SóProvas



Questões de História da Psicologia


ID
317035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Surge como campo de estudo científico no final do século XIX

  • questao de mera atenção. Gente, final do século XX é  1999/2000. Grande parte dos teóricos já tinha morrido nessa época...


  • O período formativo (1882-1912)

    O estabelecimento da data de nascimento da psicologia do desenvolvimento é motivo de alguma controvérsia. Em 1882, Preyers (1841-1897) publicou o livro “The mind of the child” que segundo Cairns (1983) impulsionou as pesquisas na área de desenvolvimento. 


    Fonte:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003

  • Gente, 33% das pessoas errando uma questão dessa, acredito que seja por desatenção mesmo. 

  • "Somente no século XIX as bases para a fase experimental na psicologia do desenvolvimento são lançadas por Darwin, Hall e outros, com o uso da observação controlada e o método de questionário, análise e interpretação estatística" (http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/fundamentos-psicologicos-da-educacao-livro/livro/livro.chunked/ch03s02.html)

  • Josy Barros, adorei sua colocação... kkkkkkkkk

    não precisa nem entender de Psicologia para acertar essa... é só uma questão de lógica mesmo.


ID
1245970
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:

Alternativas
Comentários
  • O QUE É A PSICOLOGIA - http://posds.idance.com.br/wp-content/uploads/2009/07/que_psicologia.pdf 


ID
1288585
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à História da Psicologia Brasileira, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Liga Brasileira de Saúde Mental - 1923 - fundada no Rio de janeiro pelo psiquiatra Gustavo Riegel. A partir de 1926 foi particularmente influenciada por ideais eugenistas. 

  • Questão passível de recurso.

    De acordo com o Livro "Historiografia da Psicologia Moderna: versão brasileira", o psicólogo Theodule Ribot desempenhou forte influência no Brasil e na América-Latina. 

     

    Ribot - Psicólogo francês. A partir do estudo dos métodos experimentais analisou um grande número de peculiaridades herdadas. Dedicou especial atenção ao elemento físico da vida mental, ignorando todo fator espiritual ou não material do ser humano.

     

  • A) Os laboratórios experimentais fizeram sim parte da tradição do ensino da psicologia no Brasil

    B) "A antropologia criminal de Lombroso, também  se fará presente, com as noções de estigmas físicos."

    C) " A psicologia francesa, sem dúvida, é a mais assídua, não tanto Ribot, mas principalmente Charcot, Pierre Janet  e a Escola de Nancy." 

    D) Wundt teve muita importância no desenvolvimento da psicologia brasileira. 

    E) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa,  teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente  por meio do desenvolvimento de testes psicológicos. 

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932012000500004&script=sci_abstract&tlng=pt

  • A questão parece estar embasada no artigo de Ana Maria Jacó Vilela, intitulado “História da Psicologia no Brasil: Uma Narrativa por Meio de seu Ensino" no qual a autora apresenta uma história da Psicologia no Brasil relacionando-a às tramas de períodos históricos vividos pelo País, procurando mostrar, em cada um deles, como ocorreu o ensino e a difusão dos saberes psi.

    Sigamos à analise das alternativas:


    A) Os  laboratórios experimentais não  fizeram parte da  tradição  do ensino da psicologia no Brasil.  De acordo com a autora, No Pedagogium, museu pedagógico ao estilo dos existentes em diversos países europeus, em 1906, Bomfim cria aquele que é reconhecido como o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental no País. Certamente outros laboratórios já existiam, embora de forma menos institucionalizada, pois Henrique Roxo produz uma tese resultante de trabalho experimental, em 1900, e Lourenço Filho registra a proposta de criação de um laboratório no Rio de Janeiro, em 1897.

    B) As  ideias de  Lombroso não  foram veiculadas nos primórdios  da psicologia brasileira.  De acordo com a autora a antropologia criminal, de Lombroso, também se fez presente nos primórdios da Psicologia, com as noções de estigmas físicos.

    C) A  principal  influência  da  Escola  Francesa  na  Psicologia  Brasileira foi a de Theodore Ribot.  A psicologia francesa, sem dúvida, é a mais assídua, não tanto Ribot, mas principalmente Charcot, Pierre Janet e a Escola de Nancy, que estão presentes nas teses sobre histeria e hipnotismo.

    D) O  trabalho  de  Wundt  teve  pouca  importância  no  desenvolvimento da psicologia brasileira.  Segundo a autora, nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, o conhecimento psicológico desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos era bastante citado; mençâo a autores da psicologia alemã, principalmente Wundt, são encontradas com frequência  Encontramos com frequência.

    E) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa,  teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente  por meio do desenvolvimento de testes psicológicos.  Liga Brasileira de Higiene Mental teve importante contribuição para a produção e a disseminação do conhecimento em Psicologia, principalmente a respeito do desenvolvimento de testes psicológicos, enfatizando principalmente a necessidade de estandardização dos testes para a realidade brasileira.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32nspe/v32speca04.pdf


    GABARITO: E


ID
1363849
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia como profissão, no Brasil, completou, oficialmente, 50 anos em 2012. Mudanças sócio-culturais e nas ciências contribuíram para o surgimento da Psicologia como um ramo científico independente. Dos questionamentos à soberania religiosa e a ruptura com outras convenções sociais, a Psicologia trilhou um longo caminho para a sua soberania. Associada por muito tempo e vista como subordinada às ciências, como a Biologia e Filosofia, a autonomia da Psicologia e a construção de um objeto passível de verificação científica teve um marco.
Assinale a alternativa que apresenta esse marco.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito para não assinantes: letra E

ID
1487683
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.
III. Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I - OK (CERTINHO)

    II - "No decorrer da segunda metade do século XIX, o Zeitgeist estava pronto para a aplicação

    da abordagem experimental a problemas da mente. Wundt foi um rigoroso agente do que já

    estava se desenvolvendo, um bem-dotado promotor do inevitável."  (pag.72 do livro). OK, CERTINHO, NÃO É CORRETO AFIRMAR, PORQUE ELE FOI UM AGENTE RIGOROSO E NÃO PODEROSO COMO DIZ A QUESTÃO.

     

  • Questão bem ridícula. 

  • Questão esquizofrênica. 

     

  • questão está errada ou gabarito errado, pois as alternativas I e II estão erradas.

  • Mas gente?????? Precisa saber do funeral do de cujus????????

  • Que questão mais errada.

    Por que foi Wundt e não Fechner a receber os méritos pela fundação da nova psicologia? A obra Elementos de psicofísica [Elements of psychophysics], de Fechner, foi publicada em 1860, cerca de 15 anos antes de Wundt iniciar os estudos de psicologia. O próprio Wundt declarou que o trabalho de Fechner representava a “primeira conquista” da psicologia experimental (Wundt, 1888, p. 471).

    Quando Fechner faleceu, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em memória a ele durante o funeral. Além disso, E. B. Titchener, discípulo de Wundt, referia-se a Fechner como pai da psicologia experimental (Benjamin, Bryant, Campbell, Luttrell e Holtz, 1997).

    Os historiadores são unânimes em relação à importância de Fechner, e alguns até questionam se, sem a sua contribuição, a psicologia teria começado naquele momento. Então, por que não creditam a Fechner os méritos pela fundação da psicologia?

    Referência: Schultz, Sydney Elien; Schultz, Duane P. História da Psicologia Moderna. pg. 68.


ID
1620610
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para (Ceccarelli, 2003) O aparecimento da Psicopatologia como disciplina organizada, marcando ao mesmo tempo o rompimento com a psiquiatria do séc. XVIII, ocorreu com a publicação do/a:

Alternativas
Comentários
  • Jaspers (1883-1969) fez uma crítica ao método empírico tradicional científico e propôs o método fenomenológico. Em 1913, com o intuito de discutir questões relativas às doenças mentais, publicou Psicopatologia Geral. Jaspers compreendia a psicopatologia como ciência cuja função seria observar e descrever os fenômenos psíquicos patológicos, diferentemente da psiquiatria que tem por objetivo diagnosticá-los e tratá-los


ID
1652461
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No clássico A Função Psicológica do Trabalho; Yves Clot (1999) afirma que a abordagemsobre a atividade de trabalho desenvolvida em seulivro foi deliberadamente influenciada por uma escola de Psicologia. Assinale a escola de Psicologia a que Yves Clot se filiou.

Alternativas

ID
1657546
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à história da psicologia, podemos dizer, por enquanto, que ela cresce enquanto ciência quando reconhece seu objeto de estudo, ou seja, o homem inserido na sociedade em todos os seus vieses. Isto é, a psicologia só ganha espaço no rol das ciências quando se tem o reconhecimento da experiência privatizada, bem como o reconhecimento da experiência da crise da subjetividade (Figueiredo, 1991). Ainda, é quando a doutrina liberal afirma a individualidade, liberdade e igualdade dos homens que se dá o reconhecimento daquela subjetividade. Entretanto, o próprio indivíduo percebe que estes princípios são mera ilusão, ocasionando assim a crise da subjetividade, que requer solução.

Quando os homens passam pelas experiências de uma subjetividade privatizada e ao mesmo tempo percebem que não são tão livres e tão diferentes quanto imaginavam, ficam perplexos. Põem-se a pensar acerca das causas e do significado de tudo que fazem, sentem e pensam sobre eles mesmos. Os tempos estão maduros para uma psicologia científica 
(Figueiredo, 1991, p.30). ( L. G. Cambaúva, L. C. da Silva e W. Ferreira,1998)

A seguir assinale a assertiva que melhor corresponde ao conceito da psicologia enquanto ciência:

Alternativas
Comentários
  • errada a) O campo de conhecimento da psicologia se constituiu como área do conhecimento científico muito recentemente, ao final do século XIX, a despeito de existir há muito tempo na filosofia enquanto preocupação humana, o que permite hoje uma exatidão com teorias já acabadas e definitivas ( não existe nenhuma teoria exata e acabada, estamos em constante transformações) denominar com precisão seu objeto de estudo.


    correta b)A psicologia enquanto área da ciência vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhem Wundt criou o primeiro laboratório de Experimentos em Psicofisiologia em Leipzig, na Alemanha, marcando historicamente o desligamento da psicologia a ideias abstratas e espiritualistas, obedecendo a partir de então critérios da metodologia científica.


    errada c) A área da psicologia enquanto ciência de conhecimento relativo, se viu obrigada a incorporar-se a outros campos do saber humano, adotando práticas associadas à psicologia, como por exemplo, a astrologia, numerologia entre outras práticas adivinhatórias e místicas e se mantém desta forma até hoje. ( O código de ética profissional não admite essa incorporação)


    errada d)

    O objeto de estudo da psicologia científica, percebe o homem como um ser autônomo, que se desenvolve por si mesmo, independente de sua relação com o mundo social, sua cultura e subjetividade. (essa ai é mole)



  • Ano de criação do primeiro laboratório 1879.

    Assim, todas as alternativas erradas.


ID
1657549
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, foi nos Estados Unidos que ela encontrou campo para um rápido crescimento, surgindo as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, dando origem as inúmeras teorias que existem atualmente. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):

I- O Behaviorismo, a Gestalt e Psicanálise são considerados as principais tendências teóricas deste século.
II- O Estruturalismo e o Funcionalismo estão preocupados com a compreensão do mesmo fenômeno: “a consciência”, embora o fundador do Estruturalismo Edward Titchener se preocupará especificamente com os aspectos estruturais da consciência.
III- O Associalismo criado por William James em seu postulado teórico preocupa-se em responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem” elegendo a consciência como centro de suas preocupações.
IV- A Gestalt tem seu berço na Europa e surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia do século 19.

Alternativas
Comentários
  • O ASSOCIACIONISMO

       O principal representante do Associacionismo é Edward L. Thorndike, e sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. Sua produção de conhecimento pautava-se por uma visão de utilidade deste conhecimento, muito mais do que por questões filosóficas que perpassam a Psicologia.

    Por isso a opção III encontra-se errada e a assertiva correta é a letra C.

     

    PSICOLOGIAS( Uma introdução ao estudo da psicologia)

    Teixeira, Maria de Lourdes Trassi

    Furtado,Odair

    Bock, Ana Mercês Bahia

  • Uma vez que para elaboração da questão, foi tomado como base o livro Psicologias da Ana Bock, acredito haver um erro quanto a assertividade do item I- O Behaviorismo, a Gestalt e Psicanálise são considerados as principais tendências teóricas deste século.


    Em sua obra, Bock aponta que as primeiras escolas e/ou abordagens que surgem nos Estados Unidos são: o Funcionalismo, de William James (1842-1910), o Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927) e o Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949).


    Posso estar imensamente enganado, gostaria, inclusive, que os colegas caso tenham algum comentário a fazer, mandassem mensagem em meu perfil. Obrigado!




ID
1657555
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:

I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).
II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um ( Kahhale et al; 2002:97- 98).
III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitá- lo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).
IV - A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e própria.

Alternativas

ID
1771999
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do associacionismo, do estruturalismo e do funcionalismo, escolas da psicologia científica que, no século XX, fomentaram o desenvolvimento de outras abordagens teóricas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    Com as influências da Fenomenologia e do Existencialismo desenvolveram-se vários modelos terapêuticos que podem ser genericamente designados por psicoterapia existencial e definidos como métodos de relação interpessoal e de análise psicológica cujo objetivo é o de facilitar na pessoa do cliente um auto-conhecimento e uma autonomia psicológica suficiente para que ele possa assumir livremente a sua existencia.( Villegas, 1988)

  • Qual o erro da B?


  • O comportamentalismo é a aprendizagem que ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner , em sua visão conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado (infoescola)

  • Ana Luiza, a B esta mais voltada para a sócio histórica do que para Skinner

  • PArece-me que essa banca curte o humanismo. Incrível S2 S2 S2

  • Ana Luiza, na letra B está citando a teoria de Vygotsky, a Psicologia Historico-Cultural.


ID
1832788
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia iniciou sua trajetória científica através do estudo experimental dos processos psicológicos, os “elementos da mente”. Contudo, ela não ficou restrita aos limites do laboratório, dando origem a testes e avaliações que pudessem ser aplicados em diversos locais e com várias pessoas ao mesmo tempo. Com a acumulação de saber sobre a percepção, motivação e emoção, memória, aquisição de hábitos, tempo de reação, etc., a psicologia realizou historicamente a primeira grande aproximação com o campo do direito com o principal objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro ramo da psicologia Forense a surgir foi a psicologia criminal, pois realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinquentes e criminosos em geral, como, por exemplo, os psicopatas. 

     

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_jur%C3%ADdica

  • A Psicologia Jurídica emergiu da Psicologia do Testemunho cuja prática, em âmbito internacional, ajudou a consolidar a Psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação da fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do século XX, assim como o desenvolvimento de estudos sobre os funcionamentos dos interrogatórios, dos delitos, dos falsos testemunhos e falsas memórias etc., colaborando para a criação dos primeiros laboratórios de Psicologia.

    Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/psicologia/a-importancia-psicologia-juridica.htm


ID
1903906
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o estudo sobre a História da Psicologia, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1912639
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da história da Psicologia, considere as afirmativas a seguir.

I - A integração de múltiplos determinantes seja os – de natureza social, econômica e política, seja os filosófico-científicos compõe o quadro a partir do – qual a Psicologia conquistou o estatuto de ciência autônoma.

II - A não concepção da "loucura" como fenômeno existencial faz parte de determinado período da história da disciplina no Brasil, estando relacionada com a falta de homogeneidade da sociedade brasileira e de sua concepção de mundo.

III - Constitui fato importante na história da disciplina a criação de instituições educacionais para "deficientes mentais", "menores abandonados" e crianças de zonas rurais, sob o pressuposto de que a inteligência é determinada por condições sócio-econômicas e culturais.

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Questão cabulosa, pois tenta confundir o leitor. Contudo, fiquei em divida na questao II, se certa ou errada, no entanto, nao havia a acertiva I e III como correta, entao, minha opcao foi indicar as 3 como corretas. Então, acertei.  

     

     

     

  • Letra c: III - Constitui fato importante na história da disciplina a criação de instituições educacionais para "deficientes mentais", "menores abandonados" e crianças de zonas rurais, sob o pressuposto de que a inteligência é determinada por condições sócio-econômicas e culturais.


ID
1922914
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Consurge - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há uma afirmativa no senso comum que diz: “de psicólogo e louco, todo mundo tem um pouco”; como, por exemplo, quando se ouve o problema de um amigo, ajudando a solucioná-lo. No entanto, o senso comum não é ciência. Para ser uma ciência, torna-se necessário fundamentá-lo em bases científicas.

Nesse contexto, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia é uma área das Ciências Humanas que estuda o comportamento e a psiquê humana e vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhelm Wundt criou o primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia.

  • depende da perspectiva, pode ser também uma ciência biológica

  • nao seria 1879?

  • 1875? Alguém tem o fundamento para esta questão? Pois destoa de tudo que já vi sobre a data de criação do 1º laboratório, criado por Wundt.

  • não era 1879???
  • 1879!!!!!


ID
2014201
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Historicamente, existe no caso brasileiro uma anterioridade da prática com relação à teoria. Nos episódios, nos empreendimentos institucionais, na construção de um campo próprio para a psicologia, verificamos que a técnica precede o conhecimento. Este, de maneira geral, permanece como um fundamento, cujo valor se esgota na derivação de uma ação prática [...].

Disponível em:<https://http://psyykologi02.blogspot.com.br/2011/05/epistemologia-filosofica-o-trabalho.html>. Acesso em: 26 abr. 2016. Adaptado.

Na história da Psicologia nos hospitais no Brasil, que característica corresponde ao que é apontado no texto?

Alternativas
Comentários
  • A anterioridade do surgimento de serviços de acompanhamento psicológico em relação à regulamentação da profissão de psicólogo.

  • Gabarito: B

    "O trabalho de Psicólogas(os) no hospital é referenciado desde a década de 1950 a partir da atuação de Matilde Neder com pacientes em reabilitação na então Clínica Ortopédica e Traumatológica da Universidade de São Paulo (USP). Sua atuação é como aponta Sebastiani (2000), anterior à própria regulamentação da profissão de Psicóloga(o), datada de 1962. "

    https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/AF_CRP_Caderno_Hospitalar_pdf.pdf

  • HAHAHAAHAHA


ID
2014204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O I Encontro de Psicólogos da Área Hospitalar, realizado em 1983, é considerado um marco histórico da constituição dessa prática no Brasil.
Uma importante consequência desse encontro foi

Alternativas
Comentários
  • instigar o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo a definir a especificidade do campo de atuação do psicólogo hospitalar

  • O I Encontro Nacional de Psicólogos da Área Hospitalar foi promovido pelo Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da USP em 1983, sob responsabilidade geral de Bellkiss W.R. Lamosa. Este foi o primeiro evento de âmbito nacional a reunir os diversos psicólogos que atuavam de maneira dispersa pelos mais diferentes pontos do país. (op cit.).

    Durante muito tempo, a psicologia hospitalar utilizou-se de recursos técnicos e metodológicos de outras áreas do saber psicológico, que nem sempre se mostraram adequados ao contexto hospitalar. A inexistência de um paradigma claro que pudesse definir estratégias dificultou a oportunidade de legitimação do espaço psicológico nas instituições de saúde. A partir da pluralidade evidenciada no exercício da psicologia no contexto hospitalar, iniciou-se um direcionamento de pesquisas e publicações a respeito dessas práticas a fim de se fortalecer a identidade do profissional dessa área. (Angerami-Camon, 2002).

    Leia mais: 


ID
2029348
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a história da Psicologia, informe se é verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A psicologia de Wundt recorreu aos métodos experimentais das ciências naturais, tendo como objeto de estudo a consciência, considerando que ela (consciência) incluia muitas partes ou características distintas e podia ser estudada pelo método da análise ou redução.

( ) Os trabalhos feitos no laboratório de Leipzig foram importantes, mas não apresentaram resultados que demonstravam ser possível uma ciência psicológica com bases experimentais.

( ) Titchener, com o estruturalismo, concentrou seus estudos em uma ciência do comportamento que lidava apenas com atos comportamentais observáveis, passíveis de descrição objetiva em termos de estímulo e resposta.

( ) Nos Estados Unidos, a psicologia assumiu uma atuação prática, tendo Hall, Cattell e Witmer como alguns dos precursores da psicologia aplicada que levou a ciência para a educação, aos negócios e à indústria, aos centros de testes, aos tribunais e às clínicas de saúde mental.

Alternativas
Comentários
  • Me ajudem com este trabalho de psicologia

  • Me ajudem com este trabalho de psicologia


ID
2029411
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento da ciência psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um fator contextual que elencou o avanço da ciência psicológica foi a percepção de que se desejassem que seus departamentos acadêmicos, orçamentos e rendas crescessem, teriam que demonstrar aos administradores que a psicologia poderia ter utilidade na solução de problemas sociais, educacionais e industriais.

II. Uma rápida mudança de ênfase na psicologia americana se deu na aplicação do experimentalismo acadêmico para a aplicação de psicologia à aprendizagem, ao ensino e a outras questões práticas da sala de aula.

III. Outra influência contextual foram as guerras, entretanto, influenciaram de maneira negativa, as experiências de psicólogos desaceleraram pelos problemas com a guerra.

IV. Nos primeiros anos do século XX, a natureza da psicologia americana e o tipo de trabalho que muitos psicólogos faziam sofreram uma drástica mudança, basicamente como resultado de oportunidades econômicas.

Alternativas

ID
2120758
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Wundt, um dos pioneiros da psicologia como ciência sui generis, chamou a psicologia de _________ __________. Com esta denominação, Wundt colocava a psicologia como uma ciência entre outras ciências, como uma disciplina entre __________, ou seja, como uma ___________________ (Figueiredo, 2008).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b)ciência intermediária / disciplinas / ciência interdisciplina

    (Figueiredo, 2008 p. 108.)


ID
2125096
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas. Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

Alternativas
Comentários
  • As respostas estão invertidas:

    a) Kurt Lewin foi quem criou a teoria de campo

    b) Moreno

    c) Melaine Klein

    d) Carl Rogers

  • CORRETO

    Kurt Lewin - Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado Teoria de Campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

    Jacob Levi Moreno - Postulou a Teoria dos Papéis e realizou atendimentos em grupo através do que considerou a ciência que explora a “verdade” mediante a ação, utilizando métodos dramáticos. (psicodrama)

    Melanie Klein - Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação. 

    Carl Rogers - Seus estudos foram relacionados à Teoria Centrada na Pessoa, na qual os principais conceitos são a autorealização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado autorealização. 

  • A questão fez uma mistura entre autores e teorias, de maneira que o autor da Teoria do Campo expressa na alternativa A seria Kurt Levin; assim como da Teoria dos Papéis, descrita na alternativa B, comumente conhecida como Psicodrama, seria de Jacob Moreno; a Teoria Psicanalítica que postulou o conceito de clivagem expresso na alternativa C é de Melanie Klein; estando correta apenas a correlação da alternativa D, que liga Carls Rogers com autor da Abordagem Centrada na Pessoa.

    Essa teoria é uma abordagem das relações interpessoais cujo pressuposto fundamental é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva, pois cada indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a auto-compreensão e para alterar o seu auto-conceito, suas atitudes básicas e seu comportamento auto-dirigido, e estes recursos podem ser liberados se um clima definido de atitudes psicológicas facilitadoras puder ser oferecido.

    Segundo Rogers, as atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora são:

    - Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.
    - Consideração positiva incondicional – Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.
    - Compreensão empática – Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se".


    GABARITO: D

  • autodireção? desculpe, mas realmente nao tem o que inventar. Ainda sonho que questoes de concurso iram realmente medir inteligencia.

  • muito fácil, né? Moreno : teoria dos papeis; Lewin: teoria de campo; Melanie Klein: clivagem (sei bom e mal); rogers: autorealização


ID
2132830
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Foi com a publicação de qual teoria que a psicologia alcançou o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica?

Alternativas
Comentários
  • d) Behaviorismo

  • Uma questão um tanto duvidosa, visto que já existia uma concepção de psicologia enquanto conhecimento científico trazida por Wundt em suas pesquisas. Acredito que poderia ter recurso nesta questão.

  •   Para Wolman, as ideias revolucionárias que trouxeram a psicologia definitivamente para o lado da ciência vieram da teoria da evolução e das grandes descobertas da neurofisiologia. Darwin é considerado o "avô do behaviorismo", ou seja, a teoria behaviorista se baseou na teoria da evolução, em relação as ideias análogas (parecidas) entre seleção de comportamento e seleção das espécies. 

     

    http://www.ufrgs.br/museupsi/dicotomia.htm

     

     

     

  • No material de estudo sobre história da psicologia tem a seguinte explicação:

    "O associacionismo também contribuiu e foi base para a nova ciência Psicologia que nascia. Inspirada na filosofia empirista e
    positivista, as ideias associacionistas privilegiavam a experiência como fonte de conhecimento. O associacionismo contribuiu muito
    para que a Psicologia rompesse de vez com a Filosofia e se tornasse uma ciência autônoma
    , com objeto e método próprios de
    investigação. As leis da associação (de ideias) surgem com Locke, prosseguem em Hume e as ideias de Wundt são amplamente
    influenciadas por este pensamento."

    As referências desse capitulo são:

    Bock, Ana Merces Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria De Lourdes Trassi. Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia.
    São Paulo: Saraiva, 1999.
    Schultz, D. P. & Schultz, S. E. História da Psicologia Moderna. 5 ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

    Pode-se deduzir através desse trecho que antes do behaviorismo a psicologia já era considerada como uma ciêcnia desprendida da filosofia.

  • Sim, realmente o associassionismo CONTRIBUIU para o status científico da psicologia. Mas, utilizando a sua citação Haynna Ramos percebe-se uma pequena sutiliza na informação que faz toda a diferença: " O associacionismo contribuiu muito para que a Psicologia rompesse de vez com a Filosofia e se tornasse uma ciência autônoma, com objeto e método próprios de investigação". Só que o enunciado da questão pede COM QUE PUBLICAÇÃO TEÓRICA FOI POSSÍVEL SEPARAR DEFINITIVAMENTE A  PSICOLOGIA DA FILOSOFIA: logo foi com o behaviorismo...porque o associacionismo contribuiu com esse rompimento, mas quem o estabeleceu definitivamente foi o behaviorismo.

     

  • O termo "Behaviorismo" foi utilizado pela primeira vez em um artigo publicado por Watson em 1913 em que o autor postula o estudo do comportamento como objeto da Psicologia. (Bock, Psicologias).

  • Exceto as respostas que apenas são o gabarito colado aqui, os demais comentários foram muito construtivos. Obrigado!

  • Muitas vezes, responder corretamente uma questão não se trata de "ser mestre nos detalhes do assunto". Então não precisa divagar sobre a precisão histórica da questão, pessoal. Sendo bem prático: de todas as alternativas, qual a única que usou CLARAMENTE o método científico (controle, teste, reprodução etc.) em sua metodologia?

    A) Gestalt

    Não, pois não há foco na experimentação e controle de variáveis;

    B) Psicanálise

    Não, pois não o foco eram experiências da infância, impossíveis de repetir e cotrolar em laboratório;

    C) Psicologia Analítica

    Não, pois o foco era uma releitura histórico-mitológica da "mente coletiva" humana;

    D) Behaviorismo

    Gabarito, pois focou em controle de variáveis e experimentação controlada (método científico clássico);

    E) Psicologia Humanista

    Não, pois o foco era a percepção e releitura subjetiva do cliente de suas próprias experiências;

  • Queria dizer que a banca responsável por essa prova só pode ser formada por behavioristas, porque pra puxar a sardinha pro seu lado assim só sendo behaviorista. A questão é muito mal formulada e coloca no behaviorismo o status que na verdade foi gerado pelo associacionismo e estruturalismo.

    Behaviorismo veio muito depois.


ID
2200162
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a literatura científica atual sobre a inserção do psicólogo na saúde pública no Brasil, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "A inserção do psicólogo nos serviços públicos de saúde ocorreu no final da década de 1970, com a finalidade de construir modelos alternativos ao hospital psiquiátrico, com vistas à redução de custos e maior eficácia dos atendimentos, por meio da formação de grupos multiprofissionais, conforme atestam Carvalho e Yamamoto (2002). Esses autores citam ainda dois fatos que contribuíram para a presença de psicólogos, no setor de saúde: primeiro, a redução do mercado de atendimento psicológico privado, em decorrência da crise econômica pela qual o país estava sendo afetado, e, segundo, a crítica à Psicologia clínica tradicional, por não apresentar significado social, a qual motivava o surgimento de práticas alternativas socialmente mais relevantes.

    ARTIGOS

     

    O psicólogo na saúde pública: formação e inserção profissional

     

    The psychologist in public health: professional education and insertion

     

    =D


ID
2224372
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Crítica da Razão Instrumental foi desenvolvida

Alternativas
Comentários
  • https://youtu.be/TohUKwmWgtE

  • Quando o ser humano procura adaptar-se ao meio para satisfazer as suas necessidades, recorre à razão instrumental. Trata-se da estrutura de pensamento que privilegia a utilidade da acção e que considera os objectos como meios para alcançar um determinado fim.Importa mais aquilo que se quer conseguir do que o caminho para lá chegar. Simplificando, pode-se dizer que a razão instrumental dá antes prioridade do que aos fins.A razão instrumental baseia-se na ideia de utilidade. Indo por esta linha de pensamento, o valor das coisas radica naquilo para que servem. Se uma coisa não servir para nada (não tiver utilidade), carece de valor na perspectiva da razão instrumental.


ID
2244763
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Enumere conforme as especificações abaixo:

1. John Broadus Watson.

2. Jean Piaget.

3. Burrhus Frederic Skinner

( ) Foi o fundador do movimento comportamentalista e definiu a Psicologia como um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Para ele, embora o comportamento humano seja mais refinado, ele pode ser explicado pelos mesmos princípios que o comportamento de qualquer animal.

( ) Segundo esse pesquisador, aprendemos quando ganhamos uma compensação por ter realizado uma determinada ação. Assim, por exemplo, se uma criança pequena, ao ceder um brinquedo para a outra, é elogiada e beijada pela mãe ou pela professora, sua tendência será repetir esse comportamento, demonstrando ter aprendido uma conduta socialmente aceita.

( ) Foi um incessante estudioso do desenvolvimento humano que realizou uma carreira científica extraordinariamente fecunda. Nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 e morreu em 1980, aos 84 anos de idade. Desde criança, interessou-se por questões científicas.

( ) Em seu início de carreira, interessou-se pela Psicanálise e mudou-se para Paris, onde foi convidado por Simon a fazer a padronização do teste de inteligência de Binet e Simon (o famoso QI).

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Foi o fundador do movimento comportamentalista e definiu a Psicologia como um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Para ele, embora o comportamento humano seja mais refinado, ele pode ser explicado pelos mesmos princípios que o comportamento de qualquer animal. WATSON

     

    Segundo esse pesquisador, aprendemos quando ganhamos uma compensação por ter realizado uma determinada ação. Assim, por exemplo, se uma criança pequena, ao ceder um brinquedo para a outra, é elogiada e beijada pela mãe ou pela professora, sua tendência será repetir esse comportamento, demonstrando ter aprendido uma conduta socialmente aceita. SKINNER

     

    Foi um incessante estudioso do desenvolvimento humano que realizou uma carreira científica extraordinariamente fecunda. Nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 e morreu em 1980, aos 84 anos de idade. Desde criança, interessou-se por questões científicas.  PIAGET

     

    Em seu início de carreira, interessou-se pela Psicanálise e mudou-se para Paris, onde foi convidado por Simon a fazer a padronização do teste de inteligência de Binet e Simon (o famoso QI). PIAGET

     

    "Não é possível ser bom pela metade."

    Leon Tolstói


ID
2303374
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre psicologia geral, analise as afirmativas abaixo.
1. O conceito de espaço vital foi elaborado por Kurt Lewin, entendido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo em um certo momento.
2. O objeto da Psicologia são os fenômenos psicológicos, entendidos como processos que ocorrem no mundo interno dos indivíduos, continuamente, permitindo-lhes pensar e sentir o mundo, além de se adaptarem à realidade e transformá-la.
3. A descoberta de que a grande maioria dos pensamentos e desejos reprimidos se referia a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, deve- -se a W. Reich.
4. A tese da existência de diferentes necessidades, originadas das condições da vida humana, como a necessidade de relacionamento, a de segurança e a de orientação, foi formulada por J. B. Watson, nos primórdios de suas contribuições sobre o behaviorismo.
5. A história da Psicologia tem como um de seus marcos fundantes os experimentos de Wundt no Laboratório de Leipzig, na Alemanha, na segunda metade do século XIX, sendo esse autor considerado o fundador da psicologia como ciência experimental.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O objeto da Psicologia são os fenômenos psicológicos, entendidos como processos que ocorrem no mundo interno dos indivíduos, continuamente, permitindo-lhes pensar e sentir o mundo, além de se adaptarem à realidade e transformá-la.

    Em seu livro "A invenção do psicológico", Figueiredo (1994) trata da produção histórica desta dimensão de existência subjetiva ligada aos jogos do conhecimento moderno, que designa um campo de experiências do sujeito, apontando que antes do nascimento das psicologias a experiência psicológica não existia, bem como não existiam a própria materialidade da "substância psíquica", a existência psicológica e a percepção de si mesmo como ente subjetivo, que dão forma ao campo de experiências do sujeito moderno, compondo sensações de privacidade e intimidade que ele vivencia como "reais" e "naturais". 

    Ainda, conforme o mesmo autor, alguns acontecimentos sociais constituem condições históricas para o nascimento deste sujeito psicológico remetido a uma instância de subjetividade2, correlativamente ao surgimento de um discurso psicológico na modernidade: a emergência do humanismo renascentista nas artes e na filosofia dos séculos XIV e XV; a reforma pastoral da Igreja Católica no século XVI; e o centramento da cultura moderna na figura do "homem" a partir do século XVII com o Iluminismo, resultando numa recorrente problematização moderna do sujeito na filosofia, nas ciências, mas também na vida cotidiana.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000300003

  • (c0ntinuação) Algumas instâncias mais "integradas" ganham visibilidade a partir de 1940: a consciência, o comportamento; mas também a personalidade (como decorrência da emergência das teorias do desenvolvimento), a individualidade, a identidade – objeto por excelência da psicologia social dos anos 1980 – bem como a subjetividade e a singularidade, problematizadas de uma perspectiva social, histórica e política a partir desta mesma década de 1980. 

    Em verdade o conceito de subjetividade passa do campo da psicanálise para os domínios das psicologias na primeira metade do século passado, mas é somente no seu final que ele se despe de um sentido naturalizado e substancializado de interioridade, passando a ser pensado em termos históricos, sociais e políticos – como produção de subjetividade – apresentando-se contemporaneamente como objeto possível para muitas psicologias de cunho crítico, como alternativa a uma problematização da "identidade", exatamente por buscar dar conta das diferenças. Esta perspectiva histórico-política da subjetividade ganha destaque neste momento em decorrência do declínio do conceito de identidade, que se esgota numa exaltação ao "idêntico": este movimento de se repetir, de se fazer idêntico a si mesmo para facilitar a visibilidade social e permitir a localização e captura pelos poderes. Visibilidade de duas vias: do sujeito que se repete e se reconhece idêntico a si mesmo, e que neste movimento se expõe à vista dos outros, tornando-se identificável e capturável pela lei, pela norma, pela moral. Questão política esta, portanto, ligada a práticas de individualização e identificação social de sujeitos, envolvendo jogos de normalização, formas de reconhecimento de si e dos outros, além de modos de subjetivação, que exigem posicionamento crítico e resistência a uma certa "política das identidades" exercida pelo Estado contemporâneo.

  • qual é a questão correta?

     

  • Gabarito: C

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • 1. O conceito de espaço vital foi elaborado por Kurt Lewin, entendido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo em um certo momento. [correta]

    2. O objeto da Psicologia são os fenômenos psicológicos, entendidos como processos que ocorrem no mundo interno dos indivíduos, continuamente, permitindo-lhes pensar e sentir o mundo, além de se adaptarem à realidade e transformá-la. [correta]

    3. A descoberta de que a grande maioria dos pensamentos e desejos reprimidos se referia a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, deve- -se a W. Reich. [Foi o Freud e não o Reich]

    4. A tese da existência de diferentes necessidades, originadas das condições da vida humana, como a necessidade de relacionamento, a de segurança e a de orientação, foi formulada por J. B. Watson, nos primórdios de suas contribuições sobre o behaviorismo. [Foi o Maslow e não o Watson]

    5. A história da Psicologia tem como um de seus marcos fundantes os experimentos de Wundt no Laboratório de Leipzig, na Alemanha, na segunda metade do século XIX, sendo esse autor considerado o fundador da psicologia como ciência experimental. [correta]

  • Objetividade sempre... não basta saber, tem que ser rápido!

    a 3, todo mundo sabe(eu acho que sabe por ser o b-a-ba de toda graduação de psicologia) que foi Freud. Assim você só fica entre B e C e espaço vital eu já citei em várias questões como palavra-chave para Kurt Lewin. Acabou a questão.

  • Muito boa explanação Renata. Apenas um detalhe - que soube há pouco tempo - a teoria de necessidades básicas que incluem necessidade de relacionamento, de segurança e de orientação, foi formulada por Erich Fromm.


ID
2311999
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É considerado o verdadeiro pai da psicologia. Chegou a estudar as diferenças entre a razão, percepção e sensação. Estamos nos referindo a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: b) Aristóteles

  • a) René Descartes - (1596-1659), postulou a separação entre mente-corpo, o que ajudou muito no desenvolvimento da anatomia e fisiologia, visto que até aquela época o corpo era considerado a "morada da alma" pela igreja e, portanto, sagrado.

    b) Aristóteles - (384-322 AC), postulou que alma e corpo não podem ser dissociados (inovador para a época). Para ele, todos seres viventes tinham uma "alma" (os animais, vegetais e o homem). Chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações ("Da anima" - considerado o primeiro tratado em psicologia).

    c) Platão - (427-347), buscou localizar a "alma" no corpo humano, concluiu que era a cabeça e que a medula era a ligação entre a alma e o corpo. Ainda segundo Platão, quando alguém morria, sua "alma" ficaria livre para habitar outro corpo.

    d) Sócrates - (469-399 AC), cuja principal preocupação era a "razão", ou seja, que características separavam os homens dos animais. Postulava que a "razão" é que permitia aos homens superar seus instintos. As teorias ulteriores sobre a "consciência" seriam, de certa forma, frutos desse pensamento socrático.

    (Ana Bock, Psicologias)


ID
2320735
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na questão da validação do conhecimento psicológico que se apresenta como sendo científico, é correta a afirmação de que:

Alternativas
Comentários
  • há um abandono na tarefa de acreditar que o conhecimento científico está baseado na neutralidade, em bases inquestionáveis.


ID
2321044
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A - Melanie Klein.
b -Kurt Lewin.
C -Carl Rogers.
D -Jacques Lacan.

I- Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado ‘teoria de campo’, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.
II- Dois de seus principais conceitos são que o inconsciente é estruturado como uma linguagem e que o mesmo é um discurso. Os pensamentos de processo primário são consequências descontroladas de significados. A fase mais básica é o ‘estágio do espelho’ no qual os bebês aprendem a se reconhecer, assumindo a perspectiva das outras pessoas.
III- Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação.
IV- Seus estudos foram relacionados à ‘teoria centrada na pessoa’, na qual os principais conceitos são a auto- realização e a auto-direção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado auto realização.

Durante a consolidação da psicologia como ciência, muitas teorias foram propostas para auxiliar na compreensão do ser humano. Diversos autores estudaram e publicaram trabalhos com tendências e modelos teóricos que são referências na área nos mais diferentes campos de atuação. Associe os autores abaixo com as afirmações correspondentes ao trabalho desenvolvido:

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave/palavras-boia! desafogue seu cérebro de tanta informação e retenha o mínimo para flutuar...

    Melanie- crianças, fantasia

    Kurt- campo

    Carl- teoria centrada na pessoa

    Lacan- estágio do espelo

  • Palavras - chave/palavras boia!

    Kurt Lewin - grupo e teoria de campo

    Melanie Klein - Psicanalista que focou em crianças

    Carl Rogers - teoria centrada na pessoa

    Lacan - Linguagem e estádio do espelho

  • Palavras - chave

    Kurt Lewin - grupo e teoria de campo

    Melanie Klein - Psicanalista que focou em crianças

    Carl Rogers - teoria centrada na pessoa

    Lacan - Linguagem e estádio do espelho


ID
2364817
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Husserl questionou os sistemas especulativos da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas e propôs retornar a um ponto de partida que seja, verdadeiramente, o primeiro. Afirmou querer “voltar às coisas mesmas”, considerando-as como ponto de partida

Alternativas
Comentários
  • Trata-se, na verdade, de um “retorno”, um caminho de volta, em que o “fim” nada mais é do que o começo: “de volta às coisas mesmas”, para citar a tão famosa expressão husserliana.

  • A fenomenologia, assim compreendida, significava um novo método na constituição da essência do conhecimento e veio para denunciar este crescente distanciamento entre o mundo da vida e o mundo da ciência.  Era preciso resgatar a noção de que o mundo científico é secundário – ele é produzido a partir da própria compreensão subjetiva dos cientistas. O real não é o mundo visto pelos olhos das ciências, mas aquilo que eu experiencio, aquilo que eu vivo. A fenomenologia, com estes objetivos, não está criticando a atividade científica propriamente dita, mas denunciado a idéia de que o sentido do mundo é dado cientificamente. 

  • Husserl propõe-se voltar às coisas mesmas; retornar às intuições mais originárias, porque é delas que emerge todo o conhecimento. 

    Maria de Lourdes Silva* ARevista de Filosofia A intencionalidade da consciência em Husserl


ID
2373061
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A hipótese de que a atitude, a condição e a ação de “estar cuidando” são as que melhor nos permitem compreender o sentido de nossa existência como seres humanos foi desenvolvida por

Alternativas
Comentários
  • D) Heidegger

  • Heidegger é um dos teóricos precussores do Existencialismo, o qual influênciou o Movimento Humanista. Um dos mais fomosos dessa escola de pensamento é Jean Paul Sartre. Contudo, mesmo Sartre sendo famosinho, não foi ele o pioneiro dessa escola. Mas sim: Soren Kierkegaard, o qual também é considerado o pai do Existencialismo devido sua grande influência sobre outros pensadores existenciais.


ID
2393083
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O campo da psicologia tem pouco mais de cem anos de existência. Uma pessoa a quem muitas vezes se credita a fundação do campo é Wilhelm Wundt, responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. A psicologia organizacional, como campo de especialização, data do início dos anos 1900, quando psicólogos começaram a estudar problemas relacionados ao trabalho e ao comportamento no trabalho. Apesar de a maioria das pessoas atribuir a Walter Scott, a Hugo Münsterberg, ou a ambos, o crédito de fundação da psicologia industrial/organizacional, um outro autor teve uma profunda influência no campo que então desenvolvia Frederick W. Taylor, um engenheiro que sustentava que princípios científicos poderiam ser aplicados para o replanejamento do ambiente de trabalho. Com base nos estudos de Taylor, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2578615
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O berço da Psicologia Moderna foi a Alemanha no final do século 19. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos, na Universidade de Leipzig. Seguiram para aquele país muitos estudiosos desta nova ciência, como o inglês Edward B. Tichner e o americano William James. Acerca dos objetivos que se explicitam na origem da Psicologia Científica, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A PSICOLOGIA CIENTÍFICA
    O berço da Psicologia moderna foi a Alemanha do final do século
    19. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos na Universidade de
    Leipzig. Seguiram para aquele país muitos estudiosos dessa nova
    ciência, como o inglês Edward B. Titchner e o americano William James.
    Seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da
    Filosofia,
    que marcou sua história até aqui, e atrai novos estudiosos e
    pesquisadores, que, sob os novos padrões de produção de
    conhecimento, passam a: 
    definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a
    consciência);

    • delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de
    conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia;

    • formular métodos de estudo desse objeto;
    • formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na
    área.
    Essas teorias devem obedecer aos critérios básicos da
    metodologia científica, isto é, deve-se buscar a neutralidade do
    conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comprovação,
    e o conhecimento deve ser cumulativo e servir de ponto de partida para
    outros experimentos e pesquisas na área.
    Os pioneiros da Psicologia procuraram, dentro das possibilidades,
    atingir tais critérios e formular teorias. Entretanto os conhecimentos
    produzidos inicialmente caracterizaram-se, muito mais, como postura
    metodológica que norteava a pesquisa e a construção teórica. (Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, p.51)

  • Juliana, de acordo com seu comentario a alternativa E é a correta, juntamente com a  A. Gabarito errado, duas alternativas estão corretas - a E e a A


ID
2633788
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Wilhelm Wundt foi o fundador da Psicologia como disciplina acadêmica formal. Ele instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à Psicologia Experimental como ciência. Qual a opção abaixo sobre esta fase das bases das Teorias e Sistemas Psicológicos está correta?

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia Experimental de Wundt tratou do desenvolvimento mental humano expresso na linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e moral. 

    Wundt ocupou-se inteiramente em seus vinte ultimos anos de vida dos processos mentais superiores. Publicou a Psicologia Cultural, que contém análises detalhadas de língua e cultura e abrange tópicos que hoje seriam considerados parte da (pg 122):

    - psicolinguistica

    - da psicologia dos mitos e da religião

    -da psicologia social

    -da psicologia forense

    - da antropologia.

     

    Dos 10 volumes,

    -3 são dedicados aos mitos e a religião

    - 2 à linguagem

    -2 à sociedade

    -1 à cultura e história

    -1 à lei e

    -1 à arte.

     

    Wundt achava que seria possível chegar à compreensão da evolução dos processos mentais humanos pelo estudo (pg 122):

    - dos mitos

    - das religiões

    - das línguas

    - e dos costumes sociais de culturas diferentes em seu grau de sofisticação.

     

    Ref: História da Psicologia Moderna - C. James Goodwin

     

    “Mudanças incríveis acontecem em sua vida quando você decide tomar controle sobre o que tem poder, em vez de tentar controlar algo sobre o qual não tem poder.” – Steve Maraboli

     

    "Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo." Martin Luther King
     

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb    
     

     

     

  • Trecho do livro: História da Psicologia Moderna, Schultz & Schultz, 12° ediçao

    Página 78:

    "Em seu livro, Wundt também usou pela primeira vez o termo psicologia experimental."

    Página 80:

    A psicologia cultural (traduzida como "Psicologia dos Povos) tinha que ver com a investigação dos vários estágios do desenvolvimento mental, manifestos na linguagem, na arte, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral.(LETRA D)

    As implicações dessa obra para a psicologia tem um significado maior do que o seu conteúdo; ela serviu para divivir a nova ciência da psicologia em duas partes, a experimental e a social. (LETRA E)


ID
2633842
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Nova Psicologia tentou consistentemente adaptar os métodos das ciências naturais às suas necessidades, mas em nenhuma forma precedente essa tendência foi tão forte quanto no comportamentalismo de Watson. Para ele, a Psicologia devia restringir-se aos dados das ciências naturais, ao que podia ser observado, ou seja, ao comportamento. Portanto, foram métodos utilizados por Watson:

Alternativas
Comentários
  • Portanto, foram métodos utilizados por Watson: 

    Observação

    A observação constitui a base fundamental para os outros métodos.

    Métodos de teste

    Métodos de teste objetivo já eram adotados, mas Watson propôs tratar os resultados dos testes como amostragens do comportamento, e não como indicadores das qualidades mentais, para ele, o testenão media a inteligência nem a personalidade, ao contrário, simplesmente media as respostas do indivíduo à situação do estimulo de ser submetido ao teste.

    Método do relato verbal

    A questão do relato verbal foi ainda mais controversa. Como Watson rejeitava tão claramente a introspecção, o uso do relato verbal no laboratório deixava uma abertura às críticas. Alguns psicólogos consideraram o ato comprometedor, afirmando ter Watson introduzido a introspecção pela porta dos fundos, depois de tê-la enxotado pela da frente.

    Por que ele aceitara o relato verbal? apesar da aversão pela introspecção, não pode ignorar os trabalhos realizados pelos psicofísicos com o uso da introspecção. Portanto, sugeriu que as reações orais, por serem obseváveis objetivamente, seriam significativamente para o behaviorismo, assim como qualquer tipo de resposta motora. "Falar é fazer - ou seja, comportar-se. Falar abertamente ou para nós mesmos (pensar) é um comportamento tão objetivo quanto jogar beisebol" (Watson, 1930, p. 6.).


    Método do reflexo condicionado

      O método do reflexo condicionado foi adotado em 1915, dois anos depois da fundação formal do behaviorismo. Os métodos de condicionamento eram pouco usados, no entanto, Watson foi bastante responsável pela sua ampla aplicação na pesquisa psicológica americana. Ele contou ao psicólogo Ernest Hilgard haver se interessado muito pelos reflexos condicionados ao estudar o trabalho de Bekhterev, embora mais tarde também creditasse a Pavlov esse interesse (Hilgard, 1994).


ID
2711014
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conhecimento produzido pela psicologia na atualidade originou:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar o que a torna nula?

  • Por que tem duas respostas corretas.

     


ID
2711017
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia com atenção.


_____________, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.

______________, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.

______________, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.

______________, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.

______________, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos.


A sequência correta para preencher os espaços em branco é:

Alternativas
Comentários
  • GESTALT, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.

    WUNDT, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.

    PIAGET, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.

    PSICOLOGIA FUNCIONALISTA, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.

    TITCHENER, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos. 



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2725945
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Thomas Kuhn, o desenvolvimento de uma ciência atinge o estágio mais avançado quando se estabelece um paradigma, ou uma forma de pensamento aceita na disciplina e provedora de perguntas e respostas fundamentais. Nesse sentido, a psicologia

Alternativas
Comentários
  • "Há várias observações importantes sobre a teoria dos paradigmas e das revoluções científicas de Thomas Kuhn: (...) no campo da Psicologia nenhuma teoria saiu ainda vencedora, entre teorias rivais sobre o mesmo grupo de fenômenos e, desse modo, nenhuma é paradigmática. Há isto sim, tradições conflitantes que se mantém paralelamente ao longo do tempo e isso não quer dizer que haja uma multiplicidade de paradigmas na Psicologia, assim como múltiplas revoluções científicas no seu desenvolvimento. A partir desta perspectiva é inadequado falar-se em paradigmas na Psicologia. A "febre" de procura de sustentação paradigmática na Psicologia pode representar uma ânsia de respaldo de cientificidade que acaba por assimilar à diversidade de abordagens da Psicologia na camisa de forca dos parâmetros das ciências que historicamente já constituíram seus paradigmas (como as ciências naturais), mantendo uma forma enganosa de lidar com o seu objeto de estudo; por esse motivo, os psicólogos que dizem estar usando a teoria dos paradigmas de Kuhn, estão modificando de fato os seus conceitos, ou então, simplesmente não compreenderam direito a teoria tal como foi formulada nos anos 60 (sessenta). Nesse caso, estão usando a teoria dos paradigmas de modo retórico para a defesa da cientificidade da Psicologia."

     

    Vide: Resenha: a questão dos paradigmas na psicologia - Profa. Dra. Ângela Maria Pires Caniato, Universidade Estadual de Maringá


ID
2877037
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando nomes que foram pioneiros na psicologia, leia as proposições a seguir e assinale a alternativa que os apresenta de forma correta e respectiva.


I – Criou o primeiro laboratório de psicologia da universidade de Leipzig, Alemanha.

II – Realizou nos Estados unidos os primeiros experimentos de aprendizagem com animais.

III – Foi com Theodore Simon responsável pelo primeiro teste de inteligência para uso em estudantes na França.

IV – Instituiu o primeiro laboratório de psicologia americano na Universidade John Hopkins.

V – Criou uma técnica de associação de pares para estudo da memória; tornou-se presidente da American Psychological Association. 

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Wilhelm Wundt, Edward L. Thorndike, Alfred Binet, G. Stanley Hall, e Mary Whiton Calkins.


ID
2877067
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique na ordem respectiva os nomes que correspondem as assertivas sobre modelos de terapias abaixo:


I – Criada na University of Chicago durante as décadas de 1940 e 1950.

II – Lançada principalmente a partir da descrição da dessensibilização sistemática feita em 1958.

III – Idealizada na University of Pensylvania nas décadas de 1960 e 1970.

IV – Desenvolvida em Viena nas décadas de 1890 a 1930.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
2877091
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No desenvolvimento da Psicologia, surgiu uma escola formada por psicólogos que estavam insatisfeitos com a ênfase estruturalista dos estados mentais. Eles não questionavam o que era a consciência, mas se perguntavam para que ela servia, qual o seu propósito. Que escola era essa e qual teórico fazia parte dela?

Alternativas
Comentários
  • por uma questão lógica, a alternativa c é descartada. Eles não questionavam o que era a consciência, mas se perguntavam para que ela servia, qual o seu propósito - questão que se responde - basta prestar atenção.

  • E - Funcionalismo

  • Letra E

    James foi um dos principais pensadores do final do século XIX e é considerado por muitos como um dos filósofos mais influentes da história dos Estados Unidos enquanto outros o rotularam de "pai da psicologia americana".


ID
2913961
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As ciências humanas e sociais, bem como as naturais e exatas, apresentam um conjunto de conquistas científicas absolutamente reconhecidas e pressupostos universalmente compartilhados a respeito do método científico, que, durante um período, fornecem um modelo de problemas e soluções aceitáveis aos que pesquisam certo campo da ciência.


Essas características presentes em todas as ciências, entre elas a psicologia, são conceituadas como

Alternativas
Comentários
  • Teoria - é um corpo conceitual bem estruturado dentro de um sistema lógico, e capaz de atingir um alto nível de abrangência para os fenômenos que pretende explicar, bem como para suas exceções. O poder explicativo de uma teoria vem da sua capacidade de tratar um diversificado número de fenômenos por meio de um pequeno número de hipóteses fundamentais.

    Axioma - premissa considerada necessariamente evidente e verdadeira, fundamento de uma demonstração, porém ela mesma indemonstrável, originada, segundo a tradição racionalista, de princípios inatos da consciência ou, segundo os empiristas, de generalizações da observação empírica [O princípio aristotélico da contradição ("nada pode ser e não ser simultaneamente") foi considerado desde a Antiguidade um axioma fundamental da filosofia.]

    Paradigma - á uma estrutura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos – que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realidade e os seus eventos. Essa estrutura, que comporta fatores também psicológicos e filosóficos, é assumida e partilhada pelo conjunto dos membros da comunidade científica e, por causa disso, necessariamente, emerge dali uma unidade social fundada numa visão de mundo consensual: “Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma” (KUHN, 1998; p. 219).

  • Metodologia - A metodologia é um conjunto de métodos pelos quais se rege uma investigação científica, por exemplo, para esclarecer ou explicar melhor um conceito, o método é o procedimento indicado que determina a realização de determinados objetivos. Então, a metodologia faz previamente o estudo dos métodos para determinar qual é o mais adequado para aplicar ou sistematizar em uma investigação ou .

    Epistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.

    A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento. A epistemologia também pode ser vista como a filosofia da ciência. A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano

  • Questão bem interessante. E o comentário da colega foi muito bom... Eu acertei poque lembrei das aulas de terapia familiar sistêmica, nessas aulas, fizemos um portfólio com artigos científicos nos quais fazíamos resenhas sobre eles. Dentro dessa abordagem, falava-se na teoria da complexidade de Edgar Morin e na quebra do paradigma da ciência tradicional, dessa forma, eu consegui resolver a questão.

  • Thomas Samuel Kuhn foi um físico e filósofo da ciência estadunidense que desenvolveu seu trabalho sobre a história da ciência e a filosofia da ciência, tornando-se um marco no estudo do processo que leva ao desenvolvimento científico.

    Segundo ele, a ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consiste em resolver problemas (como um quebra-cabeça) dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma. Este, apesar de sua suficiente abertura, delimita os problemas a serem resolvidos em determinado campo científico. É ele que estabelece o padrão de racionalidade aceito em uma comunidade científica sendo, portanto, o princípio fundante de uma ciência para a qual são treinados os cientistas.

    O paradigma caracteriza a Ciência Normal. Esta se estabelece após um tipo de atividade desorganizada que tenta fundamentar ou explicar os fenômenos ainda em um estágio que Kuhn chama de mítico ou irracional: é a pré-ciência. A Ciência Normal também ocorre quando da ruptura e substituição de paradigmas (o que não significa voltar ao estágio da pré-ciência). É que dentro de um modelo ocorrem anomalias ou contraexemplos que podem colocar em dúvida a validade de tal paradigma. Se este realmente se torna insuficiente para submeter as anomalias à teoria – já que vista de outro ângulo elas podem se tornar um problema – ocorre o que Kuhn denomina de Ciência Extraordinária ou Revolucionária, que nada mais é do que a adoção de um outro paradigma, isto é, de visão de mundo.

    GABARITO: C

  • Alternativa C Paradigma


ID
2913964
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os pioneiros da psicologia científica, Edward Titchener (1867-1927) construiu diversos experimentos e conceitos que colaboram no desenvolvimento de escolas de pensamento atuais em psicologia. Um conceito desenvolvido pelo autor refere-se à confusão entre o processo mental que está sendo estudado e o estímulo ou objeto que está sendo observado.


O nome do conceito descrito é

Alternativas
Comentários
  • Uma das características do método introspectivo é sua advertência contra o "erro de estímulo". Por exemplo, se ao questionar um observador sobre o desenho de uma árvore que está a sua frente e ele relata que está vendo uma árvore, ocorre um "erro de estímulo". Isso significa que o observador relatou o resultado de sua introspecção, que resulta de um senso comum. Na verdade, o que observador precisa descrever são suas experiências imediatas, como padrões espaciais, cor, brilho e etc.

  • Edward Bradford Titchener foi um psicólogo estruturalista britânico, que estudou em Leipzig, Alemanha com o mestre Wundt, tentou divulgar no Reino Unido uma nova psicologia, não sendo aceita pelos demais filósofos da época, o que o levou aos Estados Unidos, onde alunos de todo o país vinham ouvir e estudar sua nova psicologia.

    Ele propôs uma nova abordagem que designou Estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de Estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o Estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a segunda escola de pensamento no campo da Psicologia.

    O estruturalismo tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a percepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.

    Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.

    A psicologia, segundo Titchener, deve ter como objeto de estudo a experiência consciente do indivíduo, diante das diversas situações as quais é exposto.

    Porém alertou a respeito da possibilidade de um erro durante o estudo da experiência consciente, o qual ele chamou de erro de estímulo, que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental envolvido. Por exemplo, se mostrarmos uma maçã a alguém, e pedirmos para que essa pessoa descreva o que vê, muito provavelmente dirá que se trata de uma maçã, não descrevendo suas características como cor, forma e brilho.

    Essa falta de descrição dos elementos componentes da maçã é  o que Titchener chamava de erro de estímulo, pois as características foram deixadas de lado, em favor da descrição mais simples e conhecida. Nesse caso, o observador está interpretando o objeto e não analisando-o.

    GABARITO: A

ID
2928820
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
CRP - 11ª Região (CE)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a história da Psicologia, assinale a alternativa que corresponde ao principal teórico que formulou o termo estruturalismo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Wundt criou o que, mais tarde, seria chamado de Estruturalismo, por Edward Titchener; cujo objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações. Segundo esta perspectiva, o objetivo da psicologia seria o estudo científico da Experiência Consciente através da Introspecção.

  • O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência e da mente, definição herdada de Wilhelm Wundt, que acreditava a mente seria uma soma de processos estruturais e que a consciência e a mente eram resultados desta estruturação.

    Wundt é considerado como fundador da psicologia moderna, por ter criado, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. A psicologia só se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt, nos finais do século XIX.

    Foi a partir deste acontecimento que se desenvolveram de forma sistemática as investigações em psicologia, através de vários autores que a esta ciência se dedicaram, construindo múltiplas escolas e teorias.

    Sendo assim, foi Edward Titchener quem mais tarde deu o dito nome de estruturalismo ao que Wundt havia iniciado. Ele manteve como principal objeto de estudo a estrutura da mente, ou melhor, as sensações conscientes provocadas pela mesma, porém, o principal intuito de tal estudo era chegar às mais profundas experiências conscientes da nossa mente, o estudo científico da Experiência Consciente por meio do processo de introspecção.

    Titchener, que viveu entre os anos de 1867 e 1927, levou a ideia da Psicologia para os Estados Unidos da América e foi o responsável não só pela criação como principalmente pela repercussão do estruturalismo na psicologia.

    A era do estruturalismo terminou com sua morte, porém, algumas idéias ou técnicas foram utilizadas ou reinventadas em outras abordagens como a introspecção na psicanálise.


    GABARITO: A
  • Gabarito A

    Lembrar sempre que, apesar de Wundt ser considerado historicamente como estruturalista, o termo só foi cunhado pelo seu discípulo, Edward Titchener!


ID
2939653
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Filósofo Georges Canguilhem (1904 – 1955) realizou em suas obras algumas críticas a profissão de psicólogo: 


“(...) a psicologia não pode, para se definir, prejulgar o que ela é chamada a julgar. Sem o que é inevitável que, propondo-se ela própria como teoria geral da conduta, a psicologia faça sua alguma ideia de homem. É preciso, então, permitir à filosofia perguntar à psicologia de onde ela retira essa ideia, e se não seria, no fundo, de alguma filosofia” (Canguilhem, 2012, p. 403) 


A provocação do filósofo para a psicologia, se refletida sob uma lente crítica, não pode ser interpretada como:

Alternativas
Comentários
  • Georges Canguilhem, em sua obra “O que é a Psicologia", faz algumas críticas à profissão do psicólogo, as quais foram corretamente representadas em todas as alternativas, exceto pela “C", uma vez que o autor não a desconsidera como ciência, nomeando-a, inclusive, como ciência da alma, da subjetividade, das reações e do comportamento.

    O trabalho pode ser consultado na íntegra em: 
  • Letra C. Que a psicologia, enquanto ciência, deve ser subestimada como teoria, método e técnica

  • Ufaaa, que questãozinha, mas o que tem que se ligar é na negação que ocorre antes!

  • "a psicologia não pode, para se definir, prejulgar o que ela é chamada a julgar. Sem o que é inevitável que, propondo-se ela própria como teoria geral da conduta, a psicologia faça sua alguma ideia de homem. É preciso, então, permitir à filosofia perguntar à psicologia de onde ela retira essa ideia, e se não seria, no fundo, de alguma filosofia”

    o dificil da questão é esse texto acima. Por eliminação, a mais absurda é a letra C. "Subestimada enquanto teoria"


ID
2939659
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Embora toda a filosofia deste novo modelo estabeleça uma ruptura com práticas adotadas até o momento, salientam-se dois conceitos centrais, específicos e inovadores: “promoção da saúde” e “estilo de vida” (Ribeiro, 2002). Assinale a alternativa que apresenta a qual marco na história da psicologia da saúde esta compreensão corresponde.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos da segunda revolução da saúde foram difundidos, primeiro por Marc Lalonde, depois por Julius Richmond e pela Organização Mundial da Saúde na declaração de Alma-Ata, em 1978.
    Os conceitos foram divulgados e implementados universalmente no documento "Metas da Saúde para Todos", com edição original de 1984 e tradução portuguesa do Ministério da Saúde, de 1986. São conceitos particularmente importantes para os países desenvolvidos, onde os benefícios da primeira revolução da saúde já eram visíveis.
    Embora toda a filosofia deste novo modelo estabeleça uma ruptura com o modelo anterior, salientam-se dois conceitos centrais, específicos e inovadores: "promoção da saúde" e "estilo de vida". Estes conceitos encerram implicitamente, na sua definição, todos os princípios da segunda revolução da saúde.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/conceitos-da-segunda-revolucao-de-saude/44237

     

    D

  • Apesar da referência dada no comando da questão, a resposta pode ser integralmente encontrada no artigo “Conceitos da segunda revolução de saúde" da plataforma “Portal da Educação, o qual reproduz aqui:

    Os conceitos da segunda revolução da saúde foram difundidos, primeiro por Marc Lalonde, depois por Julius Richmond e pela Organização Mundial da Saúde na declaração de Alma-Ata, em 1978.

    Os conceitos foram divulgados e implementados universalmente no documento "Metas da Saúde para Todos", com edição original de 1984 e tradução portuguesa do Ministério da Saúde, de 1986. São conceitos particularmente importantes para os países desenvolvidos, onde os benefícios da primeira revolução da saúde já eram visíveis.

    Embora toda a filosofia deste novo modelo estabeleça uma ruptura com o modelo anterior, salientam-se dois conceitos centrais, específicos e inovadores: "promoção da saúde" e "estilo de vida". Estes conceitos encerram implicitamente, na sua definição, todos os princípios da segunda revolução da saúde.

    GABARITO: D

  • Indo além do que está explicitado na questão, para buscar compreender os conceitos mencionados:

    PRIMEIRA REVOLUÇÃO DA SAÚDE: O desenvolvimento do modelo biomédico está no centro da Primeira Revolução da Saúde (a chamada teoria do “germe” – a cada agente infeccioso corresponde um “germe”, que urge “controlar/neutralizar”). A celeridade e eficácia técnica do atendimento médico baseado no “diagnóstico-prescrição de medicamentos ou cirurgia” levou, paradoxalmente, a uma falta de tempo e consequente esquecimento da fenomenologia humana e sua singularidade, da “consciência de si” e do “papel de doente” que pode, só por si, prolongar a doença.

    SEGUNDA REVOLUÇÃO DA SAÚDE: Houve a mudança do paradigma biomédico para um paradigma de saúde pública, que justificou-se pela observação de que (1) as doenças infecciosas têm custos altos e curas difíceis, (2) as doenças são contraídas em contatos com o meio físico e social e (3) as doenças apenas se disseminam nestes contatos se as condições são favoráveis aos agentes infecciosos, condições estas que podem ser de âmbito individual ou ambiental. De acordo com as conclusões do WDCPHP (Working Group Concepts and Priorities in Health Promotion, 1987, cit. in Ribeiro, 1998) a promoção da saúde: (1) abrange as populações no seu dia-a-dia e não só pessoas em risco, (2) visa tornar a pessoa apta a assumir o controle e a responsabilidade sobre a sua saúde, (3) visa os determinantes dos comportamentos e situações de risco e de proteção, (4) combina métodos multi-disciplinares aos vários níveis de intervenção, (5) visa a participação pública no desenvolvimento de competências individuais e coletivas (...). Lalonde (1974) falava já então da necessidade de novas políticas nacionais de saúde, com verbas distribuídas em quatro áreas: (1) estilo de vida, (2) meio ambiente, (3) biologia humana e (4)organização de cuidados de saúde; (...).

    TERCEIRA REVOLUÇÃO EM SAÚDE: Alguns referem-se agora a uma Terceira Revolução da Saúde que tem a ver com a racionalização dos custos, com uma avaliação dos desperdícios e uma avaliação dos resultados de modo ase providenciar a ação mínima eficaz, intervenções sustentáveis e criação de recursos (“Lowcost, high impact”).

    Referência: Matos, M. G. (2004). Psicologia da Saúde, saúde pública e saúde internacional. Análise Psicológica, 3 (XXIII), pp. 449-462.


ID
2973889
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pilõezinhos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com BOCK, TEIXEIRA e FURTADO (2011) a Psicologia nasce a partir de variadas matrizes de conhecimentos que hoje chamamos de linhas ou correntes de pensamento. As mais importantes são a Gestalt, a Psicanálise, o Behaviorismo e a Psicologia Histórico-Cultural.


Assim, assinale a alternativa abaixo que caracteriza esta última corrente.

Alternativas
Comentários
  • Achei esta justificativa para a resposta do gabarito:

    "Pensamento e linguagem são uma unidade que, na sua forma mais simples, é representada pelo significado da palavra.  O significado de cada palavra é uma generalização ou um conceito. E, como as generalizações e os conceitos são inegavelmente atos de pensamento, podemos considerar o significado como um fenômeno do pensamento. (Oliveira, 1997, p. 48). É a qualidade das interações culturais disponíveis no meio que irá determinar a forma de pensar ao longo do desenvolvimento do ser humano. A linguagem, a palavra e o significado não são únicos, nem universais, sendo o produto das interações sociais em cada momento histórico.

    Da mesma forma que a linguagem, a atividade humana se desenvolve nas relações sociais. Os estudos da atividade humana desenvolvidos por Leontiev (1978, 1989) são desdobramentos dos postulados básicos de Vygotsky."

    Para leitura na íntegra, segue o link:

  • A) Psicologia Histórico Cultural

    "A linguagem é instrumento essencial na construção da consciência, na construção de um mundo interno, psicológico. Permite a representação não só da realidade imediata, mas das mediações que ocorrem na relação do homem com essa realidade. Assim, a linguagem apreende e materializa o mundo de significações, que é construído no processo social e histórico. Quando se apropria da linguagem enquanto instrumento, o indivíduo tem acesso a um mundo de significações historicamente produzido. Além disso, a linguagem também é instrumento de mediação na apropriação de outros instrumentos. Por isso, quando se torna indivíduo — o que só ocorre socialmente — o homem apropria-se de todos os significados sociais. Mas, por ser ativo, também atribui significados, ou seja, apropria-se da história, apreende o [pg. 91] mundo, atribuindo-lhe um sentido pessoal construído a partir de sua atividade, de suas relações e dos significados aprendidos". 

    B) Gestalt

    C) Psicanálise

    D) Behaviorismo

    E) Behaviorismo

  • Ana Mercês Bahia Bock, Maria de Lourdes Trassi Teixeira e Odair Furtado, em seu livro Psicologia Fácil, edição de 2001, afirmam que a Psicologia Histórico-Cultural surgiu na Rússia por volta de 1920, e um de seus criadores foi Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934). Apesar de sua formação em Direito, dedicou-se a ministrar aulas no Colégio Pedagógico e a preparar sua primeira publicação de peso, intitulada Psicologia pedagógica.

    A psicologia Histórico-Cultural parte de duas premissas importantes: a filogenética e a ontogenética. No primeiro caso, baseada na visão marxista da constituição do ser humano, considera que o trabalho (como atividade produtiva) foi o elemento central na nossa humanização. Foi a partir da elaboração das primeiras e primitivas ferramentas de pedra lascada que foi possível gerar os primeiros elementos da consciência humana e os primeiros sinais com características simbólicas. Isso significa dizer que passamos a compreender uns aos outros, e para tanto nos utilizamos da linguagem. Essa premissa nos permite deduzir que a construção da consciência e da linguagem se dá de fora para dentro.

    A condição filogenética, segundo Vigotski, irá se reproduzir ontogeneticamente, no desenvolvimento do indivíduo. Uma criança, ao nascer, irá se apropriar dos elementos da cultura humana, do ponto de vista da cultura particular do lugar onde nasceu (país, língua materna, costumes, etc.), na relação com os adultos e mesmo com outras crianças que a rodeiam. Assim, ela repetirá as condições da filogênese humana no seu próprio desenvolvimento. A apropriação da linguagem, por exemplo, se dará a partir do gesto aleatório caminhando para o gesto significativo. Quando um bebê balbucia o fonema “ma", o faz porque se trata de uma vocalização simples que exige pouca movimentação do aparelho fonador (língua, cordas vocais, músculos da garganta e da boca). Se a expressão é realizada no momento da mamadeira, os pais certamente dirão: “Que lindo, o bebê está falando MAMÁ!" Com isso, atribuem significado ao objeto mamadeira. Se a expressão é dita quando o bebê está olhando para sua mãe, o significado atribuído será o de mamãe. Esse é o momento crucial de aquisição da linguagem, e é como se a criança reproduzisse o gesto que nossa espécie realizou na sua humanização: o gesto de reter o instrumento de pedra transformando-o em instrumento de trabalho.

    Essa relação entre a base filogenética e a ontogenética permite a Vigotski considerar que o psiquismo humano está estruturado a partir da consciência e da atividade concreta no mundo. Que o pensamento (elemento básico do psiquismo) se expressa por meio da linguagem e que a linguagem é o elemento de mediação entre o ser humano e o mundo e a condição básica para a relação com outro ser humano. Desse modo, a linguagem “dobra" o mundo existente (o mundo percebido) criando um mundo interno. Mas esse mundo interno não é uma imagem espelhada do mundo, e sim um processo de abstração e generalização. Esse processo permite o trânsito do reflexo sensorial para a construção de um mundo racional e garante o controle do nosso comportamento, do nosso modo de agir no mundo e o próprio controle da natureza. É o que nos separa dos outros seres do mundo animal. É o que torna o ser humano um ser criativo.

    GABARITO: A


ID
2981197
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Desviat (2018), a história da atenção à doença mental tem sido em grande parte do mundo uma história de cumplicidade entre instituições e terapeutas, que parte de um olhar preconceituoso e:

Alternativas
Comentários
  • B

    favorece a exclusão e a estigmatização do doente mental, às vezes com as mesmas ações e campanhas com que pretende combater essas práticas

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2981296
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir de 1946, o trabalho de Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro, se baseava no compromisso de:

Alternativas
Comentários
  • Inclusive, tem um filme que conta essa história. "Nise" - vale a pena assistir.

  • E, pra quem se interessar, existe o museu de imagens do inconsciente, na cidade do Rio de Janeiro

  • Só algumas considerações sobre as alternativas.

    a) Naquela época mal se falava sobre drogas. Quanto mais sobre o seu uso abusivo e políticas de atenção aos usuários.

    b) CAPS só foi instituído em 1992 e os primeiros estudos sobre o autismo só começaram nos anos 70.

    c) GABARITO

    d) Nise era psiquiatra. Nada a ver.

  • O Museu do Inconsciente é ótimo.

  • O filme  "Nise" é ótimo, mostra a forma como ela revolucionou o tratamento dos individuados dentro de um hospital psiquiátrico de uma forma humanizada. Os pacientes pintavam quadros, como forma terapêutica mas não teve essa venda rs


ID
2984155
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Zimerman (2006) dividiu a psicanálise didaticamente em escolas psicanalíticas.

Sobre esse assunto, preencha corretamente as lacunas do texto.


Os autores da Escola ___________________ fundamentaram seus estudos nos últimos trabalhos de Freud, particularmente a partir da formulação da estrutura tripartida da mente – id, ego e superego – e também se alicerçaram nos trabalhos de Anna Freud referentes às funções do ego. A Escola ___________________ tem como principais autores, entre outros, Ronald Fairbairn e Melanie Klein. O destaque ao valor positivo da destrutividade, desde que haja a sobrevivência do objeto simultaneamente amado e atacado, é um aspecto destacado pela Escola ___________________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Os autores da Escola da Psicologia do Ego fundamentaram seus estudos nos últimos trabalhos de Freud, particularmente a partir da formulação da estrutura tripartida da mente – id, ego e superego – e também se alicerçaram nos trabalhos de Anna Freud referentes às funções do ego. A Escola dos Teóricos das Relações Objetais tem como principais autores, entre outros, Ronald Fairbairn e Melanie Klein. O destaque ao valor positivo da destrutividade, desde que haja a sobrevivência do objeto simultaneamente amado e atacado, é um aspecto destacado pela Escola de Winnicottt


ID
3000916
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O primeiro laboratório psicológico foi fundado por Wilhelm Wundt em 1879, na cidade de Leipzig, Alemanha. Seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos, que propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e pelos Estados Unidos. Para permanecer fiel a seu ideal científico, Wundt dedicou-se, principalmente, ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas. Seu método de trabalho foi chamado por Edward Titchener de

Alternativas
Comentários
  • D - estruturalismo

  • Moldado na ideia de Wundt e sobre a liderança de seu discípulo Titchener, buscou-se na noção de que a tarefa psicológica deveria analisar os elementos básicos e como eles se relacionavam ...... Estruturalismo


ID
3023116
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia tem um longo passado, mas, apesar disso, uma história recente. Hermann Ebbinghaus. Tomando como referência o processo de consolidação da psicologia enquanto ciência, analise as afirmativas a seguir:


I- A fundação do primeiro laboratório mundial de psicologia experimental em 1989, por Wilhelm Wundt, na Universidade de Leipzig, marca o reconhecimento da psicologia como uma disciplina científica.

II- Na década de 1890, o fisiologista russo Ivan Pavlov conduziu uma série de experimentos com resultados decisivos para o desenvolvimento da psicologia tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos.

III- Diante da dificuldade de um enquadre científico para o objeto de estudo da psicologia, os behavioristas acreditavam ser impossível estudar processos mentais com objetividade, partindo do pressuposto de que a própria mente inexiste, mas não viam dificuldade em medir o comportamento. Este, por sua vez, seria observável, previsível e mensurável.


As afirmativas corretas estão na alternativa:

Alternativas

ID
3023119
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos campos da ciência evoluíram da filosofia, não sendo diferente da psicologia que possui em seu arcabouço teórico grande referência de filósofos clássicos e modernos. Neste sentido, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E

    Como Descartes, Locke tinha paixão pela ciência que tanto caracterizava o século XVII. Corroborou com as ideias de Francis Bacon ao reconhecer a existência de ideias inatas.

  • Bacon não reconhecia as ideias inatas, a alternativa incorreta é a letra E.


ID
3026812
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A fenomenologia é um movimento filosófico que se estruturou no início do século XX. Os principais representantes deste movimento foram os filósofos

Alternativas
Comentários
  • C

    Husserl, Merleau-Ponty e Heidegger

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3059350
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o conceito de liberdade na filosofia de Sartre e sua repercussão nas psicoterapias de base existenciais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • D

    O homem é essencialmente livre em sua condição, pois nada pode aliená-lo da tarefa de escolher, essa condição lhe suscita um desamparo existencial que se expressa por dois pontos: a escolha como ato pessoal e a responsabilidade por ela. Nesse sentido as psicoterapias existenciais têm como um dos seus fundamentos não apenas a liberdade, mas a responsabilidade do cliente pelos seus próprios atos.


ID
3064279
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na psicologia, o estudo sistemático dos pequenos grupos sociais tem início na década de 1930 e 1940, com:

Alternativas
Comentários
  • b) Jacob Moreno e Kurt Lewin.

  • [1921] Jacob Moreno fundou o Teatro Vienense de Espontaneidade em 1921, experiência que constituiu a base de suas ideias de psicoterapia de grupo e psicodrama.

    A (3°) primeira sessão psicodramática ocorreu em 1° de abril de 1921, no Komödien Haus de Viena (Teatro Dramático de Viena). Na ocasião, Moreno se apresentou sozinho, e ao abrir as cortinas só havia uma cadeira de veludo vermelho, como um trono real, e em cima da cadeira uma coroa. O público era composto por habitantes de Viena, que estavam atravessando o período pós 1° Guerra Mundial. O país não possuía nenhum líder ou figura de autoridade capaz de liderar aquele caos. 

    Kurt Lewin foi um psicólogo alemão, criador da Teoria de Campo. Lewin entendia como campo "um conjunto de realidades físicas e psicológicas, em mútua interdependência". Esse campo pode ser denominado espaço de vida, onde coexistem pessoas e ambiente. Essa teoria influenciou fortemente as teorias e psicoterapias grupais posteriores.

    __________________________________________________________________________________________________

    Ademais, vale lembrar que eles fecharam a questão em "pequenos grupos". Caso eles tivessem feito a perguntam em relação a grandes grupos, nós teríamos como principal influenciador e precurssor: SIGMUND FREUD (dentre as várias contribuições dos estudos das grandes massas, temos o livro "Psicologia das Massas e a Análise do Eu" - 1921)


ID
3073549
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Embora a Psicologia Científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento, resultado do grande avanço econômico que colocou os Estados Unidos na vanguarda do sistema capitalista. É ali que surgem as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia, as quais deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente. Essas abordagens são:

Alternativas
Comentários
  • D)

    Funcionalismo, estruturalismo, associacionismo.

  • Gabarito

    D) Funcionalismo, estruturalismo, associacionismo.


ID
3073552
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estudo do processo psicológico começou com a lógica aristotélica, mas esta não se mostrou eficaz para sua análise, porque o ser humano não raciocinava com a lógica. A função desse processo hoje continua sendo um tema controverso. Isso ocorre, em parte, devido à confusão terminológica existente ao seu redor. Mesmo assim, a ideia mais aceita é a de que seu objetivo é atuar como mecanismo de controle diante das situações que nos são apresentadas.


Assim, assinale a alternativa que caracteriza esse processo psicológico básico.

Alternativas
Comentários
  • A

    Pensamento.


ID
3073561
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Dessa forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade. Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, esse filósofo abre um caminho que seria muito explorado pela psicologia. As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização na filosofia. Qual filósofo corresponde a esse postulado?

Alternativas

ID
3081559
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando a psicologia começou a se identificar como uma área do conhecimento distinta, o que ocorreu na segunda metade do século XIX, tinha como objeto de estudo

Alternativas
Comentários
  • a experiência consciente humana

  • Wundt foi responsável por criar, em seu laboratório, uma base verdadeiramente científica para a nova ciência psicológica,  na segunda metade do século XIX. Assim realizava experimentos para levantar dados sistemáticos e objetivos que poderiam ser replicados por outros pesquisadores. Para poder permanecer fiel a seu ideal científico, Wundt se dedicou principalmente ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas. Seu método de trabalho seria chamado de estruturalismo por Edward Titchener, que o divulgou nos Estados Unidos. Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações. De acordo com Titchener, o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente como dependente do indivíduo que a vivencia. Esse tipo de experiência difere da estudada por cientistas de outras áreas pois as outras ciências não dependem da experiência pessoal. A experiência consciente para Titchener é o único enfoque adequado para a pesquisa psicológica.

    GABARITO: A

ID
3081583
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A filosofia distingue duas grandes modalidades de atividade racional realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a razão intuitiva e a razão discursiva. A razão discursiva

Alternativas

ID
3141079
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as proposições de René Descartes, o sujeito ocupa uma posição privilegiada: lugar do conhecimento e da verdade. Nesse contexto, a subjetividade

Alternativas
Comentários
  • Lembrar: Penso, logo existo (Cogito, ergo sum).

    A subjetividade é apreciada com o movimento de conscientização da própria existência.


ID
3160522
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito do histórico da Psicologia no Brasil.


1. A Psicologia foi regulamentada no país pela Lei 4.119 de 1962.

2. A Psicologia se apresentou com os testes psicológicos, que tiveram amplo uso na Segunda Guerra Mundial.

3. Os testes psicológicos foram historicamente utilizados para situações nas quais a classificação fosse vista como adequada para atividades específicas como a indústria.

4. A sociedade brasileira viu na Psicologia uma fonte de possibilidades de intervenções objetivas com base em conhecimento científico.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • OS TESTES NÃO FORAM AMPLAMENTE UTILIZADOS NA 1º GUERRA NÃO??

  • Me incomodou essa INTERVENÇÃO OBJETIVA. Acabei errando essa bagaça. ¬¬


ID
3215545
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quais as principais teorias em Psicologia, no século XX?

Alternativas
Comentários
  • Vamos pedir comentários? Assim nossos estudos ficam mais aprimorados

  • exato, na nosso area o app é fraco. o portal é voltado para PM e Adv
  • As principais tendências teóricas do século XX, são:

    Behaviorismo;

    Gestalt;

    Psicanálise.

    Cap.2, BOCK, A . M . Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA , M. L. Psi col ogi as: uma Introdução ao

    estudo de Psicol ogia. 14 ed. São Paul o: Saraiva, 2008 .


ID
3252655
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na década de 50, Abraham Maslow afirmou que a Psicologia se desenvolveu e, contemporaneamente, se estabeleceu, em quatro grandes Forças, isto é, grandes correntes ou movimentos congregadores de teorias, escolas, estudiosos e praticantes da ciência psicológica. Acerca desse tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que haja um equívoco na questão. A primeira força da psicologia a surgir é a psicanálise, no ano de 1900, tendo como marco a publicação do livro "A Interpretação dos Sonhos". Já o Behaviorismo, irá surgir posteriormente, no ano de 1913, com a publicação do artigo (manifesto) intitulado " A Psicologia como um comportamentalista a vê."

  • Acredito que a questão esteja errada, pois a primeira força é a psicanalise que surgiu em 1900.

  • Primeira vez que vejo isso. Creio que a sequência seja esta: Psicanálise, Behaviorismo, humanismo...

  • Pensei q a primeira força fosse a psicanálise, mas na vdd é o behaviorismo

  • Esse gabarito está completamente equivocado.
  • Esse Gabarito está errado. Não tem como.
  • Esse autor ajuda a entender

    Resumo do texto “A Psicologia e suas quatro forças” do autor Alexandre Pedraso

                                                                                          

               O “A Psicologia e suas quatro forças”, com autoria de Alexandre Pedraso, de uma forma dinâmica possibilita uma boa reflexão sobre os diversos significados da psicologia e chama atenção para a Psicologia vista como uma área de conhecimento e pontua dois eixos: “estudo dos estados e processos mentais” e “estudo do comportamento humano ou animal”. Freud, em meados de 1900, iniciou a divisão desses dois eixos. Muitos questionamentos surgiram, novas visões e perspectivas e hoje temos uma psicologia, segundo o autor, que se apresenta em três grandes correntes (Behaviorismo, Psicanálise e Humanista) e uma quarta que surgiu na tentativa de unir as três anteriores (Transpessoal). O texto versa sobre essas quatro forças da psicologia.

               A primeira força mencionada pelo autor é o Behaviorismo, também conhecida como Comportamentalismo. Essa teoria possui um método de investigação psicológica bem objetivo e propõe que o objeto de estudo da psicologia seja o comportamento. Essa corrente manteve esforços para que a psicologia fosse reconhecida pela ciência, por isso focou em um método objetivo e mensurável.

    Enquanto o Behaviorismo se desenvolvia a Gestalt também ganhava fôlego com vertentes estadunidenses. No entanto, assim como o behaviorismo, esta foi considerada reducionista, apesar de que vale ressaltar a grande contribuição do behaviorismo para que a psicologia fosse reconhecida como ciência.

               A segunda foi a Psicanálise, conhecida como teoria da alma (psique), criada por Sigmund Freud no início do século XX. Essa teoria trouxe um novo olhar para a psicologia e um novo campo de estudo com a noção do inconsciente. O referido teórico pontuava que a maior parte da psique é composta pelo inconsciente, logo, este deveria ser o objeto de estudo da psicologia. No entanto, para investigação desse campo de estudo haveria a necessidade de um novo método que não era o utilizado pela ciência com o behaviorismo. O método de investigação nessa corrente era subjetivo. A princípio utilizou o método da hipnose, mas abandonou posteriormente e adotou outros métodos subjetivos como a interpretação dos sonhos, o método da associação livre e os atos falhos ou lapsos.

    Em paralelo aos avanços do behaviorismo, no início do séc. XX, Freud publica sua primeira tópica na tentativa de sistematizar o aparelho psíquico dividindo este em três instâncias (inconsciente, pré-consciente e consciente). E na segunda década Freud publica sua segunda tópica reformulando a teoria do aparelho psíquico introduzindo o conceito de Id, Ego e Superego. A falta de rigor empírico na Psicanálise era uma das críticas que Freud sofria pelos psicólogos de sua época. 

    A terceira força é a Humanista e quarta é a Transpessoal que surge como consequência da terceira força (Humanista).


ID
3493573
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atribui-se geralmente a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental. Assinale a alternativa que melhor identifica seu trabalho.

Alternativas

ID
3501703
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à história da psicologia (Schultz & Schultz, 2012), tem-se que surgiu como ciência independente no ano de 1879, em Leipzig, na Alemanha, no primeiro ___________________ do mundo, que foi criado por ________________. Seu surgimento só foi possível por influência de outras duas ciências, __________________________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
3518326
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ronda Alta - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Santana e Gondim (2016), o bem-estar é um conceito polissêmico, mas existem duas principais abordagens. Na perspectiva ___________, encontra-se o bem-estar subjetivo que se refere às avaliações pessoais sobre o nível de satisfação com a vida. O bem-estar psicológico, por sua vez, apoia-se na perspectiva ___________ e se encontra relacionado ao desenvolvimento das potencialidades humanas e à busca da autorrealização e propósito de vida.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Tem que rir mesmo..


ID
3559684
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SECAD-TO
Ano
2004
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Wundt, como outros teóricos, contribuíram para a Psicologia Moderna que surgiu na Alemanha, no século XIX, buscando delimitar seu campo de estudo. Além desta participação, que papel teve Wundt na História da Psicologia? 


Alternativas

ID
3569296
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2015
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relativamente ao histórico da Psicologia, considere as afirmativas abaixo:

1. O Estruturalismo tem sua importância histórica associada à formulação de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, originada na concepção de que a aprendizagem decorre de um processo de estruturação de ideias, das mais simples às mais complexas.
2. Dentre as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia, as quais deram origem às suas atuais teorias, estão o Funcionalismo (William James), o Estruturalismo (Edward Titchner) e o Associacionismo (Edward L. Thorndike).
3. A Lei de Fechner-Weber, formulada no campo da Psicofísica por volta de 1860, teve muita importância na história da Psicologia porque instaurou a possibilidade de medida do fenômeno psicológico, o que até então era considerado impossível.
4. O laboratório fundado por Wundt e cuja criação é considerada um marco histórico nos primórdios da Psicologia Científica (Leipzig – Alemanha) investigava as associações livres ocorridas durante episódios de catarse.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3570901
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:


I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).

II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um ( Kahhale et al; 2002:97- 98).

III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitálo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).

IV - A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e própria.

Alternativas

ID
3576685
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O filósofo Immanuel Kant alegava que, quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados mentais que parecem compostos de partes e pedaços. No entanto, para Kant, esses elementos são organizados de forma que tenham algum sentido. Essas ideias

Alternativas

ID
3582781
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bom Princípio - RS
Ano
2014
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia vem sendo retratada historicamente como uma profissão ainda em busca de uma maior inserção social e representatividade política. No campo da saúde pública, a psicologia tem se estruturado a partir de alguns fatores históricos fundamentais. Em relação à evolução histórica do trabalho dos psicólogos no campo da saúde pública, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O movimento em torno das mudanças no Sistema Nacional de Saúde, especialmente a partir dos anos 1980, é o primeiro fator determinante na entrada e nas nuanças assumidas pelo trabalho dos psicólogos no campo da saúde pública. Mesmo considerando a participação dos profissionais no campo em tempos anteriores, sua presença era incipiente nos hospitais psiquiátricos e serviços ambulatoriais de saúde mental, e suas atividades não eram sistematizadas, previstas ou uniformizadas. O modelo de atuação era o hegemônico para a época, qual seja, a clínica centrada nos consultórios particulares, influenciada pela difusão de uma cultura prioritariamente psicanalítica no interior de um processo de psicologização e individualização. A finalidade do trabalho do psicólogo era ajustamento, adaptação, autorrealização, desenvolvimento, convivência e desempenho, sempre supondo um estado de normalidade, de adaptação, não definido (Bock, 1999).


ID
3586567
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Riversul - SP
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia é tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica) que estuda basicamente o comportamento humano e o funcionamento da mente humana. 

Sendo assim sobre a  Psicologia do Anormal é CORRETO afirmar: 

Alternativas

ID
3607447
Banca
FEC
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2008
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Kahhale, na Antigüidade, não havia uma separação entre saúde e doença corporal ou biológica e mental ou psíquica. A concepção de saúde estava relacionada e integrada:

Alternativas

ID
3609085
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a História da Psicologia, a alternativa que relaciona, corretamente, os teóricos e a escola de pensamento psicológico é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA.

    Dos citados apenas Freud fazia parte do movimento psicanalítico. Carl Jung inicialmente esteve associado à Psicanalíse, inclusive foi o primeiro presidente da Associação Psicanalítica Internacional. Em seguida rompeu com Freud e fundou a sua própria escola de pensamento: a psicologia analítica.

    Já Edward Tolman foi um psicólogo norte-americano cujos trabalhos se enquadram na corrente Behaviorista. E Bandura criou a Teoria Social Cognitiva.

    b) INCORRETA:

    Max Wertheimer foi um psico tcheco, um dos fundadores da Teoria da Gestalt juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Alfred Adler foi um psico austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual. Já Franz Bretano foi um filósofo e psico alemão fundador da psicologia do ato. Somente Werthermer e Koffka fazem parte da Gestalt.

    c) INCORRETA:

    William James foi o precursor da Psicologia Funcional. Outro desse movimento foi Munsterberg, Hermann Ebbinghaus contribuiu bastante para o desenvolvimento da psicologia experimental. Lewin, considerado o pai da Psicologia Social, foi um psico alemão criador da Teoria de Campo e pertencente à Psicologia da Gestalt.

    d) CORRETA

    Todos fazem parte do movimento Behaviorista :)

    John Watson foi o fundador da escola comportamental de pensamento. Karl Lasley foi aluno de Watson e um ardente defensor do comportamentalismo dele. Clark Hull: neocomportamentalista, foi profundamente dedicado aos problemas inerentes ao método científico. Julian Rotter, assim com Hull era neocomprtamentalista. O behaviorismo de Rotter era menos radical de que o de Skinner, por exemplo.

    e) INCORRETA

    Abraham MAslow e Carl Rogers foram dois principais teóricos da Psicologia Humanista. Somente eles dois fazem parte de tal movimento. Oswald Kulpe e Carl Stumpf foram contemporaneos de Wundt e revolucionaram a psicologia experimental no seu tempo.

    FONTE: ED. SANAR 5ª edição

    Eu aprendo contigo, vc aprende comigo, e nesse ciclo a gente evolui."

    Somos uma constante retroalimentação de conhecimentos.

    Bons estudos!!

    :]


ID
3609088
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o surgimento do empirismo, muitos filósofos desviaram-se das abordagens iniciais do conhecimento.
Embora tratassem de algumas questões em comum, seus métodos para analisá-las baseavam-se nas teorias do atomismo, do mecanicismo e do positivismo.

Os princípios do empirismo, segundo mostram Schultz & Schultz, são:

I – o papel principal do processo da sensação.
II – a análise da experiência inconsciente dos elementos.
III – a síntese dos elementos em experiências mentais complexas mediante o processo de associação.
IV – o enfoque nos processos inconscientes.

Estão corretas apenas: 

Alternativas

ID
3609130
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A instalação de laboratório em LEIPZING, a criação da disciplina de Psicologia e a publicação de revista científica foram marcos significativos da Psicologia no âmbito das ciências. O teórico que possibilitou tal fato foi:

Alternativas

ID
3614992
Banca
IESES
Órgão
TJ-MA
Ano
2009
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A origem da psicologia ocidental remonta á Grécia, em torno de 500 a.C., surgindo entre os filósofos as reflexões que tentavam sistematizar esse conhecimento. Sobre as teorias em psicologia, apenas NÃO podemos afirmar que:

Alternativas

ID
3627004
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Água Doce do Maranhão - MA
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem fenomenologica, método fundado por Edmund Husserl (1859-1938) - filósofo, matemático e lógico, em psicologia caracteriza-se pela: :

 

Alternativas

ID
3627088
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Água Doce do Maranhão - MA
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A representação gráfica de pensamentos e sentimentos por meio de desenhos é uma das formas mais antigas da comunicação humana. Muitos terapeutas consideram o desenho e o brinquedo um recurso adicional importante para o tratamento de crianças. Em relação ao tema é correto afirmar que: 
  

Alternativas

ID
3628906
Banca
FUNRIO
Órgão
SESDEC-RJ
Ano
2008
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pensamento caracterizado pela objetividade, com uso de linguagem rigorosa e busca por objetos, métodos e técnicas específicos voltados para processo cumulativo do conhecimento.

Alternativas

ID
3650107
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a Psicologia das Diferenças Individuais, analise as afirmativas a seguir.
I. Consiste no estudo da variabilidade psicológica, da forma como as mudanças na estrutura física podem contribuir para a referida variabilidade, bem como das maneiras pelas quais tais variações podem ser avaliadas.
II. As metodologias de estudo empregadas abarcam três dimensões fundamentais que consistem em observação e instrumentalização, inclusive para seleção amostral; delineamento de estratégias ou tipos de investigação; e, tratamento dos resultados elencados por meio de correlações psicométricas e inferência estatística.
III. Abrange qualquer tipo de delineamento de pesquisa quantitativa, com seus respectivos resultados, visto que a metodologia tem por escopo empregar rígidos recursos e técnicas estatísticas para classificar e analisar resultados decorrentes de um agrupamento de dimensões de condutas.
IV. As metodologias empregadas neste tipo de estudo envolvem todo o procedimento de uma pesquisa científica seja ela qualitativa ou quantitativa, diferindo-se no que tange ao tratamento dos resultados, já que estes exigem as correlações psicométricas, as quais permitem a evidenciação e a correlação dos comportamentos mensurados.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
3650119
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a psicologia das diferenças individuais, analise as afirmativas a seguir.
I. A proposta de Binet para a psicologia das diferenças individuais se pauta na necessidade de uma renovação metodológica e na ênfase aos estudos das funções superiores dos processos complexos do psiquismo.
II. Visa estabelecer uma renovação metodológica que mantenha o interesse básico pelo tema dos estudos elementares pautados na simplicidade das perspectivas de autores clássicos.
III. Tem, na escola francesa, Alfred Binet como um de seus principais representantes, que ressalta que a psicologia individual deveria se concentrar no objetivo de simplificar seus métodos e aproximá-los da vida cotidiana.
IV. Envolve as características de atemporalidade e de realidade-irrealidade, dado que a totalidade de fatores ora é efetiva, ora não é efetiva mediante as experiências das relações espaciais, o que a caracteriza como a mais próxima da vida cotidiana conforme almejava Binet.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra B. As pesquisas de Alfred Binet permitem atender a uma série de demandas técnicas: seleção de deficientes, interpretação e classificação dos desvios do comportamento, predição de sucesso e adaptação pessoal. Segundo Binet, a psicologia individual deveria concentrar-se no estudo dos processos superiores e se abrir a novas formas de trabalho, capazes de simplificar as tarefas de laboratório e aproximá-las da vida cotidiana. Para isso, um dos métodos mais úteis é o dos testes psicológicos. Portanto, a contribuição de Alfred Binet ao desenvolvimento da psicologia das diferenças individuais consiste nos seguintes aspectos: – seu interesse básico pelo tema; – a ênfase que coloca no estudo das funções superiores, dos processos complexos do psiquismo, contraposta ao elementarismo e à simplicidade da perspectiva de Galton ou de J. M. Cattell; – sua insistência na necessidade de uma renovação metodológica. Nesse sentido, defende os testes mentais e uma concepção prática do exame psicológico. A escola francesa depois de Alfred Binet: Binet morreu prematuramente, e seu projeto de pesquisa ficou sem uma continuidade pessoal clara. Contudo, após sua morte, Henri Pieron encarregou-se do Laboratório de Psicologia de Paris e resgatou o legado que ele deixou. REFERÊNCIAS Anastasi, A. (1958). Psicología Diferencial. Madrid: Aguilar, 1967. Binet, A. e Henri, V. (1895). La psychologie individuelle. Année Psych., 2, 411-463. Binet, A. e Simon, Th. (1905). Métodos nuevos para el diagnóstico del nivel intelectual de los subnormales. In J.M. Gondra (comp.), La Psicología Moderna. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1982. CARMEN FLORES-MENDOZA, ROBERTO COLOM & COLS. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pdfcoffee.com/introduao-a-psicologia-das-diferenas-individuais-pdf-free.html&ved=2ahUKEwjMzf_Lq-bzAhWAqJUCHTZOCjg4ChAWegQIAhAB&usg=AOvVaw0FF26U4IpC8JmNjy4MBaak

ID
3673402
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Raposa - MA
Ano
2018
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o surgimento da Psicologia como ciência, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3700408
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Carnaíba - PE
Ano
2019
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se afirmar que o significado da morte varia, necessariamente, no decorrer da história e entre as diferentes culturas humanas. Nesse contexto, no Ocidente, com a modernidade e o capitalismo, instituiu-se uma relação do homem com a morte caracterizada, fundamentalmente, pela sua 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    A nossa cultura tende ao negacionismo da morte e dos processos de sofrimento como um todo.


ID
3723598
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Helena Scarparo e Neuza Guareschi (2007) observam que, historicamente, algumas práticas da Psicologia têm se colocado distante dos contextos históricos e culturais nos quais estão imersos os seus objetos de estudo. Como consequência, essas práticas se apresentam de forma:

Alternativas

ID
3727243
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em ___________, em Leipzig, na Alemanha, por _____________(1832-1920). É aqui que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram as competências de trabalho experimental para estudar a mente. Wundt centrou suas experiências nas experiências conscientes e ele substituiu o conceito de espírito por consciência. Ele adotou o método de ______________.

Alternativas

ID
3727246
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando a psicologia surgiu pela primeira vez como uma ciência separada da biologia e filosofia, o debate sobre a forma de descrever e explicar a mente humana e comportamento começou. Assim surgiram algumas escolas de pensamento que influenciam o nosso conhecimento e compreensão da psicologia, assim é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Jean Piaget não era humanista.


ID
3731905
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à origem e ao desenvolvimento da área de Avaliação e Psicodiagnóstico em Psicologia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico circunscrevem um campo profissional e é necessário que o psicólogo se atenha às técnicas aplicadas e avaliadas, valorizando sua prática científica.

II – Os principais autores na área confluem para a delimitação do campo da Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico como um processo científico qualificado, a ser realizado apenas pelo Psicólogo.

III – Ainda são frequentes as críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, indicando que eles salientam aspectos de vulnerabilidade, como transtornos de personalidade e déficits cognitivos.

Alternativas
Comentários
  • I – A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico circunscrevem um campo profissional e é necessário que o psicólogo se atenha às técnicas aplicadas e avaliadas, valorizando sua prática científica.

    II – Os principais autores na área confluem para a delimitação do campo da Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico como um processo científico qualificado, a ser realizado apenas pelo Psicólogo.

    III – Ainda são frequentes as críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, indicando que eles salientam aspectos de vulnerabilidade, como transtornos de personalidade e déficits cognitivos.

  • Gabarito D

    I) O erro está em afirmar que o profissional deve se ater às técnicas aplicadas e avaliadas. Caso a questão substituísse o texto por "o profissional deve considerar as técnicas aplicadas e avaliadas" a assertiva seria correta.


ID
3731908
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman são considerados idealizadores de uma importante teoria psicológica. Trata-se da:

Alternativas

ID
3732634
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Método aplicado por Wundt como forma de estudar os estados de consciência do indivíduo submetidos a certas experiências:

Alternativas
Comentários
  • Introspectivo!


ID
3736879
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A epistemologia transformou-se numa área relevante para a ciência e a filosofia. Muitos pensadores e intelectuais têm dedicado parte de seu tempo a refletir este tema complexo e amplo – entre eles, Piaget, Bachelar, Foucault, Popper e Habermas, considerados como os mais importantes críticos, muitas vezes até radicais no questionamento da ciência e da tecnologia.
Para um destes pensadores, a verdadeira questão diz respeito à forma e aos poderes da ação racionalista, à força e o poder da atividade criadora e poética. O conhecimento é, por essência, uma obra temporal. O homem é, ao mesmo tempo, razão e imaginação, "há o homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia"; constituindo, criando, produzindo, retificando, chega-se à verdade aproximada. Esse pensador é:

Alternativas

ID
3737131
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A inclusão da Psicologia no cenário científico foi possível com a criação de laboratório, de revista científica e disciplina nos currículos de cursos superiores por:

Alternativas

ID
3746137
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos maiores expoentes da ciência psicológica foi Max Wertheimer, psicológo Tcheco que desenvolveu uma das abordagens contemporâneas da psicologia juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Marque a alternativa que está relacionada aos pensamentos ou princípios desse autor.

Alternativas

ID
3754171
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A transposição do positivismo para a Psicologia trouxe, como pressuposto,

Alternativas

ID
3755596
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas de trabalho com grupos foram amplamente desenvolvidas – especialmente na América Latina – com fundamental contribuição da:

Alternativas
Comentários
  • C

    Psicologia social Argentina.

  • Gabarito C.

    "Na Argentina, Pichon-Rivière e seus discípulos: Bleger, Ulloa, Bauleo, Malfé, Baremblit, baseando-se em diferentes ângulos no âmbito institucional médico, pedagógico e empresarial, utilizaram, de maneira muito peculiar, recursos extraídos das escolas norte-americanas e inglesas, mas igualmente de Politier, de Bachelard e, finalmente, do freudo-marxismo e do materialismo histórico. A partir daí, essas idéias e práticas se difundiram pela América Latina inteira, especialmente, Uruguai e Brasil, sempre vinculadas a um enfoque grupalista.


ID
3758359
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“(...) a psicologia, considerada como ciência de certos fatos humanos, não poderia ser um começo, porque os fatos psíquicos com os quais deparamos nunca são primeiros. Eles são, em sua estrutura essencial, reações do homem contra o mundo; portanto, supõe o homem e o mundo, e só podem adquirir seu sentido verdadeiro se inicialmente elucidarmos essas duas noções”.
(SARTRE,J-P. Esboço para uma teoria das emoções. p. 21).


Em relação ao texto citado, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Algo também bem enfatizado em sua filosofia de pensamento, na qual Sartre diz: "existência precede a essência".

    É exatamente o que o trecho tenta nos passar, ao afirmar que os fatos psíquicos são uma reação da relação homem-mundo. O que vem primeiro é esse HOMEM no MUNDO (ambiente), depois surgem os elementos psíquicos.

    ITEM C


ID
3826873
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, a profissão de psicólogo foi regulamentada pela Lei 4119, de 27 de agosto de:

Alternativas

ID
3863989
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria psicológica conhecida como Construtivismo foi desenvolvida por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D-

    Piaget desenvolveu uma teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética, onde explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento. Esta teoria é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência.

  • a-Albert Bandura: TEORIA DA APRENDIZAZGEM SOCIAL

    B-Ivan Pavlov.:TEORIA DO COMPORTAMENTO EM RESPOSTA AOS ESTIMULOS DO AMBIENTE

    C-Wilhelm Wundt.CRIOU MÉTODOS EXPERIMENTAIS

    D-Jean Piaget .EPISTEMOLOGIA GENÉTICA,TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, INTERACIONISMO

    E-William James. TEORIA DO PRAGMATISMO

  • Bandura:T. Aprendizagem social

    Ivan Pavlov: Condicionamento Clássico

    Wundt: Psi Experimental (Introspecção)

    William James: Funcionalismo e pragmatismo