SóProvas



Prova IBFC - 2013 - PC-RJ - Perito Criminal - Engenharia Elétrica - Eletrônica


ID
1146961
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir. Identifique a opção que identifica quais afirmativas são corretas.

I. Exatidão: é a medida do grau de concordância entre a indicação de um instrumento e o valor verdadeiro da variável sob medição;
II. Precisão: é a medida do grau de reprodutibilidade da medida; isto é, para um determinado valor da variável, a precisão é a medida do grau de afastamento, ou da dispersão existente, entre várias medidas sucessivas;
III. Sensibilidade: é a razão entre a intensidade do sinal de saída, ou resposta, do instrumento e a intensidade do sinal de entrada, ou variável sob medição;
IV. Resolução: é a menor variação na variável medida que pode ser indicada pelo instrumento:
V. Erro: é a medida do desvio entre o valor medido e o valor verdadeiro.

Alternativas

ID
1146964
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Quatro observadores distintos fizeram quatro medidas independentes de tensão e obtiveram 117,02 V; 117,11 V; 117,08 V e 117,03 V. A faixa de erro é:

Alternativas
Comentários
  • (117,02 + 117,11 + 117,08 + 117,03)/4= 117,06

  • esse é o erro relativo calculado, porém não chequei na resposta com as formulas de "A Medição e o Erro de Medição" alguém ajuda ?


ID
1146985
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

O teorema “Um sinal limitado em faixa, isto é, que não tem nenhuma componente espectral acima da frequência fm (expressa em Hz), pode ser determinado univocamente por seus valores de amplitude tomados a intervalos uniformes menores ou iguais a 1/(2 fm) segundos” é conhecido como:

Alternativas

ID
1146991
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir. Identifique a opção que identifica quais afirmações são corretas:

I. Os consumidores de energia elétrica são afetados por perturbações no sistema de distribuição mais frequentemente do que por perturbações no sistema de transmissão. Isso decorre da maior proximidade do sistema de distribuição das árvores, das atividades humanas e da própria carga.
II. Os investimentos para os aperfeiçoamentos da supervisão, controle e proteção têm sido aplicados, primeiramente, nos sistemas de transmissão, uma vez que uma perturbação em uma linha de transmissão afeta um maior número de usuários, na maioria dos casos, que uma perturbação em uma rede de distribuição.
III. As concessionárias estão atualmente começando a aprimorar a capacidade de supervisão e controle de seus sistemas de distribuição através da automação da distribuição.
IV. A maioria dos relés digitais de distribuição proporciona a proteção tradicional para sobrecorrente de fase e terra, funções de religamento e informação limitada sobre medição e eventos.

Alternativas

ID
1146994
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um sistema no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida à distribuidora local, e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade é definido como:

Alternativas
Comentários
  • E, hoje no Brasil consumidor não pode vender os de pequeno porte claro, então é realizado um credito na conta te luz do consumidor e quando este necessitar ele utiliza os créditos não necessitando pagar nada na conta de luz, porém o crédito fica na conta se não me engano por 3 anos após isto todos os créditos são zerados e o consumidor perde o benefício.


ID
1147000
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em regiões com poucos recursos hidrográficos, mas com boas reservas de óleo, carvão ou gás, é possível girar as hélices das turbinas com a força do vapor resultante da queima desses combustíveis. Trata-se de uma geração de

Alternativas
Comentários
  • Energia termoelétrica é toda e qualquer energia produzida por uma central cujo funcionamento ocorre a partir da geração de calor resultante da queima de , líquidos ou gasosos. Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são O CARVÃO E O ÓLEO .


ID
1147003
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos possíveis benefícios da implantação da Geração Distribuida de Energia Elétrica, são feitas as seguintes afirmativas:

I. É mais fácil encontar localizações para sua instalação, pois as unidades possuem menor porte;
II. Altera a estabilidade eletromecânica;
III. Desbalanceia o sistema, pois provoca perdas devidas às pequenas distâncias existentes entre as máquinas;
IV. Pode ser instalada próximo aos centros de cargas, minimizando os custos com a transmissão, e possibilita uma possível redução do carregamento do sistema neste setor, bem como as perdas em condições normais de operação.

Das afirmativas acima estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • II. Altera a estabilidade eletromecânica; ERRADO não altera a estabilidade uma vez que circula pelo circuito fechado e o excesso vai para rede, porém antes de ir para rede ele passa por um conversor de tensão que o coloca em estabilidade com a rede elétrica e muitas das vezes pela logica é consumida pelo vizinho mais próximo;

    III. Desbalanceia o sistema, pois provoca perdas devidas às pequenas distâncias existentes entre as máquinas; errado explicação igual a anterior.


ID
1147009
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

O uso de um capacitor eletrolítico nos motores de indução monofásicos tem como objetivo aumentar:

Alternativas

ID
1147012
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Para se medir resistência de isolamento utiliza-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

     

     


ID
1147015
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

As faixas de frequência para os sistemas que operam em As faixas de frequência para os sistemas que operam em VHF, UHF e SHF são, respectivamente:

Alternativas

ID
1147018
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Da necessidade de sistemas digitais de telefonia móvel de maior capacidade, surgiram as tecnologias de segunda geração (2G), que trouxeram vantagens sobre os sistemas analógicos existentes. Entre elas, pode-se citar a codificação digital de voz mais poderosa, a facilidade na comunicação de dados e a criptografia. Entre tecnologias de segunda geração, pode(m) ser citada(s):

Alternativas
Comentários
  • 1G - padrão analógico - tecnologia AMPS

    2G - padrão digital - tecnologias TDMA, CDMA e GSM.

  • 3G - UMTS, WCDMA, HSPA

  • Segue analise por alternativa:

     a) Apenas TDMA  (2G, errado devido a palavra "Apenas")

     b) TDMA, CDMA e GSM (2G, Questao Correta)

     c) Apenas CDMA (2G, errado devido a palavra "Apenas")

     d) TDMA e CDMA (2G, faltou o GSM)

     e) GSM (2G, faltou o TDMA e CDMA)

     

    FFF

  • Gabarito B

    TDMA —Time— separa para cada chamada, uma porção de tempo em uma determinada freqüência. 

    CDMA —Code— dá a cada chamada um código único que se espalha por todas as frequências disponíveis no sistema.

     

    GSM — O GSM funciona de maneira similar em uma faixa de frequência bem próxima do TDMA, nas faixas de 900MHz e 1800MHz, e utiliza a criptografia para tornar as ligações mais seguras.

    O sistema GSM se tornou padrão na Europa em 1980, muito antes dos celulares conquistarem os norte-americanos. Hoje além da Europa, Austrália e grande parte da Ásia e África utilizam o GSM.

    Uma das vantagens do GSM está no uso de cartões personalizados chamados de SIM. Os SIMs são pequenos chips que guardam todas as informações do proprietário do telefone, podem ser retirados e instalados em outros aparelhos facilmente. 

    Se você usa um aparelho GSM, leva o seu SIM, por exemplo, para a Europa, e coloca em outro aparelho, utilizando o Roaming sem problemas, com todas as suas informações pessoais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
1147021
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

O padrão de transmissão de Rádio por Pacote (GPRS) é uma evolução da tecnologia GSM, referida como 2,5 G. Esta tecnologia oferece algumas vantagens em relação as já existentes. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Essa tecnologia oferece velocidades máximas de dados de 115 kbps;
II. Os dados são divididos em pacotes para transmissão e os usuários só pagam pelos dados, não pagam pelo tempo de permanência no ar em que se faz a conexão e nem pelo tempo de carregamento;
III. O GPRS não permite conexão de smartphones e celulares à internet.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - 2,5 a velocidade é 114 Kbps

    II - OK

    III- GPRS que implantou a opcao de trafego de dados em uma rede 2G

    Só completando

    1 G sinal analogico baseado AMPS

    2 G Sinal digital usado em conversação

    2,5 G Atraves GPRS implantou comunicação de dados velocidade 114 Kbps

    2,75 G Implantou tecnologia EDGE velocidade 400 Kbps

    3 G Usou tecnlogia baseada WCDMA e CDMA velocidade 200 Kbps, Depois a tecnologica WCDMA impantou HSPA e HSPA+ com velocidade 14 MBist e 21 MBits

    4 G Usa tecnologica LTE com OFDM usando frequência de 2,5Ghz com tendencia de ampliação de 700 MHz com velocidade 100 MBits

  • Achei estranho a resposta e fui procurar essa prova e achei o verdadeiro gabarito. Letra A é o gabarito (l, ll). achei a prova no site PCI concursos e vi o gabarito correto.

    Copiem esse link e joguem na barra de endereços do seu navegador: https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/perito-criminal-engenharia-eletrica-eletronica-policia-civil-rj-ibfc-2013

    Justificativa: 2,5 G

    . Velocidades máximas de dados de 115 kbps e um throughput (Taxa de transferência) médio de 30 a 40 kbps.

    ·  Os dados são divididos em pacotes para transmissão.

    ·  Os usuários só pagam pelos dados e não pagam pelo tempo de permanência no ar em que se faz a conexão e nem pelo tempo de carregamento.

    ·  Atualmente, o GPRS é o padrão que oferece a maior cobertura móvel com acesso à internet. A Oi, TIM, Claro, CTBC (hoje Algar Telecom) e Vivo, já operam no Brasil com sistemas GSM/GPRS. 


ID
1147024
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

A partir de 1991, as redes 3G (terceira geração) entraram em operação. São tecnologias de redes 3G:

Alternativas
Comentários
  • GSM e CDMA não fazem parte da nomeclatura de "G's". Só seus filhos. 


    EDGE - 2G do GSM 
    GPRS - 2,5G do GSM 
    UMTS/HSPA - 3G do GSM 
    WCDMA - 3G do CDMA (IS-95)


ID
1147027
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

A comutação é o processo de interligar dois ou mais pontos entre si. No caso de sistemas de telefonia, as centrais telefônicas comutam dois terminais por meio de um sistema automático. A comutação pode ser por circuitos, mensagens ou pacotes. Sobre processos de comutação são realizadas as seguintes afirmativas:

I. Na comutação por circuito, os elementos de comutação da rede conectam os circuitos ponto a ponto, de forma independente, até formar um “cabo” que interligue os dois pontos;
II. Na comutação por mensagens, não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações;
III. Na comutação por pacotes, o tamanho dos blocos de transmissão é definido pela rede;
IV. Ao quebrar a mensagem em pacotes, a rede pode transmitir os pacotes de uma mesma mensagem por vários caminhos diferentes, otimizando recursos.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1147030
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para manter a confiabilidade na comunicação à distância, foram desenvolvidos códigos e cifras visando esconder o conteúdo de mensagens e garantir o sigilo e a segurança no tráfego de informações. A criptografia é a ciência de desenvolver e quebrar tais cifras, principalmente nas áreas diplomáticas e militares dos governos. A criptografia é usada como técnica de transformação de dados, segundo um código ou algoritmo específico, para que eles se tornem ininteligíveis, a não ser para quem possua a chave do código. Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Na criptografia assimétrica, utiliza-se a mesma chave para encriptar e para desencriptar.

    b) Na criptografia simétrica, utiliza-se uma chave pública para encriptar; e outra privada, para desencriptar.

    c) Na criptografia simétrica, as duas chaves são iguais; e na criptografia assimétrica, utilizam-se duas chaves matematicamente relacionadas entre si.

    d) Na criptografia simétrica, uma das chaves é aberta para que todos possam ver, e a outra é mantida em sigilo.

    e) Na criptografia assimétrica, uma mensagem criptografada com uma chave pública somente poderá ser desincriptografada com uma chave pública.

  • Letra C) Na criptografia simétrica, as duas chaves são iguais; e na criptografia assimétrica, utilizam-se duas chaves matematicamente relacionadas entre si.

    Na minha opinão a questão deveria ser anulada, pois na criptografia simetricanão se usa duas chaves iguais e sim a mesma chave para critografar e descriptografar, tanto que é conhecida como criptografia de chave única, até pode existirem duas chaves, desde que a segunda, seja facilmente dedudivel da primeira chave e portanto seriam duas chaves diferentes e não iguais.

    Pense num "banca fraca" essa tal de IBFC.

  • Você tem razão, Paulo! Apesar que dá para ir por eliminação...

    Essa questão teve a resposta correta....

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    Quanto à criptografia, as mensagens a serem criptografadas, conhecidas como texto simples, são transformadas por uma função que é parametrizada por uma chave. Em seguida, a saída do processo de criptografia, é conhecida como texto cifrado, e transmitida. Neste contexto, criptografia simétrica é um método de codificação que utiliza:

    Resposta : A mesma chave para codificar e decodificar a mensagem

  • Você tem razão, Paulo! Apesar que dá para ir por eliminação...

    Essa questão teve a resposta correta....

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    Quanto à criptografia, as mensagens a serem criptografadas, conhecidas como texto simples, são transformadas por uma função que é parametrizada por uma chave. Em seguida, a saída do processo de criptografia, é conhecida como texto cifrado, e transmitida. Neste contexto, criptografia simétrica é um método de codificação que utiliza:

    Resposta : A mesma chave para codificar e decodificar a mensagem

  • Você tem razão, Paulo! Apesar que dá para ir por eliminação...

    Essa questão teve a resposta correta....

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    Quanto à criptografia, as mensagens a serem criptografadas, conhecidas como texto simples, são transformadas por uma função que é parametrizada por uma chave. Em seguida, a saída do processo de criptografia, é conhecida como texto cifrado, e transmitida. Neste contexto, criptografia simétrica é um método de codificação que utiliza:

    Resposta : A mesma chave para codificar e decodificar a mensagem

  • Fui por eliminação, mas a chave simétrica é apenas uma, e serve pra cifrar e decifrar.

  • ===Letra A===

    Na criptografia assimétrica, utiliza-se a mesma chave para encriptar e para desencriptar.(ERRADO)

    Criptografia assimétrica: Utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono.

    ===Letra B===

    Na criptografia simétrica, utiliza-se uma chave pública para encriptar; e outra privada, para desencriptar (ERRADO)

    Criptografia simétrica: utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações;

    ===Letra C===

    Na criptografia simétrica, as duas chaves são iguais; e na criptografia assimétrica, utilizam-se duas chaves matematicamente relacionadas entre si. (CERTO)

    ===Letra D===

    Na criptografia simétrica, uma das chaves é aberta para que todos possam ver, e a outra é mantida em sigilo. (ERRADO)

    Criptografia simétrica:

    - Utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações;

    - Quando as operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro.

    ===Letra E===

    Na criptografia assimétrica, uma mensagem criptografada com uma chave pública somente poderá ser desincriptografada com uma chave pública. (ERRADO)

    Na criptografia assimétrica, uma mensagem criptografada com uma chave pública somente poderá ser desincriptografada com uma chave privada.


ID
1147033
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O processo de compressão de dados reduz a quantidade de dados armazenados, eliminando bits que carregam informações similares em sinais digitais;
II. As técnicas de compressão de dados basicamente utilizam dois fatores: a redundância de dados e as propriedades da percepção humana;
III. A compressão digital reduz os dados de um quadro, eliminando aqueles redundantes ou detalhes que o olho não consegue perceber, armazenando-os, portanto, em formato reduzido.
IV. A compressão permite armazenar grandes quantidades de dados e o processo inverso é sempre realizado sem perdas.
V. São tipos comuns de compressão de imagens: JPEG, MPEG, DVI e Wavelets.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • JPEG não é um tipo de compressão... 


ID
1147036
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os switches são utilizados para conectar vários dispositivos numa mesma rede em um mesmo prédio ou campus. Por exemplo, um switch pode criar uma rede de recursos compartilhados para conectar os seus computadores, impressoras e servidores. Um switch serve como controlador, permitindo que vários dispositivos diferentes compartilhem informações e se comuniquem entre si.

Marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • - Unmanaged switches – these switches have no configuration interface or options. They are plug and play.

    - Managed switches – these switches have one or more methods to modify the operation of the switch. Two types:

             Smart (or intelligent) switches – these are managed switches with a limited set of management features.

             Enterprise managed (or fully managed) switches – these have a full set of management features, including CLI, SNMP agent, and web interface.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Network_switch#Configuration_options

     

    Gabarito: c)

  • Switch não gerenciamento: esse equipamento não possui qualquer tipo de inteligência, ele recebe pacotes e os envia na mesma ordem em que foram recebidos.

     

    Switch Gerenciável: esse equipamento possui uma CPU (unidade de processamento) que gerencia/administra as funções que o chipset do switch e o sistema operacional contido no mesmo são capazes de executar. Existem milhares de funcionalidade associadas a switches gerenciáveis, desde o básico (VLAN’s, classificação de pacotes 802.1p) até switches com um alto grau de sofisticação (roteamento RIP, OSPF, BGP, IPV6, etc, roteamento multicast, controle de banda por porta, marcação e remarcação de pacotes, protocolos avançados para a formação de anéis com reconvergencia rápida, monitoramento das portas e geração de alarmes seguindo configurações feitas pelos usuários, etc...).

    http://tic-leandro.blogspot.com.br/2013/02/switch-gerenciavel-x-switch-nao.html


ID
1147039
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Roteadores são utilizados para a conexão de redes diferentes. Por exemplo, pode-se usar um roteador para conectar computadores em rede à Internet e, deste modo, compartilhar uma mesma conexão de Internet entre vários usuários.
Marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    - Os roteadores ( Routers ) são equipamentos que nos permitem interligar várias redes e escolher a rota mais rápida para que a informação chegue ao seu destino.

    - O roteador é o único que consegue interligar redes distintas.

    - O HUB e o Switch servem para interligar redes LAN.

    - Para conectar sua rede local à internet é preciso utilizar o roteador.

    - O roteador pode ser por software ( proxy ) ou por hardware.

    - Quando o roteador é wireless, para os equipamentos com placa de rede sem fio, ele é um acess point ( ponto de acesso )



  • Complementando:

    a) ERRADO Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão de dados para elevar a taxa de transferência.

    b) GABARITO

    c) ERRADO Os roteadores encaminham os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento.

    d) ERRADO Um roteador que conecta um cliente à Internet é chamado roteador de ponta.

    e) ERRADO Um roteador que serve exclusivamente para transmitir dados entre outros roteadores (por exemplo, em um provedor de acesso) é chamado um roteador núcleo.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Roteador

    http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php

  • Discordo do gabarito.... O roteador NÃO otimiza a velocidade de RECEBIMENTO de informações. Se plugamos um switch de 10mbps, por melhor que esse roteador seja, ele NÃO poderá interferir na velocidade de transmissão de dados do switch.


ID
1147042
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A tensão sobre um resistor de 10 k? é 50 V. Os valores para a condutância, a corrente e a potência são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • G= 1/R = 1/10000=0,1mS

    I= V/R = 50/10000=5mA

    P=VxI = 50x0,005= 0,25W

     

  • Condutância é igual ao inverso da resistência.


ID
1147045
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Um circuito trifásico equilibrado com ligação estrela apresenta sequência de fase “abc”. A tensão fase-neutro da fase “a” é 127? 0° V. A tensão entre os terminais “a” e “b” é igual a:

Alternativas

ID
1147048
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Pode-se afirmar que numa ligação trifásica em delta a relação entre a corrente de linha (IL) e a corrente de fase (I F) é:

Alternativas
Comentários
  • Ligação trifásica delta: 

    Il= raiz(3) If

    Vl=Vf

    Ligação trifásica estrela:

    Il=If

    Vl= raiz(3) Vf

  • IL = é a F + F, assim terá que considerar raiz(3)

    IF = é a F + N

    exemplo:

    220V no sistema trifásico é 380V (FF ou IL), pq 220*raiz3

    Portanto, IL=Raiz(3)*IF


ID
1147051
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Um circuito RL série possui um resistor de 100 ? conectado a um indutor de 1 H. O circuito é alimentado por uma fonte de tensão cuja a expressão é dada por: v(t)=100 cos(100t) V. Calcule a potência entregue pela fonte

Alternativas

ID
1147054
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D .

    O sistema de aterramento deve oferecer um percurso de alta impedância de retorno para a terra da corrente de falta, permitindo assim, que haja a operação automática, rápida e segura do sistema de proteção.

    BAIXA IMPEDÂNCIA.


ID
1147057
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Entre os seguintes tipos de eletrodos de aterramento:

I. Haste vertical
II. Haste inclinada
III. Condutores em anel
IV. Malha

Os tipos utilizados nas instalações elétricas são:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de eletrodos de aterramento:


    1. Aterramento natural pelas fundações, em geral as armaduras de aço das fundações.

    2. Condutores em anel

    3. Hastes verticais ou inclinadas.

    4. Condutores horizontais radiais.


    ** Eletrodos em forma de placas ou pequenas grades devem ser evitados por razões de corrosão.


    Haste inclinada foi pra pegar muita gente...

  • Haste inclinada foi pra pegar muita gente...  Brincadeira isso!!!!

     

    Concordo Andrei! 


ID
1147060
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Um projeto de aterramento moderno, eficiente e integrado, que satisfaça às exigências atuais de funcionalidade e atenda as normas em vigor deve possuir as seguintes características:

I. Utilização da ferragem da estrutura, interligada em anel por um condutor de cobre nu, como eletrodo de aterramento;
II. Presença do Terminal de Aterramento Principal, TAP, no quadro geral de baixa tensão, interligado ao anel enterrado por meio de um cabo de cobre isolado;
III. Ligações, por meio de cabos de cobre nus ou isolados, de todos os elementos metálicos não energizados que entram na edificação, tais como tubulações de água, esgoto, entre outros, até o TAP. Essas ligações devem ser radiais, as mais curtas possíveis;
IV. Utilização de protetores contra sobretensões na entrada da instalação, seja na linha de força, na linha de telefonia de sinal, etc. Os terminais de terra desses protetores devem ser ligados ao TAP por meio de cabos de cobre isolados.

São verdadeiras as afirmações:

Alternativas

ID
1147063
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Na proteção da instalação de entrada de energia elétrica, dispositivos para a proteção contra sobrecorrentes, sobretensões, sobtensões, falta de fase e diferencial, correntes de fuga são de responsabilidade:

Alternativas

ID
1147066
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Regular a produção, transmissão, distribuição e comercialização dos serviços de energia elétrica, fiscalizando permanentemente a sua prestação compete:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é uma autarquia sob regime especial com função fiscalizatória. É vinculada ao MME (Ministério de Minas e Energia) com as seguintes atribuições:

     

    * Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;

    * Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;

    * Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;

    * Estabelecer tarifas;

    * Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e

    * Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

    fonte: http://www.aneel.gov.br/a-aneel

  • falo em fiscalização tem A no nome ANEEL, ANVISA, ANS e assim vai.


ID
1147069
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Uma vez conhecida a maneira de se instalar os condutores elétricos e a potência dos pontos de utilização, deve-se calcular a corrente em ampères para cada circuito, a fim de se determinar a bitola dos condutores conforme sua capacidade de condução de corrente, aplicando-se os fatores de correção conforme as temperaturas ambientes e seus agrupamentos. A norma NBR 5410 prevê a seção mínima dos condutores conforme o tipo de instalação, a seção do condutor neutro e a seção mínima do condutor de proteção. Deve-se ainda verificar se ele satisfaz o critério da queda de tensão admissível. Cada critério determina uma seção específica para o condutor. O condutor a ser escolhido é o:

Alternativas

ID
1147072
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

O fornecimento de energia elétrica em baixa tensão na área de concessão da Light é efetivado em corrente alternada, na frequência de 60 Hz, nas seguintes tensões nominais para redes aéreas trifásicas a 4 fios – urbanas e rurais:

Alternativas

ID
1147075
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Baseadas na NBR 542/1985 que trata do projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica, foram feitas as seguintes afirmações:

I. No cálculo da flecha máxima dos cabos deve ser considerado o alongamento devido à fluência dos mesmo num período mínimo de dez anos.
II. Na condição de temperatura mínima, recomenda-se que o esforço axial máximo não ultrapasse 33% da carga de ruptura dos mesmos.
III. O vento deve ser considerado na condição mais severa. O vento deve ser considerado agindo horizontalmente.
IV. Fica a critério da proprietária da linha a forma de aterramento dos suportes da linha.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a norma NBR 5422 todas as condições apresentadas são verdadeiras sendo a afirmativa I confirmada pelo item 5.3.2, a afirmativa II confirmada pelo item 5.4.3.1, a afirmativa III confirmada pelo item 5.4.1 e a afirmativa IV pelo item 9.3.


ID
1147078
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associada a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. Em relação à taxa de corrosão, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • a) com área anódica maior, ocorre uma polarização anódica. Com área do cátodo maior, ocorre uma polarização catódica, o que é o perigo por resultar em corrente de corrosão maior.

     

  • Quanto maior a diferença entre os potenciais padrão de duas meias-pilhas, mais acelerado é o processo de corrosão.


ID
1147081
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os inibidores de corrosão são compostos químicos que, quando adicionados ao meio corrosivo, diminuem a sua agressividade por diversos mecanismos, entre eles a inibição anódica. Assinale a afirmativa que contenha apenas inibidores anódicos.

Alternativas
Comentários
  • Anódicos:modificam a reação anódica, aumentam potencial de corrosão e diminuem corrente de corrosão. Substâncias como hidróxidos, carbonatos, silicatos, boratos e fosfatos terciários de metais alcalinos são inibidores anódicos.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwit9c6R3c_KAhUDgJAKHTlhBvcQFggyMAI&url=http%3A%2F%2Fftp.demec.ufpr.br%2Fdisciplinas%2FTM192%2FCAPITULO%25204.ppt&usg=AFQjCNGNlKXLXJ7WuVISaCln8S3yknyPJg&sig2=tT551QA042YDjAP6qHWGyw


ID
1147084
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 12693/1993 – Sistema de proteção por extintores de incêndio, a natureza do fogo, em função do material combustível, está compreendida em quatro classes. Assinale a alternativa correta, que corresponde à classe de fogo ao material combustível correspondente.

Alternativas
Comentários
  • Texto da norma:

    4.1 Classificação

    4.1.1 Dos fogos

    A natureza do fogo, em função do material combustível,

    está compreendida numa das quatro classes:

    a) fogo classe A: fogo envolvendo materiais combustíveis sólidos, tais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e outras fibras orgânicas, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos;

    b) fogo classe B: fogo envolvendo líquidos e/ou gases inflamáveis ou combustíveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor e queimam somente em superfície;

    c) fogo classe C: fogo envolvendo equipamentos e instalações elétricas energizados;

    d) fogo classe D: fogo em metais combustíveis, tais como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio e lítio.


ID
1147087
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NBR 17240/2010 – Execução de sistemas de detecção e alarme de incêndio, aconselha-se, para o dimensionamento dos fios que conduzem correntes, não exceder a corrente de:

Alternativas
Comentários
  • A NBR 9.441 têm essa informação apesar de ter sido cancelada em 2010, foi substituída pela NBR 17240:2010 citada na questão.

    5.2.8 Dimensionamento da fiação e proteção elétrica

    5.2.8.1 Aconselha-se, para o dimensionamento dos fios que conduzem correntes, não exceder a corrente de 4 A/mm² dentro ou fora da central.

  • A NBR 17240/2010 não trata sobre este assunto


ID
1147090
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 12693/1993 – Sistema de proteção por extintores de incêndio, o sistema de proteção contra incêndio por extintores, portáteis e/ou sobre rodas, deve ser projetado considerando-se: a classe de risco a ser protegida e a respectiva área de proteção, a natureza do fogo a ser extinto, o agente extintor a ser utilizado, a capacidade extintora do extintor e a distância máxima a ser percorrida. Considerando a seleção do agente extintor, segundo a classificação do fogo, como adequado, não recomendado e proibido, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fogo Classe A
    Agentes extintores ADEQUADOS: Água, espumas, pó A/B/C e hidrocarbonetos halogenados;
    Agentes extintores NÃO RECOMENDADOS: Gás carbônico e pó B/C;
    Agentes extintores PROIBIDOS: Nenhum.

    Fogo Classe B
    Agentes extintores ADEQUADOS: Todos, exceto água;
    Agentes extintores PROIBIDOS: Água.

    Fogo Classe C

    Agentes extintores ADEQUADOS: Gás carbônico, pós (B/C e A/B/C) e hidrocarbonetos halogenados;

    Agentes extintores PROIBIDOS: Água e espumas.


    Fogo Classe D: Deve ser verificada a compatibilidade entre o metal combustível e o agente extintor.


  • https://www.apsei.org.pt/media/temas/TabelaExtintores2.png

  • para classe B - pode usar o gás carbônico, mas não é o mais recomendado.

  • Já vi em algumas questões que o CO2 pode ser utilizado em incêndios tipo A (em seu início)


ID
1147093
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 10897/1990 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático, todas as tubulações de sistemas novos, aparentes e/ou enterradas, são ensaiadas hidrostaticamente. As pressões dos ensaios hidrostáticos são medidas nos pontos mais baixos de cada instalação de chuveiros automáticos, ou no setor da rede enterrada que está sendo ensaiada. A pressão de ensaio deve seguir as seguintes recomendações:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 10897/2014 - ATUALIZADA

    Nunca inferior a 1380 kPa pelo período de 2 h ou a 350 kPa acima da pressão estática máxima de trabalho do sistema, quando esta exceder 1040 kPa.


ID
1147096
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme a NBR 10897/1990 – Proteção contra incêndio por chuveiro automático, os sistemas de chuveiro automáticos se classificam em sistema de tubo molhado, sistema de tubo seco, sistema de ação prévia, sistema dilúvio e sistema combinado de tubo seco e ação prévia. De acordo com a norma, a definição correta para o sistema de ação prévia é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    3.2.3 Sistema de ação prévia


    Compreende uma rede de tubulação seca, contendo ar que pode ser ou não sob pressão, em cujos ramais são instalados os chuveiros automáticos, como em um sistema convencional de tubo molhado. Na mesma área protegida pelo sistema de chuveiro, é instalado um sistema de detecção dos efeitos do calor, de operação muito mais sensível, ligado a uma válvula especial instalada na entrada da rede de tubulação. A atuação de quaisquer dos detectores, motivada por um princípio de incêndio, provoca automaticamente a abertura da válvula especial. Esta permite a entrada da água na rede, que é descarregada através dos chuveiros que forem ativados pelo fogo. A ação prévia do sistema de detecção faz soar simultânea e automaticamente um alarme de incêndio, antes que se processe a abertura de quaisquer dos chuveiros automáticos.

  • Ação prévia - chuveiros que contém ar, sob pressão ou não conjugado com sistema de detecção

    Tubo seco - chuveiros que contém ar ou nitrogênio sobre pressão 

    Tudo molhado - chuveiros que contém água, a qual é deflagrada quando acionada pelo sensor termosensível

    Dilúvio - chuveiros ficam sempre ABERTOS

    Anel fechado - tubulações subgerais múltiplas conectadas - água segue mais de uma rota (ramais não conectados entre si)

    Grelha - tubulações subgerais conectadas a ramais múltiplos - recebe água pelas duas extremidades

     

    Fonte: NBR 10897/2014

     


ID
1147099
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O dimensionamento do sistema de combate a incêndio com água deve respeitar a NBR 13714/2000 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio deve atender ao critério descrito a seguir:

Alternativas
Comentários
  • NBR 13714


    5.3.9 A velocidade da água no tubo de sucção das bombas de incêndio não deve ser superior a 4 m/s, a qual deve ser calculada pela equação:

     

    V = Q / A


    para da área deve ser considerado o diâmetro interno da tubulação onde:



     V: ---------- é a velocidade da água, em metros por segundo;



     Q:------------ é a vazão de água, em metros cúbicos por segundo; 



     A: ------------é a área interna da tubulação, em metros quadrados


ID
1147102
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A instalação de rede de chuveiros automáticos de tipo “sprinkler” somente poderá ser executada depois de aprovado o respectivo projeto pelo Corpo de Bombeiros, mediante a apresentação de certificado de responsabilidade emitido pela firma responsável. Segundo o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP), o Corpo de Bombeiros exigirá a instalação de rede de chuveiros automáticos do tipo “Sprinkler”, obedecendo aos seguintes requisitos, EXCETO:

Alternativas

ID
1147105
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A escolha do agente limpo no sistema de combate a incêndio por agentes gasosos é um fator importante para o projeto. Os ambientes sugeridos para a aplicação dos agentes limpos estão listados a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • entendi foi nada

  • Os agentes extintores limpos possuem substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, tais como os gases FM-200, HFC-227, NOVEC 1230, FE-25 E CO2. O equipamento é comum em locais que não pode utilizar água, sendo desenvolvido conforme a norma NFPA 2001, dividido em duas classes, os halocarbonos e os gases inertes.

    Onde utilizar o extintor de classe limpo

    Os sistemas de incêndio com agentes limpos abrangem a atuação para fogos de classe A, que configura o incêndio de papeis, tecidos e madeira; classe B, que resulta na queima de líquidos e gases como gasolina, e classe C, de origem da queima de equipamentos elétricos energizados.

    Fonte: https://www.gifel.com.br/o-que-sao-agentes-extintores-limpos-e-qual-sua-responsabilidade-com-o-meio-ambiente/

    Logo, uma GARAGEM não se encaixa nos requisitos de não poder molhar


ID
1147108
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo em vista os conceitos de imprudência, negligência e imperícia, correlacione as afirmativas abaixo com os itens I, II e III, respectivamente e assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

( ) Deixar de cumprir com o cuidado razoável exigido para a aquela ação/atividade.
( ) Caracterizada por uma conduta comissiva, é ausência do dever de cuidado, materializado em uma ação, ou seja, na realização de um ato, sem as providências e cautelas necessárias.
( ) Falta de aptidão técnica, teórica ou prática - é o atuar na prática profissional sem observar as normas existentes para o desempenho da atividade.

I. Imprudência
II. Negligência
III. Imperícia

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimento acerca dos termos: negligência, imprudência e imperícia.

    Podemos resumi-los esses três termos da seguinte forma:

    • Negligência:

    A negligência refere-se uma a não ação, ou seja, a omissão pela falta de observação de uma obrigação ou de precaução que se deveria existir por parte do agente em determinada situação. Exemplo: o dono de um barco o utiliza para um passeio mesmo sabendo que ele está com um vazamento e causa um acidente.

    • Imprudência: 

    A imprudência ou imprevidência refere-se a uma ação precipitada, sem cautela por falta de cuidado ou por desatenção. Nesse caso há ação, porém ela ocorre de forma de desleixada e essa ação é diferente daquela atitude esperada. O sujeito deveria ter previsto a atitude correta, mas não a fez. Exemplo: mudar de faixa no trânsito sem antes olhar verificar o retrovisor a presença de outro automóvel e causa acidente. Em resumo: a ação desleixada causou o acidente.

    • Imperícia: 

    A imperícia é caracterizada quando há inaptidão (ignorância ou falta de qualificação para desempenhar a atividade) sobre determinado assunto ou mesmo no caso de enganos e falhas de alguém qualificado para determinada tarefa. Exemplos: um colaborador do setor financeiro sofre um acidente operando um torno mecânico, função a qual ele não foi treinado para exercer e causa um acidente. Ou o engenheiro civil que calculou errado uma estrutura e essa veio a desabar. Em resumo: a inaptidão do operador causou o acidente.

    Agora vamos associar os termos as assertivas:

    I. Imprudência. II. Negligência. III. Imperícia

    (II) Deixar de cumprir com o cuidado razoável exigido para a aquela ação/atividade.

    (I) Caracterizada por uma conduta comissiva, é ausência do dever de cuidado, materializado em uma ação, ou seja, na realização de um ato, sem as providências e cautelas necessárias.

    (III) Falta de aptidão técnica, teórica ou prática - é o atuar na prática profissional sem observar as normas existentes para o desempenho da atividade.

    Portanto, a sequência é II, I e III.

    GABARITO: LETRA E


ID
1147111
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos conceitos sobre segurança e saúde no trabalho, considere as afirmativas a seguir.

I. As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.
II. As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.
III. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 0,90 metros (noventa centímetros) de largura.
IV. Nas máquinas móveis que possuem rodízios, pelo menos um deles deve possuir travas.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO. Nr 12: "12.14 As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR- 10."

    II - CORRETO. NR 10: "10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida."

    III - ERRADO. NR 12: "12.6.1 As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de largura."

    IV - ERRADO. NR 12: "12.12 Nas máquinas móveis que possuem rodízios, pelo menos dois deles devem possuir travas"

  • Salvo melhor juízo, diferentemente do crime de dano, o crime de incêndio é crime de perigo concreto. Por isso, exige a comprovação de efetivo perigo. Acho que o "x" da questão está aí, pois o examinador menciona que houve incêndio na casa do autor, que não chegou a lesionar alguém, danificou somente a casa dele, bem como o fogo foi apagado pela chuva...


ID
1147114
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A norma NBR 10151/2000 – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando ao conforto da comunidade prevê para medições no interior de edificações uma distância mínima de quaisquer superfícies, como paredes, teto, pisos e móveis. De acordo com a norma essa distância deve ser de:

Alternativas
Comentários
  • 5.3 Medições no interior de edificações
    As medições em ambientes internos devem ser efetuadas a uma distância de no mínimo 1 m de quaisquer superfícies, como paredes, teto, pisos e móveis.
     

  • No interior 1 m de paredes e pisos.

    No exterior 1,2 m do piso e;

    2 m de quaisquer superfícies refletoras como muros, paredes, etc.

  • 1 metro

    Medição em pelo menos três posições distintas, sempre que possível afastadas entre si em pelo menos 0,5 m.

  • ATENÇÃO ! NBR ATUALIZADA!

    7.5.3 Medições em ambientes internos a edificações

    As medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações devem ser realizadas para o descritor LAeq,T ou para o descritor Lzeq,fHz(1/1) em bandas de 1/1 de oitavas, ou para ambos, em função do meio de transmissão sonora, conforme descrito em 9.6.

    Os pontos de medição devem ser distribuídos no recinto de forma a se obter uma amostra representativa do campo sonoro do ambiente em avaliação. Os pontos de medição devem se situar a pelo menos 0,5 m de paredes, teto e piso, e a pelo menos 1 m de elementos com significativa transmissão sonora, como janelas, portas ou entradas de ar.

    A distância entre os pontos deve ser de pelo menos 0,7 m. As medições devem ser realizadas em pelo menos três pontos uniformemente distribuídos, preferencialmente, em alturas diferentes e nos ambientes onde geralmente as pessoas permanecem.

    Quando a área do ambiente a ser avaliado for superior a 30 m2, deve-se acrescentar um ponto de medição a cada 30 m2 adicionais da área do ambiente. Nos casos de transmissão sonora aérea, os resultados de medições em ambientes internos dependem das características acústicas da fachada e do ambiente interno. Correções devem ser aplicadas conforme 9.6.2.

    NBR DE 2020


ID
1147117
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um ambiente de 6 metros x 7 metros. De acordo com as especificações previstas na NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, a potência de iluminação mínima a ser atribuída a esse cômodo será de:

Alternativas
Comentários
  • 100 VA para os primeiros 6m², e 60 VA para os 4m² inteiros seguintes:

    100+ (60 * 9) = 640 VA

  • Operadore logicos: &&, ||, !

    Operadores de comparação: ==, ===, !=, !==, <, >, >=, <=, ?


ID
1147120
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia

Considere os conceitos de sensoriamento remoto e geoprocessamento e julgue as afirmativas a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) O sensoriamento remoto tem por objetivo identificar ocorrências de fenômenos ambientais.
( ) O uso de imagens geradas por sensores orbitais tem custos e aplicabilidade associados às resoluções adotadas.
( ) As imagens de sensores orbitais são apresentadas, geralmente, como estruturas raster para o geoprocessamento.

Alternativas
Comentários
  • Todas são verdadeiras

  • Objetivo do Sensoriamento remoto é gerar imagens, essas imagens possuem várias aplicabilidades, Uma delas está relacionada ao controle ambiental, portanto não concordo com a primeira assertiva.

    A última alternativa fala que as imagens são geralmente apresentadas em Raster. As imagens sempre são apresentadas em Raster. Tb não concordei com a assertiva.

    Peço aos colegas para debatermos essa questão!


ID
1147123
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Capítulo VI – Do meio Ambiente, Art. 225. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Entre as alternativas a seguir, com base na constituição brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C


    A) CORRETA - CF, Art. 225, § 6º

    As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.

    B) CORRETA - CF, Art. 225, § 2º 

    Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

    C) INCORRETA - CF, Art. 225, § 5º 

    São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

    D) CORRETA - CF, Art. 225, § 4º 

    A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

    E) CORRETA - CF, Art. 225, § 3º 

    As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.




  • são INDISPONIVEIS

  • INDISPONÍVEIS

  • GABARITO C  INCORRETA 

    CF, Art. 225, § 5º 

    São INDISPONÍVEIS as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

  • FONTE MEUS RESUMOS NO WORD

    •  INCUMBE AO PODER PÚBLICO
    •  PRESERVAR A DIVERSIDADE E A INTEGRIDADE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO DO PAÍS
    •  FISCALIZAR AS ENTIDADES DEDICADAS À PESQUISA E MANIPULAÇÃO DE MATERIAL GENÉTICO.
    •  CONDUTAS E ATIVIDADES CONSIDERADAS LESIVAS AO MEIO AMBIENTE SUJEITARÃO OS INFRATORES (PF OU PJ) A SANÇÕES PENAIS E ADMINISTRATIVAS.
    • SÃO PATRIMÔNIO NACIONAL > FLORESTA AMAZÔNICA BRASILEIRA > MATA ATLÂNTICA > SERRA DO MAR > PANTANAL MATO-GROSSENSE > ZONA COSTEIRA
    • O MEIO AMBIENTE É BEM DE USO COMUM DO POVO.
    • Para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, são indisponíveis as terras arrecadadas pelos estados, por ações discriminatórias, que sejam necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

     

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre meio ambiente. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 225, § 6º: "As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas".

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 225, § 2º: "Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei".

    C- Incorreta. Tais terras são indisponíveis (não disponíveis, como afirma a alternativa). Art. 225, § 5º, CRFB/88: "São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais".

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 225, § 4º: "A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”.

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 225, § 3º: "As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a incorreta).


ID
1147126
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

De acordo com a Lei nº 6766/79, somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor, ou aprovadas por lei municipal. Em parágrafo único é definido que não será permitido o parcelamento do solo em terrenos com declividade igual ou superior a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 - parágrafo único - Não será permitido o parcelamento do solo: - inciso III - em terrenos de declividade igual ou superior a 30%, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.

  • Art. 3º Somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana
    ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal. 

    Parágrafo único -­ Não será permitido o parcelamento do solo:
    I  -­  em  terrenos  alagadiços  e  sujeitos  a  inundações,  antes  de  tomadas  as  providências  para  assegurar  o
    escoamento das águas;
    Il  -­  em  terrenos  que  tenham  sido  aterrados  com  material  nocivo  à  saúde  pública,  sem  que  sejam  previamente
    saneados;
    III  -­  em  terrenos  com  declividade  igual  ou  superior  a  30%  (trinta  por  cento),  salvo  se  atendidas  exigências
    específicas das autoridades competentes;

    IV -­ em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação;
    V -­ em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até
    a sua correção.


ID
1147129
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Da Política Nacional do Meio Ambiente, (Art. 9º), o proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa natural ou jurídica, pode, por instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do SISNAMA, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental. Sobre servidão ambiental é correto afirmar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Lei 6938/81

    Art 9º-A. § 2o  A servidão ambiental não se aplica às Áreas de Preservação Permanente e à Reserva Legal mínima exigida. 

  • GABARITO LETRA C

    Art. 9o-A. Mediante anuência do órgão ambiental competente, o proprietário rural pode instituir servidão ambiental, pela qual voluntariamente renúncia, em caráter permanente ou temporário, total ou parcialmente, a direito de uso, exploração ou supressão de recursos naturais existentes na propriedade

    .

    § 1 A servidão ambiental NÃO se aplica às áreas de preservação permanente e de reserva legal.

    § 2 A limitação ao uso ou exploração da vegetação da área sob servidão instituída em relação aos recursos florestais deve ser, no mínimo, a mesma estabelecida para a reserva legal.

    § 3 A servidão ambiental DEVE ser averbada no registro de imóveis competente.

    § 4 Na hipótese de compensação de reserva legal, a servidão DEVE ser averbada na matrícula de todos os imóveis envolvidos.

    § 5 É VEDADA, durante o prazo de vigência da servidão ambiental, a alteração da destinação da área, nos casos de transmissão do imóvel a qualquer título, de desmembramento ou de retificação dos limites da propriedade.

    OBS: Lembre-se que a SERVIDÃO AMBIENTAL pode ser transferida, mas NÃO pode alterar destinação da área.

    Complementando...

    OBS: Lei 12651/12

    Art. 79. 

    “Art. 9º-B. A servidão ambiental poderá ser onerosa ou gratuita, temporária ou perpétua.

    § 1º O prazo mínimo da servidão ambiental temporária é de 15 (quinze) anos.

  • Servidão Ambiental 

    1 - Espécie de Servidão Administrativa;

    2 - Registrada no CRI;

    3 - Temporária ou permanente;

    4 - Total ou parcial;

    5 - Mediante instrumento público ou particular ou, ainda, por termo administrativo;

    6 - Prazo mínimo de 15 anos (instituídas após o Novo Código Florestal);

    7 - Vedada a instituição nas áreas de preservação permanente ou reserva legal;

    8 - O detentor pode aliená-la, cedê-la ou transferi-la, total ou parcialmente, por prazo certo ou em caráter definitivo (contrato averbado no CRI);

    9 - Pode ser gratuita ou onerosa;


ID
1147132
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Segundo o Art. 15. são circunstâncias que agravam a pena:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: A

    A letra "A" agrava a pena conforme art. 15, II, "h"!

    Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena:

      I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; "B"

      II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada; "C"

      III - comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental; "D"

      IV - colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental."E"


  • Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    II - ter o agente cometido a infração:

    h) em domingos ou feriados;

     

  • Gabarito A - O resto são atenuantes. A medida que você vai respondendo questões desse assunto fica fácil de identificar de cara quando pede esse tipo de questão (o que é recorrente as bancas colocarem atenuantes/agravantes) (não tem mt o q inventar aí ficam fazendo isso kkk)

  • As alternativas B, C, D e E são as que atenuam a pena do Infrator, só há essas 4 mesmo na lei.

    a Alternativa A é a úncia agravante, mas o Rol de agravantes é bem extensos e inclui itens de natureza bem distinta.

    Essa Lei é um sucesso !

  • As alternativas ‘b’, ‘c’ e ‘d’ e ‘e’ são circunstâncias que atenuam a pena:  

    Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena:

    I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; (B)

    II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada; (C)

    III - comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental; (D)

    IV - colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental. (E)

    Por outro lado, a alternativa ‘a’ contém uma hipótese que agrava a pena, sendo o nosso gabarito:

    Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    II - ter o agente cometido a infração:

    h) em domingos ou feriados;

    Resposta: A

  • GABARITO LETRA A

    A) CERTO - Circuntância que AGRAVA DE PENA

    B); C); D) e E) - ERRADO - São circunstâncias que ATENUAM a pena

  • Lembrando que SÁBADO NÃO ENTRA, apenas domingos e feriados!


ID
1147135
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Considerando a Lei n° 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC entende-se por unidade de conservação:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A) Conceito de Preservação: conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais; 

    ALTERNATIVA B) Conceito de Conservação da natureza: o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral; 

    ALTERNATIVA C) Conceito de Diversidade biológica: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas; 

    ALTERNATIVA D) Conceito de Recurso ambiental: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora; 

    ALTERNATIVA E) CORRETO, Conceito de Unidade de Conservação.

  • CONCEITOS BÁSICOS PREVISTOS NA LEI 9.985/2000 ( ARTIGO 2 º )

    QUESTÃO ( FUNDAMENTO- LEI SECA )

     

    ( GABARITO LETRA E )

    I - unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo
    as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído
    pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime
    especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;

     

    RESUMO

    As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

    As UC asseguram às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Estas áreas estão sujeitas a normas e regras especiais. São legalmente criadas pelos governos federal, estaduais e municipais, após a realização de estudos técnicos dos espaços propostos e, quando necessário, consulta à população.

    As UC dividem-se em dois grupos:

    Unidades de Proteção Integral: a proteção da natureza é o principal objetivo dessas unidades, por isso as regras e normas são mais restritivas. Nesse grupo é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais; ou seja, aquele que não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais. Exemplos de atividades de uso indireto dos recursos naturais são: recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, entre outras.

    As categorias de proteção integral são: estação ecológica, reserva biológica, parque, monumento natural e refúgio de vida silvestre.

    Unidades de Uso Sustentável: são áreas que visam conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse grupo, atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais são permitidas, mas desde que praticadas de uma forma que a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos esteja assegurada. 

    As categorias de uso sustentável são: área de relevante interesse ecológico, floresta nacional, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável, reserva extrativista, área de proteção ambiental (APA) e reserva particular do patrimônio natural (RPPN).

    FONTE: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/o-que-sao


     

  • GABARITO LETRA E

    A) PRESERVAÇÃO: 

    B) CONSERVAÇÃO DA NATUREZA:

    C) DIVERSIDADE BIOLÓGICA:

    D) RECURSO AMBIENTAL:  

    E) UNIDADE DE CONSERVAÇÃO


ID
1147138
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Considera-se, para o efeito da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização da Mata Atlântica, a definição de enriquecimento ecológico como:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  Consideram-se para os efeitos desta Lei: 

    VI - enriquecimento ecológico: atividade técnica e cientificamente fundamentada que vise à recuperação da diversidade biológica em áreas de vegetação nativa, por meio da reintrodução de espécies nativas; 

  • A) pousio – art. 3º, III

    B) exploração sustentável, art. 3º, V

    C) prática preservacionista – art. 3º, IV

    D) enriquecimento ecológico – art. 3º, VI

    E) população tradicional – art. 3º, II

  • Palavras chaves para lembrar:

    Pequeno produtor - Não superior a 50 Hectares/ Extrativismo Rural 80%.

    População tradicional - Estreita relação com ambiente natural/dependendo de seus recursos/Atividade de baixo impacto ambiental.

    Pousio: Recuperação da fertilidade/10 anos.

    Prática prevencionista: Proteção da integridade da vegetação nativa/ Fogo/Erosão.

    Exploração sustentável: Perenidade.

    Enriquecimento ecológico: Reintrodução de espécies nativas.


ID
1147141
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Metrologia

Segundo a norma ISO/IEC nº 17.025/2005 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, diversos fatores determinam a correção e a confiabilidade dos ensaios e/ou calibrações realizados pelo laboratório. Esses fatores incluem contribuições de fatores humanos, acomodações e condições ambientais, métodos de ensaio e calibração e validação de métodos, equipamentos, rastreabilidade da medição, amostragem e manuseio de itens de ensaio e calibração. Considerando os requisitos específicos para rastreabilidade de medição, no que diz respeito à calibração, as seguintes notas são corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a norma ISO/IEC nº 17.025/2005

    e) A rastreabilidade a padrões nacionais não requer necessariamente o uso de instituto nacional de metrologia do país no qual o laboratório está localizado.


ID
1147144
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Qual é a potência necessária para se fazer girar um motor elétrico cuja tensão de trabalho é 220 volts e a corrente 20 amperes:

Alternativas
Comentários
  • P=VxI = 220x20=4400W

  • Questão muito mal elaborada, pois a corrente de partida do motor não é igual a nominal.


ID
1147147
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os medidores de potência elétrica são conhecidos como wattímetros. Que tipo de potência os wattímetros medem em um circuito alimentado por corrente alternada:

Alternativas
Comentários
  • Os wattimetros são equipamentos destinados a mensurar a potência dissipada ou fornecida por um elemento.

    O nome do elemento já nos indica que tipo de potência ele mede.

    Watt é unidade de potência ativa (P), assim como

    var é unidade de potência reativa (Q), e por fim

    VA é a unidade de potência aparente (S).

    No triângulo de potências tem-se S² = P² + Q²

    Mas, voltando a questão, temos no wattímetro a medição da potência ativa! Letra C é o gabarito!

  • Wattímetro mede a potência ativa W, que pode ser encontrada por meio da fórmula P = U x I x fator de potência

     

    gab: LETRA C


ID
1147150
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Um circuito RLC série possui um resistor de 4 ? conectado a um indutor de 1H e a um capacitor de 0,025 F. O circuito é alimentado por uma fonte de tensão cuja a expressão é: v(t)=10 cos 8t V. A corrente em regime permanente é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Percorrendo a malha, em termos fasoriais, temos I = 10 . [ 1 / ( 4 + jXc + jXl) ]

    Onde jXc refere-se à reatância do capacitor, j(1/wC) = -j5

              jXl refere-se à reatância do indutor, j(wL) = j8

    Lembrando que a frequência é w=8

    Assim, I = 10 . [ 1 / (4 - j3) ]

    Se dividirmos embaixo e em cima por 5, temos I = 2 / [ 0,8 - j0,6 ]

    Devemos ir para as provas com dois ângulos decoraDOS (fp = 0,8 ; ângulo ~36,9 ; Z = 0,8 + j0,6 . E fp = 0,6 ; ângulo ~53 ; Z = 0,6 + j0,8)

    No nosso caso então, temos I = 2 / ( 1 |_ 36,9°)

    que resulta em i(t) = 2.cos(8t - 36,9°)

    LETRA E

  • Só uma pequena correção, Pablo. A impedância é 4 + 3j.


ID
1147153
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Um circuito possui duas impedâncias Z1 e Z2 conectadas em paralelo. Suponha que Z1 representa uma carga de 10 KW com um fator de potência fp1 = 0,9 (indutivo) e Z2 uma carga de 5 KW com fator de potência fp2 = 0,95 (capacitivo). Calcule o fator de potência aproximado para o circuito equivalente, com as cargas associadas.

Alternativas
Comentários
  • Encontramos as potências reativas das cargas, tudo por aproximação (usei o símbolo "~" para "aproximadamente igual à"):

    Na carga 1:

    Q = raiz(S² - P²)        .: Onde P=10K/0,9 ~11K    .: Q~4,2K

    Na carga 2:

    Q = raiz(S² - P²)        .: Onde P=5K/0,95 = 1/0,19  ~ 5,2           .: Q ~ 1,4K (valor negativo pois o fp é adiantado)

    Assim a potência complexa total St é:

    St = (10+5)K + (4,2 - 1,4)K = 15K + j2,8K (VA)

    E a potência aparente é:

    S = raiz(15² + 2,8²) ~ 15,25K

    E o fator de potência, a relação entre a potência ativa drenada pela carga (em associação) e a respectiva potência aparente é:

    fp = 15K / 15,25K ~ 1

    O única valor, das opções listadas, que é próximo da unidade e é indutivo, é a letra d

    RESPOSTA LETRA D

  • Nem é letra D. No enunciado ele diz que as cargas estão em paralelo, se fosse série seria letra D mas como é paralelo a resposta é B.

    Não precisa fazer conta nenhuma se fosse série, é só desenhar os triangulos e com geometria de quinta série vc percebe que o fator de potencia é maior que 0.95 e indutivo.

    Já pro caso em paralelo precisaria de muita conta, seria inviável.

    Por isso a questão foi anulada.


ID
1147156
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Dos dispositivos abaixo listados, qual deles não é considerado um dispositivo de proteção de sobre carga:

Alternativas

ID
1147159
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica

Um circuito trifásico equilibrado, ligação delta, possui valores de impedância Z=(6+j8)? e tensão de alimentação VAB=220 ∠0° volts, VBC=220 ∠-120° volts, VCA=220 ∠120° volts. A intensidade da corrente que circula em Zab e da corrente de fase A são, aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • neste caso vc acha a impedância ( 6 elevado 2 e 8 elevado a 2 tira a raiz e acha 10 ) sendo assim vc acha a corrente de fase (220/10= 22A), agora a corrente de linha  sera IL= raiz de 3 * IF = 38A) 

  • Gabarito B, conforme resolução de João Donizete. A questão presente foi anulada por mencionar corrente de fase A, ao invés de Corrente de Linha A


ID
1147162
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 9433, de 8 de Janeiro de 1997 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, entre outras ações. Segundo o Art. 1º da lei em questão, a Política Nacional de Recursos Hídricos se baseia nos seguintes fundamentos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - Deve ser descentralizada.


    Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintesfundamentos:

      I - a água é um bem dedomínio público;

      II - a água é um recursonatural limitado, dotado de valor econômico;

      III - em situações deescassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e adessedentação de animais;

      IV - a gestão dos recursoshídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

      V - a bacia hidrográfica é aunidade territorial para implementação da Política Nacional de RecursosHídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

      VI - a gestão dos recursoshídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público,dos usuários e das comunidades.

  • Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:

     

    I - a água é um bem de domínio público;

     

    II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

     

    III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

     

    IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

     

    V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

     

    VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

     

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm

  • GABARITO LETRA A

    Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintesfundamentos:

     I - a água é um bem dedomínio público;

     II - a água é um recursonatural limitado, dotado de valor econômico;

     III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e adessedentação de animais;

     IV - a gestão dos recursoshídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

     V - a bacia hidrográfica é aunidade territorial para implementação da Política Nacional de RecursosHídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

     VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser DESCENTRALIZADA e contar com a participação do Poder Público,dos usuários e das comunidades.

  • FUNDAMENTOS.

    I - a água é um bem de domínio público;

    II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

    III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

    IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

    V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

    VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

    OBJETIVOS

    I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;

    II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

    III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

    IV - incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais.

    DIRETRIZES DE AÇÃO

    I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade e qualidade;

    II - a adequação da gestão de recursos hídricos às diversidades físicas, bióticas, demográficas, econômicas, sociais e culturais das diversas regiões do País;

    III - a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental;

    IV - a articulação do planejamento de recursos hídricos com o dos setores usuários e com os planejamentos regional, estadual e nacional;

    V - a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo;

    VI - a integração da gestão das bacias hidrográficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras.

    Art. 4º A União articular-se-á com os Estados tendo em vista o gerenciamento dos recursos hídricos de interesse comum.

    INSTRUMENTOS

    I - os Planos de Recursos Hídricos;

    II - o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água;

    III - a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos;

    IV - a cobrança pelo uso de recursos hídricos;

    V - a compensação a municípios;

    VI - o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.


ID
1147165
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete exclusivamente ao Poder Executivo Federal:

Alternativas
Comentários
  • Tem duas alternativas com competências do poder executivo federal: B e E

    A alternativa B é de competência dos poderes executivos estaduais e do federal.

     

    Art. 29. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, compete ao Poder Executivo Federal:
    I  -­  tomar  as  providências  necessárias  à  implementação  e  ao  funcionamento  do  Sistema  Nacional  de
    Gerenciamento de Recursos Hídricos;
    II -  outorgar  os  direitos  de  uso  de  recursos  hídricos,  e  regulamentar  e  fiscalizar  os  usos,  na  sua  esfera  de
    competência;
    III -­ implantar e gerir o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, em âmbito nacional; (E)
    IV -­ promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental. (B)
    Parágrafo  único.  O  Poder  Executivo  Federal  indicará,  por  decreto,  a  autoridade  responsável  pela  efetivação  de
    outorgas de direito de uso dos recursos hídricos sob domínio da União.

     

    Art. 30. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, cabe aos Poderes Executivos Estaduais e
    do Distrito Federal
    , na sua esfera de competência:
    I -­ outorgar os direitos de uso de recursos hídricos e regulamentar e fiscalizar os seus usos;
    II -­ realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica;(C)
    III ­- implantar e gerir o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, em âmbito estadual e do Distrito Federal; (A e D)
    IV ­- promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.(B)

  • Acredito que não precisava ser anulada. EXCLUSIVAMENTE ao Poder Executivo, só letra E mesmo. 

    IV ­- promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental. (Ambos) , não é exclusivo do Poder Executivo. 


ID
1147168
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 10.259, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal, é correto afirmar que para efetuar o exame técnico necessário à conciliação ou ao julgamento da causa, o Juiz nomeará pessoa habilitada, que apresentará o laudo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C - Artigo 12 da lei 10.259/01: " Para efetuar o exame técnico necessário à conciliação ou ao julgamento da causa, o juiz nomeará pessoa habilitada, que apresentará o laudo até 5 dias antes da audiência, independentemente de intimação das partes"

  • Decoreba.

  • Até 5 dias antes da audiência .

  • O que mais me assusta não é a decoreba, é ter sido cobrada uma questão desse tipo em uma prova para Perito Criminal da área de engenharia elétrica. Por incrível que pareça, era o único artigo que eu tinha saltado por julgar irrelevante para concursos.

    GABA: C

    Art. 12 da L10.259/01: Para efetuar o exame técnico necessário à conciliação ou ao julgamento da causa, o juiz nomeará pessoa habilitada, que apresentará o laudo até 5 dias antes da audiência, independentemente de intimação das partes

  • LAUDO - CINCO LETRAS - CINCO DIAS...

  • Art. 12 da L10.259/01 - Juizado Especial FEDERAL não cai no TJ SP ESCREVENTE Não cai no Oficial de Promotoria do MP SP.