- ID
- 2434999
- Banca
- Marinha
- Órgão
- Quadro Técnico
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Não definido
"Material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado aos veículos de comunicação. Deve ser escrito em linguagem jornalística e segundo critérios essencialmente da área, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na íntegra como texto final".
A definição acima, de acordo com os autores Elisa K. Ferraretto e Luiz A. Ferraretto, refere-se:
A matéria redigida dando sequência a um assunto que continua a despertar o interesse dos leitores, nas edições seguintes de um jornal, é denominada:
Classifique os meios abaixo em Meio de Comunicação de Massa (M) ou Meio de Comunicação Empresarial (E) e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Rádio.
( ) Fôlder.
( ) HOUSE ORGAN.
( ) Jornal.
( ) Cinema.
Com relação aos conceitos de radiojornalismo, correlacione os conceitos às suas respectivas definições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS
I - Decupagem
II - Deixa
III - Equalização
IV - Ganho
V - Retranca
DEFINIÇÕES
( ) Identifica, por meio de uma só palavra, determinada matéria nos roteiros ou nos arquivos.
( ) Relação entre a entrada e a saída de um sistema de gravação, transmissão e amplificação medidas em decibéis.
( ) Processo de registro da ordem e da duração das diversas sequências de uma reportagem gravada, com anotação de frases capazes de identificá-las, posteriormente, para fins de edição.
( ) Correção eletrônica de sinais de gravação e de reprodução para compensar as deformações na intensidade das frequências, de forma a diminuir a distorção, e fazer com que o som reproduzido se assemelhe ao original.
( ) Inserção de um trecho de gravação no meio de uma reportagem.
( ) Palavras finais da matéria que indicam
ao locutor e ao operador de
som o momento em que outro trecho da
informação deve ir ao ar . Designa
também o ponto de edição.
Segundo Vilas Boas (1996), coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo, em relação às características do texto em revista, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As revistas podem ser divididas em apenas dois grupos linguísticos: as especializadas e as de informação geral .
( ) Quanto mais amplo e mais de massa for o público pretendido por uma revista, mais o repertório linguístico usará formas tradicionais, confirmadas socialmente.
( ) Em termos de atualidade, apesar de permanecerem mais tempo nas bancas, as revistas são produtos mais duráveis que os jornais.
( ) A revista é mais literária que o jornal no que se refere ao tratamento dado aos textos, admitindo usos estéticos da palavra e recursos gráficos de modo mais flagrante que os jornais.
( ) Por possuir um caráter mais contextuai, o texto de revista não precisa responder os porquês de um fato, só que ele precisa ter elos e ressonâncias.
Segundo Duarte(org.) (2009), pesquisando e analisando os múltiplos significados e acepções que existem para Comunicação Pública (CP), na bibliografia, em SITES, em cursos universitários, é possível identificar cinco áreas diferentes de conhecimento e atividade profissional.
Uma área em que a comunincação pública NÃO é identificada é a área da comunicação
Analise o LEAD (lide) a seguir.
"Se você completa 18 anos este ano, faça o seu alistamento militar. Os postos de alistamento funcionam na Região Administrativa do bairro em que você reside. O prazo é até o dia 30 de abril de 2013".
De acordo com Barbosa e Rabaça (2002), o LEAD (lide) acima é classificado como
Correlacione os tipos de entrevista, segundo Lage (2003), às suas respectivas características, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
ENTREVISTA
I - Coletiva
II - Testemunhal
III- Ritual
IV - Em profundidade
V - Temática
CARACTERISTICAS
( ) Objetiva a figura do entrevistado ou uma atividade que ele desenvolve e não um acontecimento específico ou um tema particular.
( ) Consiste, geralmente, na exposição de versões ou interpretações de acontecimentos.
( ) Concedida a apenas um repórter e que só pode ser divulgada pelo veículo que ele representa.
( ) Tem como principal limitação o bloqueio do diálogo, isto é, da pergunta construída sobre a resposta .
( ) 0 entrevistado faz um relato sobre um acontecimento, contando suas próprias interpretações e impressões subjetivas.
( ) O ponto de interesse está mais
centrado na exposição do entrevistado
do que no que ele tem a
dizer.
Correlacione os conceitos de jornalismo às suas respectivas definições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS
I - Calhau
II - Olho
III- Retranca
IV - Selo
V - Quadro
DEFINIÇÕES
( ) Marcação feita nos originais (textos, fotografias, etc) componentes de uma mesma matéria, para orientar a paginação .
( ) Espaço, geralmente delimitado por fios, que traz informações adicionais ao corpo de uma matéria jornalística, anúncio publicitário ou capítulo de um livro.
( ) Notícia, artigo ou qualquer matéria de importância relativa (como anúncios a serem publicados por permuta) que, na falta de coisa melhor, serve para encher os buracos originados pela falta de material editorial ou por erro de cálculo de diagramação.
( ) Intertítulo ou pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior.
( ) Fio que separa duas matérias, ou partes de uma mesma matéria e que deixa pequenos espaços em suas extremidades por ser menos largo do que os elementos que separa.
( ) Marca que distingue e ilustra um assunto
focalizado em edições sucessivas
de jornal, revista ou telejornal .