SóProvas



Prova IF-PE - 2017 - IF-PE - Arquivista


ID
2305306
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 01 para responder à questão.


TEXTO 01

MÃES SURPREENDEM TORCEDORES UNIFORMIZADOS EM CLÁSSICO EM PE

Jogo entre Sport e Náutico na Arena PE teve iniciativa inédita de combate à violência

Por Daniel Gomes (08/02/2015)


    Escoltados pela Polícia Militar, torcedores organizados chegam à Arena Pernambuco. Enfileiram-se e tiram o ingresso do bolso para passar pelas catracas. Entram no palco da partida e, quando começam a entoar gritos de ordem, se deparam com seguranças de rostos bem conhecidos: suas próprias mães. Foi o que aconteceu antes do clássico entre Sport e Náutico, neste domingo. A ação, inédita, logicamente pegou de surpresa os uniformizados. 

    A iniciativa foi idealizada por uma agência internacional como mais uma medida de combate à violência. Há uma semana, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, cenas lamentáveis foram registradas antes de Sport x Santa Cruz.

  Cerca de 30 mães se dividiram nas seguranças do setor onde são instaladas normalmente as organizadas. Todas elas, na torcida do Sport. Cristyane dos Santos Almeida era uma delas. Mãe de Jonatas Santos da Silva, de 22 anos e membro da principal organizada do Sport.

  - Acho que ele é da Torcida Jovem desde a primeira vez que foi para o campo. Não sei nem quem levou. Ele escondeu de mim durante um bom tempo que era da Torcida Jovem. Só me disse quando já estava maior de idade. Ele já se meteu em algumas fugindo de confusões... Por isso que eu acho válida esta ação.

(GOMES, Daniel. Mães surpreendem torcedores uniformizados em clássico em PE (Adaptado). Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2015/02/maessurpreendem-torcedores-uniformizados-em-classico-em-pe.html>. Acesso em: 08 out. 2016.)

Acerca das estratégias e elementos coesivos do TEXTO 01, considere as afirmações abaixo.

I. A expressão “torcedores organizados” (1º parágrafo) mantém-se sem a necessidade do uso de pronomes pessoais do caso reto.
II. Há uma relação anafórica entre “seguranças de rostos bem conhecidos” e “suas próprias mães” (1º parágrafo).
III. As expressões “a ação” (1º parágrafo) e “a iniciativa” (2º parágrafo) relacionam-se ao mesmo referente.
IV. O pronome relativo “onde” (3º parágrafo) foi utilizado adequadamente, pois refere-se à palavra “setor”, que constitui lugar.
V. O pronome demonstrativo “isso”, presente na última frase do TEXTO 01, se relaciona à presença das mães dos torcedores nos estádios disfarçadas de seguranças.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

Alternativas

ID
2305309
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções” (2º parágrafo), se os vocábulos destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos”, desse modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos.
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores” (6º parágrafo), os termos destacados poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções” sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • I ' ERRADA. Muda o referente e altera o sentido do texto.

    II. ERRADA. "controlar" não precisa estar no plural necessariamente

    III. CORRETA. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    IV. CORRETO. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    V. ERRADA. Tornaria errada gramaticalmente

    "Segundo o artigo, as gestões das emoções depende de três fatores:..."

  • Aos especialistas, minha dúvida:

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

     

    Fazendo a alteração, a frase não deveria receber crase?

     

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com à (estratégia) que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

  • Caro R neto, não há crase, pois essa é vedada após preposição. 

  • questãozinha difícil! Mas ótima para aprender bem sujeito.

  • III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    Em “a estratégia que usavam era muito parecida com que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam”

    MUDOU!

    IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimentotornando-o mais positivo

    MUDARAM!

  • Para responder é só ler até o III


ID
2305312
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.

I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.

II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.

III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.

V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque nao pode ser a letra B?

     

  • Não pode ser a "B", pois o item IV está errado, nele a vírgula esta sendo usada para separar orações subordinadas. 

  • Alguém me explique a proposição l e lll, por favor? Obrigada

  • vamos ao que segue...

     

    I - ERRADA, pois a citação é do autor e não do cientista.

     

    II - CERTO - os dois pontos estão introduzindo uma enumeração.

     

    III - CERTO - pois a vírgula é opcional para adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. 

     

    IV - ERRADO - Nesse caso não é facultativo, pois a retirada da vírgula mudaria o sentido da frase. Passando de uma subordinada adjetiva explicatica para uma restritiva.

     

    V - CERTO - podem ser trocados sem alterar o sentido. 

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraço


ID
2305315
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto.

II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome.

III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente.

IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • A V está errada porque a referência é anafórica e não catafórica!

  • I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto. Existia um conhecimento anterior, que é retomado com uma nova informação. Correto. 

    II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome. Eles= estudantes 

    ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior.

    III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente. Pesquisadores/Estudantes

    IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

    V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”. Errado

    pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.


ID
2305324
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.

TEXTO 05
RECEITA

Tome-se um poeta não cansado,
Uma nuvem de sonho e uma flor,
Três gotas de tristeza, um tom dourado,
Uma veia sangrando de pavor.
Quando a massa já ferve e se retorce
Deita-se a luz dum corpo de mulher,
Duma pitada de morte se reforce,
Que um amor de poeta assim requer.

(SARAMAGO, José. Receita. Disponível em: http://www.avozdapoesia.com.br/obras_ler.php?obra_id=7542. Acesso: 04 out. 2016.)

A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que

Alternativas
Comentários
  • Texto injuntivo tem como exemplo uma recita de bolo, um manual de instruções. E a metáfora que o autor utiliza é de como se fazer um poema. Porém não se pode afirmar que eleé pragmático.

    Gabarito letra E

  • odeio interpretação de poema! ter que advinhar oq o poeta pensou é uó


ID
2305327
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 06 para responder à questão.

TEXTO 06
BOB DYLAN VENCE NOBEL DE LITERATURA

  O prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ele ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana, anunciou hoje (13) a Academia Sueca. Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 - compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
  Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
  Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.
  Em 2012 Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Autor não informado. Bob Dylan vence Nobel de Literatura (Adaptado). NE 10 – Portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Disponível em: <http://entretenimento.ne10.uol.com.br/literatura/noticia/2016/10/13/bob-dylan-vence-nobel-de-literatura- 642412.php>. Acesso: 15 out. 2016.

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito a relação entre os termos é catafórica, pois o trecho "uma de suas principais canções" refere-se ao próximo termo "Like a Rolling Stones" e se está depois logo a menção é catafórica.

  • concordo com Lucas. Pensei a mesma coisa. 

  • ​a)​ Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

    b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. ​​correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

    c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. ​Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.​

    d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. ​A ênfase é dada na idade.

    e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. ​"Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.

     

    Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...​

  • Lucas, entendo que seria catafórica se estivesse mencionando à canção. No entanto o termo "suas" é um pronome possessivo que remete às canções ao cantor.

  • Alguém sabe dizer se essa resposta é do gabarito oficial, se não houve alteração de gabarito? Eu penso igual ao Lucas Rangel.

  • Pq a letra C está errada?

  • letra C é coesão referencial, pois apesar do "hoje" normalmente ser abstrato, neste caso foi identificado pelo "(13)".

    Para mim, a letra E estaria certa, pois o "se" se refere ao cantor "O cantor voltou-se ao...", havendo substituição de "cantor" por "se".

     

  • LETRA B

    ->No trecho “Uma de suas principais canções” (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto.

    Sua não se refere a canção , se refere ao Bob. Por isso é anafórica mesmo.

  • Gabarito B.

    Ótima explicação da colega Priscilla Marcelle.

  • Inacreditável esse gabarito! Essa banca não tem lógica alguma! É marcar a mais absurda para tentar acertar!


ID
2305333
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 08 para responder à questão.

TEXTO 08
UMA ESPERANÇA

    Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.
    Houve um grito abafado de um de meus filhos:
  - Uma esperança! E na parede, bem em cima de sua cadeira!
    Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
[...]

(LISPECTOR, Clarice. Uma esperança (trecho). In: Felicidade Clandestina (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2009.) 

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adversativa

    II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Concessivas

    III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessivas

    IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Consecutiva

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformativas

  • III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.

    CONCESSIVAS: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, PIOR QUE, APESAR DE QUE, POR MAIS QUE, SE BEM QUE, CONQUANTO, DADO QUE, NÃO OBSTANTE, MALGRADO, NEM QUE

     

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

    CONFORMATIVAS: SENGUNDO, COMO, CONFORME, CONSOANTE

     

  • GABARITO B

    ATENÇÃO : Pessoal, cuidado com a conjunção "e". Ela pode ser ADITIVA ou ADVERSATIVA. NUNCA deixem de analisar o contexto. Vejam que na frase "A esperança não deveria ter pousado e pousou.", uma coisa não deveria ter acontecido MAS aconteceu. A esperança não deveria ter pousado MAS pousou. Conseguem ver a ideia contrária? Então sempre analisem a questão.

    bons estudos

  • Alguém explica o erro do IV, por favor!

  • Bárbara Fonsêca, a IV é uma conjunção consecutiva.


ID
2312740
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos permanentes são aqueles que custodiam os documentos no seu último ciclo de vida, aqueles que perderam sua serventia administrativa, mas que pelo seu valor secundário não podem ser destruídos. No contexto arquivístico, esse tipo de arquivo também é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005):

     arquivo permanente
    1 Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.
    2 Arquivo(2) responsável pelo arquivo permanente(1). Também chamado de arquivo histórico

  • LETRA E -  Arquivo histórico

     

    "O arquivo permanente são documentos que perderam seu valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico. Estes são arquivos históricos, nessa fase os documentos são arquivados".

  • Gabarito E.

     

    Teoria das três idades:

     

    1) Corrente -> valor primário

    2) Internediário -> valor primário

    3) Permanente -> valor secundário

  • Arquivo morto ainda pega muita gente...
  •  

    Esquema mnemônico

    Ø corrente → corre → tramita (consulta frequente)

    Ø intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)

    Ø permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)>> gabarito letra E


    Obs.: Segundo Marilena Leite Paes, as 3 idades são complementares. Cada uma delas “corresponde a uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada”.

    > Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.

    > Arquivo(2) responsável pelo arquivo permanente(1). Também chamado de arquivo histórico

    RESUMÃO DAS 3 IDADES >> CIP


    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário. 




    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário. 



    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    >> A teoria das três idades considera o valor PRIMÁRIO, ADMINISTRATIVO OU FUNCIONAL dos documentos como principal elemento para a definição das idades documentais, POIS REFERE-SE AO VALOR QUE O DOCUMENTO APRESENTA PARA O FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO. È O VALOR PELO QUAL O DOCUMENTO FOI CRIADA E POR ISSO ESTÁ PRESENTE EM TODO DOCUMENTO QUANDO DE SUA CRIAÇÃO.

  • Acertei a questão, porém devemos ficar esperto em relação ao termo "ARQUIVO MORTO". Para a arquivologia atual esse termo nao é mais utilizado, portanto se vier uma questão falando nesse termo considera-se ERRADO a alternativa.


    O que pode dar problema é que algumas bancas ainda cobram esse termo, logo dificultam a vida do estudante. CUIDADO.


    Cespe, FCC e outras bandas renomadas ja aboliram o termo "arquivo morto".

    Outras bancas pequenas ainda consideram o termo.


ID
2312743
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Schellenberg, a Revolução Francesa foi um marco histórico importante para a Arquivologia, pois


I. Criou uma administração Nacional e independente dos arquivos.

II. Foram destruídos muitos documentos sem relevância, diminuindo a massa documental.

III. Reconheceu a responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos.

IV. Estabeleceu a teoria das três idades.

V. Proclamou o princípio de acesso do público aos arquivos.


Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Francesa (1789-1799) contribuiu bastante para a Arquivística, pois durante o movimento, os camponeses ficaram divididos em 2 grupos. De um lado, que queriam destruir os documentos referentes ao antigo regime, com o objetivo de "apagar" as más lembranças desta odiada época. Enquanto a outra parte, desejava organizar e conservar os documentos em um arquivo para levar as informações às gerações futuras.Diante disso, criou-se o primeiro Arquivo Nacional do mundo, o Archive Nationale de Paris. Segundo Schellenberg, nele deveria ser guardados os documentos da Nova França, documentos estes que traduziam suas conquistas e mostravam suas glórias.

    Este reconhecimento de guarda e não de destruição resultou em três importantes realizações no campo arquivístico:

    a) Criação de uma administração nacional e independente dos arquivos;

    b) Proclamação do princípio de acesso do público aos arquivos;

    c) Reconhecimento da responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos de valor, do passado.

     

    Referência

    SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 6.ed, Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006. 

  • Vamos analisar item a item para descobrir quais estão corretos:

    I - Correto. Com a Revolução Francesa foi desenvolvido o conceito de um Estado de Direito, ou seja, de que os governantes deveriam servir aos cidadãos. Para tal, os cidadãos deveriam ter acesso às informações, que se encontravam nos arquivos. Então, os arquivos deveriam ter uma administração independente, para servir à transparência institucional.

    II - Incorreto. Não há registros na história de destruição de documentos irrelevantes, mas sim de sua organização e gestão.

    III - Correto. Como o Estado deveria servir ao público, também era seu dever garantir os direitos do cidadão, inclusive o de acesso à informações públicas. Este é um direito positivo, ou de segunda geração.

    IV - Incorreto. A Teoria das Três Idades foi desenvolvida por Schellenberg, no período pós-II Gerra.

    V - Correto. Tendo o Estado o dever de garantir o acesso público às informações, todos os cidadãos tinham o direito de conhecer dos documentos para ser capaz de tomar decisões sobre o governo.

    Portanto está incorreto o que se afirma nos itens II e IV.

    Gabarito do professor: Letra "D"

ID
2312746
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da Tabela de Temporalidade, analise as proposições a seguir.


I. A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de classificação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.

II. A metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se nas funções e atividades desempenhadas pelos órgãos públicos, tomando-se por base o conteúdo da informação contida nos documentos.

III. Os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-meio.


Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B:

    I- Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos.

    II- Correto

    III- Para que a tabela seja elaborada, os órgãos devem indicar uma Comissão Permanente de Avaliação .A tabela de temporalidade contém as atividades-meio e atividades-fim de cada órgão e se destina a definir o tempo de uso e o destino dos documentos relativas as atividades específicas.


ID
2312749
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das linguagens documentárias, utilizadas na organização da informação arquivística, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As linguagens documentárias são linguagens artificialmente construídas para “traduzir” conteúdos documentais. Em outras palavras, é um conjunto de termos utilizados para representar os assuntos tratados nos documentos, com o objetivo de auxiliar na busca e recuperação da informação por parte do usuário.

    Sendo assim, considerando a afirmação acima, a unica alternativa que não se "encaixa" na situação é a utilização delas para as atividades de classificação a avaliação de documentos.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Método Ideográfico Numérico Unitermo - indexação coordenada.


    - no método Ideográfico de arquivamento, o primeiro passo a se tomar é identificar o assunto do documento.

    Os documentos são numerados conforme a sua entrada ou produção na instituição (critério cronológico).

    Uma vez numerado, nós identificaremos palavras-chaves daquele documento (descritores) em uma ficha índice (indexação)

    palavras estas que servirão de ferramenta de pesquisa

     

    Tesauro: Vocabulário controlado que reúne termos derivados da linguagem natural, normalizados e preferenciais,

    agrupados por afinidade semântica, com indicação de relações de equivalência, hierárquicas, partitivas,

    de negação e funcionais estabelecidas entre eles.

     

    instrumentos de pesquisa

     

    Guia: Seu principal propósito é orientar os usuários a respeito dos fundos integrantes do acervo do arquivo permanente.

    É o instrumento de pesquisa mais abrangente, quer pela sua linguagem de fácil acesso, quer pela visão do conjunto
    total dos “serviços arquivísticos” disponíveis. É o primeiro instrumento que deve ser produzido.É O MAIS SUCINTO!

     


    Inventário: Descreve a composição do fundo, ou parte dele, relacionando os documentos que ali se encontram.

     


    Catálogo: Descreve cada um dos documentos que compõem o arquivo, individualmente, de forma reduzida ou pormenorizada (analítica).

     


    Repertório: Descreve detalhadamente documentos previamente selecionados, segundo critérios temáticos, cronológicos, geográficos, entre outros

     

     

    código de classificação de documentos -   instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido

    ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades

     

    - é a partir do código de classificação (que permite a correta identificação da infinidade de documentos que passam pela instituição)

    que conseguiremos utilizar adequadamente a tabela de temporalidade

     

     plano de classificação -  responsável por orientar  como proceder na execução

     

    CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA

     

    1- Arquivo Especial: Depende do  suportes

     A forma como a informação é armazenada varia bastante. Podem ser fotografias, discos, fitas, microfilmes, disquetes

    Merecem tratamento especial em seu armazenamento, bem como em seu registro, controle e conservação.

     


    - Arquivo Especializado: Não tem absolutamente nada a ver com o outro arquivo (que nem vou escrever o nome para você não ficar com ele na cabeça).  Chama-se de arquivo especializado aquele que possui sob sua custódia documentos oriundos de um campo específico da ciência humana. Só com exemplo mesmo: arquivos médicos, arquivos de engenharia, arquivos de direito...
     

  • Gabarito: Alternativa C


ID
2312752
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia

Assinale V para as questões Verdadeiras e F para as questões Falsas


( ) Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e histórica.

( ) A origem da Diplomática está ligada à questão da falsificação e das relações comerciais desenvolvidas na idade média.

( ) Documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, consequencia, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico.

( ) O objeto da tipologia é a lógica orgânica dos conjuntos documentais.

( ) A espécie torna-se tipo quando agregamos a sua gênese, a atividade/função/razão funcional que lhe gera a aplicação de uma actio em uma conscriptio (a espécie). 

Alternativas

ID
2312755
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A difusão cultural, em arquivos, tem como objetivo a implementação de um programa sistemático visando aproximar o público em geral, com o intuito de dar acesso à informação e fomentar a criação de conhecimentos. Nesse contexto, qual das afirmações abaixo, não se enquadra nessa perspectiva.

Alternativas

ID
2312758
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir.


I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.

II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio de documentos em qualquer unidade de informação.

III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração pública.

IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização, preservação e gestão de documentos.

V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.


Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C


    LEI Nº 6.546, DE 4 DE JULHO DE 1978 (Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo)

    Art. 2º - São atribuições dos Arquivistas:

    I - planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo;

    II - planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;

    III - planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;

    IV - planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;

    V - planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos;

    VI - orientação do planejamento da automação aplicada aos arquivos;

    VII - orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos;

    VIII - orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;

    IX - promoção de medidas necessárias à conservação de documentos;

    X - elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos;

    XI - assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa;

    XII - desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.




ID
2312761
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: avaliação
    Processo de análise de documentos de arquivo(1), que estabelece os prazos de guarda e a
    destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Ver também comissão de avaliação.

     

    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005)

  • a) A gestão de documentos visa à reprodução dos documentos em cópias para garantia de preservação de conteúdo em casos inesperados. (Incorreto, a gestão de documento visa evitar a proliferação de documentos inúteis e duplicados).

     

     b) O principal objetivo da gestão de documentos é a eliminação de documentos de valor secundário(Incorreto, o valor secundário, que são os arquivos permanentes, tem como objetivo preservação desses documentos devido ao valor histórico).

     

     c) A classificação pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer um modelo hierárquico, por assunto, nos documentos secundários. (Incorreto, não existe essa fase na gestão de documentos, e sim a avaliação qie visa estabelecer os prazos de guarda, determinando o que serão arquivados e os que devem ser eliminados).

     

     d) A avaliação de documentos de arquivo é uma etapa decisiva no processo de implantação de políticas de gestão de documentos, pois possibilita a eliminação criteriosa de documentos. (Correto, a avaliação de documentos é fase mais complexa, desenvolve-se uma análise e avaliação dos documentos acumulados, determinando quais serão arquivados e quais serão eliminado).

     

    e) A gestão de documentos possibilita a descrição dos acervos documentais. (Incorreto, a gestão de documentos possibilita otimizar, evitar-se proliferação de documentos inúteis, elaboração de normas de acesso).

  • Vamos analisar item a item para encontrar o correto:

    A) A gestão de documentos tem por finalidade o controle do fluxo de documentos institucionais, desde sua produção até sua destinação. Portanto está incorreto.

    B) O principal objetivo da gestão de documentos é evitar a proliferação desnecessária de documentos, não compromete só a eficiência administrativa, como facilita a o descontrole sobre a disseminação e a perda da informação. Portanto está incorreto.

    C) A classificação consiste em organizar logicamente os documentos segundo critério preestabelecido, que pode ser o temático (por assunto), funcional (por atividade) ou estrutural (estrutura da instituição). Portanto está incorreto.

    D) A avaliação tem a finalidade de determinar quais documentos são ou não importantes para a instituição ou para a comunidade onde está inserida. Sendo assim, é uma peça chave para a gestão de documentos, pois possibilita não somente a destruição do documento sem perda de informação importante, como também diz à instituição quais atividades são fundamentais para a sua missão. Portanto está correto.

    E) A descrição é uma atividade típica dos arquivos permanentes, ou seja, é realizada naqueles documentos que já não possuem valor administrativos. Documentos sem valor administrativo não são objeto de ação da gestão de documentos. Portanto está incorreto.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • PARA DAR A DESTINAÇÃO FINAL (APÓS PASSAR PELA FASE CORRENTE E INTERMEDIÁRIA),

    DEVE-SE PROCEDER À AVALIAÇÃO - CONFORME A TABELA DE TEMPORALIDADE E O PLANO / CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO

    PARA ELIMINÁ-LO ou ARQUIVÁLO DEFINITIVAMEMTE NO ARQUIVO PERMANENTE, CASO TENHA ADQUIRIDO VALOR SECUNDÁRIO

    (HISTÓRICO, PROBATÓRIO)

  • Um adendo ao comentário da colega Ana Cruz, na alternativa E, a descrição é uma atividade dos arquivos permanentes. A gestão de documentos se refere aos arquivos correntes e intermediários, o que invalida a alternativa E.

  • GABARITO: LETRA D

    De acordo com o art. 3o da Lei no 8.159/1991, gestão de documentos é “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

    A gestão cobre toda a vida do documento, desde a sua produção (nascimento) até a sua destinação final (eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente). Portanto, ela abrange todas as atividades (rotinas) inerentes às idades “corrente e intermediária”.

    São consideradas atividades de gestão de documentos: inspeção, avaliação, destinação, eliminação, entre outras.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.


ID
2312764
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à NOBRADE, assinale V para a alternativa Verdadeira e F para a Falsa.


( ) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G) e ISAAR (CPF);

( ) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária;

( ) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF);

( ) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição;

( ) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel. 

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar item a item considerando os conhecimentos sobre a NOBRADE:

    I - Falso. A ISAD (G) e ISAAR (CPF) são normas editadas pelo Conselho Internacional de Arquivos - CIA, de caráter padrão, e que servem como base para que os países membros editem suas próprias normas. Sendo assim, a NOBRADE não é uma tradução, mas sim uma norma própria, elaborada tendo como base a ISAD (G) e com observância ao contexto e realidade arquivística brasileiras, que é onde deve ser aplicada.

    II - Verdadeiro. A descrição de documentos é uma atividade típica dos arquivos permanentes, tendo em vista que seu objetivo maior facilitar o acesso do usuário (que aqui é um publico mais amplo e heterogêneo). Nos arquivos corrente e intermediário não há necessidade de descrição, visto que o público interessado é íntimo das informações necessitadas. Contudo, caso atenda aos interesses, necessidades ou conveniências da instituição, não há nada que proíba a descrição de documentos de ser realizada nas fases corrente e intermediária, incluindo a utilização da NOBRADE para tal.

    III - Falso. Como dito no item anterior, a NOBRADE foi elaborada tendo como base a ISAD (G), e orientada para o contexto e a realidade arquivística do Brasil. Portanto ela não somente é, como deve ser compatível com essas normas internacionais.

    IV - Falso. A NOBRADE prevê a existência de até oito áreas de descrição, compreendidas em 28 elementos de descrição.

    V - Falso. A NOBRADE deve ser utilizada para todos os documentos que compõem o arquivo institucional, independente do suporte, formato, gênero ou qualquer outra característica.

    Portanto a sequência correta é: F, V, F, F, F

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • ( ) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G) e ISAAR (CPF); Não é tradução, e sim uma adaptação..

    ( ) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária; certo

    ( ) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF); É compatível sim

    ( ) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição; São 28 elementos de descrição

    ( ) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel. Qualquer suporte

  • Quanto ao item V:

     

    NOBRADE, página 19:

    "Esta Norma deve ser aplicada à descrição de QUALQUER DOCUMENTO, INDEPENDENTEMENTE DE SEU SUPORTE OU GÊNERO. Informações específicas para determinados gêneros de documentos podem e devem, sempre que necessário, ser acrescidas."

     

     


ID
2312767
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, sequencialmente:

Alternativas
Comentários
  • A resposta para esta questão pode ser encontrada no documento COMO FAZER ANÁLISE DIPLOMÁTICA E ANÁLISE TIPOLÓGICA DE DOCUMENTO DE ARQUIVO. Nele, o autor oferece um passo a passo para realizar as atividades descritas.

    Segundo o documento, para a identificação diplomática deve-se identificar, sequencialmente:

    1) a sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade;
    2) a datação (datas tópica e cronológica);
    3) a sua origem/proveniência;
    4) a transmissão/tradição documental;
    5) a fixação do texto

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Para os não assinantes resposta do prof daqui do qconcursos

     Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

    A resposta para esta questão pode ser encontrada no documento "COMO FAZER ANÁLISE DIPLOMÁTICA E ANÁLISE TIPOLÓGICA DE DOCUMENTO DE ARQUIVO de heloisa liberalli belloto" (). Nele, o autor oferece um passo a passo para realizar as atividades descritas.

    Segundo o documento, para a identificação diplomática deve-se identificar, sequencialmente:

    1) a sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade; 

    2) a datação (datas tópica e cronológica); 

    3) a sua origem/proveniência; 

    4) a transmissão/tradição documental; 

    5) a fixação do texto

    Gabarito do professor: Letra "A"


ID
2312770
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao método de desinfestação por anóxia, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D)

    Para saber mais sobre a desinfestação por anoxia:

    A desinfestação com recurso a produtos químicos revelou-se nociva para as espécies bibliográficas, para o Homem e para o ambiente, tornando premente a descoberta de alternativas.

    A investigação e desenvolvimento de técnicas de desinfestação por meio de atmosferas modificadas desenvolveu-se a partir de meados do século XX, em produtos alimentares armazenados, estendendo-se, posteriormente, a bens culturais. A aprovação em 1980 da utilização do azoto e do dióxido de carbono para o controlo de pragas em produtos alimentares, pelo governo americano, abriu caminho à investigação desta metodologia e à sua aplicação noutras áreas, especificamente no âmbito da cultura.

    A utilização de atmosferas com elevada concentração de dióxido de carbono, eficientes em projectos de larga escala, mostrou-se problemática em termos da sua aplicabilidade a produtos culturais.

    Este facto, promoveu novos estudos tendo-se chegado à conclusão que era preferível a utilização de azoto associado à redução dos níveis de oxigénio (numa percentagem inferior a 0,5%), por ser mais fácil de controlar em operações de pequena escala

    As décadas de 1980/90 ficaram marcadas pela experimentação e afinação do método e pela proliferação de instituições que, um pouco por todo o mundo, recorriam a este método especificamente museus, bibliotecas e arquivos. Em concreto o método elimina os insectos por desidratação e asfixia.

    A colecção, peça de museu ou outro bem a ser sujeito a tratamento, é isolado numa câmara ou bolha, produzida em PVC, polietileno (PE) ou politetrafluoretileno (PTFE), à qual é retirada todo o oxigénio e introduzido, em sua substituição um gás inerte, neste caso o azoto.

    Uma das particularidades deste método é que tem que haver uma monitorização constante dos níveis de oxigénio dentro da câmara de modo a que nunca exceda os 0,3%.

    São igualmente controlados durante todo o tratamento a pressão, a temperatura e os níveis de humidade relativa dentro da câmara.

    Este tipo de tratamento é aconselhável tanto em pequenas infestações, localizadas, como em infestações em estado mais avançado.

    A literatura da especialidade dá testemunho da evolução desta tecnologia e do seu sucesso.

    Este tipo de tratamento não é eficaz na eliminação de parasitas anaeróbicos.

     

  • A desinfestação por atmosfera anóxia é um método de erradicação de pragas sem a utilização de quaisquer produtos químicos. Utilizado no Brasil, EUA e Eslovênia, consiste em colocar o material contaminado por pragas (no nosso caso específico, os documentos de arquivo) em uma câmara isolada, onde será retirado todo o oxigênio presente, ocasionando a falência dos microrganismos por asfixia. Em níveis mais sofisticados de sua aplicação, há ainda o controle de umidade e temperatura no interior da câmara, ou mesmo a substituição do oxigênio por outro gás, este inerte.

    A letra A não informa tratamento adequado aos documentos, uma vez que a alteração brusca de temperatura não é recomendada para sua conservação em virtude de danificar sua estrutura.

    A letra B fala da técnica de congelamento, também utilizada para combater a ação e proliferação de pragas, reservados os devidos cuidados caso a caso.

    A letra C fala da técnica de fumigação, que consiste na utilização de produtos químicos gasosos para o combate à ação de pragas. Vale lembrar que esta técnica era a mais comum, por ser mais rápida e menos custosa, até ser desaconselhada pelo Conselho Nacional de Arquivos, pois os produtos utilizados também danificavam os documentos a médio e longo prazos.

    A letra E fala de produtos muito utilizados para o combate à pragas, até a década de 80, quando a literatura especializada passou a recomendar o combate em ambientes isolados (câmaras fechadas). Esses produtos eram aplicados diretamente sobre os documentos, e não somente eliminava as pragas como também impediam a formação de novas colônias. Contudo, em estudos posteriores, foi constatado que a exposição frequente de pessoas a eles provoca o aumento de riscos de tumores, leucemia e outros cânceres, além de alterar os cromossomos e afetar os sistemas reprodutivos.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • A desinfestação por atmosfera anóxia é um método de erradicação de pragas sem a utilização de quaisquer produtos químicos. Utilizado no Brasil, EUA e Eslovênia, consiste em colocar o material contaminado por pragas (no nosso caso específico, os documentos de arquivo) em uma câmara isolada, onde será retirado todo o oxigênio presente, ocasionando a falência dos microrganismos por asfixia. Em níveis mais sofisticados de sua aplicação, há ainda o controle de umidade e temperatura no interior da câmara, ou mesmo a substituição do oxigênio por outro gás, este inerte.

    A letra A não informa tratamento adequado aos documentos, uma vez que a alteração brusca de temperatura não é recomendada para sua conservação em virtude de danificar sua estrutura.

    A letra B fala da técnica de congelamento, também utilizada para combater a ação e proliferação de pragas, reservados os devidos cuidados caso a caso.

    A letra C fala da técnica de fumigação, que consiste na utilização de produtos químicos gasosos para o combate à ação de pragas. Vale lembrar que esta técnica era a mais comum, por ser mais rápida e menos custosa, até ser desaconselhada pelo Conselho Nacional de Arquivos, pois os produtos utilizados também danificavam os documentos a médio e longo prazos.

    A letra E fala de produtos muito utilizados para o combate à pragas, até a década de 80, quando a literatura especializada passou a recomendar o combate em ambientes isolados (câmaras fechadas). Esses produtos eram aplicados diretamente sobre os documentos, e não somente eliminava as pragas como também impediam a formação de novas colônias. Contudo, em estudos posteriores, foi constatado que a exposição frequente de pessoas a eles provoca o aumento de riscos de tumores, leucemia e outros cânceres, além de alterar os cromossomos e afetar os sistemas reprodutivos.

    Gabarito do professor: Letra "D"

ID
2312773
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo a ISAD(G), a área de contextualização é composta por:

Alternativas
Comentários
  • ISAD (G) é uma norma geral internacional a ser observada pelos países membros do Conselho Internacional de Arquivos - CIA - ao desenvolverem suas próprias normas de descrição.

    Em sua área de contextualização, de observância obrigatória, estão os elementos: nome do produtor, história administrativa / biografia, história arquivística e procedência.

    A data é elemento de descrição da área de identificação.

    Os instrumentos de pesquisa são elementos da área de condições de acesso e uso.

    As características gerais do documento é elemento da área de condições de acesso e uso.

    A existência e localização de originais é elemento da área de fontes relacionadas.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • Gabarito letra E


    ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO

    -Nome(s) do(s) produtor(es)

    -História administrativa/Biografia

    -História arquivística

    -Procedência 


    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf


ID
2312776
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale as atividades inerentes ao arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • Método mnemônico que vi de um colega em outra questão: ACORDE

     

    Arranjo

    COnservação

    Referência

    DEscrição

  • ARQUIVO PERMANENTE - ACORDE!!!

                                                 Arranjo

                                                COnservação

                                                Referência

                                                 DEscrição

     

  • Grandes funcionários públicos teremos no futuro, empregados "robôs" com tudo decorado, quero ver se vão estar "ACORDADOS" também durante o trabalho no serviço público. É possível entender ao invés de decorar. Ainda repete comentários citados.

  • Letra B

  • Atividades do arquivo permanente- DECOREA

    Descrição;

    Conservação;

    Referência;

    Arranjo.


ID
2312779
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo as diretrizes do Conselho Internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em três fases:

Alternativas
Comentários
  • A)  Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

  • Segundo as diretrizes do Conselho Internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em 3 fases:

    Produção: nesta fase são desenvolvidas atividades que antecedem à implantação do sistema, como estudos de normas, determinação de processos, de recursos utilizados e de objetivos. Em resumo, são atividades anteriores ao funcionamento do sistema, "quando o documento ainda não existe".

    Utilização: nesta fase são desenvolvidas atividades para o funcionamento do sistema, ou seja, quando o sistema já está implantado e funcionando. São atividades de gerenciamento de documentos em si, como a tramitação, o empréstimo, a consulta, a autuação, o acondicionamento, etc. Em resumo, são atividades realizadas "quando o documento já existe".

    Destinação: nesta fase são desenvolvidas atividades pós uso do documento, ou seja, quando o mesmo já não tem importância administrativa (valor primário). São atividades de avaliação (decisão sobre o futuro do documento), recolhimento, descarte, etc. Em resumo, são atividades posteriores à importância administrativa do documento.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

     

    Segundo as diretrizes do Conselho Internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em 3 fases:



    Produção: nesta fase são desenvolvidas atividades que antecedem à implantação do sistema, como estudos de normas, determinação de processos, de recursos utilizados e de objetivos. Em resumo, são atividades anteriores ao funcionamento do sistema, "quando o documento ainda não existe".

    Utilização: nesta fase são desenvolvidas atividades para o funcionamento do sistema, ou seja, quando o sistema já está implantado e funcionando. São atividades de gerenciamento de documentos em si, como a tramitação, o empréstimo, a consulta, a autuação, o acondicionamento, etc. Em resumo, são atividades realizadas "quando o documento já existe".

    Destinação: nesta fase são desenvolvidas atividades pós uso do documento, ou seja, quando o mesmo já não tem importância administrativa (valor primário). São atividades de avaliação (decisão sobre o futuro do documento), recolhimento, descarte, etc. Em resumo, são atividades posteriores à importância administrativa do documento.

    Gabarito do professor: Letra "A"

  • Gestão de documentos = P.U.D

    Produção: Atividades anteriores ao funcionamento do sistema, "quando o documento ainda não existe". Ex: estudos de normas, determinação de processos, de recursos utilizados e de objetivos

    Utilização: Em resumo, são atividades realizadas "quando o documento já existe". Ex: tramitação, o empréstimo, a consulta, a autuação, o acondicionamento, etc.

    Destinação: Posteriores à importância administrativa do documento. Ex: atividades de avaliação (decisão sobre o futuro do documento), recolhimento, descarte, etc.


ID
2312782
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo” é o conceito de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:

    Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem.

    Espécie: configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

    Tipo: configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou.

    Fonte: Arquivologia para Concursos, Renato Valentini, 2013, página 32

  • A questão traz a definição de Gênero Documental, que, em termos leigos, é a maneira como a informação é registrada em seu corpo.

    O tipo é a espécie do documento (configuração formal das informações) unida à sua função (objetivo para o qual o documento foi criado). Exemplo: alvará de soltura.

    O formato é a configuração física que pode assumir o suporte material. Exemplo: o material papel pode ter o formato de folha, de livro, de caderno, de panfleto, etc.

    A forma é o estágio de preparação do documento, que pode ser o rascunho, a minuta, o original e a cópia.

    A espécie é o aspecto formal de organização das informações, que dá ao documento uma identidade padrão. Exemplo: certificado, atestado, edital, diploma, lei, contrato, etc.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Nunca tinha ouvi falar em SIGNO, mas como não sou bobo, faço um macete pra não perder tempo.

     

    GÊNERO = SIGNO

  • Gabarito d - gênero

    Signo pode ser entendido como SINAL, sinal pode fazer referência a texto por exemplo (sinal gráfico de escrita), texto é gênero documental.

  • "Signo", o simplório aqui lembrou do Horóscopo! Ah, assim a vaga é minha!


ID
2312785
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Podemos afirmar que o objetivo da descrição arquivística é

Alternativas
Comentários
  • A descrição arquivística é o "conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa". (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística). Em tradução para leigos, descrever os documentos significa identificar seus elementos chave, tornando possível a sua busca, recuperação e acesso pelos usuários interessados.

    Por meio da descrição é possível elaborar os instrumentos de pesquisa, que permitem ao usuário conhecer dos documentos e identificar suas necessidades informacionais. Em resumo, a descrição tem o objetivo de possibilitar e/ou facilitar o acesso aos documentos.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Correta, B

    descrição documental pode ser considerada um procedimento arquivístico que permite a localização dos documentos existentes nos arquivos, através de instrumentos de pesquisa, como guias, inventários, índices, etc.


ID
2312788
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A resolução 13 do CONARQ dispõe sobre a construção de arquivos e de websites de instituições arquivísticas. Para monitorar a sua utilização, sugere-se a adoção de um software gerador de estatísticas de uso de websites, o qual deverá ser instalado no mesmo servidor onde o website encontra-se hospedado, gerando informações sobre:

Alternativas
Comentários
  • Anexo a esta Resolução há um documento chamado DIRETRIZES GERAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE WEBSITES DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS, onde podemos encontrar nossa resposta!

    Logo no item 6 (página 08), o documento já recomenda a utilização de ferramentas para gerar estatísticas do site sobre:

    Utilização:
    número de acessos;
    usuários mais assíduos;
    número de acessos por área/domínio/browser;
    horários de maior/menor utilização;
    páginas mais e menos visitadas.

    Ambiente físico:
    disponibilidade do website;
    número de acessos simultâneos ao website e ao servidor;
    capacidade suportada de acessos simultâneos ao servidor;
    tempo de resposta para transferência de dados;
    apresentação do website nos diversos tipos de conexão. 

    Crescimento do website:
    número de imagens;
    número de páginas;
    número de diretórios.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • Ambiente físico??

  • Anexo a esta Resolução há um documento chamado , onde podemos encontrar nossa resposta!

    Logo no item 6 (página 08), o documento já recomenda a utilização de ferramentas para gerar estatísticas do site sobre:

    Utilização:

    número de acessos;

    usuários mais assíduos;

    número de acessos por área/domínio/browser;

    horários de maior/menor utilização;

    páginas mais e menos visitadas.

    Ambiente físico:

    disponibilidade do website;

    número de acessos simultâneos ao website e ao servidor;

    capacidade suportada de acessos simultâneos ao servidor;

    tempo de resposta para transferência de dados;

    apresentação do website nos diversos tipos de conexão. 

    Crescimento do website:

    número de imagens;

    número de páginas;

    número de diretórios.

    Gabarito do professor: Letra "E"


ID
2312791
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O enunciado "[...] o conjunto de premissas, decisões e ações - produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais, em nome do interesse social - que contemplam os diversos aspectos (administrativo, legal, científico, cultural, tecnológico etc.) relativos à produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada" refere-se à:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Política Arquivística.

     

  • ações desenvolvidas pelo Estado sobre determinado assunto que visam o interesse social são as políticas públicas.

    Resposta: C


ID
2312794
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as características dos documentos, relacione os termos da coluna 1 com os conceitos da coluna 2 e assinale a alternativa CORRETA.


COLUNA 1 


(1) Espécie

(2) Forma

(3) Gênero

(4) Tipo documental

(5) Suporte


COLUNA 2 


( ) Configuração do estágio de preparação e do modo de transmissão de documentos.

( ) Configuração que assume uma espécie, de acordo com a atividade que a gerou.

( ) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição estrutural e a natureza das informações nele contidas.

( ) Configuração da materialidade sob a qual as informações são registradas.

( ) Configuração que assume um documento, de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo. 

Alternativas
Comentários
  • ESPÉCIE DOCUMENTAL
    Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação . São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.
    VER também TIPO DOCUMENTAL.

    FORMA

    Estágio de preparação e de transmissão de documentos. Ex.: minuta, original, cópia, rascunho, etc.

    GÊNERO DOCUMENTAL
    Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.

    TIPO DOCUMENTAL
    Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.

    SUPORTE
    Material no qual são registradas as informações.

    Fonte: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico#e

  • GAB: C

     

    (2) FORMA) Configuração do estágio de preparação e do modo de transmissão de documentos.

     

    (4) TIPO DOCUMENTAL) Configuração que assume uma espécie, de acordo com a atividade que a gerou.

     

    (1) ESPÉCIE) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição estrutural e a natureza das informações nele contidas.

     

    (5) SUPORTE) Configuração da materialidade sob a qual as informações são registradas.

     

    (3) GÊNERO) Configuração que assume um documento, de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo


ID
2312797
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências, está INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.      Regulamento

    § 1º - São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

    § 2º - A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    Art. 9º - A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

    Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

     

    Gabarito C.

  • A letra C está incorreta. Corrigindo:

     

    Consideram-se documentos correntes aqueles em curso, que tenham valor PRIMÁRIO e constituam objeto de consultas FREQUENTES.

  • CORRENTE= PRIMÁRIO=ATIVO 


ID
2312800
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Indique a afirmativa INCORRETA, segundo a Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011.

Alternativas
Comentários
  •  

    A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse mesmo formato.( Se tiver anuência do requerente)

  • Esta questão requer o conhecimento quase que na íntegra do texto da Lei nº 12.527/11. Então vamos às comparações:

    A) "A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente". (art. 11, § 5º).

    B) "Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet". (art. 10º, § 2º).

    C) "São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público". (art. 10º, § 3º)

    D) "É direito do requerente obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão ou cópia". (art. 14).

    E) "No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência". (art. 15).

    Somente a letra "A" apresenta informação diferente do que determina a Lei. A informação digital será assim entregue ao interessado com a concordância do mesmo; caso o interessado não queira, a informação será repassada em meio físico (impressa).

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Questão maldosa, pois acredito que a regra seja oferecer digitalmente.

  • Por eliminação da pra acertar, mas se fosse estilo certo e errado, eu ficaria na dúvida. No meu entendimento, a alternativa A esta incompleta, mas não errada,

  • a - § 5o  A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.

  • A) Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o ACESSO IMEDIATO à informação disponível.
    § 5
    o  A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente

    B) Art. 10. § 2o  Os órgãos e entidades do poder público DEVEM viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet

    C) Art. 10. § 3o  São VEDADAS quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público

    D) Art. 14.  É direito do requerente obter o INTEIRO TEOR de decisão de NEGATIVA DE ACESSO, por certidão ou cópia

    E)  Art. 15.  No caso de:
    1 -
    Indeferimento de acesso a informações ou
    2 -
    Às razões da negativa do acesso,
    Poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de
    10 DIAS a contar da sua ciência. 
    Parágrafo único.  O recurso será dirigido à autoridade
    hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo DE 5 DIAS

    GABARITO -> [A]

  • depende de anuência

     

  • A. Se ele quiser pode mandar imprimir também ou algo assim, mas dái será despesa dele, a não ser que ele seja muito pobre pra pagar.

  • Passível de anulação. Se tivesse a palavra "sempre", estaria errado. Ou se dissesse "sem exceção". Tipo de questão que quem estuda muito erra.

  • Da uma raiva dessas questões que os examinadores cobram texto seco faltando uma palavra ou outra pqp.

  • § 5º A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.

  • Acredito que a letra A não está errada, pois é requisito obrigatório a anuência do requerente, por isso esta informação não pode ser oculta.

  • Alternativa A) está sim incorreta, a informação em formato digital PODE ser entregue nesse formato, porém o será está indicando que é a única forma de provimento de tal informação, que pode ser entregue também de forma impressa.

  • Questão: A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse mesmo formato.

    Lei: A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.


ID
2312803
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao considerar o percurso epistemológico da Arquivologia como campo científico, as ações que constituíram as atividades desenvolvidas no paradigma custodial, patrimonialista e tecnicista, tinham como características:


I. A sobrevalorização da guarda, conservação e restauro do suporte, como função basilar da atividade profissional dos arquivistas.

II. A prioridade máxima dada ao acesso à informação por todos, em condições bem definidas e transparentes, uma vez que só o acesso público justifica e legitima a custódia e a preservação dos documentos.

III. Alteração do quadro teórico-funcional da atividade disciplinar e profissional por uma postura diferente, sintonizada com o universo dinâmico das Ciências Sociais empenhada na compreensão dos fenômenos sociais e culturais que envolvem a produção de documentos.

IV. A importância crescente do acesso ao conteúdo, através de instrumentos de pesquisa (guias, inventários, catálogos e índices) e do aprofundamento dos modelos de classificação e indexação de documentos

V. A eficiência e eficácia administrativa, pelo uso da informação de alta qualidade como instrumento de apoio à tomada de decisões na instituição.


Está INCORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Tiram uma questão onde ninguém sabe a fonte, fica difícil. Questões desse nível não mede conhecimento de ninguém, é só para eliminar candidatos. Se alguém tiver algum fonte, por favor, nos indique.


ID
2312806
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Relatório de Atividades, Ata, Minuta e Papel são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Devo ter aprendido errado........ ATA = Espécie                         ATA da Age do Condomínio = Tipo

     

    Séria passível de anulação.

  • Formato: configuração física do suporte documental. Ex. caderno

    Forma: Estágio de preparação e transissão do documento. Ex. minuta

  • GABARITO: C

     

     

    Classificar os documentos:

     

    Relatório de Atividades: Tipo documental / Tipo / Tipologia

    Ata: Espécie

    Minuta: Forma

    Papel: Suporte


ID
2312809
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159/91 e regulamentado pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, tem como competências:


I. Estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.

II. Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.

III. Zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos públicos.

IV. Recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional de arquivos públicos e privados.

V. Articular-se com outros órgãos do Poder Público formuladores de políticas nacionais nas áreas de educação, cultura, ciência, tecnologia, informação e informática.


Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: 

    Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

    § 1º - São Arquivos Federais o Arquivo Nacional os do Poder Executivo, e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica.

    § 2º - São Arquivos Estaduais os arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.

    § 3º - São Arquivos do Distrito Federal o arquivo do Poder Executivo, o Arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.

    § 4º - São Arquivos Municipais o arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo.

    § 5º - Os arquivos públicos dos Territórios são organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.

    Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

    Parágrafo único - Para o pleno exercício de suas funções, o Arquivo Nacional poderá criar unidades regionais.

    Art. 19 - Competem aos arquivos do Poder Legislativo Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Legislativo Federal no exercício das suas funções, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.

    Art. 20 - Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.

    Art. 21 - Legislação estadual, do Distrito Federal e municipal definirá os critérios de organização e vinculação dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gestão e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituição Federal e nesta Lei.

  • Resposta letra B.

    I. Estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos – DECRETO Nº 4.073/02 ART. 2º, I;

    II. Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas - DECRETO Nº 4.073/02 ART. 2º, II;

    III. Zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos públicos - DECRETO Nº 4.073/02 ART. 2º, IV;

    IV. Recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional de arquivos públicos e privados - DECRETO Nº 4.073/02 ART. 2º, XII;

    V. Articular-se com outros órgãos do Poder Público formuladores de políticas nacionais nas áreas de educação, cultura, ciência, tecnologia, informação e informática - DECRETO Nº 4.073/02 ART. 2º, XV.


ID
2312812
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos estudos de usos e usuários da informação em arquivos, analise as proposições a seguir.


I. Trata-se de um procedimento importante no planejamento dos serviços de informação visando melhorar a qualidade do atendimento.

II. No paradigma pós-custodial, centravam-se na melhoria dos processos técnicos como classificação, arranjo e descrição documental e na preservação dos acervos.

III. Não se preocupam com a identificação do grau de satisfação do usuário dentro do serviço de informação, todavia, somente com o mapeamento das suas necessidades informacionais.

IV. Buscam também analisar a promoção do uso, do acesso e do fluxo da informação.

V. São voltados, apenas, para melhorar o tratamento das fases do ciclo de vida dos documentos e seu uso nos arquivos históricos.


Estão CORRETAS as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa E.

  • II- O paradigma pós-custodial centra-se na informação, já o paradigma custodial centra-se na documentação do arquivo de valor permanente, (por isso a alternativa II está errada).

  • a V nem se encontra entre as alternativas


ID
2312815
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de uma coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto, diz respeito ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • C) série
    Subdivisão do quadro de arranjo , que corresponde a uma seqüência de documentos relativos
    à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto

     

    Fonte para consulta: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquvística (2005)

     


ID
2312818
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da Tabela de Temporalidade, é INCORRETO afirmar que se trata de um instrumento que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    tabela de temporalidade:

    Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

    FONTE: DBTA


ID
2312821
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com os princípios da descrição de documentos de arquivo, considerando a área de identificação, o elemento que se refere ao registro do local de produção de um documento, diz respeito à:

Alternativas
Comentários
  • Data tópica - Elemento intrínseco de um documento , correspondente ao local de sua produção.

    Gabarito: A

    Fonte: Dicionário Arquivístico

  • Para responder a esta questão, são necessários conhecimentos das normas ISAD (G) e NOBRADE. Vamos analisar segundo suas determinações.

    O elemento de descrição que se refere ao registro do local de produção do documento é a data tópica, localizada na área de identificação.

    A procedência é elemento de descrição localizado na área de contextualização, onde se registra a origem imediata de aquisição e/ou transferência do documento

    A história arquivística é elemento de descrição localizado na área de contextualização, onde se registra fatos sobre a produção e acumulação do conjunto de documentos a ser descrito.

    A data crônica é elemento de descrição localizada na área de identificação, onde se registram as datas de produção e/ou acumulação com base em calendário predeterminado.

    A data-assunto é elemento de descrição localizado na área de contextualização, onde se registra o período dos assuntos tratados nos documentos.

    Gabarito do professor: Letra "A"

ID
2312824
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o CONARQ (2005) um repositório deve possuir uma infraestrutura tecnológica robusta, de maneira a apoiar a confiabilidade dos AIPs nele mantidos. Para tanto, deve-se observar os seguintes aspectos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Um repositório deve possuir uma infraestrutura tecnológica robusta, de maneira a apoiar a confiabilidade dos AIPs nele mantidos. Para tanto, deve observar os seguintes aspectos:

     

    - funcionamento do repositório com base num sistema operacional e outros softwares de infraestrutura que tenham um bom suporte do mercado e da comunidade de usuários;

    - adequação dos processos, do hardware e do software do sistema de backup às necessidades do repositório;

    - gerenciamento do número de cópias de todos os documentos mantidos no repositório, e a localização de cada uma delas;

    - mecanismos para garantir o sincronismo entre as cópias de um mesmo documento, ou seja, garantir que as mudanças intencionais feitas em uma cópia sejam propagadas para todas as outras;

    - mecanismos efetivos para a detecção de corrupção ou perda de bits;

    - relato dos incidentes de corrupção ou perda de dados eventualmente ocorridos e adoção de medidas para reparação ou substituição desses mesmos dados;

    - previsão de procedimentos de atualização de suporte (refreshing) e de migração decorrentes do cumprimento do prazo de vida do suporte ou da obsolescência dos componentes de hardware;

    - documentação da gestão de mudanças capaz de identificar alterações em processos críticos que afetem a capacidade de o repositório cumprir com suas responsabilidades obrigatórias;

    - previsão de procedimentos para testar o efeito de mudanças críticas no sistema; e

    - ponderação entre os riscos e os benefícios nas decisões de atualização de software de segurança.

     

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/diretrizes_rdc_arq.pdf

  • Gab. B

    Exceto:

    Ter mecanismos para autenticar a origem dos documentos que não foram admitidos no repositório, de forma a garantir sua confiabilidade.


ID
2312827
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De modo geral, no contexto arquivístico, o fundo documental, quanto ao seu desenvolvimento, pode ser caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    Fundo aberto: quando o órgão produtor e acumulador da documentação ainda se encontra em atividade, continuando a gerar documentos arquivísticos.

     

    Fundo fechado: quando o órgão gerador da documentação não mais produz ou acumula documentos em virtude geralmente da cessação de suas atividades.