SóProvas



Prova FCM - 2018 - IFN-MG - Língua Portuguesa


ID
2871487
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996), afirma que a “reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996).


De acordo com este autor, é um saber necessário à prática docente crítica a

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia da Autonomia

    Capítulo I

    Não há docência sem decência

    Ensinar exige rigorosidade metódica

    Ensinar exige pesquisa

    Ensinar exige Respeito aos saberes do educando.


    Resposta: C

  • Pergunta mal formulada

  • Superação da realidade? Não seria transformação???????

    Questão mal elaborada...


ID
2871490
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto a seguir.

Aprendemos também de muitas maneiras, com diversas técnicas e procedimentos, mais ou menos eficazes para conseguir os objetivos desejados. A aprendizagem ativa aumenta a nossa flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de alternar e realizar diversas tarefas, operações mentais ou objetivos e de adaptar-nos a situações inesperadas, superando modelos mentais rígidos e automatismos pouco eficientes.

(BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso Editora, 2017).


A aprendizagem ativa compreende o uso de metodologias que requerem a prática (aprender fazendo) por parte do estudante. A aprendizagem baseada em projetos é uma destas metodologias e postula uma organização para ser eficaz.

Numere as atividades na sequência que demonstre a organização de um projeto educacional do planejamento à finalização de acordo com os autores José Moran e Lilian Bacich.

( ) Oficina de ideias e criatividade.
( ) Sessão de apresentação de temas desafiadores.
( ) Roda de debate: outras ideias.
( ) Relatório de avaliação das etapas e produção.
( ) Oficina de planejamento e divisão de tarefas.
( ) Feira de apresentação dos projetos.
( ) Oficina de produção compartilhada de soluções.

A sequência correta dessa numeração é 

Alternativas
Comentários
  • A (2); (1); (5); (4); (3); (7); (6).

  • A (2); (1); (5); (4); (3); (7); (6).


ID
2871493
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os posicionamentos do autor Antoni Zabala, na obra A Prática Educativa: como ensinar (1997), no que diz respeito à análise e ao aprimoramento da prática educativa por parte do docente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O repertório de conhecimentos de que se dispõe acerca dos processos de ensino e aprendizagem é suficiente para, no mínimo, identificar formas de atuação e de relacionamento entre professor e alunos, além de materiais, instrumentos de avaliação e contextos de aprendizagem que seriam pouco apropriados a determinado objetivo pedagógico.


ID
2871496
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em sua obra Didática (1992), José Carlos Libâneo explicita que a apropriação do conhecimento universal, produzido durante milênios de história pelo estudante, é o objetivo máximo das instituições escolares. Entretanto, Libâneo aponta que essa apropriação não deve ser acrítica, mas o conhecimento deve ser submetido “ao crivo de seus determinantes sociais para recuperar seu núcleo de objetividade...” e, ainda, afirma que, em “outras palavras, para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação, as finalidades e os meios para sua realização, conforme opções que se faça, quanto ao tipo de educação que se pretende e ao tipo de sociedade a que se aspira” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992).

O docente que estabeleça sua prática com base na dimensão crítico-social dos conteúdos aplica

Alternativas
Comentários
  • GAB E

  • Gabarito: E

    ... a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, ou, como também é conhecida, a Pedagogia Histórica-crítica, busca: “Construir uma teoria pedagógica a partir da compreensão de nossa realidade histórica e social, a fim de tornar possível o papel mediador da educação no processo de transformação social. Não que a educação possa por si só produzir a democratização da sociedade, mas a mudança se faz de forma mediatizada, ou seja, por meio da transformação das consciências”. (ARANHA, 1996, p. 216).

    .... na fundamentação desta tendência, uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente - torna-se importante no processo de transformação social a mediação cultural. (Portal Educação)

  • CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS” OU "HISTÓRICO-CRÍTICA” Adere o conteúdo (livro) visando o senso crítico do aluno, relacionando a prática com os conteúdos estudados. Confronta a teoria proposta com as realidades sociais enfatizando também o conhecimento histórico. Faz com que o aluno se prepare para o mundo adulto e a democratização da sociedade. Os conhecimentos são construídos pelo meio social junto com a aquisição dos

    conteúdos. Utiliza o método dialético (prática-teoria-prática). O professor é um mediador sendo um profissional competente e qualificado para auxiliar e direcionar o processo de ensino e aprendizagem.

    Fonte: material do estrategia concursos.


ID
2871502
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O corpo docente de uma escola de ensino médio se reuniu com a equipe técnico-pedagógica da escola para elaborar um planejamento interdisciplinar para o próximo ano letivo.


O grupo estudou e debateu sobre a melhor maneira de estruturar o currículo com foco na interdisciplinaridade, chegando à conclusão de que seria necessário

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

  • Alguém sabe explicar por que a letra E?

  • Letra E ? Não Entendi.

  • A interdisciplinaridade requer que o assunto abordado parta de uma necessidade do aluno e que as disciplinas respondam a esse anseio/questionamento. Pensando em uma educação integral, a alternativa E é a que parece ser a mais condizente.

    Em relação a Letra C, creio q o trecho "a exposição dos conceitos essenciais de cada uma delas" invalida a questão porque parece remeter à tendência tradicional, memorística e conteudística. Não se deve pensar só nos conceitos de cada disciplina, mas sim relacionar esses conceitos com à realidade dos alunos, associando-os aos problemas do mundo, concebendo o aluno enquanto um ser situado histórica e culturalmente.

  • Letra E

    Porque , o trabalho didático pedagogico requer que o ensino aprendizagem se realize apartir de um problema e que nisto, os alunos busquem responder com base em seus conhecimentos prévios correlacionando outras áreas, saberes, sujeitos e temas.

  • A - partir do movimento de aprendizagem dos estudantes que, por si mesmos, já realizam a integração dos conteúdos.

    B - eleger uma disciplina como fio condutor curricular e integrar o conteúdo das demais disciplinas, quando possível.

    Claro que não, o plano tem direcionamento da escola com um todo.

    C - encontrar pontos comuns entre as disciplinas e realizar a integração, resguardando, assim, a exposição dos conceitos essenciais de cada uma delas.

    Esse tipo de aprendizagem reflete a MULTIDISCIPLINARIDADE, onde várias escolas acham que estão usando a interdisciplinaridade em sala de aula apenas articulando conteúdos com pontos em comuns.

    D - integrar as disciplinas da mesma área do conhecimento, mantendo, assim, a integridade de cada disciplina e resguardando seus objetivos fundamentais.

    A interdiscipliridade tem o objetivo de equacionar (equilibrar conhecimentos) de todas as disciplinas, não é tarefa fácil, mais requer um planejamento bem elaborado com todo corpo docente da escola.

    E - realizar um estudo exploratório sobre as questões fundamentais que o ser humano busca equacionar e direcionar a atuação de cada disciplina para respondê-las.

  • Realizar um estudo exploratório sobre as questões fundamentais que o ser humano busca equacionar e direcionar a atuação de cada disciplina para respondê-las!!!

    Não entendo com pode estar correto a alternativa (E). Veja meu argumento.

    Um estudo exploratório sobre questões fundamentais que o ser humano busca responder corresponde ao método científico, corresponde à construção epistemológica do conhecimento. Para responder estas questões são usadas diversas metodologias científicas entre elas, análise de dados, laboratórios, proposição de teorias e conjecturas entre varias outras ações. Nesse sentido não vejo como que as disciplinas escolares, construídas em cima de conhecimentos já estruturados e fundamentados, irão solucionar ou equacionar as questões que o ser humano busca entender. O conhecimento escolar não tem esse condão de proporcionar a efetiva resolução dos questionamentos humanos e sim cabe ao método científico responder a estas proposituras.


ID
2871505
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O ensino tradicional estruturou-se por meio do método pedagógico expositivo, composto por 05 passos: preparação, apresentação, comparação e assimilação, generalização e aplicação. Esses cinco passos correspondem ao método científico indutivo

PORQUE

II. o projeto burguês implantado nos sistemas nacionais de ensino, a partir de meados do século XIX, significava a redenção de toda humanidade, por meio da educação universal, gratuita e obrigatória, com o intuito de superar os valores medievais e democratizar as relações sociais.

A respeito das asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O ensino era obrigatório nessa época?

  • Que loucura

  • indução= conhecimento prático, racional

    dedução= hipótese, não é certeza

  • as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • Em 1920 iniciou a criação do modelo da escola nova, que foi apresentado no manifesto de 1932, e sim nos meados do século 19 a escola foi democratizada, porém não oferecia condições de igualdade pra permanência na mesma. E os pensadores da escola nova EX; Anisio Teixeira, eram sim burgueses super viajados que estudaram fora, e queria uma educação melhor em seu pais, eles foram a frente do seu tempo aqui no Brasil.

  • Meados quer dizer meio. Não foi no meio do século XIX que iniciou a democratização. Foi no início do século XX. Eu em!!!

  • Quando eu leio "O ensino tradicional..." eu penso em todo o ensino tradicional conforme delineado por Libâneo, contemplando as vertentes leigas e religiosas. O projeto burguês de educação é (bem) posterior às primeiras incursões pedagógicas dos jesuítas por aqui (vertente religiosa do ensino tradicional).

  • questao do capeta essa

  • Que loucura!

  • O erro consiste em comparar com o processo educacional brasileiro. Ele se refere a Europa.

ID
2871508
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Complete as lacunas do texto abaixo, de acordo com os posicionamentos apresentados pelo autor Antoni Zabala, acerca da interação entre professor e aluno no livro A prática educativa: como ensinar (1997).

Partindo do pressuposto de que a diversidade é algo inerente à natureza humana, a concepção _________________ de ensino compreende que cada indivíduo possui características únicas e pessoais, que influenciam na maneira como interpreta a realidade. Daí surge a perspectiva de_________________, na qual o processo de aprendizagem é organizado a partir das diversas necessidades das pessoas que o protagonizam. Nesse sentido, uma das responsabilidades cabíveis ao professor, na interação com os alunos, é a de __________________ em seus processos individuais, por meio da realização de observações e intervenções diferenciadas e contingentes em suas realidades.

Alternativas
Comentários
  • Partindo do pressuposto de que a diversidade é algo inerente à natureza humana, a concepção CONSTRUTIVISTA de ensino compreende que cada indivíduo possui características únicas e pessoais, que influenciam na maneira como interpreta a realidade. Daí surge a perspectiva de ENSINO ADAPTATIVO, na qual o processo de aprendizagem é organizado a partir das diversas necessidades das pessoas que o protagonizam. Nesse sentido, uma das responsabilidades cabíveis ao professor, na interação com os alunos, é a de ACOMPANHÁ-LOS em seus processos individuais, por meio da realização de observações e intervenções diferenciadas e contingentes em suas realidades.


ID
2871511
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao elencar os principais desafios que se colocam ao Ensino Médio no país, Acacia Z. Kuenzer aponta, no livro Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho, para a necessidade prioritária de se formular uma concepção de ensino que articule de forma competente as dimensões da preparação para o mundo do trabalho e da continuidade dos estudos.

A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • resposta letra C..Acacia Kuenzer explica bem essa teoria quando fala na Pedagogia da Fábrica ....Essa pedagogia se constroí a partir do princípio da distribuição da desigualdade.

    Fonte; Gran Curso Professor Leandro Gabriel.


ID
2871514
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com José Carlos Libâneo, no livro Didática (1992), “muitas pessoas acreditam que o desempenho satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou somente da experiência prática, descartando-se a teoria” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992).

Contudo, ainda segundo o autor (idem), embora muitos profissionais manifestem especial tendência e gosto pela prática do magistério, o adequado processo de formação profissional para a docência requer, para além disso,

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • Segundo Libâneo a Didática engloba conhecimentos da área da Psicologia, Sociologia e Filosofia 'da educação'. Para explicar o ato e a forma de aprender. A compreensão crítica do processo de ensino é espinha dorsal dentre as tarefas do docente como também domínio de métodos e procedimentos para usar em situações de didáticas concretas.

  • A teoria e pratica são indissociáveis.

    Resposta: C

  • Ótima questão. Gabarito: C


ID
2871517
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O servidor deve prestar toda sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública

PORQUE

II. a moralidade da Administração Pública se circunscreve à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o bem comum não necessariamente é o fim. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá se sobrepor à moralidade do ato administrativo.

A respeito das asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Decreto n. 1.171/94

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

  • sempre o bem comum

  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    C.

  • Lembrando: as regras deontológicas sintetizam a conduta do servidor; não no sentido profissional, mas moral.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    III – A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    XI – O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
2871520
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto, a seguir, com base nos dispositivos legais do Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

A _____________ é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede, ao passo que a _____________ é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Já a _____________ é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC (...)


    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:         I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

            II - reintegração do anterior ocupante.

            Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.


    Logo, completando o texto, temos:


    A remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede, ao passo que a redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. Já a recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.


    Gabarito: Letra A)


    BONS ESTUDOS!

  • GABARITO = A


    Remoção => Servidor

    Redistribuição => Cargo

    Recondução => Retorno ao cargo anteriormente ocupado

  • LETRA A

     

    Macete :

    ✓Remoção → servidor (pessoa).

     

    ✓Redistribuição → cargo (carga).

     

    Macete :

     

    reMOÇAo -> deslocamento da MOÇA , logo é da servidora -> pode ser de ofício (no interesse da adm) ou a pedido (com ou sem interesse da administração) -> dentro do mesmo QUADRO. Com ou sem mudança de sede

     

    resdistRibuição -> deslocamento do caRgo de provimento efetivo→  só pode ser de ofício (no interesse da administração)-> dentro do mesmo PODER com  com pRévia apreciação do órgão central do SIPEC.

     

     REcondução→  Reprovado em Estágio probatório ; REintegração do anterior)

     

    @qciano -> Mnemônicos para concursos -> https://www.instagram.com/qciano

  • Segundo a Lei 8.112/90:



    REMOÇÃO


     Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

        

            Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:                          

            I - de ofício, no interesse da Administração;                     

            II - a pedido, a critério da Administração;                        

            III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 


    REDISTRIBUIÇÃO


    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,    observados os seguintes preceitos:                         

            I - interesse da administração;

            II - equivalência de vencimentos;

            III - manutenção da essência das atribuições do cargo; 

            IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; 

            V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; 

            VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.      


    RECONDUÇÃO


    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

            I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

            II - reintegração do anterior ocupante.

            Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  •  

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:   

         

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

     

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30

     

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC

     

     

    *Remoção______________________________________________>Deslocamento do Servidor/Ofício ou a Pedido

    *Redistribuição__________________________________________>Delocamento do Cargo/Sempre de Ofício

    *Recondução____________________________________________>Não Passou no Estágio Probatório

     

    a) Se Estável:

     

    -Volta para o Cargo de Origem

     

    b) Não Estável:

     

    -Exonerado

     

    ___>Só Há Recondução no Caso de Reintegração se For Estável

     

     

    Gabarito:A

    Bons Estudos ;)

  • Recondução - Redistribuição - Remoção

    Ei reMOÇÃO pode ir para outra sede, mas antes faça a reDISTRIBUIÇÃO dessa carga(cargo), cuidado que se reprovar na condução (estágio probatório) vai ter recondução.

  • Servidor Emo = Remoção

    Distribui Cargo = Distribuição

    Meio bobo, mas me ajudou a memorizar no início kkkk.

  • REMOÇÃO ==  a  MOÇA

    REDISTRIBUIÇÃO==CARGO

  • remoção / redistribuição / recondução

  • A presente questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    Vejamos os dispositivos legais exigidos:

    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede (art. 36).

    Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder (art. 37).

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (art. 29): I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Portanto, diante do dispositivo sobredito, a sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

    A) remoção/redistribuição/recondução.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA A.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”. >> Ascensão e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.

  • Redistribuição = A Carga é Distribuida

    Remoção = O Servidor é Emoção


ID
2871523
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual dispõe acerca das diretrizes e bases da educação nacional, associe corretamente o ente federado às suas respectivas responsabilidades precípuas.


Entes federados

1. União

2. Estado

3. Município


Responsabilidades precípuas

( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.

( ) Oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.

( ) Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • R: Letra E


    Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    II - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;


    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;


    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando

    estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à

    manutenção e desenvolvimento do ensino.


ID
2871526
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Numere os eventos na sequência que descreve a cronologia do ingresso do servidor público ao cargo efetivo, após sua submissão ao concurso público.

( ) Nomeação

( ) Exercício

( ) Aprovação

( ) Posse


A sequência correta dessa numeração é

Alternativas
Comentários
  • Ué. De trás pra frente?

  • Ordem correta:

    (2) Nomeação

    (4) Exercício

    (1) Aprovação

    (3) Posse


    Gabarito: Letra A.


    BONS ESTUDOS!

  • Primeiro ->Serei Aprovada;

    Segundo->Serei Nomeada;

    Terceiro ->Serei Empossada;

    Quarto ->Entrarei em exercício.

    Amém. :)

  • O ordenamento jurídico brasileiro reconhece a NOMEAÇÃO como única forma de provimento originário dependendo de PRÉVIA HABILITAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO, de provas ou provas de títulos , obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    todavia uma vez realizada a nomeação do candidato, este ato não lhe confere a qualidade de servidor público, mas tão somente a garantia de ocupação daquele cargo. para que o particular se torne servidor publico, deve assinar o termo de POSSE , aceitando se submeter a todas as normas definidas no estatuto. por isso , o testo legal estabele que o provimento se dá com a nomeação, mas a INVESTIDURA com a posse. o prazo maximo para a posse , nos termos da lei federal é de 30 dias , contados da publicação do ato de provimento.

    Efetivada a posse o servidor publico federal terá o prazo maximo de 15 dias para comecar a exercer as funções.


    manual de direito administrativo, MATHEUS CARVALHO.editora juspodium.



    seguindo esse raciocinio teriamos. APROVAÇÃO, NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCICIO.



  • Seria 3-1-4-2.


    A questão será anulada, após a submissão ao concurso o próximo passo é a APROVAÇÃO. Nenhuma assertiva está certa.

  • pelo amor gente acordem!! ordem CRONOLOGICA deveria ser a letra A mas esta invertida . o povo tá afirmando sem ver as alternativas

  • Aprovação-- Até o prazo de validade do concurso-- Nomeação- -Até 30 dias -- Exercício--Até 15 dias-- Posse

  • Concurseiro que é concurseiro não erra essa!

  • Acertei a questão, mas na hora da prova ia passar cagaço...


    aprovação no concurso ou no estágio probatório?


    Eis a questão

  • Não concordo! ORDEM CRONOLÓGICA!!!!! Essa questão não foi anulada????????

  • O Jean entende que a sequência seria 3 - 1 - 4 - 2, portanto, em ordem:

    (1) Exercício

    (2) Posse

    (3) Nomeação

    (4) Aprovação

    Não faz sentido! O exercício vem antes da nomeação e da posse? E a aprovação vem por último?

    Gente, não faz nenhum sentido. Primeiro vem a aprovação, depois a nomeação, depois a posse e, por fim, o exercício. Portanto, sequência 2-4-1-3, gabarito: A. Atenção, galera, vi que bastante gente positivou o comentário do colega, mas está equivocadíssimo — e não cabe anulação.

  • PRA MIN ESSE GABARITO ESTÁ ERRADO OU EU NÃO ENTENDI A PERGUNTA KKK


    APROVAÇÃO,


    NOMEAÇÃO


    , POSSE


    EXERCICIO.

  • GABARITO A

     

    A sequência está correta e é a apresentada na alternativa de letra "A": 2, 4, 1, 3. Não entendi o motivo da "polêmica" nos comentários, em relação a ordem cronológica à partir do momento em que o candidato presta o concurso público.

     

    Aprovação - Nomeação - Posse e Exercício. Simples! Não tem como ser de outro jeito. Isso aí é coisa de se ver e memorizar na primeira aula de direito administrativo.

     

    * A nomeação e a posse pode ser realizada por procurador, através de procuração com poderes especiais.

    * A partir da data de nomeação o servidor tem o prazo de 30 dias para tomar posse.

    * A partir da data da posse o servidor tem 15 dias para entrar em exercício. 

     

    Falta de atenção é uma coisa, todos nós estamos sujeitos, agora, errar por outro motivo não se justifica. 

  • Ordem cronológica, de trás pra frente...

  • CONCURSEIRO DE VERDADE NÃO ERRDA ESSA.

    2,4,1,3

  • Eu sabia a ordem, mas não consegui responder. Loucura !!!

  • SEQUENCIA QUE EU QUERO PRA MINHA VIDA

  • AÍ  GENTE!!! TÔ VENDO MUITA GENTE BATENDO CABEÇA NUMA QUESTÃO BEM SIMPLES, EMBORA SE DER MOLE ERRA MESMO! 

    MAS É SÓ TER UM POUCO DE PACÊNCIA!!!

    BONS ESTUDOS!

     

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rapaz que questão é essa? a pessoa tem que advinhar que as colunas estão de baixo para cima ?! KKKKKKKKKKKKKK me ajude ai Qconcursos, a galera com a bola de cristal acertou ai! parabens!!

  • Eu digo é valha!

  • Questão de raciocínio lógico em direito, essa é nova rsrsrs

  • Não achei a resposta no gabarito dessa questão. Não entendi como pode ser a letra A

  • caminho da felicidade!

  • Esse caminho é tão sonhado e honroso quanto o caminho do coração da morena amada! kk

  • Misericórdia!

  • mal elaborada aff

  • questao lixo muito mal elaborada....

    exemplo nao tem ordem, minha ordem foi de cima para baixo 1,2,3e4 ou seja nessa ordem a apravocao seria a 3 e certamente acertaria a questao...

  • Mateus me diga que cargo é esse que vc foi Nomeado antes de ser aprovado ?

  • O Bruno Mendes é o fod@o que não erra nada, mas faltou à aula de crase. Não se usa crase aí, amigão! Seja mais humilde!

  • Não entendi esse gabarito.

    O que assusta mais ainda é a quantidade de acertos.

  • É só seguir a ordem da banca:

    (2) Nomeação

    (1) Aprovação

    (4) Exercício

    (3) Posse

  • Não pediram pra numerar uma oluna de acordo com a ordem . Pediram apenas para colocar nos parênteses o número correspondente a cada etapa.

  • A questão exige conhecimento acerca da Administração Pública e dos Servidores Públicos, nos termos da Constituição Federal. Vejamos que o enunciado fala cronologia de ingresso do servidor público ao cargo efetivo. Sobre isso, vejamos o que dispõe a Constituição:

    “Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

    Dessa forma, vejamos a cronologia:

    (2) Nomeação: Sendo aprovado no concurso, o candidato será convocado e, assim nomeado. (2° passo)

    “Art. 37. [...] II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

    “Art. 37. [...] IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;”

    (4) Exercício: Já tendo sido empossado, o servidor passará ao exercício do cargo efetivo.

    “Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

    (1) Aprovação: Tendo êxito na prova, o candidato será aprovado (1° passo).

    “Art. 37. [...] II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

    (3) Posse: solenidade para investidura no cargo.

    Assim, a sequência  correta da cronologia é: 2-4-1-3

    GABARITO DA MONITORA: LETRA “A”


ID
2871529
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Avalie as afirmações abaixo sobre o IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, bem como de seu respectivo Estatuto.


I. A promoção da integração e da verticalização da educação básica à educação profissional e à educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão, é uma de suas finalidades e características institucionais.

II. O IFNMG é equiparado às universidades federais para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, a avaliação e a supervisão da instituição e dos cursos de educação superior.

III. O IFNMG possui autonomia de atuação para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, em todo o território nacional, aplicando-se, em determinadas hipóteses, a oferta de ensino a distância.

IV. A natureza gratuita do ensino, por meio de parcerias público-privadas, é um de seus princípios norteadores.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- correta Estatuto art;4 III

    II-Correta. art. 1º paragrafo 3º

    III- incorreta, circunscrito a MG art. 1º paragrafo 4º

    IV-incorreta. natureza do ensino PÚBLICA e gratuita. art. 3º inciso IV.

    gab a)

    Ebenézer


ID
2871532
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei n.º 8.112/1990), poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:


I. Participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição.

II. Participar de programa de mestrado ou doutorado, após o decurso de cinco anos ocupados no cargo ou na instituição.

III. Prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até quatro anos, com ônus para a instituição de origem.

IV. Prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a um ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e a projetos de relevância.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resp. D


    Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  Lei no 8.112, de 1990 , poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição;     (Redação dada pela Lei nº 12.863, de 2013)

    II - prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até 4 (quatro) anos, com ônus para a instituição de origem; e

    III - prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a 1 (um) ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de relevância.


  • Complementando...

    § 1° Os afastamentos de que tratam os incisos II e III do caput somente serão concedidos a servidores aprovados

    no estágio probatório do respectivo cargo e se autorizado pelo dirigente máximo da IFE, devendo estar vinculados a

    projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos.

    § 2° Aos servidores de que trata o caput poderá ser concedido o afastamento para realização de programas de

    mestrado ou doutorado independentemente do tempo de ocupação do cargo.

    § 3° Ato do dirigente máximo ou Conselho Superior da IFE definirá, observada a legislação vigente, os programas

    de capacitação e os critérios para participação em programas de pós-graduação, com ou sem afastamento do servidor

    de suas funções.

  • O artigo 30 fala sobre a Disponibilidade e Aproveitamento.

    GAB: D

  • Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  8112, poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação  stricto sensu  ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição;

  • A alternativa II está correta?

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição;     (Redação dada pela Lei nº 12.863, de 2013)


ID
2871535
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, compete ao Colégio de Dirigentes

Alternativas
Comentários
  • O Colégio de dirigentes é um órgão consultivo (não é deliberativo) art. 10, incisos 2º. Apenas com esta informação é possível responder:

    A deliberar sobre taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral, a serem cobrados pelo Instituto Federal. (NÃO DELIBERA) B apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e a regularidade dos registros. (NÃO DELIBERA, LOGO NAO EMITE PARECER CONCLUSIVO) C aprovar a estrutura administrativa e o Regimento Geral do Instituto Federal, observados os parâmetros, definidos pelo governo federal, e a legislação específica. (NÃO APROVA) D apreciar e recomendar as normas para celebração de acordos, convênios e contratos, bem como para a elaboração de cartas de intenção ou de documentos equivalentes. (CERTA) E deflagrar, aprovar as normas e coordenar o processo de consulta à comunidade escolar para escolha do reitor do Instituto Federal, dos diretores-gerais e diretores dos campi avançados, em consonância à Lei nº 11.892/2008. (NÃO APROVA)


  • Gabarito: D

  • Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. § 1º As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal. § 2º O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal. 

    Eu particularmente não encontrei a resposta no artigo citado acima.

    E não compreendi a colocação da colega Telma.

    Enfim quem tiver algo mais claro, favor postar. Grata.

  • Telma respondeu com um macete bem legal, para matarmos a questão mais rápido.

    Traduzindo: Colégio de Dirigentes É ÓRGÃO CONSULTIVO, ele não vai fazer nada que imponha algo = deliberar, aprovar.

    A - deliberar sobre taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral, a serem cobrados pelo Instituto Federal. (art. 9°, X)

    B - apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e a regularidade dos registros. (art. 9°, VII)

    C - aprovar a estrutura administrativa e o Regimento Geral do Instituto Federal, observados os parâmetros, definidos pelo governo federal, e a legislação específica. (art. 9°, III)

    D - apreciar e recomendar as normas para celebração de acordos, convênios e contratos, bem como para a elaboração de cartas de intenção ou de documentos equivalentes. (art. 11, III)

    E - deflagrar, aprovar as normas e coordenar o processo de consulta à comunidade escolar para escolha do reitor do Instituto Federal, dos diretores-gerais e diretores dos campi avançados, em consonância à Lei nº 11.892/2008. (art. 9°, II)

    Fonte: Estatuto do IFNMG


ID
2871538
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, ao servidor público federal, é permitido

Alternativas
Comentários
  • Que questão cabulosa, não me conformei com a resposta.. pois sei que um advogado da união não pode advogar contra a fazenda que o remunera, ao não especificar tratar-se de procurador jurídico ou não, a questão deixou a desejar

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:


    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. (LETRA A): FALSA)


    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; (LETRA B): FALSA)


    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; (LETRA C): FALSA)


    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; (LETRA D): FALSA)


    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; (LETRA E): VERDADEIRA)


    GABARITO: LETRA E)

  • É permitido tal atuação do servidor somente quando relativo a benefícios previdenciários ou assistenciais de:

    - PARANTE até 2º GRAU e

    - CONJUGE/COMPANHEIRO


    Tiago, como a questão pergunta expressamente sobre a Lei 8112/90, acho que não há o que questionar. É uma típica questão sobre a literalidade da lei.

  • Ao servidor é proibido atuar,como procurador ou intermediário,junto a repartições públicas,salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:      

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, SALVO quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

     

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. 

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; 

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Letra: E

    Bons Estudos ;)

     

  • GABARITO E

     

    Quando for na defesa de direitos referentes à benefícios previdenciários ou assistenciais não é proibido, nem configuraria o delito de advocacia administrativa por parte do servidor. 

  • Achei estranho o comando da questão falar "é permitido". Se alguém tiver visto isso, como eu, manifeste-se.

  • Art. 117. Ao servidor é proibido:

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil; - Letra D

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; - Letra B

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro; - Letra E

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho; - Letra C

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. – Letra A

  • RAINHA CONCURSEIRA: É permitido = não é proibido

     

    Indo um pouco além:

    a) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. Advertência.

    b) valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública. Demissão

    c) exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho. Suspensão.

    d) manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. Advertência.

    e) atuar como procurador ou intermediário junto a repartições públicas quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de seu cônjuge. Permitido. Se não fosse de um parente até o 2º grau civil, seria hipótese de demissão.

  • Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    Capítulo II

    Das Proibições

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

     

    A)     INCORRETA. Ao servidor é proibido “recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado", nos termos do artigo 117, Inciso XIX, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    B)     INCORRETA. Ao servidor é proibido “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública", nos termos do artigo 117, IX, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    C)     INCORRETA. Ao servidor é proibido “exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho", nos termos do artigo 17, Inciso XVIII, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    D)    INCORRETA. Ao servidor é proibido “manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil", com base no artigo 17, Inciso VIII, da Lei nº 8.112 de 1990".

     

    E)     CORRETA. Ao servidor é proibido atuar como procurador ou intermediário junto a repartições públicos, exceto quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau e de cônjuge ou de companheiro, nos termos do artigo 17, Inciso XI, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    Gabarito do Professor: E) 


ID
2871541
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 5.154/2004, que se relaciona à lei que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Consideram-se itinerários formativos ou trajetórias de formação as unidades curriculares de cursos e programas da educação profissional, em determinada área, que possibilitem o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

( ) Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne aos objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

( ) A educação profissional observará, como uma de suas premissas, a dissociabilidade entre teoria e prática.

( ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizes-curriculares-/

  • Art. 61.  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

     Parágrafo único.  A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:  

     II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

     

  • (V) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.

    Art. 36-D. Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.        

    Parágrafo único. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas formas articulada concomitante e subseqüente, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitarão a obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificação para o trabalho. 

  • Certeza certeza só tive na terceira. : |

  • Gabarito E

    (V); (V); (F); (V).

  • A (ASSOCIAÇÃO) ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS...


ID
2871544
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Decreto nº 5.840/2006 que institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • sobre a letra C


    Ensino Fundamental (EJA) com qualificação profissional – 1400h (Proeja FIC)

    Ensino Médio (EJA) com qualificação profissional – 1400h (Proeja FIC)

    Ensino Médio (EJA) com Educação Profissional Técnica – 2400 h (Proeja Técnico) 


     Qual a diferença entre o Proeja FIC e o Proeja Técnico?


    O Proeja Formação Inicial e Continuada (FIC) é realizado com os estudantes da EJA que estão cursando o Ensino Fundamental ou Médio. A carga horária dos cursos Proeja FIC é de 1400, sendo 1200 da EJA e 200h da Formação Inicial e Continuada. 


    O Proeja Técnico é realizado com os estudantes da EJA que estão cursando apenas o Ensino Médio. A carga horária dos cursos Proeja Técnico é de 2400h, sendo 1200h da EJA e 1200h da parte técnica, totalizando 2400h. O Proeja Técnico deve seguir as regulamentações específicas de oferta de cursos Técnicos.  


    fonte: site do mec

  • Parágrafo único.Nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica,na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) exige-se a seguinte duração:

    I -mínimo geral de 2.400 horas;

    II -pode ser computado no total de duração o tempo que venha a ser destinado à realização de estágio profissional supervisionado e/ou dedicado a trabalho de conclusão de curso ou similar nas seguintes proporções:

    a) nas habilitações com 800 horas, podem ser computadas até 400 horas;

    b) nas habilitações com 1.000 horas, podem ser computadas até 200 horas.

    III -no caso de habilitação profissional de 1.200 horas, as atividades de estágio devem ser necessariamente adicionadas ao mínimo de 2.400 horas.

    Fonte: Resolução n° 6 de 20 de Setembro de 2012 site do MEC


ID
2883175
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que o Novo Acordo Ortográfico alterou o emprego do hífen em compostos, em locuções e em formações por prefixação, a sequência que apresenta todas as palavras grafadas corretamente é

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

  • A) afro-asiático (Elementos como afro-, anglo-, euro-, franco-, indo-, luso-, quando compõem adjetivos pátrios apresentam hífen. Exemplos: Afro-americano, anglo-saxão. Se, no entanto esses elementos não estiverem somando duas identidades para a formação de adjetivos pátrios, não haverá o uso do hífen. Exemplos: Afrodescendente. / cor-de-vinho (não se usa hífen em palavras com elemento de ligação *existem exceções*) / sotomestre (soto sempre exige hífen).

    B erva-doce / arco-da-velha (exceção) / contrassenha.

    C manda-chuva / mão de obra / panafricano (circum/pan+vogal ou m/n usa-se hífen)

    D couve-flor / água-de-colônia (exceção) / auto-retrato (auto só pede hífen se a próxima palavra começar com O ou H).

    E bem te vi (espécies botânicas e animais mantêm hífen) / sala-de-jantar / hiperrenquintado (hiper não pede hífen, porém como a próxima palavra começa com R, usa-se).

    GABARITO B

  •  

    Letra B erva-doce / arco-da-velha (exceção) / contrassenha.

  • Pessoal.

    A parada do hifen é ter sempre em mente as exceções.

  • arco-da-velha não é bem uma exceção.

    arco-da-velha - expressão

    arco da velha - um arco de uma velha

  • a) AFRO - ASIÁTICO ----> HÍFEN OBRIGATÓRIO/ Pois, está unindo 2 vocábulos GENTÍLICOS ou PÁTRIOS. Por isso, está CERTO. 

    No entanto, NÃO se usa HÍFEN em em vocábulos com ELEMENTOS DE LIGAÇÃO, exemplo: COR - DE - VINHO ( ERRADO), COR DE VINHO (CERTO).

    SOTOMESTRE ----> Com este prefixo SOTO, usa-se SEMPRE O HÍFEN. EXEMPLO: "SOTO-PÔR" e "SOTA-GENERAL".

    b) 

    ERVA-DOCE ---> CERTO/Nas palavras COMPOSTAS em que elementos da composição têm acentuação TÔNICA PRÓPRIA e formam uma UNIDADE SIGNIFICATIVA, SEM ELEMENTOS DE LIGAÇÃO.

    ARCO-DA-VELHA---> CERTO/ EXCEÇÃO DA REGRA: NÃO se usa hífen em vocábulos com elementos de ligação (azeite de dendê).

    CONTRASSENHA ---> CERTO/ Sem hífen diante de R e S, DOBRAM-SE essas letras: antiRRacismo ... ultraSSom.

    c)

    panafricano ---> ERRADO/ Usa- se o hífen diante de palavra iniciada por M, N e VOGAL.

    circum-Meridiano, circum-Navegação e pan-Americano, respectivamente.

  • Erva-doce: 3º) Emprega-se o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento: abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde; benção-de-deus, erva-do-chá, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-ináciobem-me-quer (nome de planta que também se dá à margarida e ao malmequer); andorinha-grande, cobra-capelo, formiga-brancaandorinha-do-marcobra-d’águalesma-de-conchinhabem-te-vi (nome de um pássaro). 

    arco-da-velha:6º) Nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, não se emprega em geral o hífen, salvo algumas exceções já consagradas pelo uso (como é o caso de água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa). 

    contrassenha: com o prefixo contra quando o primeiro elemento terminar por vogal e o segundo elemento terminar por r ou s, devemos dobrar as consoantes, sem hífen.

  • a) Afro-asiático, cor de vinho, soto-mestre;

    c) Mandachuva, mão de obra, pan-africano;

    d) autorretrato;

    e) bem-te-vi, sala de jantar, hiper-requintado.

  • "até hj n entendo o objetivo das pessoas q postam somente o gabarito", nem todos tem conta premium para ver a resposta, então é melhor saber qual a correta a nada, deu pra entender agora?

  • erva-doce / arco-da-velha / contrassenha.

  • LETRA: D

    erva-doce: palavras composta - regra usar hifen

    arco-da-velha: mesmo exemplo de cima

    contrassenha: antes: contra-senha | agora: contrassenha

    REGRA: primeira palavra que terminar em vogal e a segunda palavra que iniciar com consoante R ou S, retira hifen e duplica a consoante.

  • Em 19/05/19 às 17:51, você respondeu a opção B.

    Você acertou!

    Em 31/01/19 às 22:33, você respondeu a opção A.

    Em 25/01/19 às 17:37, você respondeu a opção C.

  • Ave Maria, que assunto difícil pra guardar !!!

    Desculpa, só um desabafo.

  • 1) Palavra iniciada com H: Com prefixos (anti, co, mini, super, etc.), sempre se utiliza o hífen quando a segunda palavra/elemento for iniciado com H (hotel, herdeiro, herói, humano, etc.). Exceção: “subumano“, onde, na junção do “sub” + “humano”, a palavra humano perde o H.

    2) Vogais diferentes:  não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. Atenção: O prefixo “CO” junta-se com a segunda palavra mesmo quando ela iniciar com O. Exemplos: coordenar, cooperar, cooperação.

    3) Consoante inicial diferente de R ou S: quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento/palavra começa com um consoante diferente de R ou S, não se utiliza o hífen. Atenção: com o prefixo “VICE“ sempre se utiliza o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante, vice-presidente, vice-governador.

    4) Consoante inicial R ou S: nos casos onde o prefixo termina com vogal e a segunda palavra/elemento começa com R ou S, essas letras são duplicadas e não se utiliza o hífen.

    5) Vogais iguais: quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen.

    6) Consoantes iguais: quando o prefixo termina com consoante, se a segunda palavra/elemento começar com a mesma letra, utiliza-se o hífen. Exemplo: inter-regional.

    7) Consoantes diferentes: nos demais casos, onde as consoantes não são iguais, não se utiliza o hífen. Exemplo: hipermercado, intermunicipal. Exceções: 1) No caso do prefixo SUB, usa-se o hífen também diante de palavras iniciadas com R. Exemplo: sub-região, sub-regimento, etc. 2) No caso dos prefixos CIRCUM e PAN, também utiliza-se o hífen se a segunda palavra começar com M, N ou VOGAL. Exemplo: circum-navegação, pan-americano, etc.

    8) Consoante com vogal: quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra/elemento começar com vogal, não se usa o hífen. Exemplo: hiperativo.

    9) Utilização obrigatória: tornou-se obrigatória a utilização do hífen após certos prefixos, sendo eles: ex, sem, além, aquém, recém. pós, pré e pró. Ou seja, toda vez que você utilizar esses prefixos para formar uma palavra, você precisa usar o hífen. Exemplo: ex-aluno, sem-teto, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-doutorado, pré-adolescente, pró-europeu.

    10) Encadeamentos vocálicos: deve-se utilizar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam para formar encadeamentos vocálicos. Exemplo: Rio-Niterói

    11) Usualidade: Algumas palavras anteriormente formadas/compostas pela junção de duas ou mais palavras ficaram tão comuns na língua portuguesa que o Novo Acordo Ortográfico definiu que elas não devem mais ser escritas com o hífen. Exemplos: girassol, madressilva, mandachuva, paraquedas, paraquedista, pontapé.

  • A-afro-asiático / cor-de-vinho / sotomestre.

    cor de vinho, soto-mestre

    B-erva-doce / arco-da-velha / contrassenha.

    C-manda-chuva / mão de obra / panafricano.

    pan-americano

    C-couve-flor / água-de-colônia / auto-retrato.

    autorretrato

    D-bem te vi / sala-de-jantar / hiperrenquintado.

    bem-te-vi,sala de jantar

  • só memorizo as regras mais claras e torço pra que elas ajudem a eliminar questões pq tem regras demais

  • Dica sobre Hífen

    REGRA GERAL: Não se usa hífen entre palavras compostas com elemento de ligação, Contrariamente, se não houver elemento de ligação, há hífen.

    EXCEÇÕES: arco-da-velha; mais-que-perfeito; cor-de-rosa; água-de-colônia; pé-

    de-meia; gota- d’ á g u a , ao deus-dará, à queima-roupa. Também recebem hífen 

    Espécies botânicas e zoológicas: bem-te-vi, erva-doce, pimenta-do-reino, cravo-

    da-índia; bico-de-papagaio, joão-de-barro.

  • Embora eu tenha acertado mais de 90% das questões de hífens, não consigo enxergar a palavra autorretrato como certa. A regra afirma que após o prefixo auto, o sucessor sendo h ou r se aplica o hífen. Alguém sabe responder porque ele foi dobrado e aglutinado?

  • Maycon Jhonatas

    autorretrato segue a regra do novo acordo : se o prefixo terminal em vogal e o outro elemento  iniciar com R ou S, junta-se os termos e duplica o RR ou SS,

    Por isso autORRetrato   (auto termina com vogal e o outro termo começa com R, por isso fica assim.) Essa alteração foi devido a pronúncia do R.

     

    Veja outros exemplos:

    antissocial, minissaia, antirreligioso, antirracismo...

  • GABARITO LETRA B

    erva-doce >>> Usa-se hífen para indicar espécies de animais e vegetais

    arco-da-velha >>> Exceção já consagrada pelo uso.

    contrassenha >>> Caso em que o segundo elemento da palavra prefixada começa por "S", (duplica-se a letra "S")

  • o cor-de-vinho tbm seria uma exceção como o cor-de-rosa?

  • mandachuva

    s. m. || (Bras.) sujeito importante, figurão, pessoa influente, chefe político do interior, magnata. F. Mandar+chuva.

    www.aulete.com.br/mandachuva

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX


ID
2883178
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, com atenção, o texto a seguir.


“Uns eram pela maioridade; outros achavam que o melhor mesmo era que uma junta de homens direitos e sábios ficasse no governo.”

(VERÍSSIMO, Érico. Um certo capitão Rodrigo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.132.)


No texto, as palavras uns e uma são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • gab: D


    Uns eram pela maioridade; outros achavam que o melhor mesmo era que uma junta de homens direitos e sábios ficasse no governo.


    Uns = pronome indefinido

    (São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada).


    Uma = numeral

    (apenas quantifica - uma junta de homens...)


    Bons estudos.

  • Quando "uns" puder ser substituído por "alguns" é pronome indefinido.

  • Não consigo ver esse 'uma' como numeral. Pra mim é artigo.

  • Uns, no início da frase NÃO é artigo, pois para ser artigo a palavra (um, uns, uma e umas) tem que acompanhar e/ou anteceder o substantivo.


ID
2883181
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A intertextualidade encontra-se na base de constituição de todo e qualquer dizer e José Paulo Paes, estrategicamente, utiliza-se dela para construir o seu texto.


Canção do exílio facilitada

lá?

ah!


sabiá...

papá...

maná...

sofá...

sinhá...

cá?

bah!

Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt= 0%2C5&q=- can%C3%A7%C3%A3o+do+ex%C3%ADlio+ facilitada&oq= can%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 17 out. 2018.


O recurso intertextual utilizado por José Paulo Paes, ao retomar a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, é a/o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    Para quem marcou a letra C, como eu


    PASTICHE x PARÓDIA: Pastiche alude apenas à imitação de uma outra obra. Repare que não é plágio. É imitação por homenagem. Na paródia a imitação é jocosa, cômica. São ambas imitações, mas na paródia a intenção é pôr a ridículo a obra imitada, denunciar as suas imperfeições ou as suas caraterísticas artificiais.Pastiche é uma obra vulgar que deseja alcançar o status de obra de arte, a paródia é imitação cômica de um obra qualquer.

  • Letra B

    paródia é uma releitura cômica de alguma composição , que frequentemente utiliza  e deboche. 

  • A) colagem: a bricolagem ocorre por meio da “colagem” de diversos textos, ou seja, um texto é constituído a partir de fragmentos de outro.

    B) paródia: Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, donde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.

    C) pastiche: diferente da paródia, o pastiche artístico e literário trata-se da imitação de um estilo ou gênero e, normalmente, não apresenta um teor crítico ou satírico.

    D) paráfrase: faz referência a um texto, reproduzindo outro sem que a ideia original seja alterada.

    E) referência: faz uma referência explícita ou implícita ao texto-fonte; é também chamado de "alusão".

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-intertextualidade/

  • oi

    que!?

    hum!

    legal

    Posso me considerar um artista também!


ID
2883184
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto aos elementos de coesão textual.


A coesão __________ pode ser obtida por substituição e por reiteração, enquanto a coesão __________ se constitui por paralelismo e paráfrase. Por último, a coesão __________ é temporal e ocorre por conexão.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Fávero e Koch , existe três tipos de coesão: 

    Referencial ( Substituição e Reiteração) ,

    Recorrencial (Paralelismo, Paráfrase, Recursos fonológicos, segmentais e suprassegmentais)

    e Sequencial (Temporal e Por conexão).

    fonte http://fatoresdetextualidade.blogspot.com/p/coesao-textual.html

    GABARITO LETRA E

  • Sabendo a "sequencial" já acertava


ID
2883190
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a tradição romântica brasileira.


( ) O romântico reinventava o herói, que assumia dimensões titânicas, reduzido a cantor da própria solidão.

( ) A natureza romântica era decorativa e integrava um estilo de pensamento verossímil, claro, regular.

( ) No nível estético, dispunha das formas fixas: ode, soneto, rondó, que formalizavam categorias psicológicas.

( ) No plano da relação com o mundo, defendia o retorno à mãe-natureza, a reinvenção do bom selvagem e o exotismo.

( ) No tempo e no espaço, recriava uma Idade Média gótica e embruxada, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente exótico.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • GAB. A

    (V) O romântico reinventava o herói, que assumia dimensões titânicas, reduzido a cantor da própria solidão.

    (F) A natureza romântica era decorativa e integrava um estilo de pensamento verossímil, claro, regular.

    (F) No nível estético, dispunha das formas fixas: ode, soneto, rondó, que formalizavam categorias psicológicas.

    (V) No plano da relação com o mundo, defendia o retorno à mãe-natureza, a reinvenção do bom selvagem e o exotismo.

    (V) No tempo e no espaço, recriava uma Idade Média gótica e embruxada, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente exótico.

    As principais características da literatura romântica no Brasil são:

    1ª fase

    Nacionalismo e o Indianismo.

    Aqui os escritores exploram temas como: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo, nacionalismo.

    Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Teixeira e Souza; Araújo Porto-Alegre e José de Alencar

    2ª fase

    Marcada por aspectos negativos, a poesia desse período romântico é permeada dos temas: egocentrismo, negativismo, pessimismo, dúvida, desilusão, boêmia, exaltação da morte e fuga da realidade.

    Álvares de Azevedo, Cassimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

    3ª fase

    Chamada de “Geração Condoreira”, a  é caracterizada pela poesia libertária e social.

    Com isso, o período está associado ao condor, águia da cordilheira dos Andes, com o intuito de revelar sua mais importante característica: a liberdade.

    Castro Alves, Tobias Barreto e Sousândrade

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/romantismo-no-brasil/


ID
2883193
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a linguagem figurada, associe corretamente a figura de linguagem a sua respectiva frase.


Figuras

(1) Sinestesia

(2) Animismo

(3) Antítese

(4) Símile

(5) Catacrese

(6) Sinédoque


Frases

( ) Mil cabeças de gado.

( ) Verdade que o engano contamina.

( ) Enterrar uma agulha na pele.

( ) Sonata cariciosa da água.

( ) Águas órfãs fugindo.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Mil cabeças de gado.

    (6) Sinédoque: substitui o todo por uma parte

    Mil gados -> mil cabeças (parte) de gado.


    Verdade que o engano contamina.

    (3) Antítese: figura pela qual se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário.

    Verdade -> engano


    Enterrar uma agulha na pele.

    (5) Catacrese: figura de linguagem através da qual uma palavra é empregada com sentido alterado, em relação à sua real significação, por falta de uma palavra própria: embarcar num trem; folha de papel; enterrar uma agulha na pele. (fonte dicio.com.br)


    Sonata cariciosa da água.

    (1) Sinestesia: mesclar, numa mesma expressão, as sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.

    Sonata (audição) cariciosa (tato) da água.


    Águas órfãs fugindo.

    (2) Animismo (personificação): atribui a seres irracionais ou a objetos inanimados, ações, qualidades e sentimentos que são próprios dos seres humanos.

    Água não tem pai, nem mãe, portanto não tem como ser "órfã". Nesse caso é uma "qualidade humana".

  • Símile: comparação metafórica relação entre elementos de de diferentes universos ou contextos.


    Ex.: Meu irmão é teimoso como uma mula.

  • animismo é semelhante a prosopopéia =)

  • Animismo = Prosopopeia = Personificação

  • Sinédoque e metonímia

    "Muito semelhante à metonímia, a sinédoque é considerada por diversos autores como sendo um tipo de metonímia. Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase. Outros, contudo, afirmam ser conceitos tão próximos que consideram desnecessária a distinção entre os dois termos."

  • Alguém consegue acertar uma questão dessa na prova?!

  • Dava pra acertar sabendo apenas o que é antítese.


ID
2883196
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto aos movimentos vanguardistas da tradição moderna da literatura brasileira.


O ____________ caracteriza-se por projeções de tensões inconscientes do sujeito e o ___________ representa uma linha de experimentação aderente à civilização da velocidade. O __________, por sua vez, corresponde à superposição e à simultaneidade de planos para criar imagens, em textos são marcados pela supressão da lógica formal.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


ID
2883199
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O regionalismo romântico de Bernardo Guimarães assemelhase ao regionalismo de Guimarães Rosa no que diz respeito à sondagem no âmago dos significantes


PORQUE


II. Guimarães Rosa universaliza mensagens e formas de pensar do sertanejo por meio de uma rigorosa poética da forma.


A respeito das asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Bernardo Guimarães: romancista

    Guimarães Rosa: modernista.


ID
2883202
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na contemporaneidade, a poesia concreta abandona o verso e cria uma linha de sintaxe espacial, representando uma realidade técnica e de comunicação de massa.


Considerando as inovações da poesia concreta, associe corretamente o campo linguístico a seu respectivo processo de composição.


Campos

(1) Semântico

(2) Sintático

(3) Léxico

(4) Morfológico

(5) Fonético

(6) Topográfico


Processos de composição

( ) Emprego de aliterações e assonâncias.

( ) Utilização de estrangeirismos e de neologismos.

( ) Separação dos prefixos e dos sufixos.

( ) Apelo à comunicação não verbal.

( ) Utilização de justaposições.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO SEM LÓGICA E NEXO NENHUM, TINHA QUE SER ANULADA!!!

  • Gabarito: C




    ( 5) Emprego de aliterações e assonâncias.

    ( 4) Utilização de estrangeirismos e de neologismos.

    ( 3) Separação dos prefixos e dos sufixos.

    ( 1) Apelo à comunicação não verbal.

    ( 2) Utilização de justaposições.


  • Que questão mais sem pé nem cabeça!

  • Esta questão tem lógica para quem é formado em Letras. Para quem é das demais áreas acha estranho.

  • Esta questão tem lógica para quem é formado em Letras. Para quem é das demais áreas acha estranho.

  • Só sei que nada sei!

    Gab. C

    Semântica:

    (1) Semântico → sinônimo, antônimo, homônimos, parônimos, polissemia e denotação e conotação.

    (2) Sintático → expressa a coerência semântica. Conectivos, pronomes, sintagmas nominais definidos e indefinidos etc.

    (3) Léxico → significado que aponta para o que se apreende do mundo extralinguístico mediante a linguagem. Assim, em amor, amante, amar, amavelmente o significado léxico é comum a todas as palavras da série.

    (4) Morfológico → Estrutura das palavras (radical ou morfema lexical, desinência ou morfema flexional, vogal temática, tema, afixos, vogal e consoante de ligação). Formação das palavras (derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria), composição (aglutinação e justaposição), hibridismo, onomatopeia, abreviação e sigla). Radicais e prefixos gregos e latinos. Classes de palavras (subst., adj., artigo, adv., pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição e verbo)

    (5) Fonético → estudo dos sons.

    (6) Topográfico → não tem nada a ver com português, tanto que não está entre uma das alternativas, simplesmente sobrou. Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno.

    Extra: Sintaxe estudo das palavras dentro das frases e também das orações, e como essas palavras se relacionam entre si. 

    A BANCA DISSE QUE A ORDEM É ESSA (não sei de onde):

    (5) Emprego de aliterações e assonâncias.

    (4) Utilização de estrangeirismos e de neologismos.

    (3) Separação dos prefixos e dos sufixos.

    (1) Apelo à comunicação não verbal.

    (2) Utilização de justaposições.

  • Já vi bancas cruéis, mas a Fundação Cefet Minas está se revelando das mais carrascas.


ID
2883205
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, atenciosamente, uma passagem do texto "Cacarecos da língua", de Gregório Duvivier.


Todo dia uma palavra morre e a gente não se dá conta. [...] Algumas, para não morrer, reinventaram-se. Trocaram de sexo, de nome e de profissão. A palavra "zoeira" já significou barulho: hoje significa troça. [...]

Pense quando foi a última vez que ouviu que a situação está um despautério, que fulano tá borocoxô, que tal roupa é uma coqueluche, que fulana é uma songamonga.

Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/ 2016/07/1790346-cacarecos-da-lingua.shtml>. Acesso em: 20 out. 2018.


No texto, há reflexões sobre o uso ou emprego de algumas palavras da língua portuguesa. Nele infere-se que a construção dos significados da palavra "zoeira" resulta de um/uma

Alternativas
Comentários
  • gab: D


    Algumas, para não morrer, reinventaram-se. Trocaram de sexo, de nome e de profissão. A palavra "zoeira" já significou barulho: hoje significa troça.


    A palavra sofreu uma variação semântica.


    Bons estudos.

  • Variação de sentido, significado.....

    Por isso semântica.


ID
2883208
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A partir de 1956, impôs-se, no Brasil, um movimento literário que constituiu uma das expressões vivas e atuantes de nossa vanguarda estética. Esta fase voltou-se para a valorização e a incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas). Em 1952, teve seu marco inicial através da publicação da revista Noigrandes, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Bastante significativo, todavia, foi o surgimento do movimento da tropicália (1967), pois, com ele, começaram a existir maiores vínculos entre o grupo e o campo da música popular.

A esse respeito, leia, com atenção, os versos seguintes.

     

        Asa

Caetano Veloso


Pássaro um

Pássaro pairando um 

Pássaro momento um 

Pássaro ar

Pássaro ímpar

Parou pousar

Parou repousar


Pássaro som

Pássaro parado um

Pássaro silêncio um

Pássaro ir

Pássaro ritmo

Passar voou 

Passar avoou


Pássaro par

Pássaro par                                          


Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, observando aspectos associados à letra de "Asa", cujo autor é Caetano Veloso, poeta do Tropicalismo.


Essa composição musical apresenta afinidades estéticas entre o trabalho do seu autor e o grupo integrado por poetas ____________. A canção se constrói sobre a _____________ da palavra "pássaro" e pode ser associada a poemas desse movimento literário por seu jogo ____________ e por sua estrutura ____________.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • Questão de interpretação de texto, você consegue extrair a resposta por eliminação e lógica...

  • GAB. E

    Essa composição musical apresenta afinidades estéticas entre o trabalho do seu autor e o grupo integrado por poetas concretistas. A canção se constrói sobre a reiteração da palavra "pássaro" e pode ser associada a poemas desse movimento literário por seu jogo fonético-semântico e por sua estrutura não discursiva.

    Não vejo como identificar no texto que os poetas da Tropicália são Concretista, só consegui lendo um texto fora. Complicado!

    Para os 66,34% que erraram TMJ.

    "Gilberto Vasconcelos pode declarar “É de todos sabido a aproximação entre a tropicália e o concretismo” (4). Esta aproximação inicia-se em outubro de 1966, quando Augusto de Campos, em matéria jornalística, saúda o jovem compositor baiano Caetano Veloso e a sua música “Boa palavra” (II Festival Nacional da Música Popular, TV Excelsior). Traça então paralelos entre a “retomada da linha evolutiva” proposta por Caetano em entrevista e a deglutição estética de Oswald de Andrade, um dos artistas da palavra que inspiraram os poetas concretos (5)". 

  • Questão para professores de português. Quem não acertou, fique tranquilo!

ID
2883211
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O escritor realista busca desnudar as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima, ambas consequências de causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio, educação),


PORQUE


II. necessita tomar a sério as personagens e se sente no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido egotista de dissecar o que move seus comportamentos, levando-o ao caso e, daí, ao patológico.


A respeito das asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Como responder sem o texto de referência?

  • Confesso que fiquei perdido no que a questão pedia. 
    Não havia referência. 

  • Também tive dificuldade com questão amigos. : (

  • GAB. C

    Que banca que vou fazer a prova viu!

    Na vdd a banca quer que você entenda de "REALISMO".

    67,89% de erro TMJ.

  • Que questão mais sem pé nem cabeça.


ID
2883214
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A essência de um bom texto reside na sustentação da argumentação, que se dará a partir das informações apresentadas que a acompanham. No momento da construção textual, os argumentos são essenciais. Além disso, a clareza das ideias é fundamental ao entendimento do leitor.


A esse respeito, leia o texto seguinte.


Fake news do bem


Não tenho nenhum compromisso com a verdade.

Aqui na ISTOÉ me deixam escrever crônica, ficção ou não; posso inventar personagens e situações; posso eleger presidentes ou mudar o sistema político do País.

Por isso, considerando que nas últimas semanas tivemos uma infinidade de lamentáveis True News, decidi que a coluna dessa semana vai ser só de Fake News.

Mentiras que todo mundo vai gostar de ouvir e espalhar.

Não me deixe na mão. Escolha alguma e espalhe por aí, sem dó.

Reproduza no whatsapp, fotografe no Insta, compartilhe no Facebook.

Como diria Groucho Marx: vai criar a maior confusão, mas vai ser divertido.

NETO, Mentor. Fake news do bem. IstoÉ n. 2543, 14 set. 2018, p. 66.


NÃO faz parte da argumentação do autor

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • B) declinar de defender um ponto de vista, por se tratar de fato controverso. --> O autor não afastou seu pondo de visto, muito pelo contrário, o texto expressa a opinião e vontade do autor perante as "fake news" e "true news".

  • GAB. B.

    Sobre a C:

    reportar-se à sua experiência pessoal e profissional para convencer o leitor.

    Onde ele fala da sua experiência PESSOAL?


ID
2883217
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir trata de um acontecimento recente na história universal e literária.


Fragmento do poema Odisseia

Durante escavação no entorno do templo arruinado de Zeus, na Antiga Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos (que, por sua vez, está localizado na península do Peloponeso), arqueólogos gregos se depararam com uma placa de argila entalhada, com 13 versos do canto 14 da Odisseia, no qual o herói Ulisses se dirige a Eumeu, seu amigo de toda a vida.

Desde então, a maior parte dos especialistas passaram a defender o achado e chamam-lhe de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero no final do século 8º a.C., repassado oralmente por vários séculos, antes que a placa fosse escrita.

Embora a data do achado ainda não tenha sido confirmada, estimativas preliminares apontam para a era romana, provavelmente antes do século 3º d.C. Apesar desse detalhe, em um comunicado, o Ministério de Cultura da Grécia – e sem esconder o entusiasmo – já confirmou que o objeto é "um grande documento arqueológico, epigráfico, literário e histórico".

REVISTA LEITURAS DA HISTÓRIA. Empresa Brasil de Revistas Ltda. Ano 9. Edição 118, setembro/2018, p. 16. Adaptado.


Avalie as afirmações sobre os aspectos gramaticais analisados no poema.


I. No último parágrafo, o travessão duplo desempenha função análoga à dos parênteses.

II. Na última frase do texto, a palavra "epigráfico" diz respeito a palimpsestos, pergaminhos ou papiros, documentos feitos para neles se escrever.

III. Na oração "Desde então, a maior parte dos especialistas passaram a defender o achado...", a concordância é aceita, sem se ferir a norma culta.

IV. Na frase "... arqueólogos gregos se depararam com uma placa de argila entalhada...", identifica-se um caso de próclise facultativa ou optativa.

V. No segundo parágrafo, considerando-se as regências do verbo chamar prescritas para o português, estaria correta a seguinte reescrita da oração: "... passaram a defender o achado e chamam de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero...".


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    I) correto - travessão pode ser substituído por parênteses. Nas orações intercaladas ou em casos onde se queira dar destaque à informação, o travessão ou o parênteses pode ser usado.

    II) errado - Epigráfico diz respeito à ciência que estuda inscrições antigas e não um documento para se escrever.

    III) correto - concordância correta com a locução verbal "passaram a defender".

    IV) correto - próclise é facultativa antes de verbo, caso este não venha no início da frase.

    V) - errado - "passaram a defender o achado e chamam-no de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero..."


    Corretas alternativas I, III e IV - letra D.

  • GABARITO: D

    Sabendo a ( I ) já de cara cortava 2 questões.

  • Algumas explicações do jefferson cabral não estão corretas:

    III) "a maior parte dos especialistas passaram a defender". Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural. (a maior parte passou OU especialistas passaram)

    IV) É facultativo a próclise quando há sujeito explícito com núcleo substantivo, numeral ou oracional antes do verbo sem palavra atrativa. Ex.: Camila te ama ou Camila ama-te. No caso: arqueólogos se deparam ou arqueólogos deparam-se.

    V) Quando o verbo “chamar” possuir o significado de “qualificar”, “apelidar”, “dar nome”, pode ser usado das seguintes formas: a) Objeto direto + predicativo (ex.: Chamei-o covarde.); b) Objeto direto + predicativo precedido pela preposição DE (ex:Chamaram-na de louca.); c) Objeto indireto + predicativo (Ex: Chamam-lhe fenômeno.); d) Objeto indireto + predicativo precedido da preposição DE (Ex: O pai chamou-lhe de campeão.)


ID
2883220
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema "O prazer", correspondente ao rondó XXIV do livro Glaura, cujo autor é o poeta árcade Manoel Inácio da Silva Alvarenga, mineiro nascido em Vila Rica, capitania de Minas Gerais, em 1749.


O prazer


Sobre o feno recostado

Descansando afino a lira ESTRIBILHO

Que respira com ternura Pouca terra cultivada

Na doçura do prazer Me agrade com seus frutos;

Mas os olhos tenho enxutos,

Amo a simples Natureza: Quanto agrada assim viver!

Busquem outros a vaidade

Nos tumultos da cidade O meu peito só deseja

Na riqueza e no poder. Doce paz neste retiro;

Por delícias não suspiro

Desse pélago furioso Onde a inveja faz tremer!

Não me assustam os perigos, [...]

Nem dos ventos inimigos

O raivoso combater.

[...]

ALVARENGA, Manuel Inácio da. Glaura. Poemas eróticos. Lisboa. Lisboa: Of. Nunesiana, 1799, p. 93.


Nos versos, NÃO se identifica, implícita ou explicitamente, a defesa do ideal arcádico denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


    locus horrendus - paisagem lúgubre, plangente.


  • De acordo com https://www.dicio.com.br/lugubre/ . Lúgubre significa: . Que pode estar relacionado à morte; que faz lembrar a morte ou os funerais; fúnebre, macabro. [Por Extensão] Que causa tristeza; capaz de incitar pavor; melancólico, pavoroso. [Por Extensão] Que provoca medo, pavor; que é medonho; sinistro. . . E de acordo com https://www.dicio.com.br/plangentes/ . Plangente significa: . Capaz de planger (chorar); que chora. Que demonstra lástima; que está triste; lastimoso ou lamentoso. . . . O autor não faz referência a morte, coisas macabras ou algo do gênero. Nem faz menção a choro ou tristeza !! . . . ALTERNATIVA : B
  • Esta questão é muito inteligente e mostra a importância de não temermos as expressões em latim: locus horrendus, à primeira vista, parece um feitiço à la Harry Potter, mas se respiramos fundo, percebemos que o HORRENDUS só pode significar algo horrível, horroroso, terrível.

    Sabendo disso, fica fácil ver que uma 'paisagem lúgubre, plangente' não aparece em parte alguma do poema, já que nenhuma palavra remete a um significado horrível, horrendo, pavoroso.


ID
2883226
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grande acervo de obras constitui a ficção brasileira da atualidade e merece destaque pelas opções estilísticas e formais que se apresentam nas escritas dos autores contemporâneos. Os textos seguintes encerram reflexões a esse respeito.

Texto I

O contemporâneo é aquele que, graças a uma diferença, uma defasagem ou um anacronismo, é capaz de captar seu tempo e enxergá-lo. Por não se identificar, por sentir-se em desconexão com o presente, cria um ângulo do qual é possível expressá-lo. Assim a literatura contemporânea não será necessariamente aquela que representa a atualidade, a não ser por uma inadequação, uma estranheza histórica que a faz perceber as zonas marginais e obscuras do presente, que se afastam de sua lógica. Ser contemporâneo, segundo esse raciocínio, é ser capaz de se orientar no escuro e, a partir daí, ter coragem de reconhecer e de se comprometer com um presente com o qual não é possível coincidir. Na perspectiva dessa compreensão da história atual como descontinuidade e do papel do escritor contemporâneo na contramão das tendências afirmativas, talvez seja possível entender alguns dos critérios implícitos que determinam quem faz sucesso, quem ganha maior visibilidade na mídia, na academia, entre os críticos ou entre os leitores.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 10.


Texto II

O medo que mora em nós

No conto de terror "O Próximo da Fila" (1955), de Ray Bradbury, uma mulher visita as catacumbas de Guanajuato, México. Corpos mumificados forram as paredes. Acordada em sua cama, na noite seguinte, assombrada pelo passeio macabro, ela percebe que seu coração "era um fole eternamente soprando sobre um pequeno tição de medo... Uma luz entranhada para a qual seus olhos internos se voltavam fixamente, com fascínio indesejado".

Em nosso tempo atual, o coração da cultura assopra com força sobre um tição de medo, e o fascínio está em toda parte. Filmes de terror quebram recordes, e as vendas de literatura desse gênero sobem a cada ano.

E o sucesso não é apenas comercial. Tradicionalmente um tanto malfalado, hoje o horror desfruta uma aura de respeitabilidade crítica.

OWEN, M. M. O medo que mora em nós. Folha de São Paulo. Ilustríssima, 28 out. 2018, p. 4.


De acordo com o que aponta o autor do Texto I acerca da produção ficcional contemporânea e sobre os "critérios implícitos que determinam quem faz sucesso" na atualidade, é correto afirmar que, por meio de interpretações feitas com a contribuição do Texto II, o gênero conto de terror tem guarida entre os leitores, na contemporaneidade, EXCETO porque

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Essa alternativa é a única que não tem nada haver com o tema.

  • O medo, o terror como está mencionado "Acordada em sua cama, na noite seguinte, assombrada pelo passeio macabro "essa frase retrata coisas sobrenaturais, totalmente ao contrário do que diz na alterna C. Por isso ela está errada!


ID
2883229
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Serena Sintética


                                                        Lua

                                                        morta.

                                                                       Rua

                                                                        torta

                                                        Tua

                                                        porta.

RICARDO, Cassiano. Poesias completas. Pref. Tristão de Athayde. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1957, p. 27.

“Serenata Sintética” foi publicado em 1947, no livro Um Dia Depois do Outro – que a crítica em geral considera como o marco divisório da carreira literária de Cassiano Ricardo, poeta modernista associado aos grupos Verde-Amarelo e da Anta.


Avalie o que se afirma sobre os aspectos sintático-semânticos apontados na análise do poema.

I. Nos versos, as imagens evocadas pelas palavras, assim como elas próprias, articulam-se segundo a parataxe gramatical, caracterizada por uma sequência de frases justapostas.

II. No nível semântico, nota-se o uso predominante da paranomásia, pois se extrai expressividade da combinação das palavras, que apresentam semelhança fônica, mas sentidos diferentes.

III. No poema, há a justaposição de três imagens, próximas da montagem do ideograma, e que lembram uma pintura ou uma fotografia, cuja cena anunciada em seu título é denotativamente decodificada, sem a presença de figuras de linguagem.

IV. Nos dísticos, nos quais sobressai a função apelativa da linguagem, a mensagem, centrada em seu próprio código, instrui os leitores acerca de uma pequena cidade com ruas sinuosas (rua torta), uma lua pálida (lua morta) e a sugestão de um caso amoroso (tua porta), palco para uma serenata.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    I e II

  • Não entendi porque a IV está errada. Será que o professor pode comentar?

  • Não entendi porque a IV está errada. Será que o professor pode comentar?

  • I) Certo. Parataxe é justamente uma sequência de frases justapostas e sem conjunções. A poesia foi construída assim.

    II) Certo. Paranomásia é uma figura de linguagem que usa palavras parônimas (palavras parecidas na escrita, mas com significados diferentes) para produzir certo efeito. No caso da poesia as relações são "lua/rua/tua" e "morta/torta/porta".

    III) Errado. A poesia tem uma figura de linguagem sim, a paranomásia.

    IV) Errado. Função apelativa é a mesma coisa que função conativa. Nessa função, o objetivo é convencer o interlocutor de algo. Tende-se a usar vocativos e verbos no imperativo. A poesia não tem nada disso.


    Gabarito: (C)

  • Querida Cintia,

    acredito que a IV esteja errada pelo fato de considerar " pequena cidade" somente porque é apresentado as características: (rua torta), uma lua pálida (lua morta) e a sugestão de um caso amoroso (tua porta)..." houve então uma extrapolação de ideias, posto que as características tais são suscetíveis a qualquer tamanho de cidade, não só as pequenas.

    Que a forca esteja com vocês!!

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Paranomásia:
    Também chamada de paronomásia, é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou na pronúncia (parônimos).
    - “Exportar é o que importa.” (Delfim Netto)
    - “Com tais premissas ele sem dúvida leva-nos às primícias.” (Padre Antônio Vieira).

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.


ID
2883232
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Serena Sintética


                                                        Lua

                                                        morta.

                                                                       Rua

                                                                        torta

                                                        Tua

                                                        porta.

RICARDO, Cassiano. Poesias completas. Pref. Tristão de Athayde. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1957, p. 27.

Para muitos estudiosos e teóricos, a coerência e a coesão, que formam parte dos critérios tidos como constitutivos da textualidade, são os mais importantes. A partir da leitura de "Serenata Sintética", informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca do poema.


( ) É destituído de elementos coesivos, o que o torna incoerente e o impede de funcionar e de ser chamado de texto.

( ) Apresenta-se segmentado, mas isso não obsta, obviamente, que funcione como um texto perfeitamente inteligível.

( ) Impossibilita o leitor de conseguir interpretá-lo, ainda que este assuma uma atitude colaborativa na produção de sentidos.

( ) Reúne fatos isolados a partir de palavras soltas distribuídas no espaço branco do papel, não forma uma sequência contínua nem exibe textura.

( ) Proporciona o entendimento de que a coesão superficial não é necessária para a textualidade, pois esta é inferida a partir da coerência identificada.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • ???????

  • GABARITO: E


    (F); (V); (F); (F); (V).

  • ( F ) É destituído de elementos coesivos, o que o torna incoerente e o impede de funcionar e de ser chamado de texto.

    A falta de elementos coesivos não impede de funcionar e ser um texto.

    ( V ) Apresenta-se segmentado, mas isso não obsta, obviamente, que funcione como um texto perfeitamente inteligível.

    Estar segmentado não impede que o texto seja entendível.

    ( F ) Impossibilita o leitor de conseguir interpretá-lo, ainda que este assuma uma atitude colaborativa na produção de sentidos.

    É o contrário da segunda assertiva, que está correta.

    ( F ) Reúne fatos isolados a partir de palavras soltas distribuídas no espaço branco do papel, não forma uma sequência contínua nem exibe textura.

    Reúne fatos isolados, porém, forma uma sequência continua, jogando com as palavras.

    ( V ) Proporciona o entendimento de que a coesão superficial não é necessária para a textualidade, pois esta é inferida a partir da coerência identificada.

    Norma culta e coesão é diferente de INTERPRETAÇÃO, a coerência pode ser inferida mesmo sem coesão e ainda sim ser interpretada.


    Gabarito: E


  • Essa questão foi pra qual cargo?