SóProvas



Prova FADESP - 2010 - CREA-PA - Técnico em Tecnologia da Infomação e Comunicação - Web Designer


ID
1085839
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma máquina de processar o açaí tem forma cilíndrica, com 24 cm de diâmetro. Para limpar essa máquina, seu proprietário utiliza 7,2 litros de água, atingindo, assim, um terço de sua capacidade. A altura dessa máquina é, aproximadamente, igual a :

Alternativas
Comentários
  • D = 24 cm = 12 cm 

    V = 3* 7,2 L = 21,6 L = 21.600 cm³ 

    V = A * h

    21.600 cm³ = 3,14 * 12 ² * h 

    3,14 * 12 ² * h = 21.600 cm³ 

                        h = 21.600 cm³ / 452,16 cm² 

                        h =  47,77 cm 

    APROXIMADAMENTE 50 cm 

  • 7,2 ou 7200 ML= 1/3 do total ; 3/3 = 21,60 litros ou 21.600 ML

    *Usei o PI=3 já que a questão pede valor aproximado e não especifica o valor de PI

    Fórmula do Volume : 21.600 ML= 3 X 12² x H (Altura)

    21.600 = 432 H (Altura)

    H= 21.600/432

    H= 50 (Gabarito A)


ID
1085842
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um edifício com 42 metros de altura teve o seu projeto em uma escala na qual o desenho o prédio possuía 15 centímetros de altura. Ao lado do edifício haverá um poste que, no desenho, media 2,5 centímetros de altura. A altura real desse poste deve ser de :

Alternativas
Comentários
  • Pra falar a verdade, sou horrível em matemática.

    Acertei essa questão no chute, fazendo a regra de três, e deu certo! =)


  • 15/42=2,5/x

    x=105/15

    x=7m

    Letra C

  • 15/2,5 = 6

    Ou seja, se 2,5 é 1/6 de 15, quanto será 1/6 de 42?

    42/6 = 7

  • 42 m ------------ 15 cm 

    X ---------------- 2,5 cm 

    15 cm * X = 42 m * 2,5 cm 

                 X = 105 m* cm / 15 cm 

                 X = 7 m 

  • c-

    42m___15cm

    x______2.5cm

     

    105 = 15x

    x=7

  • Caso alguèm tenha ficado com dúvida. Segue o passo a passo:

    https://youtu.be/uQG0itqw_F4


ID
1085848
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em determinada seção, há 3 profissionais de nível superior, 5 de nível médio e 4 de nível fundamental. Deseja-se formar uma comissão de 3 profissionais, sendo um presidente, um secretário e um membro. Quantas comissões são possíveis de se formar?

Alternativas
Comentários
  • O problema não estupula quem da comissão, independente do grau de instrução, que ocuparão as funções de presidente, secretário e membro. com issso conclui-se que:

    temos um total de 12 pessoas = 3+5+4.

    para ocupar a função de presidente temos 12 possibilidades;

    para ocupar a função de secretário nos resta 11 possibilidades;

    e finalmente, para ocupar a função de membro temos 10 possibilidades de escolha

    total= 12*11*10= 1320, letra a


ID
1085851
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Não constitui modalidade de licitação:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D deve ser assinalada. Artigo 22, Lei 8666/93: "São modalidades de licitação: I - concorrência; II - tomada de preços; III - convite; IV - concurso; V - leilão".
  •  d) o menor preço. Não é modalidade de licitação mas TIPO DE LICITAÇÃO.

  • GABARITO ITEM D

     

    MENOR PREÇO ---> TIPO DE LICITAÇÃO

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que NÃO corresponde a uma modalidade de licitação. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    E o pregão, conforme lei 10.520/02:

    Art. 1º. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Art. 45, §1º, § 1º Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.   

    Dito isso, não constitui modalidade de licitação:

    D. o menor preço.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.


ID
1085854
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à contratação direta, sem licitação, considere:

I. Casos em que o legislador faculta ao administrador público a realização da licitação diante de certas situações descritas na lei, em razão da conveniência para o interesse público.

II. Surge nas situações em que a licitação não poderia ser efetuada, diante da inviabilidade da competição.

III. Ocorre quando a lei já escolheu de maneira expressa as situações que darão causa ao afastamento da licitação, circunstância que obriga o administrador a não realizar o certame licitatório.

A alternativa que corresponde corretamente às hipóteses de contratação direta e suas definições nos itens acima é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D - Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas: Rol é taxativo.

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • Não concordo com o gabarito, pois acho que a alternativa III encontra-se errada, isso porque, apesar da lei prever de maneira expressa os casos de dispensa de licitação, estes não vinculam o administrador a dispensá-la, neste caso o administrador age com discricionariedade, ou seja, pode realizá-la ou não de acordo com seu juízo de conveniência e oportunidade, diferentemente da inexibilidade, onde não há margem de escolha.

    Por favor, se meu entendimento estiver incorreto, corrijam-me. Obrigada

  • existem casos onde a licitação é dispensada e casos onde é apenas dispensável. como dispensada não existe discricionariedade.

    O administrador está impedido de licitar. Incide somente nas hipóteses das alíneas do inciso I do art. 17.

    da lei 8666/93

  • dispensada - não há margem de escolha para o administrador

    dispensável - há liberalidade para o administrador decidir se licita ou não

  • I. Casos em que o legislador faculta ao administrador público a realização da licitação diante de certas situações descritas na lei, em razão da conveniência para o interesse público. DISPENSAVEL

    II. Surge nas situações em que a licitação não poderia ser efetuada, diante da inviabilidade da competição.  INEXIGIBILIDADE

    III. Ocorre quando a lei já escolheu de maneira expressa as situações que darão causa ao afastamento da licitação, circunstância que obriga o administrador a não realizar o certame licitatório. DISPENSADA

  • licitação dispensada não seria um erro de nomenclatura?

    não seria licitação dispensável ou dispensa de licitação?

  • Gabarito letra d).

     

     

    Licitação Dispensada (Art. 17) -> Rol taxativo + Ato vinculado (não pode licitar) + relacionada com a alienação de bens.

     

    Licitação Dispensável (Art. 24) -> Rol taxativo + Ato discricionário (pode licitar ou não) + relacionada com a aquisição de bens e com contratações.

     

    Licitação Inexigível (Art. 25) -> Rol exemplificativo + Inviabilidade de competição (não é possível realizar a licitação, por conta de não haver uma competição) + relacionada com a aquisição de bens e com contratações.

     

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/05/05231959/Lei-8666-93-atualizada-e-esquematizada_nova1.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Dispensável = Administrador, a decisão para licitar é sua! Você tem a competência discricionária para escolher entre licitar ou não licitar, segundo critérios de conveniência e oportunidade.

    Dispensada: Você não pode licitar! é uma proibição legal.

    Inexigível: Não temos competição, pois há a inviabilidade desta. Acontece nos casos de fornecedor exclusivo, serviço de natureza singular e profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    Ex.: Eu, administração pública, quero contratar o cantor Roberto Carlos para cantar na formatura dos novos policiais rodoviários federais.

  • Dispensada - art. 17 I e II

    Dispensável ou Dispensa de Licitação (dito no dia a dia na adm. pública) art. 24 (34 possibilidades) Ex: compras de hortifrutigranjeiros; casos de emergência ou de calamidade pública;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Inicialmente, importante fazermos menção à nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros dois anos, teremos a aplicação do diploma legal nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar qualquer uma das duas, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis. Assim:

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência/inviabilidade de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Desta forma:

    D. CERTO. I – dispensa de licitação; II – inexigibilidade de licitação; III – licitação dispensada.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
1085857
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne ao procedimento da licitação em sua fase externa, assinale a alternativa que estabelece a ordem dos eventos do certame, consoante a Lei n.º 8.666/1993.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito->C

    A licitação é dividida em 02 (duas) fases, uma interna que acontece antes da publicação do edital e uma externa, após a publicação do edital.
    A fase interna compõe-se por procedimentos formais, tais como elaboração do edital, definição do tipo e modalidade de licitação (tudo executado por uma comissão de licitação).

    A fase externa inicia-se com a divulgação ao público da licitação, sucedida pelas subfases: habilitação/ apresentação de propostas e documentos, classificação e julgamento, homologação e adjudicação.


    Bons estudos a todos!

  • Fases da licitação (em regra):

    Edital -> Habilitação -> Classificação e Julgamento -> Homologação -> Adjudicação 


ID
1085860
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Se a Administração descobrir alguma ilegalidade em seus contratos, ela tem o poder-dever de declarar a :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Lei 8666/93. Art. 49. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

    § 1o A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

    § 2o A nulidade do procedimento licitatório induz à do contrato, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

  • Súmula 473 - STF

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Administração Pública. Vejamos:

    Revogação: é a invalidação do ato administrativo por razões de conveniência ou oportunidade da Administração. Podendo ser expressa ou tácita, quando a autoridade competente manifestar o seu intuito de desfazer um ato discricionário válido tratar-se-á de uma revogação expressa, e, por sua vez, será implícita quando a autoridade praticar ato incompatível com ato anterior. A revogação apenas será possível nos atos administrativos discricionários, uma vez que apenas neles há o mérito administrativo passível de aferição pela autoridade administrativa. Tanto a autoridade prolatora do ato quanto outra hierarquicamente superior poderá/terá competência para revogar o ato administrativo.

    Anulação: é a declaração de invalidade do ato administrativo produzido em desacordo com a norma legal. Tanto a Administração quanto o Poder Judiciário podem anular os atos administrativos ilegais, sejam eles vinculados ou discricionários. Inclusive, o Poder Judiciário pode adentrar no mérito administrativo para verificar a sua conformidade com as leis e os princípios que regem a Administração e o Direito Administrativo, não substituindo, no entanto, o mérito do administrador pelo mérito do julgador.

    “Art. 53, Lei 9.784/99. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.”

    A Administração Pública pode corrigir seus atos, revogando os inoportunos ou irregulares e anulando os ilegais, com respeito aos direitos adquiridos e indenizando os prejudicados, quando for o caso. (Súmula 346 do STF - A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos). (Súmula 473 do STF - A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.)

    Dito isso:

    B. CERTO. Nulidade dos mesmos.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
1085863
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à liberdade da Administração, os atos administrativos podem ser classificados em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "D"

    Quanto a margem de liberdade, os atos administrativos podem ser:

    1. VinculadosNão há margem de liberdade. O agente, então, apenas executa a vontade da lei;

    2. DiscricionáriosHá certa margem de liberdade resguardada pela lei ao agente público.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quanto aos destinatários, os atos administrativos podem ser:

    1. Gerais: São atos administrativos com destinatários indetermináveis. Em razão da indeterminação dos destinatários, a publicidade, neste caso, se faz por meio de publicação no Diário Oficial. Por exemplo, edital de concurso público.

    2. Coletivos: São atos administrativos destinados a um grupo específico de pessoas.

    3. Individuais: São atos administrativos voltados a um destinatário certo. Neste caso, a publicidade se faz por meio da comunicação do destinatário.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quando à estrutura, os atos administrativos podem ser:

    1. Abstratos: Também denominados Atos Normativos, possuem aplicação continuada, pois não se esgotam na primeira aplicação. A competência para expedir ato normativo/ abstrato é indelegável

    2. ConcretosEsgotam-se após a primeira aplicação.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quanto ao objeto, os atos administrativos podem ser:

    1. Ato de Império: é o ato administrativo praticado pela Administração em posição de superioridade (ou verticalidade). Isso ocorre quando o Estado atua na defesa do interesse público propriamente dito (interesse público primário), logo, não há ato de império frente ao ato que defende interesse patrimonial da administração (interesse público secundário);

    2. Ato de Gestão: é o ato administrativo praticado pela Administração em posição de igualdade (ou horizontalidade). Os atos, aqui, são regidos pelo Direito Privado. Note que, em verdade, o ato de gestão não é um ato administrativo, mas um ato da administração, uma vez que é regido pelo Direito Privado.

    3. Ato de Expediente: é o ato que dá andamento ao processo administrativo.


    Fonte: http://www.advogador.com/2013/02/classificacao-dos-atos-administrativos-resumo-para-concursos-publicos.html

  • VINCULADOS ---> SEM margem de escolha

    |--> Requisitos preenchidos --->  Administração obrigada a praticar o ato (nos termos da lei) 

     

    DISCRICIONÁRIOS ---> POSSUEM margem de escolha

    |--> Mérito administrativo ---> Juízo de conveniência/oportunidade (interesse público)

    |--> Liberdade ---> Valoração dos motivos / Escolha do objeto

  • Classificação dos atos administrativos:


    Quanto ao alcance:  Internos  & Externos
    Quanto a manifestação de vontade:  Simples, Complexo & Composto
    Quanto aos destinatários: Individual (Especial) & Geral (Regulamentador)
    Quanto a exequibilidade: Perfeito, Imperfeito, Pendente & Consumado
    Quanto ao objeto: De império, de gestão & de expediente
    Quanto ao conteúdo: Construtivo, Declaratório, Abdicativo, Alienativo,Extintivo, Punitivo & Modificativo
    Quanto à eficácia: Válido, Inválido, Inexistente e Nulo
    Quanto ao grau de liberdade para produzir: Vinculado & discricionário
    Quanto ao conteúdo// constituem a própria norma: autorização, licença, admissão, aprovação, homologação, parecer e visto.
    Quanto ao FORMA // introdutores de normas (decreto, alvará, resolução, aviso, portaria)


ID
1085866
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará – CREA/PA é um órgão da Administração Pública, assim considerado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - OS - integrante do 3º setor. Não faz parte da Administração Direta (União, Estados, DF e Municípios) ou Indireta (Autarquias, Fundações Públicas, Sociedade de Economia Mista ou Empresa Pública).

  • Eu respondi D.  Resposta errada.

  • Regimento Interno

    Art. 1° O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará – CREA/PA é entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao CONFEA.

  • Todos os Conselho de Fiscalização profissional (CREA, CRM, COREN, CRC,...) fazem parte da administração pública indireta, sob a forma de autarquia, exceto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Logo, a letra "A" é a resposta correta.

  • Questao confusa, autarquia é da administracao indireta, e orgao é da direta. Entao como a questao afirma que o Crea é orgao (direta )sendo que a resposta é autarquia (indireta). Se alguem puder esclarecer. 

  • Jairo a questão não afirma que é um órgão da adm Direta e sim Adm Pública...

    Letra A

    Adm Indireta - Autarquia

  • "Questão porca"

    Adm. Direta (órgão)

    Adm. Indireta (entidade) - CREA's (órgão é despersonalizado; o que não é o caso dos CREA's)


ID
1085869
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Não é pressuposto legal para a desapropriação:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "B" 

    Desapropriação é o ato pelo qual o Poder Público, mediante prévio procedimento e indenização justa, em razão de uma necessidade ou utilidade pública, ou ainda diante do interesse social, despoja alguém de sua propriedade e a toma para si.

    Os pressupostos que autorizam a desapropriação são: a necessidade pública, a utilidade pública e o interesse social; e se encontram previstos no artigo 5º, inciso XXIV da Constituição Federal. Também deve ser considerada como requisito a necessidade do pagamento de justa indenização, nos termos contidos em lei.

    Assim, a manutenção estética não é pressuposto que autoriza a desapropriação.

  • ATENÇÃO!


    Considerando que são FUNDAMENTOS e não pressupostos, a prova do Ministério Público/RR 2008 elaborada pelo Cespe considerou INCORRETA a afirmação:


    “De acordo com a CF, são pressupostos da desapropriação a necessidade pública, a utilidade pública e o interesse social” (ERRADO)

  • LETRA B

     

    SÃO PRESSUPOSTOS DA DESAPROPRIAÇÃO:

     

    A) A UTILIDADE PÚBLICA OU A NECESSIDADE PÚBLICA;

     

    B) O INTERESSE SOCIAL

     

     

    Direito Administrativo Descomplicado

     

     

                                                                                          #batendonaportadaexaustão

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de intervenção do Estado na propriedade de terceiros. Vejamos:

    Desapropriação: É a única forma de intervenção Estatal que retira do particular compulsoriamente a propriedade do seu bem móvel ou imóvel, em virtude de necessidade ou utilidade pública e por interesse social. Seu fundamento encontra-se no princípio da supremacia do interesse coletivo sobre o individual.

    Se é sabido que o Poder Público apresenta o direito de desapropriar, igualmente apresenta o dever de indenizar o dano oriundo do ato estatal. Harmonizando-se, assim, os interesses públicos e do particular. Tal indenização, em regra, deve ser justa, prévia e em dinheiro.

    Encontra-se amparada na própria Constituição Federal Brasileira de 1988:

    “Art. 5, XXIV – A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição.”

    Desta forma:

    B. ERRADO. A manutenção estética.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
1085872
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

São cláusulas pétreas existentes na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C é a correta. Artigo 60, § 4º/CF: "Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais".
  • Cláusulas Pétreas da Constituição de 1988

    São denominadas "cláusulas pétreas" pela doutrina jurídica especializada os dispositivos elencados no parágrafo 4º do artigo 60 da Carta Magna. Assim está disposto:

    " Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    ...§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais. "

    Obs.: parte da doutrina afirma que a Constituição brasileira é super rígida, pois, além de possuir um procedimento mais rigoroso e dificultoso de alteração, possui um conjunto de matérias (cláusulas pétreas) que não podem ser suprimidas. 

  • Cláusula Pétrea: Dispositivo constitucional que não pode ser alterado nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC). As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

    Fonte: Senado Federal

    GABA: C

  •  ==> A forma federativa de Estado;

     ==> O voto direto, secreto, universal e periódico;

     ==> A separação dos Poderes; e os direitos

     ==> Garantias individuais.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das cláusulas pétreas. Vejamos:

    Art. 60, CF. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

    Cláusulas Pétreas representam limitações materiais ao poder de reforma da Constituição de determinado Estado.

    Mnemônico: FOi VOcê que SEPARou os DIREITOS?

    FOi = FOrma Federativa

    VOcê = VOto Direto, Secreto, Universal e Periódico

    SEPARou = SEPARação dos Poderes

    DIREITOS = DIREITOS e Garantias Individuais

    Assim:

    A. ERRADO. A organização financeira e tributária; a forma federativa; e os direitos e garantias individuais.

    B. ERRADO. A separação dos poderes; as disposições da seguridade social; e o voto direto, secreto, universal e periódico.

    C. CERTO. Os direitos e garantias individuais; a separação dos poderes; e a forma federativa.

    D. ERRADO. A forma federativa; o processo legislativo ordinário; e o voto direto, secreto, universal e periódico.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • As cláusulas pétreas estão enunciadas no art. 60, §4º, da Constituição Federal de 1988. Vejamos: “Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I – a forma federativa de Estado; II – o voto direto, secreto, universal e periódico; III – a separação dos Poderes; IV – os direitos e garantias individuais”. Com base neste dispositivo, vamos assinalar a letra ‘c’ como nosso gabarito. 


ID
1085875
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O instituto que se aperfeiçoou, que reuniu todos os elementos necessários a sua formação, debaixo de lei anterior, é denominado.

Alternativas
Comentários
  • gab. B


    ato jurídico perfeito é aquele que sob o regime de determinada lei tornou-se apto para dar nascimento aos seus efeitos desde que seja feita a devida verificação de todos os requisitos que lhe são indispensáveis.

    O ato jurídico perfeito é negócio fundado na lei, portanto, não emana dela. Segundo a visão civilista, é um ato jurídico stricto sensu.

    fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8805&revista_caderno=2
  • Em continuidade ao exposto pela Concurseira Convocada.


    Direito Adquirido: É o direito que seu titular pode exercer, ou alguém por ele. Vantagem jurídica, líquida, lícita e concreta que alguém adquire de acordo com a lei vigente na ocasião e incorpora definitivamente, sem contestação, ao seu patrimônio.


    Coisa Julgada: Divide-se, para fins de conceituação, a coisa julgada em formal e material, representando, aquela, a impossibilidade de modificar-se a sentença, no mesmo processo em que ela foi proferida, em razão de os prazos recursais terem precluído, enquanto esta é a imutabilidade dos efeitos da sentença proferida no processo, devendo ser respeitada não apenas pelas partes, como também por todos os juízes.


    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8805&revista_caderno=2

  • Direito adquirido ---> direito já incorporado ao patrimônio do titular.

     

    Ato jurídico perfeito ---> ato jurídico que já atingiu seu fim, já produziu seus efeitos. Ato jurídico acabado, aperfeiçoado, consumado.

     

    Coisa julgada ---> sentença judicial transitada em julgado. Aquela sentença da qual não cabe mais recurso.

  • n entendi...

    eu sei a definição de cada alternativa, menos a E.

    Mas nao consegui entender a pergunta, qual deles dava na pergunta

  • DIEGO SANTOS NAO TEM LETRA ( E )

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) dispõe sobre ato jurídico perfeito.

    A- Incorreta. Nos termos do art. 6º, § 2º, da LINDB, "consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem".  

    B- Correta. É o que dispõe a LINDB (Decreto-Lei 4.657/42) dispõe em seu art. 6º: "A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. § 1º Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou".     

    C- Incorreta. Nos termos do art. 6º, § 3º, da LINDB, "Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso".  

    D- Incorreta. A Constituição estampa o princípio da anterioridade legal no âmbito penal ao dispor, em seu art. 5º, XXXIX, que "não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal". Na seara tributária, o princípio pode ser identificado no art. 150, III, da CRFB/88: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) III - cobrar tributos: a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado; b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • O instituto que se aperfeiçoou ...

    ato jurídico perfeito


ID
1085878
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à (ao) .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - SAP: saúde, assistência e previdência social.

    CF/88. Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

  • PAS ou SAP - Previdência, Assistência Social e Saúde

  • questão pra não zerar a prova kkk

  • A Questão mais clássica de TODOS OS TEMPOS. rsrsrs

  • ALTERNATIVA CERTA É "A"

    ESTA FOI DADA DE BANDEJA O FAMOSO PAS
  • Galera,seguinte:

    - Definição de Seguridade Social = Saúde,Previdência Social e Assistência Social.

  • famosa questão sopa no mel. Gabarito: letra E

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8212/91

    Art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.
  • GABARITO A

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V - eqüidade na forma de participação no custeio;

    VI - diversidade da base de financiamento;

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre a Seguridade Social, disposta na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Vejamos o diploma constitucional:

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Observe que a seguridade social se destina a assegurar os direitos relacionados à saúde, a previdência social e a assistência social. Tenha bem fixado esses três direitos. As bancas adoram injetar outros direitos, principalmente os citados no Art. 6º da CF para induzir o candidato ao erro. Quais são os direitos do Art. 6º? Vejamos:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Perceba que, com extrema frequência, o examinador irá retirar um dos direitos sociais do Art. 6º e o introduzirá como um dos relacionados à seguridade social. Não caia nessa!

    MACETE >>> P - A - S

    P revidência

    Assistência social

    S aúde

    Com essa contextualização, vejamos as alternativas:

    A) Assertiva correta, devendo ser assinalada pelo candidato, conforme o Art. 194;

    B) Assertiva errada, trabalho e seguro social não são direitos relacionados à seguridade social.

    C) Assertiva errada, o trabalho não é um direito relacionado à seguridade social;

    D) Assertiva errada, propriedade e trabalho não são direitos relacionados à seguridade social.

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: A

  • Gab. A.

    A Seguridade social é gênero que comporta 3 espécies:

    SAÚDE: direito de TODOS e dever do estado.

    PREVIDÊNCIA SOCIAL: direito do TRABALHADOR e exige contribuição.

    ASSISTÊNCIA SOCIAL: prestada a quem dela NECESSITAR e NÃO exige contribuição.


ID
1085881
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)

O exercício, no País, da profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo, observadas as condições de capacidade e demais exigências legais, não é assegurado .

Alternativas

ID
1085884
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Quanto à Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia a que se refere o art. 4.º da Lei n.º 6.946, de 7 de dezembro de 1977, assinale a alternativa certa:

Alternativas
Comentários
  • § 2º - O Regimento da Mútua será submetido à aprovação do Ministro do Trabalho, pelo CONFEA.

  • a) A Mútua é vinculada diretamente ao CONFEA;

    b) Correta;

    c) ...a Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva composta de 5 membros, sendo 3 indicados pelo CONFEA e 2 pelos CREAS;

    d)  O patrimônio da Mútua será aplicado em títulos dos Governos Federal e Estaduais ou por eles garantidos, Carteiras de Poupança, garantidas pelo Banco Nacional da Habitação (BNH), Obrigações do Tesouro Nacional, imóveis e outras aplicações facultadas por lei, para órgãos da mesma natureza.


ID
1085887
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará – CREA/PA, consoante seu Regimento Interno, exerce as seguintes ações:

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno

    Art. 2°, inciso V - administrativa, visando:

    b) coordenar, supervisionar e controlar suas atividades nos termos da legislação federal, das resoluções, das decisões normativas e das decisões plenárias baixadas pelo CONFEA.


ID
1085890
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

O Decreto n.º 5.296/2004, ao regulamentar a Lei n.º 10.098/2000, estabelece definições ao conceito de Ajuda Técnica à pessoa portadora de deficiência. Neste conceito,

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

    ART. 61. Para os fins deste decreto, considera-se ajudas técnicas os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

    Parágrafo segundo. Para os fins deste Decreto, os cães-guia e os cães-guia de acompanhamento são considerados ajudas técnicas.

  • LETRA C

     

    DECRETO 5296

     

    Complementando a letra D

     

    Art. 8 V - ajuda técnica: os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida;

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

  • De acordo com a lei 13.146/15

    C) TECNOLOGIA ASSISTIVA OU AJUDA TÉCNICA: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, VISANDO à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

  • Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    III - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

  • O Decreto n.º 5.296/2004, ao regulamentar a Lei n.º 10.098/2000, estabelece definições ao conceito de Ajuda Técnica à pessoa portadora de deficiência. Neste conceito, incluem-se os produtos, instrumentos e equipamentos adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade do portador de deficiência.


ID
1085893
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

O Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8078/90) dispõe sobre os direitos básicos do consumidor e seus mecanismos de tutela. Acerca dos direitos nele expostos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Artigo 6º do CDC fala sobre os direitos básicos do consumidor.

  • A - Artigo 7º, do CDC;

    B - Artigo 61, do CDC;

    C - Artigo 51, do CDC;

    D - Artigo 6º, VI, do CDC.


ID
1085899
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os arquivos criados com a tecnologia Flash possuem a extensão .

Alternativas
Comentários
  • item b) .swf

     

    .swf - Shockwave Flash. Formato muito utilizado e facilmente encontrado na Web. Permite sites ricos em animação e som, gerando pequenas aplicações interativas. Para poder vê-los, é preciso ter instalado o plugin da Macromedia.


ID
1085902
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Todo documento XML deve ter exatamente um _________ que contém todos os outros elementos.

A expressão que completa corretamente a sentença acima é.

Alternativas

ID
1085905
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para executar filmes Flash, é necessário instalar no navegador Web o .

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Os filmes em Flash necessitam do plugin Flash Player para serem executados no navegador de Internet.

  • Os filmes em Flash necessitam do plugin Flash Player para serem executados no navegador de Internet.

  • Antigaço...

  • O Adobe Flash Player é um plugin que permite aos navegadores, mostrar conteúdo Flash em páginas web. O Flash é usado frequentemente para animações, vídeos e jogos. 

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O Adobe Flash Player é um plugin que permite aos navegadores, mostrar conteúdo Flash em páginas web. O Flash é usado frequentemente para animações, vídeos e jogos.

    Gabarito: Letra D 


ID
1085911
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As especificações de gráfico para a web informam que as ilustrações, letras, imagens com cor plana, ficam melhores se salvas no formato.

Alternativas
Comentários
  • Graphics Interchange Format ou GIF ( /dʒɪf/ JIF ou /ɡɪf/ GHIF, em português: formato para intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem de bitmap

    Uso

    1.     Os GIFs são adequados para arte de linhas com arestas vivas (como logotipos) com um número limitado de cores. Isso aproveita a compactação sem perdas do formato, que favorece áreas planas de cores uniformes com bordas bem definidas.

    2.     GIFs podem ser usados para armazenar dados de sprites de poucas cores para jogos.

    3.     Os GIFs podem ser usados para pequenas animações e clipes de vídeo de baixa resolução.


ID
1085914
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O IIS e o PWS permitem fazer upload e download de arquivos através do seu servidor .

Alternativas
Comentários
  • DNS: possibilita a transferência de arquivos entre dois computadores através da internet.

  • LETRA D

     FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet

  • Não falta nada nesta questão?


ID
1085917
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os arrays associativos predefinidos pelo PHP que mantêm variáveis adquiridas da entrada do usuário, do ambiente ou do servidor Web, e são acessíveis em qualquer escopo de variável são os :

Alternativas

ID
1085920
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O arquivo que contém todas as informações que o Servidor HTTP Apache necessita para ser executado corretamente e servir os documentos Web é o :

Alternativas
Comentários
  • D) httpd.conf

  • Gabarito D

    O arquivo httpd.conf é o arquivo principal de configuração do Apache, se encontra dentro do diretório Conf, no diretório de instalação do Apache. 

    Em primeiro lugar, há que destacar que o arquivo está dividido em três seções, que são: 

     Parâmetros globais 

     Diretivas de Funcionamento 

     Host Virtuais 

    No arquivo se encontram todos os parâmetros de funcionamento do Apache. Alguns parâmetros são gerais para a instalação e funcionamento do Apache. Muitos dos outros parâmetros se podem configurar independentes para um conjunto de diretórios e/ou arquivos. Nestes casos, os parâmetros se encontram localizados dentro de seções onde se indica o âmbito de aplicação do parâmetro. 

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1085923
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um exemplo de linha de comando escrita em JavaScript para a criação de um objeto array é

Alternativas
Comentários
  • These two different statements both create a new empty array named points:

    var points = new Array();         
    var points = [];    

    var points = new Array(40, 100, 1, 5, 25, 10); 
    var points = [40, 100, 1, 5, 25, 10];         

     

    FONTE: http://www.w3schools.com/js/js_arrays.asp             

  • e-

    Arrays sao listas de elementios; cada elemnto tem 1 indice. o index dos arrays inicia com 0. Porque javascript [é weakly typed, arrays podem ter qualquer tipo de dado. ha 2 modos de declarar uum array:

    1- construtor Array()

    2- literais de array - []

    ex.: < script type="text/javascript">

    //declara um array vazio

    var array1 = new Array();

    //declara um array com elementos

    var array2 = new Array ("damnd", 666);

    //declara um Array () com 8 elementos sem inicializá-los; todos sao undefined

    var array3 = new Array(8);

    < /script>


ID
1085926
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Um sistema gerenciador de conteúdo (CMS) como o Joomla! precisa que o provedor de hospedagem dê suporte para o conteúdo dinâmico na forma de hospedagem MySQL e :

Alternativas
Comentários
  • Joomla!(pronuncia-sedjumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System-CMS). É desenvolvido emPHP e pode ser executado no servidor WebApache ouIIS e base de dadosMySQL.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Joomla 


ID
1085929
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para os web designers, a parte mais importante de uma apresentação de um site CMS está no visual das(os) ;

Alternativas
Comentários
  • a-

    O CMS permite autonomia sobre o conteúdo sem necessidade de webmaster, pois cada 1 gere o próprio conteúdo. A aparência é através de templates que podem ser substituídos. A função principal do CMS é gerenciar o conteúdo de um site de forma rápida e segura, por qualquer maquina na internet.


ID
1085932
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Representam recomendações para acessibilidade de conteúdo Web 1.0, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Decreto Nº 5296 - "Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis."


ID
1085938
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O efeito utilizado no Corel Draw que tem como finalidade criar os passos da metamorfose entre dois objetos, podendo ser utilizado também para criar um efeito de gradação se o objeto inicial tem uma cor e o objeto final tem outra cor é o:

Alternativas

ID
1085941
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

São equações matemáticas usadas pelo Flash para definir tamanho, forma gráfica e cor:

Alternativas
Comentários
  • O ilustrador trabalha com imagens vetoriais, ou seja, imagens em vetor, que são formas que têm informações de cor, dimensões, linhas e curvas armazenadas em equações.

  • Gabarito : B

    Vetores.


ID
1085944
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Tipo de vulnerabilidade de segurança em aplicações web que permite ao atacante inserir códigos maliciosos numa página web para que sejam executados no momento que tais páginas forem acessadas:

Alternativas
Comentários
  • Cross-site scripting (XSS) é um tipo de vulnerabilidade do sistema de segurança de um computador, encontrado normalmente em aplicações web que activam ataques maliciosos ao injectarem client-side scriptdentro das páginas web vistas por outros usuários.

  • XSS - é um tipo de vulnerabilidade encontrado em aplicações web que ativa ataques maliciosos por meio da injeção de scripts nas páginas web vistas por outros usuários.

  • Complementando ...

     

    Os ataques de XSS visam o código (também chamado de script) de uma página da web que é executado no navegador do usuário, ao invés de no servidor. Quando você sofre um ataque, ocorre uma tentativa de inserir scripts maliciosos em seu navegador. Esses scripts tentarão danificar seu computador. Praticamente não há limites para a variedade de ataques de XSS. Contudo, a maioria tem como objetivo coletar dados pessoais, redirecionar as vítimas para sites controlados pelo hacker ou fazer com que seu PC execute operações comandadas pelo atacante.

     

    Fonte: https://www.avast.com/pt-br/c-xss

     

    Gabarito: D

  • Gabarito D

    Cross-site Scripting (XSS) é um tipo de ataque de injeção de código malicioso em aplicações web, classificado entre as principais vulnerabilidades no . Por exemplo, um atacante aproveita uma dada vulnerabilidade em um website considerado confiável pelos seus visitantes para instalar um script que irá executar ações maliciosas como copiar cookies, tokens ou roubar dados de acesso registrados no navegador web do usuário.

    Em geral, o ataque acontece em função de falha na validação dos dados de entrada do usuário e a resposta do servidor Web. Dificilmente um usuário será capaz de identificar a falha na comunicação entre a entrada de dados no navegador e a resposta do servidor de destino.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1085947
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A especificação aberta de criptografia e segurança criada para proteger transações envolvendo cartões de crédito pela Internet é o :

Alternativas
Comentários
  • O protocolo SET, abreviatura de Secure Electronic Transaction, é uma especificação de um sistema baseado em técnicas criptográficas que permite a execução de transacções comerciais seguras na Internet, em particular pagamentos com cartão de crédito. O SET veio resolver alguns problemas na área do comércio electrónico ao garantir diversos mecanismos de segurança, não dependendo dos mecanismos já existentes nas redes de comunicação utilizadas. Nomeadamente, o SET garante a confidencialidade dos dados trocados entre as entidades envolvidas (de modo a que o comprador compre apenas o que se propõe comprar), assegurando a privacidade em relação aos seus dados pessoais e que os dados utilizados na compra não sejam utilizados noutros pagamentos em seu nome. Por outro lado, o vendedor quer ter a certeza que vai receber o montante estabelecido na venda. Entre os mecanismos de segurança implementados no SET, podem-se destacar:.
    - Autenticação dos intervenientes na transacção garante que somente quem se encontra devidamente registado e identificado pode realizar uma transacção utilizando o SET;.
    - A utilização de criptografia nas mensagens trocadas protege as informações confidenciais, tais como a informação bancária do cliente;.
    - A utilização de assinaturas digitais evita a alteração das mensagens trocadas entres as entidades, garantindo-se a integridade, autenticação e não-repúdio dos dados do pagamento;.
    - A utilização de envelopes digitais (combinação de cifragem simétrica/assimétrica) garante que somente a entidade destinatária é capaz de aceder às mensagens que lhe são enviadas.

     

    FONTE: https://www.wikiwand.com/pt/Secure_Electronic_Transaction

  • Gabarito B

    SET (Secure Electronic Transaction) é um protocolo de segurança das transações eletrônicas criado por Visa e MasterCard, e que se apoia no standard 

    O SET baseia-se na utilização de uma assinatura eletrônica a nível do comprador e uma transação que põe em jogo não somente o comprador e o vendedor, mas também os seus respectivos bancos.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1085950
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

A visualização de uma página que está sendo editada no Dreamweaver CS4, num navegador web, pode ser realizada pressionando a tecla .

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    O software Dreamweaver, do pacote Macromedia, que foi adquirido pela Adobe, possuía atalhos próprios, diferente de outros programas populares, mas semelhante entre eles (Flash+Fireworks+Dreamweaver), como a tecla F12 para visualizar no navegador.

  • Gabarito : C

    F12


ID
1085953
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O tipo de estrutura de navegação que possui como desvantagem um maior cuidado no projeto e manutenção do site é o :

Alternativas

ID
1085956
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A tecnologia Java Server Pages (JSP) possuidora de um componente que encapsula funcionalidade em tags predefinidas passíveis de ser incorporadas pelos programadores aos programas em JSP chama-se;

Alternativas

ID
1085959
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A tecnologia que fornece ao programador web o acesso aos elementos de um documento e permite que o conteúdo de uma página web seja modificado dinamicamente por meio do JavaScript baseado em eventos é a:

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Objeto de Documento (do inglês Document Object Model - DOM) é uma convenção multiplataforma e independente de linguagem para representação e interação com objetos em documentos HTML, XHTML e XML.[1] [2] [3] Os nós de cada documento são organizados em uma estrutura de árvore, chamada de árvore DOM. Os objetos na árvore DOM podem ser endereçados e manipulados pelo uso de métodos sobre os objetos. A interface pública de um DOM é especificada em sua interface de programação de aplicações (API).

     

    FONTE: https://www.wikiwand.com/pt/Modelo_de_Objeto_de_Documentos


ID
1085965
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os objetos do servidor que utilizam o Simple Object Access Protocol (SOAP) para aceitar solicitações e retornar resultados são os.

Alternativas
Comentários
  • Web Services.

    São fundamentada na linguagem XML - eXtensible Marku p Language, utilizada para representação dos dados e como base para outros padrões.

  • Gabarito C

    Web Service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1085968
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As imagens no padrão _____ conhecidas como “True Color” utilizam 8 bits para o vermelho, 8 bits para o verde e 8 bits para o azul.

O padrão que completa corretamente a sentença acima é o:

Alternativas
Comentários
  • d-

    em css, o rgb pode ser usado para determinar qualquer cor, ate mesmo fora da especificação html.

    e.g.:

    p {

    background-color: rgb(122,12,233);

    color: chartreuse;

    }

    exemplo

     

    Usando modificador alpha permite determinar opacidade:

    rgba(10,88,221,0.9);

  • RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático.