-
Gabarito: Letra D
Isto ocorre porque quando o 5º Nativo falou, ou ele disse 2 ou ele disse 3 (igual ao que os 3 primeiros nativos disseram), assim apenas o 4º Nativo estava falando a verdade.
-
1o: 3V e 2M
2o: 3V e 2M
3o: 2V e 3M
4o: 1o, 2o e 3o M - Correto, pois as respostas dos 3 primeiros se contradizem. Logo percebemos que 3 mentem e um deles diz que 3 mentem, o que é uma mentira, então o 5o com certeza tb tem que mentir, pois só sobrou a opção: 4 mentem.
5o: só pode estar mentindo
Letra D
-
e se o quinto disser que 3 falam a verdade, assim como o primeiro e o segundo disseram? aí o quarto terá mentido, pois nem todos os 3 primeiros mentiram, apenas o terceiro, que disse que 2 falavam a verdade..... nao entendi essa questao, nao da pra responder sem saber a resposta do quinto
-
Achei a questa mal formulada, pois tem 2 respostas. É possiveis ser tanto D (4) como B (2):
Se voce assumir que o 4º NATIVO MENTIU. entao temos
1º nativo: VERDADE (tres disseram a verdade)
2º nativo: VERDADE (tres disseram a verdade)
3º nativo: MENTIU ( pois tres disseram a verdade e não dois como afirmou)
4º nativo: MENTIU (pois disse que os 3 primeiros mentiram, mas na verdade so mentiu o terceiro)
5º nativo: VERDADE (Supondo que ele tenha dito que 3 disseram a verdade)
resposta B dois mentiram
-
Questão absurda em que o gabarito considera apenas um dos cenários possíveis. Ficaria correta se o enunciado estivesse da seguinte forma:
Sabendo que o quarto nativo falou a verdade, ao invés de responder à pergunta, disse “Esses três primeiros estão todos mentindo”. Assim que o quinto nativo respondeu, o turista teve certeza de que o número desses nativos que falava somente mentira era;
Neste cenário: os três primeiros teriam mentido, o quarto falado a verdade e o quinto obrigatoriamente teria de mentir, pois, qualquer resposta que ele desse não teria como ser verdade, logo, 4 nativos falavam somente mentira, ou seja, conforme o gabarito considerado pela banca.
-
Consegui resolver e achei a B como resposta.
Alguém pode me explicar no privado essa questão ?!
Agradeço!
-
A chave está no 4 ( todos mentem), avaliando as respostas dos 3 anteriores ( são contraditórias), então, o 4 está certo em afirmar que todos mentem.
-
Eis que eu encontro uma falha na questão, porém estou sendo "muito exigente".
Vejam: Há mais de uma possibilidade de gabarito.
Se admitirmos que o 4º está mentindo é porque negamos o dicurso dito por ele: “Esses três primeiros estão todos mentindo”
Qual a negação do fragmento acima? algum dos três primeiros não está mentindo (negação de todo é algum).
Ora, desta forma, poderíamos ter o 3º falando a verdade: por exemplo: (ele mesmo e o 5º).
Ou seja, sendo muito exigente, teríamos 2 gabaritos para a questão, o que anularia essa.
-
Não acredito que a questão esteja mal formulada, e sim que todo mundo aqui nos comentários (inclusive quem acertou) a tenha entendido errado.
A razão para a resposta ser B não é que as afirmações do 1º e do 2º contradizem a do 3º, e que portanto a do 4º (que as refuta) tem que ser verdade.
Por quê? Porque a 4ª seria falsa mesmo se só uma parte dessas 3 primeiras assertivas fosse verdadeira. As 3 não precisam ser verdadeiras juntas.
Logo, esse argumento não faz sentido.
O fato determinante para a resposta ser B, do qual não vi ninguém comentando, é...
NÓS SABEMOS ALGO A RESPEITO DA RESPOSTA DO 5º HABITANTE.
Ela não é descrita em exatidão, mas você sabe que ela DEU CERTEZA acerca da quantidade de mentirosos para o visitante da ilha, o que restringe o possível conteúdo dela.
Então a resposta dele não pode ser 2 ou 3, por exemplo. Pois se ele dissesse 2 ou 3, você não poderia dizer, com 100% de certeza, se ele e quem concorda com ele falam a verdade ou não.
Isso se deve a que, nesse cenário, ele e aqueles com quem ele concordou poderiam estar falando a verdade, e o 4º por consequência estar mentindo, mas também seria uma possibilidade o 4º e somente o 4º estar sendo sincero sobre os 3 primeiros estarem mentindo.
(Cenário no qual o que o 5º diria seria mentira também).
Como o que o 5º disse não pode trazer ambiguidade, nós sabemos que sua resposta não é 2, 3, "o 4º é mentira" ou qualquer assertiva que poderia ser verdadeira.
Portanto, as primeiras 3 assertivas não podem ser verdadeiras, já que contam com ele para somar à quantidade de pessoas que falam a verdade.
Então, como conclusão final, o 4º e somente o 4º diz a verdade.
-
O comentário do Giovanni Picchiotti matou a questão. A resposta do quinto nativo DEU A CERTEZA DA RESPOSTA ao turista. A chave está no quinto nativo.
Para que o turista tivesse certeza, é necessário que o quinto nativo tivesse mentido, respondendo um número totalmente impossível de ser verdadeiro. Por exemplo, "quatro" ou "cinco", que seria impossível.
Tendo essa certeza, ficaria assim:
1º nativo - "três" - Mentiu;
2º nativo - "três" - Mentiu;
3º nativo - "dois" - Mentiu;
4º nativo - Falou a Verdade;
5º nativo - "quatro" ou "cinco" ou "sete" etc - Mentiu
Veja que, se o quinto nativo tivesse respondido um número possível, então não haveria certeza!! Por exemplo, se o quinto nativo tivesse respondido "dois" ou "três", a resposta da questão poderia ser tanto a B como a D. Por exemplo:
1º nativo - "três" - verdade;
2º nativo - "três" - verdade;
3º nativo - Mentiu;
4º nativo - Mentiu;
5º nativo - "três" - verdade;
Gabarito B
ou então...
1º nativo - "três" - Mentiu;
2º nativo - "três" - Mentiu;
3º nativo - "dois" - Mentiu;
4º nativo - Falou a verdade;
5º nativo - "três" - Mentiu;
Gabarito D
Portanto, para o turista TER CERTEZA, é necessário que o quinto nativo tivesse mentido e respondido um número impossível. Sendo assim, apenas o quarto nativo falou a verdade e os demais mentiram.
GABARITO D
Bons estudos!