SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Pedagogia


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2330554
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos clássicos escritos por Paulo Freire traz como título “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Nessa obra é abordada a questão da formação docente aliada à reflexão sobre a prática educativa-progressista para o desenvolvimento da autonomia do ser dos educandos. Com base nos escritos, leia atentamente as afirmativas a seguir:


I) ensinar exige criticidade: a curiosidade ingênua não é a mesma curiosidade que, aproximandose de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, torna-se curiosidade epistemológica;

II) ensinar exige bom senso: a vigilância do bom senso tem grande importância na avaliação que o professor, a todo momento, deve fazer de sua prática;

III) ensinar exige curiosidade: sem a curiosidade o professor não aprende e nem ensina;

IV) ensinar exige liberdade e autoridade: quanto mais criticamente a liberdade assume o limite necessário, tanto menos autoridade ela tem para continuar lutando em seu nome.

V) ensinar exige disponibilidade para o diálogo: o professor se sente seguro porque não há razão para se envergonhar por desconhecer algo.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I Não há para mim,(Paulo Freire)  na diferença e na “distância” entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação

    Na verdade, a curiosidade ingênua que, “desarmada”, está associada ao saber do senso comum, é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se torna curiosidade epistemológica. 

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. Páginas 31-32.

    IV  Ensinar exige liberdade A autoridade .. pág.  117 


ID
2330557
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Sociedade do Conhecimento ou Sociedade em Tempo Real, marcada pelas descobertas e progressos científicos, possui acesso cada vez mais rápido e a grande quantidade de informações. As tecnologias digitais, apresentando características como a interatividade, a não linearidade e a realidade virtual atuam como mediadoras na construção do conhecimento. Nesse sentido, é desejável um professor preparado para interagir com uma geração mais dinâmica e curiosa, como discutido por Veen e Vrakking (2009), denominada “Homo Zappiens”, conhecida também como ‘Geração Espontânea’, por ser imediatista.


VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.


Considerando o texto acima e a formação de professores, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A letra D afirmou que a formaçao docente para se trabalhar com tecnologias digitais cabe aqueles que atuam na educação basica. Poren nao podemos esquecer que temos pela LDB o ensino Superior?

    estou enganada?

     

  • Então...essa resposta (alternativa D) esta errada. Não entendi sua interrogação.


  • DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA ORGANIZAÇÃO
    ESCOLAR DO 3º CICLO PARA AS APRENDIZAGENS
    2.1.2 - A  formação  continuada  dos  docentes  ocorre  ao  longo
    de  toda  a  vida  profissional 
    e  não  deve  ser  encarada  como
    um  complemento  para  suprir  lacunas  e  fragilidades  teórico-
    metodológicas, mas como um repensar permanente da prática
    pedagógica no contexto do cotidiano escolar à luz dos estudos
    e  pesquisas. 

  • Adoro questões com respostas óbvias!


ID
2330560
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Para quê professores numa sociedade que, há muito, superou não apenas a importância destes na formação das crianças e dos jovens, mas que também é muito mais ágil e eficaz em trabalhar as informações? E então, para quê formar professores?” (PIMENTA, p. 73, 1996). Repensar a formação de professores é uma importante demanda para este tempo, ainda mais pelas condições atuais de uma sociedade com novas condições tecnológicas. Sobre essa formação, marque com V as respostas VERDADEIRAS e com F as FALSAS:


PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores –

Saberes da Docência e Identidade do Professor.

   R. Fac., São Paulo, v.22, n.2, p. 72-89, jul./dez 1996.


( ) As teorias de reprodução nos anos 70/80 colaboraram para explicar o fracasso escolar demonstrando sua produção enquanto reprodução de desigualdades.

( ) As teorias de reprodução explicaram suficientemente as mediações pelas quais se opera a produção das desigualdades nas práticas pedagógica e docente que ocorrem nas organizações escolares, dada que essas mediações não envolvem as ações de alunos, pais, professores, escolas, políticas curriculares e sistemas de ensino entre outras. [ 5 ]

( ) Muitas vezes, nas práticas pedagógicas e nas organizações escolares, teorias diferentes do que aquelas produzidas pelas ciências da educação são praticadas, indicando a necessidade de compreender os aspectos da formação docente.

( ) O estudo da identidade profissional do professor deve ser um dos aspectos dos saberes que configuram a docência.

( ) Programas de atualização de conteúdos de ensino têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente por não considerarem a prática docente e pedagógica nos seus contextos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito C


ID
2330563
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a construção da identidade docente, considere as assertivas abaixo.


I) É um processo concluído após a licenciatura, pois durante a formação inicial recebe-se conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social.

II) Para construí-la é preciso que desenvolva a capacidade de compreensão da própria prática e, a partir dela, construir e transformar seus saberes-fazeres docentes.

III) A profissão do professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos, como resposta às necessidades que estão postas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade que a torna definitiva.

IV) O crescimento quantitativo dos sistemas de ensino não tem correspondido a um resultado formativo (qualitativo) adequado às exigências da população envolvida, nem às exigências das demandas sociais, demonstrando assim a necessidade de uma nova identidade profissional do professor.

V) Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão e da revisão constante dos significados sociais da profissão.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • gabarito A


ID
2330566
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sócrates é considerado o pai da Pedagogia, tanto que é figura central quando estudamos a evolução do pensamento pedagógico. A partir de seus ensinamentos surgiram linhas de argumentação e se estabeleceram até os dias de hoje e assim continuarão à medida em que surgirem novas ideias ao campo educativo. Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico contemporâneo, observe as alternativas abaixo e marque a alternativa CORRETA que relaciona os autores e suas vertentes teóricas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Pierre Bordieu – Marxista.- CORRETO

     

    - Teórico da Psicologia Humanista foi Carl Rogers (1902-1987),  baseou seu trabalho no indivíduo,  como um dos mais importantes psicólogos e educadores humanistas, humanistas existenciais, existencialistas e/ ou fenomenológos dos Estados Unidos da América e do mundo.

  • Edgar Morin – Pós-marxista: autor da teoria da complexidade, que possui uma base filosófica no materialismo histórico-dialético de Marx. Na teoria da complexidade, critica abertamente a fragmentação dos saberes e formação - o que o aproxima do conceito de formação integral do homem (de origem marxista). 

    Paulo Freire – Marxista: Paulo Freire poderia ser definido como o idealizador da Pedagogia da Autonomia/Pedagogia Crítica. Nesse sentido, sua busca pela emancipação social por meio da Educação se aproxima dos pressupostos marxistas (formação integral do homem).

     Howard Gardner – Cognitivismo: escreveu sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, considerando: inteligência linguistica, inteligência lógico-matemática, espacial, musical, corporal e sinestésica, intrapessoal, interpessoal e naturalista. Por isso, baseia-se no cognitivismo (relativo ao processo de adquirir conhecimento)

     

  • Alternativa Correta : D


ID
2330569
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as concepções acerca da aquisição de conhecimentos associe a segunda coluna com a primeira.


I) A criança é uma tábula rasa, um espaço vazio a ser preenchido e é pelos sentidos que irá conhecer o mundo.

II) O aluno já possui certos talentos e o papel da escola é apenas guiá-lo para que ele se torne aquilo que nasceu para ser.

III) A relação homem/mundo é uma relação mediada por instrumentos, e a linguagem tem uma função central no desenvolvimento cognitivo, sendo fator de interação social.

IV) O conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano e com o mundo das relações sociais.

V) A aprendizagem é um processo de produção de modifica­ ções no comportamento.


( ) Construtivismo

( ) Behaviorismo

( ) Inatismo

( ) Interacionismo

( ) Empirismo

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    I- A criança é uma tábula rasa, um espaço vazio a ser preenchido e é pelos sentidos que irá conhecer o mundo - Empirismo O argumento da tabula rasa foi usado pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704), considerado como o protagonista do empirismo. 

    II-  O aluno já possui certos talentos e o papel da escola é apenas guiá-lo para que ele se torne aquilo que nasceu para ser ( Inatismo- )  É uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele.

    III - A relação homem/mundo é uma relação mediada por instrumentos, e a linguagem tem uma função central no desenvolvimento cognitivo, sendo fator de interação social- Interacionismo -  é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para Vygotsky, é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.

    IV - O conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano e com o mundo das relações sociais. - Construtivismo "Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." 

    V) A aprendizagem é um processo de produção de modifica­ ções no comportamento. - Behaviorismo O behaviorismo clássico de John B. Watson, também chamado de behaviorismo metodológico, é bem conhecido como “Psicologia S-R”, por causa da relação entre estímulo e resposta. Nessa perspectiva, a psicologia é um ramo das ciências naturais que tem como princípios a objetividade e a experimentação, e como finalidade prever e controlar o comportamento.

     


ID
2330572
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe as colunas de modo que a tendência pedagógica relacione-se com a perspectiva que melhor indica a visão dos conteúdos escolares:


I) Pedagogia Tradicional

II) Pedagogia da Escola Nova

III) Pedagogia Tecnicista

IV) Pedagogia Libertária

V) Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos


( ) Existe uma relação entre conteúdo e realidade e a busca última é da transformação social.

( ) A decisão é do grupo que define o que e como fazer, ou seja, não há escolha prévia de conteúdos.

( ) Os conteúdos são vistos como os conhecimentos acumulados pela humanidade, com ênfase na cultura clássica;

( ) Os conteúdos, objetivam, principalmente, o desenvolvimento de cada indivíduo.

( ) Conteúdos direcionados para aplicação, com ênfase em regras e, às vezes, com pouca reflexão.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Tendência Tradicional: conteúdo enciclopedico, desvinculado com a realidade do individuo

    Tendência da Escola Nova ( Renovadora direta/pregressista): o conteudo tem foco nos precessos mentais e habilidade cognistiva para resolução de problemas práticos, fazendo o individuo aprender-a-aprender.

    Tendência Tecnicista: O conteúdo tem como foco o aprendizado cientifico, informações, leis etc., formulados em um sequencia lógica, para, somente aplicação. 

    Tendencia Libertária: depende das nececessidades e interesses do grupo

    Tendencia Critico-social dos conteúdos: Conteudos básicos ligados a realidade social.

     

    Resposta letra d

  • Resposta Correta letra D. Não poderá ser a letra C pois o mencionado não corresponde ao tecnicismo.

  • ORGANIZANDO PARAFACILITAR A REVISÃO:

    Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos: Existe uma relação entre conteúdo e realidade e a busca última é da transformação social.

    Pedagogia Libertária: A decisão é do grupo que define o que e como fazer, ou seja, não há escolha prévia de conteúdos.

    Pedagogia Tradicional: Os conteúdos são vistos como os conhecimentos acumulados pela humanidade, com ênfase na cultura clássica;

    Pedagogia da Escola Nova: Os conteúdos, objetivam, principalmente, o desenvolvimento de cada indivíduo.

    Pedagogia Tecnicista: Conteúdos direcionados para aplicação, com ênfase em regras e, às vezes, com pouca reflexão.


ID
2330575
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cada vez mais os estudos sobre educação versam sobre a autonomia e responsabilidade do aluno sobre sua própria aprendizagem, em que o professor assume um papel de mediador do conhecimento e não mais um transmissor como era conhecido no ensino tradicional. Uma técnica de ensino que tem mostrado-se como tendência versa sobre uma “metodologia de ensino-aprendizagem em que o problema é usado para iniciar, direcionar, motivar e focar a aprendizagem, diferentemente das metodologias convencionais que utilizam os problemas de aplicação ao final da apresentação de um conceito ou conteúdo”. RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. _____ : uma experiência no ensino superior. São Paulo: UFSCar, 2008 (p. 142).


Marque a alternativa CORRETA, que denomina o conceito apresentado no enunciado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Alternativa A

    Essa técnica de Ensino que chamamos de Metodologia de Ensino Aprendizagem através do PROBLEMA podemos iniciar, direcionar, motivar e focar o aluno na aprendizagem. Hoje o professor é o mediador e não mais transmissor do conhecimento como defende o ensino tradicional. Por isso a Educação hoje proporciona ao aluno mais autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem.


ID
2330578
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tomando como base a corrente pedagógica contemporânea do “conhecimento em rede”, na qual o conhecimento ocorre a partir dos significados que as pessoas constroem em suas relações/redes, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.


( ) Podemos dizer que esta corrente supõe uma ruptura na forma de se conhecer. É mantida a hipótese de um conhecimento socialmente construído, porém são enfraquecidas as bases, muitas vezes, impostas rigidamente entre o conhecimento cotidiano e o que chamamos de conhecimento científico.

( ) O conhecimento se constrói individualmente, não no sentido da assimilação da cultura anteriormente acumulada, mas no sentido de que ele emerge nas ações cotidianas sem necessitar de validação.

( ) Caracteriza-se pela a multiplicidade e complexidade de relações em meio das quais se criam e se trocam conhecimento, tecendo redes de conhecimento entre os sujeitos em interação.

( ) O conhecimento científico perpassa pelo senso comum porque emerge dele e deve se afastar dele mostrando as mudanças necessárias para que ele seja um conhecimento válido para a instituição escolar.

( ) A cultura não é apenas assimilada, ela é revista nas ações desses sujeitos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Tendencia pedagógica Contemporânea

    Holística:

    Teoria da Complexidade

    Naturalista do Conhecimento

    Ecopedagogica

    Conhecimento em rede


ID
2330581
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo refere-se aos programas e conteúdos de cada componente curricular e também expressa os princípios e metas do projeto educativo de uma instituição. Considerando uma perspectiva crítica do currículo, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    a)O currículo deve ser utilizado para a reprodução de uma visão de mundo hegemônica.

    b)O currículo é um documento formal e estabelecido pelo sistema educacional que deve ser seguido pelas instituições de ensino, pois visa uma igualdade educacional  TRADICIONAL

    c)O conhecimento estabelecido na organização curricular do currículo é neutro, cabe ao professor dar uma direção a esse conhecimento. TRADICIONAL

    d) A organização curricular deve levar em consideração as relações entre os sujeitos e o espaçotempo em que se situam.

    e)É importante evitar, sistematicamente, que situações ocorridas na escola tragam contextos diferentes daqueles que estão devidamente planejados e incluídos no currículo.

     

     

     

     

     

  • a) O currículo deve ser utilizado para a reprodução de uma visão de mundo hegemônica. CURRICULO TRADICIONAL

     b) O currículo é um documento formal e estabelecido pelo sistema educacional que deve ser seguido pelas instituições de ensino, pois visa uma igualdade educacional CURRICULO TRADICIONAL

     c) O conhecimento estabelecido na organização curricular do currículo é neutro, cabe ao professor dar uma direção a esse conhecimento. CURRICULO TRADICIONAL

     d)  A organização curricular deve levar em consideração as relações entre os sujeitos e o espaçotempo em que se situam. RESPOSTA

     e) É importante evitar, sistematicamente, que situações ocorridas na escola tragam contextos diferentes daqueles que estão devidamente planejados e incluídos no currículo CURRICULO TRADICIONAL


ID
2330584
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gohn, em sua obra “Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo”, traz um panorama temático e histórico sobre as organizações sociais. A autora nos relata: “imaginem telas de um filme sendo abertas, sequencialmente, descortinando cenários de sujeitos em movimento (...). A meta perseguida neste desfilar de cenas, cenários e paisagens é a de que se possa fazer um balanço das ações coletivas expressas em movimentos sociais que tanto podem ter caráter emancipatório e transformador, como meramente integratório e conservador”.

GOHN, Maria da Glória. (org.). Movimentos sociais e redes

de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis, RJ, Vozes, 2010 (p.08).


Sobre a referida obra, leia atentamente as afirmativas a seguir:


I) são destaques da obra pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado;

II) o texto pretende impulsionar as discussões sobre os movimentos organizados, voltados à transformação da realidade social;

III) destaca a importância de desassociar o sujeito do movimento social do seu contexto histórico;

IV) enquanto as redes de mobilização civil mobilizam ideias, consciências e demandas, os movimentos sociais podem se limitar às ações pontuais de cunho conciliador e não transformador.

Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS.

Alternativas

ID
2330587
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento Educacional Especializado - AEE, um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, para que possa ocorrer a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Para tal é denominado um espaço físico na escola chamado de Sala de Recursos Multifuncionais para atender alunos público-alvo da educação especial. Sobre esses alunos leia as afirmativas a seguir e considere V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

( ) O transtorno global de desenvolvimento indica alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação.

( ) Autismo é um exemplo de transtorno global de desenvolvimento.

( ) Alunos com altas habilidades demonstram potencial elevado em todas as áreas do conhecimento.

( ) Alunos com superdotação apresentam baixa criatividade, e apreciam realizar tarefas da sua área de interesse.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) F, V, V, F, F

    De nada!

  • (F ) Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de curto prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

    A partir dessa conceituação, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de
    longo  prazo,  de  natureza  física,  mental  ou  sensorial  que,  em  interação  com  diversas  barreiras,
    podem  ter  restringida  sua  participação  plena  e  efetiva  na  escola  e  na  sociedade

    (V ) O transtorno global de desenvolvimento indica alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação.

    (V ) Autismo é um exemplo de transtorno global de desenvolvimento.

    (F ) Alunos com altas habilidades demonstram potencial elevado em todas as áreas do conhecimento.

    Alunos  com  altas  habilidades/superdotação  demonstram  potencial
    elevado  em  qualquer  uma  das  seguintes  áreas,  isoladas  ou  combinadas:  intelectual,  acadêmica,
    liderança,  psicomotricidade  e  artes,  além  de  apresentar  grande  criatividade,  envolvimento  na
    aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

    ( F) Alunos com superdotação apresentam baixa criatividade, e apreciam realizar tarefas da sua área de interesse.

    Alunos  com  altas  habilidades/superdotação  demonstram  potencial
    elevado  em  qualquer  uma  das  seguintes  áreas,  isoladas  ou  combinadas:  intelectual,  acadêmica,
    liderança,  psicomotricidade  e  artes,  além  de  apresentar  grande  criatividade,  envolvimento  na
    aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.


ID
2330590
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos temas na educação que tem ganhado cada vez mais destaque é a inclusão dos alunos que possuem deficiência, para que as escolas tornem-se inclusivas. Sobre essa temática leia atentamente as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a)A inclusão escolar faz com que a escola em que todos os alunos estão inseridos tenham condições pelas quais possam ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo escolar, segundo suas capacidades. ERRADO, limitação não é incluir!

     

     b)Nas escolas inclusivas, ocorrem a classificações por padrões que identificam os alunos como especiais e normais, comuns. Todos se reconhecem pelas suas diferenças.ERRADO, não ocorrem classificações.

     

     c)A educação inclusiva garante o direito à diversidade e não à diferença. ERRADO , direito A INCLUSÃO.

     

     d)Medidas como encaminhamentos dos alunos às classes e escolas especiais, os currículos adaptados, o ensino diferenciado são políticas das escolas inclusivas. ERRADO, encaminhamento às classes e escolas especiais já não é incluir no contexto social.

     

     e)A educação inclusiva planeja uma escola que possua um espaço que seja para todos, no qual os alunos possam construir conhecimentos com base em suas capacidades, participando ativamente das tarefas de ensino.CORRETA


ID
2330593
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os processos de inclusão nas escolas são muito importantes e poderosos na medida em que rompem com paradigmas conservadores e limitantes que indicam haver alunos ideais e, por contrapartida, alunos indesejáveis. Indique a sentença CORRETA.

Alternativas

ID
2330596
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque a alternativa na qual a avaliação aparece não utilizada como um fim em si mesmo, mas um meio organizado para aperfeiçoar o processo de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Na LDB a verificação do rendimento escolar observará critérios, dentre eles podemos destacar: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
  • d )Verificar os progressos e as necessidades de modo que haja contribuição para o aperfeiçoamento da aprendizagem.

     


ID
2330599
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No campo educativo um dos assuntos com grande destaque e que traz muita discussão é o tema avaliação. A obra “Avaliação Educacional: trabalhando na contração”, discute suas possibilidades para além da simples aprovação e reprovação, fazem destaque na obra sobre três níveis de avaliação integrados entre si: da aprendizagem, institucional e de redes de ensino.


FREITAS, Luiz Carlos de; SORDI, Mara Regina Lemes; MALAVASI,Maria Marcia Sigrist; FREITAS, 

Helena Costa Lopes de. Avaliação educacional: Caminhando pela contramão. 5ª Ed. Vozes, 2012.


Na perspectiva abordada na obra, sobre avaliação, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A)muitos livros didáticos cometem o equívoco de situar a avaliação como atividade formal que ocorre no final do processo de ensino e aprendizagem;

    A avaliação é composta pelas funções diagnóstica, formativa e somatória. O exame, fase somatória, ocorre ao final do processo de aprendizagem.


ID
2330602
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 O professor dispõe de vários métodos avaliativos, aquele que vai ser de sua escolha vai depender de qual é sua identidade docente, bem como o objetivo que ele vai querer alcançar com o tipo de resultado que ela proporcionará. Um desses métodos diz respeito ao processo de coletar, sintetizar e interpretar informações tendo em vista o aprimoramento do aprendizado dos discentes durante a aula, voltando-se mais como algo para aprimoramento do que atribuição de nota.

Com base nos escritos anteriores, marque a alternativa CORRETA que traga o nome do método avaliativo em questão:

Alternativas
Comentários
  • Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.

ID
2330605
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os processos avaliativos fazem parte da atuação do professor em sala de aula. Segundo Russell e Airasian (2014) “A avaliação é o processo de coletar, sintetizar e interpretar informações que ajudam na tomada de decisões. A avaliação é uma parte contínua da vida na sala de aula”.


RUSSELL, M.k; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. 7. ed. Penso: Porto Alegre, 2014 (p.12).


Com base no excerto acima, relacionado à temática de avaliação da aprendizagem, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) A avaliação é um componente secundário no ensino, tendo em vista que é quantitativo e de caráter informativo. A avaliação é necessária, contudo, o exame é que somatiza é apenas um de seus elementos.

    b) Tendo em vista o tempo que o professor possui para que possa elaborar e corrigir as avaliações por ele elaboradas, elas só cumprem papel curricular, pois o aluno necessita de uma nota para aprovação.Também devem ser analisadas juntamente com a função diagnóstica e formativa.

    c) Os professores necessitam observar, monitorar e revisar continuamente o desempenho e comportamento de seus alunos para então ocorrerem as tomadas de decisões referente ao ensino. (correta)

    d) Para que o professor possa verificar se o aluno está aprendendo é importante fazer atividades avaliativas surpresas, pois o aluno preparado irá saber respondê-las a contento.

    b) Os professores já iniciam o planejamento das suas aulas elaborando as provas, tendo em vista que sabem o conteúdo que vai ser ministrado e as datas das avaliações que constam no calendário acadêmico.


ID
2330608
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B).


Coluna A


I) Ivan Petrovich Pavlov

II) B. F. Skinner

III) Jean Piaget

IV) Albert Bandura

V) Vygotsky


Coluna B


( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano.

( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.

( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.

( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender.

( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve.


Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações:

Alternativas
Comentários
  • I) Ivan Petrovich Pavlov contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.

    II) B. F. Skinner desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano

    III) Jean Piaget estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender

    IV) Albert Bandura dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social

    V) Vygotsky  investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve


ID
2330611
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lev Semenovitch Vygotsky tem um papel fundamental na configuração do campo da chamada teoria sócio-histórica. Sobre os estudos de Vygotsky, leia atentamente as afirmativas abaixo.


I) Uma das preocupações do autor era demonstrar as evidências de um processo evolutivo que não poderiam ser identificadas apenas nos processos biológicos.

II) O autor indica em suas contribuições a existência de uma relação de determinação dialética da sociedade e da cultura na constituição de processos psíquicos superiores.

III) Afirma que a natureza humana só pode ser compreendida através da sua história.

IV) O desenvolvimento da criança é composto por fases.

V) Desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento Relativo.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • ►Esse autor não aceita a ideia de uma sequência fixa e universal de estágios como Piaget. Para ele o desenvolvimento tende a ser real e potencial.

  • não entendi por que a IV não está correta. Vigostki teoriza sobre os níveis de desenvolvimento: zona real, zona proximal e zona pontencial. 


ID
2330614
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Jean Piaget o desenvolvimento humano pode ser dividido em períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que também interfere em todo o desenvolvimento. Assim, ainda que não seja uma norma rígida, mas sim uma referência, identifique as características de cada fase associando a segunda coluna com a primeira:


I) 1º. período: Sensório-motor

II) 2º. período: Pré-operatório

III) 3º. período: Operações concretas

IV) 4º. período: Operações formais


( ) Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

( ) Ao longo deste período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior.

( ) Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal e abstrato.

( ) No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática que envolve as percepções e os movimentos.

( ) A criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.

( ) Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • a) II, I, IV, I, III, IV

  • Estágios do desenvolvimento:
    • Estágio sensório-motor (0 – 2 anos): Esquemas sensoriais e motores;
    pega, balança e morde. Desenvolvimento da noção de permanência do
    objeto.
    • Estágio pré-operacional (2 – 7 anos): Não depende mais das sensações
    e dos seus movimentos. A criança é egocêntrica, enxerga o mundo a partir da sua própria perspectiva, não imaginando que haja outras perspectivas. Há a presença do animismo, da fase dos porquês e da explosão linguística.
    • Estágio das operações concretas (7 – 12 anos): O concreto conduz a
    construção do conhecimento. Diminuição das atitudes egocêntricas. Noções de conservação, classificação, seriação. O pensamento torna-se reversível.
    • Estágio das operações formais (12 anos): Ocorre a construção do pensamento abstrato. Pensamento lógico, desenvolvimento de teorias e conceitos, e fomento de debates.


ID
2330617
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.


ID
2330620
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 Leia as afirmativas abaixo a partir das relações entre as teorias de Vigotski e Piaget.


I) Maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibração são fatores desenvolvidos na teoria de Piaget.

II) Vigotski enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais superiores.

III) Vigotski deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo advindo da maturação do indivíduo e que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas.

IV) A teoria de Piaget apresenta a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico;

V) A teoria de Vigotski apresenta um aspecto construtivista, na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.

VI) Para Piaget os processos interpsíquicos - partilhados entre pessoas - só podem funcionar durante a interação das crianças com os adultos. À medida que a criança cresce os processos acabam por ser executados dentro das próprias crianças — intrapsíquicos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • ERROS

     

    QUESTÃO III- MATURAÇÃO DO INDIVÍDUO (PIAGET)

    QUESTÃO VI- DESENVOLVIMENTO É CONTÍNUO NUNCA ACABA

  • creio que erro da IV seja adultos. Pois para Piaget, a interação pode ser com outras crianças mais desenvolvidas.

  • I, II, IV, V


ID
2330623
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando realizamos um planejamento, seja um plano de aula, um plano de ensino e/ou um projeto político pedagógico, precisamos ter atenção às particularidades dos alunos. Partindo desta premissa, considere as afirmativas abaixo.


I) As práticas de ensino necessitam ter certa flexibilidade, para que o tempo de aprendizagem dos alunos seja respeitado.

II) Todas as turmas de uma série – a exemplo, se uma escola possui três turmas da segunda série do ensino fundamental –, necessitam seguir o mesmo planejamento, independente do ritmo dos alunos, pois possuem um roteiro a cumprir.

III) O planejamento ideal é aquele que traz em sua estrutura o currículo a ser cumprido, e como trabalhar o processo de ensino é de exclusiva responsabilidade do professor.


Assinale a alternativa que apresenta(m) a(s) sentença(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I) As práticas de ensino necessitam ter certa flexibilidade, para que o tempo de aprendizagem dos alunos seja respeitado. CORRETO

    II) Todas as turmas de uma série – a exemplo, se uma escola possui três turmas da segunda série do ensino fundamental –, necessitam seguir o mesmo planejamento, independente do ritmo dos alunos, pois possuem um roteiro a cumprir. ERRADO, É PRECISO RESPEITAR O RITMO DE CADA TURMA, ESTABELECER UM PLANO DE ENSINO FLEXÍVEL DE ACORDO COM ANECESSIDADE DA TRUMA

    III) O planejamento ideal é aquele que traz em sua estrutura o currículo a ser cumprido, e como trabalhar o processo de ensino é de exclusiva responsabilidade do professor. ERRADO, ALTERNATIVA TOTALMENTE FORA DA REALIDADE EDUCACIONAL. 


ID
2330626
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os níveis e modalidades de educação de ensino atuais no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I) A educação brasileira é composta de dois níveis: educação básica e educação superior.

II) A educação básica é formada pela: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

III) O ensino fundamental é composto por 8 (oito) anos.

IV) A educação superior abrange os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber; cursos de graduação, cursos de pós-graduação e cursos de extensão.

V) A LDB/1996 apresenta duas modalidades de educação: educação de jovens e adultos e educação profissional.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    I e II - art. 21 da Lei 9.394 de 1996.

    IV - art. 44, incisos I, II, III e IV da Lei 9.394 de 1996.

  • Lei 9.394/ LDB

    Assetivas I e II =  artigo 21

    Assertiva III = artigo 32

    Assrtiva IV = artigo 44

     

  • Erro da alternativas:

     

    III) Ensino fundamental obrigatório: 9 anos

     

    V) Educação escolar dividida entre:

     1) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    2) educação superior.

     

  • Na real a educação brasileira não se divide em níveis e sim a educação escolar.

  • A questão exigiu conhecimento da Educação Básica conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar quais assertivas estão corretas. Analisemos:

    I) Correta.

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior."

    II) Correta.

    "Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    III) Incorreta.

    São 9 (nove) anos. Vejam o texto legal:

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)"           

    IV) Correta.

    "Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:      

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino."

    V) Incorreta.

    Existem mais modalidades de ensino que foram apresentadas pela assertiva. Vejam:

    MODALIDADES DE ENSINO

    Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Educação Especial

    Educação Profissional e Tecnológica 

    Educação Escolar Indígena 

    Educação Básica do Campo

    Educação Escolar Quilombola

    Educação a Distância

    Portanto, somente as assertivas I, II, IV estão corretas.

    Gabarito do monitor: B


ID
2330629
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quais dessas são formas de organização da educação básica?

Alternativas
Comentários
  • Séries, Ciclos e períodos! 'D"

  • LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

  • LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.


ID
2330632
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os professores fazem uso de diferentes estratégias para que possam criar espaços que incentivem a aprendizagem dos alunos, normalmente utilizam técnicas de ensino diferenciadas para poder contemplar os mais diferentes estilos de aprendizagem que possam ter em sala de aula. Abaixo seguem duas colunas, uma delas trazendo o nome das técnicas de ensino (Coluna A) e abaixo o conceito relacionado a cada uma delas (Coluna B).


Coluna A


I) Grupo Focal:

II) Estudo de Caso:

III) Seminário:

IV) Pesquisa:

V) Aula Expositiva:


Coluna B


A) o professor explana determinado conteúdo após os alunos estudarem uma situação específica, geralmente relatando uma situação real já ocorrida.

B) o tempo de ensino é ocupado inteiramente ou principalmente pela exposição contínua do professor universitário. Ao utilizar essa técnica de ensino, o professor pode assumir duas posições: dogmática ou de diálogo.

C) técnica de ensino socializado, na qual os alunos se reúnem em grupo com o objetivo de estudar, investigar, um ou mais temas, sob a direção do professor.

D) pequenos grupos de pessoas reunidas para avaliar conceitos ou identificar problemas, seu objetivo geral é identificar impressões e/ou ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto.

E) partir de uma ideia que representa o tema ou objeto para poder investigar seus aspectos, ou colher informações em fontes diversas e desse modo construir sobre ele um conhecimento mais completo. 

Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência CORRETA das associações.

Alternativas
Comentários
  • A) Estudo de Caso:o professor explana determinado conteúdo após os alunos estudarem uma situação específica, geralmente relatando uma situação real já ocorrida.

     

    B) Aula Expositiva:o tempo de ensino é ocupado inteiramente ou principalmente pela exposição contínua do professor universitário. Ao utilizar essa técnica de ensino, o professor pode assumir duas posições: dogmática ou de diálogo.

     

    C)Seminário: técnica de ensino socializado, na qual os alunos se reúnem em grupo com o objetivo de estudar, investigar, um ou mais temas, sob a direção do professor.

     

    D) Grupo Focal: pequenos grupos de pessoas reunidas para avaliar conceitos ou identificar problemas, seu objetivo geral é identificar impressões e/ou ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto.

     

    E) Pesquisa: partir de uma ideia que representa o tema ou objeto para poder investigar seus aspectos, ou colher informações em fontes diversas e desse modo construir sobre ele um conhecimento mais completo.

    GABARITO E


ID
2330635
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a natureza e especificidade do saber escolar, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2330638
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos campos de estudos da educação diz respeito ao modo de facilitar o ensino e a aprendizagem, em que o professor articula três dimensões: a técnica, a humana e a política, procurando partir da análise da prática pedagógica concreta e de seus determinantes. Marque a alternativa CORRETA que contenha o campo explicitado:

Alternativas
Comentários
  • didática


ID
2330641
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale em qual dos documentos abaixo são definidas as orientações de objetivos, conteúdos programáticos, estratégias de ensino e avaliações de um componente didático:

Alternativas
Comentários
  • GAB . B

    Plano de curso ou equivalente

     

  • O Plano Político Pedagógico indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:


    Missão Clientela Dados sobre a aprendizagem Relação com as famílias Recursos Diretrizes pedagógicas Plano de ação


    Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão.

  • O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares. Sejam estas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior e cursos técnicos de qualquer nível. 


    A confecção do plano deve ocorrer na presença do grupo pedagógico da unidade escolar, atendendo à característica interdisciplinar e contextualizada estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). A construção desse material gera entre os profissionais uma nova postura, ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras, visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos programáticos. 


    O plano de curso orienta o profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os procedimentos avaliativos, entre outros. Devido à evidência do processo organizacional desse instrumento, as instituições educacionais vêm exigindo de seus colaboradores, a elaboração do mesmo. 


    O plano de curso precisa conter no mínimo as seguintes orientações: 


     Integração sequencial dos conteúdos didáticos. 


     Detalhamento da proposta pedagógica. 


     Listagem dos materiais a serem utilizados. 


     As formas de avaliação individual e coletiva. 


     Objetivos gerais. 


     Objetivos específicos. 


     Conclusão. 


    Devemos salientar que o plano de curso é um instrumento flexível, pois no decorrer do ano letivo.


    Por Marcos Noé



ID
2330644
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os métodos de ensino, verifique as alternativas dispostas abaixo e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.


I) A adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem, ou seja, o que se pretende atingir, é um dos critérios de escolha das estratégias de ensino.

II) A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se são as únicas condições que devem ser consideradas na escolha dos métodos de ensino.

III) As condições físicas e o tempo disponível definem apenas as técnicas de ensino.

IV) Todo método de ensino tem por base um modelo conceitual, ou seja, fundamenta-se numa concepção de homem e de educação.

V) As características dos alunos, como sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem também são critérios de definição dos procedimentos de ensino

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Sobre MÉTODOS DE ENSINO:

    - A adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem, ou seja, o que se pretende atingir, é um dos critérios de escolha das estratégias de ensino.

    - Todo método de ensino tem por base um modelo conceitual, ou seja, fundamenta-se numa concepção de homem e de educação.

    - As características dos alunos, como sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem também são critérios de definição dos procedimentos de ensino.


ID
2330647
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação aos aspectos do planejamento, assinale a opção que contenha a CORRETA sequência hierárquica do mais amplo ao mais restrito, em relação ao planejamento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: Planejamento Escolar + Planejamento de Ensino + Planejamento de currículo

     

    Planejamento Escolar:

    Envolve questões pedagógicas, administrativas, recursos humanos e financeiros, resultados educacionais esperados. Deve ser organizado a partir de um processo de reflexão e de decisões sobre o contexto, a organização, o funcionamento da escola e da sua proposta pedagógica visando o atingimento dos objetivos e metas traçados para a instituição.

     

    Planejamento de ensino: 

    Etapas:

    1) Reconhecimento da realidade

    2) Elaboração ou preparação

    3) Desenvolvimento ou execução

    4) Aperfeiçoamento

     

    Planejamento de currículo:

     

    O planejamento curricular abrange o planejamento das experiências vividas pelos alunos em uma escola (PILETTI, 1991). É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. 


ID
2330650
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, leias as afirmações a seguir e marque (V) (para as VERDADEIRAS) ou (F) (para as FALSAS).


( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.

( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.

( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.

( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • o professor assume um papel primário no processo 

  • GABARITO LETRA E


ID
2330653
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos cursos presenciais da educação profissional tecnológica e mesmo no ensino superior, muitas instituições fazem uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para auxiliar na mediação docente. Nesse momento temos vinculado à educação presencial, ferramentas e potencialidades do ensino a distância. As ferramentas de comunicação, disponibilizadas no referido ambiente virtual podem ser classificadas de duas formas (síncronas e assíncronas Coluna A), e possuem vários exemplos (Coluna B).


                                Coluna A

I) Síncronas

II) Asssíncronas


                                 Coluna B


( ) e-mail

( ) fórum

( ) chat

( ) lista de discussão

( ) webconferência

( ) blog


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O EaD se divide em Sín­crono e Assín­crono, mas o que isso sig­nifica? De forma sim­pli­fi­cada, depende de quem dita o rítimo da aprendizagem.

    Essa é uma difer­en­ci­ação entre tipos de cur­sos online. Enquanto o treina­mento sín­crono depende de que todos os par­tic­i­pantes ini­ciem e ter­minem o curso em datas deter­mi­nadas e real­izem ativi­dades em horários especí­fi­cos, o treina­mento assín­crono pode ser com­ple­tado con­forme a disponi­bil­i­dade do par­tic­i­pantes (tam­bém chamado em inglês de self-paced train­ing).

    Como tudo, ambos tem suas van­ta­gens e desvan­ta­gens. O treina­mento sín­crono per­mite que pro­fes­sor e aluno ou instru­tor e par­tic­i­pantes inter­a­jam em tempo real, o que favorece a comu­ni­cação, solução de dúvi­das e o próprio senso de comu­nidade. Um outro ponto impor­tante, é que um dos prin­ci­pais fatores de insucesso dos pro­gra­mas online é que o par­tic­i­pante não sente a mesma obri­ga­to­riedade de cumprir com as ativi­dades quanto ele teria em um curso pres­en­cial reg­u­lar. Em treina­men­tos sín­cronos há pra­zos para con­clusão de cada fase do curso, aumen­tando a chance de que o par­tic­i­pante cumpra com o con­teúdo até o final. O aspecto sín­crono do treina­mento é pro­por­cionado por sessões de vídeo em tempo real, ativi­dades com prazo deter­mi­nado para a con­clusão, e data lim­ite para o fim do curso.

    Já o treina­mento assín­crono tem como van­tagem a pos­si­bil­i­dade de inclusão de par­tic­i­pantes que não estão disponíveis no exato momento das sessões ou que pref­erem outro rítimo, mas rápido ou mais lento. Nessa modal­i­dade tam­bém são uti­liza­dos vídeos, porém esses são pré-gravados e leituras. Há a pos­si­bil­i­dade de uso de ativi­dades para serem entregues pelo par­tic­i­pante, mas essa prática cria um prob­lema para o instru­tor que não pode ficar sujeito à prefer­ên­cia do par­tic­i­pante para a entrega dos resul­ta­dos. Por­tanto, esse for­mato é uti­lizado mais fre­quente­mente para cur­sos que não fornecem certificado.

  • ASsíncronas

    Diferentemente das ferramentas síncronas, as ferramentas assíncronas do EAD são aquelas consideradas desconectadas do momento real e/ou atual. Ou seja: não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado.

    síncronas

    As ferramentas síncronas do EAD são aquelas em que é necessária a participação do aluno e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente – nesse caso, virtual. Assim sendo, ambos devem se conectar no mesmo momento e interagir entre si de alguma forma para concluírem o objetivo da aula.


ID
2330656
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando o assunto é informática educativa, podemos tratar de materiais educacionais que permitem a interação do aluno com conteúdos e exercícios disponíveis em meio digital de modo a complementar uma situação de aprendizagem, vinculando, para sua utilização, uma avaliação prévia para verificar se está adequado ao conteúdo pretendido, bem como ao público-alvo.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde à nomenclatura do tipo de material educacional definido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E


ID
2330659
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as questões técnicas e pedagógicas do uso das tecnologias da informação e da comunicação em educação, entende-se que existem grandes desafios e podemos citar a formação de professores como um deles. Leia com atenção as sentenças abaixo.


I) Deve-se proporcionar ao professor uma formação de base para que possam ser superadas as barreiras de ordem administrativa e pedagógica, possibilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo.

II) É interessante uma formação que possibilite ao professor conhecimentos técnicos sobre a informática, isso já garante mudança, pois se une a formação técnica ao domínio de conteúdo.

III) É preciso que a concepção da formação docente seja a de continuidade, assim é essencial a criação de movimentos cuja dinâmica se estabeleçam na reflexão e na ação; e na reflexão sobre a ação, deste modo amplia-se a vivência de papéis eminentemente práticos sendo desnecessárias as teorias que favoreçam a compreensão dessa nova prática pedagógica.

IV) Durante a formação deve haver condições para a construção de conhecimentos acerca do porquê e do como integrar o computador na prática pedagógica.

V) As experiências de formação precisam ser recontextualizadas de modo que o professor transforme o aprendizado e a experiência vivida durante sua formação para sua realidade de sala de aula.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • e

     

  • GABARITO LETRA E


ID
2330662
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos Objetos de Aprendizagem (OA) marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.


( ) Uma das característica dos Objetos de Aprendizagem é a reusabilidade na qual os usos desses artefato de maneira diferente para a qual foi criado devem ser evitados, priorizando assim as características planejadas pelos desenvolvedores.

( ) Um objeto de aprendizagem deve ser desenvolvido para a finalidade educativa e utilizado pelo sujeito como ferramenta de aprendizado.

( ) Os aplicativos de celulares e softwares não podem ser considerados AO, a menos que sejam simulações ou jogos.

( ) Os Objetos de Aprendizagem devem receber informações descritivas ou metadados ainda que curtas ou apenas descritivas.

( ) A disponibilidade de utilização através de diferentes plataformas técnicas e a possibilidade de ser encontrado é importante para o uso dos Objetos de Aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
2330665
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre as ferramentas colaborativas de aprendizagem e marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D


ID
2330668
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A instituição de ensino superior não pode ser pensada isoladamente dos problemas mais vividos pela sociedade e a construção da identidade do professor está vinculado a um cenário mais amplo em que ela se insere. Zabalza (2004) indaga: “O que nos faz ser bons professores, ensinar bem ou formar bons alunos? Estamos novamente diante de uma das preocupações centrais dos professores. Até onde chega nosso trabalho? Até onde chega nossa responsabilidade como docentes e onde começa a responsabilidade dos estudantes?”.


ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas.

Porto Alegre: Artmed, 200 (p. 123).


Sobre a docência no ensino superior, marque a alternativa que esteja CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • c

    Ao professor cabe aprender a aprender, que envolve a descoberta da relevância do aprendido e do conhecimento da capacidade de aprendizagem, isso para aprender a ensinar.


ID
2330671
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que os aspectos relacionados à Educação Profissional e Tecnológica estejam CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  •  

    A)    ERRADA Art. 39 § 2o  A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:        

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II – de educação profissional técnica de nível médio;         

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.    

    B)    ERRADA Art. 41.  O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.     

    C)    CERTA Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.

    D)    ERRADA Art. 39 § 1o  Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.         

    E)    ERRADA Art. 40. A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.           

  • Questões semelhantes a esta:

    Q1659231 (CESPE/EMBASA/2010) Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item que se segue.

    As instituições de educação profissional podem ofertar cursos especiais cuja matrícula esteja condicionada à capacidade de aproveitamento, e não ao nível de escolaridade dos alunos. CERTO

    (CESPE/MPOG/2015) Considerando a educação profissional, julgue o item subsequente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996.

    As instituições de educação profissional e tecnológica deverão oferecer, além dos cursos regulares, cursos especiais, abertos à comunidade, com matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento e não, necessariamente, ao nível de escolaridade. CERTO

    Q964790 (IF-ES/2019) De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. CORRETA

    Q822919 (IF-MS/2016) De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa INCORRETA:

    I. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. CORRETA


ID
2330674
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão educacional se tornou um problema para a realidade brasileira apenas no processo de industrialização nos anos de 1920, quase um século atrás. Foram diferentes movimentos sociais que reivindicavam a ampliação do atendimento escolar, isso desencadeou, até os dias de hoje, algumas reformas. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A- CORRETO

    B- A CF 1988 NÃO INCORPOROU O MANIFESTO DOS PIONEIROS

    C- O PRIMEIRO PLANO EDUCACIONAL OCORREU EM 1962, COM A LDBEN 4024/1961.

  • D - "Em vigor" e não "Em voga"

  • A ALTERNATIVA D TAMBÉM PODE SER CONSIDERADA CORRETA!! 

    Sinônimo de voga: USO. 

  • a) Em 1932 um grupo de educadores lançou um manifesto conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (certo), foi considerado a primeira tentativa de elaboração de um plano de educação para o Brasil (errado). A primeira tentativa ocorreu em 1759 com Marquês de Pombal!

    b) A Constituição Federal de 1934 incorporou todo o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, estabelecendo como principal função do Conselho Nacional de Educação a criação do Plano Nacional de Educação (errado)A Constituição de 1934 consignou avanços significativos na área educacional, incorporando muito, não tudo, do que havia sido debatido em anos anteriores!

    c) O Primeiro Plano Educacional de Educação ocorreu em 1975, e teve suas orientações a partir da LDB de 1961. (errado) O primeiro Plano Nacional de Educação surgiu em 1962. Era basicamente um conjunto de metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas num prazo de oito anos. Em 1965, sofreu uma revisão, quando foram introduzidas normas descentralizadoras e estimuladoras da elaboração de planos estaduais. Em 1966, uma nova revisão, que se chamou Plano Complementar de Educação, introduziu importantes alterações na distribuição dos recursos federais, beneficiando a implantação de ginásios orientados para o trabalho e o atendimento de analfabetos com mais de dez anos.

    d) Foi no Governo de Fernando Henrique Cardoso que a LDB n. 9394/96, que está em voga até hoje, foi promulgada. (certo) governo FHC (1995-2002); promulgar=publiblicar

    e) Apesar da nova LDB trazer em seu Art. 9 que a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação, esse foi elaborado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (Anped).(errado) o PNE, segundO a Lei, tem que ser elaborado pela União em colaboração com os estado, DF e municípios. A rota de elaboração é: CEB-->CNE-->MEC.

     

     

  • A letra A tá incorreta pelo fato de não bater sido a primeira e sim foi o plano.de.marquez que trouxe da Europa o plano de.ensino affff

ID
2330677
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional acerca da inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira e Indígena” leia as alternativas abaixo.


I) Nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental e de ensino médio, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

II) O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura negra que unicamente caracterizam a formação da população brasileira.

III) Deverão ser abordados a história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

IV) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

V) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados especificamente no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • As alternativas III e IV estão corretas.

  • Correta: D

    Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.          (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.         (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

  • GABARITO D

     

    I) Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e de ensino médio, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. ERRADA

     

    II) O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura negra que unicamente caracterizam a formação da população brasileira. ERRADA

     

    III) Deverão ser abordados a história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. CERTA

     

    IV) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. CERTA

     

    V) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados especificamente no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. ERRADA

     

    Bons estudos!!!

  • I) Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena

    II) conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasi


ID
2330680
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, Artigos 12 a 14, tratando do Projeto Político Pedagógico das Instituições de Ensino, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.


( ) Os sistema de ensino deverão elaborar a proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino a partir dos princípios das normas da gestão democrática.

( ) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades.

( ) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um princípio das normas de gestão democrática a serem definidas pelos sistemas de ensino.

( ) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica.

( ) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de receber sua proposta pedagógica dos sistemas de ensino e executá-la garantindo para isso a participação da comunidade escolar.

( ) Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    F, V, V, V, F, V

  • Os sistema de ensino deverão elaborar a proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino a partir dos princípios das normas da gestão democrática. (Falso) Quem elabora a proposta pedagógica são os estabelecimentos de ensino.

    Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
    I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

     

    Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades. (Verdadeiro)

    Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

     

    A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um princípio das normas de gestão democrática a serem definidas pelos sistemas de ensino. (Verdadeiro)
     

    Art. 14... I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

     

    Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica. (Verdadeiro)

     

    Art. 12... I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

     

    Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de receber sua proposta pedagógica dos sistemas de ensino e executá-la garantindo para isso a participação da comunidade escolar. (Falso)

    Art. 12... I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

     

    Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. (Verdadeiro)

     

    Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

     

  • GABARITO C

     

    (F) Os sistema de ensino deverão elaborar a proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino a partir dos princípios das normas da gestão democrática. 

    OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO deverão elaborar a proposta pedagógica DOS SISTEMAS DE ENSINO a partir dos princípios das normas da gestão democrática. LDB Art. 12

     

    (V) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades.

     

    (V) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um princípio das normas de gestão democrática a serem definidas pelos sistemas de ensino.

     

    (V) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica.

     

    (F) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de receber sua proposta pedagógica dos sistemas de ensino e executá-la garantindo para isso a participação da comunidade escolar. AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE LDB Art. 12 § VI.

     

    (V) Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

     

     

    Bons estudos!!

     

     

     


ID
2330686
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a educação de jovens e adultos marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - Lei de  diretrizes e bases da educação nacional

    Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

    § 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

     

    COMENTANDO AS ERRADAS: Os artigos também são da LDB

     

    Letra A:  Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

     

    Letra C: Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

     

    Letra D:  Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

     

    § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

     

    Letra E: Art. 38- § 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.