SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Teotônio Vilela - AL - Fiscal de Tributos


ID
3176251
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Desvios éticos


Toda atividade governamental causa impacto na vida dos cidadãos. Na maioria das vezes, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

Contudo, os órgãos governamentais exibem grande variabilidade de atribuições, prerrogativas e orçamentos. Há órgãos que exibem enorme poder sobre os negócios das empresas e a vida dos cidadãos; há outras repartições que pouco interagem com o setor privado. Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.


Murilo Rodrigues Soares da Cunha

Mauro Sérgio Bogéa Soares

Disponível em: http://bit.ly/2lNx56L (com adaptações)

Com base no texto 'Desvios éticos', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores.
II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado.
III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens incorretos:

    I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores ? incorreto, pode provocar perdas ou ganhos.

    II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado ? incorreto, a intenção primária são ganhos monetários.

    III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado ? incorreto, temos uma extrapolação textual, o texto não apresenta nada relacionado a isso.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176269
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Considere 3 triângulos: A, B e C. O triângulo A possui base igual a 34 m e altura igual a 89 m. O triângulo B possui base igual a 45 m e altura igual a 91 m. O triângulo C possui base igual a 56 m e altura igual a 93 m. Assim, é correto afirmar que o resultado da soma da área desses três triângulos é superior a 5.844 m² e inferior a 6.231 m².
II. Às 6h do dia 1, o reservatório de uma empresa possuía 1.235 litros de água. Às 18h desse mesmo dia, verificou-se que esse reservatório possuía 1.089 litros de água. Assim, é correto afirmar que, no período considerado, houve uma redução de mais de 11,95% no volume de água do reservatório.
III. Uma fazenda foi dividida em 6 lotes iguais entre si, todos com área equivalente. Em seguida, cada lote foi dividido em 9 quadras iguais entre si, todas com a mesma área. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que essa fazenda compreende mais de 52 quadras e que cada quadra representa menos de 1,92% da área da fazenda.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176767
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara obteve um desconto de 12% por ter pago à vista um produto que ela comprou recentemente. Com o desconto, Clara pagou apenas o valor de R$ 105,60 pelo item. Nessas condições, é correto afirmar que o valor do produto, sem o desconto, é igual a R$ 127,50.
II. Clara possui 27 tanques de criação de peixes em sua fazenda e em cada tanque foram colocados exatamente 1 indivíduo macho e 22 indivíduos fêmeas. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que Clara possui 631 peixes no total.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176770
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara é engenheira e está construindo uma peça de metal. No seu trabalho, ela está usando uma peça X que possui 1m de comprimento. Nessa peça, Clara decidiu soldar uma peça Y, adicionando assim 1 decímetro ao comprimento de X. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que houve um aumento de 10% no comprimento da peça X.
II. Amanda é a anfitriã de uma festa na qual um bolo foi dividido em fatias iguais, pesando 0,385 kg, cada. Sabe-se que essas fatias foram distribuídas entre 17 famílias de 4 membros, cada. Ao final da festa, todos os membros de todas as famílias receberam apenas uma fatia do bolo. Não houve sobras e apenas os membros dessas famílias receberam uma fatia do bolo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o bolo pesava pelo menos 26,45 kg.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176797
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Conforme disposto no artigo 11 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, é vedado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino.
II. Conforme disposto no artigo 9º da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, é vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer limitações ao tráfego, no território nacional, de pessoas ou mercadorias, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    As duas são verdadeiras

    Lei n.º 5.172/66 = Código Tributário Nacional

    Art. 9º É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: III - estabelecer limitações ao tráfego, no território nacional, de pessoas ou mercadorias, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais;

    Art. 11. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino.

    Informação adicional

    CF, Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;

    CF, art. 152 da CF: É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

  • I - Princípio da Não discriminação pela Procedência ou Destino.

    II - Princípio da Não Limitação ao Tráfego de Pessoas e Bens.


ID
3176800
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. É vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios cobrar imposto sobre o patrimônio e a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro a que corresponda.
II. O conceito de Spam relaciona-se com os problemas acarretados pelo spam, excluindo aqueles que possam ter implicações de segurança, por isso não há métodos de prevenção.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    I. Correta, Imposto de Renda (IR) respeita o princípio da anterioridade anual (mas não a noventena)

    II. Incorreta. Spam: uma mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário. Há métodos de prevenção e/ou mitigação, como bloquear o remetente que envia tais emails ou até bloquear a porta 25 do SMTP no provedor, liberando o envio de emails apenas pelas portas 465 e 587, que usam SSL e TLS para prover autenticação.

    Essa banca me surpreendeu numa inovação esdrúxula misturando duas matérias nada a ver uma com a outra. Espero que não vire moda

  • Quanto ao item I

    CTN - Art. 9º É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    II - cobrar imposto sobre o patrimônio e a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro a que corresponda;

  • O que a alternativa dois tem a ver com a matéria de direito tributário? Não entendi.


ID
3176803
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I.
O sistema operacional Windows, em sua versão mais atual, não permite ao usuário escolher o programa padrão que deseja utilizar para abrir determinado tipo de arquivo.
II. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo municipal, cuja alíquota pode variar entre 2% e 5%, conforme determinado pela legislação municipal. Esse imposto deve ser declarado pelo tomador do serviço e recolhido, compulsoriamente, ao final de cada semestre, em guia única.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Falso. O Windows continua permitindo a escolha de programa padrão para abrir e executar algum tipo de arquivo.

    II. Falso. De fato, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é um tributo municipal, cuja alíquota pode variar entre 2% e 5% (artigo 8º, II e artigo 8º-A, LC 116/2003), conforme determinado pela legislação municipal. TODAVIA, esse imposto tem como contribuinte o PRESTADOR DE SERVIÇO e, assim, deve o mesmo ser declarado por ele e NÃO pelo tomador do serviço (ART. 5º, LC 116/2003).

  • ISSQN - O contribuinte é o prestador de Serviço e a alíquota pode variar entre 2% e 5%.

  • Art. 8 As alíquotas máximas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza são as seguintes:

    I –   (VETADO)

    II – demais serviços, 5% (cinco por cento).

    Art. 8-A. A alíquota mínima do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é de 2% (dois por cento). 

    D As duas afirmativas são falsas.


ID
3176806
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sistema operacional Windows, em sua versão mais atual, não permite ao usuário organizar seus arquivos em pastas.
II. Constitui ato de improbidade administrativa liberar verba pública com a observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação regular.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA) e do Sistema operacional Windows e pede ao candidato que julgue os itens abaixo.

    I. O sistema operacional Windows, em sua versão mais atual, não permite ao usuário organizar seus arquivos em pastas. 

    Falso. É possível, sim, que o usuário organize seus arquivos em pastas.

    II. Constitui ato de improbidade administrativa liberar verba pública com a observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação regular.

    Falso. Veja que a constitui improbidade administrativa liberar verba pública SEM a observância das normas legais. Inteligência do art. 10, XI, LIA: Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente: XI - liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular;

    Portanto, os dois itens são falsos.

    Gabarito: D

  • I. O sistema operacional Windows, em sua versão mais atual, não permite ao usuário organizar seus arquivos em pastas. 

    II. Constitui ato de improbidade administrativa liberar verba pública com a observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação regular.

  • Loucura! Loucura! Loucura!

  • Vooot, fiquei voando. Mas de boa. vou tomar um café aqui. tô nem ai.

  • Examinemos as afirmações lançadas:

    I. “O sistema operacional Windows, em sua versão mais atual, não permite ao usuário organizar seus arquivos em pastas”.

    Nas versões anteriores do Windows, o gerenciamento de arquivos significava organizá-los em pastas e subpastas diferentes. No Windows 10, pode-se usar para organizar e acessar arquivos, independentemente de onde eles estejam armazenados, o recurso técnico denominado Biblioteca. As bibliotecas são pastas do Windows pré-configuradas pelo sistema operacional. Organizam Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. Podemos criar novas bibliotecas, e dentro de uma biblioteca podemos criar novas pastas ou novo porta arquivos. Como se vê, FALSA essa afirmativa.

    II. “Constitui ato de improbidade administrativa liberar verba pública com a observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação regular”.

    “Liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular” constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, nos termos do art. 10, XI, da Lei 8.429/92 (LIA). De tal modo, essa afirmativa é FALSA, pois não há razoabilidade em ser dito que constitui ato de improbidade administrativa liberar verba pública com a observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação regular.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

     - Itens:

    I – ERRADO. Pode-se dizer que o sistema operacional Windows, em sua versão mais atual, continua permitindo ao usuário organizar seus arquivos em pastas.


    II – ERRADO. Com base no artigo 10, Inciso XI, da Lei de Improbidade Administrativa, constitui ato de improbidade que gera lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que cause a perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no artigo 1º, da LIA:


    “XI - liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular".

    No item II foi indicado que constitui ato de improbidade liberar verba pública com a observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação regular. Logo, o item II está ERRADO, pois a liberação de verba pública sem a estrita observância da lei que constitui ato de improbidade. Além disso, a aplicação irregular que constitui ato de improbidade.

    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens são falsos.

    Gabarito do Professor: D)


ID
3176809
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.
II. O imposto, de competência dos municípios, sobre a propriedade predial e territorial Urbana, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • ART 32 CTN: O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA) e Lei n. 5.172/1966 (Código Tributário Nacional - CTN) e pede ao candidato que julgue os itens abaixo.

    I. Constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.

    Falso. Veja que a constitui improbidade administrativa realizar operação financeira SEM a observância das normas legais. Inteligência do art. 10, VI, LIA: Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

     II. O imposto, de competência dos municípios, sobre a propriedade predial e territorial Urbana, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.

    Verdadeiro, nos termos do art. 32, CTN:     Art. 32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

    Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.

    Gabarito: C

  • A questão solicita que o candidato julgue as afirmativas. Vamos analisar cada uma delas:

    I. Constitui ato de improbidade administrativa realizar operação financeira com a observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia suficiente ou idônea.
    Falsa. O art. 10, VI, da Lei 8.429/92 dispõe que "Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário (...) realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea".

    II. O imposto, de competência dos municípios, sobre a propriedade predial e territorial Urbana, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município.
    Verdadeira. O art. 32 do Código Tributário Nacional estabelece que "O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município".

    Gabarito do Professor: C


ID
3176812
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um malware é um software que tem como objetivo proteger dados ou agir no sistema da vítima com sua autorização.
II. Conforme disposto no artigo 11 da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o estatuto fixará o número das ações em que se divide o capital social e estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • C - A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    I - malware: é um código malicioso, programa malicioso, software nocivo, software mal-intencionado ou software malicioso, é um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações.

    II - Art. 11. O estatuto fixará o número das ações em que se divide o capital social e estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal.

  • Quando a banca fuma uns beck ...

  • Essa banca louca mistura os assuntos...
  • A questão tem por objeto tratar do malware e das sociedades anônimas.


    Item I) ERRADO. O malware trata-se de um programa de computador (software malicioso), desenvolvido para prejudicar o computador de diversas formas (cavalo de Tróia, vírus, spyware, dentre outros)


    Item II) CERTO. As ações podem ou não ter valor nominal. A ação terá um valor nominal quando este for expresso no estatuto e será o mesmo para todas as ações da companhia.

    O valor nominal da ação é alcançado pela operação aritmética (divide-se o capital social pelo número de ações emitidos pela companhia).

     Capital social     –  R$500.000,00   R$2,00

    Ações emitidas –       250.000,00

    Exemplo: Imagine que a “Eckstein Siderúrgica S.A" tenha estabelecido um capital social de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) e tenha emitido 250.000 (duzentos e cinquenta mil) ações. O valor nominal de cada ação será de R$2,00 (dois reais).

    Quando o estatuto não fixar o valor nominal estaremos diante de ações que não possuem valor nominal (sem valor nominal). Porém ainda que a ação seja sem valor nominal é possível realizar a operação aritmética para se calcular o valor. Para tanto é necessário dividir o capital social pelo número de ações emitidas pela companhia.


    Gabarito do professor: C


    Dica: É vedado que a companhia emita ações por preço que seja inferior ao seu valor nominal. Segundo Carvalho de Mendonça (Mendonça, 1946, p. 408) “as ações têm um valor nominal, um valor real e um valor corrente. O primeiro acha-se designado no título; o segundo é representado pelo valor efetivo e realmente existente no patrimônio da sociedade e, portanto, só verificável exatamente na partilha; o terceiro é o a bolsa, onde aquele título é cotado e negociado".


ID
3176815
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O phishing é uma prática que visa preservar a segurança dos dados cadastrais de clientes por meio de mensagens educativas de e-mail.
II. O imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação dependente da atividade estatal, não sendo relativa ao contribuinte.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. - CTN.

    Alternativa correta "D"

  • Alternativa D - As duas afirmativas são falsas.

    IO phishing é uma prática que visa preservar a segurança dos dados cadastrais de clientes por meio de mensagens educativas de e-mail.

    FALSO - Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

    IIO imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação dependente da atividade estatal, não sendo relativa ao contribuinte.

    FALSO - Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

  • Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.


ID
3176818
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo de competência municipal, cuja alíquota é aplicável ao valor integral do serviço prestado no território do município e não deve ultrapassar o limite superior de 2%.
II. O sistema tributário nacional é regido pelo disposto na Emenda Constitucional nº 18, de 1º de dezembro de 1965, em leis complementares, em resoluções do Senado Federal e, nos limites das respectivas competências, em leis federais, nas constituições e em leis estaduais, e em leis municipais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    I - FALSA - A alíquota máxima de incidência do ISS foi fixada em 5% pelo art. 8, II, da Lei Complementar 116/2003.

    II - VERDADEIRA - Art. 2º do CTN: O sistema tributário nacional é regido pelo disposto na Emenda Constitucional nº 18, de 1º de dezembro de 1965, em leis complementares, em resoluções do Senado Federal e, nos limites das respectivas competências, em leis federais, nas constituições e em leis estaduais, e em leis municipais.

  • E as disposições da CF?
  • Pulttsss cara... nunca tinha decorado ou talvez lido, ou prestado atenção ao artigo 1 e 2 do CTN

  • Sobre o item I:

    ISSQN - LC 116/2003:

    . Alíquota máxima: 5% (Art. 8º)

    . Alíquota mínima: 2% (Art. 8-A)

    Art. 8 As alíquotas máximas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza são as seguintes:

    II – demais serviços, 5% (cinco por cento).

    (...)

    Art. 8 -A. A alíquota mínima do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é de 2% (dois por cento). § 2   É nula a lei ou o ato do Município ou do Distrito Federal que não respeite as disposições relativas à alíquota mínima previstas neste artigo no caso de serviço prestado a tomador ou intermediário localizado em Município diverso daquele onde está localizado o prestador do serviço.

  • Só pode tá de sacagem.... EC de 65?


ID
3176821
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O contribuinte do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
II. No Microsoft Excel 2016 não é possível inserir um comentário ao documento, ainda que se tenha o objetivo de adicionar uma anotação sobre o mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Mistura de Tributário com informática kk

    I. Correta! (CTN) Art. 32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

    II. Errada! Você pode adicionar comentários às células. Um indicador aparece no canto das células que têm um comentário. Quando você passar o cursor sobre a célula, o comentário será exibido.

    Gabarito: B

  • Acertei tributário isso q importa kkkkk

  • Acertei tributário isso q importa kkkkk

  • Que banca desgraçada! Se essa moda pega...

  • Questão mais estranha. Fora que as duas deveriam ser consideradas incorretas.

    Na assertiva I diz: "Seu possuidor a qualquer título". Contudo, não é o possuidor a qualquer título que é contribuinte do imóvel, visto que o locatário de um imóvel, por exemplo, detém uma posse precária, o qual não lhe caracteriza como contribuinte do IPTU.

    Se alguém poder ajudar esclarecendo esse ponto, agradeceria muito. Forte abraço a todos e bons estudos.

  • A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional prevê que o imposto refere à "propriedade", logo o "dono" é responsável pelo pagamento do IPTU, mas a Lei do Inquilinato autoriza a transferência do pagamento do imposto ao locatário (inquilino).

    A Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a ela pertinentes, também conhecida como Lei do Inquilinato, no artigo 22, Capítulo "Dos deveres do locador e do locatário", dispõe que o locador é obrigado a "pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em sentido contrário no contrato". Portanto, a obrigação é do proprietário do imóvel, mas a lei permite que ele faça constar no contrato de locação que o pagamento do IPTU seja obrigação do inquilino

  • Kkkkkkk


ID
3176824
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Conforme disposto no artigo 44 da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o estatuto ou a assembleia-geral extraordinária pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação.
II. Conforme disposto no artigo 1º da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    I -   Art. 44. O estatuto ou a assembléia-geral extraordinária pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação. (LSA)

    II - Art. 1º A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.(LSA)

    @FazDireitoQuePassa

  • Alternativa B.

    Art. 1º LSA. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

  • A questão tem por objeto tratar das sociedades anônimas. No tocante ao resgate e amortização das ações.


    Item I) CERTO. A amortização consiste na distribuição aos acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital social, de quantias que lhes poderiam tocar em caso de liquidação da companhia.

    A amortização pode ser integral ou parcial e abranger todas as classes de ações ou só uma delas. Nas ações que foram parcialmente amortizadas não haverá a substituição por ação de gozo ou fruição.

    Pode ser que a companhia não tenha como realização a amortização total de todas as ações, nesse caso a amortização que não abrangerem a totalidade das ações de uma mesma classe serão feitos mediante sorteio.

    Já o resgate consiste no pagamento do valor das ações para retirá-las definitivamente de circulação, com redução ou não do capital social, mantido o mesmo capital, será atribuído, quando for o caso, novo valor nominal às ações remanescentes.


    Item II) CERTO. O capital social da companhia é divido em ações, diferente das sociedades contratuais em que o capital social é divido em cotas.

    A responsabilidade dos acionistas é limitada ao preço de emissão de suas ações subscritas ou adquiridas. Não existe na sociedade anônima solidariedade pela integralização do capital social, como ocorre nas sociedades limitadas. Sendo assim, uma vez realizado o pagamento das ações subscritas ou adquiridas, os acionistas não têm responsabilidades pelas dívidas, e sim a sociedade, que responderá sempre perante os credores com todo o seu patrimônio.


    Gabarito do Professor: A


    Dica: O art. 44, §5º. LSA determina que as ações integralmente amortizadas poderão ser substituídas por ações de fruição, com as restrições fixadas pelo estatuto ou pela assembleia-geral que deliberar a amortização; em qualquer caso, ocorrendo liquidação da companhia, as ações amortizadas só concorrerão ao acervo líquido depois de assegurado às ações não a amortizadas valor igual ao da amortização, corrigido monetariamente.

    Nota-se que as ações preferenciais ou ordinárias que forem integralmente amortizadas poderão ser substituídas pela ação de gozo ou fruição, portanto é uma faculdade da companhia a substituição. De qualquer forma, se o acionista tiver suas ações totalmente amortizadas ele somente participará do acervo da companhia, após os outros acionistas que não tiveram suas ações amortizadas terem recebido sua parte.


ID
3176827
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Constitui ato de improbidade administrativa negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação, de quem tenha interesse direto na ação decorrente das atribuições do agente público.
II. No Microsoft Word 2016, não é possível mostrar os números de linha na margem de um documento. Assim, o usuário é impedido de fazer referência a linhas específicas no documento usando números de linha na margem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • por que tem informatica na minha improbidade???

  • kkk muito loca essas questões

  • Que bizarro! Rsrsrs

  • Ah se essa moda pega... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Alternativa A) Contabilidade

    Alternativa B) Direito Penal Especial

    Alternativa C) Inglês

    Alternativa D) Português

  • Nível dessa pergunta é mais ou menos assim:

    Perguntas: (Só pode usar o SIM e o NÃO apenas uma vez.)

    1 - Você não estudou para a prova? ( );

    2 - Você está mentindo? ( );

    Que comecem os jogos.

  • Conhecimentos exigidos: Improbidade administrativa (Lei 8.429/92) / Informática.

    I. “Constitui ato de improbidade administrativa negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação, de quem tenha interesse direto na ação decorrente das atribuições do agente público”.

    Falsa: o art. 9º, inciso I, da Lei 8.429/92, assim preconiza: “Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público”. Como se nota, a configuração repousa no ato de “receber”, não “negar”, como sustentado nessa afirmação.

    II. “No Microsoft Word 2016, não é possível mostrar os números de linha na margem de um documento. Assim, o usuário é impedido de fazer referência a linhas específicas no documento usando números de linha na margem”.

    Falsa: é totalmente possível mostrar os números de linhas na margem de um documento no Word.

    Como se vê, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • isso sim são questões de informática que deveriam ser cobradas. Não coisas bizarras sem sentido que um servidor comum não precisa saber

  • A questão indicada está relacionada com a improbidade administrativa.

     
    ·         Improbidade administrativa: artigo 37, § 4º, da Constituição Federal de 1988; Lei nº 8.429 de 1992

    ·         Espécies de Improbidade administrativa:

    - Atos de improbidade administrativa que geram enriquecimento ilícito (artigo 9º, da LIA): condutas de maior gravidade.

    - Atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário (artigo 10, da LIA): condutas com gravidade intermediária.

    - Atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública (artigo 11, da LIA): comportamentos de menor gravidade.

    - Atos de improbidade administrativa decorrentes de concessão ou de aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário (artigo 10-A, da LIA): a doutrina entende que para configurar o referido ato de improbidade exige-se a presença de dolo.
     

    ·         Itens:

    I – ERRADO. De acordo com o artigo 9º, Inciso I, da Lei nº 8.429 de 1992, “receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público" constitui ato de improbidade que gera enriquecimento ilícito.
    No item foi indicado que o agente que “negar-se a receber para si dinheiro a título de gratificação" constitui ato de improbidade, logo, o item I está ERRADO.

    II – ERRADO. No Microsoft Word é possível mostrar os números de linha na margem de um documento.

    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens são falsos.



    Gabarito do Professor: D)


ID
3176830
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Roubar a identidade do usuário e vender seus dados pessoais não são riscos relacionados à falta de segurança na internet.
II. O conceito de Segurança na Internet relaciona-se com os benefícios que ela pode trazer na realização de atividades cotidianas e omite os riscos relacionados ao seu uso. Esse conceito também esclarece que os cuidados a serem tomados ao usar a internet são absolutamente distintos daqueles que se deve ter no dia a dia.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Roubar a identidade do usuário e vender seus dados pessoais não são riscos relacionados à falta de segurança na internet. - SÃO RISCOS

     II. O conceito de Segurança na Internet relaciona-se com os benefícios que ela pode trazer na realização de atividades cotidianas e omite os riscos relacionados ao seu uso. Esse conceito também esclarece que os cuidados a serem tomados ao usar a internet são absolutamente distintos daqueles que se deve ter no dia a dia. - NÃO SÃO ABSOLUTAMENTE DISTINTOS

    AS DUAS AFIRMATIVAS SÃO FALSAS


ID
3176833
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I.
A opção de inserir marca d'água permite ao usuário adicionar um texto, nunca uma imagem, ao plano de fundo de um documento no Microsoft Word 2016. Assim, é possível identificá-lo como um documento "confidencial" ou "urgente".
II. A base de cálculo do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é o valor líquido do serviço prestado, após serem descontados os custos com mão de obra, materiais, equipamentos, despesas administrativas e o lucro, quando aplicável.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 A base de cálculo do imposto é o preço do serviço.

    § 2 Não se incluem na base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza:

    I - o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos serviços previstos nos itens 7.02 e 7.05 da lista de serviços anexa a esta Lei Complementar;

    LC 116/2003

  • Gente do céu, rs

  • o erro da II é falar que é descontado o lucro

ID
3176836
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I.
Conforme disposto no artigo 5º da lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o estatuto da companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional.
II. A base do cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o valor venal do imóvel.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Correta A - as duas são conforme previsão legal.

  • Lei nº 6.404/76

    Art. 5º O estatuto da companhia fixará o valor do capital social, expresso em moeda nacional.

    Parágrafo único. A expressão monetária do valor do capital social realizado será corrigida anualmente (artigo 167).

    CTN

    Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana

    Art. 32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

    Art. 33. A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel.

  • Essa banca louca mistura os assuntos: numa questão é informática com direito tributário e agora é empresarial com tributário.
  • A questão tem por objeto tratar sobre a sociedade anônima no tocante ao capital social e sobre a base de cálculo do IPTU.


    Item I) CERTO. O capital social da companhia será fixado no estatuto e deverá ser expresso em moeda nacional.

    O capital é a cifra contábil que corresponde aos valores que os acionistas contribuíram para a formação do capital. O capital social representa a garantia dos credores. Podemos destacar como princípios norteadores do capital social: a) unidade (capital único); b) fixidez (capital fixo, não pode ser variável – exceção cooperativa); c) intangibilidade (capital não pode ser utilizado para os outros fins que não sejam o objeto da sociedade); d) realidade (capital deve ser real, sob pena de responsabilização dos sócios).

    Não devemos confundir capital social com patrimônio da sociedade. Enquanto o capital social representa a cifra contábil resultante da contribuição do acionista, o patrimônio é formado pelo ativo e o passivo da sociedade.


    Item II) CERTO.Dispõe o art. 33, do CTN que a base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel. O parágrafo único por sua vez, contempla que que não se inclui na apuração desse valor venal o bem imóvel por acessão intelectual. Apenas os bens imóveis por natureza e por acessão física são considerados na apuração da base de cálculo do IPTU.


    Gabarito do professor: A


    Dica: As formas de integralização do capital social na sociedade anônima podem ser com dinheiro, bens (materiais ou imateriais) ou créditos (todo crédito de natureza móvel).

    O subscritor ou acionista responderá pela solvência do devedor, quando a entrada consistir em crédito.

    A contribuição pode ser realizada com qualquer espécie de bens, desde que suscetíveis de avaliação em dinheiro, como por exemplo, patente de invenção, imóvel, carro, dentre outros. Sendo vedada a contribuição do sócio que consista em serviço.


ID
3176839
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I.
No Microsoft Windows, deve-se pressionar F3 para renomear o item selecionado. O comando CTRL + SETA PARA A DIREITA permite mover o cursor para o início da próxima palavra.
II. A natureza jurídica específica do tributo não é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.
III. O Microsoft Excel é um software para criação e manutenção de documentos eletrônicos, especializado na edição de imagens vetorizadas. Utiliza-se o Microsoft Excel para resolver um problema que, manualmente, o usuário resolveria utilizando instrumentos artísticos e habilidades com desenho linear.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. No Microsoft Windows, deve-se pressionar F3 para renomear o item selecionado. O comando CTRL + SETA PARA A DIREITA permite mover o cursor para o início da próxima palavra.- F3 É USADO PARA ABRIR UMA JANELA DE BUSCA.

    II. A natureza jurídica específica do tributo não é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.- É DETERMINADA

     III. O Microsoft Excel é um software para criação e manutenção de documentos eletrônicos, especializado na edição de imagens vetorizadas. Utiliza-se o Microsoft Excel para resolver um problema que, manualmente, o usuário resolveria utilizando instrumentos artísticos e habilidades com desenho linear. - ESSA DESCRIÇÃO NÃO RELACIONA-SE AO EXCEL. ESSE SOFTWARE É UTILIZADO PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS E CONTABILISTICAS USANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. FONTE: https://www.significados.com.br/excel/

    NENHUMA ESTÁ CORRETA

  • Essa banca mistura duas materias 

  • Nunca vi questões como dessa banca...!


ID
3176842
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Roubar e corromper informações pessoais são riscos não relacionados à falta de segurança na internet.
II. Ao inserir um elemento gráfico SmartArt, no Microsoft PowerPoint 2016, o usuário pode realizar cálculos e utilizar fórmulas para encontrar o resultado de operações com dados de diferentes slides.
III. Não constitui ato de improbidade administrativa receber dinheiro para facilitar a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens integrantes do acervo patrimonial de entidades públicas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • NENHUMA AFIRMATIVA ESTÁ CORRETA

  • Gabarito A

    I. Roubar e corromper informações pessoais são riscos não relacionados à falta de segurança na internet. 

    II. Ao inserir um elemento gráfico SmartArt, no Microsoft PowerPoint 2016, o usuário pode realizar cálculos e utilizar fórmulas para encontrar o resultado de operações com dados de diferentes slides. 

    Justificativa: SmartArt tem como função a inserção de diagramas, representando dados, e não para efetuar cálculos. Para isso existe ferramentas adequadas, tais qual "equação", na guia inserir..

    III. Não constitui ato de improbidade administrativa receber dinheiro para facilitar a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens integrantes do acervo patrimonial de entidades públicas.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Que salada!

  • Aleatoria.com

  • Dependendo de qual disciplina estou estudando, resolver questões fica até divertido. Kkkk

    É cada coisa que a gente vê... Essa questão, por exemplo. Uma misturada só (mas achei fácil) kkkk

  • examinador cagou e andou e fez um troço desse


ID
3176845
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Microsoft Excel, um valor constante é um tipo de dado obtido a partir de cálculos envolvendo outros valores e podem ser alterados sempre que necessário. Ele pode estar em formato de número, incluindo datas, horas, moedas, porcentagens, frações ou notação científica, ou em formato de texto.
II. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
III. É vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios instituir ou majorar tributos sem que a lei o estabeleça, ressalvado, quanto à majoração, o disposto nos artigos 21, 26 e 65 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • É sério isso? Informática com tributário?
  • É de chorar!

  • Cada banca mequetrefe, só por deus!!!!!

  • Nossa gente! Fala sério! Pensei que era só eu que tinha achado estranho esta questão! Que nada a ver misturar estes assuntos, e depois não querem que os concursandos entrem com recurso com questão mal feita como esta. Passada!!!

  • Eu sei que a questão é péssima, mas... Resposta letra c)

    I- Errada não sei o motivo.

    II- Correta. CTN Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    III- Correta. Art. 9º É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - instituir ou majorar tributos sem que a lei o estabeleça, ressalvado, quanto à majoração, o disposto nos artigos 21, 26 e 65;

    Bons estudos!

  • Só pode ser piada.

  • Não entendi porque misturam um assunto nada a ver e não entendi porque a I está errada

  • meu deus o que rolou aqui

  • Na hora que vi a primeira alternativa informática, achei que não tinha filtrado para questões só de tributário kkkkkkkk Loucura, loucura, loucura... kkkk

    Gab. letra C

    A - Errada

    Considerei errada pela contradição, se eu estiver errada me corrigem.

    I. No Microsoft Excel, um valor constante é um tipo de dado obtido a partir de cálculos envolvendo outros valores e podem ser alterados sempre que necessário. Ele pode estar em formato de número, incluindo datas, horas, moedas, porcentagens, frações ou notação científica, ou em formato de texto.

    constante - que não muda; inalterável, invariável, fixo.

    B- Certa Art. 3º, CTN

    C- Certa Art. 9º, I CTN 

  • Deu bug na minha cabeça kkkk
  • I - Constantes: números ou valores de texto inseridos diretamente em uma fórmula como, por exemplo, o 2.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que doideira, amigos; que doideira.

  • Lembrando que esta previsão do "ITEM III" da questão sobre a majoração independente de lei prevista no Art. 9ª do CTN não foi recepcionada pela Constituição Federal.

  • Por isso que deve haver uma lei para concursos públicos!

  • E pensar que essas bancas recebem para elaborar esse lixo...

  • acho que buguei depois dessa

  • Algumas bancas deveriam ser proibidas de funcionar...

  • I- Errada. Um valor constante é um tipo de dado que você digita diretamente na célula, ele pode estar em formato de número, incluindo datas, horas, moedas, porcentagens, frações ou notação científica, ou em formato de texto. Os valores são constantes, isto é, NÃO são obtidos a partir de cálculos envolvendo outros valores e podem ser alterados sempre que necessário.

    II- Correta. ART.3° CTN : Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. 

    III- Correta. ART.9° é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I) Instituir ou majorar tributos sem que a lei o estabeleça, ressalvado, quanto a majoração, o disposto nos artigos 21, 26 e 65;


ID
3176848
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a denominação e demais características formais adotadas pela lei; e/ou a destinação legal do produto da sua arrecadação.
II. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo aplicável exclusivamente aos serviços prestados por empresas com faturamento superior a R$ 6 milhões por ano.
III. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    I. Correto. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificála a denominação e demais características formais adotadas pela lei; e/ou a destinação legal do produto da sua arrecadação. 

    ⇢ Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

    II. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é um tributo aplicável exclusivamente aos serviços prestados por empresas com faturamento superior a R$ 6 milhões por ano. ⇢ Nenhuma disposição desse tipo na Lei.

    III. Correto. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. ⇢ Art. 5 do CTN

  • Caberia impugnação, visto que o examinador não distingue a ótica sob a qual deveria ser realizada a análise. Me explico:

    Tributos segundo o CTN (3 espécies): Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

    Tributos segundo a CF/88 (5 espécies): Impostos, Taxas, Contribuições de Melhoria, Empréstimos Compulsórios, Contribuições Especiais

    Além disso, sob a ótica da CF/88, há que se verificar a destinação legal do produto da arrecadação de determinadas espécies tributárias. Como sua redação é posterior à do CTN (e hierarquicamente superior), se o examinador não especifica a análise que deve ser realizada, surge uma dicotomia. Em tese, houve derrogação de parte do CTN, por exemplo, no que diz respeito a natureza jurídica do tributo.

  • Acredito que caberia recurso a essa questão, conforme explicação do Mauricio Bonadio.

  • Explico-me...*

  • Essa banca é um horror. Não especifica sob qual visão normativa que irá perguntar sobre a classificação dos tributos.

  • Certamente caberia recurso, pois a questão não afirma se é na ótica da Constituição ( Teoria Pentapartite) ou sob a ótica do CTN que adota a teoria Tripartite.

    Desta forma, como enunciado não trás sob qual prisma o candidato deve adotar, nula é a questão.


ID
3176854
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Desvios éticos

Toda atividade governamental causa impacto na vida dos cidadãos. Na maioria das vezes, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

Contudo, os órgãos governamentais exibem grande variabilidade de atribuições, prerrogativas e orçamentos. Há órgãos que exibem enorme poder sobre os negócios das empresas e a vida dos cidadãos; há outras repartições que pouco interagem com o setor privado. Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.

Murilo Rodrigues Soares da Cunha
Mauro Sérgio Bogéa Soares
Disponível em: http://bit.ly/2lNx56L (com adaptações)

Com base no texto 'Desvios éticos', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com os autores, com frequência, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. No texto, os autores defendem, ainda, a ideia de que a atuação dos órgãos de governo provoca perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.
II. Na perspectiva dos autores, existem possibilidades reais de que os representantes do Poder Público e os do setor privado envolvam-se em relacionamentos ilegítimos. Ainda de acordo com os autores, esse risco será maior quanto maior for o poder do organismo governamental.
III. Do ponto de vista dos autores, o risco de desenvolvimento de relacionamentos ilegítimos entre agentes públicos e representantes do setor privado é inversamente proporcional ao poder do organismo governamental ao qual esses agentes estão vinculados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. De acordo com os autores, com frequência, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. No texto, os autores defendem, ainda, a ideia de que a atuação dos órgãos de governo provoca perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado ? correto, segundo o texto: [...] na maioria das vezes (=COM FREQUÊNCIA), a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

    II. Na perspectiva dos autores, existem possibilidades reais de que os representantes do Poder Público e os do setor privado envolvam-se em relacionamentos ilegítimos. Ainda de acordo com os autores, esse risco será maior quanto maior for o poder do organismo governamental ? correto, segundo o texto: [...] quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.

    III. Do ponto de vista dos autores, o risco de desenvolvimento de relacionamentos ilegítimos entre agentes públicos e representantes do setor privado é inversamente proporcional ao poder do organismo governamental ao qual esses agentes estão vinculados ? incorreto, trata-se de algo diretamente proporcional (=Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176863
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Amanda elaborou um relatório com as informações sobre o consumo total de combustível na última semana dos 10 veículos utilizados por uma repartição pública. Os valores constatados por ela foram os seguintes: o carro 1 consumiu 34,50 L; o carro 2 consumiu 12,80 L; o carro 3 consumiu 19,40 L; o carro 4 consumiu 22,70 L; o carro 5 consumiu 18,30 L; o carro 6 consumiu 12,10 L; o carro 7 consumiu 16,50 L; o carro 8 consumiu 23,90 L; o carro 9 consumiu 31,20 L; e o carro 10 consumiu 27,60 L. Assim, considerando exclusivamente as informações reunidas por Amanda, é correto afirmar que o consumo total de combustível da frota na última semana foi superior a 217,45 L e inferior a 225,75 L.
II. Amanda é analista de tributos na prefeitura de sua cidade e está analisando a arrecadação com o imposto ISS pago por empresas de entretenimento no município. No mês 1, ela verificou que as empresas desse ramo pagaram R$ 23.456,00 em impostos ao município. No mês 2, esse valor caiu para R$ 18.975,00. No mês 3, o valor foi de R$ 21.944,00. No mês 4, arrecadou-se R$ 19.766,00 com esse imposto pago por empresas de entretenimento. No mês 5, essa arrecadação teve um pequeno crescimento, chegando a R$ 19.955,00. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a arrecadação média de ISS pago por empresas de entretenimento, no período considerado, foi inferior a R$ 20.749,35.
III. Se um copo possui um volume de 5 ml, então o volume somado de 3 desses copos corresponde a 0,025L ou 2,5% do volume de um recipiente de 1 litro.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176866
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara é veterinária e está realizando uma ação de imunização dos animais de uma fazenda. Sabe-se que 8/25 dos animais dessa fazenda foram vacinados recentemente por Clara. Assim, com base nesse dado, é correto afirmar que 32% do rebanho foi submetido a essa ação de imunização.
II. A raiz quadrada de 2.025 é maior que 37 e menor que 56.
III. Após receber o pagamento do seu 13º salário, Amanda decidiu investir o valor de R$ 3.466,00 em uma aplicação financeira. Ela foi informada pela gerente do banco que a aplicação escolhida rende juros compostos de 4% ao mês. Com base nessas informações, Amanda decidiu manter o investimento por 5 meses. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, ao final desse período, Amanda acumulou um montante superior a R$ 4.198,12 e inferior a R$ 4.233,08.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão corretos


ID
3176872
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. A referência temporal da obra, citada no texto, é do século XX. O livro de Sérgio Buarque foi inovador ao iniciar a inserção de conceitos como patrimonialismo e burocracia.
II. Sérgio Buarque de Holanda, como mostra o texto, criou a ideia de “homem cordial” inspirado na exegese da história colonial brasileira em que observou as origens dos problemas nacionais. Para isso, utilizou-se do positivismo para analisar os tipos humanos pertencentes a cada estrato social.
III. Segundo o texto, a obra de Sérgio Buarque mostra que as famílias patriarcais e escravagistas do Brasil Colônia foram responsáveis pela violência e o domínio personalista. Desse comportamento resultou a teoria do “homem cordial”, que valoriza a equidade no cumprimento da lei.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. A referência temporal da obra, citada no texto, é do século XX. O livro de Sérgio Buarque foi inovador ao iniciar a inserção de conceitos como patrimonialismo e burocracia. ? correto, século XX (1936); segundo o texto: Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

    IISérgio Buarque de Holanda, como mostra o texto, criou a ideia de ?homem cordial? inspirado na exegese da história colonial brasileira em que observou as origens dos problemas nacionais. Para isso, utilizou-se do positivismo para analisar os tipos humanos pertencentes a cada estrato social. ? incorreto, em momento algum o texto diz que foi usado o positivismo.

    III. Segundo o texto, a obra de Sérgio Buarque mostra que as famílias patriarcais e escravagistas do Brasil Colônia foram responsáveis pela violência e o domínio personalista. Desse comportamento resultou a teoria do ?homem cordial?, que valoriza a equidade no cumprimento da lei. ? incorreto, conforme o texto, o homem cordial prefere os sentimentos a cumprir a Lei.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176875
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. O autor do texto deixa claro que Sérgio Buarque criou a ideia de “homem cordial” inspirado na concepção de que o homem age pelo coração e pelo sentimento, prescindindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais, independentemente de sua classe social, etnia, religião etc. Ou seja, o negro escravizado e o índio também compuseram essa estrutura.
II. O autor de Raízes do Brasil publicou a obra, conforme pontua o texto, num momento em que a Psicologia recuava e perdia validade científica, enquanto a Sociologia avançava nitidamente, contribuindo, assim, para o sucesso do livro.
III. Como aponta o texto, na visão de Sérgio Buarque, a desvalorização do trabalho está ligada à escravidão, que também favoreceu “aventureiros”, pessoas que desejavam ‘prosperidade sem custo’”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. O autor do texto deixa claro que Sérgio Buarque criou a ideia de ?homem cordial? inspirado na concepção de que o homem age pelo coração e pelo sentimento, prescindindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais, independentemente de sua classe social, etnia, religião etc. Ou seja, o negro escravizado e o índio também compuseram essa estrutura. ? incorreto, em nenhum momento Sérgio Buarque aponta os índios e os escravos em sua estrutura.

    II. O autor de Raízes do Brasil publicou a obra, conforme pontua o texto, num momento em que a Psicologia recuava e perdia validade científica, enquanto a Sociologia avançava nitidamente, contribuindo, assim, para o sucesso do livro. ? incorreto, pois a psicologia AVANÇAVA e não recuava.

    III. Como aponta o texto, na visão de Sérgio Buarque, a desvalorização do trabalho está ligada à escravidão, que também favoreceu ?aventureiros?, pessoas que desejavam ?prosperidade sem custo??. ? correto, segundo o segundo parágrafo: [...] A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam ?prosperidade sem custo? [...].

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176878
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. De modo geral, o texto mostra que o livro preteriu a historiografia brasileira para traçar um perfil dos modos de vida do Brasil Colônia a fim de compreender as relações sociais do presente (neste caso, o século XX).
II. Sérgio Buarque, em Raízes do Brasil, como pontua o texto, cria a teoria que costumou chamar de “essência do homem brasileiro”. Após traçar um panorama da história do povo brasileiro, Holanda chega à tese do “homem cordial”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Ambas alternativas falsas:

    I. De modo geral, o texto mostra que o livro preteriu a historiografia brasileira para traçar um perfil dos modos de vida do Brasil Colônia a fim de compreender as relações sociais do presente (neste caso, o século XX). ? "preterir" refere-se ao fato de desprezar, coisa que não foi feita por Sérgio Buarque;

    II. Sérgio Buarque, em Raízes do Brasil, como pontua o texto, cria a teoria que costumou chamar de ?essência do homem brasileiro?. Após traçar um panorama da história do povo brasileiro, Holanda chega à tese do ?homem cordial?. ? incorreto, o panorama é traçada através da história do Brasil Colonial e não diretamente do povo brasileiro.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176884
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Exportações e importações

A desaceleração da economia internacional e o marasmo da atividade local estão afetando o ritmo de venda e compra de produtos do Brasil. Neste ano, entre janeiro e agosto, a corrente de comércio do país somou US$ 265,7 bilhões e está quase 5% menor do que o observado no mesmo período de 2018.

Resultado da soma das exportações e importações, a corrente de comércio é considerada um importante termômetro da atividade econômica. Se a queda se confirmar ao longo do ano, será o primeiro recuo desde 2016, quando a economia brasileira enfrentava um quadro de recessão.

Alguns números mostram a fraqueza do comércio do Brasil: neste ano, por exemplo, as exportações recuaram 5,9%, influenciadas pela redução de preços das commodities (produtos básicos, como soja e minério de ferro) e pela crise na Argentina. No mesmo período, as importações caíram 3,4% por conta da fraqueza da economia brasileira, que faz com que empresários demandem menos produtos.

G1 Economia. Disponível em: https://glo.bo/2lGi4DU (com adaptações)

Com base no texto 'Exportações e importações', leia as afirmativas a seguir:

I. A redução de preços das commodities, a crise na Argentina e a redução nas importações em mais de 3% são alguns números que mostram a fraqueza do comércio do Brasil neste ano, de acordo com o texto.
II. De acordo com o texto, a corrente de comércio do Brasil já ultrapassa a marca de US$ 200 bilhões no ano corrente e esse resultado representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano de 2018.
III. O texto apresenta informações que permitem ao leitor compreender um conceito econômico: a corrente de comércio. Esse conceito refere-se ao resultado da soma das exportações e importações, sendo utilizado pelo autor para discorrer sobre a economia do Brasil, inclusive traçando relações com a crise na Argentina.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. A redução de preços das commodities, a crise na Argentina e a redução nas importações em mais de 3% são alguns números que mostram a fraqueza do comércio do Brasil neste ano, de acordo com o texto ? correto, segundo o último parágrafo: [...] alguns números mostram a fraqueza do comércio do Brasil: neste ano, por exemplo, as exportações recuaram 5,9%, influenciadas pela redução de preços das commodities (produtos básicos, como soja e minério de ferro) e pela crise na Argentina.

    II. De acordo com o texto, a corrente de comércio do Brasil já ultrapassa a marca de US$ 200 bilhões no ano corrente e esse resultado representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano de 2018 ? incorreto, refere-se a uma queda e não a um crescimento.

    III. O texto apresenta informações que permitem ao leitor compreender um conceito econômico: a corrente de comércio. Esse conceito refere-se ao resultado da soma das exportações e importações, sendo utilizado pelo autor para discorrer sobre a economia do Brasil, inclusive traçando relações com a crise na Argentina ? correto, segundo o texto: [...] resultado da soma das exportações e importações, a corrente de comércio é considerada um importante termômetro da atividade econômica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3177241
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. Segundo o texto, a ideia de “homem cordial” é resultado da história da nação brasileira, em cuja origem está a colonização portuguesa. Nesse contexto, insere-se uma visão patriarcal e escravagista que gerou uma estrutura política, econômica e social completamente desequilibrada.
II. De acordo com o texto, a predileção do brasileiro pelo que é íntimo, pessoal, em detrimento da observância das leis objetivas e parciais proporcionou a descrição do que o autor da obra chamou de “homem cordial”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? As duas afirmativas corretas:

    I. Segundo o texto, a ideia de ?homem cordial? é resultado da história da nação brasileira, em cuja origem está a colonização portuguesa. Nesse contexto, insere-se uma visão patriarcal e escravagista que gerou uma estrutura política, econômica e social completamente desequilibrada. ? correto, conforme último parágrafo: fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

    II. De acordo com o texto, a predileção do brasileiro pelo que é íntimo, pessoal, em detrimento da observância das leis objetivas e parciais proporcionou a descrição do que o autor da obra chamou de ?homem cordial?. ? correto, presente no segundo parágrafo: [...] brasileiro como um ?homem cordial?, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. 

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LEIS PARCIAIS? Gabarito deveria ser letra B.