-
Gab: B
-
A) afro-asiático (Elementos como afro-, anglo-, euro-, franco-, indo-, luso-, quando compõem adjetivos pátrios apresentam hífen. Exemplos: Afro-americano, anglo-saxão. Se, no entanto esses elementos não estiverem somando duas identidades para a formação de adjetivos pátrios, não haverá o uso do hífen. Exemplos: Afrodescendente. / cor-de-vinho (não se usa hífen em palavras com elemento de ligação *existem exceções*) / sotomestre (soto sempre exige hífen).
B erva-doce / arco-da-velha (exceção) / contrassenha.
C manda-chuva / mão de obra / panafricano (circum/pan+vogal ou m/n usa-se hífen)
D couve-flor / água-de-colônia (exceção) / auto-retrato (auto só pede hífen se a próxima palavra começar com O ou H).
E bem te vi (espécies botânicas e animais mantêm hífen) / sala-de-jantar / hiperrenquintado (hiper não pede hífen, porém como a próxima palavra começa com R, usa-se).
GABARITO B
-
Letra B erva-doce / arco-da-velha (exceção) / contrassenha.
-
Pessoal.
A parada do hifen é ter sempre em mente as exceções.
-
arco-da-velha não é bem uma exceção.
arco-da-velha - expressão
arco da velha - um arco de uma velha
-
a) AFRO - ASIÁTICO ----> HÍFEN OBRIGATÓRIO/ Pois, está unindo 2 vocábulos GENTÍLICOS ou PÁTRIOS. Por isso, está CERTO.
No entanto, NÃO se usa HÍFEN em em vocábulos com ELEMENTOS DE LIGAÇÃO, exemplo: COR - DE - VINHO ( ERRADO), COR DE VINHO (CERTO).
SOTOMESTRE ----> Com este prefixo SOTO, usa-se SEMPRE O HÍFEN. EXEMPLO: "SOTO-PÔR" e "SOTA-GENERAL".
b)
ERVA-DOCE ---> CERTO/Nas palavras COMPOSTAS em que elementos da composição têm acentuação TÔNICA PRÓPRIA e formam uma UNIDADE SIGNIFICATIVA, SEM ELEMENTOS DE LIGAÇÃO.
ARCO-DA-VELHA---> CERTO/ EXCEÇÃO DA REGRA: NÃO se usa hífen em vocábulos com elementos de ligação (azeite de dendê).
CONTRASSENHA ---> CERTO/ Sem hífen diante de R e S, DOBRAM-SE essas letras: antiRRacismo ... ultraSSom.
c)
panafricano ---> ERRADO/ Usa- se o hífen diante de palavra iniciada por M, N e VOGAL.
circum-Meridiano, circum-Navegação e pan-Americano, respectivamente.
-
Erva-doce: 3º) Emprega-se o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento: abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde; benção-de-deus, erva-do-chá, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-inácio; bem-me-quer (nome de planta que também se dá à margarida e ao malmequer); andorinha-grande, cobra-capelo, formiga-branca; andorinha-do-mar, cobra-d’água, lesma-de-conchinha; bem-te-vi (nome de um pássaro).
arco-da-velha:6º) Nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, não se emprega em geral o hífen, salvo algumas exceções já consagradas pelo uso (como é o caso de água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa).
contrassenha: com o prefixo contra quando o primeiro elemento terminar por vogal e o segundo elemento terminar por r ou s, devemos dobrar as consoantes, sem hífen.
-
a) Afro-asiático, cor de vinho, soto-mestre;
c) Mandachuva, mão de obra, pan-africano;
d) autorretrato;
e) bem-te-vi, sala de jantar, hiper-requintado.
-
"até hj n entendo o objetivo das pessoas q postam somente o gabarito", nem todos tem conta premium para ver a resposta, então é melhor saber qual a correta a nada, deu pra entender agora?
-
erva-doce / arco-da-velha / contrassenha.
-
LETRA: D
erva-doce: palavras composta - regra usar hifen
arco-da-velha: mesmo exemplo de cima
contrassenha: antes: contra-senha | agora: contrassenha
REGRA: primeira palavra que terminar em vogal e a segunda palavra que iniciar com consoante R ou S, retira hifen e duplica a consoante.
-
Em 19/05/19 às 17:51, você respondeu a opção B.
Você acertou!
Em 31/01/19 às 22:33, você respondeu a opção A.
Em 25/01/19 às 17:37, você respondeu a opção C.
-
Ave Maria, que assunto difícil pra guardar !!!
Desculpa, só um desabafo.
-
1) Palavra iniciada com H: Com prefixos (anti, co, mini, super, etc.), sempre se utiliza o hífen quando a segunda palavra/elemento for iniciado com H (hotel, herdeiro, herói, humano, etc.). Exceção: “subumano“, onde, na junção do “sub” + “humano”, a palavra humano perde o H.
2) Vogais diferentes: não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. Atenção: O prefixo “CO” junta-se com a segunda palavra mesmo quando ela iniciar com O. Exemplos: coordenar, cooperar, cooperação.
3) Consoante inicial diferente de R ou S: quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento/palavra começa com um consoante diferente de R ou S, não se utiliza o hífen. Atenção: com o prefixo “VICE“ sempre se utiliza o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante, vice-presidente, vice-governador.
4) Consoante inicial R ou S: nos casos onde o prefixo termina com vogal e a segunda palavra/elemento começa com R ou S, essas letras são duplicadas e não se utiliza o hífen.
5) Vogais iguais: quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen.
6) Consoantes iguais: quando o prefixo termina com consoante, se a segunda palavra/elemento começar com a mesma letra, utiliza-se o hífen. Exemplo: inter-regional.
7) Consoantes diferentes: nos demais casos, onde as consoantes não são iguais, não se utiliza o hífen. Exemplo: hipermercado, intermunicipal. Exceções: 1) No caso do prefixo SUB, usa-se o hífen também diante de palavras iniciadas com R. Exemplo: sub-região, sub-regimento, etc. 2) No caso dos prefixos CIRCUM e PAN, também utiliza-se o hífen se a segunda palavra começar com M, N ou VOGAL. Exemplo: circum-navegação, pan-americano, etc.
8) Consoante com vogal: quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra/elemento começar com vogal, não se usa o hífen. Exemplo: hiperativo.
9) Utilização obrigatória: tornou-se obrigatória a utilização do hífen após certos prefixos, sendo eles: ex, sem, além, aquém, recém. pós, pré e pró. Ou seja, toda vez que você utilizar esses prefixos para formar uma palavra, você precisa usar o hífen. Exemplo: ex-aluno, sem-teto, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-doutorado, pré-adolescente, pró-europeu.
10) Encadeamentos vocálicos: deve-se utilizar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam para formar encadeamentos vocálicos. Exemplo: Rio-Niterói
11) Usualidade: Algumas palavras anteriormente formadas/compostas pela junção de duas ou mais palavras ficaram tão comuns na língua portuguesa que o Novo Acordo Ortográfico definiu que elas não devem mais ser escritas com o hífen. Exemplos: girassol, madressilva, mandachuva, paraquedas, paraquedista, pontapé.
-
A-afro-asiático / cor-de-vinho / sotomestre.
cor de vinho, soto-mestre
B-erva-doce / arco-da-velha / contrassenha.
C-manda-chuva / mão de obra / panafricano.
pan-americano
C-couve-flor / água-de-colônia / auto-retrato.
autorretrato
D-bem te vi / sala-de-jantar / hiperrenquintado.
bem-te-vi,sala de jantar
-
só memorizo as regras mais claras e torço pra que elas ajudem a eliminar questões pq tem regras demais
-
Dica sobre Hífen
REGRA GERAL: Não se usa hífen entre palavras compostas com elemento de ligação, Contrariamente, se não houver elemento de ligação, há hífen.
EXCEÇÕES: arco-da-velha; mais-que-perfeito; cor-de-rosa; água-de-colônia; pé-
de-meia; gota- d’ á g u a , ao deus-dará, à queima-roupa. Também recebem hífen
Espécies botânicas e zoológicas: bem-te-vi, erva-doce, pimenta-do-reino, cravo-
da-índia; bico-de-papagaio, joão-de-barro.
-
Embora eu tenha acertado mais de 90% das questões de hífens, não consigo enxergar a palavra autorretrato como certa. A regra afirma que após o prefixo auto, o sucessor sendo h ou r se aplica o hífen. Alguém sabe responder porque ele foi dobrado e aglutinado?
-
Maycon Jhonatas
autorretrato segue a regra do novo acordo : se o prefixo terminal em vogal e o outro elemento iniciar com R ou S, junta-se os termos e duplica o RR ou SS,
Por isso autORRetrato (auto termina com vogal e o outro termo começa com R, por isso fica assim.) Essa alteração foi devido a pronúncia do R.
Veja outros exemplos:
antissocial, minissaia, antirreligioso, antirracismo...
-
GABARITO LETRA B
erva-doce >>> Usa-se hífen para indicar espécies de animais e vegetais
arco-da-velha >>> Exceção já consagrada pelo uso.
contrassenha >>> Caso em que o segundo elemento da palavra prefixada começa por "S", (duplica-se a letra "S")
-
o cor-de-vinho tbm seria uma exceção como o cor-de-rosa?
-
mandachuva
s. m. || (Bras.) sujeito importante, figurão, pessoa influente, chefe político do interior, magnata. F. Mandar+chuva.
www.aulete.com.br/mandachuva
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX