SóProvas



Prova FGV - 2016 - Prefeitura de Paulínia - SP - Diretor de Unidade Escolar


ID
3573760
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Em geral os arquitetos temos de nos ater às plantas que nos apresentam os proprietários. Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir. (Jacinto Benavente)
Podemos inferir da leitura desse fragmento que

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ “Em geral os arquitetos temos de nos ater às plantas que nos apresentam os proprietários. Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.” (Jacinto Benavente)

    ➥ Ou seja, o arquiteto possui uma liberdade restrita, tendo que satisfazer as vontades do cliente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • pq nao pode ser a letra D??

  • Na letra D: os pacientes não sabem o que tem, eles Acham que sabem, mas chegam ao medico demandando o tratamento que querem e não o que Devem fazer.

    Ele, como arquiteto, se sente limitado ao não poder dar sugestões, pois o cliente já chega com o projeto pronto. Assim como o médico tem dificuldade de dar o diagnóstico a alguém que acha que sabe a causa de sua doença e o tratamento que acha que deve receber.

    Espero que não tenha ficado confuso rsrs

  • Por falta de atenção marquei a alternativa errada, interpretei de forma errônea marcando a (A), pensei que ele se passará por médico, por analisar a planta, porém o mais correto é que eles tem pouca liberdade criativa, pois os clientes que levam seus projetos já levam eles prontos para serem analisados.

    Sendo assim o arquiteto não tem a liberdade de criar, só de descobrir o erro.

  • FGV e suas perspicácias! Se ler rápido, erra na certa. Eu fiquei em dúvida entre duas assertivas (B e D). Em uma leitura mais atenta, acabei por marcar a letra B.

    Na letra B, temos que os arquitetos dispõem de pouca liberdade criativa em sua atividade. Resgatando no texto: "Em geral os arquitetos temos de nos ater às plantas que nos apresentam os proprietários."

    Aqui consegue-se deduzir que os arquitetos estão, em regra, limitados pelos projetos que os são apresentados.

    Na letra D, temos que os clientes já chegam hoje aos consultórios sabendo do que sofrem. Resgatando no texto: "Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.

    Perceba, aqui o examinador quer que você caia na extrapolação que ele colocou no texto. Em nenhum momento é possível deduzir que os pacientes já sabem o que têm. O que se entende com esse fragmento é que os pacientes, de certa forma, querem que os médicos façam seus diagnósticos baseados na sua percepção de doença.

  • PM-AM 2022 VIBRA!!!!!!!


ID
3573763
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Em geral os arquitetos temos de nos ater às plantas que nos apresentam os proprietários. Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.” (Jacinto Benavente)
Nesse pensamento há um erro de forma verbal, no que diz respeito à concordância. Assinale a opção em que esse erro é adequadamente corrigido.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ➥ Receite/receitem → o verbo "receitar" está se referindo no texto ao sujeito "médicos", logo, está incorreto seu uso na 3ª pessoa do singular, devendo ser corrigido para 3ª pessoa do plural (receitem).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não entendi a colocação da palavra "TEMOS" no primeiro período. (acho que está colocado de forma errada.)

    Quem puder explicar. ficaria grata!

  • Creio que houve um erro de digitação e o correto seria: "nós arquitetos temos..."

    Porque “os arquitetos temos..." não faz o menor sentido.

  • concordo com Adriano, acredito que ocorreu erro de digitação.

  • Explicação da letra A

    Silepse: Concordância anormal feita com a ideia que se faz do termo e não com o próprio termo.

    Pode ser de gênero: Vossa senhoria é bondoso. (A concordância normal seria "bondosa", já que vossa senhoria é do gênero feminino. Fez-se a concordância com a ideia que se possui, ou seja, trata-se de um homem).

    Pode ser de número: O grupo chegou apressado e conversavam em voz alta. (O segundo verbo do período deveria concordar com o grupo, mas a ideia de plural contida no coletivo leva o falante a flexionar o verbo no plural: conversavam). Tal concordância anormal não deve ser feita com o primeiro verbo.

    Pode ser de pessoas: Os brasileiros somos otimistas. (Em princípio, deveríamos dizer "são", pois o sujeito é de terceira pessoa do plural. Mas, por estar incluído entre os brasileiros, é possível colocar o verbo na primeira pessoa: somos).

  • Pessoal, o "temos" está flexionado corretamente, pois o sujeito é siléptico (nós, quem enuncia a frase é um arquiteto, por isso se incluiu no grupo de arquitetos).

  • erro de digitação que nada....é isso mesmo. Explicação correta dos amigos: silepse....

    Fgv e o bicho...

  • Na letra A, não há erro de digitação, mas sim um caso de silepse de pessoa, há subtendido que "temos" concorda com "nós" já que quem profere o discurso se enquadra como arquiteto.

    Na letra B, não há erro, visto que "apresentam" concorda com "proprietários".

    Na letra C, não há erro, visto que temos um verbo impessoal "haver na 3º pessoa do singular" e faz com que o verbo "chamar" também fique na 3º do singular.

    Na letra D, não há erro, visto que o verbo "diagnosticar" está corretamente empregado na 3º do plural, pois refere-se aos médicos.

    Na letra E, temos um erro, visto que o correto seria "receitem" já que tem que concordar com "médicos" assim como na letra D.

    Uma questão de altíssimo nível!

    Gabarito letra E!

  • Alguém sabe explicar direitinho pq a letra C esta errada?

  • Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.”

    há quem chame eles (- os médicos)

    para que eles diagnostiquem

    e lhe receiteM o regime que deseja seguir

  • Questões como essa eu não vejo a galera comentando: ''PMCE2021'' kkkkkkkkkkkkk

  • Questões como essa eu não vejo a galera comentando: ''PMCE2021'' kkkkkkkkkkkkk

    cc

  • Estão falando aqui em silepse na letra A.

    Seria ridículo isso, visto que essa justificativa servirá para os mais diversos erros de concordância verbal.

  • Questão fácil: basta copiar e jogar no GOOGLE TRADUTOR , colocar a opção português e do outro lado para traduzir colocar a opção FGV

  • Na letra E, temos um erro, visto que o correto seria "receitem" já que tem que concordar com "médicos" assim como na letra D.


ID
3573766
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português

“Em geral os arquitetos temos de nos ater às plantas que nos apresentam os proprietários. Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.” (Jacinto Benavente)

Assinale a opção que apresenta o comentário gramatical adequado sobre os termos sublinhados.

Alternativas

ID
3573769
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O bom médico não deixa ver nada de suas apreensões ao seu paciente.”

A mesma relação semântica entre as palavras sublinhadas se repete nos pares a seguir, à exceção de um. Assinale-o

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ➥ “O bom médico não deixa ver nada de suas apreensões ao seu paciente.” (=a relação é de agente/profissional e alvo/paciente, pessoa que recebe a ação do médico).

    Letra "e": religião/militante (=não temos a relação que se tem na frase, militante é um membro ativo de uma causa, não necessariamente, religiosa).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva E

    religião/militante.

  • gab: E

    A relação semântica seria: religião/adepto.

    Bons estudos

  • Gabarito: E

    Pois a relação semântica entre militante e religião está errado, o correto seria adepto, pois quando você possui uma religião você é adepto a ela e não militante.

    Correção: religião/adepto

  • gabarito: E

  • religião - adepto, seguidor, praticante: diferente de militante em que este está lutando por uma causa que não necessariamente a religiosa


ID
3573772
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O povo, ingênuo e sem fé das verdades, quer ao menos crer na fábula, e pouco apreço dá às demonstrações científicas.”

Nessa frase de Machado de Assis, se desejássemos dar paralelismo ao segmento “ingênuo e sem fé das verdades”, a forma adequada seria: 

Alternativas
Comentários
  • O paralelismo consiste em criar uma sequência de frases com estrutura idêntica. É a simetria da frase. O princípio do paralelismo é facilitar a leitura do enunciado e proporcionar careza à expressão. O paralelismo pode ser sintático e semântico.

    Alternativa B é a correta.

  • ✅ Gabarito: B

    ✓ O paralelismo é a enumeração de termos coordenados de mesma base, isto é, enumeração de substantivos, ou de adjetivos, ou de verbos. Se um deles for precedido de preposição ou artigo, os demais termos também devem ser precedidos.

    ➥ Assim, a alternativa correta é a (B), pois se manteve a mesma base adjetiva com os vocábulos “ingênuo” e “descrente”. Logicamente, você notou que “sem fé” é o mesmo que “descrente”.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Queria que alguém me explicasse por que as outras alternativas estão incorretas.

  • Assertiva b

    “ingênuo e descrente das verdades”.

  • “O povo, ingênuo e descrente das verdades, (...)” - Descrente é o mesmo que sem fé.

    As outras alternativas trazem palavras que não possuem mesmo valor semântico das apresentadas.

    Sem ingenuidade é o oposto de ingênuo; sem conhecimento não é o mesmo que ingênuo; ignorante não é o mesmo que sem fé; sem informação não é o mesmo que ingênuo.

  • “O povo, ingênuo e descrente das verdades, (...)” - Descrente é o mesmo que sem fé.

    As outras alternativas trazem palavras que não possuem mesmo valor semântico das apresentadas.

    Sem ingenuidade é o oposto de ingênuo; sem conhecimento não é o mesmo que ingênuo; ignorante não é o mesmo que sem fé; sem informação não é o mesmo que ingênuo.

  • ata poww

  • Renan, é pq o gabarito é a letra B. Espero ter ajudado, assim como essa banca maldita nos ajuda!


ID
3573775
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O povo, ingênuo e sem fé das verdades, quer ao menos crer na fábula, e pouco apreço dá às demonstrações científicas.
(Machado de Assis)
No fragmento acima, os dois adjetivos sublinhados possuem, respectivamente, os valores de

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ➥ Adjetivo de relação: 1-Tem aspecto objetivo, ou seja, não é opinativo. 2- Vem após o substantivo. 3- Derivação (sufixal) de um substantivo (=CIENTÍFICAS).

    ➥ Adjetivo de Qualidade: 1 - É subjetivo. Emite juízo de valor. Não é uma verdade universal. É a verdade de alguém. 2- É qualidade específica de algo (vinda de quem emite a opinião) 3 - Pode anteceder o substantivo 4 - Admite variação de grau (=INGÊNUO).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Depois do vídeo de Flávio Gikovate descobrir que ser ingênuo é defeito haha

  • Uma boa forma de identificar adjetivos de relação é tentar variá-los em grau, isso não será possível!!

    científicas —> cientificíssimas !?

    NÃO EXISTE !

  • Outros exemplos de adjetivos de relação:

    vinho português

    prática clínica

    conta mensal

    Obs: são adjetivos objetivos, não designam opinião de quem fala, geralmente vem após o substantivo e não variam em grau.

  • MACETE

    os adjetivos de relação não permitem o uso da palavra MUITO no meio

    demonstrações MUITO científicas ??????

  • A moda agora é cobrar semântica!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aham fgv, beleza

  • um adjetivo de relação é aquele que tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista é derivado por sufixação de um substantivo;

    vem colocado após o substantivo;

    não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado

  • Português é muito subjetivo mesmo
  • Ingênuo só se ferra, logo, não é qualidade.

  • Ingênuo fui eu que marquei a letra D confiante de que era a resposta correta. Porém, a FGV deu uma rasteira e colocou a letra E como a "correta". Banca salafrária.

  • Ingênua é a pessoa pura, simples, sem malícia. Regra geral, seres humanos bons, que evitam falar de coisas desagradáveis, vêem em todos pessoas maravilhosas e seguem crendo piamente no ser humano. Por vezes, pessoa com este tipo de perfil psicológico torna-se magistrado.

  • Salve, galera!

    Desde 2013, a banca FGV começou a inovar em suas provas, trabalhando mais semântica e interpretação que regras gramaticais. Dentre essas novidades, surgiu uma parada chamada “adjetivo de relação” (tal assunto pode ser encontrado em duas gramáticas consagradas: na do Celso Cunha & Lindley Cintra e na do José C. Azeredo). Ainda não sabe o que é isso? Cuidado, pois pode cair na sua próxima prova, uma vez que virou modinha a banca trabalhar isso.

    Leia a questão abaixo despretensiosamente:

    FGV – SMF (PREF. NITERÓI/RJ) – CONTADOR – 2015

    – Há uma série de adjetivos em língua portuguesa, chamados adjetivos de relação, que se caracterizam, entre outras marcas, por não poderem receber variação de grau. O adjetivo abaixo que está nesse caso é:

    (A) economia mundial;

    (B) longo ciclo;

    (C) expansão acelerada;

    (D) nova paisagem;

    (E) baixas taxas.

    E aí, entendeu alguma coisa? Não?! Calma…

    Por definição, um adjetivo de relação é aquele que a) tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista; b) é derivado por sufixação de um substantivo; c) vem colocado após o substantivo; d) não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado. Para a FGV, o que mais costuma pesar em questões assim é a sua capacidade de interpretar se um adjetivo tem valor semântico objetivo (adjetivo de relação/classificador) ou subjetivo (adjetivo qualificador/modalizador).

    Exemplos:

    – vinho do Chile: vinho chileno

    – energia do núcleo: energia nuclear

    – roteiro de Carnaval: roteiro carnavalesco

    Note que não se pode (em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, em linguagem denotativa) variá-lo em grau: “vinho muito chileno/chileníssimo”(?), “energia muito nuclear/nuclearíssima”(?), “roteiro muito carnavalesco/carnavalesquíssimo”(?).

    Voltemos à questão da banca! O gabarito é a letra A, pois o adjetivo “mundial” preenche todos os requisitos dum adjetivo de relação, a saber: tem valor semântico objetivo (mundial = relativo ao mundo), não varia em grau (não cabe “muito mundial”) e é derivado por sufixação de um substantivo (mundo + al = mundial). Note que os demais adjetivos das demais opções não são adjetivos de relação, pois não preenchem os requisitos para isso.

    Pronto! Agora você sabe o que é um adjetivo de relação e não vai mais errar questões disso na FGV.

    Fonte: Português com Pestana.

  • Alguém sabe dizer a diferença entre o de Relação e o de Característica?

  • qualidade,. Maneira de ser boa ou má de uma coisa "qualidade", Maneira de ser boa ou má de uma coisa. povo"ingênuo" qualidade do povo.
  • Acrescentando:

    um adjetivo de relação é aquele que

    a) tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista;

    b) é derivado por sufixação de um substantivo;

    c) vem colocado após o substantivo;

    d) não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado.

    -----------

    demonstrações científicas

  • Dica simples para nunca mais errar questão com adjetivo de relação: ponha a palavra RELACIONADO (s/a/as) no meio, se a frase fizer sentindo, bingo! Exemplo do gabarito da questão: demonstrações RELACIONADAS à ciência.
  • ADJETIVOS 

    • Característica: (Não exige opinião)
    • EX: A cadeira branca

    • Qualidade: (Exige opinião)
    • EX: A cadeira confortável

    • Estado: (Algo passageiro)
    • EX: O dia nublado

    • Relações: (Origem)
    • EX: A cadeira chinesa

    essa tabelinha que algum colega postou aqui no qc me ajudou muito, acertei a questão por causa dela

  • Quais são as palavras que indicam qualidade? Característica ou propriedade: característica, propriedade, atributo, particularidade, peculiaridade. ... dom, virtude, talento, capacidade, aptidão, habilidade, poder, condão, predicado, dote, excelência. ... categoria, tipo, espécie, gênero, variedade, família. ... classe, laia, raça, estirpe, casta, jaez, camada. etc.

ID
3573778
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O falar é perigoso para as nossas ilusões.”

(Machado de Assis)

Sobre os componentes do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    ✓ “O falar é perigoso para as nossas ilusões.”

    ➥ A preposição "para" indica um valor de passividade, indique o alvo do falar ser perigoso e não possui valor semântico de finalidade, exemplo: Vou à feira para comprar ovos caipira.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Essa banca é literalmente um " pé no saco",mas vamos aprender a jogar o jogo, rs ..

    Fiz por eliminação..

    A) A substantivação acontece quando uma palavra que possui uma determinada classificação , passa a exercer função de substantivo.. geralmente acompanhadas de artigo, Numeral. Exemplo:

    O desejar pode fazer mal ao coração.

    B) O adjetivo oso é um formador de adjetivos (Flávia neves)

    -oso: orgulhoso, estudioso, vergonhoso, majestoso,.

    D) Ao dizer sentido Universal temos a noção de que não se trata de algo pessoal , como por exemplo quando eu digo - meu ..meu carro!

    Nosso traz um valor mais abrangente.

    E) É perigoso para quem? para quem está escrevendo ..

  • Para saber se a preposição "para" tem valor de finalidade é só trocar por " a fim de ..." , se não fizer sentido descarta a possibilidade. Que foi o caso da questão. :)

  • acertei, também por eliminação. FGV é mestre nessas questões.

  • O "para" da questão é uma preposição. A finalidade do perigo não são as ilusões. Parece tão óbvio depois que erramos. Essa banca não é de Deus!!

  • Já percebi que essa banca sempre pergunta algo incorreto, ai eu caio igual um patinho e respondo o que é correto que no final vira uma resposta errada

  • ERRO DA ALTERNATIVA "E"

    Quando o autor fala "nossas ilusões" ele se inclui no rol daqueles que acreditam que o "falar é perigoso".

    FIM.

    Abraço e bons estudos.

  • Quem é perigoso, é perigoso PARA alguém/algo. Então a preposição aí é apenas algo exigido pelo adjetivo. Não tem valor semântico (de finalidade ou qualquer outro), apenas sintático. É a tal da "preposição relacional".

    GABARITO LETRA C

  • Preposição Valores Relacionais e Nocionais:

    Relacionais: quando algum verbo ou algum nome exige esta preposição. Exemplo.: Gosto de comer. (quem gosta, gosta de alguma coisa. O verbo “gostar” exige a preposição “de”, portanto essa preposição tem valor relacional, pois serve para relacionar o verbo ao seu complemento).

    - Tenho admiração por pessoas carismáticas. (a preposição “por” é exigida pelo substantivo “admiração”, portanto tem valor relacional.)

    - Bebida alcoólica é impróprio para menores. (a preposição “para” é exigida pelo adjetivo “impróprio”, portanto tem valor relacional.)

    - Paralelamente a tudo isso, mantenho minha opinião. (a preposição “a” é exigida pelo advérbio “paralelamente”, portanto tem valor relacional.)

    “O falar é perigoso para as nossas ilusões.” = valor relacional

    Nocional: quando tem valor semântico dentro do contexto em que está inserida a preposição. Exemplos.:

    - Eu fui à casa de Luís. (a preposição “de” não é exigida pelo vocábulo “casa”, portanto não tem valor relacional mas sim nocional, pois tem um sentido, tem um valor semântico, tendo essa preposição, nesse contexto, valor de posse.)

    - Sairemos com você amanhã. (a preposição “com” faz parte da loc. adverbial “com você” que dá ideia de companhia. Portanto o valor semântico da preposição “com” é de companhia.)

    - Estudo Português no EVP para passar na prova. (a preposição “em” contida na aglutinação “no” dá ideia de lugar. Já a preposição “para” dá ideia de finalidade.)

  • incorreta velho incorreta incorretaa

  • EU CHORO TODA VEZ QUE LEIO UMA QUESTÃO DE PORTUGUÊS DA FGV

  • Para saber se a preposição "para" tem valor de finalidade é só trocar por " a fim de ..." , se não fizer sentido descarta a possibilidade. Que foi o caso da questão.

  • por incrível que pareça essa é uma questão simples...

    simplesmente o candidato deve saber a diferença de PREPOSIÇÃO e CONJUNÇÃO.

    Pronto, matou a questão.

    Preposição = conecta palavras

    Conjunção = conecta orações.

    LOGO, "PARA AS NOSSAS ILUSÕES" não tem como ter ideia de finalidade porque esse PARA é somente uma preposição e não é conjunção final.

    Aquilo que é perigoso é perigoso PARA...

  • FALAR está substantivado por causa do Artigo O que vem antes. Aconselho fazer esse tipo de questão por eliminação.

  • pessoal já erra por medo da banca.

  • Que raiva ! Ignorei o incorreta na questão .


ID
3573781
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“É próprio das famílias numerosas brigarem, fazerem as pazes e tornarem a brigar.”

(Machado de Assis)

No fragmento acima, o vocábulo próprio mostra o mesmo valor que na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, usei o "próprio" do enunciado como ideia de: é natural de as famílias brigarem....

    E a resposta: o restaurante serve pratos finos, natural para aqueles que têm paladares exigentes.

  • Com a explicação da Camile, eu poderia marcar B também. Alguém tem uma explicação mais técnica? Por gentileza.

  • A lógica que percebi foi a exclusividade do “grupo” :

    *Famílias numerosas x Pessoas com paladar exigente

    *”Jogos próprios para idosos” - Para todos os idosos, Não restringiu o grupo.

  • vamos pedir para os professores comentarem. A FGV tem problemas..

    Respondi pensando:

    É característica das famílias.....

    Os idosos gostam de jogos característicos de sua idade....

    Ao meu ver, seria letra B ;/

  • Enunciado: proprio das famílias = inerente às famílias

    Alternativa B: jogos proprios a sua idade = específicos para a sua idade

    Se fosse: É proprio dos idosos a pratica de jogos, seria a mesma ideia da A e do enunciado. Mas proprio na alternativa B, como está posto na questão, é uma especificidade dos jogos e não uma caracterização particular dos idosos.

  • É próprio das famílias numerosas brigarem, fazerem as pazes e tornarem a brigar.”

    troquei "próprio por Comum."

  • Eu tenho uma dificuldade gigante em acertar questões de LP dessa banca!

  • Vi o comentário do professor no qual ele fala que o "próprio" da letra "A" passa uma ideia de inerência, ao passo que o da letra "B" passa a ideia de apropriação/adequação. Não me convenceu!!

  • GAB. A

    Esse ''próprio'', traz um sentido de característica, algo peculiar. observei isso e acertei a questão.

  • Marquei letra A usando o seguinte raciocínio;

    a) próprio - característica inerente (igual a característica inerente das famílias grandes)

    b) próprio- apropriado, conveniente

    c) próprio- ele mesmo

    d) próprio- nome pessoal

    e) próprio- mais ou menos o mesmo raciocínio da D). apartamento pessoal, propriedade, pertencente a ele.

  • o próprio aí está com sentido de "intrínseco". E a única opção em que tem esse mesmo sentido é a alternativa A.
  • “É próprio das famílias numerosas brigarem, fazerem as pazes e tornarem a brigar.”

    Esse próprio tem sentido de "é típico": É típico das famílias numerosas brigarem... Não cabe trocar próprio por exclusivo.

    A única frase que possui próprio, exclusivamente, com aquele (típico) sentido é a da alternativa a): "O restaurante serve pratos finos, próprios (típicos) a paladares exigentes." Aqui não cabe trocar próprios por exclusivos.

    Por que não b)? b): "Os idosos gostam de jogos próprios (exclusivos) de sua idade." Aqui cabe tanto típicos quanto exclusivos.

  • GABARITO A - IDEIA DE CARACTERÍSTICA

    ''É próprio das famílias numerosas brigarem''

    ''É CARACTERÍSTICO das famílias numerosas brigarem''

    A) O restaurante serve pratos finos, CARACTERÍSTICO a paladares exigentes. CERTO

    B) Os idosos gostam de jogos próprios de sua idade. ERRADO (especifica)

  • Eu li todos os comentários.

    Nenhum me convenceu de que a B está errada.

    Segue o baile da FGV.

  • a alternativa é A a única alternativa que possui diferenças na sua estrutura, logo, por eliminação, marquei A

  • É próprio (comum, típico) das famílias numerosas brigarem, fazerem as pazes e tornarem a brigar.”

    O restaurante serve pratos finos, próprios (comuns, típicos) a paladares exigentes.

  • Trocar "próprios" para "característicos" me ajudou muito.

  • "Próprio" da alternativa A trás uma ideia de "adequado a paladares exigentes".

    Discordo do gabarito!

  • próprio = característica comum

  • Própria do enunciado = comum.
  • Na letra B, o termo "próprios" refere-se a estar de acordo, conformidade. Então, os idosos gostam de jogos que estejam condizentes, de acordo com a sua idade.

ID
3573784
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entre as frases de Machado de Assis a seguir, assinale a aquela em que a locução adjetiva sublinhada mostra uma substituição inadequada.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ “Sem ter passado por provas da experiência, é muito raro dizer coisa com coisa.” / experientes

    ➥ Provas da experiência - tem o sentido de provas que passamos ao longo da vida. O que se aprende no dia a dia, ao longo da nossa vivência.

    ➥ Provas experientes - as provas é que são experientes.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Parlamento e a assembleia composta pelos membros eleitos denominados parlamentares. quando citamos do parlamento - entendo que ha o sentido de membros eleitos, quando cotamos do parlamentar - entendo que ha referencia a apenas um membro. Nao entendo porque a letra D esta correta
  • A tática do parlamento de tomar tempo com discursos até o fim das sessões não é nova.”/ parlamentar

    PARLAMENTO-CONJUNTO DE PARLAMENTARES

    PARLAMENTAR-UM UNICO

    NAO ENTENDO PORQUE A LETRA E ESTA ERRADA

  • gabarito: B

  • Aos que estão com dúvida, basta substituir a locução adjetiva pelo adjetivo que a alternativa coloca, o único que fica sem sentido no contexto da frase é "experientes". Espero ter ajudado.

  • Erro do Qconcursos na letra E deveria estar sublinhado do parlamento.

  • Vinicius, a palavra "parlamentar" pode assumir 2 significados:

    1) pode referir-se a um políticos, o parlamentar, membro do parlamento (ex.: o parlamentar não foi favorável a essa proposta). Nesse caso, temos um substantivo.

    2) pode ser um adjetivo, usado para qualificar aquilo que é relacionado ao parlamento. Exemplos desse segundo caso:

    A imunidade parlamentar não é absoluta.

    Essa atitude é incompatível com o decoro parlamentar.

    Por esse motivo, tática do parlamento = tática parlamentar

  • Sem ter passado por provas da experiência, é muito raro dizer coisa com coisa.” / experientes

    DA EXPERIÊNCIA: Ter passado por um exame experimental.

    EXPERIENTES: Quem tem experiência, conhecimento técnico em algo.

  • Complemento...

    Em alguns casos a banca trabalha com a noção de Locuções adjetivas. É importante ter em mente algumas para não "vacilar ".

    de abdômen abdominal

    de abelha apícola

    de abutre vulturino

    de alma anímico

    de aluno discente

    de anjo angelical

    de ano anual

    de aranha aracnídeo

    de asno asinino

    de astro sideral

    de baço esplênico

    de bispo episcopal

    de boca bucal ou oral

    de bode hircino

    de boi bovino

    de bronze brônzeo ou êneode

    cabelo capilar

    de cabeça cefálico

    de cabra caprino

    de campo campestre ou rural

    de carneiro arietino.

    Fonte: Só português

  • SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI

  • eliminei as C,D,E e fiquei na letra A eB...

    acho que é a primeira questão que chuto e acerto na vida.

  • Na alternativa da letra B "“Sem ter passado por provas da experiência, é muito raro dizer coisa com coisa.” / experientes",

    seria adequado a substituição: Sem ter passado por provas EXPERIMENTAIS...


ID
3573787
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O conectivo sublinhado nas frases a seguir – da autoria de Machado de Assis – que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    A) “A fantasia é um vidro de cor, um óculo brilhante, porém mentiroso.” / conclusão → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa (=valor semântico de oposição).

    B) “Nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa.” / proporção → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa temporal (=valor semântico de tempo).

    C) “Quando dois corações se querem entender, ainda que falem hebraico, descobrem-se logo um ao outro.” / concessão → CORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva (=valor semântico de concessão).

    D) “Aprofunde mais os corações alheios, se quiser encontrar a verdade.” / causa → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional (=valor semântico de condição).

    E) “Conquanto a credulidade seja eterna, é preciso fazer com ela o que se faz com a moda: variar o feitio.” / tempo → INCORRETO. Temos, em destaque, um pronome demonstrativo e um pronome relativo, eles não possuem valor semântico de tempo e sim são recursos de retomada de algum termo ou ideia.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Essa banca ama conjunções concessivas.

    BOM RELEMBRAR ALGUMAS: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

  • Alternativa C

    As conjunções concessivas indicam que em uma oração se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la.

    Ex: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, apesar de que, nem que...

    Uma dica é substituir por embora, quando restar dúvida! :)

    Bons estudos!

  • aahh onde estou com a minha cabeça, já faz cinco questões, estou invertendo o que diz no enunciado, trocando o "corretamente" pelo valor inadequado, o cerebro não funciona bem quando se passa a noite sem dormir.


ID
3573790
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Você recebeu um relatório do desempenho dos alunos de duas turmas de uma mesma série do seu colégio, conforme a tabela a seguir:

Turma Número de Alunos Média em Matemática (máximo 100)
A 20 80
B 30 72
Total 50 76

Supondo que as informações relativas às turmas A e B isoladamente estão corretas, deduz-se que a média relativa ao total de alunos das duas turmas está

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica por favor!

  • Reposta letra C

    Turma A- 20 alunos, média em matemática 80.

    Turma B 30 alunos, média em matemática 72.

    20×80= 1600

    30×72= 2160

    Assim o total de alunos é 50 pq 20+30= 50

    A média das duas turmas juntas é (1600+2160)/50= 75,2.

    A questão diz que a média é 76 porém a resposta certa é 75,2.

  • Minha contribuição.

    Aqui podemos utilizar a média ponderada para calcular a nota final:

    Média = (20 x 80 + 30 x 72)/(20 + 30)

    Média = 3760/50

    Multiplicamos por 2 o numerador e o denominador para facilitar o cálculo:

    Média = 7520/100

    Média = 75,20

    Resposta: C

    Fonte: Direção

    Abraço!!!

  • Difícil foi entender devido a maneira que foi escrita a questão! Aff


ID
3573793
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Para estimular a venda de sua coleção de cartas de RPG, um rapaz está cobrando R$ 15,00 por cada uma das 10 primeiras cartas vendidas a cada comprador e R$ 7,00 por cada carta que exceder as 10 primeiras. Por exemplo, um comprador que comprar 12 cartas pagará um total de R$ 164,00.

A expressão que permite calcular o valor total, em reais, a ser pago por um comprador que comprar N > 10 cartas é

Alternativas
Comentários
  • N = número de cartas( quantidade total) e não o que exceder.

  • N= número total de cartas

    7N+80.

    se comprar 10 cartas

    7 x 10 + 80 = 150

    se comprar 11 cartas

    7 x 11 + 80 = 157 (ou seja, 7 reais a mais)

    se comprar 12 cartas

    7 x 12 + 80 = 164 (ou seja, 14 reais a mais (2 cartas a mais))

    e assim por diante

  • N>10

    7x10+80=150

    7x11+80= 157

    7x12+80=164 QUE É JUSTAMENTE O VALOR FALADO NA QUESTÃO, QUANDO SE TRATOU EM VENDER 12 CARTAS

  • Considerando número de cartas totais = N

    temos que o número de cartas adicionais = (N - 10)

    Preço total = preço das 10 primeiras cartas + 7 * número de cartas adicionais

    Preço total = 150 + 7 * (N - 10)

    Preço total = 150 + 7N - 70

    Preço total = 80 + 7N

    Gabarito E > Preço total = 7N + 80

  • 15x10 + 7(N-10)

    fazendo a distributiva:

    150 + 7N - 70

    80 + 7N

    Gab: E


ID
3573796
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sentença: “Todas as crianças desta turma gostam de estudar e de brincar.”

Dado que essa sentença é falsa, deduz-se que

Alternativas
Comentários
  • Como a questão aponta que a proposição é falsa, sua negação seria verdadeira.

    Para negar a generalização "todo", basta apontar que "Pelo menos um...", "Algum..." não se enquadra no proposto. Não se nega "todo" com o próprio "todo" nem com "nenhum".

    Por fim, a regra básica de negação de "e", não se nega "e" com o próprio "e". Atente-se que o "nem" é o "e não" disfarçado. Usando a Lei de De Morgan, o conectivo "e" é negado com "ou".

    Assim, "Todas as crianças desta turma gostam de estudar e brincar" tem como negação lógica a proposição "Alguma criança desta turma não gosta de estudar ou não gosta de brinca".

    Alternativa B é a resposta.

  • Assertiva b

    alguma criança desta turma não gosta de estudar ou não gosta de brincar.

  • esqueci de negar o todo
  • Negação do Todo:

    P (pelo menos um)

    E (existe)

    A (algum)

  • ( B )

    Negação do TODO - PEA + NÃO

    Pelo menos um

    Existe algum

    Algum + Não

    A negação do " e" acontece trocando o pelo " ou ".

  • seria um OU exclusivo neste caso?

  • Dá pra fazer por lógica proposicional.

    Fiz assim: Criança -> gosta de estudar E gosta de brincar. (TODA criança GOSTA de Estudar E Gosta de Brincar)

    A negação da condicional é: Criança E NÃO gosta de estudar OU NÃO gosta de brincar.

    Ou seja,TEM criança que NÃO GOSTA DE ESTUDAR ou NÃO GOSTA DE BRINCAR.

    Mantém a primeira parte e nega a segunda parte.

  • "Vamos à questão, a partir do momento que a questão fala, é falsa, é mentira, não é verdade... é porque a questão quer a negação da proposição. Nesse caso não é diferente, ele quer a negação da proposição ligado pela a conjunção 'e', mas só que, temos que negar 'o todo' também porque foi pedido na sentença. Negando o todo, (P.E.A pelo menos um, existe um e algum). Negando o 'e', (ou). Ficando gab B*. Mas por que não pode ser D? Porque na D temos uma conjunção escondida ali, (nem=não+e) por isso não pode ser, porque jamais, em hipótese alguma negaremos uma proposição com os mesmos conectivos".


ID
3573799
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro times de futebol disputaram um torneio onde cada time jogou com cada um dos outros três exatamente uma vez. Cada vitória vale três pontos para o vencedor e nenhum ponto para o perdedor. Empates valem um ponto para cada time.

Ao final do torneio, sobre o número de pontos conquistados pelos quatro times, pode-se deduzir que

Alternativas
Comentários
  • Combinação de 4,2 = (4 x 3) / (2x1) = 6 jogos

    o número máximo de pontos obtidos pelos times acontece se tiver um ganhador em cada partida, portanto 6 jogos x 3 pontos = 18

  • As rodadas serão:

    A . B

    A . C

    A .D

    B . C

    B . D

    C . D

    Imaginando que em todas as partidas houve um vencedor, logo 3pts x 6partidas = 18 pontos.

  • Digamos que o Time1 venceu as três partidas.

    O Time2 só poderia ter vencido duas partidas.

    O Time3 poderia ter vencido uma partida

    E o Time4, nenhuma.

    Ficaria assim:

    Time1 -------> 9 pontos

    Time2 -------> 6 pontos

    Time3 -------> 3 pontos

    Time4 -------> 0 pontos

    9+6+3= 18 pontos


ID
3573802
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um processo seletivo, os candidatos tinham que possuir três características desejáveis A, B e C para ocupar o cargo. Dos 120 candidatos inscritos, todos possuíam pelo menos uma das três características, mas nenhum possuía as três características desejáveis: 52 candidatos não possuíam a característica A, 65 não possuíam a característica B e 47 não possuíam a característica C.
O número de candidatos que possuíam duas das três características desejáveis é 

Alternativas
Comentários
  • A questão pede o número de candidatos que possuíam duas das três características desejáveis, ou seja, a intersecção entre cada um dos conjuntos.

    .

    Dados:

    1) 120 candidatos inscritos, todos possuíam pelo menos uma das três características

    2) nenhum possuía as três características desejáveis

    3) 52 candidatos não possuíam a característica A

    4) 65 não possuíam a característica B 

    5) 47 não possuíam a característica C.

    .

    1) 120 candidatos inscritos, todos possuíam pelo menos uma das três características, então A + B + C + AB + AC + BC = 120

    2) nenhum possuía as três características desejáveis, então intersecção de A, B e C é igual a zero.

    3) 52 candidatos não possuíam a característica A, então B + C + BC = 52

    4) 65 não possuíam a característica B, então A + C + AC = 65

    5) 47 não possuíam a característica C, então A + B + AB = 47

    .

    SOMANDO 3, 4, 5 = 2A + 2B + 2C + AB + AC + BC = 164. Podemos colocar o 2 em evidencia e ficará 2 (A + B + C) + AB + AC + BC =164

    .

    Itém 1 = A + B + C + AB + AC + BC = 120 é o mesmo que A + B + C = 120 - AB - AC - BC

    .

    SUBSTITUINDO

    A + B + C = 120 - AB - AC - BC em 2 (A + B + C) + AB + AC + BC =164

    2 (120 - AB - AC - BC) + AB + AC + BC =164

    AB+ AC + BC = 164 - 240

    AB + AC + BC = 76.

    .

  • Resolução:

    BUC = 52; AUC = 65; AUB = 47

    BC + AC + AB = 164

    Total de inscritos: 120

    164-120 = 44 (uma característica)

    120 - 44 = 76 (duas características)

    Gabarito: A

  • Somando-se todas as possibilidades e subtraindo-se do total = 196 - 120 = 76

  • A+B+C = 120

    Encontramos quanto temos em cada grupo, substituindo os valores dados:

    dado que B+C = 52

    A+ (B+C) = 120

    A+ 52 =120

    A= 68

    dado que A+B = 47

    (A+B)+C = 120

    47 + C =120

    C = 73

    dado que A+C = 65

    B+(A+C) = 120

    B + 65 =120

    B = 55

    Somando a quantidade de cada grupo isoladamente, A=B=C= 68+55+73 = 196 pessoas

    Porém o enunciado diz que o grupo é formado por apenas 120 pessoas, então 196-120 = 76 pessoas que tem duas características

    Espero ter ajudado

  • Eu resolvi da seguinte forma:

    A) 52 candidatos não possuíam a característica A

    120 - 52 = 68

    B) 65 não possuíam a característica B

    120-65 = 55

    C) 47 não possuíam a característica C

    120 - 47 = 73

    Após isso, somei os valores obtidos ( 68+55+73 = 196) menos a quantidade de candidatos ( 196-120 = 76)

    Ao fazer isso, descobri a quantidade de candidatos que possuíam duas das três características desejadas.


ID
3573805
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Alfredo e Marcela são amigos e moram em uma mesma cidade situada em uma região plana. Para ir da casa de Alfredo até a casa de Marcela, deve-se andar três quadras para o Norte e depois uma quadra para Leste.

A linha reta que une as casas desses dois amigos, no sentido da casa de Marcela para a casa de Alfredo, aponta numa direção entre

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • GAB: E

    A LINHA TRANSVERSA ENTRE O SUL E O OESTE É O SUDOESTE, PORÉM DE MODO MAIS CLARO, A LINHA QUE FICA SENDO TRAÇADA NO ESBOÇO DO DESENHO, FICA MAIS INCLINADA PARA BAIXO, OU SEJA, FICA ENTRE O SUDOESTE E O SUL ! FICARIA MAIS FÁCIL COM UM DESENHO ! ESPERO TER AJUDADO !

  • Questão anulada pela banca


ID
3573808
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cliente que pretende comprar um eletrodoméstico tem três cupons de desconto e só pode usar um deles:

• Cupom 1: 10% de desconto para compras acima de R$ 80,00.
• Cupom 2: R$ 20,00 de desconto para compras acima de R$ 150,00.
• Cupom 3: 20% de desconto sobre o valor da compra que exceder R$ 100,00.

Se o eletrodoméstico a ser comprado custa R$ 180,00, o cupom mais vantajoso e o cupom menos vantajoso para o cliente são,respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Cupom 1: 10% de 180 = R$ 162,00

    Cupom 2: 180 - 20 = R$ 160,00

    Cupom 3: 20% de 80 (valor q excede os 100 reais) = 16 reais ..... 180 - 16 = R$ 164,00

    Logo, cupom mais vantajoso é o cupom 2 e o menos vantajoso é o cupom 3. Alternativa B.

  • questão ambígua!?

    ''valor que excede 100''

    pra mim era 20% de 180..

  • Pegadinha do malandro!!!! glu glu ié ié kkkkkkkkk

  • o valor que excede 100 = 80

    20% de 80 = 16, logo no C3= 164,00

    APMBB

  • Pegadinha por cima de pegadinha, por isso que tem mano que sai da prova feliz e depois descobre a realidade.

  • QUESTAO QUE NAO MEDE CONHECIMENTO, LAMENTÁVEL.

  • Devia estar na prova de português!!!!!

  • • Cupom 1: 10% de desconto para compras acima de R$ 80,00.

    180-10/100*180 = 162

    • Cupom 2: R$ 20,00 de desconto para compras acima de R$ 150,00.

    180 - 20 = 160

    • Cupom 3: 20% de desconto sobre o valor da compra que exceder R$ 100,00.

    80-20/100*80 = 64 + 100 = 164

    GAB.: B


ID
3573811
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Walter começou uma viagem quando os ponteiros do relógio estavam juntos entre 9 e 10 horas da manhã e chegou ao seu destino entre 3 e 4 horas da tarde, quando os ponteiros do relógio estavam em posições diametralmente opostas.

A viagem de Walter durou

Alternativas
Comentários
  • Desenha o relógio e tá feita a questão. Simples.

  • GABARITO - D 6h

  • 09h-15h = 6h

  • Desenhei o relógio e bumba, já era. GRUPO PRA PMCE ?. VOU FAZER UM, MANDA MSG NO QC. valeu.

  • Alguém poderia me responder o porquê não se considera os minutos? Se os ponteiros estavam antes entre o 9 e o 10 ou seriam 9:45 ou 8:45?

  • 9:48 ATÉ15:48.

  • COLOCARAM O "ENTRE" SÓ PRA CONFUNDIR

  • como os ponteiros estão diametralmente opostos, necessariamente, os minutos das horas são iguais.

    Então, se Walter viajou 9h10, deve chegar 15h10... se viajou 9h30, vai chegar 15h30...

    Assim, a diferença sempre será de 6Horas

  • A redação ficou ruim ou eu que não soube interpretar, pois não dá pra perceber facilmente que nas duas circunstâncias os ponteiros seriam opostos ?

  • saída: entre 9 e 10 horas da manhã = 9h30

    entrada: entre 3 e 4 horas da tarde = 15h30

    Duração: 15h30 - 9h30 = 6h


ID
3573814
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco amigas foram ao cinema e sentaram em cinco cadeiras consecutivas numeradas de 1 a 5, da esquerda para a direita. Antes de o filme começar, Ana foi comprar pipoca e, ao voltar, Beatriz tinha pulado três cadeiras para a direita e Carla, Dóris e Elisa tinham pulado, cada uma, uma cadeira para a esquerda. A cadeira vazia que sobrou para Ana foi a cadeira de número 1.

Antes de sair para comprar pipoca, Ana estava sentada na cadeira de número 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    Errei, mas depois entendi o raciocínio:

    Para que a Beatriz possa pular três cadeiras para a direita, ela só poderia estar na cadeira 1 ou 2, porque, assim, ela iria para as cadeiras 4 ou 5, respectivamente. Não poderia estar na 3, porque não existe cadeira 6 pra ela ir. Imaginando que ela estivesse na cadeira 1, ela iria para a cadeira 4, as demais meninas pulariam uma da cadeira 4 para a 3, outra da 3 para a 2 e a outra só poderia ir da 2 para 1, ou seja, a cadeira 1 terminaria preenchida por umas das amigas, mas isso não é possível, porque o enunciado diz que a cadeira 1 foi a que sobrou vazia. Assim, a Beatriz só poderia estar na 2, foi para a 5, e as demais foram da 5 para 4, da 4 para a 3 e da 3 para a 2, portanto, Ana só poderia ter estado anteriormente na cadeira 1.

    Não sei se ficou confuso, espero ter ajudado.

  • Posições iniciais: 1 (A) - 2 (B) - 3 (C, D ou E) - 4 (C, D ou E) - 5 (C, D ou E)

    B pulou 3 cadeiras para a direita: saiu da cadeira 2 e foi para a 5.

    C, D, e E pulou, cada uma, uma cadeira para a esquerda: a da 5 foi para a 4, a da 4 foi para a 3, a da 3 foi para a 2.

    A única cadeira que não foi ocupada foi justamente a de Ana, a qual voltou e sentou no mesmo lugar.

    Posições finais: 1 (A) - 2 (C, D ou E) 3 (C, D ou E) - 4 (C, D ou E) - 5 (B)

    Gabarito: A

  • GAB A

    EU ENTENDI ASSIM:

    A B C D E

    A SAIU E B PULOU 3

    C D E B

  • ENUNCIADO: Cinco amigas foram ao cinema e sentaram em cinco cadeiras consecutivas numeradas de 1 a 5, da esquerda para a direita. Antes de o filme começar, Ana foi comprar pipoca e, ao voltar, Beatriz tinha pulado três cadeiras para a direita e Carla, Dóris e Elisa tinham pulado, cada uma, uma cadeira para a esquerda. A cadeira vazia que sobrou para Ana foi a cadeira de número 1.

    Antes de sair para comprar pipoca, Ana estava sentada na cadeira de número.

    Se BEATRIZ pulou 3 cadeiras para a direita, ela só poderia estar na primeira ou segunda cadeira.

    Primeiro teste - Se Beatriz estiver na 1º cadeira, uma das outras amigas (CARLA, DÓRIS ou ELISA - independente da sequencia correta) não conseguirá pular uma cadeira pra esquerda, mas sim duas. -

    Explicando: ANTES DE ANA SAIR - BEATRIZ, PRIMEIRA CADEIRA. PULANDO 3 CADEIRAS IRÁ PARA A QUARTA CADEIRA. Uma das amigas vai ter que pular duas cadeiras, logo essa possibilidade é descartada.

    Segundo teste - Se Beatriz estiver na 2º cadeira, após a mudança ela ficará na última. Dessa forma as outras amigas conseguem pular uma cadeira para a esquerda.

    A única possibilidade de cadeira pra ANA é a primeira cadeira.

  • Demorei mais acertei. Vamossss PMCE2021

  • 1 Cadeira. ficou na sequecia: Ana-Carla-Doris-Elisa GAB [A]

  • provavelmente a Beatriz estivesse na cadeira 1 ou 2. Levando em consideração que as demais pularam a esquerda, ou seja, voltaram uma cadeira, não seria possível que elas estivessem nas cadeiras um ou dois.

  • só pensar que nem a c, nem d, nem e podem sentar na 2. Ou seja, só sobra a b, que vai para a 5, que fica livre pela mudança para a esquerda de c, d, e. Ana sai da 1 e volta para a 1, que continuou fria, sem ninguém para soltar pum nela. Demorei para chegar nessa conclusão, mas, logicamente, cheguei. Raciocínio lógico, quando não há ou vc não sabe a fórmula, é insistir que dá (geralmente). Boa sorte a todos. Costumo resolver matemática e raciocínio lógico primeiro nas provas, pois sei que demorarei mais que as outras matérias. Aí não tem sufoco. Se deixar para o final é correria, nervosismo e embanana tudo. Fica a dica. Tentem.


ID
3573817
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sete livros estão colocados sobre uma prateleira em ordem crescente de preços da esquerda para a direita. Cada livro custa R$ 10,00 a mais do que o livro à sua esquerda. O preço do livro da extremidade direita é a soma dos preços dos dois primeiros livros da esquerda.

Deduz-se que 

Alternativas
Comentários
  • Os valores formam uma PA de razão 10. Ele diz que a7 (o último livro) é igual a a1+a2. só que a7 = a1 + (6.razão) -> a7= a1 + 60 e a2 = a1 + 10. Portanto, devemos ir substituindo:

    a7 = a1 + a2

    a1 + 6x10 = a1 + a1 + 10

    a1 = 50

    GABARITO LETRA C, o livro mais barato (a1) custa 50 reais.

  • LIVRO 1 = X

    LIVRO 2 = X+10

    LIVRO 3 = X + 20

    LIVRO 4 = X+ 30

    LIVRO 5 = X+ 40

    LIVRO 6 = X +50

    LIVRO 7 = X + 60

    O preço do livro da extremidade direita é a soma dos preços dos dois primeiros livros da esquerda.

    livro da extrema direita é o último livro, ou seja, o livro 7 (X+ 60)

    dois primeiros livros da direita livro 1 (X) e livro 2 (X+10)

    Logo,

    x+ 60 = x + x + 10

    x = 50

    Sendo assim, o livro mais barato custa 50 reais. LETRA C

  • Só complementando e corrigindo todas as alternativas:

  • Livro 1= 50

    Livro 2= 60

    Livro 3= 70

    Livro 4= 80

    Livro 5= 90

    Livro 6= 100

    Livro 7= 110

    GAB: C

  • se você pegar o valor de 50 reais e considerar ele como sendo o livro mais barato, a partir da definição dos valores dos demais livros você vai perceber que todas as alternativas estão erradas, concluindo, portanto, que o valor do livro mais barato será 50 reais.

    gab item c

  • GABARITO: C

    1°=50 2°=60 3°=70 4°=80 5°=90 6°=100 7°=110

    O mais barato será o primeiro, logo será 50


ID
3573820
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir:

“Nos novos grupos installados no anno passado, verificou-se mais uma vez a importancia decisiva que tem, para os destinos da instituição, a escolha do diretor.”
(Annuário do Ensino de São Paulo, 1907)

O fragmento destaca o papel desempenhado pelo diretor escolar na condução da tarefa educativa e da gestão escolar. Sobre a função de diretor na condução da gestão escolar, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
3573823
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma escola da rede municipal de Paulínia, os professores, a equipe de gestão, os representantes dos funcionários, os representantes dos pais dos alunos e os líderes do grêmio estudantil estão reunidos. O grupo acaba de iniciar a reflexão para a elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola. Alguns professores sugerem começar o trabalho levantando os conteúdos a serem ensinados em cada série.

O diretor, no entanto, adverte que, considerando a natureza do documento, sua elaboração deve se iniciar 

Alternativas
Comentários
  • Errado não tá

  • GABARITO: D


ID
3573826
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A gestão da escola é um dos fatores intraescolares que podem minimizar o efeito da origem social nos resultados de aprendizagem dos alunos, promovendo a eficácia e a equidade na oferta educacional.

Sobre as estratégias de uma gestão eficaz, considerando o fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. O gestor deve conciliar e manter um ambiente propício para a aprendizagem.
II. O gestor deve envolver os membros da equipe na execução das metas previstas no plano político-pedagógico.
III. O gestor deve centralizar as decisões para que os agentes escolares se sintam incluídos no processo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3573829
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O diretor de uma escola da rede municipal estimulou, como prioridade de seu trabalho, as discussões coletivas sobre a aprendizagem, propondo e debatendo estratégias e acompanhando o processo de avaliação.

O exemplo acima ressalta uma característica da relação entre o trabalho da gestão escolar e a aprendizagem dos alunos.
Assinale a opção que apresenta essa característica.

Alternativas

ID
3573832
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O uso do termo gestão escolar foi, ao longo das últimas décadas, substituindo e ressignificando o conceito de administração escolar nas políticas educacionais.

Essa mudança se relaciona, sobretudo

Alternativas

ID
3573835
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

O diretor de uma escola da rede municipal de Paulínia considera sua gestão bastante democrática. Sempre convoca representantes da comunidade, professores, alunos e funcionários para participarem de reuniões e debates, procurando ouvir suas opiniões sobre temas de interesse da escola. As decisões, porém, são tomadas de forma isolada, quando ele considera apenas suas próprias impressões sobre o tema.

Com base nessa situação hipotética, analise as afirmativas a seguir.

I. A lógica da participação não garante, por si só, a gestão democrática na escola.
II. A participação de todos os segmentos da escola nos processos de discussão e reflexão caracteriza a gestão da unidade como democrática.
III. O processo de gestão democrática não envolve participação nas decisões.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A participação de todos os segmentos da escola nos processos de discussão e reflexão caracteriza a gestão da unidade como democrática.

    Depende a participação, por isso está errada


ID
3573838
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

O processo de gestão democrática, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação _____ de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas construídas _____ para os processos de tomada de decisões e a garantia de acesso _____ às informações aos sujeitos da escola.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

ID
3573841
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assim que o IDEB 2015 foi divulgado, a diretora reuniu os professores de sua escola para conversarem sobre os resultados alcançados, que se encontravam abaixo da meta projetada para o 5º ano.

A diretora iniciou a conversa lembrando que esse resultado expressa 

Alternativas
Comentários
  • um indicador que é calculado a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil e do fluxo escolar – aprovação/reprovação/evasão.


ID
3573844
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O atual Plano Nacional de Educação – PNE propõe, em sua Meta 19, que se “considere, conjuntamente, para a nomeação dos diretores e diretoras de escola, critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como a participação da comunidade escolar”.
(BRASIL, 2014)
É correto considerar que essa proposição

Alternativas
Comentários
  • TRATA-SE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

    Meta 19: assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.


ID
3573847
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os recursos que se originam na esfera federal chegam à escola por meio de programas (Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE), e devem ser aplicados diretamente segundo os fins a que se destinam.

Esses recursos são calculados com base no número de 

Alternativas
Comentários
  • alunos matriculados na escola, conforme apontado no Censo Escolar do ano anterior.


ID
3573850
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

Os professores e a equipe de gestão de uma escola da rede municipal de Paulínia reuniram-se em Conselho de Classe ao final do primeiro bimestre letivo. Além de avaliarem os percursos de aprendizagem dos alunos, os professores analisaram a própria prática. Este exercício envolveu a reflexão sobre avanços e limitações do trabalho pedagógico desenvolvido e proposições para o bimestre seguinte.

A partir da leitura da situação hipotética narrada acima, analise as afirmativas a seguir.

I. O Conselho de Classe é um espaço que proporciona a construção da participação de todos os envolvidos no processo educativo.
II. O Conselho de Classe proporciona o diálogo e a reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico da sala de aula e de toda a escola.
III. O Conselho de Classe pode contribuir para modificar e reorganizar a prática pedagógica.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
3573856
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A instituição e o funcionamento de Conselhos Escolares podem estar relacionados à melhoria da qualidade educacional.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A presença, o acompanhamento e a participação dos pais e da comunidade escolar na gestão da escola são fatores importantes que permeiam a qualidade educacional.
( ) Os Conselhos Escolares, graças ao exercício da democracia, integram os interesses sociais e controlam a coisa pública em nome da direção escolar.
( ) Os Conselhos Escolares podem atuar para a melhoria da escola nas dimensões pedagógicas e administrativas, por meio de uma cultura de participação.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
3573859
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe as três dimensões da educação em direitos humanos às respectivas definições.

I. Conhecimentos e habilidades
II. Valores, atitudes e comportamentos
III. Ações
( ) Desencadeiam atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos.
( ) Desenvolvem valores e fortalecem atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos.
( ) Compreendem os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivam o exercício de habilidades na vida cotidiana.

Assinale a opção que indica a associação correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
3573862
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a situação hipotética a seguir.

Em uma escola municipal, ocorreram situações de discriminação racial, entre alunos adolescentes. O diretor da unidade realizou algumas reuniões com os profissionais da escola para discutir a questão e levantar possíveis ações, além de convidar um professor, que pesquisa sobre o tema, para analisar a questão com colegas.

A respeito do tema apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Como se trata de uma questão relacionada a valores sociais, não cabe à escola abordá-la em sua rotina, devendo delegar a situação à Assistência Social.
II. A condução da situação deve ser revista, uma vez que cabe somente à equipe gestora da escola abordar e encaminhar o assunto.
III. A iniciativa do diretor da unidade escolar está de acordo com as orientações para a educação em direitos humanos na educação básica.

Está correto o que afirma em

Alternativas

ID
3573871
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o fragmento a seguir.

Paula, uma professora recém-concursada para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, questiona o diretor de sua unidade escolar sobre como se realiza a avaliação da aprendizagem na escola. Ele lhe esclarece que, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a avaliação da aprendizagem na escola tem um caráter _____.

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
3573874
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Receita Pública é o conjunto dos recursos econômicos e financeiros previsto no orçamento de um Estado e arrecadado compulsoriamente para fazer face às suas despesas. Pode ser classificada em dois grupos: receitas correntes e receitas de capital.

Classifique cada um dos itens a seguir como exemplo de Receita Corrente (CO) ou de Receita de Capital (CA).
( ) Receita tributária
( ) Receita de serviços
( ) Operações de crédito

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64

    RECEITAS CORRENTES

    RECEITA TRIBUTÁRIA

    RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES

    RECEITA PATRIMONIAL

    RECEITA AGROPECUÁRIA

    RECEITA INDUSTRIAL

    RECEITA DE SERVIÇOS

    TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

    OUTRAS RECEITAS CORRENTES

    RECEITAS DE CAPITAL

    OPERAÇÕES DE CRÉDITO

    ALIENAÇÃO DE BENS

    AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

    OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

  • Me senti uma galinha lendo essa questão KK

  • Correntes: Tributa Con PAIS

    Tributárias

    Contribuições/Compensações financeiras

    Patrimoniais

    Agropecuárias/Aluguel

    Industrial

    Serviços

    +Transferências correntes

    + Outras receitas correntes

    Capital: Opera Ali Amor

    Operações de crédito

    Alienação de bens*

    Amortização de empréstimos

    + Transferências de capital

    + Outras receitas de capital

    *Exceto apreendidos ou caucionados

    Fonte: Prof. Marcel Guimarães

  • Uma galinha bebendo coca... Muito que bem!


ID
3573877
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Quanto aos conteúdos a serem ensinados no Ensino Fundamental, a Constituição Federal/1998

Alternativas

ID
3573880
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

No início do ano, a diretora de uma escola pública municipal, que atende à educação infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental, ao encontrar a mãe de uma aluna, perguntou-lhe se ela havia feito a matrícula da sua outra filha, mais nova. A mãe respondeu que não, pois a criança ainda tinha 4 anos e poderia esperar até o ano seguinte.

Sobre essa situação hipotética, de acordo com a legislação vigente, assinale a opção que apresenta a resposta correta.

Alternativas

ID
3573883
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No início do ano, a direção de uma escola da rede municipal propôs uma reunião com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de reforçar o compromisso da escola com uma importante meta do Plano Municipal de Educação de Paulínia sobre a alfabetização dos alunos.

Considerando a situação hipotética acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Em consonância com o PNE, o PME estabelece que todos os alunos devem estar alfabetizados até o 3º ano do ensino fundamental.
II. O PME de Paulínia diverge do PNE e propõe um prazo maior para a alfabetização: até o final do 5º ano, todas as crianças devem estar alfabetizadas.
III. O PME de Paulínia, para garantir a qualidade do trabalho nas séries iniciais do Ensino Fundamental, prevê o investimento na formação continuada dos profissionais da educação.
Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3573886
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Observe os seguintes indicadores referentes à rede municipal de Paulínia:


Ensino Fundamental, Paulínia – 2014

                        Reprovação     Abandono     Aprovação

Anos iniciais           3,5%             0,2%           96,4%

Anos finais            13,7%             2,4%           84,0%

(Fonte: QEdu, com dados do Censo Escolar)


Para regularizar o Fluxo Escolar, o Plano Municipal de Educação de Paulínia prevê

Alternativas

ID
3573889
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Formalmente, a equipe de gestão organiza a vida do estabelecimento.” (COUSIN, 1998, p. 129)

Entre as muitas tarefas desempenhadas pela equipe responsável pela gestão escolar, encontramos aquelas relacionadas às seguintes dimensões: Administrativa (A), Pedagógica (P) e Comunitária/Contextual (C).

As tarefas apresentadas a seguir foram registradas em um dia de trabalho de um diretor escolar. Classifique-as segundo as três dimensões citadas.
( ) O diretor recebe e analisa os gráficos de resultados dos alunos nas últimas avaliações bimestrais da escola.
( ) O diretor preenche a planilha de demonstrativo de despesas, anexando os orçamentos e as notas fiscais ao documento.
( ) O diretor reúne-se com o Conselho Escolar para planejar a festa de encerramento do ano letivo.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3573892
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A diretora de uma escola da rede municipal está reunida com representantes dos diversos segmentos da escola (professores, funcionários, pais e alunos) para elaborar um Plano de Ação, com o objetivo de diminuir a evasão escolar.

A equipe começou o trabalho discutindo quais são os tópicos que devem estar presentes no Plano de Ação e o que cada um deles deve cobrir.

Nesse sentido, associe corretamente a segunda coluna com a primeira.
1. Metas ou objetivos específicos
2. Ações ou estratégias 
3. Período
4. Responsáveis 

( ) Quando?
( ) O que fazer?
( ) Como fazer?
( ) Quem vai fazer?

Assinale a sequência correta de associações, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3573895
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a função de liderança do Diretor em um processo de gestão democrática na unidade escolar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O diretor deve atuar como mentor do desenvolvimento de novas lideranças.
( ) O diretor deve ser o orientador das diretrizes da escola, mediante a prática da coliderança e da gestão compartilhada.
( ) O diretor deve associar sua liderança à consciência da responsabilidade social da função.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Todas verdadeiras


ID
3573904
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Pensar a função social da educação e da escola implica problematizar a escola que temos, na tentativa de construirmos a escola que queremos”. (DOURADO)
As opções a seguir apresentam possíveis objetivos do trabalho escolar para garantir o cumprimento dessa função, à exceção de uma. Assinale-a

Alternativas

ID
3573907
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A diretora de uma escola da rede municipal resolveu reestruturar todo o processo de Conselho de Classe (CC) que ela havia diagnosticado como ineficiente.

Sobre a organização e a condução de um CC, analise as afirmativas a seguir.

I. O CC deve avaliar as notas e o comportamento dos alunos, bem como refletir sobre os processos pedagógicos e as dificuldades encontradas.
II. O CC deve ter uma pauta para orientar como ele vai ser conduzido e os participantes devem levar suas anotações e registros para análise em conjunto.
III. O CC deve ser um espaço para reorganizar o trabalho pedagógico, avaliando os desempenhos positivos e o que foi feito para alcançá-los.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
3573910
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos objetivos e às metas para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Devem ser disponibilizados recursos didáticos especializados de apoio à aprendizagem nas áreas visual e auditiva.
( ) Devem ser promovidas ações de educação especial sem relação com o mercado de trabalho.
( ) Devem ser assegurados padrões mínimos de infraestrutura das escolas para atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Plano Nacional de Educação

    Educação Especial

    8.3 Objetivos e Metas

    8. Tornar disponíveis, dentro de cinco anos, livros didáticos falados, em braille e em caracteres ampliados, para todos os alunos cegos e para os de visão sub-normal do ensino fundamental.**

    9. Estabelecer, em cinco anos, em parceria com as áreas de assistência social e cultura e com organizações não-governamentais, redes municipais ou intermunicipais para tornar disponíveis aos alunos cegos e aos de visão sub-normal livros de literatura falados, em braille e em caracteres ampliados.

    10. Estabelecer programas para equipar, em cinco anos, as escolas de educação básica e, em dez anos, as de educação superior que atendam educandos surdos e aos de visão sub-normal, com aparelhos de amplificação sonora e outros equipamentos que facilitem a aprendizagem, atendendo-se, prioritariamente, as classes especiais e salas de recursos.**

    11. Implantar, em cinco anos, e generalizar em dez anos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais para os alunos surdos e, sempre que possível, para seus familiares e para o pessoal da unidade escolar, mediante um programa de formação de monitores, em parceria com organizações não-governamentais. **

    12. Em coerência com as metas nº 2, 3 e 4, da educação infantil e metas nº 4.d, 5 e 6, do ensino fundamental:

    a) estabelecer, no primeiro ano de vigência deste plano, os padrões mínimos de infra-estrutura das escolas para o recebimento dos alunos especiais;**

    17. Articular as ações de educação especial e estabelecer mecanismos de cooperação com a política de educação para o trabalho, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, para o desenvolvimento de programas de qualificação profissional para alunos especiais, promovendo sua colocação no mercado de trabalho. Definir condições para a terminalidade para os educandos que não puderem atingir níveis ulteriores de ensino. **

    Alternativa correta: D


ID
3573913
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo avaliativo dos alunos, segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação do conhecimento é um momento pontual e estático.
II. A avaliação da aprendizagem deve abranger o desempenho do aluno, a atuação do professor e a metodologia utilizada.
III. O professor é o responsável exclusivo do processo de avaliação.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • b


ID
3573916
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre os objetivos da educação, segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Paulínia, analise as afirmativas a seguir.
I. O aluno é o sujeito da sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades cognitivas e capacidades reflexivas.
II. O ensino e a aprendizagem devem estar baseados em valores éticos e morais.
III. O educando deve valorizar a diversidade e sentir-se como essencial na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3573919
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características do planejamento por projetos, analise as afirmativas a seguir.
I. Potencializa a articulação entre as diversas áreas de conhecimento, as relações com o cotidiano e o uso de diferentes meios tecnológicos.
II. Possibilita a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre conhecimentos.
III. Exige a formação de um grupo em que as pessoas, cada qual com seus talentos, se relacionam em direção a um objetivo comum.
Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3573922
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os conceitos sobre interação dos conhecimentos disciplinares na escola às respectivas definições.

1. Multidisciplinaridade
2. Pluridisciplinaridade
3. Interdisciplinaridade
( ) Os conhecimentos disciplinares estão no mesmo nível hierárquico e se apresentam de forma estanque, não existindo nenhuma relação e cooperação entre eles.
( ) Os conhecimentos disciplinares estão no mesmo nível hierárquico e existe algum tipo de interação entre eles.
( ) Os conhecimentos disciplinares estão em um mesmo nível hierárquico, existindo cooperação e diálogo entre os referidos conhecimentos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Multidisciplinar - sem nenhuma relação;

    Pluridisciplinar - existe alguma relação entre disciplinas mais ou menos afins;

    Interdisciplinar - há diálogo, trocas, relações entre duas ou mais disciplinas.

    Gabarito B.

    #vousernomeado


ID
3573925
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

As opções a seguir apresentam os desafios da educação segundo o Plano Municipal de Educação de Paulínia, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
3573928
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Meta 10 do Plano Municipal de Educação de Paulínia propõe as seguintes ações:

I. resgatar e criar espaços de atendimento extraclasse por meio das adaptações físicas necessárias;
II. construir novas unidades e contratar pessoal para atender à demanda;
III. estabelecer relações estreitas com os governos estadual e federal e com a iniciativa privada para a obtenção de recursos extras para a etapa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3573931
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os fundamentos para a organização do currículo por competências, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As disciplinas passam a servir como instrumentos para o desenvolvimento dessas competências.
( ) Os conteúdos a serem ensinados estão subordinados à competência a ser desenvolvida.
( ) Os conteúdos têm um fim em si mesmos e devem ser trabalhados apenas em um período letivo.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Última falsa


ID
3573934
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.394/96 – LDB, o ensino é ministrado com base nos princípios listados a seguir, à exceção de um.

Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • condições específicas para o acesso e permanência na escola

  • Gabarito: B

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.           

    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.            

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996. O candidato deve indicar qual assertiva indica incorretamente um princípio da educação. Vejamos:

     Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    • I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
    • II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    • III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; (Alternativa A)
    • IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; (Alternativa E)
    • V - coexistência de públicas e privadas de ensino;
    • VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    • VII - valorização do profissional da educação escolar;
    • VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
    • IX - garantia de padrão de qualidade; (Alternativa C)
    • X - valorização da experiência extraescolar;
    • XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
    • XII - consideração com a diversidade étnico-racial. (Alternativa D)    
    • XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.      
    • XIV - respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.

    A única incorreta é a assertiva "B", pois o inciso I da referida lei, fala em igualdade de condições, e não específicas.

    Gabarito: B

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.


ID
3573937
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei nº 9.394/96 – LDB, a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I. a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
II. a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
III. o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Todas verdadeiras

  • Lei nº 9.394/96 – LDB

    TÍTULO VI – Dos Profissionais da Educação Art. 61.

    Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

    I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;

    II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço; Lei n 43 o 9.394/1996

    III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.