SóProvas



Questões de Luta Antimanicomial


ID
100108
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos dispositivos legais tem sido criados com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento em saúde mental. São sem dúvida um reflexo do processo da reforma psiquiátrica brasileira e da luta antimanicomial, iniciada a partir dos anos 80 e que levou ao surgimento de serviços alternativos de saúde mental, como por exemplo, as transformações decorrentes da Lei nº 10.216/01 aprovada no Brasil, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial de saúde. Podemos citar como um dos substi- tutivos a uma saúde mental centrada no hospital o

Alternativas
Comentários
  • Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de atendimento intensivo e diário, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico. Os Centros de Atenção Psicossocial, permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.

ID
406372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a
seguir.

Com a reforma psiquiátrica no Brasil, extinguiram-se, definitivamente, no tratamento do doente mental, a exclusão e a reclusão, que promoviam a cronicidade de seu estado.

Alternativas
Comentários
  • Na teoria sim, foi excluido os tratamentos desumanos e excludentes, na prática, eles ainda e existem, por isso é uma pergunta capciosa da banca. O erro da frase foi o termo: "extinguiram-se definitivamente"


  • Acho que não é isso que a questão esta falando, ela não esta dizendo sobre "tratamentos desumanos e excludentes" e sim sobre a "exclusão e a reclusão", e neste caso ainda existe a internação(reclusão), tanto é que estudamos as modalidades de internação.
  • Quem dera ...

  • "Pergunta capciosa" kkkkkkkkkk


ID
406375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a
seguir.

Apesar de a reforma psiquiátrica propor a não exclusão do doente mental, reconhece que esse paciente é, de certa forma, diferente, já que ele não segue o padrão de comportamento definido pela sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A frase "de perto ninguém é normal" de Caetano Veloso é lema de grupos que lutam pela reforma psiquiátrica. Essa frase remete a ideia de que o doente mental é diferente, no entanto, a sociedade deve conseguir contemplar as diferenças. 

  • Ser diferente é normal :)


ID
406378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a
seguir.

Com bases nos paradigmas da psiquiatria clássica, o modelo de assistência psiquiátrica mais amplamente adotado no Brasil, apesar da reforma psiquiátrica, propõe a hospitalização do doente mental, visando à ordem e à moral pública.

Alternativas
Comentários
  • Com base nos paradigmas da psiquiatria classica, a hospitalização ainda esta presente como equipamento de saúde, assim tanto os CAPs (caps III) como os hospitais gerais (emergências psiquiátricas) guardam leitos para o paciente com transtorno psiquiátrico. 

  •     Apesar de os hospítais psiquiátricos consumirem 88% dos recursos orçamentários do SUS destinados a saúde mental, e do relatório da III Conferência Nacional de Saúde Mental que até o ano de 2004 fossem extintos todos os leitos em hospitais psiquiátricos no Brasil, consolidando o projeto "por uma sociedade sem manicômios" através da estruturação de uma rede substitutiva de saúde mental, a realidade nacional que se descortina ainda contempla o hospital psiquiátrico. Cabe destacar que os investimentos nos serviços substitutivos vem aumentando desde 2004.

     

    http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n1/a36v14n1

  • Em última análise o louco ainda é internado!



ID
510616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no
Brasil.

Como proposta de solução do problema manicomial e quanto à liberdade no interior do hospício, as comunidades terapêuticas tiveram grande êxito, como movimento, exercendo impacto no modelo asilar e nos manicômios privados. Algumas práticas recentes, na atual reforma psiquiátrica brasileira, foram influenciadas pela ideologia dessa experiência, que tem o mérito de ter incluído, na pauta de discussão, a questão da cidadania do doente mental.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - As Comunidades terapêuticas não surgiram como proposta de solução do problema manicomial. Historicamente tem sua atuação,no Brasil, ligado a tratativa da dependência química. No período da Luta Antimanicomial não tiveram grande participação, possivelmente por falta de articulação politica. As CT foram recentemente incorporado a RAPS.

    Sobre a Reforma Psiquiátrica:

    Somente no final do século XX que a militância por serviços humanizados consegue as primeiras implantações de Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, fundamentais para o tratamento psiquiátrico e a reinserção social dos pacientes, tornando possível a diminuição gradativa dos casos de internação. Assim, historicamente, as condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. Ainda acontecem manifestações em todo o país, no dia 18 de maio, para que se mantenha vivo o cuidado com os doentes e para que fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade e maltratados como eram antigamente, mas sim orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo.

    O reconhecimento por parte dos profissionais e das lideranças das Comunidades Terapêuticas alia-se a essa luta, que dá visibilidade à necessidade de se organizarem e solicitarem a inclusão desse modelo na Rede de Atenção Psicossocial. Dessa forma, nos últimos dez anos, as Comunidades Terapêuticas têm recebido regulamentações dos órgãos sanitários brasileiros. O atual marco regulatório com a publicação das normas mínimas de funcionamento para esse ambiente de acolhimento é a Resolução CONAD n.º 1 de 2015. Essa Resolução teve ampla participação das entidades das CTs, do governo e dos conselhos profissionais e movimentos da sociedade civil, ajudando na atualização, regulamentação e funcionamento das Comunidades Terapêuticas. Grande parte das Comunidades Terapêuticas, até agora, não está adequada às normas mínimas de funcionamento, nem tem acesso a recursos financeiros, capacitação e informações sobre o tratamento das dependências, comprometendo seus resultados possíveis e esperados.

    Fonte:

  • Além disto, vale ressaltar que, contrariando o objetivo teórico inicial, alicerçado no paradigma instituído pela Reforma Psiquiátrica (RP), atualmente, a Comunidade Terapêutica é percebida como serviço da rede de atenção psicossocial que tem sido alvo de críticas devido às violências praticadas, não se consistindo como uma política potente na maximização dos resultados almejados pela RP.

  • A questão trocou.

    Não é as comunidades terapêuticas (transtornos de ordem química).

    É os RESIDENCIAS TERAPEUTICOS que a questão explica.


ID
510619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no
Brasil.

O movimento da psiquiatria comunitária, como alternativa ao asilo, propunha um programa mais amplo de intervenção na comunidade, visando evitar o adoecimento mental. Para além de detectar precocemente as situações críticas, evitando as internações, buscava, com uma intenção preventiva, organizar o espaço social de modo a prevenir o adoecimento mental. O tratamento mantém o paciente na comunidade e faz disso um recurso terapêutico, pretendendo, com isso, normalizar o social, para que o doente mental possa nele habitar em vez de ficar recluso no asilo.

Alternativas
Comentários
  • O movimento da psiquiatria comunitária, como alternativa ao asilo, propunha um programa mais amplo de intervenção na comunidade, visando evitar o adoecimento mental. Para além de detectar precocemente as situações críticas, evitando as internações, buscava, com uma intenção preventiva, organizar o espaço social de modo a prevenir o adoecimento mental. O tratamento mantém o paciente na comunidade e faz disso um recurso terapêutico, pretendendo, com isso, normalizar o social (ERRO), para que o doente mental possa nele habitar em vez de ficar recluso no asilo.


    A questão está totalmente correta a não ser pela parte grifada que está incorreta.

    Os CAPS não têm como objetivo normalizar o social, mas na aceitação das diferenças existentes entre todos os membros da sociedade, ou seja, de todos os cidadãos - "As práticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambiente aberto, acolhedor e inserido na cidade, no bairro. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e sua singularidade, sua história, sua cultura e sua vida quotidiana". 


  • Trata-se da descrição da psiquiatria preventiva

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Porém, psiquiatria comunitária também é denominada de psiquiatria preventiva, não se tratam de conceitos distintos. O que está mesmo errado na assertiva é o termo "normalizar o social"


ID
510622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no
Brasil.

A reforma psiquiátrica brasileira promoveu uma transformação da assistência e do estigma social da loucura no Brasil, ainda que lentamente, desenrolando-se ao longo dos dez anos em que o projeto de lei tramitou sem ser aprovado. Entre as experiências, inclui-se o surgimento do centro de atenção psicossocial (CAPS), serviço de atendimento-dia, fundamentado na constatação da especificidade clínica do doente mental, priorizando acolher as dificuldades de vida geradas pela doença e as possibilidades de expressão subjetiva do psicótico grave. Nesse intuito, acredita-se que o tratamento requeira muito mais do que uma consulta ambulatorial mensal ou mesmo semanal.

Alternativas
Comentários
  • A reforma psiquiátrica brasileira promoveu uma transformação da assistência (passou do modelo hospitalocentrico para o modelo de atenção psicossocial e comunitário) e do estigma social da loucura no Brasil (divulgação sobre a reforma) , ainda que lentamente, desenrolando-se ao longo dos dez anos em que o projeto de lei tramitou sem ser aprovado. Entre as experiências, inclui-se o surgimento do centro de atenção psicossocial (CAPS), serviço de atendimento-dia, fundamentado na constatação da especificidade clínica do doente mental, priorizando acolher as dificuldades de vida geradas pela doença e as possibilidades de expressão subjetiva do psicótico grave. Nesse intuito, acredita-se que o tratamento requeira muito mais do que uma consulta ambulatorial mensal ou mesmo semanal ( a atenção é multiprofissional e interdisciplinar).

  • tramitou por onze anos e não dez. Foi criado em 1989 e só foi aprovado 11 anos depois, em 2001.

  • Pensei a mesma coisa também, foram 11 anos, não 10.


ID
510625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no
Brasil.

Para a criação dos CAPS, partiu-se do pressuposto de que a alienação psicótica implica uma dificuldade específica de expressão subjetiva, que é refratária a ser apreendida por instituições massificadas ou pouco aparelhadas para captar e entrar em relação com o singular de cada paciente. Também as dificuldades concretas de vida, acarretadas pela doença mental grave, são objeto das ações de cuidado. Esses centros têm como objetivo principal, ao mesmo tempo, a ampliação da intensidade e a redução da diversidade dos cuidados, tendo em vista as limitações dos pacientes.

Alternativas
Comentários
  • A frase foi trocada."a ampliação da intensidade e a redução da diversidade dos cuidados"

    Gabarito Errado:

    Bons estudos!


ID
510628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no
Brasil.

A reformulação da instituição de cuidados em saúde mental depende da reformulação conceitual quanto aos aspectos da doença mental, que engloba toda a existência da pessoa doente e, portanto, não se restringem aos sintomas e sua remissão. Dispensando todo o saber tradicional da clínica, a psiquiatria renovada recusa uma abordagem exclusivamente sintomatológica da doença mental e cria um processo de tratamento não mais enfocado na figura da doença, mas na pessoa doente. Para isso, incorpora outros saberes, outros procedimentos e outras preocupações.

Alternativas
Comentários
  • A  psiquiatria renovada não dispensa todo o saber tradicional da clínica.

    "Sem dispensar o saber tradicional da clínica, a psiquiatria dita renovada incorpora outros saberes, outros procedimentos e outras preocupações, constituindo o que Goldberg chama de campo terapêutico em expansão. No vocabulário da reforma psiquiátrica consagrou-se a expressão ‘clínica ampliada’ para denotar esse novo paradigma" (Leal, op. cit.; Tenório, 1995).


ID
510631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no
Brasil.

Entre as recentes experiências de tratamento psiquiátrico, destacam-se os serviços residenciais terapêuticos: casas inseridas na comunidade, destinadas a servir de moradia para os pacientes egressos de internações psiquiátricas de longa permanência que não possuam suporte social e laços familiares. Esses serviços servem a pessoas que, tendo passado longo período de internação, perderam seus laços sociais e familiares, e tornaram-se dependentes de uma instituição asilar. Essas residências, ao promoverem uma moradia assistida, fora do ambiente hospitalar, auxiliam o processo de reabilitação psicossocial.

Alternativas
Comentários
  • Residências terapêuticas= processo de reabilitação = nível terciário


ID
729199
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O CFP - Conselho Federal de Psicologia realizou campanha para fortalecer as Políticas Públicas em Saúde Mental, com o objetivo de contribuir para a desinstitucionalização psiquiátrica, em prol da Luta Antimanicomial. De modo semelhante, o Ministério da Saúde criou um programa com o objetivo de garantir a assistência, o acompanhamento e a integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (02 anos ou mais de internação ininterruptos). Trata-se do Programa PVC, isto é, Programa

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Volta para Casa foi instituído pelo Presidente Lula, por meio da assinatura da Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas.

  • http://pvc.datasus.gov.br/


  • Amigos, cabe a leitura ''seca'':


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.708.htm


    bons estudos!


ID
735076
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a orientação da atual política de saúde brasileira, os pacientes alcoólatras devem ser atendidos preferencialmente:

Alternativas

ID
984556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de adoecimento e ao enfrentamento da doença, julgue os itens a seguir.

A atuação do psicólogo hospitalar em casos de pacientes com doenças terminais é fundamental, podendo ele ajudar esses pacientes na experimentação de sentimentos e angústias que podem ocorrer nessas situações em que a morte é o tema central.

Alternativas
Comentários
  • Para os doentes fora dos recursos terapêuticos de cura, a evolução natural é a morte. No entanto, nossa cultura ocidental, materialista, nega a existência da morte, ela é temida e lamentada e, frequentemente, adiada, valendo-se de métodos artificiais para a manutenção das chamadas “funções vitais”, quando, na realidade, o indivíduo já deixou de viver. A vida, ao contrário, é celebrada (Figueiredo, 2006).

    Somos a civilização cuja vaidade afastou a morte, afirma Karnal (2013), numa bela reflexão sobre a vaidade humana. Numa sociedade onde a vida é tão exaltada, não há espaço para temas relacionados à morte e o morrer, embora issoseja parte doprocesso de existir. Profissionais da saúde são formados para salvar vidas e nas escolas de medicina e enfermagem nada se ensina sobre a morte, observa Figueiredo (2006). 

    Para um profissional da saúde formado para curar doenças e salvar vidas, a morte de um paciente pode ser interpretada como uma derrota profissional. Ao perder um paciente, inconscientemente, o profissional da saúde se depara com a própria finitude (Bifulco&Iochida, 2009).

    No entanto, a morte existe e,apesar de todo avanço tecnológico, o homem não se tornou imortal. Todos são pacientes terminais, posto que a morte fará parte do cotidiano de cada um, em algum momento. Entender a morte e os sentimentos que a norteiam é fundamental para compreender as angústias daqueles que vivem seus momentos finais. Como auxiliá-los, sem que se compreenda isso? Quando a cura se torna impossível, todavia, há de existir recursos disponíveis nos seres humanos para realizar um trabalho, não de cura, porém, de cuidado, como observou Bifulco(2006).

    Dizer que “não há mais nada o que fazer” é, no mínimo, uma frase infeliz, proferida por alguém que, certamente, desconhece a dimensão humana e sua subjetividade. Tratar o ser humano como “algo” que por “não ter mais conserto” deva ser “descartado”, desconsiderando as implicações que tal condição impõe sobre a sua vida e a dos seus familiares é desumano.  Aquele que não viverá por muito mais tempo merece ser cuidado e ter uma “boa morte”, entendida aqui como uma morte digna, assistida, ondeseus sintomas físicos sejam tratados e esse ser humano seja considerado em seus aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

  • Excelente comentário!  Ju Murad!


ID
1014970
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa cuja atividade está INCORRETAMENTE relacionada àquelas desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

    O CAPs é um serviço de saúde mental que cuida de pessoas com transtornos mentais graves (psicoses e neuroses graves), cujos quadros clínicos justifiquem sua permanência em um serviço de cuidado intensivo, diário e continuado (semelhante a um Hospital Dia). O seu principal objetivo é evitar a internação psiquiátrica e integrar o usuário à família e à comunidade.

  • Os CAPS III trabalham com uma equipe mínima de 16 profissionais com instrução entre nível médio e superior, equipe noturna e de final de semana. 
    Este tipo de CAPS oferece acolhimento noturno, se necessário, realizando internações curtas, de algumas horas a no máximo 7 ou 10 dias. Essa permanência e internações temporárias devem ser compreendidas como recurso terapêutico, que visa a evitar as internações em hospitais psiquiátricos, promovendo uma atenção integral às pessoas que buscam o serviço do CAPS.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/42432/tipos-de-atendimento-em-caps


ID
1014973
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPs-i), analise as afirmativas abaixo:

I. É um serviço de atenção diária, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes graves comprometimentos psíquicos, tais como o autismo, as psicoses e as neuroses graves.
II. Fornece atenção diária e precoce, pois essa modalidade de intervenção permite o estabelecimento e a efetivação da remissão da maioria dos casos de transtornos (70%).
III. Deve estabelecer as parcerias necessárias com a rede de saúde, educação e assistência social, vinculadas ao cuidado da população infanto-juvenil.

Está INCORRETO, apenas, o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • errado:II. Fornece atenção diária e precoce, pois essa modalidade de intervenção permite o estabelecimento e a efetivação da remissão da maioria dos casos de transtornos (70%).

     


ID
1014976
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda sobre o CAPS-i, no que se refere aos fatores que favorecem a eficácia do atendimento ao adolescente, como também à criança, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É importantíssimo ressaltar que há no CAPSi o trabalho clínico, porém ele não é exclusivo: as outras áreas que também constituem a Saúde Mental são as áreas sociais e políticas que, juntas com a área clínica, fornecem atividades, oficinas, atendimentos, articulações etc.

  • Há atendimento psicoterápico individual nos CAPS, mas NÃO é o foco prioritário.


ID
1194991
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às políticas públicas de saúde mental, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

    gabarito: d

  • a) as novas políticas públicas de saúde mental baseiam-se em um modelo fomenta o convívio com a família e a sociedade;

    b) os CAPS III, por exemplo, são indicados para cidades com populações acima desse número;

    c) as políticas de asaúde mental abrangem todos que estão em sofrimento psíquico;

    e) também são realizadas ações com familiares, por exemplo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
1288612
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do programa de “Volta para Casa”, promovido pelo Ministério da Saúde, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • Essa questão esta capciosa, porque a alternativa d eu a considerei correta. O programa não "obriga"o paciente a frequentar o CAPS ..enfim, mas a alternativa que também estava correta é  a e) pois o programa realmente gerou um grande impacto ao processo de desospitalizacao.

  • O Programa De Volta para Casa

    - O Programa de Volta para Casa foi instituído pelo Presidente Lula, por meio da assinatura da Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas.

     

    - O objetivo deste programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social dessas pessoas, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exercício pleno de seus direitos civis, políticos e de cidadania.

     

    - Além disso, o De Volta para Casa atende ao disposto na Lei 10.216 que determina que os pacientes longamente internados ou para os quais se caracteriza a situação de grave dependência institucional, sejam objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.

     

    - Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o programa conta hoje com mais de 2600 beneficiários em todo o território nacional, os quais recebem mensalmente em suas próprias contas bancárias o valor de R$240,00.

     

    - Em conjunto com o Programa de Redução de Leitos Hospitalares de longa permanência e os Serviços Residenciais Terapêuticos, o Programa de Volta para Casa forma o tripé essencial para o efetivo processo de desinstitucionalização e resgate da cidadania das pessoas acometidas por transtornos mentais submetidas à privação da liberdade nos hospitais psiquiátricos brasileiros.

     

    - O auxílio-reabilitação psicossocial, instituído pelo Programa de Volta para Casa, também tem um caráter indenizatório àqueles que, por falta de alternativas, foram submetidos a tratamentos aviltantes e privados de seus direitos básicos de cidadania.

  • Na história da atenção às pessoas com transtornos mentais no Brasil, por muito tempo o tratamento foi baseado no isolamento dos pacientes em hospitais psiquiátricos. Isso acabou gerando um grande contingente de pacientes afastados por longo tempo do convívio social e que precisam de especial apoio para sua reinserção na sociedade. A fim de promover e facilitar esse processo, foi lançado o Programa De Volta para Casa, com o objetivo de inserção social de pessoas acometidas de transtornos mentais, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados.



    Tendo dito isso, vamos à análise das a alternativas:


    A) INCORRETA. Não foi criado pela lei, mas para atender ao que está disposto nela. O programa é regulamentado  pela Lei n° 10.708, de 31.07.2003, que institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações; pela Portaria n° 2.077/GM, de 31.10.2003, que regulamenta a Lei n° 10.708; e pela Portaria n° 2.078/GM, de 31.10.2003, que institui a Comissão de Acompanhamento do Programa "De Volta para Casa".

    B) INCORRETA. O programa não faz previsão quanto ao acesso à  medicação. Os pacientes atendidos continuam sendo assistidos na Rede de Atenção  Psicossocial, de maneira gratuita.

    C) INCORRETA. O programa prevê o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial, que  é o principal componente do De Volta para Casa. O pagamento mensal do auxílio é realizado diretamente ao próprio beneficiário, no valor de R$ 240,00, por um período de um ano, podendo ser renovado caso a pessoa não esteja ainda em condições de se reintegrar completamente à sociedade.

    D) INCORRETA. É necessário que a pessoa incluída no programa esteja de alta hospitalar e morando em residência terapêutica, ou com suas famílias (de origem ou substitutas), ou formas alternativas de moradia; e também que o paciente esteja sendo atendido por um CAPS(Centros de Atenção Psicossocial) ou outro serviço de saúde mental do município onde passará a residir.


    E) CORRETA.


    As informações sobre o programa apresentadas podem ser acessadas em: https://www.google.com/url?q=http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-de-volta-para-casa&sa=U&ved=2ahUKEwiSncmn0-DkAhWKILkGHQ7BAEoQFjABegQIChAB&usg=AOvVaw13qZyDldFRG4OqG0y4H3IT



    GABARITO: E

  • O programa obriga o paciente ir no CAPS?

    Bacana... o.O

  • Gab E

    O programa teve grande impacto no processo de desospitalização.


ID
1288627
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na base da Reforma Psiquiátrica, é possível considerar várias situações importantes.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual erro da alternativa D?

     

  •  

    Acredito que o erro da letra D seja o pronunciamento-  atividades profissionalizantes que não tem no CAPS  e sim o correto seria oficinas terapeuticas 

  • Gab E

    Um aspecto importante das propostas da saúde mental é a criação de dispositivos que facilitem o trabalho de campo.


ID
1288645
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS – têm como principal objetivo

Alternativas

ID
1288648
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As residências terapêuticas são modalidades propostas pela Reforma Psiquiátrica para auxiliar a reinserção social do paciente que teve longas internações e não manteve laços sociais que permitam sua reintegração à família.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) 8 participantes

    b) Cada casa deve ser organizada segundo as necessidades e gostos de seus habitantes: afinal é uma moradia! Por isso, a rigor, deverão existir tantos tipos de moradias quanto de moradores.

    c) O acompanhamento na residência é realizado conforme recomendado nos programas terapêuticos individualizados dos

    moradores e também pelos Agentes Comunitários de Saúde do PSF, quando h o u v e r.

    d) o cuidador é um profissional importante no projeto. Ele passa a operar em uma residência e isso causa impactos importantes. Os

    profissionais que cuidam de moradores do SRT deverão saber dosar sempre o quanto de cuidado deverá ser oferecido para auxiliar na aquisição de autonomia pelo usuário, numa negociação constante. Este novo lugar de trabalho também vai requerer dos profissionais a realização de atividades que vão muito além de sua formação inicial, tais como: auxiliar em tarefas domésticas, ajudar no pagamento de contas, na administração do próprio dinheiro etc., requerendo dos trabalhadores o desenvolvimento de novas formas de cuidar

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf


  • A desinstitucionalização e efetiva reintegração de doentes mentais graves na comunidade é uma tarefa a que o SUS vem se dedicando com especial empenho nos últimos anos. Juntamente com os programas De Volta Para Casa e Programa de Reestruturação dos Hospitais Psiquiátricos, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) vem concretizando as diretrizes de superação do modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico.

    As residências terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade.

    Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contem com suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia.

    Não encontrei referência específica para a questão onde fosse apontada, por exemplo, essa dificuldade encontrada pelos cuidadores, dada como o gabarito da questão. Porém, é possível encontrar no Manual lançado em 2004 pela Ministério da Saúde, intitulado “Residências terapêuticas: o que são, para que servem", referências que nos fazem atestar as incorreções das demais alternativas. Vejamos:

    A) INCORRETA. O número máximo é de 8 moradores por módulo residencial

    B) INCORRETA. Não existe essa regra. Cada casa deve ser organizada segundo as necessidades e gostos de seus habitantes, afinal é uma moradia. Por isso, a rigor, deverão existir tantos tipos
    de moradias quanto de moradores. Os profissionais devem evitar imprimir expectativas e anseios próprios do que deveria ser uma casa ideal para eles. Ao contrário, devem permitir que aflorem hábitos e formas de ocupar o espaço próprios dos habitantes de um dado SRT. A realização de tarefas cotidianas é negociação constante entre necessidade, vontade expressa e disponibilidade, fazendo parte do processo de reabilitação psicossocial.

    C) INCORRETA. O acompanhamento na residência é realizado conforme recomendado nos programas terapêuticos individualizados dos moradores e também pelos Agentes Comunitários de Saúde do PSF, quando houver. Devem ser desenvolvidas, junto aos moradores, estratégias para obtenção de moradias definitivas na comunidade. Este é o tipo mais comum de residências, onde é necessário apenas a ajuda de um cuidador (pessoa que recebe capacitação para este tipo de apoio aos moradores: trabalhador do CAPS, do PSF, de alguma instituição que faça esse trabalho do cuidado específico ou até de SRTs que já pagam um trabalhador doméstico de carteira assinada com recursos do De Volta Para Casa).

    D)  CORRETA.

    E)  INCORRETA. O cuidador é um profissional importante no projeto. Ele passa a operar em uma residência e isso causa impactos importantes. Este novo lugar de trabalho também vai requerer dos profissionais a realização de atividades que vão muito além de sua formação inicial, tais como: auxiliar em tarefas domésticas, ajudar no pagamento de contas, na administração do próprio dinheiro etc., requerendo dos trabalhadores o desenvolvimento de novas formas de cuidar.

    O manual pode ser acessado em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf]
    GABARITO: D

  • Só para atualizar a quantidade de participantes inseridos nas RT's.

    A nota téc. publicada em 2019 menciona que as residências passam a integrar 4 usuários, no mínimo, e 10 usuários, no máximo.

  • Gab D

    Uma das dificuldades dos cuidadores que atuam junto aos pacientes é a ausência de avaliações sistemáticas que focalizem as dificuldades encontradas


ID
1312378
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de modificação da assistência em saúde mental no Brasil foi iniciado na década de 70 com a substituição do modelo hospitalocêntrico.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A criação de espaços de reflexão  têm efeitos positivos sobre  os trabalhadores em saúde mental.

  • Qual o nome dessa portaria? 



ID
1363900
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A luta antimanicomial, no Brasil, foi impulsionada, sobretudo, pelo processo de redemocratização do país. No início dos anos 90, os trabalhadores da área de saúde mental, inspirados pelo projeto de lei do Deputado Paulo Delgado, mobilizaram-se em busca de novos parâmetros no tratamento das pessoas portadoras de transtornos mentais. A promulgação da Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelece um novo marco para a saúde mental no país. Sobre essa lei, assinale a alternativa que apresenta os direitos previstos aos portadores de transtornos mentais.

Alternativas
Comentários
  • São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

    I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;

    II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;

    III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;

    IV - ter garantia de sigilo nas informações prestadas;

    V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;

    VI - ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;

    VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;

    VIII - ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;

    IX - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

  • LEI Nº 10.216/2001.

     

    Art. 2º – ...

     

    § único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

    VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;

     

    São outros direitos elencados na referida Lei:

     

    I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;

    II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;

    III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;

    IV - ter garantia de sigilo nas informações prestadas;

    V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;

    VI - ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;

    VIII - ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;

    IX - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
1363903
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 10.216/2001 normatiza, também, os critérios para a internação de pacientes. Com relação ao processo de internação, assinale a alternativa incorreta em relação ao que está previsto na lei

Alternativas
Comentários
  • A letra C está errada, mas a letra A está errada também. 

    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

    Segundo a lei expressa acima, a internação involuntária é SEM CONSENTIMENTO DO USUÁRIO. Também a internação compulsória não é com autorização da justiça, mas com DETERMINAÇÃO da justiça. Autorização é diferente de determinação. A assertiva possui dois erros. A questão possui, portanto, duas assertivas erradas, A e C. Deve ter sido anulada.


  • Essa questão foi anulada? Provavelmente sim.

  • Questão anulada

    (questão 49) http://admin.cetroconcursos.org.br/arquivos/938fe9aaba4e7aff107dc645cefb89a9.pdf

     


ID
1363906
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política representa um marco na conquista dos direitos e da proteção aos portadores de transtornos mentais e difere muito das antigas instituições psiquiátricas, nas quais os confinamentos representavam torturas intermináveis. Das conquistas obtidas pela presente política, assinale a alternativa que apresenta aquelas que são consideradas as mais importantes.

Alternativas

ID
1369357
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ordenamento jurídico brasileiro, as pessoas com transtornos mentais que cometem crimes são consideradas inimputáveis e são submetidas à medida de segurança de internação compulsória. A partir da publicação da Lei nº 10.216 de 2001, assim como das resoluções da III Conferência Nacional de Saúde Mental, mudanças na assistência ao louco infrator vêm sendo defendidas, entre as quais pode-se apontar:

Alternativas
Comentários
  • letra E: ) o atendimento e a inclusão das pessoas acometidas de transtornos mentais submetidas à medida de segurança preferencialmente na rede extra-hospitalar.

  • GABARITO: E

     

    10.216/2001

     

    Art. 4o A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

  • De acordo com a lei nº 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental:

    Art. 4o A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

    § 1o O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.

    § 2o O tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.

    § 3o É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados no § 2o e que não assegurem aos pacientes os direitos enumerados no parágrafo único do art. 2o.

    GABARITO: E
  • o atendimento e a inclusão das pessoas acometidas de transtornos mentais submetidas à medida de segurança preferencialmente na rede extra-hospitalar.

  • E) expectativa

    C) Vida real

  • O termo "louco infrator" no enunciado, também deveria ser algo a se modificar!


ID
1369375
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Matéria recentemente publicada no jornal mostrou a situação de adolescentes autistas de Alagoas abandonados pelas famílias em abrigos e amarrados às camas em razão da gravidade de seus quadros e da precariedade da rede de atendimento.
Considerando os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica, o tratamento das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista terá como diretrizes:

I – a articulação da rede intersetorial;
II – os serviços de atendimento territorializados;
III – a prioridade no atendimento em regime hospitalar;
IV – o atendimento por equipe multiprofissional;
V – o projeto terapêutico individual;
VI – a inserção em unidades escolares especializadas.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I – a articulação da rede intersetorial;
    II – os serviços de atendimento territorializados;

    IV – o atendimento por equipe multiprofissional;
    V – o projeto terapêutico individual;

  • Qdo se pensa em "escolares especializadas", pensa-se em exclusão e não na inclusão. O mesmo raciocínio serve para "regime hospitalar" que permitiria o abandono do paciente como ocorria antes da reforma psiquiátrica. Se hj pensa-se na inclusão do paciente no seio familiar, não há de se falar em regime hospitalar e sim em oferecer serviços que possibilitem o tratamento dele sem retirá-los dos cuidados de sua família.

  • duplo entendimento , é importante  frisar que a criança e adolescente tem prioridade de atendimento segundo o ECA

  • Respondendo ao colega Thiago sobre o duplo entendimento da questão, não caberia recurso pois a mesma não faz referencia ao ECA, e sim a reforma Psiquiatrica, onde se preconiza o cuidado em um nível primário, se assim fizesse caberia recurso, por isso a importância de prestar atenção ao enunciado da questão

  • Apesar de não encontrar nenhum documento que faça referência explícita às  diretrizes expostas na questão,  poderíamos facilmente respondê-la se levarmos em consideração os pilares da reforma psiquiátrica: a desospitalização e a reinserção social. Nesse sentido podemos considerar  nao plausíveis os itens III, em razão de priorizar o atendimento hospitalar, e o VI, por focar na escolarização  especializada em detrimento da reinserção social em escolas regulares.
    A título de complementação deixo aqui publicação do Ministério da Saúde que apresenta as  diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com transtornos do espectro do autismo (TEA), que pode ser acessada em:
    https://www.google.com/url?q=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwjAhrP_4ablAhVLQ6wKHUQXCMkQFjABegQIBxAB&usg=AOvVaw1hT9H2eoyDWQmvZRZQYGyK

    GABARITO: B

  • somente I, II, IV e V;

  • Gab B

    I – a articulação da rede intersetorial;

    II – os serviços de atendimento territorializados;

    III – a prioridade no atendimento em regime hospitalar; Errado

    IV – o atendimento por equipe multiprofissional;

    V – o projeto terapêutico individual;

    VI – a inserção em unidades escolares especializadas. Errado Podem ser inseridos nas Escolas Regulares.


ID
1398130
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O atendimento aos transtornos mentais graves sofreu numerosas modificações a partir da atenção básica em saúde.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo

    b) ERRADA. As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

    c) Os CAPS visam dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);

    d) ERRADA. Os CAPS poderão também ser uma central de regulação e distribuição de medicamentos em saúde mental na sua região. Isso quer dizer que os CAPS podem ser unidades de referência para dispensação de medicamentos básicos e excepcionais.

    e) ERRADA. Os usuários dos CAPS podem ter tido uma longa história de internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados ou podem já ter sido atendidos em outros serviços de saúde (ambulatório, hospital-dia, consultórios etc.).

  • CAPS são as equipes matriciadoras de saúde mental na AB.


ID
1398136
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O livro História da Loucura na Idade Clássica, de Michel Foucault, oferece uma importante contribuição para a questão da loucura.

A esse respeito, de acordo com Foucault, analise as afirmativas a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Na segunda metade do século XV, com as guerras e as pestes assolando as cidades sem controle, o tema da morte reina e ninguém escapa. Entretanto, nos últimos anos do século, a loucura substitui a morte, e é esta ascensão que indicará que o mundo está mais próximo do que se pensa do seu desastre.

    Inúmeras imagens, telas, quadros, com faces enigmáticas de difíceis compreensões, surgem. A imagem dá margem a diferentes interpretações. Daí o fato de ela e a palavra expressarem diferentes significados. Essas imagens surgem através dos sonhos, e por isso exercem tanto fascínio através dos tempos. A loucura representada é vista como um saber obscuro, que esconde segredos e que por isso mesmo precisam ser desvendados.

    Do século XII ao XIV o grande mal foi a lepra, os leprosários ficaram lotados, depois que a lepra desaparece fica um vazio simbólico, e a loucura é que vai preencher esse vazio simbólico, passando a ser o grande medo, pois a loucura era algo fora do controle, não tinha tratamento nem cura e era imponderável, a loucura era excluída da sociedade. No século XVII aparece as doenças venéreas, mas estas eram tratáveis, a lepra era só física, mas as doenças venéreas e a loucura assumiram também o caráter moral. Só no século XIX é que o louco passa a ser objeto de pesquisa e entra em cena a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise. 

    No século XV a loucura perdia seu caráter cósmico, divino, e passa a ser objeto de preocupação social, continuam as práticas de internamento e exclusão, todas as pessoas que estavam fora dos padrões de comportamento social eram consideradas loucas, a loucura não tinha ainda o estatuto de patologia, a loucura é tudo que não se encaixava nos padrões, tudo o que era indomável, não se sabia exatamente o que era a loucura, ela só passa a ter estatuto científico no século XIX. 

  • VISH TÁ TODO ERRADO ESSE TEXTO :(

  • D

    O internamento tem o mesmo sentido em toda a Europa do século XVII, se for considerado em suas origens

  • Gab D

    O internamento tem o mesmo sentido em toda a Europa do século XVII, se for considerado em suas origens.


ID
1398145
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a construção social da loucura, analise as afirmativas a seguir.

I. A construção de casas especialmente destinadas aos alienados tem início no século XIX.

II. A reforma psiquiátrica brasileira sofreu importante influência dos teóricos que defendiam a ideia da loucura naturalizada.

III. A internação se daria por razões de punição ou de exclusão social, não tendo efeitos positivos sobre os pacientes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o item I esteja correto. O Hospício D. Pedro II foi criado em 1852.

  • Telma, a questão não fala que é no Brasil, da ideia de mundo.

  • O comando da questão foi muito claro: sobre  a  construção  social  da  loucura,  não sobre a história da loucura no Brasil.

  • I. A construção de casas especialmente destinadas aos alienados tem início no século XIX. ERRADO!

    O início do período denominado como "A Grande Internação" se dá em 1656, com a criação do Hospital Geral, na França, que funcionava como uma terceira esfera de repressão, junto da polícia e justiça.

    II. A reforma psiquiátrica brasileira sofreu importante influência dos teóricos que defendiam a ideia da loucura naturalizada. ERRADO!

    A perspectiva da loucura com o viés de naturalização não aparece nas práticas desenvolvidas neste período. O Brasil foi amplamente influenciado pelas práticas do modelo italiano, com Franco Basaglia, que apresentava uma perspectiva HUMANIZADA no tratamento ás pessoas em sofrimento psíquico, sem descaracterizar a noção patológica, mas não reduzindo os sujeitos a esta noção.

    III. A internação se daria por razões de punição ou de exclusão social, não tendo efeitos positivos sobre os pacientes. CERTO!

    A internação com função de isolamento apenas atendia aos interesses dos donos dos grandes hospitais psiquiáticos, pela noção capitalista que existia em alguns países e, em outras situações, apenas atendia ao desejo de ordem no Estado. Considando que inicialmente a loucura era sinônimo de periculosidade e desordem.

    Essa perspectiva de tratamento foi percebida como fracassada e ineficaz, o que fortaleceu os movimentos de mudança encabeçada pelos os trabalhadores da saúde, sindicatos e sociedade, processo que resultou na luta pela Reforma Psiquiátrica.

    Gabarito C.

  • Gab C

    I. A construção de casas especialmente destinadas aos alienados tem início no século XIX. Errado

    II. A reforma psiquiátrica brasileira sofreu importante influência dos teóricos que defendiam a ideia da loucura naturalizada. Errado

    III. A internação se daria por razões de punição ou de exclusão social, não tendo efeitos positivos sobre os pacientes.


ID
1398154
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para o atendimento terapêutico de crianças e adolescentes, a rede de atenção psicossocial disponibiliza os CAPSI.

A respeito dos CAPSI, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não seria a letra a ?

  • UM PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE CADA OPÇÃO

    a) O CAPSi é  destinado ao atendimento de crianças e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente. Estão incluídos nessa categoria os portadores de autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais.

    b) os CAPSi estabelecerem as parcerias necessárias com a rede de saúde, educação e assistência social

    c) O tratamento deve ter sempre estratégias e objetivos múltiplos, preocupando-se com a atenção integral a essas crianças e adolescentes

    d) A equipe deve ser composta por 1 médico psiquiatra, ou neurologista ou pediatra com formação em saúde mental • 1 enfermeiro • 4 profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico • 5 profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão

    e) As famílias devem fazer parte integrante do tratamento, quando possível, pois observa-se maior dificuldade de melhora quando se trata a criança ou adolescente isoladamente.

  • penso que caberia recurso  a A esta correta

  • e) As famílias devem fazer parte integrante do tratamento, quando possível, pois observa-se maior dificuldade de melhora quando se trata a criança ou adolescente isoladamente.

    A letra D, não está correta, pois cita como obrigatória.

    A "mais correta" seria letra A

  • eu marquei a letra , mas analisando a questão, de fato ela está incompleta. A explicação de Mariana foi muita assertiva.

  • Na verdade, nem a letra A seria correta, pois o CAPS i não é destinado somente a crianças com autismo e psicoses...

     CAPS i : atende crianças e adolescentes e jovens (até 25 anos).com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas

  • A alternativa colocada como correta dá a entender que o caps i deve ter fonoaudióloga na sua equipe mínima, mas na verdade não é obrigatório, PODE CONTER esse profissiona pois está dentre os profissionais de ensino superior listados, mas não necessariamente. Eu entraria com recurso.

  • Alternativa D.

    Mas eu teria entrado com recurso.

    Teria respondido: alternativa B, pois

    "Atividades de inclusão social em geral e escolar em particular devem ser parte integrante dos projetos terapêuticos". 

    A questão D, diz: "obrigatório", mas não é. É apenas "recomendado".

    "As equipes técnicas devem atuar sempre de forma interdisciplinar, permitindo um enfoque ampliado dos problemas, recomendando-se a participação de médicos com experiência no atendimento infantil, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, para formar uma equipe mínima de trabalho".

    Fonte, site do: MINISTÉRIO DA SAÚDESecretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações

    Programáticas Estratégicas Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial

  • Gab D

    A questão D, diz: "obrigatório", mas não é. É apenas "recomendado".

    "As equipes técnicas devem atuar sempre de forma interdisciplinar, permitindo um enfoque ampliado dos problemas, recomendando-se a participação de médicos com experiência no atendimento infantil, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, para formar uma equipe mínima de trabalho".


ID
1398163
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao atendimento realizado no CAPS, analise as afirmativas a seguir.

I. O atendimento realizado no CAPS consiste em consultas terapêuticas individuais.

II. As oficinas terapêuticas são desenvolvidas a partir dos interesses dos usuários e das possibilidades dos técnicos que atuam no CAPS.

III. As oficinas realizadas no CAPS compreendem as oficinas expressivas e as geradoras de renda.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da letra "E".

    De acordo com o ministério da saúde, as oficinas dos CAPS podem ser "geradoras de renda, expressivas e de alfabetização".

     

    http://reme.org.br/artigo/detalhes/296

  •  

     

    Não entendi o gabarito dessa questão. Alguém pode me ajudar?

     

    De acordo com a cartilha Saúde mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial são atividades desenvolvidas no CAPS: 

     

    "Algumas dessas atividades são feitas em grupo, outras são individuais, outras destinadas às famílias, outras são comunitárias. Quando uma pessoa é atendida em um CAPS, ela tem acesso a vários recursos terapêuticos:

    • Atendimento individual: prescrição de medicamentos, psicoterapia, orientação;

    • Atendimento em grupo: oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, oficinas geradoras de renda, oficinas de alfabetização, oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, grupos de confecção de jornal;

    • Atendimento para a família: atendimento nuclear e a grupo de familiares, atendimento individualizado a familiares, visitas domiciliares, atividades de ensino, atividades de lazer com familiares;

    • Atividades comunitárias: atividades desenvolvidas em conjunto com associações de bairro e outras instituições existentes na comunidade, que têm como objetivo as trocas sociais, a integração do serviço e do usuário com a família, a comunidade e a sociedade em geral. Essas atividades podem ser: festas comunitárias, caminhadas com grupos da comunidade, participação em eventos e grupos dos centros comunitários;

    • Assembléias ou Reuniões de Organização do Serviço: a Assembléia é um instrumento importante para o efetivo funcionamento dos CAPS como um lugar de convivência. É uma atividade, preferencialmente semanal, que reúne técnicos, usuários, familiares e outros convidados, que juntos discutem, avaliam e propõem encaminhamentos para o serviço. Discutem-se os problemas e sugestões sobre a convivência, as atividades e a organização do CAPS, ajudando a melhorar o atendimento oferecido"

     

    http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/sm_sus.pdf

  • Concordo. Na minha opinião os 3 itens estão corretos.

     

  • Se alguém tiver dúvida, esse vídeo comenta justamente essa questão:

    https://www.youtube.com/watch?v=hHN42HTU2Jo

  • Questão passível de anulação pois o verbo "compreendem" não encerra nas duas oficinas citadas. Apenas exemplifica que elas fazem parte das oficinas ofertadas pelo CAPS.

  • Tipo de questão feita pela Banca com um único intuito de derrubar o candidato .. as questões I e III podem ser interpretadas como certas ou erradas .. triste ! Deveria ter sido anulada !

  • O item correto da questão seria o item "E".

    A meu ver a questão está mal elaborada e é passível de ANULAÇÃO.

    Vejamos:

    De acordo com a explicação de alguns, o item III estaria errado porque as oficinas realizadas no CAPS incluem, além das oficinas expressivas e geradoras de renda:

    • oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, oficinas geradoras de renda, oficinas de alfabetização, oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, grupos de confecção de jornal.

    Contudo, o item III fala que: As Oficinas realizadas no CAPS "compreendem" as oficinas expressivas e as geradoras de renda.

    O verbo compreender significa: conter em si, em sua natureza; estar ou ficar incluído; abranger(-se).

    Desse modo, o item NÃO delimita que as oficinas realizadas no CAPS correspondem "apenas" a oficinas expressivas e geradoras de renda.

    Assim, o item correto da questão seria o item "E".

  • Gab B, porém deveria ser anulado já que todas as questões estão corretas e não tem tal opção.

    De acordo com a cartilha Saúde mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial são atividades desenvolvidas no CAPS: 

     

    "Algumas dessas atividades são feitas em grupo, outras são individuais, outras destinadas às famílias, outras são comunitárias. Quando uma pessoa é atendida em um CAPS, ela tem acesso a vários recursos terapêuticos:

    • Atendimento individual: prescrição de medicamentos, psicoterapia, orientação;

    • Atendimento em grupo: oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, oficinas geradoras de renda, oficinas de alfabetização, oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, grupos de confecção de jornal;


ID
1398190
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a implantação de um CAPS, analise as afirmativas a seguir.

I. O primeiro passo é solicitar o cadastramento do CAPS ao Ministério da Saúde.

II. Em municípios com menos de 20.000 habitantes, a assistência em saúde mental deverá ser feita por um serviço de saúde mental articulado com a rede básica de saúde.

III. A iniciativa para estabelecimento de um CAPS deve ser do gestor municipal.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  •   II.  Em  municípios  com  menos  de  20.000  habitantes,  a  assistência em saúde mental deverá ser  feita por um serviço  de saúde mental articulado com a rede básica de saúde. 

    III.  A  iniciativa  para  estabelecimento  de  um  CAPS  deve  ser  do  gestor municipal. 

  • Qual o numero dessa portaria? 


  • PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

    Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

  • Alguém comenta a primeira assertiva?

  • "O processo de cadastramento de um CAPS segue um caminho:

    1 – implantação efetiva do CAPS;

    2 – encaminhamento da proposta à Secretaria de Estado da Saúde;

    3 – aprovação na Comissão Intergestores Bipartite;

    4 – encaminhamento ao Ministério da Saúde para homologação e cadastramento.

    Note que o cadastramento só pode ocorrer se o serviço já estiver em funcionamento e depende de limites

    orçamentários.

    Os municípios menores, com população abaixo de 20.000 habitantes, não necessitam de um CAPS,

    mas devem ter um serviço de saúde mental, articulado com a rede básica de saúde (por exemplo, Programa de Saúde da

    Família)".

    Fonte: Cartilha CAPS


ID
1456084
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossociais surgiram em resposta ao apelo da chamada Reforma Psiquiátrica. Cabe a estes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Mas e o CAPS III? ele realiza internações rápidas e provisórias... acredito que o gabarito esteja equivocado.

  • Internar os pacientes em crise dentro de suas próprias unidades de saúde.

  • É verdade Victor, concordo com você !

  • Vitor e Christian: A portaria de 2012 tras mudanças em relação às internações. As internações tanto para usuarios do CAPS III quanto CAPS AD são encaminhadas para Hospital- Geral. 

    http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/29/Nota-T--cnica-Portaria-148-2012.pdf

  • Gente internação só ocorre em hospital, o CAPS III faz acolhimento noturno como recurso para evitar a crise e/ou seu agravamento, e consequentemente a internação. Abaixo coloquei uma citação do Ministério da Saúde para ajudar no entendimento da questão. E gente, quanto tiverem dúvida pesquisem, infelizmento o Qc não tem muitos comentários para questões de psicologia....

     "Já os CAPS III funcionam durante 24 horas e podem oferecer acolhimento noturno. O acolhimento noturno e a permanência nos fins de semana devem ser entendidos como mais um recurso terapêutico, visando proporcionar atenção integral aos usuários dos CAPS e evitar internações psiquiátricas. Ele poderá ser utilizado nas situações de grave comprometimento psíquico ou como um recurso necessário para evitar que crises emerjam ou se aprofundem. O acolhimento noturno deverá atender preferencialmente aos usuários que estão vinculados a um projeto terapêutico nos CAPS, quando necessário, e no máximo por sete dias corridos ou dez dias intercalados durante o prazo de 30 dias."

    Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

  • Internar os pacientes em crise dentro de suas próprias unidades de saúde. Correto


ID
1456087
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A lei10.216/01 prevê que “o paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.” É modelo de assistência preconizado pelo SUS:

Alternativas
Comentários
  • CAPS

    Centro de Atenção Psicossocial – unidades de saúde especializadas em saúde mental cujo objetivo maior foca o tratamento do paciente e a diminuição de internações psiquiátricas.

  •  a) errada: Programa De Volta para Casa – pagamento de benefício assistencial mensal temporário para incentivar o retorno familiar.

    ! O programa DE VOLTA PARA MINHA CASA, enquanto estratégia de desinstitucionalização , é uma política pública de inclusão social que visa contribuir e fortalecer o processo de desistitucionalização, instituída pela lei n° 10708, de 31 de julho de 2003, que provê auxílio reabilitação para pessoas com transtorno mental egressas de internação de longa permanência. (longa permanência acima de 2 anos.)

  • Centro de Atenção Psicossocial – unidades de saúde especializadas em saúde mental cujo objetivo maior foca o tratamento do paciente e a diminuição de internações psiquiátricas. Correto letra D

  • O serviço residencial terapêutico (SRT) tem como objetivo a reinserção psicossocial do indivíduo na comunidade, em especial, daqueles que são egressos das instituições de longa permanência. Além disso, o público atendido pelo SRT apresenta dependência institucional e não contam com apoio familiar. Os SRT são vinculados a um CAPS de referência que auxiliam no desenvolvimento do projeto terapêutico singular (PTS) deste indivíduo.

    Assim, o CAPS está inserido na dinâmica do SRT

    Caso deseje saber mais:

  • O erro da assertiva A não está na palavra "temporário", na verdade a temporalidade é característica do programa. Vejamos:

    " § 3 O benefício terá a duração de um ano, podendo ser renovado quando necessário aos propósitos da reintegração social do paciente."

    Ou seja, é temporário. Entretanto, não se configura como uma forma de incentivo ao retorno na família, mas de uma reintegração do sujeito em sociedade. O interesse da política, como um todo, não está apenas na reinstituição de vínculos familiares, mas nos comunitários também e, além disto, se formos pensar que o sujeito é melhor aceito apenas pelo recebimento de seu benefício aqui não houve reintegração.


ID
1502812
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No final do ano de 2005, o Hospital Psiquiátrico do Carmo, no estado do Rio de Janeiro, fechou suas portas. Muitos pacientes, porém, haviam perdido suas referências familiares após longos anos de internação.

De acordo com os princípios da luta antimanicomial e com a legislação correspondente, os pacientes nessas condições deverão ser contemplados com

Alternativas
Comentários
  • o auxílio-reabilitação psicossocial e serviços residenciais terapêuticos.

  • Programa de Volta para Casa da Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas.

    O objetivo deste programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social dessas pessoas, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exercício pleno de seus direitos civis, políticos e de cidadania.

    Além disso, o De Volta para Casa atende ao disposto na Lei 10.216 que determina que os pacientes longamente internados ou para os quais se caracteriza a situação de grave dependência institucional, sejam objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.

    Em conjunto com o Programa de Redução de Leitos Hospitalares de longa permanência e osServiços Residenciais Terapêuticos, o Programa de Volta para Casa forma o tripé essencial para o efetivo processo de desinstitucionalização e resgate da cidadania das pessoas acometidas por transtornos mentais submetidas à privação da liberdade nos hospitais psiquiátricos brasileiros.

    O auxílio-reabilitação psicossocial, instituído pelo Programa de Volta para Casa, também tem um caráter indenizatório àqueles que, por falta de alternativas, foram submetidos a tratamentos aviltantes e privados de seus direitos básicos de cidadania.

    fonte http://www.ccs.saude.gov.br/vpc/programa.html

  • Gab E

    Programa de Volta para Casa da Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações

    psiquiátricas.


ID
1514341
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A reforma psiquiátrica brasileira, entre outros aspectos, consiste no progressivo deslocamento do centro do cuidado para fora do hospital, em direção à comunidade e aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Com relação aos CAPS, assinale a alternativa correta quanto à constituição deles.

Alternativas

ID
1515076
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As Resoluções 251/2002 e 336/2002 do Ministério da Saúde referem-se, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • À assistência hospitalar em psiquiatria que reclassifica os hospitais psiquiátricos, define e estrutura a porta de entrada para as internações psiquiátricas na rede do SUS; e ao estabelecimento que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas modalidades de serviços


ID
1515097
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas a seguir referente a afirmação apresentada na III Conferência de Saúde Mental.

Os ____________ infanto-juvenis ou outros dispositivos de base territorial devem ter como uma de suas prioridades de ação os projetos de ________________ de crianças e adolescentes internados em manicômios ou abrigos públicos, filantrópicos ou privados.

Alternativas
Comentários
  • Os CAPS infanto-juvenis ou outros dispositivos de base territorial devem ter como uma de suas prioridades de ação os projetos de desinstitucionalização de crianças e adolescentes internados em manicômios ou abrigos públicos, filantrópicos ou privados.


ID
1570300
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo “institucionalismo” sempre foi bastante estudado em psiquiatria e se refere aos danos causados ao paciente por uma longa permanência hospitalar. Barton apud Tundes e Costa (2000) descreve a “neurose institucional”, que tem como uma de suas características:

Alternativas

ID
1574389
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o processo de reforma psiquiátrica, especialmente a partir dos anos 90 do século passado, acompanhou-se no país um intenso debate entre especialistas, escolas profissionais e teóricas, familiares, usuários, formadores de opinião, meios de comunicação de massa e a população em geral. Com base na afirmativa acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra A


    https://books.google.com.br/books?id=t4Epa8oP7QcC&pg=PA77&lpg=PA77&dq=Alguns+avan%C3%A7os+no+combate+ao+estigma+foram+alcan%C3%A7ados,+especialmente+naquelas+situa%C3%A7%C3%B5es+onde+programas+promovem+concretamente+a+inclus%C3%A3o+social+dos+pacientes,+como+no+caso+das+resid%C3%AAncias+terap%C3%AAuticas.&source=bl&ots=bs8e3XEjRl&sig=F1FMK705LowkDV2p0t0Emer2x0Q&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CBwQ6AEwAGoVChMIxYDuo8OGyAIVhpCQCh3JtQYv#v=onepage&q=Alguns%20avan%C3%A7os%20no%20combate%20ao%20estigma%20foram%20alcan%C3%A7ados%2C%20especialmente%20naquelas%20situa%C3%A7%C3%B5es%20onde%20programas%20promovem%20concretamente%20a%20inclus%C3%A3o%20social%20dos%20pacientes%2C%20como%20no%20caso%20das%20resid%C3%AAncias%20terap%C3%AAuticas.&f=false

  • COMENTÁRIOS:

    A) A questão demonstra informações que estão mais próximas da realidade

    B) Não existe isso de dispensar uma rede de cuidados, se essa rede que já existe funcionasse em sua magnitude nã encontraríamos mais modelos hospitalocêntricos;

    C) Modelo hospitalocêntrico é garantia de acessibilidade??? oi?

    D) SEM A REDE BÁSICA?? eraado amigo!

    E) Se sofre transtornos precisa de acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico, ser atendido pela rede básica independe do "grau" da psicopatologia

     

    SIGAMOS FIRMES NO IDEAL!


ID
1657567
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Poderíamos dizer que a Reforma Psiquiátrica iniciou seu percurso na década de 70, durante a ditadura militar, época em que a medicalização era o modelo básico de intervenção. O poder centralizador do hospital psiquiátrico e o elevado índice de internações passaram a ser consideradas as causas estruturais das condições desumanas a que eram submetidos os pacientes psiquiátricos. A forte recessão, derivada da política econômica que obedecia a grupos de pressão internacionais, tinha como consequência a precariedade do trabalho, a acelerada baixa da renda familiar e o índice alarmante de miséria absoluta, o que exigia maior atenção da saúde. Paralelamente, percebia-se a falta de recursos especialmente no aparato dos serviços sanitários onde havia ainda, o clientelismo na esfera pública, o investimento da rede privada –favorecendo o desmonte da coisa pública – e o pouco interesse do poder legislativo em valorizar as políticas sociais. Todos esses são fatores que contribuíram para a ineficácia e a não resolução dos serviços, como comenta Merhy (1997:125) Ferreira, Gina. A despeito deste tema pode-se dizer:

I - Que em 1990, a Organização Pan-americana de Saúde promoveu a Conferência Regional para a reestruturação da assistência psiquiátrica na América Latina, da qual resultou a Declaração de Caracas.
II – Que a reestruturação da assistência psiquiátrica resultou na: “revisão crítica do papel hegemônico e centralizador do hospital psiquiátrico na prestação de serviços”.
III- Apesar das incertezas quanto à sustentabilidade plena da Reforma Psiquiátrica viabilizada como transformação cultural e política, todas as dúvidas se entrecruzam e convergem para uma verdade: O caminho percorrido pela Reforma é irreversível e aponta uma nova ordem para reconstrução de identidades políticas e sociais.
IV- A Reforma Psiquiátrica teve uma trajetória onde as bases de sua estruturação apontam para um modelo assistencialista em saúde mental, levando a uma reflexão efetiva direcionada ao modelo assistencial hegemônico.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D) I,II,III

  • Não concordo que o caminho percorrido pela Reforma é irreversível, temos inúmeras provas de que muitas conquistas podem e estão sendo perdidas/revertidas pela descontinuidade de algumas políticas, como é o caso da Política de Redução de Danos, extinguida no ano de 2019.

  • Irreversível? Como assim?

  • O item III foi retirado de uma publicação "Saúde Mental e produção de subjetividade: o discurso de profissionais do SUS sobre a loucura ".

    Apesar das incertezas quanto à sustentabilidade plena da Reforma Psiquiátrica viabilizada como transformação cultural e política, todas as dúvidas se intercruzam e convergem para uma direção: o caminho percorrido pela Reforma é irreversível e aponta para uma nova ordem para a reconstrução de identidades políticas e sociais.


ID
1668757
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na publicação “IV Conferência Nacional de Saúde Mental − Intersetorial /Por uma IV Conferência Antimanicomial: contribuições dos usuários" (Conselho Federal de Psicologia − Brasília: CFP, 2010), consta que em 30 de setembro de 2009, cerca de 2.300 pessoas marcharam em Brasília por uma Reforma Antimanicomial, ocasião em que coletivos de usuários, familiares e trabalhadores organizaram-se para exigir uma assistência efetivamente antimanicomial, isto é, exigência pela completa substituição dos leitos em hospitais psiquiátricos por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

     347. A IV Conferência Nacional de Saúde Mental ­ Intersetorial (CNSM­I) reafirma o Centro   de   Atenção   Psicossocial   ­   CAPS   ­  como   dispositivo   fundamental   do   modelo   de atenção psicossocial substitutivo ao hospital psiquiátrico, ressaltando sua função estratégica de articulador da rede de serviços, e a necessidade de potencializar parcerias intersetoriais e de intensificar a comunicação entre os CAPS, a rede de saúde mental e a rede geral de saúde, contemplando as dimensões intra e intersetoriais. 

  • Os serviços hospitalares somente são acionados quando os serviços extra-hospitalares não conseguem suprir as demandas locais de saúde mental.
  • Leiam as temáticas e os eixos das Conferências Nacionais de Saúde Mental, acho importante dentro dessa temática. Tem um artigo que fala de forma resumida sobre cada conferência.

    Aqui: https://seminarioservicosocial.paginas.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_3_224-3.pdf


ID
1755043
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Política de Saúde Mental preconiza a criação de serviços alternativos para reintegrar as pessoas em desvantagem no mercado econômico, dentre elas os portadores de transtornos mentais. A alternativa criada com a finalidade de inserir esses indivíduos junto à comunidade por meio do trabalho é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Cooperativa Social

    "Entidade constituída com a finalidade de inserir as pessoas em desvantagens no mercado econômico, por meio do trabalho, fundamentam-se no interesse geral da comunidade em promover a pessoa humana e a integração social dos cidadãos, e incluem entre suas atividades: a organização e gestão de serviços sociossanitários e educativos; e o desenvolvimento de atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços. Na denominação e razão social das entidades é obrigatório o uso da expressão "Cooperativa Social", aplicando-se lhes todas as normas relativas ao setor em que operarem, desde que compatíveis com os objetivos da Lei. São consideradas pessoas em desvantagens: os deficientes físicos e sensoriais; os deficientes psíquicos e mentais, as pessoas dependentes de acompanhamento psiquiátrico permanente, e os egressos de hospitais psiquiátricos; os dependentes químicos; os egressos de prisões; os condenados a penas alternativas à detenção; os adolescentes em idade adequada ao trabalho e situação familiar difícil do ponto de vista econômico social ou afetivo. Veja Lei nº 9.867/99."

     

    https://www.jusbrasil.com.br/topicos/296534/cooperativa-social

  • Dispõe sobre a criação e o funcionamento de Cooperativas Sociais, visando à integração social dos cidadãos, conforme especifica.

    Art. 1 As Cooperativas Sociais, constituídas com a finalidade de inserir as pessoas em desvantagem no mercado econômico, por meio do trabalho, fundamentam-se no interesse geral da comunidade em promover a pessoa humana e a integração social dos cidadãos.

    Art. 3 Consideram-se pessoas em desvantagem, para os efeitos desta Lei:

    I – os deficientes físicos e sensoriais;

    II – os deficientes psíquicos e mentais, as pessoas dependentes de acompanhamento psiquiátrico permanente, e os egressos de hospitais psiquiátricos;

    III – os dependentes químicos;

    IV – os egressos de prisões;

    V – 

    VI – os condenados a penas alternativas à detenção;

    VII – os adolescentes em idade adequada ao trabalho e situação familiar difícil do ponto de vista econômico, social ou afetivo.

  • PORTARIA Nº 3.088/2011

     

    Art. 12 – O componente Reabilitação Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial é composto por iniciativas de geração de trabalho e renda/empreendimentos solidários/cooperativas sociais.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
1755277
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, as oficinas abrigadas têm servido, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • As Oficinas Abrigadas de Trabalho foram criadas como uma alternativa para essas crianças com deficiência e/ou doença mental que, ao crescerem e tornarem-se adultos, saem da escola (os que frequentaram uma escola) e não conseguem uma inserção no mercado de trabalho. Muitos deles ficam em casa, ajudando a família em pequenas tarefas domésticas. Têm seu desenvolvimento retardado (ou até impedido) em suas diversas formas possíveis (cognitivo, motor, emocional, artístico, intelectual etc.), para o qual é indispensável o contato com a sociedade e a cultura, com seus elementos consti-tutivos, com o Outro, responsável pela construção do corpo e do sujeito psíquico, dos limites e das bordas. Dentre esses elementos, dois são de especial importância: a escola, que ajuda na construção de uma identidade de criança, e o trabalho, alicerce da identidade adulta (pelo menos na nossa cultura).


ID
1755280
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes multidisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) têm, como principal objetivo,

Alternativas
Comentários
  • atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território

  • Questão que dispensa comentários, rs.


ID
1794130
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um CAPS II planejou atividade de geração de renda para os seus usuários interessados em sua autonomia financeira. A atividade, além de colaborar na inserção desses usuários na comunidade, acaba resultando em estruturação pessoal dos envolvidos no projeto. Uma das atividades implicou a qualificação de um grupo de homens e mulheres adultos, como garçons e quituteiras, para realização de festas e coffee-breaks. A formação dos usuários envolveu a aquisição de conhecimento relativo à organização de cooperativa popular, obedecendo ao princípio de autonomia e socialização do resultado do trabalho executado. Podemos afirmar que, numa experiência desse tipo, a psicologia social:

Alternativas

ID
1794139
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bernardes, A. G. & Guareschi, N. M. F., a partir de relato de pesquisa em hospital psiquiátrico de Porto Alegre, dizem: ''Ao discutirmos estratégia e situações que decorrem da implantação da Lei de Reforma Psiquiátrica estamos problematizando a constituição de identidades de trabalhadores da saúde mental, não em um âmbito geral abstrato, mas referente às interpelações pelas quais auxiliares de enfermagem vão fixando outros modos de pensarem e se perceberem como trabalhadores de um campo institucional no qual são rediscutidas as políticas tanto de saúde, quanto administrativas/' Considerando a afirmação das autoras, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • ''Ao discutirmos estratégia e situações que decorrem da implantação da Lei de Reforma Psiquiátrica estamos problematizando a constituição de identidades de trabalhadores da saúde mental.

     

    b) As autoras pretendem discutir sobre o modo como uma política de saúde produz efeitos sobre a constituição de novas identidades do trabalhador dos sistemas de saúde.

  • Uma questão que requer intepretação de texto, mais que embasamento teórico sobre a reforma psiquiátrica.


ID
1844533
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O malogro dos manicômios é evidenciado por diversos fatores abaixo descritos, EXCETO:

Alternativas

ID
1880572
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), sobre a Legislação em Saúde Mental.


( ) A Lei n° 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelece que é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.


( ) Segundo a Lei n° 10.216, a internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.


( ) A Lei n° 10.216 determina que a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio; o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros. É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados anteriormente e que não assegurem aos pacientes os direitos previstos em lei.


( ) A Lei n° 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. É uma lei importante pois aponta as premissas básicas do funcionamento e responsabilidades do SUS.


( ) São objetivos do SUS: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V) A Lei n° 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelece que é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.

    (V ) Segundo a Lei n° 10.216, a internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

    ( V) A Lei n° 10.216 determina que a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio; o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros. É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados anteriormente e que não assegurem aos pacientes os direitos previstos em lei.

    ( ) A Lei n° 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. É uma lei importante pois aponta as premissas básicas do funcionamento e responsabilidades do SUS.

    ( ) São objetivos do SUS: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

  • Acho que esta questão esta muito errada

  • A questão aponta como gabarito a letra A, porém acho muito "perigoso" o apontamento da primeira assertiva quando menciona que "a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais."

    Assim, pode haver a compreensão que a instituição considera e contempla os serviços desenvolvidos nas instituições que não contemplam os objetivos da Reforma Psiquiátrica, como é o caso das Comunidades Terapêuticas e Hospitais Psiquiátricos.


ID
1880620
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o texto abaixo:


“Acompanhamento dos portadores de esquizofrenia ajuda a diminuir possibilidades de surto: o assassinato do cineasta Eduardo Coutinho, no dia 2 de fevereiro de 2014, reabriu na sociedade uma discussão – o tratamento da esquizofrenia. Coutinho foi morto pelo filho que sofre com a doença e confessou ter esfaqueado o pai e a mãe – que sobreviveu -, além de ter dado golpes em si mesmo. Não se pode afirmar que o fato foi causado pela doença e nem que Daniel Coutinho estaria em “surto” no momento do crime. Vale, entretanto, explicar a importância do acompanhamento psicológico dos portadores da esquizofrenia e frisar que a internação não é necessariamente o caminho. O tratamento deve ser realizado respeitando as diretrizes da Lei 10.216/2001, que preconiza o cuidado em meio aberto, sendo a internação o último recurso. […] Destaca-se que o acompanhamento do sujeito com esquizofrenia pela família, por profissionais da saúde e pela comunidade oferecem possibilidades de redução de risco de surto, bem como possibilidades de medidas protetivas (tanto para o sujeito doente, quanto para os familiares) no caso de ocorrência de surtos”.

CFP, 10/02/2014.


Sobre a luta antimanicomial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1880710
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o disposto na Portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A- correta.

    B - Errada. Pois, a redução de Danos é Objetivo Específico. O desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos é diretriz.

    C - Não é o Nasf e sim o Centro de Convivência que oferece (...) espaços de sociabilidade, produção e convívio.

    D - CAPS I - é o menor, atende populção de cidades de até 20 mil habitantes. O Caps III é o maior e atende 24h.

    E - Esse é o Caps III.

  • PORTARIA Nº 3.088/2011

     

    Art. 3º – São objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial:

    III - garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
1884367
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, as práticas de grupo expandiram-se a partir do contexto da Reforma Psiquiátrica assumindo diversas formas. Sobre os grupos informativos podese afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode explicar essa? Marquei letra A

  • a) tratam-se dos grupos terapêuticos;

    b) tratam-se de grupos específicos com familiares, uma das modalidades de grupos comunitários;

    d) os familiares são estimulados a falar das principais dificuldades enfrentadas na produção do cuidado aos pacientes;

    e) tratam-se dos grupos operativos;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
1955347
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a reforma psiquiátrica brasileira é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia gentilmente dizer o erro da A? Muito obrigado.

  • Em janeiro de 1992, foi implantado, ainda, o Programa de Apoio à Desospitalização (PAD), como estratégia governamental para a desativação maciça de leitos psiquiátricos (DELGADO et al., 2007). O PAD previa que pacientes internados por longos períodos poderiam voltar para suas famílias de origem ou outras que os acolhessem. Previa, também, o repasse de um salário mínimo e meio às famílias que recebessem os pacientes desospitalizados (ANDREOLI, 2007). Este dinheiro, que seria retirado do montante poupado com a desativação dos leitos psiquiátricos, poderia ter colaborado grandemente para a reinserção social dos pacientes. Infelizmente o PAD nunca foi concretizado, explicitando uma contradição entre o previsto na política de saúde mental do Governo e sua real execução (LOUGON, 2006).
    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702011000100008

  • Não conseguiu zerar os leitos psiquiatricos, simples assim!!

  • Além de não conseguir zerar os leitos no prazo de 5 anos o valor repassado era de 240,00 reais.


ID
1955350
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estão inseridos na lógica de assistência em saúde mental, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação passa a tornar-se política pública no Brasil desde a Reforma Psiquiátrica.

     

    Portanto, NÃO estão inseridos na lógica de assistência em saúde mental: Economicidade e privatização dos hospitais psiquiátricos.

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

     

     


ID
1955383
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o tratamento em regime de internação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  

    O paciente que se encontra em situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico, deverá ser acompanhado diretamente por equipe multiprofissional pelo prazo mínimo de cento e oitenta dias, a fim de garantir sua alta assistida.


ID
1955386
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda sobre o tratamento em regime de internação, regulado pela Lei nº 10.216/2001, relacione os itens corretamente.
I. Internação voluntária
II. Internação involuntária
III. Internação compulsória

a) Ocorre sem o consentimento do usuário, mas mediante solicitação de terceiro.
b) O término deste tipo de internação só ocorre mediante solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente.
c) Este tipo de internação deve ser comunicada pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido ao Ministério Público Estadual, no prazo de setenta e duas horas.
d) É a determinada pelo juiz competente, levando-se em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
e) Exige-se do paciente, no momento de sua admissão, a assinatura de declaração de que optou por esta modalidade de tratamento.

A alternativa que apresenta a correlação adequada é:

Alternativas
Comentários
  • I-b / II-a / III-d

    a) Ocorre sem o consentimento do usuário, mas mediante solicitação de terceiro. II. Internação involuntária

    b) O término deste tipo de internação só ocorre mediante solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente. I. Internação voluntária

    c) Este tipo de internação deve ser comunicada pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido ao Ministério Público Estadual, no prazo de setenta e duas horas.

    d) É a determinada pelo juiz competente, levando-se em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários. III. Internação compulsória

    e) Exige-se do paciente, no momento de sua admissão, a assinatura de declaração de que optou por esta modalidade de tratamento. 

  • a) Ocorre sem o consentimento do usuário, mas mediante solicitação de terceiro; (II)

    b) O término deste tipo de internação só ocorre mediante solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente; (I)

    c) Este tipo de internação deve ser comunicada pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido ao Ministério Público Estadual, no prazo de setenta e duas horas; (II)

    d) É a determinada pelo juiz competente, levando-se em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários; (III)

    e) Exige-se do paciente, no momento de sua admissão, a assinatura de declaração de que optou por esta modalidade de tratamento; (I)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
1958602
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei 10.216/2001, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, deverão ser comunicadas, pela direção do estabelecimento de saúde mental, aos familiares, ou ao representante legal do paciente, bem como à autoridade sanitária responsável, no prazo máximo de vinte e quatro horas da data da ocorrência. Assinale a opção que NÃO se enquadra nas situações discriminadas na referida lei.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    d) Uso de substâncias ilícitas. 

  • Art. 10. Evasão, transferência, acidente, intercorrência clínica grave e falecimento serão comunicados pela direção do estabelecimento de saúde mental aos familiares, ou ao representante legal do paciente, bem como à autoridade sanitária responsável, no prazo máximo de vinte e quatro horas da data da ocorrência.


ID
1958686
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Lei 10.216/2001, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, no que tange aos diferentes tipos de internação psiquiátrica, analise as afirmativas abaixo.

I - O término da internação voluntária dar-se-á por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente.

II - A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de vinte e quatro horas, ser comunicada ao Ministério Público Federal pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido.

III- O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.

IV - A internação compulsória é determinada pelo juiz competente, que levará em conta somente as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente .

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I - O término da internação voluntária dar-se-á por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente. Correto- (Parágrafo único do art. 7º)

    II - A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de vinte e quatro horas, ser comunicada ao Ministério Público Federal pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido. ( Errado o prazo, são setenta e duas horas) ( § 1º do art 8º.)

    III- O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.  Correto. ( § 2º do art. 8º)

    IV - A internação compulsória é determinada pelo juiz competente, que levará em conta somente as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente. Errado. ( Art. 9º = A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo Juiz competente que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários. )

    GABARITO: B


ID
1973863
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA
I. A Psiquiatria Democrática Italiana inovou ao criar cooperativas que admitiam que 30% de seus associados tivessem históricos psiquiátricos. Tais cooperativas foram criadas através da Lei nº 180, a partir de 1978, e tiveram boa aceitação, não apenas por estarem inseridas no contexto da reforma psiquiátrica, mas também pelo fato da cultura cooperativista ser difundida na Itália desde o início do século, período de elevada taxa de desemprego;
II. Terapia Ocupacional: técnica utilizada basicamente com um indivíduo que usa a arte e o artesanato como meios de tratamento. Possuía o objetivo de ocupar, para que o paciente não ficasse sem fazer nada, ou seja, desocupado;
III. Terapia Recreativa: técnica que estimula a expressão através de atividades sociais e em grupo. Tinha como objetivo estimular a expressão dos impulsos e entreter o paciente;
IV. Terapia Educacional: possuía como objetivo principal educar/reeducar socialmente o paciente, para que este se ajustasse as regras sociais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

    Fonte: REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL ATRAVÉS DAS OFICINAS TERAPÊUTICAS E/OU COOPERATIVAS SOCIAIS

  • Eu entendi desse mesmo modo.

  • Eu entendi desse mesmo modo.

  • eu tb entendi desse modo


ID
2021593
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Mamborê - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às praticas psicológicas, no âmbito das políticas públicas de saúde mental, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
1 - Após a década de 80, a psicologia vem focando em modos de intervenção mais populares, visando uma inserção sócio comunitária.
2 - A reforma psiquiátrica no Brasil, não pode ser considerada um fator importante para o ingresso da psicologia nas políticas públicas de saúde.
3 - O ingresso do psicólogo no contexto hospitalar, colaborou para a sua consolidação profissional nas equipes de saúde.
4 - Dentro dos serviços prestados na atenção básica, o psicólogo deve contribuir na organização e no acolhimento das ações em saúde.

Alternativas
Comentários
  • a alternativa 2 está errada, a partir disso, fica fácil chegar a correta.

  • 1 - Após a década de 80, a psicologia vem focando em modos de intervenção mais populares, visando uma inserção sócio comunitária.

    3 - O ingresso do psicólogo no contexto hospitalar, colaborou para a sua consolidação profissional nas equipes de saúde.

    4 - Dentro dos serviços prestados na atenção básica, o psicólogo deve contribuir na organização e no acolhimento das ações em saúde

    B) Somente 1, 3 e 4 estão corretas.

  • Somente a assertiva II está incorreta. Os avanços no processo de desinstitucionalização, o desenvolvimento de práticas inovadoras de cuidado e assistência bem como a adoção de um conceito mais ampliado e complexo de saúde, que buscava romper os limites da concepção tradicional de saúde mental e das práticas asilares, exigiram a adoção de modelos efetivamente interdisciplinares de integração de saberes. Sendo assim, foram priorizados os trabalhos em equipes multiprofissionais como forma de qualificar a assistência, o que fez com que muitos profissionais como os psicólogos, antes alheios ao campo da saúde pública, passassem a fazer parte dos quadros funcionais.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
2047537
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Apesar dos limites em sua implementação, um marco para a reforma psiquiátrica brasileira foi a aprovação da Lei n°. 10.126 de 2001. Esta Lei, em seu artigo 4º, diz, sobre as pessoas acometidas de transtorno mental, que: “a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes”. Sobre o texto dessa Lei, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 10.216/2001

     

    Art. 4º – ...

    §3º É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados no §2º e que não assegurem aos pacientes os direitos enumerados no parágrafo único do Art. 2º

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Vc vai fazer prova pra o Estadão ou pra banca cespe ?


ID
2065192
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na década de 90, alguns acontecimentos foram responsáveis por contribuir para que entrasse em vigor no Brasil as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária à saúde mental, fundamentados nas propostas da Reforma Psiquiátrica. Assinale a alternativa que corresponde aos acontecimentos referidos:

Alternativas
Comentários
  • Contribuiu para a reforma psiquiátrica a assinatura da Declaração de Caracas, em 1990, em que o Governo assumiu assegurar os direitos humanos às pessoas com transtornos psiquiátricos e organizar os serviços comunitários de saúde mental (VIDAL et al., 2008).

    Em dezembro de 1992 foi realizada a II Conferência Nacional de Saúde Mental e passou a entrar em vigor no país as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia, e as primeiras normas para fiscalização e classificação dos hospitais psiquiátricos (BRASIL, 2005).

  • II Conferência Nacional de Saúde Mental

  • Aprovação da Lei Paulo delgado ocorreu somente em 2001.

  • gab.: d) Assinatura da Declaração de Caracas e II Conferência Nacional de Saúde.


ID
2065195
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paciente masculino, 45 anos, divorciado, desempregado, foi levado por familiares até uma Unidade Básica de Saúde após ter se envolvido numa briga e por ter agredido verbalmente um colega alegando que este o estava seguindo. Familiares referem que o paciente faz uso diário de álcool há alguns anos, e tem apresentado comportamentos persecutórios nas últimas semanas. Levando-se em conta as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, seria um retrocesso se a conduta tomada pelos profissionais de saúde mental que atendessem o caso fosse a de realizar encaminhamento do paciente a (ao):

Alternativas
Comentários
  • Gab. B) Internação em hospital psiquiátrico.

  • Após a Reforma Psiquiátrica foram cridas Redes de apoio a pessoa com transtornos mentais e/ou sofrimento psíquicos, substituindo o modelo obsoleto das longas internações psiquiátricas, portanto seria um retrocesso a Internação em hospital psiquiátrico.

    Gab. B

  • Resposta: B

    A reforma psiquiátrica brasileira prevê a extinção dos hospitais psiquiátricos, havendo assim serviços substitutivos, por serviços de base comunitária. Além disso, no art. 4º da lei 10.216/2001 determina que a internação ocorrerá somente quando os serviços extra-hospitalares forem insuficientes.


ID
2125072
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à Reforma Psiquiátrica no Brasil, que teve seu início contemporâneo ao movimento sanitário, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) O atendimento ambulatorial do paciente foi incentivado, de forma a qualificar, expandir e fortalecer a rede extra hospitalar.

  • pois já existia a rede de atençãoa saúde, com as denúncias de violencia de direitos e carceres de nos tratamentos de internação dos chamados loucos, vem a reforma psiquiatrica  reivindicar territorialização da rede de atenção em sáude que é o centro de atenção psicossocial. 

  • Acredito que esta questão esteja errada, em várias fontes eu encontrei que a experiência italiana foi inspiradora para a reforma brasileira. Alguém sabe me dizer por que esta opção não está correta?

     

    Ex.:

    O marco referencial da desinstitucionalização brasileira, é a Lei 180, da reforma psiquiátrica italiana que demonstrou forte poder de mobilização social, polÌtica e cultural, valorizando os direitos de cidadania do doente mental, oferecendo-lhes soluções alternativas de tratamento na comunidade (ROTELLI, l992; NETO, 1992)

    fonte: http://www.uff.br/saudemental/13904%20algumasconsideracoessobredesisntitucionalizacao.pdf

  • Olá Camila Nascimento, acredito que o erro esteja na palavra institucionalização, caso fosse substituída por desinstitucionalização a questão ficaria correta.

  • b) O MTSM passou a estimular a hegemonia de uma rede pública de assistência;

    c) A experiência italiana de desinstitucionalização em psiquiatria foi inspiradora do movimento da reforma psiquiátrica brasileira;

    d) Os atendimentos em saúde mental no Brasil passaram a priorizar a atenção primária e os atendimentos ambulatoriais;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
2125075
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A internação compulsória em psiquiatria caracterizase pela prática de utilizar meios ou formas legais para internar uma pessoa contra a sua vontade. Dessa forma, a internação compulsória no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

    Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

    (Lei 10216/2001)

  • d) Deve ser evitada, e somente realizada em casos extremos, uma vez que já tenham sido abordadas outras formas de atendimento sem sucesso.


ID
2125078
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os dispositivos públicos que oferecem às pessoas com transtornos mentais espaços de sociabilidade, produção cultural e intervenção na cidade através da construção de espaços de convívio e sustentação das diferenças na comunidade, facilitando a construção de laços sociais e a inclusão das pessoas com transtornos mentais são os (as):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: c) Centros de convivência e cultura. 

  •  

    O Programa De Volta Para Casa dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial, instituído pela Lei 10.708, de 31 de julho de 2003, para assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (com dois anos ou mais de internação).

    Este Programa atende ao disposto na Lei 10.216, de 06.04.2001, que no Art. 5º, determina que os pacientes há longo tempo hospitalizados, ou para os quais se caracterize situação de grave dependência institucional, sejam objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida. http://pvc.datasus.gov.br/ 

     

  • O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. O número de usuários pode variar desde 1 indivíduo até um pequeno grupo de no máximo 8 pessoas, que deverão contar sempre com suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um. O suporte de caráter interdisciplinar (seja o CAPS de referência, seja uma equipe da atenção básica, sejam outros profissionais) deverá considerar a singularidade de cada um dos moradores, e não apenas projetos e ações baseadas no coletivo de moradores. O acompanhamento a um morador deve prosseguir, mesmo que ele mude de endereço ou eventualmente seja hospitalizado. O processo de reabilitação psicossocial deve buscar de modo especial a inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade. Ou seja, a inserção em um SRT é o início de longo processo de reabilitação que deverá buscar a progressiva inclusão social do morador.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf 

  • As residências terapêuticas tbm cumprem esse papel, certo?


ID
2132866
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal vertente a desinstitucionalização com consequente desconstrução do manicômio e dos paradigmas que o sustentam. No Brasil, é fruto de vários debates entre trabalhadores de saúde mental, dentre estes: médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, como também os usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares. Profissionais de diversas áreas, como os do direito, também se engajaram no movimento da luta antimanicomial, para garantir os direitos das pessoas com transtorno mental. Com base nos estudos sobre a Reforma Psiquiátrica, considere a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • Essa representação histórica, do conceito de loucura, está intimamente relacio- nada ao surgimento dos manicômios – posteriormente chamados hospitais psiqui- átricos –, ambos estão ligados aos períodos de diferentes épocas históricas, sendo dividida por Pessotti (1994 apud RAMMINGER, 2002) em períodos: antiguidade clás- sica (pensadores gregos); séculos XV e XVI (exorcistas); séculos XVII e XVIII (enfoque médico); e o século XIX (manicômios).

    Com a antiguidade clássica, até a era cristã, a loucura era vista sob alguns enfoques: o de Homero com um enfoque mitológico-religioso; o de Eurípedes com a concepção passional ou psicológica; e o de Hipócrates e Galeno com o as disfunções somáticas (RAMMINGER, 2002). Na idade média iniciou-se a predominância da lou- cura como possessão diabólica feita por iniciativa própria ou a pedido de alguma bru- xa. Havia duas possibilidades de possessão, sendo a primeira o alojamento do diabo no corpo da pessoa, e a segunda a obsessão, na qual o demônio altera percepções e emoções da pessoa.

    Com o passar do tempo o enfoque diabólico foi descartado, prevalecendo a in u- ência de Hipócrates e sua teoria patológica, na qual o delírio era marca da insanidade, sendo as perturbações intelectuais a condição principal para o diagnóstico da loucu- ra. Assim, em 1801, inaugurou-se a psiquiatria como especialidade médica a partir do Tratado Médico-Filosó co sobre Alienação Mental elaborado por Pinel (RAMMINGER, 2002).  

    https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitshumanas/article/view/1797/1067

  • FOI NO ÂMBITO DA PSIQUIATRIA PREVENTIVA QUE SURGIU O CONCEITO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. NESSE CAMPO, PORÉM, DESISNTITUCIONALIZAR ESTAVA MUITO REFERIDO À DESOSPITALIZAR.

    O Movimento Democratico Italiano dedicou-se a superação do aparato manicomail. 

     

    Apostila Estudo Dirigido ( Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Paulo Amarante).

  • Por que que a alternativa E não estaria correta?

  • A alternativa E não está correta porque DESINSTITUCIONALIZAÇÃO têm um enfoque ético-político mais preponderante que qualquer fator técnico-administrativo.

  • COLOQUEM A RESPOSTA CORRETA POR FAVOR

  • O que está errado na letra E?

  • Marquei a E também. Ela nos enganou rsrs

    Motivo:

    "Segundo o conceito defendido pela reforma, a desinstitucionalização não se restringe à substituição do hospital por um aparato de cuidados externos envolvendo prioritariamente questões de caráter técnico-administrativo-assistencial como a aplicação de recursos na criação de serviços substitutivos. Envolve questões do campo jurídico-político e sociocultural. Exige que, de fato, haja um deslocamento das práticas psiquiátricas para práticas de cuidado realizadas na comunidade."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rlae/a/9bCCVfxtqfHFthKrH4sZ8dn/?lang=pt&format=pdf


ID
2145484
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A criação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscava a melhoria da assistência no Brasil. Sobre o CAPS e seus desdobramentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- errada o Caps foi inaugurado no Brasil em 1986

    B- correta

    C- os objetivos não são distintos 

    D- errada, os Caps são distribuídos pelo Brasil segundo o número populacional das cidades.

    E- errada, todos os profissionais têm sua importância no Caps, todos são capacitados dentro de sua própria área de atuação 

  • Gabarito B.

    A - As primeiras mudanças datam século XVIII e não XIX;

    B - Correta;

    C - São, diretamente, associadas;

    D - Além do erro já apontado, cabe correção para as provas atuais: há também a implantação de uma outra modalidade de CAPS, o CAPS IV;

    E - Não há essa perspectiva de sobreposição da psicologia em área nenhuma.


ID
2145493
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A doença mental sempre foi estigmatizada e seu tratamento sinônimo de segregação. No Brasil, essa realidade começou a ser discutida no final da década de 70, momento no qual movimentos sociais e políticos impulsionaram o processo de desinstitucionalização psiquiátrica. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Alternativas
Comentários
  • essa foi muito fácil - apenas a d é correta.

    reforma não comecou no Brasil

    a PNSM não promove internação

    o caps não auxilia, é serviço substitutivo

    normatização e adaptação não são preceitos básicos da saúde mental

  • LEI 10216 é de 2001 - 1 década em 2011

  • A) ERRADA. O marco inicial da reforma psiquiátrica ocorreu na Itália, em 1961, quando Franco Basaglia, mudou a forma da assistência prestada no hospital psiquiátrico de Gorizia, modificando os serviços prestados aos doentes mentais de formal gradual trazendo uma atenção mais humanizada ao sujeito ao qual deveria ser visto de forma integral onde o todo não pode ser separado das partes; levando a garantia de uma inclusão social.

    B) ERRADA. A reforma psiquiátrica pretende justamente o contrário, modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação como forma de exclusão social. Este modelo seria substituído por uma rede de serviços territoriais de atenção psicossocial, visando à integração da pessoa que sofre de transtornos mentais à comunidade.

    C)  ERRADA. Conforme alternativa anterior, os CAPS e toda a rede de atenção psicossocial tem o intuito de substituir os hospitais psiquiátricos, e não auxiliá-los.

    D)  CORRETA. Em abril de 2001 foi aprovada a Lei Federal da Saúde Mental, n° 10.216, de autoria do deputado Paulo Delgado, depois de doze anos de tramitação, que regulamenta o processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil.

    E)  ERRADA. Os preceitos básicos da reforma psiquiátrica são a eliminação da internação como forma de exclusão social.



    GABARITO: D

  • Sim, essa "foi muito fácil" dá uma mais difícil pra ela professor =p


ID
2182588
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

NÃO é função dos CAPS:

Alternativas
Comentários
  • Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.

     

    gabarito: e


ID
2192581
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mônica Fornazier, no jornal do CRP-RJ, referindo-se ao uso de álcool, destaca a importância dos profissionais que atuam nas equipes da Rede de Saúde Mental de estarem atentos para a qualidade desse atendimento relativo a relação psicossocial, referente a

Alternativas
Comentários
  • d) vínculo e acolhimento.

  • uma pergunta sobre uma matéria na revista, de verdade, tem vezes que eu me questiono sobre a seriedade de algumas bancas

  • Agora eu sou obrigada a ler jornal do crp e lembrar o que falaram pra acertar questão -.-
  • A revista tava no edital??


ID
2224402
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atenção às pessoas no contexto da Saúde Mental envolve políticas de saúde, direitos, diagnóstico, tratamento e ética. A este respeito, analise as proposições:

I. O Benefício de Prestação Continuada, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS, Lei nº 8.742/1993), é um benefício a que todas as pessoas com autismo têm direito para que não interrompam o tratamento especializado.
II. O DSM-5 faz uma advertência sobre sua utilização no âmbito forense por considerar que foi desenvolvido para atender às necessidades clínicas e não às demandas do judiciário.
III. As diretrizes para o tratamento de pessoas "acometidas por transtorno mental", com base no Plano Nacional de Saúde Mental − PNSM (Lei nº 10.216/2001), são: o acompanhamento de casos graves deve ser realizado preferencialmente nos Centros de Atenção Psicossocial III (CAPS III) e a internação deve acontecer somente quando esgotados outros recursos terapêuticos.
IV. A Deliberação CSDP nº 219/2011, regulamenta as hipóteses de atendimento ao usuário em sofrimento ou com transtorno mental, pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que envolve a necessidade de atendimento conjunto de um defensor e de um profissional do CAM, bem como um atendimento psicológico no CAM.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  •  Benefício de Prestação Continuada, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS, Lei nº 8.742/1993), é um benefício a que todas as pessoas com autismo têm direito para que não interrompam o tratamento especializado - errado

     O DSM-5 faz uma advertência sobre sua utilização no âmbito forense por considerar que foi desenvolvido para atender às necessidades clínicas e não às demandas do judiciário - verdade

    As diretrizes para o tratamento de pessoas "acometidas por transtorno mental", com base no Plano Nacional de Saúde Mental − PNSM (Lei nº 10.216/2001), são: o acompanhamento de casos graves deve ser realizado preferencialmente nos Centros de Atenção Psicossocial III (CAPS III) e a internação deve acontecer somente quando esgotados outros recursos terapêuticos - errado

     Deliberação CSDP nº 219/2011, regulamenta as hipóteses de atendimento ao usuário em sofrimento ou com transtorno mental, pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que envolve a necessidade de atendimento conjunto de um defensor e de um profissional do CAM, bem como um atendimento psicológico no CAM.

     

  • Pelo amor de Deus porque a III está errada?

  • I - Errada. O BPC tem como finalidade permitir o acesso de idosos e pessoas com deficiência (incluindo autismo) às condições mínimas de uma vida digna. Não está relacionado ao tratamento em si.

    (Fonte: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/previdencia-social/cartilha_BPC_MDS_previdencia.pdf)

    II - Correta. Advertência para a Utilização Forense do DSM-5: Embora o objetivo principal da elaboração dos critérios diagnósticos e do texto do DSM-5 tenha sido auxiliar clínicos na condução da avaliação clínica, da formulação de caso e do planejamento do tratamento, este Manual também é usado como referência em tribunais e por advogados para avaliar as consequências forenses de transtornos mentais. Em consequência, é importante observar que a definição de transtorno mental inclusa no DSM-5 foi desenvolvida para satisfazer as necessidades de clínicos, profissionais da área da saúde e pesquisadores, em vez de todas as necessidades técnicas de tribunais e de profissionais da área jurídica. (...)

    (Fonte: https://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf)

    III - Errada. A legislação em questão não trás essa prerrogativa de atendimento preferencial em Caps (esse é o erro da assertiva). No que se refere à internação apenas quando esgotados outros recursos terapêuticos, isso está correto.

    (Fonte: https://paulodelgado.com.br/lei-no-10-216-de-6-de-abril-de-2001/)

    IV - Correta. Art. 1º. Durante o atendimento, sempre que o Usuário apresentar dificuldade de comunicação decorrente de aparente sofrimento ou confusão mental, o Defensor ou Servidor da Ouvidoria-Geral, responsável pelo atendimento ou que esteja supervisionando a atividade, poderá acionar a intervenção imediata de Agente de Defensoria que integre o Centro de Atendimento Multidisciplinar da Unidade. (...)

    (Fonte: https://www.apadep.org.br/media/Orienta%C3%A7%C3%B5es-para-o-atendimento-SA%C3%9ADE-MENTAL.pdf)

  • Acredito que o erro da opção III é CAPS I, II, III atendem prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, o que modifica cada um desses é o número da população de cada município.


ID
2225593
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política antimanicomial em discussão no Brasil decorre da articulação intersetorial entre os sistemas de Justiça, Segurança Pública, Saúde Mental e Assistência Social. Entre as suas diretrizes, no que tange à atenção aos pacientes judiciários, encontram-se:

Alternativas

ID
2279224
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Reforma Psiquiátrica tem o intuito de questionar a instituição _________________ e a _________________ visando à humanização da assistência, fazendo com que houvesse ênfase na reabilitação ativa em detrimento da _________________ e da _________________.
Desta forma, assinale a alternativa em que o sentido da frase se complete.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto letra C

  • Não entendi o "custódia".
  • Uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, destinada à custódia e ao tratamento de pessoas que, acometidas de algum tipo de transtorno mental, tenham praticado um crime em razão dessa condição.


ID
2279227
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Podemos considerar que o processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil ainda está em curso, necessitando de ajustes e revisões necessárias a sua consolidação enquanto uma política de atendimento ao doente mental numa perspectiva antimanicomial. A partir desta visão, COSTA-ROSA (2000) reconhece a necessidade, ainda, da existência dos dois modelos de prática em saúde mental: o modo asilar e o modo psicossocial. Assim, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
MA– Modo Asilar
MPS – Modo Psicossocial
( ) Leva em consideração os fatores políticos e biopsicossocioculturais como determinantes da loucura.
( ) Crença no modelo curativo de normatização do sujeito.
( ) Ênfase na estratificação do saber e do poder centrado no médico e nos demais profissionais.
( ) Dá acentuada ênfase à reinserção do social do sujeito.
A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: MPS – MA– MA– MPS


ID
2279233
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) são serviços de saúde mental de base comunitária preconizados pelas atuais políticas de saúde mental. Especificamente no CAPs AD o atendimento é dirigido aos usuários de substâncias psicoativas com diversas atividades terapêuticas e preventivas desenvolvidas. Desta forma, assinale a alternativa que NÃO se configura como uma dessas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão todas as respostas estão corretas,incluindo a letra b. A permanência-dia nos caps, a construção de projetos terapêuticos singulares e as atividades de reinserção social envolvem ocupação dos espaços da comunidade com tudo que ele possa oferecer. Parcerias entre os caps e as secretarias de cultura são muito comuns, pois acesso à cultura e atividades artísticas são terapêuticos, possibilitam ampliar o repertórios dos pacientes para lidar com seus sofrimentos, adentrar outras linguagens e formas de expressão, melhorando a qualidade de vida de modo geral e reduzindo a medicalização.

  • Questão mal formulada... Apesar do gabarito apontar a letra B como resposta, todas as opções da questão estão corretas e são atividades desenvolvidas, sim, por um CAPS.

  • SE FOR LEVADO EM CONTA A PORTARIA Nº336 DE MANEIRA LITERAL, PODEMOS OBSERVAR QUE NO ARTIGO 4, EM QUE SÃO APRESENTADAS AS MODALIDADES DE CAPS, TEMOS AS SEGUINTES ATIVIDADES:

    A- ATENDIMENTO INDIVIDUAL (MEDICAMENTOSO, PSICOTERÁPICO, DE ORIENTAÇÃO, ENTRE OUTROS);

    B- ATENDIMENTOS EM GRUPOS (PSICOTERAPIA, GRUPO OPERATIVO, AIVIDADES DE SUPORTE SOCIAL, ENTRE OUTRAS);

    C- VISITAS DOMICILIARES;

    D-VISITAS DOMICILIARES;

    E-ATENDIMENTO A FAMÍLIA;

    F-ATIVIDADES COMUNITÁRIAS ENFOCANDO A INTEGRAÇÃO DO PACIENTE NA COMUNIDADE E SUA INSERÇÃO FAMILIAR. 

     

    OU SEJA, EMBORA A LETRA B NÃO ESTAJA DE TODO ERRADA, AS OUTRAS SERIAM MAIS CORRETAS POIS ESTÃO IDENTICAS AO QUE ESTÁ NA PORTARIA, JÁ A LETRA B SERIA A MENOS CORRETA, POIS A REDAÇÃO DA PORTARIA FALA EM ATIVIDADES COMUNITÁRIAS.

  • Essa questão está errada, todas as questões estão corretas.

  • Redefine o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III) e os respectivos incentivos financeiros.

  • Se fosse Cespe claramente te ria deixado em branco kkkkkk


ID
2304175
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), que é referência em tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e ou persistentes, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas. Assinale a alternativa incorreta a respeito do CAPS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) É um serviço de atendimento de saúde mental criado para acontecer de forma simultânea às internações em hospitais psiquiátricos

  • substitutivo do tratamento baseado em internações psiquiátricas, ou seja, na separaçnao da pessoa com seu meio social.

  • Gab.: C) É um serviço de atendimento de saúde mental criado para acontecer de forma simultânea às internações em hospitais psiquiátricos.

    Os CAPS surgem com a proposta de ser substitutivos aos hospitais psiquiátricos.

  • Até notifiquei a questão como desatualizada, considerando que atualmente já existem outras modalidades de CAPS, como o CAPS AD IV (o que entendo não estar contemplado pelo item E). Contudo, percebo que o item E contempla algumas modalidades de CAPS, mas não faz uso da palavra excludente, como "apenas". A redação do item é: "Podem existir nas modalidades CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS ad e CAPS i".

    Ok, podem. Mas não são APENAS essas modalidades. Certo?

  • Exatamente, Sam.

    Por isso que é muito importante que a gente observe também o ano da aplicação da prova, já que muitas vezes elas podem apresentar informações desatualizadas, como é o caso de muitas questões de Saúde Mental que encontramos aqui, âmbito que vem sofrendo muitas modificações proveniente das determinações do atual governo.


ID
2304184
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da internação compulsória para dependentes químicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a incorreta á a E - pois não faz parte do tratamento e prevenção da dependencia química.

  • complementando a resposta de Ju Murad, a internação compulsória não é consonante com a Reforma Psiquiátrica, uma vez que esta preconiza que o tratamento para uso prejudicial de álcool e outras drogas, deve ser feito em meio comunitário (CAPSad, estratégia de saúde da família, CAPSad III, unidades de acolhimento). Em caso de necessidade de acolhimento, existem os CAPSadIII que oferecem acolhimento noturno e  as unidades de acolhimento na modalidade AD. No caso de internação para desintoxicação de substância, esta deve ser feita em hospitais gerais.

  • Quando a pessoa não quer se internar voluntariamente, pode-se recorrer às internações involuntária ou compulsória, definidas pela Lei Federal de Psiquiatria (Nº 10.216, de 2001).

    § Internação involuntária: de acordo com a lei (10.216/01), o familiar pode solicitar a internação involuntária, desde que o pedido seja feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra. A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelecimento de saúde têm prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público da comarca sobre a internação e seus motivos. O objetivo é evitar a possibilidade de esse tipo de internação ser utilizado para a prática de cárcere privado.

    § Internação compulsória: neste caso não é necessária a autorização familiar. O artigo 9º da lei 10.216/01 estabelece a possibilidade da internação compulsória, sendo esta sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física.

     

    http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/entenda-o-que-e-a-internacao-compulsoria-para-dependentes-quimicos/

     

  • Em 1989, o Deputado Paulo Delgado apresentou o projeto de lei nº 3.657/que mais tarde ficaria conhecido como Lei de Reforma Psiquiátrica. O projeto continha três ações que revolucionariam as práticas em saúde mental: proibição da construção ou a contratação de novos hospitais psiquiátricos pelo poder público; direcionamento dos recursos públicos para o investimento em recursos não-manicomiais de atendimento; comunicação obrigatória das internações compulsórias à autoridade judiciária, para que esta se pronunciasse a respeito da sua legalidade. O projeto que foi aprovado somente 06 de abril de 2001, com alguns ajustes, deu origem a Lei nº 10.216, tornando-se um avanço quanto ao modelo de abordagem das demandas psiquiátricas no Brasil, pautando o atendimento em saúde mental em princípios eminentemente anti-manicomiais e na busca pela reabilitação psicossocial.

    Apesar de ainda constar em dispositivo da Lei, a internação compulsória condicionou-se a novos princípios e paradigmas, que não a eliminaram, mas provocarão uma alteração estratégica, alterando seu lugar de instrumento central para um lugar periférico no tratamento ao paciente com sofrimento mental, incluídos aí os dependentes químicos.

    A reforma psiquiátrica prevê a internação apenas em último caso, somente depois que todos os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. A internação, em especial a involuntária, ou seja, sem a aceitação do paciente, deve ser tratada como exceção e não como a regra.


    GABARITO: E

  • Mesmo que grande parte das pessoas internadas nos hospitais psiquiátricos lá estivesse por questões relacionadas ao consumo de álcool e/ou outras drogas, o Movimento da Reforma Psiquiátrica, inicialmente, não conseguiu encampar, no rol de seus desafios, a discussão do cuidado comunitário para essas pessoas, como o fez para os portadores de transtorno mental. Só em 2002, consoante às recomendações da III Conferência Nacional de Saúde Mental, o Ministério da Saúde implementou o Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada aos Usuários de Álcool e outras drogas, reconhecendo o uso prejudicial de drogas como problema da saúde pública e construindo uma política pública específica para a atenção a essas pessoas, situada no campo da saúde mental e tendo como estratégia a ampliação do acesso ao tratamento, a compreensão integral e dinâmica do problema, a promoção dos direitos e a abordagem de redução de danos. Apesar disso, em oposição aos princípios e práticas que Reforma Psiquiátrica e da Política Nacional de Saúde Mental, assistimos no cenário social do cuidado para pessoas com problemas de abuso de drogas, a retomada da defesa de práticas e concepções semelhantes às usadas na perspectiva asilar, sob a justificativa de que usuários de drogas não têm condições de lidar, em liberdade, com os problemas decorrentes de seu uso. Em tese, esses usuários estariam subjugados ao poder das drogas, seriam "fracos", necessitados de contenção e tutela. Em razão disso, justificar-se-ia interná-los, ainda que contra sua vontade, antes de tentar quaisquer outras abordagens, descaracterizando os princípios do cuidado em saúde mental em suas diferentes dimensões, sobretudo no concernente ao potencial emancipatório e de exercício dos direitos dos usuários.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142013000400007


ID
2304196
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos programas que compõe a Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde é o Programa Residências Terapêuticas. São características deste programa, com exceção de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

  • o suporte interdisciplinar não deve considerar apenas os moradores, mas o seu meio social, pois a comunidade deve ser participante do processo.

  • As Residências Terapêuticas deverão contar sempre com um suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um dos moradores. 

    Consideram o projeto terapêutico  do paciente, formulado a partir da singularidade de cada um dos moradores, e não apenas projetos e ações baseadas no coletivo de moradores.


ID
2320825
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução nº 251/2002, do Ministério da Saúde, propõe caracterizar e abordar as questões de desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • A Resolução nº 251/2002, do Ministério da Saúde, propõe caracterizar e abordar as questões de desenvolvimento: 

    e) da assistência hospitalar em psiquiatria, reclassificando os hospitais psiquiátricos, definindo e estruturando a porta de entrada para as internações psiquiátricas na rede do SUS.

     


ID
2320834
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como aspectos das indicações de internação hospitalar ao paciente que estava em atendimento ambulatorial, Zimmerman e Osório preconizam:

Alternativas
Comentários
  • A dependência grave, complicações orgânicas e/ou psíquicas evidentes, negação maciça, comprometimento familiar e econômico.


ID
2328955
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos segmentos populacionais compuseram, em momentos diferentes no Brasil, um estrato de anormalidade social, sendo alvos de variadas intervenções por parte de uma política higienista e excludente (LOBO, 2008). Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da B ?
  • Leticia - tbem marquei a b. acho que se existe erro está na questao colonial - nao era essa.

  • Questão correta é a D mas ainda não compreendi o motivo
  • Durante o período colonial, usavam-se práticas isoladas de exclusão - apesar de o Brasil não possuir grandes instituições de internação para pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência eram confinadas pela família e, em caso de desordem pública, recolhidas às Santas Casas ou às prisões. (sobre a letra B)

    Em 1854, foi fundado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos e, em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos. Durante o século XIX, apenas os cegos e os surdos eram contemplados com ações para a educação. (...) O Estado brasileiro foi pioneiro na América Latina no atendimento às pessoas com deficiência, ao criar, em 1854, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atual Instituto Benjamin Constant - IBC), e, em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES). Essas instituições, que funcionavam como internatos, inspiravam-se nos preceitos do ideário iluminista e tinham como objetivo central inserir seus alunos na sociedade brasileira, ao fornecer-lhes o ensino das letras, das ciências, da religião e de alguns ofícios manuais. (sobre a letra D)

    fonte: http://www.bengalalegal.com/asprimeiras-historia-pcd


ID
2343565
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, em janeiro de 2013, o Anexo Judiciário das Varas de Família, Fazenda Pública e Infância e Juventude da Capital, no prédio do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instalado na região conhecida como Cracolândia, o Cratod presta atendimento multidisciplinar a dependentes químicos, e o Anexo Judiciário em funcionamento no local disponibiliza prestação jurisdicional em casos de urgência para o auxílio a usuários que se encontrem, total ou parcialmente, privados de suas faculdades mentais em razão do uso de drogas lícitas ou não. A medida de internação compulsória dos usuários de crack continua, no entanto, objeto de discussões e polêmicas, argumentando seus críticos que:

Alternativas
Comentários
  •  

    a dispensa do laudo médico indicando a necessidade da internação, dá à internação compulsória um cunho policialesco e higienista; errado

     

    o porte e uso de drogas ilícitas são crimes tipificados no Código Penal, cabendo o encaminhamento dos usuários para Casas de Custódia; errado

     

    o uso de crack é uma questão puramente social e de escolha pessoal, sendo desnecessária a oferta de atenção na área da saúde mental ou geral; errado

     

    sem um tratamento que inclua o apoio da família e a atenção psicossocial, o isolamento promovido pela internação compulsória é violento e ineficaz; correto

     

     as Comunidades Terapêuticas já comprovaram serem os equipamentos mais adequados para o atendimento ambulatorial dos consultórios de rua. errado


ID
2360992
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Reforma Psiquiátrica que, no Brasil, começou a ser discutida no final da década de 1970, assinale a alternativa correta quanto a seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • a) Desenvolvimento de ações para a permanência do usuário (erro) em alas psiquiátricas de hospitais gerais.

     b) Reestruturação da assistência psiquiátrica mediante a reforma e humanização da rede manicomial. - embora, quando necessário e em último caso, haja previsão para serviços emergenciais nos quais o paciente possa ser internado, e esses serviços devam ser humanizados e estarem, de preferência, dentro de hospitais gerais; esse não pode ser considerado o principal objetivo. 

     c) Desguarnecer (significa desprover) os usuários dos direitos civis (erro), da dignidade pessoal e dos direitos humanos.

     d) Criação de serviços substitutivos como as residências terapêuticas. - GABARITO! O principal objetivo da reforma psiquiátrica é criar serviços substitutivos de saúde mental, a exemplo das residências terapêuticas e caps.

     e) Surgimento do CAPS como auxiliador dos hospitais psiquiátricos para tratamento do doente mental. - o surgimento do caps não é objetivo e sim um dos meios de se fazer cumprir seu objetivo (criação de serviços substitutivos)


ID
2360998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Programa de Saúde Mental, que é parte integrante do SUS e segue as diretrizes da III Conferência Nacional de Saúde Mental e as deliberações da Lei Federal nº 10.216/01, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    a)Para receber atendimento no CAPS, não é necessário encontrar-se em intenso sofrimento psíquico, basta manifestar o desejo de um atendimento de qualidade, a fim de amenizar algumas intercorrências cotidianas. 

     

    ERRADOAs pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

     

     b)Com a aprovação da lei da Reforma Psiquiátrica, o Ministério da Saúde publicou várias portarias que regulamentam a assistência em saúde mental no SUS, criando incentivos financeiros para a implantação de serviços extra-hospitalares como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). CORRETO

     

     c)Um grande benefício à população foi a criação do CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de usuários de álcool e outras drogas.

     

    ERRADO. CAPSad

     

     d)O Programa De Volta Para Casa, assegurado pela Lei nº 10.708, apesar de muito importante, por valorizar assistência, o acompanhamento e a integração social fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica, não teve bom desenvolvimento e sofre com a estagnação por não receber apoio do governo e muitas vezes até dos familiares desses pacientes.

     

    ERRADO. O programa teve bom desenvolvimento. 

     

    e)O programa de Atenção à Saúde Mental que compõe a política de saúde do Ministério da Saúde tem como objetivos a inserção social dos pacientes longamente internados em hospitais psiquiátricos, a expansão e melhoria da qualidade de atenção à saúde mental e permanência do modelo hospitalocêntrico.

     

    ERRADO. Não visa à permanência do modelo hospitalocêntrico, ao contrário. 


ID
2365063
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica, a Lei n° 10.216 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, dentre os quais pode-se destacar o direito de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    Art. 2o. Parágrafo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

    I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;

    II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;

    III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;

    IV - ter garantia de sigilo nas informações prestadas;

    V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;

    VI - ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;

    VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;

    VIII - ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;

    IX - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.


ID
2365066
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entende-se por internação involuntária aquela:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a Lei 10.216/2001 define 3 (três) modalidades de internação psiquiátrica:

     

     

    a) internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    b) internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro;

    c) internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

     

     

    Internação voluntária

     

    A pessoa que solicita voluntariamente a própria internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. O término da internação se dá por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico responsável. Uma internação voluntária pode, contudo, se transformar em involuntária e o paciente, então, não poderá sair do estabelecimento sem a prévia autorização.

     

    Internação involuntária

     

    É a que ocorre sem o consentimento do paciente e a pedido de terceiros. Geralmente, são os familiares que solicitam a internação do paciente, mas é possível que o pedido venha de outras fontes. O pedido tem que ser feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra.

    A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelecimento de saúde têm prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público do estado sobre a internação e os motivos dela. O objetivo é evitar a possibilidade de esse tipo de internação ser utilizado para a cárcere privado.

     

     

    Internação compulsória

     

    Nesse caso não é necessária a autorização familiar. A internação compulsória é sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a própria condição psicológica e física. O juiz levará em conta o laudo médico especializado, as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.


ID
2365078
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Portaria Ministerial que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, são pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção básica em saúde:

Alternativas
Comentários
  • NA AB:

    - UBS

    - NASF

    - Consultórios de Rua

    - Atendimento residencial de caráter transitório

    - Centro de convivência e cultura

  • http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12588-raps-rede-de-atencao-psicossocial

  • O que é a Rede de Atenção Psicossocial

    A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. As informações completas para adesão à Rede estão na Portaria do GM Nº 3.088. RAPS: é no município que ela acontece!

     

     

    Na Atenção Básica

     • Unidade Básica de Saúde; UBS

     • Núcleo de Apoio a Saúde da Família; NASF

     • Consultório de Rua;

    • Apoio aos Serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório;

    • Centros de Convivência e Cultura.

     

    Atenção Psicossocial Estratégica

     • Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades.

     

    Atenção de Urgência e Emergência

    • SAMU 192;

    • Sala de Estabilização;

     • UPA 24 horas e portas hospitalares de atenção à urgência /pronto socorro, Unidades Básicas de Saúde.

     

    Atenção Residencial de Caráter Transitório

     • Unidade de Acolhimento;

    • Serviço de Atenção em Regime Residencial.

     

    Atenção Hospitalar

     • Enfermaria especializada em hospital geral;

    • Serviço Hospitalar de Referência (SHR) para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com mecessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Estratégia de Desintitucionalização

    • Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT);

    • Programa de Volta para Casa (PVC).

     

     Estratégias de Reabilitação Psicossocial

     • Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda;

    • Empreendimentos Solidários e Cooperativas Socias


ID
2403094
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o movimento da Antipsiquiatria abordado por AMARANTE (2007), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Inglaterra ou foi na Itália?

  • Também fundamental nesta perspectiva de ruptura foi o movimento de transformação prática, chamado de Psiquiatria Democrática, que produziu mudanças significativas nas formas de atenção à loucura, desconstruindo a lógica manicomial e promovendo a desinstitucionalização da loucura. Começou em Trieste, na Itália, nos anos 70, com Franco Basaglia, e espalhou-se pelo mundo (Amarante, 2007). Esses movimentos têm mútuas influências, formando o cenário do que vamos denominar de antítese.

    Sartre serviu de mediação intelectual para outros tantos psiquiatras que questionavam a sua disciplina e antipsiquiatras. Um dos mais importantes foi Basaglia, com sua exigência de desinstitucionalização, ou seja, de desconstrução da racionalidade acerca da loucura, pois esta é base para a construção de novos modos de atenção em franca ruptura com a lógica manicomial e a possibilidade de construção de uma clínica ampliada, que nada mais é do que uma clínica do sujeito (Campos, 2007). Basaglia necessitou, nesta direção, trabalhar " a dialética alienação/libertação, ou seja, sobre as maneiras de se produzir Sujeitos com altos coeficientes de autonomia e de iniciativa em situações em que a maioria dos determinantes estaria voltados para a produção da submissão " (Campos, 2007, p. 52). E acrescenta: " neste ponto, Basaglia viu-se obrigado a apoiar-se em Sartre ", pois o existencialista vai exatamente valorizar o sujeito em uma perspectiva humanista e materialista, ao mesmo tempo. Campos (2007, p. 53) ainda afirma que a clínica basagliana é bem fenomenológica, pois " sai o objeto ontologizado da medicina - a doença - e entra em seu lugar o doente ".

  • A Antipsiquiatria teve início na Inglaterra.

    O Franco Basaglia é um dos ativistas da Psiquiatria Democrática e não da Antipsiquiatria.


ID
2406901
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o álcool, o Conselho Federal de Psicologia preconiza a necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B) uma rede de atenção psicossocial que estabelece como prioritária a noção de integralidade, fundamentada na consideração da subjetividade e do campo das relações sociais como estruturante da atuação profissional.


ID
2406910
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Das frases a seguir, assinale aquela que melhor define as Comunidades Terapêuticas, incorporadas à rede de atenção psicossocial ao usuário de álcool e outras drogas em 23 de dezembro de 2011:

Alternativas
Comentários
  • Comunidades Terapêuticas. São Instituições privadas, sem fins lucrativos e financiadas, em parte, pelo poder público. Oferecem gratuitamente acolhimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas.


ID
2434990
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação aos serviços de atenção psicossocial apresentados por Amarante (2008), assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Devem ser lugares onde a crise possa ser acolhida e, por isso, pode ser que tenham de oferecer leitos de suporte nos quais as pessoas possam ser internadas por um longo período.


ID
2444425
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a reforma psiquiátrica, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reforma psiquiatrica trouxe a participação de profissionais, usu´rios e familiares a um novo paradigma da psquiatria. Não criou-se os CAPS e no processo de reflexão territorial de cuidado  que se exige a reforma psiquiatrica que incorporou o caps na atenção a saúde que existia passando a ter a rede de atenção a sáude. Vários processos de implantação política ocorreram desde as primeiras conquistas de desabilitação psiquiatrica, embora a reforma psiquiatrica trouxe a discussão desse fator mss não acaba com os hospitais e nem cria CAPS. Com as lutas depois vem as leis outorgadas para isso.

  • letra B

     

    É na década de 90, marcada pelo compromisso firmado pelo Brasil na assinatura da Declaração de Caracas e pela realização da II Conferência Nacional de Saúde Mental, que passam a entrar em vigor no país as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia, e as primeiras normas para fiscalização e classificação dos hospitais psiquiátricos.

    fonte: Reforma Psiquiátrica e política de Saúde Mental no Brasil

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf

  • Os centros começam a surgir nas cidades brasileiras nos anos 1980, mas é a partir de 2002 que passam a receber linha própria de financiamento. A cobertura em saúde mental no Brasil ao final de 2002, quando existiam 424 CAPS, era de 21%, de acordo com o Ministério da Saúde. Em julho de 2011, o número de CAPS somava 1650 unidades e 68% de cobertura. De tal que a resposta está incorreta pois não houve na década de 80 a implantação amplamente em todo o Brasil.

    Fonte: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/especial-caps-evolucao-desde-a-reforma-psiquiatrica

  • O erro é que os CAPS não são instituídos por lei, mas por portaria do MS

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Não consigo entender pq a residencia terapêutica vai ser um serviço que visa institucionalizar o paciente, já que esse pe um aparelho que visa por em prática a desinstitucionalização.

    Serviços Residenciais Terapêuticos são uma alternativa à institucionalização de pacientes.

  • A letra D também está incorreta. Os Serviços Residênciais Terapêuticos funcionam como um dispositivo estratégico de DESINSTITUCIONALIZAÇÃO.

  • Gente, a expressão "à institucionalização" tem o valor de substituição, percebam que o 'a' está craseado. Para melhor compreensão, acredito que poderia ser assim a redação: Os SRT são uma alternativa de substituição do modelo institucionalizado. Portanto, o item D está correto.


ID
2506945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As redes de atenção psicossocial seguem determinados princípios, entre eles os princípios de rede. Um deles contempla a noção de que é preciso considerar, no âmbito da atenção psicossocial, o espaço em que circulam as pessoas, com seus sofrimentos e alegrias, suas instituições e locais que elas frequentam (igrejas, cultos, escolas, trabalho, bares etc.). Essa noção corresponde a

Alternativas

ID
2506948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os objetivos dos centros de atenção psicossocial (CAPS), dispositivos estratégicos para tratamentos voltados à saúde mental, incluem


I promover a inserção social dos usuários por meio de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, com estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.

II regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área de atuação.

III realizar projetos de pesquisa de relevância científica em sua área de atuação.


Assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Ele têm valor estratégico pois possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico, sendo, portanto, a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental.

     

    É função dos CAPS:
    - prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
    - acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociaisdo usuário em seu território;
    - promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
    - regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
    - dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
    - organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
    - articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
    - promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento doslaços familiares e comunitários.

     

    O item III está errado pois a pesquisa científica está no nível da intervenção terciária. 

  • Projetos de vida - CAPS i

  • Eu achei que a I fosse uma pegadinha porque falou ''inserção'' e não ''reinserção''.

  • De acordo com o Ministério da Saúde,  os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde  
    mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. É o surgimento destes serviços que passa a demonstrar a possibilidade de organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. É função dos CAPS:
    - prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos; 
    - promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais através de ações intersetoriais; 
    - regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; e 
    - dar suporte à atenção à saúde mental na rede  básica. 
    É função, portanto, e por excelência, dos CAPS organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios. Os CAPS são os articuladores estratégicos desta rede e da política de saúde mental num determinado território.
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma  psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos  Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

    Gabarito do Professor: Letra D.



ID
2605489
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da Reforma Psiquiátrica no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A própria assertiva "e" traz a justificativa para o erro da assertiva "b": os princípios da integralidade da atenção e da participação social, além da ampliação do conceito de saúde-doença, da interdisciplinaridade no cuidado e da territorialização são características comuns ao Modelo de Cuidado Psicossocial e à Estratégia de Saúde da Família.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
2605492
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo BASAGLIA (1982), “penso que a loucura, como todas as doenças, são expressões das contradições do nosso corpo, e dizendo corpo, digo corpo orgânico e social. É nesse sentido que direi que a doença, sendo uma contradição que se verifica no ambiente social, não é um produto apenas da sociedade, mas uma interação dos níveis nos quais nos compomos: biológico, sociológico, psicológico”. Considerando as concepções que orientam a antipsiquiatria, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a antipsiquiatria e a psiquiatria social entendem que a doença mental é multifatorial, causada por questões biopsicossociais;

    b) a noção de cura não está presente na antipsiquiatria;

    c) como cidadãos, é preciso compreender que a saúde mental é, também, uma questão política;

    e) em nossa sociedade, este laudo compromete a vida pessoal do sujeito diagnosticado, assim como o exercício de sua cidadania;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
2605495
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto da Reforma Psiquiátrica, os serviços substitutivos têm a missão de superar o paradigma manicomial, são direcionados por novas bases e valores éticos que proporcionam uma nova convivência solidária e inclusiva. Atualmente, a Rede de Saúde Mental é composta por um conjunto de equipamentos e serviços de atendimento integral e humanizado em que o psicólogo é um profissional que integra as equipes. Acerca deste contexto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • É necessário produzir intervenções tendo em vista as condições de existência de sujeitos concretos, intervenções complexas e singulares, que respondam à necessidade dos usuários;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
2609947
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em consonância com a luta antimanicomial, a Política Nacional de Saúde Mental (2001) redirecionou o modelo assistencial para atender às demandas de cuidados em saúde mental de crianças, adolescentes, adultos e idosos, constituindo-se a Rede de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial. A esse respeito, entende-se que

Alternativas
Comentários
  • E) o Programa de Volta para Casa visa à integração social de pessoas com história de longa internação psiquiátrica e conta com auxílio-reabilitação para os beneficiários. 

  • a) (errada) As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais. 

    b) (errada) O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. 

    c) (errada)  A UBS oferece o atendimento de nível básico a população e o atendimento em saúde mental através de acompanhamento médico e farmacêutico individual e, ainda, por meio da distribuição de medicamentos.

    d) (errada)

    e) certa

  • O programa de volta para casa foi instituído pelo presidente Lula, por meio da assinatura da lei federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispõe sobre do auxílio reabilitação psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internações psiquiátricas.

    O objetivo deste programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social dessas pessoas, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem - estar global e estimular o exercício pleno dos seus direitos civis, políticos e de cidadania.

    Além disso, o De Volta para a Casa atende ao disposto na lei 10.216 que determina que os pacientes longamente internados ou para os quais se caracteriza a situação de grave dependência institucional.

    Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o programa conta hoje com mais de 2.600 beneficiários em todo o território nacional, os quais recebem mensalmente em suas próprias contas bancárias o valor de 240 R$.

    Esse programa funciona em conjunto com outros Programas como: o Programa de redução de Leitos Hospitalares e os Serviços residenciais Terapêuticos. Esses três programas compõem o tripé do processo de desinstitucionalização.

    http://www.ccs.saude.gov.br/vpc/programa.html