SóProvas



Prova COMPERVE - 2018 - UFRN - Enfermeiro


ID
2814652
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte opera com substâncias radioativas. De acordo com as normas estabelecidas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), esse servidor será submetido a exames médicos a cada

Alternativas
Comentários
  • Art. 72.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.

           Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses


  •  GABARITO A

     

    LEI 8.112 - Dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas

     

    Art. 72.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.

     

    Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.

     

    MAPAS DA 8112: https://goo.gl/kZKqfz

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • GABARITO:A

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas

     

     Art. 72.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.


            Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses. [GABARITO]

  • A escorreita resolução da presente questão demanda o acionamento do art. 72 e seu parágrafo único da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    “Art. 72. Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria.

    Parágrafo único. Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses”.

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao texto da lei é aquela indicada na letra "a".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do comando legal em tela.

    GABARITO: A.

  • Ainda sobre o mesmo público:

    Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.


ID
2814655
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 assegura ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. De acordo com as normas dessa lei, o prazo para pedido de reconsideração, a contar da publicação ou da ciência pelo interessado, é de

Alternativas
Comentários
  • Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

  • GABARITO C

     

     

    LEI 8.112-

     

    Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

     

    MAPAS DA 8112: https://goo.gl/kZKqfz

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Do Direito de Petição

     

     Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida. (Vide Lei nº 12.300, de 2010) [GABARITO]


            Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.


            Parágrafo único.  Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado.

            

     

  • GABARITO: C

     

    Prazo de pedido de  R3CONSIDERAÇÃO ou de R3CURSO: 3O dias

  • Complementando os prazos do recurso:

    Lei 9784- 10 dias

    Lei 8666- 5 dias, se for convite são 2 dias.

    Lei 8112- 30 dias, e o recurso vai para a autoridade hierarquicamente superior.

  • Na 8.112, na parte Do Direito de Petição, qualquer prazo diferente de 5 ,30 e 120 estará errado.

  • Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido diz respeito ao direito de petição do servidor público.

    Na lição de José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 983), o direito de petição consiste “na faculdade que têm os indivíduos de formular aos órgãos públicos qualquer tipo de postulação, tudo como decorrência da própria cidadania”.

    A escorreita resolução demanda o acionamento do caput do art. 108, que assim estabelece:

    Art. 108. O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.                  

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao prazo da lei é aquela indicada na letra "c".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: C.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 700. 

  • GABARITO: C

    NÃO CONFUNDA:

    • Lei 8112- 30 dias, e o recurso vai para a autoridade hierarquicamente superior. (Prazo de pedido de  R3C0NSIDERAÇÃO ou de R3CURSO3O dias)

    • Lei 9784- 10 dias

    • Lei 8666- 5 dias, se for convite são 2 dias.

    • Na 8.112, na parte Do Direito de Petição, qualquer prazo diferente de 5 , 30 e 120 DESCONFIE!

ID
2820907
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lei 8.142, em seu artigo 1º, institui como instâncias colegiadas de participação e controle social obrigatoriamente integrantes do SUS, as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde. Sobre essas instâncias, analise as afirmações abaixo.


I A composição das conferências e dos conselhos deve ser ampla de modo a assegurar às suas deliberações a máxima representatividade e legitimidade. Isso significa que o número de vagas para as entidades ou organizações representantes dos usuários deve ser exatamente a metade do total de participantes das conferências e dos conselhos.

II As Conferências de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

III Os Conselhos de Saúde são foros com representação dos vários segmentos sociais que se reúnem a cada quatro anos “para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”. Devem ser realizad os em todas as esferas de governo, convocados pelo Poder Executivo ou extraordinariamente.

IV O Conselho de Saúde deve ter representantes do governo, dos prestadores de serviços, de profissionais de saúde e dos usuários. A representação dos usuários deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (governo, prestadores privados e profissionais de saúde).


As assertivas corretas são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    LEINº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

    I) A composição das conferências e dos conselhos deve ser ampla de modo a assegurar às suas deliberações a máxima representatividade e legitimidade. Isso significa que o número de vagas para as entidades ou organizações representantes dos usuários deve ser exatamente a metade do total de participantes das conferências e dos conselhos.

    Correta.

    II) As Conferências de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Errada.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    III) Os Conselhos de Saúde são foros com representação dos vários segmentos sociais que se reúnem a cada quatro anos “para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”. Devem ser realizados em todas as esferas de governo, convocados pelo Poder Executivo ou extraordinariamente.

    Errada

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    IV) O Conselho de Saúde deve ter representantes do governo, dos prestadores de serviços, de profissionais de saúde e dos usuários. A representação dos usuários deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (governo, prestadores privados e profissionais de saúde).

    Correta.

    Obs.: a 1ª alternativa está nessa referência:

    Incentivo à participação popular e controle social no SUS. Texto técnico para conselheiros de saúde. 1994.

  • I A composição das conferências e dos conselhos deve ser ampla de modo a assegurar às suas deliberações a máxima representatividade e legitimidade. Isso significa que o número de vagas para as entidades ou organizações representantes dos usuários deve ser exatamente a metade do total de participantes das conferências e dos conselhos. CORRETA


    II As Conferências CONSELHO de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. ERRADA


    III Os Conselhos CONFERÊNCIA de Saúde são foros com representação dos vários segmentos sociais que se reúnem a cada quatro anos “para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”. Devem ser realizados em todas as esferas de governo, convocados pelo Poder Executivo ou extraordinariamente. ERRADA

    IV O Conselho de Saúde deve ter representantes do governo, dos prestadores de serviços, de profissionais de saúde e dos usuários. A representação dos usuários deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (governo, prestadores privados e profissionais de saúde). CORRETA


  • Lei 8.142 Art. 1º

    § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária

    em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    Paritária (o) : composto por um número igual de elementos para evitar diferenças ou injustiças.

    ABÇS

  • 1a PARTE :

    Lei 8.142, em seu artigo 1º :

    INSTÂNCIAS COLEGIADAS ( de participação e controle social obrigatoriamente integrantes do SUS ) : CONFERÊNCIAS DE SAÚDE e CONSELHOS DE SAÚDE .

    Sobre essas instâncias, analise as afirmações abaixo :

    I ) A composição das conferências e dos conselhos deve ser ampla de modo a assegurar às suas deliberações a máxima representatividade e legitimidade. Isso significa que o número de vagas para as entidades ou organizações representantes dos usuários deve ser exatamente a metade do total de participantes das conferências e dos conselhos : ( CORRETA ) .

    II ) CONFERÊNCIAS DE SAÚDE :

    Órgãos colegiados de caráter : PERMANENTE e DELIBERATIVA

    Funções : Formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde( nos aspectos econômicos e financeiros ) :

    (INCORRETA) .ARGUMENTAÇÃO :

    CONSELHOS DE SAÚDE :

    ANUAL ;

    COLEGIADO ;

    PERMANENTE e DELIBERATIVO :

    Isto é, devem funcionar de forma permanente em cada Estado : Gestores : tomar decisões regularmente ; acompanhar , controlar e fiscalizar a política de saúde ; propor correções e aperfeiçoar ações.

    PARITÁRIO ( composição igual : 50 % usuários e 50 % demais segmentos)

    FUNÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE :

    Formular estratégias ;

    Controlar e fiscalizar a execução a política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros .

    III ) CONSELHOS DE SAÚDE :

    Foros com representação dos vários segmentos sociais .

    Se reúnem a cada 4 anos para :

    Avaliar a situação de saúde .

    Propor diretrizes para a formular política de saúde .

    Devem ser realizados em todas as esferas de governo.

    Convocados pelo Poder Executivo ou extraordinariamente : (INCORRETA) .

    ARGUMENTAÇÃO : CONFERÊNCIA DE SAÚDE : Reunir-se-á a cada 4 anos ( PLURI/ANUAL ) E CONSELHO É ANUAL .

    CONFERÊNCIA :

    Representação dos vários segmentos sociais para avaliar a saúde e propor diretrizes para a formular política de saúde nos níveis correspondentes .

    Convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde .

    OBSERVAÇÃO : Nas Conferências, reúnem-se os representantes da sociedade (que são os usuários do SUS : PARTICIPAÇÃO SOCIAL ), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, parlamentares e outros para “avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” nos municípios, nos estados e no país. 

    Convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde .

    IV ) CONSELHO DE SAÚDE deve ter 4 COMPONENTES :

    REPRESENTAÇÃO PARITÁRIA : IGUAL ( 50 % : REPRESENTANTES E 50% DEMAIS SEGMENTOS ) . VEJAMOS :

    COMPONENTES :

    1 Representantes dos Prestadores de Serviços ;

    2 Representantes dos profissionais de saúde :

    3 Usuários ;

    4 Representantes do Governo .

    A representação dos usuários deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (governo, prestadores privados e profissionais de saúde) .( CORRETA ) .

  • 2 a PARTE :

    Observação : Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) terão representação no : CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos .

     Conselho Nacional de Saúde (CNS) : Instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde .

    MISSÃO :

    Fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

    REPRESENTANTES :

    Usuários ( representando o segmento de usuários pela Confederação Nacional das Associações de Moradores, a CONAM ) ,trabalha

    dores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde. Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CNS movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde .

    CONSELHO : ( DISTRIBUIÇÃO PARITÁRIA / IGUAL ) conta com seus representantes :

    Usuários (50%) +

    ( ( 50 % ) : Trabalhadores (25%) , Gestores do SUS e Prestadores de serviços em saúde (25%) ) .

    Entre eles, estão representantes de movimentos sociais, instituições governamentais, ONGs, entidades profissionais, comunidade científica, empresas, além do próprio Ministério.

      A presidência do órgão é eleita entre os próprios conselheiros e conselheiras .

    Dentre as principais atribuições, o CNS é responsável por realizar conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada 4 anos o Plano Nacional de Saúde ( PNS ). Tudo isso para garantir que o direito à saúde integral, gratuita e de qualidade, conforme estabelece a Constituição de 1988, seja efetivado a toda a população no Brasil .

     O CNS integra a estrutura organizacional do Ministério da Saúde e tem a missão de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas da área, levando as demandas da população ao poder público. Por isso, é considerado a principal instância do CONTROLE SOCIAL na saúde .

    CONTINUAÇÃO: 3a parte .

  • 3 a PARTE :

    Dinâmica do CONTROLE SOCIAL :

    Eleitos a cada três anos, conselheiros e presidentes são responsáveis por organizar as conferências e os fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento federal da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde ( Política de planejamento Nacional de Saúde ) :

    PNS : (PNS) : orienta a implementação de todas as iniciativas de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), explicitando os compromissos setoriais de governo, além de refletir, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e a capacidade de oferta pública de ações, serviços e produtos para o seu atendimento .

    OBSERVAÇÃO : LEIS 1990 :

    Lei 8.080 : regula as ações e os serviços de saúde ;

    Lei 8.142 : institui conferências e os conselhos de saúde como instâncias de controle social .


ID
2820910
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro estomaterapeuta, reconhecido por instituição competente e título inscrito no Conselho Regional de Enfermagem, implantou um consultório particular para atender problemas de saúde de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, entre outras, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação. Como forma de anunciar a prestação dos seus serviços, procurou empresas de mídias sociais. A propaganda citava os serviços oferecidos, o nome do profissional, o número da inscrição no conselho regional de enfermagem e a categoria profissional. Nesse caso, de acordo com o Código de Ética de Enfermagem (COFEN, 2017), o anúncio da prestação dos serviços

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b


    RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017


    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.


    CAPÍTULO I – DOS DIREITOS


    Art. 20 Anunciar a prestação de serviços para os quais detenha habilidades e competências técnico-científicas e legais.

  • DIREITO

    ART. 20 ANUNCIAR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA OS QUAIS DETENHA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TÉCNICO-CIENTIFICAS E LEGAIS.


ID
2820913
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma enfermeira foi convidada para trabalhar em uma clínica particular de pequeno porte de uma cidade do interior do estado, com 6 técnicos de enfermagem em seu quadro de pessoal e apenas ela como enfermeira. Como a clínica contava com um pequeno número de técnicos de enfermagem e realizava procedimentos de baixo risco, a enfermeira combinou com a direção de ir trabalhar apenas três dias durante a semana. O acordo entre a enfermeira e a clínica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    DECRETO No 94.406, DE 8 DE JUNHO DE 1987.

    Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências.

    Art. 10. O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe:

    Art. 11. O Auxiliar de Enfermagem executa as atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe:

    Art. 13. As atividades relacionadas nos arts. 10 e 11 somente poderão ser exercidas sob supervisão, orientação e direção de Enfermeiro.

  • Deveria ser exigido para o Técnico de Enfermagem do Trabalho, a maioria das empresas contratam Técnico e não contratam enfermeiro do trabalho.

  • QUESTÃO :

    ENFERMEIRA combinou com a direção de ir trabalhar apenas três dias durante a semana. O acordo entre a enfermeira e a clínica :

    GABARITO D ) :

    FERE o DECRETO que regulamenta a lei do exercício profissional de enfermagem, porque as atividades dos técnicos de enfermagem somente poderão ser exercidas sob :

    SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO e DIREÇÃO de ENFERMEIRO .


ID
2820916
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor foi admitido em uma enfermaria de um hospital geral para submeter-se a uma cirurgia eletiva do trato gastrointestinal. A enfermeira responsável pela admissão do paciente coletou informações sobre sinais e sintomas atuais, história de saúde pregressa e familiar, anotou os resultados dos exames laboratoriais e de imagem e realizou o exame físico geral. Com essas informações, e de acordo com a Resolução 358/2009 (COFEN, 2009), a enfermeira iniciou a segunda fase do processo de enfermagem em que ocorre a interpretação e agrupamento dos dados e que deve culminar com a tomada de decisão, denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

    Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:


    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

  • Gabarito:letra D

    de acordo com a Resolução COFEN 358/2009

    Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

    I- Coleta de dados de Enfermagem (ou histórico de enfermagem);

    II-Diagnóstico de Enfermagem;

    III-Planejamento de Enfermagem;

    IV-Implementação;

    V-Avaliação de enfermagem.


ID
2820919
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um idoso de 68 anos de idade, acompanhado por um parente, foi atendido em uma unidade de saúde, com hematomas em algumas partes do corpo, o que despertou, nos profissionais, a suspeita de maus-tratos por agressão física. Considerando esse caso e o Estatuto do Idoso, a violência praticada contra o idoso deverá ser objeto de notificação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

    Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

    Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011)

           I – autoridade policial;

           II – Ministério Público;

           III – Conselho Municipal do Idoso;

           IV – Conselho Estadual do Idoso;

           V – Conselho Nacional do Idoso.

           § 1o Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

            § 2o Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975. (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)


ID
2820922
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo preceitua o Estatuto do Idoso: “é garantido ao idoso o atendimento preferencial e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviço à população”. A lei assegura que as pessoas idosas sejam atendidas antes de qualquer outra, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento em estabelecimentos públicos e privados prestadores de serviços à população como hospitais, clínicas, supermercados, cinemas, teatros, dentre tantos outros. Em relação aos estabelecimentos de saúde, a lei estabelece:

Alternativas
Comentários

  • Gabarito: letra a

    Essa afirmação está neste decreto: DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004.

    Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

    § 3 o  Nos serviços de emergência dos estabelecimentos públicos e privados de atendimento à saúde, a prioridade conferida por este Decreto fica condicionada à avaliação médica em face da gravidade dos casos a atender.

    Já no estatuto do Idoso: LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

    CAPÍTULO IV

    Do Direito à Saúde

    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.      (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017).


ID
2820925
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As transformações dos ambientes naturais em artificiais, o crescimento demográfico e as mudanças climáticas têm provocado alterações nos padrões de ocorrência das doenças transmitidas por artrópodes. Em relação as principais espécies vetoras do vírus da febre amarela, analise as informações abaixo.


I Um dos fatores mais importantes, nesse caso, reside na aceleração do fenômeno de domiciliação, envolvendo a seleção natural de espécies vetoras mais aptas a sobreviver nos “novos” nichos ecológicos. A estrita domiciliação de Sabethes representa um nítido exemplo, de que existe a possibilidade de ocorrência da febre amarela urbana.

II Os mosquitos do gênero Haemagogus desenvolvem-se em plantas que acumulam água (fitotelmatas), entre as quais, os ocos de árvores têm sido o criadouro mais comum para os estágios imaturos de suas espécies.

III A dispersão do vírus amarílico para áreas urbanas dar-se-á por conta dos primatas não humanos que, ao adquiri-lo no ambiente silvestre, o introduzem no ambiente urbano, onde o Aedes aegypti se encarrega de disseminá-lo entre as pessoas.

IV Nas Américas, a febre amarela é enzoótica no ambiente natural representado pelas florestas. Nesses hábitats, são assinalados os gêneros Haemagogus e Sabethes, com espécies hospedeiras do vírus amarílico e característica antropofílica, elo fundamental para envolver a participação acidental do homem nos ciclos biológicos do vírus amarílico.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    GUIA DE VIGILÂNCIA DE EPIZOOTIAS EM PRIMATAS NÃO HUMANOS E ENTOMOLOGIA APLICADA À VIGILÂNCIA DA FEBRE AMARELA 2017

    I) Um dos fatores mais importantes, nesse caso, reside na aceleração do fenômeno de domiciliação, envolvendo a seleção natural de espécies vetoras mais aptas a sobreviver nos “novos” nichos ecológicos. A estrita domiciliação de Sabethes representa um nítido exemplo, de que existe a possibilidade de ocorrência da febre amarela urbana.

    Errada.

    Do ponto de vista epidemiológico, um dos fatores mais importantes reside na aceleração do fenômeno de domiciliação, envolvendo a seleção natural de espécies vetoras mais aptas a sobreviver nos “novos” nichos ecológicos. A estrita domiciliação de Aedes aegypti representa um nítido exemplo, por meio da qual existe a possibilidade de ocorrência da febre amarela urbana.

    II) Os mosquitos do gênero Haemagogus desenvolvem-se em plantas que acumulam água (fitotelmatas), entre as quais, os ocos de árvores têm sido o criadouro mais comum para os estágios imaturos de suas espécies.

    Correta.

    III) A dispersão do vírus amarílico para áreas urbanas dar-se-á por conta dos primatas não humanos que, ao adquiri-lo no ambiente silvestre, o introduzem no ambiente urbano, onde o Aedes aegypti se encarrega de disseminá-lo entre as pessoas.

    Errada.

    A dispersão do vírus amarílico para áreas urbanas dar-se-á por conta das pessoas que, ao adquiri-lo no ambiente silvestre, o introduzem no ambiente urbano, onde o Aedes aegypti se encarrega de disseminá-lo entre as pessoas, como ocorreu no Brasil até 1942 (Franco, 1969).

    IV) Nas Américas, a febre amarela é enzoótica no ambiente natural representado pelas florestas. Nesses hábitats, são assinalados os gêneros Haemagogus e Sabethes, com espécies hospedeiras do vírus amarílico e característica antropofílica, elo fundamental para envolver a participação acidental do homem nos ciclos biológicos do vírus amarílico.

    Correta.


    Guia de vigilância de epizootias em primatas não humanos e entomologia aplicada à vigilância da febre amarela / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.


ID
2820928
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Soro antirrábico de uso humano (SAR) é indicado para profilaxia da raiva humana , após exposição ao vírus rábico, e sua indicação depende da natureza da exposição e das condições do animal agressor. No caso de ferimentos profundos e dilacerantes , principalmente quando há necessidade de sutura, existe a indicação de infiltração de SAR no local do ferimento. Sobre essa indicação, analise as orientações a baixo.


I Deve-se infiltrar na(s) lesão(ões) a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita. Quando as lesões forem muito extensas ou múltiplas, a dose pode ser diluída, a menor possível, em soro fisiológico, para que todas as lesões sejam infiltradas.

II Caso a região anatômica não permita a infiltração de toda a dose, deve -se priorizar a administração de toda a dose do SAR por via intramuscular, na região glútea (quadrante superior externo) e, nas crianças com idade menor de 2 anos, a dose deve ser administrada na face lateral da coxa.

III A infiltração no local do ferimento proporciona proteção local importante e se constitui em um procedimento que evita falhas da terapêutica.

IV Quando há indicação da imunização ativa com vacinas, não há necessidade de fazer a infiltração de SAR no local do ferimento.


Das orientações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 2017

    I) Deve-se infiltrar na(s) lesão(ões) a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita. Quando as lesões forem muito extensas ou múltiplas, a dose pode ser diluída, a menor possível, em soro fisiológico, para que todas as lesões sejam infiltradas.

    Correta.

    II) Caso a região anatômica não permita a infiltração de toda a dose, deve-se priorizar a administração de toda a dose do SAR por via intramuscular, na região glútea (quadrante superior externo) e, nas crianças com idade menor de 2 anos, a dose deve ser administrada na face lateral da coxa.

    Errada.

    Caso a região anatômica não permita a infltração de toda a dose, a quantidade restante, a menor possível, deve ser aplicada por via intramuscular, na região glútea (quadrante superior externo). Nas crianças com idade menor de 2 anos, deve ser administrado na face lateral da coxa. Não se deve aplicar o soro na mesma região em que foi aplicada a vacina.

    III) A infiltração no local do ferimento proporciona proteção local importante e se constitui em um procedimento que evita falhas da terapêutica.

    Correta.

    A infiltração no local do ferimento proporciona proteção local importante, pois impede a disseminação e neutraliza as toxinas produzidas pelo vírus rábico para as terminações nervosas. Esta conduta é fundamental para a neutralização local do vírus rábico (diminui a replicação viral local), e se constitui em um procedimento que evita falhas da terapêutica. 

    IV) Quando há indicação da imunização ativa com vacinas, não há necessidade de fazer a infiltração de SAR no local do ferimento.

    Errada.

    A vacina antirrábica é indicada para a profilaxia da raiva humana, sendo administrada em indivíduos expostos ao vírus da doença, em decorrência de mordedura, lambedura de mucosa ou arranhadura provocada por animais transmissores, ou como profilaxia em pessoas que, por força de suas atividades ocupacionais, estão permanentemente expostas ao risco da infecção pelo vírus. Em algumas situações, a indicação da profilaxia é complementada com a administração de soro.


ID
2820931
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir de 2017, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina adsorvida contra difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto (dTpa), para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. Sobre essa vacina e sua recomendação pelo Programa Nacional de Imunização, considere as afirmações abaixo.


I Gestantes que receberam uma dose da vacina com os componentes difteria, tétano e coqueluche há menos de dez anos não terão necessidade de receber uma nova dose de dTpa.

II A dTpa não deve ser administrada a cada gestação, considerando que os anticorpos têm curta duração e, portanto, a vacinação durante uma gravidez manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes. Essa vacina deverá ser registrada na caderneta de saúde da gestante ou no cartão do pré-natal ou no cartão de vacinação do adulto.

III A vacinação de gestantes com a vacina dTpa visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche, por conta dos anticorpos que são transferidos da mãe para o feto, evitando que eles contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a pentavalente, o que só ocorre aos seis meses de idade.

IV As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível para evitar que a mãe possa transmitir a coqueluche para o recém-nascido, caso ela adoeça, e possa ser uma fonte de infeção para o seu filho, o que não impede, contudo que a criança, ao ter o contato com outra fonte de infecção, tenha o risco de adoecer.


Das orientações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    NOTA INFORMATIVA SOBRE MUDANÇAS NO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO PARA O ANO DE 2017

    I) Gestantes que receberam uma dose da vacina com os componentes difteria, tétano e coqueluche há menos de dez anos não terão necessidade de receber uma nova dose de dTpa.

    Errada.

    As gestantes deverão receber uma dose de dTpa a cada gestação a partir da 20ª semana. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível.

    II) A dTpa não deve ser administrada a cada gestação, considerando que os anticorpos têm curta duração e, portanto, a vacinação durante uma gravidez manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes. Essa vacina deverá ser registrada na caderneta de saúde da gestante ou no cartão do pré-natal ou no cartão de vacinação do adulto.

    Errada.

    As gestantes deverão receber uma dose de dTpa a cada gestação a partir da 20ª semana. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível.

    III) A vacinação de gestantes com a vacina dTpa visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche, por conta dos anticorpos que são transferidos da mãe para o feto, evitando que eles contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a pentavalente, o que só ocorre aos seis meses de idade.

    Correta.

    IV) As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível para evitar que a mãe possa transmitir a coqueluche para o recém-nascido, caso ela adoeça, e possa ser uma fonte de infeção para o seu filho, o que não impede, contudo que a criança, ao ter o contato com outra fonte de infecção, tenha o risco de adoecer.

    Correta.

  • Pentavalente não é seis meses a primeira dose,é 2 meses.Todas estão incorretas...


ID
2820934
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Sobre os aspectos clínicos da doença em crianças, analise as afirmativas abaixo.


I A doença pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral ou com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

II O início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. Geralmente, o agravamento é mais súbito do que ocorre no adulto.

III A doença não apresenta distinção em relação ao quadro clínico em adultos, porém , os casos sintomáticos em crianças evoluem mais rapidamente para as formas graves.

IV Todos os casos suspeitos de dengue em crianças devem ser classificados como graves e, portanto, devem ser tratadas em ambiente hospitalar.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b


    I) A doença pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral ou com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

    Correta.

    II) O início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica. Geralmente, o agravamento é mais súbito do que ocorre no adulto.

    Correta.

    III) A doença não apresenta distinção em relação ao quadro clínico em adultos, porém , os casos sintomáticos em crianças evoluem mais rapidamente para as formas graves.

    Errada.

    O quadro clínico é muito variável. A primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início abrupto, seguida de cefaléia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre. Alguns aspectos clínicos dependem, com freqüência, da idade do paciente. 

    IV) Todos os casos suspeitos de dengue em crianças devem ser classificados como graves e, portanto, devem ser tratadas em ambiente hospitalar.

    Errada.

    A dengue na criança pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos.


    Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.


ID
2820937
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O indicador de cobertura vacinal representa um importante instrumento para a tomada de decisão nas diferentes esferas de gestão, uma vez que somente com coberturas adequadas é possível alcançar o controle ou manter em condição de eliminação ou erradicação as doenças imunopreveníveis sob vigilância. Portanto, além de adequadas, as coberturas de vacinação precisam ser homogêneas. A homogeneidade é um importante indicador de desempenho e se caracteriza pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    De acordo com o PNI. Coberturas vacinais no Brasil. Período: 2010 - 2014

    Homogeneidade de cobertura vacinal na rotina

    Além de adequadas as coberturas de vacinação precisam ser homogêneas. A homogeneidade é um importante indicador de desempenho do PNI e se caracteriza pela obtenção dos índices preconizados (meta estabelecida) em 70% ou mais dos municípios de uma unidade federada que conseguiram atingir o índice para conjunto das vacinas. 

  • HOMOGENEIDADE DE COBERTURA VACINAIS - este é um indicador que, em geral, é utilizado no âmbito dos estados e do País. Estima a proporção de municípios com coberturas adequadas.

    A homogeneidade de coberturas vacinais é calculada utilizando-se, no numerador, o total de municípios com cobertura vacinal adequada (segundo os parâmetros do PNI para cada vacina) e, no denominador, o total de municípios, multiplicando-se por 100.

    Porém, o indicador do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) é calculado para o conjunto de vacinas com coberturas adequadas (no numerador) e (no denominador) o total de vacinas do calendário da criança (indicador municipal), multiplicando-se por 100.

    Já o indicador regional é calculado pelo total de municípios que atingiu a cobertura vacinal adequada (em pelo menos 75% das vacinas) pelo total de municípios da região (indicador regional).


    Homogeneidade = Nº de municípios com coberturas adequadas para determinada vacina X 100

    ...........................................................Número total de municípios



    FONTE: Manual de vacinação 2014




  • QUESTÃO :

    INDICADOR de COBERTURA VACINAL : adequadas /homogêneas .

    IMPORTANTE INSTRUMENTO para :

    Tomar decisão na gestão :(alcançar controle ou manter em condição de eliminar / erradicar doenças imunopreveníveis sob vigilância ) .

    A HOMOGENEIDADE : importante INDICADOR DE DESEMPENHO VACINAL e se caracteriza pela :

    A ) CESSAÇÃO COMPLETA da transmissão DE DOENÇA IMUNOPREVENÍVEL POR EXTINÇÃO da circulação DO AGENTE INFECCIOSO . Pressupõe : total ausência de risco de : REINTRODUZIR doença :

    Capacidade para : combater / proteger : reduzir vírus da doença ( ELIMINAR doença )

    B ) capacidade de a vacina fornecer proteção, ou seja, de promover a redução do risco de adoecimento em vacinados, comparativamente com não vacinados .

    C ) OBTER ÍNDICE preconizado (meta estabelecida) : 70% ou mais dos municípios de uma unidade federada que conseguiram atingir o índice para o conjunto das vacinas : GABARITO :

    OBSERVAÇÃO : 70 % DE COBERTURA VACINAL .

    D ) OBTER efeito de imunidade coletiva quando algumas pessoas são indiretamente protegidas pela vacinação de outras, o que acaba beneficiando a saúde de toda a comunidade.


ID
2820940
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de resultado positivo do teste imunológico para a gravidez, recomendações importantes devem ser consideradas durante a consulta de enfermagem. Na ocasião da solicitação de exames para a mulher, deve-se oportunizar a inclusão do homem no processo, sensibilizando a mulher (e o homem, se presente) quanto à importância da adesão do parceiro ao pré-natal, explicando como será sua participação. A orientações incluem: estimular o comparecimento às consultas, realizar os exames solicitados, adesão aos tratamentos eventualmente indicados e acompanhamento da mulher no hospital no momento do parto. Nesse contexto, os exames solicitados para o homem são, entre outros:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    Obs.: essa questão se refere ao que usualmente chamamos de pré-natal do parceiro.

    No que diz respeito aos exames e aos procedimentos, sugerimos ser solicitados os seguintes:

    1. Tipagem sanguínea e Fator RH (no caso da mulher ter RH negativo);

    2. Pesquisa de antígeno de superfície do vírus da Hepatite B (HBsAg);

    3. Teste treponêmico e/ou não treponêmico para detecção de Sífilis por meio de tecnologia convencional ou rápida;

    4. Pesquisa de Anticorpos anti-HIV;

    5. Pesquisa de anticorpos do vírus da Hepatite C (anti-HCV);

    6. Hemograma;

    7. Lipidograma: dosagem de colesterol HDL, dosagem de colesterol LDL, dosagem de colesterol total, dosagem de triglicerídeos;

    8. Dosagem de Glicose;

    9. Eletroforese da hemoglobina (para detecção da doença falciforme);

    10. Aferição de Pressão Arterial;

    11. Verificação de Peso e cálculo de IMC (índice de Massa Corporal).

    Lembrando que esses procedimentos e exames devem ser solicitados respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Caso seja detectada alguma alteração em algum desses exames, o pai/parceiro deve ser referenciado para o tratamento dentro da rede SUS. O mesmo procedimento deve ser adotado caso o profissional verifique a necessidade de outros exames.


    Referência:

    Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde /Angelita Herrmann, Michelle Leite da Silva, Eduardo Schwarz Chakora, Daniel Costa Lima. - Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2016.

  • GABARITO A.

    O FAMOSO PRÉ NATAL DO PARCEIRO.

    QUE É UMA REALIDADE POUCO COBRADA,

  • GABARITO A.

    O FAMOSO PRÉ NATAL DO PARCEIRO.

    QUE É UMA REALIDADE POUCO COBRADA,


ID
2820943
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Sobre o processo de rastreamento e diagnóstico da hipertensão arterial, analise as afirmações a seguir.


I A presença de sintomas deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, pois o indivíduo assintomático sem fatores de riscos presentes provavelmente não é hipertenso.

II A primeira verificação deve ser realizada especificamente no braço esquerdo e esse braço deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.

III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.

IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:


    III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.

    IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.


  • O seguimento do hipertenso, não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, sempre devem ser avaliados os fatores de risco. E mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.


    A primeira verificação deve ser realizada em ambos os braços. O braço com o maior valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.


    Se as pressões sistólica ou diastólica estiverem em estágios diferentes, o seguimento recomendado deve ser definido pelo maior nível pressórico.


    A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a tomada de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido, e a partir do grau ter seu acompanhamento estabelecido. 


    Manual contendo Protocolos de Enfermagem Atenção Básica, 2015 - São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde


  • Resposta correta :

    • III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.
    • IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.

ID
2820946
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diabetes mellitus é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, a qual é o resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. Os critérios diagnósticos para o pré-diabetes ou risco aumentado de diabetes tipo 2 incluem a positividade de qualquer um dos parâmetros diagnósticos dos exames de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia. Existem quatro tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) e, em alguns casos, hemoglobina glicada (HbA1c).


    Referência:

    Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

  • Comentários & Solução ⃕ De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes  o diagnóstico laboratorial do diabetes mellitus (DM) pode ser realizado de três formas:  por meio de glicemia de jejum, da glicemia 2 horas após teste oral de tolerância à glicose (TOTG) com 75 g de glicose (mg/dL) e da hemoglobina glicada (HbA1c). Não existem outros testes laboratoriais validados e recomendados para essa finalidade. 


  • Comentários & Solução ⃕ De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes  o diagnóstico laboratorial do diabetes mellitus (DM) pode ser realizado de três formas:  por meio de glicemia de jejum, da glicemia 2 horas após teste oral de tolerância à glicose (TOTG) com 75 g de glicose (mg/dL) e da hemoglobina glicada (HbA1c). Não existem outros testes laboratoriais validados e recomendados para essa finalidade. 


  • O diagnóstico do DM:

    1- Glicemia casual maior ou igual a 200mg/dl, associado aso sintomas clássicos: poliúria , polidipsia, polifagia, perda de peso.

    2- Glicemia em jejum maior ou igual a 126mg/dl.

    3- Glicemia de sobrecarga após 2h maior ou igual a 200mg/dl.

    4- Hemoglobina glicada reflete o nível glicêmico médio nos últimos 90 dias, acima de 6,5% é critério para diagnóstico para diabetes.


ID
2820949
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A obesidade é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças não transmissíveis, com destaque especial para as cardiovasculares e o diabetes. Sobre o processo de rastreamento inicial (prevenção primária) da obesidade, analise as orientações a baixo.


I A circunferência da cintura é considerada a principal medida isolada de sobrepeso e obesidade em nível populacional.

II O índice de massa corporal (IMC) é o índice recomendado para a medida da obesidade em nível populacional.

III O excesso de gordura abdominal representa maior risco do que o excesso de gordura corporal por si só.

IV O excesso de gordura corporal é definida como obesidade ginecoide, ao passo que a distribuição mais igual e periférica é definida como distribuição androide, com menores implicações à saúde do indivíduo.


Estão corretas as orientações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b


    I) A circunferência da cintura é considerada a principal medida isolada de sobrepeso e obesidade em nível populacional.

    Errada.

    O índice de massa corporal (IMC) é o índice recomendado para a medida da obesidade em nível populacional e na prática clínica

    II) O índice de massa corporal (IMC) é o índice recomendado para a medida da obesidade em nível populacional.

    Correta.

    III) O excesso de gordura abdominal representa maior risco do que o excesso de gordura corporal por si só.

    Correta.

    IV) O excesso de gordura corporal é definida como obesidade ginecoide, ao passo que a distribuição mais igual e periférica é definida como distribuição androide, com menores implicações à saúde do indivíduo.

    Errada.

    O excesso de gordura abdominal é definida como obesidade andróide, ao passo que a distribuição mais igual e periférica é definida como distribuição ginecóide, com menores implicações à saúde do indivíduo (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1998).


    Referência:

    Obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006.


ID
2820952
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose (TB) é a principal causa de óbito por doença infecciosa em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e, por isso, deve ser pesquisada em todas as consultas, pois a infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de TB em indivíduos com a infecção latente (ILTB), sendo o mais importante fator de risco. Portanto, todas as PVHIV, mesmo que assintomáticas para tuberculose, devem realizar, para o diagnóstico da ILTB,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, o PPD ou teste tuberculínico (atualmente, o nome adotado tem sido prova tuberculínica). Fundamento:


    A prova tuberculínica (PT) é importante para o diagnóstico da infecção latente da TB (ILTB) e constitui um marcador de risco para o desenvolvimento de TB ativa, devendo ser realizada em todas as pessoas com PVHIV, mesmo que assintomáticas para TB.



    Complemento: caso a PT seja inferior a 5mm, recomenda-se sua repetição anual e também após a reconstituição imunológica com o uso da TARV (terapia anti-retroviral)




    FONTE: PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA

    MANEJO DA INFECÇÃO PELO HIV EM ADULTO. MS, 2018.

  • Gabarito: letra c

    Complementando...

    3.1 Fundamentos da prova tuberculínica

    A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).

    A PT evidencia uma reação de hipersensibilidade do organismo diante das proteínas do bacilo da tuberculose, após contato com o M. tuberculosis. O teste sofre interferência da vacinação BCG e de micobactérias não tuberculosas (MNT), mas não sensibiliza não infectados, mesmo que repetido várias vezes (LUNA, 2003).  

    Referência:

    Técnicas de aplicação e leitura da prova tuberculínica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014

  • O raio x do tórax é utilizado em todos os casos com suspeita clínica de TB pulmonar


    Fonte: MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL. MS, 2011

  • O PPD é feito em pessoas com maior risco de contrair tuberculose, com quem mora com infectados e pessoas que têm HIV/aids, para detectar a infecção latente e tratar antes que a pessoa a doença.

    A Infecção Latente por Tuberculose (ILTB), também é chamada de TB “dormente” porque os bacilos ficam dormentes enquanto seu organismo pode combatê-los.

  • Pessoas vivendo com HIV com raio x normal, deve-se tratar para ILTB, nas seguintes situações:

    1- Se contato intradomiciliar e institucional de portadores de tuberculose pulmonar ou laríngea, independente do resultado da PT ou IGRA

    2- Se contagem de células T Cd4 + for menor ou igual a 350 clas, independente do resultado da PT, OU contagem cd4 + desconhecida

    3- Se contagem de células LTC4+ de FOR MAIOR que 350 clas, com PT MAIOR OU IGUAL A 5 mm OU IGARA +

    4- Registro documento de PT MAIOR OU IGUAL A 5 MM E QUE NUNCA REALIZOU TRATAMENTO ANTERIOR PARA TB

    MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL, 2018


ID
2820955
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o contexto epidemiológico da sífilis e da sífilis congênita no Brasil, o Ministério da Saúde orienta que o diagnóstico laboratorial seja feito por técnicas variadas, também dependentes da fase da infecção, pois o tratamento da doença é dependente deste fator. Por essa razão, as gestantes tratadas requerem seguimento sorológico quantitativo mensal durante a gestação, com teste não treponêmico como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, VDRL. Complemento:


    O VDRL é um teste não treponêmico que detecta anticorpos NÃO ESPECÍFICOS anticardiolipina para os antígenos do T. pallidum.


    Os testes não treponêmicos podem ser qualitativos ou quantitativos. O teste qualitativo indica a presença ou ausência de anticorpo na amostra. Já o quantitativo permite a titulação de anticorpos, sendo importante para o diagnóstico e monitoramento da resposta ao tratamento. Tornam-se reagentes cerca de 1 a 3 semanas após o aparecimento do cancro duro. 


    O teste não treponêmico mais utilizado é o VDRL, o qual baseia-se numa suspensão antigênica. 


    Exemplos de testes não treponêmicos : VDRL, RPR ou TRUST


    Já os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos. São os primeiros a se tornarem reagentes e, muitas vezes, permanecem positivos após o tratamento, não sendo indicados, portanto, para monitoramento da resposta ao tratamento.


    Exemplos de testes treponêmicos: TPHA, FTA-Abs, ELISA e testes rápidos.



    FONTE: Brasil. MS. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, 2015.

  • Gabarito: letra b

    Complementando...

    De acordo com o artigo Sífilis na gestação: associação das características maternas e perinatais em região do sul do Brasil

    Vale ressaltar que mesmo depois de realizado o tratamento, testes não treponêmicos precisam ser realizados em gestantes com periodicidade mensal para o controle da cura. É indicação de sucesso na terapêutica a redução dos títulos em torno de duas diluições em três meses e três diluições em seis meses, após concluído o tratamento. A persistência de títulos baixos denomina-se cicatriz sorológica e pode durar anos ou a vida toda. Um novo tratamento deve ser considerado em casos de nova exposição.

    Testes não treponêmicos, como é o caso do VDRL, podem gerar resultados falso-positivos e, portanto, devem ser confirmados por meio de testes treponêmicos, os quais são mais específicos. 

  • Resumão baaaala para vocês nunca mais errarem!

    VDRL > Sensível > Microfloculação > Quantitativo, por isso é usado no acompanhamento terapêutico > Antígeno usado é a cardiolipina.

    FTA-ABS > Específico> Imunofluorescência indireta > Qualitativo > Usa-se Antiglobulina humana marcada com isotiocianato de fluoresceína resultando em uma cor verde maçã brilhante.

    Microscopia de campo escuro é indicada quando não há formação de anticorpos, nos primeiros dias de lesão.

    VDRL + | FTA-ABS + = Confirma sífilis

    VDRL + | FTA-ABS - = Indica outra doença que não sífilis

    VDRL - | FTA-ABS + = Sífilis inicial, curada ou terciária.

    VDRL - | FTA-ABS - = Descarta sífilis

    Espero de verdade ter ajudado, se algum erro, corrijam-me!


ID
2820958
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro, integrante da equipe de saúde de um hospital universitário, desenvolve, dentre outras atividades, a visita ou ronda com o médico de plantão, ministra palestra para os pacientes com diabetes e hipertensão e participa de grupos de apoio à família. De acordo com Potter (2013), essas ações indicam que o enfermeiro entrou na zona de espaço pessoal e toque do paciente denominada

Alternativas
Comentários
  • social.


ID
2820961
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma senhora está internada em um hospital geral com diagnóstico médico de pneumonia. Durante a anamnese e exame físico realizados pela enfermeira e com ajuda de uma residente de enfermagem, foi identificado que a senhora apresentava aumento na retração dos espaços intercostais. A enfermeira explicou para a residente que isso ocorria porque na inspiração a pressão intrapleural era negativa em relação à atmosférica, sintoma respiratório característico

Alternativas
Comentários
  • da tiragem.

  • As retrações intercostais são movimentos que envolvem os músculos existentes entre as costelas. As retrações ocorrem quando esses músculos são puxados para dentro e são resultado da pressão reduzida na cavidade torácica.


ID
2820964
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro deve ter conhecimento prévio, de acordo com as competências previstas na lei do exercício profissional, sobre os medicamentos a serem preparados. Suponha um medicamento de liberação prolongada cuja formulação promove a liberação lenta e prolongada no trato gastrointestinal. Se esse medicamento for triturado, ocorrerá liberação imediata e rápida do fármaco, o que poderá resultar em efeito tóxico com danos potencialmente graves ao paciente. Um exemplo desse tipo de medicação é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    NEM TODO MEDICAMENTO PODE SER TRITURADO.

    Há medicamentos que possuem revestimento para liberação entérica, protegendo-o do ácido gástrico, que não devem ser triturados. Sua trituração destrói este revestimento.

    Outros comprimidos são de liberação prolongada, isto é, sua formulação promove a liberação lenta e prolongada no trato gastrointestinal. Se for triturado, ocorrerá liberação imediata e rápida do fármaco, assim poderá resultar em efeito tóxico com danos potencialmente graves ao paciente. Ex.: comprimido de Nifedipino, que pertence ao grupo de substâncias antagonistas do cálcio e com atividade vasodilatadora, muito utilizado para pacientes hipertensos, se triturado o efeito será rápido, podendo levar o paciente a ter uma hipotensão severa com danos potencialmente graves.


    Referência:

    Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento / Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. – São Paulo: COREN-SP, 2017.

  • Importante


ID
2820967
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De maneira geral, quando se utilizam manguitos de tamanho inadequado, ou seja, manguitos menores ou maiores para a superfície do braço do paciente, a medida da pressão arterial resultará em valores

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    De acordo com o artigo MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL: CIRCUNFERÊNCIA BRAQUIAL E DISPONIBILIDADE DE MANGUITOS 2009

    Manguitos estreitos superestimam os valores da PA como demonstrado em 1901(13). As altas medidas resultaram num consumo excessivo de drogas anti-hipertensivas com consequências graves como tonturas e desmaios. Manguitos maiores, ao contrário, subestimam as leituras da PA em indivíduos magros, resultando em diagnóstico e tratamento incorretos para hipertensão(14). Apesar desses fatos, os profissionais da saúde atualmente usam um manguito padrão para medir PA sem distinção entre as diferentes circunferências de braços.

  • Manguito menores do quê a circunferência do braço traz valores falsamentes ELEVADOS. Manguito maiores do quê a circunferência do braço traz valores falsamentes DIMINUÍDOS.

  • Diversos estudos como os de IRVINE (1968), MAISTRELLO; MATSCHER (1969), BURCH; SHEWEY (1973), NIELSEN; JANNICHE (1974), ALEXANDER et al. (1977), GEDDES; WHISTLER (1978), MARTINS (1978), MAXWELL et al. (1982), MANNING et al. (1983), BARKER et al. (1984) e ARCURI et al. (1986), procuraram verificar as alterações dos valores da PA quando os manguitos são muito largos ou muito estreitos. Concluíram pela hiperestimação dos valores quando os manguitos são mais estreitos e pela hipoestimação quando os manguitos são muito largos e os braços finos, apesar de a grande preocupação expressa na literatura ser a hiperestimação em obesos.

    http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/html/400/body/v32n1a05.htm

  • A)

    falsamente elevados e falsamente diminuídos, respectivamente


ID
2820970
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança com problemas cardíacos e renais está internada com a seguinte prescrição médica: Ceftriaxona 500mg: reconstituir um frasco ampola em 10 mL de água bidestilada. Retirar 0,7 mL e diluir em 9,3 mL de solução de glicose a 5% e infundir em 15 minutos. Nesse caso, a taxa de fluxo a ser infundida em uma bomba de seringa será de

Alternativas
Comentários
  • PROBLEMAS CARDÍACOS E DIALÍTICO E A PRESCRIÇÃO É CEFTRIAXONA? SRSRSR

  • gostaria que o professor corrigisse os exercícios.

  • Ceftriaxona 500mg: reconstituir em 10ml; aspirar 0.7ml e diluir em 9.3ml .

    9.3+0.7= 10ml

    Infundir em 15min= 0.25h

    Mcgt/min= 10ml/0.25

    Mcg=40ml/h

    Resposta: B

  • Por se tratar de Bomba de infusão já sabemos que se trata de um cálculo de Microgotas, o qual poderá dar a resposta em ml/h ou ml/min

    Vamos a fórmula?

    1- Microgotas por hora ---> volume total/tempo

    2- Microgotas por minuto---> volume total x 60/tempo

     Prescrição: Retirar 0,7 mL e diluir em 9,3 mL de solução de glicose a 5% e infundir em 15 minutos

    A questão diz que é pra infundir em 15 minutos, logo usaremos a fórmula 2- microgotas por minuto

    9,3

    + 0.7

    10 ml (volume total)

    10x60

    15

    600/15= 40

    Gabarito:B


ID
2820973
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um eletrocardiograma (ECG) exibe correntes elétricas geradas pelo coração, sendo um dos recursos diagnósticos mais valiosos e de uso mais frequente. Uma onda de ECG tem três componentes básicos: onda P, complexo QRS e onda T. A análise da onda P no ECG representa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, despolarização atrial. Fundamento:



    A onda P representa a despolarização atrial , ou seja, ela registra o momento em que acontece a contração atrial. Em seguida este estímulo vai passar pelo nodo A-V, não podendo ser detectado no eletrocardiograma, produzindo uma linha isoelétrica, que fica entre a onda P e o complexo QRS.


    O complexo QRS representa a despolarização ventricular e a onda T representa a repolarização ventricular.


    FONTES:

    http://elearning.up.pt/ppayo/SEMIO%2013-14/AULASPRATICAS/CARDIO%20-%20ECG/S.M._ECG-pratica.pdf


    http://www.fisfar.ufc.br/petmedicina/images/stories/ecgnormal.pdf

  • ONDA P: DESPOLARIZAÇAO ATRIAL

  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

    1 - onda P

    Representa a despolarização atrial , ou seja, ela registra o momento em que acontece a contração atrial.

    2 - complexo QRS

    Representa a despolarização do ventrículo.

    3 - onda T

    Representa a repolarização do ventrículo , que acontece ao final do período de ejeção.

    4 - intervalo P-R

    O período do início da onda P ao início do QRS determina o intervalo PR, tempo em que ocorre a ativação atrial e o retardo fisiológico na junção átrio-ventricular (AV).

    5 - intervalo Q-T

    É a medida do início do QRS ao término da onda T, portanto representa a duração total da atividade elétrica ventricular.

    6- Onda U

    Representa a repolarização do sistema His-Purkinje.

  • P - DESPOLARIZAÇÃO ATRIAL

    QRS- DESPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR

    T - REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR

    A REPOLARIZAÇÃO ATRIAL ACONTECE AO MESMO TEMPO QUE DESPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR, PORÉM NÃO É ENXERGADA NO ECG.

    U - DESPOLARIZAÇÃO DAS FIBRAS DE PURKINJE


ID
2820976
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor de 54 anos apresentou parada cardiopulmonar e foi submetido a ressuscitação com êxito. Nesse caso, uma das metas hemodinâmicas aconselhadas para os pacientes após ressuscitação, de acordo com os Destaques da American Heart Association 2015, é evitar e corrigir imediatamente a hipotensão, ou seja, a pressão arterial média inferior a 65 mmHg e a pressão arterial sistólica inferior a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, 90mmHg. Fundamento:


    METAS HEMODINÂMICAS APÓS A RESSUSCITAÇÃO

    É aconselhável evitar e corrigir imediatamente a hipotensão (PAS <90mmhg, PAM < 65mmHg) durante os cuidados pós-PCR.

    JUSTIFICATIVA: estudos indicam que PAS superior a 100mmHg está associada a uma melhor recuperação.



    FONTE: Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE.


  • Gabarito: letra b

    De acordo com os Destaques da American Heart Association 2015

    Metas hemodinâmicas após a ressuscitação

    2015 (novo): É aconselhável evitar e corrigir imediatamente a hipotensão (pressão arterial sistólica inferior a 90 mmHg, pressão arterial média inferior a 65 mmHg) durante os cuidados pós-PCR.

    Por quê: Em estudos sobre pacientes após a PCR, constatou-se que a pressão arterial inferior a 90 mmHg ou a pressão arterial média inferior a 65 mmHg está associada ao aumento da mortalidade e à redução da recuperação funcional, enquanto a pressão arterial sistólica superior a 100 mmHg está associada a uma melhor recuperação. Embora valores de pressão mais elevados pareçam melhores, não foi possível identificar os alvos específicos das pressões arteriais sistólica e média, já que nos ensaios, normalmente, estudou-se um conjunto varias intervenções, inclusive o controle hemodinâmico. Além disso, como a pressão arterial basal varia de paciente para paciente, diferentes pacientes podem apresentar diferentes necessidades para manter a perfusão ideal dos órgãos.

  • Importante


ID
2820979
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diálise peritoneal é um procedimento para a remoção de substâncias tóxicas e metabólicas normalmente excretadas pelos rins e para auxiliar a regularização de fluidos e balanço eletrolítico. O procedimento é realizado infundindo um fluido para diálise na cavidade peritoneal através de um cateter. Uma das modalidades da diálise peritoneal é a diálise peritoneal contínua e ambulatorial (CAPD) que é realizada diariamente, cerca de 4 a 5 vezes ao dia e de forma manual, pelo paciente e/ou familiar treinados. Em relação ao CAPD, analise as afirmativas abaixo.


I Antes de infundir a solução de diálise peritoneal, o enfermeiro deve observar a aparência da solução – deve ser turva, devido à alta concentração de glicose que varia entre 4,25% a 10%.

II A técnica de infusão de solução de diálise e de interrupção temporária da diálise não precisa ser asséptica, mas limpa, uma vez que é o paciente e/ou familiar quem realiza o CAPD de forma manual em seu domicílio.

III Dentre as complicações do CAPD estão a peritonite, a perda excessiva de líquidos por uso de uma solução de diálise concentrada (4,25%) e a retenção excessiva de líquido que pode ser por ingesta excessiva de sal ou de líquidos orais.

IV Quando o fluxo de saída do líquido for lento ou ausente, deve-se verificar se o equipo está dobrado. Pode-se também reposicionar o paciente de um lado a outro ou aplicar pressão manual sobre os aspectos laterais do abdome para ajudar a aumentar a drenagem.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    Baxter Hospitalar Ltda. Solução para Diálise Peritoneal. 7,5%.

    I) Antes de infundir a solução de diálise peritoneal, o enfermeiro deve observar a aparência da solução – deve ser turva, devido à alta concentração de glicose que varia entre 4,25% a 10%.

    Errada.

    Soluções turvas, contendo material particulado ou com vazamentos aparentes não deverão ser utilizadas.

    II) A técnica de infusão de solução de diálise e de interrupção temporária da diálise não precisa ser asséptica, mas limpa, uma vez que é o paciente e/ou familiar quem realiza o CAPD de forma manual em seu domicílio.

    Errada.

    Durante o procedimento de DP (diálise peritoneal) deve ser utilizada técnica asséptica para reduzir a possibilidade de infecção.

    III) Dentre as complicações do CAPD estão a peritonite, a perda excessiva de líquidos por uso de uma solução de diálise concentrada (4,25%) e a retenção excessiva de líquido que pode ser por ingesta excessiva de sal ou de líquidos orais.

    Correta.

    IV) Quando o fluxo de saída do líquido for lento ou ausente, deve-se verificar se o equipo está dobrado. Pode-se também reposicionar o paciente de um lado a outro ou aplicar pressão manual sobre os aspectos laterais do abdome para ajudar a aumentar a drenagem.

    Correta.


ID
2820982
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde (2016), a adolescente foi incluída no pré-natal com assistência qualificada e abordagem diferenciada por fazer parte da faixa etária de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, faixa etária de 10 a 14 anos. Fundamento:


    Adolescentes em situação de gravidez não devem ser tratados do mesmo modo que adultos por várias razões (...) ...Pelas especificidades da própria faixa etária, em especial a compreendida entre os 10 e os 14 anos, que exige uma assistência à saúde diferenciada tanto para o pré-natal quanto para o parto, o puerpério e a contracepção;


    É preciso estar atento às gestantes da faixa etária entre 10 e 14 anos, pois apresentam maiores riscos materno-fetais. Entretanto, quando elas recebem atenção qualificada, os resultados se aproximam daqueles da população em geral.




    FONTE: CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA - ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO. CAB 32. MS.

  • Gabarito: letra a

    Pré-Natal: Atenção complementar para adolescentes

    • Promover assistência qualificada, com abordagem diferenciada, para adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos em relação:

    ○ ao maior número de consultas;

    ○ à adaptação da prescrição( linguagem de fácil compreensão);

    ○ ao ganho ponderal e

    ○ às questões éticas, legais e hábitos de vida.

    Para gestantes entre 10 e 14 anos as principais comorbidades a serem rastreadas são (BOUZAS, 2013):

    ○ doenças hipertensivas específicas da gravidez;

    ○ anemia;

    ○ infecções;

    ○ prematuridade.


    Cuidando de Adolescentes : orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 


ID
2820985
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

Em se tratando de uma adolescente, para o retorno seguro à atividade sexual, a enfermeira da unidade de saúde reforçou as orientações sobre o uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, disponibilizando-os e considerando como primeira ordem para escolha, segundo o Ministério da Saúde (2015), o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D



    Recomenda-se o DIU de cobre pois não libera hormônios (o DIU de Mirena libera e é mais caro) o que poderia ser prejudicial para a adolescente.

  • Gabarito: letra d

    • Para o retorno seguro à atividade sexual, é importante que ainda na maternidade a equipe oriente para a dupla proteção (o preservativo associado a outro método contraceptivo) disponibilizando-os, considerando a seguinte ordem para escolha:

    ○ 1) DIU (cobre) – dependendo da aceitação da adolescente e de suas condições clínicas;

    ○ 2) hormonal oral, minipílula, nas lactantes: noretisterona 0,35mg;

    ○ 3) hormonal oral combinado – se não lactante;

    ○ 4) hormonal injetável trimestral (AMP 150ml) – como método de exceção, na impossibilidade do uso dos anteriores.


    Referência:

    Cuidando de Adolescentes : orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

  • COMENTÁRIOS:

    Vejamos abaixo o momento mais apropriado para iniciar o uso do DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU):

    1) Mulher menstruando regularmente:

     O DIU pode ser inserido a qualquer momento durante o ciclo menstrual, desde que haja certeza de que a mulher não esteja grávida, que não tenha malformação uterina e não existam sinais de infecção;

     O DIU deve ser inserido, preferencialmente, durante a menstruação, pois tem algumas vantagens: se o sangramento é menstrual, a possibilidade de gravidez fica descartada; a inserção é mais fácil pela dilatação do canal cervical; qualquer sangramento causado pela inserção não incomodará tanto a mulher; a inserção pode causar menos dor.

    2) Após o parto:

     O DIU pode ser inserido durante a permanência no hospital. O momento mais indicado é logo após a expulsão da placenta. Porém pode ser inserido a qualquer momento dentro de 48 horas após o parto, embora a taxa de expulsão, nesses casos, seja em torno de 20%. Passado esse período, deve-se aguardar, pelo menos, quatro semanas.

    3) Após aborto espontâneo ou induzido:

     Imediatamente, se não houver infecção, embora a taxa de expulsão seja de 25%;

     Se houver infecção, tratar e orientar para a escolha de outro método eficaz. O DIU pode ser inserido após três meses, se não houver mais infecção e a mulher não estiver grávida



    FONTE: PROFº ROMULO PASSOS

  • As mini pilulas tbm são indicadas para gestantes, por só conterem progesterona

  • Geralmente a primeira escolha será um método NÃO HORMONAL

  • O DIU é de primeira escolha devido a faixa etária da puérpera. Anticoncepcionais com progestina são indicados para lactantes no entanto contraindicados para adolescentes devido a quantidade elevada de hormônios, sendo NESTE CASO o dispositivo intrauterino o método mais viável.


ID
2820988
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos (BRASIL, 2017 ). Nela, a vigilância do crescimento infantil é acompanhada por meio de anotações realizadas pelos profissionais de saúde. Em relação à vigilância do crescimento infantil, analise as afirmativas abaixo.


I A Caderneta de Saúde da Criança possui os gráficos de crescimento do perímetro cefálico, do perímetro torácico, da circunferência abdominal, peso para idade e índice de massa corporal (IMC) para a idade.

II Várias medidas de crescimento da criança, quando colocadas como pontos no gráfico ao longo do tempo e unidas entre si, formam uma linha. Um traçado horizontal indica que a criança não está crescendo, o que necessita ser investigado.

III Os pontos de corte utilizados nas distintas curvas estão representados em escores z, que indicam unidades do desvio-padrão do valor da mediana (escore z 0).

IV Para utilizar a curva da Organização Mundial de Saúde em crianças pré-termo, deve-se corrigir a idade cronológica até 12 meses, ou seja, é preciso descont ar o número de semanas que faltaram para atingir a idade gestacional de 37 semanas.


De acordo com a Caderneta de Saúde da Criança (2017), estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    De acordo com a Caderneta de Saúde da Criança. Menina. (MS, 2013)

    I) A Caderneta de Saúde da Criança possui os gráficos de crescimento do perímetro cefálico, do perímetro torácico, da circunferência abdominal, peso para idade e índice de massa corporal (IMC) para a idade.

    Errada.

    A Caderneta de Saúde da Criança utiliza como parâmetros para avaliação do crescimento de crianças (menores de 10 anos) os seguintes gráficos: perímetro cefálico (de zero a 2 anos), peso para a idade (de zero a 2 anos, de 2 a 5 anos e de 5 a 10 anos), comprimento/estatura para a idade (de zero a 2 anos, de 2 a 5 anos e de 5 a 10 anos), índice de massa corporal (IMC) para a idade (de zero a 2 anos, de 2 a 5 anos e de 5 a 10 anos).

    II) Várias medidas de crescimento da criança, quando colocadas como pontos no gráfico ao longo do tempo e unidas entre si, formam uma linha. Um traçado horizontal indica que a criança não está crescendo, o que necessita ser investigado.

    Correta.

    III) Os pontos de corte utilizados nas distintas curvas estão representados em escores z, que indicam unidades do desvio-padrão do valor da mediana (escore z 0).

    Correta.

    IV) Para utilizar a curva da Organização Mundial de Saúde em crianças pré-termo, deve-se corrigir a idade cronológica até 12 meses, ou seja, é preciso descontar o número de semanas que faltaram para atingir a idade gestacional de 37 semanas.

    Errada.

    O acompanhamento do crescimento de crianças pré-termo exige a utilização de curvas específicas. A curva da OMS pode ser utilizada, porém com correção da idade cronológica até a idade de 2 anos, ou seja, é preciso descontar o número de semanas que faltaram para atingir a idade gestacional de 40 semanas.


ID
2820991
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desconforto respiratório é o nome adotado para a disfunção respiratória de recém-nascidos, sendo primariamente uma doença relacionada ao atraso no desenvolvimento da maturação pulmonar (Hockenberg, 2014). O termo síndrome do desconforto respiratório (SDR) é frequentemente aplicado a essa grave disfunção pulmonar que é responsável por mais mortes e complicações respiratórias e neurológicas nos recém-nascidos. Em relação à SDR em recém-nascidos, analise as afirmativas abaixo.


I O tratamento da SDR baseia-se no estabelecimento imediato da oxigenação, ventilação e cuidados de suporte adequados, voltando-se, ainda, às medidas necessárias a todos os recém-nascidos pré-termo.

II A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração e, nesses casos , estimula-se a alimentação artificial por gavagem.

III A administração do surfactante exógeno, por via endovenosa, em recém-nascidos pré-termo, demonstrou melhora nos padrões da gasometria venosa e nos parâmetros da ventilação.

IV A administração de corticoide para a gestante pode prevenir e modificar a evolução da SDR no recém-nascido, otimizar os efeitos da terapêutica com o surfactante, após o nascimento, e reduzir a incidência de hemorragia peri-intraventricular.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    I) O tratamento da SDR baseia-se no estabelecimento imediato da oxigenação, ventilação e cuidados de suporte adequados, voltando-se, ainda, às medidas necessárias a todos os recém-nascidos pré-termo.

    Correta.

    II) A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração e, nesses casos , estimula-se a alimentação artificial por gavagem.

    Errada.

    A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração. A nutrição deve ser fornecida por via parenteral durante o estágio aguda da doença e ofertando-se quantidade mínima por via enteral para estimular a maturação do sistema gastrointestinal do recém-nascido.

    III) A administração do surfactante exógeno, por via endovenosa, em recém-nascidos pré-termo, demonstrou melhora nos padrões da gasometria venosa e nos parâmetros da ventilação.

    Errada.

    O surfactante é administrado através de um tubo endotraqueal (ET) diretamente na traqueia do recém-nascido. As responsabilidades de enfermagem na administração do surfactante incluem o auxílio na entrega do produto, coleta e monitorização da gasometria arterial, avaliação cautelosa da oxigenação por meio da oximetria de pulso e avaliação da tolerância do recém-nascido ao procedimento.

    IV) A administração de corticoide para a gestante pode prevenir e modificar a evolução da SDR no recém-nascido, otimizar os efeitos da terapêutica com o surfactante, após o nascimento, e reduzir a incidência de hemorragia peri-intraventricular.

    Correta.


    Referências:

    Wong, fundamentos de enfermagem pediátrica / Marilyn J. Hockenberry, David Wilson; tradução Maria Inês Corrêa Nascimento. - 9. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

    Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.




ID
2820994
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a situação descrita abaixo.


Usuário com diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, apresentando um episódio agudamente maníaco com estado grave de agitação, comparece à unidade de saúde, acompanhado da genitora, em busca do médico que o acompanha. O médico encontra -se de férias, e eles são acolhidos pela equipe de enfermagem da unidade.


Nesse caso, a conduta mais adequada deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    1.1 O que é matriciamento

    Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

    O matriciamento deve proporcionar a retaguarda especializada da assistência, assim como um suporte técnico-pedagógico, um vínculo interpessoal e o apoio institucional no processo de construção coletiva de projetos terapêuticos junto à população. Assim, também se diferencia da supervisão, pois o matriciador pode participar ativamente do projeto terapêutico. 


    Guia prático de matriciamento em saúde mental / Dulce Helena Chiaverini (Organizadora) ... [et al.]. [Brasília, DF]: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.


ID
2823082
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o que expressamente dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas abaixo.


I Será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, sendo obrigatória a compensação de horário pelo servidor.

II Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por dois dias, para doação de sangue.

III Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

IV O afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere é considerado como de efetivo exercício.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  •   Art. 97.(item I)


    § 2o  Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.



      (item II) Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

           I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;



    Art. 98.(item III)  Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

     § 1o  Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.




    Art. 102.(Item IV)  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de


    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

  • I-Sem exigência de compensação de horários

    II-1 dia

  • I -  Art. 98. 

    § 2o  Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário. 


    II - Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:   

            I - por 1 (um) dia, para doação de sangue; 


    III - CERTO


    IV - CERTO




    Gabarito letra B

  • Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:              

            I - férias;

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

            IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído;

            IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído, conforme dispuser o regulamento;                     

            IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído, ou em programa de pós-graduação stricto sensu no país, conforme dispuser o regulamento;                   

            IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído ou em programa de pós-graduação stricto sensu no País, conforme dispuser o regulamento;                        

            V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

            VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;

            VII - missão ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento;

            VII - missão ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento;                    

            VIII - licença:

            a) à gestante, à adotante e à paternidade;

            b) para tratamento da própria saúde, até 2 (dois) anos;

            b) para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo;                    

            c) para o desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoção por merecimento; 

            c) para o desempenho de mandato classista ou participação de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores para prestar serviços a seus membros, exceto para efeito de promoção por merecimento;                     

            d) por motivo de acidente em serviço ou doença profissional;

            e) prêmio por assiduidade;

            e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento;                    

            f) por convocação para o serviço militar;

            IX - deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18;

            X - participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior, conforme disposto em lei específica;

            XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.                      

  • L 8.112/90

     

    I - Será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, sendo obrigatória a compensação de horário pelo servidor. ERRADO

     

    Art.98 §2º - Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, idependentemente de compensação de horário.

     

    II - Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por dois dias, para doação de sangue. ERRADO

     

    Art. 97. Doação de sangue - 1 dia

    Alistamento eleitoral - 2 dias

    Casamento - 8 dias

    Falecimento - 8 dias

     

    III - Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.CORRETO

     

    Art98- será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo

     

    IV - O afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere é considerado como de efetivo exercício. CORRETO

     

    Art.102. Efetivo exercício os afastamentos.

    XI- afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

     

    GABARITO: LETRA B

     

    bons estudos galera ..

     

     

  • Gabarito B

     

    Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 dias;   

    ( não é 2 dias consecutivos)     (Redação dada pela Lei nº 12.998, de 2014)

    III - por 8 dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

     

    Art. 98.  Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

    § 1o  Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.

    § 2o  Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário.

    § 3o  As disposições constantes do § 2o são extensivas ao servidor que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência.

    § 4o  Será igualmente concedido horário especial, vinculado à compensação de horário a ser efetivada no prazo de até 1 (um) ano, ao servidor que desempenhe atividade prevista nos incisos I e II do caput do art. 76-A desta Lei.

     

    Art. 99.  Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administração é assegurada, na localidade da nova residência ou na mais próxima, matrícula em instituição de ensino congênere, em qualquer época, independentemente de vaga.

    P único.  O disposto neste artigo estende-se ao cônjuge ou companheiro, aos filhos, ou enteados do servidor que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorização judicial.

     

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias.

    P único. (Revogado

     

    Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    I - férias;

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído ou em programa de pós-graduação stricto sensu no País, conforme dispuser o regulamento;

    V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;

    (.....)

    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

     

    .  

  • Servir em Organismo Internacional do qual o Brasil faça parte = conta como EFETIVO EXERCÍCIO, mas SEM REMUNERAÇÃO

  • I Será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, INDEPENDENTEMENTE DE compensação de horário pelo servidor.

    II Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (UM) DIA, para doação de sangue.

    III Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

    IV O afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere é considerado como de efetivo exercício.

  • Em contrapartida ao servidor ir para o exterior servir em organismo internacional e perder totalmente a sua remuneração, esse tempo em que ele permanece afastado é considerado como efetivo exercício.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    I. INCORRETA.

    Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário (art. 98, §2º).                  

    II. INCORRETA.

    Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (um) dia, para doação de sangue (art. 97, I).

    III. CORRETA.

    Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo (Art. 98).

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    IV. CORRETA.

    Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere (art. 102, XI).   

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
2823085
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições previstas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), o serviço noturno, prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de

Alternativas
Comentários
  •  Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

            Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

            Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

            Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

            Parágrafo único.  Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73.

  • Trabalhador urbano (CLT): + 20% / 22h às 5h / Hora ficta (52'30").

     

    Servidor público federal (L 8.112/90): + 25% / 22h às 5h / Hora ficta (52'30")

    Trabalhador rural - lavoura: + 25% / 21h às 5h / 60'

    Trabalhador rural - pecuária: + 25% / 20h às 4h / 60'

  • GABARITO A

     

    ♣ SERVIDORES P. FEDERAIS= 25% (8.112)

    ♣ CELETISTAS (URBANOS)= 20%; (RURAIS)= 25% (CLT)

     

    MAPA DA 8112: https://goo.gl/kZKqfz

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • GABARITO: A

     

    Serviço noturno entre VINTE E DUAS HORAS de um dia e CINCO HORAS do dia seguinte = VINTE E CINCO (25% - valor-hora acrescido)

  • GABARITO A

    ADICIONAIS

    Extraordinário

    •      Acréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho;

    •      Limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    Serviço noturno:

    •      22 às 5 horas;

    •      valor-hora acrescido de 25%.

    •      computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

  • GABARITO: LETRA A

    Subseção VI

    Do Adicional Noturno

    Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único.  Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73.

    FONTE:  LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A presente questão trata do adicional noturno, à luz da Lei nº 8112/90 e busca a resposta naquela opção que contenha a informação correta.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 75, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73”.

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: Lei nº 8112/90, Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    ESQUEMATIZANDO:

    Serviço noturno >>> acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).

    Serviço extraordinário >>> acréscimo de 50% (cinquenta por cento).

    Diante do exposto, o serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).  

    Portanto, a opção “A" é a que menciona a porcentagem legal exata do valor-hora acrescido. Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do comando legal em tela.

    GABARITO: A.


ID
2823088
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), a penalidade disciplinar de suspensão não pode ultrapassar

Alternativas
Comentários
  • Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

  • Gabarito C

     

    Suspensão: Máximo: 90 dias

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Gabarito LETRA C

    SUSPENSÃO

    90 DIAS
    *Reincidência de advertência
    *Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;
    *Exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com a função;
    *Demais violações que não sejam demissão.

    15 DIAS
    *Servidor que se recusar à inspeção médica
         - Os efeitos cessam uma vez cumprida a determinação

    - Pode ser convertida em multa, 50% por dia de vencimento ou remuneração, devendo permanecer no serviço;
    - O cancelamento da penalidade não terá efeitos retroativos;
     

    PRESCRIÇÃO : 2 ANOS

    CANCELAMENTO: 5 ANOS

  • Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

     

     

    *Prescrição:                                                                                                               Cancelamento

    -Advertência_________________>180 dias                                                               - 3 Anos

    -Suspensão__________________>2 Anos                                                                -5 Anos

    -Demissão___________________> 5 Anos                                                               - XXXX

     

     

    Letra:C

    Bons Estudos ;)

  • A escorreita resolução da presente questão demanda o acionamento do art. 130 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    “Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias”.

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao texto da lei é aquela indicada na letra "c".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do comando legal em tela.

    GABARITO: C.


ID
2823091
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei nº 8.112/90, o servidor terá direito à licença para atividade política, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral. De acordo com as disposições da referida lei, a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de

Alternativas
Comentários
  • Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

           § 1o  O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o décimo dia seguinte ao do pleito.

         § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.


  • GABARITO LETRA D

     

    LEI 8.112/90

     

    Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    [...]

     

    § 2o A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

     

    Toda honra e toda glória seja dada, somente, a JESUS CRISTO!

     

    Bons estudos!

  • Observações importantes a respeito do art. 86, Lei nº. 8.112/90:

    1. Na hipótese do caput, o servidor pode optar por continuar trabalhando;

    2. Na hipótese do §1º ele DEVE ser afastado. Nesse caso, como o afastamento é compulsório, a doutrina entende que é devida a remuneração no período de afastamento;

    3. Na hipótese do §2º o afastamento é contato apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme inciso III, art. 103.

     

    Dispositivos da Lei citada:

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    § 1o  O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, até o décimo dia seguinte ao do pleito.

    § 2o  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

  • Mesmo que você não lembre do artigo específico da Lei n° 8.112/1990, basta lembrar que o prazo limite para registro de candidatura é 15/08 (art. 11, da Lei n° 9504/1997).

    Ora, se o segundo turno, se houver, ocorre ainda no mês de outubro, não faz sentido que a Administração mantenha uma licença remunerada por mais que 3 meses.

  • GABARITO D


    § 2o A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

     

    MAPAS DA 8112: https://goo.gl/kZKqfz

     

     

  • Art. 86 O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

     

    § 2° A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de Três meses

     

     

    Letra: D

    Bons Estudos ;)

     

     

  • a questão foi omissa quanto o cargo que o servidor ocupa e se a candidatura se dará na localidade onde presta serviço..... a remuneração é só para cargo de chefia, direção ou assessoramento.

  • GABARITO: LETRA D

    Seção V

    Da Licença para Atividade Política

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    § 2   A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    FONTE:  LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido versa sobre a licença para atividade política, e solicita que o candidato analise cada uma das afirmativas, assinalando a correta.

    A escorreita resolução demanda o acionamento do caput do art. 86 e §2º, que assim estabelece:

    “Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    (...)

    §2º A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses”.                    

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao texto da lei é aquela indicada na letra "d". Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

  • Hoje, não mais...


ID
2823094
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado. Segundo as normas previstas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da Uni ão (Lei nº 8.112/90), esse benefício é pago no valor equivalente a

Alternativas
Comentários
  • pelo amor de Deus né ... lei gigante tem saber até isso :

    Do Auxílio-Funeral

           Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

            § 1o  No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

            § 2o  (VETADO).

            § 3o  O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

           Art. 227.  Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

           Art. 228.  Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.


  • GABARITO B

     

     

    AUXÍLIO FUNERAL

     

    ☂ UM MÊS DE REMUNERAÇÃO $$$

    ☂ PRAZO 48 HORAS

    ☂ PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO.

    ☂ CUSTOS DE TERCEIROS: INDENIZADOS.

     

     

     

    MAPAS DA 8112: https://goo.gl/kZKqfz

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Do Auxílio-Funeral


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.


    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.



    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.


    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.


    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • Auxílio funeral:

    Devido à família do servidor falecido: na atividade / aposentado;

    - Valor: equivalente a 1 mês de remuneração;

    - Nos casos de o servidor acumular cargo: pago em razão do cargo de MAIOR remuneração;

    - Pgto no prazo de 48 HORAS;

    - Pgto por meio de procedimento sumaríssimo à pessoa que custeou o funeral;

    - Funeral custeado por terceiro: este será indenizado.

     

    Art. 226 a 227, Lei 8.112/90.

     

     

  • Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a UM MÊS da remuneração ou provento.


    § 3o  O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

  • um mês da remuneração ou provento,

    no prazo de quarenta e oito horas,

    por meio de procedimento sumaríssimo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 226, 227 e 228, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista as explanações acima, conclui-se que apenas a alternativa "b" complementa o contido no enunciado da questão.

    Gabarito: letra "b".

  • O exame da presente questão demanda que seja acionada a norma do art. 226, caput e §3º, da Lei 8.112/90, que assim preceitua:

    "Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    (...)

    § 3o  O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral."

    Da simples leitura dos dispositivos legais acima, em cotejo com as opções lançadas pela Banca, resta evidente que a única afinada com o figurino legal é aquela indicada na letra B.

    Todas as demais destoam, de maneira substancial, da previsão normativa acima, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: B


ID
2823100
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições da lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/99), os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada com antecedência mínima de

Alternativas
Comentários
  • Art. 41. Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

  • DA INSTRUÇÃO:

     

    Art. 41. Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

  • Gab. B

     

    Resumo dos prazos da 9.784/99:

    1.3 dias ÚTEIS – Intimar interessados (art. 26 parág 2º)

     

    2.5 dias

     i.Praticar atos (art. 24)

    ii.Reconsiderar decisão (art. 56 parág 1º)

     

    3. 10 dias

     i.Recorrer administrativamente. (A partir da ciência oficial) (art. 59)

     ii. Manifestar-se (encerrada a instrução) (art. 44)

     

    4.       15 dias

    i.Parecer dos órgãos consultivos (art. 42) 

     

    5.       30 dias + 30 (prorrogação expressamente motivada) (art. 49)

    i .Decidir Processo (art. 49) / Recurso Administrativo (art. 59 parág 1º) 

  • B

  • Art. 41. Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com ANTECED3NCIA mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

  • A questão versa sobre o art. 41 da Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    Art. 41. “Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de TRÊS DIAS ÚTEIS, mencionando-se data, hora e local de realização.”

    DICA: Não confunda ATOS PROCESSUAIS com PRAZOS PROCESSUAIS na Lei 9.784/99.

    ATOS PROCESSUAIS: dias úteis (art. 23 da lei 9.784/99)

    PRAZOS PROCESSUAIS: dias corridos (art. 66 da lei 9.784/99)

    LETRA “A”: ERRADA. São 3 dias úteis (não 6).

    LETRA “B”: CERTA. Literalidade do art. 41 da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “C”: ERRADA. São 3 dias úteis (não 5).

    LETRA “D”: ERRADA. São 3 dias úteis (não 4).

    GABARITO: LETRA “B”.

  • único prazo que é dia útil! Prazo normalmente são considerados em dias corridos!


ID
2823103
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei nº 9.784/99, concluída a instrução do processo administrativo, a Administração deve decidir no prazo de até

Alternativas
Comentários
  • (art.49) Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 30 dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivado .

  • Confundi com o prazo para o julgamento de PAD (20 dias).


    GAB.:D. (30 DIAS PARA DECISÃO NO PAF).


  • Alternativa correta: D.


    Prazos do PAF:

    -prática dos atos: 5+5

    -intimação: mínimo de 3

    -parecer: 15

    -manifestação: 10

    -decidir: 30+30

    -recurso: 10

    -decidir recurso: 30+30

  • 30 + 30.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • PRAZOS NA LEI 9.784/99:

     

    ART 24: Prazo para a prática dos atos, quando inexistir disposição específica, salvo motivo de força maior (para os administrados/Adm. Púb.) --> 5 DIAS, ou prorrogado pelo DOBRO (10 dias), mediante comprovada justificação.

     

    ART 26: Intimação para comparecimento -->  C/ antecedência de no mín. 3 DIAS ÚTEIS da data do comparecimento.

    ART 41: Intimação da produção de prova ou de diligência --> Antecedência mín. de 03 DIAS ÚTEIS;

    ART 42: Parecer Obrigatório --> Máx. 15 DIAS, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

    ART 44: Alegações Finais / Manifestação do interessado após instrução --> Máx. 10 DIAS. 

    ART 49: Prazo de decisão --> 30 DIAS + prorrogação 30 DIAS (sendo esta expressamente motivada)

     

    ART 56: Prazo de reconsideração de decisão --> 05 DIAS

     

    ART 59: Interposição de Recurso --> Salvo disposição legal específica, 10 DIAS, contados da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

     

    ART. 59, § 1°: Decisão do recurso administrativo --> 30+30 (sendo este prorrogável ante justificativa explícita)

     

    ART 62: Contrarrazões --> 05 DIAS ÚTEIS.

    Gabarito Letra D

    Créditos ao colaborador: Cassiano (qciano)

  • PAF - 9.784 - 30 dias (após a instrução)

    PAD - 8.112 - 20 dias (julgamento)

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO XI

    DO DEVER DE DECIDIR

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • A questão versa sobre o art. 49 da Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    Art. 49. “Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de ATÉ TRINTA DIAS PARA DECIDIR, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada”.

    LETRA “A”: ERRADA. Há possibilidade de prorrogação do prazo.

    LETRA “B”: ERRADA. São 30 dias (não 20) e COM possibilidade de prorrogação do prazo.

    LETRA “C”: ERRADA. São 30 dias (não 20).

    LETRA “D”: CERTA. Literalidade do art. 49 da lei 9.784/99 ora transcrito.

    GABARITO: LETRA “D”.