-
Pensei que seria i externa *-*
-
CERTO
O firewall nada mais que um filtro, podendo ser um software ou um hardware, ele controla o fluxo de informações/dados (entrada e saída) de uma maquina em rede ou entre maquinas e a internet.
CESPE respondendo a CESPE, questão recente:
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos de 1 a 7
Acerca do uso de ferramentas para acesso à Internet, julgue os itens a seguir.
Firewall é um recurso utilizado para restringir alguns tipos de permissões previamente configuradas, a fim de aumentar a segurança de uma rede ou de um computador contra acessos não autorizados. CERTO
-
Gabarito (CERTO)
Segundo a Ajuda do Windows, firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
-
Para melhor visualizar o FIREWALL é interessante associá-lo a um PORTEIRO, que controla tudo que entra e que sai. Atenção: o firewall não é um antivírus!
Resp. CERTA
-
Importante destacar que o servidor real (o computador que serve as páginas web) fica protegido por trás de um equipamento especial. Esse equipamento especial (firewall) ajuda a controlar o acesso entre a intranet e a Internet, permitindo o acesso apenas às pessoas que estão devidamente autorizadas.
Firewall - > ligação entre redes de computadores que restringe o tráfego de comunicação de dados entre a parte da rede que está “dentro” ou “antes” do firewall, protegendo-a assim das ameaças da rede de computadores que está “fora” ou depois do firewall. Esse mecanismo de proteção geralmente é utilizado para proteger uma rede menor (como os computadores de uma empresa) de uma rede maior (como a Internet).
Patrícia Quintão - Ponto dos Concursos
GAB CERTO
-
INTERNO E EXTERNO
POR MEIO DE HARDWARE OU SOFTWARE
-
Lembrando que o Firewall mantém sua característica de atuar no intuito de impedir ataques externos.
-
Sem muita teoria, até porque outros comentários já as apresentaram, mas se você pensar na tradulçao literal de "Firewall" - que quer dizer "Parede de Fogo" - logo vai lembrar que sua "única" função é o bloqueio de tentativa de ameaças, tanto externas, quanto internas.
Ahh, e sem esquecer da máxima: Firewall não é antivírus, não detecta e não protege deste tipo de praga virtual.
Bons estudos
-
Parabéns! Você acertou!
-
VIDE Q700704
A proteção das informações e dos sistemas das organizações requer o uso de recursos de proteção como os firewalls, utilizados para
ajudar a impedir que a rede privada da empresa seja acessada sem autorização a partir da Internet.
-
Gabarito (CERTO)
-
achei que era só ameaças externas, pra que não chegassem ao seu computador.. Inclusive o material do estrategia cita dessa maneira.
-
CERTO.
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
-
Entendi nada. Firewall impedir acesso dentro da própria rede? Isso não é errado? Até onde eu sei o firewall atua nas conexões vindo e saindo da rede e não dentro da rede(como a questão abaixo fala)
olha essa questão da cespe
Q460165 (2014) Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.(GAB C)
-
Que eu saiba o firewall filtra pacotes de dentro pra fora e de fora pra dentro. Mas, exatamente, dentro dá rede não há tal regra.
Recurso..
-
Copiando um colega:
O Firewall pode ser definido como uma barreira de proteção ou como um porteiro que filtra tudo o que entra e que sai de um computador ou de uma rede. As informações que ele permitirá ou impedirá que entre/saia dependerá das configurações definidas pelo usuário.
Lembre-se: Filtra tanto de dentro para fora (como no caso de funcionários de uma empresa acessando certos sites) como de fora para dentro (como no caso de invasões).
Não detecta a presença de vírus, até porque não é antivírus.
-
Esse "dentro da própria rede" pegou mesmo, mas aprendi que o Firewall promove proteção contra ataques externos de uma maquina em rede ou entre maquinas e a internet.
-
Concordo com Iantra Costa: O Firewall tem como função principal evitar invasões ao sistema, porém ele não evita todas as invasões internas ,pois vc pode utilizar de uma rota alternativa dentro da rede EX:Modem Conectado. Além disso ele não evita vc de conectar, por exemplo, um pen drive. Essa questão caberia recurso
-
FIREWALL: IMPLEMENTADO POR SOFTWARE OU HARDWARE
FINALIDADE: FILTRAR INFORMAÇÕES QUE TRAFEGAM ENTRE REDES
FIREWALL PESSOAL: FILTRAM O QUE UM COMPUTADOR RECEBE E ENVIA PARA REDE. É UMA OPÇÃO DE FERRAMENTA PREVENTIVA CONTRA WORMS.
FIREWALL REALIZA BLOQUEIO\PERMISSÃO DE ACORDO COM ALGUNS CRITÉRIOS:
**IP DE ORIGEM
**IP DE DESTINO
**PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO
**PORTA DE COMUNICAÇÃO.
-
Alguém explica essa questão?
AGENTE PF - CESPE – 2014
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.
Certo.
-
Paulo, entendo pelos estudos até então feitos que firewall não é antivírus, razão pela qual ele não protege computadores contra ataques internos. Pense no firewall como uma membrana plasmática da célula, que controla a entrada e saída de informações/dados.
-
Paulo, poderia informar o número dessa questão ?
-
Paulo Geovanny,
Se o funcionário da empresa quiser funfar um pendrive dentro de um pc interno, o firewall não impedirá, pois que fará isso seria "em tese" o antivírus. Tá ai o motivo pelo qual ele não tem essa proteção internamente.
-
DENTRO DA REDE??????????????
-
Certíssima questão. "Dentro da própria rede" = Intranet. O firewall protege também contra tentativas de acessos não autorizados, mesmo a partir de um grupo/rede local (intranet).
-
Em outra questão do cespe ela deu o gabarito como errado quando a questão afirma que o Firewall protege de ataques internos, vou procurar e posto aqui. Agora, a questão é polêmcia e sem nenhum comentário do professor...
-
PF 2014:
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.
CORRETO.
-
Bom, eu li em algum comentário aqui no QC que existem dois tipos de firewall: o pessoal e o de rede.
Na internet também encontrei algumas páginas falando sobre isso:
"Podemos imaginar perfeitamente ter dois tipos de firewalls ao mesmo tempo: um firewall separado para proteger a rede, e um firewall pessoal para proteger cada computador". http://br.ccm.net/faq/12083-o-que-e-um-firewall-como-funciona
-
Um Firewall pode impedir acessos indevidos ao bloquear tentativas de acesso à sites proibidos. Ao passo que poderá impedir acessos externos indevidos.
Gab: Certo
-
Cespe Q460165
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.
Gab - certo
Proteger contra ataque interno? algum prof explica em vídeo?
-
Anita, existem vários tipos de ataques, a banca considerou o ataque por malware. Firewall não protege contra malware. A questão supracitada relata sobre impedir acesso(portas).
Algum de nós era faca na caveira.
-
Para quem questionou sobre o Firewall proteger redes privadas, é simples:
Acesse o Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.
Verifique que o Firewall (pessoal) do Windows pode proteger seu computador em:
- Redes privadas
- Redes públicas ou convidadas.
O simples fato da existência das configurações listadas anteriormente bastaria para perceber que a questão está correta.
Mas o objetivo aqui é aprender e não decorar!
- Imagine se aquele "amigo" que solicitou a senha da sua rede wi-fi conseguisse acessar qualquer informação contida na sua máquina, mesmo aquelas não compartilhadas por você? Tudo bem que as configurações de compartilhamento do Windows tentarão impedir esse ato, mas e se o seu "amigo" utilizar de outros artifícios para tentar acessar os dados, quem irá tentar bloquear esse acesso? F I R E W A L L
- Já se deparou com uma mensagem mais ou menos assim: "um programa desconhecido está tentando acessar arquivos no seu computador... é altamente recomendável que programas deste tipo não tenham acesso..." [Permitir] ou [Bloquear].
Advinha quem está fazendo esta pergunta? F I R E W A L L
- Quer mais? Acesse as configurações do seu roteador via navegador e verifique na sessão Segurança a configuração relacionada ao
Filtro de redirecionamento de NAT. Este filtro tenta impedir que uma máquina utilize uma URL ou endereço IPv4 público para acessar o servidor local.
Quem é o responsável por essa filtragem? F I R E W A L L
Espero ter ajudado!
Prof. Marcelo Ribeiro Soares
"O conhecimento abre portas: estude, seja aprovado(a), trabalhe e ajude a melhorar o nosso país!"
-
Fé no Pai que o examinador cai :DDDD, Simboraaaa !
-
Errei, pois visa impedir não é o mesmo que impede. Num primeiro momento li como sinônimos.
-
A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet.
Firewall visa impedir ataques internos??
-
Indicada para comentário.
-
Galera, olha a definição de FIREWALL q peguei no PAINEL DE CONTROLE do meu WINDOWS 7:
O que é um firewall?
Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.
Agora vamos pensar em uma rede local (LAN) em q vc, seu pai, irmão ... façam parte. ISSO É UMA REDE INTERNA.
Agora vamos supor q o computador de seu pai esteja com algum problema no firewall e permita q um software mal intencionado consiga acessá-lo. Se o seu pc estiver com o firewall bem configurado, o software mal intencionado pode ser "barrado" caso aconteça algum compartilhamento entre o pc do seu pai e o seu.
Ou seja, o firewall pode muito bem impedir o acesso dentro da própria rede.
Por isso concordo q o gabarito da banca seja: CERTO!
Tô longe de ser especialista nessa área, mas foi o q entendi dessa questão. Espero ter ajudado!
-
CERTO
Existem dois tipos de firewall:
1) Firewall: Dispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores.
2) Firewall pessoal: Tipo específico de firewall. Programa usado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.
(Q213301) Existem diversos dispositivos que protegem tanto o acesso a um computador quanto a toda uma rede. Caso um usuário pretenda impedir que o tráfego com origem na Internet faça conexão com seu computador pessoal, a tecnologia adequada a ser utilizada nessa situação será o:
D) Firewall.
FONTE: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
-
O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.
Gabarito: Certo.
-
O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.
Gabarito: Certo.
-
ATENÇÃO!!
A questão está falando em impedir ACESSO INTERNO indevido, e não em impedir ATAQUE....
-
O FIREWALL é um filtro de conexões, que pode ser software ou hardware, que filtra as portas TCP, evitando invasões e propagação de ataques. Entretanto, ele não é antivírus, não é antispyware, não verifica o conteúdo do tráfeco na porta TCP, etc.
-
Fluxo de entra e saída
-
O firewall é um controlador de acessos na rede de computador. Devemos ficar espertos, pois o cespe inúmeras vezes já cobrou dizendo que é anti-vírus o que torna a assertiva errada.
Espero ter ajudado!!
Vamoooos passaaar!!
-
Gente, parem de decorar. Vamos ler e interpretar. A questão diz "em uma rede", ou seja, tem como você configurar uma rede interna (só com os pcs de casa; com os vizinhos);o que é, também, protegido pelo firewall. Rede é aquilo que conecta e não só pelo fato de possuir conexão com a internet.
-
Menos MIMIMI e mais ESTUDO ! segue o baile....
-
Acredito que o dentro da rede se refira à Intranet e não ao próprio computador, uma vez que este sozinho não compõe uma rede. Sendo assim, correta a questão, o Firewall protegerá o computador de acesso por usuários da internet e da própria intranet.
-
Esquema que fiz com várias questões sobre Firewall...
O firewall é?
- um filtro de conexões da rede interna ou externa.
- um equipamento (hardware) ou um programa (software)
O que ele faz?
- impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
- permitir ou negar o acesso às portas TCP
- pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta(roteamento)
O que ele NÃO faz?
- NÃO analisa o conteúdo dos pacotes de dados
- NÃO é antivírus
- NÃO é antispam
- NÃO é antispyware
- NÃO bloqueia anexos de e-mails
- NÃO criptografa mensagens de email
-
Cespe cespe decida se
-
Imagina se em uma empresa com 500 funcionários não houvesse uma proteção interna dos servidores? Iria se tornar um caos!! Sim, o firewall pode bloquear tanto internamente (intranet) quanto externamente.
-
FIREWALL impede acesso indevido dentro da PRÓPRIA REDE (mais de um computador, mesmo sendo LAN), como também oriundo da REDE MUNDIAL(WAN), mas não protege contra "ataques internos" (entenda como dentro da própria máquina).
-
Complementando o comentário do colega Giovanni Costa
(Q460165) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente de Polícia Federal
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos. GABARITO DA BANCA CORRETO
-
só era "lembrar" que uma parede nao protege só um lado!
é simples. e não precisa ficar colocando e se na questão.
e se, e se, se lasca na prova
-
Q460165
Julgue o próximo item, acerca de vírus, worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança.
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos. GABARITO: CERTO
Alquem explica?...
-
Gab Certo
Firewal
--> Significa barreira de fogo.
--> Evita invasão na rede.
--> Não protege Vírus.
--> Não protege invasão interna.
--> Não protege rotas alternativas.
Bons estudos galerinha!!!
-
Q460165
Jackson Monteiro, impossível de entender o Cespe. Na duvida, é pq o entendimento recente da banca que o firewall impede ataques internos.
-
Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática
O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.
Gabarito: Certo.
-
Q460165 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos. CERTO.
A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet.CERTO.
E agora José.....o firewall faz tudo e tambem não faz nada!
-
Q460165 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos. CERTO.
A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet.CERTO.
E agora José.....o firewall faz tudo e tambem não faz nada!
-
confundi o interna e me dei mal ..
-
Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática
O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.
-
A CESPE considerou que a rede de computadores estaria protegida por um firewall raiz (um hardware). E, que cada computador tem seu firewall individual (um software) em cada máquina. Isso pode acontecer e normalmente acontece. É mais proteção para a rede.
-
Aqui vai o comentário de ouro...
Firewall é tipo porteiro de boate.. ele só trabalha com o que entra e sai.. la dentro a bronca é do antivírus!
abcs
-
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente de Polícia Federal
Julgue o próximo item, acerca de vírus, worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança.
Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.
Gab: CERTO
O que levar para prova?
-
Entendi o interno como sendo ataque de outro computador da rede e não propriamente um ataque de vírus. Até porque ele fala em acesso indevido!
-
FIREWALL:
Toda prova da cespe cai FIREWALL
FIREWALL
- Não é antivírus (protege apenas contra ataques EXTERNOS, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida) ,
- Não é anti-spam ,
- Não é anti-spyware
- Não criptografa mensagem
- Não analisa o conteúdo do tráfego.
O firewall nada mais é que um dispositivo de rede que é responsavel pela entra e saida
de um determinado ponto.
Assemelha-se a um porteiro de boate: Fiscaliza quem entra e quem sai, mas um eventual problema
internamente nao é sua responsabilidade. Resposabilidade seria dos seguranças(anti-vírus).
(2018/ABIN/Oficial) Filtros de pacotes tradicionais são considerados firewall porque podem executar uma política de filtragem com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar. CERTO
(2014/PF/Agente) Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos. CERTO
(2013/MPU/Técnico) Uma das funções dos firewalls é implementar políticas relativas à separação do tráfego interno e externo à rede a ser protegida, visto que eles filtram o tráfego de entrada e saída de rede. CERTO
(2015/TCU) O firewall é capaz de proteger o computador tanto de ataques de crackers quanto de ataques de vírus. CERTO
(2016/FUB/TI) Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede. CERTO
(2018/STJ/Técnico judiciário) Em um firewall, devem ser controlados não apenas os pacotes que entram em uma rede privada, mas também aqueles que saem da rede para a Internet. CERTO
COLOQUE NA SUA CABEÇA -> FIREWALL Não é antivírus (protege apenas contra ataques EXTERNOS, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida) , não é anti-spam , não é anti-spyware e não analisa o conteúdo do tráfego.
-
O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.
Gabarito: Certo.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall bloqueia portas com o objetivo de aumentar a segurança dos computadores da rede, contra tráfego não autorizado e invasões.
-
O firewall impede acesso indevido interno,mas não impede ataque interno.
-
(Polícia Federal – 2014) Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares
utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores
contra ataques internos.
Gabarito: CERTO.
-
Firewall = é como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre dois pontos, seja entre seu computador e a internet, ou entre dois pontos de uma rede, por exemplo.
Certo
Fonte - Resumos para concursos
-
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
Firewall = é como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre dois pontos, seja entre seu computador e a internet, ou entre dois pontos de uma rede, por exemplo.
-
não sabia que o firewall defendia de ataques internos
-
Malditos professores de laboratório de informática em tempos de escola, que bloqueavam a porta pra eu não poder jogar meu cs 1.6
-
resumindo o assunto de firewaall na CESPE ------> o gabarito é oq o examinador imagirnar que esta certo...
pra naum assinantes : certo
-
Dentro da própria rede? OIII! Banca lixo.
-
Errei por causa do trecho "dentro da própria rede". Faz parte do aprendizado.
-
Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura
O firewall é um filtro de conexões, que impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
Ele é habilitado para permitir ou negar o acesso às portas TCP do computador, evitando que acesso indevido ocorra, proveniente de outro dispositivo da mesma rede, ou da Internet.
-
Certo.
Firewalls:
>São dispositivos, em forma de software e/ou de hardware, que possuem a função de regular o tráfego de dados entre redes distintas, impedindo a transmissão e/ou a recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.
Obs: O firewall pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta, e este direcionamento é uma característica da função de roteamento. O roteamento consiste em avaliar e direcionar o tráfego através das melhores rotas.
Obs: Regular a transmissão não é impedir; o firewall permite o tráfego de dados, desde que estejam conforme à política de segurança da máquina.
Obs: Não é antivírus (protege apenas contra ataques EXTERNOS e nunca internos)
Obs: - não é anti-spam; não é anti-spyware; não analisa (diferente de regular) o conteúdo do tráfego.
>Posição:
~>Borda: fica posicionado entre a rede interna e a internet.
~>Interno: destinada a alguns dispositivos internos da rede os quais precisam de uma barreira.
>Modo
~>Restritivo (lista branca) : impedindo todas as transmissões de dados que não sejam expressamente permitidas
~>Permissivo (lista negra): permitindo todas as transmissões de dados que não sejam expressamente proibidas
-
Comentário copiado do Emanoel Pontes(Q935944);
O firewall nada mais é que um dispositivo de rede que é responsavel pela entra e saida
de um determinado ponto.
Assemelha-se a um porteiro de boate: Fiscaliza quem entra e quem sai, mas um eventual problema
internamente nao é sua responsabilidade.
Resposabilidade seria dos seguranças(anti-vírus).
-
Mano , em uma questão diz que n protege de ameaças que já estão na rede, e nessa ja diz que protege, mds, ta difícil aprender viu
-
Questão bem capciosa. Observe o termo utilizado: "A utilização de firewalls em uma rede". Quando o cespe fala "firewalls em um rede" ele está se referindo aos dois tipos de firewall, o pessoal e o de rede (ou simplesmente "firewall"). De fato o firewall genérico (de rede) só vai proteger contra acessos externos a rede, entretanto, o firewall pessoal protege contra acessos externos ao PC em que está instalado, o que pode incluir outros PCs da mesma rede.
Bom lembrar que o firewall também pode bloquear a saída de dados.
-
Para quem ficou em duvida sobre o aspecto relacionado ao acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet, segue o trecho trazido pelo Cert.br:
Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:
> Bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
> Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
> Evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
As informações supracitadas, a meu ver, embasam o entendimento da assertiva, uma vez que o referido dispositivo também barra acessos/comunicações indevidas e provenientes da parte interna da rede.
Gabarito correto.
-
Então.,Firewall protege contra ataques internos???
-
Segue uma dica que vi aqui no QConcursos mesmo:
Firewall: porteiro da boate (fiscaliza quem entra e sai)
Antimalware: segurança da boate (responsável pelos problemas que ocorrem dentro da boate)
-
Firewall protegendo acessos internos? Conte-me mais...
Posso tentar meter na porta USB um pen-drive socado de worms que o firewall vai se manifestar e me dar um tapa na mão pra não inserir o dispositivo...
-
Como um porteiro impede alguém que já está dentro do prédio de entrar?
-
FirewallSSSSSSS plural = mais de um, ou seja, tem o firewall do gatway que protege contra ataques externos e o firewal da máquina, que protege contra ataques internos.
-
O firewall é?
- um filtro de conexões da rede interna ou externa.
- um equipamento (hardware) ou um programa (software)
O que ele faz?
- impede o acesso indevido ao computador através de suas portas de conexão.
- permitir ou negar o acesso às portas TCP
- pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta(roteamento)
O que ele NÃO faz?
- NÃO analisa o conteúdo dos pacotes de dados
- NÃO é antivírus
- NÃO é antispam
- NÃO é antispyware
- NÃO bloqueia anexos de e-mails
- NÃO criptografa mensagens de ema
-
Um exemplo de atuação do firewall internamente é dentro de empresas onde é proibido o acesso a sites específicos.
-
rpz, escorregeui nessa de impedir acessos oriundos da internet... ele não bloqueia tudo, se for acesso permitido!
-
FIREWALL
☑ Filtro de conexões.
☑ Permite ou bloqueia o tráfego das portas TCP do computador.
☑ É utilizado para bloquear acessos a determinados sítios ou endereços.
☑ Controla os pacotes que entram em uma rede privada, e
☑ Controla aqueles que saem da rede para a Internet.
☑ Protege ou restringe o acesso aos dados armazenados em um PC.
☑ Utiliza filtro de endereçamento.
☑ Utiliza criptografia e autenticação.
☑ Pode ser instalado tanto como software e hardware.
☑ Como um software --> habilitado em cada computador da rede.
☑ Como um hardware --> Instalado na conexão da rede com a internet.
☑ Ou seja, ele é uma combinação de hardware e software.
☑ Mas é dispensável o uso de equipamento de hardware na máquina.
☑ Impede a passagem de vírus, worms ou cookies oriundos da internet.
☑ Aprova pacotes de dados que atenda as exigências e bloqueia os demais.
_____________
Bons Estudos e não desista! ❤
-
Acredito que o "acesso indevido dentro da própria rede" seja no sentido de "de dentro pra fora". Vejam essa questão:
CESPE 2010 - Caso um computador tenha sido infectado por um cavalo de troia, a presença de um firewall instalado na estação de trabalho será irrelevante, já que este tipo de programa, apesar de impedir que dados indesejados entrem no computador, não consegue impedir que o cavalo de troia transmita informações do usuário desse computador para outros computadores. ERRADO
Firewall faz controle tanto de entrada, quanto de saída.
-
Creio que como o termo "firewalls" veio no plural, entende-se a utilização de mais um. Um que controla o tráfego para entrada na rede, e outro dentro a própria rede controlando o tráfego de um ponto de acesso restrito. Ex: dois seguranças, um na entrada da festa, e outro na entrada da sala VIP, o da entrada da sala vip controla o fluxo interno.
-
Vejo muita gente respondendo coisa errada aqui.
Existem 2 tipos de firewalls:
a) Firewalls de borda = aqueles que "ficam entre a rede interna e a internet". É o mais conhecido.
b) Firewalls Internos = Ficam dentro da própria rede interna para limitar o acesso a alguma informação restrita. Ex: uma informação sensível que não pode estar disponível mesmo para usuários autorizados daquela intranet.
-
firewall serve tanto para saída como entrada de dados.
-
RAPAZ, DEPOIS DESSA EU MEREÇO UM CHOPP.
QUESTÕES CERTAS CESPE - FIREWALL
FILTROS DE PACOTES TRADICIONAIS são considerados firewall porque podem executar uma POLÍTICA DE FILTRAGEM com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar.
Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede.
Uma das funções dos firewalls é implementar políticas relativas à separação do tráfego interno e externo à rede a ser protegida, visto que eles filtram o tráfego de entrada e saída de rede.
Firewall pode ser utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados advindos da Internet. Se estiver bem configurado, este tipo de proteção possibilita a identificação das origens destas tentativas e interrompe a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado, entre outras ações.
Os firewalls que mantêm o estado das conexões atuam na camada de rede, mas podem tomar decisões com base em informações das camadas de transporte e aplicação. Por esse motivo, conseguem perceber mais facilmente as tentativas de DOS (denial of service) nos servidores protegidos por esse firewall.
Considere que, quando operando em determinada rede, um sistema de prevenção de intrusão identifique tráfego anormal, possivelmente um ataque de negação. Nesse caso, o referido sistema é capaz de executar ações que sinalizem para o firewall efetuar o bloqueio do tráfego identificado.
A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet.
-
A questão menciona a proteção interna, também conhecida como
Zona Desmilitarizada (área protegida interna)
-
Firewall é o porteiro de boate. Ele fica na porta (firewall de borda), mas também tem um porteiro na área VIP dentro da boate (firewall interno). O porteiro avalia a entrada ou saída de quem está na boate. Também é uma função importante do porteiro direcionar a entrada e saída de quem transita na boate. Por exemplo, se uma porta estiver fechada ele indicará outra para o acesso ou saída. Essa função é conhecida como roteamento. Pode cair na prova a respeito da possibilidade do firewall fazer roteamento. Sim, é possível.
Deem uma olhada na questão
Espero ter ajudado. Bons estudos!
-
PENSEI QUE CONTROLAR ACESSO RELACIONADO À INTERNET FOSSE FUNÇÃO DO PROXY!
-
Da a entender q já está dentro da rede...
-
questão meio ambígua
-
Essa questão quer saber do candidato se um firewell pode atuar dentro na rede.
E a resposta é sim, o sujeito pode ter um Firewell no getway, e outro Firewell em um pc dentro da rede interna, o firewell interno vai proteger o pc internamente contra acessos indevidos dos demais.
-
Esse trem de firewall ta em todas.... sebesta pai.
-
Importante notar a utilização do plural. Comumente o firewall é colocado na borda da rede, filtrando pacotes vindos da internet. Nesse caso, ataques de dentro da rede seriam possíveis, “já passou do portão”. Mas pode-se usar mais de um, como no caso da criação da DMZ, para proteger áreas de maior criticidade.
-
Em 08/04/21 às 10:07, você respondeu a opção E.
Você errou!
Em 17/03/21 às 21:38, você respondeu a opção E.
Você errou!
Em 17/03/21 às 21:38, você respondeu a opção E.
Você errou!
Em 17/03/21 às 21:38, você respondeu a opção C.
Você acertou!
Em 17/03/21 às 21:38, você respondeu a opção C.
Você acertou!
Em 16/03/21 às 12:29, você respondeu a opção E.
Você errou!
Em 16/03/21 às 09:49, você respondeu a opção C.
Você acertou!
-
gab c
Rede local ou wan.
-
PROXY DE APLICAÇÃO
Além da filtragem de pacotes de estado e do NAT, uma outra função de um bom firewall é o serviço de Proxy de aplicação (as vezes chamado de application gateway). Considere um Proxy de aplicação como uma elaborada versão de filtragem de pacotes.
Onde a filtragem de pacotes é capaz de inspecionar dados em níveis mais baixos de um pacote de IP, como um endereço IP ou um número de porta, um proxy de aplicação é capaz de inspecionar uma parte de dado de aplicação inteira de um pacote de ip.
Um exemplo é um proxy de aplicação FTP que pode analisar pacotes de FTP por certo nomes de arquivos e bloquear os pedidos se necessário.
Em outras palavras, o que acontece é: Um computador da rede interna manda um pedido particular para a internet para o Firewall. O Proxy de aplicação no Firewall pega esse pedido, inspeciona o pacote inteiro com regras configuradas pelo administrador do firewall, e então gera novamente pedido para internet inteiro antes de enviar para o servidor de destino. Quando a resposta chegar, o Firewall vai novamente inspecioná-la e, caso passe nas regras pré-estabelecidas, ele vai construir um pacote de resposta (através da resposta) e enviar para o computador da rede interna.
Duas diferenças importantes serão mostradas a seguir sobre filtragem de pacotes e proxy de aplicação:
· A filtragem de pacotes inspeciona apenas o cabeçalho do pacote, enquanto o Proxy de aplicação analiza todos os dados de aplicação de um pacote
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/firewall/index_files/Page480.htm
-
o Firewall é porteiro e dono da festa. Ele monitora, regula, direciona, controla, registra, analisa e filtra a galera (o tráfego) da entrada e saída (de dados)........
-
# Lembre-se da analogia do Firewall como se fosse um "PORTEIRO" do prédio.
- controla o acesso de pessoas de quem entra ou sai do condomínio.
-
Firewall - controla o tráfego. quem entra e quem sai
Proxy - controla a rede
-
Correto.
Firewall
- Monitora o tráfego de entrada e saída
- O firewall não analisa o conteúdo dos pacotes de dados transmitidos pelas portas de conexão, não é antivírus, não é antispam, não é antispyware, etc.
- O firewall pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta, e este direcionamento é uma característica da função de roteamento.
-
Exato! A monitoração externa ou interna da rede só depende da forma de como estão posicionados.
-
FIREWALL É O SEGURANÇA