SóProvas



Questões de Abordagem Centrada na Pessoa


ID
69646
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers, na perspectiva centrada no paciente, define a personalidade e a identidade como uma gestalt contínua e aponta que nossa personalidade torna-se visível a nós por meio

Alternativas
Comentários
  • Rogers acredita que a interação com o outro capacita um indivíduo a descobrir, encobrir, experienciar ou encontrar seu Self real de forma direta. Nossa personalidade torna-se visível a nós através do relacionamento com os outros.
  • Sobre seu objeto de estudos, Rogers não o parece centrar no cliente nem no terapeuta, mas no entre. Objeto de estudos de uma Abordagem Centrada na Pessoa não é exatamente o sujeito em terapia (ou os sujeitos), mas a relação terapêutica. Daí, porque, toda a querela a respeito do termo técnica na abordagem. Rogers o contestava, dizendo tratarem-se de atitudes, e não técnicas.

    Fonte: http://www.rogeriana.com/meireles/metodo01.htm  
  • O termo terapia centrada no PACIENTE não está correto quando refere-se a teoria de Rogers já que ele enfatiza o uso do termo CLIENTE ao invés de paciente
  • Para Rogers, a ideia da personalidade é uma gestalt organizada e con.istente e sua significação é suscetível às mudanças em virtude das experiências, aprendizagens, condicionamentos. Rogers considera que a interação com o outro favorece que o indivíduo perceba, encubra, experimente ou encontre seu self real de forma direta. A personalidade torna-se visível a si através do relacionamento com os outros e aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais fácil e genuína dos outros assim como ser aceito por outros conduz à aceitação de si próprio.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Personalidade

    --> gestalt organizada e contínua

    --> sujeita a mudanças

    --> torna-se visível através do relacionamento com os outros

  • Do nosso relacionamento com os outros.


ID
78670
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia rogeriana é apontada como

Alternativas
Comentários
  • O cliente tem a chave de sua recuperação mas o terapeuta deveria ter determinadas qualidades pessoais que ajudam o cliente a aprender como usar tais chaves. Estes poderes dentro do cliente, tornar-se-ão efetivos se o terapeuta puder estabelecer com o cliente um relacionamento de aceitação e compreensão suficientemente caloroso. Antes do terapeuta ser qualquer coisa para o cliente, ele deve ser autêntico, genuíno, e não estar desempenhando um papel, especialmente o de um terapeuta, quando está com o cliente.
  • A terapia rogeriana é apontada como dirigida pelo cliente ou centrada no cliente


ID
165907
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As organizações da Era do Conhecimento começam a demonstrar preocupação com a qualidade de seu capital intelectual, porque já reconhecem que são as pessoas, e não as organizações, as detentoras do conhecimento tácito. Assinale a alternativa que apresenta a situação que está diretamente relacionada ao conhecimento tácito.

Alternativas
Comentários
  • Letra "B"


    conhecimento tácito  pode ser entendido como aquilo que uma pessoa é capaz de realizar com eficácia e que é adquirido com as experiências de vida dessa pessoa. Por estar vinculado diretamente às pessoas, o conhecimento tácito é  de difícil disseminação e de grande valor para as empresas modernas, que tem no  capital humano representado pela capacidade criativa dos funcionários, seu maior patrimônio.


    Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/conhecimento-tacito/

ID
187564
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem rogeriana propõe que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Hall-Lindzey (1984), o organismo, psicologicamente falando, é o locus de toda a experiência. Esta totalidade de experiência constitui o campo fenomenal. O self é uma parte diferenciada do campo fenomenal, ou seja, o autoconceito, denota: uma gestalt conceitual organizada e consistente , compostas de percepções das características do "eu" com os outros e com vários aspectos da vida, e dos valores atribuídos a estas percepções.
  • Campo de Experiência

    --> Campo Fenomenal

    --> Único para cada indivíduo

    --> Contém tudo o que se passa no organismo em qualquer momento, e que está potencialmente disponível à consciência

    Inclui eventos, percepções, sensações e impactos dos quais a pessoa não toma consciência, mas poderia tomar se focalizasse a atenção nesses estímulos

    É um mundo privativo e pessoal que pode ou não corresponder à realidade objetiva

    Self

    Está dentro do campo de experiência (campo fenomenal)

    Não é uma entidade estável/imutável

    É uma gestalt organizada e consistente em um processo constante de formar-se e reformar-se, à medida que as situações mudam

  • Para responder, usei como analogia o CPP. Creio que a ordem dos procedimentos é a mesma, nesse caso. Corrijam-me caso esteja errado.


ID
193699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.

Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.


Se, durante a avaliação, o psicólogo optar pela entrevista não diretiva centrada no cliente, ele deve investigar todos os antecedentes e consequentes da resposta de medo, bem como investigar as variáveis contextuais presentes nas situações reconhecidas pelo paciente como ameaçadoras.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada!

    A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado. Logo, por meio dela não se busca "investigar todos os antecedentes e consequentes da resposta de medo".

    Pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber informações do entrevistado da maneira que ele desejar, manifestar em seus atos o significado que têm no contexto em que eles se realizam,podendo revelar tanto a singularidade quanto a historicidade dos atos, concepções e idéias.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000600021

  • Se é não diretiva, não é o psicólogo que determina o que deve investigar durante o processo!


ID
234751
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers formulou o conceito de relação empática, que foi amplamente debatido no contexto da intervenção psicológica e, posteriormente, incorporado como um dos fundamentos da relação terapêutica. Sobre o conceito de empatia, considere as seguintes afirmativas:

1. Trata-se do processo no qual se busca revelar os significados inconscientes das percepções do cliente.

2. Significa entrar no contexto perceptual do cliente e sentir-se confortável dentro dele.

3. Implica avaliar os sentimentos do cliente e ser um companheiro dessa pessoa em seu fluxo de vivências interiores.

4. Requer sensibilidade para com as mudanças que ocorrem no cliente a partir da compreensão dos sentidos percebidos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.youtube.com/watch?v=DjTpEL8acfo&feature=related

  • "A maneira de ser em relação a outra pessoa denominada empática tem várias facetas.
    Significa penetrar no mundo perceptual do outro e sentir-se totalmente à vontade dentro dele.
    Requer sensibilidade constante para com as mudanças que se verificam nesta pessoa em relação aos significados que ela percebe, ao medo, à raiva, à ternura, à confusão ou ao que quer que ele/ela esteja vivenciando.
    Significa viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamente dentro dela sem julgar, perceber os significados que ele/ela quase não percebe, tudo isto sem tentar revelar sentimentos dos quais a pessoa não tem consciência, pois isto poderia ser muito ameaçador.
    Implica em transmitir a maneira como você sente o mundo dele/dela à medida que examina sem viés e sem medo os aspectos que a pessoa teme. Significa frequentemente avaliar com ele/ela a precisão do que sentimos e nos guiarmos pelas respostas obtidas.
    Passamos a ser um companheiro confiante dessa pessoa pessoa em seu mundo interior.
    Mostrando os possíveis significados presentes no fluxo de suas vivênciais, ajudamos a pessoa a focalizar esta modalidade útil de ponto de referência, a vivenciar os significados de forma mais plena e a progredir nesta vivência.
    Estar com o outro desta maneira significa deixar de lado, neste momento, nossos próprios pontos de vista e valores, para entrar no mundo do outro sem preconceitos."

    Fonte http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/teresinhapatia.htm

     
  • Alternativa D . Teno duvidas quanto a ACP muitas vezes....alguem indica uma leitura que esclareça bem os conceitos? 

  • Compreensão empática – Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se”.

    fonte:https://apacp.org.br/o-que-e-a-acp/

  • “Avaliar” os sentimentos??


ID
538753
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia centrada no cliente é uma terapia de insight que

Alternativas
Comentários
  • Carl Rogers foi o fundador desta abordagem de trabalho psicológico, unindo visões da psicanálise com as suas próprias. Para os terapeutas desta abordagem “o objetivo da terapia é ajudar as pessoas a agir de modo pleno, abri-las a todas as suas experiências e a si mesmas. Essa consciência anterior é uma forma de insight” (Morris e Maisto, 2004, p. 435). Esta terapia centraliza a responsabilidade de mudança na pessoa dona do problema.
  • A terapia centrado no cliente faz parte das teorias humanistas e é uma técnica não diretiva: o terapeuta escuta sem julgamento ou interpretações e se abstém de direcionar o cliente para determinadas percepções.
  • Terapia Centrada no Cliente - Carl Rogers.

    Trata-se de uma abordagem EXPERIENCIAL, HUMANISTA e FENOMENOLÓGICA.

     Como o foco é na pessoa, é como se ela própria conduzisse o seu processo de melhora, com a ajuda do psicólogo(a).

  • a) se baseia nos princípios de aprendizagem, sendo que a maioria de seus procedimentos envolve condicionamento clássico e operante ou aprendizagem observacional. Behaviorismo

     b) enfatiza o oferecimento de um clima emocional de apoio para os clientes, os quais desempenham um papel importante na determinação do ritmo e da orientação da sua terapia. Terapia Centrada no Cliente

     c) envolve intervenções no funcionamento biológico da pessoa, por meio de terapia farmacológica, para facilitar a elaboração do raciocínio. 

     d) enfatiza a recuperação de conflitos, motivos e defesas inconscientes por meio de técnicas como livre-associação e transferência. Psicanálise

     e) enfatiza o reconhecimento e modificação de pensamentos negativos e convicções mal- adaptadas. Terapia Cognitivo Comportamental

  • Terapia centrada no cliente: é uma terapia de insight que enfatiza o oferecimento de um clima emocional de apoio para os clientes, os quais desempenham um papel importante na determinação do ritmo e da orientação da sua terapia.

    Behaviorismo: se baseia nos princípios de aprendizagem, sendo que a maioria de seus procedimentos envolve condicionamento clássico e operante ou aprendizagem observacional

    Psicanálise: enfatiza a recuperação de conflitos, motivos e defesas inconscientes por meio de técnicas como livre-associação e transferência.

    Terapia Cognitivo Comportamental:  enfatiza o reconhecimento e modificação de pensamentos negativos e convicções mal- adaptadas.


ID
594307
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers (1961) considerava o sujeito na sua totalidade, atribuindo grande importância à criatividade, intencionalidade, livre-arbítrio e espontaneidade. Tendo isto como base, criou um teste intitulado Q-sort, e segundo o autor, a personalidade desenvolve-se no ambiente segundo 3 fatores primordiais:

Alternativas
Comentários
  • Para Rogers se forem oferecidas as condições adequadas a pessoa poderá desenvolver todo o seu potencial inato de crescimento. São três as condições propícias ao desenvolvimento da personalidade: autenticidade ou congruência, compreensão empática e aceitação positiva incondiconal. Letra B


ID
594310
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Rogers, a noção de personalidade advém do conceito, muito usado em sua teoria, da noção de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

  • Letra A Embora possa parecer que é o Verdadeiro Self, pois é um conceito de rogers a noção de pessoa é chave da teoria rogeriana. O self verdadeiro é a auto concepção que a pessoa tem de si mesma. O verdadeiro self é o self libertador, que reduz a ansiedade, quando a pessoa consegue ser autentica.


ID
621049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria rogeriana, julgue os itens que se seguem.

A teoria rogeriana sustenta-se na visão do ser humano que se fundamenta nos princípios da tendência formativa e da tendência atualizante.

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo, de acordo com Rogers, possui uma tendência formativa ou auto-atualização e uma tendência de auto-realização, sendo ambas inatas.


ID
621052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria rogeriana, julgue os itens que se seguem.

Segundo essa teoria, quanto maior semelhança uma pessoa vê entre seu autoconceito e o self ideal, maior a probabilidade de saúde mental e felicidade consigo mesmo.

Alternativas

ID
621055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria rogeriana, julgue os itens que se seguem.

Para Rogers, no processo de tornar-se uma pessoa, é imprescindível que o indivíduo tenha consciência de seus comportamentos.

Alternativas
Comentários
  • Para Rogers (1961/1997), a experiência humana se constitui na atitude de se tornar o que se é. Rogers entende que "ser o que se é, é mergulhar inteiramente num processo, que a mudança encontra-se facilitada e, provavelmente, levada ao extremo, quando se assume o que verdadeiramente se é" (p. 200). A mudança é um processo fluido de novas escolhas, mais criativas e originadas de uma avaliação organísmica da experiência. Tornar-se uma pessoa é ser capaz de considerar suas experiências como possibilidades existenciais, pois suas escolhas passam a ser decorrentes do vivido dessas experiências e do significado que ele potencializa. Experimentar um novo vivido de uma experiência pode mudar o sentido que ela tem para a pessoa. Muitas vezes, a pessoa tende a se fechar quando a experiência lhe causa algum tipo de sofrimento na tentativa de evitar o contato, novamente, com esta dor. Este modo de lidar com o sofrimento afasta a pessoa da possibilidade de crescimento que tal experiência pode lhe oferecer. Assim, é comum que assuma posturas mais rígidas diante de seus sentimentos e das escolhas que faz na sua vida. Por outro lado, ao integrar a experiência à sua vida, a pessoa assume uma condição de escolha plena daquilo que pode se tornar. Nas palavras de Rogers (1961/1997), podemos entender melhor tal processo:

    (...) em uma relação segura a defesa ou rigidez tende a ser substituída por uma abertura cada vez maior à experiência. O indivíduo se torna mais abertamente consciente de seus próprios sentimentos e atitudes conforme estes existam nele em um nível orgânico. Também se torna mais consciente da realidade conforme esta existe fora de si mesmo, ao invés de percebê-la em categorias preconcebidas (p. 130).
  • Continuo sem entender o erro da questão
  • Para Rogers, o indivíduo possui material consciente e inconsciente, sendo ambos parte do seu ser.

    Ele apenas trata as percepções conscientes ou aquelas capazes de se tornarem conscientes como determinantes de comportamento. Assim, quando mais consciente maior "controle" dos comportamentos existirá.

  • Para Rogers, no processo de tornar-se uma pessoa é imprescindível que o indivíduo tenha consciência de si próprio.

    Obs: dos comportamentos seria na terapia comportamental.

    Gabarito E

    Bons Estudos!


ID
621058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria rogeriana, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a mencionada teoria, a consciência refere-se à representação simbólica de nossas experiências.

Alternativas
Comentários
  • Para Rogers

    Consciência – É a representação simbólica da parte de nossa experiência.

    Existem três níveis de consciência:

    a) abaixo do limiar – subliminar, abaixo de nossa percepção. São ignorados ou negados. (por excesso de estímulos ou por questões internas – culpa leva a negação)

    b) experiências simbolizadas com precisão, com sentido. Não ameaçam o autoconceito.

    c) percepções distorcidas – muita interpretação distorce as informações recebidas. Ocorre quando a experiência não é coerente com nosso autoconceito. As experiências são simbolizadas de forma imprecisa na consciência.

    Fonte: https://escutaflutuante.wordpress.com/2015/10/19/carl-rogers-resumo/amp/


ID
621061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria rogeriana, julgue os itens que se seguem.

Nessa teoria, adotam-se termos utilizados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), tal como psicótico, para se fazer referência a alguns transtornos.

Alternativas
Comentários
  • errado. Rogers valorizava a experiencia do cliente tal como ele ocorre,pois o self é uma gestalt flexível e mutável, ele propôs uma teoria que não estava presa a rótulos ou classificações.


ID
621064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da teoria rogeriana, julgue os itens que se seguem.

Para fazer referência à teoria de personalidade criada por Carl Rogers, utiliza-se a denominação teoria centrada no cliente.

Alternativas
Comentários
  • Terapia centrada no cliente, também conhecida como abordagem centrada na pessoa, é uma forma não-diretiva de psicoterapia que foi desenvolvida pelo psicólogo humanista Carl Rogers, durante os anos 1940 e 1950.

    Gabarito: Certo


ID
621076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.

De acordo com a teoria rogeriana, requer-se que o terapeuta tenha capacidade de empatia com o cliente.

Alternativas

ID
680506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

De acordo com Carl Rogers, a forma como um indivíduo vivencia um fato durante a entrevista centrada no cliente é mais importante para o psicólogo que o fato em si.

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva fenomenológica!


ID
680527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca dos grupos vivenciais, conforme
a concepção de Carl Rogers para a terapia centrada na pessoa.

Dinâmicas vivenciais favorecem o desenvolvimento da cooperação, o aperfeiçoamento e a confiança em grupos de treinamento ou de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


ID
680530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca dos grupos vivenciais, conforme
a concepção de Carl Rogers para a terapia centrada na pessoa.

Um dos elementos mais importantes dos grupos vivenciais é sua tendência formativa.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


ID
680533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca dos grupos vivenciais, conforme
a concepção de Carl Rogers para a terapia centrada na pessoa.

No grupo vivencial, a evolução acontece de acordo com as realidades existenciais de cada um dos participantes e do grupo como um todo. O terapeuta é apenas um facilitador.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


ID
717136
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O autor que concebeu uma teoria da conduta e da personalidade com base nos dados obtidos através da chamada “Terapia Centrada no Cliente”, foi:

Alternativas
Comentários
  • Carl Rogers -D


ID
775120
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Abordagem Centrada na Pessoa, o termo que se refere à visão que a pessoa tem de si própria, baseada nas experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras é

Alternativas
Comentários
  • Self- É o autoconceito baseado em experiências passadas, estímulos presentes e expectativas futuras. (contínuo processo de autoconhecimento)


ID
854116
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogers vê a infância como uma ocasião especialmente crucial para o desenvolvimento da personalidade, do mesmo modo que o fazem os teóricos psicodinâmicos. Como muitos neofreudianos, ele enfoca os efeitos duradouros dos primitivos relacionamentos sociais. Todos precisam de consideração positiva, calor e aceitação dos outros significantes. As crianças, na opinião de Rogers, farão qualquer coisa para satisfazer esta necessidade. Acredita que, com o fito de obter aprovação parental, as crianças muitas vezes

Alternativas
Comentários
  • Consideração Positiva

    --> Necessidade de amor e de aprovação

    --> Na criança, nasce a partir do desenvolvimento

    --> Criança nega seus próprios interesses e sentimentos em troca da aceitação dos pais

    "Em busca de consideração positiva, crianças não reagem às agressões que sofrem com medo de serem abandonadas pelas pessoas que fazem parte do seu ciclo familiar."


ID
891424
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem da psicoterapia chamada Terapia Centrada na Pessoa foi fundada por Carl Rogers (1902-1987). Esse método de intervenção trouxe grande reconhecimento para o autor. Em relação aos principios psicoterapeuticos da Abordagem Centrada na Pessoa,assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    b) Rogers nomeou sua terapia expressando sua visão da personalidade humana.


ID
969562
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A maioria das pessoas tende a distorcer, até certo ponto, suas experiências, de modo a promover uma autoimagem relativamente favorável sobre si mesmas. Carl Rogers chamou esse fenômeno de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são:

    Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.

    fonte: https://apacp.org.br/o-que-e-a-acp/


ID
1069072
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria da personalidade elaborada pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers tem entre seus conceitos principais:

Alternativas
Comentários
  • a) id, ego e superego (Conceitos relativos à teoria de Freud)

    b) inconsciente coletivo, inconsciente pessoal, símbolo e sincronicidade (Conceitos relativos à teoria de Jung)

    c) couraça do caráter, função do orgasmo e orgone (Conceitos relativos à teoria de Reich)

    d) self, self ideal, congruência e incongruência e auto-atualização (Conceitos relativos à teoria de Rogers)

  • a) Freud;

    b) Jung;

    c) Reich;

     

    self: é a visão que o sujeito tem de si próprio, baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras;

    self ideal: conjunto das características que o sujeito gostaria de ter (uma visão ideal de si mesmo);

    congruência: o grau de exatidão entre as nossas observações e as de um observador externo acerca de nós;

    incongruência: o grau de discrepância entre as nossas observações e as de um observador externo acerca de nós;

    auto-atualização: impulso inerente que conduz todo organismo a desenvolver-se, tornar-se autônomo, amadurecer, expressar-se, ser responsável por ativar todas as capacidades do organismo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
1069078
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o psicólogo Carl Rogers, o self ideal pode ser compreendido como:

Alternativas
Comentários
  • Self ideal é a imagem do que gostaríamos de ser.

    Faz parte do Self ( autoconceito - visão que apessoa tem de si própria, baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras)
  • Self ideal pode ser conceituado como o conjunto de características que o indivíduo gostaria de ter, isto é, uma visão ideal de si mesmo.

  • Hall, Lindzey e Campbeel (2007) afirmam q há o self estrutura (é o autoconceito que sujeito tem de si) e self ideal (aquilo que ele gostaria de ser).

  • O que é o self para Rogers?

    Então, o conceito de self, também chamado de autoconceito e de noção de eu, é a percepção de si e da realidade pela própria pessoa (ROGERS, 1992; ROGERS e KINGET, 1977). ... O organismo tem uma influência singular na forma como a pessoa concebe a si e a sua realidade, ou seja, na maneira como constitui seu self.

    Resposta: A


ID
1265980
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos da personalidade, considere as seguintes afirmativas:

1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação.
2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível.
3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo).
4. A primeira tópica psicanalítica possui três estruturas distintas: o ego, o superego e o id. O impulso, por sua vez, seria a libido sexual.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira tópica possui três estruturas distintas: Consciente, Pré-consciente e Inconsciente

  • 1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação. 
    2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível. 
    3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo). 


  • 1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação. CORRETA

    2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível. CORRETA

    3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo). CORRETA

    4. A primeira tópica psicanalítica possui três estruturas distintas: o ego, o superego e o id. O impulso, por sua vez, seria a libido sexual. ERRADA - TEORIA TOPOGRÁFICA (PRIMEIRA TÓPICA) - CONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E INCONSCIENTE.




    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Aceitação Incondicional pode ser chamada de Amor incondicional?

  • Eu quase marquei incorreta a alternativa sobre Amor incondicional. O "incondicional" beleza, mas o amor...


ID
1274098
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a teoria de Rogers, analise a seguinte definição: “Ver através dos olhos da outra pessoa, perceber o mundo tal como lhe aparece, aceder, pelo menos parcialmente, ao quadro de referência interna da outra pessoa. Sempre conduzida pelo princípio da não diretividade, a (o) ______________ não tem outro fim que não seja o de transmitir ao cliente os elementos e as condições que promovem o exercício do seu poder de autodireção”.

Assinale a alternativa cujo(s) termo(s) preenche(m), CORRETA e respectivamente, a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • O pressuposto fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva.

    Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são:

    Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.

    Consideração positiva incondicional – Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.

    Compreensão empática – Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se”

    https://apacp.org.br/o-que-e-a-acp/ 


ID
1480039
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem rogeriana sugere que a maior força orientadora da relação terapêutica deveria ser

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: d) o cliente, não o terapeuta

    Terapia centrada no cliente está nos esforços do cliente em atraçar com suas experiências reais, e de desenvolver maneiras mais significativas e satisfatórias de viver.

  • Abordagem centrada na pessoa

    --> não-diretiva e centrada no cliente

    --> cliente: tem responsabilidade pela condução e pelo sucesso do tratamento

    "A abordagem rogeriana sugere que a maior força orientadora da relação terapêutica deveria ser o cliente, não o terapeuta".

  • Terapia centrada NO CLIENTE


ID
1582438
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em meados do século XX, o Behaviorismo e a Psicanálise eram as abordagens dominantes na Psicologia. Somente em 1960, foi fundada a Association of Humanistic Psychology, que passou a ser considerada a terceira força.


Com base nessas afirmações, é correto afirmar:


Para os principais representantes da abordagem fenomenológica, Rogers e Maslow, os indivíduos são modificáveis, ativos, bons, e lutam pelo crescimento e auto-realização, mas suas teorias foram desenvolvidas considerando-se a pessoa saudável, integral e refletem, portanto, uma visão positiva e otimista da personalidade humana.

Alternativas

ID
1582444
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em meados do século XX, o Behaviorismo e a Psicanálise eram as abordagens dominantes na Psicologia. Somente em 1960, foi fundada a Association of Humanistic Psychology, que passou a ser considerada a terceira força.


Com base nessas afirmações, é correto afirmar:


De acordo com a teoria centrada na pessoa, de Carl Rogers, todas as motivações fazem parte da tendência para a realização, e a auto-realização é o nível mais elevado da saúde psicológica.

Alternativas

ID
1582447
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em meados do século XX, o Behaviorismo e a Psicanálise eram as abordagens dominantes na Psicologia. Somente em 1960, foi fundada a Association of Humanistic Psychology, que passou a ser considerada a terceira força.


Com base nessas afirmações, é correto afirmar:


Na teoria da personalidade de Carl Rogers, o conceito central é o self (autoconceito), e um indivíduo bem ajustado psicologicamente é aquele que não apresenta angústia psicológica nem incongruência entre o self real (o que se é) e o self ideal (o deseja ser).

Alternativas

ID
1582450
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em meados do século XX, o Behaviorismo e a Psicanálise eram as abordagens dominantes na Psicologia. Somente em 1960, foi fundada a Association of Humanistic Psychology, que passou a ser considerada a terceira força.


Com base nessas afirmações, é correto afirmar:


No contexto da intervenção psicológica centrada na pessoa, três fatores contribuem para o sucesso terapêutico: consideração positiva incondicional, congruência e compreensão empática, de modo que, sobre o conceito de empatia, é correto afirmar que o terapeuta deve aceitar, de forma incondicional, os comportamentos desapontados que proporcionaram a necessidade terapêutica.

Alternativas

ID
1755073
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para os pacientes que sofrem com quadros de fobia, transtorno de pânico, transtornos alimentares, disfunções sexuais, autismo e dependência química, a abordagem terapêutica mais indicada é a

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar melhor por que a comportamental é a mais adequada? Mesmo tendo acertado a questão fiquei pensando sobre a eficácia das outras abordagens e acredito que todas poderiam contribuir de forma positiva para o tratamento. Poderiam me dar mais detalhes sobre o que vocês pensam da questão? Deixando de focar apenas na questão do condicionamento que é muito clara dentro do behaviorismo.

  • Na verdade entende-se como mais eficaz em função de suas publicações e resultados padronizados.

  • Psicoterapias: Abordagens Atuais (Aristides Cordiolli Volpato)

    A TC exige do paciente alta motivação para aderir ao tratamento, boa capacidade de tolerar o aumento da ansiedade e o desconforto inerentes ao fato de se expor a situações provocadoras de ansiedade e boa aliança de trabalho para levar adiante as tarefas estabelecidas em comum acordo com o terapeuta.

    Evidências de eficácia e indicações A eficácia da terapia comportamental está bem estabelecida no tratamento de:

    • Fobias específicas
    • Agorafobia com ou sem pânico
    • Ansiedade ou fobia social
    • Transtorno obsessivo-compulsivo (especialmente os rituais)
    • Transtornos alimentares e compulsão alimentar periódica
    • Disfunções sexuais: em especial ejaculação precoce e vaginismo
    • Dependência de drogas (alcoolismo, tabagismo e demais drogas de abuso)
    (Berkowitz, 2003)
     

     

  • Por eliminação

  • Que pergunta horrível. Qualquer abordagem pode ser igualmente indicada desde que o profissional tenha propriedade ténica e teórica.

  • Qualquer abordagem ´será eficaz desde que aplicada com seriedade, técnica e ética. Acredito que o que a pergunta coloca se refira à melhora dos sintomas em si, porém, mesmo assim achei a questão bastante rasa assim como muitas outras que vemos referente à comparação de abordagens!

    Bons estudos!

  • Ele colocou "mais indicada", não disse que seria "a melhor". Nós sabemos q essas bancas (do capiroto), gostam de colocar essas questões "qual abordagem é mais indicada e blá blá", tudo para fazer o candidato ter mais coisas para decorar. A intenção não é valorizar uma abordagem em detrimento das outras, não. Mas apenas complicar a vida do candidatx.

  • Adorei a pergunta!

  • Não é que as outras não seja adequadas, muitas abordagens não estabelecem que quadros vão atender previamente, o que se tem na abordagem comportamental é que ela é experimental e se baseia também nas pesquisas de seus resultados, o que acontece é que estudos padronizados mostram que a terapia comportamental apresenta bons resultados nesses casos, principalmente por causa da modificação do comportamento.

  • Esse é um tipo de questão que é feita por um funcionário da área de RH que acha que é psicólogo


ID
1755232
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers estabelece que seis condições devem estar presentes para se ter eficácia na relação terapêutica centrada no cliente. Uma dessas condições é a de que o psicólogo

Alternativas
Comentários
  • Como funciona a terapia centrada no cliente?

    Profissionais de saúde mental que utilizam essa abordagem se esforçam para criar um ambiente terapêutico que é conformável, de não-julgamento, e com empatia. Dois dos elementos-chave da terapia centrada no cliente são:

    Não é diretiva. Os terapeutas permitem que os clientes liderem a discussão e não tentam dirigir o cliente em uma direção específica.

    Enfatiza consideração positiva incondicional. Os terapeutas demonstram total aceitação e apoio aos seus clientes sem julgamento.

    http://psicoativo.com/2017/01/a-terapia-centrada-no-cliente-de-carl-rogers-abordagem-centrada-na-pessoa.html

  • Gabarito: D

  • Letra D, tendo em vista a base existencialista, concebe o homem como um ser livre e responsável por si, capaz de se auto-realizar.


ID
1761988
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as alternativas abaixo de acordo com a teoria da personalidade de Carl Rogers, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

( ) O conceito de self e diferenciação são constructos centrais e podem se definir respectivamente por: autoconceito e desalienação.

( ) Nesta teoria há um debate sobre a congruência ou incongruência entre o self e a experiência real do organismo. Assim, pode-se afirmar que a incongruência entre o self e o organismo faz com que os indivíduos se sintam ameaçados ou ansiosos, por exemplo.

( ) Assim como em outras abordagens com orientação clínica, há a especificação de um cronograma de estágios de desenvolvimento pelos quais os seres humanos passam desde o seu nascimento até a maturidade.

( ) O processo de individuação é um aspecto central e, portanto, o desenvolvimento humano ocorrerá após a completa diferenciação dos vários sistemas da personalidade.

( ) A atitude receptiva do terapeuta promove a segurança do relacionamento terapêutico, encorajando o cliente a trazer à consciência os seus sentimentos inconscientes. 


Alternativas

ID
1762009
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

 Analise as alternativas abaixo considerando as discussões de Hall, Lindsey e Campbell (1998) sobre a Teoria de Carl Rogers, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) O processo terapêutico se caracteriza pelo estabelecimento de relacionamento intensamente pessoal, que permite ao cliente a exploração de sentimentos cada vez mais estranhos e desconhecidos, por sentir-se incondicionalmente aceito pelo terapeuta.

( ) O processo terapêutico deve ser um exemplo de relação e comunicação interpessoal, conduzido de forma não diretiva, resultando num processo de tratamento relativamente breve, se comparado a outros métodos.

( ) Para Rogers, o “campo fenomenal" é a estrutura de referência do indivíduo que pode vir a ser conhecido completamente por outra pessoa que se coloque numa posição empática. Assim, num processo terapêutico, este campo pode ser explorado de forma mais profunda.

( ) O self é uma porção do campo fenomenal e quando há discrepância entre o self e o self ideal, pode-se afirmar que a pessoa fica insatisfeita e desajustada.

( ) A teoria de Carl Rogers, assim como a de Freud, estabeleceu um cronograma de estágios do desenvolvimento humano. 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) V – V – F – V – F


ID
1944550
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A representação é a dramatização de algum aspecto da existência do paciente, que ocorre dentro da cena de terapia e pode assumir muitas formas. Assinale a opção que corresponde à abordagem que se utiliza deste recurso.

Alternativas

ID
1951201
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Técnica de Exposição: In Vivo; Prevenção de Rituais; Treino de Habilidades Sociais, entre outras, corresponde a perspectiva de Abordagem Psicológica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) Terapia Comportamental 


ID
1955344
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Aos 63 anos, Alícia, uma mulher casada, natural da Guatemala, foi tomada por espanto pela oitava vez. Alternando entre ansiedade e letargia, estado febril e muito sofrimento, ela não fazia as tarefas de casa nem as peças de cerâmica. Da mesma forma, perdeu o interesse pelos amigos e parentes e por prazeres simples como comer. Muitos latino-americanos da zona rural acreditam que o espanto seja causado pela fuga da alma durante uma experiência assustadora.
Sem alma, as vítimas temem a morte e frequentemente procuram os serviços de curandeiros. O curandeiro de Alícia, a quem chamaremos Manuel, conduziu uma cerimônia de 13 horas para ela. Começando com uma festa para amigos e parentes, procedeu às orações e culminou com uma sessão médica: uma massagem com ovos (para tirar a doença) e poções borrifadas pelo corpo. Durante todo o tempo, foi assegurado que o espanto desapareceria. Para trazer de volta a alma de Alícia, Manuel conduziu um pequeno grupo de simpatizantes à margem do rio, onde se supunha que o espanto ocorrera. Depois que os membros do grupo fizeram oferendas aos espíritos do mal e imploraram para que a alma de Alícia fosse resgatada, voltaram a casa, deixando pelo caminho tampas de abóbora no formato de pratos, cheias de terra e pedras, para que a alma perdida pudesse seguir pela escuridão.
Depois da cerimônia, Alícia – convencida de que a alma dela fora recuperada – sentiu-se feliz. Suas queixas físicas e sua ansiedade desapareceram, pelo menos temporariamente, e ela reassumiu uma vida ativa.” 

De acordo com o texto e sob o ponto de vista da Psicoterapia, julgue os itens a seguir. 
I. Psicoterapia se refere aos vários tipos de tratamentos psicológicos aplicáveis a pessoas mentalmente perturbadas.
II. As terapias comportamentais têm por objetivo central levar os conflitos inconscientes para a superfície da consciência, de modo que o paciente possa reorganizar sua personalidade.
III. Para a psicoterapia psicanalítica ortodoxa, o comportamento perturbado se origina de conflitos ocorridos durante os primeiros anos da infância e que foram reprimidos, sem serem resolvidos, permanecendo inconscientes.
IV. No condicionamento respondente o terapeuta se utiliza de técnicas de dessensibilização, a fim de reduzir as fobias do paciente.
V. A psicoterapia centrada no cliente identifica comportamento perturbado como sendo os próprios sintomas, tratando-os como problemas, de modo que os fatores ambientais atuais são circunstâncias decisivas para os problemas.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • Se o gabarito estiver certo , trata-se de uma aberração em que o psicólogo que a elaborou inclusive reforça o esteriótipo de que psicoterapia é para ''louco''  , por incrivel que pareça a afirmativa ''vários tipos de tratamentos psicológicos aplicáveis a pessoas mentalmente perturbadas'' está no abarito como VERDADEIRA, lastimável.

  • Fui até o site da banca para conferir pois achei bem absurdo, porém, o gabarito está correto, a alternativa B seria considerada como certa na correção

     

  • mentalmente pertubados??? peraííí

  • Mesmo pra 5 anos atrás isso está tão errado e ultrapassado


ID
1955371
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No tocante aos tipos de psicoterapia, assinale a alternativa que indica as abordagens correspondentes a cada uma das características abaixo.

I. Usa deliberadamente os princípios da aprendizagem.

II. Enfatiza a infância precoce do paciente.

III. Tem por objetivo ajudar o paciente, evitando o diagnóstico e a avaliação.

IV. Tem por objetivo estimular o paciente a integrar todas as facetas do self de maneira harmoniosa.

Alternativas
Comentários
  • Comportamental, Psicanalítica, Centrada no cliente, Gestalt.

  • I. Usa deliberadamente os princípios da aprendizagem; COMPORTAMENTAL

    II. Enfatiza a infância precoce do paciente; PSICANALÍTICA

    III. Tem por objetivo ajudar o paciente, evitando o diagnóstico e a avaliação; CENTRADA NO CLIENTE

    IV. Tem por objetivo estimular o paciente a integrar todas as facetas do self de maneira harmoniosa; GESTALT

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
1988971
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Cristiano Otoni - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers, em sua abordagem Centrada na Pessoa, acredita que todo ser vivo possui uma capacidade inerente de buscar o que é melhor para si. Rogers chama este conceito de:

Alternativas
Comentários
  • TENDÊNCIA À AUTOATUALIZAÇÃO: postulado fundamental da teoria rogeriana;

    impulso inerente em direção a sermos tão competentes e capazes quanto estamos aptos a ser biologicamente;

    a pessoa é impelida a tornar-se total, completa e autoatualizada;

    conduz todo organismo a desenvolver-se, tornar-se autônomo, amadurecer, expressar-se, ser responsável por ativar todas as capacidades do organismo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Uma das principais ideias da teoria de Carl Rogers é a da atualização humana: ele acreditava que o ser humano, em especial, tem uma forte tendência a se atualizar e se esforçar de modo contínuo para que se sinta realizado. Desse modo, o ser humano constrói pouco a pouco quem realmente é.

  • Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são: ACEITAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL, CONGRUÊNCIA/ AUTENTICIDADE e COMPREENSÃO EMPÁTICA.

    Essas três mencionadas facilitam a TENDÊNCIA ATUALIZANTE.

    Carl Rogers, inclusive, dá uma exemplo muito interessante que ocorre com ele durante sua infância ao plantar batatas, explicando como ocorre essa tendência espontânea e natural de qualquer ser humano chamada de: "tendência atualizante".

    ITEM A


ID
2011306
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o estudo das principais teorias da personalidade, correlacione a primeira coluna com a segunda considerando a atuação do psicólogo em cada abordagem teórica.

1ª coluna

1. Psicanálise.
2. Comportamental.
3. Gestalt.
4. Abordagem Centrada na Pessoa.

2ª coluna

( ) Serve como modelo de uma pessoa autêntica, oferecendo ao cliente um relacionamento por meio do qual este pode testar sua própria realidade.

( ) Não busca a causa do sintoma no corpo do paciente, mas em sua subjetividade, ajudando o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar seus materiais.

( ) Age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos da fuga e do impasse e a perceber como ele se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis, entre outros.

( ) Oferece ao paciente uma sessão não ameaçadora, tratando os sintomas diretamente, não sendo estes usados como vias de acesso para a investigação da perspectiva existencial do paciente.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • 3, 1, 4, 2.

  • KARALHO, esse Lúcio Weber não dá, só comentário tosco e um monte de pela saco e baba ovo da like, PQP

  • Supera esse teu amor por ele. Fica comentando isso em todos os posts


ID
2029399
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à teoria de Rogers, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) A totalidade da experiência constitui o self, é o quadro de referência individual, só podendo ser conhecido pela pessoa.


ID
2029402
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a teoria de Rogers, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Para a pessoa aberta à experiência, todo estímulo que se origina dentro do organismo ou do meio ambiente se transmite livremente através do sistema nervoso, sem ser distorcido por um mecanismo de defesa.

( ) Para Rogers, a forma como o indivíduo se comporta depende principalmente das condições advindas da realidade externa, também conhecida como campo fenomenal.

( ) Para Rogers, o sujeito avalia uma experiência positiva ou negativamente segundo a valorização atribuída por outros, e não porque a experiência gratifica ou fracassa na gratificação ao seu organismo.

( ) Na terapia centrada na pessoa o cliente descobre que, à medida que se exprime de modo mais livre, à medida que faz corresponder mais intimamente o caráter superficial das relações com as atitudes flutuantes que lhes estão subjacentes, podem renunciar a certas atitudes defensivas e ouvir verdadeiramente o outro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     c) V – F – V – V.  

  • Apenas uma pequena correção: neste caso, o correto é "seção", e não cessão (que vem do verbo ceder).


ID
2086330
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogers propõe uma teoria de personalidade, cujos conceitos centrais fundamentam-se em significados pessoais. Esses conceitos abrangem relações interpessoais, percepção de si e dos demais indivíduos, acolhimento e incondicionalidade, dentre outros. É possível afirmar, pois, que a teoria proposta por Rogers é, também, um conjunto de métodos e técnicas utilizadas por um profissional treinado, traduzindo-se em um modelo de psicoterapia cuja finalidade é promover a tendência a realização inerente ao organismo humano. Para a referida finalidade, são necessárias três condições por parte do psicoterapeuta, as quais são

Alternativas
Comentários
  • Falou em Carl Rogers lembrar de: autenticidade e congruência, consideração positiva incondicional e compreensão empática do cliente.

    gab:C


ID
2086402
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem de psicoterapia denominada Terapia Centrada na Pessoa, o homem é visto como sendo intrinsecamente motivado para um processo construtivo. É esta motivação, uma espécie de sabedoria do organismo, que o leva a sobreviver, a manter a sua organização, a curar-se, se for necessário, e a evoluir na direção de uma progressiva complexidade e autonomia. Considerando essa perspectiva de homem da Terapia Centrada na Pessoa, associe as colunas relacionando os construtos às suas definições.

(1) Organismo

(2) Campo fenomenal

(3) Subcepção

(4) Self


( ) construto organizado e consistente, composto por percepções das características do ‘eu’ e pelas percepções dos relacionamentos do ‘eu’ com os outros. Está disponível à consciência, é fluida e mutante, um processo, mas em qualquer momento dado é uma entidade específica e não necessariamente consciente.

( ) é o foco de toda a experiência, a qual inclui tudo o que está acontecendo dentro do organismo em qualquer momento dado e que está potencialmente disponível para a consciência.

( ) poder do organismo para discriminar e reagir a uma experiência não simbolizada.

( ) estrutura de referência do indivíduo, que só pode ser conhecida pelo próprio indivíduo ou pela inferência empática. Consiste em sua realidade subjetiva, constituída por experiências conscientes (simbolizadas) e inconscientes (não simbolizadas).

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) 4 - 1 - 3 - 2 


ID
2086405
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No capítulo sobre “a política das profissões de ajuda”, Rogers (2001, p. 22) afirma que a modalidade de psicoterapia centrada no cliente implica na evitação e renúncia consciente a qualquer controle sobre, ou a tomada de decisão por parte do cliente. “Trata-se da facilitação da posse de si mesmo pelo cliente e das estratégias pelas quais isso pode ser alcançado”. Nesse sentido, essa modalidade de psicoterapia consiste em uma terapia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) baseada em insight e que enfatiza o oferecimento de clima emocional favorável aos clientes, os quais desempenham papel fundamental na determinação e orientação da terapia


ID
2117818
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao se falar de tendência atualizante, congruência e incongruência, está-se referindo a que teoria psicoterápica?

Alternativas
Comentários
  • O que é a ACP? A Abordagem Centrada na Pessoa é uma abordagem das relações interpessoais desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers (1902-1987), um dos mais renomados psicólogos do século XX e um pioneiro na pesquisa científica em psicoterapia.

    Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são:

    Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.

    Consideração positiva incondicional – Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.

    Compreensão empática – Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se”.


ID
2117860
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tríade pai, mãe e criança, girando em torno do complexo de Édipo, é a base do desenvolvimento psíquico da criança para qual abordagem?

Alternativas
Comentários
  • Complexo de Édipo - FREUD - Psicanálise

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2120716
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos princípios psicoterapêuticos da abordagem centrada na pessoa, pode-se afirmar que essa modalidade terapêutica trouxe grandes contribuições para a psicologia. A terapia centrada na pessoa expressa a visão da personalidade humana acreditando que a melhora do paciente é responsabilidade dele, e não do terapeuta, assim como ocorre na psicoterapia ortodoxa.

(Schultz & Schultz p. 415.)

A terapia centrada na pessoa foi fundada pelo autor

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) Carl Rogers. 

  • A alternativa correta é a “B”. As demais encontram-se incorretas, pois são autores de outras linhas teróricas

  • Abraham Maslow e Carl Rogers: os precursores da Psicologia Humanista.

    Carl Rogers foi um psicólogo americano que deu origem a Terapia Centrada na Pessoa. 

    O primeiro teórico a desenvolver uma teoria humanista na psicologia foi Abraham Maslow, com sua pirâmide das necessidades. Maslow pai da teoria Humanista.

    Trouxe essa diferença porque as bancas cobram muito isso. E muitos acabam confundindo.

    gab: B


ID
2120779
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Segundo o autor Schultz & Schultz (apud, Carl Rogers – 1961), a maior força motivadora da personalidade é o impulso para a ______________ do self. Embora essa ânsia pela ______________ seja inata, pode ser ______________ ou ______________ por experiências da infância e por aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  

     c)  realização / autorrealização / incentivada / reprimida


ID
2125096
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas. Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

Alternativas
Comentários
  • As respostas estão invertidas:

    a) Kurt Lewin foi quem criou a teoria de campo

    b) Moreno

    c) Melaine Klein

    d) Carl Rogers

  • CORRETO

    Kurt Lewin - Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado Teoria de Campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

    Jacob Levi Moreno - Postulou a Teoria dos Papéis e realizou atendimentos em grupo através do que considerou a ciência que explora a “verdade” mediante a ação, utilizando métodos dramáticos. (psicodrama)

    Melanie Klein - Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação. 

    Carl Rogers - Seus estudos foram relacionados à Teoria Centrada na Pessoa, na qual os principais conceitos são a autorealização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado autorealização. 

  • A questão fez uma mistura entre autores e teorias, de maneira que o autor da Teoria do Campo expressa na alternativa A seria Kurt Levin; assim como da Teoria dos Papéis, descrita na alternativa B, comumente conhecida como Psicodrama, seria de Jacob Moreno; a Teoria Psicanalítica que postulou o conceito de clivagem expresso na alternativa C é de Melanie Klein; estando correta apenas a correlação da alternativa D, que liga Carls Rogers com autor da Abordagem Centrada na Pessoa.

    Essa teoria é uma abordagem das relações interpessoais cujo pressuposto fundamental é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva, pois cada indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a auto-compreensão e para alterar o seu auto-conceito, suas atitudes básicas e seu comportamento auto-dirigido, e estes recursos podem ser liberados se um clima definido de atitudes psicológicas facilitadoras puder ser oferecido.

    Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são:

    - Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.
    - Consideração positiva incondicional – Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.
    - Compreensão empática – Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se".


    GABARITO: D

  • autodireção? desculpe, mas realmente nao tem o que inventar. Ainda sonho que questoes de concurso iram realmente medir inteligencia.

  • muito fácil, né? Moreno : teoria dos papeis; Lewin: teoria de campo; Melanie Klein: clivagem (sei bom e mal); rogers: autorealização


ID
2133793
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à teoria centrada no cliente de Carl Rogers, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Incorreta alternativa B

     

     a) A importância da relação mãe/filho afeta o senso de self em evolução da criança. CORRETA

     b) As pessoas psicologicamente saudáveis não necessitam maximizar o seu potencial. INCORRETA, POIS A TEORIA DE ROGERS  POSTULA QUE O HOMEM BUSCA SEMPRE MAXIMIZAR SEU POTENCIAL, OU SEJA, SEMPRE EM CRESCIMENTO.

     c) A personalidade é moldada pelo presente e pela maneira como o indivíduo percebe a circunstância.CORRETA

     d) As pessoas plenamente funcionais são realizadoras e não realizadas, isto significa que a evolução do self está em constante andamento. CORRETA

  • Carl Ransom Rogers, psicólogo americano, desenvolveu a teoria da Abordagem Centrada na Pessoa,, que consiste em um processo terapêutico no qual há cooperação entre psicólogo e a pessoa que busca ajuda, com o objetivo de libertar todo o potencial de crescimento do paciente, tendo como resultado uma pessoa aberta à experiência, vivendo de maneira existencial, tornando-se ela mesma.  As pessoas devem desenvolver e realizar todas as facetas do self para se tornar uma pessoa de pleno funcionamento e se dirigir ao que Rogers chamou de vida plena. E, segundo ele, uma pessoa em pleno funcionamento possui características como: consciência de toda experiência, aberta a sentimentos tanto positivos como negativos; vigor de apreciação a todas as experiências; confiança em seu próprio comportamento e sentimentos; liberdade de escolha, sem inibições; criatividade e espontaneidade; e necessidade constante de desenvolvimento, de busca da maximização do próprio potencial.

    Dessa maneira podemos entender que o desenvolvimento é constante, mesmo para pessoas psicologicamente saudáveis.


    GABARITO: B

  • @Jadilene dos Santos e demais estudantes Temos que sinalizar "não gostei" e enviar mensagem solicitando a disponibilização de vídeos explicativos.

ID
2174089
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem centrada na pessoa, teoria psicológica construída por Carl Rogers, considera que o psicoterapeuta deve ser dotado de atitudes facilitadoras do processo terapêutico, as quais devem ser expressas de maneira eficiente ao paciente. São atitudes fundamentais na psicoterapia rogeriana

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Carl Rogers, um terapeuta centrado no cliente precisa de três qualidades-chave:

    Genuinidade (verdadeiro, autêntico, puro)

    O terapeuta precisa compartilhar seus sentimentos honestamente. Ao modelar esse comportamento, o terapeuta pode ajudar a ensinar o cliente a desenvolver essa habilidade importante.

    Olhar Positivo Incondicional (aceitação incondicional)

    O terapeuta deve aceitar o cliente como ele é e exibir suporte e cuidados, não importa o que o cliente está enfrentando ou experimentando. Rogers acreditava que as pessoas muitas vezes desenvolvem problemas porque estão acostumadas a apenas receber apoio condicional; Aceitação que só é oferecida se a pessoa estiver em conformidade com certas expectativas. Ao criar um clima de consideração positiva incondicional, o cliente se sente capaz de expressar suas verdadeiras emoções sem medo de rejeição.

    Rogers explicou:

    “Consideração positiva incondicional significa que quando o terapeuta está experimentando uma atitude positiva, aceitando como o cliente é, naquele momento, o movimento terapêutico ou a mudança é mais provável. Envolve a vontade do terapeuta para o cliente ser o sentimento que está acontecendo naquele momento – confusão, ressentimento, medo, raiva, coragem, amor ou orgulho … O terapeuta premia o cliente de uma maneira total e não condicional “.

    Compreensão empática (empatia)

    O terapeuta precisa ser reflexivo, agindo como um espelho dos sentimentos e pensamentos do cliente. O objetivo disso é permitir que o cliente obtenha uma compreensão mais clara de seus próprios pensamentos, percepções e emoções internas.

    Ao exibir estas três características, os terapeutas podem ajudar os clientes a crescer psicologicamente, se tornarem mais autoconscientes, e alterar o seu comportamento através de autodireção. Neste tipo de ambiente, um cliente se sente seguro e livre de julgamento. Rogers acreditava que este tipo de atmosfera permite aos clientes desenvolver uma visão mais saudável do mundo e uma visão menos distorcida de si mesmos.

     

    http://psicoativo.com/2017/01/a-terapia-centrada-no-cliente-de-carl-rogers-abordagem-centrada-na-pessoa.html

  • Há três condições básicas e simultâneas defendidas por Rogers como sendo aquelas que vão permitir que, dentro do relacionamento entre psicoterapeuta e cliente, ocorra a descoberta desse núcleo essencialmente positivo existente em cada um de nós. São elas:

    1. A consideração positiva incondicional

    2. A empatia

    3. A congruência


ID
2192584
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as várias psicoterapias existentes, os instrumentos principais para acesso ao tratamento variam e as distinguem, como no caso da psicoterapia que parte de exercícios, análises de sonhos e cenários vívidos, denominada

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa resposta, por favor?

  •  

    Bom, a únca justificativa que achei para explicar que a gestalt terapia se utiliza de exercício foi esse:"Outra técnica, conhecida por cadeira quente, segundo Monteiro Jr (2010) é uma das mais aceitas e utilizadas pelos psicoterapeutas da Gestalt. A técnica consiste em colocar o cliente frente a uma cadeira vazia. A esta cadeira, segundo a vontade do cliente, ele projeta um personagem imaginário, mas real em seu dia a dia. Nesta situação o cliente poderá dizer ao seu personagem imaginário o que gostaria de dizer a pessoa real que ali esta sendo representada pela cadeira vazia ou cadeira quente. Sendo uma variação do psicodrama, o monodrama é outra técnica utilizada em sessões psicoterápicas da Gestalt. A técnica consiste, segundo Monteiro Jr (2010, s.p.) “em que o próprio protagonista desempenha, de maneira alternada, os diferentes papéis da situação por ele evocada (...). Troca sempre de lugar quando for mudar de papel para que a situação fique clara”. Ainda, segundo o mesmo autor, essa técnica auxilia na percepção do próprio sentimento, à medida que este surge na encenação, sem interferência do outro."

    file:///C:/Users/biamv/Downloads/698-1-2664-1-10-20141202%20(1).pdf

     

    Massssss, mesmo assim, não fiquei satisfeita. De alguem mais pudesse colaborar, seria ótimo!

  • Também não gostei muito da questão. Consegui responder por lembrar de exercícios de respiração que eu fazia quando chegava na sessão (dessa abordagem) para me conscientizar melhor do momento. Lembrei também de um professor que nos deu uma aula prática sobre sonhos de acordo com a Gestalt. Ele pediu que escrevessemos um sonho que tivemos e do qual não esquecemos com o passar do tempo. Depois convidou algumas pessoas para contar o sonho e nos mostrar como a gestalt interviria em cada um. A ideia da Gestalt com sonhos é trazê -los de forma vívida para a terapia, como se fosse uma nova vivência, aqui e agora, do sonho que o paciente teve - independente de quando o sonho tenha acontecido. Resumindo, respondi com experiência e não pelo que li. :/
  • Isso não tá certo. O próprio Pearls diz que a Gestalt NÃO ANALISA sonhos.

  • Pessoal, concurso não é "saber o conteúdo", mas sim saber responder questões. Apenas isso, felizmente ou infelizmente. Muitos excelentes profissionais com muita experiência não passam em provas, pois não entendem essa máxima acima. Vamos focar nas palavras principais, pois elas respondem a questão:

    "(...)psicoterapia que parte de exercícios, análises de sonhos e cenários vívidos, denominada":

    A) Psicanálise não trabalha com exercícios e cenários vívidos (encenação). Cortamos de cara;

    B) Comportamentalismo não trabalha com análise de sonhos. Fora;

    C) Gestalt, pois trabalha com exercícios (dramatização, amplificação, fantasia dirigida), análise de sonhos (ver Psicologia para concursos, de Becker) e cenários vívidos (cadeira quente, cadeira vazia etc).

    D) Centrada no cliente não trabalha com análise de sonhos. Corta;

    E) Eclética, outro nome pra Psicoterapia Breve. Palavras-chave seriam brevidade, objetivo delimitado etc, coisas que não aparecem no enunciado.

    Concurso é isso: identifica as palavras-chave, vai direto no basicão e partiu pra aprovação.

  • Gestalt e Sonhos...ta aí uma coisa que eu não sabia rs


ID
2212738
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bentham (2006), em "Psicologia e Educação", aborda a maneira como as visões de diferentes teóricos do processo de aprendizado foram aplicadas em sala de aula. Quem é o autor do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, apresentado como de especial relevância para o ensino?

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: c) Vygotsky. 

     


ID
2212759
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o livro "Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa", três conceitos formam o arcabouço de atitudes necessárias para a caracterização de um terapeuta centrado na pessoa. Quais são eles?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Empatia, congruência e aceitação positiva incondicional. 


ID
2212819
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o livro "Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa", junto com teoria e prática, qual o outro aspecto que compõe o tripé no qual se baseia a formação do conselheiro?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e) Crescimento pessoal. 


ID
2279203
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A formação em psicologia no Brasil tem como objetivo formar o psicólogo para atuar nos mais variados espaços. Por exemplo, podemos citar a escola, a empresa, o hospital, os programas sociais do Governo Federal, etc. Especificamente a formação em clínica habilita o futuro profissional em uma determinada abordagem para atuar em clínica particular ou em espaços da rede de saúde pública ou rede semelhante. Assim, pensando na formação clínica, assinale a alternativa que NÃO se configura como uma abordagem desta habilitação.

Alternativas
Comentários
  • Existe teoria Lacaniana, e não uma abordagem.

  • Concordo!

     

  • "A Logoterapia é uma psicoterapia fundamentada na busca de sentido. É um sistema teórico-prático de psicologia, criado pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria. De acordo com Gordon Allport, "trata–se do movimento psicológico mais importante de nossos dias".

    A Logoterapia é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda.

    E é nesta busca de sentido, que, por exemplo, se poderá encontrar uma resposta ética para um dos problemas mais fracturantes da nossa sociedade: a eutanásia, conforme Neto defende na sua obra: "A esperança no abismo do sofrimento - O contributo da Logoterapia para uma resposta ética ao problema da eutanásia", onde destaca a necessidade e a pertinência de destacar no outro o sentido da responsabilidade pela sua própria vida, por mais adversas que sejam as circunstâncias, tal como defendido por Frankl."

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Logoterapia


ID
2303392
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre teorias e técnicas psicoterápicas, relacione as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1
1. Psicoterapia breve
2. Psicoterapia de enfoque rogeriano
3. Psicoterapia psicanalítica
4. Abordagem sistêmica
Coluna 2
( ) Grupo reflexivo
( ) Insights
( ) Técnica focal
( ) Terapia centrada no cliente
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1. Psicoterapia breve

    2. Psicoterapia de enfoque rogeriano

    3. Psicoterapia psicanalítica

    4. Abordagem sistêmica

    Coluna 2

    ( 4 ) Grupo reflexivo

    3 ) Insights

    ( ) Técnica focal

    ( 2) Terapia centrada no cliente

     

     

    instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2355796
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de como os psicólogos humanistas avaliaram o sentido do self, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os psicólogos humanistas nunca investigaram a personalidade pedindo às pessoas que respondessem a questionários para avaliar seu autoconceito.
( ) Um questionário inspirado por Carl Rogers pedia que as pessoas se descrevessem como realmente eram e como gostariam de ser.
( ) Quando o self ideal e o self real são muito parecidos, o autoconceito é negativo.
( ) Quando avaliava o crescimento pessoal de seus pacientes durante a terapia, Rogers procurava classificações sucessivamente mais próximas entre o self real e o self ideal.
( ) Alguns psicólogos humanistas acreditavam que qualquer avaliação padronizada da personalidade, até um questionário, é “despersonalizante”, em vez de força a pessoa a responder as categorias restritas, esses psicólogos consideram que entrevistas e conversas íntimas possibilitam uma compreensão melhor das experiências únicas de cada pessoa.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A Importância do Autoconceito

    Autoconceito também desempenha um papel importante na abordagem centrada na pessoa. Rogers definiu o autoconceito como um conjunto organizado de crenças e ideias sobre o eu. O auto-conceito desempenha um papel importante na determinação não só de como as pessoas vêem a si mesmas, mas também como elas veem e interagem com o mundo em torno delas.

    Às vezes o autoconceito se alinha bem com a realidade, o que Rogers chamou de congruência. Em outros casos, as autopercepções são por vezes irrealistas ou não em sintonia com o que existe no mundo real. Rogers acreditava que todas as pessoas distorcem a realidade até certo ponto, mas quando o autoconceito está em conflito com a realidade, a incongruência pode resultar. Por exemplo, um rapaz pode perceber-se como um atleta forte, apesar de seu desempenho real no campo revela que ele não é particularmente hábil e poderia usar a prática extra.

    Através do processo de terapia centrada na pessoa, Rogers acreditava que as pessoas poderiam aprender a ajustar o seu autoconceito, a fim de alcançar a congruência e uma visão mais realista de si e do mundo.

    Por exemplo, imagine uma jovem que se vê como desinteressante e com uma fala pobre, apesar do fato de que outras pessoas a acham fascinante e bastante envolvente. Já que suas autopercepções não são congruentes com a realidade, ela pode sentir pobre autoestima como resultado. A abordagem centrada no cliente se concentra em fornecer uma consideração positiva incondicional, empatia e apoio genuíno, a fim de ajudar a cliente a alcançar uma visão mais congruente de si mesma.

     

    http://psicoativo.com/2017/01/a-terapia-centrada-no-cliente-de-carl-rogers-abordagem-centrada-na-pessoa.html

  • "Os psicólogos humanistas algumas vezes investigaram a personalidade pedindo às pessoas que respondessem a questionários para avaliar seu autoconceito (1). Um questionário, inspirado por Carl Rogers, pedia que elas se descrevessem como realmente eram e como gostariam de ser (2). Quando o self ideal e o self real são muito parecidos, disse Rogers, o autoconceito é positivo (3). Quando avaliava o crescimento pessoal de seus pacientes durante a terapia, ele procurava classificações sucessivamente mais próximas entre o self real e o self ideal (4). Alguns psicólogos humanistas acreditavam que qualquer avaliação padronizada da personalidade até um questionário, é “despersonalizante”. Em vez de forçar a pessoa a responder a categorias restritas, esses psicólogos consideram que entrevistas e conversas íntimas possibilitam uma compreensão melhor das experiências únicas de cada pessoa. (5)

     

    Fonte: "Psicologia (9ed)", David Meyers, p. 432

  • (F) Os psicólogos humanistas nunca investigaram a personalidade pedindo às pessoas que respondessem a questionários para avaliar seu autoconceito.

    (V ) Um questionário inspirado por Carl Rogers pedia que as pessoas se descrevessem como realmente eram e como gostariam de ser.

    ( F) Quando o self ideal e o self real são muito parecidos, o autoconceito é negativo.

    (V) Quando avaliava o crescimento pessoal de seus pacientes durante a terapia, Rogers procurava classificações sucessivamente mais próximas entre o self real e o self ideal.

    (V) Alguns psicólogos humanistas acreditavam que qualquer avaliação padronizada da personalidade, até um questionário, é “despersonalizante”, em vez de força a pessoa a responder as categorias restritas, esses psicólogos consideram que entrevistas e conversas íntimas possibilitam uma compreensão melhor das experiências únicas de cada pessoa.


ID
2355802
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao avaliar a perspectiva humanista, podemos afirmar que ela influenciou a Psicologia como:
I. Algo que se diz a respeito de Freud também pode ser dito sobre os psicólogos humanistas, ou seja, seu impacto tem sido generalizado. As ideias de Maslow e de Rogers influenciaram o aconselhamento, a educação, a criação das crianças e a administração.
II. Para Myers, em seu livro, na página 431, a perspectiva humanista também influenciou, às vezes de modo não intencional, muito da Psicologia popular de hoje. Um autoconceito positivo é a chave para a felicidade e o sucesso? A aceitação e a empatia ajudam a nutrir sentimentos positivos sobre si mesmo? As pessoas são basicamente boas e capazes de se aperfeiçoar? Muitas pessoas respondem sim, sim, sim. Respondendo a uma pesquisa de opinião do Instituto Gallup e da Newsweek, feita em 1992, nove em cada dez americanos classificaram sua autoestima como um fator muito importante para “motivar uma pessoa a trabalhar com afinco e ser bem-sucedida”. A mensagem da psicologia humanista foi ouvida.
III. Os psicólogos humanistas alegam que o primeiro passo para amar os outros é, na verdade, uma autoaceitação segura e não defensiva. De fato, pessoas que se sentem intrinsecamente amadas e aceitas – pelo que são e não apenas por suas realizações – exibem atitudes menos defensivas (Schimel et al., 2001).
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • a)  I, II e III. 

  • Ao avaliar a perspectiva humanista, podemos afirmar que ela influenciou a Psicologia como:

    I. Algo que se diz a respeito de Freud também pode ser dito sobre os psicólogos humanistas, ou seja, seu impacto tem sido generalizado. As ideias de Maslow e de Rogers influenciaram o aconselhamento, a educação, a criação das crianças e a administração.  verdadeiro

    II. Para Myers, em seu livro, na página 431, a perspectiva humanista também influenciou, às vezes de modo não intencional, muito da Psicologia popular de hoje. Um autoconceito positivo é a chave para a felicidade e o sucesso? A aceitação e a empatia ajudam a nutrir sentimentos positivos sobre si mesmo? As pessoas são basicamente boas e capazes de se aperfeiçoar? Muitas pessoas respondem sim, sim, sim. Respondendo a uma pesquisa de opinião do Instituto Gallup e da Newsweek, feita em 1992, nove em cada dez americanos classificaram sua autoestima como um fator muito importante para “motivar uma pessoa a trabalhar com afinco e ser bem-sucedida”. A mensagem da psicologia humanista foi ouvida. verdadeiro

    III. Os psicólogos humanistas alegam que o primeiro passo para amar os outros é, na verdade, uma autoaceitação segura e não defensiva. De fato, pessoas que se sentem intrinsecamente amadas e aceitas – pelo que são e não apenas por suas realizações – exibem atitudes menos defensivas (Schimel et al., 2001). verdadeiro

    Letra A

  • Errei a questão (marquei "D") por achar muito vago as colocações em negrito

    I. Algo que se diz a respeito de Freud também pode ser dito sobre os psicólogos humanistas, ou seja, seu impacto tem sido generalizado. As ideias de Maslow e de Rogers influenciaram o aconselhamento, a educação, a criação das crianças e a administração.  (ex: Administração de que?!)


ID
2403589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às psicoterapias, julgue o item seguinte.

Questionamento socrático e descatastrofização são técnicas da abordagem rogeriana.

Alternativas
Comentários
  • descatastrofização é tecnica da tcc 

  • Errado.

     

    Descatastrofização é a formulação de pensamentos e crenças alternativas para as cognições associadas à ansiedade. 

     

    Portanto, não tem relação com a abordagem rogeriana.
     

  • Algumas técnicas da TCC:

    Técnicas de questionamento socrático
    Exame das vantagens e desvantagens
    Role-play intelectual-emocional
    Agir “como se”
    Experimentos comportamentais
    Continuum cognitivo
    Autoexposição
    Planilha das Crenças Nucleares
    Contrastes extremos
    Histórias e metáforas
    Testes históricos
    Reestruturação de memórias primitivas
    Cartões de enfrentamento

  • Questionamento socrático e descatastrofização são técnicas da abordagem cognitivo-comportamental;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Questionamento socrático e descatastrofização são técnicas da abordagem cognitivo-comportamental;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Questionamento socrático e descatastrofização são técnicas da abordagem rogeriana

  • Questionamento Socrático: é um dos procedimentos mais utilizados para auxiliar o paciente a realizar descobertas sobre a estrutura do seu pensamento, para flexibilizá-los e mudar crenças rígidas sobre si mesmo, os outros e o ambiente. Na TCC, o terapeuta não tenta convencer o paciente de que os pensamentos estão incorretos. O terapeuta, através de questionamentos, conduz o paciente para que ele mesmo faça esta descoberta (Descoberta Guiada), buscando explorar os conceitos através dos quais a situação é interpretada bem como as evidências que apoiam e desconfirmam os conteúdos cognitivos.

    Por meio de simples questionamentos – perguntas com respostas abertas, como era o método de Sócrates – o terapeuta vai permitindo a possibilidade de flexibilização.

     


ID
2478766
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Compreender o conceito de Tendência Atualizante é fundamental para entender a base da Psicoterapia Humanista Centrada na Pessoa. Das alternativas a seguir, assinale a que melhor demonstra esse conceito.

Alternativas
Comentários
  •  "todo organismo é movido por uma tendência inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e seu enriquecimento"

    considerava a tendência atualizante uma capacidade do indivíduo se reorganizar e se reestruturar, uma vez que certas condições facilitadoras deste processo sejam atendidas.

    a tendência à atualização é a mais fundamental do organismo em sua totalidade. Preside o exercício de todas as funções, tanto físicas quanto experienciais. E visa constantemente desenvolver as potencialidades do indivíduo para assegurar sua conservação e seu enriquecimento, levando-se em conta as possibilidades e limites do meio (p. 41).

    Portanto, percebemos que a tendência atualizante é inerente ao indivíduo, sendo uma disposição para que sejam desenvolvidas suas potencialidades, porém, parcialmente condicionadas às limitações do meio. 

    (...) existe em todo organismo, em qualquer nível, um fluxo subjacente de movimento para uma realização construtiva de suas possibilidades intrínsecas. Há no homem uma tendência natural para o desenvolvimento completo. O termo mais frequentemente usado para isso é o de tendência de realização, que está presente em todos os organismos vivos. Trata-se do fundamento sobre o qual está construída a abordagem centrada-na-pessoa (Rogers, 1977/1986, p. 17).

     

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000100003 

  • "todo organismo é movido por uma tendência inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e seu enriquecimento" (p. 159). Desta forma, podemos considerar a tendência atualizante um fundamento propulsor da noção de homem no pensamento de Carl Rogers, questão que foi desenvolvida em estudos posteriores de outros promotores da ACP (Advíncula, 1991; Hipólito, 1999; Moreira, 2007, 2009). Rogers afirmou: "Descobrimos, dentro da pessoa, sob certas condições, uma capacidade para a reestruturação e reorganização do self, e, consequentemente, a reorganização do comportamento, o que tem profundas implicações sociais" (Rogers, 1947, p. 368).

     Rogers considerava a tendência atualizante uma capacidade do indivíduo se reorganizar e se reestruturar, uma vez que certas condições facilitadoras deste processo sejam atendidas(...) existe em todo organismo, em qualquer nível, um fluxo subjacente de movimento para uma realização construtiva de suas possibilidades intrínsecas. Há no homem uma tendência natural para o desenvolvimento completo. O termo mais frequentemente usado para isso é o de tendência de realização, que está presente em todos os organismos vivos. Trata-se do fundamento sobre o qual está construída a abordagem centrada-na-pessoa (Rogers, 1977/1986, p. 17).

  • TENDÊNCIA À AUTOATUALIZAÇÃO: postulado fundamental da teoria rogeriana;

    impulso inerente em direção a sermos tão competentes e capazes quanto estamos aptos a ser biologicamente;

    a pessoa é impelida a tornar-se total, completa e autoatualizada;

    conduz todo organismo a desenvolver-se, tornar-se autônomo, amadurecer, expressar-se, ser responsável por ativar todas as capacidades do organismo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E


ID
2478841
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "E"

    A letra "B" está errada, pois

    " Rogers declarou, explicitamente, não ter estudado a filosofia existencial, com a qual tomou contato tardiamente a partir da leitura de Buber e de Kierkegaard, em resposta à insistência dos seus alunos. A partir do trabalho com Gendlin (1970), no Center for Studies of the Person, em La Jolla, na Califórnia, Rogers sentiu-se atraído pela ênfase na experiência como conceito fenomenológico-existencial, que, posteriormente, derivou na abordagem experiencial, uma vertente atual da Abordagem Centrada na Pessoa, fundada por Gendlin. Seu contato com Gendlin, possivelmente, contribuiu para que Rogers passasse do positivismo lógico para uma orientação existencialista, na sua fase experiencial; no entanto, considerar toda a psicologia rogeriana como fenomenológica seria um exagero evidente, haja vista que Rogers adotou tal denominação tardia e incidentalmente e nunca tentou praticar, intencionalmente, uma abordagem fenomenológica (Spiegelberg, 1972; Cury, 1987; Moreira, 2001, 2007)."

    Acerca da letra "E",

    " Rogers sofreu, durante toda a sua vida, com o difícil dilema entre pessoa e ciência (Rogers, 1976), haja vista que, para ele, a experiência subjetiva o levara a criar uma proposta inovadora de psicoterapia, quando, como cientista, se angustiava, dado que seu modelo de ciência era eminentemente positivista, presa da objetividade, entendida como a ciência de sua época e de seu momento histórico cultural. Provavelmente seu estilo pragmático, tipicamente norte-americano, aliado ao seu contexto histórico, onde metodologias qualitativas não eram consideradas cientificas, o impediu de buscar metodologias qualitativas mais apropriadas para seus estudos clínicos. Não contou com o método fenomenológico ou outro método qualitativo em suas pesquisas pioneiras em psicoterapia, que, na época, para serem reconhecidas como “científicas”, precisaram ser desenvolvidas como investigações positivistas, ou seja, apenas quantitativas."

    A Gestalt-terapia e a Abordagem Centrada na Pessoa são enfoques fenomenológicos?

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672009000100002

  • A Abordagem Centrada na Pessoa é uma abordagem das relações interpessoais desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers (1902-1987), um dos mais renomados psicólogos do século XX e um pioneiro na pesquisa científica em psicoterapia.

    fonte: https://apacp.org.br/o-que-e-a-acp/

  • O Gabarito é a letra "E". E as respostas estão fundamentadas neste artigo: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v4n2/a04.pdf


ID
2482627
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A essência da terapia centrada no cliente proposta por Carl Rogers encontra-se sintonizada aos ideais fundamentais da psicologia humanística. O autor rejeitou a ideia de que era preciso mergulhar no passado do cliente para que a terapia surtisse efeito e acreditava que, se o terapeuta conseguisse criar o adequado ambiente terapêutico (que incluía o olhar positivo incondicional e postura empática), o cliente poderia assumir o controle da própria vida e crescer rumo à autoatualização. Autoatualizar-se significa

Alternativas
Comentários
  • O pressuposto fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva:

    “A hipótese central da abordagem centrada na pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a auto-compreensão e para alterar o seu auto-conceito, suas atitudes básicas e seu comportamento auto-dirigido, e estes recursos podem ser liberados se um clima definido de atitudes psicológicas facilitadoras puder ser oferecido”.

    fonte: https://apacp.org.br/o-que-e-a-acp/

  • GABARITO E

  • Palavra chave Tendência Atualizante: Desenvolver todas as suas POTENCIALIDADES

  • Tendência atualizante: nos movemos em direção a realização de nossos potenciais. Essa é a motivação humana - inclui a necessidade de satisfazer a fome expressar emoções e aceitar o self: todas essas ações convergem para a busca da atualização. Manter e melhorar o organismo. A tendência atualizante ocorre sobre certas condições. Em um relacionamento, por exemplo, é preciso existir congruência, empatia e consideração positiva incondicional para o crescimento psicológico.

    https://escutaflutuante.wordpress.com/tag/tendencia-atualizante/

  • Tendência à Auto-Atualização

    --> Pressuposto fundamental da teoria rogeriana

    --> Tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva

    --> "Autoatualizar-se significa atingir seu potencial de vida em toda a sua plenitude".


ID
2540167
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tendência inata de cada pessoa para atualizar suas capacidades e potenciais corresponde ao conceito de Carl Rogers de:

Alternativas
Comentários
  • A concepção de tendência atualizante é considerada uma noção fundamental para que a Abordagem Centrada na Pessoa possa ser discutida (Hall et al., 2000; Moreira, 2007). Para definir esta concepção conforme Rogers postulou, tomamos como base o livro Psicoterapia e Relações Humanas (Rogers & Kinget, 1965/1979). Logo no início desta obra, Rogers destacava tal perspectiva como noção-chave para a Abordagem Centrada na Pessoa, afirmando que "todo organismo é movido por uma tendência inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e seu enriquecimento" (p. 159). Desta forma, podemos considerar a tendência atualizante um fundamento propulsor da noção de homem no pensamento de Carl Rogers, questão que foi desenvolvida em estudos posteriores de outros promotores da ACP (Advíncula, 1991; Hipólito, 1999; Moreira, 2007, 2009).

  • TENDÊNCIA À AUTOATUALIZAÇÃO: postulado fundamental da teoria rogeriana;

    impulso inerente em direção a sermos tão competentes e capazes quanto estamos aptos a ser biologicamente;

    a pessoa é impelida a tornar-se total, completa e autoatualizada;

    conduz todo organismo a desenvolver-se, tornar-se autônomo, amadurecer, expressar-se, ser responsável por ativar todas as capacidades do organismo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
2553367
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem centrada na pessoa, desenvolvida por Carl Rogers, está entre as abordagens humanistas das psicoterapias em Psicologia. São características do processo psicoterápico para Rogers:

Alternativas
Comentários
  • Rogers passa a falar de um processo de valoração pautado na experiência organísmica, onde ele trata os valores como uma "tendência de todo ser vivo para mostrar preferência, em suas ações, por um tipo de objeto ou objetivo, em vez de outro" (p. 15); a isso ele denomina valor operativo. Para Rogers, o psicólogo deve trabalhar somente com este tipo de valores, vinculados à própria experiência, e evitar, ao máximo, a "utilização" de valores concebidos. Esta última classe de valores diz respeito àqueles que foram aprendidos e "introjetados" e que são, em sua maioria, alheios à experiência. Ao expressar este tipo de valores, o psicólogo parte de um referencial outro que não o do cliente ou o da experiência da relação para direcionar a sua atuação, quando, na verdade, ao psicólogo rogeriano, caberia possibilitar ao cliente uma vivência de valorização apoiada na própria experiência.

    Segundo Rogers (1957/1992, 1961/2009) uma reorganização da personalidade em congruência com o organismo ocorre em um ambiente de calor humano, pautado em atitudes de autenticidade, de empatia e de consideração positiva incondicional. Tais atitudes são a base do processo psicoterápico proposto por Rogers, tendo ele se referido a elas como componentes suficientes e fundamentais (Rogers, 1957/1992), que pode ser caracterizado como um processo de aprendizagens significativas de tais atitudes, as quais estão imbuídas de valores, que serão melhor tratados na sessão seguinte.

     

  • d) abertura crescente à experiência, aumento da vivência existencial e confiança crescente em seu organismo. 

  • Para ROGERS (1997), um viver pleno consiste num processo humano de busca do vir-a-ser em sua máxima potencialidade, não sendo considerado como uma proposta de um destino ou de um equilíbrio homeostático. A atuação da Psicologia Humanista nos grupos organizacionais estabelecerá um processo grupal que promoverá 1) Uma Abertura Crescente à Experiência (quando as pessoas se disponibilizam a experimentar, compreender e compartilhar o que sentem), 2) Aumento da Vivência Existencial (que implica em fluidez e plasticidade no permitir-se vivenciar cada coisa no momento em que ela ocorre, disfrutando desta experiência tudo que ela puder lhe prover), 3) Uma Confiança Crescente no Seu Organismo (nesta etapa do processo as pessoas sentem-se mais confiantes naquilo que são e naquilo que podem ser usufruindo de seus dons e suas potencialidades com maior segurança e assertividades) e 4) O Processo de um Funcionamento Mais Pleno (enfim, o grupo possibilita para as pessoas a conscientização através da experiência de que é possivel um viver mais pleno a partir da aceitação de todos seus sentimentos sendo capaz de filtrar sua própria experiência, estando livre e aberto ao seu processo e aos demais testemunhos de outros processos diferentes do seu).

    http://liberteseusdons.com.br/blog/contribuicoes-da-psicologia-humanista-nos-grupos-organizacionais/

  •  A ideia que atravessa a expressão “ser o que se é”, utilizada por Carl Rogers em seus textos para falar do processo que a pessoa vive durante a psicoterapia. Descreve o processo de psicoterapia que facilita a mudança do cliente para um estado de maior congruência, mostrando que “ser o que se é” é um processo contínuo e não um estado fixo e com a exposição de algumas características desse processo, que inclui uma maior abertura à experiência, a vivência existencial no aqui e agora e a confiança no organismo como referência para o comportamento.


ID
2553430
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva de Carl Rogers, existem três condições necessárias para que o processo terapêutico avance. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Empatia: consiste em compreender os sentimentos do outro e lhe comunicar que ele está sendo compreendido;

    Autenticidade ou Congruência : significa “ser-o-que-se-é”. A pessoa congruente se aceita e se compreende;

    Aceitação: consiste em aceitar os outros como eles são, sem julgá-los, uma aceitação incondicional.

    OBS: A questão veio equivocada pois autenticidade e congruência são as mesmas coisas e faltou a aceitação.

    Reforço Positivo: Condicionamento operante -> Skinner

  • A questão deveria ser anulada, mas indo pela lógica da menos errada daria para responder.

     

    Na perspectiva de Carl Rogers, as três condições necessárias para que o processo terapêutico avance são:

    1: aceitação do outro;

    2: autenticidade/congruência;

    3: empatia;

     

    a) faltou aceitação do outro, pois congruência e autenticidade são sinônimos;

    b) associação livre é condição para o processo terapêutico da psicanálise freudiana;

    c) reforço positivo é condição para o condicionamento operante de Skinner e associação livre vide "B";

    d) vide "C" e  congruência e autenticidade são sinônimos;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Na letra A, há "autenticidade e congruência", trata-se de palavras similares, para Rogers. Ele acreditava que uma pessoa congruente, que havia simbolizados as experiências de forma adequada, seria também alguém autêntico.

    Ou seja, todos os itens estão errados, sendo que a letra A é a mesnos incorreta.


ID
2556559
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers (1902 -1987), psicólogo e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa, enfatizou em seus estudos a importância da aprendizagem significante.


Analise as afirmações a seguir sobre os princípios postulados por Rogers a respeito da aprendizagem, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2578630
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Premissa fundamental da Teoria de Rogers é o pressuposto de que as pessoas usam sua experiência para se definir. Em seu principal trabalho teórico (1959) Rogers definiu uma série de conceitos a partir dos quais delineia teorias da personalidade, modelos de terapia, mudança da personalidade e relações interpessoais.


Com base nesta teoria, julgue as afirmações classificando-as com V(verdadeiro) ou F (falso).


( ) O campo de Experiência ou “campo fenomenal” contém tudo o que se passa no organismo em dado momento, e que está potencialmente disponível à consciência.

( ) Obstáculo ao Crescimento – Punição não capacita uma pessoa a aprender qual é o melhor comportamento para uma dada situação.

( ) O Self não é uma entidade estável, é mutável; entretanto, observado num dado momento, parece ser estável.

( ) O Self ideal é “o conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo”.

( ) Congruência e incongruência. Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e da tomada de consciência.


A sequência CORRETA é

Alternativas

ID
2633791
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dadas as afirmativas, segundo os paradigmas teóricos da Psicologia,

I. O Modelo Psicanalítico apresenta como elemento básico os conflitos inconscientes. O tipo de tratamento é a Psicanálise e a Psicoterapia Psicodinâmica.
II. O Modelo Comportamental apresenta como elemento básico os aspectos conscientes e sua mensuração sistemática. O tipo de tratamento é a Terapia de modificação do comportamento desadaptado.
III. O Modelo Humanístico tem como base os valores humanos e as experiências subjetivas em sua existência. O tipo de tratamento é a Terapia Centrada no Cliente.
IV. O Modelo Cognitivo tem por base a atividade interna natural dos processos mentais. A Terapia Cognitiva centrada na mudança de crenças e de atitudes do paciente é o tipo de tratamento.
V. O Modelo Biológico baseia-se na análise fisiológica dos eventos relacionados ao comportamento. Propõe como tratamento a Terapia com medicação.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I. O Modelo Psicanalítico apresenta como elemento básico os conflitos inconscientes. O tipo de tratamento é a Psicanálise e a Psicoterapia Psicodinâmica. (certo - Ambas as terapias pressupões a existência de conflitos inconscientes)


    II. O Modelo Comportamental apresenta como elemento básico os aspectos conscientes e sua mensuração sistemática. O tipo de tratamento é a Terapia de modificação do comportamento desadaptado. (errado - A enfase da Terapia comportamental é a modificação do comportamento disfuncional pela analise e alteração das contingências)


     III. O Modelo Humanístico tem como base os valores humanos e as experiências subjetivas em sua existência. O tipo de tratamento é a Terapia Centrada no Cliente. (certa)


    IV. O Modelo Cognitivo tem por base a atividade interna natural dos processos mentais. A Terapia Cognitiva centrada na mudança de crenças e de atitudes do paciente é o tipo de tratamento. (Certa) 


    V. O Modelo Biológico baseia-se na análise fisiológica dos eventos relacionados ao comportamento. Propõe como tratamento a Terapia com medicação.  (certa)



ID
2700613
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A assistência psicológica com base no “Aconselhamento Terapêutico Rogeriano” preconiza o estabelecimento de uma relação que transmite conhecimentos, favorece o funcionamento do paciente e tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito


    C) a atualização do ego por meio de descobertas e crescimento pessoal

  • Dica: Quando envolver ACP lembrar de tendência atualizante.

  • Ótima dica, Welder. Complementando o teu comentário ...

    Santos (1982), evocando as contribuições de Carl Rogers para o campo, afirma que o aconselhamento pode ser compreendido como um “[...] método de assistência psicológica destinado a restaurar no indivíduo suas condições de crescimento e de atualização, habilitando-o a perceber, sem distorções, a realidade que o cerca e a agir, nessa realidade, de forma a alcançar ampla satisfação pessoal e social." (p. 7).

    Gabarito: C


ID
2700625
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem terapêutica baseada no modelo teórico que levanta a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados pela percepção dos eventos é a terapia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito


    C) cognitiva. 

  • percepção é uma característica cognitiva, logo letra "C", no entanto, que questão mal formulada, até por que outras abordagens trabalham com os processos psicologicos básicos...mas..

  • Questão mal formulada.

  • Lembre-se que a reestruturação cognitiva, que busca reavaliar pensamentos e percepções disfuncionais faz parte da TCC.

    GAB C

  • Percepção dos eventos > cognição < pensamentos e crenças = terapia cognitiva

    Gab. C


ID
2725984
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando um terapeuta enfatiza a importância de um clima emocional de apoio no ambiente terapêutico e trabalha para clarificar, ao invés de interpretar, os sentimentos expressados por seus pacientes, ele adota estratégias da

Alternativas
Comentários
  • *LETRA D*

    Terapia centrada no cliente de Carl Rogers

  • também conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

  • A abordagem psicodramática também age assim. Aí é ter bom senso pra pensar o que o examinador quer.
  • Não confundir que também pode ser o psicodrama, apesar do psicodrama também ser uma das abordagens humanista sabemos que este, a acp e a gestat tem suas especificidades e conceitos próprios. Também fica claro pelo que o enunciado está se referindo que só pode ser a ACP, pois fala em clima emocional de apoio. Rogers sempre enfatizou que o que promove a mudança não é a técnica em si, os instrumento técnicos, mas sim um tipo de relação de ajuda que quando presente propicia um clima facilitador para o crescimento e a auto direção do organismo, esse clima psicológico está presente quando existem três condições facilitadoras por parte do terapeuta: consideração positiva incondicional, congruência e compreensão empática. A questão de clarificar se confirma em função de que o terapeuta não pergunta o porque, mas como, como o cliente se sente em relação ao que está sentindo e para clarificar os sentimentos do cliente ele faz uso da compreensão empática. Nas palavras de Rogers:

    Também acho que a relação é significativa na medida em que sinto um desejo contínuo de compreender - uma empatia sensível com cada um dos sentimentos e comunicação do cliente como estes lhe parecem no momento. Aceitação não significa muito até que envolva compreensão. É somente à medida que compreendo os sentimentos pensamentos que parecem tão terríveis para você, ou tão fracos, ou tão sentimentais, ou tão bizarros - é somente quando eu os vejo como você os vê, e os aceito como a você, que você se sente realmente livre para explorar todos os caminhos recônditos e fendas assustadoras de sua experiencia interior (...)

  • É necessário relacionar as alternativas entre elas e com o enunciado para se obter uma resposta objetiva:

    a) abordagem analítica se difere das demais por sua característica extremamente interpretativa

    b) psicossomática não tem como foco a relação pessoa/terapeuta, e sim pessoa/sintoma

    c) psicodramática dá ênfase nos actings e papéis da pessoa, embora também seja humanista

    d) centrada no cliente criou esse referencial explicitado no enunciado (aqui você vê a prioridade dela sobre a psicodramática)

    e) comportamental não qualifica o cliente como portador de saber sobre si mesmo.


ID
2744164
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta algumas das concepções sobre as quais se fundamenta a terapia desenvolvida por Carl Rogers.

Alternativas
Comentários
  • Genuinidade como sinônimo de congruência/autenticidade (significa ser-o-que-se-é);

    Autoconceito como sinônimo de self (visão que o sujeito tem de si próprio);

    Compreensão empática (percepção acurada do quadro interno de referência do outro como se fosse o seu próprio);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Genuinidade - congruência/ autenticidade

    Compreensão empática - empatia

    Autoconceito - self


ID
2750383
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando, sucessivamente, as características da Psicoterapia Breve, da Abordagem Centrada na Pessoa e da Terapia Familiar (Abordagem Sistêmica), analise os itens abaixo:

I. Fundamenta-se na intensificação da transferência, para, estimulando a regressão, favorecer e estimular a associação-livre em torno do foco delimitado, segundo o período de tempo estabelecido ao tratamento.
II. Pressupõe a capacidade do sujeito humano para fazer escolhas positivas e construtivas, já que ele é inerentemente motivado pela tendência à atualização de suas fantasias conscientes e inconscientes.
III. Valoriza a intervenção nos subsistemas familiares, como o fraternal e o conjugal, demarcados entre si por fronteiras internas e cuja estrutura, por ser hierárquica, seria a origem da sua disfuncionalidade.

Está(ão) INCORRETO(S)

Alternativas
Comentários
  • O que está incorreto em cada uma, alguém sabe? (Eu achei que só a III estava incorreta)

  • I - A psicoterapia breve não se fundamenta na intensificação da transferência pois tem foco no presente (atuando direta e objetivamente sobre o conflito);


    II - A abordagem centrada na Pessoa não tratava de conteúdos consciente e inconscientes : Enquanto Freud se concentrava em oferecer interpretações do que ele acreditava serem os conflitos inconscientes que levaram aos problemas de um cliente, Rogers acreditava que o terapeuta deveria permanecer não-diretivo. Ou seja, o terapeuta não deve dirigir o cliente, não deve fazer julgamentos sobre os sentimentos do cliente, e não deve oferecer sugestões ou soluções. Em vez disso, o cliente deve ser um parceiro igual no processo terapêutico.

  • I - não se estimula a regressão (foco em questões atuais); II - não se fala em realização de "fantasias", muito menos "inconscientes", na ACP

  • I. Fundamenta-se na intensificação da transferência, para, estimulando a regressão, favorecer e estimular a associação-livre em torno do foco delimitado, segundo o período de tempo estabelecido ao tratamento. Errada, pois a psicoterapia breve apesar de ter se originado a partir da proposta de encurtar o tempo de tratamento da psicanalise ela não obedece a alguns pressupostos, por exemplo, não estimula-se a regressão ou a intensificação da transferência, estabelece um foco para trabalhar que é definido por avaliação e diagnósticos prévios e não trabalha com a associação live, já que tem um foco, usa a atenção seletiva, enfoca nos objetivos propostos a serem trabalhados, curto período de tempo, por isso é muito utilizada no campo hospitalar já que o tem o fator tempo interferindo no tratamento.

    Sugestão: ver livro do Cordioli , Psicoterapias: Abordagens Atuais

    Pressupõe a capacidade do sujeito humano para fazer escolhas positivas e construtivas, já que ele é inerentemente motivado pela tendência à atualização de suas fantasias conscientes e inconscientes. Errada, pois Rogers não trabalha com noções de fantasias e de inconscientes, são categorias da psicanalise. Na acp Rogers propõe atuar com o presente, como o vivido, a experiência, com a concepção de tendencia atualizante como inerente ao humano, portanto, oferecidas as condições facilitadoras que são: compreensão empática, aceitação positiva incondicional e autenticidade ou congruencia poderá se promover o crescimento do cliente, propício a mudança de personalidade .

    Valoriza a intervenção nos subsistemas familiares, como o fraternal e o conjugal, demarcados entre si por fronteiras internas e cuja estrutura, por ser hierárquica, seria a origem da sua disfuncionalidade. Correta, é um pressuposto da abordagem sistêmica,

  • Qual seria o erro da III?

  • I, II, III

  • Acredito que o erro da três é atribuir a origem das disfuncionalidade à estrutura familiar, o que seria um redução grosseira de um sistema tão complexo

  • Antonia Eline, a assertiva III não atribui a disfuncionalidade à estrutura familiar, mas sim a estrutura familiar onde há a predominância de papéis definidos com base numa hierarquia, o que pode sim causar uma disfuncionalidade. Vejamos:

    "A Escola Estrutural (Minuchin, 1980/1982) valoriza a estrutura familiar e segue mapeando fronteiras, regras, direção da funcionalidade familiar, padrão de organização das interações, repetições de comportamentos, coalizões, dinâmica de interação. A abordagem dá grande valor à análise e intervenção nos subsistemas, que são grupos demarcados por fronteiras internas, como o subsistema fraternal, o conjugal, o feminino, o masculino etc. Primeira parte da assertiva está ok.

    As fronteiras têm ainda uma outra função que é demarcar a estrutura hierárquica. O terapeuta busca alterar essa estrutura com a intervenção em seus elementos, por meio de uma participação ativa que tem por objetivo alterar a hierarquia familiar e o problema relacionado a ela.

    Continuo sem entender o erro da assertiva III.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000500008


ID
2774971
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os fundamentos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), particularmente aqueles relacionados à organização e funcionamento da personalidade, analise as afirmativas abaixo:

I. Na medida em que as experiências ocorrem, vão sendo simbolizadas, organizadas e apreendidas, quando são percebidas como compatíveis com o autoconceito. Essas vivências também podem ser ignoradas, por não se relacionarem ao eu; ou recusadas à simbolização; ou, ainda, terem uma simbolização distorcida, tendo em vista a sua incoerência com a estrutura do eu.
II. O posicionamento do sujeito no mundo pode se dar por uma condição de ajustamento ou desajustamento. O ajustamento ocorre quando as experiências vividas são ou podem ser simbolicamente assimiladas numa relação coerente com o autoconceito. O desajustamento, por sua vez, se desenvolve quando as experiências são percebidas como incompatíveis e em desacordo com o autoconceito, sendo, então, distorcidas.
III. No processo de construção do autoconceito, é importante ressaltar a influência de dois processos: a congruência e a incongruência. O primeiro diz respeito a um estado de consistência ou harmonia entre o que é experienciado e a consciência dessa experiência; o segundo, a um estado de discrepância ou desarmonia entre a experiência e a sua simbolização.

Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • Nessa perspectiva, sempre que essa consonância não se verifique, a pessoa pode entrar numa espécie de incongruência consigo mesmo, gerando uma desorganização entre a experiência real e a simbólica, o que leva a um comportamento desajustado, os quais, por sua vez, afetam a personalidade.

    A tendência atualizante proporciona a confirmação do self.

    autoconceito = self.

    GABARITO E


ID
2871322
Banca
ICAP
Órgão
Prefeitura de Modelo - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a teorias psicoterápicas assinale com (V) para as alternativas verdadeira e com (F) para as alternativas falsas.


( ) A Perspectiva Centrada na Pessoa serve como um modelo de uma pessoa autêntica, oferecendo ao cliente um relacionamento através do qual este pode testar sua própria realidade.

( ) Na Psicanálise não pode-se dizer que há, como nas psicoses, uma tentativas de reparação do rompimento com a realidade, afinal, o conflito neurótico se dá entre o ego e o introjetor.

( ) A Gestalt Terapia age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos de fuga, de impasse e a perceber como ele se interrompe, como desempenha papéis, etc.

( ) Na Psicoterapia Cognitiva o paciente tem desenvolvimento contínuo, tanto antes quanto depois do tratamento. Nesta abordagem o mesmo está presente e participa da sua melhora.

( ) Na Abordagem Analítica Junguiana a principal meta do processo de individuação é a flexibilização do campo imaginário.


Assinale a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • B

  • Bruna Gil, sabe me dizer porque seria a B a alternativa correta?

  • Justificativa para erro na alternativa sobre Psicanálise:

    O que diferencia recalque e rejeição? Em A perda da realidade na neurose e na psicose, de 1924, como o próprio título indica, Freud considera que há um afastamento da realidade nos dois casos, ainda que por processos distintos.

    Na neurose, o sujeito se depara com um fragmento externo insuportável e o ego exerce sobre ele o recalque. Há, porém, um fracasso em conter o recalcado e ele retorna na formação dos sintomas, chistes, lapsos. Na psicose, frente a esse fragmento, o ego atua de maneira mais incisiva, rejeitando-o. O sujeito vai tentar restaurar o que foi rejeitado por meio da criação de uma nova realidade, substituta da primeira.

    Fonte: ALVARENGA, Fabíola Moreira. O fenômeno psicótico: sob a ótica de Freud e Lacan. CliniCAPS, Belo Horizonte , v. 2, n. 5, p. x, ago. 2008 .  Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-60072008000200003&lng=pt&nrm=iso>.

    Justificativa para erro na alternativa sobre Abordagem Junguiana:

    A individuação é um processo de diferenciação que tem por meta o desenvolvimento da personalidade individual.

    Assim como o indivíduo não é um ser isolado, mas supõe uma relação coletiva com sua existência, do mesmo modo o processo de individuação não leva ao isolamento, mas a um relacionamento coletivo mais intenso e geral.

    Fonte: JUNG, Tipos psicológicos (1991)

  • Como pode o desenvolvimento ser contínuo antes e depois do tratamento?

  • Melanie Moura, acredito que isso se refere à característica da TCC de ser um processo de aprendizagem, que capacita a pessoa a trabalhar com suas cognições e comportamentos fora do espaço terapêutico, inclusive após o término da psicoterapia. Um exemplo disso são as "tarefas de casa".

  • B é a alternativa correta.

    A alternativa referente a psicanálise é falsa, pois o conflito na neurose se dá entre o ego e o id e na psicose se dá entre o ego e a realidade. Logo, só esse ponto já torna afirmativa falsa.

    Já a abordagem cognitiva tem como objetivo propiciar uma reestruturação cognitiva e usa como recurso a tarefa de casa, cujo objetivo é interligar as sessões. Como ela é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída. Portanto, o aprendizado é contínuo, acontece mesmo depois da terapia.

    O objetivo da terapia analítica é a individuação, que é o desenvolvimento da personalidade. O conceito de individuação é chave para Jung, os vários sistemas da personalidade como persona, self, ego, etc, vão se tornando cada vez mais individualizados durante a vida do indivíduo. Ela é o processo autônomo, inato, o que significa que não precisa de estimulação externa para começar a existir.

  • Como uma psicoterapia consegue influenciar um ser humano antes dele sequer começar o tratamento? Nem remédio funciona antes da sua ingestão, mds, que banca é essa?!


ID
2871325
Banca
ICAP
Órgão
Prefeitura de Modelo - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às teorias da personalidades a abordagem que possui o pressuposto fundamental que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • tendencia atualizadora - centrada na pessoa.

  • A abordagem Centrada na Pessoas de Rogers, tem como foco o crescimento pessoal, encontro com a autenticidade, auto-conhecimento... ACP, acredita que TODOS possuem um potencial criativo e busca um desenvolvimento saudável/ completude, por isso, uma tendência atualizadora.


ID
2877058
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A qual modelo de abordagem psicoterápica se referem os seguintes itens?

I – Necessidade de distorcer as falhas para sentir-se digno de afeto.

II – Autoconceito relativamente incongruente.

III – Ansiedade recorrente.

IV – O comportamento defensivo protege o autoconceito impreciso.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o enfoque existencial-fenomenológico ou humanista de Carl Rogers, idealizador da terapia centrada no cliente e um dos pais do movimento do potencial humano, os comportamentos resultam do equilíbrio entre o Self e as experiências do indivíduo. o Self ou autoconceito refere-se a um conjunto de percepções descritivas (autoimagem) e avaliativas (autoestima) que a pessoa tem a respeito de si.

    Fonte: A Essência Da (In)Felicidade- Rodrigo Arcanjo dos Santos

  • usei as palavras-chave: autoconceito; incongruente

  • Usei palavras típicas do contexto teórico .


ID
2877064
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre técnicas terapêuticas, identifique a alternativa que melhor corresponde respectivamente às seguintes afirmativas:

I – Associação livre, análise de sonhos, interpretação e transferência. 
II – Autenticidade, empatia, consideração positiva incondicional e clarificação.
III – Condicionamento clássico e operante, dessensibilização sistemática, condicionamento aversivo e treinamento em habilidades sociais.
IV – Interrupção do pensamento, gravação de pensamentos automáticos, refutação de pensamentos negativos, atribuições e tarefas de casa. 

Alternativas
Comentários
  • Muito fácil, na segunda vc não precisa continuar tar a questão. Bingo!

  • I – Associação livre, análise de sonhos, interpretação e transferência. Psicanálise.

     II – Autenticidade, empatia, consideração positiva incondicional e clarificação. Terapia centrada no cliente

    III – Condicionamento clássico e operante, dessensibilização sistemática, condicionamento aversivo e treinamento em habilidades sociais. Terapia comportamental

    IV – Interrupção do pensamento, gravação de pensamentos automáticos, refutação de pensamentos negativos, atribuições e tarefas de casa. Terapia cognitivo-comportamental.

    Gabarito: Letra C


ID
2995579
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue as afirmativas feitas acerca das Teorias e Técnicas Psicológicas e escolha a alternativa correta:


I. A Gestalt-terapia trabalha, prioritariamente, com os aspectos históricos do indivíduo, seu passado e suas recordações. O objeto de exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness (tomada de consciência) levando ao insight.

II. A hipótese central da Abordagem Centrada na Pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito, suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido.

III. As Terapias Comportamentais valorizam os aspectos históricos do sujeito, no entanto, seu foco de atuação principal são as modificações das contingências da realidade presente que provocam os comportamentos disfuncionais.

IV. A Psicanálise trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes. Seu enfoque principal são as condições presentes de vida do paciente e seu estado emocional atual.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • I. A Gestalt-terapia trabalha, prioritariamente, com os aspectos históricos do indivíduo, seu passado e suas recordações. O objeto de exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness (tomada de consciência) levando ao insight. Pode até trabalhar, mas não prioritariamente, visto que o foco é o presente.

    II. A hipótese central da Abordagem Centrada na Pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito, suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido.

    III. As Terapias Comportamentais valorizam os aspectos históricos do sujeito, no entanto, seu foco de atuação principal são as modificações das contingências da realidade presente que provocam os comportamentos disfuncionais.

    IV. A Psicanálise trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes. Seu enfoque principal são as condições presentes de vida do paciente e seu estado emocional atual.

    GAB B

  • Essas palavras: principal, apenas, prioritariamente e só, geralmente levam ao erro.

  • Terapias comportamentais é uma coisa, terapias cognitivas comportamentais são outra. Mal escrita.


ID
3000895
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O principal representante da teoria de personalidade que considera o indivíduo como um todo organizado, no qual a alteração de uma parte produz mudanças em outra, é

Alternativas
Comentários
  • Rogers pode até ser o mais conhecido, mas o principal expoente e um dos introdutores sem dúvida é Kurt Goldstein

    Kurt Goldstein, neuropsiquiatra, é considerado um expoente da Teoria Organísmica. Em grande parte como resultado de suas observações sobre as lesões cerebrais dos soldados durante a 1ªguerra mundial e de seus estudos sobre a linguagem que Goldstein conclui que um determinado sintoma não pode ser compreendido somente a partir de certa lesão orgânica, mas do organismo como um todo. 

    O organismo se comporta como um todo unificado e não como um conjunto de partes (noção muito semelhante ao da Psicologia da Gestalt, mas aplicado ao organismo total e não só à percepção). 

    O corpo e a mente não são entidades separadas, e nem mesmo a mente é constituída por faculdades ou elementos independentes. O organismo é uma só unidade; o que ocorre em uma parte, afeta o todo. ( Hall e Lindzey, 1973: 330) 

  • Gab.: Letra A) Carl Rogers.

  • Também pensei que fosse Goldstein, tomando como base o livro Teorias da personalidade (Hall, Lindzey e Campbell, 2007)

  • Maslow, imaginei que fosse ele, pois organiza a pirâmide de forma estrutura falando de todas as partes como algo necessário.


ID
3006043
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção CORRETA, quanto à Abordagem Centrada na Pessoa:


I. A teoria de Rogers foi construída a partir da noção de centralidade, em que a definição de pessoa se ancorou no projeto da pós-modernidade, como um ser indiviso, unitário, centrado, livre, com primazia da ordem subjetiva. Na perspectiva heideggeriana, ao invés da centralidade, evidencia-se a noção de abertura, conceito vinculado ao projeto da modernidade que valoriza a disposição para a descoberta e a existência (dasein) enquanto mera possibilidade, abertura de ser; apropriação de si que é também abertura ao outro e ao mundo;

II. Nos primeiros anos de seu trabalho, Rogers promoveu seu pensamento mais como um estilo de vida do que como uma abordagem ou corrente de pensamento psicológico. Ele repudiava a forma como a ciência de sua época estava transformando os indivíduos, procurando controlá-los cada vez mais. Em psicoterapia, caracterizando-a como um processo de auxílio à pessoa em sofrimento psicológico e entendendo que tal sofrimento é devido a uma discrepância entre o processo de valoração organísmica e aquele vivido pelo self, o trabalho do psicólogo rogeriano consiste, também, em promover aprendizagens significativas na forma como as pessoas valoram as diferentes situações e relações que estabelecem em suas vidas;

III. A partir da proposta de Carl Rogers, o processo de valoração, ou seja, a forma como as pessoas passam a valorar uma experiência em detrimento de outras, está intimamente ligado ao funcionamento do organismo e ao desenvolvimento da personalidade. Por organismo, Rogers se referia a um sistema sempre mutante, que é o centro de toda experiência vivida pelo indivíduo. Este organismo é locus de simbolizações, pensamentos, emoções, sensações e percepções. Sua interação com o mundo ocorre conforme aquilo que é percebido em seu campo experiencial conforme sua tendência de base de realizar-se, manter-se e aperfeiçoar-se;

IV. O pressuposto fundamental da ACP é que, em todo indivíduo, existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva.

Alternativas
Comentários
  • Letra D) Somente III e IV estão corretas.

    Alguém sabe explicar os erros da I e II?

  • I) A teoria centrada de Rogers ancorou-se no projeto da MODERNIDADE, enquanto Heiddeger, com sua noção de abertura, aproximou-se do projeto PÓS-MODERNO.

    II) A  incongruência  é  definida  como  um  estado (geralmente desassossegado) em que existe uma discrepância entre o eu, tal como é percebido, e a experiência presente no organismo total (tudo que é potencialmente disponível à consciência, que está ocorrendo no organismo em um dado momento) (Wood, 1983, p. 48).


ID
3006061
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Psicologia Humanista.


I. A filosofia humanista é um movimento que pode ser definido por meio de três pressupostos de base que são descritos nas obras de Carl Rogers. O primeiro tem como principal premissa uma visão do homem como um "organismo digno de confiança" O segundo e terceiro pressupostos abordam a prática fenomenológica que privilegia a experiência subjetiva da pessoa, surgindo como consequência o conhecimento do outro a partir de seus referenciais e a forma de relacionamento que se constitui como um encontro entre pessoas.

II. A aceitação positiva incondicional, de acordo com Rogers, se expressa na capacidade de aceitar a pessoa do aluno, os seus sentimentos, as suas opiniões, com valor próprio, e confiar nele sem o julgar. É uma confiança no organismo humano e uma crença nas suas capacidades enquanto pessoa.

III. Em Terapia Centrada no Cliente, aparecem as primeiras referências à tendência direcional positiva, definida como uma tendência espontânea, presente em todos os organismos vivos, que será nomeada como tendência atualizante. Este conceito passou a ser o eixo da Psicoterapia Centrada na Pessoa e, em sua última fase, da Abordagem Centrada na Pessoa, tal como descrito no livro Um jeito de ser, em que esta noção se encontra ampliada para o conceito de tendência formativa.

IV. A Psicologia Humanista, chamada a "a terceira força" em psicologia, nasce a partir da crítica do reducionismo e mecanicismo da psicanálise e do behaviorismo no sentido de que estas não davam conta da totalidade da existência humana. Do ponto de vista histórico, um dos momentos que marca o nascimento da psicologia humanista é o Simpósio de Psicologia Existencial organizado por Rollo May em 1959, contando com a presença de Maslow, Allport e Rogers, entre outras personalidades. Ou seja, Carl Rogers esteve no cerne de todo o movimento que originou a psicologia humanista.


Assinale a opção que contém os itens CORRETOS. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

    Letra E) I, II, III e IV.

  • Alguém me explica porque ele fala pessoa do aluno e não cliente?
  • Fala em pessoa do aluno, mas poderia ser cliente, grupo, pois a acp não se restringia a prática clínica, rogers também abordou como poderia-se promover o processo de crescimento humano em direção ao desenvolvimento de suas potencialidades desde que tres condições estivessem presente, a autenticidade, a compreensão empática e a consideração positiva incondicional . No caso, no contexto educacional rogers chegou a postular que se essas condições estivesse presentes na figura do professor o aluno poderia se desenvolver e aprender.Ele se refere a essa visão mais ampla da acp no livro Tornar-se pessoa, que a mudança da personalidade da pessoa não está implicada na técnica em si, mas na relação, o que promove a mudança e crescimento do cliente ou da pessoa é o tipo de relação e as relações estão em todos os contextos onde existem trocas humanas:

    Acredito que essa afirmação seja válida, quer tratando-se de minha relação com um cliente, com um grupo de estudantes ou empresários, como minha família ou filhos. Parece-me que temos aqui uma hipótese geral que oferece possibilidades empolgantes para o desenvolvimento de pessoas criativas, adaptativas e autônomas (ROGERS, p. 43-44).


ID
3023197
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“No âmbito psicológico, qualquer explicação do tipo estimulo-resposta simples para o comportamento parece quase impossível. Uma jovem mulher fala durante uma hora sobre seu antagonismo com a mãe. Ela descobre, depois disso, que uma condição asmática persistente, que nem sequer havia mencionado para o orientador, teve uma grande melhora. Por outro lado, um homem que sente sua segurança no trabalho seriamente ameaçada desenvolve úlcera. É extremamente complicado tentar explicar esses fenômenos com base numa cadeia atomística de eventos. O fato evidente a ser levado em conta, a nível teórico, é que o organismo, em todos os momentos, é um sistema organizado total, no qual a alteração de uma das partes pode produzir modificações em qualquer outra.” O trecho acima pode ser associado ao referencial:

Alternativas
Comentários
  • Psicologia Humanista de C. Rogers.

  • Rogers se apegava apenas o behaviorismo clássico para explicá-lo (criticamente), que era quase que puramente de cunho experimental. Essa fala é dele confere o gabarito, mas teoricamente é superada, além de que, por si só, revela uma alienação completa de Rogers à teoria, mesmo a clássica, behaviorista. Já que as respostas, evidentemente, não seguem a regra esperada pelo observador; a úlcera, os episódios asmáticos, citados, são respostas e, sim, qualquer estímulo pode eliciar quaisquer respostas de quaisquer ordens e em quaisquer partes do organismo dependendo do histórico de contingência desse, biologicamente e socialmente falando.

  • Porque não poderia ser a psicanálise, em se tratando da discussão do adoecimento psicossomático?


ID
3026803
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O plantão psicológico, segundo Cury (1999), pode ser pensado como uma modalidade de atendimento clínico, emergencial, aberto à comunidade visando favorecer uma escuta e acolhimento à pessoa no momento de sua crise. A fundamentação teórica e o local, dessa modalidade de atendimento, quando da sua criação é a

Alternativas
Comentários
  • Abordagem centrada na pessoa

  • O plantão psicológico surge como uma modalidade de atendimento proposta pelo Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em 1969, tendo como coordenadora a professora Rachel Lea Rosenberg, cujo objetivo inicial era oferecer um atendimento diferenciado à clientela que procurava o serviço, constituindo-se como uma alternativa às longas filas de espera.

    O plantão psicológico baseia-se no modelo de aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers (criador da ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA), o qual, inicialmente, esteve atrelado ao exame da personalidade por meio dos testes psicológicos. No entanto, Rogers, a partir de sua prática, começa a questionar esse modelo de aconselhamento e propõe uma mudança de perspectiva, passando a dar importância ao cliente e não ao problema, à relação e não ao instrumental de avaliação, ao processo ao invés do resultado.

    FONTE: REBOUCAS, Melina Séfora Souza; DUTRA, Elza. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt., Goiânia , v. 16, n. 1, p. 19-28, jun. 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672010000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 set. 2019.


ID
3059356
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers delimitou como algumas das pedras angulares de sua teoria a tendência à atualização e a noção do eu; sobre a relação entre esses dois conceitos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo, sua tendência à atualização e sua noção do “eu” fazem parte de um mundo fenomenológico. Por isso, o que importa não é o caráter intrinsecamente positivo das condições, é a percepção destas condições pelo indivíduo. Da mesma forma, não se trata tanto do “eu”, tal como existe em realidade, mas do “eu” tal como é percebido pelo indivíduo.

    Gabarito: Letra D

  • Qual o erro da letra B: ´O “eu” em consonância com a tendência à atualização sempre busca os meios necessários ao seu desenvolvimento ótimo (adulto e são), mesmo que as condições ambientais não sejam as melhores ou tendem impedir esse desenvolvimento.´?

  • Até questões humanistas, eles conseguiram complicar.... O.o


ID
3059362
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo John Keith Wood na ACP algumas condições são necessárias para a mudança terapêutica da personalidade. Assinale a única alternativa que todos os itens descrevem algumas dessas condições.

Alternativas
Comentários
  • Letra E é a alternativa correta. As alternativas que tratam de contra-transferência estão todas incorretas, pois é conceito psicanalítico. A B também está incorreta, pois o objetivo da Terapia centrada no cliente não é promover a confluencia, pois confluencia tem haver com aniquilar as diferenças, com falta de limites e contornos entre o eu e o outro. O termo coreto é congruência, que significa ser autentico, ser genuíno. Letra C, também incorreta, pois o terapeuta não atua sobre as projeções do indivíduo. Na Abordagem Centrada na Pessoa o terapeuta oferece uma ambiência a partir de sua postura que facilita a mudança do cliente, para que ele possa ser autentico, ser ele mesmo, congruente.

  • O certo seria que o paciente estivesse em um estado de CONGRUÊNCIA e não INCONGRUÊNCIA. Ao meu ver, a letra E também está errada.


ID
3059371
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre consideração positiva incondicional e congruência na teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Há três pressupostos básicos e simultâneos que devem acontecer para que o relacionamento entre terapeuta e cliente ocorra e para que haja a descoberta desse núcleo positivo que há dentro de cada sujeito. Sendo elas: a consideração positiva incondicional, empatia e a congruência.

    A aceitação incondicional se caracteriza como um modo de aceitar a pessoa tal como ela é, sem juízos de valor ou críticas. A consideração positiva incondicional é "uma aceitação calorosa de cada aspecto da experiência do cliente" (BACELLAR APUD Wood et al , 2012). Não há sentimentos que não possam ser expressos e "isto significa um cuidado com o cliente, mas não de forma possessiva (...) implica numa forma de apreciar o cliente como uma pessoa individualizada" (BACELLAR APUD Wood et al , 2012).

    Com a empatia, o terapeuta capta com precisão os sentimentos e os significados pessoais que o cliente está vivendo e comunica essa compreensão ao cliente. Se as pessoas são aceitas e consideradas, elas tendem a desenvolver uma atitude de maior consideração em relação a si mesma. Quando as pessoas são ouvidas de modo empático, isto lhes possibilita ouvir mais cuidadosamente o fluxo de suas experiências internas.

    A congruência pretende indicar o estado de coerência ou acordo interno e de autenticidade de uma pessoa, a qual se traduz na sua capacidade de aceitar os sentimentos, as atitudes, as experiências, de se ser genuíno e integrado na relação com o outro (Rogers, 1985). Nesse processo de congruência, a pessoa entra em um processo de aceitação de si mesmo, tornando-se assim, a pessoa que deseja ser, mais flexível, de modo que possa adaptar objetivos mais realistas para si próprio e, simultaneamente, capaz de aceitar os outros.

    Dois conceitos foram criados por Rogers, e que são considerados como pontos fundamentais para o entendimento do seu modelo terapêutico e que são: Tendência Atualizante e a  Não Diretividade.

    Tendência Atualizante na medida em que " É uma confiança de que o cliente pode tomar as rédeas, se guiado pelo técnico, é a confiança de que o cliente pode assimilar insight se lhe for inicialmente dado pelo técnico, pode fazer escolhas ".(Rogers, citado por Raskin, 1998:76).

    Não diretividade passa, segundo Rogers, pelo acreditar que " o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu auto-conceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido " ( Rogers, 1989: 16).

    Gabarito: Letra D


ID
3059428
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers, no livro Psicoterapia e relações humanas, delimita os fundamentos clínicos da ACP como uma abordagem psicoterapêutica não-diretiva. Nesse sentido, o conceito de consideração positiva incondicional e de tendência atualizante tomam um dos núcleos desse modelo de terapia. Considerando essas premissas teóricas Rogers traduz em um enunciado o cerne de sua concepção terapêutica. Assinale a alternativa que descreve esse enunciado corretamente.

Alternativas
Comentários
  • OK, eu errei. Mas analisando a questão direitinho...

    Note que o enunciado faz referência ao conceito de tendencia atualizante e consideração positiva incondicional.

    Então vamos ver:

    Item B) faz menção ao conceito de incongruência.

    Item C) faz menção às condições facilitadoras (de modo equivocado quando diz que o terapeuta vai guiar o paciente).

    Item D) faz menção ao conceito de incongruência

    Item E) faz menção ao conceito de incongruência.

    O item A é único que remete ao conceito de tendencia atualizante e consideração positiva incondicional.

    Gabarito A.

  • Uma banca que so cobra humanismo: SOCORRO

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Ao meu ver, a letra A cobrou apenas "TENDENCIA ATUALIZANTE", e não a "consideração positiva incondicional"

    ***Já a letra C, abordou os 2 conceitos pedidos no enunciado. (Apesar da dúvida quanto o "terapeuta guiar", essa assertiva me pareceu mais alinhada ao comando da questão.


ID
3079705
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem rogeriana, o terapeuta oferece ao cliente um relacionamento por meio do qual este pode testar sua própria realidade e aquele serve como modelo de uma pessoa autêntica, de modo que o cliente confie nele e possa descobrir se suas antecipações ou defesas são justificadas. Essa abordagem terapêutica é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Terapia Centrada no Cliente ou na Pessoa.

    Terapia centrada no cliente, também conhecida como abordagem centrada na pessoa, é uma forma não-diretiva de psicoterapia que foi desenvolvida pelo psicólogo humanista Carl Rogers, durante os anos 1940 e 1950.


ID
3081592
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A concepção de que as pessoas são basicamente boas e dotadas de uma tendência para a autorrealização, a menos que sejam frustradas por um ambiente que inibe o seu desenvolvimento, caracteriza a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Gente, falou bondade e ser humano pode marcar nosso amiguinho Carl Rogers :)

    ALTERNATIVA - E.

  • Carl Ransom Rogers foi um psicólogo e psicopedagogo norte-americano, nascido em 1908. É um dos representantes mais influentes do movimento Humanista, que teve início com Abraham Maslow em contraposição à psicanálise e ao behaviorismo, sendo considerado como a terceira força da Psicologia.
    O Humanismo diferenciava-se das demais teorias, devido a sua maneira holística de enxergar o homem, com foco na sua experiência subjetiva e na sua capacidade de autodesenvolvimento. O homem não era visto como aquele regido por um inconsciente, tão pouco como alguém suscetível e controlado por fatores externos, do ambiente. O homem era visto como senhor de si mesmo e responsável por suas atitudes e escolhas.

    Além disso, ao contrário de outros estudiosos que focavam sua atenção no ser humano “doente", Rogers concentrava-se no estudo do homem sadio, não daquele indivíduo passivo à espera de uma “cura", mas de um homem agente do seu processo de mudança. A esse indivíduo denominou cliente, surgindo, assim, um novo conceito de psicoterapia, a Terapia Centrada no Cliente (ou na Pessoa, como traz a questão).
    Essa nova abordagem, via no processo psicoterapêutico uma relação de cooperação entre psicólogo e cliente, visando o desenvolvimento pleno, a descoberta do “Eu" e a autorrealização. Tal qual o movimento que lhe deu origem, a Terapia Centrada no Cliente vê o homem de maneira global, respeitando sua individualidade e acreditando em suas potencialidades e defende que a psicoterapia não deveria se concentrar em um problema específico, aspectos intelectuais e racionais ou situações passadas, mas sim em todos os sentimentos que envolvem emocionalmente a pessoa, dando ênfase à maneira como esta se sente no momento presente.

    GABARITO: E

ID
3081742
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a perspectiva de Carl Rogers, uma mulher espancada continua o seu relacionamento com seu companheiro agressor porque

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Segundo Rogers todos temos necessidade de ser amados, validados e considerados. A crança desde pequena vai aprendendo como deve se comportar ou ser para conseguir consideração positiva, inicialmente dos pais. MUitas vezes o indivíduo acaba não sendo autentico, sendo incongruente pra poder receber consideração positiva dos outros.

  • Analise os termos:

    (a) integrar à sua personalidade

    (b) constituiu sua identidade em uma sociedade patriarcal e machista

    (c) mãe suficientemente boa

    (d) padrão de comportamento

    (e) consideração positiva (ROGERS)

  • Letra D. para Humanista. Confunde-se "inadequação" e "consideração positiva" com alguma coisa que lembre a abordagem comportamental. Cuidado...

    Em perspectiva comportamental, ela tem o aversivo (agressões), mas também algum reforço que lhe compensa alguma necessidade (afetiva/econômica/social/fisiológica/etc.) que a faz ficar nesse relacionamento. Trabalhar isso em psicoterapia comportamental, será de grande importância ampliar o repertório dessa mulher para que ela ganhe auto confiança e recursos para melhor controlar esse relacionamento, conseguindo assim evitar e até extinguir comportamentos aversivos (agressões) do marido através de uma modelagem nessa relação com o ele, com o objetivo de obter respostas mais saudáveis e, esgotadas as investidas, até conseguir sair desse relacionamento (fuga), em último caso, para buscar futuramente relacionamentos mais saudáveis (mais reforçadores e menos aversivos).

  • Muito boa essa questão da VUNESP

  • Gabarito da Banca E se ela reconhece a inadequação de seu relacionamento, ela coloca em risco sua única via para receber consideração positiva.


ID
3089116
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos elementos que caracterizam a Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, é

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Sendo a filosofia humanista uma das bases da ABORDAGEM DE CARL ROGERS, além da fenomenologia e do existencialismo, esta abordagem concebe o humano como o centro das questões, o fim básico. O ser humano é o que existe da básico, com isso, busca resgatar a consideração e a enfase no ser humano.

  • Carls Rogers = SER HUMANO

    ALTERNATIVA B.

  • Resposta: B

    Essa questão remete a uma postura do terapeuta preconizada na Terapia Centrada na Pessoa: a aceitação incondicional, ou seja, a aceitação da pessoa por aquilo que ela é e a escuta sem qualquer tipo de julgamento.

    Fonte: http://didatics.com.br/index.php/parte-4-terapia-centrada-no-cliente

  • A abordagem centrada na pessoa (ACP) se caracteriza por um processo psicoterapêutico que  postula uma cooperação entre terapeuta e cliente a fim de estimular o amadurecimento emocional, a redescoberta da auto-estima e da auto-confiança. Três pressupostos básicos e simultâneos devem estar presentes para que essa relação de cooperação ocorra: a consideração positiva ou aceitação positiva  incondicional, a empatia e a congruência.

    A aceitação positiva incondicional consiste em aceitar a essência da pessoa da maneira que ela é; a aceitação da personalidade do indivíduo em sua forma completa, sem qualquer juízo de valor ou críticas. Essa aceitação da pessoa como ela é deve ser manifesta com afeto positivo pelo simples fato da pessoa existir, pelo simples fato de ser um ser humano.


    Vejamos os erros das demais alternativas:


    A) o compromisso do terapeuta com o diagnóstico e o tratamento de seu cliente.
    A ACP tira o foco da doença e volta -se à saúde e ao crescimento.

    C) o reconhecimento de que a transferência é a via preferencial para a cura.
    Além da cura não ser o objetivo, mas sim o desenvolvimento do cliente; a ferramenta é a cooperação entre esse e o terapeuta.

    D) a premissa de que o terapeuta não pode, ele próprio, ter comprometimentos emocionais.
    O terapeuta deve se comprometer afetivamente com o cliente.

    E) a concepção de que os princípios dessa abordagem se aplicam ao contexto terapêutico.
    Apesar de ter surgido das observações clínicas de Rogers, ele viu a possibilidade de sua aplicação em qualquer tipo de relacionamento interpessoal, tais como, na educação entre professor e aluno; no trabalho entre chefes e subordinados; na família entre pais e filhos ou entre marido e mulher; justamente pelo fato de não ficar a doença, mas o aperfeiçoamento da condição humana.
    GABARITO: B

ID
3130450
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um jovem acredita que é um bom aluno, que se esforça muito para realizar todas as suas tarefas escolares e que isso se deve ao fato de ser uma pessoa inteligente. Durante o período de avaliação escolar, ele obteve notas abaixo da média na maioria das disciplinas. Carl Rogers explica essa discrepância entre a imagem que esse jovem construiu sobre si e os dados da realidade por meio do conceito de

Alternativas
Comentários
  • A: incongruência

  • De acordo com a teoria de Rogers, uma discrepância entre a imagem de si e a realidade representa uma incongruência. Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.

    GABARITO: A


ID
3141091
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as concepções de Carl Rogers, uma pessoa pode ser considerada ajustada e madura quando aceita toda a variedade de experiências sem se sentir ameaçada ou ansiosa, pois ela é capaz de pensar realisticamente. Essa condição pode ser atingida quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: as experiências simbolizadas que constituem o self espelham fielmente as experiências do organismo.

  • Rogers (1951/1992) entende o self como um campo fenomenológico em que o indivíduo organiza uma percepção e conceito de si mesmo. Desta forma então, constitui-se de um encontro entre as demandas internas do organismo e as demandas externas (valores sociais etc.) a ele.

    Referência: GUIMARAES, Aline Pinheiro Macedo; SILVA NETO, Melchisedech César. A formação do self e a dependência afetiva: uma revisão bibliográfica da abordagem centrada na pessoa. Rev. NUFEN, Belém , v. 7, n. 2, p. 48-77, dez. 2015 .

    Gabarito E

  • Segundo Hall et al(2000) se a experiência do self do indivíduo assemelha-se a experiência do seu organismo, então este ser humano se torna maduro e coerente em sua totalidade.Portanto aceita viver suas experiências orgânisticas em sua completude, sem ressalvas.