SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Psicólogo Clínico


ID
1466032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de Concurso Público.


I Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.


III O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


IV O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada à inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. 


Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) (Regulamento)

     Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • O item II não é decreto federal, será publicado em EDITAL.

  • A CF/88 não veda a abertura de novo concurso público quando o anterior ainda encontra-se vigente, mas impõe prioridade na convocação dos aprovados no certame mais antigo: “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira”. Assim, há o reconhecimento da prioridade, mas não há vedação constitucional expressa para a realização do novo concurso. Entretanto, o art. 12, § 2ᵒ, da Lei 8.112/90, veda expressamente esta prática em âmbito federal, com a seguinte determinação: “não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado”. A questão perguntou sobre a L8112/90, logo a alternativa correta é D.

  • Devemos nos atentar ao enunciado, já que na Constituição Federal não possui regra que vede a abertura de novo concurso durante o prazo de validade do anterior, mas expressamente garante aos candidatos aprovados no certame anterior a prioridade na sua nomeação, perante aqueles indivíduos que vierem a ser aprovados na nova seleção, nos termos do art.37, inciso IV da CF/88. E nesse caso, é perguntado sobre a Lei 8112/90.


    Rumo a aprovação!!

  • I.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. (Art. 12, § 2º da Lei 8.112/90) - CORRETA

    II. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. (Art. 12, § 1º da Lei 8.112/90) - ERRADA (não é decreto federal, mas edital)

    III. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (art. 12, caput da Lei 8.112/90) - CORRETA

    IV. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. (art. 11 da Lei 8.112/90) - ERRADA. 

    O verdadeiro teor é Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Gabarito D

    I CERTA
    II ERRADA - § 1o  O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.
    III CERTA
    IV ERRADA - Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Pode até abrir novo concurso só não pode nomear.

     

  • Pode abrir um novo concurso, mas antes tem que chamar todas as pessoas do concurso anterior. Questão que requer recurso. 

  • Lei 8.112/90

    I.  CORRETA. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Art. 12, § 2º

     

    II. ERRADA. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

    Art. 12, § 1º - O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

     

    III. CORRETA. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Art. 12

     

    IV. ERRADA. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto.

     

    Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

  • d)

    I e III.

  • Claro que pode abrir um novo concurso....questão doida.

     

  • Relativo ao item I, o entendimento da CF quanto à abertura de novo concurso difere da 8.112. Como este artigo não está revogado, vai ser necessário que a questão seja clara: "De acordo com a 8.112..." Corretos I e III
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à realização de concurso público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 12, da citada lei, "o prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 11, da citada lei, "o concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício.
De acordo com a referida lei, exercício é o

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  •  A letra "b" se refere a cargo público

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     A letra "d" se refere a exercício  (é a resposta)

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • art. 15 da lei CRT. C + CRT. V

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Gabarito D.

    Art 15 da Lei 8112.

  • Essa é uma questão que é pra pegar os apressadinhos! De cara você fica logo na A e B mais se você interpretar com detalhes irá perceber que a alternativa correta se trata da alternativa D.

  • Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • LETRA D CORRETA 

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor: CARGO PÚBLICO

    EXERCÍCIO é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • d) efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Nomeação: Provimento originário o ingresso na carreira pública, seja por cargo efetivo ou cargo em comissão.

    Posse: Investidura no cargo público.

    Exercício: Efetivo desempenho do cargo público ou função de confiança.

     

    Nomeação -- 30 dias -- > Posse-- 15 dias -->Exercício

  • "COLOCAR A MÃO NA MASSA"

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre o conceito de exercício.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644), leciona que “o exercício representa o efetivo desempenho das funções atribuídas ao cargo. O exercício, como é óbvio, só se legitima na medida em que se tenha consumado o processo de investidura. É o exercício que confere ao servidor o direito à retribuição pecuniária como contraprestação pelo desempenho das funções inerentes ao cargo”.

    A resolução demanda o acionamento do caput do art. 15 e §1º, que assim estabelece:

    “Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.             

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao conceito legal é aquela indicada na letra "d".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
1466038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • nHAHAHAHA. quem é servidor sabe que essa é piada ( segurança pública então!). 

    mas é bom saber

  • Gabarito A.

    Art.74 da Lei 8112.

  • Fácil! Só lembrar da CLT pq nesse fator elas são iguais!

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
  • a)

    duas horas por jornada.

  • Horas extraordinárias:

        *Limite de 2 horas por jornada 

        *Acrescimo de 50% ao valor da hora.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional por serviço extraordinário.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, conforme o disposto no artigo 74, da lei 8.112 de 1990, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "a".


ID
1466041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. 

  • A gratificação pode ser dada ao servidor e incorpora-se para cálculo de proventos de aposentadoria, PORÉM, a gratificação por encargo em curso ou concurso, não se incorpora e não poderá ser usada para cálculo....tenso!!

  • Art. 76-A Lei 8.112/90 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:
    I - atuar como instrutor em curso de formação (...);
    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames (...);
    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público (...);
    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público (...).

    a) ERRADA. Art. 76-A § 1º I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    b) ERRADA. Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    c) CORRETA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

    d) ERRADA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

  • Gabarito C.

    Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 76-A § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões
  • Gratificação Encargo Curso/Concurso

    -> NÃO SE INCORPORA AO VENCIMENTO

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


    Gratificação Natalina

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


  •  

     c)

    não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da gratificação por encargo de curso ou concurso, examinemos cada alternativa, à procura da correta, à luz da Lei 8.112/90:

    A) não terá o valor calculado em horas e independerá da natureza da atividade exercida.

    “O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida”, conforme o art. 76-A, §1º, I, da Lei 8.112/90. De tal modo, INCORRETA esta alternativa.        

    B) poderá ser utilizada para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria.

    Ocorre que “a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões”, conforme o art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90. Do exposto, INCORRETA esta alternativa.

    C) não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

    CORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    D) poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens.

    INCORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    GABARITO: C.


ID
1466044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • I) ERRADA - Art. 84. § 1o A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.


    II) CORRETA. Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.


    IV) CORRETA - Art. 91. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

  • Gabarito D.

    I) ERRADA - Art. 84. § 1o Prazo indeterminado e sem remuneração.
    II) CORRETA. Art. 91.
    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro...
    IV) CORRETA - Art. 91.

  • Servidor em estágio probatório não dança MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares

  • Essa do MC CATRA foi massa!

  • Servidor em estágio probatório, não abre a MATRACA

    MAndato Classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

  • I. Art. 84 § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. Correta

    III. Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. Correta

    Um abraço e bons estudos!

  •  d)

    II e IV.

  • Licença por afastamento do conjuge - Ocorre por periódo indeterminado, não possui remuneração.

     

    Licença para tratar de assuntos particulares- Ocorre por até 3 anos seguidos sendo 6 anos no total da vida publica de um servidor, sem remuneração, podendo ser interrompida a qualquer momento a pedido da administração ou a pedido do servidor, não pode ser concedida a servidor em EP.

     

    ps: Gostei da dica do MC CATRA.

  • GABARITO D

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração. ERRADO (PERÍODO INDETERMINADO/SEM REMUNERAÇÃO)

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares. CORRETO

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior. ERRADO (PODERÁ SER CONCEDIDA)

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. CORRETO

  • Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

    Errado - § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Errado - Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às licenças, previstas em tal lei.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 84, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 20, da citada lei, “ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.”

    Nesse sentido, dispõe o artigo 81, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    Portanto, por a licença para tratar de interesses particulares não estar compreendida nas licenças descritas no § 4º, do artigo 20, da lei 8.112, no que tange às licenças as quais podem ser concedidas aos servidores públicos em estágio probatório, pode-se afirmar que o servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme destacado nas explicações do comentário referente à alternativa "a", a licença por motivo de afastamento de cônjuge será concedida, sim, se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o artigo 91, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Gabarito A.

    Art. 103 da Lei 8112.

  • Letra (a)

     

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.



  • LETRA A CORRETA 

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

     I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Basta lembrar que  a remuneração do servidor em disponibilidade será proporcional a seu tempo de serviço, logo, ele conta também para disponibilidade.

  • Lembrando que, o tempo de serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos.

  •  a)

    apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo:

     

    * Férias; 

     

    * Exercício de cargo em comissão;

     

    * Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado pelo Presidente da República;

     

    * Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País;

     

    * Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento;

     

    * Júri e outros serviços obrigatórios;

     

    * Missão ou estudo no exterior;

     

    * Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior;

     

    * Afastamento para servir em organismo internacional;

     

    * Deslocamento p/ nova sede;

     

    * Licença à gestante, à adotante e licença paternidade;

     

    * Licença para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses;

     

    * Licença para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção;

     

    * Licença por acidente em serviço ou doença profissional;

     

    * Licença para capacitação;

     

    * Licença para o serviço militar;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, até trinta dias em período de doze meses (período de até 30 dias);

     

    * Ausência (Art. 97) de um dia para doação de sangue;

     

    * Ausência (Art. 97) para período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias;

     

    * Ausência (Art. 97) de oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.

     

     

    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade:

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses (período de 31 até 60 dias);

     

    * Licença para atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses);

     

    * Licença para tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses;

     

    * Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal;

     

    * Atividade privada, vinculada à Previdência;

     

    * Serviço em tiro de guerra.

     

     

    Licenças não computadas para nenhum efeito:

     

    * Por motivo de doença em pessoa da família (período não remunerado) + (período de 61 até 90 dias);

     

    * Por motivo de afastamento do cônjuge;

     

    * Para atividade política (período não remunerado);

     

    * Para tratar de interesses particulares.

     

     

    * DICA: RESOLVER A Q810336

     

    ** Recomendo a seguinte apostila sobre a Lei 8.112/90 para concursos (esquema sobre esse assunto na página 70): 

     

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • CCV cobrou msm questão. 

  • Serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos. Quais são TODOS os efeitos fora aposentadoria e disponibilidade?

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do tempo de serviço do servidor público federal, à luz da Lei 8.112/90.

    A resolução demanda o acionamento do art. 103, I, da Lei 8.112/90, que assim estabelece: “Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal”.

    Como se vê, de acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois há duas respostas (Letra a e b)


    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Três anos para a penalidade de advertência, a questão se refere a suspensão - letra B

  • mais estranho que comentario de tiago foram as 6 curtidas que ele recebeu.

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros
    cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício,
    respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova
    infração disciplinar.

    * Advertência  03 anos 

    * Suspensão 05 anos

    Gabarito: B

  • Tiago Costa, existe uma palavra importante no meio deste artigo 131, RESPECTIVAMENTE, o que define para a suspensão, 5 anos.

  • CUIDADO COM QUESTÕES ASSIM, SEGUEM OS PEGUINHAS RECORRENTES:

    Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (o cara foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  • Gabarito B.

    Art. 131

    advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

  • Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  •                      Tabelinha do SAC D2

                   Canc. Reg  /   Prazo punir  / Recorrer

    Adv ____3 anos_____180 dias______120 dias

    Susp____5 anos_____2 anos_______120 dias

    Cass______X_________5 ANOS para todos__

    Dest______X__________________________

    Dem______X__________________________

    Basta decorar advertência e suspensão, todos os outros são iguais, ou seja, não se cancelam os registros e todos os outros prazos são de 5 anos.

  • SUSPEN5ÃO

    ADVERT3NCIA

    OU

    SUSPENCINCO E ADVERTRÊS

  • advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

    S muito semelhante ---> 5

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período, praticado nova infração disciplinar

  • Cuidado. Não confundir prescrição com o registro cancelado.

  • cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • adv3rt3ncia - 3 anos

    5uspen5ão - 5 anos.

  • Prescrição da ação diferente de cancelamento dos registros

  •  

    cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Alternativa - B

  • A penalidade de suspensão sairá da ficha do servidor em 5 anos! Isso se ele não houver cometido uma nova infração durante esse período.

  • GABARITO: B

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 131 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B) cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    C) cinco anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração disciplinar praticada pelo servidor nesse período.

    D) três anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração praticada pelo servidor nesse período.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “b”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1466056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício.
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  • Sindicância

    - Pode punir infrações leves advertência e suspensão até 30 dias.

    - Prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por até 30 dias.

    - Pode ser inquisitorial (não requer ampla defesa) ou punitiva (requer ampla defesa).

    - Pode resultar na instauração de PAD, mas não é uma etapa deste.



    PAD

    - Comissão de 3 servidores estáveis, presidida por um deles.

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

    - Pode decretar o afastamento preventivo do servidor, pelo prazo de 60 dias.

    - Servidor pode acompanhar, pessoalmente ou por procurador (não precisa ser advogado).

    - Confirmada a infração, o servidor é indiciado e citado para apresentar defesa escrita, no

    prazo de 10 dias. Em caso de revelia, é nomeado um defensor dativo (preferencialmente

    formado em Direito).

    - Julgamento não é vinculado às conclusões do relatório. A autoridade julgadora pode agravar

    ou abrandar a sanção, ou mesmo isentar o servidor.

    - Em caso de vício insanável: anula o processo e constitui outra comissão para um novo PAD.

    - Revisão em caso de elementos novos: não pode agravar a penalidade aplicada.


  • Correção quanto ao post abaixo:  O prazo da sindicancia é 30 + 30:

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Gabarito A.

    Art. 179 da Lei 8112.

  • Mario, essa parte dos 20 dias de julgamento tem na lei 8112?

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

  •  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Andrei Braga: Na aula do professor Denis França, ele diz: " Julgamento deve ocorrer em até 20 dias pela autoridade competente" e " Segundo o STJ, essa interrupção pode durar no máximo 140 dias, pois esse é o prazo máximo para conclusão do PAD (60+60+20). Em seguida, a contagem do prazo recomeça do zero. " 

    Acrescentando Mário: o afastamento preventivo é de até 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, se em 120 dias não for concluído o PAD o servidor volta a trabalhar não sendo mais necessário o afastamento preventivo, e esse SEM prejuízo da remuneração.

  • Gabarito A.  Art. 179 da Lei 8112.

    Dica Rápida:

    PAD SUMÁRIO: 30 DIAS (ATÉ + 15) = 45 DIAS

    PAD ORDINÁRIO: 60 DIAS (ATÉ + 60) = 120 DIAS + 20 DIAS PARA JULGAMENTO = 140 DIAS

    SINDICÂNCIA: 30 DIAS ( ATÉ + 30) = 60 DIAS

  •  revisão correrá em apenso ao processo originário.

     Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

     Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

     Art. 180. Aplicam-se aos trabalhos da comissão revisora, no que couber, as normas e procedimentos próprios da comissão do processo disciplinar.

     Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

  • Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

     

    Ufaaaaa!!!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 179.  A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  •  a)

    sessenta dias.

  • Tá difícil? Pede pra sair.

  • A presente questão trata do Processo Disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/90. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 179 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos”.

    Diante do exposto, de acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de sessenta dias, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Auxílio-Funeral é um benefício devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado.
À luz das disposições da Lei nº 8.112/90, pode-se afirma que o citado benefício

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • Lei n° 8112/90

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

      § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

      § 2o (VETADO)

      § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

      Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

      Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

          Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • b)

    tem o valor equivalente a um mês da remuneração ou provento do servidor falecido.

  • AUXÍLIO-FUNERAL - Benefício paga à família de servidor falecido (ativo ou inativo).

    Valor: Equivalente a 1 mês de remuneração

    Pago em até 48 horas

    Por meio de Procedimento sumário

    Acumulação de cargos: recebe valor referente ao cargo de Maior remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao auxílio-funeral.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 226 a 228, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos destacados acima, infere-se que, em conformidade com o caput, do artigo 226, da lei 8.112 de 1990, somente a alternativa "b" se encontra correta, por complementar, corretamente, o contido no enunciado da questão em tela.

    Gabarito: letra "b".


ID
2174050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2004, o termo clínica-escola foi substituído por serviço-escola, no 12° Encontro de Clínicas-Escola do Estado de São Paulo, com a finalidade de ampliar os modos de intervenção do psicólogo. Assim, a ampliação de atuação desse profissional nesse serviço abrange

Alternativas
Comentários
  • O termo clínica-escola veio a ser substituído por serviço-escola a partir do 12° Encontro de Clínicas-Escola do Estado de São Paulo em 2004 (Melo-Silva, Santos e Simon, 2005). O novo termo tinha como propósito incluir uma gama maior de modos de intervenção do psicólogo para além dos estritamente clínicos, acompanhando o desenvolvimento da profissão. Assim, tornou-se importante a realização de investigações e pesquisas que buscassem desenvolver meios que pudessem simultaneamente ampliar o atendimento a um maior número de pessoas na comunidade, mantendo a qualidade do serviço realizado por estudantes (Herzberg e Chammas, 2009) e, ao mesmo tempo, adequando-os às necessidades sociais pertinentes ao momento histórico e às características regionais nas quais estavam inseridos.

  • Ao se substituir o termo CLÍNICA por SERVIÇO, aumentou-se a gama de ações que poderiam ser oferecidas e ao mesmo tempo se tirou o foco da prática diagnóstico-terapêutica estrita.

    GAB C


ID
2174053
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O código de ética do psicólogo deve ser um instrumento de reflexão que norteie a sua pratica. Dessa forma, é responsabilidade do psicólogo:

Alternativas
Comentários
  • DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO

    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;

    Fonte: Código de Ética Profissional do Psicólogo

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

     

    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: C

  • Informar somente o necesssário

  • Art. 1 

    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicólogicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário e o beneficiário.

  • Letra A- É vedado ao psicólogo ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação. ERRADA


    Letra B- é responsabilidade do psicólogo informar a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisão que afetem o usuário ou beneficiário, (ERRADA)


    Letra C- Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.(GABARITO)


    Letra D- Não trata de responsabilidade expressa no código de ética, a esse respeito ele trás que é responsabilidade/ dever fundamental do psicólogo: Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este código. (ERRADA)

  • tem uma observação a ser feita, pois o enunciado da questão pede uma responsabilidade do psicólogo e não um princípio fundamental . Art. 1° - Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário. logo o gabarito está errado

ID
2174056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Todos os anos são registrados cerca de 10.000 suicídios no Brasil, o que é considerado um grave problema de saúde pública. Os principais fatores de risco dessa problemática são:

Alternativas
Comentários
  • (...) Os dois principais fatores de risco são: tentativa prévia de suicídio e doença mental.

    A tentativa prévia de suicídio é o fator preditivo isolado mais importante. Pacientes que tentaram suicídio previamente têm de cinco a seis vezes mais chances de tentar suicídio novamente. Estima-se que 50% daqueles que se suicidaram já haviam tentado previamente. Sabemos que quase todos os suicidas tinham uma doença mental, muitas vezes não diagnosticada, frequentemente não tratada ou não tratada de forma adequada. Os transtornos psiquiátricos mais comuns incluem depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas e transtornos de personalidade e esquizofrenia. Pacientes com múltiplas comorbidades psiquiátricas têm um risco aumentado, ou seja, quanto mais diagnósticos, maior o risco. A tabela abaixo ilustra os principais fatores de risco associados ao comportamento suicida.

    Principais fatores de risco associados ao comportamento suicida

    Doenças mentais

    Depressão; Transtorno bipolar; Transtornos mentais relacionados ao uso de álcool e outras substâncias; Transtornos de personalidade; Esquizofrenia; Aumento do risco com associação de doenças mentais: paciente bipolar que também seja dependente de álcool terá risco maior do que se ele não tiver essa dependência.

    Aspectos sociais: 

    Gênero masculino; Idade entre 15 e 30 anos e acima de 65 anos; Sem filhos; Moradores de áreas urbanas; Desempregados ou aposentados; Isolamento social; Solteiros, separados ou viúvos; Populações especiais: indígenas, adolescentes e moradores de rua.

    Aspectos psicológicos

    Perdas recentes; Pouca resiliência; Personalidade impulsiva, agressiva ou de humor instável; Ter sofrido abuso físico ou sexual na Infância;Desesperança, desespero e desamparo.

    Condição de saúde limitante

    Doenças orgânicas incapacitantes; Dor crônica; Doenças neurológicas (epilepsia, Parkinson, Hungtinton); Trauma medular; Tumores malignos; AIDS.

    Suicidabilidade:

    Ter tentado suicídio, ter familiares que tentaram ou se suicidaram, ter ideias e/ou planos de suicídio.

    (...)

    Fonte: http://www.abeps.org.br/prevencao/

    Gabarito: B


ID
2174059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional da psicologia

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a) A pedido do profissional responsável pelo serviço; b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;

    Fonte: Código de Ética Profissional do Psicólogo


ID
2174062
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), alimentado pelo CFP, elencou testes psicológicos considerados de uso desfavorável. Um teste psicológico cujo uso está autorizado é

Alternativas
Comentários
  • a) Raven (Matrizes progressivas coloridas). FAVORÁVEL

    b) HTP (manual prático de avaliação). DESFAVORÁVEL.

    c) Cubos de Kohs. DESFAVORÁVEL.

    d) Teste das fábulas. DESFAVORÁVEL.

  • Na data de hoje todos estão desfavoráveis.

  • HTP Teste favorável!!! Verificado na data de hoje através do SATEPSI

  • Acredito que por se tratar do concurso de 2015, o HTP não estava.


ID
2174065
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, ao promover publicamente os seus serviços, poderá informar

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do Psicólogo

    DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO

    Art. 20 – O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, 

    por quaisquer meios, individual ou coletivamente:

    a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de 

    registro;

    b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais 

    que possua;

    c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relati-

    vos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas 

    pela profissão;

    d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;

    e) Não fará previsão taxativa de resultados;

    f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais;

    g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de 

    outras categorias profissionais;

    h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.

    Alternativa correta: letra B


ID
2174068
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aluna do curso de Fisioterapia procura o serviço-escola, relatando sintomas como tremor, sudorese, taquicardia, sensação iminente de morte, dentre outros sintomas. A aluna relata , ainda, que tais sintomas a incapacitam para realizar seminários, o que a constrange, e têm provocado baixo rendimento acadêmico. O que corresponde à descrição clínica da aluna é denominado

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DSM-V:

     

    Transtorno de Pânico

    A. Ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:

    1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
    2. Sudorese.
    3. Tremores ou abalos.
    4. Sensações de falta de ar ou sufocamento.
    5. Sensações de asfixia.
    6. Dor ou desconforto torácico.
    7. Náusea ou desconforto abdominal.
    8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.
    9. Calafrios ou ondas de calor.
    10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).
    11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado de si mesmo).
    12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.
    13. Medo de morrer.

  • Macete: "Medo de morrer" "medo de enlouquecer" = Pânico


ID
2174071
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 2004, o Ministério da Saúde implementa o PNH (Projeto Nacional de Humanização), publicando a cartilha sobre a Clínica Ampliada, dentro do Projeto HumanizaSUS, reconhecendo que o fator humano estava ausente do nosso sistema de saúde. Assim, a clínica ampliada em Psicologia consiste em

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    uma prática comprometida com o contexto sócio-político-cultural das pessoas, considerando especificidades dos significados e sentidos, e com os aspectos ambientais, culturais, sociais, etc.

  • A Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve estar presente e inserida em todas as políticas e programas do SUS. 

    Acolher é reconhecer o outro e o que ele traz como legítima e singular sua necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações. Como valor das práticas de saúde, o Acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio afetiva. Acolhimento não só entendido para dentro dos estabelecimentos mas também ultrapassando seus limites institucionais constituindo como elemento de fortalecimento da rede de atenção à saúde. 

    RESPOSTA C

  • A proposta da Clínica Ampliada engloba os seguintes eixos fundamentais:

    1. Compreensão ampliada do processo saúde-doença. Busca evitar uma abordagem que privilegie excessivamente algum conhecimento específico. Cada teoria faz um recorte parcialmente arbitrário da realidade. Na mesma situação, pode-se “enxergar” vários aspectos diferentes: patologias orgânicas, correlações de forças na sociedade (econômicas, culturais, étnicas), a situação afetiva etc., e cada uma delas poderá ser mais ou menos relevante em cada momento. A Clínica Ampliada busca construir sínteses singulares tensionando os limites de cada matriz disciplinar. Ela coloca em primeiro plano a situação real do trabalho em saúde, vivida a cada instante por sujeitos reais. Este eixo traduz-se ao mesmo tempo em um modo diferente de fazer a clínica, numa ampliação do objeto de trabalho e na busca de resultados eficientes, com necessária inclusão de novos instrumentos. 

    Para ver os demais eixos:

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf


ID
2174074
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É muito frequente que o psicodiagnóstico se realize em clínicas ou em consultórios psicológicos, que recebem encaminhamentos principalmente de médicos psiquiatras ou de outra especialidade (ginecologia, oncologia, etc.), das escolas, de juízes ou de advogados . Essas clínicas também atendem a pessoas que procuram espontaneamente um exame, ou que são recomendadas a fazê-lo por algum familiar ou amigo. É correto afirmar que os objetivos do psicodiagnóstico são

I- colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns sobre a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.

II- determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais,  bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação. 

III- levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem clínica que será utilizada.

IV- encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação. 

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I- colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns sobre a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico. Correto

    II- determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação. Correto

    III- levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem clínica que será utilizada. Errado

    a abordagem é a linha de trabalho do psicoterapeuta/Psicólogo. Ela não muda conforme necessidade clínica.

    IV- encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação. Errado

    Nem sempre é confirmada a hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou o paciente ao serviço.


ID
2174077
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O primeiro serviço de Plantão Psicológico surge, no Brasil, em 1969, no Serviço de Aconselhamento Psicológico da Universidade de São Paulo, tendo sua primeira sistematização sido publicada somente no final da década de oitenta. Nesse sentido, a prática referida é um tipo de

Alternativas
Comentários
  • A) prática psicológica realizada em uma consulta com duração determinada, objetivando receber qualquer pessoa no momento de sua necessidade para ajudar no momento da emergência do seu sofrimento. ERRADA

    B) atendimento psicológico realizado em uma ou mais consultas sem duração predeterminada, objetivando receber qualquer pessoa no momento de sua necessidade, para ajudá-la a compreender melhor sua emergência e, se necessário, encaminhá-la a outros serviços. CORRETA

    C) prática psicológica que se destina a um atendimento em serviços de urgência. ERRADO

    D) atendimento psicológico que ocorre no contexto hospitalar para atendimento dos pacientes em situação de emergência. ERRADO

  • Segundo Scorsolini-Comin (2014), "o que define o plantão é a não delimitação ou sistematização dessa oferta de ajuda, de modo que o profissional esteja disponível para “encontrar com o outro na urgência”, oferecendo-lhe suporte emocional, espaço para a expressão de sentimentos e angústias, bem como possibilidade de reorganização psíquica e de instilação de esperança. O objetivo seria o de acolher o cliente em sua demanda considerada urgente."

    Gabarito: B


ID
2174080
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paula é uma jovem de 21 anos que passa grande parte dos seus dias afundada numa poltrona com o olhar fixo e vazio voltado para o chão. Seu rosto está inexpressivo, ela está mal-arrumada e despenteada e raramente se move ou fala. Paula sente dificuldade de conciliar o sono à noite e geralmente acorda por volta das 3h da madrugada e não consegue voltar a dormir. Ela não se interessa por comer e perdeu cerca de 6kg nos últimos três meses.
O diagnótico sugerido para essa descrição clínica é

Alternativas
Comentários
  • Para se encaixar no critério para Transtorno Depressivo Maior, a pessoa precisa apresentar cinco dos sintomas abaixo, sendo que o sintoma 1 ou o 2 precisam estar presentes:

    1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias

    2. Interesse ou prazer marcadamente diminuídos em relação a todas ou quase todas as atividades, quase todos os dias

    3. Perda ou ganho de peso significativo

    4. Insônia ou sono excessivo quase todos os dias

    5. Agitação ou lentidão psicomotora quase todos os dias

    6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias

    7. Sentir-se sem valor ou com culpa excessiva, quase todos os dias

    8. Habilidade reduzida de pensar ou se concentrar, quase todos os dias

    9. Pensamentos recorrentes sobre morte, pensamentos suicidas sem um plano, tentativa de suicídio ou plano para cometer suicídio

    Para que se considere que a pessoa esteja em depressão, os sintomas precisam causar impacto significativo no convívio social, no trabalho ou em outras áreas importantes.


ID
2174083
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à atividade do Psicólogo Clínico, afirma-se

I- Atua na área específica de saúde,  procedendo ao exame de pessoas que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar ou social ou com distúrbios psíquicos. Após o respectivo diagnóstico,  inicia a terapêutica,  empregando enfoque preventivo ou curativo e técnicas psicológicas adequadas a cada caso. 

II- Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores emocionais para intervir na saúde geral do indivíduo,  em unidades básicas, ambulatórios,  hospitais,  tornando-o apto a resolver questões concernentes a sua intervenção social. 

III- Atua junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais, diagnosticando,  planejando e executando os programas no âmbito da saúde, do lazer, da educação, do trabalho e da segurança, para ajudar os indivíduos e suas famílias a resolver problemas e superar dificuldades. 

IV- Atua na promoção de estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos,  classes e segmentos sociais e culturais, propondo intervenções clínicas. 


As atividades coerentes com o Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho (CBO) e com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre as atribuições profissionais do Psicólogo estão contidas em

Alternativas
Comentários
  • Multiprofissionais com "C" é demais!!! Se nem mesmo a banca organizadora de um concurso sabe escrever, estamos mal!!!

  • Gabarito: A. Atribuições do psicólogo clínico: I- Atua na área específica de saúde,  procedendo ao exame de pessoas que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar ou social ou com distúrbios psíquicos. Após o respectivo diagnóstico,  inicia a terapêutica,  empregando enfoque preventivo ou curativo e técnicas psicológicas adequadas a cada caso.  II- Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores emocionais para intervir na saúde geral do indivíduo,  em unidades básicas, ambulatórios,  hospitais,  tornando-o apto a resolver questões concernentes a sua intervenção social.
  • Atribuições do psicólogo social: III- Atua junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais, diagnosticando,  planejando e executando os programas no âmbito da saúde, do lazer, da educação, do trabalho e da segurança, para ajudar os indivíduos e suas famílias a resolver problemas e superar dificuldades.  IV- Atua na promoção de estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos,  classes e segmentos sociais e culturais, propondo intervenções clínicas.

ID
2174086
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As drogas têm sido consideradas um problema de saúde pública. Uma substância química que NÃO é considerada estimulante é

Alternativas
Comentários
  • A maconha é uma droga perturbadora

  • 1. A cocaína é um estimulante da atividade do sistema nervoso central que faz o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas”, com “menos sono” e sentindo uma sensação de poder e energia. O crack (pedra) e a merla (pasta de coca) são também cocaína e causam os mesmos efeitos.

    2. As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa.

    3. A Nicotina é uma substancia alcaloide básica. O uso de altas doses de nicotina tem rápido efeito estimulante seguido de efeito depressor duradouro possivelmente tóxico.

  • tudo com INA é estimulante


ID
2174089
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem centrada na pessoa, teoria psicológica construída por Carl Rogers, considera que o psicoterapeuta deve ser dotado de atitudes facilitadoras do processo terapêutico, as quais devem ser expressas de maneira eficiente ao paciente. São atitudes fundamentais na psicoterapia rogeriana

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Carl Rogers, um terapeuta centrado no cliente precisa de três qualidades-chave:

    Genuinidade (verdadeiro, autêntico, puro)

    O terapeuta precisa compartilhar seus sentimentos honestamente. Ao modelar esse comportamento, o terapeuta pode ajudar a ensinar o cliente a desenvolver essa habilidade importante.

    Olhar Positivo Incondicional (aceitação incondicional)

    O terapeuta deve aceitar o cliente como ele é e exibir suporte e cuidados, não importa o que o cliente está enfrentando ou experimentando. Rogers acreditava que as pessoas muitas vezes desenvolvem problemas porque estão acostumadas a apenas receber apoio condicional; Aceitação que só é oferecida se a pessoa estiver em conformidade com certas expectativas. Ao criar um clima de consideração positiva incondicional, o cliente se sente capaz de expressar suas verdadeiras emoções sem medo de rejeição.

    Rogers explicou:

    “Consideração positiva incondicional significa que quando o terapeuta está experimentando uma atitude positiva, aceitando como o cliente é, naquele momento, o movimento terapêutico ou a mudança é mais provável. Envolve a vontade do terapeuta para o cliente ser o sentimento que está acontecendo naquele momento – confusão, ressentimento, medo, raiva, coragem, amor ou orgulho … O terapeuta premia o cliente de uma maneira total e não condicional “.

    Compreensão empática (empatia)

    O terapeuta precisa ser reflexivo, agindo como um espelho dos sentimentos e pensamentos do cliente. O objetivo disso é permitir que o cliente obtenha uma compreensão mais clara de seus próprios pensamentos, percepções e emoções internas.

    Ao exibir estas três características, os terapeutas podem ajudar os clientes a crescer psicologicamente, se tornarem mais autoconscientes, e alterar o seu comportamento através de autodireção. Neste tipo de ambiente, um cliente se sente seguro e livre de julgamento. Rogers acreditava que este tipo de atmosfera permite aos clientes desenvolver uma visão mais saudável do mundo e uma visão menos distorcida de si mesmos.

     

    http://psicoativo.com/2017/01/a-terapia-centrada-no-cliente-de-carl-rogers-abordagem-centrada-na-pessoa.html

  • Há três condições básicas e simultâneas defendidas por Rogers como sendo aquelas que vão permitir que, dentro do relacionamento entre psicoterapeuta e cliente, ocorra a descoberta desse núcleo essencialmente positivo existente em cada um de nós. São elas:

    1. A consideração positiva incondicional

    2. A empatia

    3. A congruência


ID
2174092
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um estudante de Fisioterapia relatou episódios de tremor e dificuldade de escrever enquanto assistia às aulas. Nesses momentos, sua letra tornou-se cada vez pior, e sensações de tontura, acompanhada de dificuldade de ouvir o que o professor dizia estavam cada vez mais presentes. Sua sensação era de estar perdendo os sentidos. Esses sintomas são recorrentes e duradouros, persistindo por semanas e comprometendo o seu cotidiano. Diante do exposto, a hipótese diagnóstica do caso é:

Alternativas
Comentários
  • depressão reativa é uma forma de depressão causada por um evento traumático ou uma pressão psicológica excessiva. A depressão reativa atinge pessoas fragilizadas por ocorrências graves como um acidente ou uma morte. Pacientes em depressão reativa estão sujeitos a choros intempestivos e distúrbios de sono e apresentam sintomas da depressão clássica: tristeza, perda de interesse e motivação em suas tarefas, vazio existencial, lentidão psíquica e motora e alterações de comportamento.

    A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero. O sujeito tem a tem a sensação de morte iminente, sente sintomas de um ataque cardíaco, porque o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante.

    A Fobia social se caracteriza por ansiedade  intensa, levando a uma crise aguda, e se diferencia da timidez comum, já que o grau da ansiedade é maior antes e durante a situação social, e o grau de prejuízos que ocorrem na vida profissional, escolar e social da pessoa também a compromete. Ela então começa a evitar: interações sociais, encontrar um conhecido, falar em público, interagir com estranhos, fazer contato visual, iniciar conversas, ir à escola ou ao trabalho, namorar, dentre outras atividades normais do dia a dia.

  • porque não poderia ser o transtorno do pânico?

  • Na síndrome do pânico os sintomas são intermitentes

ID
2174095
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget construiu teorias sobre o desenvolvimento cognitivo partindo do fato de que mudanças nos processos de pensamento das crianças resultariam na capacidade crescente de adquirir e de usar o conhecimento sobre o seu mundo. Uma característica do estágio de operações concretas é

Alternativas
Comentários
  • Estádio das operações concretas (7 - 12 anos)

        Para Piaget é neste estádio que se reorganiza verdadeiramente o pensamento. As crianças são sonhadoras, muito imaginativas e criativas. É a partir deste estádio (operações concretas) que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia. É neste estádio que a criança adquire a capacidade de realizar operações. Podemos definir operação como a acção interiorizada - realizada no pensamento, componivel - composta por várias acções ; reversível - pode voltar ao ponto de partida. A criança já consegue realizar operações, no entanto, precisa de realidade concreta para realizar as mesmas, ou seja, tem que ter a noção da realidade concreta para que seja possível à criança efectuar as operações.

  • O estágio operatório concreto vai de 7 a 12 anos, tem como características:

    OBS: seriação é organizar segundo critérios de diferença. estabelecendo uma ordem e uma sequência, enquanto incluir em classes é quando a criança percebe que o todo pode ser separado em partes, e para forma o todo novamente é preciso juntar as partes, a separação do todo é uma classificação.


ID
2174098
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De forma resumida, são apresentados passos do psicodiagnóstico:


I- Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame. 

II- Utilização de instrumentos de exame psicológico. 

III- Utilização de técnicas e de diferentes abordagens psicológicas para elucidação das hipóteses iniciais dos exames. 

IV- Comunicação de resultados, com entrega dos instrumentos utilizados, orientação sobre o caso e encerramento do processo. 


As afirmações coerentes com o modelo de natureza clínica, são

Alternativas

ID
2174101
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dimensão transdisciplinar de Vygotsky é hoje considerada, em muitos centros de estudo do mundo, uma visão contemporânea do desenvolvimento humano.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento de funções mentais superiores depende de social+biológico:

    O conceito de “desenvolvimento das funções psíquicas superiores” é objeto de nosso estudo abarcam dois grupos de fenômenos [...] Trata-se, em primeiro lugar, de processos de domínio dos meios externos do desenvolvimento cultural e do pensamento: a linguagem, a escrita, o cálculo, o desenho; e, em segundo, dos processos de desenvolvimento das funções psíquicas superiores especiais, não limitadas nem determinadas com exatidão, que na psicologia tradicional denominam-se atenção voluntária, memória lógica, formação de conceitos, etc. Tanto uns como outros, tomados em conjunto, formam o que qualificamos convencionalmente como processos de desenvolvimento das formas superiores de conduta da criança (VYGOTSKI, 2000c, p. 29).

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/funcoes-psicologicas-superiores/42701


ID
2174104
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia em grupo é uma efetiva psicoterapia, que pode ser, pelo menos, igual à psicoterapia individual, em sua capacidade de proporcionar benefícios significativos a partir de um processo complexo que ocorre através das experiências humanas, que podem ser compreendidas como fatores terapêuticos. São fatores terapêuticos:

Alternativas
Comentários
  • http://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_p.pdf

  •  a) instilação da esperança, coesão grupal, catarse.

  • Segundo a minha perspectiva, linhas naturais dividem a experiência terapêutica em 11 fatores primários:

    1. Instilação de esperança

    2. Universalidade

    3. Compartilhamento de informações

    4. Altruísmo

    5. Recapitulação corretiva do grupo familiar

    primário

    6. Desenvolvimento de técnicas de sociali-

    zação

    7. Comportamento imitativo 8. Aprendizagem interpessoal 9. Coesão grupal

    10. Catarse

    11. Fatores existenciais

  • Segundo Santos et. al. (2012), "os fatores terapêuticos são os recursos que podem ser usados para avaliar a intervenção grupal, correspondem a eventos significantes no curso dos grupos identificados por clientes e terapeutas, pois ajudam seus membros no processo de compreensão, adaptação e mudança do comportamento. O potencial de um grupo para estimular a mudança de comportamento está diretamente relacionado à presença dos fatores terapêuticos nas sessões grupais. A lista proposta por Yalom (2006), em sua obra "Psicoterapia de grupo: teoria e prática" sumariza 11 fatores primários, quais sejam:

    instilação de esperança: perceber que o grupo já ajudou outros participantes;

    universalidade: identificar que outros membros do grupo vivenciam situação e sentimentos semelhantes;

    coesão grupal: atração que os membros sentem por seu grupo e pelos demais membros;

    altruísmo: satisfação em oferecer ajuda a outros membros do grupo;

    técnicas de socialização: aprendizagem social e desenvolvimento de habilidades sociais básicas;

    comportamento imitativo: reprodução do comportamento de outro membro por julgá-lo adequado e satisfatório;

    aprendizagem interpessoal: aprender a interagir com outras pessoas por meio de relacionamentos autênticos e gratificantes, sem distorções;

    fatores existenciais: reconhecimento de que alguns fatos da vida são inerentes à condição humana e não há como evitá-los;

    catarse: mais comum em grupos com objetivos psicoterápicos, é uma descarga emocional com compartilhamento de sentimentos internos, profundos;

    recapitulação corretiva: reviver experiências insatisfatórias e conflitos com o grupo familiar primário no convívio com outros participantes e, assim, reelaborar sua experiência familiar de maneira corretiva;

    compartilhamento de informações: instrução didática recebida da coordenação do grupo e compartilhamento de informações e orientações entre os membros do grupo;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A


ID
2174107
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt-terapia é uma abordagem terapêutica cujos princípios básicos foram propostos por Frederick S. Perls. Um dos princípios filosóficos dessa abordagem psicológica é:

Alternativas
Comentários
  • a)Fundamenta-se no princípio do humanismo, segundo o qual o homem possui a tendência a se preservar e a se regular.

    CORRETO

     b)Acredita que o mundo do indivíduo é compreendido a partir da avaliação do psicoterapeuta sobre a situação vivida pelo paciente.

    ERRADO. O mundo do indivíduo só é compreendido através da descrição que o próprio indivíduo faz. 

     c)Parte do princípio de que é apenas no aqui e agora, ou seja, no presente , que o sofrimento deve ser compreendido.

    ERRADO. A ênfase é, de fato, no aqui e agora, mas não exclui o passado. Convida o paciente a se concentrar para tornar consciente sua experiência presente, assim, situações inacabadas e problemas do passado emergirão. 

     d)O sentido dos atos psíquicos deve ser compreendido pela descrição e análise minuciosa dos fatos.

    ERRADO. Deve ser compreendido pela intenção e a descrição que o paciente faz deles. 


ID
2174110
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Fernando, 21 anos, aluno do curso de Nutrição, procura apoio institucional com queixas de perseguição em sala de aula. Segundo o aluno, o professor o está perseguindo, expondo suas limitações e o colocando em situações constrangedoras diante da turma. Além disso, o aluno comenta que tem ouvido vozes, o que o tem deixado perturbado, e ele acredita que todos conhecem os seus pensamentos. A hipótese diagnóstica desse caso é:

Alternativas
Comentários
  • O professor o está perseguindo, expondo suas limitações e o colocando em situações constrangedoras diante da turma. Além disso, o aluno comenta que tem ouvido vozes, o que o tem deixado perturbado, e ele acredita que todos conhecem os seus pensamentos.

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2174113
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na entrevista psicológica, o entrevistador deve

Alternativas

ID
2174116
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências, tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Essa terapia enfatiza a mudança no sistema familiar, sobretudo pela reorganização da comunicação entre os membros da família. A alternativa que melhor justifica a utilização da terapia familiar é:

Alternativas
Comentários
  • Terapia familiar, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, e conhecida como terapia familiar sistêmica — devido à sua origem no seio do Modelo Sistêmico —, é um tipo de terapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento. A terapia familiar sistêmica tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma uma característica particular de um indivíduo.

  • Creio que essa pergunta possa ter mais de uma alternativa certa. 

  • Concordo Welder. A alternativa D também pode ser enquadrada como justificativa da terapia familiar, a qual traz que a insatisfação é de um mas o problema pode estar nas relações da família.

  • Acredito que fique mais fácil quando pensamos de forma macro, do sistema familiar para o indivíduo. Com exceção da alternativa C, todas tratam do aspecto individual para o familiar e não o inverso.

    Considerando também o que a alemã colocou: "os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma uma característica particular de um indivíduo".

  • Acredito que fique mais fácil quando pensamos de forma macro, do sistema familiar para o indivíduo. Com exceção da alternativa C, todas tratam do aspecto individual para o familiar e não o inverso.

    Considerando também o que a Alena colocou: "os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma característica particular de um indivíduo".

  • Acho que deveria constar no enunciado que está se falando da TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA


ID
2174119
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia em grupo tem sido usada como uma possibilidade terapêutica em diversas situações e para diversas problemáticas. Sobre essa modalidade psicoterápica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Yalom, os membros do grupo são os agentes de sua própria mudança. Os psicoterapeutas por melhores que sejam, não possuem o monopólio sobre todos os atributos necessários as resoluções de conflitos e onde os membros compartilhem desses atributos.

    Além disso, o terapeuta passa pelo que o Yalom chama de "uma metamorfose gradual", onde no começo, ocupa muitas funções necessárias a criação do grupo e seu desenvolvimento, gradualmente, ocupando-se na interação mais pessoal com cada um dos membros e por fim propiciando a crescimento pessoal de seus membros.

    Yrvin Yalom (Livro: Psicoterapia de Grupo).


ID
2174122
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao iniciar um grupo, o terapeuta deve obter um local apropriado para as reuniões e tomar diversas decisões práticas sobre a estrutura da terapia, como: tamanho e duração do grupo, admissão de novos membros, frequência das reuniões e a duração de cada sessão. Em relação ao tamanho do grupo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a referência dessa questão?

  • https://books.google.com.br/books?id=dCptDgAAQBAJ&pg=PA236&lpg=PA236&dq=o+ideal+de+um+grupo+%C3%A9+de+7+ou+8+membros.&source=bl&ots=b85LStns6z&sig=PCED1qPO_wRMaarl29WCyZUmvEw&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwielc-4t9DaAhWTPpAKHRvKAGIQ6AEINjAB#v=onepage&q=o%20ideal%20de%20um%20grupo%20%C3%A9%20de%207%20ou%208%20membros.&f=false

     

  • Yrvin Yalom (Livro: Psicoterapia de Grupo)
  • Tamanho de grupo

    "(...) Minha própria experiência e um consenso na literatura clínica sugerem que o tamanho ideal de um grupo de terapia interacional é de 7 ou 8 membros, com uma faixa aceitável de 5 a 10. O limite inferior do grupo é determinado pelo fato de que é necessário uma massa crítica para que uma agregação de indivíduos se torne um grupo interativo. Quando um grupo se reduz a 3 ou 4 membros, ele muitas vezes deixa de operar como um grupo, a interação entre os membros diminui e os terapeutas muitas vezes envolvem-se em uma terapia individual dentro do grupo".

    Yrvin Yalom (Livro: Psicoterapia de Grupo).

  • Se é na opinião de UM autor, deveria ao menos ser mencionado no enunciado, uma vez que não há consenso na literatura acerca de número de participantes em grupos.


ID
2174125
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo cognitivo foi originalmente construído de acordo com pesquisas conduzidas por Aaron Beck para explicar os processos psicológicos na depressão, em uma tentativa de provar a teoria freudiana de depressão como hostilidade retrofletida reprimida. Um dos princípios da Terapia Cognitiva é:

Alternativas
Comentários
  • Os 10 Princípios da Terapia Cognitivo Comportamental:

    1A terapia cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos,

    2. A terapia cognitiva requer uma aliança terapêutica segura,

    3. A terapia cognitiva enfatiza a colaboração e participação ativa,

    4. A terapia cognitiva é orientada em meta e focalizada em problemas,

    5. A terapia cognitiva inicialmente enfatiza o presente,

    6. A terapia cognitiva é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída,

    7. A terapia cognitiva visa ter um tempo limitado,

    8. As sessões de terapia cognitiva são estruturadas,

    9. A terapia cognitiva ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais,

    10. A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento

  • Para o observador nao-treinado, a terapia cognitiva às vezes parece enganosamente simples. O modelo cognitivo, de que os nossos pensamentos influenciam as nossas emoções e comportamento, é bastante. Judith Beck. Terapia cognitiva teoria e prática. Porto alegre: artes médicas, 1997.
  • O modelo cognitivo preconiza como nossos pensamentos influenciam nossos sentimentos (emoções) e comportamentos num contínuo nem sempre consciente (pensamentos automáticos) que disparam sensações e interferem diretamente em nosso modo de agir. É nesta tríade (pensamentos, sentimentos e comportamentos) onde tudo se processa.

    Resposta correta: letra B


ID
2174128
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os quadros de intoxicação, abuso e dependência de álcool e de outras substâncias psicoativas caracterizam-se por uma forma particular de relação entre os seres humanos e as substâncias químicas que apresentam ação definida sobre o sistema nervoso central (SNC) e, consequentemente, sobre o psiquismo. Em relação à situação exposta, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Distinção entre os termos uso, intoxicação, abuso e dependência de Álcool:

    1. Uso - A palavra uso refere-se a qualquer ingestão de álcool. A Organização Mundial de Saúde (OMS) usa o termo baixo risco de uso de álcool, para se referir à ingestão de álcool dentro dos parâmetros médicos e legais, que geralmente não resulta em problemas relacionados à bebida.

    2. Abuso - é um termo geral para qualquer nível de risco, desde a ingestão aumentada até a dependência do álcool. O abuso de álcool pode produzir danos físicos ou mentais à saúde, mesmo na ausência de dependência.

    3. Intoxicação - é uma grave consequência de beber grandes quantidades de álcool em um curto período de tempo. Beber muito e  rápido demais pode afetar a respiração, batimentos cardíacos, temperatura corporal e, potencialmente, levar ao coma e à morte.

    4. Dependência - Ocorre quando não existe mais um controle sobre o uso, causando problemas reais à saúde. O consumo se torna uma compulsão, já que o indivíduo passa a direcionar toda a sua vida ao consumo das drogas ou do álcool. As substâncias se tornam indispensáveis ao funcionamento psicológico do indivíduo. Portanto, a dependência provém não do desejo de consumir substâncias, mas da incapacidade de não consumi-las.

     

  • Segunda prova que a banca usa essa questão, só mudou a posição das alternativas.


ID
2174131
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ludoterapia, na visão de Axline, enquanto modalidade terapêutica, é um método

Alternativas
Comentários
  • Axline (1947/1984) trouxe, sobre sua proposta teórica, que

    [...] a ludoterapia não-diretiva [...] pode ser descrita como uma oportunidade que se oferece à criança de crescer sob melhores condições. Sendo o brinquedo seu meio natural de auto-expressão lhe é dada a oportunidade de, brincando, expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança [...] libertando-se desses sentimentos através do brinquedo, ela se conscientiza deles, esclarece-os, enfrenta-os, aprende a controlá-los, ou os esquece. Quando ela atinge uma certa estabilidade emocional, percebe que sua capacidade para se realizar como um indivíduo, pensar por si mesma, tomar suas próprias decisões, tornar-se psicologicamente mais madura e, assim sendo, tornar-se pessoa (p. 28).

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912012000100009  


ID
2174134
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma adolescente de 14 anos procura atendimento psicológico no serviço-escola da UFRN sem autorização dos pais. Nesse caso, o psicólogo deve

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito,

    o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis,

    observadas as determinações da legislação vigente:

    §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser

    efetuado e comunicado às autoridades competente

    COMPERVE CRIANDO UM NOVO CÓDIGO DE ÉTICA

  • Também fui pelo código, mas creio que a letra a é a única em que entende-se que o adolescente foi atendido.

  • Questão sem noção 

     

  • A opção A não está certa.


ID
2174137
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tema do sintoma é discutido em toda a Psicanálise, por ser um conceito fundamental, que orienta a prática e demarca os limites terapêuticos desse campo de saber. Em relação ao referido conceito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Na letra a, temos o conceito de inconsciente do primeiro Lacan, "estruturado como linguagem"

    Na letra b, também leitura de Lacan, "Outro"

    Na letra c, assertiva correta, "impulso de satisfação inconsciente da libido"  e "da proteção exercida pelo recalque", os dois senhores, creio ser o inconsciente ID e o superego ou supereu, se esvanecendo o sujeito.

    Na letra d, ao contrário, não há cura em psicanálise.

  • O sintoma é uma formação de compromisso entre inconsciente e consciente.