SóProvas



Prova Quadrix - 2014 - CRN - 3ª Região (SP e MS) - Assistente Técnico


ID
1356679
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                                OBESIDADE QUADRUPLICA EM PAÍSES EM 

                                         DESENVOLVIMENTO, DIZ RELATÓRIO DA

                                                                                                                                             BBC BRASIL

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã- Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

                                                    OBESIDADE GLOBALIZADA

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso - que têm um índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

                                   'PUBLICIDADE, INFLUÊNCIAS DA MÍDIA'

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.
"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.
Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

(wwwl.folha.uol.com.br/bbc/2014/01/1392816-obesidade-quadruplica-em- paises-em-desenvolvimento-diz-relatorio.shtml)

TEXTO II


                              POBRES TÊM MAIS DOENÇAS CRÔNICAS, DIZ ESTUDO 
                                               DA USP DE RIBEIRÃO PRETO

                                                                                                                           ISABELA PALHARES
                                                                                                                               DE RIBEIRÃO PRETO

Hipertensão, diabetes e colesterol alto ocorrem com maior incidência em pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Essas três enfermidades são consideradas um termômetro para o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa realizada pela FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, analisou a presença das doenças em 515 pessoas, divididas em cinco faixas de renda familiar.

A faixa de até dois salários mínimos (R$ 1.448) registrou a presença de 28,3% das pessoas com hipertensão, 15,9% com diabetes e 15,9%, com colesterol alto. A incidência é menor nas outras faixas.

Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%).

"São dados preocupantes, mas que podem servir para a formulação de políticas públicas. É preciso pensar em maneiras para conscientizar essa parcela da população", disse o pesquisador.

De acordo com o cardiologista do Hospital das Clínicas da USP Fernando Nobre, a população com menor renda em geral apresenta mais casos de obesidade e sedentarismo, condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças analisadas.

"As pessoas de baixa renda têm uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade. Some-se à falta de exercícios e você tem a base para essas três doenças", disse Nobre. Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação. "Tento fazer caminhada também, mas não faço com muita frequência por falta de tempo. A alimentação foi mais fácil de mudar, apesar de dar algumas escapadas", disse.

(wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/01/1402039-pobres- tem-mais-doencas-cronicas-diz-estudo-da-usp-de-ribeirao-preto.shtml)

De acordo com a leitura e interpretação de ambos os textos, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA: "Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%"

    b)CORRETA:"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta

    c) CORRETA:"Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico." e "Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%)."

    d) CORRETA:" Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as criança"

    e) INCORRETA: nenhum dos textos afirma que a obesidade ser um problema apenas dos países emergentes..

  • Letra "e".No texto I o autor defende a ideia de que a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso. 

    Alguém tem dúvidas que a América do Norte não é um país emergente?

  • O que e um pais emergente?

  • Karina posso te responder com, apenas, uma sigla BRICS.

  • Karina, são países considerados em desenvolvimento ou também conhecidos com "Sub-desenvolvidos". Ex: Brasil , Argentina, Bolívia ... 

  • O texto I é compoto por 3 textos??


  • o texto 2 não fala nada sobre paises em desenvolvimento ou emergentes.... como pode a resposta ser a E ?

     

  • no texto 1 o sedemnntarismo é um problema para as classes mais altas ...

     

  • A gente não prestou atenção que o texto I tem 3 textos inclusos, e o II apenas 1.

    Porém, no segundo texto do Texto I, tem a seguinte frase: ''A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México''. Ou seja, ele não afirmou que o problema era APENAS dos países emergente.

    Essa palavra APENAS deixou a questão duvidosa e até errada. Em minha opinião caberia recurso. :/

    Gab E.

  • Mas o texto II não fala sobre países emergentes, fala do Brasil. Assim, teríamos que ter conhecimento antecipado que Brasil é um país emergente, ou seja, é uma informação que está fora do texto.

    A exemplo, imagine colocar um texto falando de vitamina C e depois cobrar sobre o  termo "ácido ascórbico" sem estar no texto, nem todos saberiam que existem essa relação, que são sinônimos. Infelizmente  pra algumas questões só o texto não basta precisamos ter conhecimentos que vão além do que é cobrado. 

  • Uma só questão com quatro textos. Haja tempo!


ID
1356685
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                                OBESIDADE QUADRUPLICA EM PAÍSES EM 

                                         DESENVOLVIMENTO, DIZ RELATÓRIO DA

                                                                                                                                             BBC BRASIL

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã- Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

                                                    OBESIDADE GLOBALIZADA

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso - que têm um índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

                                   'PUBLICIDADE, INFLUÊNCIAS DA MÍDIA'

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.
"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.
Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

(wwwl.folha.uol.com.br/bbc/2014/01/1392816-obesidade-quadruplica-em- paises-em-desenvolvimento-diz-relatorio.shtml)

TEXTO II


                              POBRES TÊM MAIS DOENÇAS CRÔNICAS, DIZ ESTUDO 
                                               DA USP DE RIBEIRÃO PRETO

                                                                                                                           ISABELA PALHARES
                                                                                                                               DE RIBEIRÃO PRETO

Hipertensão, diabetes e colesterol alto ocorrem com maior incidência em pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Essas três enfermidades são consideradas um termômetro para o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa realizada pela FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, analisou a presença das doenças em 515 pessoas, divididas em cinco faixas de renda familiar.

A faixa de até dois salários mínimos (R$ 1.448) registrou a presença de 28,3% das pessoas com hipertensão, 15,9% com diabetes e 15,9%, com colesterol alto. A incidência é menor nas outras faixas.

Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%).

"São dados preocupantes, mas que podem servir para a formulação de políticas públicas. É preciso pensar em maneiras para conscientizar essa parcela da população", disse o pesquisador.

De acordo com o cardiologista do Hospital das Clínicas da USP Fernando Nobre, a população com menor renda em geral apresenta mais casos de obesidade e sedentarismo, condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças analisadas.

"As pessoas de baixa renda têm uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade. Some-se à falta de exercícios e você tem a base para essas três doenças", disse Nobre. Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação. "Tento fazer caminhada também, mas não faço com muita frequência por falta de tempo. A alimentação foi mais fácil de mudar, apesar de dar algumas escapadas", disse.

(wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/01/1402039-pobres- tem-mais-doencas-cronicas-diz-estudo-da-usp-de-ribeirao-preto.shtml)

Em todas as passagens, as circunstâncias estão corretas e de acordo com o termo grifado, exceto em:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Por que a D está errada?


  • Nessse caso, a conjunção "mas" tem o sentido de adição.....substitua o "mas" por "e"....

  • No meu entendimento acredito que a "b" seja o gabarito da questão.

    "à medida que" é (PROPORCIONAL) e não explicação.
  • "mas" não é adição, é uma conjunção coordenada adversativa. 

  • A meu ver a resposta é letra B

  • Gabarito: letra D. Mas com sentido de soma é aditiva.

  • A questão deveria ter sido anulada, haja vista haver duas alternativas incorretas, "B" e "D". afirmar que à medida que é explicação é falta de respeito. Ta parecendo a banca "IADES"

  • Também discordo do gabarito. A alternativa B dá a ideia de proporção e não de explicação, estando também incorreta.

  • Oxi...Pessoal, indiquemos esta questão para comentário dos professores!!!

    À medida que - Proporcional

     Ex: À medida que meditava, entendia o significado da vida.

    Na medida em que - Causa/consequência

    Ex: Na medida em que bebia, perdia os sentidos

    Note: perder os sentidos é a consequência da causa de ter bebido

  • Obvio que a errada é a letra B

  • o MAS está com sentido de ADIÇÃO, poderia ser substituido por E

  • em algumas ocasiões a conjunção adversativa pode dar ideia de soma, adição... = E, MAS TAMBÉM.

  • Maior viagem da banca. À medida que é proporcional.

  • Gente não tem lógica, pois o gabarito deveria ser a letra b conforme a explicação do Miro e outros.

  • Eu errei porque li rápido, de fato o sentido é mesmo aditivo.

  • Nem com farinha dá pra engolir a letra b como certa. Se fosse "na medida em que" indicaria causa, mas neste caso não. Passível de anulação.

  • Quadrix sendo Quadrix, e a Banca Bostrix.

  • Incrivel que na questão seguinte a banca assumiu que "à medida que " é proporcional.

    Q452228

  • BOSTRIX...KKKKK

  • Essa está tão sem noção que nem os professores querem comentar.

  • pegou geral BOSTRIX

  • Assim fica difícil!

    Em 18/09/2017, às 07:15:12, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 12/07/2017, às 16:01:46, você respondeu a opção B.Errada!

  • Até o professor foi contra esse gabarito absurdo!!!!!!!!!

  • Vejo gente aí passando pano para a banca e tentando justificar o gabarito da banca, ao meu ver não há justificativa, assistam o comentário do professor em vídeo, gabarito B.
  • Absurdo!


ID
1356691
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                                OBESIDADE QUADRUPLICA EM PAÍSES EM 

                                         DESENVOLVIMENTO, DIZ RELATÓRIO DA

                                                                                                                                             BBC BRASIL

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã- Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

                                                    OBESIDADE GLOBALIZADA

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso - que têm um índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

                                   'PUBLICIDADE, INFLUÊNCIAS DA MÍDIA'

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.
"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.
Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

(wwwl.folha.uol.com.br/bbc/2014/01/1392816-obesidade-quadruplica-em- paises-em-desenvolvimento-diz-relatorio.shtml)

TEXTO II


                              POBRES TÊM MAIS DOENÇAS CRÔNICAS, DIZ ESTUDO 
                                               DA USP DE RIBEIRÃO PRETO

                                                                                                                           ISABELA PALHARES
                                                                                                                               DE RIBEIRÃO PRETO

Hipertensão, diabetes e colesterol alto ocorrem com maior incidência em pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Essas três enfermidades são consideradas um termômetro para o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa realizada pela FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, analisou a presença das doenças em 515 pessoas, divididas em cinco faixas de renda familiar.

A faixa de até dois salários mínimos (R$ 1.448) registrou a presença de 28,3% das pessoas com hipertensão, 15,9% com diabetes e 15,9%, com colesterol alto. A incidência é menor nas outras faixas.

Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%).

"São dados preocupantes, mas que podem servir para a formulação de políticas públicas. É preciso pensar em maneiras para conscientizar essa parcela da população", disse o pesquisador.

De acordo com o cardiologista do Hospital das Clínicas da USP Fernando Nobre, a população com menor renda em geral apresenta mais casos de obesidade e sedentarismo, condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças analisadas.

"As pessoas de baixa renda têm uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade. Some-se à falta de exercícios e você tem a base para essas três doenças", disse Nobre. Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação. "Tento fazer caminhada também, mas não faço com muita frequência por falta de tempo. A alimentação foi mais fácil de mudar, apesar de dar algumas escapadas", disse.

(wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/01/1402039-pobres- tem-mais-doencas-cronicas-diz-estudo-da-usp-de-ribeirao-preto.shtml)

A partir da leitura e interpretação do trecho a seguir, pode- se inferir que o termo em destaque:

"O relatório prevê um 'enorme aumento' em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta."

Alternativas
Comentários
  • Esta questão acaba de bater o martelo no último prego que faltava para se afirmar que a questão anterior está com o gabarito errado. "a medida que" indica proporção. 

  • realmente desmotivante, Alex V., essa banca não tem critério!

  • nossa... ai não dá! quem passa é só figurinha marcada... pq quem estuda mesmo erra todas dessa banca rsrsrsr

  • Na minha visão ai tem umas 4 questoes corretas, ate voltei ao enunciado para saber se nao era para marcar a incorreta.

  • Alex Silveira falou pouco mas falou bonito.

  • Fiquei muito em dúvida entre a B e a C. Acabei marcando a C --' Mas era a B.

    (aaaaaaaaaah)

     

    Gab. B

  • Não sei qual a dúvida nesta questão. Quem errou, ou não sabe a diferença entre:

    hipocalórico e hipercalórico.

    entre:

    "à medida que" (proporção) e "na medida em que"(causa), ou

    não soube interpretar a diferença entre "se aproximam dos padrões" e semelhantes.

    A RESPOSTA CORRETA É CLARAMENTE A LETRA B, "à medida que"no sentido de proporção. Deve haver pelo menos uns cem sites explicando isso...

     


ID
1356697
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                                OBESIDADE QUADRUPLICA EM PAÍSES EM 

                                         DESENVOLVIMENTO, DIZ RELATÓRIO DA

                                                                                                                                             BBC BRASIL

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã- Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

                                                    OBESIDADE GLOBALIZADA

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso - que têm um índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

                                   'PUBLICIDADE, INFLUÊNCIAS DA MÍDIA'

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.
"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.
Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

(wwwl.folha.uol.com.br/bbc/2014/01/1392816-obesidade-quadruplica-em- paises-em-desenvolvimento-diz-relatorio.shtml)

TEXTO II


                              POBRES TÊM MAIS DOENÇAS CRÔNICAS, DIZ ESTUDO 
                                               DA USP DE RIBEIRÃO PRETO

                                                                                                                           ISABELA PALHARES
                                                                                                                               DE RIBEIRÃO PRETO

Hipertensão, diabetes e colesterol alto ocorrem com maior incidência em pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Essas três enfermidades são consideradas um termômetro para o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa realizada pela FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, analisou a presença das doenças em 515 pessoas, divididas em cinco faixas de renda familiar.

A faixa de até dois salários mínimos (R$ 1.448) registrou a presença de 28,3% das pessoas com hipertensão, 15,9% com diabetes e 15,9%, com colesterol alto. A incidência é menor nas outras faixas.

Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%).

"São dados preocupantes, mas que podem servir para a formulação de políticas públicas. É preciso pensar em maneiras para conscientizar essa parcela da população", disse o pesquisador.

De acordo com o cardiologista do Hospital das Clínicas da USP Fernando Nobre, a população com menor renda em geral apresenta mais casos de obesidade e sedentarismo, condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças analisadas.

"As pessoas de baixa renda têm uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade. Some-se à falta de exercícios e você tem a base para essas três doenças", disse Nobre. Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação. "Tento fazer caminhada também, mas não faço com muita frequência por falta de tempo. A alimentação foi mais fácil de mudar, apesar de dar algumas escapadas", disse.

(wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/01/1402039-pobres- tem-mais-doencas-cronicas-diz-estudo-da-usp-de-ribeirao-preto.shtml)

Em "Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação", o termo em destaque:

I. funciona como adjunto adnominal.
II. é um complemento nominal.
III. funciona como advérbio de tempo.
IV. funciona como conjunção condicional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO - é adjunto adverbial (indica tempo)

    II - ERRADO - não completa o sentido de nome; completa o sentido de verbo

    III - CORRETO - de acordo com o item I

    IV - ERRADO - é conjunção temporal


  • Desde que não é uma conjunção condicional ???  é o que diz no meu livro aqui =s

  • Fernando, depende do contexto. Se fosse, por exemplo: "desde que você estude, passará", acredito que se encaixaria na ideia de "condicional". Repare que o sentido nesta frase  e o da questão são diferentes.


    Alguém me corrija caso eu esteja equivocado. 

  • não é conjunção condicional pois não dá ideia de hipótese  na frase

    é advérbio de tempo pois fala que há sete anos que ela descobriu a doença.

  • Lembrando que: DESDE QUE, também pode aparecer numa oração como uma conjunção subordinativa TEMPORAL. 

  • Ao substituir DESDE QUE por DESDE QUANDO é possível perceber melhor o contexto temporal do advérbio, que está modificando o verbo descobriu, no caso.


    Em questões como essa procuro expressões semelhantes que possam substituir a que estou analisando, mantendo o sentido, para confirmar meu raciocínio.


    Bons estudos!!!

  • Passou a controlar desde que  descobriu a hipertenção..... Advérbio de tempo

    Passou a controlar com calma   a hinpertenção  ....  Advérbio de modo 
  • Então, seria Condicional se estivesse condicionando algo, ex.

    Você irá se sair bem na prova, desde que estude muiiiiito! Condição para ir bem na prova = Estudar muito

    Porém, entretanto, contudo, todavia, o texto da questão refere-se ao tempo em que a Fulana descobriu tal doença = Há 7 anos, desde que descobriu. Quando descobriu? Há 7 Anos. 

    Dica: Não fiquem limitados as decorebas das conjunções, levem também em consideração a Interpretação. Abraços


    Entre as matérias que estudo: D. Constitucional, administrativo, eleitoral, etc... O português de longe é a que mais me da trabalho.

  • Letra D. Condicional ou temporal, depende da ideia. No caso aqui é de tempo! 

  • d)somente III.

    Com desde de....A ideia é de tempo.

    Não é adjunto adnominal nem complemento nominal por nao estar acompanhando substantivo ou adjetivo. Não é conjunção subordinada adverbial condicional porque nao ha condições.

  • há sete anos, quando descobriu que...

  • Na realidade, não é um advérbio, mas uma conjunção subordinativa temporal que introduz uma oração que funciona como adjunto adverbial da oração principal. Em todo caso, na falta de uma alternativa melhor ...

     

    Lembrando apenas que conjunções não exercem função sintática. Logo, apenas o termo "desde que" não poderia ser classificado como adjunto adverbial.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
1356703
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                                OBESIDADE QUADRUPLICA EM PAÍSES EM 

                                         DESENVOLVIMENTO, DIZ RELATÓRIO DA

                                                                                                                                             BBC BRASIL

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã- Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

                                                    OBESIDADE GLOBALIZADA

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso - que têm um índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

                                   'PUBLICIDADE, INFLUÊNCIAS DA MÍDIA'

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.
"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.
Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

(wwwl.folha.uol.com.br/bbc/2014/01/1392816-obesidade-quadruplica-em- paises-em-desenvolvimento-diz-relatorio.shtml)

TEXTO II


                              POBRES TÊM MAIS DOENÇAS CRÔNICAS, DIZ ESTUDO 
                                               DA USP DE RIBEIRÃO PRETO

                                                                                                                           ISABELA PALHARES
                                                                                                                               DE RIBEIRÃO PRETO

Hipertensão, diabetes e colesterol alto ocorrem com maior incidência em pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Essas três enfermidades são consideradas um termômetro para o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa realizada pela FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, analisou a presença das doenças em 515 pessoas, divididas em cinco faixas de renda familiar.

A faixa de até dois salários mínimos (R$ 1.448) registrou a presença de 28,3% das pessoas com hipertensão, 15,9% com diabetes e 15,9%, com colesterol alto. A incidência é menor nas outras faixas.

Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%).

"São dados preocupantes, mas que podem servir para a formulação de políticas públicas. É preciso pensar em maneiras para conscientizar essa parcela da população", disse o pesquisador.

De acordo com o cardiologista do Hospital das Clínicas da USP Fernando Nobre, a população com menor renda em geral apresenta mais casos de obesidade e sedentarismo, condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças analisadas.

"As pessoas de baixa renda têm uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade. Some-se à falta de exercícios e você tem a base para essas três doenças", disse Nobre. Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação. "Tento fazer caminhada também, mas não faço com muita frequência por falta de tempo. A alimentação foi mais fácil de mudar, apesar de dar algumas escapadas", disse.

(wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/01/1402039-pobres- tem-mais-doencas-cronicas-diz-estudo-da-usp-de-ribeirao-preto.shtml)

Assinale a opção correta a respeito das relações de concordância nos textos.

Alternativas
Comentários
  • a)não poderia ocorrer isso, pois o verbo já está no plural. 3° p.s. (Ele está) 3° p.p. (Eles estão)

    b)não pode acontecer isso, já que a forma verbal "ERA" concorda com "O PERCENTUAL" e se fosse levado para o plural concordaria com "PESSOAS", no entanto não pode haver tal concordância, uma vez que o termo está preposicionado. "DE" antecedendo pessoas.

    c)certa

    d)essa alternativa não tenho muita certeza, porém arrisco afirmar que o referido verbo não poderia ir para o singular, posto que concorda com a oração anterior "SÃO DADOS PREOCUPANTES". se estiver errado alguém me corrija ou complemente a alternativa.

    e)errado, dado que o verbo só tem um termo válido para concordar "A FAIXA" sem espaço para os demais termos.

  • GAB:C

     

    O erro da A é que o verbo poderia sim estar no plural, este é um dos casos em que se quebra a regra geral.

    "...quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso" 

     

     Também poderia ser:   Um bilhão de pessoas está acima do peso.


     

    Quando o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.

    Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.

     

    FONTE: http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html

  • fiquei na dúvida entre B e C. Aí analisei direito e tirei essa conclusão:

    A) [UM BILHAO DE PESSOAS] A concordância se dá pelo número ou pelo nome. Nesse caso o verbo seria no singular ou plural.

    B) [O PERCENTUAL DE PESSOAS] Concordância se dá pela palavra PERCENTUAL O QUAL VEM ACOMPANHADO PELO ARTIGO DEFINIDO "O" Não pode ir para o plural. Lembrando que o verbo ,nesse caso, não concorda com um número... diferente do que acontece na Alternativa A.

    C)correto


ID
1356709
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                                OBESIDADE QUADRUPLICA EM PAÍSES EM 

                                         DESENVOLVIMENTO, DIZ RELATÓRIO DA

                                                                                                                                             BBC BRASIL

O número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980, diz um relatório divulgado hoje na Grã- Bretanha.

De acordo com o estudo, quase um bilhão de pessoas vivendo nesses países - nações como China, índia, Indonésia, Egito e Brasil - estão acima do peso.

O relatório prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos, com mais consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta.

O estudo, feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois.

                                                    OBESIDADE GLOBALIZADA

Globalmente, o percentual de adultos que apresentavam obesidade ou sobrepeso - que têm um índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 - cresceu de 23% para 34% entre 1980 e 2008. Em números absolutos, isso representa um crescimento de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

A maior parte deste aumento foi visto no mundo em desenvolvimento, especialmente nos países onde os rendimentos da população cresceram, como no Egito e no México.

O relatório do ODI diz que a composição das dietas nesses países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
Isso se compara a 557 milhões em países de alta renda. No mesmo período, a população mundial quase dobrou.

Ao mesmo tempo, no entanto, a subnutrição é ainda reconhecida como um problema para centenas de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, particularmente entre as crianças.

As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa.
Enquanto a América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%

O maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental, onde a percentagem triplicou a partir de um ponto de partida mais baixo de 7%, para 22%.

Entre os países, o relatório descobriu que a taxa de sobrepeso e obesidade quase dobrou na China e no México, e aumentou em um terço na África do Sul desde 1980.

Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso.

                                   'PUBLICIDADE, INFLUÊNCIAS DA MÍDIA'

Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos.
"Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", afirma.
Wiggins vê o fenômeno especialmente em economias emergentes, onde uma maior classe média vive em centros urbanos e faz pouco exercício físico.

O resultado, diz ele, é "uma explosão de sobrepeso e obesidade nos últimos 30 anos", o que poderia levar a sérias implicações para a saúde.

O estudo cita países que conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais, como Peru e Coreia do Sul.

(wwwl.folha.uol.com.br/bbc/2014/01/1392816-obesidade-quadruplica-em- paises-em-desenvolvimento-diz-relatorio.shtml)

TEXTO II


                              POBRES TÊM MAIS DOENÇAS CRÔNICAS, DIZ ESTUDO 
                                               DA USP DE RIBEIRÃO PRETO

                                                                                                                           ISABELA PALHARES
                                                                                                                               DE RIBEIRÃO PRETO

Hipertensão, diabetes e colesterol alto ocorrem com maior incidência em pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Essas três enfermidades são consideradas um termômetro para o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa realizada pela FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, analisou a presença das doenças em 515 pessoas, divididas em cinco faixas de renda familiar.

A faixa de até dois salários mínimos (R$ 1.448) registrou a presença de 28,3% das pessoas com hipertensão, 15,9% com diabetes e 15,9%, com colesterol alto. A incidência é menor nas outras faixas.

Cláudio Miranda, responsável pela pesquisa, afirmou que nessa faixa de renda também há maior concentração de pessoas que afirmam nunca se exercitar (44,2%).

"São dados preocupantes, mas que podem servir para a formulação de políticas públicas. É preciso pensar em maneiras para conscientizar essa parcela da população", disse o pesquisador.

De acordo com o cardiologista do Hospital das Clínicas da USP Fernando Nobre, a população com menor renda em geral apresenta mais casos de obesidade e sedentarismo, condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças analisadas.

"As pessoas de baixa renda têm uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade. Some-se à falta de exercícios e você tem a base para essas três doenças", disse Nobre. Há sete anos, desde que descobriu que estava com hipertensão, a analista Luciana Badim, 40, passou a controlar a alimentação. "Tento fazer caminhada também, mas não faço com muita frequência por falta de tempo. A alimentação foi mais fácil de mudar, apesar de dar algumas escapadas", disse.

(wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/01/1402039-pobres- tem-mais-doencas-cronicas-diz-estudo-da-usp-de-ribeirao-preto.shtml)

Assinale a expressão dos textos que, no desenvolvimento da argumentação, é usada com valor de causa.

Alternativas
Comentários
  • Causa que favorece a obesidade : Alimentação rica em Carboidratos.

    Você terá base para essas três doenças como? Falta de exercícios e alimentação rica em Carboidratos..

  • muito mal formulada o cabeçalho da questão, mas dá pra inferir, com muito esforço e pro eliminação, que " o fato dass pessoas de baixa renda terem uma alimentação rica em carboidratos que favorece a obesidade e a falta de exercícios" são causas para as três doenças.

  • Gabarito A

    causa MOTIVO

    consequência RESULTADO

  • O fato de ..faz com que.


ID
1356736
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o termo sublinhado está gramaticalmente correto.

Defendida por uma corrente de endocrinologistas e nutricionistas, à(l) ideia de que um indivíduo com sobrepeso possa ser um 'gordinho saudável1 não passa de um mito, segundo uma nova pesquisa. O estudo, conduzido por cientistas canadenses com mais de 60 mil pessoas, mostraram (2) que o excesso de gordura ainda traz riscos à (3) saúde, mesmo quando os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar são normais. Divulgada na publicação científica "Annals of Internai Medicine", a pesquisa analisou resultados de mais de mil outros estudos publicados sobre o tema.

Os pesquisadores do Hospital Mount Sinai, em Toronto, terminaram por contradizer à(4) máxima de que o excesso de peso não implicaria necessariamente em riscos para a saúde desde que os indivíduos se mantessem(5) saudáveis de outras maneiras.

(http://f5.foiha.uol.com.br/humanos/2013/12/1380547-gordinho- saudavel-e-um-mito-diz-pesquisa.shtml< com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • alguem sabe o por que da 5 estar errada?

  • A "5" esta errada por que o correto é mantivessem e não mantessem.


  • 1) à(l) ideia de [...] - Não há crase, pois não houve exigência da preposição 'a', exite apenas o artigo A ( A ideia). 2) O estudo [...], mostraram (2) que o [...] - O verbo sempre concorda com o sujeito, logo, o verbo deveria está escrito "mostrou". 3) preposição A + artigo A 4) contradizer à(4) máxima -  Quem contradiz, contradiz ALGO, não há preposição, apenas artigo A máxima. 5) os indivíduos se mantessem [..] - o correto é mantivessem

  • Gabarito 'C'. Substitua por: 'para a' saúde. Deu 2 palavras? Tem crase!

  • gente nao consigo entender porque tem crase antes de saude.. alguem me explica? Eu nao entendi o lance do "para a ", porque o verbo nao pediu

  • O corre crase em:  "o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde". Pelo simples fato do verbo trazer é VTDI, ou seja pede preposição quando for o Objeto inditeto. Ademais, "saúde" é um nome feminino, sendo assim admite o artigo "a" :    a + a = à 

    Essa parada de Crase é simples, se estiver em duvida faça o seguinte: a pegue a palavra "saúde" e sepere-a da frase, coloque-a em uma outra frase, sendo esta palavra "saúde" o sujeito desta sua nova frase 

    EX:

    _ Saúde é bom para todos 

    A saúde é bom para todos 

    percebemos que saúde pode ser escrita sem o artigo "a", como também admite  o artigo "a". Sendo assim a crase facultativa ;)

  • 1. E - defende algo. Defende a ideia (obj direto) - sem crase.
    2. E - mostrou. O que mostrou: O estudo. Sujeito no singular e verbo também!
    3. C - expressão 'à saude' sempre é craseada.
    4. E - quem contradiz, contradiz algo. - sem crase
    5. E - mantivesse.

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     


ID
1356748
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Durante um bate-papo com o humorista Fábio Porchat (em 23 out. 2013), o entrevistador Jô Soares fez uma brincadeira quanto à sua própria obesidade, dizendo "eu perdi altura". Sabendo que o IMC de uma pessoa é calculado pela razão entre a massa da pessoa em quilogramas e sua altura, em metros, ao quadrado, justifica o humor de Jô Soares o fato de que uma perda de altura:

Alternativas
Comentários
  • alguem poderia me explicar?

    concordo com a colega Louriana....

  • A alternativa D também está correta, pois ao diminuir a altura o IMC também aumentará.

  • meio subjetiva eihn!!! a Banca faz do jeito que quizer; e brincadeira né, tem que haver uma legislação especifica para concurso, para assim não ocorrer mais esses e outros tipos de questões absurdas!

  • Questão mal formulada.

  • Há uma grande diferença entre índice de massa corporal e massa corporal. Um professor de física que olhe essa questão vai querer até processar a banca pelo desconhecimento. rs.

    A massa permanecerá a mesma até na lua. O que diminui/aumenta o peso de uma pessoa é a gravidade.

    O mesmo acontece com o IMC. Caso a pessoa "perca altura" o IMC irá aumentar. Mas a massa corporal só irá aumentar se, e somente se, ela ganhar massa corporal.

    Acho que entendo que a banca usou esses dados para nos levar para um caminho totalmente ao contrário do foco que ela quer dar para a questão.

    Mas, mesmo assim, para mim, o gabarito não deveria ser a letra d)

  • Banca escrota...

    no caso ai estão querendo dizer... "se eu perdi altura" então "eu engordei"
  • Venho a algumas semanas fazendo questões desta banca, e posso dizer que ela é extremamente detalhista! se tem A GRANDE DICA para vencer essa banca é:  SEJA ATENTO SEMPRE!

    Gabarito Letra D!  Bons Estudos!
  • Poderia ser a alternativa E também. Pessoal, se ele estivesse perdido altura implicaria também no aumento do IMC, certo!? 

  • Que lixo de questão. Acho que a alternativa "E" está correta. 

  • A alternativa E tbm está correta...lixo de questão

  • a alternativa matematicamente correta é a E

    IMC = Massa /(altura xaltura)

    assim IMC é inversamente proporcional a altura, 

    exemplo uma pessoa mais alta, o valor da massa seria dividido por um numero maior, caso uma pessoa "perder altura" o valor da parte de baixo da divisão será menos e com isso o IMC maior 

    ----

    cabe ainda dizer que as pessoas diminuie de tamanho quando idosa mas é 1 ou 2 cm

     

    no caso do Jô Soares, que é notorio o ganho de massa corpora, e considerando que a altura é constante poderia atè justificar a letra D, contudo isso é uma opinião e para concurso, não pode ser opinião, mesmo porque tenho certeza que opinião não tem na ementa de materias publicada na epoca do edital.

    A questão deveria ser anulada

     

  • se a pessoa perde altura, o que aumenta é o IMC, a massa (em Kg), vai ser a mesma. ele ter 100 kg com 1,90m de altura ou ter 100kg com 1,50 de altura... não muda o "peso" dele; muda o IMC. não entendi a pegadinha da banca, sinceramente... desanimada de fazer prova dessa porcaria daqui uns dias


ID
1356754
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a afirmativa: "Se uma mulher está grávida, então a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina."

Assinale a alternativa que contém uma equivalência lógica dessa afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • Se uma mulher está grávida, então a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina.  

    MEG -> SGCEPSU     <---->  ~SGCEPSU -> ~MEG    LETRA E         


    mulher está grávida: MEG

    a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina: SGCEPSU

  • Pessoal, com "se ->então" verdadeiras só basta voltar negando ( "A->B" fica "¬B->¬A").


    No caso, "Se uma mulher está grávida, então a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina." 


    Após voltar negando fica; e uma mulher não está com a substância gonadotrofina coriônica presente na sua urina, então não está grávida.

  • Gab EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • Volta negando. ;) 

  • "Se uma mulher está grávida, então a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina"

    O condicional SE tem 2 conectivos possíveis:
    P -> Q = ~Q -> ~ P (próprio condicional SE)
    P -> Q = ~P V Q (conectivo OU)

    Logo, essas são as 2 possibilidades, daí é só substituir pelas proposições:
    P: "Uma mulher está grávida"
    Q: "A substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina"

    1.~Q -> ~ P = SE A substância gonadotrofina coriônica NÃO está presente na sua urina ENTÃO uma mulher NÃO está grávida


    2.~P V Q = Uma mulher NÃO está grávida OU a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina

  • A questão é de tamanha facilidade que dispensa qualquer estudo no assunto. Basta o candidato olhar para seu eu interior e, por meio dele, atingir o nirvana do raciocínio lógico-matemático, aceitando o peso das revelações contidas na santa tabela-verdade.

  • Cara, fui procurar esse nirvana e minha cabeça doeu

  • lo de primeira errei a questão ,depois de ter usado o bizu volta negando,mas não deu na litaralidade do bizuu

  • A equivalência do Se...então, pode se dar de duas formas:

    ~B ---> ~A

    ~A  v  B

  • Nega e inverte

  •  

    e) Se uma mulher não está com a substância gonadotrofina coriônica presente na sua urina, então não está grávida. Nega tudo e inverte

  • Os dois principais tipos de gonadotrofinas são o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio estimulador do folículo (FSH).O beta HCG é um hormônio produzido pelo organismo durante a gestação pelas células precursoras da placenta. Ele é um componente do HCG (gonadotrofina coriônica humana), hormônio específico da gravidez. Por isso esse exame é usado no diagnóstico da gestação

  • Letra E

    Equivalente "Se A-->B= "Se ¬B --> ¬A. Volta negado tudo.

    "Se uma mulher está grávida, então a substância gonadotrofina coriônica está presente na sua urina."

    "Se uma mulher não está com a substância gonadotrofina coriônica presente na sua urina, então não está grávida".

  • Equivalência Lógica do "Se..., então..." → inverte e nega tudo.


ID
1356760
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a afirmativa: "Comer de forma saudável contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas."

Uma negação lógica para essa afirmativa está contida na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Comer de forma saudável contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas


    Comer de forma saudável contribui para o bem-estar: CFSCBE

    ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas: APDCD

    CFSCBE ^ APDCD

    Negação

     ~( CFSCBE ^ APDCD ) 

     ~CFSCBE v  ~APDCD

    Letra B

  • p ^ q para que haja negação tem que negar as duas preposições e trocar o conectivo ^ (e) por v (ou).

    então fica assim: p^q fica ~p v~q

  • só uma retificação no comentário do Sr Paulo Cézar; onde se lê: "preposições" leia-se: "proposições".

  • o NÃO, não tinha que vir no começo da frase?!

  • Concordo com o questionamento do Lucas Almeida. Alguém com mais tempo de estudo neste assunto ou algum professor pode comentar?

  • b

    comer de forma saudável não contribui para o bem- estar ou não ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas.

  • Sobre o ñ  no começo da frase: Acho q nem sempre vem no começo, sempre tem uma jogada de gramatica nisso pra confudir na hora da prova. É sempre bom entender a oração para não vacilar.

  •  b) comer de forma saudável não contribui para o bem- estar ou não ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas. Negação E e OU troca um pelo outro e nega tudo.

  • GAB. B

    Negação do E P^Q: Nega as duas proposições e troca o conectivo por Ou.

    "Comer de forma saudável contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas."

    "Comer de forma saudável NÃO contribui para o bem-estar OU NÃO ajuda a prevenir doenças crônico- degenerativas."

  • NEGA TUDO E TROCA O CONECTIVO E PELO OU.


ID
1356766
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Das afirmativas a seguir, assinale a única que apresenta uma proposição lógica.

Alternativas
Comentários
  • Uma alimentação saudável é um dos princípios básicos para uma vida saudável. 


    Por exemplo:

    Se Uma alimentação saudável é um dos princípios básicos para uma vida saudável então posso viver mais tempo


  • A ALTERNATIVA A É A RESPOSTA PQ AS OUTRAS NAO PODEM SER UMA PROPOSIÇÃO LÓGICA PQ:

    B) É UMA FRASE IMPERATIVA

    C) É UMA PERGUNTA

    D) UMA FRASE IMPERATIVA

    E) FRASE SEM VERBO

    SIMPLES ASSIM ;)

    DEUS TA NO CONTROLE....BONS ESTUDOS MEUS AMIGOS!!!!  

  • É sabido que uma proposição é uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Sentenças exclamativas, interrogativas, imperativas e poemas, não são proposições. Visto isso, a única que apresenta uma proposição lógica nas afirmativas será a letra A.

    Resposta: Alternativa A.
  • a) Correta

    b) Imperativo e exclamação

    c) Exclamação

    d) Imperativo

    e) Falta Verbo

  • Estou me sentindo bem burra com essa questão, afinal onde está o verbo da alternativa a).

    Não entendi o por quê dela estar correta. Para mim, todas estão erradas. Alguém me ajuda?

  • Joseane, o verbo nesse caso é o verbo "ser" no presente do indicativo (eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são): Uma alimentação saudável é um dos princípios básicos para uma vida saudável.


  • Obrigada Antonio Neto !! 

    Agora entendi!

  • Não são proposições: Exclamativas(!), Interrogativas(?), Imperativas(ordem), Sem verbo, Abertas(ex: x+2=5)

  • Eu acertei, mas fiquei com dúvida na última...por que não pode ser a alternativa ´e´ ?

  • o verbo está implícito kk

  • É sabido que uma proposição é uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Sentenças exclamativas, interrogativas, imperativas e poemas, não são proposições. Visto isso, a única que apresenta uma proposição lógica nas afirmativas será a letra A.


    Resposta: Alternativa A.

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:

    https://youtu.be/ABggr3xghyo

    Professor Ivan Chagas

  • Uma proposição lógica é aquela que pode ser questionada, discutida, reformulada. Tais possibilidades só estão presentes na alternativa A.

  • NÃO PERCAM TEMPO OS COMENTÁRIOS  VÃO DIRETO AO VIDEO DO PROF IVAN CHAGAS,É CURTO E BEM DIDÁTICO.

  • Nunca uma dessas cai nos dias de hoje kkkkkk

     

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/9LriEccGOD8
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • NÃO SÃO PROPOSIÇÕES

    Pergunta

    Exclamação

    Sentença aberta

    Ordem

    Sem verbo

  • Gabarito A

    • É proposição: frases declarativas (verdadeira ou falsa).
    • Não é proposição:

    → Frases: interrogativas (?), imperativas (ordem/pedido), exclamativas (sentimentos/emoções) e sentenças paradoxais abertas (frases que leva a contradição ou não pode afirmar ou negar. ex: "só sei que nada sei", "a frase dentro dessas aspas é mentira", x+7=10)


ID
1356775
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Seis homens e quatro mulheres são candidatos a compor uma comissão de cinco pessoas. Exige-se que a comissão tenha, ao menos, uma mulher. Sendo assim, o número de comissões possíveis é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso é melhor fazermos o numero de comissões que não tenham nenhuma mulher, depois é só diminuir do total.

    Total de possibilidades é C10,5 = 252 --> combinação de 10 , 5 a 5.

    Nenhuma mulher nas comissões C6,5 = 6

    Consequentemente o numero de comissões com pelo menos uma mulher será 252 - 6 = 246 comissões diferentes.

    Gabarito Letra C

  • a comissão é formada por 5 pessoas, onde deve haver no mínimo uma mulher, sendo assim, temos as seguintes maneiras de formar essas comissões; 4 homens e 1 mulher ou 3 homens e 2 mulheres ou 2 homens e 3 mulheres ou 1 homem e 4 mulheres.

    lembrando que podemos escolher entre 6 homes e 4 mulheres disponiveis, conforme o enuciado. Assim temos:

    C6;4 x C4;1 = 60     

    C6;3 x C4;2 = 120

    C6;2 x C4;3 = 60

    C6;1 x C4;4 = 6

    120

    +60

    +60

    +6

    =246 possibilidades de comissões possiveis.

                  

  • pensei que essa fosse arranjo

  • Questões de análise combinatória desse tipo que envolvem algum tipo de restrição a uma COMISSÃO, CAIXA DE BOMBOM ou outros são simples de resolver.

    Antes de começar é extremamente importante destacar os dados:

    6 Homens;
    4 Mulheres;
    5 Pessoas nas comissões;
    1 Mulher, ao menos, em qualquer uma das comissões.

    Primeiro devemos imaginar a comissão composta por essas pessoas SEM RESTRIÇÃO ALGUMA, SEM QUANTIDADES DE HOMENS E MULHERES PRÉ DEFINIDOS. (Imagine que a questão perguntou qual número de comissões de 5 pessoas são possíveis com um total de 10 pessoas).
    Diante disso: C10,5

    COMISSÕES SEM RESTRIÇÃO
    C10,5 = 10! / 5!(10 - 5)! = 252

    (NOTE QUE O EXAMINADOR COLOCA QUASE TODAS OU TODAS AS POSSIBILIDADES DE ERRO, ENTÃO FIQUE ATENTO QUANTO A ESSE TIPO DE QUESTÃO)

    Agora deve-se notar o seguinte: A questão colocou um tipo de restrição que é todas as comissões terá pelo menos uma MULHER. Nessa fase da questão o número de mulheres pouco interessa para nós, o que devemos excluir do número total do número de COMISSÕES SEM RESTRIÇÃO é as COMISSÕES COMPOSTAS SÓ POR HOMENS.
    Diante disso: C6,5

    COMISSÕES COMPOSTAS SÓ POR HOMENS
    C6,5 = 6! / 5!(6 - 5)! = 6

    LOGO: 252 - 6 = 246
    FORMULA: C10,5 - C6,5 = 246

  • Prefiro fazer sem fórmula. Total de comissões: 10/5 x 9/4 x 8/3 x 7/2 x 6/1 = 252. Como a ordem não importa, dividimos. Fazendo agora para a restrição de ter PELO MENOS UMA MULHER, é só fazermos apenas com homens, aí subtraímos dos homens pelo total. Assim: 6/5 x 5/4 x 4/3 x 3/2 x 2/1 = 6. Novamente, como a ordem não importa, dividimos. Aí o resultado fica: 252 - 6 = 246. 

  • eu errei essa questão porque fui machista. 

    meu resultado deu 247 kkk
  • Eu resolvi esta questão assim: (mais trabalhoso, porém mais fácil de entender).

     

    Lembrando: Ou - soma   /  E - multiplica

     

    Sempre tento resolver aplicando as fórmulas de permutação, arranjo ou combinação, quando couber, claro.

    Neste caso, aplicaremos da combinação.

     

    A questão pede para formarmos uma comissão com 5 pessoas contendo, pelo menos, 1 mulher. Ou seja, sempre deve ter mulher, seja 1 ou as 4.

    Logo, as comissões são:

    - 4 mulheres e 1 homem;

    - 3 mulheres e 2 homens;

    - 2 mulheres e 3 homens;

    - 1 mulher e 4 homens.

     

    Nestas 4 comissões podemos "embaralhar" as pessoas ( M, H, H, H, H;   H, M, H, H, H;   H, H, M,H, H, etc),, ou seja, não importa a ordem, mas a questão pede quantas comissões conseguimos formar.

     

    Calculando, temos:

    - 4 mulheres e 1 homem;

    M: C4,4 =1   (e)     H: C6,1=6             --------> 6x1= 6

     

    - 3 mulheres e 2 homens;

    M: C4,3 =4   (e)     H: C6,2=15             --------> 4x15= 60

     

    - 2 mulheres e 3 homens;

    M: C4,2 =6   (e)     H: C6,3=20             --------> 6x20= 120

     

    - 1 mulher e 4 homens.

    M: C4,1 =4   (e)     H: C6,4=15             --------> 4x15= 60

     

    TOTAL: 6+60+120+60= 246.

     

  • Alguém consegue me explicar por que não deu certo com meu raciocínio?
    Fiz assim: separei um lugar para uma mulher e fiz o arranjo dos 9 restantes para 4 lugares. A9,4 = 9! / 5! = 126.
    Usei arranjo pois para mim a ordem importa, já que uma comissão com as mesmas pessoas permutadas é a mesma comissão.

     

     

     

  • Muito boa a explicação do colega Estudos MF. Serviu para matar a questão.

     

    Porém vejo um problema na lógica da resolução do colega Estudos MF. Quando encontramos o número de comissões sem restrições, há entre essas comissões algumas compostas somente por homens, já que temos 6 homens para formarmos uma comissão de 5 pessoas. A questão pede comissões que necessariamente tenham pelo menos 1 mulher.

     

    Não sou professor em matemática, mas acho que os colegas thiago araujo e Alânio Nunes deram a melhor explilcação.

     

    Bons estudos!

  • Fiz duas análises combinatórias, primeiro multiplicando 10! por 5! (total x quantidade de pessaos na comissão), depois 10! por 4! (total x quantidade de mulheres). Os resultados foram 36 e 210, respectivamente. Somando, temos 246

    Gabarito: C

  • André Penna,

    não há erro. 

     

    O número de comissões sem restrições (=252) realmente inclui TODAS as comissões possíveis. Inclusive as compostas só por homens. 

    Por isso que depois ele calculou quantas comissões são compostas SÓ por homens (=6)

     

    TUDO - o que não quero = quero

     

    Todas as comissões - comissões formadas só por homens = comissões que possuem ao menos 1 mulher

    252 - 6 = 246

  • Pra mim o gabarito tá errado. O certo seria combinação C4,1 - Uma vaga a ser decidida entre 4 mulheres, depois Combinação C9,4. Quatro vagas a ser decidida entre 9 pessoas - Homens ou mulheres que restaram. O correto seria 126 x 4 = 504. O pior é que eu já acertei uns 100 exercícios assim, aí chega essa bosta.

  • Embora a forma que Thiago Araujo resolveu seja um pouco diferente de Alânio Nunes, ambos estão correto, pois

    se a questão pedisse uma comissão com 05 pessoas, a qual fosse formada por 01 mulher e 04 homens seria:

    C4,1 x C6,4 = 4 x 15 = 60, no entanto, a questão diz que essa é apenas uma possibilidade, então:

    C4,2 x C6,3 = 120, ou...

    C4,3 x C6,2 = 60, ou...

    C4,4 x C6,1 = 6             Somando os "ou" R: 246

  • (SOMA)

    6 Homens

    4 Mulheres

    Total = 10 Pessoas

    (MULTIPLICAÇÃO)

    6 Homens

    4 Mulheres

    Total = 24

    24 x 10 = 240

    1 comissão de 5 pessoas qual tenha ao menos um Mulher , sendo então uma comissão de 6 pessoas no total = 240 mais ( soma ) 6 =´246

  • 4 homens e 1 mulher = 60 possibilidades

    3 homens e 2 mulheres = 120 possibilidades

    2 homens e 3 mulheres = 60 possibilidades

    1 homem e 4 mulheres = 6 possibilidades

    total = 60 + 60 + 120 + 6 = 246

  • de um jeito + rápido:

    sem restrições:

    c10,5 = 10!/5!5!

    252

    comissão formada apenas por homens (a única que não quero):

    c6,5 = 6!/1!5!

    6

    252 - 6 = 246


ID
1356781
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

''Seis homens e quatro mulheres são candidatos a compor uma comissão de cinco pessoas. Exige-se que a comissão tenha, ao menos, uma mulher. 

Sendo Marta uma das candidatas à comissão citada na questão anterior, a probabilidade de que ela faça parte da comissão é de uma em: 

Alternativas
Comentários
  • Atenção equipe QC! Está faltando as informações para a resolução desta questão!

  • Alguém sabe como fazer?

  • errei

  • Achei que o correto seria pegar a quantidade de comissão que tem mulher, ou seja, 246 e dividir pela quantidade de mulheres e isso me daria a probabilidade de cada uma. Não entendi a resposta ser 66.

  • Se temos 6 homens e 4 mulheres, e queremos formar uma comissão de 5 pessoas que tenha pelo menos 1 mulher:
    Comissões Possíveis = CP = (Comissões Totais) – (Números de comissões onde não há nenhuma mulher).
    Comissões Totais = 
    Números de comissões onde não há nenhuma mulher = 
    Logo: CP = 252 – 6 = 242
    Lembrando que as comissões que Marta tem que integrar deverá possuir ao menos uma mulher, calcularemos agora o número de comissões que Marta pode integrar: 
    Assim, a probabilidade requerida será de: 
    Resposta: Questão passível de anulação, uma vez que a resposta não se encontra nas alternativas. 

  • Também não entendi.  Peguei o resultado da questão anterior e dividi pelo numero de mulheres, mas o resultado deu errado. 

  • ??????????????????????????????????????????????

  • O gabarito está tão errado que não se dá nem pra achar tal resultado...

    a comissão é formada por 5 pessoas, onde deve haver no mínimo uma mulher, sendo assim, temos as seguintes maneiras de formar essas comissões; 4 homens e 1 mulher ou 3 homens e 2 mulheres ou 2 homens e 3 mulheres ou 1 homem e 4 mulheres. Lembrando que podemos escolher entre 6 homens e 4 mulheres disponíveis, conforme o enunciado. Assim temos:

    C6;4 x C4;1 = 60 de 4H e 1M

    C6;3 x C4;2 = 120 de 3H e 2M

    C6;2 x C4;3 = 60 de 2H e 3M

    C6;1 x C4;4 = 6 de 1H e 4M

    120+60+60+6=246 possibilidades de comissões possíveis.

    Sendo Marta uma das Mulheres ela estará presente em cada comissão em determinado número de vezes:

    60 de 4H e 1M = 15 vzs

    120 de 3H e 2M = 60 vzs

    60 de 2H e 3M = 45 vzs

    6 de 1H e 4M = 6 vzs

    Como ela só pode estar em uma "OU" outra comissão, Probabilidade de X é igual:

    P(x) = 15/246 + 60/246 + 45/246 + 6/246 = 126/246

    Sendo assim a Probabilidade de Marta fazer parte da comissão é de uma em aproximadamente cada 2 ou de 21/41.


  • Realmente o Gabarito é 66. Só não sei o motivo!

  • Para resolver temos que achar todas as possibilidade de formação de grupos sendo que Marta sempre vai estar presente nesses grupos(fixe um lugar para Marta):

    Grupo 01. 04H e 01M (Marta), então Cn,pH X Cn,pM = 15;

    Grupo 02. 03H e 02M (Sendo uma Marta), então Cn,pH X Cn,pM = 30;

    Grupo 03. 02H e 03M (Sendo uma Marta), então Cn,pH X Cn,pM = 15;

    Grupo 04. 01H e 04M (Sendo uma Marta), então Cn,pH X Cn,pM = 06;

    15+30+15+06 = 66

    Obs.  H= Homens   M= Mulheres   Cn,p= Combinação


  • Meu raciocínio foi o mesmo do Diego, cheguei a 126/246

  • o comentário do professor está incompleto:

    Lembrando que as comissões que Marta tem que integrar deverá possuir ao menos uma mulher, calcularemos agora o número de comissões que Marta pode integrar: 

    Assim, a probabilidade requerida será de: 

    Resposta: Questão passível de anulação, uma vez que a resposta não se encontra nas alternativas. 

     

    ??????

  • fiquei duas horas tentando achar esse gabarito antes de ver as respostas.. quando desisto e decido ver vejo q o gab tá errado aushudahsud =DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDd

  • Vai fazer quadrix? Na sua prova terá uma questão impossível. Se em 5min não conseguiu resolver... relaxe e vá pra próxima

  • Comentário do professor: 252-6 = 242. Não irá encontrar a resposta nunca desse jeito!

  • Não entendi esta questão, as explicações tem que serem mais detalhadas, por exemplo: Como se fazem os cálculos, para chegar tais números?

  • Acho que é 1 em 32,3076


ID
1356787
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um pesquisador está coletando dados quanto à presença de determinado nutriente no organismo humano. Para isso, ele executou o teste em 1.200 pessoas e, pelo exame, 80% delas foram consideradas com nível normal desse nutriente. Além disso, esse pesquisador sabe que esse exame dá falso positivo em 10% dos casos e falso negativo em 5% dos casos. Com base nessas informações, quantas pessoas realmente estão com o nível desse nutriente fora do normal?

Alternativas
Comentários
  • 80% de 1200= 960

    10%de 960 que deram falso positivo=96

    1200-960=240 deram negativo

    5%de 240 deram falso negativo=12

    então: 240-12(falso negativo) +96(falso positivo)=324


  • Falso positivo = Sai no exame a doença, porém na verdade ela não existe. (Está dentro dos 240)

    Falso negativo = Sai no exame que não existe a doença, mas ela existe. (Está dentro dos 960)
    Por que não seria ao contrário, calcular quantos falsos positivos tem entre os 240 e quantos falsos negativos tem entre os 960?
  • Não entendi nada

  • VAI ENTENDER ESSE CONCEITO DE FALSO NEGATIVO E FALSO POSITIVO DA BANCA. ÁS VEZES PARECE QUE ESSA GALERA FAZ ACORDO COM ALIENS PRA ELABORAR QUESTÕES PRA TERRÁQUEOS. 

  • Mano, essa banca não existe, na moral. 

  • Resolvi assim...

    Dados:

    Total de pessoas: 1200

    80% normais= 960 pessoas com nutriente presente/normal

    20% alterados = 240 pessoas  com nutriente ausente/anormal

    * falso positivo em 10% dos casos = 960*10%= 96 passaram categoria anormal

    * falso negativo em 5% dos casos= 240-5% = 228 são categoria anormal

    * Com base nessas informações, quantas pessoas realmente estão com o nível desse nutriente fora do normal? 96+228=324 (resposta A)

    Espero ter ajudado. Bons estudos a todos nós!

  • O que ferrou mesmo foi esse tal de falso positivo e negativo :(


ID
1356793
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere verdadeira a frase "se Lola joga vôlei, então Nico prepara o jantar". Com base nisso, se Nico prepara o jantar, então:

Alternativas
Comentários
  • nada se pode concluir.

  • Visto que, o consequente é falso, pouco importa o valor do antecedente, podendo, portanto, ser verdadeiro ou falto.

  • Pra quem não entendeu.  Se Lola joga vôlei , então  Nico prepara o jantar... Com base nisso, se Nico prepara o jantar, então:                                                                               P                ---->        Q                                                                     Q=V                                              

    Com base nisso temos que, P--->V ... ( Analisando a tabela verdade de SE..ENTAO temos que se for (V-->V=V e F-->V=V) Portanto, nada podemos concluir.

    Usando esse metodo eliminaremos as respostas B e C já que não teremos certeza se ela jogará ou não volei. pode ser tanto (F como V)  ...

    A e D não há nada na questão que nos diz isso.

  • Letra E. Nada se ode concluir.

  • A“Se Lola joga vôlei, B então Nico prepara o jantar”.

    Nico prepara o jantar. Logo…? Nada se pode concluir (Confirma B → não se pode concluir).

    Prof. Luis Telles

  • ☑ GABARITO: LETRA E

    “Se Lola joga vôlei, então Nico prepara o jantar”.

    PONTAPÉ

    Nico prepara o jantar.

    Logo…

    Nada se pode concluir (Confirma B → não se pode concluir)

    TELLES:

    SE CONFIRMAR A - CONFIRMO B

    SE CONFIRMAR B - NÃO SEI SOBRE A

    SE NEGAR A - NÃO SEI SOBRE B

    SE NEGAR B - NEGO A

  • Gabarito E

    Na proposição "Se..., então..." as formas de dar resultado como verdadeiro é: F → V ou V → V ou F → F.

    Como a 2ª parte é verdadeira (Nico prepara o jantar) e diz que a frase é verdadeira, então há 2 possibilidades da 1ª frase ser falsa ou verdadeira (F → V ou V → V)

    Logo, não há como saber de fato se Lola jogou ou não vôlei.


ID
1356799
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação de ~ p ∨ q é:

Alternativas
Comentários
  • ~(~ p ∨ q)    <----> p ∧ ~q

  • Lei de Morgan

    Para negar o ou (v), passa pra e (^) e inverte as proposições simples. O que é sim vira não, e o que é não vira sim.

    Logo: ~ p ∨ q === p ∧ ~q

  • QUEM ME DERA TER UMA QUESTÃO ASSIM NA MINHA PROVA =)

  • B DE: BANCA BOBA

  • b

    p ∧ ~q

  • Negação do "OU" 

    Devemos negar todas as partes e trocar o conectivo "OU" pelo "E".

    V = ou

     ∧ = e

  •  b) p ∧ ~q

     Negação E e OU troca um pelo outro e nega tudo.

  • Comi bola nessa, mas analisando e sem pressa, é facílima!


ID
1356805
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS OneNote 2013 é basicamente um programa de anotações que acompanha o pacote MS Office, capaz de armazenar diversos tipos de informações. Sobre esse programa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    OneNote, assim como o Dropbox, são ótimos amigos dos concurseiros.

    A letra A está errada, porque as anotações podem ser compartilhadas. A letra B está errada, pela justificativa da letra A. A letra D está errada, pois esta é uma das grandes vantagens do OneNote. E a letra E está errada, pois sendo um aplicativo do Office, é óbvio que ele exporta para o editor de textos do Office.

  • Gabartio: Letra C         É possível criar ou importar planilhas do MS-Excel diretamente para o OneNote


ID
1356811
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Word, a ferramenta Pincel de Formatação é utilizada para copiar a formatação utilizada em um texto selecionado, para outro ponto do documento em edição. Caso você queira usar esta ferramenta para copiar uma formatação para VÁRIOS locais diferentes do documento em edição, após selecionar o texto a ter a formatação copiada, você deve:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Um clique no ícone Pincel, uma cópia. Dois cliques no ícone Pincel, a ferramenta permanece ativa, podendo ser aplicada a vários locais, até iniciar uma digitação, clicar novamente no ícone para desativar, ou pressionar Esc.

  • Gabarito: Letra D clicar duas vezes no Pincel de Formatação e aplicar a formatação nos vários locais de destino.

  • Sempre esqueço. =(

  • PINCEL DE FORMATAÇÃO

    - copia a formatação de um objeto para outro

    - atalho: CTRL + SHIFT + C para copiar formatação e CTRL + SHIFT + V para colar formatação

    - clicando 1x = seleção única (o pincel só poderá ser utilizado em um único objeto, depois "some")

    - clicando 2x = seleção múltipla (pode ser utilizado em diversos objetos, sem que precise selecionar o pincel a todo momento)

     

    GABARITO: D.

  • Em 24/01/20 às 14:53, você respondeu a opção D.

    Você acertou!Em 24/01/20 às 14:53, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 24/01/20 às 14:53, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 24/01/20 às 14:53, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 24/01/20 às 14:53, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

  • Com o Pincel de Formatação do Word 2013, é possível copiar a formatação para mais de um item. Para isso, é necessário que o usuário clique duas vezes no Pincel de Formatação ao invés de clicar uma só vez.


ID
1356820
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Skydrive é um serviço de armazenamento online de dados (disco virtual) integrado ao Windows e ao MS-Office 2013. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Tudo bem que o "céu é o limite", mas no caso do Skydrive sabemos que a afirmação acima está incorreta.  Gratuitamente, a Microsoft oferece 15 GB, mas esse espaço pode mudar de acordo com condições do cliente.

     

    b) Casca de banana nível Mario Kart. "Do google ou ainda do facebook" tal excerto invalida o item. No caso do Google, temos o Google Drive. No caso do Facebook, mande a dica para Zuckerberg. 


    c) Errado. Ele falou arquivos. A única condição é o "tamanho" desse arquivo. Lembre-se que, inicialmente, você tem 15 GB. 


    d) Eles não podem ser recuperados? Não vão para Lixeiras? Lembre-se do Servidor. Grandes corporações têm seus arquivos, dados etc todos senão todos, mas a maioria gravadas nos Servidores. Qualquer problema, "xama o xamu".


    E) SIMMMMM. Nosso gabarito!  https://onedrive.live.com/about/pt-br/ Por sinal, o termo é ONEDRIVE.

  • SkyDrive agora é OneDrive.

  • OneDrive agora são 5 GB gratuito.


ID
1356823
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A internet pode ser descrita como uma rede mundial de computadores que são interconectados através do conjunto de protocolos TCP/IP, que também são utilizados nas intranets. Assinale a alternativa que contém a sigla de um protocolo que utiliza uma conexão criptografada, de forma a adicionar segurança aos dados transmitidos entre um servidor e um navegador.

Alternativas
Comentários
  • HTTPS.: uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.


    Mais informações em:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/HTTPS


  • O HTTPS é um protocolo que possui as funções do HTTP, só que esse 'S' adicional se refere a segurança. Um exemplo disso é quando você acessa a página do Hotmail, e pode ver a denominação na aba superior.

  • SMTP - Protocolo de Transferência de Correio Simples

    IMAP - Permite o acesso de vários clientes a mesma caixa de correios, mantendo as mensagens de e-mails disponíveis no servidor para que possa ser acessado mais tarde na webmail.

    FTP - É o protocolo responsável pela transferência de arquivos, de forma rápida e versátil.

    SNMP -É considerado como o protocolo padrão para o monitoramento e gerenciamento de redes.

    HTTPS - É o protocolo de transferência de Hipertexto. É considerada a versão mais segura desse tipo de protocolo. O HTTPS é considerado como sendo a combinação dos protocolos HTTP e SSL

  • GAB: E

    HTTPS = Segurança

    Associar S a Segurança.

  • HTTPS.443


ID
1356826
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A navegação na web, ou em páginas de uma intranet, é feita por meio de programas navegadores, como o Mozilla Firefox. Considerando as versões mais recentes deste navegador, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Quem disse? https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/abas-fixas-mantenha-seus-aplicativos-web-favoritos. O IE também fez à intima e copiou o colega.


    b) IE livre? IE -----> Microsoft.  Se você compra um computador com o OS do Windows, este estará acompanhado do IE. ´


    c) Admite sim. É legal! Você pode personalizar seu navegador. 


    d) Para fazer download, vai ter rolar FTP. 


    e) No google chrome, CTRL + SHIFT + N. Vai aparecer o Inspetor Bugiganga do LADO. 

  • e) Mozilla Firefox   CTRL + SHIFT +P  navegação privada
        Internet Explorer CTRL + SHIFT + P navegação InPrivate
        Google Chrome CTRL + SHIFT + N  navegação anônima

  • Para quem não é assinante, GABARITO: LETRA C 

     

     


ID
1356829
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS Outlook 2013 é o programa do MS Office que gerencia o envio e o recebimento de e-mail, compromissos em um calendário, contatos, tarefas etc. Assinale a alternativa sobre o programa que está errada.

Alternativas
Comentários
  • Letra D. A opção de nova reunião está disponível em Calendário. Uma reunião é um compromisso que inclui outras pessoas e pode incluir recursos como salas de conferência. As respostas às suas solicitações de reunião são exibidas na sua Caixa de Entrada. Em Calendário, na guia Página Inicial, no grupo Nova, clique em Nova Reunião. Atalho do teclado: CTRL+SHIFT+Q.

  • Uma reunião é um compromisso que inclui outras pessoas e pode incluir recursos, como salas de conferência. As respostas às suas solicitações de reunião aparecem em sua Caixa de Entrada.

    Em Calendário, na guia Página Inicial, no grupo Novo, clique em Nova Reunião.

    Atalho de teclado    Para criar uma nova solicitação de reunião a partir de qualquer pasta no Outlook, pressione CTRL+SHIFT+Q.

     

  • GAB: LETRA D 

     

    Na guia Página Inicial, no grupo Novo, siga um destes procedimentos:

     

    -Da Caixa de Entrada, escolha Novos Itens > Nova Reunião ou

    - No Calendário, clique em Nova Reunião.

     

     

    FONTE: https://support.office.com/pt-br/article/Agendar-uma-reuni%C3%A3o-com-outras-pessoas-5c9877bc-ab91-4a7c-99fb-b0b68d7ea94f#ID0EAABAAA=2016,_2013,_2010

  • Ctrl + M > VERIFICAR SE HÁ NOVAS MENSAGENS

     

    Ctrl + N ou Ctrl + Shift + M > CRIAR NOVA MENSAGEM

  • GUIA PÁGINA INICIAL ---- GRUPO NOVO ---- CALENDÁRIO ---- NOVA REUNIÃO         CTRL   + SHIFT + Q

     

                                                                                CAIXA DE ENTRADA --- NOVOS INTENS - NOVA REUNIÃO

     

    Nova mensagem    Ctrl+Shift+M

     

    Enviar    Alt+S

     

    Inserir arquivo    Alt+N

     

    Criar compromisso    Ctrl+Shift+A

     

    Alternar para o modo de exibição Email     Ctrl+1

     

    Alternar para o modo de exibição Calendário    Ctrl+2

     

    Alternar para o modo de exibição Contatos Ctrl+3

     

    Alternar para o modo de exibição Tarefas Ctrl+4

     

    Alternar para Anotações Ctrl+5

     

    Nova tarefa Ctrl+Shift+K

     

    Sinalizador para Acompanhamento para atribuir um sinalizador   Ctrl+Shift+G

     

    Criar um contato Ctrl+Shift+C

     

    Criar um grupo LISTA de contatos   Ctrl+Shift+L

     

    Salvar como (somente no modo de exibição de Email)  F12

     

    Desfazer   Ctrl+Z ou Alt+Backspace

     

    Excluir um item   Ctrl+D

     

    Criar um fax Ctrl+Shift+X

     

    Criar uma pasta Ctrl+Shift+E

     

    Criar uma solicitação de reunião no QG .  Ctrl+Shift+Q

     

    Criar uma mensagem Ctrl+Shift+M

     

    Criar uma aNotação  Ctrl+Shift+N


ID
1356832
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Google, Linkedln e DropBox são exemplos, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Google: site de busca

    Linkedln: site de rede social

    DropBox: site de armazenamento remoto em nuvem

  • google - buscador.      linkedin - mídia social.       dropbox - armazenamento aéreo(nuvem)

    obs.: Esses termos são cobrados em prova, fique atento!

  • Google: BUSCADOR

    Linkedin: Mídia social / Rede social

    DropBox: armazenamento aéreo em núvem


ID
1356835
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito à segurança da informação, leia as afirmativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Adware:  é qualquer programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios (ad= anúncio, software = programa) sem a permissão do usuário. As funções do Adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    Os adwares também são usados de forma legítima por empresas desenvolvedoras de software livre ou gratuito. Nesse caso, a instalação é opcional e suas implicações estão previstas no contrato de licença exibido durante a instalação.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Adware



  • A) Botnet -- trata-se de um conjunto de computadores infectados por bots, objetivando um DDOS (ataque de negação distribuído -- rede de PC zumbi).

    B) Adware -- projetado para apresentar propagandas publicitárias sem consentimento do usuário. (alguns sites utilizam as propagandas direcionadas com a navegação do usuário).
    C) DoS - ataque de negação de serviço. Ocorre quando um cracker utiliza um WORM para executar inúmeras solicitações a um servidor WEB a fim de sobrecarregar o servidor.D) Pharming -- ataca o servidor DNS, levando o usuário a uma página errada.E) Phishing -- trata-se de um página falsa enviada ao usuário, normalmente via e-mail, objetivando descobrir dados pessoais dele.
  • A) a alternativa erra em dizer que é um software. Botnet é o "modus operandi" do ataque DoS, em que o atacante forma uma rede de bots a fim de concretizar o ataque.

  • Adware é qualquer programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios (ad= anúncio, software = programa) sem a permissão do usuário



  • Botnet progamas robos acionados remotamente p/ realizar ataques.

    DoS é um software que executa um ataque de negação de serviço.

    Adware é um software que exibe conteúdo publicitário em seu computador, muitas vezes sem o consentimento do usuário.

    Keylogger é um tipo de malware que monitora e captura o que é digitado em um computador.

    Pharming é uma forma de mascarar o endereço de um site, fazendo com que o endereço de um site falso se passe pelo endereço de um site legítimo.

    Worms é uma tentativa de envio de SPAM em massa que utiliza uma rede de computadores.

    Phishing "Pescaria de dados".

  • DoS e o DDoS não são programas, são técnicas, ou seja, tipos de ataque, nos quais o DoS é com apenas um computador e o DDoS são vários computadores.
    Botnet é um programa usado para indadir computadores, e assim transformando os em zumbis, coordenamente computadores zumbis promovem um ataque DDoS.
    DoS ou DDos são técnicas de ataque, no qual um computador simula solicitação de navegação em um determinado site, afim de congestioná-lo e deixá-lo indisponivel temporariamente. Não tem maiores consequencias, a não ser deixar o serviço inativo. Imaginem você tentar ver sua nota do enem e o sistema estar congestionado... normalmente é pq tem mts pessoas tentando fazer a mesma ação e não é suportando tanto acesso simultâneo. Agora imagine que por tráz é um fdp que está promovendo "o ataque" e não são vários usuários...a página "cai"

     

  • letra b

     

    Adware é um termo muito usado e que está na “boca do povo”. Mas afinal, o que significa? Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta. Normalmente assumem o formato de pop-up, aquelas janelas incômodas que abrem a todo instante enquanto você navega em determinado site.

     

    https://www.tecmundo.com.br/spyware/271-o-que-e-adware-.htm

  • Adware: programa que exibe vários anuncios publicitários no sistema, muitas vezes sem o consentimento do usuário.

    pharming: mascara um endereço falso, e faz com que esse endereço se passe por um legítimo

    DoS: executa um ataque de negação

    phidhing: fraude eletrônica, roubo de informações. geralmente um link falso que direciona o usuário a uma página falsa e coleta os dados ali digitados. ex: página de banco

    rootkit: camufla a presença da ameaça no sistem. O usuário fica impossibilitado de perceber essa presença

    Worms: se propaga automaticamente

    Spywere: programa espião que monitora as atividades do usuário e encaminha a terceiros. Pode-se citar como Spywere, keylogger ou screeloges.

    Keylogger( captura de teclas digitadas) 

    Screeloger ( captura de tela)


ID
1356838
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Recentemente, com o advento dos ultrabooks, os dispositivos SSD vêm ganhando relevância como componente de computadores de ponta. Assinale a alternativa que melhor descreve o que é um SSD.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, pessoal:  Segundo João Antonio —  Há que se mencionar, também, os Netbooks (notebooks pequenos – com telas de 7, 9, 10 ou 11 polegadas), montados com processadores (cérebros) menos potentes. Essa categoria de equipamento foi desenvolvida basicamente para o acesso à Internet, contendo o básico necessário para que essa conexão aconteça.

    Os netbooks são normalmente dotados de SSD (disco de armazenamento sólido – circuitos) em vez de HD (disco rígido magnético – calma, vamos ver tudo isso!) e também não vêm com drives de DVD. Tudo isso para que o tamanho seja pequeno e que a bateria aguente mais tempo.

  • SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integradosemicondutor1 , responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos utilizam memória flash (estilo cartão de memória e pen drive).

  • Gabarito A

    Vantagens do SSD- Mais veloz - menos consumo de energia- menos ruído 
    - Mais resistente a impacto
    Desvantagens do SSD- Maior Preço- Menor capacidade de Armazenamento
  • Gabarito A

    O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).

    Mas o que isso representa na prática? Muita evolução em relação aos discos rígidos. Por exemplo, a eliminação das partes mecânicas reduz as vibrações e tornam os SSDs completamente silenciosos.

    Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis.

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/memoria/202-o-que-e-ssd-.htm

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Hardware.

    Gabarito: Letra A

    O que é SSD?

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD x  HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD ​ MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs

    SSD veio para substituir os HDs

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada.

    Pessoal, Questões como essa, misturando discos rígidos (HDs) é unidades de estado sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD. cai em todas as bancas, é preciso saber as diferenças entre os dois.

    Acredito que com essas informações, muitas questões de concursos serão resolvidas!

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
1356841
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em conformidade com a Lei no 6.583/1978, o Conselho Federal de Nutricionistas constitui uma:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas constituem, no seu conjunto, uma autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.


ID
1356844
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna, em conformidade com o disposto na Lei no 6.583/1978.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas serão constituídos de _________ membros efetivos, com igual número de suplentes eleitos.

Alternativas
Comentários
  • São 9 membros;eleitos 18! 9 ficam na suplência e 9 assumem.

  • Art. 4º. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas serão constituídos de 9 (nove) membros efetivos, com igual número de suplentes eleitos.

  • CF e CRN's

    - 9 membros efetivos

    - 9 suplentes eleitos 

    - ambos com mandato de 3 anos, permitida 1 reeleição

     

    GABARITO: A.


ID
1356847
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as afirmativas acerca do Conselho Federal de Nutricionistas.

I. O Conselho Federal reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano, e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação pelo Presidente ou de maioria de seus membros.

II. Constitui renda do Conselho Federal: 20% (vinte por cento) do montante arrecadado como anuidades, taxas, emolumentos e multas, em cada Conselho Regional; legados, doações e subvenções; e rendas patrimoniais.

III. A renda do Conselho Federal será aplicada exclusivamente na organização e funcionamento de serviços úteis à fiscalização do exercício profissional de Nutricionistas ou em atividades culturais destinadas a aprimorar a capacidade técnico-profissional do Nutricionista, bem como em serviços de caráter assistencial, quando solicitados por entidades sindicais.

Tendo em vista o que dispõe o Decreto no 84.444/1980, é correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º. O Conselho Federal reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês, e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação pelo Presidente ou de maioria de seus membros.

     

    Art. 9º. Constitui renda do Conselho Federal:
    I 20%(vinte por cento) do montante arrecadado como anuidades, taxas, emolumentos e multas, em cada Conselho Regional;
    II legados, doações e subvenções;
    III rendas patrimoniais.
    Ar t. 10. A renda do Conselho Federal será aplicada exclusivamente na organização e funcionamento de serviços úteis à fiscalização do exercício profissional de Nutricionistas ou em atividades culturais destinadas a aprimorar a capacidade técnico profissional do Nutricionista, bem como em serviços de caráter assistencial, quando solicitados por entidades sindicais.


ID
1356850
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando-se o que dispõe o Decreto no 84.444/1980 sobre a organização do Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Nutricionistas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Cada Diretoria será constituída pelo Presidente , Vice Presidente , SECRETÁRIO e Tesoureiro!!!

  • Se o mandato é de três anos a eleição não poderá ser anual, além disso faltou o secretário. 

  • Art. 21. Os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas terão como órgão deliberativo o Plenário, constituído por seus membros efetivos, e como Órgão Administrativo a Diretoria e os que forem criados para execução dos serviços técnicos ou especializados indispensáveis ao cumprimento de suas atribuições.

     

    Parágrafo único. Cada Diretoria será constituída pelo Presidente, VicePresidente, Secretário e Tesoureiro, eleitos anualmente pelo Plenário.

     

    Art. 22. O regimento de cada Conselho disporá sobre a respectiva estrutura e as atribuições da Diretoria e dos demais órgãos criados.

     

     

    Art. 23. Os Presidentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais serão substituídos, em suas faltas ou impedimentos, pelos VicePresidentes.

     

    Art. 24. Cada membro do Conselho Federal ou de Conselho Regional poderá licenciarse, mediante deliberação do Plenário, devendo, neste caso, o Presidente convocar o respectivo suplente.

  • sim a eleição é anual porém o mandato do conselheiro é trÊs anos!


ID
1356853
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas, referente às anuidades.

I. O pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição não constitui condição de legitimidade para o exercício da profissão e para o funcionamento da empresa.

II. A anuidade, inclusive a primeira, será paga até o dia 31 (trinta e um) de março de cada ano.

III. Os Conselhos Regionais repassarão, até o último dia útil de cada trimestre, ao Conselho Federal, a parte da arrecadação que lhe cabe.

Tendo em vista o que dispõe o Decreto no 84.444/1980, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. O pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição constitui condição de legitimidade para o exercício da profissão e para o funcionamento da empresa.

     

    Art. 34. A anuidade será paga até o dia 31 (trinta e um) de março de cada ano, salvo a primeira, que será paga no ato de inscrição.

     

    Art. 36. Os Conselhos Regionais repassarão, até o último dia útil de cada trimestre, ao Conselho Federal, a parte da arrecadação que lhe cabe, nos termos do artigo 9º inciso I.

  • I. O pagamento da anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição não constitui (errado, pois constitui, vide art. 33) condição de legitimidade para o exercício da profissão e para o funcionamento da empresa. 

    II. A anuidade, inclusive a primeira, (errado, pois a primeira será paga no ato da inscrição, vide art. 34) será paga até o dia 31 (trinta e um) de março de cada ano. 

    III. Os Conselhos Regionais repassarão, até o último dia útil de cada trimestre, ao Conselho Federal, a parte da arrecadação que lhe cabe. (perfeita redação do art. 36)

    GABARITO: C.


ID
1356856
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São atividades privativas dos nutricionistas, dentre outras:

I. direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição.

II. planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.

III. planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos.

IV. ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição.

V. ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins.

Tendo em vista o que dispõe a Lei ng 8. 234/1991, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • 1 VEZ -Dirige
    2 VEZES - Planeja
     2vezes - Ensina
    1 vez- Auditora 
    2 vezes - Dar assistencia !
    Apenas 1 bizu para decorar!!

  • Art. 3º. São Atividades privativas dos nutricionistas:

    I - direção, coordenação E supervisão de cursos de graduação em nutrição;

    II - planejamento, organização, direção, supervisão E avaliação de serviços de alimentação e nutrição;

    III - planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;

    IV - Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;

    V - Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;

    VI - auditoria, consultoria E assessoria em nutrição e dietética;

    VII - assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;

    VIII - assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.


ID
1356859
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa em desconformidade com o disposto na Resolução no 227/99 do CFN.

Alternativas
Comentários
  • ART. 1º - O exercício da profissão de Técnico na área de Alimentação e Nutrição será permitido exclusivamente aos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a estes órgãos exercer a fiscalização do exercício profissional.

    PARÁGRAFO ÚNICO - Nenhum Técnico da área de Alimentação e Nutrição poderá desempenhar atividades além daquelas que lhe competem pelas características de seu currículo escolar, considerados, em cada caso, os conteúdos das disciplinas que contribuem para sua formação profissional.

    ART. 6º - As anuidades devidas pelos Técnicos da área de Alimentação e Nutrição corresponderão a 50% (cinqüenta por cento) dos valores fixados para os profissionais de nível superior.

    ART. 7º - O requerimento de inscrição será dirigido ao Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas que jurisdicione o domicílio do requerente, e conterá os seguintes dados:

    I. - nome completo;

    II. - nacionalidade;

    III. - data e local de nascimento;

    IV. - filiação;

    V. - endereço residencial e profissional;

    VI. - título constante do diploma ou certificado;

    VII. - data da expedição do diploma ou certificado; e

    VIII. - nome e localização do estabelecimento de ensino ou do órgão expedidor do diploma ou certificado.

    ART. 16 - O Técnico da área de Alimentação e Nutrição, que exceder ou exorbitar das atribuições conferidas em seu registro, incorrerá em exercício ilegal da profissão, sujeitando-se às penalidades legais.





  • Art. 6º As anuidades devidas pelos Técnicos em Nutrição e Dietética corresponderão a 50% (cinquenta por cento) dos valores fixados para os profissionais de nível superior. (texto do “Art. 6º” alterado pela Resolução CFN nº 312/2003: “Técnicos da área de Alimentação e Nutrição” para “Técnicos em Nutrição e Dietética”)


ID
1356862
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise as afirmativas acerca dos princípios fundamentais previstos no Código de Ética dos Técnicos em Nutrição e Dietética.

I. O Técnico em Nutrição e Dietética deve ter como princípio básico de sua atuação o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde.

II. O Técnico em Nutrição e Dietética dever estar, continuamente, atualizando e ampliando seus conhecimentos técnicos e científicos, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviços aos indivíduos e à coletividade.

III. O Técnico em Nutrição e Dietética deve agir de modo criterioso e transformador, considerando os padrões sócio-culturais do meio em que estiver atuando, observando a legislação e respeitando os direitos do indivíduo, sendo-lhe vedada a prática de discriminação de qualquer natureza.

IV. O Técnico em Nutrição e Dietética deve pautar a sua atuação profissional na análise crítica da realidade política, social e econômica do País, tendo por princípio básico o bem-estar da coletividade, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos sanitários em vigor.

Diante do que dispõe a Resolução n° 333/2004 do CFN, é correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS


    Art. 1°. O Técnico em Nutrição e Dietética deve ter como princípio básico de sua atuação o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde.


    Art. 2°. O Técnico em Nutrição e Dietética dever estar, continuamente, atualizando e ampliando seus conhecimentos técnicos e científicos, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviços aos indivíduos e à coletividade.


    Art. 3°. O Técnico em Nutrição e Dietética deve agir de modo criterioso e transformador, considerando os padrões sócio-culturais do meio em que estiver atuando, observando a legislação e respeitando os direitos do indivíduo, sendo-lhe vedada a prática de discriminação de qualquer natureza.


    Art. 4°. O Técnico em Nutrição e Dietética deve pautar a sua atuação profissional na análise crítica da realidade política, social e econômica do País, tendo por princípio básico o bem estar da coletividade, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos sanitários em vigor.


ID
1356865
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Código de Ética dos Técnicos em Nutrição e Dietética poderá ser alterado pelo Conselho Federal de Nutricionistas por iniciativa própria e/ou mediante proposta de quaisquer dos Conselhos Regionais de Nutricionistas subscrita:

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. Este Código poderá ser alterado pelo Conselho Federal de Nutricionistas:

    a) por iniciativa própria;

    b) mediante proposta de quaisquer dos Conselhos Regionais de Nutricionistas subscrita por pelo menos 2/3 (dois terços) dos membros de qualquer destes;

  • Gabarito - D

    por pelo menos 2/3 (dois terços) dos membros de qualquer destes.


ID
1356868
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo a Resolução do CFN no 378/2005, considera-se documento padronizado pelo CFN, preenchido e firmado pelo representante legal da pessoa jurídica e pelo nutricionista que assumirá a responsabilidade técnica, devendo ser entregue no CRN da jurisdição para análise do requerimento de responsabilidade técnica:

Alternativas
Comentários
  • 5. Alvará de Funcionamento ou Alvará de Localização - é o ato administrativo privativo do órgão de saúde competente dos Estados, Distrito Federal e Municípios que licencia pessoa física e pessoa jurídica para o exercício de atividades pertinentes à área de alimentos e da saúde;


    9. Atestado de Capacidade Técnica - documento comprobatório de desempenhado anterior de atividade técnica em conformidade com as normas técnicas cientificamente comprovadas e eticamente estabelecidas, devidamente registrado no Conselho Regional de Nutricionistas da jurisdição onde foram executadas as atividades;


    14. Cadastro - conjunto de atos e documentos do CRN pelos quais são registradas as informações relevantes de pessoa jurídica que, não estando sujeita a registro profissional, exerce atividades de alimentação e nutrição que exigem nutricionista como responsável técnico.


    36. Protocolo - formulário emitido por instituição pública para comprovar a prática de um ato ou a interposição de um pedido em face da mesma instituição;


    50. Termo de Compromisso - documento padronizado pelo CFN, preenchido e firmado pelo representante legal da pessoa jurídica e pelo nutricionista que assumirá a responsabilidade técnica, devendo ser entregue no CRN da jurisdição para análise do requerimento de responsabilidade técnica;





  • 50. Termo de Compromisso - documento padronizado pelo CFN, preenchido e firmado pelo representante legal da pessoa jurídica e pelo nutricionista que assumirá a responsabilidade técnica, devendo ser entregue no CRN da jurisdição para análise do requerimento de responsabilidade técnica.

    Gab. letra E.


ID
1837300
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A clareza é um elemento essencial para a comunicação escrita, sobretudo na correspondência empresarial e oficial. Evitar períodos longos torna a fluência do texto melhor e cansa menos quem o lê. Além dessa, outras normativas constantes do Manual da Presidência da República contribuem para a construção de um texto claro, preciso e lógico. Aponte a alternativa que contém uma delas.

Alternativas
Comentários
  • II - para a obtenção de precisão:

    a) articular a linguagem, técnica ou comum, de modo a ensejar perfeita compreensão do objetivo da lei e a permitir que seu texto evidencie com clareza o conteúdo e o alcance que o legislador pretende dar à norma;

    b) expressar a idéia, quando repetida no texto, por meio das mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico; c) evitar o emprego de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto;

    d) escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando o uso de expressões locais ou regionais;

    e) usar apenas siglas consagradas pelo uso, observado o princípio de que a primeira referência no texto seja acompanhada de explicitação de seu significado;

    f) grafar por extenso quaisquer referências a números e percentuais, exceto data, número de lei e nos casos em que houver prejuízo para a compreensão do texto;

     g) indicar, expressamente o dispositivo objeto de remissão, em vez de usar as expressões “anterior”, “seguinte” ou equivalentes; (Alínea incluída pela Lei Complementar no 107, de 26.4.2001)

  • Complementando o comentário da Keyla:

     

    Fonte: Página 114 e 115 do Manual de Redação da Presidência da República.

     

  • Questão desatualizada!!

    2020.

  • Para a obtenção de clareza, sugere-se:

    a) utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto

    versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;

    b) usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar

    intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção

    da ordem inversa da oração;

    c) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;

    d) não utilizar regionalismos e neologismos;

    e) pontuar adequadamente o texto;

    f) explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; e

    g) utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão

    de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata

    tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico, conforme orientações do subitem 10.2 deste

    Manual.


ID
1837303
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Atender com qualidade o cliente ou satisfazê-lo é uma filosofia empresarial baseada na parceria que consiste em não apenas tratar bem quem está do outro lado, mas somar benefícios a produtos e serviços, com o propósito de superar as expectativas. Tal filosofia:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D.

     

    Pessoal, a questão pede que a empresa supere expectativas, sendo assim, para que isso ocorra, tem que haver um canal de feedback para que a empresa melhore os serviços e produtos.

     

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos.

  • ALTERNATIVA D.

    Para que a empresa supere expectativas, tem que haver um canal de feedback para que a empresa melhore os serviços e produtos.


ID
1837306
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Dentre as rotinas administrativas e departamentais do Assistente Técnico de uma entidade, está o controle e verificação de documentos. A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento digital, ou seja, um arquivo que é emitido e armazenado eletronicamente. Seu objetivo é registrar, para fins fiscais, operações de circulação de mercadorias ou prestação de serviço. Vale destacar que uma transação somente poderá acontecer após a emissão da NF-e; porém, é necessário enviá-la, previamente,____________________, que retornará a solicitação do emissor num curto período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A — 

    2. Modelo Operacional de emissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e

    O Projeto da NF-e é baseado no conceito de documento fiscal eletrônico: um arquivo eletrônico com

    as informações fiscais da operação comercial que tenha a assinatura digital do emissor.

    A validade de uma NF-e e do respectivo DANFE está condicionada à existência de uma autorização

    de uso da Nota Fiscal Eletrônica NF-e concedida pela Secretaria de Fazenda de localização do

    emissor ou pelo órgão por ela designado para autorizar a NF-e em seu nome, como são os casos da

    SEFAZ Virtual do Ambiente Nacional, da SEFAZ Virtual do Rio Grande do Sul e do Sistema de

    Contingência do Ambiente Nacional - SCAN.

    A obtenção da autorização de uso da NF-e é um processo que envolve diversos recursos de infraestrutura,

    hardware e software. O mau funcionamento ou a indisponibilidade de qualquer um destes

    recursos pode prejudicar o processo de autorização da NF-e, com reflexos nos negócios do emissor

    da NF-e que fica impossibilitado de obter a prévia autorização de uso da NF-e exigida na legislação

    para a emissão do DANFE para acompanhar a circulação da mercadoria


ID
1837309
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Plano de Destinação de Documentos é o conjunto de instrumentos que permite que, em decorrência da avaliação, se encaminhem os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução. O mais importante desses instrumentos que apresenta a identificação dos documentos, os seus prazos de guarda e a sua destinação para eliminação ou guarda permanente é o (a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C — Já comentado pelo professor Ricardo Valentini (2014, p. 128) 

    131. (TRE/RN/2005 – Carlos Chagas) Para definir os prazos de retenção e ter um instrumento norteador do destino dos documentos na empresa é necessária a Tabela:

    a) cronológica;

    b) PHA;

    c) de Temporalidade Documental;

    d) de Temporalidade Assessoral;

    e) CUTTER.

    Resposta: C

    A Tabela de Temporalidade Documental (TTD) é o instrumento de destinação que determina os prazos de retenção dos documentos nos arquivos.


  • Decreto 48.897/04Artigo 19 - A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.

     

    Artigo 20 - As Tabelas de Temporalidade de Documentos das atividades-meio e das atividades-fim dos órgãos da Administração Pública Estadual deverão indicar os órgãos produtores, as séries documentais, os prazos de guarda e a destinação dos documentos, bem como sua fundamentação jurídica ou administrativa, quando houver.

  • GAB: C

     

    Tabela de temporalidade : Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e reprodução de documentos.

     

     

    http://www.arquivologiaosite.com.br/?s=tabela+de+temporalidade&lang=pt


ID
1837312
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão de qualidade dos serviços públicos, o formulário estruturado que viabiliza e facilita a coleta e posterior análise de dados, sobre a frequência com que determinado fato ou problema ocorre, é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E —  RENNÓ (2013) = Folha de Verificação =  Uma folha de verificação é um instrumento de coleta de dados referentes a uma situação específica. Quando queremos entender melhor um processo, precisamos saber mais sobre ele.

    Normalmente, a folha de verificação é o ponto de partida da gestão da qualidade, pois os dados podem ser utilizados pelas outras ferramentas.

    Sua aplicação é muito simples. Vamos ver um caso prático? Imagine que você precisa analisar o processo de fabricação de calçados em uma fábrica. Para poder saber quais são as tarefas, materiais, pessoas ou qualquer outro aspecto que estão trazendo problemas na qualidade, devemos primeiro coletar os dados de defeitos no processo.

  • A folha de verificação é um instrumento de coleta de dados que serve de base para a construção do Gráfico de Pareto. Ambos são ferramentas da qualidade. 

  • Ferramentas. O que é?  Para que utilizar?

    Folha de verificação: Planilha para a coleta de dados. Para facilitar a coleta de dados pertinentes a um problema.

    Diagrama de Pareto: Diagrama de barra que ordena as ocorrências do maior para o menor. Priorizar os poucos, mas vitais.

    Diagrama de Causa e Efeito: Estrutura do método que expressa, de modo simples e fácil, a série de causa de um efeito (problema). Ampliar a quantidade de causas potenciais a serem analisadas.

    Diagrama de Dispersão: Gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis. Verificar a correlação entre duas variáveis.

    Histograma: Diagrama de barra que representa a distribuição da ferramenta de uma população. Verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

    Fluxograma: São fluxos que permite a visão global do processo por onde passa o produto. São fluxos que permite a visão global do processo por onde passa o produto.

    Gráfico de Controle: Gráfico com limite de controle que permite o monitoramento dos processos. Verificar se o processo está sob controle.

    Brainstorming: É um conjunto de ideias ou sugestões criado pelos membros da equipe que permite avanços na busca de soluções. Ampliar a quantidade de opções a serem analisadas.

    5W1H: É um documento de forma organizada par a identificar as ações e a responsabilidade de cada um. Para planejar a s diversas ações que serão desenvolvidas no decorrer do trabalho.

  • GAB: E

     

    Folhas de verificação


    As folhas de verificação ou checklist são tabelas ou planilhas simples usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso das folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.

     

    Obs: Não existe um padrão de folhas de verificação, e sim uma necessidade de controle em que ela é utilizada.

     

    FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - ed. 2016 - GIOVANNA CARRANZA - Pág. 322.

  • Na folha de verificação, são coletados dados para posterior análise. Dados que indicam a frequencia com que determinado fato ou problema ocorre


ID
1837315
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como: educação, cultura, segurança, saúde etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. Acerca da administração direta, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C muito generalizador. Doutrina de Marinela (2015): 

    ADMINISTRAÇÃO DIRETA

    Para a doutrina, a Administração Direta ou centralizada consiste no conjunto de órgãos públicos que compõem a estrutura dos Entes Federativos. É composta pelas pessoas políticas, assim consideradas as manifestações instituídas pela Constituição Federal, reconhecidas como elementos formais indispensáveis à constituição de uma Federação e dotadas de personalidade jurídica de direito público e competências legislativas e administrativas, ainda que não sejam titulares necessariamente de função jurisdicional. Portanto, são elas: a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, cada qual com sua estrutura administrativa e seus órgãos[18].

    Portanto, é importante grifar que os entes que compõem a Administração Direta, por serem pessoas jurídicas de direito público, estão sujeitos às prerrogativas e obrigações inerentes a esse regime, o que é extensível às suas estruturas internas, isto é, aos seus órgãos.

    Considerando esse regime público, vale lembrar algumas consequências de sua aplicação. As pessoas da Administração Direta estão subordinadas aos procedimentos financeiros públicos, como regras de contabilidade pública e aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000). Submetem-se também às exigências de concurso público (art. 37, II, da CF) e do dever de licitar (art. 37, XXI, da CF). O seu quadro de pessoal é composto por servidores públicos, com todos os deveres e garantias inerentes ao grupo. Os seus atos administrativos gozam dos atributos de presunção de legitimidade, de autoexecutoriedade e de coercibilidade, e, da mesma forma que seus contratos, seguem o regime administrativo, contando com as cláusulas exorbitantes.

    As pessoas da Administração Direta gozam de privilégios tributários, tal como a imunidade recíproca para os impostos (conforme art. 150, VI, “a”, da CF), além das prerrogativas processuais, considerando o seu tratamento de Fazenda Pública. Seus bens estão protegidos pelo regime público, sendo alienáveis de forma condicionada, impenhoráveis, imprescritíveis e não podem ser objeto de oneração. Por fim, o pagamento de seus débitos judiciais está sujeito ao regime de precatório previsto no art. 100 da CF.

  • O gabarito é letra C por ser a menos errada! porém, do meu ponto de vista não se pode generalizar que os orgãos não possuem autonomia administrativa, visto que na classificação dos orgãos por hierarquia temos o minemonico INASS:

    INdependentes - não possuem orgãos superiores à eles administrativamente

    Autonimia - Possuem autonomia administrativa e financeira

    Superiores

    Subalternos

    Me corrijam se eu estiver errado..

  • A característica determinante da administração direta é a sua composição: o órgãos públicos pertencentes a ela estão ligados diretamente ao poder executivo federal, estadual ou municipal. Neste sentido, estes órgãos de fato integram essas pessoas federativas (Federação, Estados e Municípios) e são responsáveis imediatos pelas atividades administrativas do Estado.


    Além disso, não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa, uma vez que seus orçamentos são subordinados às esferas das quais fazem parte.

    Como exemplo de órgãos da administração direta pode-se citar os ministérios do governo federal, as secretárias dos estados federativos e dos municípios.

  • Errei a questão por lembrar que a Polícia Federal faz parte da administração direta. E tem patrimônio próprio e autonomia administrativa.


ID
1837318
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. Mas é importante que o profissional saiba distingui-los para ter uma consciência e uma conduta profissional adequada. Sobre ética e moral, leia as afirmativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Letra a está errada porque os códigos de ética não são iguais em todas as áreas de atuação.  A letra b está errada porque existe sim elementos universais. Por fim, houve inversão na definição de ética e moral nas alternativas c e d. A alternativa c refere-se ao conceito de moral, enquanto a alternativa d refere-se à definição de ética. 

  •  a) Os códigos de ética, por se basearem nos mesmos princípios, são iguais nas diferentes áreas de atuação. [errado] Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. 

     

     b) Não há elementos da ética profissional que sejam universais e, portanto, aplicáveis a qualquer atividade profissional. [errado] Apesar de cada profissão possuir seu próprio código de ética, há elementos da ética profissional que são universais e aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência.

     

     c) Ética é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, bom ou mau. .. [errado] Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

     

     d) Moral é um conjunto de conhecimentos associado ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade tentando explicá-lo de forma racional, fundamentada, científica e teórica. [errado] A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.

     

     e) No sentido prático, a finalidade da ética e a da moral são muito semelhantes. Ambas são responsáveis por construir as bases que irão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor maneira de agir e de se comportar em sociedade. [correto] 

     

    Fontes: https://www.significados.com.br/etica-e-moral/ 

    https://www.passeidireto.com/arquivo/21663400/etica-profissional

     

  • para quem não sabe:

    altruísmo = interesse/cuidado/amor ao próximo

  • GAB:E

     

    a) São norteados por princípios semelhantes, mas não são iguais.

     

    b) Alguns elementos da ética profissional são universais. Ex: Transparência, responsabilidade e etc.

     

    c) Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, bom ou mau.

     

    d) Ética é um conjunto de conhecimentos associado ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade tentando explicá-lo de forma racional, fundamentada, científica e teórica.

     

     e) No sentido prático, a finalidade da ética e a da moral são muito semelhantes. Ambas são responsáveis por construir as bases que irão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor maneira de agir e de se comportar em sociedade.

     

     

    FONTE: https://www.diferenca.com/etica-e-moral/

  • Obrigada pela explicação Jordana! Aliás mais uma das muitas questões que você tem ajudado a todos aqui! Boa sorte nos concursos!

  • Muito obrigado! Não atentei para esse detalhe!

  • Caí exatamente nessa pegadinha! Obrigado pela lembrança!

  • acabei de cair .... -_-

  • vô confessar aqui que quando eu li "infração" eu já marquei errado porque é crime. Realmente depois de fazer umas 200 questões passa batido isso, o examinador sabe...

  • Ótima observação!

  • Perfeito! Eu acabei de cair...


ID
1837321
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A atuação do nutricionista precisa ser fortalecida para que a potencialidade do conhecimento da nutrição e das intervenções nesse campo possam, de forma efetiva, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da população em todo o País. Nesse sentido, há ações educativas de incentivo à alimentação saudável e à prevenção das deficiências de micronutrientes, como ferro, ácido fólico, vitamina A, iodo e cálcio. O ácido fólico, por exemplo, também conhecido como folacina ou vitamina B9, faz parte das vitaminas do complexo B e é encontrado em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Tabela de Composição de Alimentos TACO, o ovo de galinha cru, assim como nas condições cozido, assado e refogado, contém 44 mcg de ácido fólico. Na condição do ovo de galinha frito, apresenta 47 mcg de ácido fólico; então também pode-se considerar os ovos como fonte da vitamina B9.


ID
1837324
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O composto chamado de ômega 3 se apresenta sob duas formas diferentes: um ácido graxo encontrado em algumas sementes, como a linhaça; e em peixes oleosos como o arenque. Essas duas espécies de ômega 3 atuam de modos distintos no organismo, sendo então recomendável o consumo de ambas, ao menos, duas vezes por semana. A ingestão de ômega 3:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D também está correta.


ID
1837327
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As doenças alimentares constituem uma das principais preocupações da Saúde Pública, principalmente nos grupos mais vulneráveis como crianças e idosos. A maioria dos micro-organismos levam ao aparecimento de toxinfecções alimentares quando ingeridos em grande número ou quando as suas toxinas estão presentes nos alimentos. Uma boa higiene e um comportamento adequado evitam a contaminação dos alimentos a nível biológico, químico e físico. Esses perigos podem provir dos materiais de embalagem e acondicionamento das matérias primas, de produtos em curso ou produtos acabados; equipamentos e utensílios; e dos próprios manipuladores. Pode-se definir perigo como:

Alternativas
Comentários
  • gab D

    ***Perigo – Qualquer propriedade biológicaquímica ou física de um alimento que possa causar um dano inaceitável para a saúde do consumidor.

    ***Risco – Possibilidade ou probabilidade de ocorrer um perigo.

    fonte= Higiene Alimentar - Codigo de Boas Praticas