SóProvas



Prova UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Arquivista


ID
2923642
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os “erros” de português cometidos por analfabetos, semianalfabetos, pobres e excluídos são criticados pela elite, que “disputa” quem sabe mais a nossa língua (...). É que, de todos os instrumentos de controle e de coerção social, a linguagem talvez seja o mais complexo e sutil. (...). Para construir uma sociedade tolerante com as diferenças, é preciso exigir que as diversidades nos comportamentos linguísticos sejam respeitadas e valorizadas.

Fonte: BAGNO, entrevista disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index.php/entrevistas/1414-maaios-bagoo-fala-sobai-paiiooiiito-lioguistiio-78894042 Acesso em: 16/09/2018.

O texto apresenta a argumentação do linguista Marcos Bagno sobre os “erros” de português.

Segundo o estudioso, os “erros” podem ser considerados

Alternativas
Comentários
  • "meios pelos quais a elite discrimina e oprime aqueles que têm comportamentos linguísticos diversificados dos seus." - D

    Justifica-se por: " pobres e excluídos são criticados pela elite" - "controle e de coerção social, a linguagem talvez seja o mais complexo e sutil"


ID
2923648
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            A escola e o ensino da leitura


                                                                        Sandra Patrícia Ataíde Ferreira 

                                                          Maria da Graça Bompastor Borges Dias

RESUMO. O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os estudantes possam evidenciar a ideia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar dessas no processo de aprendizagem da leitura. 

Palavras-chave: ensino de leitura; compreensão de leitura; escola.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v7n1/v7n1a05.pdf Acesso em 18/10/2018.  
 


O resumo do artigo científico apresentado tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • A autora dá dicas de como os estudantes devem se orientarem dentro do processo ensino-aprendizado.

  • TÍTULO:A escola e o ensino da leitura 

    O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os estudantes possam evidenciar a ideia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura.

    ALTERNATIVA CORRETA

    (A) discutir sobre o aprendizado da leitura na escola no que se refere às metodologias de ensino e de aprendizagem.

    RESPOSTA CERTA ALTERNATIVA "A"

    B refletir sobre o aprendizado da leitura na escola como um problema decorrente da falta de evidências empíricas.

    C entender como o acesso ao aprendizado da leitura deve ser valorizado na sociedade.

    D avaliar a realidade do ensino de leitura para a criança na educação básica.


ID
2923651
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O grande problema é que a realidade da educação escolar praticamente "estacionou" nesse modelo padronizante há mais de um século, tornando-se quase impermeável à realidade das mudanças que têm ocorrido no mundo. Conforme Mantoan(1997), muitas são as razões que explicam a impermeabilidade entre ambas; uma delas, sem dúvida, é a rigidez dos sistemas de ensino escolares, que se mantêm fechados, esclerosando-se, pouco a pouco, pelo entupimento de seus canais de comunicação com o mundo exterior [...]

Fonte: http://www.galvaofilho.net/comunica.pdf Acesso em: 18/10/2018

O excerto do artigo científico faz uma análise da educação escolar por meio de analogia.

O uso desse recurso linguístico objetiva evidenciar um quadro dramático do sistema escolar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    No texto se constroem várias analogias mas a mensagem final que ele passa é que por uma série de fatores o "corpo" da educação vai ter múltiplas falências pela "desleixo" ou "falta de oxigenação" com que se administra a educação atualmente.

  • Devido a esse "engarrafamento" que impede o fluxo da comunicação, a educação escolar, concernente à realidade, tende a não evoluir, ou seja, sem que ela tenha conhecimento das mudanças que que acontecem mundo a fora, a educação, segundo o texto, vai ficar sempre presa em um mundo de ideias já saturadas que não têm mais oxigênio para fortalecer seu corpo. Resultado: UMA MORTE PRECOCE da EDUCAção.

  • Resposta: C

  • Resposta: C


ID
2923654
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Os urubus e os sabiás


      Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam ... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza, eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão de mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamavam por Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás ... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.  

      – Onde estão os documentos dos seus concursos? 

      E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente ... 

      – Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem. 

      E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás ...

MORAL- Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá.

(Rubem Alves, Estórias de quem gosta de escrever. Cortez Editora: São Paulo, 1984: 61-62)
 
Baseando-se na fábula Os urubus e os sabiás, assinale a alternativa que simboliza a metáfora do texto.

Alternativas
Comentários
  • – Onde estão os documentos dos seus concursos?

    – Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

    E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás ...

  • A questão exige que você tenha um conhecimento sobre figuras de Linguagem, pois é o que a questão está pedindo.

    A figura de Linguagem "Metafora", não admite o uso do

    elemento comparativo "como".

    O "como" e usado na figura de linguagem de Comparação.


ID
2923657
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apesar de as mulheres apresentarem melhor desempenho na educação e terem maior expectativa de vida no Brasil, a renda delas é 42,7% menor que a dos homens (10.073 para mulheres contra 17.566 para homens), segundo dados divulgados hoje (13/09/18) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A média de renda per capita do país é de 13.755. Ao apresentar o novo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e do mundo, o órgão destacou a desigualdade de gênero na taxa que considera o acesso da população à educação, saúde e perspectivas econômicas. De acordo com o levantamento, no Brasil, enquanto o IDH dos homens é de 0,761, na escala que varia de 0 a 1 ponto, o das mulheres é de 0,755 – quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A expectativa de vida das brasileiras é de 79,3 anos contra 72,1 anos dos homens. No quesito educação, a projeção de uma menina que entra no ensino em idade regular é permanecer estudando por 15,9 anos e ter uma média de estudo de 8 anos, contra, respectivamente, 14,9 e 7,7 para os meninos. Países como Uruguai, Venezuela e Argentina mantêm padrões muito mais equitativos entre homens e mulheres, ainda que todos eles sustentem a disparidade econômica por gênero de quase 50% entre a renda de um e de outro.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-09/renda-das-mulheres-e-427-menor-que-dos-homens-diz-pnud Acesso: 14 de setembro de 2018.

Apesar de as mulheres apresentarem melhor desempenho na educação e terem maior expectativa de vida no Brasil, a renda delas é 42,7% menor que a dos homens (10.073 para mulheres contra 17.566 para homens), (...).


O trecho em negrito acima pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Bastou achar uma conjunção com valor concessivo:

    apesar de ---- embora

    Força, guerreiros(as)!!

  • Apesar de = Locução Prepositiva

    Apesar de que = conjunção concessiva


ID
2923663
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um pensamento se atualiza num texto e um texto numa leitura (numa interpretação). (...) o texto é um objeto virtual, abstrato, independente de um suporte específico. Essa entidade virtual atualiza-se em múltiplas versões, traduções, edições, exemplares e cópias. Ao interpretar, ao dar sentido ao texto aqui e agora, o leitor leva adiante essa cascata de atualizações. O espaço do sentido não preexiste à leitura. (LEVY, P. O que é o virtual.)

Fonte: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/icse/v2n2/15.pdf Acesso em: 18 de setembro de 2018.


No trecho “Ao interpretar, ao dar sentido ao texto aqui e agora, o leitor leva adiante essa cascata de atualizações”, a palavra em negrito é usada para

Alternativas
Comentários
  • Gab letra A

    eSSa = PaSSado (Retomada)

    esTa = FuTuro (Anuncia termo a ser dito).

  • GABARITO: LETRA A

    Essa --- usado como um termo anafórico que retoma um termo anterior.

    EsTa --- lembre-se de "catapulta", objeto que arremessa coisas, valor catafórico.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
2923666
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), campus de Piracicaba (SP) identificou compostos anticancerígenos em bactérias encontradas em gramíneas da Antártica. Segundo o estudo, os compostos foram capazes de impedir o desenvolvimento de tumores como o glioma (cerebral), de mama, de próstata e de outros seis tipos de câncer. A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater a doença.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2018/10/21/estudo-da-usp-identifica-bacterias-da-antartica-capazes-de-impedir-desenvolvimento-de-canceres.ghtml Acesso em: 21/10/2018.

O excerto acima tem por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    --- apresentar dados que corroboram o incentivo de novas pesquisas.

    Segundo o estudo, os compostos foram capazes de impedir o desenvolvimento de tumores como o glioma (cerebral), de mama, de próstata e de outros seis tipos de câncer. A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater a doença.

    Logo apresenta a ideia que novas pesquisas devem ser realizadas, mantendo o desenvolvimento de novos medicamentos para o combate ao câncer.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Uma questão tranquila.

    Letra - D.


ID
2923669
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"País criou 110 mil postos de trabalho em agosto, mas ao mesmo tempo registra quase 5 milhões de brasileiros que já desistiram até mesmo de buscar um emprego"

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/emprego-esperanca-e-desalento-dvt2v0pz6hx70pbrr7wd9ti90/

A orientação argumentativa introduzida por mas expressa ideia de

Alternativas
Comentários
  • Resumindo:

    Exprime oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas

    [Gab. B]

    Bons estudos

  • GABARITO: LETRA B

    "País criou 110 mil postos de trabalho em agosto, mas ao mesmo tempo registra quase 5 milhões de brasileiros que já desistiram até mesmo de buscar um emprego" 

    Conjunção coordenativa adversativa --- ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação, ocasionando uma quebra de expectativa.

    Força, guerreiros(as)!!

  • provinha mamão com mel.


ID
2923672
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando-se as revoluções ocasionadas pela internet, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • INTRANET----->não necessita de INTERNET.

  • Um proxy (em português 'procurador', 'representante') é um  (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições, solicitando recursos de outros servidores.

  • A)A navegação na internet torna-se mais rápida quando se utiliza de um servidor proxy. Esse servidor consegue armazenar todos os recursos já baixados pelos usuários da internet e encaminhar esses recursos até o computador local diretamente.

    Proxy na pratica diminui a velocidade da internet além de funcionar para outro fim.

    b)Por meio do protocolo HTTP e utilizando-se de um navegador (browser), o usuário insere na URL somente o nome de um recurso que quer acessar, sem precisar saber a localização física do recurso. Esse recurso, que está em um servidor na internet, é composto exclusivamente de links para outros recursos ou para ele mesmo. (mistura conceitos de intranet com HTTP para confundir o candidato)

    c)Os sites de busca de informações fazem uso de mecanismos cada vez mais sofisticados. Utilizando-se de palavras-chave, o site retorna diversos links para informações relacionadas. E consegue, ainda, pesquisar endereços, nomes, descrições, dentre outras opções exceto imagens.

    Inclusive

    Gabarito: D

  • Gabarito''D''.

    HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A letra A está correta se for analisada pelo conceito de proxy cache.

  • Assertiva D

    Os sites web são conjuntos de hipertextos que, geralmente, combinam recursos de texto, de imagens e de links que podem ser acessados por meio de protocolos HTTP ou HTTPS, utilizando-se a internet.

  • Em informática, um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores.

  • GAB D. Questão formosa, questão bem feita.


ID
2923675
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando se pensa em apresentações orais, no meio acadêmico, corporativo ou informal, o programa PowerPoint é sempre uma opção sugerida.

Sobre a edição de slides no Microsoft PowerPoint 2007 (versão português), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o folheto mestre serve como modelo para todos os slides que serão criados no arquivo, podendo definir a cor do plano de fundo, o estilo dos marcadores e outras opções de formatação.

    Slide mestre

    b) a utilização de objetos ajuda na criação de uma apresentação. A formatação especial de texto (WordArt), objetos OLE, SmartArt, fotos, gráficos são opções que podem ser utilizadas e ajustadas conforme a necessidade da apresentação. No entanto, a única exceção para esses ajustes são as tabelas provenientes do Microsoft Excel 2007.

    Eu não tinha certeza sobre essa, mas segui as dicas do professor Fernando Nishimura. Nesse caso específico, segui a lógica de que: "Quando a questão 'fala mal'/'menospreza' determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa."

    Lista das dicas de informática do Professor Fernando Nishimura

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente

  • O erro da D está em dizer que as guias inteligentes dependem do objeto, enquanto que é ao contrário. As modificações das guias inteligentes, como alinhar na linha superior, já estão previamente programadas e os objetos que dependerão delas.

ID
2923678
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos dias atuais, devido à internet, consegue-se acessar desde uma receita para o fim de semana até o extrato bancário. Toda essa facilidade traz, também, uma série de riscos relacionados à segurança de informações. Por diversas vezes, os usuários recebem arquivos por e-mail ou mesmo em um pendrive, que podem estar contaminados por vírus ou worms.


Baseando-se nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    A detecção heurística permite ao antivírus identificar vírus que não constem do seu banco de dados, através da análise do comportamento de um arquivo ou programa. O banco de dados de proteção do seu antivírus é atualizado com novas “assinaturas” ou código de vírus toda vez que você se conecta a Internet. Porém, quando o antivírus “não conhece o vírus” (não possui sua “assinatura”) ele parte para a análise do comportamento do arquivo ou programa suspeito (verificação heurística) o que aumenta a geração de Falsos Positivos.

    bons estudos

  • Scamming = Fraude!

  • Analisando os itens:

    a) Scamming é sinônimo de Phishing, golpe que tenta induzir as pessoas a entrar em um site falso e passar informações confidenciais. Item errado.

    b) Esta é a definição de antimalware. Item correto!

    c) Firewall protege tráfego de rede. Quem inspeciona arquivos é o antimalware. Item errado.

    d) Quem faz scaneamento é antimalware. Phishing e Pharming são ataques online.

    Resposta certa, alternativa b).

  • GABARITO B

    A) Como medida de segurança, é recomendado ao usuário que tenha em seu sistema operacional um sistema de scamming que se baseia em comportamentos preexistentes de uma base preestabelecida para que consiga analisar internamente os arquivos.

    Scamming significa fraude e não uma forma de defesa.

    C) A utilização de um sistema de firewall permitirá, em conjunto com o sistema operacional, identificar ações provenientes da abertura dos arquivos pelo usuário e remover problemas incorporados aos arquivos.

    Firewall não remove nada.

    D) Por meio da aplicação de um escaneamento nos arquivos, baseado em um sistema de phishing-pharming, o sistema operacional conseguirá remover os possíveis malwares incorporados aos arquivos.

    Phishing e Pharming são ataques de engenharia social.

  • Assertiva B

    A utilização de um software, que consiga analisar arquivos, comparando-os aos padrões preexistentes com base em modelos de assinaturas com os padrões internos dos arquivos, identificará e removerá possíveis problemas de segurança desses arquivos.


ID
2923681
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema operacional Microsoft Windows 7 é composto por diversas ferramentas que auxiliam os usuários em suas tarefas. Diversas dessas ferramentas já vêm instaladas no sistema operacional e ajudam a manter o funcionamento e o controle do sistema.


Baseando-se nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esse apenas da letra B me matou!

  • A título de conhecimento:

    Sobre a alternativa D:

    A central de ações agrupa todas as mensagens de manutenção e as mensagens de ajuda do Windows. Essas mensagens aparecem em vermelho para as ações importantes, em amarelo para ações recomendadas e em verde para as livres de problemas.

    O conceito referencia na verdade a área de notificação.

  • Resposta correta...

    A restauração do sistema, utilizando um ponto de restauração definido anteriormente pelo usuário, consegue restaurar seus arquivos que, por muitas vezes, foram danificados. Essa restauração não afeta os arquivos pessoais do usuário, apenas os arquivos do sistema.

  • Por exemplo, se você criou um Ponto de Restauração no domingo e, neste dia você baixou um vídeo através de um programa . Porém, se você precisar restaurar seu Sistema na terça-feira e voltar para o último Ponto de Restauração – no domingo – seu vídeo estará lá, pois ele não faz parte dos arquivos do sistema.

    Entretanto, se você baixar um player para assistir ao vídeo no domingo e precisar restaurar o sistema na terça-feira, este aplicativo não estará disponível. Isso acontece porque ele interfere em dados do sistema do seu computador, por isso ele é apagado. 

    Fonte: Tecmundo


ID
2923684
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de planilhas eletrônicas tem se expandido cada vez mais no dia a dia. Nesse contexto, utilizando-se do Microsoft Excel 2007 (versão português), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A filtragem de dados é interessante quando se tem uma grande quantidade de linhas para serem analisadas. Utilizando esse tipo de filtro, consegue-se filtrar os dados por meio de um intervalo de valores ou mesmo por meio de cores que foram inseridas via formatação condicional. Correta

    B) A utilização de dados externos dentro de planilhas é feita por meio da guia dados, item de seleção - obter dados externos. Nesse item, podem ser obtidos dados provenientes de diferentes fontes como: Access, Bitmap, Web, textos e servidores SQL.

    C) A automatização de tarefas executadas com maior frequência é realizada com o uso de macros. Utilizando-se da linguagem de programação VBA e da instrução função, conseguem-se realizar cálculos automatizados cujos resultados retornam com mais agilidade.

    D) Uma das grandes vantagens do uso de planilhas eletrônicas é a utilização de fórmulas. Para realizar um cálculo, é obrigatório que a fórmula tenha a sintaxe iniciada com o sinal de “=” (igual) seguido apenas de um valor constante ou de uma referência e com um operador.

  • Os macros não auxiliam na automatização de tarefas? Acho que o erro é outro, mas não consegui sacar

  • C) A automatização de tarefas executadas com maior frequência é realizada com o uso de macros. Utilizando-se da linguagem de programação VBA e da instrução função, conseguem-se realizar cálculos automatizados cujos resultados retornam com mais agilidade.

    O erro está na instrução função. As duas formas de se gravar uma macro são:

    Visual Basic (Alt + F11) – Abre a janela de desenvolvedor do Microsoft VBA. O usuário, que precisa conhecer a linguagem de programação, pode codificar a macro;

    Gravar Macro – Ao pressionar este botão, o usuário será convidado a escolher o nome para a Macro, e, a partir de então, terá os seus passos gravados pela aplicação. Ao gravar os cliques de mouse e pressionamentos de tecla, o código VBA será gerado automaticamente.

    Fonte: Prof. Victor Dalton

  • Não necessariamente a fórmula deve iniciar com sinal de "=", pode inicar por "@", "+" ou ainda "-".


ID
2923687
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999 regula o processo administrativo e estabelece normas básicas, no âmbito da administração federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administração.


Considerando-se os preceitos doutrinários do processo administrativo regidos pela norma em análise, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) A interpretação da norma administrativa, nos processos administrativos, deverá adotar a forma que melhor garanta o

    atendimento do fim público a que se dirige, sendo permitida a aplicação retroativa de nova interpretação.

    .

    Art. 2º. Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor

  • Gabarito: A

    A) A interpretação da norma administrativa, nos processos administrativos, deverá adotar a forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, sendo permitida a aplicação retroativa de nova interpretação. ERRADA (art. 2º, parágrafo único, inciso XIII, Lei 9784/99)

    Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    (...)

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    B) Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. CORRETA (art. 12, Lei 9784/99)

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.

    C) O administrado tem direito a ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas. CORRETA (art. 3º, inciso II, Lei 9784/99)

    Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    D) A administração pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. CORRETA (art. 2º, caput, Lei 9784/99)

    Art. 2A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

  • vedada a aplicação retroativa de nova interpretação.

  • A) Princípio da segurança jurídica: veda a aplicação retroativa de nova interpretação.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Não retroage...
  • Art. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

     

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 2º Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.  

  • A questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) e deseja saber a alternativa INCORRETA:

    A) INCORRETA. É A RESPOSTA, pois não é permitida a aplicação retroativa de nova interpretação, e sim vedado esse tipo de aplicação retroativa, conforme o art. 2º, parágrafo único, XIII da lei 9.784/99: “interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, VEDADA aplicação retroativa de nova interpretação.” Trata-se do PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA, criado para evitar que os interessados sejam surpreendidos com uma mudança de orientação do Poder Público. Isso significa que, se a Administração Pública interpreta hoje a norma de um modo, e, no futuro, altera sua orientação, NÃO poderá utilizar essa nova interpretação em relação ao ato que já havia sido praticado sob a égide da interpretação antiga. Ou seja, a NOVA INTERPRETAÇÃO apenas pode ser aplicada para CIRCUNSTÂNCIAS FUTURAS.

    B) CORRETA. DELEGAR é transferir a competência da edição de um ato para outro órgão ou autoridade. Pode ocorrer COM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: Prefeito delega a competência de um ato para o Secretário Municipal) ou SEM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: o DETRAN delega às polícias militares a aplicação de multas de trânsito). Vejamos:

    Art. 12 da lei 9.784/99. “Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.”

    C) CORRETA. A assertiva reproduz o teor do art. 3º da lei 9.784/99: “O administrado tem os seguintes DIREITOS perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;”

    D) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 2º da lei 9.784/99: “A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos PRINCÍPIOS da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.”

    GABARITO: LETRA “A”

  • Analisemos cada assertiva:

    a) Errado:

    Na realidade, em razão dos princípios da segurança jurídica, da boa-fé e da proteção à confiança legítima, é vedada a aplicação retroativa de novas interpretações, o que está expresso no teor do art. 2º, parágrafo único,

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    (...)

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação."

    b) Certo:

    Trata-se de proposição afinada com a norma do art. 12 da Lei 9.784/99, que assim determina:

    "Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial."

    c) Certo:

    Esta afirmativa encontra respaldo expresso no art. 3º, II, da Lei 9.784/99, de maneira que não há equívocos a serem apontados. É ler:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;"

    d) Certo:

    Por último, cuida-se de assertiva plenamente de acordo com o teor do art. 2º, caput, da Lei 9.784/99, litteris:

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência."


    Gabarito do professor: A


ID
2923690
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112 institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

Considerando-se os cargos públicos criados por lei e acessíveis a todos os brasileiros, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

    ,

    Gabarito -> C

    .

  • A) Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. (CORRETA)

    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, [...]:

    B) O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou em funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou na entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4 ou equivalentes. (CORRETA)

    Art. 20. § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

    C) Não será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão com mudança de domicílio. (INCORRETA - GABARITO)

    Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

    D) O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação. (CORRETA)

    Art. 15. § 4  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

  • Vejamos cada afirmativa, separadamente:

    a) Certo:

    Trata-se de assertiva plenamente acordada com a norma do art. 37 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: 

    b) Certo:

    Esta proposição encontra apoio expresso no teor do art. 20, §3º, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 20 (...)
    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."  

    c) Errado:

    Cuida-se aqui de proposição que viola frontalmente o teor do art. 56 da Lei 8.112/90, que prevê, sim, o pagamento de ajuda de custo para não servidores que venham a ser nomeados para cargos em comissão, com a respectiva necessidade de mudança de domicílio. No ponto, confira-se:

    "Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio."

    d) Certo:

    Por fim, esta afirmativa corresponde, com fidelidade, à norma do art. 15, §4º, da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 15 (...)
    § 4o  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação."     

    Assim sendo, inexistem equívocos em seu teor.


    Gabarito do professor: C


ID
2923693
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando-se o Decreto nº. 1.171 de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas e assinale a que NÃO concorda com os preceitos doutrinários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, para os nao assinantes.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • alheios = ESTRANHOS

  • erro da A: "alheias aos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos."


ID
2923696
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, de cargo, de emprego ou de função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.


Considerando-se que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pelos deveres de honestidade, de imparcialidade, de legalidade e de lealdade às instituições, analise as afirmativas e assinale a que, especificamente, NÃO constitui ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O disposto na alternativa em questão faz parte do rol de atos de improbidade que atentam contra os princípios da Administração Pública elencados no artigo 11 da lei supracitada.

  • Complementando o comentário da Hilda Nunes:

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

    CAPÍTULO II

    Dos Atos de Improbidade Administrativa

    Seção III

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

     Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    ...

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas. 

  • Gab item c)

    NÃO constitui ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário (O que não tiver no art. 10 da lei 8429 será a resposta):

    a) Art.10; XVIII - celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;    

    b) Art. 10; II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

    c) Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública:  VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.

    d) Art. 10; XVI - facilitar ou concorrer, por qualquer forma, para a incorporação, ao patrimônio particular de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores públicos transferidos pela administração pública a entidades privadas mediante celebração de parcerias, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie; 

  • Sem enrolação:

    Enriquecimento ilícito: O agente publico recebe a vantagem

    Prejuízo ao erário: um terceiro que NÃO seja o agente recebe a vantagem.

     Até aqui nos ajudou o Senhor.

    1 Samuel 7:12

  • XIX - agir negligentemente na celebração, fiscalização e análise das prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas;- Prejuízo ao Erário

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas. - Afronta aos Princípios

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)   

     

    ARTIGO 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

     

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas

  • A questão exige conhecimento da Lei nº 8429/92 - Lei de Improbidade Administrativa (LIA), em especial das modalidades de atos de improbidade administrativa.

    Vamos às alternativas, lembrando que é pedida a que não representa um ato ímprobo que cause prejuízo ao erário.

    Letra A: incorreta. “Celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, XVIII, da LIA.

    Letra B: incorreta. “Permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, II, da LIA.

    Letra C: correta. “Descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas” é ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, e não que causa prejuízo ao erário, como pedido pelo comando, nos termos do art. 11, VIII, da LIA.

    Letra D: incorreta. “Facilitar ou concorrer, por qualquer forma, para a incorporação, ao patrimônio particular de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores públicos transferidos pela administração pública a entidades privadas mediante celebração de parcerias, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, XVI, da LIA.

    Gabarito: Letra C.


ID
2923699
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O auxílio reclusão representa um benefício concedido à família do servidor ativo em função de seu afastamento e de seu recolhimento em estabelecimento prisional por motivo de prisão em flagrante, preventiva ou em virtude de sentença definitiva de pena que não imponha a perda do cargo público.


Em relação ao auxílio reclusão, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A resposta da questão encontra base no artigo 229 da Lei nº 8.112/90

    (Letra A) § 2º O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.

    (Letras B e C) I - dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão;

    § 1º Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor terá direito à integralização da remuneração, desde que absolvido.

    (Letra D) II - metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda de cargo. 

  • Do Auxílio-Reclusão

           Art. 229.  À família do servidor ativo é devido o auxílio-reclusão, nos seguintes valores:

           I - dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão;

           II - metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda de cargo.

           § 1  Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor terá direito à integralização da remuneração, desde que absolvido.

           § 2  O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.

    § 3  Ressalvado o disposto neste artigo, o auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão.

  • Vejamos as opções propostas:

    a) Certo:

    Cuida-se de afirmativa perfeitamente de acordo com o art. 229, §2º, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 229 (...)
    § 2o  O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional."

    b) Errado:

    Esta afirmativa contraria a norma que emana do art. 229, §1º, que assim preceitua:

    "Art. 229.  À família do servidor ativo é devido o auxílio-reclusão, nos seguintes valores:

    I - dois terços da remuneração, quando afastado por motivo de prisão, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a prisão;

    (...)

    § 1o  Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor terá direito à integralização da remuneração, desde que absolvido."

    Logo, em caso de absolvição, os valores anteriormente descontados devem ser integralizados, ao contrário do aduzido pela Banca.

    c) Certo:

    Trata-se de proposição afinada com o disposto no inciso I do art. 229, acima já transcrito, de modo que inexistem equívocos nesta opção.

    d) Certo:

    Por fim, esta alternativa se mostra em sintonia com o art. 229, II, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 229 (...)
    II - metade da remuneração, durante o afastamento, em virtude de condenação, por sentença definitiva, a pena que não determine a perda de cargo."


    Gabarito do professor: B


ID
2923702
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na obra “O conceito de fundo arquivístico: teoria, descrição e proveniência na era pós-custodial”, Terry Cook estabelece os critérios para identificar um fundo.


Assinale a alternativa que NÃO caracteriza critério para identificar um fundo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O simples ato de produzir documentos não define necessariamente um fundo. O contexto administrativo em que a produção ocorreu, a natureza da função exercida que levou à criação dos documentos e o controle exercido sobre o sistema de arquivamento são outros fatores relevantes. Alguns exemplos esclarecerão essa questão e estabelecerão o contexto, nesta seção, para definir os critérios para identificar um fundo (Terry Cook).

    Para ser identificado como produ- tor de um fundo corporativo, seja público ou privado, cinco crité- rios básicos têm sido estabelecidos e enunciados por esses autores para tentar definir a natureza da produção.18

    1. Uma identidade jurídica: o produtor deve possuir denominação legal e existência jurídica, promulgada em ato legal datado, lei, portaria, decreto etc.

    2. Um mandato oficial: o produtor deverá possuir um mandato cla- ramente definido, estável e consistente, que também deverá estar declarado em documento legal ou regulatório.

    3. Uma posição hierárquica definida: a posição do produtor na hie- rarquia administrativa deve ser precisamente estabelecida no documento de criação, e sua relação com outros níveis mais altos na hierarquia deve ser claramente determinada.

    4.Um alto grau de autonomia: o produtor deve ter um chefe com significativa autonomia de decisões. O chefe deve ter poderes para conduzir quase todas as atividades específicas da organi- zação sem ter de submetê-las a um superior hierárquico.

    5. Um organograma: a organização interna do produtor deve ser, tanto quanto possível, definida e registrada num organograma.

  • Gab. C o simples ato de Produzir um documento, não define necessariamente um Fundo de Arquivo.

ID
2923705
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A obra “Arquivos permanentes: tratamento documental”, de Heloísa Liberalli Bellotto, estabelece características dos documentos de arquivo.


Assinale a alternativa que NÃO caracteriza tais documentos.

Alternativas
Comentários
  • Os arquivos podem ser:

    Textuais: São os documentos cuja informação se apresenta em

    formato de texto (documentos escritos) como ofícios,

    memorandos, relatórios, certidões, atas, atestados etc.

    Iconográficos: São documentos que apresentam como

    informação imagens estáticas, como fotografias,

    negativos, diapositivos (slides), desenhos e gravuras,

    por exemplo.

    Cartográficos: Documentos que apresentam, de forma

    reduzida, imagens representando áreas maiores. Os

    exemplos mais comuns são mapas e plantas.

    Micrográficos: Documentos resultantes do processo de

    microfilmagem. Podem se apresentar em formato de

    microfilme ou microficha.

    Sonoros: Documentos cuja informação esteja registrada em

    forma de som.

    Filmográficos: Documentos que contenham filmagens, vídeos.

    Informaticos ou Digitais: Documentos registrados em suporte

    eletrônico.

  • GAB. B

    Os documentos podem ser classificados por Gênero em: Textuais, Iconográficos, Sonoros, Filmográficos, Audiovisuais, Informáticos, Cartográficos e Micrográficos.


ID
2923708
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O ciclo vital dos documentos compreende três idades: a primeira dos arquivos correntes, a segunda dos arquivos intermediários e a terceira dos arquivos permanentes.

(BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratamento documental, 2006)

Em relação à Teoria das três idades e suas fases, marque (V) se a afirmativa for verdadeira e (F) se for falsa.


( ) A fase corrente abriga os documentos durante os usos funcional, administrativo e jurídico.

( ) Os documentos da terceira idade devem ser preservados e não podem ser eliminados em hipótese alguma, devido ao seu valor secundário.

( ) Os documentos, que já ultrapassaram seu prazo de validade jurídico-administrativo, mas que ainda podem ser utilizados pelo produtor, são possuidores de valores primários.

( ) A fase intermediária guarda os documentos durante o período de sua tramitação legal.

Assinale a alternativa que represente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Fases: Corrente e Intermediária = Valor Primário

    Fase: Permanente = Valor Secundário

  • Atenção para não confundir valor primário x valor secundário.

    Valor primário = Fase Corrente ( 1º idade ) e fase Intermediária ( 2º idade ).

    Valor secundário = Fase permanente ( 3º idade ).

    1. Arquivo corrente ou de primeira idade – Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. Portanto, o critério que define tal fase do documento é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta.

    2. Arquivo intermediário ou de segunda idade - Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, que aguarda destinação (recolhimento ao arquivo permanente ou eliminação). Eles poderão ser consultados e utilizados de modo esporádico por seus produtores, pois já cumpriram os seus principais objetivos na idade corrente junto à administração. 

    Eles não são mais necessários nos setores e, portanto, devem ser transferidos para um arquivo geral. Apesar de serem transferidos para o arquivo geral, eles ainda pertencem aos setores produtores. 

    3. Arquivo permanente ou de terceira idade - Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente. Diferentemente dos arquivos correntes e intermediários, os arquivos permanentes não podem ser eliminados. Devem ser preservados por apresentarem um valor histórico-cultural (secundário). Vale registrar que os arquivos permanentes são abertos ao publico para pesquisa.

  • GAB  A

     

    Teoria das 3 idades

     

    1. Arquivo de primeira idade ou corrente.

    2. Arquivo de segunda idade ou intermediário

    3. Arquivo de terceira idade ou permanente.

     

    - Valor Primário (imediato): administrativo, legal, jurídico ou fiscal

    - Valor Secundário (mediato): histórico, cultural, probatório ou
    informativo.

  • ( ) Os documentos da terceira idade devem ser preservados e não podem ser eliminados em hipótese alguma, devido ao seu valor secundário.

    Se o documento está na terceira idade é em razão de ser permanente. Logo, não pode ser eliminado em hipótese alguma.

  • Gabarito: A

    ( V ) A fase corrente abriga os documentos durante os usos funcional, administrativo e jurídico. A fase corrente possui valor primário, o qual está relacionado a fins administrativos, legais e fiscais

    ( V ) Os documentos da terceira idade devem ser preservados e não podem ser eliminados em hipótese alguma, devido ao seu valor secundário. Lei 8.159, art. 8º, § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    ( V ) Os documentos, que já ultrapassaram seu prazo de validade jurídico-administrativo, mas que ainda podem ser utilizados pelo produtor, são possuidores de valores primários. O item refere-se aos documentos do arquivo intermediário.

    ( F ) A fase intermediária guarda os documentos durante o período de sua tramitação legal. Se o documento está no período de tramitação, ele ainda está sendo consultado frequentemente, assim, está na fase corrente.

  • Se não me engano o período de tramitação legal está ligado ao arquivo corrente e os períodos de prescrição e período decorrente do motivo de precaução é relacionado ao arquivo intermediário


ID
2923711
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação é definida como atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos independentemente da idade à qual pertençam.

Com base na classificação de documentos, analise as afirmativas.

I. A classificação necessita de inúmeros princípios classificatórios que devem ser utilizados simultaneamente.

II. O fundamento teórico-metodológico da classificação é o princípio da proveniência e o da ordem original.

III. Podemos dividir o processo classificatório em duas partes: parte intelectual e parte física.

IV. O produto da classificação é o plano de classificação de documentos. Nele, deverão estar representados os prazos de guarda dos documentos.

Em relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem estabelece prazo de guarda é a AVALIAÇÃO:

    avaliação

    Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

  • I - "inúmeros princípios classificatórios que deve ser utilizados simultaneamente" - Errado, não faz o menor sentido. Schellenberg, em sua obra apresenta apenas 3 grandes princípios de classificação (função, organização e assunto) e aborda em quais situações devem ser utilizados. Acredito que quando a questão especifica "princípios de classificação" é sobre o trabalho desse autor;

    II - Correto, princípio nessa questão é de forma ampla, como se fossem os pilares e bases da classificação.

    III - Correto, segundo COUTURE, a classificação como função arquivística pode ser divida de acordo com o momento intelectual - refere-se a determinação de qual classe, subclasse, etc deve ser o documento arquivado; e a fase mecânica ou física como mostra a questão onde aquele documento efetivamente será classificado/ ganhará o código de classificação;

    IV - Errado, o produto da classificação é sim o seu plano. Entretanto, seu conteúdo é o código, a forma de classificação, etc. Este segundo termo faz alusão a tabela de temporalidade e destinação que ocorre durante a função de avaliação.


ID
2923714
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A obra “Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento” lista as variáveis que influenciam a durabilidade e a confiabilidade das mídias digitais.


Em relação à essa obra, assinale a alternativa que expressa uma dessas variáveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
2923717
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando-se as recomendações de conservação de documentos arquivísticos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • os documentos digitais são provenientes de outros impressos, então pra que imprimir?

    gab. A

  • Lennon, nem sempre os documentos digitais são documentos digitalizados, e os nato digitais?

    Não tem para imprimir porque de acordo com a lei 13.874:

    § 4º Os documentos digitalizados conforme o disposto neste artigo terão o mesmo efeito jurídico conferido aos documentos microfilmados, nos termos da Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968, e de regulamentação posterior.

  • Lennon, a questão se refere aos chamados documentos 'natos digitais', estes não são provenientes de outros documentos impressos. Pois, eles já nasceram digitalmente.


ID
2923720
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O documento “Recomendações para produção e armazenamento de documentos de arquivo” estabelece a necessidade de planejamento voltado para a área de segurança nas instituições arquivísticas.


Em relação a esse documento, assinale a alternativa que NÃO faz parte do planejamento de segurança.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    É só reparar que é a única que não tem a palavra salvamento.

  • A típica pergunta coja resposta está nela mesma.

    "...NÃO faz parte do planejamento de segurança."


ID
2923723
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Humberto Celeste Innarelli, na obra intitulada “Arquivística: temas contemporâneos”, documento digital tem como base três elementos.


Assinale a alternativa que apresenta esses três elementos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
2923726
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O documento digital apresenta especificidades que podem comprometer sua autenticidade.


De acordo com as necessidades de controle e de vigilância da produção de documentos digitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em razão da necessidade de conversões, a assinatura digital não garante a autenticidade do documento, no longo prazo, tornando-se necessários outros procedimentos de gestão e de preservação, como a inserção de metadados. Ao se receber um documento assinado digitalmente, deve-se registrar, como metadado de integridade, a informação indicando que o documento foi recebido com tal assinatura e que esta foi verificada. Da mesma maneira, nas sucessivas conversões de formatos, deve-se registrar, também como metadado, o evento de conversão.

    DIRETRIZES PARA A PRESUNÇÃO DE AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS (conarq)


ID
2923729
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o E-Arq Brasil, Gerenciamento Eletrônico de Documentos consiste em

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição. Entende-se por informação não estruturada aquela que não está armazenada em banco de dados, como mensagem de correio eletrônico, arquivo de texto, imagem ou som, planilha etc.

    fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf

    gab. C

  • Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.

    Entende-se por informação não estruturada aquela que não está armazenada em banco de dados, como mensagem de correio eletrônico, arquivo de texto, imagem ou som, planilha etc

  • Conjunto de tecnologias (compartimentada)....GED.

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas (relação orgânica)...SIGAD.

  • Correto

    O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é definido por um conjunto de tecnologias que facilitam o controle, bem como o armazenamento, compartilhamento e recuperação de dados existentes em uma determinada instituição, seja ela privada ou pública.

  • Gabarito: C

    Vamos comentar cada alternativa?

    1. um conjunto de procedimentos e de operações técnicas que visam ao controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, apoiado em um sistema informatizado. (CONCEITO DE SIGAD)
    2. um conjunto organizado de políticas, de procedimentos, de pessoas, de equipamentos e de programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso à informação. (CONCEITO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO)
    3. um conjunto de tecnologias utilizadas para a organização da informação não estruturada de um órgão ou de uma entidade. (CONCEITO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO)
    4. um sistema capaz de manter a relação orgânica dos documentos e garantir-lhes a confiabilidade, a autenticidade e o acesso. (RELACIONADO AO SIGAD)

    e-Arq Brasil: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/noticias/conarq-abre-consulta-publica-visando-a-atualizacao-do-e-arq-brasil/EARQ_v2_2020_final.pdf


ID
2923732
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise as afirmativas.

I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos trata os documentos de maneira compartimentada.

II. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos.

III. Captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição são funcionalidades do Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Em relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do SIGAD, o GED nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos.

    Fonte: e-Arq Brasil; p. 11.

  • Gabarito b.

  • Gab. B

    I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos trata os documentos de maneira compartimentada. - GED

    II. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos - SIGAD

    III. Captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição são funcionalidades do Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED

  • Gabarito: B

    Vamos comentar uma a uma???

    I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos trata os documentos de maneira compartimentada.

    Certo.

    Justamente o que o e-arq afirma. O GED trata o documento de maneira compartimentada e o SIGAD parte da concepção orgânica.

    II. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos.

    Errado.

    Nem sempre o GED incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida como o SIGAD faz. (e-Arq, 2020, p. 29)

    III. Captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição são funcionalidades do Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

    Certo. Vide página 28 do e-Arq, 2020.

    Link: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/noticias/conarq-abre-consulta-publica-visando-a-atualizacao-do-e-arq-brasil/EARQ_v2_2020_final.pdf

    Sigam no Instagram @mundodaarquivologia


ID
2923735
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A lei federal 8.159 de 8 de janeiro de 1991 dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e é conhecida como a Lei de Arquivos.

De acordo com o disposto na referida lei, em relação aos arquivos públicos e privados, numere a coluna II de acordo com a coluna I.


Coluna I

1. Arquivos Públicos

2. Arquivos Privados


Coluna II

( ) São conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas em decorrência de suas atividades.

( ) São conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

( ) São conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, municipal e do Distrito Federal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

( ) Podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados conjuntos de fontes relevantes para a história e para o desenvolvimento científico nacional.

( ) Se identificados como de interesse público e social, não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.


Assinale a alternativa que represente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    (2) São conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas em decorrência de suas atividades.

    (1) São conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

    (1) São conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, municipal e do Distrito Federal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

    (2) Podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados conjuntos de fontes relevantes para a história e para o desenvolvimento científico nacional.

    (2) Se identificados como de interesse público e social, não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.


ID
2923738
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao órgão que possui a finalidade de implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • CONARQ (Conselho Nacional de Aquivos): Define a política nacional de arquivos públicos e privados. O CONARQ é o órgão central do SINAR

    SINAR (Sistema Nacional de Arquivos): Tem a finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    Arquivo Nacional: Órgão que possui entre outras competências, a gestão e o recolhimentos dos documentos acumulados pelo Poder Executivo Federal.

    SIGA (Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo): Organiza, de forma sistêmica, as atividades de gestão de documentos, o âmbito da Administração Pública Federal.

  • Dedreto 4073/2002:

    Art. 10.  O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    gabarito B

  • CONARQ =DEFINE

    SINAR=IMPLEMENTA

  • quem define é o Conarq, quem implementa é o Sinar.

    Resposta: B

  • Arquivo Nacionalacompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

    CONARQ → possui responsabilidade de definir a política nacional de arquivos públicos e privados.

    SINARimplementa a política nacional de arquivos públicos e privados. 

    Gabarito: Letra B


ID
2923741
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Decreto Federal n° 7.724 de 16 de maio de 2012 e sobre as informações classificadas em sigilo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A decisão de classificar a informação em qualquer grau de sigilo deverá ser formalizada no Termo de Classificação de Informação – TCI.

    .

    B) Os prazos máximos de classificação da informação serão de 25 anos para grau ultrassecreto; 20, para grau secreto e 5, para grau reservado.

    Ultra = 25 anos

    Secreto = 15 anos

    Reservado = 5 anos

    É só ir retirando 10 anos.

    .

    C) A classificação de sigilo deverá ser efetuada pela autoridade competente sem que seja necessário considerar o grau a ser classificado.

    .

    D) Para a classificação da informação em grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério mais (menos) restritivo possível.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor

  • " Art. 31. A decisão que classificar a informação em qualquer grau de sigilo deverá ser formalizada no Termo de Classificação de Informação - TCI"

  • A) artigo 31

    B) artigo 28

    C) Não encontrei artigo específico

    D) artigo 27

  • Sobre o erro da C:

    C- A classificação de sigilo deverá ser efetuada pela autoridade competente sem que seja necessário considerar o grau a ser classificado.

    Art. 31. A decisão que classificar a informação em qualquer grau de sigilo deverá ser formalizada no Termo de Classificação de Informação - TCI, conforme modelo contido no Anexo, e conterá o seguinte:

    I - código de indexação de documento;

    II - grau de sigilo;


ID
2923744
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A resolução CONARQ n° 40, de 09 de dezembro de 2014, dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e das entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR. 

Analise as afirmativas abaixo, marque (V) se for verdadeira e (F) se for falsa.
 
(  ) O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da publicização do ato de eliminação.

( ) Após a aprovação pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD e pelas autoridades dos órgãos e das entidades a quem compete aprovar, a listagem de eliminação deverá ser submetida à instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para autorização da eliminação.

(  ) A eliminação dos documentos deverá, obrigatoriamente, ocorrer com a supervisão de responsável designado para acompanhar o procedimento.

(  ) A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação.

(  ) A eliminação de documentos públicos prescinde de publicação do Edital de Ciência de Eliminação de Documentos em periódico oficial.
 
Assinale a alternativa que represente a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Respondi essa questão de acordo com a Resolução n° 40 de 9/12/2014

    ( F) O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da publicização do ato de eliminação.

    Art. 2º O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos que, após a aprovação pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD e pelas autoridades dos órgãos e entidades a quem compete aprovar, deverá ser submetida à instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para autorização da eliminação.

    ( V) Após a aprovação pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD e pelas autoridades dos órgãos e das entidades a quem compete aprovar, a listagem de eliminação deverá ser submetida à instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para autorização da eliminação.

    Art. 2º O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos que, após a aprovação pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD e pelas autoridades dos órgãos e entidades a quem compete aprovar, deverá ser submetida à instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para autorização da eliminação.

    (V ) A eliminação dos documentos deverá, obrigatoriamente, ocorrer com a supervisão de responsável designado para acompanhar o procedimento.

    Art. 5º § 1° A eliminação dos documentos deverá, obrigatoriamente, ocorrer com a supervisão de responsável designado para acompanhar o procedimento.

    (V ) A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação.

    Art. 5º A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.

    ( F) A eliminação de documentos públicos prescinde de publicação do Edital de Ciência de Eliminação de Documentos em periódico oficial. 

    Art. 3º Após obter a autorização, os órgãos e entidades, para proceder à eliminação, deverão elaborar e publicar o Edital de Ciência de Eliminação de Documentos, em periódico oficial, sendo que na ausência destes, os municípios poderão publicá-los em outro veículo de divulgação local, para dar publicidade ao fato de que serão eliminados os documentos relacionados na Listagem de Eliminação de Documentos.

  • Quando você erra a questão por conta de um "prescinde"

    PRESCINDE =SUSPENDE

    PRESCINDE SUSPENDE

    PRESCINDE=SUSPENDE

    PRESCINDE-SUSPENDE

    PRESCINDE=SUSPENDE

    PRESCINDE=SUSPENDE

    PRESCINDE=SUSPENDEEEEEEEE


ID
2923747
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Decreto Federal n° 4.915 dispõe sobre o SIGA – Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da administração pública federal.


De acordo com as finalidades do SIGA, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Art. 2  O SIGA tem por finalidade:

           I - garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;

           II - integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;

           III - disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;

           IV - racionalizar a produção da documentação arquivística pública;

           V - racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;

           VI - preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal;

           VII - articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

  • Marquei A, porque, por conta da atualização legislativa, o item consta como "administrativas e legais". Na lei consta apenas "legais".


ID
2923750
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na obra “Arquivos permanentes: tratamento documental”, Heloísa Liberalli Bellotto faz reflexões sobre o conceito de memória.


Em relação ao conceito de memória apresentado por Bellotto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    a) Certo, cópia;

    b) A memória é um conjunto de informações e/ou documentos orgânicos ou não (CORRETO, pois está é produzida de forma involuntária/empírica, assim, marcada por uma percepção do individuo que poderá se valer de qualquer forma ou objeto para transcrever a sua experiência pessoal);

    c) Memória por não ser uma resultante de uma ação formal ou cientifica, somente poderá ser organizada, após o seu acontecimento, uma vez, que é uma ação não intencional (ou seja, não se sabia e nem se planejou que ocorre-se aquele fato);

    d) Memória e história NÃO são termos equivalentes, mas sim interdisciplinares, pois a memória não se constitui de um conhecimento produzido de forma intencional (=não científico), assim, está seria uma percepção do passado, entretanto, a história seria um conhecimento produzido e forma intencional (=científico), uma vez, que está seria a forma cientifica de se analisar a memória, já que seleciona fatos e elementos que seriam considerados como importantes (Jardim, 1995);


ID
2923753
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Baseando-se na política de microfilmagem embasada no pressuposto de que a documentação conservada nos arquivos é parte do patrimônio cultural comum da humanidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Alguém poderia fornecer a fonte desta resposta? Ou pelo menos fontes sobre a citada política de microfilmagem? Grato.

  • Arquivos permanentes : tratamento documental página 282

    Por Heloísa Liberalli Bellotto

    gab A


ID
2923756
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação ao elemento Instrumentos de Pesquisa da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D SEMPRE QUE ESTIVER CERTO NAO MARQUE A ERRADA KKKKKK

  • Gab. LETRA D

    São 7 Elementos de Descrição obrigatórios:

    1 código de Referência

    2 Título

    3 Data(s)

    4 Nível de descrição

    5 Dimensão e suporte

    6 Nome(s) do(s) produtor(es)

    7 Condições de acesso

    Fonte: conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf

  • Gabarito: D

    Instrumentos de Pesquisa não é um elemento obrigatório. Os elementos obrigatórios são:

    MNEMÔNICO: MEU FILHO NASCEU!! ENTÃO ELE TERÁ:

    • Código de referência; RG
    • Título; Nome
    • Data(s); Data de nascimento
    • Nível de descrição; Ele terá nível intelectual bom, pois estudará em uma universidade federal
    • Dimensão e suporte; Nasceu com 3,040 Kg e 49 cm
    • Nome(s) do(s) produtor(es); Eu mesma rsrsrs
    • Condição de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1). Tem que lavar as mãos para pegar nele

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia


ID
2923759
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO caracteriza um instrumento de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Para a Gestão de Documentos de Arquivo, há quatro métodos utilizados como instrumentos de pesquisa: guia, inventário, catálogo e índice. Listagem de eliminação não faz parte do grupo.