-
Questão mal elaborada: no ítem II "No trabalho com indivíduos e grupos, cotidianamente o assistente social, em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram". Como assim?????
-
Cris, confesso que essa questão também me intrigou bastante. Não faz muito sentido.
-
Estranho: se repararmos, podemoos observar que todas as questões quem tem como opções 4 enunciados I; II; III; IV, sempres há de serem escolhidas as letras contidas I, II, e IV; exceto uma que é II, III e IV, mesmo porque nesta não havia a opção I, II e IV. A prova deste concurso foi muito difício, mesmo assim, as notas abaixo de 70% ficaram praticamente sem chance de convocação.
-
sempre aprendi que devemos "observar" além das aparências. Essa questão me deixou confusa
-
Concordo plenamente com todos os comentários citados, questão mal elaborada,se tivesse realizado este concurso entraria com RECURSO....
-
Levei em consideração o item II estar correto pq ele estava presente em 4 respostas, mas sim está mal formulada pelo menos em tese.
-
Eu tentei compreender a assertiva "II" , se fosse numa perspectiva positivista, seria esse o respaldo:
A perspectiva positivista, por trabalhar com o aparente e com o verificável, tem uma visão restrita dos fatos, pois analisa-os apenas no âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação, demonstrando uma relação estática deles, sem mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando-se antes para ajustes e conservação, sendo assim, a ideia coaduna com um "trabalho" envolvendo indivíduos e grupos, tendo esse viés de prática conservadora.(SS para concursos)
Já na vertente dialética:
"O saber popular está expresso no que é dito e no que não é dito, no aparente, mas igualmente no que está encoberto. O investigador da área social deve procurar compreender e interpretar, em conjunto com a população, os fenômenos vividos e apresentados no real. Esse processo de descoberta vai sendo mediado pelo profissional que busca estabelecer as conexões com contextos mais amplos. Trabalhar no processo de conscientização dos indivíduos, ao mesmo tempo em que também nos conscientizamos a partir deles, deve ser a base do movimento reflexivo e investigativo na área histórico-social" (SS para concursos).
Sendo assim, penso eu, que o comando da questão: " Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento técnico-operativo no trabalho com indivíduos, grupos e populações utilizados no cotidiano do assistente social " torna o gabarito equivocado, pois nao faz mençao a que corrente devemos julgar, ademais por enfatizar instrumentos técnico-operativo no cotidiano.
-
Absurrrrrrdddooooo esse item II está correto.
-
Eu marquei a letra B e errei , pois o gabarito coloca como E e eu discordo da número II ... e no meu entendimento deveria constar I,III e IV.
-
não acredito a II tão errada, pois o que se "prega" (NO PLANO DA TEORIA) no serviço social é ao contrário, mas na atuação cotidiana, muitos profissionais, acabam apenas por atender o emergial devido à grande demanda de serviço, e ainda existe o pouco incentivo das instituições empregadores em premitir que o profissional possa desenvolver estudos, ou mesmo se capacitar e aprimorar seus conhecimentos.
-
Absurda essa banca! Isso que vamos enfrentar no concurso do TJ-PR...
LOAS Art. 2° A assistência social tem por objetivos:
A proteção social que visa à garantia da vida, à redução de danos e à PREVENÇÃO da incidência de riscos.
Indignada!
-
Ridícula essa banca! Muito mal elaborada essa questão!
-
Já ouvi algumas críticas a essa banca, e hoje entendo o porquê. Jé resolvi outras questões muito mal elaboradas, sem noção mesmo!
-
Questão confusa no item II.
No trabalho com indivíduos, grupos e populações...
I. A apropriação do referencial teórico- metodológico permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação.
II. No trabalho com indivíduos e grupos em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram.
IV. Os conhecimentos de que o assistente social precisa apropriar-se no seu âmbito de atuação profissional varia, dos considerados específicos, às apropriações sobre legislações políticas sociais, conhecimento e habilidade de trabalhar em equipes, em interfaces com poder público local.
-
Banca lixooooo
-
Acertei a questão,mas analisei a conjuntura sobre a possibilidade do item II está incorreto.
Levei em consideração o fato de que muitos estudiosos como Boschetti, Netto,Iamamoto entre outros da vanguarda profissional assinalam a existência do conservadorismo ainda presente no cotidiano profissional.
Aconselho as (aos) colegas realizarem uma leitura atenta do artigo de Boschetti "Expressões do conservadorismo na formação profissional", a autora faz uma discussão calorosa acerca do conservadorismo contemporâneo. ;)
http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0637.pdf