- ID
- 6736
- Banca
- ESAF
- Órgão
- MTE
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Assuntos
Com fulcro na CLT e NR-13, assinale a opção correta.
Com fulcro na CLT e NR-13, assinale a opção correta.
Todo estabelecimento que tiver caldeira em suas instalações deve possuir o documento que registra os procedimentos de fabricação, montagem, inspeção final e determinação da Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA). Tal documento, exigido pela NR 13, é o
A inspeção de segurança periódica, em caldeiras, segundo a NR-13, deve ser constituída por exames interno e externo e deve ser executada nos seguintes prazos máximos
No Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão, as caldeiras são classificadas em três categorias: A, B e C. As caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a:
Segundo a NR-13, a inspeção de segurança periódica da caldeira constituída por exames interno e externo, deve ser executada nos seguintes prazos máximos:
Vasos de pressão com temperatura de operação inferior a zero grau centígrados e que operem em condições nas quais a experiência mostre que não ocorre deterioração, ficam dispensados do teste hidrostático periódico, sendo obrigatório o exame interno e o exame externo, respectivamente, a cada:
Quanto à inspeção de segurança de vasos de pressão e caldeiras, assinale a opção correta.
Na instalação de caldeiras e vasos de pressão, segundo a NR-13, constitui risco grave e iminente a falta de
Qual equipamento deve possuir válvula de segurança que atenda à Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP)?
A inspeção de segurança extraordinária de caldeiras deve ser feita nas seguintes circunstâncias, EXCETO
Uma empresa possui uma caldeira a vapor instalada que não apresenta o instrumento indicador da pressão do vapor acumulado. Essa situação
Considerando que as inspeções de segurança podem ser classificadas nas modalidades de inspeções gerais, parciais, periódicas, especiais e oficiais, julgue os itens subsecutivos.
Ocorre inspeção especial quando uma equipe de segurança realiza inspeção em caldeiras de produção de vapor para verificação do nível de ruído e das emanações de poluentes químicos.
A inspeção de segurança periódica de caldeiras categoria A, constituída por exames internos e externos, deve ser executada no intervalo máximo de tempo de
De acordo com a NR-13 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata das Caldeiras e Vasos de Pressão, aquelas a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares usados em unidades de processo. Para os propósitos da NR-13, as caldeiras são classificadas conforme
I. se a pressão de operação é igual ou superior a 1960kPa (19.98Kgf/cm2 ).
II. se a pressão de operação é igual ou inferior a 588kPa (5.99Kgf/cm2 ) e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros.
I e II classificam as caldeiras, respectivamente, nas categorias
Com relação às categorias das caldeiras, é correto afirmar que aquelas pertencentes à classe “C” apresentam pressão de operação com valor
As caldeiras são equipamentos de vital importância em, por exemplo, hotéis, refinarias e cervejarias, entre outros. Entre os diversos tipos de caldeiras encontram-se as de alta pressão, que apresentam como uma de suas características o fato de
Com relação a caldeiras, verifica-se que
Quando os vasos de pressão forem instalados em ambientes fechados, a instalação deve satisfazer determinados requisitos legais, conforme estabelecido na NR-13 (Caldeiras e Vasos de Pressão).
Atenderá a esses requisitos a empresa que tiver
O potencial de destruição de determinados acidentes com caldeiras implica extremo zelo na instalação, manutenção e operação desses equipamentos. Dessa maneira,
A caldeira é nome popular dos equipamentos geradores de vapor, cuja aplicação tem sido ampla nas indústrias e também na geração termoelétrica de energia. Em uma vistoria de segurança, foi observada a troca de alguns componentes que se encontravam avariados.A falta de qual componente representa um risco grave e iminente para operação desse equipamento?
No local de funcionamento de caldeiras ou vasos de pressão,existe um documento no qual o SESMT participa,realizando o monitoramento das ações, chamado do“Registro de Segurança”, que é constituído de um livro próprio, com páginas numeradas, ou outro sistema equivalente. Uma das finalidades desse documento é registrar a ocorrência de:
Quanto à Segurança na Operação de Caldeiras, analise as assertivas abaixo.
I. Toda caldeira deve possuir "Manual de Operação" atualizado, em língua portuguesa, em local de fácil acesso aos operadores, contendo no mínimo: procedimentos de partidas e paradas; procedimentos e parâmetros operacionais de rotina; procedimentos para situações de emergência; procedimentos gerais de segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.
II. Os instrumentos e controles de caldeiras devem ser mantidos calibrados e em boas condições operacionais, constituindo condição de risco grave e iminente, o emprego de artifícios que neutralizem sistemas de controle e segurança da caldeira.
III. A qualidade da água deve ser controlada e tratamentos devem ser implementados, quando necessários, para compatibilizar suas propriedades físico-químicas com os parâmetros de operação da caldeira.
IV. Toda caldeira a vapor deve estar obrigatoriamente sob operação e controle de trabalhador de confiança do empregador, mesmo que não tenha curso de operador de caldeira.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
De acordo com a legislação referente à saúde e à segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
Considere que um operador de caldeira, residente em região endêmica de dengue, tenha sido acometido pela doença durante o período de trabalho, devido à sua exposição a condições climáticas desfavoráveis no momento de carga e transporte de carvão vegetal do pátio à fornalha. Nessa situação, conforme a legislação pertinente, o trabalhador sofreu um acidente de trabalho.
As caldeiras são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosfera e que, em casos de acidentes, têm grande poder de destruição, exigindo, para a segurança dos envolvidos em sua operação, algumas medidas de prevenção, como
A usina de São Martinho, de Pradópolis (315 km de São Paulo), uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do país, foi condenada a indenizar em quase R$ 1,6 milhão um funcionário que perdeu as mãos em um acidente de trabalho. O acidente ocorreu em outubro de 2008, três meses depois que o trabalhador foi contratado pela usina como ajudante geral. Segundo o texto da decisão (Folha de São Paulo, de 06/04), a função dele consistia em limpar as grelhas externas da caldeira da usina e, nos intervalos, varrer o chão. O trabalhador em seguida foi designado para auxiliar o operador da caldeira na limpeza do alimentador da máquina. Sem treinamento ou orientação técnica, ele teve as duas mãos amputadas.
Fonte: Disponível em: < http://nrfacil.com.br/blog/?p=4467>. Acesso em 26 abr. 2013.
Conforme a NR 13, toda caldeira a vapor deve estar obrigatoriamente sob operação e controle de operador de caldeira, sendo um dos requisitos para essa função o treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras. O pré- requisito mínimo para a participação do funcionário nesse treinamento é:
Todo operador de caldeira deve cumprir umestágio prático na operação da própria caldeira emque irá trabalhar. Esse estágio deve ser supervisionado, documentado e ter duração mínima. Assinale a alternativa correta quanto a essa duraçãomínima do estágio.
Vasos de pressão são reservatórios fundamentais nos processos industriais.
Com relação à aplicação das normas constantes na NR 13 (Caldeiras e Vasos de Pressão), deve-se levar em consideração que a
A NR 13 (Caldeiras e Vasos de Pressão) estabelece que
Segundo a NR 13, os vasos de pressão são classificados em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco.
Os fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 partes por milhão (ppm) são da
Os vasos de pressão são classificados em grupos de potencial de risco em função do produto P . V, onde P é a pressão máxima de operação em Mpa, e V, o seu volume em m3 .
Sendo o produto P . V < 1, o vaso de pressão é classificado no GRUPO
Toda caldeira deve possuir “Manual de Operação” atualizado, em língua portuguesa, em local de fácil acesso aos operadores. Tal manual deve conter, obrigatoriamente, um mínimo de procedimentos.
NÃO fazem parte desse mínimo os procedimentos
Julgue o item abaixo, marque C (certo) e E (errado)
As principais causas de laringite de inalação são relacionadas com a exposição a fumaças, gases e
vapores quentes e assim, os operadores de caldeiras e de fornos, além dos trabalhadores de lavanderias
industriais, podem ser diretamente afetados.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta que está de acordo com a NR-13.
As caldeiras devem ser submetidas a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária. A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, deve ser executada em caldeiras de recuperação de álcalis de qualquer categoria, no prazo máximo de
Considerando a Norma Regulamentadora 13 − NR 13 − Caldeira e vasos de pressão constitui risco grave e iminente a falta de
De acordo com a NR 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações), analise as afirmativas que seguem:
I. Esta NR deve ser aplicada exclusivamente aos seguintes equipamentos:1. Tubulações ou sistemas de tubulação interligados a caldeiras ou vasos de pressão, que contenham fluidos de classe A ou B; 2. Recipientes móveis com P.V superior a 8 (oito) ou com fluido da classe A; 3. Vasos de pressão que contenham fluido da classe A.
II. Esta NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
III. Projetos de alteração ou reparo - PAR devem ser concebidos previamente sempre que as condições de projeto forem modificadas.
IV. Os sistemas de controle e segurança das caldeiras e dos vasos de pressão devem ser submetidos à manutenção preventiva ou corretiva.
V. Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
De acordo com a NR 13, as caldeiras são classificadas em categorias, conforme segue:
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a NR 13, é correto afirmar que os vasos de pressão que operem sob a condição de vácuo devem se enquadrar nas seguintes categorias:
Assinale a alternativa correta.
Conforme a NR13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações, podemos afirmar, EXCETO:
Conforme NR 13, constitui condição de risco grave e iminente o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador, especialmente:
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Operação de vaso com P.V inferior a 1 (um) sem dispositivo de segurança ajustado com pressão de abertura igual ou superior a pressão mínima de trabalho admissível, instalado diretamente no vaso.
II. Ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira.
III. Bloqueio inadvertido de dispositivos de segurança de caldeiras e vasos de pressão, ou seu bloqueio intencional sem a devida justificativa técnica baseada em códigos, normas ou procedimentos formais de operação do equipamento.
Estão corretas as afirmativas:
Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Considera-se como razões técnicas que inviabilizam o teste hidrostático: resistência estrutural da fundação ou da sustentação do vaso incompatível com o peso da água que seria usada no teste; efeito prejudicial do fluido de teste a elementos internos do vaso; impossibilidade técnica de purga e secagem do sistema; existência de revestimento interno; influência prejudicial do teste sobredefeitos subcríticos.
II. Quando for tecnicamente inviável e mediante anotação no "Registro de Segurança" pelo "Profissional Habilitado", o teste hidrostático pode ser substituído por outra técnica de ensaio não destrutivo ou inspeção que permita obter segurança equivalente.
Em se tratando de segurança em caldeiras, constitui condição de risco grave e iminente - RGI - o não cumprimento de qualquer item previsto na NR 13, que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador.
Um desses itens é, especialmente, o que se refere à(ao)
De acordo com a NR 13 do MTE, as caldeiras devem ser submetidas a inspeções de segurança periodicamente, constituídas por exames interno e externo.
Para as caldeiras da classe “B”, instaladas em empresas que não possuem serviço próprio de inspeção de equipamentos, qual o prazo máximo para que essas inspeções sejam realizadas?
As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em local específico para tal fim, denominado área de caldeiras.
Assinale a opção que apresenta os requisitos que a área de caldeiras deve satisfazer, quando instalada em ambiente aberto.
Segundo a NR 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulação), quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a área de caldeiras deve estar afastada de outras instalações do estabelecimento, de, no mínimo,
No que concerne à inspeção de segurança, julgue o item subsequente.
Analise os itens abaixo e indique os que completam CORRETAMENTE a frase a seguir. Considerando-se a NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão, constitui risco grave e iminente a falta de:
I. válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA.
II. instrumento que indique a pressão do vapor acumulado.
III. injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras de combustível sólido.
IV. sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis.
V. sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão, analise as afirmativas abaixo.
I. A válvula de segurança é regulada com valor um pouco acima da PMTA.
II. O teste hidrostático deve ser realizado nas inspeções extraordinárias.
III. O estágio supervisionado para operadores de caldeiras do tipo B deve ser de no mínimo 60 horas.
IV. Uma inspeção periódica deverá ser realizada caso a caldeira tenha ficado inativa por mais de seis meses.
V. As válvulas de segurança das caldeiras A, B e C devem ser testadas pelo menos duas vezes por mês.
Assinale a alternativa CORRETA.
Por ocasião da instalação de uma caldeira a vapor deve-se estabelecer requisitos mínimos de segurança e para a saúde dos trabalhadores.
Quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a área deve satisfazer, entre outros, ao seguinte requisito:
Segundo a NR 13, o ―Relatório de Inspeção‖ para caldeiras e vasos de pressão deve conter no mínimo as informações de:
Por motivo de força maior e com justificativa formal do empregador, acompanhada por análise técnica e respectivas medidas de contingência para mitigação dos riscos, elaborada por Profissional Habilitado (PH) ou por grupo multidisciplinar por ele coordenado, pode ocorrer postergação do prazo previsto para a inspeção de segurança periódica da caldeira de:
Quando uma caldeira for instalada em ambiente aberto, a área de caldeiras deve satisfazer os seguintes requisitos.
I. Estar afastada, no mínimo, três metros de outras instalações do estabelecimento; de depósitos de combustíveis, excetuando-se reservatórios para partida com até 2.000 L de capacidade; do limite de propriedade de terceiros; do limite com as vias públicas.
II. Dispor de pelo menos duas saídas amplas, permanentemente desobstruídas, sinalizadas e dispostas em direções distintas.
III. Ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particula do, provenientes da combustão, para fora da área de operação atendendo às normas ambientais vigentes.
Estão corretos os requisitos:
A Norma Regulamentadora (NR) 13 trata da segurança com Caldeiras e Vasos de Pressão. Segundo a NR, uma cópia do __________________ deve ser encaminhada pelo Profissional Habilitado, num prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar do término da inspeção da caldeira, à representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento.
Os vasos de pressão podem conter líquidos, gases ou misturas desses e são utilizados no armazenamento final ou intermediário, no amortecimento de pulsação, na troca de calor, na contenção de reações, na filtração, na destilação, na separação de fluidos, na criogenia etc. A cerca dos procedimentos de segurança previstos nas normas regulamentadoras vigentes para a instalação e a operação de um vaso de pressão da categoria III em uma empresa, julgue o item seguinte.
A Norma Regulamentadora n.º 13 (NR 13 — caldeiras e vasos sob pressão), do MTE, estabelece todos os requisitos técnicos e legais relativos à instalação, à operação e à manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. No que se refere aos procedimentos de segurança previstos na NR 13 para a instalação e a operação de uma caldeira da categoria B em uma empresa, julgue o item que se segue.
A Norma Regulamentadora n.º 13 (NR 13 — caldeiras e vasos sob pressão), do MTE, estabelece todos os requisitos técnicos e legais relativos à instalação, à operação e à manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. No que se refere aos procedimentos de segurança previstos na NR 13 para a instalação e a operação de uma caldeira da categoria B em uma empresa, julgue o item que se segue.
A Norma Regulamentadora n.º 13 (NR 13 — caldeiras e vasos sob pressão), do MTE, estabelece todos os requisitos técnicos e legais relativos à instalação, à operação e à manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. No que se refere aos procedimentos de segurança previstos na NR 13 para a instalação e a operação de uma caldeira da categoria B em uma empresa, julgue o item que se segue.
Os vasos de pressão podem conter líquidos, gases ou misturas desses e são utilizados no armazenamento final ou intermediário, no amortecimento de pulsação, na troca de calor, na contenção de reações, na filtração, na destilação, na separação de fluidos, na criogenia etc. A cerca dos procedimentos de segurança previstos nas normas regulamentadoras vigentes para a instalação e a operação de um vaso de pressão da categoria III em uma empresa, julgue o item seguinte.