SóProvas



Prova CEPERJ - 2011 - SEDUC-RJ - Professor - Matemática


ID
635368
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.


Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, dentre outras, a medida de internação em estabelecimento educacional. Sobre a aplicação dessa medida, o artigo 121 do ECA estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E

    Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.

    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.


  • A) ERRADA - ART.121 § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.

    B) ERRADA - ART. 121
    § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    C) ERRADA -

    Art. 122. A medida de internação só poderá ser aplicada quando:

    I - tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa;

    II - por reiteração no cometimento de outras infrações graves;

    III - por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

    D) ERRADA -

    Art. 124. São direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, os seguintes:

    XI - receber escolarização e profissionalização;

    E) CERTA - ART. 121 § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.


    BONS ESTUDOS!!!!



     









  • Art. 121. "A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade, e respeito á condição peculiar de pessoa em desenvolvimento".
     
    No artigo está estabelecido que:
     

    • Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário (parág. 1).
    • A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses (parág.2).
    • Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos. (Resposta correta: E - o que está descrito na alternativa está no parág. 3).
    • A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante à internação. Vejamos:

    a) a liberação será compulsória aos dezoito anos de idade

    Errado. A liberação compulsória ocorre aos 21 anos e não 18, nos termos do art. 121, § 5º, ECA: Art. 121, § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.

    b) não será permitida, em qualquer hipótese, a realização de atividades externas

    Errado. Ao contrário do que alega o item, é permitida, sim, a realização de atividades externas, salvo expressa determinação em sentido contrário, nos termos do art. 121, § 1º, ECA: Art. 121, § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

    c) somente será possível se o ato infracional resultar em morte da vítima

    Errado. A internação é cabível quando se tratar de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa, por reiteração no cometimento de outras infrações graves ou por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta, nos termos do art. 122, ECA:  Art. 122. A medida de internação só poderá ser aplicada quando: I - tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; II - por reiteração no cometimento de outras infrações graves; III - por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

    d) não será utilizada, caso o adolescente esteja regularmente matriculado em estabelecimento de ensino oficial

    Errado. A internação é cabível quando se tratar de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa, por reiteração no cometimento de outras infrações graves ou por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta, vide item "c".

    e) em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 121, § 3º, ECA: Art. 121, § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

    Gabarito: E


ID
635371
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.


O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no ECA. O artigo 132 define que, em cada município, haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 132. Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução. (Redação dada pela Lei nº 8.242, de 12.10.1991)

  • Conforme art.132 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar deve ser composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.

    Alternativa correta: C

  • LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)

  • Atenção pessoal!

    A inovação legislativa torna essa questão desatualizada.

ID
635374
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.


Dentre os procedimentos citados abaixo, todos relacionados no ECA como crimes contra a criança e o adolescente, aquele cuja pena é a mais grave, prevendo, além de multa, a reclusão de quatro a dez anos, é:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Art. 244-A. Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual: (Incluído pela Lei nº 9.975, de 23.6.2000)

    Pena - reclusão de quatro a dez anos, e multa.

    Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei:

    Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Art. 232. Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento:

    Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Art. 243. Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida:

    Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. (Redação dada pela Lei nº 10.764, de 12.11.2003)

    Art. 244-B.  Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

    Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)
  • OBS: Houve revogação implícita deste dispositivo pelo Art. 218-B do CPB, inserido pela Lei 12.015/2009.

  • É importante ficar ligado nas recentes alterações legislativas do ECA. Especialmente no que concerne aos novos crimes praticados contra a criança e/ou adolescente. P.Ex:

    Art. 243.  Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica: (Redação dada pela Lei nº 13.106, de 2015)

    Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. (Redação dada pela Lei nº 13.106, de 2015)


  • O PONTO X DESSA QUESTÃO É O TEMPO DA PENA, POIS TÊM OUTROS CRIMES CITADOS NAS ALTERNATIVAS.

    RECLUSÃO DE 4 A 10 ANOS: letra A

  • Cuidado amigos, com a atualização de 2017, além das penas de reclusão e multa, constitui tbm a perda dos bens e valores concebidos na pratica ilegal.

  • GAB: A

    Art. 244-A. Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2 o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual.

    Pena – reclusão de quatro a dez anos e multa, além da perda de bens e valores utilizados na prática criminosa em favor do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente da unidade da Federação (Estado ou Distrito Federal) em que foi cometido o crime, ressalvado o direito de terceiro de boa-fé

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o item que representa a penalidade mais grave. Vejamos:

    a) Submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. O crime previsto no art. 244-A, ECA é punível com reclusão de 4 a 10 anos e multa, além da perda de bens e valores utilizados na prática criminosa. Inteligência do art. 244-A, ECA: Art. 244-A. Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2 desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual: Pena – reclusão de quatro a dez anos e multa, além da perda de bens e valores utilizados na prática criminosa em favor do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente da unidade da Federação (Estado ou Distrito Federal) em que foi cometido o crime, ressalvado o direito de terceiro de boa-fé. 

    b) Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista no ECA.

    Errado. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos, nos termos do art. 236, ECA: Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    c) Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância, a vexame ou a constrangimento.

    Errado. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos, nos termos do art. 232, ECA: Art. 232. Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    d) Vender, fornecer, ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida.

    Errado. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos e multa, nos termos do art. 244, ECA: Art. 244. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida: Pena - detenção de seis meses a dois anos, e multa.

    e) Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la.

    Errado. A pena é de reclusão, de 1 a 4 anos, nos termos do art. 244-B, ECA: Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la: Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos

    Gabarito: A

  • LETRA A

    inclusive, é hediondo!

    VIII - favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável


ID
635377
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Na liderança autocrática, as crianças manifestaram dois comportamentos típicos apatia e 

    agressividade. Quando o líder se afastava da sala, as crianças deixavam de lado as tarefas 

    propostas e passavam a ter comportamentos agressivos e destrutivos, manifestando muita 

    insatisfação com a situação. Já na liderança exercida democraticamente, os alunos 

    mostraram-se responsáveis e espontâneos no desenvolvimento de suas tarefas. Com a saída 

    do líder, o trabalho continuava praticamente no mesmo ritmo, como se nada tivesse 

    ocorrido. Sob a liderança democrática foram menos freqüentes os comportamentos 

    agressivos. Sob a liderança permissiva, observou-se que as crianças não chegavam a se 

    organizar como grupo e se dedicavam mais tempo às tarefas propostas na ausência do 

    líder. 

    Letra A



ID
635383
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)

Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .


Alternativas
Comentários
  • Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo; Então, não está certo?
    compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social
  • O texto se refere ao senso comum, porém, a interpretação citada abaixo está contextualizada em uma visão crítica. Acredito que a elaboração do enunciado provoca um duplo sentido de interpretação. No meu  ponto de vista estas questões deveriam ser banidas, como já preconiza muitos estudiosos.

  • Devemos ter um senso crítico, e não um senso comum.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • senso comum.


ID
635386
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

Alternativas
Comentários
  • tendência Liberal tecnicista
  • Pedagogia Liberal

    1-                 Tendência liberal tradicional

    De acordo com esta tendência, a atuação da escola deve consistir na preparação intelectual, cultural e moral dos alunos para que eles assumam sua posição na sociedade. Se baseia na relação hierárquica do professor em relação aos alunos.

    2-                 Tendência liberal renovada progressivista

    Nesta linha pedagógica, a finalidade da escola é retratar a vida do aluno e adequá-lo ao meio social, tendo como base a idéia de “aprender fazendo”. Ao contrário da tendência anterior, o professor não possui lugar privilegiado, e auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.

    3-                 Tendência liberal renovadora não-diretiva

    Esta prática baseia-se mais nos aspectos psicológicos do que nos pedagógicos ou sociais. Esta forma de ensino leva em conta a busca dos estudantes ao conhecimento, com a mediação do professor.

    4-                 Tendência liberal tecnicista

    Esta tendência de ensino busca modelar o comportamento do aluno através de técnicas específicas, com o objetivo de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, através de informações precisas, informativas e rápidas, através principalmente da pesquisa cientifica e tecnologia educacional.

    Pedagogia Progressista

    1-              Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.

    2-         Tendência progressista libertária

    Focada na margem de liberdade do sistema, visa gerar nos alunos princípios educativos libertários  e autogestionários. O conhecimento advém das experiências vividas pelo grupo, principalmente as de participação crítica. Não há relação de poder entre aluno e professor, e este se coloca como orientador e catalisador do grupo para uma reflexão comum.

    3-         Tendência progressista “crítico social dos conteúdos”

    Nesta tendência, os conteúdos são indissociáveis das relações sociais, com a participação da escola e dos alunos na democratização da sociedade.  O saber deve ser adquirido sendo vinculado às realidades sociais. Apesar dos contrastes entre aluno e professor, deve haver um envolvimento entre as duas partes.

  • só de aparecer os militares no meio da frase, já da uma grande dica que é a tendência Liberal tecnicista.

  • liberal tecnicista


ID
635389
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O correto seria:

    1- A concepção problematizadora fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

    2- A concepção bancária nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

ID
635392
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hoffmann faz uma comparação entre a prática da avaliação em uma visão liberal (tradicional) e em uma visão libertadora. Nesse contexto, considere as características abaixo.

I- Caráter classificatório e sentencivo

II- Intenção de reprodução das classes sociais

III- Ação coletiva e consensual

IV- Concepção investigativa, reflexiva

V- Ação individual e competitiva

Aplicam-se à avaliação em uma visão libertadora as características de número:

Alternativas
Comentários
  • Tendência Liberal renovada Progressista.

    a)Papel da escola  Adequar as necessidades do aluno ao meio social. Deve preparar o sujeito para a vida.

    b)Conteúdos de ensino  O sujeito deve " aprender a aprender, pois suas vivências devem ser respeitadas e adaptadas à realidade social".

    c)Métodos de ensino  Diz Libâneo: "A idéia de "aprender fazendo" está sempre presente. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas".

    d)Relacionamento professor/aluno  O professor não ocupa um lugar privilegiado. A vida grupal, com seus limites, serve de referência disciplinadora.

    e)Pressupostos da aprendizagem  Aprender é algo de descoberta, é auto-aprendizagem. Avaliar é reconhecer os esforços e os êxitos dos alunos.

    f)Manifestação na prática escolar  Sua aplicação é rara no sistema. Temos algumas experiências com o método montessori, Derroly, Dewey e Piaget.



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/da-avaliacao-libertadora/6474/#ixzz1yxG0LSE4 
  • E) III e IV
  • 1-  Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.



ID
635398
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

. Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Quando um comportamento for associado a certo estímulo, este tende a aparecer quando estiverem presentes estímulos parecidos. A este fenômeno dá-se o nome de generalização. A criança aprende a perceber semelhanças entre estímulos e a generalizar comportamentos, mas também aprende o inverso, ou seja, a discriminar estímulos a partir das suas diferenças.

ID
635401
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

. Uma loja de roupas de malha vende camisetas com malha de três qualidades. Cada camiseta de malha comum custa R$15,00, de malha superior custa R$24,00 e de malha especial custa R$30,00. Certo mês, a loja vendeu 180 camisetas de malha comum, 150 de malha superior e 70 de malha especial. O preço médio, em reais, da venda de uma camiseta foi de:

Alternativas
Comentários
  • Vamos calcular o faturamento de cada uma das malhas....ver o faturamento total, e depois dividir pelo total de camisas vendidas!

    Malha comum: R$ 15 * 180=2700
    Malha superior: R$ 24 * 150=3600
    Malha especial: R$ 30 *70 =2100

    Total: 2700+3600+2100=8400 (dividido pelo total de camisetas vendidas 180+150+70=400)

    Preço médio=8400/400=21

    letra "C"

    até mais!

    ;)
  • TOTAL:

    m. comum: 15*180= 2700

    superior: 24*150= 3600     

    especial: 70*30=  2100

    T: 8400

    8400/400= 21
  • ( 180 *15,00 ) + ( 150 * 24,00 ) + ( 70 * 30,00)    : 180 + 150 + 70
    2.700,00 + 3.600,00 + 2.100,00 : 400
    8.400,00 : 400
    21,00

    Resposta: 21,00  letra c

ID
635410
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

. Uma caixa d’água tem 440 litros de água ao meio-dia de uma segunda-feira. Por causa de uma torneira malfechada, ela vaza constantemente e, às 18 horas desse dia, só tinha 392 litros. O momento em que a caixa terá 160 litros será:

Alternativas
Comentários
  • Total de litros=440

    De meio dia até às 18 temos 6 horas. Logo, em 6 horas ela vaza 440-392=48 litros. Ela terá que vazar, segundo a questão, 440-160=280 litros. Fazendo uma regra de três simples teremos:

    Horas...........................................Litros
    6_______________________48
    x_______________________280

    48x=1680---->x=1680/48----->x=35, ou seja, em 35 horas ela vazará 280 litros e ficará com 160.

    Passará às doze horas restante de segunda e ficará com 160 litros às11 da noite (23h). 12+23=35



    Letra "C"

    até mais!

    ;)
  • Olá amigos do QC, questão que envolve contas e um pouco de raciocínio, veja:
    440 litros às 12:00h
    392 litros às 18:00h
    Notamos que a diferença de horas são de 6h e de litros são de 48 litros. Portanto 48/6 = 8 litros vazam por hora
    A questão pede o momento em a caixa terá 160 litros, então:
    392 - 160 = 232 que é a quantidade que vazará, 232/8 = 29 horas (tempo necessário para vazar 232 litros).
    18h + 29h = 47 h, como o dia tem 24h, então, a caixa terá 160 litros às 23h de terça- feira.
    Grande abraço e fé em Deus.

     
  • 6 horas      48 litros

    x horas       280 litros 

    48x = 1680

    x=1680/48 = 35

    12:00 da segunda feira + 35 horas = 23 horas da terça

  • "mediante expressa determinação legal" leva a erro... Leia-se "Depende de...

  • "mediante expressa determinação legal" leva a erro... Leia-se "Depende de...


ID
635416
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma permutação de um número natural é um outro número natural que possui exatamente os mesmos algarismos em outra ordem. Se todas as permutações do número 31452 foram escritas em ordem crescente, o número que ocupará a 80ª posição nessa lista será:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo-se que temos 5 números sem nenhuma restrição na permutação {1,2,3,4,5}, primeiramente temos que conhecer quantas possibilidades são no total!

    5! = 5x4x3x2x1 = 120 possibilidades, como o exercício pede a posição 80 faz-se:

    Se começasse com 1:

    1 _? ? ? ? ? - teríamos uma permutação de 4! = 4x3x2x1 = 24 possibilidades

    Se começasse com 2:

    2 _? ? ? ? ? - teríamos uma permutação de 4! = 4x3x2x1 = 24 possibilidades

    Se começasse com 3:

    3 _? ? ? ? ? - teríamos uma permutação de 4! = 4x3x2x1 = 24 possibilidades

    Se começasse com 4:

    4 _? ? ? ? ? - teríamos uma permutação de 4! = 4x3x2x1 = 24 possibilidades

    24 possibilidades x 4 = 96, então a posição número 80 está com a permutação começando com 4

    Assim o segundo menor número depois do 4 é o 1 e temos:

    4 1 _ ? ? ? - teríamos uma permutação de 3! = 3x2x1 = 6 possibilidades

    Como já foram testadas 24 + 24 + 24 + 6 = 78, estamos a 2 posições para saber a resposta.

    O terceiro menor número tendo já escolhido o 4 e o 1, é o número 2

    4 1 2 _ ? ?  - Sobram os números 3 e 5

    Como o número 3 <  5, logo a primeira posição é 4 1 2 3 5 = Posição crescente número 79

    Invertendo o número 3 com 5, tem-se 4 1 2 5 3 = Posição número 80

    Resposta letra: E
  • O número 31452 pode ser representado pelo seguinte conjunto que representa seus números: A= {1,2,3,4,5}.

    A quantidade total de números possíveis a serem escritos utilizando esse conjunto é dado pela permutação dos elementos do conjunto, que pode ser representado pelo fatorial da quantidade de elementos. Como são 5 elementos, então: 
    5! = 120 (possibilidades)

    Exemplos dessas possibilidades seriam: 12345, 12354, 12435...54321. Perceba que, se todos os números forem colocados em ordem, o primeiro número seria 12345 e o último seria 54321. Eu acho que você não gostaria de escrever todos os 120 e depois colocá-los em ordem. Então vamos seguir :)

    O primeiro número começa pelo número 1. Se você mantiver sempre o número 1 no começo do número a ser formado, quantos números você pode formar com os elementos que sobraram {2,3,4,5}? Veja:


    1 _ _ _ _ (perceba que você deve fazer a permutação dos 4 espaços vazios)

    Então, a quantidade de possibilidades de se formar números que começam com o número 1 é o resultado da permutação dos elementos que sobraram. Como o conjunto era formado pelos elementos {1,2,3,4,5}, o novo conjunto será formado pelos elementos {2,3,4,5} e a quantidade de permutações possíveis é 4! = 24.

    Por isso os 24 primeiros números sempre começarão com o número 1. O primeiro número você já sabe que é 12345. E o último número? É só pensar um pouco: 15432 (veja que coloquei o número 1 na frente e depois fui ordenando pelos maiores números disponíveis)

    Os próximos 24 (do 25º ao 48º) começarão com o número 2, pois você está formando uma lista ordenada crescentemente. Então já temos os primeiros 48 números (24 que começam com número 1 mais os 24 que começam com o número 2).

    Os próximos 24 (do 49º ao 72º) deverão começar com o número 3. Certo. Já temos os primeiros (24+24+24) 72 números. Se você quiser saber qual é o 72º número, você já saberia que ele começa com 3. Como ele deve ser o maior de todos os números que começam com 3, então você deve ordenar do mesmo jeito que fizemos acima: 35421 (esse é o maior número iniciando com 3).

  • PARTE 2

    Faltam só 8 número para se chegar ao 80º.

    Os próximos 24 (do 73º ao 96º) deverão começar, necessariamente, com o número 4. A questão pede um número que está nessa faixa, então a resposta deve começar com o número 4. Se você tivesse que chutar, já teria 50% de chance de acertar :)

    Com o mesmo princípio, vamos fixar o 4 na primeira posição e trabalhar a permutação dos outros elementos {1,2,3,5}.

    4 _ _ _ _

    Se você está trabalhando em uma lista de ordem crescente, o próximo número depois do 4 só pode ser o 1, pois ele é o menor elemento da lista {1,2,3,5}. Então ficaria assim:
    4 1 _ _ _

    Restou uma permutação de 3 espaços, que é igual a 3! = 6. Essa permutação será feita entre os elementos {2,3,5}.

    A gente tinha descoberto os primeiros 72 números. Agora descobrimos os próximos 6, então já temos os 72 + 6 = 78 primeiros números e ainda não chegamos lá. Vamos então, ao invés de fixar o 1, fixar o 2, que é o próximo número em ordem crescente, e permutar o restante {1,3,5}:
    4 2 _ _ _


    Você já viu que a resposta deverá iniciar com 42 _ _ _, e só a letra "E" começa com isso. Marque a resposta e vá pra próxima questão.

    Mas se você quiser continuar, sugiro escrever as possibilidades e ordená-las. Você sabe que o primeiro número que começa com 42_ _ _ é 79º, então:
    79º) 42 
    1 3 5
    80º) 42 1 5 3 (te peguei, danado!)
    81º) 42 
    3 1 5
    82º) 42 3 5 1
    83º) 42 5 1 3
    84º) 42 5 3 1


    Desculpem os mais espertos, mas fiz questão de ser um pouco prolixo e fazer bem devagar para ajudar o pessoal que está começando ou que não lembra mais o assunto.

    É isso aí. Questão trabalhosa, mas muito fácil.

  • fiz de um jeito um pouco diferente...
    Como foi dito acima, o conjunto tem 5 elementos, e a permutação dos seus elementos dá 120 (OK). Para saber quantos números começam com 1,2,3,4 ou 5 é só dividir os 120 (total) pela quantidade de elementos (5) = 24.
    ou seja:
                          1 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 1)  
                          2 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 2)  
                          3 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 3) 
                          4 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 4)  
                          5 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 5) 

    A questão pede qual é a colocação do 80º número. Os que começam com 1, 2 e 3 já dão 72 ( 24+24+24). Aqui não há necessidade de saber quais são os números. Por que parou no 3? por que se somasse + 24 do "4" ia dá 96, e a questão pede o 80. Bom... agora sim vc tem que saber os números posteriores em ordem crescente (só os próximos 8, para alcançar o 80º). Assim:
     
                          1 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 1)
                         2 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 2)                                                                            
                         3 _ _ _ _ (têm 24 números que começam com 3)  
                         4 1 _ _ _ (3.2.1 = 6) são todos os núm.  que começam com 4 e em seguida vem o 1 (ordem crescente). Até aqui já têm 78 números (72+6)
                         4 2 1 3 5  (79º)
                         4 2 1 5 3  (80º)
    pronto! 

  • Nobres Amigos,
     
            As respostas acima estão excelentes. Tentei sintetizar tudo de forma bem didática e acrescentar alguma coisa. Está no meu blog, cujo permalink é http://www.questoesdeconcurso.net/2012/08/ceperj-2011-seduc-rj-professor.html

            Espero que possa ter contribuído para o estudo de todos. E, é isso aí, sempre em frente...

    Um forte abraço

     

  • A resposta do Thyago Machado já estava ótima, completa e didática. Todos os seguintes apenas foram mais prolixos ou resumidos e falaram a mesma coisa que ele e da mesma forma. Mas o Thyago recebeu só 2 estrelas. Eu já reparei que mulheres bonitas nas fotos recebem em média 4 estrelas! Por favor, né, gente, estamos aqui para contribuir um com o outro para concurso, não para ficar de paquera e parcialidade desnecessária. Aliás, é por isso que estamos fazendo concurso, porque beleza não tem posto mesa.
  • Muita boa a explicação de Thiago. Obrigada.
  • Essa questão é resolvida por Análise Combinatória, assim:

    Iniciando com o número:

    1 xxxx terá 4! = 24
    2 xxxx terá 4! = 24       
    3 xxxx terá 4! = 24        
    4 1xxx terá 3! = 6

    Somando todas essas possibilidades: 

    24 + 24 + 24 + 6 = 78 posições

    Continuando:

    42135 (ocupa a posição 79)
    42153 (ocupa a posição 80).


    Resposta: Alternativa E.

  • Thyago, muito obrigado! Excelente explicação!

  • Eu fui pelo rácicinio do Thyago, mas não tem a alternativa 41253! Então está errado...

  • Pessoal, os comentários anteriores explicam bem detalhado a solução da questão, mas somente para reforça já que eu demorei para entender sobre esse lance de possibilidades, então segue este complemento:

    Começando com a número 1 existem: 24 possibilidades, então a partir da vigésima quinta posição, ou até mesmo vigésimo quinto número formados por esses elementos, começará com o número 2 já que é em ordem crescente e, assim, sucessivamente, terminaram as possibilidades? Começa com outro número.


ID
635419
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

São dados os pontos F = (2,0) e F'= (-2,0) . O ponto P = (x, y) é tal que a soma de suas distâncias aos pontos F e F´ é igual a 6. A equação da curva descrita pelo ponto P é:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma Elipse -->> com centro na origem (0,0), com eixo maior sobre o eixo x e focos em F(2,0) e F' (-2,0)

    Equação da Elipse -->> x²/a² + y²/b² = 1
    a= distancia do foco ao vertice superior = 3 (triangulo isosceles soma dos lados iguais = 6)
    b = distancia da origem ao vertice superior
    c= distancia da origem ao foco = 2
    Vertice superior -->> (o,y) -->> y² = b² = 3² - 2² = 5 --->> b=V5

    Em x²/a² + y²/b² = 1 --->> x² / 3² + y² / (v5)² = 1 ---> x²/9 + y²/5 = 1

    Resposta: x²/9 + y²/5 = 1
  • Tem a solução desta questão e de toda esta prova de 2011 neste 

    link: http://cursomentor.files.wordpress.com/2010/11/concurso-professor-docente-i-estado-rj-matemc3a1tica-v1-5.pdf

    Boa sorte, a todos!


ID
635422
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma loja, uma bolsa que custa R$70,00 à vista pode ser adquirida com um pagamento de R$30,00 no ato da compra mais um cheque de R$46,00 para ser descontado 30 dias após a compra. A taxa de juros ao mês que a loja está cobrando é de:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro subtraio do valor à vista o valor a ser pago no ato da compra

    70 - 30 = 40  (este será o capital que irá gerar juros em 1 mês)

    Juros = valor a prazo - valor à vista = 76 - 70 = 6

    Com esses valores vamos descobrir a taxa de juros;

        J  = C.i.t
       6  = 40.i.1
     40i = 6
         i  = 6/40
         i  = 0,15 ou 15%
  • Só fazendo uma pequena correção que pode atrapalhar o raciocínio dos colegas.

    A colega trocou:
    'Primeiro subtraio do valor à vista o valor a ser pago no ato da compra:
    70 - 30 = 40  (este será o capital que irá gerar juros em 1 mês)"
    O valor no ato da compra é de R$ 30,00!!

    Depois a conta ela fez com os valores corretos.
    Abçs

  • Não entendi pq tem que subtrair 70 de 76.

    De onde saiu 76?
  • R$76,00 foi o valor total que foi pago pela bolsa, seu preço a vista era 70,00, mas pagou 30,00 no ato da compra e 46,00 depois de 30 dias (30,00 + 46,00 = 76,00)
  • Utilizaremos a fórmula básica para cálculo de juros simples: j=c.i.i/100, onde j é o juros, c é o capital, i é a taxa e t o tempo.

    Devemos calcular apenas o juros da segunda parcela, já que a primeira foi paga a vista.
    Sabemos que foi cobrado 6 reais de juros: Se a 1ª parcela foi R$ 30 (valor a vista) e a segunda foi R$ 46, deduzimos que do total do valor que seria R$70, foi adicionado 6 reais de juros.

    Aplicando a forma: j=c.i.t/100
                                      6=40.i.1/100   {lembre-se que estamos calculando baseando-se apenas nos valores da 2ª parcela, logo, 1 mês 
                                      6=40i/100
                                      40i=600    {multiplica-se extremos e meios
                                       i=15%

  • LETRA D.
    Resolvi essa questão de maneira rápida e sem fórmulas, pq sou péssima para lembra-las.
    Com base nos dados do problema eu sei que o juros foi de 6,00. Sei tb que esse juros foi calculado apenas na parcela restante 40,00.
    Apliquei 10% sobre 40,00 - ach que todo mundo sabe que é 4,00.
    Se o juros total foi 6,00, ainda falta 2,00. Se 10% de 40,00 são 4,00 então a metade 5% será 2,00.
    Pronto  10% + 5% = 15%.
  • total = 70

    se pagou 30 ( 70 - 30 = 40)

     

    capital de 40 + 46 (1 mes)

    m = c x f

    f = 46 / 40

    f = 1,15

    f= 15%

  • Fiz por regra de três!

    70-30=40

    40.....100%

    6.......x

    40x=600

    x=600/40

    x=15.

  • TRE/BA é formado por essas pessoas, mas também dentre estes, por um presidente e um vice presidente e um corregedor.

    Toda vez que você troca o presidente, o vice presidente e o corregedor você tem uma formação diferente.

  • TRE/BA é formado por essas pessoas, mas também dentre estes, por um presidente e um vice presidente e um corregedor.

    Toda vez que você troca o presidente, o vice presidente e o corregedor você tem uma formação diferente.

  • O debito que ficou durante um mês foi 40 R$

    a regra de tres terá como referencia 40!


ID
635431
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na expansão decimal do número  , o 100º algarismo após a vírgula é:
                                                7

Alternativas
Comentários
  • A expansão decimal de 3/7 é:

    0.428571428571428571428571428571428571428571428571

    Nota-se que há uma repetição sucessivas de um conjunto de algarismos de uma maneira padronizada, sendo este o conjunto que se repete sucessivamente:

    "428571"

    Ou seja, a cada 6 algarismos eles todos se repetem novamente, na mesma ordem.
    Como a questão quer saber o 100º algarismo, divide 100 por 6, para descobrir quantas vezes esse conjunto inteiro se repete, o que resulta em 16,6666...
    Ou seja, aquele conjunto se algarismos se repete inteiramente 16 vezes, porque o 0,6666 significa que a próxima repetição não chega ao final (que é o algarismo 1)

    Bom, se o conjunto possui 6 algarismos e se repete no máximo 16 vezes sem chegar no 100º algarismo, multiplica-se 16 por 6 para descobrir em que posição está o algarismo 1 do 16º conjunto. 16 x 6 = 96. Ou seja, o número 1, que é o último algarismo se encontra na posição 96º

    Basta começar a contar a partir do 97º para descobrir qual algarismo estará na posição 100º:

    97º = 4
    98º = 2
    99º = 8
    100º = 5
    101º = 7
    102º = 1
    Daqui para frente começa a se repetir tudo de novo:
    103º = 4
    104º = 2
    105º = 8
    ...

    Portanto, o 100º algarismo após a vírgula é o 5.

ID
635434
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O valor máximo da função f (x) = a (x - 1 )(x- 9) é igual a 80. O valor do coeficiente a é:

Alternativas
Comentários
  • Bom dia,
    Resolvi da seguinte maneira
    Transformando a equação numa equação de segundo grau fica:
    a(X^2 -10X + 9)
    vertice da função = -b/2a = 10/2 = 5 
    substiuindo x = 5 -> 25 - 50 + 9 = -16
    -16 a = 80 
    a = - 5

    Espero ter ajudado

  • Resolvi da seguinte forma:
    Sendo a função ax2+bx+c, o valor máximo dela é y=-Delta/(4a)
    Sendo Delta=b2-4*a*c
    Sendo assim...
    a(x-1)*(x-9)=ax2-10x+9
    Da fórmula do valor máximo
    y=-(b2-4*a*c)/(4a)=(100a2-4*a*9*a)/(4*a)=-16a=80
    Portando, a=-5.
  • a(x-1)(x-9) = a( x² - 10x +9)

    Vy = -  delta/4a daí temos:

    - 64/4a = 80
    -16a = 80
    a = - 5
    portanto alternativa A
  • Temos que f(x)=a.(x - x`).(x - x``), onde x`e x`` são as raízes da função.

    Portanto as raízes dessa função são: 1 e 9.

    Pelo eixo de simetria conseguimos facilmente encontrar o x do vértice (Xv):

    Xv= (x`+ x``)/2 , ou seja, Xv= (1 + 9)/2 = 5.

    Com isso temos: f(x)= a(x - 1). (x - 9), onde queremos saber o valor de "a" para f(x)=80, ou seja,

    para x=5, temos:

    80= a.(5-1).(5-9)

    80=a.4.(-4)

    80/(-16)= a

    a= -5

    @prof.pedrocesar


ID
635440
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão geométrica, o segundo termo é 27–2 , o terceiro termo é 94 , e o quarto termo é 3n . O valor de n é:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro vamos deixar tudo na base 3

    a2 = 27 -2
    a2 = 33.(-2)
    a2 = 3- 6
    _______________

    a3 = 94
    a3 = 32.4
    a3 = 38
    _______________

    Agora vamos definir a razão da PG, para isso basta dividir terceiro termo pelo segundo termo:

    q = a338  = 38 - (-6) = 314 Eis a razão
           a2    3 -6

    O quarto termo pode ser definido como;

    a4 = a3.q

    A questão nos diz que o quarto termo tem valor igual a 3n , ou seja;

    a3.q = 3n
    38.314 = 3n
    38+14 = 3n
    3n = 322
    n = 22
  • a2= 33(-2) = 3-6
    a3=3(2)4 = 38 - o 94 foi fatorado .
    a4 = 3n

    a4/a3 = a3/a2 substituindo os valores acima.

    3n/38 = 38/3-6

    regra de três

    3n x 3-6 = 38 x 38 (base iguais somam-se os expoente)




    n-6 = 8+8 =>  n= 16+6 => n=22  - letra A
  • Fiz de outra forma. 

    Para saber a razão, basta dividir o 3º termo pelo 2º.9^4 / 27^-2 = 3^8 / 3^-6 ------- Agora é só fazer a propriedade das potências de mesma base = 3^14. Para achar o 4º termo é só multiplicar o 3º termo por 3^14. Ou seja, 3^8 x 3^14 = 3^22Portanto o n é 22.
  • Reforçar os estudos sobre as propriedades da potenciação. Seguindo.... sem parar.

  • 27-² = 3³ -² = 3^¬6

    9^4 = 3^2x4 = 3^8

    3^n

    -6 , 8 , n . de -6 para 8 = 14 de 8 para n tbm 14, logo n = 22

  • a3/a2 = a2/a1

    3^n / 9^4 = 9^4 / 27^ -2

    mudandça de bases

    3^n / 3^8 = 3^8 / 3^ -6

    na divião com bases iguais, conserva a base e subtrai expoentes.

    3^(n-8) = 3^8+6

    n-8 = 14  → n=22

  • Como é uma PG, para encontrarmos a razão "q" podemos fazer: a3/a2 , ok? 

    Sendo assim: a3 = 9^4, isso é a mesma coisa que escrevermos: a3 = 3^8 
    e o a2 = 27^-2, isso é a mesma coisa que escrevermos a2 = 3^-6 

    a3/a2 = 3^8/3^-6 

    Propriedade de potenciação: Divisão de bases iguais: subtrai os expoentes. 
    8 - (-6) = 14 

    Logo a razão "q" vale: 3^14. 

    Só que ele quer o a4, correto? 

    a3.q = a4, certo? 

    3^8.3^14 = a4 

    Propriedade da potenciação: Multiplicação de bases iguais: mantém a base e soma os expoentes. 
    3^22 

    logo, n = 22, ou seja, alternativa A.
     

  • O terror desta questão é apenas a coversão dos termos para a base 3

     


ID
635443
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os sócios do “Clube-Sete” consideram o 7 como o número da sorte. Para eles, tudo o que se refere ao número 7 é bom e, naturalmente, para os sócios desse clube, um ano é sortudo quando é múltiplo de 7. A quantidade de anos sortudos desde a descoberta do Brasil até hoje foi:

Alternativas
Comentários
  • Podemos resolver  a questão fazendo uso da Progressão Aritmética

    O primeiro ano  divisível por 7 depois da descoberta do Brasil em 1500

    a1 = 1505

    Retrocedendo os anos à partir de 2012, temos 2009 como o último ano divisível por 7

    an = 2009

    Termo Geral PA

    an = a1 + (n - 1). r
    2009 = 1505 + (n - 1).7
    2009 = 1505 + 7n - 7
    7n = 2009 - 1505 + 7
    7n = 511
    n = 73
  • Perfeito o raciocinio da colega, porém vou tentar fazer sem uso de formulas, pois pode ocorrer de nao lembrar da mesma na hora da prova...
    2011(ano atual) - 1500(ano do descobrimento) = 511 anos
    511/7 = 73
    Simples assim :)

ID
635446
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os pontos A = (1, 2), B = (5, 7) e C = (11, y) são colineares. O valor de y é:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro vamos encontrar o valor do coeficiente angular da reta

    m = Δ y 
            Δ x

    m = yB - yA
            xB - xA

    Vou usar os pontos A (1, 2) e B (5, 7)

    m = 7 - 2 = 5
            5 - 1    4

    Com o coeficiente angular da reta agora podemos encontrar o valor de y

    m = yB - yA
            xB - xA

    5 =   y - 7
    4     11 - 5

    4y - 28 = 55 - 25
    4y = 30 + 28
    y = 58
          4
    y = 14,5



  • Uma maneira mais intuitiva e informal de resolver a questão é:

    Toda reta tem o formato y=ax + b, então

    para o ponto (1,2) temos: 2=a + b
    para o ponto (5,7) temos: 7= 5a + b

    Fazemos a equação do segundo ponto menos a do primeiro, temos: 5=4a ou a=5/4.

    Substitue na equação de qualquer dos pontos, teremos que b=3/4

    Então, y para o ponto (11,y) com os dados acima:

    y= (55 + 3)/4 ou y=14,5. Simples, mas sem perder o rigor matemático.

ID
635452
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O professor dá aos seus 20 alunos da turma de recuperação uma questão de múltipla escolha com 4 opções de resposta. Desses 20 alunos, 8 sabem resolvê-la e, portanto, vão assinalar a resposta correta. Os outros não sabem resolver e vão assinalar, ao acaso, uma opção. Se um aluno dessa turma for escolhido ao acaso, a probabilidade de que ele tenha acertado essa questão é:

Alternativas
Comentários
  • Dos 20 alunos, 12 não sabem a resposta, e vão marcar aleatoriamente. Como são 4 opções de resposta, a chance de o aluno acertar 'chutando' é de uma em quatro, ou seja, 25% (0,25). Assim, a quantidade de alunos que não sabem e vão marcar corretamente é:

    0,25 * 12 = 3

    Além disso, 8 sabem, e vão marcar corretamente também, ou seja, a quantidade de alunos que acertará a questão é: 3 + 8 = 11.

    Com isso, escolhendo-se ao acaso um aluno, a probabilidade de que ele tenha acertado é:

    P = 11 (quantidade de alunos que acertam) / 20 (quantidade total de alunos) = 0,55 = 55 %
  • Bem que poderia ter nas alternativas 40%.
    Eu iria seco nela.. não tendo, repensei, refiz meus calculos e entendi essa dos 3 em 12 que acertariam no chute.

    11 em 20 ou 11/20 = 0,55 ou 55%
  • Marcos, se fosse CESPE, nós dois estaríamos ferrados, porque eu também iria bunito nos 40%.
  • Quantos já sabem? 8/20=0,4
    Quantos ñ sabem? 12/20=0,6

    Qual a chance de acerto de uma questão? 1/4=0,25

    Então, se 0,6 ñ sabem, eu dou a todos eles a chance de acertar a questão:

    0,6*0,25=0,15

    E agora, qual a chance de eu pegar alguém que tenha acertado a questão?

    0,4 (os que sabem) + 0,15 (os que receberam a chance de acertar) = 0,55

    55%

  • Mesmo o comentário sendo de 2011, temos que pensar igual o Renato. Infelizmente, o CESPE sempre vai tentar bolar algum plano maligno para nos passar a perna, mas nós aprendemos com questões todo dia e não vamos deixar. AVANTE


ID
635455
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João tem uma fazenda de gado, e a quantidade de animais cresce regularmente 20% a cada ano. Certo dia, João diz: “se todas as condições continuarem as mesmas, daqui a n anos minha boiada será 10 vezes maior que a de hoje”. O menor valor inteiro de n que torna essa afirmação verdadeira é:
Obs: dado log12 = 1,08

Alternativas
Comentários
  • Termo geral PG

    an = a1.qn -1
    10x = x .(1,2)n -1  cancela x
    10 = (1,2)n -1
    10 = (1,2)n
               1,2

    1,2(10) = (1,2)n
    12 = (1,2)n

    Transforma em logarítmo

    log12 = log(1,2)n
    log12 = log(12/10)n
    log12 = n[ log12 - log10]
    1,08 = n[ 1,08 - 1]
    1,08 = n [ 0,08]
    0,08n = 1,08
    n = 13,5

    menor valor inteiro: 13
  • 10 = 1 * 1,2^n
    10 = 1,2^n
    n = log(1,2) 10 . . . . . . . . . . (log de 10 na base 1,2)

    Transformação para logaritmo decimal:
    n = log 10 / log 1,2
    n = log 10 / log (12/10)
    n = log 10 / (log 12 - log 10)
    n = 1 / (1,08 - 1)
    n = 1 / 0,08
    n = 100/8 = 25/2

    n = 12,5 anos

    Ou, arredondando:

    n = 13 anos
  • an=a1.qn-1

    10=1 . 1,2n -1

    10=1,2n-1

    Passando para logaritmo:

    Log10=log1,2n-1

    Log10 = (n-1).log1,2

    Log10=(n-1).log12/10

    Log10=(n-1).[log12-log10]

    1=(n-1).[1,08-1]

    1=(n-1).0,08

    1=0,08n-0,08

    1+0,08=0,08n

    n=1,08/0,08

    n=13,5

    menor valor inteiro = 13


  •  João tem uma fazenda de gado, e a quantidade de animais cresce regularmente 20%(= 100% + 20% = 120% = 1,2) a cada ano. Assim, temos uma PG, cuja razão será q = 1,2:


                                                                         an = a1*q(n-1) = a1*1,2(n-1)


    Daqui a n anos, a boiada será 10 vezes maior que a de hoje. Logo tomando a1 como a quantidade de bois que João tem atualmente: an = 10a1 assim:


    10a1 = a1*1,2(n-1)

    10 = 1,2(n-1)

    Aplicando log na base 10 em ambos os lados e lembrando que log(10) = 1:


    log(10) = log(1,2(n-1))

    1 = (n - 1)*log(1,2)

    1 = (n - 1)*log(12/10)


    1 = (n - 1)*[log(12) - log10]


    1 = (n - 1)*[log(12) - 1]


    1 = (n - 1)*[1,08 - 1]


    1 = (n - 1)*0,08


    0,08n = 1 + 0,08


    n = 1,08/0,08


    n = 13,5 ≈ 13 (Menor valor inteiro)



    Resposta: Alternativa B.

  • Eu discordo, para que o menor valor inteiro de n que torna a boida 10 vezes maior deveria ser o 15.

    Em apenas 13 anos ainda não será 10 vezes maior, por causa que levará 13,5 anos para chegar ao que se afirma. ¬¬

  • A maneira correta de resolver essa questão é por juros compostos e não PG. Pois a cada ano a boiada cresce 20%. M = C (1+i)^t B = Bois que é seu capital, Seu montante é o que vc quer ter 10B, logo: 10B = B * (1,2)^t   -> 10 = 1,2^t. Comentário da wanessa explica como resolver.
    É só lembrar que se eu tinha 100 bois no primeiro ano no segundo eu terei 120 e agora serão 20% dos 120 bois. 
    Por pg o resultado é 13,5 logo o menor valor inteiro seria 14
    Por Juros compostos o resultado é 12,5 logo o menor valor inteiro é 13 -> Resposta do gabarito.

  • Galera, se fizer por PG dá Merda, fiz por juros compostos e deu 12,5, arredondando pra cima, 13 anos.
    por P.G estava dando 13,5, logo o menos inteiro possível deveria ser 14.
    Ou seja, na P.G. observei que a galera olha só para o enésimo termo da PG, quando na verdade deveria fazer por soma dos termos da P.G, daí daria certinho, só que essa soma dos termos da P.G é justamente a equação simplificada de juros compostos.

  • Resposta!

    https://drive.google.com/open?id=1LEVfS7LRoKnIpfy-RYX_e9a7LQUTDsQ2

  • E possível chegar ao resultado pela formula dos juros compostos

    m=c(1+i)^t

    10b=b.(1+0,2)^t

    10b=b.1,2^t

    1,2^t=10b/b

    1,2^t=10

    log1,2^t=log10

    t.log1,2=log10

    t=log10/log1,2

    t=1/log12/log10

    t=1/log12-log10

    t=1/1,08-1

    t=1/0,08

    t=12,5

    A questão pede o menor valor INTEIRO de N,portanto a resposta e !3.


ID
635458
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma das raízes complexas da equação x 3 - 3x 2 + 8x - 6 = 0 é:

Alternativas
Comentários
  • Temos q =1 e p=-6

    Divisores de q: {-1, +1} ; divisores de p: {+-1, +-2, +-3, +-6}

    Agora fazemos: p/q =  {+-1, +-2, +-3, +-6}


    Fazendo x=1 na equação dada, vemos que 1 é sua raiz. Daí aplicamos Briot-rufini e encontraremos x²-2x-6=0.

    Aplicando a fórmula de Bhaskara encontraremos 1+i(raiz de 5) e 1-i(raiz de 5).



ID
635467
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No sistema cartesiano, a equação y 2 = (x + 1 ) 2 - (x - 1 ) 2 representa uma:

Alternativas
Comentários
  • Olá...
    Temos a equação y2 = (x + 1) 2 - (x - 1)2.
    Vamos resolver a equação e para tanto temos que a igualar a zero.
    Assim:   y2 = (x + 1) 2 - (x - 1) 2
                 y2 = 2x + 1 - 2x + 2
                 y2 = 3
    Assim,  y2 - 3 = 0; sendo a mesma uma equação do 2º grau.
    Portanto a equação é uma PARÁBOLA, pois sabemos que  o gráfico de uma equação do 2º grau é uma curva chamada Parábola.
    Resposta: letra e).

  • A forma correta  que a questão está escrita é

    = (x +1)² - (x-1)²

    ou seja, quadrado da soma de dois termos e quadrado da diferença de dois termos, resolvendo temos:

    y² = x²+2x+1 – (x²-2x+1)

    y² = x² -x²+2x+2x+1-1

    y²=4x

    x=y²/4 se quiser vizualisar melhor, pode trocar o x pelo y:

    y=x²/4 equação do 2º grau determina uma parábola



ID
635479
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No triângulo ABC, o ponto H do lado BC é tal que AH é uma altura, e os pontos M e N são médios dos lados BC e AC, respectivamente. Conhecendo os ângulos BÂH = 18° e HÂC = 56° , o ângulo HNM mede:

Alternativas

ID
635482
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo-se que 2 a + 3b + 4c = 17 e que 4a + b - 2c = 9 , o valor de a + b + c é:.

Alternativas
Comentários
  • Fazendo algumas combinações:
    i):
    2a + 3b + 4c = 17 x(-2) +
    4a + b - 2c = 9
    __________________
    -5b -10c = -25
    b+2c = 5

    ii)
    2a + 3b + 4c = 17 +
    4a + b - 2c = 9 x(-3)
    __________________
    -10a + 10c = -10
    a-c = 1

    a= c + 1

    iii) Se:
    a+ b+c = x
    c + 1 + b + c =x 
    b+ 2c + 1 = x 

    x= 5 +1


    x = 6

    Alternativa D


ID
635488
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As letras B, R, A, S, I, L devem ser escritas nas faces de um cubo, com uma letra em cada face. O número de maneiras diferentes em que essas letras podem ser colocadas nas faces do cubo é:

Alternativas
Comentários
  • Observe que devemos considerar a rotação do cubo(podemos girar esse), então vamos as escolhas:

    1ª face: Observe que escolha da letra da primeira face não faz diferença na contagem, por rotação sempre podemos voltar a mesma situação.

    2ª face: Vamos colocar uma letra na face oposta, aqui a rotação não pode influenciar, logo teremos 5 possibilidades.

    Outras faces: teremos que escrever nas 4 faces com 4 letras, logo teriamos 4!, mas devido a rotação contamos cada forma de escrital 4 vezes, logo teremos 4!/4 = 3!

    Número total: 5*3! = 30
  • Bom vou tentar explicar.

    No cubo há seis lados, iniciamos com a primeira formação, que não deverá ser contada.    Lados do cubo Não contar primeira  B R A S I L Gira a 1ª vez o cubo = R A S I L B Gira a 2ª vez o cubo = A S I L B R Gira a 3ª vez o cubo = S I L B R A Gira a 4ª vez o cubo = I L B R A S Gira a 5ª vez o cubo = L B R A S  I   I

    São 5 giros no cubo 6 maneiras de escreves a palavra BRASIL = 5 X 6 = 30

    Bons estudos
  • Faces opostas no 1º dado = BR - AS - IL (6 faces)

    Faces opostas no 2º dado = BA - RS - IL (6 faces)

    Faces opostas no 3º dado = BS - RA - IL (6 faces)

    Faces opostas no 4º dado = BI - RA - SL (6 faces)

    Faces opostas no 5º dado = BL - RA - SI (6 faces)
  • Não entendi essa parada ai...
  • Inalda Arraes Brasil tem 6 letras, 6x6= 36.....reveja seus conceitos! Obrigada!

  • Discordo do gabarito afirmar que são 30 maneiras.

    Apesar dos esforços dos colegas (agradeço-os por explicar), não vejo restrições em como dispor as letras no cubo (apenas requer uma letra em cada face). Chamo a atenção de que o problema nem citou que as letras deveriam ficar "sucessivamente" ou semelhante (respeitar a ordem dada, etc)

  • A explicação do João Santos está perfeita! Consegui entender! Obrigado!

  • Em um dado, uma vez que fixamos dois elementos opostos poderemos fazer a permutação dos outros 4 elementos.  Porém os outros 4 elementos também se organizam em faces opostas entre si, numa espécie de círculo. 

    Ex: no dado com as faces B e I opostas tanto faz as demais faces serem RASL ou ASLR, pois na rotação do dado será a mesma coisa.

    Assim, temos para calcular que fixar um dos lados, ex: B. Para o oposto de B temos 5 opções (letras restantes). As 4 faces que sobram calculamos como uma permutação circular: P4 = (4-1)!= 3!=6

    Para o total temos então 5 (opções para face oposta) x 6 (permutação circular)=> 5x6=30


  • Oi para todos !

    Vamos achar em quantas posições diferentes o cubo pode se encontrar:
    -Primeiro vamos enumerar as faces de 1 a 6.
    -Com a face 1 voltada para baixo temos 4 posições que são rotações de 90º do cubo.
    -Analogamente temos 6.4 = 24 posições diferentes para o cubo O nº de possibilidades de pintura para o cubo, quando a posição dele importa é 6! = 720
    O nº de formas que o cubo pode ser pintado é 720/24 = 30 possibilidades

    Fonte:http://www.tutorbrasil.com.br/forum/matematica-ime-ita/ita-1971-analise-combinatoria-permutacoes-simples-t4917.html

  • De acordo com o enunciado, vierifca-se que a questão pode ser resolvida em duas etapas:
    1) de quantas maneiras as 6 letras podem ser combinadas duas a duas (combinação simples);
    2) de quantas maneiras as 4 letras restantes podem ser permutadas (permutação circular).

    Primeira etapa:
    C6,2 = 6! / 2! 4! = 6x5x4! / 2x4! = 30/2 = 15
    Como as três maneiras abaixo são consideradas a mesma combinação, divide-se o valor encontrado por 3.
               
    Assim, existem 5 maneiras de dispor as letras duas a duas.

    Segunda etapa:
    Fixadas duas faces, restam 4 letras que serão dispostas em forma circular. Para isso utiliza-se a permutação circular (Pc)
    Como Pc = (n - 1)! , tem-se:
    Pc = (4 - 1)! = 3! = 6

    Concluindo,
    como existem 5 maneiras de as 6 letras serem dispostas duas a duas e 6 maneiras de dispor as restantes em formas circular, o número de maneiras diferentes em que essas letras podem ser colocadas nas faces do cubo é 5 x 6 = 30.

    Resposta C)
  • O comentário da nossa amiga Fabiana Delmondes foi a correta, deve-se anexar um valor em uma face, sendo assim na outra face é possível colocar 5 valores, e o restante fica uma permutação circular (n-1)! , sendo n=4. Logo:

    1x5x(4-1)! = 30

  • Fixando duas letras quaisquer em 2 faces opostas (ex: cima e baixo do cubo), sempre que rotacionar ele 90º vai dar a mesma coisa só mudando a posição do cubo e não das letras que continuam na mesma face. É como se estivesse girando o cubo pra formar circulos, então 4 faces sempre vão repetir a mesma coisa.

    Logo, tem-se uma permutação com repetição com 4 elementos repetindo: PR = 6!/4! = 6*5 = 30

  • 11)  Uma  professora  precisa  confeccionar  uma  prova  de múltipla  escolha  com oito questões, cada qual com cinco alternativas (A, B, C, D e E). Ela quer que as respostas  certas  estejam  o  mais  bem  distribuídas  possível  entre  as  cinco alternativas A, B, C, D e E.  Isso significa que, no gabarito,  três das cinco  letras aparecerão  duas  vezes  e  as  outras  duas  letras  aparecerão  apenas  uma  vez.  Por exemplo: AABBCCDE e ABCBDDEC  são duas possibilidades. Quantas  são as possibilidades de gabarito para essa prova? 

    a) 9400. 

    b) 16800. 

    c) 50400. 

    d) 252000.

    e) 403200.

    Aguem extremamente piedoso , poderia me explicar a questão? Gabarito: Alternativa C. 

  • Questão meio estranha, dá pra se perder em interpretações bem loucas.

  • Por favor, alguém poderia me explicar por que eu não posso simplesmente imaginar cada face do cubo em um plano bidimensional e, então, utilizar Permutação? Não consigo entender por que devo rotacionar, utilizar duas faces opostas etc...

    Agradeço qualquer ajuda. :-)

  • - A questão de dado ou cubo que seja deve ser feita da seguinte forma:

     

    Fixando duas letras em faces distintas, ao girar o cubo teremos posições idênticas, ou seja, colocando a, b ou b, a, não importa. Depois faça P6,4= 6!/4!=30. C

  • Imaginem um cubo colocado no cento de uma mesa e duas pessoas uma de frente a outra, por exemplo João e Maria. Enquanto João vê a letra "R", Maria vê outra letra. Quando Maria passar a ver "R" João verá a mesma letra que Maria estava vendo, portanto isso NÃO é uma maneira diferente de colocar as letras. Na perspecticva de João, são 5 possível letras que Maria pode estar visualizando. Dessa forma, para a letra "R", exitem 1x5=5 possibilidades para lado oposto do cubo. Como são 6 letras, basta multiplicar a possibilidade de cada uma pelo total de letras, 5x6=30. 

     

    Acho que essa explicação ajuda. Se não for isso, ajudem-me vocês.

  • É doeu pra entender a resolução imagine pra se virar na prova hahah 

     mas tamos ai na luta , a cada dia mais perto da vitória 

    Yes!

  • Entendi foi é nada.

    Prosseguimos.....

  • e acordo com o enunciado, vierifca-se que a questão pode ser resolvida em duas etapas:
    1) de quantas maneiras as 6 letras podem ser combinadas duas a duas (combinação simples);
    2) de quantas maneiras as 4 letras restantes podem ser permutadas (permutação circular).

    Primeira etapa:
    C6,2 = 6! / 2! 4! = 6x5x4! / 2x4! = 30/2 = 15
    Como as três maneiras abaixo são consideradas a mesma combinação, divide-se o valor encontrado por 3.
                
    Assim, existem 5 maneiras de dispor as letras duas a duas.

    Segunda etapa:
    Fixadas duas faces, restam 4 letras que serão dispostas em forma circular. Para isso utiliza-se a permutação circular (Pc)
    Como Pc = (n - 1)! , tem-se:
    Pc = (4 - 1)! = 3! = 6

    Concluindo,
    como existem 5 maneiras de as 6 letras serem dispostas duas a duas e 6 maneiras de dispor as restantes em formas circular, o número de maneiras diferentes em que essas letras podem ser colocadas nas faces do cubo é 5 x 6 = 30.

    Resposta C)

  • Quando uma explicação não te convencer ( acontece direto comigo), a melhor coisa a fazer é tomar como verdade, e PONTO. ( Sem mimimi)

    Digo isso por que sou a 1º a perder tempo tentando entender o porquê das coisas, e na realidade, na prova só precisamos acertar a questão.

    Portanto vamos lá:

     Questão falou em FACES DE UM CUBO?  Anota aí : Já sabe que  tem 2 FACES OPOSTAS  e 4 FACES CIRCULARES. 

    Como resolver:   São 2 eventos independentes ( 1 evento x outro evento): 

     1º - 2 lados opostos - Você  tem 6 possib e escolhe e fixa 1 lado, agora restam 5 possib para o outro = 1x5 = 5 possib

     2º - 4 lados circulares - Só fazer a fórmula de Permutação Circular  - Pc(4) = (4-1)= 3! = 3x2x1 = 6

     Agora é só multiplicar os eventos independentes = 5 x 6 = 30 possibilidades

    Continuou sem entender, GRAVE o exemplo que você mais se identificou, e acerte na hora da prova!!! Boa sorte!!!

  • Questão estranha. Discordo do que seria esse "organizadas de maneira diferente". Não deixou claro. Para mim basta analisar cada face do cubo como única. Como se fosse a face azul, vermelha, verde... Não entendi como todas faces iguais. Daí seria 6! = 720. Essa seria a lógica.

    Pensando em como o cubo seria diferente ao "observar por fora" é outra coisa.

    A questão deveria deixar claro que essa "organização" seria as formas como uma pessoa vê as letras de fora. Pra mim cada face é individualizada, independentemente se ficaria visualmente igual.

  • Basta fazer o Total de possibilidades – Só Letras Repetidas: (6 X 6) – 6 = 36 – 6 = 30

  • Não sei se foi coincidência, mas eu pensei em resolver a questão em dois passos:

    1o. passo: Fazer uma Combinação entre os seis elementos para as quatro posições laterais do dado. C(6,4) = 15.

    2o. passo: Restam duas letras para o topo e a base: 2*15 = 30.

    Abraços.