SóProvas



Prova AMEOSC - 2022 - Prefeitura de Guaraciaba - SC - Assistente Técnico Contábil


ID
5594104
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, em que pese suas conceituações, é CORRETO afirmar que para efeitos da referida Norma, todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social, para efeitos da referida norma, é entendido como:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.1 – CONCEITUAÇÃO, OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO 

    Projetos e ações de fins ideais: todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social. 

    Logo, Gabarito: Letra B

  • Projetos e ações de fins ideais: todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social. 


ID
5594107
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as proposições e responda:


I.Suplementares.

II.Especiais.

III.Extraordinários.


Em conformidade com a Lei de Orçamento, a Lei nº 4.320 de 64 que trata de direitos da elaboração e controle dos orçamentos e balanços dos entes federados é CORRETO afirmar que, entre as proposições dispostas, são classificações dos créditos adicionais, apenas, o indicado na alternativa: 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Vejamos o disposto na Lei 4.320.

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - Suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

    II -Especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - Extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    @concurseironnildo 

    • PCCE 2021: Inspetor 2º e Escrivão 102º.
    • ALCE 39º Técnico Legislativo
    • CRF - PI: 1º Assistente Administrativo (Picos).
    • Pss. IBGE Picos (2°).
    • Câmara Municipal de Petrolina-Pe (28°).
    • PMPE 2018 (CR)

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os créditos adicionais para que seja respondida corretamente. Neste caso, indiquemos a alternativa que indica corretamente os itens que levam consigo algum dos créditos adicionais.

    Consoante a lei 4.320/64 (Art.40), os créditos adicionais são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    De acordo a própria 4.230/64 (Art.41, I, II e III) temos os seguintes créditos adicionais:

    • Suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;
    • Especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica (na Lei Orçamentária Anual - LOA);
    • Extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    Quanto à abertura:

    • O artigo 43 da Lei 4.320, mostra que a abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.

    Quanto à vigência:

    • Vemos artigo 167 da Constituição Federal, no §2º, que os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente. 

    Portanto:

    • Vigência totalmente restrita ao exercício que for aberto: SUPLEMENTAR
    • Podem ser reabertos no exercício seguinte: ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIO 

    Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. Cada um dos itens apresenta um dos créditos adicionais.

    GABARITO: D

    Fonte:

    Fontes:

    BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    BRASIL. LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

    MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária. 6. ed. São Paulo: Método, 2016.

  • GAB D

    Os créditos adicionais são alterações qualitativas e quantitativas realizadas no orçamento. Segunda a Lei 4.320/64, são créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Conforme o art. 41 da Lei nº 4.320/64, os créditos adicionais são classificados em:

    1. SUPLEMENTARES, são os destinados a reforço de dotação orçamentária;
    2. ESPECIAIS, são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;
    3. EXTRAORDINÁRIOS, são os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A questão só quer saber se você conhece os três tipos de créditos adicionais.

    Pois bem. De acordo com a Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

    I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública."

    Portanto, as proposições dispostas nos itens I, II e III são classificações dos créditos adicionais.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5594110
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os princípios podem ser entendidos como um conjunto de condutas e padrões de condutas presentes em determinada temática. Nesse sentido, sobre os princípios orçamentários, é CORRETO afirmar ser o princípio pelo qual o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    O princípio da universalidade está claramente incorporado na legislação orçamentária, assegurando que o orçamento compreenda todas as receitas e todas as despesas públicas, possibilitando que o Poder Legislativo conheça, a priori, todas as receitas e despesas do governo e possa dar prévia autorização para a respectiva arrecadação e realização.

    Esse princípio está expresso na Lei 4.320/64 e foi recepcionado pela CF/88, e diz que A LOA deve conter todas as receitas e todas as despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

  • Universalidade (Art. 6° da Lei 4.320/64):

    Todas as receitas e despesas deverão ser relacionados no orçamento. Facilitando a fiscalização pelo legislativo do orçamento.

    Resposta: C

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os princípios orçamentários. Neste caso, marquemos a alternativa que remete corretamente ao princípio descrito no enunciado.

    A - incorreta. De acordo com o princípio da Unidade/Totalidade, o orçamento deve ser uno, isto é, em cada exercício financeiro deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação. O intuito aqui é eliminar a existência de orçamentos paralelos.

    É um princípio que decorre diretamente da lei 4.320/64, artigo 2°:

    • A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

    B - incorreta. O princípio da Exclusividade pode ser visto no texto constitucional, no artigo 165, § 8º, e consiste no seguinte:

    • A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    C - correta. O princípio da Universalidade diz que o orçamento público deve conter todas as receitas e todas as despesas referentes aos poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta.

    Pode ser encontrado na Lei 4.320/64.

    • Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
    • Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.
    • Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2°.

    A Constituição Federal também faz menção à Universalidade no seu artigo 165, § 5º, quando diz que a lei orçamentária anual compreenderá:

    • o orçamento fiscal;
    • o orçamento de investimento;

    o orçamento da seguridade social

    D - incorreta. O princípio da especificação consiste na determinação de que as despesas e as receitas, na LOA, devem ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Seu objetivo é facilitar o acompanhamento e o controle do gasto público. Esse princípio veda, ainda, as autorizações de despesas globais.

    É um princípio encontrado na legislação infraconstitucional. Veja só o que a lei 4.320/64 diz:

    • Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

    A exceção mencionada é a seguinte (Art. 20.Parágrafo único):

    • Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, não possam cumprir-se subordinadamente às normas gerais de execução da despesa poderão ser custeadas por dotações globais, classificadas entre as Despesas de Capital.

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    BRASIL. LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

    MENDES, Sérgio. Administração Financeira e Orçamentária. 6. ed. São Paulo: Método, 2016.

  • Princípio da Universalidade: todas as receitas e despesas devem ser incluídas na LOA; nenhuma instituição pública deve ficar fora do orçamento; nenhuma despesa pode ser realizada sem autorização legislativa.

    Fonte: Meus resumos ⚡

    Gab. C

  • GAB C

    PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE OU GLOBALIZAÇÃO

    1. PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE: no UNIVERSO eu tenho TUDOTUDO tem que estar na LOA (TODAS as receitas e despesas vão estar alí).
    2. De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta. Assim, o Poder Legislativo pode conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do governo.
    3. Princípio da universalidade ou globalização: O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos órgãos e poderes, inclusive das operações de créditos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Questão sobre os princípios orçamentários, assunto recorrente nas provas de AFO.

    Quando a questão falar em “deverá conter todas as receitas e despesas, de todos os poderes..." estará se referindo ao princípio da universalidade. Nada pode ficar fora. O orçamento, por assim dizer, é o conjunto “universo" de todas as receitas e despesas do poder público. Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei nº 4.320/ 1964; recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal.

    Quanto aos outros princípios das demais alternativas:

    A) Unidade – previsto, de forma expressa, no art. 2º da Lei no 4.320/1964, determina que o orçamento deve ser UNO. Determina a existência de uma única peça orçamentária – a LOA.

    B) Exclusividade – a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, ressalvada a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. (CF/88, art. 165, § 8º)

    D) Especificação - A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único (art. 5º, Lei nº 4.320/64). Assim, o princípio determina que, na LOA, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Tem o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público por toda a sociedade, evitando a chamada “ação guarda-chuva", que é aquela ação genérica, mal especificada, com demasiada flexibilidade.

    Desta forma, está claro que no comando da questão, o texto refere-se ao princípio da universalidade:  o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas.


    Gabarito: Alternativa C.

  • Princípio da Universalidade - O orçamento deve Trazer

    Todas as Receitas e

    Todas as Despesas

  • Art. 2º - Lei 4320/64

    O Princípio da Universalidade está expresso na lei.

    - Segundo este princípio, todas as despesas devem estar previstas na LOA. Todas as despesas e todas as receitas, inclusive as operações de crédito autorizadas em lei. 


ID
5594113
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 4.320 de 64, que define normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, é CORRETO afirmar que integrará a Lei de Orçamento:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64 Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade. § 1° Integrarão a Lei de Orçamento: I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções do Govêrno; II - Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas, na forma do Anexo nº 1; III - Quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislação; IV - Quadro das dotações por órgãos do Govêrno e da Administração. Gabarito: Letra B
  • Falou em QUADRO DEMONSTRATIVO estes ACOMPANHARÃO Lei Orçamentária, com exceção do Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas, na forma do Anexo nº 1, que INTEGRARÁ a Lei Orçamentária.

    § 1° Integrarão a Lei de Orçamento:

    I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções do Governo;

    II - Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas, na forma do Anexo nº 1;

    III - Quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislação;

    IV - Quadro das dotações por órgãos do Govêrno e da Administração.

    § 2º Acompanharão a Lei de Orçamento:

    I - Quadros demonstrativos da receita e planos de aplicação dos fundos especiais;

    II - Quadros demonstrativos da despesa, na forma dos ;

    III - Quadro demonstrativo do programa anual de trabalho do Govêrno, em têrmos de realização de obras e de prestação de serviços.

    Gabarito: B


ID
5594116
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público é formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, permitindo a consolidação das Contas Públicas Nacionais. O descrito anteriormente é norma estabelecida:

Alternativas
Comentários
  • A LRF que padroniza as contas. RESPOSTA LETRA D.

  • https://www.tesourotransparente.gov.br/:

    Formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, o PCASP - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

  • Então quem permite a consolidação das contas pública é o LRF.

  • LAO!kkkk

  • Questão sobre o plano de contas do setor público.

    O Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP) representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. O PCASP além de permitir a consolidação das contas nacionais, é importante instrumento para a adoção das normas internacionais de contabilidade.

    Conforme o MCASP, plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada.

    A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Este mecanismo consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos.

    Atenção! A norma que determina a consolidação das contas públicas é a LRF (Pela Lei de Responsabilidade Fiscal). Ela reserva toda a Seção II para tratar sobre escrituração e consolidação das contas. Veja um exemplo no art. 51:

    “Art. 51. O Poder Executivo da União promoverá, até o dia trinta de junho, a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício anterior, e a sua divulgação, inclusive por meio eletrônico de acesso público."

    Feita toda a revisão do conteúdo, agora podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. A LOA não estabelece nesse sentido, ela contém a fixação das despesas e previsão das receitas ano, compreendendo o orçamento fiscal, da seguridade social e de investimento.

    B) Errada. O PPA estabelece Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM), de forma regionalizada, para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, para quatro anos.

    C) Errada. A LDO estabelece o detalhamento das metas e prioridades para cada ano, incluindo as diretrizes da política fiscal.

    D) Certa. Como vimos, essa é uma disposição da LRF, conforme Tesouro Nacional:

    “Formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, o PCASP permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)."


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB D

    A questão dava para ter sido respondida pelos conceitos abaixo, presentes na LRF, vejamos.

    Art. 1 Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

    § 1 A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

    FONTE: MEUS RESUMOS + LEI COMPLEMENTAR Nº 101 DE 2000

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)    

  • Gab D

    Complementando,

    O (PCASP) é a estrutura básica da escrituração contábil. Ele é formado por uma relação padronizada de contas contábeis, permitindo o registro contábil de atos e fatos praticados por uma entidade pública de modo padronizado e sistematizado.

    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta, incluindo seus fundos, inclusive especiais, bem como empresas estatais dependentes.

    (Prova: COMPERVE-UFRN - MPE RN - Analista do Ministério Público Estadual - Área Contabilidade - 2017)

  • Plano de Contas

    Objetivo

    A ciência contábil tem como finalidade geral o fornecimento de informações aos diversos usuários da informação contábil. O PCASP alinha-se a esta finalidade por meio da padronização da forma de registro contábil para a extração destas informações.

    São instrumentos de transparência (...): adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União. (LRF, art. 48, § 1º, III)

    PADRONIZAÇÃO por meio de um plano de contas único com abrangência nacional: PCASP

    Padronização Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público;

    cdn.tesouro.gov.br


ID
5594119
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Na aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal, instituída em 2000, é CORRETO afirmar que qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados, trata-se do conceito de:

Alternativas
Comentários
  • LAI - LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

    Lei 12.527/11:

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados; (GABARITO) letra A

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

  • A questão cita LRF, mas a resposta está na LAI. Jesus...

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a lei 12.527. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta corretamente a que se refere o conceito descrito no enunciado.

    A - correta. Art. 4º, VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados

    B - incorreta. Art. 4º, V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação

    C - incorreta. Art. 4º, VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    D - incorreta. Art. 4º , VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    BRASIL. LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

  • Lei 12.527/2011 Art. 4º


ID
5594122
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual (PPL) traz diretrizes, objetivos e metas da administração pública, entre outras, com a previsão de grandes obras públicas que serão realizadas nos próximos anos. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o PPL terá vigência de:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a vigência do PPA. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

    Primeiro, PPA, LDO e LOA são leis de iniciativa do poder executivo (Art. 165, I, II e III)

    Sendo que:

    PPA:

    • Art. 165, § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    • O PPA é responsável por estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Sua vigência é de quatro anos.

    LDO:

    • Art. 165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    • Em relação à vigência, há uma parte da doutrina que afirma que a LDO tem vigência de um ano, no entanto, nota-se claramente que a LDO extrapola o exercício financeiro, uma vez que é aprovada até o encerramento do primeiro período legislativo e orienta a elaboração da LOA no segundo semestre, bem como é responsável por estabelecer as regras orçamentárias a serem executadas ao longo do exercício financeiro seguinte.

    LOA:

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    • I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
    • II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
    • III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    Para facilitar ainda mais, podemos resumir assim:

    PPA = DOM - 4 anos

    • Diretrizes
    • Objetivos
    • Metas

    LDO: MP - 1 ano

    • Metas
    • Prioridades

    LOA = FIS - 1 ano

    • Fiscal
    • Investimentos
    • Seguridade social

    Podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

  • gabarito B Sua vigência é de Quatro anos. PPL ??? Não seria PPA ?
  • GAB B

    Segundo o art. 165 da CF/1988: “§ 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.

    O Plano Plurianual – PPA é o instrumento de planejamento do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Retrata, em visão macro, as intenções do gestor público para um período de quatro anos, podendo ser revisado, durante sua vigência, por meio de inclusão, exclusão ou alteração de programas. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • 1 PPA (Plano Plurianual) para 4 anos.

    4 LDOs (Lei de Diretrizes Orçamentárias), 4 LOAs (Lei Orçamentária Anual) durante esses 4 anos (1 para cada ano).


ID
5594125
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A luz das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, será definido como não circulante, o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis, da data das demonstrações contáveis, após:

Alternativas
Comentários
  • Para o MCASP ED 8º

    Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:

    a. Estiverem disponíveis para realização imediata; e

    b. Tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis. 

    Os demais ativos devem ser classificados como não circulantes.

    Por exemplo: A demonstração do ente público é apresentada no dia 31/12/X1 serão reconhecidos como ativos não circulantes os ativos realizáveis pela entidade após 31/12/X2

  • Gabarito A para não.assinantes.


ID
5594128
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as proposições e responda:


I.Gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação.

II.Proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade.

III.Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.


Sobre o acesso a informação e de sua divulgação, em conformidade com a Lei de Transparência, é CORRETO afirmar que compete aos órgãos e entidades do poder público, observados os dispositivos legais vigentes, assegurar: 


Está (ão) CORRETO (S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Lei 12.527/2011: Art. 6º Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

    I - gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;

    II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e

    III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a transparência na gestão pública. Neste caso, julguemos as afirmativas à luz da "lei de transparência".

    De acordo com a lei 12.527/2011, no seu artigo 6º: Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

    • I - gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;

    • II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e

    • III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

    Podemos dizer que todas as afirmativas estão corretas.

    GABARITO: C

    Fonte:

    BRASIL. LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

  • → Proteção da informação (DIA):

    • Disponibilidade;
    • Integridade;
    • Autenticidade.

    → Proteção da informação sigilosa:

    • Disponibilidade;
    • Integridade;
    • Autenticidade.
    • Eventual restrição de acesso.

ID
5594131
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É CORRETO afirmar que o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, será elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, em conjunto com:

Alternativas
Comentários
  • Portaria nº 510 de 28/08/2014 / STN - Secretaria do Tesouro Nacional

    (D.O.U. 02/09/2014)

    Art. 1º O Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis - GTCON possui as seguintes atribuições:

    I - analisar e elaborar diagnósticos e estudos, visando à padronização de procedimentos contábeis no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com vistas à consolidação das contas públicas sob a mesma base conceitual;

    II - apreciar as alterações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP, elaboradas pelo órgão central de Contabilidade da União, visando à sua atualização permanente;

    III - propor a edição de instruções de procedimentos contábeis ou o aprimoramento das já existentes;

    IV - examinar proposições de legislação e demais normas relativas às matérias de competência do GTCON;

    V - elaborar e atualizar o seu regimento interno; e

    VI - desenvolver outras funções relacionadas à harmonização de conceitos e procedimentos contábeis que lhe sejam designadas pela Coordenação do GTCON.

    Gabarito: B


ID
5594134
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, em que pese a receita pública, é CORRETO afirmar que constituem todos os requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal. Marquemos a alternativa que atende ao comando da questão.

    Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

  • Gab.: B

    De acordo como o art. 11 da LRF, Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Ademais, é vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

    Não confunda:

    • Tributo é gênero.
    • Imposto é espécie.
    • Não são a mesma coisa.
  • Questão sobre as vedações estabelecidas na LRF para as transferências voluntárias.

    A essência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é a responsabilidade na gestão fiscal. Nesse contexto, a Lei Complementar estabelece uma série de regras e vedações com vistas a fomentar o crescimento da receita e a controlar o montante da despesa pública.

    Nesse sentido, um dos exemplos de sanção que caem bastante em prova são aqueles estabelecidos no art. 11 da LRF quanto à realização de transferências voluntárias para entes que não observem os requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal:

    “Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituiçãoprevisão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos."

    Atenção! Perceba que apesar do caput citar tributos (gênero) a vedação atinge somente o ente que não observe o no caput no que tange aos impostos (espécie).

    Dito isso, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. Não só a previsão e arrecadação, mas também a instituição é requisito.

    B) Certa. Constituem todos os requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal.

    C) Errada. Não só a instituição e previsão, mas também a efetiva arrecadação é requisito.

    D) Errada. Não só a instituição e arrecadação, mas também a previsão é requisito.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Letra C

    Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal

    Art. 11.   Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

  • GAB B

    Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe a instituição, previsão e efetiva arrecadação, no que se refere aos impostos.

    FONTE: MEUS RESUMOS + LEI COMPLEMENTAR Nº 101 DE 2000

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5594137
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com a finalidade de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o PCASP será atualizado:

Alternativas
Comentários
  • O PCASP vai ser atualizado anualmente.

    Gabarito: A


ID
5594140
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as proposições e responda:


I.Alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta.

II.Conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes.

III.Conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço, ainda que tenha sido criado anteriormente.

IV.Conceder dotação superior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.


Sobre a elaboração da Lei de Orçamento, a Lei 4.320 de 64 que trata de direitos da elaboração e controle dos orçamentos e balanços dos entes federados, define que se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.


Nesse sentido, entre as proposições dispostas, não será admitido emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64

    O Texto diz assim:

    Art. 33. Não se admitirão emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a:

    a) alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta;

    b) conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes;

    c) conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado;

    d) conceder dotação superior aos quantitativos prèviamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.

    Essa questão pede um conhecimento do texto da lei, na questão temos:

    III.Conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço, ainda que tenha sido criado anteriormente.

    Na Lei temos:

    c) conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que não esteja anteriormente criado;

    As outras alternativas estão corretas logo.....

    Gabarito: Letra A


ID
5594143
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os fatos contábeis são aqueles que provocam modificações no patrimônio da entidade, sendo objeto de contabilização. Sobre os fatos contábeis, é CORRETO afirmar que existem:

Alternativas
Comentários
  • Aumentativos, Diminutivos e Permutativos.
  • Modificativos, Permutativos e Mistos

  • GABARITO: LETRA C

    Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.

    São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa.

    • Classificam-se em três grupos:
    • Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos)
    • Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e
    • Fatos contábeis mistos (ou compostos).
    • Permutativos, Qualitativos ou Compensativo

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.

    • Modificativos ou Compensativos

    São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.

    • Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.
    • Modificativos diminutivos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o

    Patrimônio Líquido (PL). Ex.: pagamento de despesas em geral, etc.

    • Mistos ou Compostos

    São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.

    • Mistos Aumentativos

    envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita (venda com lucro, aumenta PL). Ex.: recebimento de duplicatas com juros, pagamento de duplicatas com desconto, reforma de dívida com desconto, vendas com lucro, pagamentos de obrigações com desconto, etc.

    • Mistos diminutivos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa (venda

    com prejuízo, diminui PL). Ex.: recebimento de duplicatas com desconto, pagamentos de duplicatas com juros, reforma de dívida com juros, etc.

    --------------------------------------------------

    Os fatos contábeis alteram o Patrimônio sob seus dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo. Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos. Já os fatos modificativos e os fatos mistos geram mudanças reais na expressão monetária da situação líquida, ou seja, provocam variações de natureza quantitativa.

    --------------------------------------------------

    Fonte:https://www.socontabilidade.com.br

  • Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.

    São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa.

    • Classificam-se em três grupos:
    • Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos)
    • Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e
    • Fatos contábeis mistos (ou compostos).
    • Permutativos, Qualitativos ou Compensativo

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.

    • Modificativos ou Compensativos

    São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.

    • Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.
    • Modificativos diminutivos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o

    Patrimônio Líquido (PL). Ex.: pagamento de despesas em geral, etc.

    • Mistos ou Compostos

    São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.

    • Mistos Aumentativos

    envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita (venda com lucro, aumenta PL). Ex.: recebimento de duplicatas com juros, pagamento de duplicatas com desconto, reforma de dívida com desconto, vendas com lucro, pagamentos de obrigações com desconto, etc.

    • Mistos diminutivos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa (venda

    com prejuízo, diminui PL). Ex.: recebimento de duplicatas com desconto, pagamentos de duplicatas com juros, reforma de dívida com juros, etc.

    --------------------------------------------------

    Os fatos contábeis alteram o Patrimônio sob seus dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo. Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos. Já os fatos modificativos e os fatos mistos geram mudanças reais na expressão monetária da situação líquida, ou seja, provocam variações de natureza quantitativa.

  • Permutativos // Modificativos // Mistos


ID
5594146
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, nº 101 de 2000, é CORRETO afirmar que, os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas, se outro não estiver estabelecido pelas constituições estaduais ou nas leis orgânicas dos municípios, a contar do recebimento, no prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a prestação de contas, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    Neste caso, marquemos a alternativa que contempla corretamente o prazo que os Tribunais de Contas têm para emitir o parecer prévio conclusivo sobre as contas.

    Aqui, recorramos ao artigo 57 da LRF:

    Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de sessenta dias do recebimento, se outro não estiver estabelecido nas constituições estaduais ou nas leis orgânicas municipais.

    • § 1 No caso de Municípios que não sejam capitais e que tenham menos de duzentos mil habitantes o prazo será de cento e oitenta dias.

    • § 2 Os Tribunais de Contas não entrarão em recesso enquanto existirem contas de Poder, ou órgão referido no art. 20, pendentes de parecer prévio.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "C" é correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

  • Letra C

    Art. 57. Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de sessenta dias do recebimento, se outro não estiver estabelecido nas constituições estaduais ou nas leis orgânicas municipais.

    § 1º No caso de Municípios que não sejam capitais e que tenham menos de duzentos mil habitantes o prazo será de cento e oitenta dias.

    § 2º Os Tribunais de Contas não entrarão em recesso enquanto existirem contas de Poder, ou órgão referido no art. 20, pendentes de parecer prévio.

    @concurseironnildo

  • RESPOSTA: C

  • Letra C

    Art. 57.   Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de sessenta dias do recebimento, se outro não estiver estabelecido nas constituições estaduais ou nas leis orgânicas municipais.

  • GAB C

    Art. 57. Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de sessenta dias do recebimento, se outro não estiver estabelecido nas constituições estaduais ou nas leis orgânicas municipais.

    FONTE: MEUS RESUMOS + LEI COMPLEMENTAR Nº 101 DE 2000

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Bom, o caput do artigo 57 foi declarado inconstitucional (ADI 2238), porque, nas palavras do Supremo Tribunal Federal (STF), sua “leitura sugere que a emissão de parecer prévio por Tribunais de Contas poderia ter por objeto contas de outras autoridades que não a do Chefe do Poder Executivo".

    No entanto, o dispositivo apareceu em prova. Estranho, mas tudo bem. Vamos lá.

    O dispositivo prevê que:

    “Art. 57. Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de sessenta dias do recebimento, se outro não estiver estabelecido nas constituições estaduais ou nas leis orgânicas municipais."

    Prazo, portanto, de sessenta dias.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5594149
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sobre o patrimônio e sistemas contábeis, estabelecem de forma expressa o conceito de patrimônio público, sua classificação sob a visão contábil, o conceito e a estrutura do sistema de informação contábil.


Nesse sentido é CORRETO afirmar que o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até doze meses da data das demonstrações contábeis, entende-se por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Segunto a NBC T 16.2:

    Para efeito desta Norma, entende-se por:

    Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até doze meses da data das demonstrações contábeis. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    Conversibilidade: a qualidade do que pode ser conversível, ou seja, característica de transformação de bens e direitos em moeda.

    Exigibilidade: a qualidade do que é exigível, ou seja, característica inerente às obrigações pelo prazo de vencimento.

    Não Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis após doze meses da data das demonstrações contábeis. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    Unidade Contábil: a soma, a agregação ou a divisão de patrimônios autônomos de uma ou mais entidades do setor público.

    Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/08/NBCT-16_1-a-16_11_Setor_P%C3%BAblico.pdf>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Um certinho aqui pra contar na estatística pra autoestima até pegar a próxima prova da FGV kkkk

  • GABARITO: LETRA A.

    Trata-se de questão referente a definição de circulante e não circulante.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 8ª Edição.

    2.1.3. Ativo Circulante e Não Circulante (Página 151).

    Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:

    a. Estiverem disponíveis para realização imediata; e

    b. Tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.

    Os demais ativos devem ser classificados como não circulantes.

    2.2.3. Passivo Circulante e Não Circulante (Página 153).

    Os passivos devem ser classificados como circulantes quando corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis. Os demais passivos devem ser classificados como não circulantes.


ID
5594152
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sobre a classificação do patrimônio público sob o enfoque contábil, é CORRETO afirmar que o patrimônio público é estruturado em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o NBC T 16 - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público:

    CLASSIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO SOB O ENFOQUE CONTÁBIL. O patrimônio público é estruturado em três grupos:

    (a) Ativo – compreende os direitos e os bens, tangíveis ou intangíveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor público, que represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro.

    (b) Passivo – compreende as obrigações assumidas pelas entidades do setor público ou mantidas na condição de fiel depositário, bem como as contingências e as provisões.

    (c) Patrimônio Líquido – representa a diferença entre o Ativo e o Passivo.  

    Logo alternativa correta: Letra C


ID
5594155
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em que pese a classificação dos fatos contábeis, é de ciência a existência de determinadas espécies de fatos contábeis existentes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar ser uma das espécies de fatos contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Os fatos contábeis são classificados em:

    • Permutativos
    • Modificativos (aumentativos ou diminutivos)
    • Mistos (aumentativos ou diminutivos)
  • GABARITO: LETRA B

    Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.

    São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa.

    • Classificam-se em três grupos:
    • Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos)
    • Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e
    • Fatos contábeis mistos (ou compostos).

    • Permutativos, Qualitativos ou Compensativo

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.

    • Modificativos ou Compensativos

    São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.

    • Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o

    Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.

    • Modificativos diminutivos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o

    Patrimônio Líquido (PL). Ex.: pagamento de despesas em geral, etc.

    • Mistos ou Compostos

    São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.

    • Mistos Aumentativos

    envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita (venda com lucro, aumenta PL). Ex.: recebimento de duplicatas com juros, pagamento de duplicatas com desconto, reforma de dívida com desconto, vendas com lucro, pagamentos de obrigações com desconto, etc.

    • Mistos diminutivos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa (venda

    com prejuízo, diminui PL). Ex.: recebimento de duplicatas com desconto, pagamentos de duplicatas com juros, reforma de dívida com juros, etc.

    --------------------------------------------------

    Os fatos contábeis alteram o Patrimônio sob seus dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo. Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos. Já os fatos modificativos e os fatos mistos geram mudanças reais na expressão monetária da situação líquida, ou seja, provocam variações de natureza quantitativa.

    --------------------------------------------------

    Fonte:https://www.socontabilidade.com.br

  • GABARITO: B

    FATO CONTÁBIL: Os fatos contábeis são todos acontecimentos que provocam alterações qualitativas e/ou quantitativas no patrimônio da empresa, podendo alterar, ou não, a situação líquida patrimonial. A classificação dos fatos contábeis é dividida em:

    A)Fatos Permutativos: não alteram o valor do patrimônio líquido, visto que representam apenas permuta entre elementos patrimoniais.

    B)Fatos Modificativos: aqueles que alteram o valor do patrimônio líquido.

    C)Fatos Mistos: são simultaneamente permutativos e modificativos. 


ID
5594158
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em consonância com a Lei 101 de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas a responsabilidade na gestão fiscal, é CORRETO afirmar que o relatório resumido da execução orçamentária, previsto pela Constituição Federal de 1988, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, após o encerramento de cada bimestre, em até:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    LRF:

    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    (...)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla, de forma correta, o prazo para publicação do relatório resumido da execução orçamentária.

    Consoante o artigo 52 da LRF, o relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

    • I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:
    • ……a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

    • ……b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;
    • II - demonstrativos da execução das:
    • ……a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

    • ……b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

    • ……c) despesas, por função e subfunção.

    Podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

  • Questão sobre os instrumentos de transparência, controle e fiscalização previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    A LRF reforçou o princípio da transparência, abrangendo todo o planejamento (planos, diretrizes orçamentárias e orçamentos) até a execução dos programas e divulgação de resultados obtidos.

    Nesse contexto, a LRF define os instrumentos de transparência da gestão fiscal: planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF); e as versões simplificadas desses documentos.

    Dica! É muito comum cair em prova a distinção entre esses dois relatórios. Uma das dicas que sempre dou é decorar que o RGF traz comparações quadrimestrais com os limites da LRF, enquanto que o RREO traz bimestralmente o balanço orçamentário e demonstrativos diversos. O RGF abrange demonstrativos apenas no último quadrimestre.

    A questão trata especificamente do prazo máximo que o Poder Executivo tem para publicar o RREO, após o encerramento do bimestre.

    Vejamos a disposição do art. 165 CF88 combinada com o art. 52 da LRF:

     “Art. 165. § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. (Vide Emenda constitucional n.º 106, de 2020.)"

    “Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:"

    Atenção! Perceba que a LRF apenas reproduz o prazo máximo de trinta dias estabelecido na Constituição Federal de 1988.  

    Logo, é CORRETO afirmar que o relatório resumido da execução orçamentária, previsto pela Constituição Federal de 1988, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, após o encerramento de cada bimestre, em até Trinta dias (alternativa A).

    As demais alternativas trazem prazos inventados pelo examinador.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • GAB A

    Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é basicamente um relatório que tem por função averiguar se, durante a execução orçamentária, os limites de gastos estabelecidos pela LRF estão sendo respeitados. Assim, sempre que ler "comparativo com limites" ou qualquer coisa nesse sentido, pode garantir de estar diante do RGF; lembrando que é emitido quadrimestralmente.

    Os limites averiguados são:

    1. Despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;
    2. Dívidas consolidada e mobiliária;
    3. Concessão de garantias;
    4. Operações de Créditoinclusive por antecipação de receita.

    Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) RREO é um balanço que espelha as receitas e despesas orçamentárias, permitindo o acompanhamento da execução orçamentária. É no RREO que há o acompanhamento da arrecadação e aplicação das receitas; lembrando que é emitido bimestralmente. 

    CF/88 Art. 165, § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

    FONTE: MEUS RESUMOS + LEI COMPLEMENTAR Nº 101 DE 2000

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5594161
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as proposições e responda:


I.Observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.

II.Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações.

III.Utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação.

Em conformidade com a Lei de Transparência, nº 12.527 de 2011, que vem assegurar o direito fundamental de acesso à informação, é CORRETO afirmar que, dos dispostos pelas proposições, são diretrizes previstas pela Lei de Transparência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Todos os itens estão corretos. Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11):

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
5594164
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

Em "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR", a oração em destaque é classificada sintaticamente como: 

Alternativas
Comentários
  • O que os homens perceberam? QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR

  • Letra D.

    Orações subordinadas substantivas:

    -São introduzidas pelas conjunções integrantes QUE e SE.

    -Teste: Substituir a oração sub. substantiva por ISSO/DISSO/NISSO.

    -Classificam-se em: Subjetiva, predicativa, objetiva direta (caso da questão), objetiva indireta, complemento nominal, apositiva...

    Fonte: Baseada nas aulas do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    Bons estudos!!!! ❤️✍

  • Só acrescentando:

    Orações subordinadas adjetivas: aquela que se encaixa na oração principal, funciona como adjunto adnominal e classificam-se como RESTRITIVAS E EXPLICATIVAS.

    Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas por vírgula da oração principal.

    Ex: os jogadores de futebol, que são iniciantes, não recebem salários.

    Restritas: Restringem o significado do antecedente e não são separadas por vírgulas da oração principal.

    Ex: os artistas que declararam seu voto foram criticados.

    A oração coordenada explicativa também apresenta um motivo ou uma causa, mas não da ocorrência referida na oração anterior, e, sim, do motivo que leva o emissor a referir aquela ação, a fazer aquele pedido ou dar uma ordem, a dar aquele conselho ou ainda a levantar uma hipótese.

  • Gabarito D

    Objetiva direta.

    A oração é composta por subordinação.

    "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR", 

    OP: Logo os homens perceberam

    A partícula "QUE" exerce a função de conjunção integrante

    Para saber se é Conjunção ou Pronome basta substituir o "QUE" por "isso"

    LOGO OS HOMENS PERCEBERAM ISSO

    O SUJEITO ESTÁ NA ORAÇÃO PRINCIPAL, sendo assim. A oração é objetiva direta

  • Tem sujeito e perguntou o quê? É O.D

  • Em "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR", a oração em destaque é classificada sintaticamente como: 

    oração tem sujeito? Sim! " Os homens"

    Quem percebe... Percebe alguma coisa

    Ent o verbo é transitivo direto

    Logo o complemento tem de ser um objeto direto.

    Prova real= tem alguma preposição antes do pronome? Não!

    Prova real= substitua o pronome relativo por "isso". fez sentido ? Sim! "Perceberam isso"

    Agora tirando isso do âmbito simples e levando ao composto:

    Oração subordinada substantiva objetiva direta

    Onde a oração subordinada faz papel de objeto direto comparada com a oração principal

  • PPMG/2022, meu nome estará lá, anota ai!

  • Logo os homens perceberam...

    Os homens perceberam ISSO.

    Quem percebe, percebe algo. Logo, temos um VTD que pede um OBJETO DIRETO.

    Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

    Oração porque tem verbo.

    Subordinada porque tem relação de dependência. Não tem sentido sozinha.

    Substantiva porque tem sentido de substantivo.

    Objetiva direta porque atua como um objeto direto.

    Espero ter ajudado. Vamos nos ajudar! Pedir os comentários dos prof. do QC. Enfim.

    Se expliquei alguma coisa errada, por favor, corrijam-me.

  • a professora Grasiela Cabral ensina muito bem sobre tudo isso. super recomendo.
  • ✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

    "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR"

    VERBO ANTES? É "INTEGRANTES" (FONTE:XANDÃO)

    TROQUE POR ISSO

    > VERBO ANTES + ISSO = CONJUNÇÃO INTEGRANTE

    SEMPRE? EM REGRA

    CASOS QUE EU JÁ VI EM ALGUMAS QUESTÕES RESPONDINDAS AQUI QUE PODE TENTAR TE CONFUNDIR.

    COLOCAM UMA PALAVRA QUALQUER IMEDIANTAMENTE ANTES PARA TENTAR CONFUNDIR.

    EXEMPLO 1

    "EU QUERO MAIS QUE VOCÊ ACEITE A JESUS COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR"

    QUERO ISSO = QUE VOCÊ ACEITE A JESUS...

    PERCEBEU? MUDOU ALGO? NÃO!

    EXEMPLO 2:

    "VOCÊ DIZ VÁRIAS E VÁRIAS VEZES QUE VAI MUDAR E NÃO MUDA"

    DIZ ISSO = QUE VAI MUDAR

    PERCEBEU? MUDOU ALGO? NÃO!

    >CHAMO ESSA PARTE AI DE INTROMETIDO

    QUALQUER ERRO SÓ DIZER

    ✍ GABARITO: D


ID
5594167
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

Em "Tomou então a difícil decisão: DETERMINOU ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo", a forma verbal "DETERMINOU" pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Quem determina, determina algo ou alguma coisa. (Transitivo direto), mas dentro do contexto: determinou A QUEM? AO capataz. (transitivo indireto)

    Logo, bitransitivo pois que pede simultaneamente dois complementos.

    qualquer erro, avisem!

  • Gurizada,

    O Verbo " Determinar " exige o complemento direto ( o determinou) e complemento indireto ( a quem determinou?)

  • Gab: C

    "Tomou então a difícil decisão: DETERMINOU (VTDI) ao capataz (Obj. Indireto) que sacrificasse o animal (Obj. Direto) ...

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • GABARITO - C

     DETERMINOU ao capataz que sacrificasse o animal (...)

    DETERMINOU ALGO/ que sacrificasse o animal ( OD )

    A ALGUÉM / ao capataz ( OI )

    • no contexto quem determina, determina algo a alguém
  • ai que odiooooo

  • quem determina, determina alguma coisa(TD) A alguém(TI)


ID
5594170
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

A forma verbal destacada no trecho "O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA", está conjugada no:

Alternativas
Comentários
  • A) Correta: Pretérito mais que perfeito do indicativo: ... que o animal não se MACHUCARA

    B) Incorreta: Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: ... que o animal não se MACHUCASSE

    C) Incorreta: Pretérito Imperfeito do Indicativo: ... que o animal não se MACHUCAVA

    D) Incorreta: Pretérito Perfeito do Indicativo: ... que o animal não se MACHUCOU

  • Gabarito A

    Pretério mais que perfeito - indica um evento perfeitamente acabado antes de outro no passado, ou seja, uma ação passada antes da outra.

  • Eliminei as duas ultimas alternativos e fiquei entre A e B. Fique surpresa de ter acertado, pois sou péssima em conjugação verbal.

  • gabarito letra A

    O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA", está conjugada no:

    MACHUCARA= TINHA SE MACHUCADO

    OS TEMPOS VERBAIS = MODO INDICATIVO

    PRETÉRITO PERFEITO= UMA AÇÃO QUE FOI CONCLUÍDA

    A menina correu feliz

    PRETÉRITO IMPERFEITO= AÇÃO INCOMPLETA

    A menina corria feliz

    PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO. aqui, que é o X DA QUESTÃO, expressa um fato ocorrido antes de outro fato terminado, por exemplo.

    QUANDO EU CHEGUEI, MINHA MÃE JÁ TINHA SAÍDO

  • Questão bem didática.

    Pretérito Mais que Perfeito do indicativo: Indica um evento perfeitamente acabado antes de outro no passado, ou seja, uma ação passada antes de outra passada.

    Sua desinência é –RA.

  • é só trocar pelo período composto: tinha/havia machucado


ID
5594173
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

Assinale a alternativa cuja palavra destacada seja um pronome relativo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa letra D Substituir as outras hipóteses por ISSO, no lugar do QUE, resultando em conjunção integrante. Na letra D não faz sentido a substituição.
  • Boa explicação adriano:

    pra quem n entendeu:

    A) Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de QUE um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.(Um dia, seu capataz veio trazer ISSO.)

    B O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se QUE o animal não se machucara. (O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou ISSO )

    C Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou QUE não valeria a pena investir numa operação de resgate. (Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou ISSO)

    D Um fazendeiro, QUE lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. (Um fazendeiro, ISSO.. não faz sentido)

  • ➥ O pronome relativo é um elemento conector de caráter anafórico, isto é, refere-se a um termo antecedente explícito (substantivo (normalmente!), pronome substantivo, numeral substantivo, advérbio, verbo no infinitivo ou oração reduzida de infinitivo), substituindo-o. Sintaticamente falando, todo pronome relativo (sempre!) refere-se a um termo de outra oração ao introduzir oração subordinada adjetiva (restritiva ou explicativa).

    O pronome relativo que costumeiramente aparece é o "QUE". Veja:

    Que (substituível pelo variável o qual)

    • É invariável.

    • Refere-se a pessoas ou coisas.

    • É chamado de relativo universal, pois pode – geralmente – ser utilizado em substituição de todos os outros relativos.

    Exemplos:

    – As mulheres, que (=as quais) são geniosas por natureza, permanecem ótimas.

    – Minha sogra, a que (= à qual) tenho grande aversão, está viva ainda.

    – Os dois, que (= os quais) você ajudou, já estão recuperados.

    – Há uma boa variedade de atividades de que (= das quais) o professor também é um observador.

    Gabarito: D

  • Cuidado com esses bizus, pois essa regra do ISSO se encaixa perfeitamente nos caso de QUE como preposição acidental, que pode ser tanto QUE ou DE.

    Ex: Terei que fazer o exercício / Terei que fazer o exercício.

    Vendo as explicações acima de forma isolada pode até que se consiga resolver facilmente, mas numa prova a situação é totalmente diferente.


ID
5594176
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

O trecho destacado em "Tomou então a difícil decisão: DETERMINOU AO CAPATAZ QUE SACRIFICASSE O ANIMAL, JOGANDO TERRA NO POÇO ATÉ ENTERRÁ-LO ALI MESMO" está exercendo a função sintática de:

Alternativas
Comentários
  • O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.

    Gabarito = C

  • VIU "DOIS PONTOS" SE LIGA NO APOSTO

    Diogo França

  • PESSOAL OLHA QUE BACANA ESSA FORMA DE DIFERENCIAR:

    COMPLEMENTO NOMINAL VS ADJUNTO NOMINAL.

    ASSISTE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    https://youtu.be/OGG9U8PAKEQ

    SEGUE ----------->>>> @CONCURSEIRO.NUNCADESISTE

  • Os dois pontos foi introduzido para Explicar um termo anteriormente citado.

    que decisão? DETERMINOU AO CAPATAZ QUE SACRIFICASSE O ANIMAL, JOGANDO TERRA NO POÇO ATÉ ENTERRÁ-LO ALI MESMO

  • Aposto explicativo.

  • APOSTO

    • Tem valor de substantivo;
    • Explica, desenvolve, resume outro termo sintático antecedente;
    • Vem separado por dois pontos ou travessão.

    Exemplo: Ontem, domingo, passei o dia estudando

    • Classificação:
    • Exemplificativo

    Só queria uma coisa: paz.

    • Enumerativo

    A vida se compõe de muitas coisas: fé, amor, ação.

    • Resumidor/ Recapitulativo

    Doces, salgados, bebidas, tudo preparado para a festa.

    • Comparativo

    o menino, um pequeno generalmandava no pai.

    • Distributivo

    Ana e Laura são minhas alunas. Esta gosta de Literatura, aquela, de gramática.

    • Aposto de oração

    Ele correu muito, sinal de preparo físico.

    GABARITO: C


ID
5594179
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

Assinale a alternativa que apresenta a regra que justifica a acentuação gráfica da palavra CAÍDO em "Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia CAÍDO num velho poço abandonado." 

Alternativas
Comentários
  • Acentuar os hiatos tônicos I e U seguidos de S ou sozinhos.

    Exemplos: juízes, saúde, país.

  • LETRA C

    Hiato

    As letras i e u (seguidas ou não de s) quando em  são acentuados desde que estas letras não sejam precedidas por ditongo em palavras paroxítonas e que estejam isoladas em uma sílaba (só o i ou só o u).

    Exemplos: a-íba-la-ús-tree-go-ís-tafa-ís-cavi-ú-vohe-ro-í-nasa-í-dasa-ú-de.

  • Na verdade não existe " segunda vogal tônica" Texto mal redigido, dá a entender que podem estar na mesma sílaba ou que existe uma hierarquia ou que estão intimamente ligadas numa sequência. Não. Ou é vogal, ou semivogal. Ou estão na mesma sílaba ou não. Se rstá em sílaba separada, não é "segunda vogal " e sim vogal, pois não existe sílaba sem uma vogal.

    Uruguai - U(vogal) - ru(vogal) - guai. (SemiVogal-Vogal-SemiVogal)

    Por fim, I, U tônicos e sozinhos( sílaba independente) acentua.

    Ca- í - do. 3 sílabas independentes. 3 vogais independentes. Nenhuma semivogal. Masi uma vez. Não existe "segunda vogal" É hiato pq é uma vogal independente da anterior. Cuidado com esses textos mal redigidos.

    Gabarito C

  • Letra C, mas "e estejam sozinhas" já é passível de anulação.

  • i e u tônico quando estiverem sozinhos ou seguidos de s são acentuados por serem hiatos, lembrando que não podem ser seguidos de nh e que não existe hiato acentuado proparoxítono

  • O jeito é ir na menos errada.

  • GAB: C

    Átona: não tem sentido sozinha

    tônica: tem sentido sozinha


ID
5594182
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o verbete que segue:


banco

ban·co


sm

1-Assento estreito de madeira, cimento, ferro ou plástico, com ou sem encosto, geralmente para várias pessoas.

2-Assento para uma pessoa, redondo ou quadrado, sem encosto, com três ou quatro pés; banqueta, mocho.

3-Balcão de loja.

4-Mesa de trabalho, comprida e rústica, para marceneiros, carpinteiros, serralheiros etc.; bancada.

5-ECON Instituição financeira que tem como atividades principais receber depósitos de dinheiro em conta-corrente, efetuar empréstimos, aplicar capitais, efetuar cobranças, operar no mercado cambial etc.

6-Local onde funciona essa instituição.


Fonte: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=eWKj


As acepções do substantivo "BANCO" no verbete caracterizam o que é chamado precisamente de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ➥ Chamamos de Polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

    Exemplo de polissemia:

    Vela:

    1. Peça cilíndrica de substância gordurosa e combustível, com um pavio no centro, e que serve para alumiar; círio.

    2. Peça que produz a ignição nos motores de explosão.

    3. Peça de lona ou de brim que, ao receber o sopro do vento, impele embarcações; pano.

    4. Ato de velar.

    Manga:

    1. Parte do vestuário onde se enfia o braço.

    2. Qualquer peça em forma de tubo que reveste ou protege outra peça.

    3. O fruto da mangueira.

  • Polissemia

    A polissemia representa a diversidade de significados de uma palavra, isto é, ocorre quando uma mesma palavra tem mais de um significado. A palavra “graça” pode ter significados diferentes em uma frase. Remete a algo engraçado ou a algo que não tem custo, que é gratuito.

    → Exemplos:

    > A criança quebrou a perna no acidente.

    > A perna da cadeira está suja.

    > Que letra ilegível!

    > A letra dessa música é muito bonita.

  • POLISSEMIA

    • Uma palavra apresenta mais de um significado em diferentes contextos.

    Exemplo: banco (instituição financeira/assento)

    Gabarito: D

    -----------------------------

    Sobre os outros itens:

    A) PARÔNIMOS

    • Significados diferentes;
    • Muito parecidos na pronúncia e na escrita.

    Exemplos:

    Ratificar: confirmar / Flagrante: evidente

    Retificar: corrigir / Fragrante: perfumado

    B) HOMÔNIMOS

    • São palavras diferentes no sentido, mas que têm a mesma pronúncia.
    • Dividem-se em:

    a) Homônimos Perfeitos

    - Palavras diferentes no sentido;

    - Idênticas na escrita e na pronúncia

    Exemplo: como vais? / Eu como salada.

    b) Homônimos Imperfeitos.

    1. Homônimos homógrafos

    -Apresentam mesma escrita e a mesma pronúncia, exceto a abertura da vogal tônica.

    Exemplos: almoço (verbo) / almoço (substantivo)

    2. Homônimos homófonos

    - Apresentam mesma pronúncia;

    - grafia diferente.

    Exemplo: seção / sessão / cessão

    C) Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. 

    Exemplo: Renato disse ao amigo que havia chegado. (Não se sabe quem havia chegado. Renato ou o amigo?)


ID
5594185
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego do elemento sublinhado compromete a coerência da frase:

Alternativas
Comentários
  • Que elemento sublinhado?

  • Pensei que fosse erro do Qconcursos, mas nem no arquivo da prova está sublinhado. Certamente essa questão será anulada.

  • Gabarito B

    As pessoas esqueceram que devem sonhar, por conseguinte algumas ainda persistem em ir além. (Está errado porque essa conjunção indica consequência, o certo seria usar alguma conjunção adversativa)

    Ex: As pessoas esqueceram que devem sonhar, porém algumas ainda persistem em ir além.

    por conseguinte: locução conjuntiva. Indica consequência ou efeito do que foi anteriormente mencionado, referido, falado; Sinônimos: em resposta a; por consequência; logo, portanto...

  • ESSA QUESTÃO FOI ANULADA PELA BANCA!!


ID
5594191
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vícios de linguagem são todas as expressões ou construções que alteram a norma padrão ou norma culta. Geralmente, elas são provocadas por descuido ou por falta de conhecimento das regras por parte do falante.


Entre, os vícios de linguagem está o SOLECISMO que ocorre quando:

Alternativas
Comentários
  • Solecismo é o desvio que envolve erros de sintaxe na construção de um trecho ou combinação de palavras, podendo ser de concordância, de regência, de colocação e de má estruturação. “Meus irmão são muito briguentos.” em vez de “Meus irmãos são muito briguentos.” “Cheguei na sua casa.” em vez de “Cheguei à sua casa.”

  • Sou praticante do SOLECISMO na minha linguagem oral.

  • A pronúncia de palavras seguidas produz um som desagradável ou inapropriado é CACOFONIA OU CACÓFATO.

    X Há erro de concordância, regência ou de colocação pronominal. é SOLECISMO.

    Há desvio causado pelo uso de palavras cujas terminações são iguais, ocorrendo sons repetitivos na prosa. é ECO.

    Há desvio que pode ser feito pela pronúncia, acentuação, ortografia, flexão ou semântica. é BARBARISMO.


ID
5594194
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA contendo a data da emancipação Político Administrativa de Guaraciaba/SC.


https://www.guaraciaba.sc.gov.br/municipio/index/codMapaItem/9280

Alternativas

ID
5594197
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O nome da nova variante do coronavírus está causando alguma confusão.

Desde maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) usa letras do alfabeto grego para nomear as variantes do coronavírus. A Delta foi a mais dominante, seguida por outras oito - incluindo Épsilon, Iota e Lambda - que até agora praticamente desapareceram.

Então, depois que uma nova variante com o pesado nome científico de B.1.1.529 foi descoberta na semana passada na África do Sul, os espectadores poderiam esperar que a OMS a nomeasse com a próxima letra grega da lista: Nu.

Mas a agência de saúde ignorou Nu, junto com a letra seguinte - Xi (...).

"Nu é facilmente confundido com 'novo' [em inglês] e Xi não foi usado porque é um sobrenome comum", explicou a organização em um comunicado enviado por e-mail à CNN.


Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/

Assinale a alternativa CORRETA contendo o nome da nova variante acima descrita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O pequeno "o" do alfabeto grego.

    Uma gripe.

  • A QUESTÃO COBRA DO CANDIDATO CONHECIMENTO EM SAÚDE MUNDIAL NO CONTEXTO DA COVID-19

    As VOIs são aquelas cepas que não podem ser consideradas VOCs, mas foram registradas e estão sob observação.

    Vale ressaltar que todo vírus sofre mutações em seu material genético, mas nem todas necessariamente causarão alguma alteração no vírus.

    As VOIs também recebem uma nova nomenclatura:

    • B.1.427/B.1.429 (encontrada nos EUA) será Epsilon
    • P.2 (encontrada no Brasil) será Zeta
    • B.1.525 (encontrada em "vários países") será Eta
    • P.3 (encontrada nas Filipinas) será Theta
    • B.1.526 (encontrada nos EUA) será Iota
    • B.1.617.1 (encontrada na Índia) será Kappa
    • B.1.1.529 (encontrada na África do Sul) será Ômicrom

    Fonte: https://exame.com/ciencia/oms-anuncia-nova-nomenclatura-para-variantes-da-covid-19-veja-lista/

    Gabarito: C)

  • GAB-C

    Ômicron.

    A variante Ômicron ou Ómicron é uma variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. 

    CONTINUE ESTUDANDO!!

  • Epsilon = encontrada nos EUA

    Zeta = Brasil

    Eta = varioas países.

    Theta = Filipinas

    lota =EUA

    India = Kappa

    Africa Do Sul = Omicron

    O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que foram identificados no Brasil três casos da linhagem BA.2 da variante ômicron - um no Rio de janeiro e dois em São Paulo, todos notificados à pasta.


ID
5594200
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (08/12) um projeto que cria novas regras para o mercado de câmbio e para a circulação de capital estrangeiro no país. O texto segue para a sanção presidencial.

Depois, o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central ainda terão de definir regulamentação específica e estabelecer um prazo de adaptação para o mercado. Com isso, as novas regras podem demorar até um ano para entrar em vigor.

O ponto mais polêmico da proposta é o que transfere do Conselho Monetário Nacional para o Banco Central a competência para autorizar novos setores da economia a manterem contas em moeda estrangeira no país.


Disponível em https://g1.globo.com/economia/

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA contendo uma nova regra conforme o projeto acima mencionado.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    2022 é o ANO DA SUA APROVAÇÃO

    Atualidades mesclada com raciocínio logico !

  • A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO EM ECONOMIA NACIONAL

    O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto quecria novas regras para o mercado de câmbio e para a circulação de capital estrangeiro no país. A lei aprovada que:

    • a compra e a venda de moeda estrangeira entre pessoas físicas (prática atualmente vedada) passará a ser permitida, com limite de até US$ 500.
    • a declaração de moeda em espécie para viagens internacionais, na entrada e na saída do Brasil, passará a ser obrigatória a partir de US$ 10 mil – atualmente, mais de R$ 55 mil.
    • serão criadas condições para novos modelos de negócios ligados a inovações nas transferências e pagamentos para o exterior e de estrangeiros no Brasil – e os serviços também poderão ser executados por fintechs (pequenas empresas de tecnologia do setor financeiro).
    • projetos de infraestrutura, geralmente de longo prazo, poderão ser referenciados em moeda estrangeira se houver investidor internacional envolvido.
    • serão autorizadas transferências em reais para fora do Brasil. Atualmente, as pessoas físicas ou empresas têm de fechar um contrato de câmbio, em outra moeda, para enviar os recursos ao exterior.
    • pessoas e empresas poderão pagar contas no Brasil em moeda estrangeira, em algumas situações. 
    • bancos brasileiros poderão financiar no exterior a compra de exportações brasileiras. Hoje, a lei impede essa operação.
    • importações poderão ser pagas mesmo sem o ingresso dos bens no Brasil.
    • será reduzida a burocracia para entrada de investidores estrangeiros no Brasil. 
    • um exportador brasileiro que receba recursos no exterior poderá emprestá-los a uma subsidiária da empresa fora do país.

    Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/12/09/entenda-a-nova-lei-cambial-limite-maior-para-viagens-conta-em-dolar-e-aval-para-pix-internacional.ghtml

    Gabarito: A)

  • GAB-A

    Pessoas e empresas poderão pagar contas no Brasil em moeda estrangeira, em algumas situações.

    Gamora, você sempre foi fraca!

    CONTINUE ESTUDANDO!!

  • PONTOS PRINCIPAIS.

    Abrir contas em moedas estrangeiras no país .Caberá o banco central regulamentar quem poderá manter esse tipo de conta.

    viagem > Agora permitindo brasileiros podem comprar até 10 mil dolares em qualquer moeda estrangeira que desejarem.

    • pessoas e empresas poderão pagar contas no Brasil em moeda estrangeira, em algumas situações. 


ID
5594203
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município de Guaraciaba, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5594206
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Guaraciaba está localizado na:


https://www.sc.gov.br/conhecasc/municipios-de-sc/guaraciaba

Alternativas