital 193/2015, solicita revisão da questão número 50, afirmando que a alternativa correta

    apontada no gabarito oficial se encontra INCOMPLETA.

    Conforme afirma a recorrente, a questão versa sobre PENALIDADES cabíveis ao servidor público diante de

    infrações previstas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei 8.112/1990).

    Todas as alternativas da questão 50 mencionam penalidades de suspensão ou advertência, abordando

    valores referentes a prazos (em dias) ou multa, e sobre esses valores incidem os erros das quatro

    alternativas que NÃO deveriam ser assinaladas pelos candidatos. Tais valores são absolutos e constam

    com clareza na lei 8.112/1990.

    De fato, o item correto refere-se ao § 2o do Artigo 130: “Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço”, tendo sido retirado o trecho “OU REMUNERAÇÃO”.

    Apesar do item não conter tal passagem, NÃO SE PODE CONSIDERÁ-LO ERRADO, ao contrário dos demais itens da questão, conforme se vê a seguir:

    Item A: As penalidades de suspensão terão seus registros cancelados após o decurso de 3 (três) anos de

    efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. ERRO: O

    prazo é de 5 (cinco) anos, e não de 3 (três).

    Item B: As penalidades de advertência terão seus registros cancelados após o decurso de 5 (cinco) anos de

    efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. ERRO: o

    prazo não é de 5 (cinco) anos, mas de 3 (três).

    Item D: Será punido com suspensão de até 30 (trinta) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a

    ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da

    penalidade uma vez cumprida a determinação. ERRO: a suspensão é de 15 (quinze) dias e não de 30

    (trinta).

    Item E: A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de

    violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo

    exceder de 60 (sessenta) dias. ERRO: o prazo não é de 60 (sessenta) dias, mas de 90 (noventa).

    Pelo exposto, considera-se a questão correta em sua elaboração e entende-se que o item apontado como

    correto pelo gabarito de fato contempla o enunciado CORRETO da questão, ainda que falte uma parte do

    texto integral do § 2o do Artigo 130, da Lei 8.112/1990. Ademais, o fato das outras alternativas

    apresentarem erros claros, reforça a legitimidade do item C

    Fonte: CCV

  • Das Penalidades

    8112 / 90

    Art 130

    § 2

    Gab.: C

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal questão almeja que seja assinalada a alternativa correta no que tange às penalidades disciplinares de advertência e suspensão.

    Nesse sentido, dispõem o artigo 129 e o caput, do artigo 130, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.”

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 131, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.”

    Portanto, as penalidades de suspensão terão seus registros cancelados após o decurso de 5 (cinco) anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar, sendo que as penalidades de advertência terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pelos motivos elencados nas explicações da alternativa “a”.

    Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o § 2º, do artigo 130, da citada lei, “quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.”

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 130, da citada lei, “será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.”

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme destacado no artigo 130, da lei 8.112 de 1990, elencado acima, o período da penalidade disciplinar de suspensão não poderá exceder de 90 (noventa) dias.

    Gabarito: letra "c".