SóProvas



Prova CESPE - 2008 - SEBRAE-BA - Analista Técnico - Gestão de Pessoas


ID
447007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à Constituição Federal (CF) e à legislação aplicável às micro e pequenas empresas no Brasil, julgue o   item a seguir.

A CF, no tocante ao tratamento diferenciado que deve ser dispensado às micro e pequenas empresas, menciona as três esferas da administração e se refere a três tipos de discriminação: eliminação, redução e simplificação de obrigações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Art. 146. Cabe à lei complementar:

    III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:

    d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    Parágrafo único. A lei complementar de que trata o inciso III, d, também poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, observado que:

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • O dispositivo do qual a questão trata é o art. 179, da Constituição da República: 

    Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.

    Por sua vez, o art. 146, III, da CRFB trata apenas do regime diferenciado de tributação destas empresas. 
  • . Eliminação, redução e simplificação de obrigações.

  • GABARITO: CERTO 

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.


ID
447013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação à Constituição Federal (CF) e à legislação aplicável às micro e pequenas empresas no Brasil, julgue o   item a seguir.

A distribuição de lucros aos sócios da microempresa ou empresa de pequeno porte não está sujeita à incidência do imposto de renda, independentemente de limites, quando o valor de tais lucros puder ser demonstrado mediante escrituração contábil.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Correta.

    Artigo 14 caput e §2° da Lei Complementar 123/2006:

    Art. 14. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaracao de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo SIMPLES Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou servicos prestados.

    §1° A isencao de que trata o caput deste artigo fica limitada ao valor resultante da aplicacao dos precentuais de que trata o art. 15 da Lei n° 9.249, de 26 de dezembro de 1995, sobre a receita bruta mensal, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaracao de ajuste, subtraído do valor devido na forma do SIMPLES Nacional no período.

    §2° O disposto no §1° deste artigo nao se aplica na hipótese de a pessoa jurídica manter escrituracao contábil e evidenciar lucro superior àquele limite.
  • Para quem busca uma explicação um pouco mais didática sobre o assunto:


    http://www.portaltributario.com.br/artigos/simples-distribuicao-cuidados.htm

  • Todo o lucro apurado contabilmente pode ser distribuído isento de tributação pelo IR. O excesso, está sujeito a tributação.

    Resposta: Certo

  • As normas para distribuição de lucros apurados nas empresas optantes pela sistemática do Simples Nacional constam nos parágrafos 1º e 2º e no caput do Artigo 14º da Lei Complementar nº 123/2006, cuja íntegra abaixo transcrevo:

    Art. 14. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

    § 1o A isenção de que trata o caput deste artigo fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de que trata o art. 15 da Lei no 9.249, de 26 de dezembro de 1995, sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaração de ajuste, subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período.

    § 2o O disposto no § 1o deste artigo não se aplica na hipótese de a pessoa jurídica manter escrituração contábil e evidenciar lucro superior àquele limite.

    Desta maneira, lê-se nos §§ 3º e 4º do Inciso II do Artigo 48º da IN SRF nº 93/97que trata dos “Lucros e Dividendos Distribuídos” que:

    § 3º A parcela dos rendimentos pagos ou creditados a sócio ou acionista ou ao titular da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro real, presumido ou arbitrado, a título de lucros ou dividendos distribuídos, ainda que por conta de período-base não encerrado, que exceder ao valor apurado com base na escrituração, será imputada aos lucros acumulados ou reservas de lucros de exercícios anteriores, ficando sujeita a incidência do imposto de renda calculado segundo o disposto na legislação específica, com acréscimos legais.

    § 4º Inexistindo lucros acumulados ou reservas de lucros em montante suficiente, a parcela excedente será submetida à tributação nos termos do art. 3º, parágrafo 4º, da Lei nº 7.713, de 1988, com base na tabela progressiva a que se refere o art. 3º da Lei nº 9.250, de 1995.

    Assim, é verdade que os lucros distribuídos serão tributados com base na Tabela Progressiva e terão como fato gerador o mês em que foram distribuídos (pagos ou creditados)

    Ademais, de acordo com o Art. 14 da LC 123/2006, são isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

    No entanto, esta isenção fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de que trata o art. 15 da Lei no 9.249, de 26 de dezembro de 1995, sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaração de ajuste, subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período. 

  • Todo o lucro regularmente escriturado por empresa do SN é isento de IR, salvo pró-labore, aluguel, serviços prestados.

    Feita esta ressalva, o lucro, desde que regularmente contabilizado, pode ser de qualquer valor.

    Quanto à exclusão do regime do SN por estouro de faturamento, aí é outra história.

  • "...quando o valor de tais lucros puder ser demonstrado mediante escrituração contábil."

    "O livro caixa dispensa, no Simples Nacional, a escrituração contábil. Isso significa que o contribuinte pode optar por manter apenas o livro caixa em substituição à contabilidade formal".

    Para refletir.

    Bons estudos!


ID
447016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à Constituição Federal (CF) e à legislação aplicável às micro e pequenas empresas no Brasil, julgue o   item a seguir.


Atualmente, é objeto de contestação judicial a dispensa de pagamento, por parte das micro e pequenas empresas optantes pelo SIMPLES Nacional, das contribuições para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical.

Alternativas
Comentários
  • artigo 179 da CF/88: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplifição de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei."
  • As microempresas e as empresas de pequeno porte, optantes pelo Sistema Simples, estão dispensadas do pagamento da contribuição sindical patronal, pois este tributo encontra-se compreendido na expressão - demais contribuições instituídas pela União -, prevista nas leis de regência (Lei n. 9.317/1996, art. 3º, § 4º, sucedida pela LC n. 123/2006, art. 13, § 3º)

    Sobre o tema, o seguinte julgado do C. TST que sintetiza a questão e é auto-explicativo:

    "
     CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. EMPRESA INSCRITA NO SISTEMA INTEGRADO DE PAGAMENTO DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS MICROEMPRESAS E DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - SIMPLES. ISENÇÃO. O entendimento prevalente nesta Corte é de que as empresas inscritas no Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples estão isentas do pagamento da contribuição sindical patronal, estabelecida no artigo 579 da CLT, por expressa previsão legal, nos termos do artigo 13, § 3º, da Lei Complementar nº 123/2006. Insta salientar que a constitucionalidade desse dispositivo foi declarada pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4033-DF, tendo a Corte Suprema entendido que a legislação tributária deve ser interpretada de forma harmônica e adequada, a fim de assegurar equivalência de condições para as empresas de menor porte, cujo fomento foi elevado à condição de princípio constitucional, sendo a elas garantido tratamento favorecido em relação às demais empresas não inseridas nessa qualificação. Agravo de instrumento desprovido. ( AIRR - 110640-50.2007.5.15.0077 , Relator Ministro: José Roberto Freire Pimenta, Data de Julgamento: 06/03/2013, 2ª Turma, Data de Publicação: 15/03/2013)"

    Segue a decisão do STF:

    "
    EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL. ISENÇÃO CONCEDIDA ÀS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. SIMPLES NACIONAL (“SUPERSIMPLES”). LEI COMPLEMENTAR 123/2006, ART. 13, § 3º. ALEGADA VIOLAÇÃO DOS ARTS. 3º, III, 5º, CAPUT, 8º, IV, 146, III, D, E 150, § 6º DA CONSTITUIÇÃO. 1. Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada contra o art. 13, § 3º da LC 123/2006, que isentou as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional (“Supersimples”). 2. Rejeitada a alegação de violação da reserva de lei específica para dispor sobre isenção (art. 150, § 6º da Constituição), uma vez que há pertinência temática entre o benefício fiscal e a instituição de regime diferenciado de tributação. Ademais, ficou comprovado que o Congresso Nacional não ignorou a existência da norma de isenção durante o processo legislativo. 3. A isenção concedida não viola o art. 146, III, d, da Constituição, pois a lista de tributos prevista no texto legal que define o campo de reserva da lei complementar é exemplificativa e não taxativa. Leitura do art. 146, III, d, juntamente com o art. 170, IX da Constituição. 3.1. O fomento da micro e da pequena empresa foi elevado à condição de princípio constitucional, de modo a orientar todos os entes federados a conferir tratamento favorecido aos empreendedores que contam com menos recursos para fazer frente à concorrência. Por tal motivo, a literalidade da complexa legislação tributária deve ceder à interpretação mais adequada e harmônica com a finalidade de assegurar equivalência de condições para as empresas de menor porte. 4. Risco à autonomia sindical afastado, na medida em que o benefício em exame poderá tanto elevar o número de empresas a patamar superior ao da faixa de isenção quanto fomentar a atividade econômica e o consumo para as empresas de médio ou de grande porte, ao incentivar a regularização de empreendimentos. 5. Não há violação da isonomia ou da igualdade, uma vez que não ficou demonstrada a inexistência de diferenciação relevante entre os sindicatos patronais e os sindicatos de representação de trabalhadores, no que se refere ao potencial das fontes de custeio. 6. Ação direta de inconstitucionalidade conhecida, mas julgada improcedente." (ADI 4033, Relator(a):  Min. JOAQUIM BARBOSA, Tribunal Pleno, julgado em 15/09/2010, DJe-024 DIVULG 04-02-2011 PUBLIC 07-02-2011 EMENT VOL-02458-01 PP-00001 RTJ VOL-00219- PP-00195 RSJADV mar., 2011, p. 28-37)

    Assim, a questão está desatualizada, na medida em que no ano de 2010 o STF resolveu definitivamente o tema, de modo que não se pode dizer que "atualmente" a isenção é objeto de "contestação judicial".
  • § 3  As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam dispensadas do pagamento das demais contribuições instituídas pela União, inclusive as contribuições para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e demais entidades de serviço social autônomo.


ID
447019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação à Constituição Federal (CF) e à legislação aplicável às micro e pequenas empresas no Brasil, julgue o   item a seguir.

As empresas de assessoria e consultoria podem ingressar no SIMPLES Nacional efetuando o recolhimento unificado de tributos e contribuições, desde que não se dediquem a outras atividades.

Alternativas
Comentários
  • Lei que institui o SIMPLES:

    Art. 17. 
      Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte: 

    I - que explore atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, gerenciamento de ativos (asset management), compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring); 
    XIII - que realize atividade de consultoria

  • A questão ficou desatualizada com o advento da Lei Complementar nº 147/14, que revogou o inciso XIII, do art. 17, que versava justamente sobre a vedação às empresas de assessoria e consultoria.


ID
447022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da realidade e da situação atual das microempresas(ME) e das empresas de pequeno porte (EPP), julgue o  item  de seguinte .



O conceito de pessoas ocupadas abrange não só os empregados de uma empresa, mas também os seus proprietários. Há um expressivo número de microunidades empresariais que não têm empregados, mas contribuem para gerar renda para seus proprietários.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tiver dúvida de onde surgiu essa caracterização, segue aqui o link do Sebrae onde são utilizadas essas mesmas palavras:

    http://www.sebrae.com.br/uf/goias/indicadores-das-mpe/classificacao-empresarial/criterios-e-conceitos-para-classificacao-de-empresas/criterios-e-conceitos-para-classificacao-de-empresas


ID
447025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da realidade e da situação atual das microempresas(ME) e das empresas de pequeno porte (EPP), julgue o  item  de seguinte .

A chamada home office apresenta vantagens e desvantagens. Entre as vantagens estão incluídas a manutenção de privacidade pessoal, a facilidade para dosar a carga de trabalho e a fácil sucessão, nos casos de transição.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente exercida por profissionais liberais ou autônomos, numa relação de prestação de serviço com seus clientes, a prática do home office, forma de trabalho realizada em lugar distante do escritório central ou centro de produção, começa também a ganhar adeptos entre os colaboradores celetistas (CLT). Permitir que o funcionário deixe o espaço físico da empresa e exerça suas funções remotamente pode ser uma eficiente ferramenta de motivação. No entanto, não são raros os casos nos quais as empregadoras se sentem inibidas a adotar tal postura por receio das leis trabalhistas.

    Desvantagens para empresas:

    * interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais

    * difícil sucessão, em caso de necessidade de transição

    * dificuldade de monitoramento dos trabalhadores

  • Em 2020-21, essa questão é atual.


ID
447028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da realidade e da situação atual das microempresas(ME) e das empresas de pequeno porte (EPP), julgue o  item  de seguinte .

O SEBRAE, ao atuar em arranjos produtivos locais, tem por objetivo promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios. Tais arranjos se caracterizam pela concentração, em um espaço geográfico heterogêneo, de empresas que operem em atividades diversificadas, e mantenham vínculos com outras aglomerações do mesmo tipo.

Alternativas
Comentários
  • creio que não são empresas que operem em atividades diversificadas e sim na mesma atividade

  • ERRADO, 
    Pois, acredito que seja porque as empresas não necessariamente mantem VÍNCULOS com outras aglomerações do mesmo tipo.(parte final da questão estaria errada, a CESPE se apega a detalhes).

    Espero ter ajudado.

ID
447031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da realidade e da situação atual das microempresas(ME) e das empresas de pequeno porte (EPP), julgue o  item  de seguinte .

As pesquisas mais recentes do IBGE sobre a economia informal urbana, em parceria com o SEBRAE, revelaram, surpreendentemente, que a maior parte das empresas mantém escritório contábil, possui constituição jurídica e tem licença municipal ou estadual.

Alternativas
Comentários
  • Impossivel isso de estar certo



ID
447034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da realidade e da situação atual das microempresas(ME) e das empresas de pequeno porte (EPP), julgue o  item  de seguinte .

A adoção da contabilidade simplificada não dispensa a obediência às normas brasileiras de contabilidade. Nesse sentido, embora as receitas devam ser escrituradas com base no regime de competência, se houver opção pelo pagamento dos tributos com base na receita recebida, as micro e pequenas empresas deverão efetuar ajustes a partir dos valores contabilizados, com o intuito de calcular os valores a serem recolhidos.

Alternativas

ID
447037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da realidade e da situação atual das microempresas(ME) e das empresas de pequeno porte (EPP), julgue o  item  de seguinte .

As micro e pequenas empresas deverão elaborar e transcrever o balanço patrimonial e a demonstração do resultado, que terão de ser assinados por profissional habilitado e registrado.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Federal de Contabilidade editou a Resolução CFC Nº. 1.1.115/07, que aprova a NBC T 19.13 – Escrituração Contábil Simplificada para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

    Esta norma, em seu item 7 estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado pelas microempresa e a empresa de pequeno, como transcrevemos:

    “7  A microempresa e a empresa de pequeno porte devem elaborar, ao final de cada exercício social, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado, em conformidade com o estabelecido na NBC T 3.1, NBC T 3.2 e NBC T 3.3.”

    Fonte: jus.com.br


ID
447040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 


O microcrédito produtivo orientado é destinado a pessoas físicas e jurídicas com atividades de pequeno porte, que terão acompanhamento e receberão orientação durante o período do contrato. O objetivo é estabelecer um relacionamento direto com os empreendedores em cada local onde se desenvolva a atividade.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente! No MPO, a contratação ocorre de forma direta, sem intermediários, e a instituição financiadora orientará e fará o acompanhamento da gestão e aplicação dos recursos.

    Resposta: Certo


ID
447046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 


O Conselho Monetário Nacional (CMN) é a instância responsável pela regulamentação do direcionamento obrigatório de parcela dos depósitos a vista dos bancos comerciais para os microempreendedores. Entre outros critérios, o CMN fixará a taxa de juros mínima para os tomadores de recursos e o prazo máximo das operações.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.735/2003:

      Art. 2o O Conselho Monetário Nacional - CMN, regulamentará o disposto nesta Lei, estabelecendo, no mínimo:

            I - o percentual de direcionamento de recursos de que trata o caput do art. 1o;

            II - os critérios para enquadramento das pessoas físicas de que trata a alínea a do inciso I do art. 1o;

            III - os critérios para o enquadramento dos microempreendedores de que trata a alínea b do inciso I do art. 1o;

            IV - os critérios para a seleção das pessoas de baixa renda de que trata a alínea c do inciso I do art. 1o;

            V - a taxa de juros máxima para os tomadores de recursos e o valor máximo da taxa de abertura de crédito;

            VI - o valor máximo do crédito por cliente, que não poderá ser superior a R$ 1.000,00 (mil reais);

            VI - o valor máximo do crédito por cliente; (Redação dada pela Lei nº 11.110, de 2005)

            VII - o prazo mínimo das operações;

            VIII - os critérios para o repasse dos recursos da exigibilidade de que trata o art. 1o para aplicação por parte de outra instituição financeira;

            IX - os critérios para aquisição de créditos de outra instituição financeira ou de outras entidades especializadas em operações de microcrédito que atendam às condições fixadas no art. 1o; e

            X - o prazo de adaptação das instituições financeiras ao disposto nesta Lei.


ID
447049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 

Os bancos comerciais que não aplicarem os recursos mínimos calculados sobre os depósitos a vista em operações de crédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores não poderão aplicá-los em outras operações ou para outros tomadores de recursos a taxas superiores às que seriam utilizadas nas operações destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores.

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.735/2003:

     Art. 3o Os recursos não aplicados nos termos desta Lei deverão ser recolhidos ao Banco Central do Brasil, sem remuneração, permanecendo indisponíveis nos termos de regulamentação daquela autarquia.

ID
447052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 

As pessoas jurídicas em geral que exportarem, com ou sem cobertura cambial, até o valor equivalente a US$ 50,000.00, poderão utilizar, no despacho aduaneiro de bens, a declaração simplificada de exportação.

Alternativas
Comentários
  • Declaração Simplificada de Exportação (DSE) elaborada e registrada recebe numeração automática, única, nacional e seqüencial reiniciada a cada ano pelo Siscomex.

    Aos bens contidos em remessa postal internacional ou encomenda aérea internacional, até o limite de US$ 50.000, 00 (cinqüenta mil dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, será admitido o registro de DSE por solicitação, respectivamente, da ECT ou de empresa de transporte internacional expresso porta a porta (courier).

    A DSE poderá ser elaborada por servidor da RFB lotado na unidade onde será processado o despacho aduaneiro, quando se tratar de exportação eventual realizada por pessoa física.

    Fonte: https://receita.economia.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/despacho-de-exportacao/topicos/elaboracao-e-registro-da-declaracao/declaracao-simplificada-da-exportacao-dse


ID
447055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 

O registro legal de uma empresa é feito na junta comercial do estado ou no cartório de registro de pessoas jurídicas. O contrato social, que identifica o objeto da empresa, para ser válido, deve ter o visto de um advogado, exigência, todavia, dispensada para as microempresas e pequenas empresas.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação é incorreta, pois se a atividade é empresária não pode estar registrada no cartório de pessoas jurídicas. Ademais, o que se registra é o empresário e não a empresa,pois esta é a atividade.

  • Certo, Roberto! Esse examinador sabe de muita coisa, menos de Direito Empresarial!

  • LEI 8.906/94

    Art. 1º São atividades privativas de advocacia:

    (...)

    § 2º Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados.

    LC 123/2006

    Art. 9  O registro dos atos constitutivos, de suas alterações e extinções (baixas), referentes a empresários e pessoas jurídicas em qualquer órgão dos 3 (três) âmbitos de governo ocorrerá independentemente da regularidade de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, do empresário, da sociedade, dos sócios, dos administradores ou de empresas de que participem, sem prejuízo das responsabilidades do empresário, dos titulares, dos sócios ou dos administradores por tais obrigações, apuradas antes ou após o ato de extinção.                 

    (...)

    § 2 Não se aplica às microempresas e às empresas de pequeno porte o disposto no §2° do art. 1° da Lei n° 8.906/94.


ID
447058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 



O SIMPLES Nacional, instituído com a Lei Geral das Microempresas, de 2006, mas que só entrou em vigor em 1.º de julho de 2007, substituiu o SIMPLES Federal, de 1996, e constitui um tratamento tributário favorecido e diferenciado, aplicável às micro e pequenas empresas.

Alternativas

ID
447061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 



As ME e EPP que optarem pelo SIMPLES Nacional, mesmo escriturando os livros diário e razão, não estarão dispensadas do livro caixa, do qual deverá constar toda a sua movimentação financeira e bancária.

Alternativas
Comentários
  • A só leitura da Lei Complementar n. 123/2006 não resolve a questão, haja vista a obrigação de manter livro-caixa constante do art. 26, parágrafo 2 e, ainda, a exclusão decorrente da ausência do Livro-Caixa, art. 29, VIII, da referida Lei.

    Contudo, o § 3° do artigo 3º da Resolução CGSN nº 010, de 28 de junho de 2007 diz que a apresentação da escrituração contábil, em especial do Livro Diario e do Livro Razão, dispensa a apresentação do Livro Caixa

    O Cômite Gestor do Simples Nacional está autorizado pela Lei n 123/2006:

    "Art. 2o O tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte de que trata o art. 1o desta Lei Complementar será gerido pelas instâncias a seguir especificadas:

    I - Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministério da Fazenda, composto por 4 (quatro) representantes da Secretaria da Receita Federal do Brasil, como representantes da União, 2 (dois) dos Estados e do Distrito Federal e 2 (dois) dos Municípios, para tratar dos aspectos tributários;
    (...)
    § 6o Ao Comitê de que trata o inciso I do caput deste artigo compete regulamentar a opção, exclusão, tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança, dívida ativa, recolhimento e demais itens relativos ao regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, observadas as demais disposições desta Lei Complementar." 
  • Lei Complementar n. 123/2006

    Art. 26. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a:

    (...)

    § 2º As demais microempresas e as empresas de pequeno porte, além do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão, ainda, manter o livro-caixa em que será escriturada sua movimentação financeira e bancária.

    Comentário: Pelo referido dispositivo, entende-se o livro-caixa é obrigatório apenas àquelas que não optarem pelo Simples Nacional.

  • LIVRO DIÁRIO NO CÓDIGO CIVIL

    Art. 1.180. Além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.

    Parágrafo único. A adoção de fichas não dispensa o uso de livro apropriado para o lançamento do balanço patrimonial e do de resultado econômico.

    (...)

    Art. 1.184. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.

    § 1 Admite-se a escrituração resumida do Diário, com totais que não excedam o período de trinta dias, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares regularmente autenticados, para registro individualizado, e conservados os documentos que permitam a sua perfeita verificação.

    § 2 Serão lançados no Diário o balanço patrimonial e o de resultado econômico, devendo ambos ser assinados por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresária.

    Art. 1.185. O empresário ou sociedade empresária que adotar o sistema de fichas de lançamentos poderá substituir o livro Diário pelo livro Balancetes Diários e Balanços, observadas as mesmas formalidades extrínsecas exigidas para aquele.


ID
447064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às MEe EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue o  item . 

As dúvidas quanto à interpretação da legislação sobre o SIMPLES Nacional podem ser solucionadas mediante consulta a qualquer ente da Federação, que tem competência para se manifestar acerca dos tributos devidos pela ME ou EPP, respeitado o critério do domicílio fiscal do contribuinte, isto é, o(s) municípios(s) do(s) respectivo(s) estabelecimento(s).

Alternativas
Comentários
  • LC 123/2006

    Art. 40. As consultas relativas ao Simples Nacional serão solucionadas pela Secretaria da Receita Federal, salvo quando se referirem a tributos e contribuições de competência estadual ou municipal, que serão solucionadas conforme a respectiva competência tributária, na forma disciplinada pelo Comitê Gestor.

    Resposta: errado

ID
475774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A festa acontece sempre no dia primeiro de maio, desde
a fundação do empreendimento, no início da década de 60.
Mesmo nos anos em que a empresa se deparou com problemas
financeiros, a festa nunca deixou de ocorrer. É interessante
observar que essa cerimônia acontece simultaneamente em todas
as unidades da empresa que se encontram espalhadas pelo Brasil.
São convidados para participar da festa todos os empregados da
empresa, desde a família proprietária até os empregados de chão
de fábrica. Não existe qualquer tipo de privilégio. O espaço para
almoçar, estacionar carros e usufruir das atividades de lazer
(jogos, baile e sorteios) encontra-se disponível para todos os
empregados. Durante a festa, são realizadas algumas cerimônias
de reconhecimento público para empregados com um bom tempo
de serviço, ou para aqueles que, no ano anterior, deram algum
tipo de contribuição considerada significativa para o
empreendimento — por exemplo, deram uma idéia que resultou
na diminuição de custos ou aumento de lucros. As pessoas se
divertem muito na festa e interagem muito.

N. Silva e J.C Zanelli. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil..In: J. C. Zanelli et al
(Eds.). Cultura organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 417(com adaptações).


Considerando a descrição da festa do trabalhador em uma
empresa narrada acima, julgue os itens a seguir, relativos a
cultura organizacional.

A festa do trabalhador é um ritual da empresa que objetiva mostrar aos trabalhadores a importância que eles têm para o êxito da organização, além de indicar que a empresa é uma família e que todos são iguais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "certo"

    Rituais= ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.

    RITOS DE INTEGRAÇÃO: encorajam, revivem e enaltecem os sentimentos comuns, procurando criar espaços para uma integração de diversas correntes distintas, em torno de um objetivo único, de acordo com as necessidades e expectativas da organização. Esse tipo de rito agrega e mantém os indivíduos em um sistema social. Exemplo: festa de Natal nas organizações.

    Fonte: material do professor Ravazolo


ID
475777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A festa acontece sempre no dia primeiro de maio, desde
a fundação do empreendimento, no início da década de 60.
Mesmo nos anos em que a empresa se deparou com problemas
financeiros, a festa nunca deixou de ocorrer. É interessante
observar que essa cerimônia acontece simultaneamente em todas
as unidades da empresa que se encontram espalhadas pelo Brasil.
São convidados para participar da festa todos os empregados da
empresa, desde a família proprietária até os empregados de chão
de fábrica. Não existe qualquer tipo de privilégio. O espaço para
almoçar, estacionar carros e usufruir das atividades de lazer
(jogos, baile e sorteios) encontra-se disponível para todos os
empregados. Durante a festa, são realizadas algumas cerimônias
de reconhecimento público para empregados com um bom tempo
de serviço, ou para aqueles que, no ano anterior, deram algum
tipo de contribuição considerada significativa para o
empreendimento — por exemplo, deram uma idéia que resultou
na diminuição de custos ou aumento de lucros. As pessoas se
divertem muito na festa e interagem muito.

N. Silva e J.C Zanelli. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil..In: J. C. Zanelli et al
(Eds.). Cultura organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 417(com adaptações).


Considerando a descrição da festa do trabalhador em uma
empresa narrada acima, julgue os itens a seguir, relativos a
cultura organizacional.

Valores, pressupostos e crenças organizacionais são expressos nas estruturas, sistemas, símbolos, rituais, mitos e padrões de recompensas adotados pela organização. As cerimônias de reconhecimento público para empregados com um bom tempo de serviço indicam que a organização valoriza a permanência e o vínculo duradouro com os seus empregados.

Alternativas

ID
475780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A festa acontece sempre no dia primeiro de maio, desde
a fundação do empreendimento, no início da década de 60.
Mesmo nos anos em que a empresa se deparou com problemas
financeiros, a festa nunca deixou de ocorrer. É interessante
observar que essa cerimônia acontece simultaneamente em todas
as unidades da empresa que se encontram espalhadas pelo Brasil.
São convidados para participar da festa todos os empregados da
empresa, desde a família proprietária até os empregados de chão
de fábrica. Não existe qualquer tipo de privilégio. O espaço para
almoçar, estacionar carros e usufruir das atividades de lazer
(jogos, baile e sorteios) encontra-se disponível para todos os
empregados. Durante a festa, são realizadas algumas cerimônias
de reconhecimento público para empregados com um bom tempo
de serviço, ou para aqueles que, no ano anterior, deram algum
tipo de contribuição considerada significativa para o
empreendimento — por exemplo, deram uma idéia que resultou
na diminuição de custos ou aumento de lucros. As pessoas se
divertem muito na festa e interagem muito.

N. Silva e J.C Zanelli. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil..In: J. C. Zanelli et al
(Eds.). Cultura organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 417(com adaptações).


Considerando a descrição da festa do trabalhador em uma
empresa narrada acima, julgue os itens a seguir, relativos a
cultura organizacional.

Na festa, a organização, ao eliminar vários símbolos de status e prestígio, liberando para todos o mesmo espaço para almoçar, estacionar carros e usufruir das atividades de lazer, desrespeita as relações hierárquicas entre os trabalhadores e proprietários.

Alternativas

ID
475783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A festa acontece sempre no dia primeiro de maio, desde
a fundação do empreendimento, no início da década de 60.
Mesmo nos anos em que a empresa se deparou com problemas
financeiros, a festa nunca deixou de ocorrer. É interessante
observar que essa cerimônia acontece simultaneamente em todas
as unidades da empresa que se encontram espalhadas pelo Brasil.
São convidados para participar da festa todos os empregados da
empresa, desde a família proprietária até os empregados de chão
de fábrica. Não existe qualquer tipo de privilégio. O espaço para
almoçar, estacionar carros e usufruir das atividades de lazer
(jogos, baile e sorteios) encontra-se disponível para todos os
empregados. Durante a festa, são realizadas algumas cerimônias
de reconhecimento público para empregados com um bom tempo
de serviço, ou para aqueles que, no ano anterior, deram algum
tipo de contribuição considerada significativa para o
empreendimento — por exemplo, deram uma idéia que resultou
na diminuição de custos ou aumento de lucros. As pessoas se
divertem muito na festa e interagem muito.

N. Silva e J.C Zanelli. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil..In: J. C. Zanelli et al
(Eds.). Cultura organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 417(com adaptações).


Considerando a descrição da festa do trabalhador em uma
empresa narrada acima, julgue os itens a seguir, relativos a
cultura organizacional.

A festa indica que a referida empresa possui uma estrutura formal não burocrática, embasada na informalidade e na participação de todos nas decisões estratégicas e táticas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar melhor a questão?

  • Acredito que possa esta errada porque a festão não indica que ela é não burocratica e ainda há a participação de todos os funcionarios. 

    So indica que eles tem essa festa como um meio para todos participarem mas no dia a dia pode haver uma burocracia doida.

  • Não se pode dedizir isso, pela lógica, isso não é um argumento válido.

  • a festa refere a cultura organizacional e isso não faz dela uma estrutura informal, pelo contrario.

    quanto a burocracia pelo texto não da pra dizer se é ou não

    marquei errado por esse raciocinio

  • Uma organização que faz "festa" NÃO necessáriamente possui uma estrutura formal não burocrática. 

    A questao diz que há participação de "todos" nas decisões estratégicas e táticas da organização, porém, isso não é verdade. O que existe são contribuições. QUESTÃO ERRADA !

     


ID
475786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A festa acontece sempre no dia primeiro de maio, desde
a fundação do empreendimento, no início da década de 60.
Mesmo nos anos em que a empresa se deparou com problemas
financeiros, a festa nunca deixou de ocorrer. É interessante
observar que essa cerimônia acontece simultaneamente em todas
as unidades da empresa que se encontram espalhadas pelo Brasil.
São convidados para participar da festa todos os empregados da
empresa, desde a família proprietária até os empregados de chão
de fábrica. Não existe qualquer tipo de privilégio. O espaço para
almoçar, estacionar carros e usufruir das atividades de lazer
(jogos, baile e sorteios) encontra-se disponível para todos os
empregados. Durante a festa, são realizadas algumas cerimônias
de reconhecimento público para empregados com um bom tempo
de serviço, ou para aqueles que, no ano anterior, deram algum
tipo de contribuição considerada significativa para o
empreendimento — por exemplo, deram uma idéia que resultou
na diminuição de custos ou aumento de lucros. As pessoas se
divertem muito na festa e interagem muito.

N. Silva e J.C Zanelli. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil..In: J. C. Zanelli et al
(Eds.). Cultura organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 417(com adaptações).


Considerando a descrição da festa do trabalhador em uma
empresa narrada acima, julgue os itens a seguir, relativos a
cultura organizacional.

A empresa mencionada não valoriza o lucro, pois investe muitos recursos na festa do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Não se pode dedizir isso, pela lógica, isso não é um argumento válido.


ID
475789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes.

Os itens típicos de uma escala gráfica de avaliação de desempenho individual no trabalho incluem redução de custos, ausência de acidentes e satisfação do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja no final "satisfação do cliente".

    Os funcionários que não possuem contato direto com os clientes da organização não poderão te-lo preenchido.

  • Redução de custos diz respeito ao nível de avaliação organizacional (e não individual).


ID
475792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes.

Escalas ancoradas em comportamento são instrumentos de avaliação de desempenho que pedem ao avaliador para indicar qual comportamento melhor representa o desempenho do trabalhador avaliado em cada dimensão avaliada. Nessas escalas, há apenas itens que descrevem comportamentos exemplares associados a cada dimensão ou quesito.

Alternativas
Comentários
  • erro: "...há apenas itens que descrevem comportamentos exemplares associados a cada dimensão ou quesito."

  • escala de classificação ancorada no comportamento é uma escala de classificação na qual as opções de resposta são definidas em termos de comportamento. O avaliador escolhe o comportamento que mais se aproxima da descrição do desempenho da pessoa em questão. Os comportamentos são classificados de baixo para cima na escala, juntamente com o aumento contínuo da eficiência no desempenho.
    Uma avaliação de desempenho conforme a escala de classificação ancorada no comportamento contém várias escalas individuais, cada uma delas projetada para avaliar uma dimensão impotante.

    Fonte: Livro - Psicologia nas organizações de Paul Spector.


ID
475795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes.

Considere que um avaliador atribui escores desfavoráveis a um policial em todos os quesitos de avaliação e que outro avaliador observou que esse policial havia apresentado desempenho exemplar em vários quesitos, com evidências em registros da organização. Nessa situação, o erro de avaliação cometido pelo primeiro avaliador é denominado, comumente, efeito de halo.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada!

    "Nessa situação, o erro de avaliação cometido pelo primeiro avaliador é denominado, comumente, efeito de halo."

    Hoje a banca considera efeito halo somente se for favorável ao avaliado, porém quando é desfavorável trata-se de efeito horn.



ID
475798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes.

A escala de avaliação denominada escolha forçada é aquela que possibilita comparar e classificar desempenhos de diferentes pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Não é de diferentes pessoas, porém individual.

  • Gabarito "errado"

    Escolha forçada: consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases. Em cada bloco, ele deverá forçosamente escolher uma ou duas que melhor se aplicam ao desempenho do funcionário.

    Vantagens: é reconhecida como um método que proporciona resultados bastante confiáveis, pois minimiza a influência da subjetividade do avaliador.

    Desvantagens: sua elaboração é muito complexa e não proporciona maiores informações sobre os pontes fortes do avaliado.

    Fonte: material da prof Giovanna Carranza.


ID
475801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes.

Avaliação 360 graus é aquela em que participam como avaliadores tanto os chefes como os próprios avaliados. Essa forma de avaliação é assim chamada porque inclui auto e heteroavaliação.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão esteja errada apenas porque ela restringe o significado da avaliação 360 graus. Pois ela é realizada através da participação dos chefes, funcionarios, clientes e colaboradores de uma empresa que avaliam determinado funcinário. Podendo ainda este funcionario se auto-avaliar.
  • Concordo com a colega Liliane, e acrescento : 
    Por  (SP) em 06-06-2012

    O antepositivo de origem grega hetero- significa «outro ou diferente».Neste contexto, hetero-avaliação está em oposição a auto-avaliação. Por esse motivo hetero-avaliação corresponde a «avaliação feita por outro ou por outros».

    Por esse motivo hetero-avaliação corresponde a «avaliação feita por outro ou por outros».

  • Aleluia irmãos!

     

    Depois de cinco anos, com 5 tentativas fracassadas, acertei a questão. Não tá morto quem peleia!

     

    Em 30/07/2018, às 11:57:30, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 25/06/2018, às 23:24:55, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 14/06/2018, às 23:02:15, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 17/01/2018, às 00:00:13, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 31/10/2015, às 17:00:44, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 09/01/2014, às 18:29:51, você respondeu a opção C.Errada!


ID
475804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a gestão de desempenho, julgue os itens seguintes.

As novas tendências indicam que a avaliação de desempenho deve adotar indicadores de desempenho global da empresa, de desempenho grupal (da equipe) e de desempenho individual (da pessoa). São exemplos de indicadores de resultados individuais: tempo de processos e retorno de investimentos.

Alternativas
Comentários
  • q tipo 11

  • Tempo de processo e retorno de investimento seriam indicadores globais da empresa. O restante está certo

  • Gabarito errado.


ID
475807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

Enquanto o mercado de trabalho se refere às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas, o mercado de recursos humanos se refere ao contingente de candidatos que estão dispostos a trabalhar ou que estão trabalhando, mas estão dispostos a mudar de emprego.

Alternativas
Comentários
  • Achei essa mal formulada...


ID
475810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

A falta de mão-de-obra qualificada e o grande número de exigências feitas pelos empregadores dificultam o preenchimento de vagas, apesar da abundância de candidatos e emprego.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa da questão ja diz tudo. No Brasil sobram vagas de empregos e faltam trabalhadores qualificados. Mão de obra se tem em abundância, porém o que falta no mercado é profissionais capacitados.
  • Onde que tá tendo abundância de emprego? Questão desatualizada

ID
475813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

O modelo de seleção focado na colocação é aquele em que há somente um candidato para determinada vaga. Nesse caso, não há como rejeitar esse candidato único.

Alternativas

ID
475816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

Os testes psicométricos adotados em seleção de pessoal avaliam aptidões, inteligência, traços de personalidade e conhecimentos gerais.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em conhecimentos gerais.

  • Depende do teste. Podemos utilizar vários testes psicométricos, sendo que cada um tem sua especifidade. Errado

  • Psicometricos não avaliam personalidade

  • Não é bem assim, Ramone. Vejamos:

    "Os testes psicométricos são testes psicológicos que avaliam a capacidade e personalidade de um candidato, tendo como objetivo identificar se ele é apto para exercer a função de determinado cargo na empresa para qual está se candidatando."


ID
475819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

Os resultados dos candidatos em testes, provas e demais fases de um processo seletivo possuem validade preditiva se produzirem estimativas corretas do desempenho posterior do candidato no cargo, após o seu ingresso na organização.

Alternativas

ID
475822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

A recolocação (outplacement) está se tornando uma atividade rotineira de gestão de pessoas na atualidade. Trata- se de uma ação organizacional de responsabilidade social voltada para empregados que precisam procurar uma nova colocação no mercado de trabalho.

Alternativas

ID
475825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Na educação corporativa contemporânea, cursos a distância, apoiados em novas tecnologias da informação e comunicação, são oferecidos pelas organizações tanto para os seus empregados como para os demais integrantes da cadeia de valor.

Alternativas
Comentários
  • Os cursos EAD são oferecidos, atualmente, não só para os integrantes da organização mas também para as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com o trabalho oferecido pela organização. Por exemplo, o Senado Federal disponibiliza, por meio do ILB, cursos EAD tanto para os funcionários quanto para a sociedade. 


ID
475828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Objetivos instrucionais são descritos em termos de conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes e decorrem de avaliações de necessidades de treinamento em organizações e trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimentos, habilidades e atitudes mapeados como necessidades de treinamento devem ser transformados em objetivos instrucionais para elaboração de conteúdos, planejamento de atividades e avaliação do treinamento.
    No nível do indivíduo, necessidades de treinamento são descrições de hiatos nas competências ou lacunas nos repertórios de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas. As análises objetivam diagnosticar e, nas abordagens mais recentes, prognosticar necessidades, de modo que estas, transformadas em objetivos instrucionais, possibilitem o desenho de ações educacionais para saná-las. 
     

    GAB: C


ID
475831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Necessidades de treinamento, redigidas em termos de competências, conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas por papéis ocupacionais, são descrições de lacunas no desempenho de pessoas no trabalho.

Alternativas

ID
475834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Avaliações de transferência de treinamento são feitas mediante a aplicação de questionários que perguntam sobre o quanto cada participante de determinado curso ficou satisfeito com o curso e com o desempenho dos instrutores.

Alternativas
Comentários
  • Isso diz respeito à avaliação de reação.


ID
475837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Desenvolvimento de recursos humanos refere-se às oportunidades organizacionais de aprendizagem voltada para o crescimento individual sem relação com um trabalho específico.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento de recursos humanos refere-se às oportunidades organizacionais de aprendizagem voltada para o crescimento individual sem relação com um trabalho específico. Afirmação certa, pois seu foco é cargo(s) que pode vir a ser ocupados, habilidades e competências que a pessoa precisará ter.

    Além disso, cargo específico e atual está ligada mais ao treinamento.


ID
475840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Programas de relações, assistência e reconhecimento pelo desempenho exemplar do empregado são exemplos de atividades organizacionais voltadas à retenção de talentos.

Alternativas

ID
475843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

Os processos de conversão de conhecimento tácito em explícito estão relacionados com a aprendizagem nas organizações. Um desses processos, denominado combinação, possibilita a combinação de conhecimentos distintos nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • egundo Balceiro & Balceiro (2001), três são os pilares da Inteligência Empresarial para se obter vantagem competitiva: o conhecimento, a inovação (solução de problemas e geração de conhecimento novo) e oempreendedorismo (ações planejadas). A integração destes 3 pilares é que gera o aprendizado constante e contínuo da organização. Entretanto, o conhecimento é a base para a inovação e o empreendedorismo.

    Para fazer uso adequado do capital intelectual, é necessário administrar o conhecimento, permitindo capturar, armazenar, recuperar, consultar e analisar conhecimento relativos aos 3 tipos de capital. A Gestão do Conhecimento é a área preocupada com a administração do capital intelectual da organização de modo que esta possa aprender e crescer.

    Existem basicamente dois tipos de conhecimento: tácito e explícito (Nonaka & Takeuchi, 1997). O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos. Já o conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias.

    Nonaka & Takeuchi (1997) identificaram 4 modos de conversão entre conhecimento tácito e explícito, apresentados na figura 1. O processo de externalização é a transformação do conhecimento tácito em explícito. A internalização é o processo inverso. Já a combinação é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. Por sua vez, a socialização é a interação entre conhecimentos tácitos.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FoqqQYCnrjwJ:paginas.ucpel.tche.br/~loh/portalk.htm+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Poxa, pra mim combinação seria conversão de conhecimento explícito para explícito...


ID
475846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

Aprendizagem de circuito ou ciclo duplo é aquela que resulta em mudança incremental na organização.

Alternativas
Comentários
  • Apredizagem de CICLO DUPLO é aquela em que há mobilização e transformação do conhecimento.


ID
475849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

A aprendizagem organizacional envolve processos de aquisição interna e externa de conhecimento, tais como contratação de especialistas, treinamento externo, interação com clientes e atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Alternativas

ID
475852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

A solução compartilhada de problemas e a rotação no trabalho são exemplos de processos de conversão de conhecimento ligados à socialização e à aprendizagem em organizações.

Alternativas

ID
475855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

O aprender fazendo, a busca em materiais, a imitação, a interação e a cooperação constituem o conjunto de fatores que promovem a aprendizagem individual em organizações.

Alternativas

ID
475858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à aprendizagem organizacional, julgue os itens
a seguir.

A organização aprende à medida que modelos mentais de diferentes pessoas são compartilhados e a transformação da aprendizagem individual em organizacional tem como elo a memória.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A questão trouxe a temática da Aprendizagem Organizacional e os ensinamentos de Peter Senge. Embora seja uma questão antiga, tal temática se repete ao longo dos anos nas provas do CESPE. Assim, é necessário que conheçamos As 5 Disciplinas para a Aprendizagem Organizacional:

    1 - Domínio Pessoal

    2 - Modelos Mentais

    3 - Objetivos Comuns

    4 - Aprendizagem em Grupo

    5 - Raciocínio Sistêmico

    Munido dessas informações, analisemos a questão:

    A organização aprende à medida que modelos mentais de diferentes pessoas são compartilhados (Correto, aqui percebemos tanto a importância dos Modelos Mentais, que são ideias arraigadas pelos membros da organização, quanto do Compartilhamento dos Conhecimentos) e a transformação da aprendizagem individual em organizacional tem como elo a memória (Aqui a baca ressalta o processo de aprendizagem organizacional como sendo o objetivo primordial das organizações que aprendem - Nesse sentido, a memória entra ai como um elo de perpetuação dos conhecimentos já adquiridos através das experiências passadas.)

    Bons estudos.


ID
475861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

Higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais e de trabalho que garantem o bem estar, a saúde física e mental das pessoas. A qualidade do relacionamento interpessoal, a natureza das atividades e o estilo gerencial não são fatores ligados a higiene do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Eu vi GARANTE, ja parei...

     

  • Higiene do trabalho é uma subárea de Gestão de Pessoas, e se ocupa de condições ambientais e de trabalho a fim de assegurar a saúde física e mental e o bem-estar das pessoas nas organizações.

    A questão errar ao falar que garantem o bem estar, a saúde física e mental das pessoas...

    gab: errado!


ID
475864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

A presença de estressores no trabalho é condição necessária e suficiente para o aparecimento de estresse e doenças ocupacionais.

Alternativas
Comentários
  • Grupo I de Schilling: Doenças em que o Trabalho é causa necessária, tipificadas pelas “doenças profissionais”, strictu sensu, e pelas intoxicações profissionais agudas.
    Grupo II de Schilling: Doenças em que o Trabalho pode ser uma fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas por todas as doenças “comuns”, mais freqüentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais, e que, portanto, o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A Hipertensão Arterial e as Neoplasias Malignas (Cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões constituem exemplo típico.;
    Grupo III de SchillingDoenças em que o Trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou pré-existente, ou seja, com causa, tipicadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões.

  • A presença de estressores no trabalho é condição necessária e suficiente para o aparecimento de estresse e doenças ocupacionais.

  • Para Limongi-França e Rodrigues (1997), “o stress por si só não é suficiente para desencadear uma enfermidade orgânica ou para provocar uma disfunção significativa na vida da pessoa”. Para os autores, o estresse só irá ocorrer, ou seja, uma situação extrema de stress, se a pessoa estiver com vulnerabilidade em seu organismo, ou ainda pode ocorrer também através de uma forma inadequada de avaliar e enfrentar a situação que está deixando-a muito estressada a ponto de adoecer. São vários os fatores que influenciam o surgimento do estresse, eles podem ser bem vindos ou não, influenciarão de qualquer forma a rotina das pessoas.


ID
475867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

A prevenção de acidentes no trabalho envolve estudos sobre as ocorrências e acompanhamento do efeito de eventuais medidas de prevenção e correção de atividades perigosas e insalubres. O coeficiente de freqüência de acidentes é uma medida de avaliação de acidentes de trabalho. Esse coeficiente é calculado por meio da razão entre o número de acidentes com afastamento multiplicado por 1.000.000 (numerador) e o número médio de homens multiplicado pelo total de horas trabalhadas no período de tempo considerado (denominador)

Alternativas

ID
475870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

No modelo de QVT de Hackman e Oldham, as dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam a qualidade de vida no trabalho. A autonomia e o significado são exemplos dessas dimensões.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    As dimensões do cargo são fundamentais na QVT, pois produzem estados psicológicos críticos relacionados a resultados pessoais e de trabalho, que, se não forem adequados, podem aumentar os índices de rotatividade e absenteísmo. Os aspectos baseados nos cargos são, segundo Chiavenato (2006):

     

    > Variedade de habilidades

    > Identidade da tarefa

    > Significado da tarefa 

    Autonomia

    > Feedback

     

    Fonte: Andréia Ribas

  • De fato, para Hackman e Oldham as dimensões do cargo produzem estados psicológicos que

    conduzem a resultados pessoais e resultados de trabalho que afetam a Qualidade de Vida no

    Trabalho. De acordo com os autores, as 07 dimensões básicas do cargo/trabalho são as

    seguintes:

    1 - Variedade de habilidades

    2 - Identidade da tarefa

    3 - Significado da tarefa

    4 - Autonomia

    5 - Retroação/Feedback do próprio trabalho

    6 - Retroação/Feedback extrínseca

    7 - Inter-relacionamento

    Gabarito: correta.

    Prof. Stefan Fantini


ID
475873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

A síndrome de burnout caracteriza-se por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Tratar mal as pessoas, clientes e colegas, é um indicador de redução da realização pessoal.

Alternativas
Comentários
  • A definição do burnout dentro da perspectiva da psicologia social (MASLACH, 1999) é caracterizada por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho

    Exaustão emocional, caracterizada por uma falta ou carência de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos; despersonalização, que se caracteriza por tratar os clientes, colegas e a organização como objetos; e diminuição da realização pessoal no trabalho, tendência do trabalhador a se auto-avaliar de forma negativa. A pessoa sente-se infeliz consigo mesma e insatisfeita com seu desenvolvimento profissional.

    Logo, "tratar mal as pessoas, clientes e colegas" é um indicador da despersonalização e não da redução da realização pessoal.

    Fonte: http://www2.unigranrio.br/pos/stricto/mest-adm/pdf/dissertacoes/dissertacao-domingos_bloise.pdf

  • Exaustão emocional: falta ou carência de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos;

    despersonalização:  tratar os clientes, colegas e a organização como objetos; e diminuição da realização pessoal no trabalho, tendência do trabalhador a se auto-avaliar de forma negativa. A pessoa sente-se infeliz consigo mesma e insatisfeita com seu desenvolvimento profissional.


ID
475876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão por desempenho embasada em competências refere-se aos processos em que a organização, a partir de sua formulação estratégica — missão, visão de futuro, objetivos e metas — identifica lacunas em competências organizacionais e individuais necessárias à consecução de seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • A identificação das lacunas de competências diz respeito à "gestão por competência" e não à gestão por desempenho, que tem por objetivo realizar o desenvolvimento organizacional, por meio do treinamento e do desenvolvimento pessoal. ERRADA


ID
475879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Operar grandes volumes de dados e informações, atendendo às mais estritas condições contratuais de entrega é exemplo de descrição de competência organizacional. Essa competência pode ser medida no nível da organização, de equipes ou grupos de trabalho e de indivíduos, desde que se escolham medidas apropriadas e consistentes com a definição da competência.

Alternativas

ID
475882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conhecimentos, habilidades e atitudes são componentes das competências individuais.

Alternativas

ID
475885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O foco da remuneração por competências está na pessoa e não nos requisitos do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

     

    Na remuneração por competências as pessoas são remuneradas de acordo com seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes. Relaciona-se, portanto, com a pessoa e não com os requisitos do cargo.

     

    Algumas vantagens na utilização da Remuneração por competência:


    1. Direciona o foco para as pessoas e não para os cargos ou responsabilidades;
    2. Remunera os funcionários com uma parcela fixa do salário a cada competência adquirida;
    3. Garante o reconhecimento aos empregados pela parcela de contribuição especializada disponibilizada à empresa;
    4. Mantém o nível de profissionalização e especialização dos empregados compatível com a competitividade;
    5. Encoraja as pessoas a ter responsabilidades plenas e à busca contínua do desenvolvimento profissional;
    6. Melhora a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa;
    7. Facilita a seleção e a contratação de talentos humanos adequados aos requisitos do cargo;
    8. Aumenta a motivação da equipe, uma vez que ela percebe a relação de sua performance com os aumentos salariais.

    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11085/remuneracao-por-competencia#ixzz2rS4fuqhe

  • Conforme AR, na remuneração por competênncias as pessoas são remuneradas conforme os seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes. Relaciona-se, portanto, com a pessoa e não com o cargo em si. CORRETA


ID
475888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aprendizagem representa o processo ou o meio pelo qual se adquire uma competência; a competência é a manifestação bem sucedida do que foi aprendido.

Alternativas
Comentários
  • competência = desempenho

    gestão de competências = gestão de desempenho

    avaliação de competências = avaliação de desempenho

     

  • Competências não eram o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes?

  • GAB. C

    É justamente por ser o conjunto de Conhecimento, Habilidade e Atitude que a competência é a manifestação daquilo que foi aprendido.

    Ora, no momento que aprendo algo novo estou adquirindo conhecimento. Quando manifesto o meu conhecimento estou tendo atitude.

    Conhecimento: SABER

    Habilidade: SABER FAZER

    Atitude: QUERER FAZER

  • Manifestação bem sucedida do que foi aprendido = CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE. Em tese para que se realize um trabalho bem sucedido é necessário ter, saber e querer.


ID
475891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A construção de trilhas de aprendizagem e a criação de currículos de educação corporativa embasados em conceitos de competências facilitam o alinhamento das atividades de treinamento, desenvolvimento e educação às estratégias organizacionais.

Alternativas

ID
475894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

A denominação gestão de pessoas, e não mais de departamento de recursos humanos, nas organizações marca uma mudança profunda nas atividades tradicionais dessa subárea. Novos modelos de gestão de pessoas refletem uma nova visão das pessoas, não mais como meros empregados remunerados em função do tempo de disponibilidade à organização, mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as teorias mais modernas de gestão de pessoas, os indivíduos não devem ser tratados simplesmente como recursos, tais como máquinas ou matérias-primas. Pelo contrários, as pessoas são fatores críticos de sucessos, pois possuem competências capazes de criar vantagem competitiva para as organizações.

     

    Esse conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que são intrínsecos às pessoas não integra o patrimônio físico da organização, por isso o enunciado está errado.

     

    Fonte: Prof Marcelo Soares

     

    gab: C


ID
475897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

As razões que induziram mudanças nas políticas e práticas de gestão de pessoas, incluem novos métodos de seleção de pessoal, possibilidades de avaliar desempenho por múltiplas fontes, valorização da saúde e cuidados maiores com segurança no trabalho, terceirização de serviços e necessidade de alinhamento das atividades com estratégias organizacionais.

Alternativas

ID
475900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

A rápida evolução das novas tecnologias da informação e comunicação aumentou a rapidez da comunicação entre pessoas, rompeu barreiras físicas e temporais entre pessoas, bem como redefiniu os contornos das estruturas hierárquicas nas organizações. Esse cenário marcado por mudanças tecnológicas, estruturais e políticas afetou as atividades tradicionais de gestão de pessoas.

Alternativas

ID
475903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

A inclusão de portadores de necessidades sociais no mercado de trabalho, o assédio moral e a discriminação de minorias nas organizações são desafios para as áreas de recrutamento, seleção e treinamento. Requerem novas abordagens, métodos e técnicas de pesquisa e intervenção nas organizações.

Alternativas

ID
475906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os
itens que se seguem.

A abordagem contingencial propõe um sistema de classificação de liderança que contém 4 categorias: autoritário-exploratório, autoritário-benevolente, consultivo e grupos participativos.

Alternativas
Comentários
  • Autoritário-coersitivo*

    participativo*

  • http://www.g-qvt.com.br/Tese_Doutorado_Silvio%20Roberto%20Stefano_2008.pdf
    Conforme o PDF (PAG 34), o correto seria COMPORTAMENTAL e não CONTIGENCIAL. ERRADA

  • A abordagem contigencial é o modelo de Fiedler os quatros estilos é o modelo de Likert

  • Outra teoria comportamental ligada aos estilos de liderança é a criada por Likert, que se baseou no estilo de autoridade do líder. Para ele, os quatro estilos de liderança são os seguintes: autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo. Fonte: Estratégia Concursos ( Rodrigo Rennó)

ID
475909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os
itens que se seguem.

Um gerente pode ter autoridade e poder de demissão e recompensa devido ao cargo que ocupa na organização, porém a liderança dependerá basicamente dele.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a concepção situacional está afirmativa estaria errada. 

  • Achei estranha essa questão. Achava que depnderia de vários fatores: dele, do ambiente, dos envolvidos). 


ID
475912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os
itens que se seguem.

O líder mais efetivo é aquele que se preocupa, a todo instante, tanto com as pessoas como com a produção

Alternativas
Comentários
  • Fiz um comentário na questão dê uma olhada lá.
  • De acordo com a teoria da Grade Gerencial, sim.


ID
475915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os
itens que se seguem.

Um exemplo de liderança situacional é a exercida pelo capitão de um time de futebol. Em dia de jogo, o capitão lidera a equipe e, em situação de treinamento, quem lidera os jogadores é o técnico do time.

Alternativas

ID
475918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os
itens que se seguem.

Uma cirurgia é realizada por uma equipe, enquanto o telemarketing é realizado por indivíduos que trabalham juntos em uma mesma unidade organizacional.

Alternativas

ID
475921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os
itens que se seguem.

O desenvolvimento de equipes, sob a ótica do desenvolvimento organizacional, refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o funcionamento de equipes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento de equipes é uma técnica de alteração comportamental, sob a coordenação de um líder ou consultor, onde várias pessoas criticam-se mutuamente com o intuito de eliminar as barreiras da comunicação com a compreensão das causas. CHIAVENATO. Gestão de Pessoas

  • Gabarito: Certo

    aos amigos não assinantes


ID
475927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às políticas públicas e especialmente o apoio às ME e
EPP, em particular no que se refere às exportações, julgue os
próximos itens

As instituições autorizadas a operar no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), incluem as organizações da sociedade civil de interesse público, que são pessoas jurídicas de direito público e natureza comercial especialmente qualificadas para o repasse dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Alternativas
Comentários
  • As instituições autorizadas a operar no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), incluem as organizações da sociedade civil de interesse público, que são pessoas jurídicas de direito público e natureza comercial especialmente qualificadas para o repasse dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). (FAlso, porque essas organizações são "OSCIPS", e as OSCIPS são ONGS com qualificação de OSCIPS, logo são de direito privado e não de direito púiblico)

    Falso, porque as OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas.(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_da_Sociedade_Civil_de_Interesse_P%C3%BAblico)

    "O Justo Jamais Será Desamparado"

  • Segundo a Lei 11.110, as Instituições autorizadas a operar no programa são:

     I - com os recursos do FAT, as instituições financeiras oficiais (BB, CEF, BNDS, BANCO DA AMAZÔNIA, BANCO DO NORDESTE e demais);

     II - com a parcela dos recursos de depósitos bancários a vista (bancos múltiplos cm carteira comercial, bancos comerciais, CEF);

    III - com fontes alocadas para as operações de microcrédito produtivo rural efetuadas com agricultores familiares no âmbito do Pronaf, para as instituições autorizadas a operar com esta modalidade de crédito. 

    E a mesma Lei define quais são instituições de microcrédito produtivo orientado:

      I - as cooperativas singulares de crédito;

      II - as agências de fomento, de que trata a Medida Provisória no 2.192-70, de 24 de agosto de 2001;

      III - as sociedades de crédito ao microempreendedor; e

      IV - as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público,


    Os agentes operadores são responsáveis por captar os recursos ao Microcrédito junto ao BNDES e repassá-los aos microempreendedores.

  • O erro está aqui: "organizações da sociedade civil de interesse público, que são pessoas jurídicas de direito público e natureza comercial"

    Elas são PJ de direito privado sem fins lucrativos.

    GAB:E.

  • só de saber que OSCIP é pessoa jurídico de direito privado já resolve a questão.