SóProvas



Prova COSEAC - 2014 - UFF - Auxiliar de Enfermagem


ID
1492720
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, EXCETO quando houver compatibilidade de horários, nos casos de dois cargos:

Alternativas
Comentários
  • XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    a) a de dois cargos de professor; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001)

  • Vanessa, onde encontro o conteúdo que postou aqui?!

  • Art. 37, inc. XVI da Constituição Federal de 88 - 

  • A transcrição literal do que dispõe o inciso XVI, do art. 37 da CRFB/88: “é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observando em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;”

    Logo, a única alternativa correta é a letra A.

    Referência:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>.

    Resposta: letra A)

  • A Constituição da República dispõe, em seu art. 37, XVI, acerca da regra da vedação de acumulação remunerada de cargos públicos, excetuando-se, quando houver compatibilidade de horários: a) de dois cargos de professor; b) de um cargo de professor com outro técnico ou científico; c) de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

     

    A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça vem firmando a compreensão de que a possibilidade de acumulação de cargos públicos deve ser interpretada restritivamente, adstrita, portanto, aos casos em que haja compatibilidade de horários e desde que não superada uma jornada máxima de 60(sessentahoras semanais.

     

     

    https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=CARGA+HORÁRIA+DE+60+%28SESSENTA%29+HORAS+SEMANAIS+PROFESSOR&p=2

  • É vedada a acumulação remunerada de dois cargos públicos, exceto no caso de professor.

    a.

  • GABARITO: A

    Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor


ID
1492723
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É hipótese de perda de cargo do servidor público estável:

Alternativas
Comentários
  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • A resposta encontra literalmente no do Art. 247, da CRFB/88. Temos que as leis previstas no inciso III, do § 1º do art. 41, conjugado com o § 7º do art. 169 estabeleceram critérios e garantias especiais para a perda do cargo pelo servidor público estável que, em decorrência das atribuições de seu cargo efetivo, desenvolva atividades exclusivas de Estado. A lei prevê para o servidor estável duas hipóteses de perda punitiva do cargo. A primeira, em decorrência de sentença judicial condenatória, transitada em julgado, com penalidade superior a um ano de prisão por qualquer crime funcional lato sensu ou por mais de quatro anos de prisão por crime comum, se assim se manifestar o juiz (inciso I do § 1º do art. 41). A segunda, em função de processo administrativo disciplinar, com garantias da ampla defesa e do contraditório (inciso II do § 1º do art. 41) que não configura na questão. Logo, a alternativa correta é a letra E: sentença judicial transitada em julgado.

    Referência:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/...ção.htm>.


    Resposta: letra E)

  • A grande pegada da questão é "servidor público estável"

     

    a) retorno de licença-maternidade de servidora que antes ocupava o cargo.  (Não seria o caso, pois somente estaria substituindo alguém que temporariamente está de licença)

     

    b) diminuição de efetivo por conveniência e oportunidade da autarquia.  (Há a possibilidade de diminuição de efetivo, mas não pode conveniência e oportunidade, mas por necessidade da diminuição de custos )

     

    c) extinção do cargo para o qual prestou concurso. (Sendo estável, ele ficaria em disponibilidade ou seria aproveitado)

     

    d) invalidação de demissão de servidor que antes ocupava o cargo. (Sendo estável, não. Seria reconduzido ao cargo anterior ou caso o cargo tivesse sido extinto, igual a alternativa C. Somente perderia o cargo caso ainda não fosse estável. Há discussão doutrinária sobre isso.)

     

    e) sentença judicial transitada em julgado. (Gabarito da questão)


ID
1492726
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

As universidades gozam, nos termos da Constituição, de autonomia:

I didático-científica.
II administrativa.
III de gestão financeira e patrimonial.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • D) )

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • A resposta encontra literalmente no Art. 207, da CRFB/88. “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Logo, todas as alternativas estão corretas pela alternativa D.

    Referência:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

    Resposta: letra D)

  • Art. 207. As UNIVERSIDADES (Públicas ou Privadas) gozam:

     

    (1) de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e

     

    Observações:

     

    É uma autonomia plena das Universidades Públicas ou Privadas: Autonomia Didático – Científica;

     

    Não é uma autonomia plena das Universidades Públicas ou Privadas: Autonomias administrativa, de gestão financeira e patrimonial.

     

    (2) obedecerão ao princípio de indissociabilidade (que protege a ruptura do ensino como um todo) entre ensino, pesquisa e extensão.

     

    Com esse princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as instituições de ensino superior se dispõem a atender a demanda da sociedade em geral, com vistas a oferecer programas de maior impacto social.

     

    Mazzilli (1996). A democratização da universidade, nessa perspectiva, significa atribuir o poder de decisão a quem a faz e ao Estado sua manutenção, o que implica garantia de acesso e de permanência, socialização da produção e da gestão (...) a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é apontada, nessa perspectiva, como critério de qualidade na concretização de um trabalho acadêmico assim referenciado. (p. 9).

     

    Pucci (1991, p.33-42). A expressão “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” não deve ser considerada como uma fraseologia de efeito, mas deve ser um instrumento na direção da construção de uma universidade de um bom nível acadêmico, pública, autônoma, democrática, que efetivamente propicie a inclusão da maioria de acordo com suas necessidades concretas.

     

    São consideradas atividades essenciais da Universidade: o ensino, a pesquisa, a criação e inovação e a extensão universitária.

     

    As atividades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas pelas instituições de ensino superior propiciam a integração com a educação básica.

     

    STF (RE 362.074-AgR): "A transferência de alunos entre universidades congêneres é instituto que integra o sistema geral de ensino, não transgredindo a autonomia universitária, e é disciplina a ser realizada de modo abrangente, não em vista de cada uma das universidades existentes no País, como decorreria da conclusão sobre tratar-se de questão própria ao estatuto de cada qual.

     

    SIMPLIFICANDO: a alegação da autonomia constitucional das universidades é insuficiente para a não aceitação de alunos transferidos entre universidades congêneres.

     

    Universidades congêneres: Universidade de origem e Universidade de destino do aluno, ambas Públicas, independentemente se pertencentes a U, E, DF, M.

     

    Universidade de origem e Universidade de destino do aluno, ambas Privadas.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia DIDÁTICO-CIENTÍFICA, ADMINISTRATIVA E DE GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.    

    § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica. 

    FONTE: CF 1988

  • Nos termos do art. 207, CF/88, as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, podemos marcar a letra ‘d’ como nossa resposta, pois os três itens estão corretos.


ID
1492729
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.112/90, o prazo para que o servidor entre em exercício, contado da data da posse, é de:

Alternativas
Comentários
  • rt. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Para posse são de 30 dias, contando com ato do provimento. 

       § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. 

  • A Lei 8.112/90 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Conforme, o Art. 15, § 1o: “É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”. Logo, a alternativa correta é a letra C.

    Referência:

    BRASIL. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8112cons.htm>. Acesso em: 25. jun. 2015.

    Resposta: letra C)

  • 30 dias para tomar posse e 15 para entrar em exercício...

  • GABARITO: C

    Art. 15. § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  • IMPRORROVÁGEIS, salvo se estiver legalmente de licença ou afastado (no caso de já ser servidor antes).


ID
1492732
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Constituem indenizações ao servidor, na forma da Lei no 8.112/90, os itens abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

      I - ajuda de custo;

      II - diárias;

      III - transporte.

      IV - (Vide Medida Provisória nº 301 de 2006)

      IV - auxílio-moradia.(Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

      Art. 52.  Os valores das indenizações, assim como as condições para a sua concessão, serão estabelecidos em regulamento.  (Vide Medida Provisória nº 301 de 2006)

      Art. 52.  Os valores das indenizações estabelecidas nos incisos I a III do art. 51, assim como as condições para a sua concessão, serão estabelecidos em regulamento. (Redação dada pela Lei nº 11.355, de 2006)

  • Macete: Indenizações ao servidor

    Diárias

    Auxílio-Moradia

    Transporte

    Ajuda de custo



     

  • A Lei 8.112/90 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.  Conforme, o Art. 51. da referida Lei constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III - transporte; e IV - auxílio-moradia. Logo, a alternativa A - o auxílio moradia não constitui indenização ao servidor.

    Referência:

    BRASIL. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8112con...>. Acesso em: 25. jun. 2015.



     Resposta: letra A)


  • Indenizações ao servidor basta lembrar de DATA

    Diárias
    Auxílio Moradia
    Transporte
    Ajuda de Custo
  • LETRA A CORRETA 

    INDENIZAÇÕES É DATA

    D(iárias)

    A(limentação)

    T(transporte)

    A(uxílio-moradia)

  • Art. 53 - Indenizações = DATA

    Diária --> referente a deslocamento temporário do servidor, no interesse da Administração, para prestar serviço. 

    Auxilio-moradia --> pago ao servidor deslocado de sede para exercer cargo em comissão, natureza especial e ministro (a despesa deverá ser comprovada).

    Transporte --> Paga ao servidor que realiza despesas particulares com a utilização de meio próprio para executar serviço externo.

    Ajuda de Custo --> Pago ao servidor que, fora removido permanentemente para outro sede/orgão público de outra cidade. (Custeia na mudança do servidor e da família).

  • Lei nº 8.112/90 - Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    diárias;

    ajuda de custo;

    transporte.

    auxílio-moradia.    

    DATA


ID
1492735
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de a Administração anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé, decai em:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

  • Vanessa, aonde encontrou esse art.??

  • É Art 54 da Lei 9784 de 1999, Diego Machado.


  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal da Lei 9.784/1999, que Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, no art. 54: “o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé”.  Logo, a alternativa B é a única correta.

    Referência:

    BRASIL. LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jan. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm>. Acesso em: 24. jun. 2015.

    Resposta: letra B)

  • Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    §1º No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    §2º Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.

  •   Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

  •   Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

  • ECA:

    Disposições Gerais

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. (Redação dada pela Lei nº 13.824, de 2019)

    Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

    I - reconhecida idoneidade moral;

    II - idade superior a vinte e um anos;

    III - residir no município.

    Art. 134. Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a: 

    I - cobertura previdenciária; 

    II - gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal; 

    III - licença-maternidade; 

    IV - licença-paternidade; 

    V - gratificação natalina.

    Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares. 

    Art. 135. O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.


ID
1492738
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Hipótese em que a União tenha que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento. Hipótese de contratação, pela Administração, de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Art. 24. É dispensável a licitação: 

    VI - quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento;


    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública

  • essa questao tinha que ser anulado,pois teria que ser dispensa na primeira e inexigivel na segunda e nao tem essa opçao.a banca troca as opçoes.questao de portugues tbm.

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal da Lei 8.666/1993, no inciso VI, do Art. 24, que regula a dispensa de licitação:

    “VI - quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento”.

    E no inciso III, do art. 25, sendo inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    ”III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.

    Logo, para a primeira hipótese a licitação é inexigível conforme o inciso III, do art. 25 e para a segunda hipótese é dispensável a licitação conforme o inciso VI, do art. 24. Gabarito tetra D.

    Referência:

    BRASIL. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8666con...>. Acesso em: 28. jun. 2015.



    Resposta: letra D)


  • Pegadinha sacana... Caí. Mas ainda bem que aqui pode errar rs

  • TRATA-SE TAMBÉM DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. CORRETA A QUESTÃO

  • Nesta é a que está mais próxima: Inexigível

    Naquela distante: Dispensável

  • Ficai esperto com o jogo de palavras... cuidado para não perderes uma questão devido ao português.

  • É português e direito administrativo na mesma questão.

    O uso do pronome demonstrativo "este" se refere ao mais próximo, já o pronome "aquele" se refere ao mais distante.

  • Catafórico: Futuro, ou seja, faz referência a um termo posterior. EXP.;

    Anafórico: Passado, ou seja, retoma um ideia anteriormente mencionada


ID
1492741
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei no 8.666/93 veda, salvo exceções, o tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras. Uma das exceções previstas é a existência dos critérios de desempate. De acordo com a lei, esses critérios estão relacionados aos produtos:

I produzidos no país;
II produzidos ou prestados por empresas brasileiras;
III produzidos em países que assegurem empregos a cidadãos brasileiros.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • E) § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    I - produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional;  (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

      I - produzidos no País;  (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

      II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e  (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

      III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.  (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.  (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal da Lei 8.666/1993, que Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. seu § 2o, inciso II e III, temos:

    Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.  (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    Logo, a alternativa I e II estão corretas, uma vez que o critério de desempate admite a prioridade dos produtos produzidos no país, ou produzidos ou prestados por empresas brasileiras, respectivamente, conforme os incisos I e II. A alternativa III não está inclusa nas condições de critério de desempate conforme a Lei.

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 24. jun. 2015.

    Resposta: letra E)

     

     

  • Art. 3º, § 2º Em  igualdade  de  condições,  como  critério  de  desempate,  será  assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    I - (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV  -  produzidos  ou  prestados  por  empresas  que  invistam  em  pesquisa  e  no desenvolvimento de tecnologia no País. (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    V  -  produzidos  ou  prestados  por  empresas  que  comprovem  cumprimento  de reserva  de  cargos  prevista  em  lei  para  pessoa  com  deficiência  ou  para  reabilitado  da Previdência  Social  e  que  atendam  às  regras  de  acessibilidade  previstas  na legislação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015

  • apenas I e II estão corretos.

  • Macete que aprendi com o professor Thallius Moraes e me fez nunca mais esquecer isso: CRITÉRIO DE DESEMPATE-> 1) Bens produzidos no BR;

    2) Ser empresa brasileira;

    3) Empresas que invistam em pesquisas e desenvolvimento tecnológico no BR;

    4) Empresas que promovam acessibilidade.

    OBS: Nessa ordem.

    Sendo assim, "PRODUZIDOS POR EMPRESAS QUE INVISTAM EM PESQUISAS E ACESSIBILIDADE".

  • CRITÉRIOS DE DESEMPATE SUCESSIVOS (ART. 3 §2º LEI 8666)

    § Mnemônico: “produzidos – por empresas brasileiras – que invistam – e reservem acessibilidade”.

    1) produzidos no País

    2) empresas brasileiras

    3) invistam em pesquisa e desenvolvimento tecnológico no País

    4) reserva de vagas (pessoa c/ deficiência ou reabilitado

    previdência social) + acessibilidade

    5) sorteio (art. 45, § 2º)

  • GABARITO: E

    Art. 3º. § 2o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.  

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.  


ID
1492744
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n° 1.171, de 22/06/94, a pena aplicável a servidor público pela Comissão de Ética é a de:

Alternativas
Comentários
  • B) XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal do DECRETO Nº 1.171/1994, que Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no Inciso XXII: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”. Logo, a alternativa B é a única correta.

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 24. jun. 2015.

    Resposta: letra B)

     

     

  • CENSURA NÃO É PENALIDADE

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Questão clássica da lei.

     

    Gabarito : CENSURA


ID
1492747
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética para o efeito de instruir e fundamentar promoção e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público é incumbência:

Alternativas
Comentários
  • XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal do DECRETO Nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, disposto no inciso XVIII: “À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público”. Logo, a alternativa C é a única correta.

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171...>. Acesso em: 24. jun. 2015.


    Resposta: letra C)

  • da Comissão de Ética.

  • GABARITO LETRA C 

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
1492750
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 aprovou a criação do Sistema Único de Saúde, reconhecendo a saúde como um direito a ser assegurado pelo Estado e pautado pelos princípios de universalidade, equidade, integralidade e organizado de maneira:

Alternativas
Comentários
  • Resposta lestra E 

     

    Conforme a CF/88, Artº 198 As ações e serviços públicosn de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

     

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventitas, sem prejuizo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade


ID
1492753
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, o SUS contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

Alternativas
Comentários
  • Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, Art 1. O sistema Unico de Saúde, de que trata da lei nº 8.080/90 contará, em cada esfera de governo sem prejuizo das funções do poder legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - A conferênciade saúde.

    II - O conselho de saúde.


ID
1492756
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à anatomia e à fisiologia do corpo humano, analise as afirmativas.

I O sistema nervoso é composto por dois tipos de células: os neurônios e os sartórios.
II As funções da pele incluem, dentre outras, a promoção do início da síntese de vitamina D e o auxílio nas respostas imunológicas.
III Os testículos são gônadas masculinas que produzem o estrogênio e a progesterona, hormônios sexuais que regulam a produção de espermatozoides.
IV A abertura superior do estômago é chamada de carina.
V Os ossos armazenam minerais como o cálcio e o fósforo que são liberados na corrente sanguínea conforme a necessidade do organismo.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da neuróglia.

    III - Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

    IV - A abertura superior do estômago é chamada cárdia.

  • A carina é a parte final da traqueia.
  • Gabarito: letra c

  • Células da Glia ou Neuróglia

  • Excelente questão, bem variado.


ID
1492759
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina BCG é prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano, como dispõe a Portaria nº 3.030, de 28 de outubro de 2010, que institui em todo território nacional os calendários de vacinação do Ministério da Saúde. Em relação à administração desta vacina, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • é recomendado o uso de óculos

ID
1492762
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema de condução cardíaca gera e transmite impulsos elétricos que estimulam a contração do miocárdio. Sob circunstâncias normais, o sistema de condução estimula primeiramente a contração dos(as):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    O nó sinusal ou sinoatrial inicia um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo (câmaras cardíacas superiores), fazendo que estes se contraiam.O sangue imediatamente será deslocado para os ventrículos (câmaras cardíacas maiores e inferiores) 


ID
1492765
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A virologia é uma parte da microbiologia que estuda os vírus, os quais, ao penetrarem em um hospedeiro suscetível, provocam doenças e se reproduzem rapidamente. São doenças causadas por vírus:

Alternativas
Comentários
  • Varicela – é causada por um vírus RNA, o Varicella-zoster, da família Herpetoviridae.

    Candidíase – é causada por um fungo, Candida albicans, Candida tropicalis e outras espécies de Cândida. A Candida albicans causa a maioria das infecções.

    Histoplasmose – é causada por um fungo o Histoplasma capsulatum, fungo dimórfico que existe no solo, em fase micelial, mas se converte em fase leveduriforme na temperatura corpórea do homem (37ºC).

    Tétano – é causada por um bacilo (bactéria) o Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbio esporulado.

    Sífilis – é causada por uma bactéria a Treponema pallidum, espiroqueta de alta patogenicidade.

    Leptospirose – é causado por uma bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual se conhecem atualmente 14 espé- cies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans.

    Hanseníase – é causada por um bacilo (bactéria) o Mycobacterium leprae, bacilo álcool-ácido resistente, intracelular obrigatório, sendo a única espécie de micobactéria que infecta nervos periféricos, especificamente células de Schwann.

    Gonorreia – é causado por uma bactéria a Neisseria gonorrhoeae, um diplococo gram-negativo

    Febre tifoide  – é causado por uma bactéria a Salmonella entérica, sorotipo Typhi (S. Typhi), bactéria gram-negativa da família Enterobacteriaceae.

    Difteria – é causado por uma bactéria o Corynebacterium diphtheriae, bacilo grampositivo, produtor da toxina diftérica, quando infectado por um fago.

    Cólera – é causado por uma bactéria o Vibrio cholerae, bacilo gram-negativo, com flagelo polar, aeróbio ou anaeróbio facultativo, produtor de endotoxina.

    Cancro mole -  é causado por uma bactéria a Haemophilus ducrey, bacilo gram-negativo intracelular

    Febre amarela – é um RNA vírus. Vírus amarílico, arbovírus do gênero Flavivírus e família Flaviviridae.

    Herpes simples – é causada por um vírus. Os Herpes Simplex Virus (HSV), tipos 1 e 2, pertencem à família Herpesviridae, da qual fazem parte o Citomegalovírus (CMV), o Varicela Zoster Vírus (VZV), o Epstein-Barr Vírus (EBV), o Herpesvírus humano 6 (HHV-6) e o Herpesvírus humano 8 (HHV 8). Embora os HSV 1 e 2 possam provocar lesões em qualquer parte do corpo, há predomínio do tipo 2 nas lesões genitais e do tipo 1 nas lesões periorais. São DNA vírus que variam quanto à composição química e podem ser diferenciados por técnicas imunológicas.

    Sarampo – é causada por um vírus Vírus RNA, pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

    Logo as doenças acima que são causadas por vírus são: varicela, febre amarela, herpes simples e sarampo.

    Resposta E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


  •  a) varicela, candidíase e histoplasmose.(errado) varicela é a catapora- vírus Varicela-Zoster/ Candidíase-  fungo Candida albicans/ histoplasmose -fungo que é encontrado frequentemente em fezes de pássaros e de morcegos.

     

     b) tétano, sífilis e leptospirose.(errado) tétano - infecção bacteriana causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani). /Sífilis -  bactériaTreponema pallidum. / Leptospirose - Bactéria do gênero Leptospira

     

     c) hanseníase, gonorreia e febre tifoide.(errado) hanseníase - bactéria Mycobacterium leprae./ ganorréia - bactéria Neisseria gonorrhoeae./ febre tifóide - bactéria Salmonella typhi.

     

     d) difteria, cólera e cancro mole.(errado) difteria - bactéria Salmonella typhi. / cólera - bactéria Vibrio cholerae./ cancro mole - bactéria Haemophilus ducreyi

     

     e) febre amarela, herpes simples e sarampo.(CERTO) 


ID
1492768
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem diferentes posições com a finalidade de proporcionar conforto, realizar exames, procedimentos e cirurgia. A posição em que o cliente fica deitado de costas, com a cabeça em nível mais baixo que o resto do corpo, com declive de 30º a 45º é a:

Alternativas
Comentários
  • Trendelemburg -- Indicada em prevenção e tratamento de choque, em clientes pós-operatório e varizes e casos de secreção pulmonar ou gástrica (para facilitar a saída dos mesmos)..


ID
1492771
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O termo pirexia está relacionado a:

Alternativas

ID
1492774
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As úlceras por pressão constituem um problema importante para a enfermagem, pois estão frequentemente associadas à qualidade dos cuidados prestados. Considerando a prevenção e os cuidados com as úlceras por pressão, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1492777
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São princípios que devem ser observados no manuseio e preparo de material estéril:

Alternativas
Comentários
  • Não concordei com esta questão, a que achei correta foi a letra C. Alguém poderia comentar?

  • Os pacotes estéreis devem ser abertos pela parte externa, expondo a parte interna. O interior do pacote só pode ser manuseado após a colocação de luvas estéreis para não contaminar o conteúdo. Quando for realizar o manuseio de material estéril deve-se evitar falar sobre o material. Considerando a abertura de um pacote grande estéril, para o seu manuseio deve-se: lavar as mãos; colocar o pacote sobre a superfície limpa e seca; posicionar o pacote de modo que a dobra de cima do invólucro fique de frente para o profissional de enfermagem; retirar a fita adesiva para autoclave termossensível; puxar a dobra de cima do pacote, abríndo-o de modo que a ponta se abra; manter o braço fora das bordas externas do pacote aberto; abrir as dobras laterais uma de cada vez; abrir a dobra mais próxima do profissional de enfermagem por último. O interior do invólucro é considerado estéril, podendo ser usado com base de campo esterilizado. Ou seja, o pacote não deve ser aberto no sentido ao nosso corpo primeiro, mas sim, por último. Os instrumentais cirúrgicos, após verificação de sua limpeza, conservação e funcionamento, serão acondicionados em caixa metálica perfurada ou bandeja de aço inoxidável, empacotada em campo de algodão. Na esterilização por calor seco ocorre a desidratação e coagulação dos microorganismos. As recomendações quanto à temperatura e tempo de exposição dos materiais diferem muito. Os parâmetros mais utilizados são tempo, que varia de 60 a 180 minutos e temperaturas entre 150 e 170° C. Decorrido o tempo programado para a esterilização, o aparelho deve ser desligado e o material esfriado com a estufa fechada. Vale lembrar que esse processo é contraindicado pela Anvisa para produtos médico hospitalares. As agulhas metálicas, utilizadas em alguns procedimentos especializados, são acondicionadas em tubo de ensaio com uma bola de algodão no fundo, para proteger suas pontas e outra na boca do tubo para fecha-lo. Assim, como descrito na alternativa E. Resposta E Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde do adulto, assistência cirúrgica, atendimento de emergência / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. www.anvisa.gov.br
  • Os instrumentais cirúrgicos, após verificação de sua limpeza, conservação e funcionamento, serão acondicionados em caixa metálica perfurada ou bandeja de aço inoxidável, empacotada em campo de algodão.

  • Questão que era pra ser anulada não??? a letra C também está certa assim como o gabarito letra E


ID
1492780
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lavagem intestinal é utilizada para facilitar a eliminação fecal, aliviar distensão abdominal ocasionada por flatulência, preparar pacientes para cirurgias ou exames e remover o sangue em caso de melena. Em relação a este procedimento, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1492783
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem

Ao se administrar 250 mg de vancomicina diluídos em 100 mI de soro fisiológico 0,9% em 30 minutos, o número de microgotas que deverá correr por minuto é de:

Alternativas

ID
1492786
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram prescritos 90 mg de ranitidina via oral de 12 em 12 horas. Havendo na clínica a solução prescrita na apresentação de 150 mg/10ml, a quantidade em mililitros que se deve administrar é de:

Alternativas

ID
1492789
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na prescrição de 250 mg de cefalotina endovenosa de 6 em 6 horas, ao se utilizar frasco/ampola de 1 g diluído em 10 ml de solvente, a quantidade em ml da solução que se deve administrar é de:

Alternativas
Comentários
  • CONVERTER AS UNIDADES É IMPORTANTE.

     


ID
1492792
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para administrar 2.500.000 UI de penicilina cristalina, o auxiliar de enfermagem deverá aspirar de um frasco de 5.000.000 UI, que foi diluído em 8 ml de água destilada, o volume, em mililitros, de:

Alternativas
Comentários
  • Regra de 3. Lembrando que a cada 5 milhoesde unidades você acrescenta 2 ml, volume do pó diluído.
  • Preciso: 2.500.000 ui

    tenho: 5.000.000 ui ( 2 ml de pó + 8 ml de diluente) = 10 ml

    5.000.000 ui ------ 10 ml

    2.500.000 ui ------ x ml

    5.000.000 x = 25.000.000

    x = 25/5

    x= 5 ml


ID
1492795
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, por exigir o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando-se aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública. Em relação a este agravo, analise as afirmativas abaixo.

I Para a realização de exames bacteriológicos, as amostras de escarro devem ser coletadas em local fechado e em condições adequadas de biossegurança.

II Doentes de tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa e resultado positivo da cultura são considerados fortes fontes de transmissão.

III A técnica do escarro induzido, utilizando-se nebulizador ultrassônico e solução salina hipertônica (5 ml de NaCl 3% a 5%), pode ser usada em pacientes com forte suspeita de tuberculose pulmonar e sem adequado material proveniente da árvore brônquica.

IV As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.

V Considera-se que após 15 dias de tratamento o paciente já não transmite a doença.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • OBS: O quinto item também está correto.

  • LANNA DE ACORDO COM O MANUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Considera-se que após 15 dias de tratamento o paciente já não transmite a doença APÓS CRITÉRIO DE BACILOSCÓPIA NEGATIVA

  • Questão totalmnte equivocada. Doentes com Tuberculose com baciloscopia positiva são considerados fortes fontes de transmissão. 

  • As coletas devem ser realizadas em locais abertos, preferencialmente ao ar livre, onde o paciente disponha de privacidade. Quando não houver um espaço adequado para coleta de escarro na área externa do serviço de saúde, a coleta pode ser realizada dentro da unidade, desde que o ambiente possua condições adequadas de biossegurança (boa ventilação e fluxo de ar corretamente direcionado, o que pode demandar o uso de exaustores, ventiladores, entre outros). Ou seja, a primeira afirmativa é falsa. A cultura é um método de elevada especificidade e sensibilidade no diagnóstico da TB. Todos os casos com baciloscopia negativa e suspeita clínica e/ou radiológica de TB devem ter cultura solicitada e serem encaminhados para elucidação diagnóstica. No Brasil, define-se como caso de tuberculose todo indivíduo com diagnóstico bacteriológico confirmado – baciloscopia ou cultura positiva – e indivíduos com diagnóstico baseado em dados clínico-epidemiológicos e em resultados de exames complementares. Porém, doentes de tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa, mesmo que tenham resultado positivo a cultura, são muito menos eficientes como fontes de transmissão. A segunda afirmativa está incorreta. A técnica do escarro induzido, utilizando nebulizador ultrassônico e solução salina hipertônica (5 ml de NaCl 3% a 5%), pode ser usada em pacientes com forte suspeita de tuberculose pulmonar e sem adequado material proveniente da arvore brônquica, tanto para a baciloscopia direta quanto para a cultura. Para a obtenção da solução a 3%, utilizar o seguinte recurso: 5ml de soro fisiológico 0,9% + 0,5ml de NaCl 20%. A terceira afirmativa é verdadeira. A tuberculose e transmitida por via aérea em praticamente todos os casos. A infecção ocorre a partir da inalação de núcleos secos de partículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou laríngea). Porém, As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença, assim como afirma corretamente o item IV. Durante muitos anos considerou-se que, após 15 dias de tratamento o paciente já não transmitia a doença. Na pratica, quando o paciente não tem historia de tratamento anterior nem outros riscos conhecidos de resistência, pode-se considerar que, após 15 dias de tratamento e havendo melhora clinica, o paciente pode ser considerado não infectante. No entanto, com base em evidências de transmissão da tuberculose resistente as drogas, recomenda-se que seja também considerada a negativação da baciloscopia para que as precauções com o contágio sejam desmobilizadas, em especial para biossegurança nos serviços de saúde. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Guia de orientações para coleta de escarro. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
  • Quetão com gabarito equivocado

     

  • Está certo realmente o gabarito. Está no manual do MS no controle da tuberculose
  • Discordo do gabarito, pois: A cultura é padrão ouro e se ele está posivita, o doente pode sim estar transmitindo.

    E sobre a última alternativa, com 15 dias de tratamento o doente não transmite mais. É necessária a baciloscopia para desarmar as medidas de segurança, mas é consenso que não há mais transmissão.

  • I) As coletas devem ser realizadas em locais abertos, de preferência, ao ar livre.

    II) Doentes de tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa, mesmo que tenham resultado positivo à cultura, são muito menos eficientes como fontes de transmissão, embora isso possa ocorrer

    V) Durante muitos anos considerou-se que, após 15 dias de tratamento o paciente já não transmitia a doença. Na prática, quando o paciente não tem história de tratamento anterior nem outros riscos conhecidos de resistência, pode-se considerar que, após 15 dias de tratamento e havendo melhora clínica, o paciente pode ser considerado não infectante. No entanto, com base em evidências de transmissão da tuberculose resistente às drogas, recomenda-se que seja também considerada a negativação da baciloscopia para que as precauções com o contágio sejam desmobilizadas, em especial para biossegurança nos serviços de saúde.

    MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO BRASIL - MS


ID
1492798
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. Acerca do aleitamento materno é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vários estudos sugerem que a duração da amamentação na espécie humana seja exclusivo até os seis meses e complementado até dois anos ou mais. Para as mães manterem a lactação após retornarem ao trabalho, é importante a prática da ordenha; o leite ordenhado deve ser oferecido à criança de preferência utilizando-se copo, xícara ou colher. Ou seja, a alternativa B está correta. Para prevenção do ingurgitamento mamário utiliza-se a amamentação em livre demanda, iniciada o mais cedo possível, preferencialmente logo após o parto, e com técnica correta, e o não uso de complementos (água, chás e outros leites). Uma das medidas para aumentar a produção de leite é evitar o uso de mamadeiras, chupetas e protetores (intermediários) de mamilos. Além disso, deve-se ingerir líquidos em quantidade suficiente (lembrar que líquidos em excesso não aumentam a produção de leite, podendo até diminuí-la).

    Resposta B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

ID
1492801
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se a transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV), pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Parto em soropositivas

    O tipo de parto mais indicado para evitar a infecção do bebê pelo HIV vai depender, principalmente, do estado de saúde da mãe. Para gestantes soropositivas com carga viral maior ou igual a 1000 cópias/ml ou desconhecida após 34 semanas de gestação, o mais indicado é a cesariana eletiva, aquela realizada antes do início do trabalho de parto, sem rompimento da bolsa. Geralmente, a cesariana deve ser marcada para a 38ª semana de gravidez. 

    Em casos de gestantes que chegam à maternidade em trabalho de parto e que não fizeram tratamento durante a gravidez, a escolha do tipo de parto deve levar em consideração a fase e o tempo previsto para os procedimentos de cada um, assim como a probabilidade de complicações. Mas as alternativas variam quando o trabalho de parto está acelerado ou não. O médico deve avaliar a melhor opção em cada caso.

    Cuidados durante o parto
    Toda gestante soropositiva deve receber o AZT na veia do início do trabalho de parto até o nascimento do bebê. Para as gestantes com indicação de cesariana, o consumo de AZT deve ser de 3 horas antes da cirurgia até o nascimento.

    Durante a gestação, trabalho de parto e parto, devem ser evitados o recolhimento do sangue do cordão umbilical e de líquido amniótico, além do uso de fórceps, por exemplo. No parto normal, deve-se evitar corte cirúrgico feito entre a vagina e o ânus (períneo) e o trabalho de parto deve ser monitorado usando gráfico de acompanhamento da evolução (partograma), evitando toques vaginais repetidos.

    Recomendações pós-parto
    Após o nascimento, a mãe não deve amamentar seu filho, pois o HIV está presente no leite materno. Se a mulher e o recém-nascido estiverem em boas condições de saúde, podem ser encaminhados para alojamento conjunto. O recém-nascido precisa tomar o AZT xarope das primeiras duas horas de vida às próximas seis semanas. Além disso, a criança precisa fazer acompanhamento em serviço de referência para crianças expostas ao HIV.

    Cuidados com o recém-nascido
    Além dos cuidados tradicionais, recomenda-se:

    Dar a primeira dose do AZT oral ainda na sala de parto, logo após os cuidados imediatos ou nas primeiras duas horas após o nascimento.

    Fazer exame de sangue completo para acompanhar uma possível anemia (falta de ferro) pelo uso do AZT, repetindo após 6 e 16 semanas.

    Não amamentar e substituir o leite materno por fórmula infantil. O aleitamento misto (leite materno intercalado com fórmula infantil) também é contraindicado. A criança exposta, infectada ou não, terá direito a receber fórmula láctea infantil gratuitamente, pelo menos até completar 6 meses de idade. Em alguns estados, a fórmula infantil é fornecida ate os 12 meses de idade ou mais.

    A criança deve ter alta da maternidade com consulta marcada em serviço especializado para seguimento de crianças expostas ao HIV. A data da primeira consulta não deve ser superior a 30 dias, a partir da data do nascimento.

    FONTE:http://www.aids.gov.br/pagina/parto

    GABARITO: C


ID
1492804
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a prova do laço deverá ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de dengue durante o exame físico. Para fazer a prova do laço é preciso usar um(a):

Alternativas
Comentários
  • letra A: é necessário um esfingnamamometro


ID
1492807
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Reguladora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde, denominada de NR 32, estabelece as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Segundo essas diretrizes:

Alternativas
Comentários
  • Erro da letra A

    Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.


ID
1492810
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A exposição dos trabalhadores da área de saúde ao sangue e a outros materiais biológicos pode trazer risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV). A exposição percutânea é classificada quando há:

Alternativas
Comentários
  • lesões provocadas por instrumentos perfurantes e cortantes.


ID
1492813
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas situações de risco ocupacional para profissionais de saúde são considerados materiais biológicos envolvidos na transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV):

Alternativas
Comentários
  • Material biológico envolvido: sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico); Fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue


    Fonte: http://www.saude.am.gov.br/docs/programas/bucal/manual_sia/MANUAL_OPERACIONAL_SIA.pdf


  • Materiais biológicos e risco de transmissão do HIV: • Sangue, outros materiais contendo sangue, sêmen e secreções vaginais são considerados materiais biológicos envolvidos na transmissão do HIV. Apesar do sêmen e das secreções vaginais estarem freqüentemente relacionados à transmissão sexual desses vírus, esses materiais não estarão envolvidos habitualmente nas situações de risco ocupacional para profissionais de saúde. • Líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular são fluidos e secreções corporais potencialmente infectantes. Não existem, no entanto, estudos epidemiológicos que permitam quantificar os riscos associados a estes materiais biológicos. Estas exposições devem ser avaliadas de forma individual, já que, em geral, estes materiais são considerados como de baixo risco para transmissão viral ocupacional. • Suor, lágrima, fezes, urina, vômitos, secreções nasais e saliva (exceto em ambientes odontológicos) são líquidos biológicos sem risco de transmissão ocupacional. Nestes casos, as profilaxias e o acompanhamento clínico-laboratorial não são necessários. A presença de sangue nestes líquidos torna-os materiais infectantes. • Qualquer contato sem barreira de proteção com material concentrado de vírus (laboratórios de pesquisa, com cultura de vírus e vírus em grandes quantidades) deve ser considerado uma exposição ocupacional que requer avaliação e acompanhamento.

ID
1492816
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No caso de exposição cutânea a material biológico, recomenda-se como primeira conduta:

Alternativas

ID
1492819
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pneumonia é a inflamação do parênquima pulmonar associada ao aumento acentuado dos líquidos intersticial e alveolar. Acerca deste agravo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1492822
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Às clientes portadoras de vulvovaginites recidivantes, é imprescindível que o auxiliar de enfermagem oriente quanto ao/à:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. Não são todas as vulvovaginites que são IST, como por exemplo:

    Vaginose Bacteriana: O tratamento das parcerias sexuais não está recomendado.

    Candidíase vulvovaginal: Tratar parceiro SOMENTE se for sintomático. Nos demais casos, este tratamento não traz benefícios.

    BRASIL, Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.


ID
1492825
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de instalação do câncer de colo demora muitos anos e as alterações celulares são facilmente detectadas através do exame citológico. Para garantir boa qualidade deste exame, o auxiliar de enfermagem deve orientar a mulher quanto a alguns cuidados importantes antes da sua realização, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito desatualizado.

  • Nossa ,essa gabarito está errado

ID
1492828
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos princípios científicos nos quais se baseia a determinação do período fértil da mulher é:

Alternativas
Comentários
  • A - Sptz podem sobreviver até 5 dias, tendo uma média de 48 a 72h

    B - A ovulação ocorre na metade de um ciclo regular, portanto varia de acordo com a média do ciclo menstrual

    C - Prolactina é um hormônio secretado pela adeno-hipófise

    D - Somente os ciclos menstruais regulares podem determinar a identificação do período fértil

    E - GABARITO


ID
1492831
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em obstetrícia, o''sinal de rebote'' se caracteriza:

Alternativas

ID
1492834
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O hormônio que provoca a contração uterina, muito utilizado para auxiliar no trabalho de parto, pois atua nas fibras do miométrio provocando contrações, é o(a):

Alternativas
Comentários
  • O hormônio do amor ou do abraço, a ocitocina é produzida pelo hipolálomo e tem como principais funções: promover contrações uterinas, prevenir o sangramento no parto, estimular a descida do leite materno, desenvolver apego e empatia, produzir prazer, entre outros. Há controvérsias sobre o seu uso sintético, principalmente quanto ao uso precoce no início do trabalho de parto.


ID
1492837
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cuidado importante ao recém-nato (RN), ainda na sala de parto, consiste em manter as vias aéreas superiores pérveas. Quanto a este procedimento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (C) quando houver grande quantidade de secreção na boca, deve-se lateralizar a cabeça do RN.


ID
1492840
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das tarefas do profissional de enfermagem é o registro, no prontuário do paciente, de todas as observações e assistência prestada. Recomenda-se para maior precisão ao registro das seguintes informações:

Alternativas
Comentários

ID
1492843
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transfusão de sangue é um procedimento utilizado para, por meio de acesso venoso, administrar sangue total ou um de seus componentes, tais como plasma, concentrado de hemácias, crioprecipitado, concentrado de plaquetas. Considerando-se o tratamento com produto hemoterápico, analise as afirmativas abaixo.

I O produto deverá ter uma etiqueta informando obrigatoriamente nome completo do doador; grupo ABO e tipo Rh do receptor; data e nome do responsável pela realização do teste e sua liberação.

II O sangue conservado em refrigerador, considerando-se o risco de hemólise, deve ser retirado no momento de ser administrado.

III O tempo de transfusão não deve exceder a 4 horas, devido ao risco de proliferação bacteriana.

IV Nos primeiros 15 minutos deve-se deixar o sangue gotejar rapidamente – o que evita a ocorrência de coagulação.

V Se, durante a transfusão, ocorrerem reações, recomenda-se interromper a transfusão, mantendo a punção venosa com uma solução fisiológica a 0,9%.

VI Se absolutamente necessário, pode-se adicionar ao produto hemoterápico medicamentos e substâncias, bem como a sua infusão concomitante pela mesma linha/equipo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com PORTARIA Nº 158, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

     

    I- Errado.

    Na etiqueta da bolsa de transfusão não deve haver o nome completo do doador de sangue.

     

    II-Errado.

    Art. 200. O plasma fresco congelado e o plasma isento de crioprecipitado serão descongelados à temperatura de 37ºC (trinta e sete graus Celsius) em dispositivo devidamente qualificado.


    § 1º Para evitar contaminação, a bolsa será protegida por invólucro plástico durante o descongelamento em banho-maria.


    § 2º As unidades de plasma serão transfundidas o mais brevemente possível após seu descongelamento, não excedendo 24 (vinte e quatro) horas, quando armazenadas a 4 ± 2oC.

    § 3º É proibido o recongelamento das unidades de plasma não transfundidas

     

    III-Correto.

     

    IV- Errado.

    A rapidez do gotejamento é evitado devido ao risco de sobrecarga volêmica.

     

    V- Correto.

     

    VI- Errado.

     

    Art. 188. O cartão de transfusão do componente sanguíneo conterá, ainda, as seguintes instruções de procedimento ao transfusionista:

    V - não adicionar e nem infundir conjuntamente com medicamentos ou soluções não isotônicas;

     

    Art. 199. Nenhum medicamento será adicionado à bolsa do componente sanguíneo ou infundido na mesma linha venosa, exceto a solução de cloreto de sódio a 0,9%, em casos excepcionais.

  • Por que a III e a V estão corretas? Onde nessa portaria diz que o limite de 4 de infusão de deve por possível contaminação microbiana? E onde ta escrito que de deve manter a punção venosa com solução fisiológica?

    Ajudem, please!!!


ID
1492846
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à venóclise, recomenda-se:

Alternativas
Comentários
  • Na realidade mudou para no mínimo 96h os acessos. Antes somente se houver sinais florísticos.

ID
1492849
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Habitualmente faz-se a verificação do pulso sobre a artéria radial e, eventualmente, quando o pulso está filiforme, sobre as artérias mais calibrosas, como a:

Alternativas

ID
1492852
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos cuidados referente à administração de insulina em adulto é:

Alternativas
Comentários
  • AO MASSAGEAR O LOCAL, HÁ UMA ABSORÇÃO MAIS RAPIDA DA INSULINA, COM ISSO SEU EFEITO É REDUZIDO

  • Deve ser feito rodízio do local, e não aplicar no mesmo local em 15 dias devido ao risco de lipodistrofia. Não deve agitar vigorosamente o frasco e sim homogenizar o líquido suavemente entre os dedos. Temperatura ambiente de 15 a 30 graus.
  • Ângulo de 90 graus com agulha de insulina

ID
1492855
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das barreiras utilizada para o controle da disseminação de micro-organismos no ambiente hospitalar é o uso de luvas. Considerando-se a técnica correta de calçar e descalçar luvas estéreis, deve-se:

Alternativas

ID
1492858
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O hipoclorito de sódio é um desinfetante indicado para artigos e superfícies e tem como desvantagem:

Alternativas

ID
1492861
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos parâmetros utilizados para avaliar o estado nutricional de um indivíduo é o antropométrico. Este parâmetro refere-se a:

Alternativas

ID
1492864
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as emergências relacionadas ao álcool, a intoxicação aguda é a causa mais frequente de atendimento no pronto-socorro. Uma das intervenções no caso de intoxicação alcoólica é:

Alternativas
Comentários
  • Intoxicação aguda é o uso nocivo de substâncias, em quantidades acima do tolerável para o organismo. Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica caracterizam-se por níveis crescentes de depressão central. Inicialmente, há sintomas de euforia leve, evoluindo para tonturas, ataxia e incoordenação motora, passando confusão e desorientação e atingindo graus variáveis de anestesia, entre eles o estupor e o coma. A intensidade da sintomatologia da intoxicação tem relação direta com a alcoolemia. O desenvolvimento de tolerância, a velocidade da ingestão, o consumo de alimentos e alguns fatores ambientais também são capazes de interferir nessa relação. A partir 150 mg% de alcoolemia deve-se intervir.

    A intervenção depende da quantidade de álcool. Inicialmente é apenas manter o ambiente calmo e monitoramento dos sinais vitais, num estágio mais avançado de intoxicação manter as vias aérea livres (risco de aspiração de vômito), mais grave, além das medidas acima administração intramuscular de tiamina e endovenosa de glicose.

    Resposta D

    Bibliografia


    Marques ACPR, Ribeiro M. Guia Prático sobre Uso, Abuso e Dependência de Substâncias Psicotrópicas para Educadores e Profissionais da Saúde. São Paulo, março, 2006.
         


  • Todas essas súmulas são do STF.


ID
1492867
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se aspectos do sigilo profissional, é responsabilidade e dever do auxiliar de enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • A) PROIBIDO - Art. 84. Franquear o acesso a informações e documentos a pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.

    B) DIREITO - Art. 81. Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.

    C) O ERRO ESTÁ NA PALAVRA "EXIGIR" - RESPONSABILIDADES E DEVERES - Art. 82 - § 2º Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.

    D) CORRETA - RESPONSABILIDADES E DEVERES - Art. 82 - § 4º -  O segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser mantido, mesmo quando a revelação seja solicitada por pais ou responsáveis, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, exceto nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao mesmo.

    E) CORRETA - RESPONSABILIDADES E DEVERES - Art. 82 - § 3º - § 3º O profissional de· Enfermagem intimado como testemunha deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.

  • Questão desatualizada.

    Gabarito D - O segredo só deve ser revelado aos pais ou responsáveis quando o menor não tiver condições de discernimento