SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2014 - UFRJ - Produtor Cultural


ID
1447168
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é um trecho de entrevista de Jean Marc Van der Weid – ex-estudante de Engenharia Química da UFRJ (1966) e presidente da UNE (1969) – que integra publicação da UFRJ. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta a seguir.

    “Em 68, por exemplo, uma parte significativa das lideranças do movimento estudantil vai para a luta armada, para a clandestinidade e sofre as conseqüências dessa opção, por que as relações de forças eram extremamente negativas, e há um massacre. A esquerda simplesmente deixa de existir como força organizada por um período significativo, eu diria até, 76, 77. No fnal de 78, a esquerda está reduzida a quase nada, com ações muito fragmentadas aqui e ali. Então uma parte dessa vanguarda do movimento estudantil some nesse momento. Outros foram encontrando outros caminhos (...)”.

Quanto à tipologia textual, podemos afirmar que no trecho predominam as características do texto:

Alternativas
Comentários
  • O entrevistado narrou um período histórico. Inclusive situou no tempo. Sua estória se desenrolou de 1968 até 1978.

     

     

    Prof. Leo explica o texto narrativo:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=HF9P718-F7o

  • Gabarito A


ID
1447171
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fragmento adiante é uma adaptação do texto “Da Vaia em Castelo ao Massacre da Praia Vermelha”, do pesquisador José Arthur Poerner, publicado em Invasão da FNM 40 anos (2006), parte da Série Memorabilia, editada pela Superintendência de Comunicação da UFRJ. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta a seguir.

    Enquanto a União Metropolitana de Estudantes (UME) preparava um plebiscito nacional sobre a Lei Suplicy de Lacerda, que interveio na livre organização estudantil; “Castelo Branco1 recebia uma estrondosa vaia, na presença do corpo (1) diplomático, na aula inaugural da Universidade do Brasil, em março de 1965, na Escola Nacional de Arquitetura, na Ilha do Fundão. Cinco dos estudantes que vaiaram o chefe do governo foram presos pela Polícia do (2) Exército (...) O Conselho Universitário aprovou (...) a suspensão de 30 dias, recomendada para os estudantes pela comissão especial incumbida de apurar as origens da vaia a Castelo Branco.”

1 O general Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro ditador empossado na Presidência da República em consequência do golpe civil-militar que, em 1° de abril de 1964, depôs o presidente constitucional João Goulart.

Quanto às palavras (1) e (2) sublinhadas no texto podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito , pois, a palavra DIPLOMÁTICO NÃO É ÓXITONA , MAS SIM proparóxitona sendo todas acentuadas . Gabarito correto letra A

     

    FOCO E FÉ

  • Ao meu ver as duas palavra são proparoxítonas. DI-PLO-MÁ-TICO e E-XÉR-CI-TO

    PORTANTO GABARITO ERRADO

  • UQQQUQ É O QUE GABA ERRADINHO (X) paroxítona NUNKSERÁAA

    E-XÉR-CI-TO É PROPAROXÍTONA 

     

  • Não sei o que as pessoas estão discutindo nesta questão. Deve ser ironia, só pode! Gab C! Abraço! 

  • Que fórum maluco esse kkkkkkkkkkk 

    Letra C: estão corretamente acentuadas, uma vez que ambas são proparoxítonas.

    E-xér-ci-to

    Di-plo-má-ti-co

  • Ratificando o comentário da Heid Hertz, GABARITO: C.

    Sem dúvidas.   

  • Questão moleza!

     

     

  • QUEM FALA Q É FÁCIL É O PRIMEIRO A SE FODER NA PROVA POR ARROGÂNCIA, MAIS HUMILDADE GALERA!

  • ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1447180
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante relaciona trechos de matéria publicada em 14 de abril de 2014 no Portal Brasil, página eletrônica de comunicação do governo federal, e apresenta diversos defeitos e incorreções. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta. 

    “Nove a cada dez jovens acreditam que é possível mudar o mundo”

    “Segundo o Censo 2010, último censo do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do País. (...) Um levantamento feito entre abril e maio de 2013, pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) da Secretaria Geral da Presidência da República, para analisar o perfil dos jovens brasileiros, detalha um pouco mais essa porcentagem. (...).

    Entre os assuntos que os jovens consideram mais importantes para serem discutidos pela sociedade estão a desigualdade social e pobreza, para 40%, e drogas e violência, para 38% dos jovens que participaram da pesquisa da Secretaria Nacional da Juventude. Em seguida vêm política (33%), cidadania e direitos humanos (32%), educação e futuro profissional (25%), racismo (25%) e meio-ambiente e desenvolvimento sustentável (24%). E por fim, o que os jovens avaliam como mais positivo no Brasil é, em primeiro lugar, a possibilidade de estudar (63%) e em segundo lugar, a liberdade de expressão. Apenas 4% dos jovens declaram que não há nada de positivo no País.

    Podendo aí se subentender uma característica de sonhador e batalhador do jovem brasileiro, (1) o estudo da SNJ mostra também que é muito clara para eles a percepção sobre a capacidade da juventude de mudar o mundo. Cerca de nove em cada dez dos entrevistados responderam que os jovens podem mudar o mundo, sendo que para 7, eles podem mudá-lo e muito.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística, da Secretaria Nacional da Juventude e do Ministério do Trabalho e Emprego

    Sobre o trecho (1), sublinhado no último parágrafo do texto, marque, dentre as alternativas adiante, aquela que apresenta a redação mais adequada no que se refere aos princípios, mecanismos e estruturas da coesão e coerência textuais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

  • Não entendi a questão.

  • Marquei a alternativa A, não entendi muito bem o erro dela, mas acho que tem relação com Pleonasmo de os jovens e juventude, parece redundância para mim.

    Se alguém puder elucidar melhor.


ID
1447192
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento do texto a seguir e responda a questão:

    “O morro do Vidigal é um clássico do Rio de Janeiro. A vista dá para Ipanema e a favela é pequena e relativamente segura. Há pousadas com diárias de até 200 reais por dia por pessoa. Nos últimos anos, festas bacanas passaram a atrair um público rico e descolado. Um hotel de luxo está sendo erguido. Aos poucos, casas de um padrão mais alto estão sendo construídas. Artistas plásticos e gringos compraram imóveis ali. Os moradores recebem propostas atraentes e se mudam. Não são propostas milionárias. Apenas o suficiente para se transferirem para um lugar mais longe e um pouco — pouco — melhor. Os novos habitantes, aos poucos, impõem uma nova rotina e uma nova cara.

    O que ocorre com o Vidigal é um processo de “gentrificação”, uma palavra horrenda, anglicismo não dicionarizado que deriva de “gentry” (o que é “de origem nobre”). Foi usada pela primeira vez para definir a mudança na paisagem urbana de San Francisco e de Toronto. E será cada vez mais ouvida.”

Fragmento do texto O que é ‘gentrifcação’ e por que ela está gerando tanto barulho no Brasil
http://www.diariodocentrodomundo.com.br


Ao que tudo indica, o novo fenômeno urbano e sua designação, com o vocábulo gentrificação, vieram para fcar. Quanto à classe gramatical da nova palavra, é correto afirmar que se trata de um:

Alternativas
Comentários
  • curiosidade direto do google...

    Chama-se gentrificação (do inglês gentrification) o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.

  • Fui por eliminação mesmo, letra D


ID
1447201
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é uma adaptação de trecho da matéria O samba enredo do direitista maluco, publicado na revista Caros Amigos, em abril de 2014. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta.

1 “Reedição da marcha com Deus, manifiestações racistas e homofóbicas, justiça com
2 as próprias mãos, pedidos de volta da ditadura. A extrema direita volta a mostrar a
3 cara. Quem abre o Facebook ou participa de grupos de discussão na Internet já se
4 deparou com o samba do direitista maluco. Aqueles que (1) têm estômago fraco
5 pulem as (2) próximas linhas até o final deste parágrafo porque (3) contêm
6 exemplos explícitos do que se anda escrevendo por aí: ‘Sociedade quer que os
7 militares voltem a governar o Brasil.’ ‘Governo é cúmplice do terrorismo internacional.
8 Forças Armadas são nossa última esperança.’ (...) ‘Contra a doutrinação gay nas
9 cartilhas e na TV.’ (...).”

Quanto aos termos numerados entre parênteses e sublinhados em destaque no texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A RESPOSTA DA QUESTÃO É A (B)

    1- Todos estão acentuados corretamente, uma vez que a forma (1) têm está fexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo Aqueles (linha 4); CORRETO

    2- palavra (2) próximas é proparoxítona; TODA PROPAROXÍTONA É ACENTUADA

    3- E a forma verbal (3) contêm está fexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo linhas (linha 5).

     

  • fácil.

  • Fexionada??

  • c) todos estão acentuados corretamente, uma vez que a forma (1) têm está flexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo Aqueles (linha 4); a palavra (2) próximas é proparoxítona; e a forma verbal (3) contêm está flexionada na terceira pessoa do plural, porque concorda com o termo linhas (linha 5).

    ele tem -----> ele têm (verbo ter)                              ele vem ---> eles vêm (verbo vir) 

    DERIVADOS DE TER E VIR

    ele obtém ------> eles obtêm                                  ele intervém --------> eles intervêm                 ele contém----------> eles contêm

    VER - CRER - DAR - LER e derivados

    ele crê - eles creem  (não coloca mais acento) 

    ele vê - eles veem   (não coloca mais acento) 

    ele dê - eles deem  (não coloca mais acento) 

    ele lê - eles leem  (não coloca mais acento) 

    Ele revê ---------> Eles reveem (não coloca mais acento) 

  • GABARITO B

    Obs: Atentar para os comentários colocados ERRONEAMENTE!

  • GABARITO B

     

    Tem / Contém  --> usado para concordar com sujeito no SINGULAR.  ex.: A menina tem vários livros de medicina legal. 

    Têm / Contêm  --> usado para concordar com o sujeito no PLURAL.   ex.: As meninas têm vários livros de criminologia.

     

     

    bons estudos

     

     

     

     


ID
1447204
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão:

    “(...)
    – Vai voltar para o Rio?

    Ao ouvir a voz mansa, José Maria enternece-se. (1) Sentia-lhe no timbre a ressonância musical da antiga. (2) Sentou-se de novo; e fechando o rosto com as mãos, caiu no pranto. Achou-se ridículo, pediu desculpas. Duília, compassiva, tomou-lhe a mão, procurou (3) consolá-lo. Um sentimento comum (4) aproximava-os.
    (...)”

Aníbal Machado. Conto Viagem aos seios de Duília.

Quanto à colocação dos pronomes em destaque, numerados e sublinhados, no texto, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • nossa QUE fácil... a pessoa só precisava saber qual é a posição do pronome... 

  • C) estão todos em posição de ênclise. (PRONOME COLOCADO APÓS O VERBO) 

  • fácil... mas a prova é um lixo.

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.

    Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

    Mesóclise (no meio do verbo): A pessoa ferir-se-á.


     

    Próclise é a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo (PRO = antes)

    Palavras que atraem o pronome (obrigam próclise):

    -Palavras de sentido negativo: Você NEM se preocupou.

    -Advérbios: AQUI se lava roupa.

    -Pronomes indefinidos: ALGUÉM me telefonou.

    -Pronomes interrogativos: QUE me falta acontecer?

    -Pronomes relativos: A pessoa QUE te falou isso.

    -Pronomes demonstrativos neutros: ISSO o comoveu demais.

    -Conjunções subordinativas: Chamava pelos nomes, CONFORME se lembrava.

     

    **NÃO SE INICIA FRASE COM PRÓCLISE!!!  “Me dê uma carona” = tá errado!!!

     

    Mesóclise, embora não seja muito usual, somente ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente e do pretérito. É a colocação do pronome oblíquo átono no "meio" da palavra. (MESO = meio)

     Comemorar-se-ia o aniversário se todos estivessem presentes.

    Planejar-se-ão todos os gastos referentes a este ano. 


    Ênclise tem incidência nos seguintes casos: 

    - Em frase iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro:

    Vou dizer-lhe que estou muito feliz.

    Pretendeu-se desvendar todo aquele mistério. 

    - Nas orações reduzidas de infinitivo:

    Convém contar-lhe tudo sobre o acontecido. 

    - Nas orações reduzidas de gerúndio:

    O diretor apareceu avisando-lhe sobre o início das avaliações. 

    - Nas frases imperativas afirmativas:

    Senhor, atenda-me, por favor!

    FONTE: QC


ID
1447207
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é reprodução de chamada de notícia publicada no portal eletrônico da universidade:

    “UFRJ forma primeira turma de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional.
    No último dia 10/4, a UFRJ formou a primeira turma de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. O curso tem uma formação abrangente e forma profissionais que formulam e analisam politicas públicas na área de defesa.”

Fonte: Portal da UFRJ


Dentre as alternativas adiante, marque aquela que corrige o texto e o torna coeso.

Alternativas
Comentários
  • Editado...

    GABARITO D

     

    realmente um detalhe um detalhe muda toda a questão... políticas 

     

     

  • A resolução da questão consiste em reescrever o trecho para que seja retirada a ambiguidade da palavra "formar" repetida várias vezes.
    “UFRJ forma primeira turma de graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional" ----------> A UFRJ criou (formou) a primeira turma do curso ou a UFRJ graduou (formou) uma turma pela primeira vez?


    A letra D é a unica que não deixa duvidas quanto ao sentido, pois utiliza a expressão " o novo curso" , o que deixa implicito que o sentido atribuido a "UFRJ formou a primeira turma" é o sentido de primeira turma a ser criada.
    GABARITO - LETRA D 

  • O que me fez eliminar as outras alternativas, e acertar a questão, foi o fato de que apenas na letra D a palavra "políticas" está acentuada. Lembrando que o enunciado pede para marcar a opção que corrige o texto e o deixa coeso.

  • Outra observação é que não se isola preposições com vírgulas  "  , com formação abrangente,"

  • Gongou a bolsista de comunicação!


ID
1447210
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é um fragmento do conto Passeio noturno – parte II, de Rubem Fonseca. Depois de lê-lo com atenção, responda à questão proposta.

    “Eu ia para casa quando um carro encostou no meu, buzinando insistentemente. Uma mulher dirigia, abaixei os vidros do carro para entender o que ela dizia. Uma lufada de ar quente entrou com o som da voz dela: Não está mais conhecendo os outros?

    Eu nunca tinha visto aquela mulher. Sorri polidamente. Outros carros buzinaram atrás dos nossos. A Avenida Atlântica, às sete horas da noite, é muito movimentada. (...)."

Marque a alternativa que justifica corretamente a grafia das palavras sublinhadas, destacadas no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • não entendi a questão.

  • O Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra, Atlântida, 1947, p. 73) indica que «só se admitem dois casos de consoantes dobradas: rr e ss, empregados em posição intervocálica e representativos, nesta posição, do mesmo valor que têm, respetivamente, o r e o s iniciais».


ID
1447213
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é a reprodução de chamada para leitura do artigo Tecnociência e Capital, de Ari Zenha (2014). Depois de lê-lo, atentamente, responda à questão proposta.

    “O desenvolvimento da tecnociência, de fato, mantida dentro da lógica estrutural do capital, acarreta, devido à sua perversidade e destrutividade, (...) uma perspectiva extremamente perturbadora e também desintegradora para a humanidade."

Quanto ao correto emprego do sinal indicativo da crase no termo sublinhado em destaque no texto, é certo afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Crase facultativa diante de pronome possessivo feminino: minha, tua, sua, nossa, vossa.

  • Resposta letra C ☆ CRASE FACULTATIVA:

    ● Depois da preposição ATÉ : Fui até a casa. / Fui até à casa.

    ● Antes de pronome possessivo feminino no singular: MINHA TUA VOSSA NOSSA. Respondi a sua irmã. / Respondi à sua irmã. 

    ● Antes de nome próprio feminino : Entreguei a carta a Joana. / Entreguei a carta à Joana.

    ● *Pronomes de tratamento: Senhora, Senhorita, Madame, Dona.  Refiro-mo a dona Maria. / Refiro-mo à dona Maria. 

    ☆ CRASE PROIBIDA :

    ● Antes de palavras masculinas . Pinto a óleo. 

    ●Palavras no plural sem artigo. Volto daqui a três dias.

    ●Diante de verbo. Estou disposta a passar.

    ●Entre palavras repetidas. Estava cara a cara.

    ●Antes de artigo feminino indefinido Referia-me a uma valsa.

    ● Antes de pronome : Pessoais, demonstrativos, indefinidos, tratamento e relativos.

    Dirigi-me a ela. Refiro-mo a esta carta.  Refiro-me a certa valsa. Falei a Vossa Santidade.  Conheço a moça cuja mãe faleceu.

     

  • A alternativa está incompleta, o certo é PRONOME POSSESSIVO NO SINGULAR.

     

    REGRAS DA CRASE FACULTATIVA

     

    1. Depois da palavra "até" 

    2. Antes da palavra "Dona" 

    3. Antes de pronome possessivo feminino no singular

    4. Antes de substantivos femininos

  • c

    Crase antes de pronome feminino possessivo ou artigo definido é facultativo. QUanto à d, crase nas locuções femininas adverbiais existe, mas não é o caso. è quando ocorrem expressões do tipo "saiu às pressas". 

  • Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     


ID
1447216
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os TEXTOS I e II são, respectivamente, fragmentos dos contos A caolha, de Júlia Lopes de Almeida e Bar, de Ivan Ângelo. Depois de lê-los, responda à questão.

    TEXTO I
    “A caolha era uma mulher magra, alta, macilenta, peito fundo, busto arqueado, braços compridos, delgados, largos nos cotovelos, grossos nos pulsos; mãos grandes, ossudas, estragadas pelo reumatismo e pelo trabalho; unhas grossas, chatas e cinzentas, cabelo crespo, de uma cor indecisa entre o branco sujo e o louro grisalho, desse cabelo cujo contato parece deve ser áspero e espinhento; boca descaída, numa expressão de desprezo, pescoço longo, engelhado, como o pescoço dos urubus; dentes falhos e cariados. (...).”

    TEXTO II
    “A moça chegou com sapatinho baixo, saia curta, cabelos lisos castanhos arrumados em rabo-de-cavalo, sorriu dentes branquinhos muito pequenos, como de primeira dentição, e falou o senhor me deixa telefonar? de maneira inescapável. (...).”

Quanto à tipologia textual e à classe de palavras, relativamente aos TEXTOS I e II, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c)no TEXTO I predomina a argumentação ??? Pode até ter uma argumentação, mas agora o predomínio dela é demais. Alguém poderia me explicar

  • Alternativa correta é a B, não há o que se falar em narração.

  • Descrição : Relatar algo ou alguma coisa com suas características. Expor com detalhes um objeto, uma pessoa .... GABARITO : B


ID
1447219
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O silêncio da tarde invariável. O intransponível muro entre o menino e tudo que não é o menino. A cidade, as casas, os quintais, a densa copa da mangueira de folhas avermelhadas. O (1) inatingível (2) céu azul.
Em cima do muro, indiferente aos cacos de vidro, um gato – outro gato, o sempre gato – transportava para a casa vizinha o (3) tédio de um mundo impenetrável. O vento quente que desgrenhou o mormaço trouxe de longe, de outros quintais, o vitorioso canto de um galo.”

Marque a alternativa que justifica corretamente a acentuação das palavras em destaque no texto. Acentuam-se graficamente:

Alternativas
Comentários
  • D...

    Proparoxítonas

    Sílaba tônica: antepenúltima

    As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos:

      trágico, patico, árvore

    Paroxítonas

    Sílaba tônica: penúltima

    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:

    l cil
    n len
    r caver
    ps ceps
    x rax
    us rus
    i, is ri, pis
    om, ons iândom, íons
    um, uns álbum, álbuns
    ã(s), ão(s) órfã, órfãs, órfão, órfãos
    ditongo oral (seguido ou não de s) quei,neis

    Observações:

    1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não (hifens, jovens).

    2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r" (semi, super).

    3)  Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).

    Exemplos:

      várzea,mágoa,óleo, régua, férias, tênue,cárie,ingênuo,início

    Oxítonas

    Sílaba tônica: última

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:


    a(s): sofá, sofás e(s): jacaré, vocês o(s): paletó, avós em, ens: ninguém, armazéns

  • MACETE:  ACENTUAM-SE TODAS AS PARAOXITONAS TERMINADAS EM" PSIU RÃ NUM LIXÃO".

  •  (1) inatingível (2) céu  (3) tédio 

     (1) inatingíveL- PAROX. TERMINADA EM L (regra geral de paroxítonas) 

    ACENTUAM-SE AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM : USEI UM LIRÃO XNPS - US- EI (ditongo) UM- L-I-R- Ã- ÃO - X- N - PS 

    (2) céu - OXÍTONA terminada em DITONGO ABERTO (regra especial) OI, EU , EI - a regra especial só será adotada caso as gerais não sejam possíveis. 

    (3) tédio - paroxítona terminada em ditongo crescente. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    COMPLEMENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s)*, bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam, enxáguem;

    fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas

    Todas são acentuadas.Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1447225
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O texto adiante é integrado de partes do artigo de Maurício Dias, publicado em 26 de abril de 2014, no Portal da revista Carta Capital.

    “A difamação da política afeta o eleitor

    As pesquisas mostram que, fosse hoje o pleito, 62% dos eleitores não votariam em ninguém

    (...) não há até agora e, talvez nem haja até o dia da eleição, novidade maior do que o refuxo de eleitores apontado nas pesquisas eleitorais recentes. A soma dos porcentuais de votos brancos e nulos, de rejeição e daqueles que não quiseram ou não souberam responder, está próxima dos 40%. É um porcentual inédito e expressa, aproximadamente, quase 50 milhões de um total de 140 milhões de eleitores brasileiros.

    Há dados conjunturais diversos dando vida a esse problema. Alguns são antigos e outros, mais modernos, como é o caso da demonização dos políticos.

    (...) O ataque aos políticos, resumidamente, tem sido sempre, até agora, uma tentativa de desestabilizar a base governista. É preciso dizer com franqueza, porém, que os políticos contribuem para tanto. (...) O descrédito facilitou a ingerência de uma questão chamada judicialização da política, que, por sinal, perturba o processo democrático ao longo do mundo.(...)”

Dos dispositivos da Lei Federal n° 8.112, de 1990, relacionados nas alternativas adiante, assinale aquele que, ao contrário do quadro apresentado no texto, indica uma valorização da participação política.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Todas as assertivas estão corretas se relacionarmos ao conceito previsto em dispositivo de lei.

    Mas, o item que melhor valoriza a participação política refere-se ao: 

    Gozo dos direitos políticos significa dentre outros:


    *Estar habilitado a alistar-se eleitoralmente;


    *Participar do sufrágio universal (referendos, plebiscitos, iniciativa popular);


    *Votar em eleições...



    Bons estudos!

  •  Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:


     I - a nacionalidade brasileira;


     II - o gozo dos direitos políticos;


     III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;


     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;


     V - a idade mínima de dezoito anos;


     VI - aptidão física e mental.


ID
1447234
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    A partir da leitura do poema Pneumotórax, de Manuel Bandeira, responda à questão:

“Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
- Respire.

- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.”

Marque a alternativa correta quanto aos requisitos para a posse em cargo público.

Alternativas
Comentários

  • Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.[trecho transcrito na alternativa "A" - Já podemos eliminar as alternativas "B", "D" e "E"  ] *OBS: A lei exige, apenas, uma inspeção médica oficial - ou seja, é válida, por exemplo, inspeção médica feita por médico do corpo de médicos do setor público). 

    Parágrafo único. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. [Alternativa "B" complementa "podendo, se necessário, ser submetido a tratamento médico oficial em concomitância com o estágio probatório." tornando, com isso, uma alternativa incorreta].


    8.112/90

    Alguns pontos importantes sobre a posse:

    Posse é o ato (bilateral) pelo qual se dá a investidura, do nomeado, no cargo. Tornando-se, a partir de então, servidor público.

    Art. 13:

    §4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    §5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. (Lei 8.429/92 estabelece que a declaração deve ser apresentada anualmente e no dia que cessar o serviço público)

    § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo. (*eventualmente as bancas fazem pegadinha, informando que há exoneração... lembre-se que EXONERAÇÃO é modalidade de VACÂNCIA  do cargo e só ocorrerá para servidores, que possuam vínculo com a Administração).



  • Que viagem! Rs...

  • Gabarito: A

    Certos textos só fazem o candidato perder tempo!

  • Nada haver esse texto, não precisa correlacionar o cargo que no caso é de fisioterapeuta com um enunciado falando de saúde para o candidato perder tempo, até mesmo porque o assunto é pelo  cargo de servidor publico federal que a pessoa esta buscando e não o de fisioterapeuta, é melhor a banca não colocar nada, do que botar para atrapalhar.

  • Que bobagem.

  • Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

     

            Parágrafo único.  Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

  • gente eles fazem isso para o candidato perder tempo mesmo! o candidato tem que ser esperto e ler logo o que a questão pede...para aí ver se tem necessidade de ler o texto ou não.


ID
1447237
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Depois da leitura do texto adiante, responda à questão:

    “A CRISE NAS RUAS DA EUROPA

    Classe média vira o 'novo pobre' europeu, sem casa, sem emprego e morando na rua.

    A crise econômica alterou as ruas de Paris. Em frente ao famoso Museu do Louvre, todas as semanas, passam numerosas marchas de protesto contra as medidas conservadoras do governo francês e os cortes sociais. Na bela e imponente avenida Champs Elysees, império da moda, grandes marcas como Louis Vuitton, Chanel, Dior, Giorgio Armani, entre outras, agora dividem o cenário com mendigos e sem-teto. (...)"

                                                                         Fania Rodrigues. Revista Caros Amigos, abril de 2014.

Assinale a alternativa correta relativamente à seguridade social do servidor. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor NÃO compreendem, quanto ao servidor:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112

    Art. 185. Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    I - quanto ao servidor:

    a) aposentadoria;

    b) auxílio-natalidade;

    c) salário-família;

    d) licença para tratamento de saúde;

    e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

    f) licença por acidente em serviço;

    g) assistência à saúde;

    h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

  • Gabarito: B. Auxílio-moradia é indenização. Art. 51, IV Lei 8.112

  • Auxílio moradia e seguridade social. "Tuuuuudo haver".

  • O que esse texto tem a haver com a pergunta ? 

  • O texto já estava dando a dica da resposta : "...agora dividem o cenário com mendigos e sem-teto. " 

  • Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

     

            I - ajuda de custo;

            II - diárias;

            III - transporte.

     

            IV - auxílio-moradia.                        (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

     

    o texto fala sobre seguridade social = moradia

  • trata-se de indenização


ID
1447240
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    Os versos adiante são da belíssima obra Pedro Pedreiro, do autor e compositor Chico Buarque de Holanda, aqui citada apenas para nos ajudar a pensar sobre a universal e sensível questão da remuneração do trabalho. Depois de sua leitura, responda à questão:

“Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando

Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem
Esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem.
(...)”

Sobre vencimento, remuneração, vantagens, seus valores, conforme estabelecido na Lei Federal n° 8.112, de 1990, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. 

    Art. 41. remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

  • Função do poema... Quem sabe?! rsrsrsr Haja paciência... 

    Foco e fé!!!

  •         Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

     

      Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

            § 1o  A remuneração do servidor investido em função ou cargo em comissão será paga na forma prevista no art. 62.

  • Nem precisei ler a letra do Chico Buarque pra responder a questão.

  • PR-4 UFRJ sempre inventando... 


ID
1447243
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    O texto a seguir é fragmento do estudo “Os olhos do regime militar brasileiro nos campi. As assessorias de segurança e informações das universidades", do pesquisador Rodrigo Patto Sá Motta. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta.

    “Devido à prática de disseminação de documentos entre as agências da comunidade de informações, os Arquivos das AESI1 da UFMG2 e UnB3 contêm também documentos produzidos por outras AESIs universitárias, bem como volume considerável de material proveniente da Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Educação e Cultura (DSI/MEC), órgão supervisor de todas as AESI universitárias e, por sua vez, subordinado ao Serviço Nacional de Informações. (...) O desaparecimento da documentação produzida por essas Assessorias – na verdade, em muitos casos houve destruição proposital – está longe de ser acontecimento fortuito. (...)"

                                                                                  1 Assessoria Especial de Segurança e Informação.
                                                                                                 2 Universidade Federal de Minas Gerais.
                                                                                                                       3 Universidade de Brasília.

Nos termos da Lei Federal n° 8.112, de 1990, “retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição":

Alternativas
Comentários
  • Art. 117. Ao servidor é proibido: II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;


    Resposta: A

  • É proibido ao servidor retirar, sem prévia anuencia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição e também é uma falta punível com advertência, que se prescreve em 180 dias.

     

  •   Art. 117.  Ao servidor é proibido:                       (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

     

            I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

            II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

            III - recusar fé a documentos públicos;

            IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

            V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

            VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

            VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

            VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

           IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

  • Quase fui de B, uffa!!! Por mais que a gente já tenha lido isso mil vezes, bate uma insegurança!

  • E é crime, aliás


ID
2564437
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos instrumentos de regulação mais conhecidos do setor audiovisual brasileiro, a chamada “cota de tela”, prevê:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º - As empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas ou complexos de exibição pública comercial estão obrigadas a exibir, anualmente, obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, no âmbito de sua programação, observados o número mínimo de dias e a diversidade dos títulos fixados por decreto.

    fonte: site ancine -


ID
2564440
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano são exemplos de:

Alternativas

ID
2564443
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2007, a média anual brasileira de livros lidos fora da escola por cada habitante é de 1,3. Nos EUA, por exemplo, o número de livros lidos fora da escola por habitante é de 5,1; na França 7, na Inglaterra 4,9 e na Colômbia 2,4 (Câmara Brasileira do Livro, 2006). Para reverter este cenário, o Plano Nacional de Cultura, cujas metas devem ser cumpridas até 2020, prevê que cabe ao poder público adotar medidas no sentido de estimular o hábito da leitura no país. Assinale a alternativa que NÃO se configura em uma dessas medidas.

Alternativas

ID
2564446
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO estabelece, em seu texto, os pressupostos para a adoção de Objetivos e Princípios Diretores que, em sentido amplo, buscam proteger e promover essa diversidade. Entre esses pressupostos está:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D. 

    a- constatação de que os processos de globalização, facilitados pela rápida evolução das tecnologias de comunicação e informação, proporcionam condições inéditas para que se intensifique a interação entre culturas, sem criarem desequilíbrios entre países ricos e pobres.

     b)o reconhecimento da diversidade cultural, principalmente em sua dimensão estética, sem levar em conta se esta diversidade se relaciona a um ambiente de democracia, tolerância, justiça social e mútuo respeito entre povos e culturas.

     c)a necessidade de adotar medidas para proteger a diversidade das expressões culturais, incluindo seus conteúdos, levando em conta que as novas tecnologias atuam sempre no favorecimento das expressões culturais que possam estar ameaçadas de extinção ou de grave deterioração.

     d)o reconhecimento de que as atividades, bens e serviços culturais possuem dupla natureza, tanto econômica quanto cultural, uma vez que são portadores de identidades, valores e significados, não devendo, portanto, ser tratados como se tivessem valor meramente comercial. Correta gabarito

     e)o fato de que os valores tradicionais que são considerados fonte de riqueza material e imaterial, como, por exemplo, os sistemas de conhecimento das populações indígenas, não devem ser considerados equivalentes a descobertas recentes, em um mundo dominado pelas novas tecnologias.  


ID
2564449
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No texto A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil, o professor da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira, destaca:


“A divulgação científica no Brasil, em que pese sua real fragilidade ao longo do tempo, tem pelo menos dois séculos de história. As primeiras iniciativas um pouco mais organizadas de difusão da chamada ciência moderna no Brasil passaram a ocorrer após a transferência da Corte portuguesa, em 1808, que produziu importantes transformações na vida política, cultural e econômica do país (...)

As décadas de 1920/30 do século passado ficaram marcadas pela intensificação das iniciativas de divulgação científica. Um dos objetivos da pequena elite acadêmica que a promovia era sensibilizar o poder público, o que propiciaria a criação e a manutenção de instituições ligadas à ciência, além de possibilitar maior valorização social da atividade de pesquisa. No entanto, o caráter da divulgação científica era ainda fragmentado e lacunar, reflexo direto da situação muito frágil do meio científico de então.

Após a II Guerra Mundial, com a política nacional-desenvolvimentista e as tentativas de desenvolvimento na área nuclear, diversas instituições científicas foram criadas em seqüência. Afinada com o contexto da época, a ciência surgiu aí com uma perspectiva redentora e como um instrumento para a superação do subdesenvolvimento nacional.”

No desenvolvimento do texto, o autor afirma que em 1948 foi fundada a instituição que se tornou um espaço importante para a discussão dos grandes problemas da ciência no país e para a organização dos cientistas. Essa instituição, cujas reuniões circulam pelas principais cidades do país, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Chute dos bons!!..Gollll
  • Na traveeeee!!

  • Onde tem essa aula que eu não vi?

  • Que pergunta é essa?

  • GABARITO: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

  • Primeiro diferenciei órgãos X entidades

    órgãos = conselhos, secretarias, ministérios - FORA

    Sobrou a Sociedade e a UFRJ. Voltei ao enunciado que deu ênfase á palavra "ciência". Chutei a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

    #curiosidade: A UFRJ foi criada ANTES da segunda guerra mundial, em 1920.


ID
2564452
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em uma atividade recentemente desenvolvida na UFRJ, onde eram esperados cerca de 10 mil participantes, foi necessária a obtenção de licenças de alguns setores do poder público estadual e municipal obrigatórias para a realização de atividades deste porte em espaços públicos. Aponte a opção na qual estão relacionados apenas órgãos a quem os produtores deveriam solicitar a liberação do evento:

Alternativas
Comentários
  • Sub-prefeitura?

  • Foi necessária a obtenção de licenças de alguns setores do ¹poder público estadual e ²municipal obrigatórias para a realização de atividades deste porte em espaços públicos

    Gabarito (A) ²Sub-Prefeitura da Região, ¹Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.


ID
2564455
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 8.313, de 1991, mais conhecida como Lei Rouanet, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O Pronac canaliza recursos para o desenvolvimento do setor cultural. Assinale a alternativa que NÃO se configura em uma finalidade do Pronac.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    Art. 1° Fica instituído o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com a finalidade de captar e canalizar recursos para o setor de modo a:

    I - contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;

    II - promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;

    III - apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores;

    IV - proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional;

    V - salvaguardar a sobrevivência e o florescimento dos modos de criar, fazer e viver da sociedade brasileira;

    VI - preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro;

    VII - desenvolver a consciência internacional e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações;

    VIII - estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória;

    IX - priorizar o produto cultural originário do País.


ID
2564458
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural nasceu de uma parceria entre a UFRJ, através do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde, do Curso de Terapia Ocupacional, e o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. Entre as propostas debatidas no Curso está o conceito de acessibilidade atitudinal, que, neste contexto, significa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Acessibilidade - possibilidade de acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma, sem nenhum tipo de barreira, podemos concluir que acessibilidade beneficia a todas as pessoas, com ou sem deficiência, em todas as fases da vida.

    Acessibilidade Atitudinal - as atitudes das pessoas que impulsionam a remoção de barreiras.

    https://guiaderodas.com/o-que-e-acessibilidade-atitudinal/

  • Isso é matéria do Estatuto de PCD?


ID
2564461
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

Recentemente, o Brasil sediou o Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet (NETmundial). Nesta ocasião, foi sancionado o projeto de Lei que instituiu o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país. Entre outros pontos, esta Lei prevê:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014.


    Art. 1º Esta Lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil e determina as diretrizes para atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em relação à matéria.


    Art. 3o  A disciplina do uso da internet no Brasil tem os seguintes princípios:

    IV - preservação e garantia da neutralidade de rede;


ID
2564464
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Se examinarmos o modo como o Estado tradicionalmente opera no Brasil, podemos dizer que, no tratamento da cultura, sua tendência foi antidemocrática. Não por ser o Estado ocupado por este ou aquele grupo dirigente, mas pelo modo mesmo como o Estado visou a cultura. Tradicionalmente, sempre procurou capturar toda a criação social da cultura sob o pretexto de ampliar o campo cultural público, transformando a criação social em cultura oficial, para fazê-la operar como doutrina e irradiá-la para toda a sociedade.”

(Chaui, Marilena. Cultura e democracia . En: Crítica y emancipación : Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008). Buenos Aires: CLACSO)


Neste trecho, em que analisa o papel histórico do Estado brasileiro em sua relação com a produção cultural, Marilena Chauí apresenta como crítica principal o fato que:

Alternativas

ID
2564467
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Se eu quero e você quer

Tomar banho de chapéu

Ou esperar Papai Noel

Ou discutir Carlos Gardel

Então vá!

Faça o que tu queres,

Pois é tudo

Da Lei, da lei!”

(“Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas, Paulo Coelho e Celso Danilo)


A estrofe da letra da canção sugere uma atitude que pode ser associada ao movimento cultural denominado:

Alternativas

ID
2564470
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Eduardo Coutinho, documentarista recentemente falecido, fez parte de um movimento cultural que, nos anos 1960, buscava politizar a arte através de obras que tinham por meta impactar o povo com sua própria realidade. Seu filme mais conhecido, “Cabra Marcado para Morrer”, começou a ser produzido dentro do contexto deste movimento que ficou conhecido como:

Alternativas

ID
2564473
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo realizada há dez anos com o intuito de aproximar o público não-iniciado às pesquisas e descobertas científicas e tecnológicas desenvolvidas no país. Em 2014, tendo como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a SNCT se afirma como uma das principais atividades de popularização da ciência no Brasil. Indique a alternativa em que a opção NÃO pode ser reconhecida como uma forma de popularização da ciência.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


    Não vi relação do Cais do Valongo na popularização da ciência e tecnologia...

    Para mim, o uso de câmeras nas cidades (tecnologia) para auxiliar o trabalho no trânsito (popularização) tem mais a ver que o Cais..



ID
2564476
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

                                      “Vou voltar,

                                      sei que ainda vou voltar

                                      para o meu lugar.

                                      Foi lá, é ainda lá,

                                      que eu hei de ouvir

                                      cantar uma sabiá”

                                                               (Tom Jobim e Chico Buarque)


Sabiá é uma música que aborda, metaforicamente, um momento marcante da história de nosso país. Assinale a alternativa que indica a obra que, em contexto histórico diverso, dialoga tematicamente com Sabiá.

Alternativas

ID
2564479
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Tendo sua origem na relação empresa e consumidor, o conceito de marketing foi sendo ampliado para outras dimensões de relações, como do marketing político, de entretenimento e o pessoal. Surge assim, com essa ampliação da gama de esferas onde o marketing se aplica, o marketing cultural, que utiliza a cultura como instrumento para transmitir uma mensagem e, em longo prazo, desenvolver um relacionamento com um determinado público”.

(REIS, A. C. F. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003).


Entre os mecanismos de marketing cultural mais utilizados no atual panorama da produção cultural brasileira pode-se apontar:

Alternativas
Comentários
  • as Leis de Incentivo à Cultura que permitem merchandising do produto ou da empresa nas obras patrocinadas.


    Se fosse publicidade da empresa, aí estaria correta.


ID
2564482
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Elaborar um projeto cultural é, cada vez mais, uma atividade especializada. Os programas de financiamento de projetos culturais, sejam eles públicos ou privados, exigem, na concorrência aos recursos, várias informações sobre os projetos que demonstram que os seus proponentes têm capacidade real de executá-los. Sobre os itens essenciais de um projeto cultural, conforme os modelos vigentes atualmente no país, a opção cuja explicação NÃO corresponde à natureza do item é:

Alternativas

ID
2564485
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Nos últimos anos, um novo modelo de financiamento de projetos ganhou espaço em todo o mundo. Trata-se do que é conhecido como crowdfunding que, no Brasil, é mediado por sites como Catarse, Benfeitoria, entre outros, que se tornaram espaços de visibilidade e viabilização de milhares de projetos no país, inclusive, uma alternativa de arrecadação de recursos para muitos projetos culturais. Apenas através do site Catarse, a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil, que completa três anos em 2014, mil projetos já foram financiados. O princípio do crowdfunding é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D: o financiamento coletivo de projetos por pessoas físicas e jurídicas.


ID
2564488
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Entre agosto e setembro de 2013, foi realizada uma pesquisa sobre públicos de cultura pelo SESC e pela Fundação Perseu Abramo, na qual foram entrevistadas 2400 pessoas de 139 cidades de 25 estados brasileiros. A maioria destas pessoas, no que diz respeito ao perfil socioeconômico, está inserida nos chamados estratos médios (EM). Tal pesquisa fortalece os dados coletados em pesquisas semelhantes realizadas nos últimos anos no país. Segundo essa pesquisa:

Alternativas

ID
2564491
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Bienal de Música Brasileira Contemporânea é um dos principais eventos de música de concerto do país. Criada por Edino Krieger e realizada, pela primeira vez, em 1975, na Sala Cecília Meireles, é organizada, desde sua quarta edição, pela Funarte. O principal objetivo da Bienal consiste em divulgar obras de:

Alternativas

ID
2564494
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

O PROEXT, Programa de Extensão Universitária do MEC/SESu, em parceria com diversos outros Ministérios e Secretarias do Governo Federal, é um instrumento de apoio a programas e projetos de extensão de universidades públicas e institutos federais de educação, em diferentes linhas temáticas. Uma destas linhas é a de Cultura e Arte, dividida em subtemas. Para concorrer a recursos do PROEXT, na Linha Temática Cultura e Arte, o projeto deve se enquadrar em um dos subtemas da Linha. São subtemas da Linha Cultura e Arte:

Alternativas

ID
2564497
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Produzir uma atividade cultural é um sistema complexo, que envolve a coordenação de diferentes ações e profissionais. Assinale a alternativa em que todos os itens correspondem necessariamente a responsabilidades de um produtor na organização de uma atividade cultural:

Alternativas

ID
2564500
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

O Vale-Cultura é um benefício do Programa Cultura do Trabalhador, do Ministério da Cultura, criado pela Lei 12.761/2012 para ampliar o acesso dos trabalhadores brasileiros à produção cultural. O Vale é oferecido como um cartão magnético de R$ 50,00 mensais aos trabalhadores, cujos contratos sejam regidos pela CLT, pelas empresas contratantes que, ao aderirem ao Programa, passam a ser beneficiadas com isenção fiscal. Com o intuito de beneficiar primeiramente os trabalhadores de baixa e média renda, as empresas têm que oferecer o Vale-Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos. De posse do Vale, o trabalhador pode comprar entradas para teatros, cinemas, shows, comprar livros, CDs, DVDs, revistas, jornais e:

Alternativas
Comentários
  • § 1º Para os fins deste Programa, são definidos os serviços e produtos culturais da seguinte forma:

    I - serviços culturais: atividades de cunho artístico e cultural fornecidas por pessoas jurídicas, cujas características se enquadrem nas áreas culturais previstas no § 2º ; e

    II - produtos culturais: materiais de cunho artístico, cultural e informativo, produzidos em qualquer formato ou mídia por pessoas físicas ou jurídicas, cujas características se enquadrem nas áreas culturais previstas no § 2º .

    § 2º Consideram-se áreas culturais para fins do disposto nos incisos I e II do § 1º :

    I - artes visuais;

    II - artes cênicas;

    III - audiovisual;

    IV – literatura, humanidades e informação;

    V - música; e

    VI - patrimônio cultural.

    § 3º O Poder Executivo poderá ampliar as áreas culturais previstas no § 2º .

    Gabarito: a)


ID
2564503
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Walter Benjamin, em seu texto A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, defende que “com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, de sua existência parasitária, destacando-se do ritual. A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida. (...) No momento em que o critério da autenticidade deixa de aplicar-se à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis: a política”.

Benjamin, um dos principais teóricos do movimento que foi chamado de Escola de Frankfurt, ou Teoria Crítica para alguns pesquisadores, acreditava na obra de arte produzida em massa e para as massas como veículo de transformação social, desde que não estivesse sob o domínio das grandes empresas capitalistas. Já Adorno e Horkheimer, também teóricos da Escola de Frankfurt, responsáveis pela criação do termo indústria cultural, possuíam uma visão mais crítica da massificação da arte. De acordo com estes autores, no texto A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas, capítulo do livro Dialética do Esclarecimento, tal crítica consiste que a indústria cultural:

Alternativas

ID
2564506
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As leis de incentivo à cultura são, atualmente, um dos principais mecanismos utilizados por produtores culturais para buscar recursos para os seus projetos. Elas legislam tanto sobre possibilidades de isenção fiscal a empresas que queiram patrocinar projetos culturais, quanto, em alguns casos, sobre fundos públicos de apoio a projetos. Segundo a Lei Rouanet, a lei federal de incentivo à cultura, podem ser proponentes de projetos:

Alternativas
Comentários
  • "�Podem apresentar propostas pessoas físicas com atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural etc.); pessoas jurídicas públicas de natureza cultural da administração indireta (autarquias, fundações culturais etc.); e pessoas jurídicas privadas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos (empresas, cooperativas, fundações, ONG’s, organizações culturais etc.).”`


ID
2564509
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em 2012, foi criado um Projeto de Lei do Senado que altera, em parte, as regras sobre o funcionamento dos direitos autorais no Brasil. Tal projeto de lei interfere em uma das principais instituições atuantes no ramo dos direitos autorais no país, a saber:

Alternativas
Comentários
  • "Em 10 de julho de 2012, o Senado aprovou o projeto que altera as regras para a cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais sobre obras musicais, enviado à sanção, que deve ocorrer nos próximos dias. Na semana anterior, o Senado aprovara o texto, substitutivo do relator, senador Humberto Costa (PT-PE), ao PLS 129/2012, de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), com quatro emendas de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e enviara à Câmara dos Deputados. Modificação feita na Câmara visava isentar as entidades filantrópicas de utilidade pública ou beneficentes do pagamento de direitos autorais, mas não foi aprovada no Senado. A tramitação do projeto — que ocorreu em regime de urgência, já que a proposta fez parte da pauta prioritária de votações do Senado — foi acompanhada por artistas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Nando Reis, Frejat, Otto, Lenine, Roberta Miranda, Carlinhos Brown, Gaby Amarantos, Fernanda Abreu, Fafá de Belém, Fagner, Alexandre Pires, Jair Rodrigues, Emicida, Rogério Flausino, entre outros. O projeto foi elaborado a partir do trabalho da CPI do Ecad, criada pelo Senado para investigar denúncias de irregularidades contra a entidade. O objetivo da proposta, segundo o senador Randolfe Rodrigues, é dar mais transparência à relação entre as entidades responsáveis pela arrecadação dos direitos autorais, os autores das obras e o público no que se refere à “execução pública de obras musicais, literomusicais e de fonogramas”. (Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/08/06/novas-regras-sobre-direitos-autorais-aguardam-sancao)

  • "Nome do projeto é: o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição".

    Gab. C

  • O ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição tem sua existência prevista no art. 99 da LDA, que determina que as associações manterão um único escritório central para a arrecadação e distribuição, em comum, dos direitos relativos à execução pública das obras musicais e lítero-musicais e de fonogramas, inclusive por meio da radiodifusão e transmissão por qualquer modalidade, e da exibição de obras audiovisuais.


ID
2564512
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Plano Nacional de Cultura foi definido após ampla consulta pública no país, através de mecanismos como conferências nacionais, setoriais e regionais e consultas através do site do Ministério da Cultura. O Plano Nacional de Cultura é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a)

    O Plano Nacional de Cultura é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que deve orientar o poder público na formulação de políticas culturais, previsto na Constituição Federal e criado por Lei.

    Previsto no Art. 216-A da Constituição e criado pela Lei 12.343/10

  • O Plano Nacional de Cultura (PNC) é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Previsto no artigo 215 da Constituição Federal, o Plano foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.

    Art 215, parágrafo 3º, da CF:

    § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:       I - defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro;

          II - produção, promoção e difusão de bens culturais;

          III - formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões;

          IV - democratização do acesso aos bens de cultura;

          V - valorização da diversidade étnica e regional.


ID
2564515
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito de cultura digital ainda não está consolidado e vem se constituindo a partir dos grupos e atores que participam de sua discussão. É um conceito que se aproxima de outros, como cibercultura, sociedade da informação, revolução digital e era digital. O Brasil tem sido um importante agente neste debate e no incentivo a práticas que têm nos meios digitais os seus suportes de difusão, criação e troca de conhecimentos. Um dos principais agentes vem sendo o Ministério da Cultura, que lançou, em 2009, a plataforma CulturaDigital.Br, no Fórum da Cultura Digital Brasileira. Assinale a alternativa que NÃO se configura em um objetivo desta plataforma.

Alternativas
Comentários
  • Atento a esse processo de transformação o Ministério da Cultura lançou em julho de 2009 o Fórum da Cultura Digital Brasileira com o objetivo de agregar em uma plataforma web pessoas e fluxo de conteúdos ligados à construção de políticas públicas e marcos regulatórios para o digital.

    http://culturadigital.br/sobre/

  • Um fórum é um espaço para discussões, debate de ideias e propostas. Portanto, não é o espaço para a regulamentação. O espaço mais adequado para a regulamentação seria um conselho.


ID
2564518
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a Economia da Cultura é um setor estratégico e dinâmico, tanto pelo ponto de vista econômico como sob o aspecto social. O Banco oferece, assim, um conjunto diversificado de instrumentos de apoio a este setor, como por exemplo, o patrocínio com uso de leis de incentivo e financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis. No entanto, o campo da Economia da Cultura ainda suscita muitas discussões e aquilo que ele abrange não é um consenso. Segundo a pesquisadora espanhola María Devesa Fernandes, o marco inaugural da discussão é um livro de 1966, chamado Performing Arts – The Economic Dilemma. Hoje, uma das principais referências é o livro A Economia da Cultura, da francesa Françoise Benhamou. Porém, a premissa que perpassa toda a discussão sobre a economia da cultura, é que:

Alternativas
Comentários
  •  Essa nova economia vem crescendo, graças à sociedade do conhecimento e às novas tecnologias. É a dimensão simbólica da produção humana (presente das artes do circo ao conteúdo dos games) que passa a ser elemento fundamental na definição do preço desses novos bens e serviços, construindo novas solidariedades, novas éticas e estéticas, reunindo, enfim, comunidades e indivíduos, desta feita, a partir de redes e coletivos. (Plano da Secretaria da Economia Criativa).


ID
2564521
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na época do primeiro governo de Getúlio Vargas, um importante poeta e intelectual brasileiro dirigiu o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo e foi responsável por um dos mais relevantes levantamentos sobre cultura brasileira já realizados, bem como, por um modelo de gestão pública de cultura que, até hoje, inspira gestores. Assinale a alternativa que indica o nome desse poeta e intelectual.

Alternativas
Comentários
  • "Em 1935, fundou, juntamente com Paulo Duarte, o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, órgão que exerceria larga influência na democratização da cultura e do qual foi o primeiro diretor. No ano seguinte, Mário e Paulo Duarte elaboraram um projeto de lei que dispunha sobre a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no âmbito do Ministério da Educação e Saúde. Em 1937, criou a Sociedade de Etnografia e Folclore de São Paulo; criou também os primeiros parques infantis e a discoteca pública de São Paulo. Organizou o Congresso de Língua Nacional Cantada, que fixou a pronúncia padrão usada no teatro dramático e no canto do Brasil."

    Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/mario_de_andrade


ID
2564524
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política

No texto Notas sobre a desconstrução do popular, publicado no Brasil no livro Da Diáspora, organizado por Liv Sovik, o teórico cultural Stuart Hall afirma: “a cultura popular é um dos locais onde a luta a favor ou contra a cultura dos poderosos é engajada; é também o prêmio a ser conquistado ou perdido nessa luta. É a arena do consentimento e da resistência. Não é a esfera onde o socialismo ou uma cultura socialista – já formada – pode simplesmente ser ‘expressa’. Mas é um dos locais onde o socialismo pode ser constituído. É por isso que a cultura popular importa. No mais, para falar a verdade, eu não ligo a mínima para ela”. Com esta afirmação, Stuart Hall quer dizer que a cultura popular é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Hall, pelo fato de a natureza não ser estática, o que se espera ao longo do tempo é a destruição de estilos específicos de vida e a sua transformação em algo novo. Em se tratando de cultura popular, essas transformações representam o centro de estudo e transformações da cultura. Definir algo como elemento formador, construtor, responsável pela concepção clara e definitiva da cultura popular é um erro, pois não existe um estrato "autentico","autônomo" e isolado de cultura da classe trabalhadora, afirma ele. Não existe uma cultura popular íntegra, situada fora do campo de força das relações de poder e de dominações culturais.

    Em seu centro estão as relações de forças mutáveis e irregulares ä questão de luta cultural, que define o campo da cultura transformada. Não se pode falar da cultura de um grupo como sendo fixa, pois os valores se alteram e o que era tido como erudito no século XX, pode ser o exemplo de hábito tipicamente popular na atualidade.

    Conclui afirmando: "A cultura popular é um dos locais onde a luta a favor ou contra a cultura dos poderosos engajada; é também o prêmio a ser conquistado ou ser perdido nessa luta. É a arena do consentimento e da resistência" (p. 263) Não é a esfera onde a cultura socialista possa simplesmente ser expressa, mas sim, constituída e é por essa razão que a cultura popular é importante.