SóProvas



Prova FUNCAB - 2010 - SEJUS-RO - Agente de Atividades Administrativas


ID
325105
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último século, atingimos um elevado nível de riqueza e conforto. Por outro lado, assistimos à lamentável degradação do meio ambiente e às precárias condições em que vivem mais de um bilhão de seres humanos. Atualmente, o desafio para a humanidade é a construção de uma sociedade moderna e sustentável. (Geografia. Escala educacional, edição no 33, outubro de 2010)

Isso significa dizer que:

Alternativas

ID
325108
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Prefeitura de Jaru reforça equipe de combate à Dengue.
Preocupado com a proliferação do mosquito da dengue durante o período das chuvas, o prefeito de Jaru, Jean Carlos dos Santos (PMDB), colocou à disposição da Secretaria de Saúde, 12 agentes para realizar os serviços de fumacê nos bairros de maior incidência do Aedes aegypti , mosquito transmissor da dengue. O primeiro ciclo de fumacê de 2010 teve início na manhã da última quinta-feira...
Além dos trabalhos que estão sendo realizados pelos agentes da Prefeitura, o prefeito Jean Carlos colocou a disposição da Secretaria de Saúde, quatro caminhões para realizar o recolhimento de todos os tipos de lixo acumulados no interior dos quintais das residências. Recentemente a prefeitura de Jaru realizou um grande mutirão de combate à dengue em todas as residências do município e distritos. A ação envolveu 111 agentes de saúde, com apoio da Secretaria de Obras, Educação, Agricultura e Saúde. Os agentes percorreram 100% das residências do município orientando a população sobre os cuidados com o Aedes Aegypti ... A prefeitura de Jaru também distribuiu cerca de 40 mil panfletos, contendo informações como se prevenir do mosquito da dengue. A prefeitura orienta que amelhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
As pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa se forem apresentados os seguintes sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, dor nos ossos e articulações.

Segundo a notícia, a melhor maneira de impedir o avanço da dengue é:

Alternativas

ID
325111
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A exploração madeireira é uma das mais importantes atividades realizadas na Amazônia. Sobre a atuação da maior parte das empresas extrativas de madeira na região, podemos afirmar:

Alternativas

ID
325114
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale o único item que apresenta uma informação correta sobre a economia de Rondônia.

Alternativas

ID
325117
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos servidores que fazem jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • Gaba: C

     

    Art. 68 Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

     

       § 1o  O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

  • A - Errado_Deve optar por um deles

    B - Errado_Não tem % na Lei

    C - Correta

    D - Errado_Cessa com eliminação das condições

    E - Errado_Não tem % na Lei

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).

    O conhecimento exigido diz respeito aos adicionais de periculosidade e insalubridade. Tais adicionais possuem natureza remuneratória em decorrência do trabalho periculoso e nocivo à saúde.

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com os referidos adicionais, passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:

    A) Incorreta: o servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles (art. 68, §1º).

    B) Incorreta: inexiste tal disposição na lei em tela. Contudo, o art. 70 determina que “Na concessão dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade e de periculosidade, serão observadas as situações estabelecidas em legislação específica”.

    C) Correta: o servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles (art. 68, §1º).

    D) Incorreta: não serão incorporados e cessarão com a eliminação das condições ou dos riscos, nos exatos termos do art. 68, §2º “O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão”.

    E) Incorreta: inexiste tal disposição na lei em tela. Contudo, o art. 70 determina que “Na concessão dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade e de periculosidade, serão observadas as situações estabelecidas em legislação específica”.

    GABARITO: C.


ID
325120
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É modalidade de pena disciplinar, nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado deRondônia:

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar 68/92

    Art. 166 - São penalidades disciplinares:

    I - repreensão;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função gratificada;

  • MAIA AS RESOSTA FICOU NA MINHA MENTE QUE ERA ADVESTENCIA

  • No Estatuto dos Servidores de RO não consta ADVERTÊNCIA, mas sim, REPREENSÃO.

    Então, das opções, a única que é penalidade é a DEMISSÃO.


ID
325123
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Areadaptação é forma de provimento de cargo público que consiste:

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Conforme o caput, do artigo 24, da citada lei, "readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    Dispõem o caput, do artigo 25, e o artigo 29, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

    II - no interesse da administração, desde que:

    a) tenha solicitado a reversão;

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;

    c) estável quando na atividade;

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

    e) haja cargo vago.

    (...)

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30."

    Nesse sentido, consoante o caput, do artigo 28, da citada lei, "a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    Por fim, cabe ressaltar que, de acordo com o artigo 30, da citada lei, "o retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado."

    Analisando as alternativas

    À luz do que foi explanado, conclui-se que a readaptação é forma de provimento de cargo público que consiste na investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, nos termos do caput, do artigo 24, da lei 8.112 de 1990.

    Gabarito: letra "d".


ID
325126
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Art 39, § 3º da Constituição Federal aos servidores ocupantes de cargos públicos são garantidos alguns dos direitos sociais previstos no Art 7º com o objetivo de melhoria da sua condição social. É direito do trabalhador que NÃOse aplica aos servidores públicos:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 39, § 3º da Constituição Federal:

    Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir.” 

    O examinador deseja obter a alternativa que não representa um direito do servidor público:

    A- O direito ao repouso semanal remunerado consta no art. 7º, XV da Constituição Federal e está no rol do supratranscrito art. 39, §3º da Constituição Federal. Logo, é um direito do servidor público.

    B- O direito ao salário-família consta no art. 7º, XII da Constituição Federal e está no rol do supratranscrito art. 39, §3º da Constituição Federal. Logo, é um direito do servidor público.

    C- O direito a férias anuais consta no art. 7º, XVII da Constituição Federal e está no rol do supratranscrito art. 39, §3º da Constituição Federal. Logo, é um direito do servidor público.

    D- O direito ao décimo terceiro salário consta no art. 7º, VIII da Constituição Federal e está no rol do supratranscrito art. 39, §3º da Constituição Federal. Logo, é um direito do servidor público.

    E- O direito ao aviso prévio consta no art. 7º, XXI da Constituição Federal e não está no rol do art. 39, §3º da Constituição Federal: “aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei.” Logo, não é um direito do servidor público, tratando-se da resposta da questão.

    GABARITO DA MONITORA: “E”

  • Querido colega concurseiro, boa noite.

    Gabarito: Letra E.

    Conforme mencionado no enunciado da questão, o art. 39 § 3º da Constituição Federal garante alguns dos direitos sociais previstos no art. 7º da CF para integrante de cargo público, conforme texto: "Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir."

    De forma didática, os incisos mencionados no art. 39º da CF estão dispostos abaixo para sua anotação e consulta:

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal;

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

    Considerando tais fatos e as alternativas dispostas na questão, descrevo cada alternativa:

    • Alternativa A) "XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;"
    • Alternativa B) "XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;"
    • Alternativa C) "XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;
    • Alternativa D) "VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;"
    • Alternativa E) Apesar do "aviso prévio" (inciso XXI) existir, ele não é considerado para os integrantes de cargo público.

    É isso!

    Um abraço!

    "Resiliência" - Gaules


ID
325129
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública é regida pelos princípios estabelecidos no Artigo 37 e seus incisos. Quanto à publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta, A

                                                                                         Constituição Federal:


    Art. 37, inciso XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.         

     

    Principío da Impessoalidade, vedando a promoção pessoal de agentes e demais autoridades públicas.

  • GABARITO: A

     

    Constituição Federal:

     

    Art. 37, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • "Não poderão constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem PROMOÇÃO SOCIAL de autoridades ou servidores públicos"?

  • PROMOÇÃO PESSOAL!!!!!! NÃO SEI DA ONDE TIRAM ISSO, É SÓ COPIAR O TEXTO E COLOCAR COMO ALTERNATIVA!
  • Que eu saiba a promoção é PESSOAL e não SOCIAL! afffffffffffffffffffffffffff

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 37, § 1º da Constituição Federal.

    A- Correta. O examinador considerou esta alternativa correta com fulcro no art. 37, § 1º da Constituição Federal: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

    Ora, o dispositivo da Lei Maior se refere à promoção pessoal, e não social. Portanto, apesar de ser este o gabarito oficial, acredito que a questão deveria ter sido anulada, pois a “promoção pessoal” não pode ser considerada como sinônimo de “promoção social.”

    B- Incorreta. Tal identificação não é obrigatória, bem como, nos termos do art. 37, §1º da Constituição Federal, na publicidade das obras não podem constar nomes que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. 

    C- Incorreta. Pode haver divulgação, desde que obedecidos os limites constantes do art. 37, §1º da Constituição Federal.

    D- Incorreta. É exatamente o contrário: a publicidade deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social (art. 37, §1º da Constituição Federal).

    E- Incorreta. Os símbolos e imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos também não são permitidos (art. 37, §1º da Constituição Federal).

    GABARITO OFICIAL: “A”

    GABARITO DA MONITORA: “QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.”

  • Gab. A

    Princ. Da Publicidade

    2 Sentidos :

    1.      Publicidade em órgão oficiais como requisito de eficácia.

    2.      Exigência de transparência na atuação Adm

    Não é absoluto!

    Exceções:

    Dados pessoais(intimidade)

    Informações sigilosas (segurança)

    Princ. da Impessoalidade

    Tem 4 sentidos:

    1. Princ, da finalidade = Interesse Público - O ato deve seguir a finalidade especificada em lei.
    2. Princ. da Igualdade = Isonomia - Atender todos os administrados sem qualquer discriminação.
    3. Vedação à promoção pessoal;
    4. Impedimento e suspeição - Afastar dos processos pessoas impossibilitadas de imparcialidade.


ID
325132
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É condição para a aquisição da estabilidade do servidor público, nos termos da Constituição Federal:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Constituição Federal:

     

    Art. 41, § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

  • CF/88. Art. 168. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, É OBRIGATÓRIA a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    Acrescento o comentário:

     

    Servidor não aprovado em estágio probatório:

     

    --- > Se estável, será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

     

    --- > CF/88. Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    --- > Se o servidor não for estável em outra órgão da Administração Pública, o mesmo será exonerado.

     

    Lei 8.112/90. Art. 34.  A EXONERAÇÃO de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

     

    --- > Quando se tratar de servidor não estável em cargo anterior for inabilitado em Estágio Probatório;

     

    --- > Quando estável não for aprovado na Avaliação de Desempenho;

     

    --- > Quando a Administração verificar excesso com despesa de pessoal;

     

    --- > Quando não entrar em exército no prazo legal;

     

    --- > Quando for Cargo em Comissão.

  • Resumindo, o cara pode ter estudado feito um condenado para passar no concurso e mesmo assim após 3 anos se não for bem na avaliação de desempenho pode se ferrar...

  • A solução objetiva desta questão encontra-se no §4º do art. 41 da CRFB 88, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.    

    §4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.              

    Diante do exposto, nos moldes do diploma constitucional sobredito, dentre as alternativas, a única que se amolda a condição para aquisição da estabilidade é a “D”.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.

    Fonte: CRFB 88.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
325135
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O servidor público responderá civil, penal e administrativamente pelos atos de infração cometidos no exercício de sua atividade. Desta forma, o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia prevê instrumento próprio, destinado a apurar a responsabilidade dos servidores. Qual dos instrumentos abaixo, é destinado a tal função?

Alternativas
Comentários
  • PAD é para apurar RESPONSABILIDADE

    SIDICÂNCIA apura DENÚNCIAS ou IRREGULARIDADES


ID
325138
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É proibido ao servidor público:

Alternativas
Comentários
  • Art. 155 - Ao servidor é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviços;

    V - promover manifestações de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até segundo grau civil;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto as repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de perante até o segundo grau e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de Estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais de repartição em serviço ou atividades particulares;

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    ...

  • Nossa.. questão dada de graça! Alternativas A, B e D você já elimina de cara! Saudades dos tempos em que os concursos eram fáceis assim...


ID
325141
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os servidores públicos do estado de Rondônia que por necessidade do serviço, deixam de gozar os períodos de licença especial, na forma da Lei, ao passarem para a inatividade, terão como garantia:

Alternativas
Comentários
  • A norma que estabelecia a conversão em pecúnia, nessa hipótese, foi declarada inconstitucional pelo STF - ADI 1197. Questão desatualizada.


ID
325144
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de Rondônia garante aos servidores a redução da carga horária de trabalho, nos casos onde haja a comprovação de que sejam responsáveis legais e cuidem diretamente de portadores de necessidades especiais. Nos casos em que a deficiência for considerada irreversível, a concessão será definitiva, ficando o servidor obrigado a comprovar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 22

    § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.

    Resposta Letra C de Cespe rs'

  • Somente a dependencia economica.

  • Art. 22

    § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.

  • É meio lógica: Se a deficiência for considerada irreversível, não tem lógica estar comprovando. Logo, só resta a econômica.

  • ATENÇAO! PGE/RO!

    Constituição Estadual de Rondônia. Art. 22, § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.


ID
325147
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A elaboração de correspondências e atos oficiais deve caraterizar-se pela impessoal idade, clareza, concisão, formalidade e outros atributos. Diz-se que um texto é conciso quando:

Alternativas
Comentários
  • Concisão:  Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.


ID
325150
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

.O texto oficial requer o uso do padrão culto formal da língua. Dentre as frases abaixo, identifique a que NÃO segue esta orientação.

Alternativas
Comentários
  • alguem ??

  • A nível de é informal

  • Alternativa A, faltou a crase no a nível ministerial

  • A decisão foi tomada EM NÍVEL ministerial.

  • É muito comum, principalmente em linguagem informal, a expressão “a nível de”.

    Contudo, seu emprego não é aceito pelos gramáticos, bem como de outra expressão: “em nível de”.

    Na linguagem coloquial, as construções citadas acima têm significado aproximado de outras locuções, como “em âmbito”, “em termos de status”. Contudo, é melhor que o falante use palavras de sentidos indiscutíveis, para que não sofra constrangimentos em determinados ambientes sociais.

    Então, quando for dizer orações do tipo: “Em (A) nível de capital, a Itália está praticamente falida.”, prefira dizer: “A Itália está praticamente falida, pois não tem capital.”

    Porém, o uso de “a nível de” está correto quando a preposição “a” está aliada ao artigo “o” e significa “à mesma altura”:

    a) Não posso dizer que quem mata está ao nível de pessoas que roubam, no que diz respeito às consequências.

    b) Hoje, Florianópolis acordou ao nível do mar.


ID
325153
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ao redigir um documento é preciso que se tenha muito cuidado com o uso de palavras e expressões semelhantes, muito usadas nas correspondências oficiais. O uso inadequado destas palavras ou expressões pode comprometer a clareza e a confiabilidade do conteúdo da informação, suscitando dúvidas quanto ao seu entendimento. Verifique a frase onde a palavra ou expressão foi usada INADEQUADAMENTE.

Alternativas
Comentários
  • as medidas tomadas agradaram aos servidores, pois foram de encontro às reivindicações de todas as categorias.

    Ao encontro= favoráveis

    De encontro= oposição ( contra)

    Então se " as medidas AGRADARAM"... elas foram AO ENCONTRO.


ID
325156
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Alguns princípios devem ser observados na redação oficial. Leia as alternativas abaixo e identifique a que está em DESACORDO com estes princípios.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C esta incompleta


ID
325159
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O endereçamento de uma correspondência para o Governador do Estado estará correto se for redigido da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • A Sua Excelência o Senhor...

    Fé!

  • Essa questão está desatualizada, pois o decreto 9758/2019 faz alteração no novo manual de redação da presidência da república para o pronome de tratamento na esfera executiva que agora é Senhor/Senhora em qualquer cargo, para qualquer cargo na hierarquia. Ou seja, não há mais distinção.


ID
325162
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com a criação do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, este passou a ser adotado como referência nas rotinas de arquivamento de documentos, sendo usado regularmente. Dentre os termos a seguir, um está definido INCORRETAMENTE. Identifique-o.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Acervo - Documentos Documentos de uma entidade produtora entidade produtora ou de uma entidade custodiadora;

     

    Dossiê - Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento;

     

    Índice - Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa, instrumentos de pesquisa acompanhados das referências para sua localização;

     

    Item documental - (1) Menor unidade documental, intelectualmente indivisível, integrante de dossiês ou dossiês processos. (2) Unidade documental fisicamente indivisível. Também chamada peça;

     

    Catálogo - Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou documentos mais fundos, de forma sumária ou analítica.

     

     

    DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística​.

  • Resolução: essa é uma questão de conceitos. É comum que esse tipo de questão seja cobrada, por isso é sempre bom estudar arquivologia com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística perto. Sempre que ver uma questão assim, grife no dicionário. Dessa forma você terá os conceitos que mais caem identificados.

    Todas as alternativas estão compatíveis com os conceitos apresentados pelo DBTA, menos a letra E. Na verdade, o catálogo, segundo o próprio DBTA, é o instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou documentos mais fundos, de forma sumária ou analítica.

    Resposta: E


ID
325165
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Estabeleça a correta correspondência entre a indicação de uso e o ato correspondente.
1. Registro fiel, resumido e claro das ocorrências de uma reunião.
2. Pode ser usada para provimento de cargo público.
3. Estabelece medidas gerais para cumprimento de uma lei.
4. Usado para encaminhamento ou comunicações internas de assuntos rotineiros.

( )Decreto
( ) Portaria
( )Ata
( )Memorando

Asequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Resolução: essa questão trata das espécies documentais. 

    Decreto é uma ordem que vem do chefe do Poder Executivo. Dentro das opções apresentadas, o Decreto pode ser entendido como o documento que estabelece medidas gerais para cumprimento de uma Lei. Afinal, os atos do chefe do Executivo devem estar em completo acordo com as leis. (3) 

    Portaria é o documento por meio do qual o titular do órgão determina providências de caráter administrativo. Esse documento pode ser o provimento de um cargo público. (2).

    Ata é o registro de um acontecimento. (1) 

    Memorando era uma comunicação interna utilizada pela administração pública, mas isso foi mudado pelo novo Manual da Presidência da República, que padronizou as comunicações para o padrão "ofício". (4)

    Resposta: C


ID
325168
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os materiais adquiridos para abastecer os órgãos públicos devem ser estocados:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Almoxarifados: são locais destinados à guarda e à conservação dos itens de material em estoque de uma determinada organização. É essencial que a gestão dos almoxarifados seja eficiente, visando minimizar os custos de armazenamento de estoques, bem como maximizando a qualidade de atendimento aos seus clientes internos à empresa.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  


ID
325171
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na Administração Pública, o documento que contém as normas de funcionamento de determinado órgão público denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D - REGIMENTO

  • GABARITO LETRA D - REGIMENTO

  • Resolução:

    a) Estatuto é a espécie documental que regulamenta as normas da instituição

    b) Convênio é um acordo firmado entre duas partes para um determinado fim.

    c) Resolução é uma espécie documental que regulamenta uma atividade específica.

    d) Regimento é a espécie documental que determina o modo de funcionamento da instituição. Certa.

    e) Regulamento é a espécie documental que descreve como fazer determinada atividade.

    Resposta: D


ID
325174
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia

Está correta a seguinte afirmativa:

Alternativas

ID
325177
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O ofício é um texto proveniente de uma autoridade que consiste em comunicação de qualquer assunto de ordem administrativa, ou estabelecimento de uma ordem. Sobre o ofício, a única afirmativa IMPROCEDENTE é:

Alternativas
Comentários
  • pode ser meio de comunicação interna ou interdepartamental.

    Fé!

  • Acredito que seja o memorando a definição da assertiva B

    memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.

    Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.

  • Questão desatualizada!


ID
325180
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Opinião escrita, dada sobre determinado assunto, fundamentada em ponto de vista a respeito de algum fato, objetivando o esclarecimento de dúvidas; na linguagem jurídica, baseia-se em razões doutrinárias e conclui por uma solução que deve ser aplicada ao caso; é um procedimento administrativo que indica e fundamenta solução para determinado assunto. Tais características são pertinentes ao seguinte ato administrativo:

Alternativas
Comentários
  • Parecer é o ato pelo qual os órgãos consultivos da Administração emitem opinião sobre assuntos técnicos ou jurídicos.

  • Gab (B)

     É ato administrativo por meio do qual se emite opinião de órgão consultivo do Poder Público, sobre assunto de sua competência, sejam assuntos técnicos ou de natureza jurídica, concluindo pela atuação de determinada forma pelo órgão consulente. 

    Não esquecer:

    Parecer Facultativo: abarca a maioria dos casos da rotina da Administração Pública. Nesse caso, o administrador não está obrigado a solicitar a apreciação do órgão jurídico. Caso peça parecer à consultoria jurídica, o administrador não está vinculado ao parecer, podendo decidir de forma diversa, desde que motivadamente. 

    Parecer Obrigatório: é aquele que a lei exige como necessário para a perfeição do ato/procedimento administrativo. Como exemplo, temos o parecer da Lei 8666/96, segundo a qual as minutas de editais de licitação devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica. O fato de o parecer ser obrigatório, não o torna vinculante. 

    Parecer Vinculante: quando a lei estabelece a obrigação de decidir à luz dele e nos seus termos. A manifestação da consultoria jurídica integrará o ato, caso ele venha a ser editado pela Administração. Ao administrador só restam duas opções: ou ele decide nos exatos termos do parecer, ou não decide. 

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!


ID
325183
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando uma autoridade se pronuncia num processo, sobre qualquer negócio, requerimento, auto ou documento, a manifestação expressa por esta autoridade constitui:

Alternativas
Comentários
  • Despacho

    Documento redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para apreciação da autoridade. Pode comunicar uma decisão, ordem ou recomendar o prosseguimento de um processo.

  • Resolução: essa é uma questão de conceitos. É comum que esse tipo de questão seja cobrada, por isso é sempre bom estudar arquivologia com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística perto. Sempre que ver uma questão assim, grife no dicionário. Dessa forma você terá os conceitos que mais caem identificados.

    a) Declaração é uma espécie documental que atesta um fato. Errada.

    b) Convenção é uma espécie documental que faz um acordo sobre algo. Errada.

    c) Despacho é a manifestação de uma autoridade em um processo. Certa.

    d) Exposição de motivos é uma espécie documental que levanta questões para defender determinado assunto. Errada.

    e) Mensagem é uma espécie documental que contém um conteúdo diverso a ser repassado. Errada.

    Resposta: C


ID
325186
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o processo administrativo, apenas uma afirmativa está INCORRETA. Identifique-a.

Alternativas

ID
325189
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia

A análise de documentos é uma das etapas do processo de arquivamento.Os itens abaixo estão relacionados a procedimentos que devem fazer parte desta etapa, COM EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
325192
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O acesso a documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por umprazomáximo de:

Alternativas
Comentários
  • O § 2º do art. 23 da Lei 8159/91- O acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período foi REVOGADO pela LEI nº 12.527 de 2011 . A questão está desatualizada.

    CORRETO: LEI nº 12.527 de 2011

    Art. 4º , III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    Art. 24, § 1º -Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • Questão desatualizada, qconcursos.


ID
325195
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Gestão de Documentos” pode ser definida, corretamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Resolução: segundo o Art. 3º da Lei nº 8.159/91:

    Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Resposta: B

  • Gabarito: B.

    Lei 8.159/91:

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


ID
325198
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Indique a opção em que o nome está registrado INCORRETAMENTE para fins de arquivamento, segundo as regras do método de alfabetização.

Alternativas
Comentários
  • O SOBRENOME dela é Monte Santo. 

  • nao seria Rio, Carmen Del?
  • Resolução:

    A questão não quer a ordem alfabética, e sim a forma incorreta de organizar os nomes.

    Os sobrenomes formados com as palavras Santa, Santo e São não se separam do sobrenome.

    Monte Santo, Marina.

    Resposta: D

  • Sobrenomes formados com as palavras SANTO, SANTA e SÃO, não se separam.

    Ex: Carlos Santo Cristo = SANTO CRISTO, Carlos.


ID
325201
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme suas características, forma e conteúdo, os documentos podem ser classificados segundo o gênero e a natureza do assunto. Quanto à natureza do assunto eles podem ser ostensivos ou sigilosos. Quanto aos documentos considerados sigilosos,marque a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ultrassecreto- Passa 25 anos para depois ser ostensivo

    secreto- Passa 15 anos para depois ser ostensivo

    reservado- Passa 5 anos para depois ser ostensivo

    Ostensivo é documento que pode ser visto por qualquer pessoa

    Assistam às aulas da professora Giovanna Carranza! Muito boas

    e não se escreve "ultra-secreto" porque quando a palavra é formada por um prefixo terminado em vogal e um sufixo que se inicia por r ou s, duplicasse essa letra e não se usa hífen

    exemplo:.

    anti+social= antissocial

    ultra+sonoro= ultrassonoro

    Só faz o impossível, aquele que acredita que é possível, acredite!


ID
325204
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso de métodos de arquivamento apropriados é muito importante para a Organização, pois quem trabalha com documentação deve organizá-la melhor, a fim de recuperá-la com rapidez quando for necessár io. Dentre os métodos de arquivamento classificados como básicos NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A escolha dos métodos de arquivamento depende da natureza do documento e da estrutura da organização.

  • Resolução: o método automático é padronizado, e não básico.

    Resposta: A