SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2017 - UFRJ - Técnico em Química


ID
3062110
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é um fragmento do romance Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda à questão proposta.


TEXTO 2


“Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: ‘A preguiça é a chave da pobreza – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.’

Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página final da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.

- Mocinha, quem é Terteão?

Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.

- Mocinha, que quer dizer isso?

Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu fiquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.”


Considerando as informações que o trecho dado oferece, assinale a alternativa com a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    A) O menino ignora as regras gramaticais de colocação dos pronomes. → correto, visto que temos um pronome em colocação de mesóclise (meio do verbo): ter-te-ão

    B) Mocinha, igualmente, por ignorância, não foi capaz de identificar o pronome oblíquo inserido no verbo. → correto, ela também ficou sem saber quem é TERTEÃO.

    C) O pai do menino destaca o prestígio social que têm a moderação verbal e o domínio da norma culta da língua. → correto, consoante ao texto: O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras.

    D) Como as anotações do pai tinham sido feitas por escrito na última folha da carta, a colocação do pronome não ficou legível para o menino. → incorreto, não é mencionado isso no texto, pelo contrário, sabemos que é devido a um desconhecimento da normativa da língua portuguesa.

    E) O pai entendia que o domínio das normas gramaticais constituía uma arma poderosa para a dinâmica da vida em sociedade. → correto, conforme a explicação da letra "c".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3062155
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Responsabilidade Civil é a imputação, ao servidor público, da obrigação de reparar o dano que tenha causado à Administração ou a terceiro. Tal responsabilidade é apurada por meio de processo administrativo, em que são observados os princípios da ampla defesa e do contraditório, assegurados no art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal de 1988. Sobre a responsabilidade do servidor público, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Predomina a regra da separação das instâncias quanto a responsabilidade civil, penal e administrativa. Todavia, em alguns casos o julgamento na seara penal trará reflexo nas demais áreas. Isso ocorre quando há absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Nos demais casos: absolvição criminal por insuficiência de provas ou outra não prejudica as demais instâncias de responsabilidade do agente público.

    Nos termos da  8112/90:

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Macete : A responsabilidade administrativa será afastada se o servidor for gente FINA

    Fato Inexistente 

    Negativa de Autoria

  • CORRETA: D

    Lembrando que de acordo com a teoria da imputação volitiva/teoria do órgão, os agentes públicos agem em nome do estado e por isso é o ente publico que responde, devendo a ação de indenização por eventuais danos ser intentada contra a pessoa jurídica, essa respondendo de forma objetiva. O STF já firmou entendimento com base na teoria da dupla imputação, onde não é possível ajuizar contra o agente público (este somente responderia em uma ação de regresso, respondendo subjetivamente). O STJ possui um entendimento um tanto divergente, dizendo ser possível ajuizar contra o agente. Cuidado na hora da prova!

    FONTE:PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo: direito administrativo descomplicado.Edição 25º. Pág.937 

    Abraço, colegas. Bons estudos a todos!

  • A questão trata de responsabilidade do servidor público.


    A) a responsabilidade civil decorre somente de ato omissivo e culposo, ainda que não resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Incorreta letra “A”.



    B) as sanções civis, penais e administrativas não poderão se cumular, sendo dependentes entre si.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Incorreta letra “B”.


    C) a obrigação de reparar o dano em hipótese alguma estende-se aos sucessores do servidor.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 122. § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    Incorreta letra “C”.


    D) o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Correta letra “D”. Gabarito da questão.

    E) a responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Incorreta letra “E”.


    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.

  • GABARITO: D

    Informação adicional sobre o item E

    Código Civil, Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.


ID
3062158
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, “o processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenham relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido”. Sobre o processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do artigo 149 da Lei 8.112/1990, o processo administrativo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (CGU)

  • Pelo fato de se exigir imparcialidade e sigilo, as reuniões serão reservadas, cuja comissão será composta por 03 s servidores estáveis. GAB D

  • Letra D

    Lei nº 8.112/90

    Do Processo Administrativo Disciplinar 

    Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. 

  • Gabarito letra D

    Um comentário sobre a alternativa E : O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

  • O prazo do PAD é 140 dias. 60 + 60 + 20(julgamento) = 140dias

  • Capítulo III

    Do Processo Disciplinar

    Art. 150.  A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.

    Parágrafo único.  As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado. (porque não é a letra "c")

  • NIVERTON , respondendo sua pergunta a questão diz as reuniões e as audiências das comissões não terão caráter reservado sendo o certo as reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado.

  • Gabarito: D

    Fundamento: Artigo 150.

  • A- será conduzido por comissão composta de 2 (dois) servidores, estáveis ou não, designados pela autoridade competente.

    B- a Comissão exercerá suas atividades com dependência e parcialidade, e nem sempre será assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato.

    C- as reuniões e as audiências das comissões não terão caráter reservado.

    D- será conduzido por comissão composta de 3 (três) servidores estáveis designados pela autoridade competente.

    E- o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data da publicação do ato que constituir a comissão, não sendo admitida a sua prorrogação.

  • PAD = 3 servidores estáveis

    Procedimento sumário para apurar acúmulo ilegal de cargos, abandono e inassiduidade = 2 servidores estáveis

  • Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo III

    Do Processo Disciplinar

    Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3  do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.     

    § 1  A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicação recair em um de seus membros.

    § 2  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • a) três servidores estáveis designados pela autoridade competente;

    b) exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração;

    c) caráter reservado;

    d) CORRETA

    e) admitida a prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido diz respeito ao processo administrativo disciplinar.

    Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 1022) ensina que processo administrativo disciplinar "é o instrumento formal através do qual a Administração apura a existência de infrações praticadas por seus servidores e, se for o caso, aplica as sanções adequadas”.

    Nesse sentido, quanto ao PAD, é pertinente mencionar Di Pietro (2018), "é obrigatório, de acordo com o art. 41 da Constituição para a aplicação das penas que impliquem perda de cargo para funcionário estável".

    Por fim, conforme indicado por Carvalho Filho (2018), "o processo disciplinar se desenvolve em três fases: instauração, inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório e julgamento".

    À luz dessas premissas conceituais, analisemos as afirmativas, em busca da correta:

    A) Incorreta. Há dois equívocos claros. O primeiro, na composição da comissão. O segundo, na estabilidade dos integrantes, verbis:

    “Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado”.

    B) Incorreta. Trata-se de assertiva que afronta o teor do art. 150, in verbis:

    “Art. 150. A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração”.

    C) Incorreta. Ocorre que, ao contrário do aduzido nesta afirmativa, o parágrafo único do art. 150 determina caráter reservado, litteris:

    “Parágrafo único. As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado”.

    D) Correta. Devidamente respaldada no inteiro teor do art. 149, sobredito na alternativa “A”.

    E) Incorreta. Cuida-se de assertiva que ofende a norma do art. 152, litteris:

    “Art. 152. O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem”.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 1022.

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

  • o Processo Disciplinar       

     Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

           Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3 do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.             

           § 1  A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicação recair em um de seus membros.

           § 2  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

           Art. 150.  A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.

           Parágrafo único.  As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado.

           Art. 151.  O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

           I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

           II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

           III - julgamento.

           Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

           § 1  Sempre que necessário, a comissão dedicará tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, até a entrega do relatório final.

           § 2  As reuniões da comissão serão registradas em atas que deverão detalhar as deliberações adotadas.


ID
3062161
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Silvana, servidora pública federal, investida no cargo efetivo de Engenheira da UFRJ há sete anos, tem interesse em solicitar licença para capacitação. Sobre essa licença, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA A

     

     

    Lei 8112

     

     

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

  • Letra A

    Lei nº8.112/90

    Da Licença para Capacitação 

     

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. 

  • Silvana, servidora pública federal, investida no cargo efetivo de Engenheira da UFRJ há sete anos, tem interesse em solicitar licença para capacitação. Sobre essa licença, é correto afirmar que:

    A ) a servidora poderá, após cada quinquênio de efetivo exercício e no interesse da administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    GABARITO LETRA 'A'

  • Lembro-me que eu estava fazendo um curso extensivo, de 2 meses, de programação em linguagem Java e isso foi na minha época de faculdade (há uns 7 anos) e tinha um Policial Federal na minha turma, ele falou que estava afastado pra fazer esse treinamento, acho que era a licença capacitação kkk.

    Poxa, lembro dele mostrando a pistola novinha, que havia acabado de ganhar, para mim. Fiquei encantado auhshuashua. E eu nem tinha noção do quão top era ser um Policial Federal, se fosse hoje em dia eu iria achar o máximo...

  • Gabarito: A

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

  • A Lei 8.112/90 traz em seu artigo 87 as regras para a concessão de licença para capacitação para servidor. De acordo com isso, analisaremos cada umas das alternativas:

    A) Correta. De acordo com a Lei nº 8.112/90, a cada 5 anos, o servidor pode ser afastar por até 3 meses para participar de curso de capacitação, conforme o artigo 87.

    Lei 8.112/90, Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

    B) Incorreta. É a cada quinquênio, ou seja, a cada 5 anos e não cada 3 anos! Além disso, o afastamento será de até 3 meses, de acordo com o artigo 87.

    C) Incorreta. O afastamento será possível após 5 anos de efetivo exercício, no interesse da administração e o tempo é limitado em três meses.

    D) Incorreta. É possível, de acordo com o art. 87 da lei dos servidores federais.

    E) Incorreta. O tempo mínimo de efetivo exercício é de 5 anos. Além disso, o afastamento para o curso de capacitação é limitado em 3 meses.

    Gabarito: Letra "A"

  • GABARITO: LETRA A

    Seção VI

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.                 

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
3062164
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações a órgãos e entidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. Sobre o procedimento de acesso à informação, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Art 10 - § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    C) Art 10 - § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

    D) Art 11 - § 4º Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

    E)Art. 14. É direito do requerente obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão ou cópia.

  • Gab. B.

    Esta dentro do Art.11


ID
3062167
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: E


ID
3062170
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

André Luiz, servidor público federal, investido no cargo efetivo de Administrador da UFRJ e lotado na Pró-Reitoria de Gestão e Governança da Universidade, precisa contratar empresa para realização de obras e serviços de engenharia no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Nos termos da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de licitação que deverá ser adotada no presente caso.

Alternativas
Comentários
  • Questão elaborada antes da lei que aumentava os valores das modalidades. O gabarito é letra E, mas hoje está desatualizada

  • No valor atual, obras e serviços de engenharia seria acima R$ 3.300.000,00

  • Os valores estabelecidos ficam atualizados da seguinte forma:Para obras e serviços de engenharia na modalidade convite até R$ 330 mil; tomada de preços até R$ 3,3 milhões e concorrência acima de R$ 3,3 milhões.

    Compras e serviços na modalidade convite até R$ 176 mil; tomada de preços até R$ 1,43 milhão e concorrência acima de R$ 1,43 milhão.

  • Letra E

    Porém pela atualização recente da lei a correta seria tomada de preço que agora comporta

    obras e serviços de engenharia de até 3.330.000,00

    Fonte:

    https://blog.grancursosonline.com.br/alteracoes-nos-valores-das-modalidades-licitatorias-da-lei-8-666-93/

  • hoje é tomada de preços, de 330 mil a 3 milhões e 300 mil.


ID
3062173
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“O princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração e implica subordinação completa do administrador à lei. Enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda, o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Tal postulado, consagrado após séculos de evolução política, tem por origem mais próxima a criação do Estado de Direito, ou seja, do Estado que deve respeitar as próprias leis que edita.”

(Filho, 2009, p. 19).


Considerando o princípio da legalidade na Administração Pública, nos termos da Lei nº 9784/99, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA B

     

     

    Lei 9 784

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

     

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

     

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Regra para anulação:

    Sem Má-fé : Respeita-se os direitos adquiridos , prazo de anulação : 5 anos.

    Com Má-fé: Nada de direito adquirido man!, pode anular a qualquer tempo.

    Dúvidas? equívocos? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A Administração não tem a opção de escolher anular um ato quando este é ilegal. Ela tem, obrigatoriamente, o DEVER de anular. E claro, respeitando o direito adquirido.

  • A - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, desconsiderando os direitos adquiridos. (como assim desconsiderando os direitos adquiridos? aqui que entra o princípio da segurança jurídica)

    B - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos. (certinho)

    C - A Administração pode anular seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade, ainda que tais atos tenham sido praticados nos termos da lei. (nesse caso seria revogação né)

    D - O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dois anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. (5 anos)

    E - Os atos que apresentarem defeitos sanáveis não poderão, em hipótese alguma, ser convalidados pela própria administração. (FOCO pode ser convalidado. FOrma e COmpetência)

  • Gabarito: LETRA "B"

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

  • Errei por conta do eivados, tinha esquecido o significado, e banca ainda acrescentou legalidade ,fiquei esperando ilegais muita falta de atenção, mas seguimos com força.

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais....

  • Resposta:

    A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Efeito ex tunc e efeito ex nunc

  • Apenas ATOS DISCRICIONÁRIOS podem respeitar direitos adquiridos?

    Eu vi em uma aula do professor Tallius do Alfacon.

  • a administração pode anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    pensei q seria aplicado o efeito ex-tunc e não iria gerar o direito

    alguém pode dar uma luza luz

  • LETRA B.

    easy

  • Súmula 473 - STF

    "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial."

    Claramente o respeito ao direito adquirido só é cabível no ato de revogação. A próprio súmula descreve que não se originam direitos em atos nulos da administração, então não há que se falar em direito adquirido nesse sentido.

    Resposta correta, alternativa A. Questão anulada.

  • Fiquei confusa com a questão! Estava se tratando de ANULAÇÃO e não se origina direitos quando o ato é ilegal, ao meu ver, não caberia respeitar os direitos adquiridos.

  • Traz até uma confusão quando a súmula fala que "pode" e a questão fala que "deve"

  • o examinador é analfabeto funcional, desconsiderou que o que respeita os direitos adquiridos é a revogação.

  • Eu acho que essa questão deve ser anulada, está sendo generalizado onde os atos eivados de ilegalidade devem respeitar o direito adquirido, quando isso não é verdade.

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    O que respeita os direitos adquiridos são os atos que podem ser revogáveis ( sem vício ).

    Eu nunca ouvi falar que atos eivados de vício de LEGALIDADE respeitam direitos adquiridos.

    Além disso, o que pode ser CONVALIDADO são ATOS de COMPETÊNCIA e FORMA, que não gerem prejuízos.... ....

    E não atos viciados por ilegalidade. Ao meu sentir, o comentário mais curtido está trazendo os fundamentos da lei que estão confundindo vocês.

    Se eu estiver errado e alguém puder esclarecer melhor, agradeço.

  • A respeito da Administração Pública, nos termos da Lei 9784/1999, que trata do processo administrativo no âmbito federal:

    a) INCORRETA. Devem ser respeitados os direitos adquiridos. É o princípio da segurança jurídica. Direito adquirido ocorre quando o indivíduo preenche todos os requisitos em lei para conquistá-lo.
    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    b) CORRETA. Conforme explicado na alternativa A, os direitos adquiridos devem ser respeitados. Quando o indivíduo completa, de forma lícita, todas as condições previstas na lei para ter determinado direito, este lhe é concedido e deve ser respeitado pela Administração.

    c) INCORRETA. A nulidade dos atos administrativos ocorre quando há ilegalidade; quando um ato é legal, mas por conveniência ou oportunidade a Administração decide por extingui-lo, ocorre a denominada "revogação".

    d) INCORRETA. O prazo de decadência é de cinco anos.
    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    e) INCORRETA. Os atos sanáveis podem ser convalidados, desde que não acarretem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.
    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    Gabarito do professor: letra B


ID
3062176
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 admite a acumulação remunerada de cargos em algumas situações que expressamente menciona. Em qualquer hipótese de acumulação, considera-se sempre a compatibilidade de horários entre os cargos, sem a qual a acumulação é vedada. Nos termos da Constituição Federal de 1988, sobre acumulação de cargo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:LETRA C

    ? de acordo com a CF 1988:

    ? XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    >>> c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: C

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

  • Gabarito: C

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    [...]

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:              

    a) a de dois cargos de professor;               

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;               

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;   

    [...]

  • A questão em tela exige do candidato conhecimento sobre acumulação de cargos, empregos e funções públicas.

    Vejamos a temática na Constituição Federal de 1988 (CF 88):

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:              

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:              

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;               

    Passemos a analise de cada afirmativa:

    Letra A: Alternativa ERRADA. O dispositivo é claro no sentido de mencionar “com profissões regulamentadas, nos moldes da alínea “c”, inciso XVI do art. 37 da CF 88;

    Letra B: Alternativa ERRADA. Havendo compatibilidade de horários é permitida a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro técnico ou científico, nos moldes da alínea “b”, inciso XVI do art. 37 da CF 88;

    Letra C: Alternativa CORRETA. Reproduz os exatos termos expressos no inciso XVI, “c” do art. 37 da CF 88;

    Letra D: Alternativa ERRADA. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, nos moldes do inciso XVII do art. 37;

    Letra E: Alternativa igualmente ERRADA. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, nos moldes do inciso XVII do art. 37.

    Outras possibilidades de acumulação:

    Servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo de vereador (CF, art. 38, III);

    ▪ Atuação no magistério para os juízes e os membros do Ministério Público (CF, art. 95, parágrafo único, I; e art. 128, §5º, II, “d”);

    ▪ a permissão para os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios acumularem outro cargo ou emprego com cargo de professor, técnico ou científico e na área de saúde, com prevalência da atividade militar (CF, art. 42, §3º,).

    Indo além: A acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas é uma infração penalizada com demissão (art. 132 da Lei nº 8.112/1990).

    Fonte: CF 88 e Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito da questão: C.

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:               

    a) a de dois cargos de professor;                

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;               

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;  

    FONTE: CF 1988


ID
3062179
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes remuneratórios dos servidores públicos observará:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a contituição federal de 1988 seção II

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;   

  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

    CF/88

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;

    II - os requisitos para a investidura;

    III - as peculiaridades dos cargos.

  • GABARITO: LETRA A

    Seção II

    DOS SERVIDORES PÚBLICOS

    Art. 39.  § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:                

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;                   

    II - os requisitos para a investidura;                 

    III - as peculiaridades dos cargos.  

    FONTE: CF 1988

  • A Constituição Federal de 1988 disciplina no art. 39 a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório para os servidores.

    A) Correta. Esses critérios serão levados em conta para a fixação dos padrões de vencimento, de acordo com CF. Art. 39, § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;  II - os requisitos para a investidura;  III - as peculiaridades dos cargos

    B) Incorreta. Não é apenas esse critério que será levando em conta. Vide comentário da alternativa "A", a natureza, a complexidade e os requisitos da investidura também devem ser observados para o estabelecimento dos padrões de vencimento.

    C) Incorreta. Não será apenas esse critério que será levando em conta, de acordo com o art 39, § 1º I, II e III da CF/88.

    D) Incorreta. Não será apenas esse critério que será considerado.

    E) Incorreta. Não é apenas esse critério, de acordo com o art 39, § 1º I, II e III da CF/88.

    Gabarito: Letra "A"

  • Gabarito A. Observa a Gra Na Da.


ID
3062182
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Flávio Augusto, servidor público federal, investido no cargo de Professor da UFRJ há 5 (cinco) anos, foi convidado para participar de uma comissão de processo administrativo disciplinar para apurar suposta acumulação ilícita de cargos por parte de outro servidor. Ao analisar o processo, descobriu que o investigado era seu cunhado, casado há dois anos com sua irmã. Sobre o presente caso, nos termos da Lei nº 9.784/1999, é correto afirmar que Flávio Augusto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA B

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

  • Gabarito: B

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

  • Gab: B

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

  • A Lei de Processo Administrativo (Lei nº 9.784/99) traz os casos de suspeição e de impedimento na atuação do processo administrativo em seus art. 18 e 19.

    A) Incorreto. A lei inclui cônjuge, companheiros e parentes e afins de até 3º grau.

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    B) Correto. De acordo com o artigo 19 da lei 9.784/99. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    C) Incorreto. A lei cita três casos de impedimento, e o litígio é apenas uma deles:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    D) Incorreto. Vide o comentário da alternativa anterior, o interesse direito é apenas uma das hipóteses de impedimento.

    E) Incorreto. Caso tenha interesse direto ou indireto, há impedimento, segundo o artigo 19, I.

    Gabarito: Letra "B"


ID
3073090
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Segundo Daniel Harris (2001), “a regra básica de segurança é familiarizar-se com os perigos do que você fará...”. A respeito das normas de segurança num laboratório de química é possível afirmar que:

Alternativas

ID
3073093
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os resíduos químicos destinados à incineração devem ser segregados de acordo com:

Alternativas

ID
3073096
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um método particular considerado falho para análise de platina fornece resultados com erro sistemático menor em 5 mg. O erro percentual, considerando a mesma fonte, se a massa real de platina em uma amostra for de 25 mg é de:

Alternativas
Comentários
  • E% = (5/25) * 100% = 20%.


ID
3073099
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatística

Um equipamento forneceu seis medidas da condutividade elétrica (S.m/mm2 ) de uma liga metálica desconhecida: 20,15; 19,90; 20,05; 20,10; 19,80; 20,00. Baseado nesse conjunto de valores e considerando o número de algarismos significativos das medidas, a média aritmética e o desvio-padrão (em S.m/mm2 ) da análise condutivimétrica são, respectivamente: Dados: √(10-3) ≈ 0,032

Alternativas

ID
3073102
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os fluidos presentes no corpo humano são tamponados com auxílio de diversos ácidos, bases e sais existentes no organismo. Assim, um leve deslocamento do equilíbrio químico promovido pela adição de uma pequena quantidade de ácido ou base produziria uma variação desprezível de pH na solução aquosa de:

Alternativas

ID
3073108
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um técnico de laboratório precisava de uma solução 2000 mol/m3 de hidróxido de cálcio, muito usado como agente floculante para tratamento de efluentes. Ele encontrou sobre a bancada do laboratório dois frascos contendo soluções aquosas de hidróxido de cálcio: no primeiro frasco havia 2000 mL de solução 3 mol/L; no segundo frasco havia 1000 mL de solução 111 g/L. Considerando que o técnico utilizou toda a solução menos concentrada, o volume da solução mais concentrada necessário para obter a solução desejada é de:

Dados: H = 1 g/mol; O = 16 g/mol; Ca = 40 g/mol

Alternativas
Comentários
  • Transformando 2000 mol/m3, tem-se 2mol /L

    Transformando 111g/L, tem-se: 1,5 mol/L

    MtVt = M1V1 + M2V2

    2M x (1L + V1) = 3M x V1 + 1,5M x 1L

    V1 =0,5L

  • GABARITO D

    Dados da questão:

    Massa molar do composto = 74 g/mol

    M1 = 3M

    V1 = V1

    M2 = [111 g/L] / [74g/mol] = 1,5M

    V2 = 1L

    Mt e Vt refere-se a concentração e volume final da solução de hidróxido de cálcio Ca(OH)2

    Mt = 2M

    Vt = V1+V2 = (V1+1L)

    Portanto, o volume que precisamos descobrir é V1, ou seja, o "volume da solução mais concentrada"

    Sendo assim, teremos:

    MtVt = M1V1 + M2V2

    Substituindo as variáveis pelos valores, teremos:

    2M x (1L + V1) = (3M x V1) + (1,5M x 1L)

    Resolvendo a multiplicação do 1° membro, teremos:

    (2M x 1L) + (2M x V1) = (3M x V1) + (1,5M x 1L)

    Agrupando os termos que dependem das mesmas unidades, teremos:

    (2M x V1) - (3M x V1) = (1,5M x 1L) - (2M x 1L)

    Colocando (M x V1) em evidencia no 1° membro e (M x L) no 2° membro, teremos:

    (M x V1) x (2 - 3) = (M x L) x (1,5 - 2)

    Dividindo os dois lados da equação por "M", teremos:

    [(M x V1) x (2 - 3)]/M = [(M x L) x (1,5 - 2)]/M

    (V1) x (2 - 3) = (L) x (1,5 - 2)

    V1 x (-1) = (L) x (-0,5)

    V1 = 0,5 L

    "A matemática nos ajuda a ver a natureza"


ID
3073111
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Água Régia, uma mistura altamente corrosiva de ácido clorídrico e ácido nítrico concentrados numa proporção 3:1 molar, é usada para dissolver metais como ouro e platina que não são solúves em outros tipos de ácidos, para análise de minerais e limpeza da superfície metálica. A massa de ácido clorídrico necessária para preparar uma solução contendo 126 g de ácido nítrico é de: Dados: H = 1 g/mol; N = 14 g/mol; O = 16 g/mol; Cl = 35,5 g/L

Alternativas
Comentários
  • Número de mol de HNO3: 126g / 63 g mol-1 = 2mol

    Como a relação é de 3:1, o número de molde HCl: 6mol

    m = 6mol x 36,5 g mol-1 = 219g


ID
3073114
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um técnico recebeu em seu laboratório uma amostra contendo diferentes componentes conhecidos. Sabendo-se que os métodos de separação de misturas são bastantes úteis para isolar substâncias, os métodos que deveriam ser empregados para separar e recuperar as frações de uma amostra contendo areia, água, sal de cozinha e propanona são:

Alternativas
Comentários
  • filtração e destilação.

  • sólido junto com uma mistura homogênea, então fazendo a filtração o sólido irá ser separado Logo depois com a destilação, a água entra em ebulição, contudo, separando a água do sal

ID
3073117
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A pílula anticoncepcional é fabricada com diferentes tipos de hormônios. Os mais usuais são o estrogênio e a progesterona. Nas pílulas de baixa dosagem hormonal é encontrado o etinilestradiol (C20H24O2), derivado sintético do estrogênio, em diferentes proporções. Um laboratório recebeu uma amostra contendo 2035 g de etinilestradiol contaminado e verificou que o grau de pureza do hormônio era de 80%. Como a purificação da amostra era inviável, foi constatada a necessidade de descartar todo o material recebido. O número de moles do hormônio que foram encaminhados para incineração é de:

Dados: H = 1 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol

Alternativas
Comentários
  • podia usar calculadora para colocarem numeros tao proximos..


ID
3073120
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os hidrocarbonetos são muito utilizados nas reações de combustão por causa do seu poder calorífico e por produzirem gás carbônico e água. No entanto, quando a quantidade de oxigênio não é suficientemente alta, ocorre a combustão incompleta, originando, além de água, monóxido de carbono e fuligem (pó de carbono). Considerando a combustão incompleta do hidrocarboneto 2-metil-4-tercbutil- -hexadecano produzindo monóxido de carbono, selecione a opção que contém sua fórmula molecular e os coeficientes estequiométricos dos produtos originados após a queima de um mol do alcano.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    quer a fórmula antes da combustão, portanto, 

    2-metil -1 Carbono

    -4-tercbutil- 4 Carbonos ( o terc significa que a valência é em um carbono terciário)

    -hexadecano - 16 carbonos

    tem 21 carbonos por aqui já chega na letra E.

    como é um alcano, fórmula CnH2n+2

    C21H44

    reação

    C21H44 + O2--> CO + H2O

    21 moles de monóxido e 22 de água, é só balancear pela regra do MACHO


ID
3073123
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Numa reação de oxidação, o etanol é transformado em ácido acético pela ação das bactérias presentes no ar. Na etapa inical do processo de fabricação do vinagre há 460 g de etanol e 320 g de oxigênio. Considerando a Lei de Conservação de Massa e o balanceamento da reação, a massa de vinagre obtida é de:

Alternativas
Comentários
  • E = 600 g

  • Fiz da seguinte forma, mas posso estar enganado.

    #1. Balanceando a equação temos:

    C2H6O + O2 —> C2H4O2 + H2O

    A soma das massas molares do produto deve ser igual a do reagente. C=12; H=1; O=16. Multiplicando pela quantidade de cada um, deve haver 72u dos dois lados.

    Está reagindo um total de 780g (460 + 320), então podemos fazer uma regra de três com a massa de cada elemento e quanto ele reage.

    Assim,

    O(16) — 78

    x — 780

    x1 = 160

    H (1) — 78

    x — 780

    x2 = 10

    Seguindo essa lógica, temos que H2O = 180g

    Então, 780g - 180g, resulta em 600g de massa de vinagre.


ID
3073129
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Bicarbonato de sódio e vinagre são duas substâncias muito comuns nos lares e formam uma mistura caseira eficiente para desentupir e limpar tubulações de esgoto. O sal de caráter básico e o ácido, quando misturados, liberam gás carbônico, e a pressão exercida pelo gás desprende a sujeira do encanamento. Lembrando da importância de manusear esses reagentes com cautela, um aluno de iniciação científica decidiu aplicar este conhecimento no laboratório para melhorar o escoamento de água da pia. Considerando um rendimento de 75% e a equação a seguir, que descreve a reação em questão, calcule a massa (em kg) de bicarbonato de sódio e ácido acético, respectivamente, responsável por liberar 1100 g de gás e assinale a alternativa que apresenta corretamente tais valores. Dados: H = 1 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/ mol; Na = 23 g/mol


NaHCO3 + CH3COOH → CH3COONa + CO2 + H2O

Alternativas
Comentários
  • 1100g__ 75%

    X______100%

    X =1466,7g

    Como a relação molar está 1:1:

    NaHCO3 CH3COONa

    84g ________44g

    X _________1466,7g

    X =2,8 Kg

    CH3COOH CH3COONa

    60g ________44g

    X ________1466,7g

    X =2,0 Kg

  • De onde vc tirou 44?

  • Eu fiz de forma diferente (mais trabalhosa), mas obtive o mesmo resultado:

    Massa molar do NaHCO3 = 84g/mol

    Massa molar do CH3COOH = 60g/mol

    Massa molar do CO2 = 44g/mol

    1 mol de CO2 --- 44 g

    x --- 1100g

    x = 25 mol de CO2.

    Como a relação molar é de 1:1, então:

    25 mol de NaHCO3 é 2100 g (ou 2,1kg)

    25 mol de CH3COOH é 1500 g (ou 1,5kg).

    Como o rendimento da reação é de 75%, então:

    2,1 kg ---- 75%

    x ---- 100%

    x = 2,8 kg de NaHCO3.

    1,5 kg ---- 75%

    x ---- 100%

    x = 2,0 kg de CH3COOH.

  • João Pedro Madeira Narcizo é a Massa Molar do CO2


ID
3073132
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Baseado nos métodos de separação de misturas complexas por cromatografia, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • maior velocidade de separação


ID
3073138
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um analista, ao observar o resultado de espectroscopia molecular, questionou qual seria a técnica instrumental aplicada. A única informação do espectro era a faixa de absorção entre 400 e 800 nm. O método de análise empregado foi:

Alternativas
Comentários
  • absorção entre 200 e 400 nm: ultravioleta

    absorção entre 400 e 800 nm: visível


ID
3073141
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma curva de calibração mostra a resposta de um método analítico para quantidades conhecidas de constituinte. Utilizando os conhecimentos de curva de calibração é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3073147
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um laboratório de análise orgânica recebeu uma amostra sólida. Foi realizada uma análise para a determinação do ponto de fusão e verificou-se que a faixa de temperatura de fusão era de 50-58°C. A técnica de purificação empregada nesta situação e o intervalo de fusão aceitável para uma substância pura são:

Alternativas
Comentários
  • Letra E: recristalização e 0,5-1°C.


ID
3073150
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O benzoato de benzila é um composto químico muito utilizado no tratamento da pediculose (infestação por piolhos). Sua síntese é realizada a partir de benzaldeído e catalisadores a base de óxidos alcalinos. Esta condensação é conhecida como reação de Tishchenko e o ácido benzoico é um subproduto gerado. A opção que contém, respectivamente, o reagente, o produto, o catalisador e uma forma de purificação para retirada do coproduto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • é só pensar que a adição do segundo anel aromático seria muito difícil de acontecer diretamente ao anel aromático. Além disso na reação de esterificação há a formação da água com um H de uma molécula e um OH de outra molécula, que no caso, mt provavelmente, seria do segundo anel aromático que foi adicionado para formar o benzoato de benzila.


ID
3073156
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para purificar a água dos rios e transformá-la em água potável, própria ao consumo da população, são realizadas as etapas de:

Alternativas
Comentários
  • floculação, decantação, filtração, cloração e fluoretação.

  • Floculação é diferente de flotação. Floculação é a reação química com sulfato de aluminio que quando reagem com a agua formam o hidroxido de aluminio que atraem particulas solidas, daí se formam os flóculos que serão separados por flotação ou decantação , ambos levam em conta a densidade.


ID
3073168
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da limpeza de materiais usados em laboratórios químicos é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3073174
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito do processo de eletrólise ígnea, considere as afirmativas a seguir:


I – O polo negativo é o eletrodo em que ocorre a oxidação e o polo positivo é o eletrodo em que ocorre a redução.

II – É realizado com auxílio de um circuito elétrico, composto de um gerador elétrico e uma célula voltaica, gerando energia.

III – É uma reação de oxirredução não espontânea provocada pela corrente elétrica.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Eu achando que a I estava certa, errei a questão... :(

    Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo. No entanto, nos dois casos, na pilha e na eletrólise, no ânodo há a oxidação e no cátodo há a redução.

  • A afirmativa II está errado pois a eletrólise não gera energia mas sim FORNECE para que a reação ocorra


ID
3073177
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

De acordo com a representação da célula Co0|Co+2||Au+3|Au0 , é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Co0 | Co+2 || Au+3 | Au0

    Oxidação perde e- -----------> redução ganha e-

  • A) o cobalto é o anodo.

    B) o ouro sofre redução (correto).

    C) há desgaste do eletrodo de cobalto.

    D) os elétrons fluem, pela ponte salina, do cobalto para o ouro.

    E) a ponte salina equilibra as cargas do sistema.

    Resposta correta letra B.

  • Gabarito: Item B

    A) Errado. O cobalto é o anodo.

    B) Correto. O ouro sofre a redução.

    C) Errado. O desgaste acontece no eletrodo de cobalto.

    D) Errado. Os elétrons fluem pelo eletrodo de cobalto ( anodo) em direção ao eletrodo de ouro ( catodo)

    E) Errado. Na verdade, a ponte salina tem o papel de manter a eletroneutralidade da célula.