Nos trabalhos em altura devem ser adotadas medidas de proteção contra quedas para se evitarem acidentes de trabalho de gravidade elevada. Nessa perspectiva, afirma-se que
Nos trabalhos em altura devem ser adotadas medidas de proteção contra quedas para se evitarem acidentes de trabalho de gravidade elevada. Nessa perspectiva, afirma-se que
A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra
Segundo a NR 35 (Trabalho em altura), considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que tenha sido aprovado após treinamento com uma determinada carga horária mínima.
O tipo de treinamento e a carga horária mínima para a capacitação desse funcionário são, respectivamente,
Acerca de segurança do trabalho, julgue o item.
Acerca da saúde e segurança no trabalho, julgue os itens que se seguem.
A norma regulamentadora que trata do trabalho em altura determina que deve ser efetuada inspeção rotineira de todos os equipamentos de proteção individual, acessórios e sistemas de ancoragem, devendo ser registrados os resultados dessas inspeções.
Nos trabalhados exercidos em altura, a NR-35 institui que:
É considerado trabalhador capacitado para trabalhar em altura aquele que realizou curso teórico e prático com carga horária mínima de:
Todo trabalho em altura, de acordo com a Norma Regulamentadora 35, deve ser precedido de .
Segundo a NR35–Trabalho em Altura, pode-se afirmar que o talabarte e o dispositivo trava-quedas devem estar fixados no nível da cintura do trabalhador, conforme a altura de queda, para assegurar que as possíveis colisões com as estruturas inferiores sejam mínima sou inexistentes
Indique a altura da queda livre de um trabalhador situado em uma plataforma elevada, utilizando cinto de segurança, considerando que:
• o anel D do cinto de segurança (as suas costas) está a 1,5m de distância (altura) do piso da plataforma;
• o ponto de ancoramento do cinto está situado no piso da plataforma;
• o comprimento do talabarte é de 1,20m e o estiramento do amortecedor é igual ao seu comprimento;
• o estiramento do anel D é de 0,30m e
• o fator de segurança é de 0,60m.
A NR 35 (Trabalho em altura) estabeleceu novas normas a serem seguidas pelas empresas, referentes a esse tipo de trabalho.
Uma empresa, submetida a uma fiscalização, não estava cumprindo essa NR, alegando que ainda não sabia que ela estava em vigência.
Com essa alegação, a empresa
O Sr José era funcionário de uma empresa de manutenções e limpeza pós-obra que foi contratada por uma construtora para a limpeza dos vidros de um prédio que estava em fase final de construção, acima do piso do terreno onde fora construído. Cada pavimento do prédio tinha 4 m de pé direito e vidros em toda a área frontal do edifício, em parede inteira. O Sr José ficou responsável pela limpeza de todos os vidros do primeiro pavimento. Neste caso, o uso de EPI para trabalho em altura é
A NR 35 (Trabalho em altura) estabelece a obrigatoriedade do uso de absorvedor de energia em duas condições. Uma das condições é que o comprimento do talabarte, em metros, seja maior que
Segundo a NR 35 (Trabalho em altura), o empregador deve realizar treinamento sempre que ocorrer retorno após afastamento por período superior, em dias, a
Nas atividades em que haja risco de queda do trabalhador, o cinto de segurança tipo pára-quedista deve ser utilizado, a partir de que altura?
Segundo o 35.4.1 da NR-35, todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por
Avenda de equipamentos de proteção contra quedas cresceu 20%entre 2009 e 2011, devido ao incremento das obras no país e ao aumento da conscientização para seu uso. Há 20 anos, praticamente inexistiam outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) contra quedas além do cinturão abdominal com seu respectivo talabarte, Cinto paraquedista, absorvedores de impacto, trava-quedas retrátil eram pouco utilizados ou ainda nem existiam. O momento é visto pelos profissionais como especial no que se refere à evolução dos EPIs destinados para as atividades emaltura.
A NR 35 (Norma Regulamentadora) estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantira segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos. Para a referida NR, considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de
Considerando as definições para os termos relacionados a EPI contra quedas em trabalho em altura, numere a 2ª coluna de acordo coma 1ª.
1ª Coluna
1. Trava-queda
2. Absorvedor
3. Ponto de ancoragem
4. Talabarte
2ª Coluna
( ) Destinado a reduzir o impacto transmitido ao corpo do trabalhador e sistema de segurança durante a contenção da queda.
( ) Destinado a suportar carga de pessoas para a conexão de dispositivos de seg urança, tais como cordas, cabos de aço e outros.
( ) Dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do trabalhador.
( ) Dispositivo de segurança para proteção do usuário contra quedas em operações de movimentação vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão de segurança para proteção contra quedas.
A sequência correta é
Em relação à capacitação e ao treinamento do trabalho em altura previsto na NR 35, analise as afirmações:
I - Os treinamentos inicial, periódico e eventual para o trabalho em altura não podem ser ministrados em conjunto com outros treinamentos da empresa.
II -A capacitação deve ser realizada preferencialmente fora do horário normal de trabalho.
III -O tempo despendido na capacitação deve ser computado como tempo de trabalho efetivo.
IV - O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança do trabalho.
Estão corretas
No exame médico admissional de um candidato que realizará trabalho em altura, segundo norma específica, deve-se
De acordo com NR 35, do Ministério do Trabalho, sobre a utilização de EPIs, para que seja necessária a utilização do cinto de segurança a altura deverá ser acima de:
“Gerson trabalha em atividades que exigem execução em alturas que variam de 2,20 m a 2,40 m do nível inferior. Ao ser contratado em regime mensalista CLT, Gerson participou de um programa de integração, onde realizou, dentre outros, treinamento teórico e prático, com carga horária de oito horas, referente ao trabalho em altura, conforme conteúdo programático estabelecido na NR-35. Este treinamento foi realizado em um domingo, fora do horário normal de trabalho. O tempo despendido com este treinamento foi computado como tempo de trabalho efetivo. O treinamento foi ministrado sob responsabilidade de profissional qualificado em segurança do trabalho, com comprovada proficiência no assunto. Tendo sido aprovado neste treinamento, em seu término Gerson recebeu um certificado que lhe foi entregue, sendo que uma cópia ficou arquivada na empresa. Esta capacitação foi consignada em seu registro de empregado”. Diante deste fato narrado em um processo que tramitava no Tribunal Regional do Trabalho da 13a Região e considerando as disposições da NR 35, o procedimento descrito
Em trabalho em altura, a NR 35 estabelece as responsabilidades que cabem ao empregador e aos trabalhadores.
É considerada uma medida que cabe ao trabalhador
Com relação aos conceitos legais estabelecidos na NR 35, Trabalho em Altura, é INCORRETO afirmar que todo trabalho em altura deve ser
Em relação aos pontos de ancoragem e as providências de segurança estabelecidas pela NR-35 (trabalho em altura) é correto afirmar que:
A NR 35 (trabalho em altura) estabelece a necessidade de realização de análises de riscos que, além dos riscos inerentes ao trabalho em altura, devem considerar outros aspectos. Tais aspectos adicionais incluem os a seguir listados, EXCETO:
A NR 35 (trabalho em altura) estabelece critérios a serem adotados na capacitação e treinamento de profissionais que exercem atividades em altura. Em relação a essa norma é correto afirmar que:
Acerca de planejamento, viabilidade, segurança e higiene no trabalho, julgue o item seguinte.
No planejamento de atividades que exigem trabalho em altura, deve ser realizada a análise de risco, procurando-se, sempre que existir meio alternativo de execução, a adoção de medidas que evitem esse tipo de trabalho..
Com relação a trabalhos em altura, assinale a opção correta.
Um armador de estruturas metálicas sinaliza por rádio para o encarregado de obras que irá interromper suas atividades face à mudança brusca do tempo, que está gerando balanço anormal das vigas onde operam outros trabalhadores.
De acordo com a Norma Regulamentadora NR-35 e a Convenção No. 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando há risco grave e iminente para a saúde e segurança de um trabalhador ou de outras pessoas, o trabalhador considerou o referido dispositivo legal aplicável na seguinte situação:
Para maior segurança dos trabalhadores, as atividades que utilizam-se de cordas devem ser inspecionados nas seguintes situações, exceto:
A NR-35 – Trabalho em Altura – determina que os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do PCMSO e que seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais. Quanto aos exames complementares a serem realizados, é correto afirmar que
De acordo com a NR-35, o empregador deverá promover treinamento periódico para os trabalhadores que realizam trabalho em altura sempre que ocorrer mudança
O anexo I da NR 35 dispõe sobre a técnica de progressão utilizando cordas, com outros equipamentos para ascender, descender ou se deslocar horizontalmente, assim como para posicionamento no local de trabalho, normalmente incorporando dois sistemas de segurança fixados de forma independente, um como forma de acesso e o outro como corda de segurança utilizado com cinturão de segurança tipo paraquedista. De acordo com a NR 35, as disposições deste anexo NÃO se aplicam nos serviços de atendimento de emergência destinados a salvamento e resgate de pessoas
O cinto de segurança em trabalhos em altura deve ser do tipo paraquedista e dotado de dispositivos para conexão em sistemas de ancoragem. A este respeito, é correto afirmar que é o obrigatório o uso do absorvedor de energia na situação em que o fator de queda for
Estão corretas apenas as afirmativas:
Sobre a NR-35 que dispõe sobre Trabalho em altura,
considere:
I. Considera-se trabalho em altura toda atividade
executada acima de 2,00 m (dois metros) do
nível inferior, onde haja risco de queda.
II. Considera-se trabalhador capacitado para
trabalho em altura aquele que foi submetido e
aprovado em treinamento, teórico e prático,
com carga horária mínima de dezesseis horas.
III. O empregador deve realizar treinamento
periódico trienal e sempre que ocorrer
quaisquer das seguintes situações: mudança
nos procedimentos, condições ou operações
de trabalho; evento que indique a necessidade
de novo treinamento; retorno de afastamento
ao trabalho por período superior a noventa
dias; mudança de empresa.
IV. A capacitação deve ser realizada
preferencialmente durante o horário normal de
trabalho.
Quais alternativas estão INCORRETAS?
No trabalho em altura realizado no plano horizontal para montagem de estruturas metálicas e da cobertura de uma edificação, os Equipamentos de Proteção Coletiva − EPC’s recomendados, minimamente, são:
De acordo com a NR 35 - Portaria SIT N. 313, de 23/03/2012, considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de:
O empregador deverá promover para seus trabalhadores que executam serviços em altura um treinamento periódico bienal com carga horária mínima de:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Em um processo de manutenção de torre de transmissão de energia, não rotineiro ou não habitual, ocorreu a instalação de torres autoportantes de suspensão, ocorreram três acidentes fatais. Os três trabalhadores possuíam 15 dias de tempo na função e estavam com os mosquetões dos talabartes do cinto de segurança tipo paraquedista fixados à estrutura do pé da torre. Eles caíram juntamente com a estrutura. Vieram a falecer devido ao impacto da queda. O relatório de análise de acidentes e incidentes da empresa apontava as seguintes causas do acidente: a colocação de um único parafuso de fixação pode ter causado estresse de cisalhamento, a força não foi distribuída ao longo da peça e uma ruptura ocorreu no local de menor resistência. Os fatores principais que contribuíram para a ocorrência do acidente foram: falta de coordenação entre membros de uma mesma equipe, procedimento de trabalho inexistente, omissão e ausência de treinamento, falta de experiência, falta de detecção e antecipação de risco e perigo.
De acordo com a NR-35, considere:
I. Na elaboração da análise de risco para trabalho em altura deve-se levar em consideração o entorno do local em que os serviços serão executados e os riscos adicionais.
II. Como são atividades não habituais, não há exigência de procedimento operacional. Desta forma, é necessária a autorização da sua execução por meio de Permissão de Trabalho.
III. A utilização da Permissão de Trabalho exclui a necessidade da realização da análise de risco.
IV. A análise de risco poderá ser realizada em separado, nas atividades não rotineiras, desde que as medidas de controle estão evidenciadas na Permissão de Trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre a NR 35 (Trabalho em Altura), assinale a opção incorreta.
Segundo a NR 35 – Trabalho em Altura, assinale a alternativa INCORRETA:
Segundo a NR. 35 - Trabalho em Altura é responsabilidade do empregador exceto:
De acordo com a Norma Regulamentadora 35 (Trabalho em Altura), o cinto de segurança do tipo paraquedista deverá ser utilizado em atividades onde haja risco de queda, cuja altura do nível inferior seja acima de:
A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. De acordo com esta Norma, são responsabilidades dos trabalhadores
“Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.” Trata-se do objetivo da
A NR-35 – Trabalho em Altura estabelece que todo trabalhador deve sempre submeter seus funcionários a treinamento quando
I. houver mudança nos procedimentos e condições, ou operações de trabalho.
II. as condições meteorológicas forem adversas.
III. houver evento que indique a necessidade de novo treinamento.
IV. houver retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 60 dias.
V. houver retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 90 dias.
VI. houver alteração na Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos trabalhadores em altura.
VII. ocorrer mudança de empresa.
Está correto o que se afirma em
De acordo com a NR-35 é correto afirmar que:
Considerando as práticas de segurança no trabalho, julgue o item subsequente.
O empregador deve fornecer treinamento e capacitação a seus
funcionários para que estejam aptos a executar procedimentos
de manutenção e(ou) instalação de equipamentos em alturas
superiores a dois metros do nível inferior, com risco de queda
Com relação a trabalho em altura na NR 35, assinale a alternativa correta:
Em relação aos critérios estabelecidos na Norma Regulamentadora NR-35 − Trabalho em Altura, é correto afirmar:
De acordo com a NR 35, os profissionais de acesso por corda devem possuir qualificação e certificação válida, sendo correto afirmar que o Profissional Nível 2 - N2 deve ter:
Assinale a alternativa correta.
Para os profissionais de acesso por corda Nível 1 – N1, Nível 2 - N2 e Nível 3 – N3, no que diz respeito aos treinamentos inicial e periódico previstos nos subitens 35.3.1 e 35.3.3 da NR-35 é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
A respeito da exposição de um trabalhador à altura superior a 2,00m do piso inferior e ao exame de saúde ocupacional realizado antes de iniciar esse trabalho, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
Em uma eventual queda, o Sistema de
Proteção Contra Queda (SPIC) deverá ser
projetado de forma que a força de impacto
transmitida ao trabalhador seja de até 5kN.
A respeito da exposição de um trabalhador à altura superior a 2,00m do piso inferior e ao exame de saúde ocupacional realizado antes de iniciar esse trabalho, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
No que se refere a treinamento e PCMSO
do trabalhador autorizado de atividade
em altura, deve constar no seu PCMSO a
aptidão para essa tarefa, inclusive os fatores
psicossociais. O treinamento/capacitação será realizado nos períodos: inicial, bienal
e eventual, com carga horária mínima de 8
horas para inicial e bienal.
A respeito da exposição de um trabalhador à altura superior a 2,00m do piso inferior e ao exame de saúde ocupacional realizado antes de iniciar esse trabalho, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
O uso do dispositivo absorvedor de energia
é obrigatório somente nas seguintes
condições: o Fator de Queda maior que = 1,
o comprimento do talabarte maior que 0,9m
e a altura mínima de 10m acima do nível
inferior.