SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2014 - CBTU-METROREC - Analista de Gestão - Pedagogo


ID
1161736
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Três amigos – Matheus, Marcos e Marcelo – estão ouvindo suas músicas favoritas – Tell me, Home e Come back – das bandas SPM, LCD E CPW, não necessariamente nesta ordem. Diante do exposto, considere que:

Matheus está ouvindo a música Home, que não é da banda CPW;
• a música Tell me não é da banda SPM;
• a música Come back é da banda LCD;
• Marcos não está ouvindo a música da banda LCD.


A tabela que ilustra corretamente a situação apresentada é:

Alternativas
Comentários
  • Simples como ouvir música!

    Mateus ouve Home  que não é da CPW

    A música Tell me não é da CPM

    A música Come Back é da LCD

    Marcos não curte Come Back logo também não está ligado na banda LCD.

    Portanto: Se Mateus ouve a Home que não é da CPW e nem da LCD (porque o enunciado está dizendo que Come back B é da LCD), logo, ela só pode ser da SPM. E, a música Tell me, só pode ser da CPW, pelo mesmo motivo; e, Marcos, está ouvindo a Tell me, pois não curte a Come back e o banana do Mateus tá ouvindo a Home que é da SPM.

    Conclui-se que: Alternativa "B" está correta, pois:  Mateus ouve a música home da SPM;  Marcos ouve a música Tell me é da CPW; E, por fim, Marcelo, simples figurante, que nem aparece na cena, ouve Come Back da LCD que já está ultrapassada, tipo energia da véia: Tears for fears, Information Society, Soft Cell e etc...

    Baba do quiabo!

  • Resolvi assim:

    SPM

    LCD

    CPW

    Home

    v

    f

    F

    Tell Me

    F

    f

    v

    Come Back

    f

    V

    f

    Após montada a tabela com as informações preliminares, é só completar as lacunas.

    1º - Se Come Back é LCD, as demais células, na horizontal e na vertical, são preenchidas com "F";

    2º - Se Home não é CPW, preenchemos a célula com "f". E como LCD já estava preenchida com "f", só sobra SPM que colocamos "v"; consequentemente as demais células na vertical devem ser preenchidas com "f";

    3º - A última célula vazia deve ser preenchida com "v".

    Assim temos:

    Matheus ouve Home  e este é SPM

    Marcos ñ ouve LCD, ñ ouve SPW, portanto ouve CPW = Tell me

    Marcelo ouve Come Back que é LCD

  • A questão afirma que a musica a música Come back é da banda LCD, e só a opção "B" diz que a música Come back é da banda LCD. Resolvido, simples assim, para ganhar tempo em um concurso temos que estar muito atentos.

  • De cara podemos descartar as alternativas C e D, pois o enunciado diz que Marcos não está ouvindo a música da banda LCD.

    Na linha acima, nos diz que a música Come Back é da banda LCD, logo Marcos também não está escutando Come Back.

    Nas duas últimas linhas de baixo pra cima, vemos que a música Tell me não é da banda SPM e que Matheus está ouvindo a música Home, que não é da banda CPW.

    Logo deduz-se facilmente que a música Tell me é da banda CPW escutada por Marcos e já que Matheus ouve a música Home, Marcelo só pode estar ouvindo a música Come Back da banda LCD.

    Assim, a resposta certa é a letra B.

  • Wellington mandou muuuuito bem ! 

    Obrigada!!!

    Deus é conosco !!!

  • Pela música Come Back resolve a questão.

  • Questão tranquilíssima pra quem saber montar o esquema, aliás, até sem esquema dava pra fazer.

  • Nós temos 3 pessoas, 3 músicas e 3 bandas. Sabemos que cada pessoa ouve uma musica diferente da outra, de uma banda diferente da outra. Vamos por partes: 

     

    1º Afirmativa: Matheus está ouvindo a música Home, que não é da banda CPW (oq nos deixa apenas com 2 banda possíveis); 

        Nome           Música favorita    Banda

        Matheus            Home                  LCD ou SPM 

     

    2º Afirmativa: A música Tell me não é da banda SPM (ainda não sabemos qual das 3 pessoas ouve a música Tell me, mas já podemos eliminar a possibilidade dela pertencer à banda SPM, oq nos deixa apenas com 2 bandas possíveis); 

        Nome           Música favorita    Banda

        Matheus            Home                  LCD ou SPM 

                                Tell me                CPW ou LCD

     

    3º Afirmativa: A música Come back é da banda LCD (logo, podemos eliminar a possibilidade da LCD ser a autora das outras musicas); 

        Nome           Música favorita    Banda

        Matheus            Home                  SPM 

                                Tell me                CPW 

                                Come back          LCD

     

    4º Afirmativa: Marcos não está ouvindo a música da banda LCD (se Marcos não está ouvindo a música da banda LCD, e já temos Matheus ouvindo a música da banda SPM, então Marcos só pode estar ouvindo a música da banda CPW, que, como já sabemos, é a Tell me. Oq nos resta, por exclusão, é Marcelo ouvindo a música Come back, da banda LCD).  

        Nome       Música favorita       Banda
        Matheus          Home                SPM 

        Marcos           Tell me               CPW 

        Marcelo          Come back          LCD

  • Para treinar este tipo de questão que é muito cobrado pela CONSULPLAN, passe em uma banca de jornal e compre uma revista de PROBLEMAS DE LÓGICA.

  • " a música Come back é da banda LCD; "

    A resposta está no próprio enunciado.

  • Só com duas perguntas vc ja gabarita, estratégia pra n perder tempo..Bora meu povo estudar e passar.,, Boa sorte bons estudos


ID
1161754
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as disposições constitucionais acerca da remuneração dos servidores públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com o comentário anterior!!!

    D ) A remuneração e os subsídios dos ocupantes de cargos, funções ou empregos no âmbito da administração indireta, compreendidas as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, em qualquer caso, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    A alternativa D está errada porque a limitação prevista no inciso XI do art. 37 somente se aplica às empresas públicas e sociedades de economia mista DEPENDENTES, conforme § 9º , que assim dispõe:

    § 9º O disposto no inciso XI aplica-se às empresas públicas e às sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.

  • Alternativa correta: Letra A.

    Art. 37, XII, da CF:

    XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

  • Temos duas situações que causaram o erro da letra D. Vejamos o art. 37 da CF:


    XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;


    § 9º O disposto no inciso XI aplica-se às empresas públicas e às sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. 


    § 11. Não serão computadas, para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.


  • Pessoal, três respostas que induzem ao erro em uma questão bastante simples:

    Na letra D, excluem desta observação em relação ao teto as empresas independentes. Só isso. blz.

  • d) A remuneração e os subsídios dos ocupantes de cargos, funções ou empregos no âmbito da administração indireta, compreendidas as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, em qualquer caso, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

     

    Atenção!!!!!! Não é em qualquer caso, esqueceram as pacelas de caráter indenizatório

  • Erro na letra B: As exceções não estão em lei complementar e sim nos incisos XV e XIV do artigo 37. Esse inciso da questão é o XV

    Letra C: A vinculação e a equiparação de espécies remuneratórias são vedadas,sendo permitido somente a Paridade.

    Letra D : Em qualquer caso? Isto não está no artigo e além disso, tem casos em que não se enquadram como na indenização. 

  • Art. 37, XII, da CF:

    XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

    Na pratica e o pior salario, que ate induz ao erro....kkkk

  • Macete simples que usei para não esquecer o art 37:

    No alfabeto a letra E vem antes das letras L e J por isso o Executivo é sempre o primeiro (maior) !

    Executivo (vem primeiro/ vencimento maior),  depois o  Legislativo e  Judiciário.

    Art. 37, XII, da CF:

    XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

     

     

    ''A esperança é o sonho do homem acordado.''

    Aristóteles

  • a) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. CORRETA!

    Disposição contida no art. 37, XII da CF.

     

    b) O subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, salvo apenas nos casos enumerados em lei complementar. ERRADA!

    Segundo o art. 37, XV, o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I. As ressalvas estão enumeradas no próprio texto da Constituição, e não em lei complementar.

     

    c) A vinculação ou equiparação de espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público, será permitida apenas nos casos previstos em decreto regulamentar editado por chefe do executivo. ERRADA!

    Nunca é permitida. Segundo o art. 37, XIII, é VEDADA a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

     

    d) A remuneração e os subsídios dos ocupantes de cargos, funções ou empregos no âmbito da administração indireta, compreendidas as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, em qualquer caso, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. ERRADA!

    Não é em qualquer caso. Segundo o §9º do art. 37, o teto remuneratório só se aplica às empresas públicas e às sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal OU de custeio em geral. 

  • Seu macete me ajudou muito Emanuelle!! obgdo;)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo relativo à Administração Pública.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o inciso XII, do artigo 37, da Constituição Federal, "os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o inciso XV, do artigo 37, da Constituição Federal, "o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I." Portanto, as ressalvas relacionadas à irredutibilidade do subsídio e dos vencimentos constam na própria Constituição Federal, e não em lei complementar.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o inciso XIII, do artigo 37, da Constituição Federal, "é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 9º, do artigo 37, da Constituição Federal, "o disposto no inciso XI aplica-se às empresas públicas e às sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral." Frisa-se que o disposto no inciso XI, do artigo 37, da Constituição Federal, mencionada anteriormente, diz respeito ao teto constitucional remuneratório. Portanto, não se pode afirmar que este se aplica às empresas públicas e às sociedades de economia mista, de uma forma geral, como está expresso nesta alternativa, já que tal teto constitucional somente se aplicará a essas entidades da administração pública indireta, no caso de receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.

    Gabarito: letra "a".


ID
1161757
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 9.784/99 dispõe sobre os critérios que deverão ser observados nos processos administrativos, dos quais NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • A assertiva correta é a letra C.

    Dispõe o art. 2º, parágrafo único da Lei nº 9.784/99, inciso XII, que um dos critérios é: "impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados".

    Bons estudos a todos

  • Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    a) VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    b) XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    d) VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    Bons estudos!

  •  Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

      Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

      I - atuação conforme a lei e o Direito;

      II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

      III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

      IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

      V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

      VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

      VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

      VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

      IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

      X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

      XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

      XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

     XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • Gabarito: C.

    O princípio da oficialidade está positivado art. 2, parágrafo único, inciso XII, da Lei 9.784/99 ao prever que:

    "Art. 2º.
    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:
    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;"


    Portanto, esse princípio autoriza a instauração do processo por iniciativa da administração e o impulsionamento do processo sem depender de provocação do administrado (ou seja, de ofício).

  • Letra (c) Resposta

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

      Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

      I - atuação conforme a lei e o Direito;

      II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

      III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

      IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

      V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

      VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público; Letra (d)

      VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão; Letra (a)

      VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

      IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

      X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

      XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; Letra (b)

      XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados; Letra (c)

     XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • LETRA C!

     

    ARTIGO 2°, § ÚNICO - NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS SERÁ OBSERVADO O CRITÉRIO DE:

     

    XIII - IMPULSÃO, DE OFÍCIO, DO PROCESSO ADMINISTRATIVO, SEM PREJUÍZO DA ATUAÇÃO DOS INTERESSADOS

  • VIDE  Q492866

     

    Art. 5º   O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

  • Não há inércia quando se pensa na Autotutela.

  • A Lei nº 9.784/99 dispõe sobre os critérios que deverão ser observados nos processos administrativos, dos quais NÃO se inclui:

     

    a) - Indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 2º, Parágrafo único, VII, da Lei 9.784/99: "Art. 2º. - A Administração Pública obedecerá dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Parágrafo único - Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão".

     

    b) - Proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 2º, Parágrafo único, XI, da Lei 9.784/99: "Art. 2º. - A Administração Pública obedecerá dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Parágrafo único - Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei". 

     

    c) - Imparcialidade e inércia da administração na condução do processo administrativo, que deverá ser impulsionado por ato dos interessados.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 2º, Parágrafo único, XII, da Lei 9.784/99: "Art. 2º. - A Administração Pública obedecerá dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Parágrafo único - Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: XII - impulsão, de ofício, pro processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados".

     

    d) - Adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 2º, Parágrafo único, VI, da Lei 9.784/99: "Art. 2º. - A Administração Pública obedecerá dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Parágrafo único - Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público".

     

  • O examinador solicitou a assertiva INCORRETA no que concerne aos critérios observados no Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    LETRA “A”: CERTA. A regra é a indicação dos pressupostos de fato e de direito na esteira do que dispõe o art. 2º, parágrafo único, VII da lei 9.784/99: “indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;”

    Com efeito, o PRINCÍPIO DA MOTIVAÇÃO impõe a indicação dos PRESSUPOSTOS DE FATOS (acontecimentos reais) e dos PRESSUPOSTOS DE DIREITO (dispositivo(s) do ordenamento jurídico) que originaram a prática do ato.

    REGRA – todos os atos administrativos (vinculados e discricionários) devem ser motivados

    EXCEÇÃO – nomeação e exoneração de ocupantes de cargos em comissão (essa é a exceção mais cobrada nas provas de concursos)

    ATENÇÃO! Cuidado para não confundir motivo e motivação:

    MOTIVO – indicação dos fatos e fundamentos jurídicos que originaram a prática do ato

    MOTIVAÇÃO – exposição por escrito dos motivos

    LETRA “B”: CERTA. De fato, a regra é a GRATUIDADE na lei 9.784/99, mas há exceções, conforme o art. 2º, parágrafo único, XI da lei 9.784/99: proibição de cobrança de despesas processuais, RESSALVADAS AS PREVISTAS EM LEI”. Exemplo de despesa paga: reprografia do documento.

    LETRA “C”: ERRADA. É A RESPOSTA. Não há imparcialidade e inércia da administração na condução do processo administrativo. Pelo contrário: a regra é justamente a impulsão de ofício do processo administrativo, de acordo com do PRINCÍPIO DO IMPULSO OFICIAL ou OFICIALIDADE estabelecido no art. 2º, parágrafo único, XII da lei 9.784/99: “impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados.”              

    Isso significa que compete à Administração impulsionar o processo administrativo, mesmo que este tinha sido iniciado a pedido do interessado (lembrando ainda que o processo administrativo pode ser iniciado DE OFÍCIO ou A PEDIDO DO INTERESSADO, conforme o art. 5º da lei 9.784/99).

    LETRA “D”: CERTA. A Administração Pública precisa obedecer ao PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE de acordo com o art. 2º, VI da lei 9.784/99: “adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.” Não confunda:

    PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE ou PROIBIÇÃO DO EXCESSO – as condutas administrativas não devem ultrapassar os limites necessários, garantindo-se a adequação entre meios e fins.

    PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE – as condutas administrativas devem ser guiadas pelo bom senso do homem médio.

    ATENÇÃO: Não há unanimidade na doutrina quanto aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. Alguns afirmam que são sinônimos; outros, que são princípios autônomos e a proporcionalidade é um dos elementos da razoabilidade. Portanto, tenha isso em mente no momento da prova. Contudo, caso o examinador realize alguma distinção, será a ora apresentada.

    GABARITO: LETRA “C”.


ID
1161760
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.429/92 impõe ao responsável pelos atos de improbidade, dentre outras cominações, a suspensão de direitos políticos por determinado período, a depender do ato praticado. Neste contexto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública.
2
. Atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário.
3. Atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito.

( ) Suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos.
( ) Suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos.
( ) Suspensão dos direitos políticos de 5 a 10 anos.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  •  I - na hipótese do art. 9° (Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito), perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

      II - na hipótese do art. 10 (Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário), ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

      III - na hipótese do art. 11 (Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública), ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.


  • lembrete:

    enriquecimento ilícito = pena MAIOR

    dano ao erário = pena INTERMEDIÁRIA

    contra princípios = pena INFERIOR

    Bons estudos!

  • O examinador comeu mosca, observem:

    Suspensão dos direitos políticos de 5 a 10 anos. 


    Todavia:

     I - na hipótese do art. 9° (Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito), perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

  • Nossa ow... sério! essa banca é muito ruim de serviço...

     

  • A resposta é letra A. Foi infeliz o examinador nessa

  • Consulplan: nem pra copiar um artigo serve!

  • Art. 12, I, II e III da lei 8.429/92


ID
1161763
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública

O município de Itubaiuna pretende alugar determinado imóvel, no centro da cidade, para fins de atendimento das finalidades precípuas da administração, por preço compatível com o valor de mercado, devidamente demonstrado por avaliação prévia. Sabe-se que a necessidade de instalação e localização condicionou a escolha do referido imóvel e, considerando, ainda, a regra constitucional quanto à obrigatoriedade de realização de procedimento licitatório, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta: Letra C, de acordo com art. 24,X da Lei 8.666/93.

    Bons estudos a todos.


  • Art. 24. É dispensável a licitação: 

    X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;(Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

  • Gabarito: letra C

    Lei 8.666

    Art. 24.  É dispensável a licitação:

    X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;  (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994) 

  • Eita!  A Banca confundiu alguma coisa! O procedimento licitatório sempre será obrigatório. É nele que constará a informação que houve dispensa de licitação de acordo com o Art. 24, inc. X. Imagine o TCU ou TCE, daqui a dois anos, questionar: ONDE ESTÁ A DOCUMENTAÇÃO DO ALUGUEL DO IMÓVEL EM QUESTÃO?...  Galera, essa documentação é o chamado PROCEDIMENTO licitatório! O CESPE não perdoa quem não sabe isso!

    Vejamos algumas questões que corroboram o meu comentário:

     

    Ano: 2016  Banca: FCC  Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE)
    A União Federal, visando a construção de importante obra pública, abriu procedimento licitatório, na modalidade concorrência, sendo o valor da contratação estimado em um milhão e setecentos mil reais. Após a publicação do edital, procedeu-se à fase de abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação das cinco empresas concorrentes para a devida apreciação. As cinco empresas foram inabilitadas e não interpuseram recurso, razão pela qual houve a devolução dos envelopes fechados às empresas, contendo as respectivas propostas. Em razão do fracasso da concorrência e pretendendo a União tomar as medidas necessárias para a contratação pretendida, uma nova licitação é  b) obrigatória na modalidade concorrência. 

     

    Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE)

    O Estado de Sergipe está realizando licitação para a compra de hortifrutigranjeiros e pães em grande quantidade. No tempo necessário para a realização do procedimento licitatório correspondente, o Estado decidiu comprar tais produtos, com base no preço do dia. Nesse caso e nos termos da Lei no 8.666/1993, a licitação é    b) dispensável. 

     

    Ano: 2010 Banca: CESPE  Órgão: DETRAN-ES

    Considere que, para a concessão de direito real de uso, a administração necessite realizar licitação e, para isso, escolheu o tipo melhor técnica e preço, elaborou instrumento convocatório e o enviou para a análise e parecer da assessoria jurídica. A partir dessa situação hipotética e considerando os múltiplos aspectos por ela suscitados, julgue o item que se segue.

    O processo licitatório descrito encontra-se em fase interna.

    Certo  ou Errado.

     

     

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia; 

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.  


ID
1161766
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Nos termos do código penal, analise.

I. Omitir em documento público declaração que dele devia constar com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
II. Inserir em documento particular declaração diversa da que deveria ser escrita com o fim de criar obrigação.
III. Certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter isenção de ônus ou de serviço de caráter público.

Configuram crime de falsidade ideológica, as condutas apresentadas nas alternativas

Alternativas
Comentários
  • Qustão de Direito Penal

  •  Falsidade ideológica

      Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

      Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

      Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

      


  • O item III:


    Certidão ou atestado ideologicamente falso

    Art. 301 - Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:


  • Olá, pessoal!

    Não conseguimos entender qual a solicitação. Por favor, entrar em contato novamente e descrever qual o problema para que o mesmo seja solucionado!

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Correta letra B, pois o item III trata do crime previsto no art. 301 (Certidão ou atestado ideologicamente falso).

  • UMA OBSERVAÇÃO QUE TALVEZ NÃO TENHA TANTO A VER, CONTUDO, FAZ PARTE DA MAIORIA DOS CERTAMES QUE ENVOLVEM O DIREITO:

    O ITEM "I" DIZ: ...DECLARAÇÃO QUE DELE DEVIA CONSTAR...
    ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL TÍPICA DE BOTEQUINS; FIZERAM USO DE VERBO NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO QUANDO, EM VERDADE, UTILIZA-SE, PARA O CASO, O FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO, DE FORMA QUE FICARIA: QUE DELE DEVERIA CONSTAR.
    ERRO CRASSO QUE TAMBÉM VERIFIQUEI EM ALGUMAS OUTRAS QUESTÕES.
    TRABALHE E CONFIE.
  • A questão quer saber (de modo covarde rs) qual das condutas colocadas nas opções (I, II, III) são integrantes do crime de falsidade ideológica (art.299, CP). Ela não quer saber quais são as hipóteses de falsidade ideológica, ou seja, aquela que recai sobre o conteúdo (e não sobre a forma), porque, se fosse esse o objetivo, todas estariam corretas (a falsidade não recai sobre a materialidade - que é autêntica-, mas sobre o conteúdo, que é falso). Resumindo, ela quer saber quais as condutas do crime de falsidade ideológica.

  • Corretos: itens I e II

    I. Omitir em documento público declaração que dele devia constar com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. 
    II. Inserir em documento particular declaração diversa da que deveria ser escrita com o fim de criar obrigação. 

     

    Falsidade ideológica

            Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

            Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

            Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

     

    Errado: item III

    III. Certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter isenção de ônus ou de serviço de caráter público. 

     

     Certidão ou atestado ideologicamente falso

            Art. 301 - Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:

            Pena - detenção, de dois meses a um ano.

  • A questão versa sobre o crime de falsidade ideológica. São apresentadas três assertivas para que sejam apontadas aquelas que integram a figura típica do aludido crime, previsto no artigo 299 do Código Penal, da seguinte forma: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante".

     

    As condutas narradas nos itens I e II integram a definição do crime de falsidade ideológica.

     

    A conduta narrada no item III não integra a definição do crime de falsidade ideológica, mas sim a do crime de certidão ou atestado ideologicamente falso, previsto no artigo 301 do Código Penal.

     

    Com isso, observa-se configuram o crime de falsidade ideológica somente as condutas narradas nos itens I e II.

     

    Gabarito do Professor: Letra B

  • I. - DOCUMENTO FALSO IDEOLÓGICO - Omitir em documento público declaração que dele devia constar com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

    II. - DOCUMENTO FALSO IDEOLÓGICO - Inserir em documento particular declaração diversa da que deveria ser escrita com o fim de criar obrigação.

    III. - CERTIDÃO OU ATESTADO FALSO IDEOLÓGICO - Certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter isenção de ônus ou de serviço de caráter público.

    .

    .

    .

    GABARITO ''B''


ID
1161769
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da B é a restrição desarrazoada em tela. Sabemos que além do mantra LIMPE, a Administração deve consubstanciar seus atos em outros princípios previstos na Carta, nas leis esparsas do Direito Administrativo.  


    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

       

  • Foi anulada, pois tem 2 alternativas incorretas. B e C. 

    B = Não são só esses princípios aplicáveis. 
    C = Princípio da Verdade Real não é aplicado no Brasil.
  • a resposta é B (no caso a única incorreta)

    Princípio da Verdade Real e Princípio da Presunção de Inocência ou de não culpabilidade estão também presentes no processo administrativo.

    A questão foi anulada devido o enunciado dizer sobre bens públicos...o que não tem nada a ver.

  • Concordo com a Daiane.

     

    O princípio da verdade material ou verdade real, vinculado ao princípio da oficialidade, exprime que a Administração deve tomar decisões com base nos fatos tais como se apresentam na realidade, não se satisfazendo com a versão oferecida pelos sujeitos. 

     

    Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9545

  • GABARITO PRELIMINAR: "B"

     

    GABARITO DEFIITIVO: ANULADA

     

    JUSTIFICATIVA DA BANCA: Houve equívoco quando da elaboração da questão, podendo afetar o raciocínio dos concursandos em situação de stress. O comando da questão deveria ser: “Acerca dos servidores públicos, assinale a alternativa INCORRETA”. O comando da questão equivocada foi: “Acerca dos bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA”.


ID
1161775
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao processo administrativo e com base na Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • L8112 - Art. 143, § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter per- manente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. 

  • As alternativas a) e b) estão corretas devido ao posto no artigo 144, incluindo seu parágrafo único:
    "Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. 

    Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto."

    alternativa c) está INCORRETA pois:
    "Art. 143, § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter per- manente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração."
    alternativa d) está correta pois foi copiada do art 143 da Lei 8.112:"Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa."Bons estudos!

  • Gabarito. C.

    Art.143.

    § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter per- manente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. 

  • Em relação a assertiva "b", por retratar ipsis litteris o texto do art. 144 da Lei nº 8.112/90 deve ser marcada como certa. Contudo, não se deve esquecer que tanto o STF (MS 24.369 MC-AgR/DF, Rel. Min. Celso de Mello, T. Pleno) quando o STJ (RMS 19.224/MT, Rel. Min. Félix Fischer) reconhecem a possibilidade de se apurar comportamento eventualmente lesivos ao interesse público oriundo de denúncia anônima, sendo que em prova subjetiva é bom que se lembre este entendimento dos Tribunais Superiores.

  • A Alternativa C esta incorreta, visto que consta a palavra OBRIGATORIEDADE e no texto de Lei aparece deixa a Discricionariedade da Autoridade.



  • Resposta: "C"

    A apuração de irregularidade na Administração Pública será, obrigatoriamente, promovida por autoridade do órgão em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade.

    Não é Administração Pública e sim serviço público. (Lei 8112/90 - Art. 143 e §3º)

  • Um pouquinho de aprofundamento em relação a letra "D":

    A sindicância pode ser meramente preliminar, que é apenas uma sindicância para investigar sem que tenha um investigado ou um indiciado e cabe contraditório e ampla defesa. Mas a sindicância também pode ser repressiva e aplicar penalidades, como pena de advertência, ou suspensão de até 30 dias.

    Fonte: Professor Vandré Amorin

  • A alternativa "c" está errada vide a competência das cortes de contas.

  • Incorreta - C

    Art, 143, §3º - o órgão poderá ser diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade;

  • As questões que trás a palavra, obrigatório, exclusivamente.... podem abrir os olhos, pois tem grandes chances de estar erradas.

  • Em 1º lugar, sempre desconfie de palavras limitantes ou exclusivistas como: Somente, apenas, exclusivamente, obrigatoriamente e outras com esse mesmo sentido.

    Outra coisa que me ajudou a matar a questão foi pensar que na administração pública existe o poder hierárquico, o que possibilitaria que um agente de um órgão superior na hierarquia do mesmo ente pudesse punir um segundo agente que fizesse parte de um outro órgão que estivesse subordinado ao primeiro.

    Resposta: Letra C.

  • Letra C errada! Se não me engano, em casos assim o processo administrativo disciplinar é promovido por 3 servidores públicos estáveis. E não OBRIGATÓRIAMENTE por uma autoridade apenas do órgão.

  • Questão incorreta: D

    c)  Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

            § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    d) Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

  • Questão incorreta: D

    c)  Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

            § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    d) Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

  • Vejamos as opções, em busca da incorreta, conforme determinado pelo enunciado da questão:

    a) Certo: base expressa no art. 144, parágrafo único, da Lei 8.112/90.

    b) Certo: é a norma expressa do caput do mesmo art. 144 de tal Estatuto federal.

    c) Errado: incide, na espécie, o art. 143, §3º, da Lei 8.112/90, nos termos do qual a apuração de irregularidade na Administração Pública “(...)poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário(...)”.

    d) Certo: trata-se de reprodução do art. 143, caput, do Estatuto em questão.


    Gabarito: C



  • Literalidade da Lei:

     

     

    Letra A - CORRETA

    Art. 144.Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

     

    Letra B - CORRETA

    Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

     

     

    Letra C – CORRETA

     Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     

     

     

    Letra D – INCORRETA

    Art 143§ 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diversa daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

     

    PESSOAL, DEPOIS ESPIEM MEU INSTA @bizudireito 

    MUITAS DICAS E BIZUS QUE NOS AJUDARÃO A PASSAR!!!

  • Note que a apuração pode ser delegada a autoridade diversa do órgão em questão, mas o julgamento sempre vai ser do órgão originário.

  • §3° APURAÇÃO DE IRREGULARIDADE, por solicitação da autoridade a que se refere

    -> pode ser promovida por autoridade de órgão ou entidade DIVERSO daquele em que tenha ocorrido a irregularidade

    - mediante competência específica para tal finalidade

    - delegada em caráter permanente ou temporário pelo:

    - Presidente República

    - Presidentes das Casas do Poder Legislativo

    - Presidentes dos Tribunais Federais

    - Procurador-Geral República

    no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade

    -> preservadas as competências para julgamento que se seguir à apuração

  • retificando algumas respostas, a INCORRETA É LETRA C !  Só pra não atrapalhar....

  • Art 143§ 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgãoou entidade diversdaquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  •  

    Vejamos as opções, em busca da incorreta, conforme determinado pelo enunciado da questão:

    a) Certo: base expressa no art. 144, parágrafo único, da Lei 8.112/90.

    b) Certo: é a norma expressa do caput do mesmo art. 144 de tal Estatuto federal.

    c) Errado: incide, na espécie, o art. 143, §3º, da Lei 8.112/90, nos termos do qual a apuração de irregularidade na Administração Pública “(...)poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário(...)”.

    d) Certo: trata-se de reprodução do art. 143, caput, do Estatuto em questão.

     

    Gabarito: C

    Fonte: QÇ

  • Se o intuito da ADM, for incentivar as denúncias de ilícitos...

     

    "As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade."

     

    Assim, meu amigos, fica difícil viu... kkkk!!

  • A  alternativa c esta incorreta pois no ART 143 diz no seu final que é :

     mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     

  • a)  Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. CORRETA

     

    b) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. CORRETA

     

    c)  § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração.  ERRADA.

     

    d)   Art. 143.  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. CORRETA.

     

  • Pode haver instauração de PAD ou Sindicância com base em uma denúncia anônima?

     

     

    Embora a princípio, pela própria natureza e por previsão legal para a denúncia (art. 144 da Lei nº 8.112/90), se exija a formalidade da identificação do denunciante, tem-se que o anonimato, por si só, não é motivo para liminarmente se excluir uma denúncia sobre irregularidade cometida na Administração Pública e não impede a realização do juízo de admissibilidade e, se for o caso, a conseqüente instauração do rito disciplinar. Diante do poder-dever conferido no art. 143 da Lei nº 8.112, de 11/12/90, deve a autoridade competente verificar a existência de mínimos critérios de plausibilidade.

     

     

    Fonte: http://www.cgu.gov.br/sobre/perguntas-frequentes/atividade-disciplinar/representacao-e-denuncia

  • ORGÃO DIVERSO DAQUELE QUE TENHA OCORRIDO A INFRAÇÃO.

  • Alternativa A- Lei 8112. art 144 parágrafo único. "Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilicito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto."

    Alternativa B- Lei 8112. art 144 "As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade"

    Alternativa C- Está incorreta, pois o parágrafo §3 do artigo 143 de Lei 8112 prevê uma exceção. Vejamos, " A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diversa daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para julgamento em que se seguir à apuração"

    Alternativa D- Lei 8112. art. 143 "A autoridade que tiver ciência da irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado a ampla defesa"

     

  •         § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

    Ou seja: O que se preserva neste parágrafo é a competência de autoridade ou órgão corresponde a do servidor para julgar a penalidade cometida ou em andamento, cuja apuração tenha sido apresentada por autoridade de outro órgão ou entidade de lotação diversa do servidor, mesmo não havendo subordinação funcional, desde que informado os fundamentos da denúncia e a classificação da infração cometida (abuso ou ilegalidade), caso contrário o ato da denúncia pode ser nulo e desconsiderado para dar andamento na apuração.

  • Em relação ao processo administrativo e com base na Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa INCORRETA.

     

    a) - No devido processo administrativo disciplinar, quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do Parágrafo único, do art. 144, da Lei 8.112/90: "Parágrafo unico - Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto".

     

    b) - As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 144, da Lei 8.112/90: "Art. 144 - As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade".

     

    c) - A apuração de irregularidade na Administração Pública será, obrigatoriamente, promovida por autoridade do órgão em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do §3º, do art. 143, da Lei 8.112/90: "§3º. - A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração".

     

    d) - A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 143, da Lei 8.112/90: "Art. 143 - A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa".

     


ID
1161778
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "D".

    A letra “a” está correta nos exatos termos do art. 98, CC.

    A letra “b” está correta conforme o disposto nos arts. 100 e 102,CC.

    A letra “c” está correta nos termos do art. 99, CC.

    A letra “d” está errada, pois segundo o art. 103, CC: “O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem. Além disso, também estabelece o art. 101, CC que os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências legais. Finalmente é interessante acrescentar que segundo jurisprudência do STJ, “... os contratos de locação celebrados pela Administração Pública regem-se pelas normas de Direito Privado, caracterizando-se não como um contrato administrativo propriamente dito, mas, como um contrato da administração, fazendo-se necessário deixar expresso que, nestes casos, as normas de DireitoPúblico aplicam-se subsidiariamente”.

  • Um exemplo de retribuição da letra D é o caso da taxa de pedágio para utilização de ruas.

  • Os bens de uso comum do povo são aqueles destinados à utilização geral dos indivíduos, podendo ser usufruídos por todos em igualdade de condições, sendo desnecessário consentimento individualizado por parte da Administração para que isso ocorra. De regra, o uso dos bens dessa espécie é gratuito, mas pode ser oneroso, tal como na cobrança de pedágio em estradas rodoviárias. São exemplos de bens de uso comum: ruas, praças, mares, praias, estradas, logradouros públicos, etc.

    No uso comum ordinário o bem se encontra aberto a todos de forma indistinta, sem retribuição ou maiores exigências de uso. No uso comum extraordinário existem restrições sobre os bens públicos (como do Poder de Polícia do Estado) ou cobrança pelo uso (preços públicos, pedágios, conforme o caso).
  • Os bens de uso comum não perdem essa característica se o Estado disciplinar seu uso de maneira onerosa, desde que seja regulamentada por lei prévia.

    Ex: taxa ambiental cobrada em Fernando de Noronha.

  • Cumpre examinar cada afirmativa, em busca da incorreta. Vejamos:

    a) Certo: mera reprodução fria do art. 99 do Código Civil/02.

    b) Certo: é o teor literal do art. 100 do Código Civil/02.

    c) Certo: realmente, os bens públicos podem ser classificados em bens de uso comum do povo (art. 99, I, CC/02), que são aqueles que se destinam à utilização geral pelos indivíduos, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças; e também em bens de uso especial, aqui incluídos os bens diretamente afetados à prestação dos serviços administrativos e públicos (art. 99, II, CC/02), como os prédios em que funcionam as repartições públicas, as viaturas policiais, os quartéis militares, etc. Ressalte-se que o fato de não terem sido mencionados os bens dominicais não torna a assertiva incorreta, porquanto não se afirmou que apenas aqueles seriam os bens públicos.

    d) Errado: os bens públicos de uso comum podem se sujeitar a alguma forma de retribuição (art. 103, CC/02). Costuma-se citar o exemplo da cobrança efetuada a motoristas para que possam estacionar seus automóveis em algumas vias públicas. Trata-se de retribuição pecuniária pela utilização transitória de bens públicos de uso comum do povo (ruas, avenidas, praças, etc).


    Gabarito: D





  • Marcos, na verdade a doutrina e a jurisprudência reconhecem que os bens das pessoas jurídicas de direito privado não são públicos, MAS merecem a mesma proteção.

  • Errada: Letra D

     

    Os bens de uso comum são, em geral, de uso gratuito. Entretanto, em certas ocasiões, podem ser cobradas retribuições para seu uso.

    Ex.: Estradas são bens de uso comum do povo. Mas, nas praias do RJ, por exemplo, a prefeitura cobra para utilizar a via como estacionamento.

  • Lei 10.406/02 (Código Civil)

     

    CAPÍTULO III
    Dos Bens Públicos

     

    Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

  • Sobre bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA. 

     

    a) - Entende-se por bens públicos, os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 98, do CC: "art. 98 - São públicos os bens de domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem".

     

    b) - Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar. Da mesma forma, os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 100 c/c 102, do CC: "Art. 100 - Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto perdurarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.  Art. 102 - Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião".

     

    c) - São bens públicos, os bens de uso comum do povo, além dos bens de uso especial, que são aqueles destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 99, I e II, do CC: "Art. 99 - São bens públicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças; II - os de usp especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias".

     

    d) - O uso comum dos bens públicos é, obrigatoriamente, gratuito. A legislação vigente não possibilita qualquer tipo de retribuição (remuneração) para o uso comum de bens públicos. Dessa forma, bens (imóveis) públicos não podem ser alugados ou alienados a terceiros que não sejam de direito público.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 103, do CC: "Art. 103 - O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem".

     


ID
1161781
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo e sindicância, com base na Lei nº 8.112/90, analise.

I.
O resultado de uma sindicância pode ser arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias ou instauração de processo disciplinar.
II. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.
III. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir a instauração de processo disciplinar.
IV. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Mapa Mental Sindicância e Afastamento Preventivo 

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=723837971011985&set=a.256439604418493.67252.246282228767564&type=1&theater

  • Assertiva correta: Letra D.

    O inciso III está errado pois totalmente diverso do que determina a Lei nº 8.112/90, art. 146, que determina ser OBRIGATÓRIA A INSTAURAÇÃO DE PROCESSO DISCIPLINAR, nos casos de suspensão por mais de 30 dias, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão.

    Bons estudos a todos

  • Gabarito. D.

    (I) Art.145. Da sindicância poderá resultar:

    I- arquivamento do processo,;

    II- aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias;

    III-instauração de processo disciplinar. 

    (II). Parágrafo Único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30(trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior. 

    (IV) Art.148. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração aplicada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

  • O III está errado, pois: se julgar conveniente  NÃO, tem que instaurar um PAD nesses casos para poder punir.

    Beijocas

  • O PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR


    DA SINDICÂNCIA: Ao tomar conhecimento de irregularidades praticadas por servidor a Administração é obrigada, através de sindicância, a proceder a sua apuração.  Sindicância é um procedimento prévio a qualquer punição.


    Da sindicância poderá resultar (Lei 8.112/90, art. 145):

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, independentemente da imediata instauração do processo disciplinar (art. 154, parágrafo único).


    PRAZO DE CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA :O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior (lei 8.112/90, art. 145, parágrafo único).


    DO PROCESSO DISCIPLINAR: Será obrigatória a abertura de processo disciplinar, sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou  destituição de cargo em comissão (Lei 8.112/90, art. 146). Os autos da sindicância integrarão o processo disciplinar, como peça informativa da instrução (art. 154, caput).


  • Olá pessoal;

    Erro do inciso III:

    Não há discricionariedade por parte da Comissão de Sindicância,pois nestas situações apresentadas pelo enunciado a instauração terá que ser obrigatória e não se ela julgar conveniente. Temos aqui um ato vinculado.

    Vejam art. que corrobora tal entendimento:

            Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Obrigada.


  • Analisemos cada afirmativa, de maneira individualizada:

    I – Certo: mera reprodução do texto da lei. A base normativa está no art. 145 da Lei 8.112/90.

    II – Certo: é o que dispõe, com todas as letras, o parágrafo único do próprio art. 145 do aludido diploma legal.

    III – Errado: mesmo que a lei não dispusesse de forma expressa, já se poderia concluir pelo equívoco da afirmativa, porquanto inexiste discricionariedade entre punir ou não punir. Uma vez constatada a infração, a Administração, por meio da autoridade competente, tem o dever legal de promover a responsabilização do agente público que cometeu o ilícito. De toda a maneira, a lei não dá margem a dúvidas (art. 146, Lei 8.112/90), dispondo no sentido de que há obrigatoriedade de instaurar o respectivo processo disciplinar.

    IV – Certo: uma vez mais, é a pura reprodução da lei, no caso, mais precisamente do art. 148 da Lei 8.112/90.


    Gabarito: D



  • Resposta: letra "d"

    I- art. 145, incisos I, II, III da lei 8.112/1990 (V)

    II - art. 145, parágrafo único da lei 8.112/1990 (V)

    III- artigo 146 da lei 8.112/1990 (E)

    IV- artigo 148 da lei 8.112/1990 (V)

  • LITERALIDADE - LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Inciso I (CORRETO):

     Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

      I - arquivamento do processo;

     II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

      III - instauração de processo disciplinar.

    Inciso II (CORRETO):

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:  

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    Inciso III (ERRADO):

     Art. 146Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Inciso IV (CORRETO):

     Art. 148. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

    ALTERNATIVA D - I,II e IV, apenas.

  • Sabendo que III está errada, ja se mata a questão e ganha tempo na hora da prova

  • O erro da III está em "se julgar conveniente"...

  • Não  há conveniência nenhuma, é OBRIGATÓRIA  instauração do procedimento administrativo disciplinar.

  • ITEM D

    III->É OBRIGATÓRIO A INSTAURAÇÃO DO PAD

  • Item III - ERRADO.

    Justificativa: A abertura de sindicância pode resultar na instauração de processo administrativo disciplinar, o qual será sempre obrigatório quando o ato ilícito praticado pelo servidor implicar na imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão.

  • III. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir a instauração de processo disciplinar.  PEGADINHA: "se julgar conveniente".  

    NÃO É QUESTÃO DE CONVENIÊNCIA, NÃO É CASO DE  DISCRICIONARIEDADE.

  • I. Art. 145.  Da sindicância poderá resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III - instauração de processo disciplinar. (CORRETO)

     

    II. Art. 145. (paragráfo único): O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior. (CORRETO)

     

    III. Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar(ERRADO)

     

    IV. Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido. (CORRETO)

     

  • III. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir ( será obrigatória )a instauração de processo disciplinar. 

     

    Letra D

  • I. O resultado de uma sindicância pode ser arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias ou instauração de processo disciplinar.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 145, I a III, da Lei 8.112/90: "Art. 145 - Da sindicância poderá resultar: I - arquivamento do processo; II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; III - instauração do processo disciplinar".

     

    II. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior. 

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do parágrafo único, do art. 145, da Lei 8.112/90: "Parágrafo único - O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior".

     

    III. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir a instauração de processo disciplinar. 

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 146, da Lei 8.112/90: "Art. 146 - Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar".

     

    IV. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido. 

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 148, da Lei 8.112/90: "Art. 148 - O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido".

     

    Estão corretas as afirmativas

     

    d) - I, II e IV, apenas.

  • Proposição III equivocada, já que o artigo 146 dispõe que:

    Art. 146. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Gabarito: D

  • Sabendo que o terceiro estava errado já ganhava a questão.

     Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir a instauração de processo disciplinar.


ID
1341064
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                                 (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

De acordo com os argumentos e ideias do texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativas um pouco mal formuladas. Confesso que fiquei em dúvida entre a C e D, mas lendo mais atentamente percebe-se que o papel do escritor não é atingir uma pessoa positiva ou negativamente, mas causar algum efeito. 
    Gabarito: C

  • Correta a alternativa "C", eis que o texto diz:

    "E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue (se movimenta) e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se (ideia de movimento) bastante longe no tempo".

    Concluindo, a referida alternativa fala: 
    "A utilidade do escritor está em operar no leitor, através de seu texto, alguma MOVIMENTAÇÃO desejada."

    Espero ter ajudado e que o Senhor Jesus nos abençoe!
  • Assim como a colega Cecília Bragança, fiquei na dúvida entre C e D e não tive a mesma sorte. Mas, não discordo do gabarito.

  • Esse trecho confirma a letra C: "...faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele"

  • "Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos"

    Esse trecho justificaria tranquilamente a D como gabarito. Banca irresponsável.

     

  • Resposta C

    "Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil."

  • Acredito que o erro da alternativa D está em afirmar que "O escritor desempenha corretamente seu papel quando atinge uma pessoa positiva ou negativamente.". Quando no início do texto o autor já esclarece que "Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois." Ou seja, quando um escritor é nocivo, então ele não desempenha seu papel corretamente.

     


ID
1341067
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                               (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

“É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita.” A respeito das várias ocorrências do termo destacado “se”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • conjuncao subordinada condicional nas 3 primeiras e parte integrante do verbo na ultima.

  • conjunção subordinada adverbial condicional ---> SE  (se escrever coisas inúteis, é nocivo)


    parte integrante do verbo ---> SE (conforma-se) 

  • 1° Se : Condicional

    2° Se : Condicional

    3° Se : Parte Integrante do Verbo : Verbo Conformar-se é essencialmente pronominal

  • Letra B

    SE escreve coisas inúteis, SE deforma; SE ... conforma  → os 3 “se” são conjunções subordinativas adverbiais condicionais → na oração subordinada adverbial condicional.

    " se… SE conforma" pronome integrante (quando trata-se ação de caráter abstrato – dedicou-se, arrogou-se, lembrou-se, indagou-se, queixou-se, conformou-se)

  • A minha dúvida se deu tendo em vista que, sob meu ponto de vista, ao substituir a  primeira palavra SE pela expressão já que ou uma vez que, não alteraria o campo semântico da frase em questão. Pesquisando em outras fontes tem-se as expressões já que / uma vez que como sinônimos do pronome SE.


    Fonte:

    http://www.sinonimos.com.br/uma-vez-que/
  • Colega William, você mencionou que ao substituir a  primeira palavra SE pela expressão já que ou uma vez que, não alteraria o campo semântico da frase em questão. No entanto, a ideia é dizer que "é nocivo QUANDO escreve coisas inúteis". Note que há sim uma diferença, já que se trata de uma CONDIÇÃO, o que equivale a dizer: "quando escreve coisas inúteis, pode-se dizer que é nocivo". Espero ter ajudado...

  • Galera o primeiro 'se' é conjunção condicional; o segundo 'se' também é conjunção condicional porque existe a presença do termo suprimida (é nociso), por isso o uso da virgula ; já no terceiro 'se' também é conjunção condicional seguida de uma particula integrante do verbo ( verbo pronominal)

    eu me conformo / tu te conformas / ele se conforma

    espero ter ajudado...  

    gabarito : B   ( temos 3 conjunções e 1 PIV )


  • A professora do vídeo comentários do professor diz que o "se" está tendo função de tempo "quando" e não de condição, alguém entendeu?

  • SE PODE SER SUBSTITUIDO POR CONJUNÇÃO TEMPORAL "QUANDO" e o ultimo se da frase é parte integrante do verbo "CONFORMA-SE".

     

  • Gab. B

    1º, 2º e 3º "se" - Conjunção subordinativa condicional ou causal

    Quando iniciar uma oração subordinada substantiva que indique condição. Tente substituir o se por caso.

    Exemplo:

    Se você não comer tudo, não comerá a sobremesa. (Caso você não coma tudo, não comerá a sobremesa.)

    Quando iniciar uma oração subordinada substantiva que indique causa. Tente substituir o se por porquevisto quevê quejá que.

    Exemplo:

    Se ele não quer viajar agora, deixe-o. (Já que ele não quer viajar agora, deixe-o.)

    ////////////////////////////////////////////////////////////////

     

    4º "se" é Parte integrante do verbo

    Aparece em verbos pronominais, isto é, verbos que se conjugam obrigatoriamente com pronomes oblíquos (indignar-se, queixar-se, suicidar-se, arrepender-se).

    Exemplos:

    Os pais orgulharam-se ao saber da aprovação da filha no vestibular.
    Ela não conseguia arrepender-se pelas palavras proferidas.

    fonte: http://www.coladaweb.com/portugues/se-funcao-sintatica-e-morfologica

  •  

    c)     

    CAUSAL                                   SE     =    JÁ QUE      COMO    ELE ESTUDOU, TENTÃO PASSOU      

                                                                                    SE NÃO PRETENDE ESTUDAR, POR QUE QUER FAZER O CURSO 

     

     

    d)       

    CONDICIONAL                        SE       =    CASO   QUANDO     SE      =   CASO VOCÊ ESTUDAR, PASSARÁ

                                                                                                               SE FICAR FAMOSO

                                                                   CONJUNÇÃO CONDICIONAL   =     CASO 

     

    Q495057      Q332590  Q696650

    E, se = CASO   formos diferentes, quem sabe aqui e ali…

    CASO =   se alguém chegar perto de mim.

     

    Q696516

                    sentem seguros somente se  =   QUANDO conectados a essas redes                            

     


ID
1341070
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                               (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

Considerando os elementos semântico-textuais e as informações apresentadas, é possível aferir que, principalmente, a autora tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • a) dissertar acerca de seu próprio ofício

  • Caro colega Elton Coeli, acredito que a ''D'' esteja errada, dado o alto tom de subjetivismo do texto. Espero tê-lo ajudado. Bons estudos!

  • A linguagem predominante é Dissertativa, apesar de não ser a única presente no texto.

  • Posso estar sendo ignorante, mas para mim todas estão corretas. Chutei a D pois achei a A óbvia demais (letra A né! kkk).

  • " se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita" -> não se encaixaria na questão 

     c)criticar os escritores que seguem opiniões alheias. ????

  • Se conformar sem convicção a opiniões nas quais não acredita é bem diferente de seguir opiniões alheias.

     

    A autora critica quem age da primeira forma, e não da segunda.

  • Para os colegas não assinantes

    Gabarito A


ID
1341073
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                         (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

“É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.” Assinale a alternativa que apresenta uma paráfrase do trecho anterior, cuja correção gramatical foi mantida.

Alternativas
Comentários
  • A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a ideia do texto. São exigências de uma boa paráfrase:

    1. Utilizara mesma ordem de ideias que aparece no texto original. 

    2. Não omitir nenhuma informação essencial. 

    3. Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original. 

    4. Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.

    Fonte: http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/e_medio/mackenzie/parafrase.htm, acessado em 07 de dezembro de 2014.


  • Acredito que deva ser substituídos:

    a) seje => seja

    b) éramos => era

    C) existam => exista

  • Paráfrase = Dizer as mesmas coisas com outras palavras.

  • a) seje


    b) éramos


    c) existam 

  • Paráfrase é dizer a mesma coisa com outras palavras, mas de modo mais claro. 

    A) começou bem a reescrita, mas pecou no "seje"

    B) já começou errado com o "ainda que" : muda completamente o sentido da frase original

    C) Começou errado com o "é necessário" e pecou no uso do "existam" mudando o sentido da frase original.

    Gabarito: D

  • Denver Gomes, acredito que a alternativa C está errada porque "existam" é diferente de "seja" da frase do texto e não porque está no plural.

     

     

    Cecília Bragança, acho que o erro da alternativa C está apenas na palavra "existam". Pois "é necessário" tem o mesmo sentido de "é preciso".

     

    ----

    "Sou patrocinado pelo meu sonho."

  • só por curiosidade a LOCUÇÃO adv. AINDA QUE na letra B, torna acomo ORAÇÃO SUB. ADVERBIAL CONCESSIVA, o que muda totalmente o sentido da frase. 

  • A banca quer aquela em que a parafrase foi reescrita de forma correta GRAMATICALMENTE.

     

    a) Errada. Precisamos tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, mais belo do que era, mesmo que esse mundo seje (seja)apenas um quintal ou uma cozinha.

     

    b) Errada. Ainda que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha é preciso deixarmos (deixaratrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que éramos.

    Vi que alguns comentaram sobre começar a frase com a conjunção "ainda que" mudaria o sentido, mas a banca a gramaticalmente correta. Se a banca tivesse colocado a palavra c"deixar" no lugar de "deixarmos" derrubaria muito candidato.

     

     

     c) Errado. É necessário tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que nesse mundo existam(existaapenas um quintal ou uma cozinha.

     

    d) Gabarito É preciso que haja uma tentativa de deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, ainda que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.


ID
1341076
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita. É útil se acrescenta à lucidez do leitor, livra-o da timidez ou dos preconceitos, faz com que veja e sinta o que não teria visto nem sentido sem ele. Se meus livros são lidos e atingem uma pessoa, uma única, e lhe trazem uma ajuda qualquer, ainda que por um momento, considero-me útil. E como acredito na duração infinita de todas as pulsões, como tudo prossegue e se reencontra sob uma outra forma, essa utilidade pode estender-se bastante longe no tempo. Um livro pode dormir cinquenta anos ou dois mil anos, em um canto de biblioteca, e de repente eu o abro, e nele descubro maravilhas ou abismos, uma linha que me parece ter sido escrita apenas para mim. O escritor, nisso, não difere do ser humano em geral: tudo o que dizemos, tudo o que fazemos se conduz mais ou menos. É preciso tentar deixar atrás de nós um mundo um pouco mais limpo, um pouco mais belo do que era, mesmo que esse mundo seja apenas um quintal ou uma cozinha.

                              (Marguerite Yourcenar. De olhos abertos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.)

Com base no trecho “[...] se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita.”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) o elemento “a” pode ser substituído por “com”.

  • gostaria de uma explicação dessa questão...

  • Conformar ( a, com)

  • Não entendi qual o erro da letra b, se alguém puder explicar..

  • B= Errada. Trocando "às quais" por "nas quais" há mudança de sentido. Nas quais não acredita = não acredita nelas. Às quais não acredita = não dá veracidade.

    C = Errada. "sem convicção" não é sujeito, portanto não flexiona o verbo.

    D = Crase não obrigatório. "a opiniões" \\ "a textos"

  • Quem conforma, conforma com, a

    B) CASOS PROIBIDOS DE CRASE : antes de pronomes pessoais, interrogativos,  indefinidos,  demonstrativos e pronomes relativos. 

    Exceção: antes de pronome relativo a qual. Ex: A fórmula à qual a economia brasileira está subordinada não passa de uma regra básica. 

    A GRAMáTICA PARA CONCURSOS PÚBLICO - FERNANDO PESTANA

    GAB LETRA A

  • GABARITO A Acreditar em : em + a = na - VERBO TRANSITIVO INDIRETO QUE EXIGE PREPOSIÇÃO EM. (letra B errada)

    Conformar com = VERBO TRANSITIVO INDIRETO QUE EXIGE PREPOSIÇÃO COM ou A. Conformar - diz-se: “conformar uma coisa a outra, ou com outra”. (letra C errada)
     O substantivo “opiniões” foi empregado em sentido amplo, não específico, ou seja, sem determinação. Se substituirmos por “às opiniões ”, teremos a preposição “a”, decorrente de conformar, e o artigo definido “as” (a + as = às), determinando o substantivo “opiniões”. Assim, a alteração não provoca incorreção gramatical; mas muda o sentido do texto. (letra D errada)
  • O professor falou tudo!! só se ele sair da tela e te dar mamadeira pra você parar de chorar!!

  • CASOS FACULTATIVOS: diante de pronome possessivo, diante de substantivos no plural, antes de nomes prórpios e depois da preposição até.

  • Letra B, errada: Nas formas a qual/ as quais usa-se crase sempre que o consequente exigir a preposição a. No caso em tela o consequente é "não acredita", e quem não acredita, não acredita EM (portanto pede preposição "em" e não a preposição "a"!

     

  • é obrigatória a substituição de “a” por “às”; já que, neste caso, ocorre obrigatoriedade da crase (ERRADA)

    O "a" que está ali é a preposição da regência do verbo "conformar" e não está contraído com o artigo "as" de opiniões, pois isso não é obrigatório.

  •  

    ÀQUELE = A ESTE

    ÀQUELES =  A ESTES 

    ÀQUILO =  A ISTO

    À QUAL = AO QUAL

    A obra À QUAL = AO QUAL fiz referência.

    Ex.:    Àquela Senhora = A    ESTA

    O livro está sobre AQUELA (sem indicativo) = ESTA mesa, NÃO É “A ESTE” mesa (sic)

  • Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita.

     

    QUEM SE CONFORMA, SE CONFORMA “A” OU SE CONFORMA “COM”

  • Cadê o Professor Alexandre?

  • CASOS FACULTATIVOS:

    diante de pronome possessivo
    diante de substantivos no plural 
    antes de nomes próprios 
    depois da preposição ATÉ.

    LEMBRE:

    QUEM SE CONFORMA, SE CONFORMA “A” OU SE CONFORMA “COM

    (dica de Eduardo Teixeira e reescrita)


ID
1341079
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Trem das onze

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã.
Além disso, mulher
Tem outra coisa,
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar.

(Adoniran Barbosa. Disponível em: http://letras.mus.br/adoniran-barbosa/.)

O texto é constituído de um discurso em que o eu lírico apresenta

Alternativas
Comentários
  • d) argumentos que justificam a impossibilidade de que o desejo do interlocutor seja realizado.

  • Discordo do gabarito. Acredito que a intenção do autor foi justamente apresentar elementos (último trem; filho único cuja mãe não dorme enquanto não chegar; ter casa para olhar etc.) para que seu desejo (ir embora) fosse realizado. Mas, vai saber.

  • Tudo é justificado para ele não ficar. Ou seja, argumentos plausíveis de sua ausência, caracterizando o objetivo do interlocutor que queria que ele ficasse. Parece-me meio que um convencimento sempre alegando, elucidando algum argumento para não ficar com a mulher. 


    Gab letra D

  • Viviane, concordo em partes, pois, sim, o desejo do autor é sair, mas, o do interlocutor "que deve ser mulher" é que ele fique, como toda mulher depois do sexo deseja que o homem fique, mas o homem "sempre" quer se mandar.

  • olha a pegadinha:

     

    Interlocutor: p.ext. a pessoa COM QUEM SE CONVERSA!!

     

    Ou seja, o autor expõe d) argumentos que justificam a impossibilidade de que o desejo do interlocutor (a pessoa com quem se conversa) seja realizado.

     

    Se vc, assim como eu, achou que interlocutor fosse a mesma coisa que autor, com certeza não encontrou um resposta coerente!

  • “Sinto muito amor, mas não pode ser”. Está respondendo algum pedido do interlocutor, logo a resposta correta é a “D”.

    Interlocutor: cada uma das pessoas que participam de uma conversa.

  • RESPOSTA D


    Não posso ficar nem mais um minuto com você
    Se eu perder esse trem
    Que sai agora às onze horas
    Só amanhã de manhã.

     

    Tem outra coisa,
    Minha mãe não dorme
    Enquanto eu não chegar,

  • Parei os estudos para ouvir essa música, que nostalgia!

  • GABARITO D

    o desejo dele é ficar com seu amor

    entretanto existem condições que o impedem de ficar: 

    "Não posso ficar nem mais um minuto com você
    Se eu perder esse trem
    Que sai agora às onze horas
    Só amanhã de manhã.

    Tem outra coisa,
    Minha mãe não dorme
    Enquanto eu não chegar,"

  • O autor lista uma série de argumentos para sustentar uma determinada tese , essa tese refere-se?


ID
1341082
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Trem das onze

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã.
Além disso, mulher
Tem outra coisa,
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar.

(Adoniran Barbosa. Disponível em: http://letras.mus.br/adoniran-barbosa/.)

Em Minha mãe não dorme” e “Tenho minha casa para olhar” os termos em destaque estabelecem um vínculo entre o emissor e o elemento por ele antecedido. Acerca de tal relação identifica-se um(a)

Alternativas
Comentários
  • b) vínculo de parentesco seguido de um vínculo de posse.

  • estranha questão. As duas expressões indicam posse.

  • Vejo que mãe é mais que parestesco, e sim afetivo bem mais forte. B e E fiqueina duvida. 

    A segunda não há o que se falar é de posse, ele detém a posse da sua casa. 

  • Pronomes Possessivos: 1a pessoa: meu (s), minha (s), nosso (s), nossa (s).
    Mãe: parente;
    Minha casa: Posse.

     

    RESPOSTA B


ID
1341085
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grupo de segurança para a Copa do Mundo realiza simulação tática no metrô de BH

A CBTU Belo Horizonte recebeu na madrugada de domingo (30/3) o primeiro simulado de ataque químico preparatório para a Copa do Mundo realizado na Estação Gameleira do Metrô, que dá acesso ao Expominas, onde ocorrerá a Fan Fest. Mais de 70 profissionais participaram da simulação comandada por agentes do Exército Brasileiro em parceria com o Grupo Interinstitucional de Proteção do Governo do Estado de Minas Gerais, composto pelos órgãos ligados à segurança, trânsito, saúde e meio ambiente para o Mundial. Duas ambulâncias, três caminhões, uma tenda de descontaminação e cerca de 20 figurantes também participaram do evento.

Na avaliação do Coordenador Especial da Copa pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, coronel Wilson Chagas, os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes. “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.”
O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente. “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”, pondera.

(Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/operadoras/sites/menuprincbh.htm.

Em relação às citações apresentadas do coronel Wilson Chagas e do superintendente Jorge Vieira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • São complementares, os dois falam sobre a copa.

  • Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas,

  • Os dois falam em ação preventiva.

  • A questão pode induzir ao erro, uma vez que a letra "d" tbm pode ser correta. Os dois apresentam uma opinião semelhante no que diz respeito à prevenção de algum tipo de atentado.

  • Ambos exemplificando de acontecimentos, e podem-se complementar pela resposta, pensamento do outro. Caso aconteça o primeiro caso de atentados, pode servir de teste treinameto para a segurança do Metrô. 

    Gab letra B

  • A segunda completa a primeira, juntando as duas ficaria assim:

    (coronel Wilson Chagas) “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.” Sendo assim,  “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário” (Jorge Vieira).

  • Wilson Chagas -> Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.

     

    Jorge Vieirav -> “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário

     

    -NÃO SÃO DIVERGENTES;
    -NÃO MOSTRAM ASSUNTOS DIFERENTES;
    -NÃO REVELAM UMA OPINIÃO EM COMUM, PORQUE ELES SÓ EMITEM 1 OPINIÃO (a importância de um treinamento nos sistemas de metrô)
    -SÃO COMPLEMENTARES [GABARITO B]

     

     

     

     


ID
1341088
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grupo de segurança para a Copa do Mundo realiza simulação tática no metrô de BH

A CBTU Belo Horizonte recebeu na madrugada de domingo (30/3) o primeiro simulado de ataque químico preparatório para a Copa do Mundo realizado na Estação Gameleira do Metrô, que dá acesso ao Expominas, onde ocorrerá a Fan Fest. Mais de 70 profissionais participaram da simulação comandada por agentes do Exército Brasileiro em parceria com o Grupo Interinstitucional de Proteção do Governo do Estado de Minas Gerais, composto pelos órgãos ligados à segurança, trânsito, saúde e meio ambiente para o Mundial. Duas ambulâncias, três caminhões, uma tenda de descontaminação e cerca de 20 figurantes também participaram do evento.

Na avaliação do Coordenador Especial da Copa pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, coronel Wilson Chagas, os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes. “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.”
O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente. “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”, pondera.

(Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/operadoras/sites/menuprincbh.htm.

A citação, através do discurso direto, confere credibilidade ao texto ampliando a informação. A fala do superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, é seguida da forma verbal “pondera”, demonstrando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Significado da palavra Ponderar:

    ponderar 
    pon.de.rar 
    (lat ponderarevtd 1 Pesar no espírito; apreciar maduramente, examinar com atenção: Antes de tomar uma decisão ponderava bem os prós e os contras. vti e vint 2 Meditar, pensar, refletir: Ponderar nas palavras. Ponderar sobre um tema. "A razão jubilada em discernir e ponderar" (Latino Coelho, ap Laud. Freire). vtd 3 Alegar, expor, apresentando razões de peso:Argumentou, ponderando os riscos e desvantagens do negócio. Ponderou à menina os inconvenientes do namoro prematurovtd 4 Ter em atenção; considerar: Queira ponderar a nossa reclamação.


    Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ponderar

  • GABARITO A
     

    Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário

    Ele leva em conta a importância de testar protocolos de segurança.

  • Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”, pondera. 
     

    significado :Ponderar é agir com ponderação, ou seja, com reflexão, com prudência, com bom senso,...

    letra - A

     

  • Já pararam pra pensar que talvez o site tenha se enganado com o gabarito?


ID
1341091
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grupo de segurança para a Copa do Mundo realiza simulação tática no metrô de BH

A CBTU Belo Horizonte recebeu na madrugada de domingo (30/3) o primeiro simulado de ataque químico preparatório para a Copa do Mundo realizado na Estação Gameleira do Metrô, que dá acesso ao Expominas, onde ocorrerá a Fan Fest. Mais de 70 profissionais participaram da simulação comandada por agentes do Exército Brasileiro em parceria com o Grupo Interinstitucional de Proteção do Governo do Estado de Minas Gerais, composto pelos órgãos ligados à segurança, trânsito, saúde e meio ambiente para o Mundial. Duas ambulâncias, três caminhões, uma tenda de descontaminação e cerca de 20 figurantes também participaram do evento.

Na avaliação do Coordenador Especial da Copa pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, coronel Wilson Chagas, os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes. “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.”
O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente. “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”, pondera.

(Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/operadoras/sites/menuprincbh.htm.

Para que a coesão textual seja estabelecida e mantida, alguns termos atuam como elementos de coesão textual, exercendo um papel anafórico. Dentre os termos destacados, tal função só NÃO pode ser identificada em:

Alternativas
Comentários
  • Anafórico, é uma expressão que retoma um termo já expresso no texto, ou antecipa termos que virão. 

    São anafóricos: 

    pronomes demonstrativos: este, esse, aquele. 

    pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo. 

    advérbios e expressões adverbiais: então, dessa feita, acima, atrás.

    A título de exemplo: Lu e Nata, apesar de serem gêmeas, são muito diferentes. Esta é calma, aquela é explosiva. 

    O termo esta retoma a nome próprio “Nata”, enquanto aquela se refere a “Lu”. Esta e aquela são chamadas de anafóricos

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/anaf%C3%B3rico/, acessado em 07 de dezembro de 2014, editado.

  •  

    Complementando o comentário do colega José Pereira, só para comparar com o antônimo de anafórico (catafórico):

     

    Os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.

     

    Vejamos alguns exemplos de catáfora:

    A irmã olhou-e disse: - João, estás com um ar cansado.

    (O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.)

     

     

    Simplificando:

    Anáfora  - retoma por meio de referência um termo anterior. 
    Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.

     

    ----

    "Não espere; o tempo nunca será o 'tempo certo'. Comece onde você está agora; trabalhe com as ferramentas e os recursos que estiverem ao seu alcance e, ao longo do caminho, obterá melhores ferramentas e recursos."

  • Anaforicos -> termo anteriormente citado, mais perto do falante, autor do texto

    catafórico -> termo ainda a ser citado posteriormente,  mais perto do leitor


    GAB LETRA C

  • ANÁFORA = Elemento que se refere ao que já foi dito
    CATÁFORA = Elemento que se refere ao que ainda será dito

  • Gabarito Letra: C

     

    A. “[…] onde ocorrerá a Fan Fest.” (1º§) : "onde" advérbio de lugar retona Belo Horizonte. ( exerce papel anáforico) 

    B. “Esse trabalho integrado é essencial […]” (3º§) "esse" é pronome demostrativo, retoma o treinamento. (exerce papel anáforico)

    C. Correta.

    D. “[…] por isso a importância de um treinamento completo […]” (3º§) "isso" pronome demostrativo, retoma aos atentados (exerce papel anáforico)

     


ID
1341094
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam f(x) = 4x + 3 e f(g(x)) = 8x – 13. O valor de x para f(x) = g(x) é

Alternativas
Comentários
  • Podemos escrever f(gX)) apenas substituindo a variável X pela função g(x), assim:

    f(g(x)) = 4g(x) +3

    depois:

    4g(x) +3 = 8x-13

    g(x)= 8x-10/4

    depois:

    4x+3 = 8x -10/4

    8x = -22

    x= -11

    racional negativo

  • Escreva seu come

    Podemos escrever f(gX)) apenas substituindo a variável X pela função g(x), assim:

    f(g(x)) = 4g(x) +3

    depois:

    4g(x) +3 = 8x-13

    g(x)= 8x-16/4

    g(x)= 2x-4

    depois:

    4x+3 = 2x -4

    2x = -7

    x= -7/2

    racional negativo

  • Típica questão de Função composta!

    Se f(x) = 4.x + 3

    Então basta usar o f(x) para calcular o g(x), já que a banca deu o valor do f(g(x)), só restando a substituição.

    f(g(x)) = 4.g(x) + 3 (Notem que a questão passa que f(g(x)) = 8x - 13, agora só trocar)

    8x - 13 = 4.g(x) + 3

    Passando o três para o outro lado fica

    8x - 16 = 4. g(x)

    Passando o 4 dividindo

    8x-16/4 = g(x)

    g(x) = 2x-4

    Agora só fazer a igualdade que a questão pediu: f(x) = g(x)

    4x+3 = 2x-4, ai joga semelhantes para um mesmo lado

    4x - 2x = -4 - 3

    2x = -7

    x = -7/2

    Fiz extensa assim na intenção de ajudar quem tem dificuldade nesse assunto!

  • Alguem poderia faser explicando melhor a primeira parte, não conseguie compeender.obrigado

  • Adriano, talvez da forma abaixo você consiga entender melhor:

    Função composta você tem que substituir uma função dentro de outra.

    F(x) = 4x + 3. F(g(x)) significa que você vai colocar a função G(x) dentro da F(x) no valor do x.

    Então supondo que a G(x) = ax + b e fazendo a substituição dentro da F(x) fica assim:

    F(g(x)) = 4 (ax + b) + 3

    Como ele deu o valor dessa função composta igual a 8x - 13, então é só igualar:

     

    4 (ax + b) + 3 = 8x - 13

    4ax + 4b + 3 = 8x - 13

     

    Ficam duas equações!!

    4ax = 8x   =>  a = 2

    4b + 3 = -13 => b = -4

    Substituindo na g(x), fica que ela vale G(x) = ax + b  =>  G(x) = 2x - 4;

    F(x) = G(x)

    4x + 3 = 2x - 4

    x = -7/2

    Espero ter ajudado!!


ID
1341100
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam os números irracionais: x = √3, y = √6, z = √12 e w = √24. Qual das expressões apresenta como resultado um número natural?

Alternativas
Comentários
  • O enunciado deixa expresso os valores de X, Y, X e W. Com isso, é só substituir nas expressões e verificar o seu resultado.

    a) yw - xz

    (√6 . √24) - (√3 . √12)

    √144 - √36

    12 - 4 = 8.   Alternativa está correta!

  • Só fazendo uma pequena correção em relação a explicação do Flavio.

    A raiz quadrada de 36 é 6 e não 8, portanto o resultado final fica 12-6 = 6

    Mas não muda a resposta da questão.

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/YWA8SRZ_8k0
    Professor Ivan Chagas

  • z = √12 = √(3*4) = 2√3

    w = √24 = √(6*4) = 2√6

    xz = √3 * 2√3 = 6

    yw = √6 * 2√6 = 12


ID
1341103
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte equação do 2º grau: ax2 + bx + c = 0. Sabendo que as raízes dessa equação são x’ = 6 e x’’ = –10 e que a + b = 5, então o discriminante dessa equação é igual a

Alternativas
Comentários
  • ax² + bx + c = 0

    x¹ = 6

    x² = - 10

    a + b = 5


    x¹ + x² = - b/a

    6 - 10 = - b/a

    b = 4a


    x¹ . x² = c/a

    -60 = c/a

    c = - 60 a

    Temos a seguinte equação

    se   a + b = 5   então podemos dizer que:

    a + 4a = 5

    a = 1          e     c = -60

    Então o discriminante que é  (delta)  /\ = b² - 4ac   será:

    /\ = b² - 4 ac

    /\ = 4² - 4 . 1 . (-60)

    /\ = 16 + 240

    /\ = 256


    Resposta : Letra  C

  • Essa realmente não entendi nada :(

  • Alguém poderia explicar de onde saiu o x1 + x2 = - b/a e o x1.x2= c/a ??

  • Patrícia, essas fórmulas são padrão numa equação de segundo grau.

    A soma das raízes é -b/a ; o produto das raízes é c/a.

    Se esse assunto estiver no edital do concurso que for fazer, é bom decorar, além da fórmula da descriminante e a fórmula de achar a raiz. Tem jeito não...

  • Existe uma relação entre a soma e o produto dessas raízes, que é dada pelas seguintes fórmulas:


    Soma: x’ + x” = -b/a
    Produto: x’ . x” = c/a

  • O "engraçado" é que a questão é sobre equação e os vídeos são sobre porcentagem...aff!


ID
1341112
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere o texto produzido com a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão). 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade do Rio de Janeiro, está ligada ao Ministério das Cidades. 
Empenha-se, a cada dia, em oferecer serviços de qualidade, através da interação com os demais serviços urbanos que atuam em suas áreas de influência. A CBTU aposta em um sistema de transporte de qualidade que atenda às necessidades de acessibilidade e mobilidade da população e na gestão adequada de seus administradores. 
                                                                                                    (Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/.) 


Para aplicar um recuo à esquerda de 2 cm no texto anterior, deve-se selecionar todo o conteúdo e, no grupo

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A configuração de recuo do parágrafo pode ser pelo Página Inicial/Início em valores pré-definidos (1,25cm, meia polegada) ou personalizado em Layout da Página.


ID
1341121
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico diferenciado e planos de carreira específicos para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

( ) A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

( ) Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade. 


 A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Essa ficou fácil, até mesmo por eliminação. Nas alternativas, somente a B considera falsa a segunda assertiva. RJU (regime jurídico UNICO) e não diferenciado como diz a questão.

    Art. 39 da CF/88

  • Correta = b - V, F, V, V.

    Importante observar que a questão exige a literalidade do caput do art. 39, da CF, então a primeira assertiva está correta (A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes).
    Entretanto, a ADI 2135 do STF suspendeu sua eficácia desde 2007, por liminar, estando em vigor a redação original do caput deste artigo, qual seja = "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas."
    Bons estudos! =)
  • 1-(v): art. 39, caput, CF/88

    2-(F): art. 39, caput, CF/88, Regime jurídico único

    3-(v): art. 39, §2º, caput, CF/88

    4-(v): art. 39, §7º, caput, CF/88

  • Ótimo comentário da colega Sirla Mosken..

  • Resposta B)
     

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.  (Vide ADIN nº 2.135-4)

     

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

     

    § 2º A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

     

    § 7º Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade.

  • Sirla, obrigado! Só acertei porque a terceira eu tinha certeza que era verdadeira e só tinha uma opção com essa resposta. A primeira pra mim estaria errada, mas com essa banca todo cuidado é pouco mesmo.

  • Atenção: a questão é de 2014.

    Em 2018 a redação do caput do artigo 39 da CF é (por enquanto):

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.  

    (Vide ADIN nº 2.135-4)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre organização do Estado.

    (V) É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 39: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes".

    (F) O regime jurídico é único, não diferenciado. -Art. 39, CRFB/88: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas".

    (V) É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 39, § 2º: "A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados".

    (V) É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 39, § 7º: "Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (V-F-V-V).


ID
1341124
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.”

                                                                                                              (Ensino, Saúde e Ambiente, 2010.)

Considerando a andragogia, são características que fundamentam este método:

I. Despertar no adulto a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.

II. Partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.

III. Impor o método ao educando de acordo com a realidade em que vive e sua condição cognitiva de aprendizagem. O professor deve atuar como orientador experiente.

IV. Propor o conteúdo da instrução, o que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • d) I, II e IV.


ID
1341127
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando uma abordagem metodológica de entrevista não diretiva para coleta de dados em uma pesquisa qualitativa, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O que é entrevista não-diretiva?

    É a entrevista totalmente livre e que não específica nem as questões e nem as respostas requeridas.

    É também denominada entrevista exploratória, informal ou não-estruturada. Trata-se de uma entrevista cuja seqüência e orientação fica a critério de cada entrevistador, que caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, sem se preocupar com a seqüência ou roteiro, mas com o nível de profundidade que a entrevista pode alcançar.

    É uma técnica criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido.

    O entrevistador formula perguntas levando o entrevistado a um processo de reflexão sobre o tema; orienta e facilita o processo de entrevista, retornando o tema na possibilidade de esclarecer ou aprofundar as ideias do entrevistado.


ID
1341130
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e abordagens a serem utilizadas aos objetivos e condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens para escolha e melhor condução dos trabalhos numa empresa, analise.

I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.

II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.

III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.

IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Neste paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos as responsabilidades por suas escolhas.

V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande agente de mudanças.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

     Abordagem sóciocultural - tem como principal inspirador Paulo Freire. Surge em um contexto pós-segunda guerra mundial e se liga a problemática da democratização da cultura. Segundo Paulo Freire, o homem é o sujeito da educação. Evidência-se uma tendência interacionista, já que há interação homem-mundo, sujeito-objeto, é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis. O homem chegara a ser sujeito através da reflexão sobre o meio ambiente concreto. O homem é um ser situado no mundo e com o mundo, portanto não pode ser avaliado sem que seu contexto de inseção no mundo seja avaliado. O homem é sujeito da educação, ele precisa exercer uma reflexão do que existe ao seu redor, levando para sala de aula as suas experiências, compartilhando-as com o educador e colegas, transformando em uma abordagem critica para que não ocorra uma educação pré-fabricada.

    Abordagem Humanista -  Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano . Da ênfase ao crescimento que dela se resulta , centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada . O professor em si não transmite o conteúdo , dá assistência sendo facilitador da aprendizagem . O conteúdo advém das próprias experiências do aluno o professor não ensina : apenas cria condições para que os alunos aprendam. O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo . O mundo teria o papel fundamental de crias condições de expressão para a pessoa , cuja tarefa vital consiste no pleno desenvolvimento do seu potencial inerente . A ênfase é no sujeito mais uma das condições necessárias para o desenvolvimento individual é o ambiente . Na experiência pessoal e subjetiva o conhecimento é construído no decorrer do processo de vir a ser da pessoa humana . É atribuída ao sujeito papel central e primordial na elaboração e criação do conhecimento 


  • b) I, II e III.


ID
1341133
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O(A) _______________ organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho, criando certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. O(A) _______________ organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades. O(A) _______________ é o modelo dos pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

Alternativas

ID
1341136
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A mediação é um processo transversal a todas as áreas. Atualmente, pode-se assistir a processos de mediação em todo mundo nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos: culturais, políticos, econômicos, patronais e sindicais, comerciais, legais, bem como nas mais diversas interações humanas: interpessoais, intergrupais e intragrupais. A prática da mediação permite focalizar-nos em três objetivos principais. São eles, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A prática da mediação é para facilitar a negociação e não é para que depois ocorra este.


ID
1341139
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São vários os objetivos da gestão de pessoas. Segundo Chiavenato (1999), a administração de recursos humanos deve contribuir para a eficácia da empresa. O recrutamento e a seleção são práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Acerca destas práticas na gestão de pessoas, marque a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • C) A Seleção de pessoas é um processo de tomada de decisão, que envolve comparação – cada candidato é comparado com o perfil de competências da posição em aberto e com demais candidatos.

    Gab.: C

ID
1341142
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.

( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1341145
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu que o planejamento passasse a ser diferente. A percepção da visão e missão da organização, bem como dos seus objetivos estratégicos, aliados ao conhecimento e às tendências do setor de atividade, passam a definir as linhas de aprendizagem que devem ser levadas em consideração. Considerando o exposto, sobre uma nova lógica de aprendizagem organizacional que se apresenta para desenvolver novas aprendizagens, analise.

I. O planejamento de pessoas passou de uma lógica qualitativa que ganha sentido na expressão “que pessoas são necessárias?” ou “que competências são necessárias?” para uma lógica quantitativa, simbolizada na expressão “quantas pessoas são precisas?”

II. Uma nova lógica de aprendizagem organizacional se apresenta para promover o desenvolvimento de aprendizagens no domínio cognitivo do “saber-saber”; no domínio prático do “saber-fazer”, em que se avalia a capacidade para executar um conjunto de processos; no domínio comportamental do “saber-ser” ou “saber-estar” e, por último, o domínio da evolução, da inovação e da aprendizagem que passamos a designar por “saber-evoluir”.

III. O planejamento de aprendizagem na organização envolve um processo de diagnóstico que busca a necessidades de formação e que deve ser entendido como o detectar de lacunas existentes, quer a nível individual como do coletivo, relativo a conhecimentos, competências, capacidades, habilidades e, a partir dessas necessidades, conceber-se-á um plano de formação que permita a diminuição ou, até mesmo, o fim desses estados de carência.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • É  aopção certa é a letra D

    Pois a empresa precisa preocupar com a qualidade do trabalhador,e não com a quantidade.


ID
1341148
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A nova sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu principal recurso e os trabalhadores do conhecimento constituirão o grupo dominante da força de trabalho.”

(Drucker, 1993, p. 125.)

Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo naempresa,analise.

I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto da empresa.

II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.

III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da empresa de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas ao público com o qual vai lidar, com olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela empresa quanto ao aprendizado dos funcionários, visto ser o diferencial no mercado.

IV. Capacitar os funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções e favorecendo a empresa que gerar maior produtividade e, consequentemente, bons lucros.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
1341151
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Partindo do pressuposto de que as pessoas são o grande diferencial das empresas, as ações de treinamento e desenvolvimento têm papel importante, sendo peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional, uma vez que alinham os profissionais com as estratégias da empresa. Diante disso, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Treinamento.
2. Desenvolvimento.

( ) É a aquisição sistemática de atitudes, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempe- nho no trabalho.

( ) Refere-se a um conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do profissional.

( ) É um processo educacional de curto prazo e que envolve ações que visam ampliar a capacidade das pessoas para o exercício de determinada função ou para a execução de uma tarefa específica.

( ) Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem, não necessariamente relacionadas ao cargo que o profissio- nal ocupa atualmente, mas que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional.

( ) É um processo educacional de médio ou longo prazo, visando proporcionar à pessoa os conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-a para assumir funções mais complexas.

A sequência está correta em

Alternativas