SóProvas



Prova CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 3


ID
882646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Espanhol de nascimento, mas atuante na América Latina há mais de quarenta anos, Jesus-Martín Barbero destacou-se pela ênfase que deu às mediações culturais e sociais como variantes alternativas para a compreensão dos fenômenos da comunicação, tendo sido um severo crítico tanto das abordagens funcionalistas quanto do “esquematismo” de esquerda.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    Jesus-Martín Barbero nasceu na Espanha, em 1937, mas vive na Colômbia de 1963. É Doutor em Filosofia e em Antropologia e Semiótica.
    Autor do livro "Dos Meios às Mediações", é pesquisador da Comunicação e Cultura e um dos expoentes nos estudos culturais contemporâneos. O autor é contrário a corrente funcionalista. Ele conseguiu revitalizar o campo de estudos na América Latina com sua crítica ao esquematismo da esquerda.


    Fonte: Wikipédia e Portal Globo Universidade.
  • Jesus Martin Barbero é  um alicerce teórico fundamental da crÌtica ao funcionalismo hegemônico da comunicação. Ele conseguiu revitalizar o campo de estudos na América Latina com sua crítica ao esquematismo da esquerda -profundamente autoritário e funcionalista-, com seus projetos de pesquisa sobre as mais importantes mediações culturais e sociais, com a ruptura conceitual que introduziu no campo ao separar a problemática da comunicação do profissionalismo funcional. MartÌn Barbero inovou, tanto no desenho das perspectivas de estudo, quanto nos problemas tratados e nas metodologias aplicadas para o estudo. A sociedade, a cultura, a polÌtica e a história são para ele realidades, contextos e formulações teóricas essenciais para compreender os processos de comunicação. 


ID
882649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Sem ser conhecido, do ponto de vista pragmático, como um teórico da comunicação, o educador Paulo Freire foi assim identificado pelo reconhecimento que fez do modelo “difusionista” da extensão rural como um processo, ao mesmo tempo, comunicativo e pedagógico.

Alternativas
Comentários
  • "Em especial no Brasil, os estudos do modelo de difusão de inovações concentraram-se na área rural, nos anos 60, avaliando a função da comunicação de massa no desenvolvimento da agricultura e da pecuária. É todo um esforço de pesquisa que girou em torno do modelo difusionista, e cuja finalidade precípua era encontrar artifícios de comunicação que pudessem convencer os agricultores à adoção de certas inovações tecnológicas, como a mecanização, uso de adubos, diversificação da culturas, etc. Paulo Freire critica o modelo difusionista por ser uma invasão cultural e por tentar manipular inconscientemente os agricultores."
  • Não foi difusionista mas sim  Humanismo crítico.


ID
882652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

A inserção do pesquisador no ambiente natural de ocorrência do fenômeno, a sua interação com a situação investigada e o compartilhamento, pelo investigador, das atividades do grupo ou do contexto estudado são características da pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • Errei, achei que fosse jornalismo gonzo.
  • Os Princípios fundamentais da pesquisa participativa: Segundo HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 224p. são:

    a) a possibilidade lógica e política de sujeitos e grupos populares serem os produtores diretos ou associados do próprio saber que mesmo popular não deixa de ser científico;

    b) o poder de determinação de uso e do destino político do saber produzido pela pesquisa, com ou sem a participação de sujeitos populares em suas etapas;

    c) o lugar e as formas de participação do conhecimento científico erudito e de seu agente profissional do saber, no ‘trabalho com o povo’ que gera a necessidade da pesquisa, e na própria pesquisa que gera a necessidade da sua participação.

    As pesquisas tendo como princípio único a geração de conhecimentos de especialistas, para serem transmitidos de forma vertical aos atendidos pelos seus resultados, assim como a própria transferência de tecnologia, vêm sendo questionadas em suas concepções e eficiências.

    Um exemplo: Muitos agricultores sob este conceito de pesquisa, abandonaram o campo e desistiram de suas profissões, por cause de idéias muito bem pesquisadas, mas completamente fora da realidade de quem as recebia e para quem eram destinadas. Isto se deveu as pesquisas por não considerarem, em algumas vezes, o contexto, a quem se destinavam, ou sua realidade, ou fatores que eram importantes aos mesmos, muitas vezes culturais, educacionais, sociais, ambientais ou econômicos. Outra razão forte para esta decadência da pesquisa tradicional é que os pesquisadores muitas vezes não retornavam os resultados de suas pesquisas aos seus objetos de estudo. O que é mais difícil de ocorrer em pesquisas feitas de forma participativa.

  • Escreva s

    Formas de Participação:

    De acordo com vários autores, existem diferentes tipos de participação. Por exemplo, a autora Sherry R. Arnstein criou 8 degraus da escada da participação, nos quais cada degrau acima aumenta o grau de participação:

    Níveis de poder cidadão:

    8 Controle cidadão; 7 Delegação de poder; 6 Parceria.

    Níveis de concessão mínima de poder:

    5 Pacificação; 4 Consulta; 3 Informação.

    Não-Participação:

    2 Terapia; 1 Manipulação.

    Formas de Pesquisa participativa:

    - Pesquisa participativa, segundo Souza e outros (2008): uso de técnicas como entrevistas, interação pesquisadores, extensionistas e agricultores com o objeto pesquisado, ênfase nos processos e em trabalhos de campo contínuos. Segundo Barbier (1996): “definição de uma estratégia de intervenção baseada na construção de relações mais democráticas entre os atores”.

    - Pesquisa-ação segundo Souza e outros (2008): observação, análise, coleta de dados, identificação e definição de problemas, planejamento de ações, execução e avaliação em conjunto. Segundo Barbier (1996): “... permite avanços no diálogo técnico, ampliando a percepção dos atores envolvidos quanto à realidade dos agricultores, a ponto de produzir conhecimentos para transformá-la”.

    - Pesquisa participante

    A visão dos modelos de pesquisa participativa para a Administração:

    Pode-se dizer que os modelos participativos tendem a gerar maior eficiência nos processos e rotinas da organização possibilitando aos gestores delegar maior responsabilidade e funções aos colaboradores.

    eu comentário...

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_participativa


ID
882655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Uma das características da chamada Escola de Frankfurt e de seu conjunto de teorias é a unanimidade de seus pensadores no ceticismo em relação ao papel dos meios de comunicação. Segundo esses pensadores, esse papel é orientado sistematicamente para a produção de uma indústria cultural impeditiva de uma comunicação dialógica e, portanto, autêntica.

Alternativas
Comentários
  • Os estudiosos da Escola de Frankfurt cunhavam o termo "indústria cultural" de forma pejorativa. Acredito que o erro dessa questão esteja no enunciado indicar o contrário. Alguém pode me ajudar? Para esses teóricos, a indústria cultural (forma como se referiam à cultura de massa) manipulava os indivíduos e visava apenas o lucro. Prevalece a ideia de que há uma adesão acrítica do receptor em relação aos valores impostos pela mídia. O indivíduo deixa de decidir autonomamente na fase da indústria cultural.

    Além disso, o mercado de massas impõe a esse público esterióticos e produtos de baixa qualidade. "Aquilo que a indústria cultural oferece de continuamente novo não é mais do que a representação, sob formas diferentes, de algo que é sempre igual". (Adorno, 1947)

    Comentário baseado no livro  "Obras Jornalísticas".
  • Eu acredito que o erro esteja no final da setença "esse papel é orientado sistematicamente para a produção de uma indústria cultural impeditiva de uma comunicação dialógica e, portanto, autêntica."

    Eles realmente cunhavam a expressão como algo negativo por haver um sistema econômico e polítco (capitalismo) por trás do processo de comunicação, no entanto a comunicação pode ser sim dialógica. A indústria cultural não impede o debate, mas pode muito bem direcioná-lo da maneira que achar melhor
    .
  • Obrigada, Yasmin! Não sabia dessa informação! :)
  • A questão está mal escrita. Acho que o erro está na palavra "autêntica", pois a Escola de Frankfurt considerava que a indústria cultural não era autêntica, não havia originalidade, era tudo cópia, reprodutibilidade
  • Penso diferente. O erro da questão está no trecho "é a unanimidade de seus pensadores".
  • Também considero que o erro esteja na "unanimidade". Não havia unanimidade na Escola de Frankfurt.

    "Benjamim valorizava (parcialmente) os meios de comunicação de massa com a ideia da perda da aura e o acesso mais facilitado à arte", fonte: professor Luiz Campos, Ponto dos Concursos.

  • O erro está em unanimidade.


    "Todos eles foram pensadores independentes, cujos interesses se estendiam por diversos campos do saber. Agrupando-os havia apenas o projeto filosófico e político de elaborar uma ampla teoria crítica da sociedade"

    (p.37) HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação : conceitos, escolas e tendências.


ID
882658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Criado pela Unesco, em parceria com o governo equatoriano, o Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para America Latina (Ciespal) desempenhou, por mais de quatro décadas, uma dupla missão: disseminar na América Latina o pensamento comunicacional oriundo das matrizes europeias e norte-americanas e proporcionar aos profissionais de imprensa uma formação liberal e polivalente.

Alternativas
Comentários
  • CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS SUPERIORES DE COMUNICAÇÃO PARA AMERICA LATINA (Ciespal) foi criado com apoio da Unesco em 1959 no equador, oferecendo cursos para aperfeiçoamento de profissionais que atuam em comunicação de massa na região e atuando na formação das primeiras gerações de pesquisadores latino americanos. O ciespal atuou por mais de duas decadas como o principal elo de ligação entre os especialistas, as escolas e os diversos centros de reflexão da informação. Ele reduziu substancialmente o grande fosso incomunicante que sempre isolou os profissionais de comunicação da região. O ciespal também iniciou e manteve, através de suas publicações, um importantíssimo esforço de reflexão original sobre os problemas da comunicação latino-americana, contribuindo bastante para a criação de uma nova ciencia de comunicação regional; sem ele, a ciencia da comunicação latino-americana jamais teria chegado onde está hoje.

    FONTE: http://www.slideshare.net/missredsky/os-estudos-de-comunicao-na-america-latina
  • Errado

    Segundo site do próprio Ciespal, os objetivos do centro são:

      Propiciar y ofrecer espacios para la discusión y reflexión de los temas comunicacionales que coadyuven a la actualización y capacitación de los comunicadores latinoamericanos, desde una perspectiva de la comunicación como derecho. 

    Incidir en la producción de conocimientos sobre la comunicación y el periodismo para aportar al pensamiento latinoamericano. 

    Producir material comunicacional educativo y de reflexión en multimedia y  digital, que contribuyan a la capacitación y educación de las audiencias.

    Promover sostenidamente el uso de las nuevas tecnologías de comunicación con una visión crítica.
     

    Não há alusão a "disseminar na América Latina o pensamento comunicacional oriundo das matrizes europeias e norte-americanas e proporcionar aos profissionais de imprensa uma formação liberal e polivalente", como afirma a questão.

  • formação liberal ?


ID
882661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Desde a última década até a atualidade, pesquisadores portugueses e brasileiros têm procurado demonstrar que os fundamentos teóricos e práticos do jornalismo atual, entre eles a técnica do lead e os critérios de noticiabilidade, já estavam presentes na primeira tese acadêmica defendida sobre jornalismo (De ralationibus novellis).

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "O texto traz a íntegra da primeira tese sobre jornalismo apresentada em uma universidade: De relationibus novellis, de Tobias Peucer, defendida em 1690 na Universidade de Leipzig, na Alemanha. A tese é composta por 29 parágrafos que traçam uma comparação entre o Jornalismo e a História. Analisa os tipos de relatos utilizados pela cultura ocidental desde a antiguidade, identificando o jornalismo com a perspectiva do singular. Discute a questão da autoria, da noticiabilidade , da verdade e da credibilidade; propõe critérios de seleção e restrições ao que deve ser publicado; discute a forma e o estilo dos periódicos."

    Fonte: 
    https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2070

ID
882664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As análises da grande imprensa como fenômeno sociopolítico no
Brasil têm gerado diferentes conclusões entre pesquisadores
brasileiros. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

Parte dos pesquisadores brasileiros é pessimista na avaliação do papel sociopolítico da imprensa no Brasil, a ponto de considerá-la uma “indústria da consciência” a serviço das elites e de uma prática que consistiria em dar mais ênfase à manipulação que à produção da notícia, tendo, assim, renunciado ao próprio jornalismo como centralidade de uma esfera pública argumentativa.

Alternativas

ID
882667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As análises da grande imprensa como fenômeno sociopolítico no
Brasil têm gerado diferentes conclusões entre pesquisadores
brasileiros. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

Parte dos pesquisadores brasileiros reconhece que a grande imprensa atua em consonância com o pensamento hegemônico dos interesses dominantes, mas é cada vez mais sensível às agendas da sociedade e dos movimentos sociais e de suas lutas. O jornalismo brasileiro está mais fortalecido em relação às ingerências do Estado e do poder econômico e mais atento às reivindicações do cidadão.

Alternativas

ID
882670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Muito antes do surgimento do celular, a válvula eletrônica foi a invenção tecnológica que possibilitou a miniaturização dos aparelhos de rádio e a sua mobilidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Não foram com as válvulas que foi possível a mobilidade (portabilidade) dos rádios e sim os transistores, pais dos microchips presentes nos computadores atuais.
  • Perfeito o comentário do colega. Os transistores foram um salto tecnológico em relação às válvulas e a portabilidade dos rádios foi possível devido ao seu baixo custo de produção, o que tornou os rádios e outros aparelhos acessíveis às massas.


ID
882673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Antes da digitalização da televisão, o rádio no Brasil já estava digitalizado, tanto na emissão quanto na recepção das programações, em todas as ondas e frequências.

Alternativas
Comentários
  • A implantação do rádio digital no Brasil parece estar longe de uma solução. O Ministério das Comunicações pretende fazer, ainda neste ano (2013), mais uma bateria de testes nas faixas de FM e de radiodifusão comunitária com o sistema digital, mas o início e a duração desse trabalho ainda não foram definidos.

    Os primeiros testes com a tecnologia digital, feitos com os padrões DRM (europeu) e HD (norte-americano), não alcançaram resultados satisfatórios e a expectativa de definição de um desses modelos, até o fim do ano passado, foi frustrada.

    Fonte: Agência Brasil

  • Atualmente o sistema digital para rádio IBOC está em teste no Brasil para OC e FM. Esse sistema permite que o modo analógico continue em funcionamento.

  • Exatamente!!


ID
882676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A interatividade e as transmissões ao vivo são possibilidades decorrentes da Internet e do web rádio, meio viabilizado com o advento das conexões de banda larga.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Já havia rádios na Web mesmo antes das conexões banda-larga.
  • e já havia transmissões ao vivo antes da internet e do webradio

  • As transmissões ao vivo foram o início da TV. O VT, ou video-tape, só surgiu mais tarde.

  • A interatividade e as transmissões ao vivo são possibilidades decorrentes da Internet e do web rádio, meio viabilizado com o advento das conexões de banda larga.

    ERRADO. Tanto a interatividade quanto a instantaneidade (transmissões ao vivo e em tempo real) são características que já existiam no rádio convencional, antes da web rádio. Pegadinha de prova! A interatividade já era proporcionada, por exemplo, por meio de ligações telefônicas do ouvinte para falar à rádio, e conversar ao vivo com o locutor. A interatividade era e ainda é muito comum em programas de talk news.

  • "Defendida por muitos como o maior feito da Internet, “o termo “interatividade” — que emerge com a indústria informática — ao mostrar-se tão amplo, torna-se vago” (PRIMO, 2009, p. 21). Seria equivocado afirmar que a interatividade surgiu com a Internet. Nas mídias tradicionais é possível perceber facilmente exemplos de relação jornalista x receptor quando o jornal publica as cartas de leitor, ou quando o ouvinte pede a sua música favorita ao locutor, ou ainda quando se escolhe o filme que passará na TV durante a programação da madrugada" (REGES, p.44)

    Fonte: Características e gerações do Webjornalismo: análise dos aspectos tecnológicos, editoriais e funcionais


ID
882679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A órbita geoestacionária é o avanço tecnológico pelo qual um satélite, em sincronia com a velocidade de rotação da Terra, mantém-se aparentemente fixo em relação a uma área de cobertura.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Uma órbita é considerada geoestacionária quando esta órbita é circular e se processa exatamente sobre o equador da Terra, nos pontos de latitude zero e a sua rotação acompanha exatamente a rotação da Terra.   Desta forma para um observador que estiver situado sobre a superfície, verá que um satélite pertencente a uma órbita geoestacionária, permanece sempre na mesma posição.

  • Por isso é que se chama geoestacionária

    :)


ID
882682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A iluminação da estátua do Cristo Redentor, programada para ser acionada em Roma, no dia da sua inauguração, em 12 de outubro de 1931, por Guglielmo Marconi, foi um fato que surpreendeu tecnologicamente pela simultaneidade com a comunicação internacional.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está como certo, não entendi nada.

    Na cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italianoGuglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester,Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. No entanto, o mau tempo impossibilitou a façanha e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor
  • Certo

    O wikipedia é um ótimo site, mas muitos artigos não possuem fontes certificadas, portanto nem sempre se pode confiar no que lá está escrito.
    Marconi foi o "pai do telégrafo", dentre outras invenções. O evento realmente ocorreu, apesar do mau tempo (chuva) e a questão em nenhum momento afirmou que a emissão do sinal veio diretamente de Roma, mas sim que "estava programado" [para tal]. Questão correta.

  • No site da UFPE tem um texto sobre Marconi que diz o seguinte:

    "Em 1903, os Italianos construíram uma estação para a radiocomunicação com Buenos Aires (8.000 km de distância). Em 12/10/1931, um telecomando acionado em Roma por Marconi, acionou a chave geral da iluminação do Cristo Redendor, no Rio de Janeiro. Recebeu o Nobel de Física em 1909, compartilhado com Ferdinand Braun. O rei da Itália nomeou-o, no mesmo ano, senador. Em 1929 recebeu o título de Marquês."

    http://www2.ee.ufpe.br/codec/marconi.html


ID
882685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Criada em 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, líder de audiência no final da década, tornou-se estatal quando o governo de Getúlio Vargas decidiu que ela deveria se tornar um instrumento de afirmação do regime e encampou o grupo ao qual a empresa pertencia.

Alternativas
Comentários
  • Quando o presidente Getúlio Vargas encampou como patrimônio do Estado a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 19 de abril de 1940, percebendo o enorme potencial do rádio como meio a ser utilizado no interesse nacional e educativo, e decidido a fazer desse instrumento o mais importante pólo aglutinador em um país de dimensões continentais, de variados sotaques e costumes e ricas manifestações artísticas, o Brasil não sabia que presenciava um dos mais importantes momentos de sua história cultural. A Rádio Nacional, nos moldes idealizado por Getúlio e colocado em prática por seus diretores, foi uma verdadeira revolução na consolidação da nossa identidade nacional.

    Atingindo todos os rincões do país, e ainda EUA, Europa e Ásia, a partir da instalação, em dezembro de 1942, das ondas curtas e cinco antenas RCA Victor, a Rádio Nacional espraiou-se como unificadora e divulgadora da diversidade da nossa cultura e da própria língua que falamos, sem deixar perder o variado e colorido sotaque de nossas regiões.

  • Inaugurada em 12 de setembro de 1936, no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional manteve a liderança de radiodifusão no Brasil por mais de 20 anos. A encampação da Nacional pelo Governo Getúlio Vargas, em 1940, inaugura uma nova fase no rádio brasileiro.


ID
882688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A atividade jornalística, com o objetivo de atender às necessidades de informação de cidadãos, teve início na Europa, nos séculos XV e XVI, com o surgimento das gazetas, antes da Revolução Industrial e do que se tornou conhecido como sociedade de massa e de cultura de massa.

Alternativas
Comentários
  • sugiro a leitura de  http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_599/artigo_sobre_comunicacao_de_massa_e_comunicacao_dirigida

    (fonte do artigo:USP)
  • A invenção dos tipos móveis, no século XV, por Gutenberg deu início à imprensa na Inglaterra. No século seguinte, a imprensa se espalha pela Europa (avisos e gazetas), especialmente nos países em que a autoridade central era mais fraca e dependente, portanto, da opinião pública. 
  • As origens da comunicação de massa estão ligadas ao século XV com a invenção do tipógrafo. Pois, esse foi o primeiro veículo que foi utilizado para produzir múltiplas cópias de manuscrito e textos. (THOMPSON, 1995).

    A sociedade de massa surgiu na metade do século XIX, após a Revolução Industrial, onde as pessoas se concentraram em determinadas cidades. E forçava a população muda-se os seus hábitos. Para ambientar a todos sobre a nova conjuntura cultural, surgiram jornais impressos e posteriormente também as revistas, o rádio, a televisão e a internet. [2]

    Para Morin (2000) massa é destinado a um aglomerado gigantesco de indivíduos compreendidos além das estruturas internas da sociedade. Thompson (1995) apresenta que a expressão massa provém das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação são acessíveis a grande parte da população e por causa disso a sua audiência é grande.

  • A "atividade jornalística, com o objetivo de atender às necessidades de informação de cidadãos" começou muito antes disso, com um bedel gritando nas praças da Roma antiga. Essa questão não procede.

    Confunde "atividade jornalística" com imprensa.

     


ID
882691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,
julgue os itens subsequentes.

Compete às comissões de ética dos sindicatos dos jornalistas profissionais a função de orientar quanto à adequação de conteúdos noticiosos em relação a faixas de idade e o horário, classificando-os, após exame prévio, conforme o risco de ferir ou não o decoro das respectivas audiências.

Alternativas
Comentários
  • A Classificação Indicativa é um conjunto de informações sobre o conteúdo de obras audiovisuais e
    diversões públicas quanto à adequação de horário, local e faixa etária. Ela alerta os pais ou
    responsáveis sobre a adequadação da programação à idade de crianças e adolescentes. É da
    Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça (MJ), a responsabilidade da
    Classificação Indicativa de programas TV, filmes, espetáculos, jogos eletrônicos e de interpretação
    (RPG).
    Programas jornalísticos ou noticiosos, esportivos, propagandas eleitorais e publicidade,
    espetáculos circenses, teatrais e shows musicais não são classificados pelo Ministério da Justiça e
    podem ser exibidos em qualquer horário.
    Os programas ao vivo poderão ser classificados se apresentarem inadequações, a partir de
    monitoramento ou denúncia.

    Cartilha Classificação Indicativa. Informação e Liberdade de Escolha

  • Constituição Federal/1988.

    Art 21. Compete à União:

    XVI - exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas, e de programas de rádio e televisão.

    Obs: Não é censura, é orientação/conselho. Esse artigo da CF/88 é indelegável e taxativo.

ID
882694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,
julgue os itens subsequentes.

Não constitui quebra de decoro profissional o fato de o jornalista acumular funções jornalísticas em uma mesma empresa, mesmo que isso implique substituição ou supressão de cargos, desde que ele receba remuneração correspondente ao trabalho extra.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Art. 14. O jornalista não deve: 
    I - acumular funções jornalísticas ou obrigar outro profissional a fazê-lo, quando isso 
    implicar substituição ou supressão de cargos na mesma empresa. Quando, por razões 
    justificadas, vier a exercer mais de uma função na mesma empresa, o jornalista deve 
    receber a remuneração correspondente ao trabalho extra;
  • Ué, se ele "deve receber remuneração correspondente", não significa que ele pode exercer mais de uma função desde que ele receba por isso? Onde está o erro?
  • Se  causar substituição ou supressão de cargos é sim quebra de decoro.


ID
882697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,
julgue os itens subsequentes.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) é uma das bases para a fundamentação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007), especialmente no que se refere aos direitos de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Art. 6º (do Código de Ética) É dever do jornalista: 
    I - opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios 
    expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos; 

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, consagrou a liberdade de imprensa em 1948. Distribui as responsabilidades do jornalista em: jurídica ou civil (leis), social (ética) e política (em relação aos problemas existentes entre os políticos e os jornalistas, sobre como compreender os casos de segredo de Estado).
  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a CF/88 são os pilares para o CEJB.


ID
882700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,
julgue os itens subsequentes.

Uma das ênfases do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigor, em relação ao anterior, é o foco corporativo, por favorecer os julgamentos coletivos sobre como o jornalista deve ou não agir, isentando a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    "Uma diferença significativa ocorreu no artigo 15, que se refere às transgressões ao código em vigor. O código anterior dizia que antes essas transgressões seriam apuradas e apreciadas pela comissão de ética. Porém, agora foi incluída a palavra 'julgadas' no artigo, e então as transgressões serão apuradas e apreciadas pelos sindicatos, para só depois serem julgadas pela Comissão de Ética".

    Sobre "isentando a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos", está completamente errado. A deontologia é um ramo da ética. "A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria"

    Fontes:

    http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2008/resumos/R10-0372-1.pdf
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Deontologia
  • Pelo contrário, o Código de Ética dos jornalistas vigente destaca em vários momentos o valor da consciência individual, como o artigo 13, em que se destaca "a cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções".

    Apesar de conter alguns itens corporativos, não há isenção total da importância da consciencia individual. 
  • "Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções."

  • Jamais isentar-se-á a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos.


ID
882703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no
que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se
seguem.

Ao viabilizar alterações no Código Penal Brasileiro para tipificar como crime uma série de delitos cibernéticos, os Poderes Legislativo e Executivo atenderam a reivindicações que já eram consensuais entre usuários, provedores e especialistas em liberdade de expressão, sobre a pertinência de se regulamentar a Internet.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, a regulamentação da internet é muita vezes mal vista pelos especialistas, usuários e provedores. Estes grupos acreditam que regulamentar a rede mundial seria restringir a liberdade de imprensa, o que negaria a natureza livre e o viés colaborativo do espaço virtual.
  • Vários projetos de lei sobre o tema da regulação da Internet no Brasil já haviam sido apresentados à Câmara dos Deputados, tanto por deputados da própria casa, quanto pelo Poder Executivo e pelo Senado Federal. Contudo, ao tramitarem apensados na Câmara, uma Comissão Especial formada para apreciá-los rejeitou trinta e oito projetos, após sete audiências públicas, sob a relatoria do deputado Alessandro Molon. Na ocasião, o deputado concluiu pela constitucionalidade e juridicidade das proposições e pugnou pela aprovação do Substitutivo ao Projeto de Lei 2.126/11, este de autoria do Poder Executivo.

    No dia 08 de julho de 2013, após a publicação de notícias de que as comunicações no Brasil eram alvo de espionagem eletrônica pelos EUA, a Presidenta Dilma Rousseff e a Ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti declararam que a aprovação do Marco Civil da Internet era uma prioridade para o governo federal.11 12


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Civil_da_Internet

  • Questão desatualizada. Atualmente vigora:


    Lei Carolina Dieckmann

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12737.htm


    Marco Civil da Internet

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm


    A Lei 12737/2012 altera o Código Penal Brasileiro e tipifica alguns crimes cibernéticos, já o Marco Civil regulamenta uma série de dispositivos.

  • Interessante:

    Lei Carolina Dieckmann

    LEI Nº 12.737, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012.

    Art. 3º Os arts. 266 e 298 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, passam a vigorar com a seguinte redação:

    Falsificação de cartão

    Parágrafo único. Para fins do disposto no caput , equipara-se a documento particular o cartão de crédito ou débito.” (NR)


ID
882706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no
que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se
seguem.

Embora seja um dos países com um dos maiores contingentes de usuários da Internet, o Brasil não enviou uma delegação à Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) realizada em Dubai, por não concordar com a criação de um marco civil internacional para a Internet.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Políticos brasileiros participam de conferência mundial sobre gerenciamento da internet
    http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/03/senador-walter-pinheiro-participa-de-conferencia-mundial-sobre-gerenciamento-da-internet.htm

  • Ao contrário do exposto na questão, o Brasil participou ativamente da conferência, enviando sua delegação e deu seu parecer e contribuição em apoio ao marco civil internacional para a internet, defendendo a inclusão digital.
  • Que mapa ?


ID
882709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no
que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se
seguem.

Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e chamada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos tem como objetivo a tipificação dos atos que podem ser considerados criminosos no meio eletrônico, como a invasão de computadores, a violação de dados de usuários ou derrubar sítios.

Alternativas
Comentários
  • 03/12/2012 - 17h15 Especial - Crimes cibernéticos - Atualizado em 03/12/2012 - 17h59 (senado.gov.br)

    Dilma sanciona Lei dos Crimes Cibernéticos

    Apelidada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012) tipifica como crimes infrações relacionadas ao meio eletrônico, como invadir computadores, violar dados de usuários ou "derrubar" sites. O projeto que deu origem à lei (PLC 35/2012) foi elaborado na época em que fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann foram copiadas de seu computador e espalhadas pela rede mundial de computadores. O texto era reividicado pelo sistema financeiro, dada a quantidade de golpes aplicados pela internet.

  • A tipificação dos crimes virtuais era uma antiga demanda de alguns grupos organizados da sociedade civil. A causa ganhou a  mídia quando houve  violação de fotos íntimas da atriz que dá nome a lei.
  • Atualmente vigora:


    Lei Carolina Dieckmann

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12737.htm


    Marco Civil da Internet

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm


    A Lei 12737/2012 altera o Código Penal Brasileiro e tipifica alguns crimes cibernéticos, já o Marco Civil regulamenta uma série de dispositivos.


ID
882712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as situações textuais frequentes na redação
jornalística, julgue os itens a seguir, acerca da adequação das
estruturas e das expressões utilizadas em texto jornalístico.

Na frase “terá início a partir desta semana o acordo entre o governo federal e os produtores de açúcar para a fixação de um preço mínimo do produto na entressafra”, a utilização da expressão “terá início” está adequada.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Terá início esta semana é inadequado; o correto seria: Tem início esta semana...

ID
882715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as situações textuais frequentes na redação
jornalística, julgue os itens a seguir, acerca da adequação das
estruturas e das expressões utilizadas em texto jornalístico.

A frase “começam a vigorar na segunda-feira as novas orientações do Ministério da Educação sobre o Programa de Avaliação Seriada” obedece aos padrões textuais e estilísticos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque está correta... Nilson Lage afirma que não se inicia lide com verbos, embora admita que lides e documentações podem ser arrumados de várias maneiras no texto. Errei por acreditar que a regra se estende aos títulos. Para mim, a melhor forma seria: Novas orientações do Ministério da educação começam a vigorar na segunda-feira".

     Alguém tem uma explicação?

  • Não segue uma ordem direta. Tbm marquei como errado.

  • A única explicação que eu encontro é que a banca equivocou-se.

  • Se se analisa este título do ponto de vista da pirâmide invertida (que normalmente se aplica a textos, não a títulos) tá tudo certo, apesar do Nilson Lage, porque dos elementos que compõem a frase, o mais impactante é justamente o fato de que "começa a vigorar na segunda"...


ID
882718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as situações textuais frequentes na redação
jornalística, julgue os itens a seguir, acerca da adequação das
estruturas e das expressões utilizadas em texto jornalístico.

Observa-se adequação às regras de redação na frase “uma sondagem de opinião realizada no final do último inverno revelou crescimento de dez por cento entre os consumidores que preferem vinhos importados em vez de vinhos nacionais”.

Alternativas
Comentários
  • Não sei como preferir algo "em vez de" algo está certo!!!!!
  • Também não entendi essa questão como certa. Alguém pode ajudar? 
  • Gabarito questionável... Além de repetir a palavra "vinhos", faz uso inadequado do verbo preferir.

    Preferir. 1 - Constrói-se com a preposição a e não com a locução do que:Prefere a mãe ao pai (e não "do que" o pai). / Os alunos preferiam jogar futebol a praticar atletismo. / "Prefiro os que colocam bem as idéias aos que colocam bem os pronomes" (Sí1vio Romero). 2 - Também é errado usar preferir com em vez de: O lateral prefere jogar no Brasil "em vez de" (o certo: a) ir para a Espanha.

    Fonte: Manual de Redação do Estadão.


    Bons estudos!


  • Concordo que a resposta é questionável, pois qualquer manual de redação (mesmo de redação jornalística) traz essa expressão como incorreta ou inadequada.  Contudo, conhecendo a banca do CESPE, acredito que a frase é considerada correta por ser uma construção aceita pelo uso, a qual não modifica o sentido do enunciado.

    A expressão “em vez de” é empregada com o significado de “em lugar de”, porém, pode significar “ao invés de”, “ao contrário de”. E o verbo  “preferir” significa ‘gostar mais do que’.  Assim, na frase destacada, o sentido de “preferir” continua exatamente o mesmo, seja na construção “preferir a”, seja na alternativa “preferir (isso) em vez de (aquilo)”.

    Eu marquei a questão como errada, mas entendo porque o CESPE a caracteriza como certa. Alguém mais poderia opinar? 

  • Talvez o esclarecimento da "charada Cespe" desta questão esteja na pergunta: "Considerando as situações textuais frequentes na redação jornalística". Ele não disse "de acordo com a norma culta da língua". No dia a dia das redações, no jornal, a flexibilidade e a tolerância são bem maiores - mais "elásticas".

  • Além de tudo que falaram, para mim a questão deveria mudar de gabarito. O comando da questão é bem claro quanto a "situações textuais frequentes na redação jornalística" e "expressões utilizadas em texto jornalístico". Vários manuais de redação orientam usar porcentagem em numeral. Vejamos:

    Estadão (págs. 197/198):

    "c) Em algarismos Como critério genérico, deverão ser empregados algarismos sempre que um número expressar valor, grandeza ou medida (e não apenas mera soma, como dois amigos, três pessoas, cinco emendas). De maneira mais específica, use algarismos em:
    (...)
    7 — Porcentagem: Os preços subiram 
    5%. / A taxa de desemprego caiu 2% em maio."

    FSP:

    "
    porcentagem - Grafe sempre com algarismos: 1%, 99%. Não confunda ponto percentual com por cento: A inflação subiu 5% em relação ao mês anterior significa que ela subiu de, por exemplo, 20% mensais para 21%. Se a intenção é dizer que a inflação subiu de 20% para 25%, escreva: A inflação subiu cinco pontos percentuais. Da mesma forma, se uma pesquisa de opinião indica um candidato com 40% e outro com 38%, a diferença entre eles é de dois pontos percentuais, não de 2%."

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_p.htm


  • Não entendo como essa assertiva pode está correta para as norma sde redação jornalística. O termo referente à porcentagem não deveria ser escrito por extenso e a regência do verbo preferir pede a preposição a. Prefere-se uma coisa a outra.


ID
882721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as situações textuais frequentes na redação
jornalística, julgue os itens a seguir, acerca da adequação das
estruturas e das expressões utilizadas em texto jornalístico.

O trecho “um terremoto de 6.2 graus na escala Richter foi registrado nas divisas entre Peru, Bolívia e Brasil. Com menos impacto, os tremores também foram sentidos na fronteira do Acre com Amazonas, principalmente nos limites dos municípios de Rio Branco e Porto do Acre” segue os padrões de adequação de redação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Erro de paralelismo: (...) os tremores também foram sentidos na fronteira do Acre com [o] Amazonas.
  • tb encontra-se um erro de pontuação... em , principalmente...

    por principalmente ser um adjunto adverbial intercalado ou ele é isolado por virgulas ou ñ tem nenhuma virgula isolando-o 

    no caso apenas possui uma unica virgula antes da proposição... 
  • Os companheiros de cima estão equivocados.

    A frase apenas trocou os conceitos de "divisa" e "fronteira". Fronteira é o termo utilizado para denominar a linha divisória entre dois ou mais países, enquanto que divisa serve para caracterizar a área limítrofe entre dois ou mais estados.
  • Também há erro no trecho "Com menos impacto," - Deveria ser: "Com menor impacto"....
  • Há um erro na utilização entre "limite", "divisa" e "fronteira"

    Limite é usada para designar a separação de dois municípios, por exemplo: o limite entre Recife e Jaboatão dos Guararapes
    Divisa é usada para a separação de dois Estados, por exemplo: a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
    Fronteira é usada para a separação de países, por exemplo: a fronteira entre o Brasil e Argentina.
    http://geografia-mgf.blogspot.com.br/2013/03/limite-divisa-e-fronteira-qual-e.html

  • Marquei por conta do gerúndio. Sobre os termos divisa/fronteira/limite, acho estranho julgar por conhecimentos de geografia e não de redação.

  • Onde fica o ACRE?

  • O erro está no fato de não explicar o que é escala Richter também. Creio que muitos leitores não sabiam e tiveram que procurar em outros meios. Nunca julgue o conhecimento dos outros baseado apenas no seu. :)
  • Acrescentaria o início da notícia, com a frase na forma indireta.


ID
882724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as situações textuais frequentes na redação
jornalística, julgue os itens a seguir, acerca da adequação das
estruturas e das expressões utilizadas em texto jornalístico.

O emprego dos verbos em “começarão a vigorar a partir deste mês os acordos entre sistemas de segurança dos governos federal e estaduais para o enfrentamento do crime organizado” é adequado.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Mesmo erro de uma questão da FUB em 2009. O correto seria: "Começam a vigorar a partir deste mês...".

ID
882727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

Por se tratar de um produto do jornalismo institucional, o release tem caráter promocional. Por essa razão, o release não apresenta as mesmas características que definem a notícia mercadológica.

Alternativas
Comentários

ID
882730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

O release, dado o seu enquadramento institucional, não é um produto apropriado às redes sociais, em razão da ausência de controle sobre o gênero em um contexto interativo.

Alternativas
Comentários
  • O release deve ser encaminhado aos jornalistas para servir como pauta, e não para ser considerado notícia a ser divulgada em qualquer meio que seja.

  • Marquei como errada devido a "ausência de controle sobre o gênero em um contexto interativo". Alguém pode opinar?

  • Gab: Errado

    O assessor de imprensa deve adequar a  mensagem que deseja que seja disseminada ao meio, ao público e à linguagem. O release, mesmo que em formato sintético, não se adéqua às redes sociais  pois tem o formato e a linguagem muito robusta. Para este meio, o melhor é o assessor divulgar uma nota informativa, com link em texto ou em podcast pra quem quiser se aprofundar.


ID
882733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

A utilização do release, por se tratar de documento oficial, requer prudência, no que se refere aos seus destinatários, sendo mais recomendado como instrumento de comunicação direcionada, em especial, voltado aos jornalistas especializados em assuntos corporativos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Boa parte da questão está correta, porém, o release não é um documento oficial, logicamente...
  • O erro esta em dizer que o release e voltado a jornalistas especializados em assuntos corporativos. 


ID
882736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

O papel não é o único meio de disponibilização do release. O material informativo também pode ser oferecido em vídeo, armazenado em banco de imagens e ser facilmente disponibilizado por meio de link para acesso on-line.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica como um vídeo pode ser armazenado em um banco de imagens??
  • Certo

    A questão não fala que um vídeo pode ser armazenado num banco de imagens. Numa leitura mais acurada, nota-se que ele está a falar que o material do release (conteúdo) pode ser armazenado de diferentes formas além do papel: banco de imagens, vídeos, num podcast e estar disponível para download em sítios ou blogs.
  • O youtube, por exemplo, funciona como um imenso banco de imagens on-line. 

  • Ou seja, teríamos de fazer um release em formato de imagem (.jpg) - uma arte? - e armazená-lo em um banco de imagens e só depois enviar o link para o jornalista. Seria isso? Haja imaginação!

  • Entendo que se um release é feito em vídeo deixa de ser um release e passa a ser um videorelease

  • l) Release eletrônico: enviado por e-mail, traz com ele possibilidades que só a internet oferece, como o envio de textos curtos e links para o texto completo, bem como anexos e fotos;

     

    http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1928-1.pdf


ID
882739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

Os releases devem ser redigidos na estrutura de pirâmide normal por não contemplarem notícias factuais, por se destinarem prioritariamente à geração de pautas, por não haver garantia de que serão aproveitados e por serem encaminhados a diferentes meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, os releases devem ser escritos seguindo as mesmas regras do texto jornalístico, ou seja, a pirâmide invertida.
  • Além do comentário anterior, também é possível perceber um erro quando a questão fala em "notícias factuais". Os releases podem sim tratar deste tipo de tema. 

  • Questão errada, pois deve seguir a pirâmide invertida.


ID
882742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos papéis dos assessores na área de comunicação, julgue
o item abaixo.

Um profissional de comunicação, ao assumir o cargo de assessor, deverá saber que as suas atribuições serão distintas, tendo em vista os objetivos das ações de comunicação de interesse público de uma empresa privada em relação aos de uma empresa pública.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Muito cuidado com os verbos dever e poder. (...) deverá saber que as suas atribuições serão distintas? De forma alguma, poderão ser distintas a depender do caso, não necessariamente serão, até porque há vários elementos em comum entre com. pública e privada.
  • QUESTÃO:

    Um profissional de comunicação, ao assumir o cargo de assessor, deverá saber que as suas atribuições serão distintas, tendo em vista os objetivos das ações de comunicação de interesse público de uma empresa privada em relação aos de uma empresa pública.

    ACEPÇÃO

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 4° – A apresentação de informações pelas instituições públicas, privadas e particulares, cujas atividades produzam efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social.

    Art. 6° – O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pública, subordinado ao presente Código de Ética.


ID
882745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Algumas ações de comunicação são reservadas para momentos
especiais de intervenção junto aos públicos de uma organização.
Com base nesse assunto, julgue os itens seguintes.

Position paper é um texto extraoficial, de natureza política, em que dirigentes ou personalidades informam e detalham a sua posição específica, não institucional, a respeito de temas polêmicos e complexos, devendo ser redigido, preferencialmente, de forma jornalística (com título, lead e padrão de notícia).

Alternativas
Comentários
  • 1.      O que é um “position paper”?
     
    Em um “position paper”, o autor se posiciona perante uma questão ou um tema. Um “position paper” é uma forma de texto utilizado para promover mudança ou manter a situação atual. Um exemplo de uma questão concreta é a utilização ou não de máquinas de controle numérico em um sistema de produção. Por outro lado, um exemplo de questão abstrata é a utilização ou não de métodos comportamentais em um processo de mudança organizacional.
     
    “Position papers” são comumente utilizados na academia e na administração de negócios para auxiliar na tomada de decisões importantes. O PP deve ser escrito de tal maneira que uma pessoa que não leu os artigos que serviram para confeccioná-lo possa compreender a resposta que o autor está oferecendo para a questão.
     
     
    2.      Qualidades do “position paper”.
     
    “Position papers” devem ser tão objetivos quanto possível.
    Eles devem ser sempre suportados usando lógica, fatos e opiniões de “experts”.
    Argumentos subjetivos e emocionais não devem ser usados.
     
     
    3.      . Estrutura e organização do “position paper”
     
    O “position paper” pode ser redigido em quatro seções:
    I)                   Introdução
    II)                 Desenvolvimento
    III)              Conclusão
    IV)              Documentação

    Prof. Cristiano Cunha

    cunha@iea.com.br
  • Pelo contrário, os position papers compreendem os posicionamentos oficiais, de caráter institiucional das empresas.
  • Sim, é texto OFICIAL e INSTITUCIONAL.

    Apenas para ilustrar, segue um exemplo. A Itaipu, aliás, mantém em seu site uma aba específica para "position papers".

    http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/positionpapers/esperanca-da-rio-2

    Bons estudos!


  • "O que é um position paper (PP)? É um artigo em que de forma contextualizada e resumida o(s) autor(es) se posiciona(m) a respeito de um tema ou questão, ou seja, fornece(m) ideias próprias e/ou argumentos para solucionar ou -tratar um problema ou uma questão. 2.Como deve ser um position paper (PP)? O position paper deve ser objetivo e simples, porém deve conter a devida contextualização da questão de forma a ser compreendido por pessoas que não sejam da área de conhecimento. O PP deve ser escrito de forma a fornecer um panorama sobre a resposta que o autor está oferecendo para a questão. É importante considerar que o PP é um texto cuja abordagem pode ser usada para auxiliar a toma"

    http://midiadigital.jor.br/cloud/como_elaborar_position.pdf
  • Position paper é um texto extraoficial, de natureza política, em que dirigentes ou personalidades informam e detalham a sua posição específica, não institucional, a respeito de temas polêmicos e complexos, devendo ser redigido, preferencialmente, de forma jornalística (com título, lead e padrão de notícia).

  • Não tem natureza política. Tem natureza institucional. É a posição oficial da empresa sobre temas relacionados à organização. Escrito em forma de artigo.


ID
882748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Algumas ações de comunicação são reservadas para momentos
especiais de intervenção junto aos públicos de uma organização.
Com base nesse assunto, julgue os itens seguintes.

Nota oficial é uma forma de declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante, urgente e de grande interesse público. Não tem formato jornalístico, mas deve ser redigida de modo a ser compreendida pelos mais variados públicos.

Alternativas
Comentários
  • Nota oficial

    Quando um assunto exige uma declaração, um esclarecimento, uma posição da fonte, em caráter oficial, usa-se a Nota Oficial, que pode ser veiculada como matéria paga ou não. O que deve ser evitado, porém, é a divulgação da nota fechando-se a possibilidade de questionamento direto da fonte, pois essa é uma postura autoritária. Toda Nota Oficial poderá ser questionada diretamente pelo jornalista, ou levada a terceiros para contestação, para análises e comentários. A Nota Oficial deve ser utilizada somente como último recurso. Seu uso, de maneira geral, restringe-se a circunstâncias, fatos ou assuntos excepcionais.



    (Do Pequeno Manual do Assessor de Imprensa, 2003)
  • (...) Não tem formato jornalístico, mas deve ser redigida de modo a ser compreendida pelos mais variados públicos.

    Dado novo pra mim rs

  • A Nota Oficial realmente não possui o formato jornalístico, ela pode ser redigida num único parágrafo, de forma clara, consistente e concisa. Diferente já ocorre com o Release, que possui o formato jornalístico, ou seja, com lide e pirâmide invertida. Portanto:

    Nota Oficial = não tem formato jornalístico, é paga, traz assunto de repercussão e interesse público

    Release = tem formato jornalístico, não é pago, traz assunto inédito (sugestão de pauta)


ID
882751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas
coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Entrevista coletiva é uma forma natural de uma assessoria de imprensa promover o contato entre dirigentes de uma organização e a comunidade jornalística, sempre que houver possibilidade de uma personalidade reconhecida falar exclusivamente sobre um tema de seu domínio e merecer destaque na mídia em dado momento.

Alternativas
Comentários
  • Entrevista coletiva:

    A função das entrevistas coletivas limita-se a casos extraordinários, em que há necessidade de reunir jornalistas de vários veículos, ao mesmo tempo, para passar informações relevantes e de interesse público imediato ou, ainda, em casos especiais de lançamentos, assinatura de contratos ou evento similar. A coletiva também é particularmente útil em situações emergenciais, quando muitos jornalistas procuram a organização ao mesmo tempo. Convocar jornalistas de diferentes órgãos exige assunto de real interesse.

    Do livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”, 2ª Edição.

  • Entrevistas coletivas não são adequadas para declarações exclusivas.


    Item ERRADO

  • Não é sempre que houver possibilidade, mas sim apenas quando for necessário.

  • Falar coletivamente.


ID
882754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas
coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Um briefing de imprensa difere de um briefing publicitário, sendo o primeiro sinônimo de entrevista coletiva para fins de esclarecimento, a cargo de um porta-voz, e o segundo equivalente ao conjunto de informações básicas que um porta-voz transmite como orientação para que uma agência de publicidade compreenda qual é a demanda de comunicação a ser atendida por uma campanha de publicidade.

Alternativas
Comentários
  • Briefing de imprensa é sinônimo de entrevista coletiva????
  • Alguém pode falar um pouco sobre esta questão? Achei confuso.

  • Adoro quando o Cespe inventa de criar conceitos que quiça não existem

  • Segundo o dicionário do comuniqueiro, Briefing em jornalismo é resumo da informação, termo técnico usado com frequencia na reunião de pauta. Resumo de instruções transmitidas pela chefia aos responsáveis por um trabalho. Os repórteres geralmente saem para a cobertura de determinado acontecimento com um Briefing do caso

  • Nos EUA usa-se muito o termo "o presidente Barack Obama vai dar um briefing dentro de alguns minutos", ou seja, uma coletiva de imprensa. O termo é americano e por vezes usamos como sinônimo de coletiva de imprensa, embora também reconheçamos esse conceito trazido pela colega anterior quando os repórteres geralmente saem para a cobertura de determinado acontecimento com um Briefing do caso.

  • Rabaça não trata disso, portanto, não existe:
    "[JN] [PP] Fornecimentos de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho (projeto, campanha, texto, reportagem etc.) pelo cliente ou pela chefia de uma reportagem de uma agência de propaganda, jornal etc. Chama-se brief ao conteúdo dessas instruções, geralmente em forma de resumo escrito."

  • Briefing para Design Gráfico: Q507716

    Briefing para Publicidade: Q592646

    Briefing para Jornalismo: Q788298


ID
882757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas
coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Uma entrevista coletiva de imprensa requer uma série de passos preparatórios: trabalho prévio de organização, para que seja amplamente divulgada com antecedência; preparação do assessorado, para uma explanação inicial e para as perguntas presumíveis; e estimativa de duração, de modo que o tempo gasto seja, ao mesmo tempo, econômico para o entrevistado e satisfatório para os entrevistadores.

Alternativas
Comentários
  • Definição perfeita para o processo de construção de uma entrevista coletiva.


    GAB C

  • Só faltaram os sucos e canapés

    :)


ID
882760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas
coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Uma entrevista coletiva é também uma oportunidade para que um dirigente de uma empresa ou organização aproveite para responder pautas de jornalistas que se encontram acumuladas e, assim, democratizar a informação de interesse público, sem privilegiar qualquer veículo que tenha encaminhado indagações em particular.

Alternativas
Comentários
  • Toda entrevista coletiva é pautada, ou seja, o release já anuncia o assunto.


  • Ao meu ver a questão está errada quando fala em aproveitar a entrevista coletiva para responder pautas acumuladas. Uma das coisas que o assessor deve fazer é tornar o atendimento à imprensa célere, portanto deve-se evitar acumulação de pautas.


ID
882763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que uma das atribuições dos assessores de
imprensa e de porta-vozes é a de preparar os seus assessorados
para entrevistas, julgue os itens seguintes.

É de responsabilidade do cargo de assessor de comunicação ou de imprensa, por se remeter diretamente à direção máxima de uma empresa ou organização, fazer que as atividades de media training sejam inseridas na relação entre o profissional de comunicação e os seus dirigentes maiores, não sendo uma atividade a ser partilhada com os demais círculos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Cada vez mais outros colaboradores são eleitos porta-vozes, para responder a temas específicos, sendo nomeados pela diretoria. Não existe mais uma empresa com apenas um porta-voz. Portanto, outros, além da diretoria, recebem media training. 
  • Media training é um treinamento que desenvolve a capacidade de comunicação. É necessário a todos os gestores, seja qual for sua área de atuação na empresa. Para isso, são treinados pontos, como o tom de voz em determinada situação, a maneira como se fala, as gesticulações, as expressões e o tipo de discurso adequado à determinada situação.


ID
882766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que uma das atribuições dos assessores de
imprensa e de porta-vozes é a de preparar os seus assessorados
para entrevistas, julgue os itens seguintes.

Não se considera tempo perdido se parte do que foi informado e declarado em uma entrevista não sair publicado ou mesmo se nada houver para ser recolhido pelo clipping posterior a ela.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho do assessor de imprensa tambem esta relacionado ao relacionamento com a imprensa - estreitado em momentos de entrevista, por exemplo, mesmo que nada seja publicado em seguida.


  • As vezes, uma entrevista bem feita pode derrubar uma pauta negativa para a imagem da empresa. Neste caso, o silêncio da imprensa é o melhor resultado que poderia se esperar. Por outro lado, o trabalho também é feito pela conquista da credibilidade e confiança entre o assessorado e os meios de comunicação. Mesmo que aquele assunto específico não tenha gerado conteúdo, o repórter fica com a boa impressão sobre o entrevistado e isso rende "boa vontade" do veículo com a empresa.

  • Tudo vale a pena se a alma não é pequena!
    (F. Pessoa)

    :)


ID
882769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser
adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa
afirmativa, julgue os itens de 42 a 46.

Um erro elementar diante de uma investigação jornalística é deixar o jornalista sem retorno das informações solicitadas, quando há interesse por matéria de caráter negativo. Além de oportunizar a divulgação da matéria sem esclarecimentos a respeito do que se publica, possibilitando a alegação por parte do jornalista de que não obteve resposta ao procurar a organização responsável, torna-se mais complexo corrigir informações após a publicação.

Alternativas
Comentários
  • Praticamente o enunciado o texto de João José Forni no livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia (org: Duarte)




    O que não fazer


    Na gestão da comunicação de crises, existe uma série de ações que devem ser evitadas. A mais elementar: deixar o jornalista sem retorno, quando procura alguém sore matéria negativa. Erro capital. Ele sente-se no direito de publicar a matéria, alegando que procurou a empresa e não obteve resposta. Depois fica muito difícil corrigir e explicar ao leitor uma nova versão.


ID
882772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser
adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa
afirmativa, julgue os itens de 42 a 46.

Ao saber de uma pauta negativa em curso de investigação por parte de um jornalista, o procedimento adequado é prevenir o corpo diretivo, preparar fontes credenciadas para a eventualidade de um desmentido e aguardar a divulgação da matéria, uma vez que existe a possibilidade de que a matéria não venha a ser publicada ou não represente prejuízo que justifique um esclarecimento público.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, deve-se ter uma postura pró-ativa em relação à mídia, não esperando que a notícia seja publicada para então se pronunciar. 
  • GABARITO: ERRADO.

    Aguardar a bomba estourar? Não, né. Deve-se agir previamente.


ID
882775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser
adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa
afirmativa, julgue os itens de 42 a 46.

Em caso de publicação de matéria jornalística danosa à reputação de uma empresa ou organização, não se deve procurar o repórter para que ele, autor da reportagem, providencie os esclarecimentos. Nesse caso, a melhor opção é o envio de uma carta amplamente esclarecedora, além da reivindicação de matéria reparadora sobre o fato.

Alternativas
Comentários
  • Bom, se a matéria foi danosa à reputação da empresa sem ter legitimidade ou por conter inveracidade então teria-se que entrar com o direito de resposta realmente.

    Neste caso, como isso não foi determinado pela questão, pressupõem-se apenas que a materia seria danosa à reputação pelo fato da empresa poder estar vivendo uma situação de crise. Assim, dever-se-ia publicar uma nota oficial, mas não uma reinvindicação de matéria reparadora.
  • A melhor opção não é o envio de uma carta amplamente esclarecedora, nem reivindicação de matéria reparadora sobre o fato. Algumas opções seriam publicar uma nota oficial ou convocar uma entrevista coletiva para tentar reverter o dano à reputação. Se houver desdobramentos da matéria e o dano se prolongar, deve convocar um comitê de crise.
  • Nada de carta amplamente esclarecedora.


ID
882778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser
adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa
afirmativa, julgue os itens de 42 a 46.

Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Há sim a tendência em favor da conduta proativa por parte das organizações em relação ao gerenciamento de crises, principalmente pelo fato dele ser preventivo e não só repressivo. 


ID
882781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser
adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa
afirmativa, julgue os itens de 42 a 46.

Quando um fato prejudicial a uma empresa ou organização é transformado em notícia ou reportagem, o procedimento adequado é admiti-lo e informar as providências tomadas relativas ao ocorrido. Se o fato for inverídico, é preciso providenciar um desmentido. Ignorar a notícia ou reportagem pode denotar culpa presumida.

Alternativas
Comentários
  • Quem cala, consente!

  • Admitir que existe o fato e ser ágil em fornecer esclarecimentos a respeito. O tempo é crucial na resposta em um momento de crise.


ID
882784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando o contexto atual do planejamento do jornalismo
institucional de uma organização, no que se refere ao conjunto de
produtos a serem disponibilizados, julgue o item seguinte.

É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.

Alternativas
Comentários
  • Chama-se Jornalismo Empresarial (corporativo) a especialização da profissão jornalística na cobertura jornalística interna dos fatos de uma empresa, companhia ou corporação, bem como a produção de veículos jornalísticos voltados para circulação entre os próprios funcionários e executivos de uma ou mais empresas (jornais internos, boletins e house organs). Jornalismo Empresarial é um ramo do Jornalismo Institucional (que inclui outras pessoas jurídicas de natureza não-lucrativa).

  • Nova modalidade? A palavra "nova" deveria tornar a questão errada. De resto, está tudo correto.


ID
882787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna objetiva viabilizar toda a interação entre uma dada organização e os seus empregados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Entende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.

    Deve ficar claro, portanto, que a Comunicação Interna não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal (entre os segmentos deste " público interno) e a comunicação ascendente, que estabelece o feed-back e instaura uma efetiva comunicação.

    Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicação das empresas, órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e executivos a consciência de que a comunicação (na verdade, a boa comunicação - transparente, ágil, democrática e participativa) é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.

    É um equívoco imaginar que a comunicação interna se restringe à circulação periódica de um jornal para os funcionários, mesmo porque os jornais empresariais, com raras exceções, têm uma pauta acentuadamente burocrática e não incluem , necessariamente, os empregados como sujeitos ativos do seu processo de produção.

ID
882790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

A rede informal de comunicação, interdependente da comunicação formal e baseada nas relações sociais entre os empregados, flui de maneira lenta.

Alternativas
Comentários
  • A rede informal de comunicação também não é "interdependente" da comunicação social porque uma não depende da outra. Ao contrário, ela acontece no interior das companhias independentemente da comunicação formal. Exemplos são as chamadas rádio-corredor ou rádio-peão, que são canais de comunicação boca a boca entre os colaboradores.
  • É o famoso fuxico! Flui como rastilho de pólvora... 

  • A rede informal de comunicação não flui de modo lento. Pelo contrário, as organizações precisam  buscar respostas rápidas para as inquietudes ambientais. Além dos produtos conhecidos da rede informal, como os boatos e rumores; a internet possibilitou a formação de novos meios de comunicação informal.

  • A famosa rádio-pátio, também conhecida por rádio-peão


ID
882793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

O setor de comunicação interna deve ser integrado aos objetivos e às estratégias de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Adoro perguntas que não exigem raciocínio 

    :)


ID
882796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

House organs são publicações destinadas tanto para o público interno quanto para o público externo de uma organização.

Alternativas
Comentários
  •  
    House organ é o nome que se dá ao veículo de comunicação que circula dentro de empresas e entidades. Ele serve de porta-voz entre funcionário e patrão. Neles são divulgados eventos e fatos internos.

    Nos últimos tempos, as empresas têm investido em mais de um house organ, para atingirem públicos distintos. O que é algo bastante pertinente já que se pretende falar para acionistas, clientes, executivos, fornecedores. Um house organ do tipo "Bombril - mil e uma utilidades", não surte o mesmo efeito.
    (por
    Carolina Riguengo)
  • Errado

    Discordo da colega acima, pois segundo BUENO (2009), os House Organs são antiquados e há uma tendência das modernas organizações em não mais utilizá-los. Mas atendo-se especificamente ao comando da questão, o House Organs é um veículo de comunicação eminentemente interna!
  • discordo... para ferraretto house organ tem como objetivo atingir publicos interno e externos (EX. vendedores, acionistas, clientes...)

     assim fica claro que aqueles que fazem parte de uma organizacao de forma indireta como vendedores, acionistas... fazem parte de um p,ublico externo
  • O entendimento do CESPE quanto ao assunto:

    House organ é destinado ao público INTERNO, mas pode também atingir o EXTERNO.

    Mas quando se fala em destinação remete-se ao público interno!
  • House Organs pode ser destinado para o público interno ou para segmentos de público externo (acionistas, colaboradores, jornalistas, stakeholders, etc)
  • Ainda existe muita controvérsia quanto ao público-alvo dos house organs, se externo ou exclusivamente interno. Fiquemos com a conceituação do CESPE, que sempre denomina o house organo como um "veículo eminentemente interno, mas que também pode ser utilizado pelos públicos externos".

    Tenha fé, nunca desista.
  • Por se tratar de um conceito que está sendo constantemente revisado, acredito que a afirmativa só estaria correta caso especificasse seu autor. Genericamente falando, dizer que house organ é direcionado exclusivamente ao público está errado, vide as opiniões expressas aqui.

  • Segundo Ferraretto e informações do Comuniqueiro, house organ pode ser destinado aos públicos interno externo. Empregados, clientes, sócios, revendedores...


ID
882799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação interna, julgue os
itens que se seguem.

A missão, a visão e os valores da organização não devem ser considerados no planejamento de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    AS PRINCIPAIS TAREFAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÃO:

    1) Estabelecer uma missão e suas metas;

    2) Analisar o ambiente;

    3) Avaliar as aptidões da companhia;

    4) Desenvolver a estratégia;

    5) Implementar a estratégia;

    6) Avaliar e controlar a estratégia.


  • Gabarito Errado.

    AS PRINCIPAIS TAREFAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÃO:

    1) Estabelecer uma missão e suas metas;

    2) Analisar o ambiente;

    3) Avaliar as aptidões da companhia;

    4) Desenvolver a estratégia;

    5) Implementar a estratégia;

    6) Avaliar e controlar a estratégia.



ID
882802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação interna, julgue os
itens que se seguem.

A determinação dos veículos de comunicação utilizados e a justificativa devem constar do plano de comunicação interna.

Alternativas

ID
882805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo

Com base no conceito de opinião pública e na prática de pesquisa
de opinião pública, julgue os itens seguintes.

A opinião pública pressupõe uma discussão pública para se chegar coletivamente a um consenso sobre determinado assunto.

Alternativas

ID
882808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no conceito de opinião pública e na prática de pesquisa
de opinião pública, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de opinião, também conhecida como survey, é um método de investigação qualitativo que possibilita a coleta de grande quantidade de dados.

Alternativas
Comentários
  •  

     Os conceitos da Pesquisa Survey (termo em inglês que se destina a
    “pesquisa em grande escala”) desenvolve uma abordagem quantitativa, que visa apresentar  as
    opiniões   das  pessoas   através de questionários, entrevistas, etc . 

  • Survey é método quantitativo e não qualitativo.


ID
882811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no conceito de opinião pública e na prática de pesquisa
de opinião pública, julgue os itens seguintes.

No contexto das organizações, a pesquisa de opinião é realizada para analisar as relações de uma organização com os seus públicos de interesse, também chamados de stakeholders.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Stakeholders são aqueles envolvidos nos projetos e interesses das empresas.
  • Stakeholders não se limita apenas às pessoas envolvidas em projetos de uma organização, mas abrange todas aquelas que são afetados direta e indiretamente pelas decisões da empresa - os denominados Stakeholders primários e secundários, respectivamente.


ID
882838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O produtor gráfico é o principal elo entre a empresa e os serviços de terceiros, os quais contratados para executar a pré-impressão, a impressão e a pós-impressão da comunicação institucional, publicitária e promocional dos clientes. Portanto, para exercer plenamente seu trabalho, o produtor gráfico deverá conhecer a natureza e a sequência das operações necessárias para transformar um projeto de comunicação visual em um impresso acabado.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca dos sistemas de impressão.

A serigrafia é um sistema de impressão muito flexível, entretanto inadequado para impressão em grandes formatos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Pode ser aplicada a vários tamanhos, inclusive grandes formatos.

    Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada - pela pressão de um rodo ou puxador - através de uma tela preparada. A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.   É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).   A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de gravura planográfica.


ID
882841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O produtor gráfico é o principal elo entre a empresa e os serviços de terceiros, os quais contratados para executar a pré-impressão, a impressão e a pós-impressão da comunicação institucional, publicitária e promocional dos clientes. Portanto, para exercer plenamente seu trabalho, o produtor gráfico deverá conhecer a natureza e a sequência das operações necessárias para transformar um projeto de comunicação visual em um impresso acabado.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca dos sistemas de impressão.

A flexografia é um sistema de impressão relevográfica.

Alternativas
Comentários
  • FLEXOGRAFIA é um processo bastante voltado para a impressão de materiais contínuos, como etiquetas em bobinal. A impressão é feita por uma matriz de material sintético flexível, semelhante à borracha,na qual a imagem a ser impressa está gravada em alto- relevo. As características da matriz permitem impressão sobre vários tipos de materiais, além do papel (plásticos, laminados, etc).

  • Certo

    Um exemplo de impressora flexografica (em relevo):

  • "Posicionou-se na marca do penalti, bateu... e é gol!!!"
  • Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica. O sistema pode ser considerado como um "bisneto" do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes...

    A flexografia pode imprimir praticamente qualquer tipo suporte, e atua em diversos segmentos, desde a impressão em banda larga (embalagens) até a banda estreita (etiquetas e rótulos). Apesar de ter sido estigmatizada durante muitos anos como um processo de impressão de pequena ou baixa qualidade, quando comparada à rotogravura, o avanço tecnológico da flexografia levou-a a um novo patamar de qualidade, tão boa quanto a impressão rotogravura ou offset, desde que sejam observados os inúmeros controles e monitoramento das variáveis durante o processo.

    1. Editorial (periódicos); 2. Promocional (embalagens e peças de apoio) - o maior crescimento da flexografia encontra-se no ramo das embalagens flexíveis (celofane, polietileno, polipropileno, nylon, poliéster, alumínio, papel etc.), etiquetas e rótulos auto-adesivos e as embalagens de papelão ondulado.

    Pode-se também imprimir materiais decorativos, a exemplo dos papéis para presente, móbiles, crepom, papel tissue, TNT (tecido não-tecido) dentre outros. Imprime-se também a cerâmica, tecidos, fórmica e bens duráveis.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Flexografia

  • Flexografia = o processo de impressão assemelha-se a um carimbo, no qual a parte em relevo recebe a tinta e a parte em baixo relevo não é impressa

    Impressão comum em embalagens


ID
882844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O produtor gráfico é o principal elo entre a empresa e os serviços de terceiros, os quais contratados para executar a pré-impressão, a impressão e a pós-impressão da comunicação institucional, publicitária e promocional dos clientes. Portanto, para exercer plenamente seu trabalho, o produtor gráfico deverá conhecer a natureza e a sequência das operações necessárias para transformar um projeto de comunicação visual em um impresso acabado.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca dos sistemas de impressão.

Tipografia, flexografia e serigrafia são processos de impressão direta.

Alternativas
Comentários
  • Os processos de impressão também podem ser classificados, de acordo com a transferência da imagem para o suporte, em impressão direta ou indireta. Define-se como impressão direta aquela no qual a matriz entra em contato com o suporte, ou seja, a matriz transfere a imagem diretamente para o suporte. A flexografia, a rotogravura e a serigrafia são exemplos de processos de impressão direta.

    A impressão indireta, por outro lado, baseia-se na transferência da imagem para um intermediário que, posteriormente transfere a imagem para o suporte. A impressão offset é um exemplo de impressão indireta, já que a imagem é transferida da matriz (chapa) para a blanqueta, e somente depois ela é transferida para o suporte.

    (http://www.idemdesign.net/pt/artes-graficas/47-processo-impressao/101-classificacao-impressao)

  • Certo

    Apenas pra ilustrar, segue um exemplo do que é uma impressão em serigrafia e tipografia, respectivamente (flexografia está na questão anterior).



ID
882847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Pode-se afirmar que o Linked-in é um exemplo de plataforma orientada para contexto de lazer, facilitando a partilha de informações referentes a eventos culturais e sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Linked-in é uma rede de negócios, não uma rede de lazer. Seu foco é no estabelecimento de relações profissionais.
  • ERRADO

    LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional, focada em gerar conexões e relacionamentos. Nela os profissionais podem criar seus currículos, buscar empregos e fazer contato com pessoas do mundo inteiro. Já as empresas conseguem buscar candidatos ideais para suas vagas e perfis de clientes em potencial.


ID
882850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    A ideia é exatamente essa do nó. Cada indivíduo, seja no Facebook, ou em qualquer outra rede social, representa um nó que se comunica com diversos outros nós, formando uma teia complexa. Essa teia é, em si, a própria rede social.
  • Certa.
    www.facebook.com/nomedousuario
  • No Facebook, cada indivíduo é realmente semelhante a um nó da www (web). Em ambos os casos, os nós se comunicam e trocam informações.

    Gabarito: Correto


ID
882853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O Facebook pode ser considerado uma plataforma convergente, pois permite que se integrem a ela diversos recursos, como, por exemplo, outros websites, dispositivos móveis, RSS, feeds, blogues, Twitter, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Sim, esses recursos podem ser integrados ao Facebook. Essa característica, inclusive, é um dos motes das redes sociais em geral.
  • GABARITO: CERTO

    Plataformas convergentes combinam um sistema de infraestrutura convergente com uma solução de engenharia que é integrada, entregue e consumida de modo unificado.

    Ou seja, é uma plataforma que possibilita a integração com várias ferramentas, como mensagens instantâneas, envio e recebimento de áudios, ligação por vídeo chamada etc.