SóProvas



Prova COSEAC - 2019 - UFF - Técnico de Laboratório - Informática


ID
2934400
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a classificação das receitas orçamentárias, quanto à categoria econômica, as Receitas Correntes são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e, em geral, com efeito positivo sobre:

Alternativas
Comentários
  • 1- Receitas Correntes

    Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas. Provocam efeito sobre o PL.

    2- Receitas de Capital

    Receitas Orçamentárias de Capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

  • Também chamadas, segundo a doutrina, de receitas efetivas.

    Gab: A)

  • MTO - Receitas Correntes: são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em
    geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido, e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos
    programas e ações correspondentes às políticas públicas.

  • GABARITO B

  • Gab''B''

    RECEITAS CORRENTES-

    Em regra são efetivas.-Provocam efeito positivo no Patrimônio Líquido - PL- do estado.  

    -São arrecadadas dentro do exercício financeiro, isto é, até 31/12 de cada ano

    -São orçamentárias.

    Fonte; material,@Reinaldo Sousa.

  • Gab''b'

    RECEITAS CORRENTES

    -São arrecadadas dentro do exercício financeiro, isto é, até 31/12 de cada ano

    -Provocam efeito positivo no Patrimônio Líquido - PL- do estado.  

    -São orçamentárias.

  • GABARITO: LETRA B

    Receitas correntes são receitas que aumentam somente o patrimônio não duradouro do Estado, isto é, que se esgotam dentro do período compreendido pela Lei Orçamentária Anual.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Seguindo a redação do MTO 2020:

    Receitas Correntes: são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido , e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações correspondentes às políticas públicas. 
    De acordo com o § 1º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964, classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); e demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores (Outras Receitas Correntes).
    Com exceção do gabarito, todos os demais itens são receitas de capital, e o item "E", despesa de capital.

    Gabarito: Item B.
  • São arrecadadas dentro do exercício financeiro, isto é, até 31/12 de cada ano

    Provocam efeito positivo no Patrimônio Líquido.

    Gab "B"

  • Receitas correntes arrecadadas dentro do exercício financeiro = Aumento da disponibilidade financeira do Estado e efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.


ID
2934403
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, que representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período é denominado:

Alternativas
Comentários
  • instrumento de planejamento> orcamento D

  • Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

  • Letra D.

    Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. Na atualidade, o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e à fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contém estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício que, no Brasil, coincide com o ano civil.

    Wikipidia

  • Gabarito letra D.

    Complementando com entendimento doutrinário:

    "Nessa esteira, o orçamento surge como um mero instrumento de previsão de receitas e fixação de despesas para um determinado período. Era, dessa forma, um documento eminentemente contábil e financeiro, pois não se preocupava com o planejamento governamental nem com as efetivas necessidades da população. Era um orçamento estático (PASCOAL, 2015, p. 17-18).

    Entretanto, o conceito clássico de orçamento foi, progressivamente, incorporando aspectos dinâmicos das receitas e dos gastos públicos, sendo conceituado por Aliomar Baleeiro, como o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei (1998, p. 441).

    Já para Régis Fernandes de Oliveira e Estevão Hovarth o orçamento é a lei periódica que contém previsão de receitas e fixação de despesas, programando a vida econômica e financeira do Estado, de cumprimento obrigatório, vinculativa do comportamento do agente público (2003, p.120). Nesse mesmo sentido, o art. 2º. da lei 4.320/64 estabelece que a lei orçamentária conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo (...)".

    VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção sinopses para concursos. Salvador: JusPodvm, 2018, p. 30.

  • Gab: D

    > Orçamento: parte de um plano estratégico que está ligada à previsão das Receitas e à fixação das Despesas públicas;

  • GAB D O Orçamento é uma ferramenta de planejamento que objetiva equilibrar as arrecadações previstas com as despesas fixadas. ORÇAMENTO = FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO P/ EQUILIBRAR RECEIRAS E DESPESAS. AVANTE!
  • Esse conceito foi retirado da introdução do Manual Técnico de Orçamento - MTO, que diz exatamente:

    O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.
    Gabarito: Item D.

ID
2934406
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O órgão responsável na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao elaborar o Orçamento da Universidade num determinado ano, não fez programação de despesa, isto é, não alocou dotação especifica, para o Programa de Assistência Estudantil, somente percebendo o lapso após a publicação do Orçamento da União. Ao tomar as medidas necessárias para corrigir o fato, solicitou uma autorização de alteração orçamentária denominada de crédito adicional:

Alternativas
Comentários
  • Créditos Adicionais - são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais classificam-se em:

    https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis-orcamentarias/creditos

  • GABARITO: LETRA C

     

     

    Os CRÉDITOS ADICIONAIS classificam-se em;

     

    > Suplementares: são os créditos destinados a reforço de dotação orçamentária.

     

    > Especiais: são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

     

    > Extraordinários: são aqueles destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção intestina e calamidade pública.

     

     

     

    "O órgão responsável na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao elaborar o Orçamento da Universidade num determinado ano, não fez programação de despesa, isto é, não alocou dotação especifica, para o Programa de Assistência Estudantil, somente percebendo o lapso após a publicação do Orçamento da União. Ao tomar as medidas necessárias para corrigir o fato, solicitou uma autorização de alteração orçamentária denominada de crédito adicional"

     

     

    Bons estudos!

     

  • Os créditos adicionais especiais criam algo novo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra C.

    Foi uma alteração qualitativa e não quantitativa. Termos já cobrados em provas do CESPE.

  • Resumo - palavras chaves

    Suplementar - reforço.

    Especiais - não há dotação especifica - nova despesa.

    Extraordinário - calamidade pública, urgência, guerra.

  • Gabarito -C

    SUPLEMENTAR- seria essa, caso ele já tivesse feito dotação da despesa mas precisasse de reforço.

    ESPECIAL - no caso se trata da especial pois é uma nova dotação, não existia dotação pra essa despesa anteriormente.

    EXTRAORDINÁRIA- é para despesas urgentes e imprevisíveis.

  • Palavras Mágicas:

    Suplementar: suplementa,reforça dotação já autorizada;

    Especial: Não há dotação especifica(nova despesa);

    Extraordinário: urgentes,imprevisíveis(guerra,comoção intestina,calamidade pública)

  • AFETAÇÃO PATRIMONIAL

    RECEITAS CORRENTES/ EFETIVAS= Contribuem para o aumento do patrimônio líquido, sem correspondência no passivo; exceto recebimento de dívida ativa.

    RECEITAS DE CAPITAL/ NÃO EFETIVAS ( POR MUTAÇÃO PATRIMONIAL ) Nada acrescentam ao patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem; exceto recebimento de transferências de capital.

    fonte: Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)

  • Copiei do QC. Crédito suplementar tinha + acabou. créditos especiais não tinha + precisou

  • Os itens A e B não são espécies de crédito adicional. Os demais sim. Existem 3 espécies de créditos adicionais:

    - Suplementares - destinados a reforço de dotação orçamentária.
    - Especiais - destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
    - Extraordinários - destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
    O caso apresentado no comando da questão não se trata nem de reforço, nem de despesas urgentes e imprevistas. Temos um caso de crédito adicional especial, uma vez que não há dotação orçamentária específica para a despesa.

    Gabarito: Item C.

ID
2934409
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual, que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, é um instrumento de planejamento do Governo Federal:

Alternativas
Comentários
  • O PPA é instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas do governo para os projetos e programas de longa duração, para um período de quatro anos. Nenhuma obra de grande vulto ou cuja execução ultrapasse um exercício financeiro pode ser iniciada sem prévia inclusão no plano plurianual.

    https://al-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2658728/

  • Confunde um pouco a cabeça mesmo: é estratégico, mas é de médio prazo (vale pra AFO, não vale pra ADM).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Ainda bem que não tinha longo prazo nas alternativas, não pensaria 2 vezes antes de marcar.

  • MTO 2020 PÁG. 76

    6.2.1 PLANO PLURIANUAL

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 

    GAB. A

  • PPA =médio prazo= ESTRATÉGICO e TÁTICO

    REGIONALIZAÇÃO =obrigatória

    MAIORIA =simples 

    COMPATÍVEL PPA / LDO

  • PPA =médio prazo= ESTRATÉGICO e TÁTICO

    REGIONALIZAÇÃO =obrigatória

    MAIORIA =simples 

    COMPATÍVEL PPA / LDO

  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Forma regionalizada:um grande desafio do planejamento é promover, de maneira integrada,oportunidades de investimentos que sejam definidas a partir das realidades regionais e locais, levando a um desenvolvimento mais equilibrado entre as diversas regiões do país. O planejamento de longo prazo encontra,assim, nos sucessivos planos plurianuais (médio prazo), as condições para sua materialização. Com isso, o planejamento constitui-se em instrumento de coordenação e busca de sinergias entre as ações do Governo Federal e os demais entes federados e entre a esfera pública e a iniciativa privada.

    Diretrizes: são normas gerais, amplas e genéricas, que mostram o caminho a ser seguido na

    gestão dos recursos pelos próximos quatro anos.

    Objetivos: objetivo expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de iniciativas, com desdobramento no território. Corresponde a que será perseguido com maior ênfase pelo Governo Federal no período do plano.

    Metas: são medidas do alcance do objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa, a

    depender das especificidades de cada caso. Quando qualitativa, a meta também deverá ser passível de avaliação. Cada objetivo deverá ter uma ou mais metas associadas.

    Despesas de capital: são aquelas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem

    de capital, como, por exemplo, a pavimentação de uma rodovia.

    Outras dela decorrentes: despesas correntes que esta mesma despesa de capital irá

    gerar após sua realização.

    Despesas correntes: são as que não contribuem,diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital , como as despesas com pessoal , encargos sociais , custeio, manutenção etc. Neste mesmo exemplo seria , após a pavimentação da rodovia, ocorrerão diversos gastos com a manutenção ,ou seja, gastos decorrentes da despesa de capital pavimentação da rodovia (despesa de capital) quanto o custeio com sua manutenção ( despesa corrente relacionada á de capital) deverão estar previstos no Plano Plurianual.

    Programas de duração continuada: são aqueles cuja duração se estenda pelos exercícios financeiros

    seguintes.

    Fonte: Sérgio mendes, Administração Financeira e Orçamentária, 2015.

  • Gabarito''A''.

    >O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • A Constituição Federal de 1988 prevê, no seu art. 165, três instrumentos:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    I - o plano plurianual;
    II - as diretrizes orçamentárias;
    III - os orçamentos anuais. 
    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
    O PPA possui vigência de quatro anos, e tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública.

    Gabarito:Item A.
  • O PPA está no nível estratégico, mesmo assim é considerada de médio prazo.

    Na Administração Geral, ao se falar em nível estratégico, associa-se ao longo prazo, porém aqui essa regra não é aplicada.

  • Vejamos a definição de PPA dada pelo Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Se você ainda não se convenceu de que o PPA é um instrumento de médio prazo, vamos ler o que diz a Lei 13.971/19, a lei que institui o PPA da União para o período de 2020 a 2023 (PPA 2020-2023):

    Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se: (...)

    VIII - Plano Plurianual da União (PPA) - instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define diretrizes, objetivos e metas, com propósito de viabilizar a implementação dos programas;

    Antigamente, havia discussão doutrinária sobre se o PPA era de médio ou longo prazo. Hoje não há mais dúvida: o PPA é de médio prazo!

    Mas, de fato, o PPA representa o planejamento estratégico, ok?

    Gabarito: A


ID
2934412
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A UFF gerou uma Nota de Empenho (NE) no montante de R$ 500,00 (quinhentos reais), no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), para a empresa “Vamos em Frente”. Até o dia 31 de dezembro, último dia do exercício financeiro, essa empresa não havia emitido a Nota Fiscal e, consequentemente, a despesa não foi paga. Esse exemplo caracteriza uma situação classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    https://segredosdeconcurso.com.br/restos-a-pagar/

  • Restos a pagar processados - Despesas empenhadas, liquidadas, mas não pagas.

    Restos a pagar não processados - Despesas empenhadas, não liquidadas e não pagas.

  • Letra B.

    Entra como receita extraorçamentária.

  • Empenhou e não pagou? Restos a pagar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • C CORRETA.CONSIDERAM-SE RESTO A PAGAR AS DESPESAS LEGALMENTE EMPENHADAS,MAS NÃO PAGAS ATÉ O DIA 31 DE DEZEMBRO. SÃO VALORES EMPENHADOS NO ANO ANTERIOR,MAS QUE,POR ALGUMA RAZÃO NÃO CHEGARAM A SER PAGAS ,MAS QUE A ADMINISTRAÇÃO PRETENDE PAGAR NO ANO CORRENTE.

  • INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Restos a pagar processados = empenhados, liquidados e não pagos.

    Restos a pagar não processados = empenhados , não liquidados e não pagos.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    FONTE:  LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

  • É o típico caso de Restos a Pagar não Processados. De acordo com o Decreto nº 93.872/1986:

    Art . 67. Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas (Lei nº 4.320/64, art. 36).
    § 1º Entendem-se por processadas e não processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as não liquidadas, na forma prevista neste decreto.
    § 2º O registro dos Restos a Pagar far-se-á por exercício e por credor.
    Se não houve entrega de NF, não houve liquidação. Logo, temos um caso de RAP não processado.
    Se houvesse acontecido a entrega da NF, estaria subentendida a liquidação, caso não houvesse o pagamento, seria o caso de RAP processado.

    Gabarito: Item B.
  • Restos a pagar = São despesas empenhadas e não pagas até 31/12 de cada exercício. Constituirão a dívida flutuante do ente público.

  • Para os não assinantes, na explicação do professor é informado que se faltou emitir a Nota Fiscal, fica subentendido que houve a liquidação e faltava só a Nota para pagar a despesa, mas como não houve a emissão, não houve pagamento dentro do exercício, e virou Restos a Pagar Processada..

  • É o típico caso de Restos a Pagar não Processados. De acordo com o Decreto nº 93.872/1986:

    Art . 67. Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas (Lei nº 4.320/64, art. 36).

    § 1º Entendem-se por processadas e não processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as não liquidadas, na forma prevista neste decreto.

    § 2º O registro dos Restos a Pagar far-se-á por exercício e por credor.


ID
2934415
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para que a despesa orçamentária pública seja considerada realizada, considerando a existência de dotação, o número de etapas da despesa a serem cumpridas até a geração da ordem bancária é:

Alternativas
Comentários
  • Estágios da Despesa Pública pela lei 4.320:

    1º - Empenho - Nota de Empenho;

    2º - Liquidação - Nota de Liquidação;

    3º - Pagamento - Ordem Bancária.

    Gabarito E.

    Bons estudos!

  • As etapas da despesa publica são:

    1°- PLANEJAMENTO

    2º - EXECUÇÃO 

    3° - CONTROLE E AVALIAÇÃO

    fonte: Prof. Sérgio Mendes

  • 1° Fixação

    2° Lançamento

    3° Liquidação.

  • Se existe dotação, a despesa já foi fixada (já passou pelo estágio da fixação). Se tem ordem bancária (estágio de pagamento), percorreu os 3 estágios da execução da despesa: empenho, liquidação e pagamento.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra E.

    Se você marcou letra C, não fique triste.

  • Rapaz, o Carlos ALmeida Márcio Silva misturou tudo!!! Receita com despesa..kkkkk

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Gab letra E: três

    Empenho - Liquidação e Pagamento.

  • Fixação > Empenho > Lançamento > Liquidação.

  • Sinceramente, esse tipo de questão ainda gera muitas dúvidas. Por exemplo, se a pessoa se pautar no livro do Augustinho Paludo, lá é dito que "Em termos de gestão, a despesa orçamentária é classificada em duas etapas: planejamento e execução.". Na ETAPA de planejamento é que se encontra o processo de fixação de despesa. Já na ETAPA de execução, "A despesa autorizada na Lei Orçamentária Anual percorre três ESTÁGIOS ou FASES.", que seriam o empenho, liquidação e pagamento.

    No caso da questão, como ela já menciona a existência de dotação, então não entraria a ETAPA de planejamento, tendo em vista o fato de a despesa já ter passado por ela.

    Como só resta mais uma ETAPA, logo, para as pessoas que se pautaram no livro do Paludo, a resposta correta seria a letra "d". Só lembrando que, na questão, ele pergunta ETAPA.

  • Gabarito - E

    EMPENHO- autoridade competente vincula adotação de créditos orçamentários para pagamento de obrigação.

    LIQUIDAÇÃO- verifica o direito adquirido pelo credor.

    PAGAMENTO- o ato extingui sua obrigação com o credor, quando se efetua o pagamento ao ente responsável pela prestação de serviço ou fornecimento de bem.

  • GABARITO: E.

    Empenho - Nota de empenho;

    Liquidação - Nota de liquidação;

    Pagamento - Ordem bancária.

  • 1) Previsão

    2) Emprenho

    3) Liquidação

    --------------------------------

    4) Pagamento

    Ordem de pagamento - "despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga" Lei nº 4.320/1964, no art. 64.

    Pagamento - entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Muitos acertaram a questão pelo motivo errado rsrs

  • Conforme dispõe a Lei 4.320/64, Capítulo III – Da Despesa, Art. 60 - É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação. Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

    Gab (E)

    Faça a prova com muita atenção e ´Vá buscar sua aprovação´

  • Segue outra que pensa diferente dessa:

    QUESTÃO CERTA: A Ordem Bancária (OB) é o documento gerado por meio de sistema a fim de saldar despesas no serviço público. Para que a despesa pública seja realizada, devem ser cumpridas quatro fases na sequência, que são: fixação, empenho, liquidação e pagamento.

  • De acordo com o MCASP 8, a "execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento."

    - Empenho, segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação, conforme dispõe o art. 63 da Lei nº 4.320/1964, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: (I) a origem e o objeto do que se deve pagar; (II) a importância exata a pagar; (III) a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    - Pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Gabarito: Item E.

  • Resposta: A B C D E

    Conforme o MCASP 8, a "execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964:

    01 - Empenho

    02 - Liquidação

    03 - Pagamento."

    Concursando do Ceará

  • Tem dotação? Então já foi planejado!

    Só pra lembrar as fases do planejamento: Fixação, descentralização, programação, contratação. (4)

    Fases de execução: Empenho, liquidação, pagamento. (3)

    Gabarito: E

  • A questão solicitou as "ETAPAS" (6 --> programação==>licitação==>empenho==>liquidação==> suprimento==>pagto)

    Que é DIFERENTE de "ESTÁGIOS" (3 = Empenho ==> liquidação ==> pagamento)

    Affffffffffffffff Maria....

    Bons estudos.


ID
2934418
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A classificação orçamentária da receita pública por natureza visa identificar a origem do recurso segundo:

Alternativas
Comentários
  • A natureza da receita identifica o fato gerador (qual foi o motivo do gasto?).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA QUANTO À NATUREZA ECONÔMICA

    Essa classificação é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador (acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita no cofre público).

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/AnexoI_RECEITA_ORCAMENTARIA.pdf

  • Classificação por Natureza da Receita: por CATEGORIAS/ Segundo seu FATO GERADOR / Classificação OFICIAL / Acontecimento REAL.

  • MTO-2019

    Importante destacar que a classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

     

  • As receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios:

    a) Natureza (Fato Gerador):Econômica,origem,espécie,desdobramento,tipo.

    b)Indicador do resultado primário: Primárias x Financeira

    c)Fonte/destinação de recursos: como são financiadas as depesas (fonte 100,fonte 200..)

    d)Esfera orçamentária: Fiscal,Seguridade social e Investimento.

  • a).

    As receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios:

    a) Natureza (Fato Gerador):Econômica,origem,espécie,desdobramento,tipo.

    b)Indicador do resultado primário: Primárias x Financeira

    c)Fonte/destinação de recursos: como são financiadas as depesas (fonte 100,fonte 200..)

    d)Esfera orçamentária: Fiscal,Seguridade social e Investimento.

  • A classificação da receita por natureza busca a melhor identificação da origem do recurso segundo seu fato gerador. Essa classificação é composta por oito dígitos que correspondem a seis níveis, e podem ser memorizados pela palavra COERAS, composta pela letra inicial de cada nível.

    COERAS: Categoria econômica, origem, espécie, rubrica, alínea e subalínea.

    Fonte: Augustinho Paludo

  • Classificações das receitas

    1 - Quanto a Natureza: Orçamentária, Extraorçamentária

    2 - Quanto a categoria econômica: Corrente, Capital

    3 - Quanto a regularidade: Ordinárias, Extraordinárias

    4 - Quanto a afetação patrimonial: Efetivas, Não efetivas

    5 - Quanto ao poder de tributar: União, Estados, DF, Municípios

    6 - Coercitividade: Originárias, Derivadas

  • A classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

    Gabarito: A

  • Segundo o MTO 2020, a classificação orçamentária por natureza de receita

    "é estabelecida pelo § 4º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964. No âmbito da União, sua codificação é normatizada por meio de Portaria da SOF, órgão do Ministério da Economia. A normatização da codificação válida para Estados e Municípios é feita por meio de Portaria Ministerial (SOF e STN). 
    Importante destacar que a classificação da receita por natureza [tabela no item 8.1.1] é utilizada por todos os entes da Federação  e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos."  [grifo meu]
    Gabarito: Item A.
  • Letra A

    Classificação quanto à Natureza = Busca o FATO GERADOR, o acontecimento real.

    Classificação quanto à FONTE = Identificar o Destino.

    Fonte: Professor Anderson Ferreira, gran cursos

  • Classificações mais usuais das receitas públicas:

    Quanto à forma de ingresso - é orçamentária ou extraorçamentária? ( o Estado pode dispor? sim , é orçamentária, o Estado é mero depositário? sim, é extraorçamentária.);

    Quanto à Natureza - qual o fato gerador?

    Quanto à categoria econômica: é corrente ou de capital?

    Quanto à procedência ou obrigatoriedade: é originária ou derivada? As derivadas ocorrem coercitivamente você paga ainda que não use. As originárias não são coercitivas, só paga quem usa.

    Quanto à fonte/destinação: essa receita é vinculada ou ordinária?;

    Quanto à classificação institucional: Quem vai arrecadar a receita?

    Quanto à esfera orçamentária: Essa receita vai estar em qual orçamento?

    Quanto ao impacto na situação patrimonial líquida: a entrada alterou o patrimônio líquido do ente? Se sim, é efetiva, se não, é não efetiva.

    Quanto ao identificador do resultado primário: essa receita vai entrar no cálculo do resultado fiscal? Se sim, é receita primária (não financeira - não constitui receita derivada de endividamento), se não, é receita financeira - as que não alteram o endividamento líquido do governo.

    Qualquer erro, é só avisar, estamos a caminho e nele há acertos e erros.

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    09/12/2019 às 23:25

    A classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

    Gabarito: A


ID
2934421
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ato da transferência de valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional corresponde à etapa da Receita Pública do(a):

Alternativas
Comentários
  • Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320/1964.

    http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/contas/Documents/Receitas_detalhamento_municipal.pdf

  • Transferência para o Tesouro = Recolhimento.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra D.

    Estágios/Fases da Receita (PLAR)

    ► Previsão

    ► Lançamento

    ► Arrecadação

    ► Recolhimento

    Fase que ocorre o repasse dos valores aos cofres públicos

    São repassados e armazenados em Conta Única

  • GABARITO: "D".

    MACETE: P.L.A.R.

    PREVISÃO: Efetuar a previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas que constará na proposta orçamentária. 

    LANÇAMENTO: O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    ARRECADAÇÃO: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro Nacional pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    RECOLHIMENTO: Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, responsável pela administração e controle da arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

    Fonte: Prof. Leandro Ravyelle

  • Gab D

    Receitas

    PLAR

    Previsão = estima receitas

    lançamento = lança o débito

    arrecadação = contribuinte DEPOSITA $ no banco

    recolhimento = banco REPASSA ao órgão

  • A banca conseguiu chamar estágio de etapa…

  • GABARITO: LETRA D

    Recolhimento:

    De acordo com o Manual de Procedimentos da Receita Pública, recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente. Portanto, recolhimento é a transferência dos valores arrecadados pelos agentes administrativos ou pelos bancos autorizados à Conta Única do Tesouro Nacional.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Via de regra, seguindo a orientação do MTO, as Receitas Públicas possuem 4 etapas: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Entretanto, nem todas as etapas citadas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias. Pode ocorrer arrecadação de receitas não previstas e também das que não foram lançadas, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos.

    1. PREVISÃO - Efetuar a previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas que constará na proposta orçamentária. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF. A previsão de receitas é a etapa que antecede a fixação do montante de despesas que irá constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo.

    2. LANÇAMENTO O art. 53 da Lei nº 4.320, de 1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, conforme o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

    3.  ARRECADAÇÃO - Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro Nacional pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320, de 1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

    4. RECOLHIMENTO - Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, responsável pela administração e controle da arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964, a seguir transcrito:
    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
    Assim, temos que arrecadação é diferente de recolhimento. 
    - Arrecadação se dá pela entrega de recursos pelos contribuintes e devedores;
    - Recolhimento se dá pela transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro.

    Gabarito: Item D.

ID
2934424
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A UFF, mediante leilão, fez uma alienação de bens que integravam o seu patrimônio, gerando receita. Essa receita gerada poderá ser aplicada corretamente para:

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=xxXw45fwuVo 10:35

  • De Acordo com o Manual

    Código 2.2.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Alienação de Bens

    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital”, são ingressos financeiros com origem específica na classificação orçamentária da receita proveniente da alienação de bens móveis, imóveis ou intangíveis de propriedade do ente público.

    Nos termos do artigo 44 da LRF, é vedada a aplicação da receita de capital decorrente da alienação de bens e direitos que integrem o patrimônio público, para financiar despesas correntes, salvo as destinadas por lei aos regimes previdenciários geral e próprio dos servidores públicos.

    Entre as opções a única que apresenta uma despesa de capital é o pagamento pela compra de um terreno.

    Gabarito letra C

  • Letra C.

    A - aquisição de material de consumo. (despesa corrente)

    B - pagamento da conta de energia elétrica. (despesa corrente)

    C - pagamento pela compra de um terreno. (Despesa de Capital - se trata de um investimento → evita que o dinheiro desapareça. Alienou um imóvel e em seguida investiu em outra coisa, o que não ocorre com despesas correntes)

    D - pagamento da Nota Fiscal da empresa que fornece mão de obra terceirizada para limpeza. (despesa corrente)

    E - compra de reagentes químicos. (despesa corrente)

  • As receitas de capital financiarão as despesas de capital. A compra de um terreno é um investimento (despesa de capital).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Dava para responder apenas sabendo o que é despesa corrente e o que é despesa de capital.

    De todas as alternativas, apenas a C é despesa de capital, logo, é a resposta.

  • GABARITO LETRA C = Pagamento pela compra de um terreno = Despesa de capital. É um investimento.

  • É a FAMOSA REGRA DE OURO : Art. 44. É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.

  • A UFF, mediante leilão, fez uma alienação de bens que integravam o seu patrimônio, gerando receita. Essa receita gerada poderá ser aplicada corretamente para:

    1- Alienação de bens gerar RECEITA DE CAPITAL.

    2- As receitas de capital financiarão as despesas de capital

    A-aquisição de material de consumo.OUTRAS DESPESAS CORRENTES

    B-pagamento da conta de energia elétrica.DESPESA CORRENTE

    C-pagamento pela compra de um terreno. DESPESA DE CAPITAL,podendo ser de INVESTIMENTO ou INVERSÃO FINANCEIRA.

    D-pagamento da Nota Fiscal da empresa que fornece mão de obra terceirizada para limpeza. DESPESAS CORRENTES-PESSOAL E ENCARGOS PESSOAS

    E-compra de reagentes químicos.OUTRAS DESPESAS CORRENTES

  • Da receita corrente sempre se origina despesa corrente.

  • RECEITA DE CAPITAL

    Alienação de Bens: ingressos financeiros provenientes da alienação de bens móveis, imóveis ou intangíveis de propriedade do ente público.

    O art. 44 da LRF veda a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.

    GABARITO C. COMO AS OUTRAS ALTERNATIVAS SÃO RECEITAS CORRENTES A LRF VEDA ESSA APLICAÇÃO.

  • Entendimento simples: vc não pode vender um bem para pagar "contas diárias", pois na prática vc estaria dilapidando o patrimônio para resolver momentaneamente um problema que irá se repetir.

    Exemplo: vender o seu carro para pagar o aluguel da casa, vc conseguirá pagar o aluguel até certo momento, depois que o dinheiro da venda do carro acabar como vc irá pagar o aluguel?

  • Para responder a esta pergunta, precisamos recorrer a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101/2000, que dispõe:

    Art. 44. É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.
    Desta forma, os itens A, B, D e E, que são despesas correntes, estão alcançados pela vedação legal. Mas a compra de um terreno é uma despesa de capital.

    Gabarito: Item C.
  • Exceção: RPPS e RG.

    LC 101


ID
2934427
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Orçamentária Anual - LOA deverá ser elaborada de forma compatibilizada com a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, bem como com o:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Segundo a LRF ► Deverá ser elaborada de acordo com o PPA e a LDO, devendo estar ainda de acordo com as metas estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais.

  • NÃO EXISTE LOA SEM LDO, E NEM LDO SEM PPA. TANTO A LDO E A LOA DEPEDEM DO PPA.

  • Gabarito''B''.

    >Instrumentos de Planejamento e Orçamento. O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • QDD kkk

  • Conforme redação da LRF, que dispõe:

    Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:
    Assim, a LOA deve ser compatível com o PPA, a LDO, e a LRF.

    Gabarito: Item B.
  • Veja só o que diz o artigo 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar 101/00):

    Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: (...)

    Veja que o projeto de LOA deve ser elaborado de forma compatível com o PPA, com a LDO e com a própria LRF.

    Gabarito: B


ID
2934430
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A compreensão do orçamento exige o conhecimento de sua elaboração, estruturação e sua organização. O Orçamento Público tem na sua estrutura atual a programação orçamentária organizada em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas. A programação orçamentária quantitativa possui as dimensões:

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.

    https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/8326/b9a5fdbb4d2fa02cb59e2dd21a5697b8d90dd23b.pdf

    .

  • GABARITO: LETRA E

     

     

    A compreensão do orçamento exige o conhecimento de sua estrutura e sua organização, implementadas por meio de um sistema de classificação estruturado. Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.

     

    > A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira:

     

    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.  

     

    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.

     

     

    > Na programação orçamentária qualitativa o programa de trabalho deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam o ato de orçar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação.

     

    fonte: https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/8326/b9a5fdbb4d2fa02cb59e2dd21a5697b8d90dd23b.pdf

     

    Bons estudos!

  • GABARITO: "E".

    A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira.

    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.

    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.

    (MTO 2019).

  • As demais alternativas fazem parte da classificação qualitativa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Primeiro ocorre a inserção das informações qualitativas da proposta orçamentária, que contemplam a classificação por esfera, institucional, funcional e programática. Somente após a validação dessas informações é que as ações estarão disponíveis no SIOP para a inserção dos dados quantitativos (quantidade de produto a ser ofertado – meta física) e dos valores financeiros correspondentes a essas ações, de acordo com a natureza da despesa.

    Orçamento Público, AFO e LRF. Augustinho Paludo.

  • GABARITO ´´E´´.

    Primeiro ocorre a inserção das informações qualitativas da proposta orçamentária, que contemplam a classificação por esfera, institucional, funcional e programática. Somente após a validação dessas informações é que as ações estarão disponíveis no SIOP para a inserção dos dados quantitativos (quantidade de produto a ser ofertado – meta física) e dos valores financeiros correspondentes a essas ações, de acordo com a natureza da despesa.

  • Gabarito''E''.

    >O Orçamento Público tem na sua estrutura atual a programação orçamentária organizada em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas. A programação orçamentária quantitativa possui as dimensões:Física e financeira.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Manteiga quali é física e financeira, sei lá, mas nunca esqueço :)

  • Gab E

    Dimensão Quantitativa;

    -Física define quantidade de bens e serviços a serem entregues.

    -Financeira estima o montante necessario para o desenvilvimento da ação orçamentária.

    .....................................................,,.......................,....................................................................

    Qualitativa..

    -Órgão

    -Função

    -Esfera Orç

    -Unidade Orç

    -Subfunção

    -Programa

    -Ação

    Fonte; AndersonFerreira

  • Vejamos o que diz o MTO 2020:

    A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira. 
    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues. 
    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.
    Gabarito: Item E.

ID
2934433
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na LOA, a esfera orçamentária tem a finalidade de identificar a qual orçamento pertence a despesa. As três esferas orçamentárias são:

Alternativas
Comentários
  • Art .165, § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    I- o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II- o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III- o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta

    ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-apostila/codigo/FyBm9RqZG14%3D

    .

  • A LOA propriamente dita, com vigência de um único ano, ela vai trazer as programações, as ações orçamentárias com recursos alocados para retratar os bens e serviços que são ofertados à sociedade. Ou seja, é na LOA que a sociedade enxerga os produtos e serviços que são a ela destinados, inclusive, com a arrecadação que também é feita da sociedade.

    A LOA busca sintonizar as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no PPA, segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Compreende assim, 03 (três) tipos distintos de Orçamento, que são:fiscal,seguridade social e investimento.

  • Esfera é o tipo de orçamento utilizado.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Art .165, § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    I- o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II- o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III- o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta

    ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

     

  • Gabarito''A''.

    Art .165, § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    As três esferas orçamentárias são:Fiscal, seguridade social e investimento.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • GABARITO: LETRA A

    Seção II

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    III - os orçamentos anuais.

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    LOA = FIS

    Fiscal

    Investimento

    Seguridade social

    FONTE: CF 1988

  • Galera,

    expliquem, mas coloquem o gabarito tb, pow....

    Gab: A

  • De acordo com o MTO 2020, na LOA, a esfera tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF.

    Gabarito: Item A.

  • A LOA compreenderá:

    Orçamento Fiscal = Contempla todos os poderes da União, seus órgãos da administração direta e indireta, autarquias, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público. Também as empresas estatais dependentes.

    Orçamento de Investimento = Empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Abrange as empresas estatais não dependentes.

    Orçamento de Seguridade Social = Abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público. Contempla a Previdência Social, Assistência social e Saúde.

  • Existe uma classificação da despesa pública que tem a finalidade de identificar a qual orçamento pertence a despesa. Essa é classificação por esfera orçamentária.

    A Constituição Federal de 1988 (CF/88) decidiu dividir o nosso orçamento (a Lei Orçamentária Anual – LOA) em três: o Orçamento Fiscal (OF), o Orçamento de Investimento (OI) e o Orçamento da Seguridade Social (OSS).

    Essas são as esferas orçamentárias.

    Portanto, a classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF.

    Gabarito: A


ID
2934436
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentro do Orçamento da União, as Receitas classificadas como Patrimoniais são provenientes:

Alternativas
Comentários
  • Receita Corrente - Patrimonial : é o recurso arrecadado por meio da utilização do patrimônio público , seja decorrente de bens imobiliários ou mobiliários, ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias . Podemos citar como espécie de receita patrimonial as compensações financeiras, concessões e permissões, dentre outras.

    http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/contas/Documents/Receitas_detalhamento_municipal.pdf

  • A) Receita corrente - Serviços.

    B) Receita corrente ou capital (a depender da destinação) - Transferências.

    C) Receita de capital - Alienação.

    D) Receita de capital - Amortização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: "E".

    Receita Patrimonial: são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

    (MTO 2019)

  • RESPOSTA E

    >>Na classificação orçamentária da receita pública, chamamos de receita patrimonial aquela D) obtida pelo Estado quando este aplica recursos em inversões financeiras, ou as rendas provenientes de bens de propriedade do Estado.

    >>A receita de Alienação de Bens Móveis e Imóveis classifica-se como: B) de Capital.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões

  • C) Alienação de bens ---> Receitas de Capital

    D) Fruição (usufruir) de patrimônio do ente público ---> é uma Receita Patrimonial, que integra as Receitas Correntes

  • RECEITAS CORRENTES

    - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria;

    - Contribuições: são oriundas das contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, conforme preceitua o art. 149 da CF.

    - Receita Patrimonial: são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

    - Receita Agropecuária;

    - Receita Industrial;

    - Receita de Serviços;

    - Transferências Correntes: são provenientes do recebimento de recursos financeiros de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento que não impliquem contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou essa transferência.

    - Outras Receitas Correntes: constituem-se pelas receitas cujas características não permitam o enquadramento nas demais classificações da receita corrente, tais como indenizações, restituições, ressarcimentos, multas previstas em legislações específicas, entre outras. 

    FONTE: MTO 2020

  • FRUIÇÃO = POSSE.

  • Exemplo: União alugando um prédio a um particular. A União, ao receber do particular, terá de classificar esse recebimento como Receita Corrente -> Patrimonial.

  • As Receitas Correntes Patrimoniais são as provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

    As receitas dos demais itens são:

    A) Receita de serviços;
    B) Transferências correntes;
    C) Receita de Capital - Alienação de Bens;
    D) Receita de Capital - Amortização de Empréstimos.

    Gabarito: Item E.


ID
2934439
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Orçamentária Anual (LOA) poderá ser alterada quando a despesa deixar de ser computada ou for insuficiente, mediante autorização legal, por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 40 da lei 4320

  • Instrumento utilizado para alteração da lei orçamentária para corrigir distorções durante a execução do orçamento, bem como imperfeições no sistema de planejamento. Autorização de despesa não computada ou insuficientemente dotada na lei de orçamento. Classifica-se em suplementar, especial e extraordinário. Todos são considerados automaticamente abertos com a sanção e publicação da respectiva lei

    https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/credito-adicional

  • GAB C) (NÃO ASSINANTES)

  • crédito adicional é o gênero que comporta as sequintes espécies:

    especial, suplementar e extraordinário 

  • Deixar de ser computada - Crédito adicional especial.

    Insuficiente - Crédito adicional suplementar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito letra C.

    "Durante a execução do orçamento, as dotações inicialmente aprovadas na LOA podem revelar-se insuficientes para realização dos programas de trabalho, ou pode ocorrer a necessidade de realização de despesa não autorizada inicialmente. Assim, a LOA poderá ser alterada no decorrer de sua execução por meio de créditos adicionais, que são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA".

    VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção sinopses para concursos. Salvador: JusPodvm, 2018, p. 108.

    ---

    Lei 4.320/64

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

    I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • GABARITO: LETRA C

    TÍTULO V

    Dos Créditos Adicionais

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    FONTE:  LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.  

  • A Lei 4.320/64 dispõe que:

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
    Temos, no dispositivo legal, o claro conceito dos créditos adicionais.

    Gabarito: Item C.
  • Créditos adicionaisSão alterações da LOA => Aprovados da mesma forma que a LOA => Duas casas do CN, regime comum

  • A Lei 4.320/64 dispõe que:

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Temos, no dispositivo legal, o claro conceito dos créditos adicionais.

    Gabarito: Item C.


ID
2934442
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Ao formular múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política, um ente governamental estará contrariando o princípio orçamentário da:

Alternativas
Comentários
  • Princípio da totalidade: Deve existir um único orçamento, uma única peça orçamentária (orçamento uno) . O orçamento é uma peça uma, é possivel a a coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação, de forma a permitir uma visão geral do conjunto das finanças públicas.

    A Constituição de 1988 trouxe melhor entendimento para a questão ao precisar a composição do orçamento anual que passará a ser integrado pelas seguintes partes: a) orçamento fiscal; b) orçamento da seguridade social e c) orçamento de investimentos das estatais. Este modelo, em linhas gerais segue o princípio da totalidade.

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-apostila/codigo/FyBm9RqZG14%3D

    https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • Falou em consolidação de múltiplos orçamentos, falou em princípio da totalidade.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Princípio da totalidade ou unidade: Consolidação de vários orçamentos em uma única peça orçamentária,entâo cada ente governamental(UNIÃO,ESTADO,DF e MUNICÍPIOS) deve elaborar um único orçamento

  • Totalidade--> há coexistência de multiplos orçamentos que devem sofrer consolidação.

  • Ao formular múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política, um ente governamental estará contrariando o princípio orçamentário da totalidade?

    Será mesmo que esta contrariando?

    Acho que esta atendendo a este princípio e não o contrariando.

  • Gab: D

    > Principio da unidade e totalidade: Deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    > Totalidade: Nem sempre haverá apenas um documento orçamentário, mas devem obrigatoriamente ser compatibilizados entre si (deve sofrer consolidação);

  • A lei 4320 cita o principio da unidade, mas não fala de totalidade, por isso fiquei perdida nessa questão. Só fui entender esse principio no site da Câmara, link sugerido por Denize, mas ainda assim me pergunto onde está o princípio no texto da lei, pois também não encontrei na constituição.

  • Cuidado Raquel, não caia no erro de tentar estudar só pela legislação. as bancas adoram cobrar termos doutrinários...por isso os cursos preparatórios são tão importantes.

  • UNIDADE OU TOTALIDADE

  • Ao formular múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política, um ente governamental estaria contrariando o princípio orçamentário da UNIDADE ou TOTALIDADE.

    De acordo com este princípio, o orçamento deve ser uno, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento.

    Este princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, e visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada nível federativo: LOA. Cada ente da Federação elaborará a sua própria LOA.

    Talvez tenham causado confusão outros dois itens: UNIVERSALIDADE (item A) e EXCLUSIVIDADE (item C). Vejamos:

    - UNIVERSALIDADE - Mencionado no caput do art. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da CF/88, este princípio prevê que  a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

    - EXCLUSIVIDADE - Previsto no § 8º do art. 165 da CF, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por Antecipação de Receitas Orçamentárias - ARO, nos termos da lei.

    Gabarito: Item D.

  • GABARITO: LETRA D

    Princípio da unidade ou Totalidade:

    O princípio da unidade ensina que o orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Governo (União, estados e municípios) deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro. Cada esfera de Governo deve possuir apenas um orçamento,fundamentado em uma única política orçamentária e estruturado uniformemente. Assim, existem o Orçamento da União, o de cada estado e o de cada município.

    FONTE: Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • RESUMO DOS PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS

    1. Princípio da Unidade

    Esse princípio ressalta que o orçamento deve ser uno. Isto é, apenas um orçamento para cada ente federativo. Não devendo, portanto, elaborar um orçamento para cada Poder.

    2. Princípio da Totalidade

    O orçamento público (que deve ser uno) será integrado pelos:

    . Orçamento Fiscal;

    . Orçamento de Investimento das estatais; e

    . Orçamentos da Seguridade Social.

    3. Princípio da Anualidade

    O princípio da anualidade dispõe que o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período, geralmente um ano. Entretanto, existe uma exceção a este princípio: Créditos especiais e extraordinários autorizados nos últimos 4 meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

    4. Princípio da Exclusividade

    Segundo o Princípio da Exclusividade, a Lei Orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira.

    São exceções ao princípio da exclusividade: Autorização para abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    5. Princípio do Equilíbrio

    De acordo com o princípio do equilíbrio, o montante da despesa autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período. Ou seja, visa evitar o déficit fiscal.

    6. Princípio da Especialização ou Princípio da Discriminação

    Segundo esse princípio, as receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação.

    7. Princípio do Orçamento Bruto

    Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução. Visa a impedir, portanto, a inclusão de valores líquidos. Dessa forma, todas as receitas e despesas constarão na LOA pelos seus valores totais, vedadas quaisquer deduções.

    8. Princípio da Universalidade

    De acordo com este princípio, o orçamento deverá conter TODAS das receitas e TODAS as despesas.

    9. Princípio da não vinculação do produto dos impostos

    O art. 167, IV da Constituição consagra o assim chamado Princípio da Não-Afetação, proibindo a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

    Adendo: não confunda tributo com imposto. Imposto é espécie do gênero tributo.

    Todavia, existem exceções, situações em que se é possível vincular a receita dos impostos. Como, por exemplo:

    . Repartição do produto da arrecadação dos impostos;

    . Destinação dos impostos para ensino e saúde;

    . Destinação das receitas aos fundos constitucionais.

    10. Princípio da Unidade de Tesouraria

    Estabelece que o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. (todas as receitas em uma conta única.).

    Fonte: Leandro Rocha.


ID
2940880
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação ao hardware, é um tipo de memória RAM:

Alternativas
Comentários
  • cache = SRAM

  • As caches L1 e L2 estão mais próximas do processador (dentro da pastilha) na hierarquia de memórias e são do tipo SRAM, mas a cache L3 normalmente fica localizada fora da pastilha do processador e possui características mais próximas da memória principal RAM.


ID
2940883
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É uma conexão para transmitir áudio e vídeo totalmente digitais:

Alternativas
Comentários
  • HDMI é a sigla para High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Resolução), que é uma interface condutiva digital de áudio e vídeo, capaz de transmitir dados não comprimidos, sendo uma alternativa melhorada aos padrões analógicos, como rádio frequência, VGA e outros. Portanto letra D.

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2940886
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São exemplos de software aplicativo e software básico, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    SOFTWAREé um programa de computador.

     

    SOFTWARE BÁSICO: é o "básico" de tudo!!!! É um programa de computador com funções para que o Hardware funcione corretamente. Exemplo: BIOS, SISTEMA OPERACIONAL ( Windows e Linux )

     

    SOFTWARE APLICATIVO: traz funcionalidade para os usuários. Ex: word, excel, etc.

     

    SOFTWARE UTILITÁRIO: traz funcionalidades para o computador E usuário mas não precisa estar instalado no computador para funcionar. Ou seja, é importante ter no computador, mas se NÃO tiver esse software , o computador vai funcionar do mesmo jeito e o usuário vai usae o PC sem problemas!  Ex: ANTIVÍRUS

  • Software básico: é o programa considerado essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele o computador não funciona. Exemplo de software básico: Sistema Operacional Windows e Linux, BIOS.

    Software aplicativo: são programas que tem aplicações práticas para o usuário. Também não são obrigatórios para o funcionamento do computador, porém, quando instalados, oferecem praticidade para os usuários.

    Exemplo de Aplicativos: Word, Excel, Power Point, Photoshop, navegadores e jogos.

    Software utilitário: são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operativos(fazem parte conjuntamente com os programas de sistemas de um dos dois blocos da quarta camada de computadores). Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, partilha de conexões, etc.

    O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operativo, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação. A maior parte dos sistemas operacionais já incluem muitos utilitários pré-instalados.

  • Gabarito E

    Software Básico - Feito para gerenciamento. Ex.: Linux e Windows

    Software Utilitário - Feito para a máquina. Ex.: Antivírus

    Software Aplicativo - Feito para o usuário. Ex: Excel, Word, Outlook

    .

    Classificação dos Softwares - https://detonandoquestoes.blogspot.com/2019/03/classificacao-dos-softwares.html

  • Em linhas gerais 

     

    Software Básico = obrigatório para o funcionamento de um computador 

    Exemplo de software básico: Sistema Operacional Windows e Linux.

     

     

    Software Utilitário – é qualquer programa não obrigatório para o funcionamento do computador OBS ele é útil para o computador

    Exemplo de Utilitário: Anti-vírus.

     

     

    Software Aplicativo – são programas não obrigatórios que tem aplicações práticas para o usuário. OBS ele é útil para o usuáriio

    Exemplo de Aplicativos: Word, Excel

     

    Fonte:Rafael Rodrigues, Aluno qconcursos

  • Vamos analisar a questão:


    Software aplicativo é aquele que produz um novo arquivo a partir das ações do usuário com as ferramentas oferecidas no programa.

    Software básico é a plataforma para execução de outros softwares, como o sistema operacional.


    Photoshop é um software aplicativo para edição profissional de imagens.

    Windows é o sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais.

    Word é um aplicativo editor de textos do Microsoft Office, semelhante ao LibreOffice Writer.

    Excel é um aplicativo editor de planilhas de cálculos do Microsoft Office, semelhante ao LibreOffice Calc.

    WinRAR é um software utilitário usado para exibir e criar arquivos compactados.

    Linux é um sistema operacional de código aberto e gratuito, ou seja, um software básico.


    Gabarito: Letra E.
  • Software básico: é o programa considerado essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele o computador não funciona. Exemplo de software básico: Sistema Operacional Windows e Linux, BIOS.

    Software aplicativo: são programas que tem aplicações práticas para o usuário. Também não são obrigatórios para o funcionamento do computador, porém, quando instalados, oferecem praticidade para os usuários.

    Exemplo de Aplicativos: Word, Excel, Power Point, Photoshop, navegadores e jogos.

    Software utilitário: são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operativos(fazem parte conjuntamente com os programas de sistemas de um dos dois blocos da quarta camada de computadores). Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, partilha de conexões, etc.

    O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operativo, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação. A maior parte dos sistemas operacionais já incluem muitos utilitários pré-instalados.

  •  Winrar = UTILITÁRIO


ID
2940889
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O software livre possui liberdade de execução, liberdade de redistribuição, liberdade para estudar e modificar e liberdade para aprimoramento. Contudo, para que todas essas liberdades sejam válidas é necessário:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E ,a pessoa precisa ter acesso ao codigo fonte para ser livre, nao necessariamente e gratis

  • Gabarito E.

    Acesso ao código de Fonte, gratuito ou não.

  • Software livre != Open Source, só falta avisar a banca

ID
2940892
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os arquivos possuem formatos e extensões diversos. São extensões de arquivos de áudio, vídeo, imagem e texto, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    EXTENSÕES DE VIDEO

     

    AVI e MOV WMV FLV MKV

     

     

    EXTENSÕES DE ÁUDIO

     

    MP3,  WAV, OGG WMA

     

     

  • Extensões e formatos:

    AVI: Arquivo de vídeo digital (AudioVisual Interleaving). Este tipo de arquivo é utilizado pela tecnologia de

    compressão de vídeos DIVX – normalmente os players mais comuns (Windows Media Player, Real Player e outros) conseguem entender se estiverem com os codecs adequados.

    WAV ou WAVE: Arquivo de áudio, por padrão, sem compressão. Formato padrão para sons no ambiente Windows.

    BMP: Arquivo de imagem do ambiente Windows. São as tradicionais figuras criadas pelo programa Paint. Recebem a denominação de BMP pela definição de serem “mapas de bits”, não possuem compactação e por isso tem a desvantagem de serem aquivos grandes.

    RTF: Rich Text Format. Texto que aceita formatação. Pode ser gerado e editado no WordPad, no Microsoft Word e em outros editores. É muito comum de ser utilizado devido a sua compatibilidade com os principais editores e sua formatação que mantém as formatações do Microsoft Word. 

    Fonte: http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_camara_tecnico4_arquivos_e_suas_extensoes_andre_alencar_070514.pdf

  • avi: vídeo

    tiff: imagem

    bmp: imagem

    html: texto

    wma: áudio

    mp3: áudio

    doc.texto

    mpg vídeo

    gif: imagem

    png, imagem

    wmv, vídeo

    txt.texto

    wav, áudio

    rtf.texto

  • Gabarito E

  • Gabarito E

  • As extensões identificam o arquivo de acordo com o seu conteúdo. Elas são usadas para que o sistema operacional possa acionar o aplicativo correspondente para edição.


    São formatos de áudio: mp3, wma, wav, entre outros.


    São formatos de vídeo: mp4, wmv, avi, entre outros.


    São formatos de imagem: bmp, gif, jpg, png, tif, entre outros.


    São formatos de texto: txt, rtf, doc, docx, odt, entre outros.


    O formato htm ou html é de hipertexto, conteúdo de texto formado por comandos da linguagem de marcação de hipertexto.


    Gabarito: Letra E.
  • Gab - E

    a) avi (vídeo), tiff (imagem), bmp (imagem) e htm (html é texto).

    b) wma (áudio), mp3 (áudio), avi (vídeo) e doc (texto).

    c) mpg (vídeo), wma (áudio), gif (imagem animada) e word (software).

    d) png (imagem), wmv (vídeo), wav (áudio) e txt (texto).

    e) wav (áudio), avi (vídeo), bmp (imagem) e rtf (texto do WordPad).

    Qualquer equívoco, avisem!

  • avi: vídeo

    mpg vídeo

    wmv, vídeo

    gif: imagem

    tiff: imagem

    bmp: imagem

    png, imagem

    txt.texto

    html: texto

    doc.texto

    rtf.texto

    wma: áudio

    mp3: áudio

    wav, áudio


ID
2940895
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São sistemas de arquivos nativos do Sistema Operacional Windows e Linux, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • FAT (File Allocation Table) – Foi desenvolvido para o sistema MS-DOS e, posteriormente, utilizado nas várias versões do MS-Windows. O FAT utiliza o esquema de listas encadeadas para estruturar o sistema de arquivos, esta limitado a partições de no máximo 2Gb, e apresenta baixo desempenho e segurança. O FAT32 possui a maioria das limitações do sistema de arquivo FAT, porém permite partições de até 2 Tb.

    ReiserFS – É um sistema de arquivos que usa árvores balanceadas para tornar o processo de busca de arquivos, informações sobre segurança e outros metadados mais eficiente. Para arquivos muito pequenos, seus dados podem ser armazenados próximos aos metadados, então, ambos podem ser recuperados com um pequeno movimento do mecanismo da "cabeça" de leitura do disco. Essa propriedade vai contribuir para um melhor desempenho caso uma aplicação necessite abrir muitos arquivos pequenos rapidamente. Sistema de arquivo UNIX.

    Arquitetura de Sistemas Operacionais - Maia Machado

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
2940898
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Sistema Operacional Linux o diretório local padrão do superusuário é:

Alternativas
Comentários
  • A) /home = Diretório do usuário

    B) /usr = Programas diversos.

    C) /root = DIRETÓRIO DO ADMINISTRADOR/SUPERUSUÁRIO.

    D) /lib = Bibliotecas do sistema.

    E) /dev = Arquivos de dispositivos conectados ao computador

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
2940901
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, o comando para listar o conteúdo de um diretório e o comando que mostra o caminho por inteiro do diretório em que o usuário se encontra são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • E) LS = Lista todos os arquivos do diretório.

    PWD = Mostra o caminho por inteiro do diretório em que o usuário se encontra.

  • a) procura por arquivos; faz paginação;

    b) concatena arquivos; filtra linhas de texto;

    c) lpr: envia arquivo para spool de impressão;

    d) mostra quantidade de espaço usado/livre no filesystem; exibe informações dos usuários;

    e) Gabarito.

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
2940904
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os comandos do Linux utilizados na impressão imediata de arquivos e para examinar a fila de impressão são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O Linux é uma versão freeware do Unix. Como tal utiliza bastante os recursos de pipes e redirecionamento.

    Pipes traduzindo "ao pé da letra" dá canos. Na realidade os pipes são um recurso onde a saída de um programa é a entrada de outro. Para usar pipes se usa o simbolo '|'.

    Fonte:http://rrbrandt.dee.ufcg.edu.br/br/docs/linux/comandos

  • (B)

    lpr: Imprime um arquivo.

    lpq: Examina a spooling queue da impressora.


    Fonte
    https://www.devmedia.com.br/comandos-importantes-linux/23893


    #QC,FAVOR MANTER ACESSÍVEL A VERSÂO ANTIGA DO SITE#

  • Colegas como faço pra usar a versão atual do QC

  • Pra galera de jogos online: Queue (Fila)

    procurem o comando com Q!

    LPQ --> list print queue (Liste a fila de impressões).

  • LPRM: remove o primeiro arquivo da fila da impressora padrão.

  • lpr - imprime arquivo.

    lpq - mostra a fila de impressão.

    lprm - remove da fila de impressão.

    lpstat - mostra o status da impressora.

  • O Linux é um software básico (sistema operacional) que pode ser operado apenas por linha de comandos. Os comandos são algumas letras da ação que realizam.


    ln - link - criação de links (atalhos)

    jobs - tarefas - executar as tarefas em segundo plano.

    lpr - linux print - impressão no Linux, em linha (paralela), usado para enviar para impressão imediata na impressora informado o arquivo especificado

    lpq - linux print query - fila de impressão no Linux, para examinar a fila de impressão

    printenv - print environment - imprimir as variáveis de ambiente

    ps - process - lista a lista de processos em execução, útil para saber o pid de um processo para o mandar abaixo com o comando kill, entre outras coisas

    pr - pagina um arquivo para posterior impressão.

    quota - mostra o uso do disco e os limites estabelecidos para o armazenamento.


    Gabarito: Letra B.
  • GABARITO: B

    Para manipulação da impressora, no Linux, utiliza-se:

    Ipr - imprime arquivo.

    Ipq - mostra a fila de impressão.

    Iprm - remove da fila de impressão.

    Ipstat - mostra o status da impressora.

    Percebeu que todos os comandos começam com IP né? de ImPressora que é utilizada para ImPrimir arquivos.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • MACETEZINHO MAROTO:

    lpr - Imprimir

    lprm - lembrar de remover

    lpstat - lembrar de status

    Espero ter ajudado!

    --- Estudar é fundamental, embora seja um saco...

  • e "pqp" !!!! :/

  • LP vem de Line Print, linha de impressão, e os comandos relacionados a impressoras no Linux costumam começar com LP.

    LPR - impressão imediata do arquivo.

    LPQ (Q de queue, fila) - examinar a fila de impressão.

    LPRM (RM de remove) - remover um trabalho da fila de impressão.

    Resposta certa, alternativa b).

  • MACETE DO COLEGA PABLO:

    l p r - Imprimir

    lp rm - lembrar de remover

    lp stat - lembrar de status

    Acrescentei mais uma:

    Ipq - pra Q fila de impressão?

  • já não sei mais se estou vivendo ou errando as questões sobre o Linux.

  • GAB B

    Utilização dos recursos do sistema:

    df - Mostra a porcentagem de utilização dos HDs.

    du - Mostra a utilização do HD por diretório.

    free - Mostra a utilização da memoria e área de swap.

    ps - Process Status, mostra os processos que estão rodando.

    whereis - mostra em que diretório está um programa.

    which - mostra qual programa será executado.

    kill - termina (mata) um processo.

    killall - termina todos os processos de um determinado tipo.

    Manipulação de arquivos:

    cp - copia arquivo.

    mv - move (ou renomeia) arquivo.

    rm - remove arquivos.

    ls - mostra o nome dos arquivos no diretório corrente (dir).

    cat - mostra o arquivo na tela.

    more - mostra o arquivo na tela (uma tela de cada vez).

    grep - procura, dentro de um arquivo, as linhas que contem um determinado string.

    head - mostra as primeiras linhas de um arquivo.

    tail - mostra as últimas linhas de um arquivo.

    wc - conta quantas linhas, palavras e letras em um arquivo.

    diff - compara dois arquivos.

    cmp - Comparação binaria entre dois arquivos.

    vi - Editor de arquivos.

    Manipulação de diretórios:

    mkdir - cria diretório.

    rmdir - remove diretório vazio.

    cd - muda de diretório.

    pwd - mostra o diretório corrente.

    Segurança:

    passwd - mudança de senha.

    chmod - muda as permissões dos arquivos/diretórios (attribute).

    Verificando usuários:

    who - mostra quem está logado na maquina.

    whoami - (who am I) mostra quem sou eu (útil para quem faz muito su para mudar de usuário).

    finger - mostra qual o login de algum usuário.

    Manipulação da impressora:

    lpr - imprime arquivo.

    lpq - mostra a fila de impressão.

    lprm - remove da fila de impressão.

    lpstat - mostra o status da impressora.

  • PC-PR TO, CHEGANDOOOO!!!!

  • Jobs” significa “Trabalhos” e serve para exibir tudo o que você está fazendo no shell do GNU/Linux mas que está em segundo plano.

  • Avante PMPR! #Pertencermos!

  • Me, too. But here I have to answer so that I may know why.

  • PC-PR 2021


ID
2940907
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Konqueror e Mozilla Firefox são exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    FIREFOX

    Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores.

    Software de código aberto  é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade. Software de código aberto muitas vezes tem desenvolvido público, de maneira colaborativa. Software de código aberto é o exemplo mais proeminente de desenvolvimento em código aberto e muitas vezes comparado a (tecnicamente definido) de conteúdo gerado pelo usuário ou (legalmente definido) movimentos de conteúdo aberto.

    Atalhos do Firefox

    CTRL + T - nova aba (Tab) /guia

    CTRL + SHIFT + T (reabre uma guia recentemente fechada)

    CTRL + N - nova janela (New)

    CTRL+ H - histórico (Historic)

    CTRL + J – downloads

    CTRL + W - Fecha abas e depois janela

    CTRL + E - Foco na barra de pesquisas (EXPLORAR)

    CTRL+ A - Selecionar TUDO (ALL)

    CTRL + F - Localizar (FIND)

    CTRL + O - Abrir arquivo (OPEN)

    CTRL + D - Adiciona a página atual aos favoritos (ADD) não poderia ser A, porque já está no comando “selecionar tudo (all).”

    CTRL + L – Acessa a barra de endereço (URL)

    Tecla ESC: Durante a navegação, a tecla Esc pode ser usada para PARAR o carregamento de uma página no Mozilla Firefox.

     

    KONQUEROR: é um gerenciador de arquivos do Linux, porém, pode também ser usado como um navegador de internet. É o browser nativo do KDE. Além de navegador, o Konqueror também serve como gerenciador de arquivos e pode ser expandido com novas funções. Na verdade, o Konqueror em si é composto por apenas algumas poucas milhares de linhas de código, responsáveis por criar a interface. Todas as funções usadas nele fazem parte do Kpart, uma biblioteca de componentes que pode ser usada em qualquer aplicativo do KDE, composta de coisas como funções para abrir menus, renderizar páginas html e assim por diante.

     

  • O Mozilla me salvou nessa
  • Mozilla salvando geral.

  • GABARITO: D.

     

    O Konqueror é o browser nativo do KDE. Além de navegador, o Konqueror também serve como gerenciador de arquivos e pode ser expandido com novas funções.

     

    https://www.hardware.com.br/livros/entendendo-linux/konqueror.html

  • GABARITO D

    Konqueror faz parte da KDE Software Compilation 4. Funciona como um web browser ou até como um visualizador de arquivos. Era o gerenciador de arquivos oficial, padrão no KDE, até a versão 3.5.10, mas no KDE4 KDE Software Compilation 4 foi substituido pelo Dolphin

  • GABARITO D

    Konqueror e Mozilla Firefox são exemplos de navegadores.

    Konqueror faz parte da KDE Software Compilation 4. Funciona como um web browser ou até como um visualizador de arquivos. Era o gerenciador de arquivos oficial, padrão no KDE, até a versão 3.5.10, mas no KDE4 KDE Software Compilation 4 foi substituido pelo Dolphin

  • Estudando Informática aprendemos uns navegadores que eu nunca ia imaginar que existiam kkkkkk nunca nem vi. Mozilla salvouuu

  • Vamos analisar a questão:


    Microsoft Skype, WhatsApp (Facebook), Starleaf e Google HangOuts são exemplos de softwares de comunicação instantânea.

    Microsoft Windows, Linux, Android e Apple iOS são exemplos de sistemas operacionais.

    Microsoft Word, LibreOffice Writer, WordPad e Bloco de Notas são exemplos de editores de textos.

    Windows Explorer, Explorador de Arquivos e Nautilus são exemplos de gerenciadores de arquivos.

    Google Chrome, Apple Safari, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera Browser, Konqueror, Shiira e Microsoft Edge são exemplos de navegadores de Internet.


    Gabarito: Letra D.
  • "Quero água"  KDE o KONQUEROR?

     

     

     

    Konqueror é o browser nativo do KDE.

  • Assertiva D

    Konqueror Funciona como um web browser

  • Konqueror faz parte da KDE Software Compilation 4. Funciona como um web browser ou até como um visualizador de arquivos. Era o gerenciador de arquivos oficial, padrão no KDE, até a versão 3.5.10, mas no KDE4 KDE Software Compilation 4 foi substituido pelo Dolphin.


ID
2940910
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É um protocolo seguro para transferência de documentos de hipertextos na Internet:

Alternativas
Comentários
  • HTTP  TCP 80

    HTTPS  TCP 443 (TLS/SSL)

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2940913
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na coluna I estão dispostos conceitos utilizados na Internet. Estabeleça a correta correspondência com seus significados, conforme apresentado na Coluna II:

Coluna I

1. FTP

2. IMAP

3. DNS

4. Gmail

5. SSH

Coluna II

( ) Sistema de nomes de domínios.

( ) protocolo para transferência de arquivos.

( ) protocolo para acessar e-mail.

( ) webmail.

( ) protocolo de rede para comunicação segura.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • SAbendo a primeira alternativa mata a questão.


ID
2940916
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É uma vantagem e uma desvantagem da computação em nuvem quando comparados aos dados armazenados em data centers:

Alternativas
Comentários
  • https://portugal.techsoup.global/what-are-the-advantages-and-disadvantages-of-cloud-computing-pt

  • 2018

    Conceitualmente, a computação em nuvem pode ser implementada por meio da LAN (local area network) interna de uma organização.

    errada

  • a questão tá dizendo que segurança dos dados é uma desvantagem.

  • Desconfio que a questão quando considera uma "desvantagem" a "segurança dos dados", o faz prevendo uma brecha na segurança dos servidores e talvez uma interceptação dos dados.

    A possibilidade de interceptação carregando tais dados num pendrive no bolso, por exemplo, é menor!

  • Segurança de dados desvantagem? possível anulação!

  • Gab. D

    DESVANTAGENS DOS SERVIÇOS NA NUVEM:

    Maior risco à privacidade

    Segurança da informação

    Controle de dados por terceiros

    Indisponibilidade de servidor


ID
2940919
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Os sistemas de informação são classificados de acordo com o nível de suporte em sistemas de suporte à gestão e sistemas de suporte à operação. São tipos de sistemas de suporte à gestão:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Sistemas de informação gerencial:

    • Concentram-se em fornecer aos gerentes produtos de informações pré especificadas que relatem o desempenho da organização.

    • Os SIG destinam-se a apoiar de forma indireta os tipos mais estruturados de decisões envolvidos no planejamento e controle operacional e tático. Objetivo do SIG:

    • Fornecer informações sobre o desempenho das funções e processos organizacionais básicos, tais como marketing, fabricação e finanças.

    Sistemas de Apoio à Decisão:

    • Concentram-se em fornecer informações de forma interativa para apoiar tipos específicos de decisões por parte de cada gerente. •

    Os DSS ajudam os gerentes a resolverem típicos problemas semi-estruturados e não estruturados. Objetivo do DSS: • Fornecer informações e técnicas de apoio à decisão necessárias para solucionar problemas específicos ou procurar oportunidades específicas. 

  • A questão cobra o nível tático (gestão):

     

    Nível estratégico: Sistema de Apoio a Executivos (SAE)

    Nível tático: Sistema de Apoio à Decisão (SAD)/ Sistema de Informações Gerenciais (SIG)

    Nível operacional: Sistema de Processamento de Transações (SPT)

  • Sistema de suporte às operações

    • Sistema de processamento de transações
    • Sistema de controle de processos
    • Sistema de colaboração

    _____________________________________________

    Sistema de suporte à gestão

    • Sistema de informação gerencial
    • Sistema de suporte à decisão
    • Sistema de informação executiva


ID
2940922
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São componentes normalmente utilizados no Business Intelligence (BI) os abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O único Termo que não relação com o Banco de Dados é o da Alternativa E, transações Batch


ID
2940925
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os streamings de vídeo são fluxos de mídia que são distribuídos nas redes por meio de um protocolo de forma muito rápida. O que garante a velocidade da transmissão dos dados e o protocolo utilizado são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Considerando que o fluxo de mídia está relacionado à camada de transporte, e que o protocolo requerido proporciona velocidade, chega-se à assertiva B - ausência de verificação de erros e UDP. (Gabarito)

  • Os protocolos Internet empregados na distribuição de arquivos de streaming — o  e  — realizam a distribuição entre um servidor de streaming e um player com muito mais qualidade. Esta qualidade é alcançada graças a arquitetura que prioriza a distribuição em fluxos contínuos. Quando TCP e HTTP são usados e encontram uma falha em entregar um pacote de dados, eles tentam repetidamente enviar aquele pacote de dados até que este seja entregue com sucesso. UDP continua a enviar os dados mesmo se ocorrer perda dos mesmos, o que permite uma experiência em tempo real, que é uma das principais características do streaming.

  • Mas UDP tem verificação de erros, ele simplesmente não os trata.


ID
2940928
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São consideradas ferramentas ou artefatos de colaboração os abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • B - VPN

  • Pode ser feita por eliminação, caso o candidato conheça as ferramentas de colaboração mencionados.

    Skype: mensageiro de texto e voz da Microsoft (compõe uma categoria simples de VoIP);

    Wikis: plataformas de artigos editáveis pela comunidade;

    VoIP (voz sobre IP): tecnologia que permite roteamento de ligações usando o protocolo de internet em vez de telefonia.

    RSS: formato de distribuição de informação presente em sites de notícias e blogs.

    Caso contrário: VPN é uma tecnologia de rede que basicamente fornece um túnel seguro de acesso entre dois dispositivos. Esse túnel pode passar pela rede pública (Internet) e chegar numa rede privada (como as intranets), sempre com as informações encriptadas durante o transporte.

    Pode parecer também como ferramenta de colaboração, mas seu uso é infinitamente mais amplo, aliás, é um tipo de rede de computadores.


ID
2940931
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O sistema baseado na encriptação que identifica e autentica quem envia e quem recebe uma mensagem ou uma transação na Internet, é:

Alternativas
Comentários
  • O PKI (Public Key Infrastructure) é um sistema de recursos, políticas, e serviços que suportam a utilização de criptografia de tecla pública para autenticar as partes envolvidas na transação.

    Não há nem um único padrão que define os componentes de uma infraestrutura de chave pública, mas uma infraestrutura de chave pública geralmente inclui autoridades de certificação (CAs) e Autoridades de registro (RAs). Os CAs fornecem os serviços a seguir:

    Os padrões X.509 fornecem a base para a infraestrutura de chave pública padrão de mercado.

    Consulte  para obter mais informações sobre certificados digitais e autoridades de certificação (CAs). Os RAs verificam a informações fornecidas quando os certificados digitais são exigidos. Se o RA verificar a informação, o CA pode emitir um certificados digital ao solicitante.

    Um PKI também pode fornecer as ferramentas para o gerenciamento de certificados digitais ou teclas públicas. Um PKI, às vezes, é descrito como uma hierarquia de confiança para o gerenciamento de certificados digitais, mas a maioria das definições incluem serviços adicionais. Algumas definições incluem serviços de criptografia e de assinatura digital, mas não são essenciais para a operação de um PKI.

    Fonte:https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSFKSJ_8.0.0/com.ibm.mq.sec.doc/q009900_.htm

  • A PKI - Public-Key Infrastructure é definida pelo RFC 2822 (Internet Security Glossary) como o conjunto de hardware, software, pessoas, políticas e procedimentos necessários para criar, gerenciar, armazenar, distribuir e revogar certificados digitais com base na criptografia assimétrica. O objetivo principal para desenvolver uma PKI é permitir a aquisição segura, conveniente e eficiente de chaves públicas.

    Criptografia e segurança de redes, princípios e práticas, William Stallings


ID
2940934
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nos sistemas de processamento de transações, a confiabilidade dos dados deve ser garantida. “Se todos os passos de uma transação não forem completados, a transação inteira será cancelada”. Isto refere-se à característica:

Alternativas
Comentários
  • Atomicidade: ou executa por completo, ou não executa

  • Atomicidade: tudo ou nada;

    Consistência: estado consistente (preservar a informação, integridade);

    Isolamento: sem interferência;

    Durabiliade: a informação deve persistir no BD;

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
2940937
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em relação à computação verde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I A computação verde é o estudo e a prática de recursos de computação ecologicamente correta.

II A virtualização do data center é uma medida contrária à computação verde.

III Os roteadores e switches poderiam ser considerados ativos que aderem à computação verde.


As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Com a crescente expansão da TI Verde, as pequenas e médias empresas passaram a adotar tais medidas na busca pela sustentabilidade com ganhos econômicos e ambientais, antes seguidas somente por grandes empresas e corporações.

    O conceito de TI Verde cresce também na sociedade mesmo que de forma inconsciente, já que a preocupação ambiental é assunto recorrente no dia-a-dia de todos. O que falta, de fato, é a conscientização do usuário doméstico de que a TI Verde também pode ser praticada em sua casa com pequenas mudanças de comportamento e ações voltadas à redução da emissão de CO2.

    Para tal, é necessário fazer uso da reutilização e reciclagem de equipamentos, investimentos (quando necessários) em suprimentos com "selo verde" e evitar a subutilização de sistemas, otimizando o uso de quaisquer produtos sejam eles eletrônicos ou não.

    4. Referencias Bibliográficas

    COMPUTERWORLD. TI verde está nos planos de 70% das médias empresas brasileiras, diz estudo. 2009. Disponível em: <  >. Acesso em: 20 jan. 2011.   

    COMPUTERWORLD. TI verde: 5 dias para tornar sua empresa sustentável. Disponível em: <  >. Acesso em: 20 jan. 2011.  

  • De que forma os roteadores e switches aderem a computação verde?

  • letra a

    V, F e V.


ID
2940940
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É a opção de extensão padrão para salvar arquivos no aplicativo Calc e no aplicativo Writer do Libre Office, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

  • Letra A.

    As extensões de arquivos mais comuns, usadas pelos documentos do LibreOffice são:

    .ODT: para Processadores De Texto (text) - Tipo o Word, do Windows

    .ODS: para Planilhas Eletrônicas (spreadsheets) - Tipo o Excel, do Windows

    .ODP: É a extensão padrão de uma apresentação de slides (conjunto de slides), do programa Impress, do Pacote LibreOffice.para Apresentações em Slides (presentations) - Tipo o Power Point, do Windows

    .ODG: para Editor de imagens (graphics) - Tipo o Microsoft Picture Manager, do Windows

    .ODF: para Equações Matemáticas (formulas)

    .ODM: para Documentos-Mestre (master)

    .OTP - Modelo de apresentação.

    .PPTX - (POWER POINT 2007,2010, 2013).

    .PPT - (POWER POINT até 2003).

    .PDF - Permite gravar em PDF.

     

    TABELA DE APLICATIVO/EXTENSÃO

    APLICATIVO                  l    Office 2003   l   Office 2007,2010,2013     l   Open Office, Br Office, Libre Office       l

    --------------------------------- l --------------------------------------------------------- l ----------------------------------------------------l 

     Editor de Textos             l           DOC         l                 DOCX               l                      ODT ou ODF                      l

                                            l                     Microsoft WORD                       l                          WRITER                       l

    ------------------------- ------- l ---------------------------------------------------------- l ----------------------------------------------------l

    Planilha de Cálculos        l         XLS         l                 XLSX                   l                      ODS ou ODF                    l

                                            l                     Microsoft EXCEL                       l                          CALC                            l

    --------------------------------  l ---------------------------------------------------------- l ----------------------------------------------------l

        Editor de                      l         PPT        l                 PPTX                    l                        ODP ou ODF                     l

    Apresentações                l                   Microsoft POWEPOINT               l                          IMPRESS                      l

    -------------------------------- l ----------------------------------------------------------- l ----------------------------------------------------l

     

  • ods -->cal; odt --> writer/texto

    bons estudos.

  • Valeu ,Luciano!

  • VALEIME NOSSA SINHORAAAAAAAAAAAAA.................

  • LETRA A.

    ods e odt.

  • Vamos analisar a questão:


    Microsoft Word, LibreOffice Writer, WordPad e Bloco de Notas são exemplos de editores de textos.

    Microsoft Excel e LibreOffice Calc são exemplos de editores de planilhas de cálculos.

    Apesar de possuírem recursos similares, a extensão do arquivo produzido nestes softwares aplicativos, permitem identificar qual foi o programa usado.

    DOCX - Microsoft Word, texto com formatação plena.

    ODT - LibreOffice Writer, iniciais de Open Document Text, texto com formatação plena.

    RTF - WordPad, iniciais de Rich Text Format, texto com alguma formatação básica.

    TXT - Bloco de Notas, texto sem formatação.

    XLSX - Microsoft Excel, pasta de trabalho.

    ODS - LibreOffice Calc, iniciais de Open Document Sheet, pasta de trabalho do Calc.


    ODP é do LibreOffice Impress, Open Document Presentation, apresentação de slides, como do powerPoint.

    ODG é Open Document Graphics.

    ODF é Open Document Format.


    Gabarito: Letra A.
  • LibreOffice Calc - ODS - Open Document Spreadsheet (spreadsheet = planilha)

    LibreOffice Writer - ODT - Open Document Text

    Resposta certa, alternativa a).

  • ODS é de planilha (em inglês Spreadsheet) do CALC

    ODT o T é de texto do Writer

    ODP (open document Presentation do IMPRESS

    Alternativa A

    Foi assim que decorei

  • Quando eu não sei a resposta, eu procuro os itens que aparecem em duas alternativas.

    Por exemplo, eu sabia que odt era a extensão padrão para salvar arquivos no aplicativo Writer do Libre Office, eliminando as opções b, c e d.

    A opção ods aparecia em duas alternativas, então esse foi meu chute.

    Gabarito = A

    • WriTer = odT
    • ImPress = odP
    • Calc = ods

    fonte: alguém do site.

  • Principais Formatos

    Writer .ODT (Open Document Text) => odeio texto

    Calc .ODS (Open Document Spreadsheet) => odeio somar

    Impress .ODP (Open Document Presentation) => odeio prints

  • GAB A!

    e LibreOffice adota o padrão ODF.

    Calc: ods (spreadsheet) spreadsheet significa planilha.

    WRITER: odt (text)

    Apresentação de slides: (IMPRESS) odp (presentation)


ID
2940943
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A memória cache é uma memória do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Memória SRAM (Static RAM) basicamente são memórias que não precisam da operação de refresh e por isso são usadas em caches.

    Operação de refresh consiste basicamente em regravar (renovar) os valores elétricos contidos nas memórias, devido que a informação é mantida por um curto de período de tempo.

    Introdução a organização de computadores - Mario A. Monteiro

  • a) Memória Flash: Não volátil, apagada eletricamente a nível de bloco;

    b) EDO: tipo de DRAM, volátil, em que o acesso à memória pode ser iniciado antes que o anterior tenha terminado. 

    c) DDR: volátil, taxa duplas de dados.

    d) SRAMGabarito ✔️

    e) EPROM: Não Volátil, apagada  a luz ultravileta, nível de chip;

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

     


ID
2940946
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabo paralelo utilizado nas impressoras possui uma limitação. Esta limitação está relacionada:

Alternativas
Comentários
  • Um cabo desse tipo é considerado de qualidade se possuir tamanho de até 10 metros, caso contrário o sinal ficará muito fraco ou nem chegará ao final.

  • A velocidade também é uma limitação, barramentos seriais atingem maiores velocidades, não é?


ID
2940949
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O conjunto de campos relacionados com a mesma entidade lógica, onde os dados são tratados como uma unidade única, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • ''registro ---> mesma entidade lógica''

  • Registros (linhas ou tuplas): conjunto de campos que compõem uma instância da tabela.


ID
2940952
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), a linguagem de consulta procedural é:

Alternativas
Comentários
  • Bancos de dados, como Access, SQL Server, Oracle, DB2 e Paradox, utilizam o SQL. 

  • SQL = DDL + VDL + DML + comandos para especificações das restrições.

  • SQL não é procedural, é declarativa. Pode-se estender a linguagem para ter funções procedurais, que é o caso de PL/SQL, T-SQL, etc.

  • Sql não é procedural.


ID
2940955
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows 7, a extensão padrão de arquivos do editor de texto Wordpad e do editor de imagens Paint são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Tipo de arquivo Extensão do arquivo Programa

    Arquivo de texto txt Word, Bloco de notas, Wordpad

    Rich Text Format rtf Word, Bloco de notas Arquivo Word 2010 docx Word 2010, Bloco de notas no Windows7 Arquivo Word doc Word, Bloco de notas

  • TXT
    É um arquivo texto ou texto puro como é mais conhecido. ex: bloco de notas

     

    RTF
    RTF, acrônimo de Rich Text Format (literalmente, formato de texto enriquecido)  com o intuito de facilitar o intercâmbio de documentos entre diversas plataformas, com base no processador de texto WordPad.

     

    BMP
    BMP é constituído por um conjunto de especificações de codificação de imagem implementadas para a produção de ficheiros de imagem raster não comprimidas. (paint)

     

    EXE
    EXE  designa um aplicativo ou um programa executável. 
     
    ZIP
    Indica um arquivo compactado com outros arquivos ou pastas. 
     
    DOC e DOCX
     Usado no Microsoft Word como padrão na gravação de arquivos textos

     

    PPT e PPS
    Power point

     

    XLS e XLSX
    Excel

     

    JPG
    Imagens, fotos

     

    AVI, MPG, WMV e MOV
    Windows Media Player
     

  • Bloco de Nota --> .txt

    Word Pad --> .rtf

    Word --> .docx

  • Gabarito D

    wordpad - extensão padrão é o RTF

    Paint - extensão padrão é o PNG

    OBS: fiquei em dúvida pq na questão colocaram BMP como sendo a extensão padrão, quando na verdade é PNG. Contudo, quando vamos salvar algum arquivo no paint podemos escolher o tipo de extensão e dentre elas existe a possibilidade de salvar em BMP.

  • Questão duvidosa entre as alternativas B e D.

    Paint dá pra salvar em GIF também. O padrão seria PNG, mas não tinha essa opção.

    GABARITO: D

  • As extensões identificam o arquivo de acordo com o seu conteúdo. Elas são usadas para que o sistema operacional possa acionar o aplicativo correspondente para edição.


    São formatos de imagem: bmp, gif, jpg, png, tif, entre outros.

    São formatos de texto: txt, rtf, doc, docx, odt, entre outros.


    RTF - WordPad, iniciais de Rich Text Format, texto com alguma formatação básica.

    BMP - Paint, bitmap, imagem com 16.7 milhões de cores sem compactação.

    GIF - Paint, imagem com 256 cores e possibilidade de ser animada com quadros consecutivos.

    JPG ou JPEG - Paint, imagem com 16.7 milhões de cores com compactação.

    PNG - Paint, imagem vetorial.

    TIF - Paint, imagem de alta resolução e sem compactação.

    TXT é documento de texto do Bloco de Notas.
    DOC é documento de texto do Microsoft Word versão 2003 ou anterior.


    Gabarito: Letra D.
  • Questão mal formulada. Paint dá pra salvar em GIF também. O padrão seria PNG, mas não tinha essa opção...

    BMP - Windows Bitmap - Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de com-pressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.

    PNG - Portable Network Graphics - Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.

    GIF - Graphics Interchange Format - Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.

    RTF, acrônimo de Rich Text Format (literalmente, formato de texto enriquecido) com o intuito de facilitar o intercâmbio de documentos entre diversas plataformas, com base no processador de texto WordPad.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    As extensões identificam o arquivo de acordo com o seu conteúdo. Elas são usadas para que o sistema operacional possa acionar o aplicativo correspondente para edição.


    São formatos de imagem: bmp, gif, jpg, png, tif, entre outros.

    São formatos de texto: txt, rtf, doc, docx, odt, entre outros.


    RTF - WordPad, iniciais de Rich Text Format, texto com alguma formatação básica.

    BMP - Paint, bitmap, imagem com 16.7 milhões de cores sem compactação.

    GIF - Paint, imagem com 256 cores e possibilidade de ser animada com quadros consecutivos.

    JPG ou JPEG - Paint, imagem com 16.7 milhões de cores com compactação.

    PNG - Paint, imagem vetorial.

    TIF - Paint, imagem de alta resolução e sem compactação.

    TXT é documento de texto do Bloco de Notas.
    DOC é documento de texto do Microsoft Word versão 2003 ou anterior.


    Gabarito: Letra D.

  • Padrão do paint NÃO É bitmap, banca lixo. Seria PNG

  • O Wordpad possui como padrão preferencial para salvamento de arquivos o padrão RTF, e o Paint possui vários padrões de imagens, como JPG, BMP e PNG.

    Por eliminação, somente a alternativa d) pode ser marcada.

  • Principais Acessórios do Windows

    Bloco de Notas: é um editor de texto bem precário, pois utiliza apenas a extensão de arquivos TXT, que é de texto sem formatação alguma.

    Paint: é uma ferramenta de desenho do Windows, também bem simples, ele é compatível com os principais formatos de imagens do mercado, como o JPEG, BMP e PNG.

    Wordpad: editor de texto do Windows. Suporta o formato DOC (versões antigas do Word), TXT e o RTF (Rich Text Format).

    GAB - D

  • Principais Acessórios do Windows

    Bloco de Notasé um editor de texto bem precário, pois utiliza apenas a extensão de arquivos TXT, que é de texto sem formatação alguma.

    Paint: é uma ferramenta de desenho do Windows, também bem simples, ele é compatível com os principais formatos de imagens do mercado, como o JPEGBMP PNG.

    Wordpad: editor de texto do Windows. Suporta o formato DOC (versões antigas do Word), TXT e o RTF (Rich Text Format).

    GAB - D

  • Questão desatualizada. Atualmente a extensão padrão para o Paint é PNG, antes era BMP.

  • Pessoal presta atenção, antes de dizer que a banca é lixo ou a questão está desatualizada, faça a leitura corretamente. A banca é bem clara, ela quer saber a extensão padrão do paint no windows 7


ID
2940958
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No Windows 7, a ferramenta que é utilizada prioritariamente para unir os clusters objetivando a aceleração da leitura e gravação na unidade de disco é:

Alternativas
Comentários
  • O Desfragmentador de Disco consolida os fragmentos em um local na unidade de disco. Como resultado, o Windows acessa os arquivos com mais rapidez, e os novos arquivos têm menos chances de serem fragmentados.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2940961
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Após a instalação do Windows 7, são funcionalidades originais disponíveis na barra de formatação do Windows 7 as abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... a que a questão se refere. Acertei no chute

  • em um editor de texto por exemplo, não terá o desfazer, se o individuo não tenha digitado nada.


ID
2940964
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2010, o nome dado à grande área superior que contém todos os seus comandos organizados sob a forma de ferramentas de fácil acesso é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • Letra B.

    FAIXA DE OPÇÕES: é o local onde estão os principais comandos do Word, separados por oito guias: “Arquivo”, “Página Inicial”, “Inserir”, “Layout da Página”, “Referências”, “Correspondências”, “Revisão”, “Exibição”, “Desenvolvedor”, e “PDFsam Enhanced Creator”. Pressione ALT e, em seguida, navegue com a seta para a direita entre as guias. Para encontrar as opções dentro de cada guia, navegue com a tecla TAB. Cada uma representa uma área de atividade e, em cada uma delas, os comandos são reunidos por grupos. 

    Arquivo: Acessa a área de gerenciamento de arquivos chamada Backstage. Nessa guia, por exemplo, estão os comandos para criar, salvar e imprimir arquivos, além dos que permitem alterar as configurações do Word. Resumindo, tudo aquilo que se faz para um documento (abrir, salvar, salvar como, fechar, imprimir etc.).
    Página Inicial: Área de transferência, Fonte, Parágrafo, Estilo e Edição.

    Inserir: Páginas, Tabelas, Ilustrações, Links, Cabeçalho e Rodapé, Texto e Símbolos.

    Layout da Página: Temas, Configurar Página, Plano de Fundo da Página, Parágrafo e Organizar.

    Referências: Sumário, Notas de Rodapé, Citações e Bibliografia, Legendas e Índice.

    Correspondências: Criar, Iniciar Mala Direta, Gravar e Inserir Campos, Visualizar Resultados e Concluir.

    Revisão: Revisão de Texto, Idioma, Comentários, Controle, Alterações, Comparar, Proteger e OneNote.

    Exibição: Modo de Exibição de Documento, Mostrar, Zoom, Janela e Macros. 

  • B)

     

    Faixa de Opções é o local onde estão os principais comandos do Word, separados por oito guias: “Arquivo”, “Página Inicial”, “Inserir”, “Layout da Página”, “Referências”, “Correspondências”, “Revisão” e “Exibição”. Pressione ALT e, em seguida, navegue com a seta para a direita entre as guias.

    A FAIXA DE OPÇÕES

     

    www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/apostDV_word10_1-2.html 

  • A Faixa de Opções é formada por várias guias ou abas. A cada guia selecionada
    será exibida a listagem de atividades disponibilizadas (no caso da opção Arquivo)
    ou uma espécie de mesa com a exibição dos botões de ferramentas e acesso aos
    menus, conforme estudaremos nesse capítulo. Cada guia é dividida em grupos ou
    áreas, onde são disponibilizadas as funcionalidades relacionadas entre si.

  • Que questão covarde.

  • O Microsoft Office mudou da versão 2003 para a versão 2007.

    Na versão 2003 os comandos estavam distribuídos em menus. A partir da versão 2007, os comandos foram organizados nas guias, em grupos e ícones. Elas estão na Faixa de Opções.

    A versão 2010, assim como as mais recentes, mantém o padrão apresentado na versão 2007.


    Gabarito: Letra B.
  • word possui dezenas de ferramentas que precisam ficar em local de fácil acesso.

    Nada mais prático que uma caixa de opções com todas as ferramentas ou melhor uma faixa de opções

  • a gradação é a seguinte:

    FAIXA DE OPÇÕES --> contém GUIAS --> contém GRUPOS

  • a gradação é a seguinte:

    FAIXA DE OPÇÕES --> contém GUIAS --> contém GRUPOS

  • Cada guia contém seus grupos.

    As guias todas estão reunidas na faixa de opções.

    Acertei da primeira, mas errei hj. Segue..

  • Essa decoreba no Word que é tenso pra quem estuda!


ID
2940967
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2010, são efeitos de parágrafo os abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • letra E

  • NEGRITO > estilo da fonte ctrl n

  • LETRA E

    negrito pertence ao grupo FONTE.

    ENTÃO, O QUE PODE SER ENCONTRADO NO GRUPO PARÁGRAFO?

    PÁG. INICIAL > PARÁGRAFO >

    marcadores;

    numeração;

    lista de vários níveis;

    diminuir recuo;

    aumentar recuo;

    classificar;

    mostrar tudo;

    alinhar à esquerda;

    centralizar;

    alinhar à direita;

    justificar;

    espaçamento de linha e parágrafo;

    sombreamento; e

    bordas.

  • Negrito .

  • SE NA MINHA PROVA CAIR UMA QUESTÃO DESSA, SEREI FELIZ, BEM FELIZ.

  • @wandilson rodrigues da silva Mas aí todos serão felizes e de nada vai adiantar.

  • Que eu saiba o recurso chama-se ESPAÇAMENTO DE LINHA.

  • na minha prova nunca vem uma dessa

  • O Microsoft Word permite a formatação de textos com todos os recursos conhecidos.

    A formatação da fonte inclui Estilos (Negrito, Itálico e Sublinhado) e Efeitos (Tachado, Tachado Duplo, Sobrescrito, Subscrito, Versalete e Todas Maiúsculas).

    A formatação de parágrafo inclui Alinhamento (Esquerda, Centralizado, Direita e Justificado), Marcadores (símbolos), Numeração (números, letras e algarismos romanos), Recuos (distância do texto em relação à margem), Afastamento de linha (espaçamento de linhas, antes, depois, entre linhas), além de Bordas e Sombreamento.

    Negrito é uma formatação de fonte, e não está disponível para formatação do parágrafo.


    Gabarito: Letra E.
  • Guia: Página Inicial

    Grupo: Parágrafo

    Botões deste Grupo:

    *Marcadores

    *Numeração

    *Lista de Vários Níveis

    *Diminuir Recuo (Esquerda)

    *Aumentar Recuo (Direita)

    *Classificar

    *Mostrar Marcas de Parágrafo

    *Alinhar a Esquerda (Ctrl + Q)

    *Centralizar (Ctrl + E)

    *Alinhar a Direita (Ctrl + G)

    *Justificar (Ctrl + J)

    *Espaçamento de linha e parágrafo

    *Sombreamento

    *Bordas

  • NEGRITO é efeito de FONTE

    Gab. Letra E


ID
2940970
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No grupo estilos do Microsoft Word 2010, ao apontar o mouse para o efeito desejado, este é mostrado diretamente no texto, sem necessidade de aplicar o efeito, de modo que, ao retirar o mouse do efeito, o trecho de texto automaticamente retorna ao seu modo anterior. Este comando é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Errei! Nunca nem vi! rsrs

     

    Vamos inventar um mnemônico para NUNCA MAIS ERRAR:

     

    ESTILO? É com a GALERIA!

    Minha GALERIA é ESTILOSA e cheia de EFEITOS! hahaha!

     

    Gente do céu! Que mico! Vale tudo para acertar uma questão! hahaha! :DDDDD

     

     

  • Letra B.

    Grupo estilo: Está na guia Página Inicial: No Microsoft Office Word, os estilos são conjuntos reutilizáveis de opções de formatação que você pode aplicar ao texto. Por exemplo, suponha que você queira os títulos em seu documento para aparecem em negrito e em um determinado tamanho de cores e fontes. Embora você possa definir manualmente cada opção de formatação individualmente para cada cabeçalho, é muito mais fácil de usar um estilo que se aplica todas essas opções ao mesmo tempo. Você pode aplicar um estilo específico rapidamente e facilmente da galeria estilos na guia página inicial. Você também pode gerenciar o conteúdo da Galeria adicionando novos ou outros estilos populares e excluindo aqueles que não seja necessária.

     

    As outras opções:

    Pincel de formatação: Está na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência>>>O pincel de formatação permite-lhe copiar toda a formatação de um objeto e aplicá-la a outro objeto; pense nele como as ações copiar e colar para formatação.

    Referência Cruzada: Está na guia Inserir:  permite criar vínculos com outras partes do mesmo documento. Por exemplo, você pode usar uma referência cruzada para criar vínculo com um gráfico que aparece em algum lugar no documento. A referência cruzada aparece como um link que leva o leitor até o item referenciado.

    Efeito de texto: Está na na guia Página Inicial, no grupo Fonte: Há algumas opções quando você deseja adicionar profundidade visual ao seu documento. Você pode inserir WordArt, uma série de efeitos de texto predefinidos que distorcem o texto de maneiras interessantes. Ou você pode aplicar estilos de texto ao texto que você já inseriu, texto independente ou texto em uma caixa de texto.

    Painel de seleção: Está na guia página inicial, no grupo Edição: Este recurso é bastante interessante pois permite um gerenciamento melhor dos objetos inseridos em documentos. Em um documento podemos inserir, imagens, formas, entre objetos, com o painel de seleção você terá mais facilidade para manipular os objetos em seu documento.

     

    Bons estudos!

     

  • Seria semelhante aos TEMAS, da Aba Design, no office 365?

    Único que ao passar o mouse por cima aplica o efeito e ao retirar volta ao original que achei aqui.

  • Para responder a essa questão, você precisa ser certificado Microsoft. Porque o enunciado diz comando, galeria é comando? Não.

  • Enunciado da questão:

    No grupo Estilos, ao apontar o mouse para o efeito desejado, este é mostrado diretamente no texto, sem necessidade de aplicar o efeito... Este comando é conhecido como:

    A questão quer saber qual o comando que tem essa função; e ela já disse que o comando É DO GRUPO ESTILOS. Então se você marcar algo fora desse grupo, ta errado.

    pincel de formatação > eliminado porque:

    está no grupo Área de transferência; e

    não tem a função descrita no enunciado

    referência cruzada > eliminado, porque:

    está na guia Inserir; e

    não tem a função descrita no enunciado

    efeitos > eliminado, porque

    está no grupo Fonte;

    (embora tenha a mesma função)

    painel de seleção > eliminado, porque:

    está no grupo Editando; e

    não tem a função descrita no enunciado

    galeria > é o nome de cada comando do grupo Estilos. Galeria de Estilos.

    -- Me corrijam se estiver errada --

  • O Microsoft Word permite a formatação de textos com todos os recursos conhecidos.


    A formatação da fonte inclui Estilos (Negrito, Itálico e Sublinhado) e Efeitos (Tachado, Tachado Duplo, Sobrescrito, Subscrito, Versalete e Todas Maiúsculas).

    A formatação de parágrafo inclui Alinhamento (Esquerda, Centralizado, Direita e Justificado), Marcadores (símbolos), Numeração (números, letras e algarismos romanos), Recuos (distância do texto em relação à margem), Afastamento de linha (espaçamento de linhas, antes, depois, entre linhas), além de Bordas e Sombreamento.

    É possível combinar a formatação de fonte e parágrafos em uma única opção, os Estilos.

    O usuário pode escolher na Galeria de Estilos uma combinação pré-definida, que ainda poderá ser usada para a criação de um Sumário (índice do documento).


    Gabarito: Letra B.
  • nunca desista! sua aprovação vai chegar

  • Resposta do Professor

    "O Microsoft Word permite a formatação de textos com todos os recursos conhecidos.

    A formatação da fonte inclui Estilos (Negrito, Itálico e Sublinhado) e Efeitos (Tachado, Tachado Duplo, Sobrescrito, Subscrito, Versalete e Todas Maiúsculas).

    A formatação de parágrafo inclui Alinhamento (Esquerda, Centralizado, Direita e Justificado), Marcadores (símbolos), Numeração (números, letras e algarismos romanos), Recuos (distância do texto em relação à margem), Afastamento de linha (espaçamento de linhas, antes, depois, entre linhas), além de Bordas e Sombreamento.

    É possível combinar a formatação de fonte e parágrafos em uma única opção, os Estilos.

    O usuário pode escolher na Galeria de Estilos uma combinação pré-definida, que ainda poderá ser usada para a criação de um Sumário (índice do documento)."

    Gabarito: Letra B.


ID
2940973
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2010, o recurso que permite de forma automática ou normal a separação silábica de uma palavra ao invés de jogá-la por inteiro para a próxima linha quando a palavra não coube na linha anterior é:

Alternativas
Comentários
  • Hifenização consta na Guia Layout da Pagina, Grupo Configuração de Página, tem a função de fazer a separação silábica no fim da página.

  • essa não tinha como errar né.

  • Eu errei....que coisa não?

    Gab: B

  • LETRA B

    LAYOUT > CONFIGURAR PÁGINA > HIFENIZAÇÃO > nenhuma; automática; manual

  • Usa-se, principalmente, quando o modo Justificado está ativado.

  • O Microsoft Word permite a formatação de textos com todos os recursos conhecidos.


    A formatação da fonte inclui Estilos (Negrito, Itálico e Sublinhado) e Efeitos (Tachado, Tachado Duplo, Sobrescrito, Subscrito, Versalete e Todas Maiúsculas).

    A formatação de parágrafo inclui Alinhamento (Esquerda, Centralizado, Direita e Justificado), Marcadores (símbolos), Numeração (números, letras e algarismos romanos), Recuos (distância do texto em relação à margem), Afastamento de linha (espaçamento de linhas, antes, depois, entre linhas), além de bordas e sombreamento.

    A formatação da página do documento oferece Margens, Tamanho, Orientação, Colunas, Hifenização e Quebras.

    A Hifenização é a opção que quando está habilitada adiciona hífen nas palavras ao final das linhas, melhorando a distribuição visual das palavras na mesma linha.


    Gabarito: Letra B.
  • Guia: Layout

    Grupo: Configurar página

    Botão: Hifenização (Opções: Nenhum; Automático; Manual; Opções de Hifenização).

    *Quando um palavra fica s/ espaço o Word normalmente a move p/ próxima linha.

    *Quando ativa a hifenização = quebra a palavra.


ID
2940982
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Excel 2016, a opção “Atingir Meta” é encontrada no comando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -> B

  • Dados > previsão> TESTE DE HIPÓTESES > Atingir Metas.

  • GABARITO: B

    Qual a função da opção "Atingir Meta"?

    Se você conhece o resultado que deseja obter de uma fórmula, mas não tem certeza sobre o valor de entrada necessário para chegar a esse resultado, use o recurso Atingir Meta. Por exemplo, suponha que você precise pedir algum dinheiro emprestado. Você sabe quanto dinheiro quer, quanto tempo deseja usar para pagar o empréstimo e quanto pode pagar a cada mês. Você pode usar o recurso Atingir Meta para determinar qual taxa de juros você precisará garantir para atingir seu objetivo de empréstimo.

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/use-atingir-meta-para-encontrar-o-resultado-desejado-ajustando-um-valor-de-entrada-320cb99e-f4a4-417f-b1c3-4f369d6e66c7

  • Testes de hipóteses - muito úteis quando precisamos experimentar diferentes conjuntos de valores em uma ou mais fórmulas, para explorar todos os possíveis resultados.

    São testes de hipóteses do Excel:

    Gerenciador de Cenários - para criar grupos de valores diferentes e alternar entre eles;

    Atingir meta - com base em um valor desejado para uma célula, o Excel ajusta o valor de outras;

    Tabelas de dados - permite que você visualize os resultados de várias entradas ao mesmo tempo.

    Fonte: curso do Estratégia

  • Para não perder viagem!

    temos algumas opções recorrentes em provas disponíveis na opção dados:

    obtenção de dados externos, Classificar e filtrar, texto para colunas , preenchimento relâmpago (ctrl+e)

    Validação de dados, agrupar, desagrupar,remover duplicatas..

    Sucesso, Bons estudos, nãodesista!

  • O Excel 2016 é um editor de planilhas de cálculos que permite trabalhar com valores inseridos nas células da tabela.


    A fórmulas e funções podem produzir resultados a partir de valores presentes nas células, de forma 'estática'.

    O Excel oferece ferramentas de organização dos dados de forma dinâmica (Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico), além de ferramentas de previsão, como o "Atingir Meta".

    Esta opção permite calcular a partir dos valores existentes nas células, um novo valor estimado.
    A opção está no comando "Teste de Hipóteses" da guia Dados.






    Gabarito do professor: letra B.