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Prova FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Fisioterapeuta


ID
3742177
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
    Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
    Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
    Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.
(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos
(org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura
Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

O autor centra sua argumentação nos seguintes eixos temáticos, entre os quais estabelece relação:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    IDENTIDADE E CULTURA: Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação

    ➥ DIVERSIDADE: Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3742183
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
    Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
    Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
    Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.
(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos
(org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura
Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Uma frase condizente com o ponto de vista expresso no texto é:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ✓ Segundo o texto, no último parágrafo: Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

    ➥ Ou seja, diversidade inclui o relacionamento com o que existe "lá fora" (=com o mundo exterior).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer compreensão e interpretação textual (a partir dos dados descritos no texto, o leitor absorve as ideias contidas nele).

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – As influências culturais não garantem a homogeneização dos aspectos identitários porque, segundo as ideias do 4º parágrafo a identidade de cada um é moldada pelas influências culturais de cada povo. Por isso, não se pode dizer que é homogênea.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Os gregos, há três mil anos, não solucionavam os problemas da sociedade, tanto que eles persistem até hoje.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A comunicação decorre do fato de que as influências culturais moldam a identidade de cada um.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A igualdade é o oposto da diversidade por pressupor algo que possa afetar o ser humano de alguma forma – positiva ou negativamente.

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – A noção de diversidade inclui o relacionamento do indivíduo com o mundo exterior por saber que existem seres com influências culturais diferentes.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • ALTERNATIVA (A) INCORRETA – As influências culturais não garantem a homogeneização dos aspectos identitários porque, segundo as ideias do 4º parágrafo a identidade de cada um é moldada pelas influências culturais de cada povo. Por isso, não se pode dizer que é homogênea.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Os gregos, há três mil anos, não solucionavam os problemas da sociedade, tanto que eles persistem até hoje.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A comunicação decorre do fato de que as influências culturais moldam a identidade de cada um.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A igualdade é o oposto da diversidade por pressupor algo que possa afetar o ser humano de alguma forma – positiva ou negativamente.

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – A noção de diversidade inclui o relacionamento do indivíduo com o mundo exterior por saber que existem seres com influências culturais diferentes.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • Fiquei com bastante dúvida em relação a C e E, acabei errando depois de ler a frase: "A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação."

    C. A comunicação decorre do fato de que as influências sociais forjam a identidade.

    Com relação à E compreendo que a frase "Descobri, então, que diversidade (...) Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim" justifica ser a certa, mas enfim. Próxima...


ID
3756364
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

No texto, a frase Parem o mundo, que eu quero descer! está relacionada a

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: C

    ✓ Segundo o texto:  Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!” Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.

    ➥ Ou seja, o trecho em negrito apresenta uma relação de confusão (=um sentimento de confusão que parece pertencer aos dias atuais, mas que acompanha as relações humanas desde tempos remotos).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: A

    um sentimento de confusão que parece pertencer aos dias atuais,

    "Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo."

    mas que acompanha as relações humanas desde tempos remotos.

    "...continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás."

  • Gabarito: A

    Paráfrase "

     "... essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo".

    ======>Um sentimento de confusão que parece pertencer aos dias atuais, mas que acompanha as relações humanas desde tempos remotos.

  • para min é um exagero falar em tempos Remotos comparando com ultimas décadas.


ID
3756370
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Um dizer que se relaciona, tematicamente, com o conteúdo expresso no 4º parágrafo é:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: C

    De acordo com o 4º parágrafo do texto: Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.

    ➥ Ou seja, um dizer que se relaciona com a ideia passada é de que: O peixe só descobre que vive na água quando esbarra na margem.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GAB: C

    Essa FCC esta OSSO!

  • Tiago da Silva bota osso nisso! Tenho dificuldade em responder interpretação dessa banca.

  • Essa prova foi punk na parte de interpretação, hein! FCC e FGV só na base do LSD!

  • caraca........... estava acertando mtas questões de texto.... até chegar na FCC

    GABARITO LETRA: C

  • Gabarito C:

    O peixe só descobre que vive na água quando esbarra na margem.

    Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.

    No meu entendimento, significa dizer que só percebemos que somos moldados socialmente a partir do momento em que nos distanciamos da nossa própria cultura. Por exemplo, ir morar em outro estado, país. A tendência é sermos semelhantes com quem convivemos, mas como "todos" são "parecidos" no jeito de pensar, agir e falar não nos damos conta disso.

  • "Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade". 

    É uma paráfrase do assertiva => O peixe só descobre que vive na água quando esbarra na margem.

    Questão top.

    GABARITO C.

  • é muita droga

  • A frase do texto que foi ironizada pelo francês transmite soberba, então devemos procurar nas alternativas alguma que case com essa ideia.

    A) Não é o que possuímos, mas o que gozamos, que constitui nossa abundância.

    Em outras palavras: Não são as coisas que temos que nos definem e sim o que fazemos dessas coisas. Essa frase está mais ligada à humildade. Não é o gabarito.

    B) A hora mais escura do dia é a que vem logo antes de o sol nascer.

    Em outras palavras: muito antes de as coisas melhorarem (o sol nascer) vão ficar piores (hora mais escura do dia)

    C) O peixe só descobre que vive na água quando esbarra na margem.

    Em outras palavras: o peixe se acha muito esperto, inteligente, o máximo e único, mas quando esbarra na margem descobre que não é o centro das atenções.

    GABARITO

    D) O mesmo sol que derrete a manteiga endurece o barro.

    Em outras palavras: as adversidades podem endurecer uma pessoa ou amolecer seu coração.

    E) Águas passadas não movem moinho.

    Em outras palavras: o que passou, passou.

    Qualquer coisa me chamem no pv!

  • Está explicada a lissergia da questão: essa só o irmão do prefeito acertou.

  • Aí fumou a erva do capeta, só pode kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3756373
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

A frase do sociólogo Alain Touraine (5º parágrafo) é considerada irônica porque

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: C

    Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!” [...].

    ➥ A ironia consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com tom de deboche, normalmente. A ideia para pelo sociólogo Alain Touraine é de que os franceses se consideram seres superiores,  julga que é um modelo a ser seguido pelos representantes de outras nacionalidades.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Ele limita a interpretação às autoridades quando diz "representantes de outras nacionalidades", fazendo uma introdução de algo não mencionado no texto, e isto está certo? Alguém pode me esclarecer?

  • "representantes de outras nacionalidades"??? uma forçada é uma forçada, ne? pqp...

  • GABARITO C

    “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”

    C. Subverte o sentido de igualdade para sugerir que o francês se julga um modelo a ser seguido pelos representantes de outras nacionalidades.

  • GABARITO: C


ID
3756376
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

O termo então em Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário (6º parágrafo) expressa, no contexto, as noções de

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

     Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário (6º parágrafo) 

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa conclusiva. O teor semântico é de conclusão ao que foi apresentado anteriormente, também denota valor temporal (=equivale a "por fim", "nesse momento").

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GAB:E

    Então possui função conclusiva, poderia ter sido substituído por: Portanto, Logo, Destarte, Assim, etc..

    Descobri, portanto, que diversidade era exatamente o contrário

    Logo, descobri que diversidade era exatamente o contrário

    Assim, descobri que diversidade era exatamente o contrário

  • Sempre ajuda:

    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário.

    Descobri, Neste momento , que diversidade era exatamente o contrário 

  • Nesse acho acho mais fácil identificar que o 'então' está posposto ao verbo e isolado por vírgulas, logo a ideia é de conclusão. Não tem erro.

    Bons estudos! (:

  • Alguém poderia me ajudar a verificar uma regra que me auxilia na resolução da questão? Eu pensei que se tratasse de oração subordinada substantiva objetiva direta. Para indicar tempo e conclusão não seria as orações adverbiais e coordenadas sindéticas conclusivas?


ID
3756379
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

No contexto da argumentação desenvolvida pelo autor, o termo negativamente, ao final do texto, sugere que 

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: D

    ✓ Conforme o último parágrafo: Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

    ➥ O advérbio em destaque, traz uma ideia de que as relações diversificadas podem afetar de modo negativo as pessoas, explica muitos dos conflitos que perturbam os indivíduos.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Acertei a questão, mas tive que analisar muito bem para não confundir,

    questão exige muita atenção do concurseiro, gostei!!!

  • Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

    Matei essa questão apenas por observar esse trecho: Se nao são iguais a mim então so podem ser seres diversos (diferentes.

  • Me desculpem, essas questões de interpretação de texto da FCC são subjetivas demais.

  • Deu pra responder, mas bem forçando a barra! Achei essas interpretações, pelo menos nessa prova, bem subjetivas...menos pior que não é um texto difícil!


ID
3756382
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Considere os seguintes trechos:

Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. (2º parágrafo) “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!” (5º parágrafo)

Nos contextos em que são empregados, os termos Talvez e Qualquer atribuem aos elementos a que se vinculam, respectivamente, sentidos de

Alternativas
Comentários
  • re·la·ti·vi·za·ção

    (relativizar + -ção)

    substantivo feminino

    .Ato ou efeito de relativizar.

    Palavras relacionadas: , .

    re·la·ti·vi·zar - 

    (relativo + -izar)

    verbo transitivo

    Considerar (algo) sob um ponto de vista relativo e não absoluto.

    Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

  • Não entendi essa questão.

    Acho que não tem gabarito.

    Desde quando o "talvez" dá ideia de relativizar?

  • É só notar uma espécie de sinônimo, quando for usado Qualquer francês é o mesmo que dizer Todo francês.

    Toda cidade=Qualquer cidade

    Todo a cidade=A cidade completa

    É só tentar fazer a substituição e ver o sentido, se é de generalização ou não, nesse caso ele generaliza, pois esse "Qualquer" pode ser substituído por "Tudo"

  • Hesitar = Dúvida, incerteza.

    relativizar = que não é absoluto.

    Ceticismo = descrença dúvida

  • Coloquem GABARITO! Comentários sem eles sao inúteis pros nao assinantes!

    GAB A

  • Primeiro tem que ter aulas de raciocínio lógico pra depois conseguir resolver questões de interpretação dessa banca.

  • Gabarito: A

    Relativização no sentido de não admitir como absoluto, mesmo sentido na palavra talvez.

  • talvez seja muito relativo

  • Na dúvida use outras áreas de conhecimento.
  • O ''talvez'' lendo bem com calma não dá uma ideia de dúvida... não sei se ''relativizar'' seria mais correto, porém não há dúvida de que ''qualquer'' é generalizando!


ID
3756385
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Uma interpretação adequada de um trecho do texto está em:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: B

    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

    ➥ O trecho em azul demonstra que nem todos são iguais a ele, que há uma diversidade, uma diversificação.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3756388
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Um segmento textual está corretamente substituído em:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: A

    A) para definir igualdade / com o intuito de definir igualdade (5º parágrafo) → CORRETO. Temos, primeiramente, uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo, a expressão "com o intuito de" mantém esse valor de finalidade, fim, objetivo.

    B) tive de lembrar / fui obrigado à lembrar (3º parágrafo) → INCORRETO. Não há crase antes de verbo.

    C) Qualquer francês lhe dirá / Qualquer francês dirá à você (5º parágrafo) → INCORRETO. O pronome "você" não é acompanhando de artigo definido "a", não deve haver crase, antes do pronome, temos somente a preposição "a" que vem regida pelo verbo "dirá" (=a você).

    D) “Parem o mundo, que eu quero descer!” / “Parem o mundo, porquê eu quero descer!” (1º parágrafo) → INCORRETO. O correto é "porque" (=conjunção coordenativa explicativa, ela equivale a "pois"). Se puder ser trocado por: Razão pela qual, motivo pelo qual, por que motivo, pelas quais= POR QUE;

    Se puder ser trocado por: Pois, já que, visto que= PORQUE;

    POR QUÊ= Sempre usando antes de pontuação - ?/!/.

    PORQUÊ= Substantivo, na maioria das vezes veem precedido de artigo (= o porquê= o motivo).

    E) Acredito que o leitor / Creio de que o leitor (1º parágrafo) → INCORRETO. Creio algo e não "de" algo (=creio que o leitor).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GAB A

    A)para definir igualdade / com o intuito de definir igualdade (5º parágrafo)

    B

    tive de lembrar / fui obrigado à lembrar (3º parágrafo)

    - crase não pode antes de VERBO 

    C

    Qualquer francês lhe dirá / Qualquer francês dirá à você (5º parágrafo)

    - CRASE nçao pode ANTES de pronome caso RETO

    D

    “Parem o mundo, que eu quero descer!” / “Parem o mundo, porquê eu quero descer!” (1º parágrafo)

    o Correto é : POR QUE = pois , visto que , já que , o uma vez que

    E

    Acredito que o leitor / Creio de que o leitor (1º parágrafo)

    crer - VTD sem preposição

    POR QUÊ = SEMPRE ANTES DE !?

    PORQUÊ = O MOTIVO

  • GAB A

    Voltem sempre ao texto!

    assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine...

    assisti a um programa de debates da TV em que, com o intuito de definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine...

  • B) tive de lembrar / fui obrigado à lembrar (3º parágrafo)

    não Usamos crase diante de verbo.

    C) Qualquer francês lhe dirá / Qualquer francês dirá à você (5º parágrafo)

    não Usamos crase diante de maioria dos pronomes (tem exceções) ,mas essa não é uma.

    D) “Parem o mundo, que eu quero descer!” / “Parem o mundo, porquê eu quero descer!” (1º parágrafo)

    o porquê aqui equivale a por Qual motivo.

    certo seria = por que .

    E) Acredito em algo ..

  • GABARITO:::::::A) para definir igualdade / com o intuito de definir igualdade (5º parágrafo)

  • letra c) crase com pronome vira lobisomem.
  • Nessa questão basta observar a correção gramatical nas opções para responder. Não precisaria recorrer ao texto.

  • "Pare o mundo que eu quero descer" Raul seixas usa essa frase na musica: Eu também vou reclamar do álbum Há Dez Mil Anos Atrás de 1976.

  • Por que parem o mundo? PORQUE eu quero descer!

    Muita gente colocando resposta errada!


ID
3756391
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. (4º parágrafo)

Está correta a seguinte redação alternativa para a frase acima:
Simbolicamente, imagina-se alguém que só

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: B

    A) se reconhecerá sendo um indivíduo no momento que se ver no espelho da sociedade → INCORRETO. O correto é "vir" (=futuro do subjuntivo do verbo "ver").

    B) se reconhece na condição de indivíduo quando se vê refletido no espelho da sociedade → CORRETO.

    C) se reconhecia na qualidade de indivíduo caso seu reflexo seje visto no espelho da sociedade → INCORRETO. Não existe "seje", o correto é "seja".

    D) se reconheceria igual que um indivíduo no instante que via-se no espelho da sociedade → INCORRETO. Temos o pronome relativo "que" sendo fator de próclise do pronome oblíquo átono (=que se via),

    E) se reconheça indivíduo à medida em que vesse seu reflexo no espelho da sociedade → INCORRETO. O correto é "à medida que".

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Complementando:

    E) se reconheça indivíduo à medida em que vesse seu reflexo no espelho da sociedade → INCORRETO. O correto é "à medida que visse".

  • "à medida em que" não existe, o certo é "à medida que".

    Existe termo similar: "na medida em que", porém este último tem sentido causal, o primeiro tem sentido de proporção.

  • Quanto à letra E:

    A FCC gosta de colocar esse "à medida em que" para tentar confundir o candidato.

    Lembre-se: ou você usa À MEDIDA QUE ou NA MEDIDA EM QUE.

    Esse ''à medida em que'' não existe. Sabendo disso você já mata um monte de questões.

    Eia! Avante! (interjeições aleatórias)


ID
3756394
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
   Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
   Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
   Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.

(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos (org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

O trecho destacado em por mais complexa [...] que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou (3º parágrafo) está corretamente reescrito em:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito CORRETO: D

    por mais complexa [...] que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou (3º parágrafo) → Temos, em destaque, uma locução conjuntiva subordinativa. As conjunções subordinativas concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

    A) apesar de que se intermedeie mais complexamente os indivíduos e a realidade externa → INCORRETO. O correto é "intermedeiem" (=sejam intermediados os indivíduos e a realidade externa). Voz passiva sintética com sujeito paciente no plural.

    B) porquanto tenham se dado mais complexamente entre os indivíduos e a realidade externa a intermediação → INCORRETO. "Porquanto" é uma conjunção coordenativa explicativa, nós queremos uma concessiva.

    C) ainda que tenha se intermediado mais complexamente os indivíduos e a realidade externa → INCORRETO. O correto é "tenham se intermediado" (=voz passiva sintética, o sujeito paciente está no plural). Os indivíduos e a realidade externa tenham se intermediado (=tenham sido intermediado).

    D) a despeito de a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa ter se tornado mais complexa → CORRETO. Temos, em destaque, uma locução prepositiva que expressa valor semântico de concessão, ademais, a frase está plenamente correta.

    E) mesmo que os indivíduos e a realidade externa se intermediam mais complexamente → INCORRETO. O correto é "intermedeiam" (=eles odeiam; eles intermedeiam).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Creio haver um erro no gabarito. Em outras questões semelhantes (Ex.Q1247401), a resposta certa de fato é a D.

  • Esta GABARITO A creio que esta errado essa resposta?

  • Respondi a D, porém apareceu pelo site a correta sendo a "A"

    ?????

  • Acho lindo quem comenta com tanta sabedoria e conhecimento da gramática....

    Eu sou péssima em Português... Treinando milhares de questões pra ver se aprendo!!! Uma hora aprendo isso... não possível..kkkk

  • questão show! haha

  • BANCA FCC, A MAIS DIFÍCIL

  • Acredito que a alternativa "D" não está totalmente correta, pois o final deveria ter sido escrito no plural, ou seja:

    "a despeito de a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa terem se tornado mais complexas"

  • Na letra C outro erro: AINDA QUE SE TENHA


ID
3756397
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na conta armada abaixo, X Y e Z são números distintos.

X X X

X X Y +

X Z Z

2 0 1 9

O valor da soma X + Z é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    Fui testando as alternativas.

    Na C, se X mais Z for realmente 14, então Y será 5, pois somando 14 com 5 dá 19, fica o 9 e sobe 1 lá na casa da dezena. Se X e Z for igual a 14 e já temos 1 lá em cima, 14 com 1 dá 15 e para que fique o 1 do 2019 fique na casa da dezena terá que dar 21, portanto de 15 para 21 são 6, então X vale 6. Deu 21 e subiu 2 na casa da centena. X vale 6 e temos a soma de três X mais o 2 lá em cima = 6 + 6 + 6 + 2 = 20. Formando o número 2019.

    Portanto X vale 6 e Z vale 8: 8 + 6 = 14

  • Assertiva letra C.

    Resolução da questão: http://sketchtoy.com/69241439

  • Fiz por tentativa e erro:

    6 6 6

    6 6 5

    6 8 8 +

    __________

    2019

    X = 6

    Y = 5

    Z = 8

    LOGO X + Z = 14

  • X X X

    X X Y +

    X Z Z

    2 0 1 9

    primeira coisa que percebi é que a soma dos três X (vertical esquerdo) jamais seria 20...logo o X poderia ser 6...6*3 = 18 sobe 2 (+ 2) = 20...a partir daí está dado a solução

  • Já que todos os números a serem somados começam por x, dividi 2019 por 3 e descobri o primeiro número, dois algarismos do segundo e 1 do terceiro, a partir daí só testar alternativas para dar a soma.

  • Além disso, Y=5 aehuaeaueh


ID
3756400
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência numérica a0 ,a1 .... em que a0 = 1, a1 = 2 e an+1 = an / an-1, n> 1. O termo a2019 é:

Alternativas
Comentários
  • alguém me explica isso kkkk

  • Pela lógica da sequência, o próximo termo é sempre o último dividido pelo penúltimo.

    Então, ficaria:

    a0 = 1

    a1 = 2

    a2 = 2/1 = 1

    a3 = 1/2 = 0,5

    a4 = 0,5/1 = 0,5

    a5 = 0,5/0,5 = 1 <<<<< aqui começa a repetir a partir do termo a0. Ou seja, temos 5 termos "inéditos" antes de voltar a repetir (de a0 a a4). Sendo assim, 2019/5 sobram 4. Aqui é bom se atentar para o fato de que o primeiro termo é a0 e não a1. Sendo assim, não basta contar 4 termos para saber a posição do a2019. Deve-se contar 3 (4-1 que é o a0).

    Foi assim que fiz, mas confesso que não estava segura kkkk se alguém souber outro jeito só falar.

  • fui direto na equação (an / an-1, n> 1), ja eliminei as alternativas C e D, pois precisa ser maior ou igual a 1.

    n é 2019.

    n - 1 = 2018

    2019/2018 = 1,0004.......

    alternativa= A

  • Próximo termo é sempre o último dividido pelo penúltimo:

    a0 = 1

    a1 = 2

    a2 = 2/1 = 2

    a3 = 2/2 = 1

    a4 = 1/2 = 0,5

    a5 = 0,5/1 = 0,5

    a6 = 0,5/0,5 = 1

    a7= 1/0,5 = 2

    Observe que no A6 começou a repetir os números, ou seja, de a0-a5 foram 6 termos para fechar o ciclo.

    Pensei assim: Termo2019 é o 2020 elemento da sequência (lembrar que começou em a0 e não a1). Quantos ciclos acontecem até 2020?

    2020/6 = 336 ciclos completos e restou 4.

    Peguei o resto e contei até o quarto termo da sequência: 1, 2, 2, 1.

  • Quando eu finalmente relembro como faz essas questões com "n" eu escorrego na casca de banana que é o fato do primeiro termo ser o a0!!! oooo questãozinhaaaaaaa

  • o ciclo é composto de 6 números = a0, a1, a2, a3, a4 e a5. Depois começa a repetir

    2019/6 = 338 e sobra 1, que é qtd de números a ser contado na continuação da sequência

    ou seja, a2019 é igual ao primeiro termo (a0)

    Gab. A


ID
3756406
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Antônio, Bruno e Carlos correram uma maratona. Logo após a largada, Antônio estava em primeiro lugar, Bruno em segundo lugar e Carlos em terceiro lugar. Durante a corrida Bruno e Antônio trocaram de posição 5 vezes, Bruno e Carlos trocaram de posição 4 vezes e Antônio e Carlos trocaram de posição 7 vezes. A ordem de chegada foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(B)

    Fiz por desenho: http://sketchtoy.com/69239680

    Poderia ter pensado assim também:

    1º Antônio

    2º Bruno

    3º Carlos

    Como a troca é de duas em duas pessoas, então se for um número par de trocas, eles voltarão para as suas devidas posições, porém, se for um número ímpar de trocas, um trocará de lugar com o outro:

    Bruno e Antônio trocaram 5 vezes => número ímpar, então Antônio trocará de lugar com Bruno:

    1º Bruno 2º Antônio 3º Carlos

    Bruno e Carlos trocaram 4 vezes=> número par, cada um ficará no seu lugar: 1º Bruno 2º Antônio 3º Carlos

    Antônio e Carlos trocaram 7 vezes => número ímpar, então Antônio trocará de lugar com Carlos:

    1º Bruno 2º Carlos 3º Antônio.

  • Para resolver essa questão basta saber que: se o número de trocas for PAR (não importa a quantidade) as posições vão ser mantidas, se for ímpar (não importa a quantidade), serão trocadas.

  • Fiz uma setinhas de acordo com as vezes e matei a questão!!

  • é o avesso do avesso do avesso do avesso do avesso do avesso do avesso do avesso...

    ou seja, se o número de avessos é PAR, então NÃO houve alteração do estado inicial; se o número de avessos é ÍMPAR, então o estado ficou alterado na única possibilidade de alteração possível.

  • PARTIDA: (1º)A (2º)B (3º)C

    ______

    1ªTROCA: 5X

    BAC

    ABC

    BAC

    ABC

    BAC

    ______

    2ªTROCA: 4X

    CAB

    BAC

    CAB

    BAC

    _______

    3ªTROCA: 7X

    BCA

    BAC

    BCA

    BAC

    BCA

    BAC

    BCA

    ________

    RESPOSTA:

    CHEGADA: (1º)B (2º)C (3º)A

  • Top a explicação do professor!

  • Como saber que as trocas começaram por Bruno e Antônio e não Antônio e Carlos? Pois acredito que mudam as posições!


ID
3756409
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seu José comprou uma lata de tinta azul e uma lata de tinta branca, ambas com mesma quantidade de tinta. Ele misturou em um recipiente metade da tinta azul e metade da tinta branca. Da mistura, utilizou 1/4 na parede e achou a cor muito escura. Despejou mais 1/4 do volume inicial de tinta branca na mistura e utilizou, novamente, 1/4 da mistura na parede. Ainda achou escura, misturou mais 1/4 do volume inicial de tinta branca, misturou, testou na parede e achou que a cor ficou ótima. A proporção entre tinta azul e tinta branca que seu José achou ideal é:

Alternativas
Comentários
  • Explicação passo-a-passo:

    Branca;- 1/2-1/8=3/8+1/4=5/8-5/32=15/32+1/4=23/32

    Azul:- 1/2-1/8=3/8-3/32=9/32

    logo (9/32)/(23/32)=9/23

  • Calculando a branca: Metade era branca e consumiu 1/4 no total que da 1/4 da branca e 1/4 da azul. Sobra 3/4

    1/2 x 3/4 = 3/8

    Adicionou 1/4 da branca

    3/8 + 1/4 = 5/8

    Consumiu 1/4 e sobrou 3/4 novamente

    5/8 x 3/4 = 15/32

    Adicionou 1/4 da branca

    15/32 + 1/4 = 23/32

    Total da branca = 23/32

    Total da azul = 1 - (23/32) = 9/32

    Ai é só dividir azul pela branca = (9/32) / (23/32) = 9/23


ID
3756412
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma residência possui duas caixas-d'água que, quando cheias, são capazes de abastecer a casa por 15 dias. Sabendo-se que uma caixa tem o dobro do volume da outra, a menor está completamente cheia e a maior está com metade de sua capacidade, o tempo de abastecimento dessa casa é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(E)

    caixa menor = X

    caixa maior = 2X

    Quando as duas estão cheias: 2X + X = 3X

    ____________________

    Agora quando a menor está cheia e a maior está pela metade:

    menor está cheia: X

    maior está pela metade: 2X/2 = X

    X + X = 2X

    3X------------15 dias

    2X ------------- ?

    30 / 3 = 10 dias.

    Ou é só pensar assim: se 3X são 15 dias, então:

    X = 15/3

    X = 5

    2X = 2.5 = 10 dias

  • Fiz criando valores

    Caixa menor tem = 4

    Caixa maior tem o dobro = 8

    Quando as duas estão dessa forma (4 e 8), ou seja, cheias, elas abastecem a casa por 15 dias.

    Ele quer saber:

    Caixa menor tem = 4

    Caixa maior está só com metade da capacidade (era 8) = 4

    Faço regra de 3 simples:

    Se com o total de 12 (8+4) abasteço por 15 dias, com 8 (4+4), abasteço por quantos dias?

    12 - 15dias

    8 - x

    12x= 120

    x= 10


ID
3756415
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma prova com questões de múltipla escolha foi realizada por 100 candidatos em um concurso. O número médio de acertos foi 68. Após um recurso, uma questão foi anulada, isto é, a questão foi considerada correta para todos os candidatos, e a média passou de 68 para 68,4 pontos. O número de candidatos que tinham errado a questão anulada foi de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    T = Total de questões acertadas

    x = número de candidatos que erraram a questão, pois quem acertou não afetará a média qdo ganhar a questão.

    T/100 = 68 (Multiplica cruzado)

    T = 6800

    (T + X)/100 = 68,4 (multiplica cruzada)

    T + X = 6840 ( substitui T por 6800)

    6800 + X = 6840

    X = 40

  • Meu raciocínio:

    No mais simples dos casos, todos teriam acertado exatamente 68 questões, que, multiplicadas por 100 (número de candidatos), e divididas por 100 novamente (número de questões), daria 68 (média):

    68*100/100 = 68

    Pois bem. Agora reparem que, se todo mundo tivesse errado essa questão (100 candidatos), a média subiria para 69 (todos ganhariam o ponto dela). Como a média somente subiu 0,4 pontos, então somente 40 candidatos tinham errado.

    Abraços!

  • não entendi


ID
3756421
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Nos anos 1990, o processo de descentralização da política de saúde e seu esquema de financiamento foram operados pelas Normas Operacionais Básicas (NOB) do SUS. Na medida em que o processo de descentralização avançava, novas formas de alocação dos recursos federais foram implantadas no interior do sistema. Entre 1994 e 1997, a alocação de recursos federais apoiou-se na Norma Operacional Básica de 1993 (NOB/93) que estabeleceu

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • COMENTÁRIOS

    A questão fica tentando confundia as NOBS e até a NOAS. Lembre-se que o repasse fundo a fundo só vem após a NOB 93. O pagamento era feito direto aos prestadores estatais ou privados contratados e conveniados, contra apresentação de faturas, referente a serviços realizados conforme programação e mediante prévia autorização do gestor, segundo valores fixados em tabelas editadas pelo órgão competente do Ministério (SAS/MS).

    RESPOSTA: C.


ID
3756424
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em relação ao financiamento do SUS, a Lei nº 141/2012, introduziu aspectos inovadores para o financiamento do sistema, de forma a alcançar maior eficácia social das políticas de saúde, ao definir

Alternativas
Comentários
  • gab c

    a união já destinava seus recursos para o SUS desde sua criação em 1990, mas somente em 2012 que se estabeleceu quais eram as ações e serviços que iam receber estes recursos.

    fonte: em alguma aula do yotube que assisti


ID
3756427
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Após grande pleito dos gestores municipais para alterar a lógica das transferências de recursos do Ministério da Saúde, por meio de diversas modalidades, em que vinculava o uso dos recursos a cada um dos seis blocos de financiamento (Portaria GM/MS nº 204/2007), foi aprovada a Portaria nº 3.992/2017 que

Alternativas

ID
3756430
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com Lei nº 141/2012, para que o Conselho de Saúde possa acompanhar e fiscalizar a política de saúde no Sistema Único de Saúde, do ponto de vista de suas ações e recursos, ao longo de um exercício orçamentário, alguns instrumentos são essenciais, dentre eles:

Alternativas
Comentários
  • LC 141/2012

    Art. 30. Os planos plurianuais, as leis de diretrizes orçamentárias, as leis orçamentárias e os planos de aplicação dos recursos dos fundos de saúde da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão elaborados de modo a dar cumprimento ao disposto nesta Lei Complementar. 


ID
3756433
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, criou uma instância no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) definida como Região de Saúde. Porém, estudos recentes sobre o processo de regionalização do SUS, apontam que essa atribuição é constitutiva de problemas para o federalismo brasileiro na execução das ações e serviços de saúde, na medida em que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • Gab e

    Enunciado: a questão quer a alternativa que diz que a região de saúde é um problema.

    Na letra A, não há problemas, pois se tem responsabilidades que devem ser cumpridas e medidas de desempenho, logo o controle da situação está ok.

    Na letra B, diz que as pessoas jurídicas virão novas esferas de governo só pq tem criação de região de saúde, falso. Tbm não há diferença para essas pessoas jurídicas já que seus serviços são privados e SUS público, não havendo impacto para elas (vão continuar com seus clientes/pacientes que pagam privado)

    Letra C: rivalizar é o mesmo que brigar, disputar, nesse caso por dinheiro dos Fundos de Saúde, o que não é verdade já que se não existisse a região de saúde, os hospitais, UBS, UPAs e etc tbm brigariam para tal, logo não é pq criaria a região de saúde que haveria mais disputa, pois o capital é proporcional à população. Se juntas UPAs, UBS e etc dá a mesma população, só que agora unida.

    Letra D = Quando se gria uma região é pq é necessário. Sua criação foi pelo número de usuários que é grande, falta de assistência integral em cada cidade daquela região e demanda da população. Tendo demanda populacional, tem controle. Controle social é a população observar, fiscalizar, cobrar, pedir... Tem os conselhos de saúde tbm, reuniões públicas municipais em que a população pode ir pedir para mais assistência, daí são criadas regiões de saúde.

    Letra E = engendrar: dar forma, existência; Correta pq a região é composta entre municípios limítrofes do mesmo estado ou de estados vizinhos (ver decreto 7.508/2011 art. 2º I e art. 4º § 1º) e por isso não tem uma esfera única que comanda e muito menos uma integração das que existem (municipal, estadual e federal). Existe uma integração das 3, mas é muito deficiente ainda!


ID
3776332
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os fatores anatomofisiopatológicos para o desenvolvimento da tenossinovite de De Quervain são:

Alternativas
Comentários
  • Esta doença é decorrente de espessamento do ligamento anular do carpo, no primeiro compartimento dorsal do punho. Sob a bainha sinovial trafegam os tendões dos músculos abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar, que, com o tempo, apresentam um processo inflamatório local, que atinge os tecidos sinoviais peritendinosos e os tecidos próprios dos tendões.


ID
3776335
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente com lombalgia crônica inespecífica procurou o serviço de fisioterapia para ser atendido. Após a avaliação, optou-se pela utilização de ondas curtas no paciente antes do início da cinesioterapia. O objetivo da aplicação deste recurso terapêutico neste paciente é

Alternativas

ID
3776338
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Criança com problemas respiratórios vai iniciar o tratamento fisioterapêutico. Após a anamnese, o fisioterapeuta vai realizar manobras de tosse assistida nesta criança. Por que esta decisão foi tomada e de que forma deve ser executada?

Alternativas

ID
3776341
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente com fratura de tíbia e fíbula foi tratado com fixador externo do tipo Ilizarov. Este paciente poderá colocar carga no membro inferior em que dia pós-operatório?

Alternativas

ID
3776344
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher que estava amamentado seu filho apresentou lesão no mamilo, lesão esta que estava tornando a amamentação muito dolorosa para ela. O fisioterapeuta aventou a possibilidade de aplicar laserterapia de baixa intensidade (LBI) no mamilo. Sobre esta escolha, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c

    Não sabia dessa utilidade do laser

  • Gabarito (C)

    Questão claramente tirada de um artigo científico. Visto que não devia estar descrito no conteúdo programático, é muita falta de noção de uma banca colocar questão baseada em um estudo científico tão específico.


ID
3776347
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um jogador de futebol apresentava dor na região lateral do joelho, secundária à compressão no trato íleo tibial associada com bursite. Ele fez uso da crioterapia e desenvolveu lesão de nervo periférico. A lesão ocorreu porque o atleta

Alternativas

ID
3776350
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Pacientes que sofreram amputação podem desenvolver dor do membro fantasma. Os mecanismos periféricos que explicam esta dor são:

Alternativas

ID
3776353
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente com artrose no joelho necessita de uma bengala para minimizar a dor na articulação e durante a marcha. Para que este consiga obter a bengala, ele deve

Alternativas

ID
3776356
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma empresa resolveu criar um comitê de ergonomia para auxiliar a adaptação do trabalho ao trabalhador, com objetivos de evitar/minimizar doenças e acidentes de trabalho, reduzir erros e melhorar o desempenho dos trabalhadores. Sobre o comitê de ergonomia, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3776359
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência está voltada para

Alternativas

ID
3776362
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Nas linhas de cuidado para pacientes dentro do espectro do autismo, o NASF é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    sobre a leta E: O Nasf não se constitui porta

    de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF

    fonte CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA

    DIRETRIZES DO NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família


ID
3776365
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um indivíduo com deficiência visual quer consultar uma base de dados em um telecentro. Se a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência for seguida, este indivíduo

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Os telecentros e as  lan houses de que trata o § 2º deste artigo devem garantir, no mínimo, 10% (dez por cento) de seus computadores com recursos de acessibilidade para pessoa com deficiência visual, sendo assegurado pelo menos 1 (um) equipamento, quando o resultado percentual for inferior a 1 (um).

  • Lei 13146/2015 - Art. 63


ID
3776368
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

De acordo com a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) Essenciais da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, 2018, a Dipirona é classificada como:

Alternativas

ID
3776371
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional e Deontologia da Fisioterapia (Resolução nº 424, de 08 de Julho de 2013 − D.O.U nº 147, Seção 1 de 01/08/2013) das responsabilidades no exercício da Fisioterapia no relacionamento com a equipe, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Por que não é a E?

    Art 21º O fisioterapeuta deve tratar os colegas, membros e não membros da equipe de saúde e outros profissionais, com respeito e urbanidade, sejam verbalmente, por escrito ou por via eletrônica, não prescindindo de igual tratamento de suas prerrogativas.

  • A questão tem duas alternativas corretas!

    Tanto a B quanto a E estão de acordo com a legislação.

    CAPÍTULO IV–DO RELACIONAMENTO COM A EQUIPE

    Artigo 16 – O fisioterapeuta, enquanto participante de equipes multiprofissionais e interdisciplinares constituídas em programas e políticas de saúde, tanto no âmbito público quanto privado, deve colaborar com os seus conhecimentos na assistência ao ser humano, devendo envidar todos os esforços para o desenvolvimento de um trabalho harmônico na equipe.

    Artigo 21 – O fisioterapeuta deve tratar os colegas, membros e não membros da equipe de saúde e outros profissionais, com respeito e urbanidade, sejam verbalmente, por escrito ou por via eletrônica, não prescindindo de igual tratamento de suas prerrogativas.


ID
3776374
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O estatuto da pessoa com deficiência, em relação ao direito à saúde, coloca que:

Alternativas
Comentários
  • letra C


ID
3776377
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As diretrizes para o cuidado com as pessoas idosas no SUS propõem que:

Alternativas

ID
3776380
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Numa situação de parada cardiorrespiratória, os fatores que determinam a qualidade da reanimação cardiopulmonar são

Alternativas

ID
3776383
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto aos efeitos do exercício físico na asma,

Alternativas

ID
3776386
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação às técnicas de expansão pulmonar, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3776389
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O principal critério de elegibilidade a ser considerado para admissão do idoso no serviço de assistência domiciliar (AD) é

Alternativas

ID
3776392
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O tratamento fisioterapêutico de pacientes que se submetem à cirurgia abdominal consiste em

Alternativas

ID
3776395
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A estrutura da árvore brônquica caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Cada ácino, a unidade funcional dos pulmões, corresponde a uma reduzida parcela de tecido ventilada por um bronquíolo terminal. Após confluir no ácino pulmonar, o bronquíolo terminal divide-se sucessivamente em segmentos cada vez mais finos, os bronquíolos respiratórios, e, posteriormente, nos canais alveolares. No final de cada canal alveolar encontram-se os alvéolos, microscópicas bolsas elásticas, de parede muito fina e repleta de ar, agrupadas para formarem um saco alveolar.

    Letra E


ID
3776398
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A pneumonia caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Pneumonia: Inflamatória aguda, acomete vias aéreas terminais e o parênquima pulmonar, causada mais comumente por vírus, bactérias e outros organismos.


ID
3776401
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São efeitos fisiológicos do exercício físico:

Alternativas

ID
3776404
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A reabilitação cardiovascular é contraindicada nos casos de

Alternativas
Comentários
  • Contra indicações absolutas à prática do execício físico: angina instável,tromboflebite, embolia recente, infecção sistêmica aguda, bloquei AV de 3° grau (sem marca- passo), pericardite ou miocardite aguda, arritmia não controlada, insuficiência ou estenose mitral ou aórtica graves sem tratamento adequado, insuficiência cardíaca descompensada, hipertensão arterial descontrolada ( PAS maior/igual 200 ou PAD maior/igual 110), depressão do seguimento ST 2 mm, problemas ortopédicos ou neurológicos graves, diabetes mellitus descontrolada, doença sistêmica aguda ou febre de origem desconhecida, outros problemas metabólicos descompensados.