SóProvas



Prova VUNESP - 2015 - SAEG - Técnico de Saneamento - Estação de Tratamento de Água


ID
1780375
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos", de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?" – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou"?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?" Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou". A emoção era tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica" nas festas e “ficar" é beijar à vontade, até desconhecidos. 
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.

(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

A gradação é um recurso de linguagem caracterizado pela exposição de ideias por meio de uma sequência de palavras ou expressões, cuja progressividade pode dar maior ou menor intensidade à situação narrada.

Na crônica, um exemplo de gradação encontra-se no trecho:

Alternativas
Comentários
  • Gradação

      Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente. Quando a progressão é ascendente, temos o clímax; quando é descendente, o anticlímax. Observe este exemplo:

    Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões...

    O objetivo do narrador é mostrar a expressividade dos olhos de Joana. Para chegar a esse detalhe, ele se refere ao céu, à terra, às pessoas e, finalmente, a Joana e seus olhos. Nota-se que o pensamento foi expresso em ordem decrescente de intensidade. Outros exemplos:

    "Vive só para mim, só para a minha vida, só para meu amor". (Olavo Bilac)
    "O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se." (Padre Antônio Vieira)
    http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil7.php


    Alt: B
  • Gabarito letra B: 

    Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.

    Perceba que na frase ocorre uma gradação progressiva, ou seja, há uma sequência de palavras intensificando progressivamente a ideia da frase.

  • Não consegui ver graduação clara na B.

  • Gradação
    Enumeração que denota crescimento ou diminuição (clímax ou anticlímax).
    – É um pássaro, é um avião, não... é o super-homem.
    – O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário.
    – O amor é esfuziante, grande, perturbador, uma tragédia.

     

     

    Gabarito B /Pestana (2012)

  • Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar;(intensidade maior) pai, mãe – jamais(intensidade ainda maior).

     

    GAB. LETRA B

  • AS EXPRESSÕES "NEM PENSAR" E "JAMAIS" DÃO A GRADAÇÃO, PARA QUEM NÃO TÁ CONSEGUINDO VER CLARAMENTE

  • Art. 18, CF/88 - Caput. Lá está a fundamentação, você confundiu os institutos.

  • Art. 18, CF/88 - Caput. Lá está a fundamentação, você confundiu os institutos.

  • Art. 18, CF/88 - Caput. Lá está a fundamentação, você confundiu os institutos.


ID
1780396
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade.
   Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-nobrasil.htm. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, a concordância verbal e nominal está correta na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da alternativa C ser a correta.
  • Vou tentar ajudar:

    Nos últimos anos = adj. adverbial de tempo, como está deslocado, a vírgula é obrigatória.

    Houve, no sentido de existir é invariável, ou seja, permanece no singular.

    letra C é o gabarito da questão.

  • Na verdade o houve neste caso pode ser substituído por ocorrer. 
    Ocorreram muitos avanços. 

    Houve no sentido de existir, ocorrer e acontecer é invariável.
  • por que a letra "e" está errada?

  • Haver(no sentido de existir ou tempo decorrido) - SEMPRE 3°pessoal do singular

    E) As desigualdades dentro da mesma cidade RECEBEM o nome de INTRAURBANAS (desigualdades intraurbanas)

    acho q eh isso :)

  • a) Cisternas, rios e açudes são recursos que permiteM a captação de água.

     b) Na área de saneamento, problemas relacionados às desigualdades regionais ainda permaneceM.

    c) Nos últimos anos, houve muitos avanços na difusão dos serviços de saneamento. Gabarito

    d) Os dados colhidos pelo IBGE tornam possível um estudo detalhado sobre o Brasil.e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebe o nome de intraurbana.Acredito que os erros são esses.Alt: C

  • Por gentileza , qual seria o correto da alternativa D?

  • A- o correto seria PERMITEM,concordando com RECURSOS - Recursos permitem...

    B- o correto seria PERMANECEM, concordando com Problemas -Problemas ainda permanecem
    D- o correto seria POSSÍVEL,concordando com UM ESTUDO - Os dados colhidos pelo IBGE tornam um estudo detalhado POSSÍVEL  sobre o Brasi E- O comentário de Rodrigo Salles é pertinente e esclarecedor.
  • Leonardo Greco a alternativa D esta incorreta pois possível só flexiona se vier precedido de artigo ''os'' ''as''

  • Muito bom, Thiago. Porém tenho a impressão de que, para o item "D", o correto seria:  "As desigualdades dentro da mesma cidade RECEBEM o nome de INTRAURBANAS"; já que o termo "intraurbanas" funciona como adjetivo do substantivo "desigualdades". Desigualdades intraurbanas. Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

  • Obrigado 

  •  a) Cisternas, rios e açudes são recursos que permite a captação de água. (PERMITEM, pois, concorda com Cisternas, rios e açudes, ou seja, no plural)

     b) Na área de saneamento, problemas relacionados às desigualdades regionais ainda permanece. (PERMANECEM, pois, concoda com os problemas relacionádos às desigualdades regionais que estão no plural) 

     c) Nos últimos anos, houve muitos avanços na difusão dos serviços de saneamento. (CORRETA)

     d) Os dados colhidos pelo IBGE tornam possíveis um estudo detalhado sobre o Brasil. (TORNOU, pois veja bem houve um deslocamento de sujeito diferente do que se espera, pois o que torno possível? UM ESTUDO DETALHADO, logo, no singular)

     e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana. (RECEBE, pois, está concordando com O Intraurbana que está no singular)

  • Gustavo Rocha, gostei da sua explicação, mas analisando a letra D, não só está errada a palavra tornam como a possíveis, pois deveria estar TORNARAM caso o restante da frase estivesse no plural, e corrigindo o verbo TORNAM para TORNOU a palavra POSSÍVEIS precisaria vir para o singular, ficando: TORNOU POSSÍVEL

  • Pessoal mas vcs tem q falar porq a questão está certa, ajuda mais assim, vlw
  • Questão simples, vejamos os erros:

    a) Cisternas, rios e açudes são recursos que permite permitem a captação de água.

    b) Na área de saneamento, problemas relacionados às desigualdades regionais ainda permanece permanecem.

    c) Nos últimos anos, houve muitos avanços na difusão dos serviços de saneamento. (verbo haver impessoal não se flexiona)

    d) Os dados colhidos pelo IBGE tornam possíveis possível um estudo detalhado sobre o Brasil.

    e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana intraurbanas.

    Gabarito letra C.

  • A) Permitem.
    B) Permanecem.
    C) GABARITO.
    D) Os dados do IBGE TORNARAM / Possível um estudo.
    E) Intraurbanas.

  • a banca ama o verbo Haver, muito cuidado galera...

     

  • Gustavo rocha, seu comentário está equivocado. 

    "e) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana. (RECEBE, pois, está concordando com O Intraurbana que está no singular)"

    Recebe não pode concordar com o intraurbana, visto que o sujeito não pode ser preposicionado, o sujeito precisa ter valor de substantivo.. 

    (termo regente) O nome de intraurbana. ( termo regido )

    Termo regido é aquele que completa o sentido de outro, no caso o intraurbana está completando o sentido "o nome", logo não poderia ser sujeito. 

    Abraços bons estudos. .. 

  • A) PERMITEM
    B)PERMANECEM 
    C)GAB
    D)TORNA POSSIVEL 
    E) RECEBE

  • Por isso que detesto português. 

    Na alternativa "E" o sujeito ao meu ver é "As desigualdades dentro da mesma cidade", então o verbo deveria concordar com o sujeito.

    Não vejo o porquê de o verbo ter que concordar com "Intraurbana".

  • O verbo haver, quando utilizado como sinônimo de existir, é um verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular: há, houve, havia, haverá, haveria..

    Sempre trocar o verbo haver pelo existir se couber, será singular ;)

  • E) As desigualdades dentro da mesma cidade recebem o nome de intraurbana.

    A letra E que gerou dúvidas:

    Está errado intraurbana, pois deveria estar no plural, o recebem está correto.

  • gab. C


ID
1780402
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um jantar, foram servidas duas tortas. Cada torta foi dividida em quatro partes iguais, e cada uma das partes foi dividida em três fatias. Sabe-se que cada participante do jantar comeu 1/12 do número total de fatias, e que restou 1/6 desse total. O número de pessoas que participaram desse jantar foi

Alternativas
Comentários
  • 2 tortas  / 4 ped. = ao total 8 pedaços. Cada pedaço foi dividido em 3, logo se tem 24 pedaços. ( 3*8 = 24)

    1/6 de 24 é 4. ( multiplica o numerador por numerador e divide pelo denominador.) Sobraram 4 fatias.

    1/12 de 24 é 2. Então cada pessoa comeu 2 fatias. Logo, se era 24 pedaços, sobrou 4 fatias, então foram comidos 20 pedaços,

     20 /2=10 pessoas. 

    Letra D


  • Tata Cristina, o gabarito não seria Letra D, correspondente a 10 pedaços?

  • 24F - 4F = 20F

    20F / 2F = 10

  • Sim, Eduardo, a letra correta é a D. Corrigido, obrigada!
     E são 10 pessoas, conforme a questão pedi e não 10 pedaços.

  • Letra D

    Havia 2 tortas cada uma dividida em 4 pedaços = 8 pedaços. Cada parte foi dividida em 3 portanto 3*8 = 24 portanto,  24 pedaços. 


    Cada participante comeu 1/12 de 24 que é igual a 2 pedaços por pessoa.

    Sobraram 1/6 de 24 que é 4 pedaços

    Portanto, se eram 24 pedaços e sobraram 4 pedaços, foram consumidos 20 pedaços.


    20/2= 10 pessoas


  • 2 tortas / 4 partes cada = 8 partes
    Cada parte / 3 fatias = 8*3 = 24 fatias

    24 - (1/12*24*x) = 24/6
    24 - 2x = 4
    x = 10 pessoas


  • 2 tortas x 4 fatias cada = 8 fatias totais, que por sua vez serão divididas em 3, portanto 8 x 3 = 24 fatias totais.

    Se cada convidado comeu 1/12 (24/12 = 2) total de fatias, isto significa que cada convidado comeu 2 fatias de torta cada um, e se do total de 24 fatias sobraram 1/6 (24/6 = 4), ou seja, sobraram 4 pedaços, isto significa que foram consumidos 20 pedaços, que dividido pela quantidade de torta consumida por pessoa dá um total de 10 pessoas no jantar.
  • https://brainly.com.br/tarefa/3305610

    4 partes x 3 fatias = 12 fatias x 2 tortas = 24 fatias

    1 pessoa comeu 1/12 x 24 = 2 fatias

    restou 1/6 de 24 fatias = 4 fatias

    do total de 24 - 4 que restou = 20 fatias comidas

    cada pessoa comeu 2 fatias então 20/2 = 10 pessoas.

  • (4.3).2 = 24

    CONVIDADO = 1/12 . 24 = 24/12 = 2

    SOBRA = 1/6 . 24 = 24/6 = 4

    Nº DE PEDAÇOS COMIDOS = 24 - 4 = 20

    Nº DE CONVIDADOS: 2.X = 20 = X = 20/2 = X = 10

  • GABARITO:   D

     

     

     

    Se você utilizar porcentagem para resolver fração fica tudo mais fácil

    1/6 = 0,166...7

    0,166...7 x 12 = 2 P.restantes

     

    Conclui-se que 10 pedaços foram comidos, e que a cada 1 pedaço de 12, foi dado a uma pessoa, então tinham 10 pessoas!

  • https://youtu.be/Dio_00J7jE8?t=3537

  • 2 tortas, 8 pedaços x3 fatias = 24 fatias

    cada um comeu 1/12 do total 24= 2 pedaços

    sobraram 4 pedaços , foram comidas 20 fatias cada um comeu 2 portanto são 10 pessoas


ID
1780408
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para aviar uma receita, em um farmácia de manipulação, 160 drágeas de uma vitamina e 176 drágeas de outra deverão ser repartidas e distribuídas em vários frascos, de modo que cada frasco contenha o mesmo e o maior número possível de drágeas de cada vitamina, sem restar nenhuma. Nessas condições, o número total de frascos necessários será igual a

Alternativas
Comentários
  • MDC
    Faça o MDC de 160 e 176, quando ambos não der para dividir por 2, soma o resto, 10 +11 que é igual a 21.

  • tomara que VC esteja em todas as questões pra explicar ueheueheueheheue
  • Redação ruim. Eu só entendi nos comentários o que a questão deseja. Eu estava fazendo frascos com um pouco de uma drágea e um pouco de outra. Acho que dá para entender isso do enunciado. Mas agora entendi que é para separar as drágeas em frascos de cada tipo e não misturar.

    Mesmo n° = 16, que é o máximo divisor comum.

    10 frascos com 16 drágeas do tipo A.

    11 frascos com 16 drágeas do tipo B.

    = 21 frascos.

  • MDC 160,176

    10+11=21

  • alternativa E

    MDC 160 e 176


    160, 176  /2 

    80, 88     /2 

    40, 44    /2

    20, 22   /2 

    10,11       Veja que não ha mais divisores COMUNS entre o 10 e o 11  


    Quando não dividir mais soma-se os restos


    10+11= 21 frascos    

  • Olá, gente! As questões de matemática necessitam serem sempre visualizadas. 

    Explico: Todo mundo sabe que é questão de MDC . Só pra constar mmc e mdc se fazem do mesmo jeito = fatoração. Entretanto, na primeira modalidade você multiplica todos os valores que foram fatorados, enquanto que no outro, somente multiplicará o que for fator comum para todos os números. MDC geralmente é a MAIOR QUANTIDADE.... e o mmc é o MÍNIMO (assim que aparecerá no seu problema). Uma vez que identificamos do que se trata a questão, então vamos fatorar: 160,176/ 280,88 / 240, 44 / 2 20,22 / 2 10 , 11 ... epa, não cabe mais divisores comuns! Assim, meus amigos, vamos raciocinar. Qual o mdc aqui? Ou seja, o maior número que divide os dois? 16 (2*2*2*2)Mas o que representa este 16? Eu sempre gosto de colocar na forma da divisão clássica (com divisor, dividendo e quociente) para identificarmos: 160/16 = 10 Então das 160 drágenas divididas pelo mesmo número nos dois casos (divisor) gerará 10 frascos com a primeira vitamina. 176/16 = 11 Então das 176 drágenas divididas pelo mesmo número nos dois casos (divisor) gerará 11 frascos com a segunda vitamina. E o que ele pede? Justamente o número de frascos. Logo, 10+11= 21!
  • nossa, redação ruim mesmo, pois pede "contenha o mesmo e o maior número possível de drágeas de cada vitamina", estava procurando um numero igual, pois pede o mesmo e maior!!!!! deveria ser cancelada....

  • Max Divisor Comum ( 160 , 176 )  =  16

    160 / 16  =  10 frascos

    176 / 16  =  11 frascos

    ________________________

                         21 frascos

  • vitamina A = 160

    vitamina B = 176

     

    total = 336

     

    obs: se e para não sobrar nada e só pegar o total (336) e dividir por 21 (frascos) =  16 ............ 21 x 16 = 336 (não sobrando nenhum)

     

    obs: se pegar 336/30 =  11,2  ( essa parte depois da vígula seria algumas drágeas restante... então o resultado teria que ser um número inteiro

  • Para responder rapidamente a questão.

    SOMA Vitamina A + Vitamina B = 336

    DIVIDE pelas alternativas, como não pode sobrar NENHUMA, o resultado da divisão deve ser um número INTEIRO.

    Sendo assim, a única opção que dá um número inteiro é a letra E. 336/21 = 16 FRASCOS.

    Bons Estudos! Rodrigo

  • MDC

    Vit A         Vit B

    160          176 | 2

    80             88 | 2

    40             44 | 2

    20             22 | 2

    10     +      11 | 16 Drageas em cada frasco

    21 Frascos

  • QUESTÃO MUITO MAL ELABORADA!!!

    Poderiam dizer: "De modo que nos frascos do tipo A, contenham a mesma quantidade de drágeas dos fracos do tipo B, quantos frascos teremos?" Muito melhor assim, mas preferem botar "banca" na questão kkk'


ID
1780423
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Transportando uma carga especial, um caminhoneiro levou quatro dias para percorrer certa distância. Sabe-se que no primeiro dia ele percorreu um determinado número de quilômetros, que no segundo dia ele percorreu 4/5 do número de quilômetros percorridos no primeiro, e que no terceiro e no quarto dia ele percorreu o mesmo número de quilômetros percorridos no segundo e no primeiro dia, respectivamente. Se a média aritmética do número de quilômetros percorridos diariamente foi 36, então o número de quilômetros percorridos no terceiro dia foi igual a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está incompleta. Fui na prova e percebi que está faltando informações.


  • Alguém poderia ajudar com a resolução?

  • Total de dias: 4

    Distâncias percorrida em cada dia:
    1º dia: x
    2º dia: 4/5x
    3º dia: 4/5x
    4º dia: x
    Obs: Preste atenção ao formular o quadro acima, pois o examinador tenta enganar ao colocar que o terceiro dia é respectivo ao segundo dia e que o quarto é respectivo ao primeiro.
    Média aritmética diária: 36 km; portanto, se foram 4 dias, ele percorreu o total de 144 km. 
    Então, sabemos que a soma das distâncias diárias (quadro acima) totalizam 144 km.Vamos sistematizar isso:
    x + 4/5x +4/5x +x = 144
    x/1 +4/5x +4/5x +x/1 = 144/1
    Temos que simplificar o denominador; sabemos que entre 5 e 1, é 5. Então, vou pegar o 5, dividir pelo debaixo e multiplicar pelo de cima:
    5x +4x +4x +5x = 720
    18 x = 720
    x=720/18
    x=40
    Sabendo o valor de x=40 e atendendo ao que foi questionado (nº de km percorridos no terceiro dia), vamos fazer a substituição:4/5 de x; sabendo que x é 40, o resultado de 4/5*40 = 32 (Alternativa A).

  • Desculpem. FIcou bem enrolado acima, tentei editar, mas não consegui, o sistema não deixa.


  • (X + 4/5X + 4/5X + X) / 4 = 36

    X = 40

    3° DIA = 4/5X = 32.

  • Vou tentar ajudar....espero conseguir...

    Primeiro dia:- x

    Segundo dia:- 4/5x

    terceiro e no quarto dia ele percorreu o mesmo número de quilômetros percorridos no segundo e no primeiro dia

    Terceiro dia:- 4/5x

    Quarto dia:- X

    Ele disse que a média desses 4 dias é 36.....então o valor do somatorio da 36*4=144

    Conta.........x + 4/5x + 4/5x +x =144

    Aplica MMC e vamos chegar ao valor:- 18x/5=144

    Joga o 5 pro outro lado, se ele ali está dividindo passa multiplicando

    18x=144*5

    18x= 720

    x=720/18

    x=40


    Agora vamos saber qtos KM ele percorreu:

    1 dia 40

    2 dia 4/5 de 40:- 32

    Terceiro dia:32

    Quarto dia:- 40

    GABARITO 32 KM



  • Dia I - X

    Dia II - 0,8X (4/5X)

    Dia  III - 0,8X

    Dia IV - X



    (X + 0,8X + 0,8X + x) / 4 = 36

    0,9X = 36

    X = 40


    Como ele pediu o Dia III, então -> 0,8 * 40 = 32

    Resposta A

  • 36*4 = 144

    x+4/5x+4/5x+x = 144

    5x+4x+4x+5x= 720

                 5

    18x = 720

    X = 720/18

    x = 40

    4/5 . 40 = 160/5 = 32


  • A questão apresentou os valores de 4/5 de km  e 36km de média dos 4 dias. Então resolvi desse jeito.

    1º dia 40km ( percorreu 5/5 ou 5 dividido por 5 = 1   (1*4= 4 ou 40km)  ) achei o km do 1º dia.

    2º dia 32km (percorreu 4/5 do km rodado no 1º dia, então fica 4 dividido por 5= 0,8 (0,8*4= 32km) )

    3º dia 32km ( percorreu o mesmo km do 2º dia )

    4º dia 40km ( percorreu o mesmo km do 1º dia)

    total de 40+32+32+40 = 144km total dos 4 dias. média aritmética 144/4=36 km diários      certo!

    Pessoal! espero que entendam a resolução, não sou bom com fórmulas, mas consigo resolver as questões assim.

  • 1º dia = x

    2º dia = 4x/5

    3º dia = 2º dia   E    4º dia = 1º dia   RESPECTIVAMENTE, logo:

    3º dia = 4x/5

    4º dia = x

    Média  => (x + 4x/5 + 4x/5 + x) / 4 = 36
    x = 40

    3º dia  => 4*40/5 = 32

  • x = 1° dia

    36 * 4 = 144 (média * total de dias)


    x + 4/5x + 4/5x + x = 144
    MMC
    5x + 4x + 4x + 5x = 720
    18x = 720
    x = 720 : 18
    x = 40

    ________________________


    40 * 4/5 = 32 (2° e 3° dia)
  • https://brainly.com.br/tarefa/3427221

     

    O número de quilômetros eu vou chamar de ''x''.
    o primeiro dia ele percorreu x 
    no segundo ele percorreu 4/5 vezes o número de quilômetros que percorreu no primeiro = 4x/5
    no terceiro ele percorreu o mesmo que o segundo = 4x/5
    e no quarto ele percorreu o mesmo que o primeiro= x
     
    na montagem fica:

    x + 4x + 4x + x
           5      5        = 36    ∴    x + 4x + 4x + x . = 36 
               4                                    5     5          4

    Tirando o MMC, o resultado é 20.

    20x + 16x + 16x + 20x = 720    ∴   72x = 720  ∴   x = 10

    No terceiro dia ele percorreu 4x, se x = 10,
                                               5

    Portanto o terceiro dia ele percorreu 8 Km

  • Leonardo que bixiga de resolução é essa? Como que você coloca como resultado algo que nem está entre as alternativas?

  • x = Distância percorrida     x/4 = 36 → x=144

    a= km do 1º dia

    a + 4/5.a + 4/5.a + a = x

    5a + 4a + 4a + 5a = 5.144

    18.a = 720  → a=40

    3º dia = 4/5.a → 4/5 x 40 = 32 km

    32 km → resp a)

  • 1ª informação importante > MÉDIA 36

    2ª NO SEGUNDO DIA , A QUESTÃO NOS TRAZ QUE FOI FEITO 4/5 DO 1°, SENDO A MÉDIA DE 36 POR DIA, PODEMOS FAZER O SEGUINTE> 36 : 4 = 9 ...... 1/5 = 9   E   5/5 = 40 VALOR DO 1º DIA.

    ENTÃO TEMOS 1° DIA 40 KM = 5/5

     

    2° DIA 32 KM = 4/5 DE 40KM

  • Eu errei porque fiz 36 km como total, mas na verdade é cada dia , então fica 36 * 4 = 144 


ID
1780432
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os líderes da Zona do Euro chegaram a um acordo “unânime" sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia nesta segunda-feira, 13.07, em Bruxelas, afirmaram vários participantes da reunião de cúpula.
Após cerca de 17 horas de discussão, o presidente do Conselho Europeu confirmou o acordo e uma extensa agenda de compromissos para combater a crise na Grécia.

(Disponível em http://www.cartacapital.com.br. Adaptado)

O novo pacote de ajuda à Grécia

Alternativas
Comentários
  • ..."A chanceler federal alemã, Angela Merkel, declarou que as vantagens se sobrepõem às desvantages e pediu ao Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) que aprove o plano. Segundo ela, até esta quarta-feira a Grécia terá de implementar medidas prioritárias, incluindo mudanças no imposto sobre valor agregado (VAT) e o sistema de aposentadorias. Merkel afirmou que não haverá perdão da dívida."...


    http://www.dw.com/pt/zona-do-euro-fecha-acordo-sobre-nova-ajuda-%C3%A0-gr%C3%A9cia/a-18580509

  • Alternativa (b)


    "A Grécia tinha até esta quarta para votar 4 medidas exigidas pela Europa:
    1. Ajustar o imposto ao consumidor e ampliar a base de contribuintes para aumentar a arrecadação do estado"

    "O novo pacote de ajuda grega, além de não conter qualquer tipo de perdão de dívidas, impõe duras condições a Atenas, com medidas de "aperto" econômico que não apenas o governo grego tinha prometido não adotar, mas que também foram recusadas por 61% dos gregos em um plebiscito realizado há duas semanas."


    Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/parlamento-da-grecia-aprova-exigencias-de-credores.html

  • Bora terminar de quebrar quem já está quebrado né?!!!


ID
1780438
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) liberou nesta quarta-feira (10.06) uma questão que se estendeu por vários anos e envolveu inúmeros artistas.
Relatora do caso, a ministra Carmem Lúcia considerou que o direito à ampla liberdade de expressão não pode ser suprimido pelo direito das pessoas públicas à privacidade e intimidade.

(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)

O caso decidido pelo STF se relaciona à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    O STF decidiu que seria inconstitucional a necessidade de autorização, pois iria contra a Constituição Federal que prevê a NÃO CENSURA PRÉVIA.

    Ou seja, no conflito de interesses, neste caso, em específico, a "intimidade e a imagem" perdeu pra não censura.

  • Já que o enunciado cita intimidade, privacidade e liberdade de expressão, busquei isto nas alternativas. Um abraço.

  • * RESPOSTA CERTA: "b".

    ---

    * FONTE: "http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1640353-por-maioria-stf-decide-pela-liberacao-de-biografias-nao-autorizadas.shtml".

    ---

    * OBSERVAÇÃO: Bastava prestar atenção nas palavras chaves do enunciado. Com isso, só sobraria a alternativa "b".

    ---

    Bons estudos.


ID
1780462
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma solução preparada a partir de 30 g de soluto em 500 mL de solução, qual será a concentração comum obtida?

Alternativas
Comentários
  • CONCENTRAÇÃO COMUM = Massa do Soluto/Volume

                                                                  30g/500ml = 0,06 gramas/ml

    Notem que nas alternativas só temos g/L (GRAMAS POR LITRO).Se 1 litro = 1000 ml basta multiplicar: 0,06 x 1000 = 60 g/L.

    ALTERNATIVA D

  • Como a resposta está em litros, apenas fiz a conversão e depois finalizei a divisão:

    500 ml é 0,5 litros então:

    30 / 0,5 = 60g/l

  • 30g --------500ml

    X------------1000ml

    X=60g/L


ID
1780465
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma estação de tratamento de água, uma substância utilizada na etapa de coagulação é o sulfato de alumínio [Al2(SO4)3]. Este composto pode reagir com hidróxido de cálcio.

Essa reação é representada por:

Al2(SO4)3 + 3Ca(OH)2➝2Al(OH)3 + 3CaSO4

Se foram utilizados 7,4 kg de hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], com rendimento de 100% na reação, a massa de hidróxido de alumínio [Al(OH)3] obtida será de  

Dadas as massas molares: [Al2(SO4)3] = 342 g/mol; [Ca(OH)2] = 74 g/mol; [Al(OH)3] = 78 g/mol; [CaSO4] = 136 g/mol.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

     

    Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas resolvi da seguinte maneira:

     

    A reação já está devidamente balanceada, então vamos encontrar as massas molares de hidróxido de cálcio e de hidróxido de alumínio obtido

     

    hidróxido de cálcio

     3Ca(OH)2 -> temos 3 mols de Ca(OH)2, se 1 mol é 74g, então 3 mols são 3x74 = 222g/mol

    Logo, 3Ca(OH)2 tem massa molar de 222g/mol

     

    hidróxido de alumínio obtido

    2Al(OH)3 -> temos 2 mols de Al(OH)3, se 1 mol é 78, então 2 mols são 2x78 = 156g/mol

    Logo, 2Al(OH)3 tem massa molar de 156g/mol

     

    Com os valores encontrados, basta utilizar uma simples regra de três:

     

    Com 222g/mol de hidróxido de cálcio temos 156g/mol de hidróxido de alumínio

    Com 7,4kg de hidróxido de cálcio tem X de hidróxido de alumínio

     

    Ou seja:

    222 - 156

    7,4 - X 

     

    Vamos passar 7,4 kg para g, ficamos com 7400 g

    222   -  156

    7400 -  X

     

    Multiplicamos cruzados e ficamos com:

    222x = 1154400

    x = 1154400 / 222

    x = 5200g


ID
1780468
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água para consumo humano deve apresentar um potencial hidroxiliônico (pH) entre 6,0 e 9,5. Em um laboratório, foi medido o pH em algumas amostras de água e verificaram-se os seguintes resultados:

Amostra                    pH
    1                         10,0
    2                         8,0
    3                         5,0

Diante desses resultados, assinale a alternativa que classifica corretamente cada amostra de água, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

     

    A escala do pH da água pode variar de 1 a 14

    Todo o pH inferior a 6 é ácido. Quanto menor o número, mais ácida é a água.

    Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra

    A água alcalina ionizada é uma água reestruturada quimicamente e é a ideal para nossa saúde, pois, possui o pH entre 8 e 10

     

    Fonte: http://blog.aaguadasaude.com.br/ph-da-agua-o-que-e-isto-para-que-serve-qual-o-ph-ideal-para-a-agua-que-ingerimos2/


ID
1780471
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nas estações de tratamento de água, o processo convencional é composto por fases de tratamento. Assinale a alternativa que indica as fases em que ocorrem a adição de cloro e de flúor, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Desinfecção adição de cloro visando a eliminação de organismos patogênicos;

    Fluoretação adção de flúor (flureto de sódio, calcio, etc) para garantir a manutenção da saúde bocal da população


ID
1780474
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os materiais formados por mais de uma substância podem ser classificados em sistemas heterogêneos e homogêneos.Dentre os sistemas apresentados a seguir, qual é o classificado como homogêneo?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

     

    A água e o álcool são líquidos miscíveis entre si, desta forma a mistura resultante é homogênea, uma vez que apresenta uniformidade em todos os pontos.

     

    Mais exemplos:

    Mistura Homogênea – é formada por apenas uma fase. Não se consegue diferencias a substância.
    Exemplos: 
    - água + sal
    - água + álcool etílico
    - água + acetona
    - água + açúcar
    - água + sais minerais

     

     

    Mistura Heterogênea – é formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser diferenciadas a olho nu ou pelo microscópio. 
    Exemplos: 
    - água + óleo 
    - granito
    - água + enxofre
    - água + areia + óleo
     

  • Oi, vim aqui pra deixar uma dica de um site para estudo de química com foco em concursos públicos. Baixe resumos de química grátis no site: http://quimicaparaconcursos.com e bons estudos!

  • Basta lembrar que alcool + água gera uma solução, e solução são sempre homogêneas. =)

  • Só complementaando: O Leite e o Sangue são misturas heterogêneas pois com o auxílio de um microscópico é possível perceber outras substancias, como gotículas de gordura em suspensão, plaquetas, hemácias....


ID
1780477
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma estação de tratamento de efluentes, os métodos convencionais de tratamento de esgotos domésticos são agrupados em primário, secundário e terciário. O método considerado tratamento primário é:

Alternativas
Comentários
  • Não sabia que pode ocorrer floculação no tratamento de efluentes. A meu ver, a floculação ocorria somente no tratamento de água. :/

  • Também achei esquisito essa "Floculação", porém era a única que se podia ir por eliminação

  • Sim, há adição de coagulantes e posteriormente a floculação dos mesmo. Este é um processo físico-químico, característico do tratamento primário.

  • esqueceram do tratamento preliminar

  • 3.2.1 Leito de secagem

    O lodo é passado sobre essas camadas de cascalho ou areia, produzindo filtração e desidratação do lodo por evaporação. Essa evaporação dependerá das condições climáticas da área, dos dias de exposição e das características do lodo.

    O material de drenagem é geralmente formado por camadas de 10 cm de areia em uma camada de cascalho de 10-20 cm, colocando uma rede de tubos na parte inferior para coletar a água que será tratada novamente na ETE. A camada de areia deve ser substituída periodicamente, pois a areia é perdida no processo de filtração e coleta do lodo.

    A desvantagem desse processo é a grande área de terra necessária.

  • Prova: 

    Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o nível de tratamento primário inclui unidades de:

    resposta da banca:

    decantadores primários, digestores e secagem do lodo;

    FGV considerou digestor sendo primário


ID
1780480
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Em um laboratório, utiliza-se um recipiente de vidro ou de plástico, que não deve ser aquecido, para medir e transferir volumes de líquidos. O instrumento que se enquadra para essa função é:

Alternativas
Comentários
  • R= c


ID
1780483
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

O equipamento, também conhecido como resistor variável, que pode ser utilizado para medir, por exemplo, tensão, corrente, posição e direção é:

Alternativas

ID
1780486
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A qualidade da água para consumo humano decorre de procedimentos de controle, de vigilância e de seu padrão de potabilidade. Dessa forma, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA 2914/2011

    CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES

    Art. 5º - Para os fins desta Portaria, são adotadas as seguintes definições:

    I - água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem

  • Art. 3º - Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água. 


ID
1780489
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os compostos orgânicos são agrupados em funções orgânicas de acordo com as suas características semelhantes. Muitos deles possuem padrões de potabilidade por apresentarem riscos à saúde. Um desses compostos é o benzeno (C6H6), cujo valor máximo permissível é de 5 μg/L, de acordo com a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Qual é a classificação do benzeno, dentre as funções orgânicas?

Alternativas
Comentários
  • Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.

     

    Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHx.

     

  • BENZENO = CICLOHEXANO

  • Benzeno é um hidrocarboneto pois só contém Carbono e Hidrogênio. Resposta Letra A


ID
1780492
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre as funções inorgânicas, pode-se identificar compostos ácidos, básicos, sais e óxidos. Em um laboratório, foram encontrados frascos identificados com as seguintes fórmulas moleculares: NaCl, H3PO4, CaO e Mg(OH)2.
Estes compostos pertencem às seguintes funções inorgânicas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • NaCl - Cloreto de sódio (Sal)

     

    H3PO4 - Ácído fosfórico (ácido)

     

    CaO - óxido de cálcio (óxido)

     

    Mg(OH)2 - Hidróxido de magnésio (Base)


ID
1780495
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação de síntese da molécula da água ocorre sob condições específicas entre os gases de hidrogênio (H2) e de oxigênio (O2), e é representada da seguinte forma:

 2H2 + O2 → 2H2O.

Se foram utilizados 0,4 g de hidrogênio e 3,2 g de oxigênio, obtendo 3,6 g de água, quais as relações de massas entre hidrogênio e oxigênio e entre hidrogênio e água, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • 0,4/3,2=  (simplificando por 4)
    0,1/0,8=
    1/8

    0,4/3,6= (simplificando por 4)
    0,1/0,9=
    1/9

    Gabarito: d

  • Oi, vim aqui pra deixar uma dica de um site para estudo de química com foco em concursos públicos. Baixe resumos de química grátis no site: http://quimicaparaconcursos.com e bons estudos!


ID
1780498
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Mediu-se, em um laboratório, a concentração de uma mistura de cloreto de potássio (KCl) em água, resultando em 0,02 g/L, porém, é necessário converter esse valor em partes por milhão (ppm). O valor que corresponderá essa concentração será:

Alternativas
Comentários
  • ppm é o mesmo que mg/L(1 mg em 10^6 mg de água, ou uma parte por milhao), assim convertendo 0,02g, tem-se 20mg/L, ou 20 ppm

  • Na verdade ppm não tem unidade e é calculado como massa do soluto/ massa da solução. A conta do Danillo deu certo pois a desidade no caso é 1, senão não daria.

    Densidade da água = 1g/ml. Foi adicionado sal, mas como a quantidade foi desprezivel (menos de uma grama em um litro) então a densidade continua igual.

    Precisa-se converter g/L em g/ml para ficar igual a densidade, entao: 0,02g/L = 0,00002g/ml

    1 ml tem no caso 1 grama, então 0,00002g/1g

    Regra de três:

    0,00002 está para 1
          X       está para 1 milhão
    X = 20 ppm (partes por milhão)


ID
1780501
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O uso de equipamento de proteção individual (EPI) pelo trabalhador é obrigatório para sua proteção, segurança e saúde no trabalho. As normas brasileiras estabelecem diversas exigências a serem atendidas pelos setores envolvidos na sua esfera de competência. Dentre as exigências, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NR-6 : 

    6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:
    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
    b) exigir seu uso;
    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no
    trabalho;
    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;


ID
1780504
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas residuárias ou residuais, também conhecidas como esgoto, podem ser originadas pelas águas residuais domésticas, de infiltração, urbanas e industriais. Cada tipo possui características e composições bem diferentes entre si, sendo necessário tratamento apropriado para cada um.

Com relação a isso, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, Água Residuária é o esgoto oriundo de domicílios, comércios... Então, após seu tratamento, ela vai para o corpo receptor, não para o abastecimento e consumo humano.

     

    Gab.: A


ID
1780507
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As áreas onde o tratamento de esgoto não ocorre apropriadamente podem estar sujeitas a doenças, seja pelo contato ou ingestão pela população, como, por exemplo, a esquistossomose e a ascaridíase. Dentre as outras doenças relacionadas ao esgoto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cólera = infeccção causada por bactéria (Vibrio cholarae)

    Leptospirose = por bactéria (Leptospira)

    Febre tifoide = por bactéria (Salmonella typhi)

    Amebíase = por protozoário (Entamoeba histolystica)

    Giardíase = por protozoário (Giardia lambia

     

    Gabarito: letra E.

     

  • Cólera
    Causada pela bactéria gram negativa curva (em forma de vírgula): Vibrio cholarae

    Anaeróbica facultativa

    movimenta por flagelos


ID
1780510
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise bacteriológica é realizada a partir da coleta de amostras de água para se ter conhecimento de sua qualidade. Para isso, são seguidos procedimentos rigorosos para a obtenção de resultados confiáveis e que comprometerão as etapas posteriores de tratamento. Nesses procedimentos, deverá ser considerado o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Para mais informações sobre.. 

    As bactérias heterotróficas causam doenças?

    Não, as bactérias heterotróficas pesquisadas em água para consumo humano não têm ação patogênica. É comum serem chamadas de “bactérias ambientais“ e os laudos de análises apresentam seus resultados como “contagem total de bactérias“ ou “contagem padrão de bactérias” . Mesmo não tendo ação patogênica, a Portaria 2914 estabelece um limite de 500 UFC/mL (unidades formadoras de colônias por mililitro) para bactérias heterotróficas na amostra analisada.

    O ponto de onde a amostra foi colhida deve ser interditado?

    Do ponto de vista da norma que estabelece os padrões de potabilidade de água para consumo humano (Portaria 2914, MS), nenhuma água deve ser consumida sem que atenda a esses referidos padrões. Na eventual ocorrência de valores aumentados para a contagem de bactérias heterotróficas, a providência importante é saber se a contaminação veio da água, do ponto de amostragem (bebedouro, torneira) ou do próprio procedimento de coleta da amostra.

     

    fonte: http://cohesp.com.br/resultado-de-minha-analise-apresentou-contagem-bacteriana-elevada-eu-faco/

  • exatamente

    gabarito errado

  • joinha para seu perfil

  • joinha para seu perfil

  • VALEU, Jaspion!


ID
1780513
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A análise físico-química de amostras de água considera diversos parâmetros para se constatar a qualidade do meio amostrado. Qual dos parâmetros a seguir é aplicado a essa análise?

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros físico-químicos (pH, condutividade, cor, turbidez, acidez, alcalinidade, cloreto e salinidade) das águas

     

    fonte: www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/view/1119/61

  • Alternativa B

     

    Quais aspectos são definidos na análise físico química de água potável?

     

    Os aspectos físicos da análise físico química de água potável são definidos pelos parâmetros que fazem parte da percepção do ser humano através das alterações da qualidade da água. Através de seus sentidos, pode-se notar a cor, turbidez, gosto e odor, já que o homem espera ter uma água transparente, sem gosto e sem cheiro para consumir. Entretanto, mesmo que esses parâmetros são caracterizados pela visão, olfato e paladar, existem técnicas científicas e equipamentos próprios para determina-los.

     

    Os aspectos químicos da análise físico química de água potável são mais importantes para se determinar a qualidade de uma água. Através destes parâmetros é possível classificar a água por seu conteúdo mineral, bem como o grau de contaminação e o equilíbrio bioquímico que é necessário para a manutenção da vida aquática. Estes parâmetros são determinados com metodologias e técnicas científicas, com auxílio de equipamentos no laboratório.

     

    Fonte: http://www.quimiquali.com.br/analise-fisico-quimica-agua-potavel


ID
1780516
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

É correto afirmar sobre as moléculas que

Alternativas
Comentários
  • Alternatica C

     

    Uma molécula é uma entidade eletricamente neutra que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante ligação covalente.

  • Oi, vim aqui pra deixar uma dica de um site para estudo de química com foco em concursos públicos. Baixe resumos de química grátis no site: http://quimicaparaconcursos.com e bons estudos!

  • A) pode ser formado por diferentes átomos.

    B) moléculas que contém mais do que dois átomos são denominadas de moléculas poliatómicas.

    C) Correta.

    D) quando formadas por átomos de mesmo elemento químico, as moléculas são chamadas de diatómicas.

    E) molécula diatômica é formada por 2 átomos idênticos.

  • Alternativa A: uma molécula não necessariamente precisa ter pelo menos dois átomos do mesmo elemento. Alternativa errada.

    Alternativa B: não há esses limites. Alternativa errada.

    Alternativa C: moléculas são eletricamente neutras. Alternativa correta.

    Alternativa D: compostos são constituídos por átomos de 2 ou mais elementos diferentes. Alternativa errada.

    Alternativa E: molécula diatômica é aquela formada por 2 átomos do mesmo elementos. Alternativa errada.

    Gabarito: alternativa C.

  • Vou entrar no site Elen, muito obrigado por compartilhar o site e obrigado a todos pelos comentários.

ID
1780519
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As estações de tratamento de água possuem uma série de etapas no processo até a destinação pós-tratamento. Assinale a alternativa que indica a etapa descrita corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Para separá-los, a água vai para os decantadores onde esses flocos sedimentam-se ou afundam pela ação da gravidade.   fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/decantacao.htm

    gabarito B

    Avante!! 


ID
1786645
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

Pela leitura do texto, é correto afirmar que para o cronista

Alternativas
Comentários
  • ben·fa·ze·jo |â| ou |ê| ou |âi| 

    adjetivo

    Que gosta de fazer bem.



  • A infrmação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, ABALA O PRESTÍGIO MÁGICO DO BEIJO.

  • Gabarito C

     

    c) o beijo ainda preserva sua aura de magia, embora tenha deixado de ser um momento íntimo e secreto vivenciado pelos casais.

     

     No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.

  • Benfazejo: favorável, conveniente, benéfico, positivo.

    Pudicos: que tem pudor, que sente vergonha, 

  •  c) o beijo ainda preserva sua aura de magia, embora tenha deixado de ser um momento íntimo e secreto vivenciado pelos casais.

     

    "Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público."

    "A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo."


ID
1786654
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

Muitas gerações conservaram alguma coisa dessa concepção de que o beijo tinha uma força poderosa e mágica,________ lidavam com ele de um modo carregado de expectativas. O beijo dividia-se entre ser algo prazeroso e pecaminoso,________ provocava intensa sensação de ambiguidade nas pessoas.

Para que o texto expresse, respectivamente, as ideias de causa e conclusão, as lacunas devem ser preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • As palavras que expressam ideias de causa e conclusão são pois e portanto.

    Alt: A

  • Conjunção Causal: Sentido de causa, motivo

    Exemplos: porque (="pelo fato de"), como (="porque"  início da frase), já que, visto que, pois, porquanto...

    Conjunção Conclusiva: Sentido de conclusão, explicação.

    Exemplos: logo, portanto, então, assim, por isso, pois (depois do verbo), por consequência...

  • Conjunções de Causa:
    Porque, pois, como, já que... por...

    Conjunções de Consequência:
    Que... Portanto...de forma que, de sorte que, tanto que,


  • Quando o comando da questão pede ideia de causa e conclusão, ela está pedindo conjunção adverbial CAUSAL e conjunção coordenada CONCLUSIVA, que é diferente de conjunção de consequência (que no caso são as conjunções adverbiais consecutivas).

     

    >>> conjunções adverbiais CAUSAIS: já que, visto que, visto como, como, uma vez que, pois, pois que, porque, por isso, por isso que, que, na medida em que, porquanto, etc.

     

    >>> conjunções coordenadas CONCLUSIVAS: logo, portanto, entao, por isso, assim, por conseguinte, pois (depois do verbo), etc.

  • CAUSAIS:

    -> porque,
    -> que,
    -> como (= porque),
    -> pois que,
    -> uma vez que,
    -> visto que,
    -> porquanto,
    -> já que,
    -> por isso,
    -> pois.

    CONCLUSIVAS:
    -> logo,
    -> pois,
    -> portanto,
    -> por conseguinte,
    -> por isso,
    -> assim.

    GABARITO -> [A]

     

  • Galera bizu: o ( POIS ) no inicio da oração será explicativa, e geralmente vem depois do imperativo.

    EX: Venha para dentro, pois está começando a chover.

    Força,Fé,Foco. Abraço.


ID
1786657
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica “Beijos”, de Ivan Angelo, para responder à questão.

   Beijo era coisa mágica. A bela beijava o sapo e ele virava príncipe. O príncipe beijava a Branca de Neve e ela acordava de seu sono enfeitiçado. A mãe beijava o machucado dos filhos e a dor sumia. O mocinho beijava a mocinha e o filme acabava em final feliz.
   Muitas gerações – não faz tanto tempo assim – incorporaram alguma coisa dessa noção de que o beijo tinha uma força poderosa, misteriosa, e lidavam com ele, principalmente com o primeiro, de um modo carregado de expectativas. Uma sensação imersa na ambiguidade: aquilo podia ser uma coisa benfazeja e ao mesmo tempo podia ser pecado. Dado ou recebido era precedido de dúvidas, suores frios, ansiedade, curiosidade e desejo. E o quase melhor de tudo: era secreto, escondido. Só a melhor amiga ficava sabendo; irmãos, nem pensar; pai, mãe – jamais.
   Os jovens chegavam ao beijo após uma paciente escalada de resistências e manobras envolventes. “Já beijou?” – queriam saber as amigas dela, como quem diz: “capitulou”?; e perguntavam os amigos dele, espírito corporativo, com o sentido de: “venceu a batalha?” Como resultante desse clima, surgiu um atalho, verdadeiro ataque de guerrilha: o beijo  roubado.
   Hoje tudo isso não tem mais sentido. Uma antiga marchinha de Carnaval dizia: “A Lua se escondeu, o guarda bobeou, eu taquei um beijo nela e ela quase desmaiou”. A emoção era
tanta que as moças desfaleciam. Já não é o caso.
   Por quê? Perdeu o segredo. Beija-se por toda parte, e em público. A meninada “fica” nas festas e “ficar” é beijar à vontade, até desconhecidos.
   Isso é bom ou é ruim? Não cabe a pergunta. É como se perguntassem se a evolução das espécies é boa ou não. Cada geração vive seu momento com tudo a que tem direito. Mas existe uma diferença tênue entre naturalidade e exibicionismo. Neste, o estímulo é o olhar dos outros. Cada um sabe qual é a sua.
   Representar variantes e significados do beijo é arte que tem milênios. Uma escultura de Rodin, representando o beijo amoroso de um par desnudo, é apreciada até pelos pudicos. Na época dele era ousada. Hoje...
   No Dia dos Namorados fui passear na internet à procura de curiosidades sobre a data. Encontrei uma pesquisa mostrando que o beijo é a carícia preferida pelos brasileiros. A informação, de certa forma, derrubou meus temores. Nada, nem a facilidade, abala o prestígio mágico do beijo.
(Veja SP, 18.06.2003. Adaptado)

Observando o emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que completa corretamente a frase: Cada geração tem direito...

Alternativas
Comentários
  • Apenas com os casos proibitivos podemos resolver esta questão:

    a) à oportunidades (não emprega crase antes de palavras no plural)

    b) à construir (não emprega crase antes de verbo no infinitivo)

    c) à uma (não emprega crase antes de artigo indefinido)

    d) à comportamentos (não emprega crase antes de palavras no plural)

    E) CORRETA

    bons estudos !

  • Gabarito letra E


    Não coloca crase Diante de:


    A) "A" no singular + palavra no plural

    B) Antes de verbo no infinitivo

    C) Antes de artigo indefinido

    D) "A" no singular + palavra no plura

    E) Gabarito 

  • a) à oportunidades (plural)

    b) construir (verbo)

    c) uma ( artigo indefinido)

    d)  comportamentos (plural)

  •  GABARITO E

     

    Cada geração tem direito...

    e) à escolha de seus próprios valores.

  • Questão repetida: Q626612.

  • Mesma questão repetida novamente?? :(

  • DICA PRA ESTUDAR CRASE: ESTUDE ONDE ELA NÃO É USADA! MATA 90% DAS QUESTÕES

  • a) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE PALAVRAS NO PLURAL QUE NÃO SÃO DEFINIDAS PELO ARTIGO.

    b) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE VERBO.

    c) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE PRONOMES INDEFINIDOS.

    d) NÃO OCORRE CRASE ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS.

    e) GABARITO.

  • De mão beijada.

  • Cada geração tem direito A ALGO: À ESCOLHA. Lembrando que a palavra “escolha” não está no sentido do verbo “escolher” muita gente pode errar achando que é verbo e antes de verbo nunca tem crase, neste caso “escolha” é substantivo!
  • a vunesp na parte da crase cobra mais 

    1)cobra a regencia (crase no singular e subsantivo no plural)
    2)crase antes de verbo
    3)crase antes de artigo ou pronome indefinido
    4)crase antes de nomes masculinos

    sabendo isso provavelmente ganhara a questão na prova 

  • a) plural

    b) verbo

    c) pronome indefinido

    d) plural

    E) Gabarito

  • a) oportunidades (plural) não tem crase

    b) construir (verbo) antes de verbo não tem crase

    c) uma - (pronome indefinido) não tem crase

    d) comportamentos (palavra masculina) não tem crase

    e) escolha (palavra feminina) GABARITO

  • letra a no singular mais uma palavra no plural

    Gabarito E

  • gab. E

  • gab. E

  • GABARITO: LETRA E

    os principais casos em que a crase NÃO ocorre:

    - Diante de substantivos masculinos:

    Andamos cavalo.

    Fomos a pé.

    Passou a camisa a ferro.

    Fazer o exercício lápis.

    - Diante de verbos no infinitivo:

    A criança começou a falar.

    Ela não tem nada a dizer.

    Estavam a correr pelo parque.

    Estou disposto a ajudar.

    Obs.: como os verbos não admitem artigos, constatamos que o "a" dos exemplos acima é apenas preposição, logo não ocorrerá crase.

    - Diante da maioria dos pronomes e das expressões de tratamento, com exceção das formas senhora, senhorita e dona:

    Diga a ela que não estarei em casa amanhã.

    Entreguei a todos os documentos necessários.

    Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.

    Peço Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos.

    Mostrarei vocês nossas propostas de trabalho.

    Quero informar a algumas pessoas o que está acontecendo.

    Agradeci a ele, quem tudo devo.

    - Diante de numerais cardinais:

    Chegou a duzentos o número de feridos.

    Daqui a uma semana começa o campeonato.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR


ID
1786669
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto
é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de
93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade. Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-
-nobrasil.htm. Adaptado)

De acordo com as informações do texto,

Alternativas
Comentários
  • Gab. B
    [...] como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio.

  • Discrepância = s.f. Discordância; que demonstra desigualdade, quando comparado com outra coisa ou pessoa.

    "As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio."
    Alt: B
  • São Paulo e Rio de Janeiro com 93% do esgoto tratado. Será mesmo? É só passar na marginal Tietê pra sentir o cheiro terrível de esgoto!

  •    As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de 93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.

    GABARITO -> [B]


ID
1786675
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   O saneamento básico é o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população, compreendendo serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos.
   Podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
   Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas cerca de 17% do total de domicílios não possui o fornecimento hídrico encanado, tendo acesso a esse recurso por meio de cisternas, rios e açudes. Em uma divisão entre cidade e campo, constata-se a diferença: 99% da população urbana tem acesso à água potável, enquanto, no meio rural, esse índice cai para 84%.
   Já a população com acesso à rede sanitária ou fossa séptica é menor, cerca de 79% em 2010, o que revela o grande número de domicílios situados em localidades onde o esgoto
é a céu aberto. Além disso, cerca de 14% dos habitantes do país não são contemplados pelo serviço de coleta de lixo, e 2,5% não contam com o fornecimento de eletricidade.
   As desigualdades regionais são marcantes. Enquanto as cidades mais desenvolvidas do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto de
93%, outras capitais, como Belém (7,7%) e Macapá (5,5%), não gozam do mesmo privilégio. Além disso, há também uma desigualdade intraurbana (ou seja, dentro das cidades), com ausência de serviços de água, esgoto e até eletricidade em periferias e favelas.
   De acordo com as premissas internacionais dos Direitos Humanos, nações que privam pessoas de serviços básicos como esses pelo simples fato de não serem proprietárias legais de suas terras praticam uma agressão à humanidade. Não obstante, o peso das taxas e impostos cobrados por alguns países para a manutenção desses serviços não segue uma proporção devidamente estabelecida. Para a Organização das Nações Unidas, o ideal seria que essas cobranças não ultrapassassem 5% do orçamento familiar, o que atualmente não ocorre na maioria dos casos.

(Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-
-nobrasil.htm. Adaptado)

A pontuação está empregada corretamente em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


    É agressão à humanidade, segundo as premissas internacionais dos Direitos Humanos, privar um cidadão que não é proprietário de terras de ter acesso aos serviços básicos.


    Veja que se tirarmos a parte em negrito, a frase continua com sentido completo. Este é um dos macetes/regras para fazer questões de pontuação.

  • perfeito adorei a ideia!


  • Parabéns! Você acertou!


ID
1786693
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Trabalhando de forma simultânea e ininterrupta, 12 máquinas iguais produziram um lote de peças em 5 dias. O número de máquinas necessárias para produzir um novo lote com o mesmo número de peças, nas mesmas condições operacionais, mas com prazo reduzido para 3 dias, será igual a

Alternativas
Comentários
  • 12máq  1lote   5 dias ( Inversa)

    x            1lote   3 dias


    12   3

    x      5

    3x=60  

    x= 60/3

    x=20

    Letra C


  • Inversamente proporcional e não diretamente...

    Tem que perceber que se diminuir o n° de dias, vai ter que aumentar o n° de máquinas e não diminuir.

    3X = 12 x 5

    X = 20 máquinas.

  • alternativa C


    máquinas    dias

         12             5  

          x              3 - inversamente 


    3x= 12*5 = 60/3

     x=20 

  • maquinas     dias

    12                  5

    x                   3

     

    inversamente proporcional , sendo assim e de  (lado a lado )

     

    3x = 12 . 5

    3x = 60

    x = 60/3

    x = 20

     

  • Regra de Três Simples

     

    Máquinas         Dias

    12                       5

    x                         3         OBS. Quanto mais Máquinas trabalhando menos dias para concluir, logo será inversamente Propocional   x/12

     

    x/12 * 5/3

    3x= 60

    x= 20 Máquinas

     

    Gabarito: C

  • Trata-se de uma questão envolvendo regra de três composta. Para iniciar a resolução, precisamos analisar as variáveis envolvidas tendo como referência a variável que nós queremos descobrir, número de máquinas, então:

    Se aumentarmos o número de máquinas reduz-se a quantidade de dias trabalhados, variável inversamente proporcional;

    Se aumentarmos o número de máquinas aumenta-se a quantidade de lotes produzidos, variável diretamente proporcional;

    Máquinas

    Lote

    Dias

    12

    1

    5

    X

    1

    3

    Após análise das grandezas, deixamos a fração de referência de um lado da igualdade e do outro lado colocamos as demais frações multiplicando-as, lembrando que invertemos as grandezas inversamente proporcionais, quando for o caso, temos:

    12/x = 1/1*3/5

    12/x = 3/5

    x/12 = 5/3

    x=20

    Portanto, precisaremos de 20 máquinas para produzir um novo lote com o mesmo número de peças, nas mesmas condições operacionais, mas com prazo reduzido para 3 dias.

    Gabarito: Letra “C”.

  • OBS: Quanto maior o número de máquinas, menor será o tempo para concluir o trabalho, deverá multiplicar na linha horizontal, assim temos:

    Máquinas         Dias

          12      -        5

           x       -        3  
    _________________
              3x = 12x5
               x= 60/3
               x = 20

    Gabarito: C

  • Por ser grandezas inversamente proporcionais, INVERTE:

    De

    12 – 5

    X - 3

    PARA

    X – 5

    12 – 3

    3x = 60

    X = 20

  • 12M ------ 5d

      x -------- 3d

    Menos dias, mais máquinas, ou seja, inversamente proporcional.

    12.5=3.x

    60=3x

    x=20

  • Gabarito''C''.

    Inversamente proporcional

    12/x = 3/5

    x/12 = 5/3

    x=20

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A questão nos diz que 12 máquinas iguais produziram um lote de peças em 5 dias, e pergunta quantas máquinas são necessárias para produzir um novo lote com o mesmo número de peças em 3 dias.

    Sendo assim, temos:

    Máquinas -------------- Dias para produção de um lote de peças

    12 ------------------------ 5

    x ------------------------ 3

    OBS.: Se 12 máquinas necessitam de 5 dias para fazer um lote, então a quantidade de máquinas necessárias para fazer o mesmo lote em apenas 3 dias precisa ser maior, ou seja, mais máquinas são necessárias para fazer o lote em menos dias. Assim, é uma regra de três inversamente proporcional.

    12 / x = 3 / 5

    3x = 12*5

    3x = 60

    x = 60 / 3 = 20

    Então, são necessárias 20 máquinas para produzir esse lote de peças em apenas 3 dias.

    || Alternativa C ||

    Abraços.

  • Inversamente proporcional

    ENTÃO: multiplicar na horizontal; basta!

    Fica 12 --- 5

    x ---- 3

    RESULTADO: 3x = 60

    x = 60/3

    x=20

    INVERSAMENTE PROPORCIONAL: quando encima e embaixo forem desproporcionais. Neste caso (12 para 5), por exemplo, quer dizer que quanto mais máquinas, menor o número de dias necessários para concluir a produção. Embaixo (x ---- 3) é diferente: quanto menos máquinas, mais dias necessários. No diretamente proporcional todos devem diminuir ou aumentar e não um diminuir e outro aumentar.

  • 12/X = 5/3 COMO É INVERSAMENTE AI FICA 12 x 5 =60 dividido por 3x que é = a 20dias

  • (Grandeza inversamente proporcional, multiplica em linha)

    Trabalhadores . dias

    12 ------------------- 5

    x --------------------- 3

    3x = 12 . 5

    x = 60/3

    x = 20 dias

    ''Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo''

  • 12 maquinas.................... 5 dias

    x maquinas ..................... 3 dias

    inversamente proporcional.

    3x= 12*5

    x =12*5

    3

    x = 20

  • regra de 3 simples inversamente proporcional

    máquinas ........ dias

    12 .......................5

    x ...........................3

    se 12 maquinas levam 5 dias, com menos dias será preciso mais máquinas para fazer a mesma quantidade, então: (menos dias mais máquinas) = ( inversamente proporcional)

    fixa a grandeza com a incógnita e inverte as indiretas, assim:

    12 ....................3

    x.......................5

    multiplica em cruz

    3x=12.5

    3x=60

    60/3 ( divide 60 por 3)

    x=20

    será preciso 20 máquinas


ID
1786699
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabendo-se que os termos da sequência (20, x, 50) são inversamente proporcionais aos termos da sequência (40, 20, y), é correto afirmar que a razão y x é igual a

Alternativas
Comentários
  • A questão diz que as sequencias são inversamente proporcionais.

    Definição: Dois conjuntos  de números são inversamente proporcionais se o produto dos elementos correspondentes for sempre o mesmo.

    Então: 20 x 40 = 800

                X x  20 = 800

                50 x Y = 800

    Então fica que X = 40 e Y = 16.

    O questão pede Y/X que é 16/40, dividindo os dois termos por 8, fica 2/5.

    Alt:E

    tário...
  • Fiz diferente..

    Peguei 20/x = y/50 ► 20y/50x ► 2/5

      

  • ALTERNATIVA E


    20 * 40 = 800

     x *  20 = 800

     50 * y = 800

    Portanto:  x= 40 e

                    y= 16.


    A razão y/x é igual a: 16/40 = 2/5




  • Não entendi ainda a resposta para essa questão.

  • Inversamente proporcional:


    20 / 1/40 = x / 1/20 = 50 / 1/y


    20. 40 = x . 20 = 50 . y


    800 = 20x = 50y


    Logo como 20x e 50y são iguais a 800 podemos achar o valor dos dois termos assim:


    800 = 20x


    x = 800 / 20 


    x = 40


    800 = 50y


    y = 800 / 50


    y = 16


    A razão de y / x = 16 / 40 (divide os dois termos por 8) temos = 2 / 5


    Resposta E

  • Gabarito letra E

    Quando se fala de proporção / razão, fala-se de uma divisão.

    Vamos chamar os termos de A,B,C,D,E,F, onde A = 20, B = x, C = 50, D = 1/40, E = 1/20 e F = 1/y

    Montando as proporções: A/1/D = B/1/E = C/1/F (pois conforme o enunciado, são inversamente proporcionais). Substituindo os valores, chegamos a: 20.40 = x.20 = 50.y => isso quer dizer que 800 = 20x = 50y, que quer dizer que tanto 20x como 50y valem 800 também. Portanto, 800 = 20x => x = 40  e 800 = 50y => y = 16.

    y/x = 16/40 = 2/5
  • 20,x,50

    40,20,y

    lógica:menor em cima, maior embaixo no 20 - 40, inverte na sequência do meio, (x)40 - 20 e volta menor em cima e maior embaixo na mesma proporção 50 - (y)100 - que é dobro do 50, mesma regra dos demais conjuntos.
    logo: 

    20,40,50

    40,20,100

    y/x = 100/40 = 10/4 = 2,5 (2/5, opção E)
  • Um pouco de teoria...

    Duas sucessões de números são inversamente proporcionais se o produto de um elemento de uma, pelo correspondente elemento da outra, for constante.

    Bosquilha, Alessandra. Minimanual compacto de matemática : teoria e prática : ensino funda-
    mental. -- 2. ed. rev. -- São Paulo : Rideel, 2003.

    Um abraço.
  • Thiago Fereira, sua resposta deu 2,5 mas o gabarito é 2 dividido por 5. Não está correto esse modo de resolução.

  • 20/[1/40] = x/[1/20]=50/[1/y]
    800 = 20x  ⇒ x = 800/20     ⇒  x = 40
    800 = 50y    ⇒ y =  800/50   ⇒  y = 16
    y/x = 16/40    ⇒    y/x = 4/10 ⇒ y/x = 2/5 
    Resposta: y/x = 2/5

    https://brainly.com.br/tarefa/3304746

  • E)

     

    x=1/20

    y=1/50

    R=y/x

    y/x=1/50/1/20  =  1/50 *20/1 = 20/50 = 2/5

  • 1º (20, x, 50)  2º (1/40, 1/20, 1/y) inversamente. 

     

    x= 1/20   y= 1/50  

     

    y/x = 1/50 : 1/20 = 1/50*20/1= 2/5

     

    A questão pediu a razão de y/x, sabemos que divisão de fração repete a 1º e multiplica pelo inverso da segunda, corta zeros e os "1"

     

    GABARITO E


ID
1786702
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a, b, c três números naturais consecutivos cuja soma é igual a 3,2 a. Nesse caso, é correto afirmar que (a . b) vale

Alternativas
Comentários
  • alternantiva B


    n +  n + 1 +  n+ 2 = 3,2n 


    3n + 3 = 3,2n 

    3 = 3,2n - 3n 

    3 = 0,2n  n=3/0,2n = 15 


    15 + 1 = 16

    15*16= 240



  • Gabarito B 240


    a = x; b = x+1; c = x+1 +1a + b+ c = 3,2a => substituindo a,b e c:  x + x + 1 + x + 1 + 1 = 3,2a => x = 15. 

    Portanto: a= 15 e b= 16 => a.b = 240

  • a+(a+1)+(a+2)=3,2a
    3a+3=3,2a
    3=3,2a - 3a
    3=0,2a
    3/0,2=a
    a=15

    a=15    b=15+1=16     c=16+1=17
    a.b= 15.16=240

    ConceiçãoHP http://brainly.com.br/tarefa/3267282

  • Tem que pegar o pulo do gato. Números CONSECUTIVOS. 

    Bia Berti deixou bem explicado.

  • https://www.youtube.com/watch?v=KbWX6jgUd2U&list=PLXlL4prddRzbVn5nIr7nd3AsyuWj-Gt9a&index=180


ID
1786708
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em janeiro, um estacionamento ao lado de uma nova estação do metrô tinha um determinado número de vagas. Em abril, o aumento do movimento fez com que o número de vagas fosse aumentado em x%. Em julho, a estação passou a operar em horário integral, e o número de vagas no estacionamento teve um aumento de 40% em relação a abril. Se o número de vagas em julho passou a ser 75% maior que o de janeiro, então x% corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Supondo que em Janeiro meu número de vagas era de 100, logo: Janeiro = 100 Em abril teve um aumento de x% em relação a janeiro, ou seja: Abril = janeiro + x% de janeiro Abril = (100+ 100x) Em julho teve um aumento de 40% em relação à abril, então: Julho = abril + 40% Julho = (100+100x) . 0,4 E diz que julho teve uma aumento de 75% em relação a janeiro, ou seja, se janeiro tinha 100, em julho terá 175 Então ficará: 175 = abril + julho 175 = (100+ 100x) + (100+100x) . 0,4 175 = (100+100x) + 40 + 40x 35 = 140x X = 0,25 0,25 . 100 = 25 % Alternativa D
  • Fiz quase igual ao João.

    Janeiro = 100 vagas

    Abril = (100 + 100X) vagas

    Julho = (100 + 100X) 0,4  vagas. Obs: aumentou 40%.

    Julho é 75% maior que janeiro, então julho fica 175.

    janeiro + abril + julho= 175

    Então fica assim:

    (100+100X) + (100 + 100X)0,4 = 175

    (100 + 100X) + 40 + 40X = 175

    140 + 140X = 175

    140X + 35

    X = 35/140

    X = 1/4 que é igual a 0,25.

    Alt:D

  • Janeiro = 100 vagas (fictício)

    Abril = x vagas

    Julho = 100 vagas + 75% = 175 vagas

    Regra de 3:

    140% = 175 vagas
    100% = x vagas ( AGORA O MÊS DE ABRIL É EQUIVALENTE A 100%)

    100% = 125 vagas (x vagas)
    tivemos um aumento de 25 vagas, logo 25% de aumento em relação a janeiro.





  • Use 100 como sendo o número de vagas em Janeiro. Em julho teve um aumento de 75% em relação a Janeiro, ou seja 175 vagas.
    O texto fala que de Abril para Julho o aumento foi de 40 %.   Então podemos achar quantas vagas existiam no mês de Abril : 140% --- 175 vagas  e  100% ------ Xvagas. Faz regra de três  X= 125 vagas no mês de Abril, como em Janeiro existia 100 vagas, logo o aumento que o exercicio pede ´foi de """25 % ""
  • a...........ax...........1,4ax

    1,4ax = 1,75a

    a = 1,25

    25%

  • Imaginemos hipoteticamente que o número inicial de vagas é de 100 (para facilitar). Em relação a janeiro o mês de julho teve aumento de 75%, portanto passamos a ter 175 vagas.

    Agora o x da questão:

    sabemos que em relação a abril, julho teve aumento de 40% ou seja:  Abril +40% =175, entretanto precisamos achar quantas vagas existiam em abril:

    Equação: Qual o número que aumentando em 40% dá 175?

    x+ (x.40/100)=175

    x+ 0,40x= 175

    1,40x=175

    x= 175/1,40

    x= 125 (vagas em abril)

    Portanto fica:

    janeiro: 100 vagas

    Abril: 125 vagas, ou seja aumentou 25 vagas.

    Julho: 175 vagas, ou seja aumentou 50 vagas, em relação abril (40%) e 75 em relação a janeiro ( 75%)

    Entretanto a questão é sobre o percentual de aumento de abril, ora regra de três simples. Se 100% da vagas iniciais são 100 vagas,  25 vagas são quantos % das 100 vagas?

    100 --------  >100%

     25   ------>       x%?

    R 25%

  • Muito bom Thiago, obrigado por compartilhar.

  • Valor = x = 1 = 100%
    [Jan ---- Jul]  => (x + 75%) = 1,75x

    [Jan  --- Abr  --- Jul]  => (x*x%) * 1,4 => 1,75x

    x% = 1,75 / 1,4 = 1,25 
    ou seja, aumento de 25 %

  • Resumindo: a melhor forma de resolver questões de calcular porcentagem onde não se fornece números, é usar 100 que facilita bastante.

  • janeiro = 100 (então julho é 175)
    x = abril


    x + 0,40x = 175
    1,40x = 175
    x = 175 : 1,40
    x = 125

    janeiro = 100
    abril = 125
    julho = 175


  • Gabarito: D

     

     

    Janeiro - 100

    Abril - 100 + x

    Julho - (100 + x) * 1,4

     

    (100 + x)*1,4 = 100 (janeiro) + 75%

    (100 + x)*1,4 = 175

    140 + 1,4x = 175

    1,4x = 35

    x = 35 / 1,4 ---> x = 25 

  • essa maldita questão me tirou mais de uma hora tentando resolver, ahhhhh q ódio

    daí entro aqui e vejo galera resolvendo com regra de três....

    05 garrafas de whisky, por favor

  • eu queria saber pq 1,4


ID
1786717
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que o custo de um litro do produto x é R$ 15,00, e que o custo de um litro do produto y é R$ 6,00. Se o custo de um litro de uma mistura de determinadas quantidades desses dois produtos é igual a R$ 8,70, então o número de litros do produto x necessários para preparar 7 litros dessa mistura será igual a

Alternativas
Comentários
  • PODEMOS FAZER POR SISTEMAS
    X+Y=1  "representa um litro"
    15X+6Y=8,7  "representa um litro da mistura"
    MULTIPLICANDO POR -15 TEMOS 
    -15X-15Y=-15
    15X+6Y=8,7
    SUBTRAINDO TEMOS:
    -9Y=-6,3
    Y=-6,3/-9
    Y=0,7

    COMO X+Y = 1
    X=1-0,7
    X=0,3

    LOGO PARA PREPARAR 7 LITROS DA MISTURA  USAREMOS 
    0,3 * 7 = 2,1 LITROS DO PRODUTO X

    ALT: B
  • Alternativa B.

    Façamos o mmc de 15 e 6 que dará o resultado de 30. Após isso dividimos o preço de cada produto por esse valor, ou seja, 15/30 e 60/30. Fazendo as contas chegamos ao valor de 0,50 para o produto x e 0,20 para o produto y.Se vamos fazer uma solução de 7 litros basta multiplicar 0,50 x 7 que dará 3,50 (produto X) e 0,20 x 7 que dará 1,40 (produto Y). A questão pede o numero de litros de X utilizado. Basta subtrair 3,50 - 1,40 que chegará ao resultado da questão: 2,10.

  • x+y=1litro   então x=1-y

    15.x+6.y= 8,70                                                                                                                                                                       substituindo:                                                                                                                                                                                    15.(1-y)+6y=8,70  

    15-15y+6y= 8,70                                                                                                                                                                         
     15-8,70 = 15y-6y                                                                                                                                                                                  y= 0,7    x=0,3  
       Logo:  7litros x 0,3 = 2,10                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
  • x+y=1litro   então x=1-y                                                                                                                                                                  

    15.x+6.y= 8,70                                                                                                                                                                                            substituindo:                                                                                                                                                                                                         15.(1-y)+6y=8,70                                                                                                                                                                              
    15-15y+6y= 8,70                                                                                                                                                                                          15-8,70 = 15y-6y                                                                                                                                                                                               y= 0,7    x=0,3    Logo:  7litros x 0,3 = 2,10 

  • Gabarito=B

        x+  y =1
    15x+6y=8,70

        x+  y =1            (-6)
    15x+6y=8,70

    -6x-6y=-6
    15x+6y=8,70
    9x=2,70

    2,70/9=0,3
    0,3=x

    0,3*7 = 2,1


  • Porque x+y é igual a 1 , isso eu não entendi, onde está implicito isto? 

  • Dados do enunciado:

    1 litro de x = R$15,00

    1 litro de y = R$ 8,70

    1 litro de x+y = R$8,70

    O primeiro passo é descobrir quanto de x e de y tem em 1 litro da mistura. Eu fiz por tentativa e pra facilitar considerei 1 litro= 10 

    Então temos as seguintes possibilidades:

    X + Y = 10 

    5 + 5 (1)

    7 + 3 (2)

    3 + 7 (3)

    Sabemos que um litro da mistura vale R$8,70 então substituímos nas possibilidades (fazer regra de 3):

    (1) 7,50 + 3,00 = 10,50 - passou o valor que estamos procurando então descarte;

    (2) 10,50 (nem precisa fazer o de y

    (3) 4,50 + 4,20 = 8,70

    Sabemos que em 1 litro de XY = 0,3 de x + 0,7 de Y, então para descobrir quanto tem de x em 7 litros vc faz uma regrinha de 3 e acha 2,10!

  • produto x = r$ 15/ litro

    produto y = r$ 6/litro

     

    qto para 7 litros da mistura?

    x = 15 . 7 = r$ 105

    y = 6 . 7 = r$ 42

     

    105 + 42 = 147

     

    147/7 = 2,1

  • Para termos 7 litros de mistura, usaremos a parte proporcional que cabe à x:

    0,3p+0,7p=7 litros

    1p=7

    p=7

    a parte proporcional que cabe à x é: 0,3p-->0,3x7=2,1 litros

    Gabarito B

     

  • Rafael acertou essa na sorte,

    Veja:

     

    Ele multiplicou o valor de cada litro por 7, que é o total de litros da mistura que o exercício pede, em seguida, somou esses dois valores.

    105 +  42 = 147

     

    Blz, sabemos que para comprar 7 litros dos produtos X e Y é igual a 147.

    Deste valor, ele dividiu pelos mesmos 7 e coincidentemente deu o gabarito 2,1.

     

    A pergunta do exercicio é:"Quantos litros do produto X é preciso para fazer 7 litros da mistura X+Y ? "

     

    Esse 2,1 que foi achado não quer dizer isso. Acertou o tiro o escuro..rs

     

  • Por sistema fica assim:

     

    x + y = 1 Litro

    y = 1 - x (Substituir na fórmula abaixo)  

     

    15x + 6y = 8,70

    15x + 6 (1 - x) = 8,70

    15x + 6 - 6x = 8,70

    9x = 8,70 - 6

    9x = 2,70

    x = 0,3 

     

    1 L ------- 8,70

    7 L ------ ?

    8,7 x 7 = 60,90

     

    0,3 ------ 8,70

    x --------- 60,90

    8,70x = 18,27

    x = 2,10

     

     

     

     

  •       1 litro da mistura = 8,70      7 litros:  7 . 8,70 = 60,90        x + y = 7 litros ⇒ y = 7 – x     

     

          Equacionando o problema, temos:  15x + 6 . (7 – x) = 60,9  ⇒  x = 2,1 litros


ID
1786744
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com o tema repercutindo, a sociedade está dividida entre os que são a favor e os que se manifestam contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, com argumentos convincentes de ambos os lados. Leia dois desses argumentos:

Em um país de diferenças sociais enormes, é um crime a sociedade querer punir ao invés de tratar. Principalmente, se motivada por um sentimento de vingança. É um discurso fácil, mas que não resolve o problema.
(Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br. Adaptado)

A sociedade não aceita mais a impunidade e não deseja mais sentir o medo, o pavor e o receio que vem sentindo no dia a dia.
(Disponível em http://g1.globo.com. Adaptado)

A PEC polêmica trata

Alternativas
Comentários
  • Maioridade Penal - diminuição da idade 


ID
1842544
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em junho de 2015, foi lançado um novo relatório que divulga o Índice Global da Paz no mundo. De acordo com o relatório, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103ª posição de um total de 162 nações.

Na América do Sul, o Brasil só está à frente de dois países, dentre os quais

Alternativas
Comentários
  •  Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas.

  • De chute eu diria Colômbia, pelo fato de aparecer tanto nos noticiários. Agora as alternativas citam a Venezuela. Acertei mesmo assim. Algumas questões poderemos resolver unindo um pouco de história e raciocínio.

  • GABARITO: Alternativa "D"

  • Na América do Sul, o Brasil só está à frente de dois países, Venezuela e Colombia.

  • Brasil cai em ranking da paz e eleva ‘custo’ mundial da violência

    No total, o país gasta 255 bilhões de dólares por ano como consequência da violência

     

    O Brasil é um país pacífico e assim continuará”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado, durante uma cerimônia da Comissão Nacional da Verdade. O Índice Global da Paz, lançado nesta quarta-feira pelo Institute of Economics & Peace, no entanto, mostra um cenário diferente. De acordo com o relatório, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103a posição de um total de 162 nações - atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa. O estudo leva em conta dezenas de variáveis, como acesso a armas, taxa de encarceramento da população, atividade terrorista, crimes violentos, desigualdade de gênero e PIB.

    Os quatro países mais pacíficos do mundo, de acordo com o índice, seriam Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia, enquanto que no final da tabela estão Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul. Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas.

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/16/politica/1434476173_966307.html

     

    ALTERNATIVA D)

     

     

  • Venezuela Ferve !!!


ID
1842562
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 09 de julho, o FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou novas projeções econômicas para vários países do mundo. Para o Brasil, as previsões do FMI são semelhantes às estimativas dos analistas ouvidos semanalmente pelo Banco Central (BC).

(Disponível em http://www.valor.com.br. Adaptado)

O ponto central das previsões econômicas para o Brasil é

Alternativas
Comentários
  • PIB do Brasil deve recuar 1,5% em 2015, prevê ONU, Só a Rússia deve ser pior que o Brasil, conforme O Estadão.

    economia.estadao.com.br/noticias/geral,pib-do-brasil-deve-recuar-1-5-em-2015--preve-onu,1775420