SóProvas



Prova ADM&TEC - 2020 - Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL - Auditor Tributário Municipal


ID
5113321
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Das Regras Deontológicas

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

    RESPOSTA D

  • O que há de errado com a C?

  • Acredito que o erro da C seja que a D é mais correta e está na lei


ID
5115169
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deve conter, entre outras informações, a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida, assim como a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa, conforme determina o artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980.


II. A execução orçamentária de um exercício é formalmente encerrada a partir da publicação da Lei Orçamentária Anual– LOA do referido exercício, ainda que se tenham olvidado as normas de execução orçamentária e de programação financeira do ente federativo estabelecidas para o exercício.


III. Antes do recebimento do crédito orçamentário, as unidades gestoras devem efetuar a realização da despesa, que obedece aos seguintes estágios, respectivamente: liquidação, pagamento e empenho, que estão vinculados à execução financeira.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B- Apenas uma afirmativa está correta.
  • Alternativa I correta.

    Art. 2º - Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na  , com as alterações posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

    (...)

    § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;

    III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida;

    IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;

    V - a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; e

    VI - o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.


ID
5115175
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A função MÉDIASE, no Microsoft Excel, realiza uma operação estatística e retorna a média (aritmética) de todas as células em um intervalo que satisfazem um determinado critério.


II. No Microsoft Excel, a função TETO realiza uma operação de matemática e trigonometria e permite ao usuário arredondar um número até o inteiro mais próximo ou o múltiplo de significância mais próximo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gaba A

    •  MÉDIASE basta escrever =MÉDIASE que o Excel já irá mostrar a descrição da função e em seguida colocar o parêntese ou apertar a tecla TAB para selecionar a função. Essa função nos pede três argumentos, sendo eles: intervalo, critérios e intervalo_média.

    •  função =Teto será possível "arredondar" qualquer valor para o próximo número inteiro ou até o próximo múltiplo significativo. A sintaxe que usaremos nessa função será =TETO(Número; significância)

    pertencelemos!

  • MÉDIASE

    faz a média de acordo com uma condição, ou seja, iremos definir uma condição para que possa ser feita a média baseada nela.

    MÉDIA - calcula a média aritmética.

    MED - Retorna a mediana dos números indicados. 

  • Uma observação só pra complementar o comentario dos colegas.

    Sempre que aparecer a particula SE no Ms. Excel, ele quer que alguma função seje feita mediante algum CRITERIO.

    Por exemplo: mediaSE(A2:B2;">3") -----> Aqui você vai calcular a media mediante um criterio. E qual é esse criterio?

    É a media do numeros que contemplam o intervalo MAIORES QUE 3.

    Imagine que os valores sejam: A1= 2, A2= 4, B1= 6, B2= 8.

    Qual os valores maiores que 3? 4,6,8.

    Após isso basta calcular a soma e divide pelo total de numeros.

    Forte abraço!!!

  • Existe alguma diferença entre TETO e TETO.MAT?

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Essa II tá errada. Não é simplesmente "arredondar um número até o inteiro mais próximo ou o múltiplo de significância mais próximo", deve ser um número maior e que atenda esses critérios, por isso o nome da função é TETO. Do jeito que está da a entender que pode ser um número menor também. GAB CORRETO: Letra B.

ID
5115178
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A lei nº 8.666, de 1993, em seu artigo 43, determina que a licitação deve ser processada e julgada com a verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital. Ainda de acordo com esse artigo, deve-se observar também, conforme o caso, os preços correntes no mercado, os fixados por órgão oficial competente ou os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.


II. A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, de acordo com as disposições do artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo impedida a contratação do beneficiário do registro em igualdade de condições.


III. A tomada de preços, de acordo com o artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993, é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o quinto dia posterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gaba B

    TTTTTTTTTTTTTTTTTOMADA DE PREÇOS ---------------> TTTTTTTTTTTTTERCEIRO DIA

    LEI 8.666/93

    art. 22

    § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    pertencelemos!

  • →A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço  nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.

    →Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil.

    →A existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao fornecedor registrado em igualdade de condições.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    I. CERTO.

    Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

    II. ERRADO.

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    § 4º A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.

    III. ERRADO.

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    § 2º Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Desta forma:

    B. CERTO. Apenas uma afirmativa está correta.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
5115181
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme disposto no artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993. O concurso deve obedecer aos critérios constantes no edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.


II. De acordo com o disposto no artigo 6º da lei nº 8.666, de 1993, a empreitada integral refere-se a um empreendimento contratado em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.


III. A licitação na modalidade de leilão, de acordo com o disposto no artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993, tem por objetivo efetivar a venda de bens móveis inservíveis para a Administração, de produtos legalmente apreendidos ou penhorados ou mesmo para a alienação de bens imóveis. Ainda de acordo com essa lei, o leilão é realizado entre quaisquer interessados e a venda ou alienação ocorrerá para quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gaba D

    GLOBAL X INTEGRAL

    O primeiro passo para um bom entendimento no caso de licitações é ler a palavra “INTEGRAL” não como sinônimo de “global, inteiro, completo”, mas sim no sentido de “INTEGRAÇÃO”.

    Integração de quê? Da Construção e da Operação de uma obra!

    Ex: ao comprar um novo apartamento você não receberá ele em plenas condições de uso, pois será necessário instalar todo o mobiliário e equipamentos para nele habitar.

    Essa é o tipo de entrega oferecido pela Empreitada GLOBAL.

    Já a EMPREITADA INTEGRAL vai além, pois possibilita a entrega do objeto em plenas condições de utilização, com todos os equipamentos e aparelhagem necessários à sua operação.

    (depois de ler esse texto, leia a assertiva II, fica mais compreensível)

    pertencelemos!

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. Correto. Inteligência do art. 22, § 4º, da Lei n. 8.666/93: § 4 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    II. Correto, nos termos do art. 6º, VIII, "e", da Lei n. 8.666/93: Art. 6Para os fins desta Lei, considera-se: VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:  e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;

    III. Correto. Inteligência do art. 22, § 5º, da Lei n. 8.666/93: § 5   Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: D


ID
5115184
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. As compras públicas devem prever a especificação completa do bem a ser adquirido, com clara indicação de marca e fornecedor, conforme determina o artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993, de modo a garantir que o procedimento licitatório transcorra com absoluta conformidade com os procedimentos internos da instituição.


II. O artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, veda a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.


III. O conceito de serviço, de acordo com o artigo 6º da lei nº 8.666, de 1993, compreende toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração. Nessa definição incluem-se atividades de demolição, de conserto, de instalação, de montagem, de operação, de conservação, de reparação, de adaptação, de manutenção, de transporte, de locação de bens, de publicidade, de seguro ou de realização de trabalhos técnico-profissionais, por exemplo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    I - INCORRETA, sem indicação de marca.

    II - CORRETA

    III - CORRETA

  • gab. C

    I - As compras públicas devem prever a especificação completa do bem a ser adquirido, com clara indicação de marca e fornecedor, conforme determina o artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993, de modo a garantir que o procedimento licitatório transcorra com absoluta conformidade com os procedimentos internos da instituição. INCORRETA

    lei nº 8.666

    art. (...)

    § 5º É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

    art. 15 (...)

    § 7º Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;

    N. Lei 14.133

    Art. 41. No caso de licitação que envolva o fornecimento de bens, a Administração poderá excepcionalmente:

    I - indicar uma ou mais marcas ou modelos, desde que formalmente justificado, nas seguintes hipóteses:

    a) em decorrência da necessidade de padronização do objeto;

    b) em decorrência da necessidade de manter a compatibilidade com plataformas e padrões já adotados pela Administração;

    c) quando determinada marca ou modelo comercializados por mais de um fornecedor forem os únicos capazes de atender às necessidades do contratante;

    d) quando a descrição do objeto a ser licitado puder ser mais bem compreendida pela identificação de determinada marca ou determinado modelo aptos a servir apenas como referência;

    II - CORRETA

    III- CORRETA

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. As compras públicas devem prever a especificação completa do bem a ser adquirido, com clara indicação de marca e fornecedor, conforme determina o artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993, de modo a garantir que o procedimento licitatório transcorra com absoluta conformidade com os procedimentos internos da instituição.

    Errado. Conforme se verifica no art. 15, § 7º, I, da Lei n. 8.666/93 não é possível a indicação da marca: Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:   § 7 Nas compras deverão ser observadas, ainda: I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;

    II. O artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, veda a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

    Correto. Inteligência do art. 7º, § 5º, da Lei n. 8.666/93: § 5   É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

    III. O conceito de serviço, de acordo com o artigo 6º da lei nº 8.666, de 1993, compreende toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração. Nessa definição incluem-se atividades de demolição, de conserto, de instalação, de montagem, de operação, de conservação, de reparação, de adaptação, de manutenção, de transporte, de locação de bens, de publicidade, de seguro ou de realização de trabalhos técnico-profissionais, por exemplo.

    Correto. Inteligência do art. 6º, II, da Lei n. 8.666/93: Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se: II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    Portanto, apenas os itens II e III estão corretos.

    Gabarito: C


ID
5115187
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Convite é uma modalidade de licitação realizada entre, no mínimo, três fornecedores interessados e que atuam no ramo pertinente ao objeto dessa licitação, estejam eles cadastrados ou não e que foram escolhidos e convidados pela unidade administrativa, conforme disposto no artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993. Ainda de acordo com essa lei, a unidade administrativa deve afixar, em local apropriado, uma cópia do instrumento convocatório, o qual será estendido aos demais fornecedores cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até vinte e quatro horas da apresentação das propostas.


II. De acordo com o disposto no artigo 6º da lei nº 8.666, de 1993, o Projeto Básico compreende um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços, que caracteriza o objeto da licitação. O Projeto Básico é elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que devem assegurar a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.


III. Nas compras, deve ser observada, entre outros aspectos, a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e da utilização prováveis, de acordo com o artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993. Nesse caso, a estimativa deve ser sempre inferior ao menor registro histórico disponível.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I - CORRETO

    II - CORRETO

    III- ERRADO. Nesse caso, a estimativa deve ser sempre inferior ao menor registro histórico disponível. (FALSO)

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. Correto, nos termos do art. 22, § 3º, da Lei n. 8.666/93: § 3 Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    II. Correto. Inteligência do art. 6º, IX, da Lei n. 8.666/93: Art. 6 Para os fins desta Lei, considera-se: IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    III. Nas compras, deve ser observada, entre outros aspectos, a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e da utilização prováveis, de acordo com o artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993. Nesse caso, a estimativa deve ser sempre inferior ao menor registro histórico disponível.

    Errado. Na verdade, a estimativa dever ser obtida, sempre que possível, mediante técnicas adequadas de quantitativas de estimação, nos termos do art. 15, § 7º, II, da Lei n. 8.666/93: § 7 Nas compras deverão ser observadas, ainda: II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;

    Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.

    Gabarito: C


ID
5115190
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços devem obedecer ao disposto no artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, contemplando, ainda, a seguinte sequência: projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços. De acordo com a referida lei, a execução de cada etapa deve ser precedida da conclusão e da aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.


II. É obrigatório incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, conforme determina o artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão.


III. Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, após a adjudicação do contrato, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, conforme disposto no artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B)

    I. (CORRETA) As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços devem obedecer ao disposto no artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, contemplando, ainda, a seguinte sequência: projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços. De acordo com a referida lei, a execução de cada etapa deve ser precedida da conclusão e da aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência: I - projeto básico; II - projeto executivo; III - execução das obras e serviços. § 1o A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    II. (INCORRETA) É obrigatório incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, conforme determina o artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão.

    § 3   É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

    III. (INCORRETA) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, após a adjudicação do contrato, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, conforme disposto no artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993.

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços devem obedecer ao disposto no artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, contemplando, ainda, a seguinte sequência: projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços. De acordo com a referida lei, a execução de cada etapa deve ser precedida da conclusão e da aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    Correto, nos termos do art. 7º, I, II e III e § 1º, da Lei de Licitações: Art. 7  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência: I - projeto básico; II - projeto executivo; III - execução das obras e serviços. § 1 A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    II. É obrigatório incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, conforme determina o artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão.

    Errado. Exatamente o oposto: a Lei de Licitações veda a inclusão no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei n. 8.666/93: § 3  É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

    III. Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, após a adjudicação do contrato, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, conforme disposto no artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993.

    Errado. Na verdade, a concorrência é a modalidade que, na fase inicial de habilitação preliminar, o interessado comprove os requisitos mínimos para a execução de seu objeto, nos termos do art. 22, § 1º, da Lei n.8.666/93: § 1 Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Portanto, apenas o item I está correto.

    Gabarito: B


ID
5115193
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. À luz do artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, deve-se sempre incluir, no objeto da licitação, o fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.


II. Nas compras públicas, deve-se observar, entre outros aspectos, as condições de guarda e de armazenamento de materiais que não permitam a deterioração dos itens adquiridos, devendo tais condições serem determinadas pela contratada após a execução do contrato, conforme previsto no artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993.


III. À luz do artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993, são modalidades de licitação permitidas para as entidades públicas brasileiras, apenas: a concorrência, a tomada de preços, o convite e o leilão.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. E. À luz do artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, deve-se sempre incluir, no objeto da licitação, o fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    II. E. Nas compras públicas, deve-se observar, entre outros aspectos, as condições de guarda e de armazenamento de materiais que não permitam a deterioração dos itens adquiridos, devendo tais condições serem determinadas pela contratada após a execução do contrato, conforme previsto no artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993.

    III. E. Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • Gabarito: A

     

    I) ERRADO: na lei consta que é vedado incluir na licitação fornecimento de materiais sem previsão de quantidade.

    Art. 7° - § 4° É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

     

    II) ERRADO: a lei não menciona que tais condições devem ser determinadas após a execução do contrato.

    Art. 15 - § 7° Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.

     

    III) ERRADO: ao todo são 5 modalidades.

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. À luz do artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, deve-se sempre incluir, no objeto da licitação, o fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    Errado. Na verdade, a Lei de Licitações proíbe a inclusão de de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo. Nesse sentido é o art. 7º, § 4º, da Lei n. 8.666/93: § 4 É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    II. Nas compras públicas, deve-se observar, entre outros aspectos, as condições de guarda e de armazenamento de materiais que não permitam a deterioração dos itens adquiridos, devendo tais condições serem determinadas pela contratada após a execução do contrato, conforme previsto no artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993.

    Errado. De fato, nas compras devem ser observadas as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material, porém, a Lei n. 8.666/93 não preceitua ser obrigação da contratada após a execução do contrato. Inteligência do art. 15, § 7º, III, da Lei de Licitações: § 7 Nas compras deverão ser observadas, ainda: III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.

    III. À luz do artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993, são modalidades de licitação permitidas para as entidades públicas brasileiras, apenas: a concorrência, a tomada de preços, o convite e o leilão.

    Errado. A Lei de Licitações também traz a modalidade do concurso, nos termos do art. 22, IV da Lei n. 8.666/93. Além disso, a Lei n. 10.520/00 regulamenta o pregão. Art. 22.  São modalidades de licitação: IV - concurso; Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Portanto, nenhum item está correto.

    Gabarito: A

  • Julguemos as assertivas lançadas:

    I- Errado:

    A presente afirmativa viola o teor do art. 7º, §4º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 7º (...)
    § 4o  É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo."

    Logo, longe de ser uma obrigação, trata-se de comportamento vedado pela lei.

    II- Errado:

    De início, é importante dizer que, realmente, nas compras, deve-se observar as condições de guarda e armazenamento, de maneira que impedir a deterioração do material. É neste sentido o teor do art. 15, §7º, III, da Lei 8.666/93:

    "Art. 15 (...)
    § 7o Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    (...)

    III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material."

    Nada obstante, inexiste base legal a determinar que seja a contratada a determinar referidas condições de guarda e armazenamento, o que, aliás, não faz muito sentido, visto que, se os bens adquiridos já estarão de posse da Administração, é razoável supor que ela própria poderá adotar a melhor técnica viável para evitar tal deterioração.

    Seja como for, a Banca sustentar que o art. 15 conteria disposição no sentido de atribuir à contratada a determinação das condições de guarda e armazenamento, o que não é verdadeiro, pela letra da lei.

    Assim, equivocada esta proposição.

    III- Errado:

    Além das modalidades listadas nesta assertiva, existe, também, no bojo da Lei 8.666/93, a modalidade concurso, devidamente contemplada no art. 22, IV, in verbis:

    "Art. 22.  São modalidades de licitação:

    (...)

    IV - concurso;"

    Do exposto, todas as assertivas são incorretas.


    Gabarito do professor: A

  • Analise as afirmativas a seguir:

    I. À luz do artigo 7º da lei nº 8.666, de 1993, deve-se sempre incluir, no objeto da licitação, o fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    Lei nº 8.666/93 - Lei das Licitações

    7º As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    (...)

    §4º É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondem às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    II. Nas compras públicas, deve-se observar, entre outros aspectos, as condições de guarda e de armazenamento de materiais que não permitam a deterioração dos itens adquiridos, devendo tais condições serem determinadas pela contratada após a execução do contrato, conforme previsto no artigo 15 da lei nº 8.666, de 1993.

    Lei nº 8.666/93 - Lei das Licitações

    Das Compras

    15 - As compras, sempre que possível, deverão:

    §7º Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    (...)

    III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material

    III. À luz do artigo 22 da lei nº 8.666, de 1993, são modalidades de licitação permitidas para as entidades públicas brasileiras, apenas: a concorrência, a tomada de preços, o convite (concurso) e o leilão.

    Lei 8.666/93 - Lei das Licitações

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    22 - São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    Marque a alternativa CORRETA:

    X Nenhuma afirmativa está correta.

    X Apenas uma afirmativa está correta.

    X Apenas duas afirmativas estão corretas.

    X Todas as afirmativas estão corretas.


ID
5115196
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Lei Federal nº 4.320, de 1964, em seu artigo 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que o contrato seja adjudicado. A ordem de pagamento só pode ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade.


II. Segundo a Portaria MPOG nº 42, de 1999, um projeto é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.


III. Considera-se estabelecimento prestador, nos termos do artigo 4º da lei complementar nº 116, de 2003, o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, de filial, de agência, de posto de atendimento, de sucursal, de escritório de representação ou de contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I -Errado está diferente da lei:

    I. A Lei Federal nº 4.320, de 1964, em seu artigo 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que o contrato seja adjudicado. A ordem de pagamento só pode ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade.

    L. 4.320/64 Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. Parágrafo único. A ordem de pagamento só poderá ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    II - Correto está igual a lei:

    Art 2°, b: Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo;

    III - Correto está igual a lei

    LC n° 116 Art. 4o Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.


ID
5115199
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na técnica orçamentária, reserva-se o termo crédito para designar o aspecto orçamentário, representando a dotação ou a autorização de gasto ou a sua descentralização. O termo recurso, por outro lado, é usado no aspecto financeiro, indicando o dinheiro ou o saldo de disponibilidade financeira. Logo, crédito e recurso são duas faces da mesma moeda.


II. O empenho é o último estágio da despesa e sucede a sua realização, podendo extrapolar o limite do crédito orçamentário. Para que o empenho seja realizado, é necessária a autorização do chefe do executivo do ente da federação.


III. No contexto da execução orçamentária, o pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado antes da regular liquidação da despesa.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na técnica orçamentária, normalmente, distinguem-se as palavras crédito e recurso. Reserva-se o termo crédito para designar o aspecto orçamentário, representando a dotação ou autorização de gasto ou sua descentralização. O termo recurso é usado no aspecto financeiro, indicando dinheiro ou saldo de disponibilidade financeira. Logo, crédito e recurso são duas faces da mesma moeda

    Apostila Enap - Gestão Orçamentária e Financeira, página 22.

  • REDAÇÃO CORRETA DA III:

    O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.


ID
5115202
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A lei orçamentária pode ser alterada no decorrer de sua execução por meio dos créditos adicionais, que podem ser de três tipos: créditos suplementares, créditos especiais e créditos revogados. Em qualquer das hipóteses, é necessária a aprovação da maioria absoluta do Poder Legislativo do ente federativo.


II. A descentralização de créditos orçamentários pode ser interna, que é a movimentação de créditos orçamentários entre órgãos distintos; ou externa, quando realizada entre unidades gestoras de um mesmo órgão. Ambas as formas são realizadas por meio de nota de movimentação de crédito.


III. O processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, através do artigo 165, que tolhe a realização do planejamento das ações do governo por meio do Plano Plurianual – PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e da Lei Orçamentária Anual – LOA.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    I. A lei orçamentária pode ser alterada no decorrer de sua execução por meio dos créditos adicionais, que podem ser de três tipos: créditos suplementares, créditos especiais e créditos revogados. Em qualquer das hipóteses, é necessária a aprovação da maioria absoluta do Poder Legislativo do ente federativo. INCORRETA

    L. 4.320. Art. 41.

    Créditos adicionais, que podem ser de três tipos: créditos suplementares, créditos especiais e créditos extraordinários.

    II. A descentralização de créditos orçamentários pode ser interna, que é a movimentação de créditos orçamentários entre órgãos distintos; ou externa, quando realizada entre unidades gestoras de um mesmo órgão. Ambas as formas são realizadas por meio de nota de movimentação de crédito. INCORRETA

    Trocou interna por externa, e vice-versa.

    III. O processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, através do artigo 165, que tolhe a realização do planejamento das ações do governo por meio do Plano Plurianual – PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e da Lei Orçamentária Anual – LOA. INCORRETA

    Essa achei sacanagem, está errada só pelo verbo.

    Tolher: causar embaraço ou impedimento; estorvar.

    Qualquer erro me falem.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • Tolher: causar embaraço ou impedimento; estorvar; pôr obstáculo a; opor-se, obstar.

  • Tolher teu c..

  • Tolhe de c* é rol@.

  • Trata-se de uma questão cuja resposta é encontrada na Lei 4.320/64 (Lei que institui normas gerais de Direito Financeiro).

    Vamos analisar as assertivas.

    I. ERRADO. A lei orçamentária pode ser alterada no decorrer de sua execução por meio dos créditos adicionais, que podem ser de três tipos: créditos suplementares, créditos especiais e créditos EXTRAORDINÁRIOS (não existem créditos adicionais revogados). Em qualquer das hipóteses, é necessária a aprovação da maioria absoluta do Poder Legislativo do ente federativo.

    II. ERRADO. A descentralização de créditos orçamentários pode ser EXTERNA, que é a movimentação de créditos orçamentários entre órgãos distintos; ou INTERNA, quando realizada entre unidades gestoras de um mesmo órgão. Ambas as formas são realizadas por meio de nota de movimentação de crédito.

    III. ERRADO. O processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, através do artigo 165, que FOMENTA (não tolhe) a realização do planejamento das ações do governo por meio do Plano Plurianual – PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e da Lei Orçamentária Anual – LOA. Tolher significa impedir.

    Logo, nenhuma afirmativa está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".


ID
5115205
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A descentralização de créditos orçamentários consiste na transferência, de uma unidade gestora para uma entidade privada ou para um agente público de outra instituição, do poder de definir, priorizar, autorizar e utilizar os créditos orçamentários de um ente federativo.


II. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deve conter, entre outras informações, o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato, conforme determina o artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980.


III. A formalização do empenho se dá com a emissão da nota de empenho, comprometendo dessa forma os créditos orçamentários e mantendo-os disponíveis para nova utilização, a qualquer momento. Esse processo é considerado a etapa final do planejamento financeiro.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a alternativa II está correta:

    Lei 6.830/1980

    Art. 2º - Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na Lei 4.320/64, com as alterações posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

    § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;

  • Trata-se de uma questão sobre aspectos gerais do orçamento público.

    Vamos analisar as assertivas.

    I. ERRADO. A descentralização de créditos orçamentários é o procedimento por meio do qual um órgão ou entidade transfere a outro a possibilidade de utilização dos créditos orçamentários. Atentem que a descentralização de créditos orçamentários não modifica a programação ou o valor de suas dotações orçamentárias, e não altera a unidade orçamentária detentora do crédito orçamentário ou em créditos adicionais.

    Logo, a descentralização de créditos orçamentários NÃO consiste na transferência, de uma unidade gestora para uma entidade privada ou para um agente público de outra instituição, do poder de definir, priorizar, autorizar e utilizar os créditos orçamentários de um ente federativo. Ela não pode alterar a unidade orçamentária (classificação institucional). Elas não se confundem com transferências e transposição.


    II. CORRETO. Realmente, o Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deve conter, entre outras informações, o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato. É o que determina o artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980:

    “Art. 2º - Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na Lei 4.320/64, com as alterações posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. [...]
    § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter: [...]
    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato".


    III. ERRADO. Realmente, a formalização do empenho se dá com a emissão da nota de empenho, comprometendo dessa forma os créditos orçamentários e mantendo-os disponíveis para nova utilização, a qualquer momento. No entanto, esse processo NÃO é considerado a etapa final do planejamento financeiro. É o primeiro estágio da despesa. É o que afirma a ENAP:

    “A formalização do empenho dá-se com a emissão da Nota de Empenho (NE), comprometendo dessa forma os créditos orçamentários e tornando-os indisponíveis para nova utilização. [...] É o primeiro estágio da despesa e precede sua realização, estando restrito ao limite do crédito orçamentário".


    Logo, apenas uma afirmativa está correta.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".

    Fonte: ENAP. Orçamento Público – Conhecimentos Básicos. Módulo 5. Brasília: ENAP, 2014.


ID
5115208
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o artigo 2º da lei complementar nº 116, de 2003, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do Brasil, à exceção dos serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.


II. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deverá conter, entre outras informações, o nome do devedor; dos corresponsáveis; o domicílio ou a residência de um e de outros, sempre que conhecido; e o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida, de acordo com o disposto no artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980.


III. Consideram-se isentos do Imposto de Renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados, de acordo com o artigo 14 da lei complementar nº 123, de 2006.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

  • Esse modelo de cobrança de questão é muito ruim.

  • JUSTIFICATIVAS:

    I: LEI COMPLEMENTAR n° 116/2003

    Art. 2° O imposto não incide sobre:

    I – as exportações de serviços para o exterior do País.

    Parágrafo único. Não se enquadram no disposto no inciso I os serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior. VERDADEIRA 

    II: LEI n° 6.830

    Art. 2° Omissis

    § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;

    III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida;

    IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;

    V - a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; e

    VI - o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida. VERDADEIRA

    III: LEI COMPLEMENTAR n° 123

    Art. 14. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados. (Obs.: eu ficaria atenta às exceções dos parágrafos seguintes...) VERDADEIRA

    Alternativa D.

    Bons estudos.

    Nosce te Ipsum

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: Impostos em espécie.

     

    Abaixo, iremos justificar cada uma das assertivas:

    I. De acordo com o artigo 2º da lei complementar nº 116, de 2003, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do Brasil, à exceção dos serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.

    Correto, por respeitar a LC 116/03:

    Art. 2o O imposto não incide sobre:

    I – as exportações de serviços para o exterior do País;

    Parágrafo único. Não se enquadram no disposto no inciso I os serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.

     

    II. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deverá conter, entre outras informações, o nome do devedor; dos corresponsáveis; o domicílio ou a residência de um e de outros, sempre que conhecido; e o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida, de acordo com o disposto no artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980.

    Correto, por respeitar a lei 6.830/80:

    Art. 2º §5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;

    III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida;

    IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;

    V - a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; e

    VI - o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.

     

    III. Consideram-se isentos do Imposto de Renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados, de acordo com o artigo 14 da lei complementar nº 123, de 2006.

    Correto, por respeitar a LC 123/06:

    Art. 14.  Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

     

    Logo, todas as assertivas estão corretas.

     

    Gabarito do Professor: Letra D. 


ID
5115211
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Segundo a Portaria MPOG nº 42, de 1999, uma atividade um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.


II. Durante a execução do orçamento, os créditos podem revelar-se exagerados para a realização dos programas de trabalho, ou pode ocorrer a necessidade de redução de despesas autorizadas inicialmente. Para atender a essa necessidade, a legislação prevê os créditos adicionais.


III. A liquidação é o estágio que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor com base nos títulos e documentos devidamente atestados, que comprovem a entrega do material ou a prestação do serviço. A formalização da liquidação se dá com a emissão da nota de movimentação de crédito.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • INSTRUMENTOS DE PROGRAMAÇÃO utilizados para alcançar o objetivo de um programa: 

    - Atividade: conjunto de operações de modo contínuo e permanente, resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo. As ações do tipo Atividade mantêm o mesmo nível da produção pública.

    - Projeto: conjunto de operações limitadas no tempo, resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de Governo.

    I. [CORRETO] Segundo a Portaria MPOG nº 42, de 1999, uma atividade um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

  • Item 3

    2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    I -o contrato, ajuste ou acordo respectivo;

    II -a nota de empenho;

    III -os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

  • Vamos analisar as afirmativas:

    I. Correta.

    A classificação por estrutura programática organiza o orçamento em programas. A partir dos programas são relacionadas às ações. As ações, conforme suas características, podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais.

    De acordo com a Portaria MPOG n.º 42, de 1999, atividade é justamente isso. Observe:

    “Art. 2º Para os efeitos da presente Portaria, entendem-se por:

    c) Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;"

    II. Incorreta.

    Os créditos adicionais são utilizados para aumentar as despesas autorizadas inicialmente, e não reduzi-las. Confira:

    “Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento."

    III. Incorreta.

    De fato, de acordo com a Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito."

    No entanto, a formalização da liquidação não se dá com a emissão de nota de movimentação de crédito. Esse documento é utilizado para registrar eventos vinculados à movimentação interna e externa de créditos (provisão e destaque).

    Portanto, temos apenas uma afirmativa correta.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5115214
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O artigo 17 da lei complementar nº 123, de 2006, veda o recolhimento dos impostos e contribuições na forma do Simples Nacional à microempresa ou à empresa de pequeno porte que preste serviço de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, exceto quando na modalidade fluvial ou quando possuir características de transporte urbano ou metropolitano ou quando o transporte realizar-se sob a forma de fretamento contínuo em área metropolitana para o transporte de estudantes ou trabalhadores.


II. Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos débitos consignados no orçamento. A execução financeira, por outro lado, representa a retenção dos recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e atividades atribuídos a cada unidade.


III. Não pode recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional, de acordo com o artigo 17 da Lei Complementar nº 123, de 2006, a microempresa ou empresa de pequeno porte que explore atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, de gestão de crédito, de seleção e riscos, de administração de contas a pagar e a receber, de gerenciamento de ativos (asset management) ou de compra de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring) ou que execute operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito, exclusivamente com recursos próprios, tendo como contrapartes microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive sob a forma de empresa simples de crédito.


Marque a alternativa CORRETA:



Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA - C

    II) ERRADA - Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos débitos consignados no orçamento. A execução financeira, por outro lado, representa a retenção dos recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e atividades atribuídos a cada unidade.

    A execução orçamentária é a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual – LOA. 

    A execução financeira é a utilização dos recursos financeiros que visa atender à realização dos programas, ações e projetos e/ou atividades que são atribuídos às unidades orçamentárias.


ID
5115217
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O artigo 5º da Lei Complementar nº 123, de 2006, determina que os órgãos e entidades governamentais envolvidos na abertura e no fechamento de empresas, no âmbito de suas atribuições, deverão manter à disposição dos usuários, de forma presencial e pela rede mundial de computadores, informações, orientações e instrumentos, de forma integrada e consolidada, que permitam realizar pesquisas prévias às etapas de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas, de modo a prover ao usuário certeza quanto à documentação exigível e quanto à viabilidade do registro ou inscrição.


II. Após a Lei Orçamentária Anual (LOA) ter sido aprovada e sancionada, o Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD) será definido como sendo um instrumento que detalha, em nível operacional, os subprojetos e subatividades constantes da lei orçamentária anual, especificando as unidades orçamentárias de cada órgão, fundo ou entidades dos orçamentos fiscal e da seguridade social, especificando, para cada categoria, a fonte de recursos, a categoria econômica, o grupo de despesa e a modalidade de aplicação.


III. De acordo com o artigo 13 da Lei Complementar nº 123, de 2006, o Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, entre outros.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115220
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou empresa de pequeno porte que tenha sócio domiciliado no exterior; ou de cujo capital participe uma entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal, conforme determina o artigo 17 da lei complementar nº 123, de 2006.


II. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deve conter, entre outras informações, a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo dessa atualização, de acordo com as determinações do artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980.


III. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza não incide sobre o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, sobre o valor dos depósitos bancários ou do principal, dos juros ou dos acréscimos moratórios relativos às operações de crédito realizadas por instituições financeiras, conforme previsto no artigo 2º da lei complementar nº 116, de 2003.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA 'D'.

    I - VERDADEIRO - LC123, Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou empresa de pequeno porte:    (Redação dada pela Lei Complementar nº 167, de 2019)

    II - que tenha sócio domiciliado no exterior;

    III - de cujo capital participe entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal;

    ii - VERDADEIRO - lei 6830, art. 2, § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter: IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;

    iii - VERDADEIRO -  lei complementar nº 116 - ART. 2, O imposto [ISSQN] não incide sobre:III – o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, o valor dos depósitos bancários, o principal, juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.


ID
5115223
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza não incide sobre a prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos gerentes-delegados, conforme disposto no artigo 2º da lei complementar nº 116, de 2003.


II. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ; do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, nos termos da lei; e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, conforme dispõe o artigo 13 da Lei complementar nº 123, de 2006.


III. Não poderá recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou empresa de pequeno porte que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas federal, estadual ou municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa, conforme previsto no artigo 17 da lei complementar nº 123, de 2006.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    I - Correta. Segundo a LC 116/03:

    Art. 2 O imposto não incide sobre:

    II – a prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos gerentes-delegados;

    II - Correta. Segundo a LC 123/06:

    Art. 13. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições:

    I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ;

    II - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, observado o disposto no inciso XII do § 1 deste artigo;

    III - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL;

    III - Correta. Segundo a LC 123/06:

    Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou empresa de pequeno porte: 

    V - que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa;

    Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp116.htm>; <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Alternativa II PESSIMAMENTE redigida. Dá a ideia de que não há outros tributos recolhidos na forma do Simples Nacional, conforme está ESCRITO.

    II. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ; do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, nos termos da lei; e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, conforme dispõe o artigo 13 da Lei complementar nº 123, de 2006.

    Esse "E" é como se funcionasse em um rol exaustivo, como se não houvesse outros tributos recolhidos na forma do Simples Nacional.

    Uma questão de AUDITOR TRIBUTÁRIO passar assim sem recursos ou impugnações é um absurdo.


ID
5115226
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PERÍCIA


Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais.


A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.


Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés.


Já a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário. Ela pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária.


Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente.


Já a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).


Por fim, temos ainda as perícias voluntárias. Elas são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3go9j80.



Leia o texto 'PERÍCIA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação, de acordo com o texto.


II. A perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado, tais como as secretarias municipais, as empresas comerciais, os tribunais, os institutos independentes e as organizações sem fins lucrativos de um modo geral, de acordo com o texto.


III. Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio do código penal e de outras regulamentações que determinam a forma e a publicidade dos atos públicos em relação a informações sigilosas, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o último parágrafo do texto, "uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.".

     .

    II. A perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado, tais como as secretarias municipais, as empresas comerciais, os tribunais, os institutos independentes e as organizações sem fins lucrativos de um modo geral, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o penúltimo parágrafo do texto, "a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).".

     .

    III. Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio do código penal e de outras regulamentações que determinam a forma e a publicidade dos atos públicos em relação a informações sigilosas, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o penúltimo parágrafo do texto, "na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente."

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115229
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PERÍCIA


Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais.


A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.


Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés.


Já a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário. Ela pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária.


Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente.


Já a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).


Por fim, temos ainda as perícias voluntárias. Elas são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3go9j80.



Leia o texto 'PERÍCIA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Segundo o texto, as informações da perícia contábil judicial são anexadas ao processo e tolhem a capacidade do juiz de tomar decisões coerentes com os princípios da legalidade, publicidade e impessoalidade.


II. Na perícia contábil judicial, com a indicação de um assistente técnico pelas partes, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés, de acordo com o texto.


III. A perícia no âmbito estatal inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU), de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Segundo o texto, as informações da perícia contábil judicial são anexadas ao processo e tolhem a capacidade do juiz de tomar decisões coerentes com os princípios da legalidade, publicidade e impessoalidade.

    Errado. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "as informações [do perito contábil judicial] são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões". Em nenhum momento o texto afirma que essas informações tolhem (impedem, prejudicam) a capacidade do juiz de tomar decisões coerentes com os princípios da legalidade, publicidade e impessoalidade.

     .

    II. Na perícia contábil judicial, com a indicação de um assistente técnico pelas partes, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés".

     .

    III. A perícia no âmbito estatal inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU), de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o penúltimo parágrafo do texto, "a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU)."

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115232
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PERÍCIA


Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais.


A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.


Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés.


Já a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário. Ela pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária.


Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente.


Já a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).


Por fim, temos ainda as perícias voluntárias. Elas são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3go9j80.



Leia o texto 'PERÍCIA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Na perícia contábil judicial, o perito é responsável por fazer uma análise criteriosa dos documentos a ele entregues, reunir os dados consolidados sobre as ações e processos e, por fim, encobrir sua opinião através de um parecer sucinto, de acordo com o texto.


II. O texto afirma que a perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz, por uma empresa particular ou por um representante do poder Executivo municipal. Nesse tipo de perícia, busca-se analisar e compreender as nuances relacionadas com uma disputa administrativa em relação a um bem ou serviço público que foi mal executado.


III. Na perícia contábil judicial, se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Na perícia contábil judicial, o perito é responsável por fazer uma análise criteriosa dos documentos a ele entregues, reunir os dados consolidados sobre as ações e processos e, por fim, encobrir sua opinião através de um parecer sucinto, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, na perícia contábil judicial, "o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões". Em nenhum momento o texto afirma que o perito deve reunir os dados consolidados sobre as ações e processos e, por fim, encobrir (esconder, ocultar) sua opinião através de um parecer sucinto

     .

    II. O texto afirma que a perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz, por uma empresa particular ou por um representante do poder Executivo municipal. Nesse tipo de perícia, busca-se analisar e compreender as nuances relacionadas com uma disputa administrativa em relação a um bem ou serviço público que foi mal executado.

    Errado. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "a perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica". Portanto, a perícia contábil judicial não é solicitada por uma empresa particular ou por um representante do poder Executivo municipal e nesse tipo de perícia, NÃO busca-se analisar e compreender as nuances relacionadas com uma disputa administrativa em relação a um bem ou serviço público que foi mal executado.

     .

    III. Na perícia contábil judicial, se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial".

     .

    Gabarito: Letra B

  • Item I – Errado. O objetivo é “trazer luz” “elucidar”, jamais “encobrir.

    Item II – Errado. A perícia judicial é no âmbito do judiciário apenas.

    Item III – Certo.


ID
5115235
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PERÍCIA


Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais.


A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.


Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés.


Já a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário. Ela pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária.


Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente.


Já a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).


Por fim, temos ainda as perícias voluntárias. Elas são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3go9j80.



Leia o texto 'PERÍCIA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A perícia contábil extrajudicial pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária, de acordo com o texto.


II. O texto afirma que as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais. Em ambos os casos, o perito deve ser um profissional devidamente designado e instruído por um representante do judiciário.


III. A perícia contábil judicial é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:



Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. A perícia contábil extrajudicial pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o quarto parágrafo do texto, "a perícia contábil extrajudicial [...] pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária".

     .

    II. O texto afirma que as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais. Em ambos os casos, o perito deve ser um profissional devidamente designado e instruído por um representante do judiciário.

    Errado. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais". No entanto, o texto não afirma que em ambos os casos, o perito deve ser um profissional devidamente designado e instruído por um representante do judiciário.

     .

    III. A perícia contábil judicial é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "a perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115238
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PERÍCIA


Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais.


A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.


Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés.


Já a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário. Ela pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária.


Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente.


Já a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).


Por fim, temos ainda as perícias voluntárias. Elas são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3go9j80.



Leia o texto 'PERÍCIA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Na perícia arbitral, deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente, cujos custos serão pagos pelo réu ou pela parte declarada perdedora do processo judicial, de acordo com o texto.


II. As perícias voluntárias são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo, de acordo com o texto.


III. De acordo com o texto, na perícia arbitral, as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, cabendo ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Na perícia arbitral, deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente, cujos custos serão pagos pelo réu ou pela parte declarada perdedora do processo judicial, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, "na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente". No entanto, em nenhum momento o texto afirma que "os custos serão pagos pelo réu ou pela parte declarada perdedora do processo judicial".

     .

    II. As perícias voluntárias são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o texto, "as perícias voluntárias são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas". 

     .

    III. De acordo com o texto, na perícia arbitral, as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, cabendo ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia.

    Certo. De acordo com o texto, "na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115241
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

PERÍCIA


Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais.


A perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica. Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões.


Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial. Assim, são garantidas a lisura e a segurança das informações, permitindo que a análise do magistrado seja feita sem nenhum viés.


Já a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário. Ela pode ser subdividida em três tipos: perícia arbitral, perícia no âmbito estatal e perícia voluntária.


Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada, e cabe ao árbitro em questão determinar a necessidade de uma perícia. Deve haver concordância entre as partes na escolha de um perito independente.


Já a perícia no âmbito estatal é aquela executada sob o controle dos órgãos do Estado. Isso inclui as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), as perícias criminais e aquelas conduzidas pelo Ministério Público da União (MPU).


Por fim, temos ainda as perícias voluntárias. Elas são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas. Uma organização que tenha interesse em adquirir outra, por exemplo, poderá, em algum momento, solicitar que seja feita uma perícia contábil sobre certos documentos de forma a comprovar uma determinada informação.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3go9j80.



Leia o texto 'PERÍCIA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A perícia contábil extrajudicial é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário, de acordo com o texto.


II. Segundo o texto, a perícia contábil judicial é responsável pela análise de riscos e expectativas, principalmente na Administração Pública e nos fundos de pensão municipais, através do uso de conhecimentos específicos de matemática, estatística e finanças, para obter uma otimização dos custos e processos operacionais da entidade.


III. No caso das perícias voluntárias, não é necessário que haja uma disputa entre as partes interessadas em comum acordo, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. A perícia contábil extrajudicial é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o texto, "a perícia contábil extrajudicial, como o nome indica, é aquela que é realizada sem que haja um pedido de um juiz ou, ainda, sem que exista um processo em andamento no judiciário".

     .

    II. Segundo o texto, a perícia contábil judicial é responsável pela análise de riscos e expectativas, principalmente na Administração Pública e nos fundos de pensão municipais, através do uso de conhecimentos específicos de matemática, estatística e finanças, para obter uma otimização dos custos e processos operacionais da entidade.

    Errado. Em nenhum momento o texto faz essa afirmação. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "a perícia contábil judicial é aquela solicitada por um juiz. Ela é indicada para casos em que é necessário um laudo especializado, elaborado de forma isenta, para a resolução de uma questão jurídica."

     .

    III. No caso das perícias voluntárias, não é necessário que haja uma disputa entre as partes interessadas em comum acordo, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o último parágrafo do texto, "as perícias voluntárias são contratadas por uma organização ou por um conjunto de organizações interessadas em comum acordo. Nesse caso, não é necessário que haja uma disputa entre elas".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115244
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUDITORIA INTERNA


A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, a melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e no aprimoramento das operações e resultados de uma organização.


O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.


O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da organização na qual possa ser de utilidade à Administração. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades tais como:


• Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;


• Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes;


• Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda;


• Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização;


• Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;


• Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização. Em relação à organização do departamento, um ponto de maior relevância é a autonomia e independência com que conta o departamento de Auditoria Interna da organização;


Nesse sentido, o nível ao qual o departamento se reporta pode desde logo indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade, de modo a poder realmente escapar das ingerências e pressões, bem como manter a liberdade de agir sobre todas as áreas da organização, sem restrições.


Por outro lado, uma subordinação a grau menor pode criar situações, impossibilitando a execução de seus trabalhos de forma independente. Seria útil, entretanto, lembrar que o mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção.


A extensão em que esse suporte de fato existe somente pode ser apurada da discussão franca com a direção de modo a verificar em que grau a direção considera sua auditoria interna realmente autorizada a examinar vertical e horizontalmente a ações organizacionais. A auditoria interna, colocada dessa forma, em nível recomendável para efeito do bom controle Interno.


Por Ibraim Lisboa. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32j2mQB.

Leia o texto 'AUDITORIA INTERNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com o texto, determinar a extensão do cumprimento das normas, a eficácia dos planos e impedir o cumprimento dos procedimentos vigentes são atividades que podem ser realizadas no âmbito de uma auditoria interna.


II. Segundo o texto, determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização, é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna.


III. Revisar e avaliar a eficácia, a suficiência e a aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais, assim como mapear e identificar oportunidades de contribuir para a qualidade de vida do cidadão, são atividades mandatórias que devem ser realizadas no âmbito de qualquer auditoria interna, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. De acordo com o texto, determinar a extensão do cumprimento das normas, a eficácia dos planos e impedir o cumprimento dos procedimentos vigentes são atividades que podem ser realizadas no âmbito de uma auditoria interna.

    Errado. O texto não fala em "impedir o cumprimento dos procedimentos vigentes", pelo contrário, o auditor interno deve determinar a extensão dos procedimentos vigentes". De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes" é uma das atividades desempenhadas pelo auditor interno.

     .

    II. Segundo o texto, determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização, é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna.

    Certo. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização" é uma das atividades desempenhadas pelo auditor interno.

     .

    III. Revisar e avaliar a eficácia, a suficiência e a aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais, assim como mapear e identificar oportunidades de contribuir para a qualidade de vida do cidadão, são atividades mandatórias que devem ser realizadas no âmbito de qualquer auditoria interna, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais" é uma das atividades desempenhadas pelo auditor interno. No entanto, o texto não fala que "identificar oportunidades de contribuir para a qualidade de vida do cidadão é uma atividade mandatória que deve ser realizadas no âmbito de qualquer auditoria interna".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115247
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUDITORIA INTERNA


A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, a melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e no aprimoramento das operações e resultados de uma organização.


O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.


O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da organização na qual possa ser de utilidade à Administração. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades tais como:


• Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;


• Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes;


• Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda;


• Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização;


• Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;


• Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização. Em relação à organização do departamento, um ponto de maior relevância é a autonomia e independência com que conta o departamento de Auditoria Interna da organização;


Nesse sentido, o nível ao qual o departamento se reporta pode desde logo indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade, de modo a poder realmente escapar das ingerências e pressões, bem como manter a liberdade de agir sobre todas as áreas da organização, sem restrições.


Por outro lado, uma subordinação a grau menor pode criar situações, impossibilitando a execução de seus trabalhos de forma independente. Seria útil, entretanto, lembrar que o mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção.


A extensão em que esse suporte de fato existe somente pode ser apurada da discussão franca com a direção de modo a verificar em que grau a direção considera sua auditoria interna realmente autorizada a examinar vertical e horizontalmente a ações organizacionais. A auditoria interna, colocada dessa forma, em nível recomendável para efeito do bom controle Interno.


Por Ibraim Lisboa. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32j2mQB.

Leia o texto 'AUDITORIA INTERNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna, de acordo com o texto.


II. O mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção, de acordo com o texto.


III. Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda" é uma das atividades desempenhadas pelo auditor interno.

     .

    II. O mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o penúltimo parágrafo do texto, "o mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção".

     .

    III. Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização" é uma das atividades desempenhadas pelo auditor interno.

     .

    Gabarito: Letra D


ID
5115250
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUDITORIA INTERNA


A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, a melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e no aprimoramento das operações e resultados de uma organização.


O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.


O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da organização na qual possa ser de utilidade à Administração. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades tais como:


• Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;


• Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes;


• Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda;


• Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização;


• Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;


• Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização. Em relação à organização do departamento, um ponto de maior relevância é a autonomia e independência com que conta o departamento de Auditoria Interna da organização;


Nesse sentido, o nível ao qual o departamento se reporta pode desde logo indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade, de modo a poder realmente escapar das ingerências e pressões, bem como manter a liberdade de agir sobre todas as áreas da organização, sem restrições.


Por outro lado, uma subordinação a grau menor pode criar situações, impossibilitando a execução de seus trabalhos de forma independente. Seria útil, entretanto, lembrar que o mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção.


A extensão em que esse suporte de fato existe somente pode ser apurada da discussão franca com a direção de modo a verificar em que grau a direção considera sua auditoria interna realmente autorizada a examinar vertical e horizontalmente a ações organizacionais. A auditoria interna, colocada dessa forma, em nível recomendável para efeito do bom controle Interno.


Por Ibraim Lisboa. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32j2mQB.

Leia o texto 'AUDITORIA INTERNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto afirma que o objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.


II. O auditor interno é responsável por administrar diretamente qualquer macroprocesso, departamento ou fase das atividades da organização na qual possa haver interesse por parte da Administração, de acordo com o texto.


III. A auditoria interna busca desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem exígua e disciplinada para a avaliação, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. O texto afirma que o objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.

    Certo. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "o objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas."

     .

    II. O auditor interno é responsável por administrar diretamente qualquer macroprocesso, departamento ou fase das atividades da organização na qual possa haver interesse por parte da Administração, de acordo com o texto.

    Errado. Em nenhum momento o texto fala em macroprocesso. De acordo com o texto, "o auditor interno deve preocupar-se com qualquer fase das atividades da organização na qual possa ser de utilidade à Administração. 

     .

    III. A auditoria interna busca desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem exígua [pequena, precária] e disciplinada para a avaliação, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "a auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica [generalizada] e disciplinada para a avaliação".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115253
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUDITORIA INTERNA


A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, a melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e no aprimoramento das operações e resultados de uma organização.


O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.


O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da organização na qual possa ser de utilidade à Administração. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades tais como:


• Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;


• Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes;


• Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda;


• Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização;


• Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;


• Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização. Em relação à organização do departamento, um ponto de maior relevância é a autonomia e independência com que conta o departamento de Auditoria Interna da organização;


Nesse sentido, o nível ao qual o departamento se reporta pode desde logo indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade, de modo a poder realmente escapar das ingerências e pressões, bem como manter a liberdade de agir sobre todas as áreas da organização, sem restrições.


Por outro lado, uma subordinação a grau menor pode criar situações, impossibilitando a execução de seus trabalhos de forma independente. Seria útil, entretanto, lembrar que o mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção.


A extensão em que esse suporte de fato existe somente pode ser apurada da discussão franca com a direção de modo a verificar em que grau a direção considera sua auditoria interna realmente autorizada a examinar vertical e horizontalmente a ações organizacionais. A auditoria interna, colocada dessa forma, em nível recomendável para efeito do bom controle Interno.


Por Ibraim Lisboa. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32j2mQB.

Leia o texto 'AUDITORIA INTERNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Para que a autonomia e a independência dos auditores internos possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou à diretoria máxima da entidade, de acordo com o texto.


II. São fatores favoráveis ao trabalho dos auditores internos, entre outros, escapar das ingerências e pressões dos seus superiores, bem como extinguir a liberdade de agir sobre qualquer das áreas da organização, sem restrições, de acordo com o texto.


III. A auditoria interna busca contribuir para a melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Para que a autonomia e a independência dos auditores internos possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou à diretoria máxima da entidade, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o antepenúltimo parágrafo do texto, "para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade".

     .

    II. São fatores favoráveis ao trabalho dos auditores internos, entre outros, escapar das ingerências e pressões dos seus superiores, bem como extinguir a liberdade de agir sobre qualquer das áreas da organização, sem restrições, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o antepenúltimo parágrafo do texto, "[...] torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade, de modo a poder realmente escapar das ingerências e pressões, bem como manter a liberdade de agir sobre todas as áreas da organização, sem restrições.

     .

    III. A auditoria interna busca contribuir para a melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "a auditoria interna tem por finalidade [...] melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e no aprimoramento das operações e resultados de uma organização".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115256
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUDITORIA INTERNA


A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, a melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e no aprimoramento das operações e resultados de uma organização.


O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda à alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.


O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da organização na qual possa ser de utilidade à Administração. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de serviços à administração, há necessidades de desempenhar atividades tais como:


• Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;


• Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes;


• Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da organização e da sua proteção contra todo tipo de perda;


• Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza, preparados dentro da organização;


• Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;


• Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização. Em relação à organização do departamento, um ponto de maior relevância é a autonomia e independência com que conta o departamento de Auditoria Interna da organização;


Nesse sentido, o nível ao qual o departamento se reporta pode desde logo indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade, de modo a poder realmente escapar das ingerências e pressões, bem como manter a liberdade de agir sobre todas as áreas da organização, sem restrições.


Por outro lado, uma subordinação a grau menor pode criar situações, impossibilitando a execução de seus trabalhos de forma independente. Seria útil, entretanto, lembrar que o mero posicionamento hierárquico, diretamente sob a direção maior da organização, não é em si, apenas, uma adequada resposta à existência de independência e autonomia através do suporte da direção.


A extensão em que esse suporte de fato existe somente pode ser apurada da discussão franca com a direção de modo a verificar em que grau a direção considera sua auditoria interna realmente autorizada a examinar vertical e horizontalmente a ações organizacionais. A auditoria interna, colocada dessa forma, em nível recomendável para efeito do bom controle Interno.


Por Ibraim Lisboa. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32j2mQB.

Leia o texto 'AUDITORIA INTERNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A subordinação dos auditores internos a um grau hierárquico menor cria situações mais favoráveis à realização das auditorias e ao acesso às informações da entidade, facilitando a execução de seus trabalhos de forma independente, de acordo com o texto.


II. Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna, de acordo com o texto.


III. O texto afirma que o nível ao qual o departamento de auditoria se reporta deve indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Assim, em geral, é mais recomendável que esse departamento esteja subordinado a uma gerência operacional ou setorial.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. A subordinação dos auditores internos a um grau hierárquico menor cria situações mais favoráveis à realização das auditorias e ao acesso às informações da entidade, facilitando a execução de seus trabalhos de forma independente, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o penúltimo parágrafo do texto, "uma subordinação a grau menor pode criar situações, impossibilitando a execução de seus trabalhos de forma independente". Portanto, nota-se que a subordinação dos auditores internos a um grau hierárquico menor pode criar situações desfavoráveis, o que impossibilita a execução de seus trabalhos de forma independente.

     .

    II. Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades é uma das atividades que pode ser realizada no âmbito de uma auditoria interna, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o texto, "avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades" é uma das atividades desempenhadas pelo auditor interno.

     .

    III. O texto afirma que o nível ao qual o departamento de auditoria se reporta deve indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos. Assim, em geral, é mais recomendável que esse departamento esteja subordinado a uma gerência operacional ou setorial.

    Errado. De acordo com o antepenúltimo parágrafo do texto, "o nível ao qual o departamento se reporta pode desde logo indicar o grau de independência e autonomia dos auditores internos". Além disso, o texto não afirma que é mais recomendável que esse departamento [de auditoria] esteja subordinado a uma gerência operacional ou setorial. O que ele afirma é que "para que esta autonomia e independência possam ser consideradas adequadas, torna-se necessário que a auditoria interna se reporte ao conselho da direção ou a diretoria máxima da entidade".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115259
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Em uma casa moram 5 crianças, duas das quais são irmãos gêmeos. Sabe-se que a média das idades dessas crianças é igual a 8,6 anos. Porém, se não forem contadas as idades dos gêmeos, a média dos demais passa a ser de 9 anos. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a idade dos gêmeos é igual a 10 anos.


II. Atualmente, as idades de um homem e a de uma mulher, se somadas, correspondem ao total de 45 anos. Há 6 anos, a idade do homem era o dobro da idade da mulher. Com isso, podemos afirmar que, atualmente, a idade da mulher é maior que 18 anos e menor que 26 anos.


III. Em um hospital, a razão entre o número de médicos e o número de enfermeiros é de 5 para 4. Sabe-se que nessa instituição trabalham 20 enfermeiros. Assim, considerando os dados apresentados, é correto afirmar que a soma entre o total de médicos e enfermeiros é um número maior que 41 e menor que 57.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115262
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma chefe de cozinha dispunha de um pacote com 2 quilos de farinha de trigo, dos quais 4/10 foram utilizados para fazer uma torta. Assim, considerando os dados apresentados, é correto afirmar que a quantidade de farinha de trigo que sobrou, após a elaboração da torta, foi superior a 1,1 quilo e inferior a 1,35 quilo.


II. Quatro objetos de metal pesam, respectivamente: 13 kg, 22 kg, 26 kg e 41 kg. Assim, é correto afirmar que o peso médio desses objetos é maior que 27,1 kg e menor que 28,8 kg.


III. Para satisfazer adequadamente a seguinte equação de 1º grau: 90X + 116 = 2.006, o valor da incógnita “X” deve ser maior que 13 e menor que 19.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Pegue o todo, 2000, divida pelo o denumerador=10 e multiplique pelo o numerador=4, ficando, 2000/10=200*4=800 a quantidade usada na receita; 2000-800=1200 o que sobrou, logo certo.

    II. Some tudo e depois divida, (41+26+22+13)/4 102/4=25,5 errado.

    III. 90X+116=2006

    90X=2006-106

    90X=1890

    X=1890/90

    X=21 errada! (Gab B)


ID
5115265
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A remuneração de um vendedor em uma loja é composta de uma parte fixa, no valor de R$ 1.000,00, mais uma parte variável, correspondente a 10% do valor de suas vendas no mês. Sabe-se que, no último mês, esse vendedor realizou vendas da ordem de R$ 250.000,00. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que, no período informado, a remuneração desse vendedor foi maior que R$ 27.200,00 e menor que R$ 29,350,00.


II. Uma jovem destinou 1/5 de sua mesada que é de R$ 125,00 para comprar um caderno escolar. Logo após a compra, ela gastou 1/2 do que tinha sobrado com a compra de outros itens diversos. Assim, com base nos dados apresentados, é correto afirmar que, após realizar as compras, o valor total que lhe restou é superior a R$ 44 e inferior a R$ 62.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115268
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os preços do produto X nos últimos 5 meses foram os seguintes: R$ 3,89 (1º mês), R$ 3,76 (2º mês), R$ 4,05 (3º mês), R$ 3,88 (4º mês) e R$ 3,96 (5º mês). Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que o preço desse produto no 5º mês apresentou um aumento de mais de 1,88% sobre a média dos preços nos quatro meses anteriores.


II. Eliana viajou para São Paulo e gastou R$ 1.200,00 no primeiro dia de viagem. No segundo dia, ela gastou o equivalente à metade do primeiro dia. Já no terceiro dia, Eliana despendeu o equivalente à soma dos gastos nos dois primeiros dias. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, no total, as despesas de Eliana foram superiores a R$ 3.688,00 e inferiores a R$ 3.921,00.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115271
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um processo é formado por 4 atividades sequenciais que duram, respectivamente: 128 minutos, 60 minutos, 108 minutos, 25. Assim, o tempo total desse processo é superior a 5,81 horas.


II. Uma enfermeira recebeu um lote de 2,5 litros de um medicamento que deve ser administrado nos pacientes em doses únicas de 0,005 litro. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o número máximo de pacientes que poderão ser contemplados com a medicação superior a 488 e inferior a 517.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115274
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um corpo percorre 2.600 metros em 39 segundos. Em seguida, esse corpo percorre 1.660 metros em 20 segundos. Assim, é correto afirmar que ele manteve uma velocidade média inferior a 69 metros por segundo.


II. Uma mulher, ao comprar um carro, pagou R$ 10.000,00 de entrada e parcelou o saldo restante em 12 prestações no valor de R$ 855,00, cada. Assim, é correto afirmar que o valor cobrado pelo carro é uma quantia superior a R$ 19.600,00 e inferior a R$ 20.875,00.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1) Falso

    2.600+1.660= 4.260 Km 39seg+20seg= 59seg

    4.260/59= 72 metros por seg

    2) Correto:

    855x12= 10.260 = entrada de 10.000

    Total: 20.260,00


ID
5115277
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O valor inicial de um imóvel era de R$ 388.925. Sobre esse preço foi aplicado um desconto de 11%. Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que o valor final desse imóvel, após o desconto, é superior a R$ 345.935 e inferior a R$ 346.415.


II. Um terreno em formato de triângulo possui as seguintes dimensões: 100m de base e 98m de altura. Esse terreno foi vendido a um preço equivalente a R$ 237 por metro quadrado. No entanto, no momento da venda, o comprador conseguiu obter um desconto de 12% sobre o preço total do terreno. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo comprador foi superior a R$ 915 mil e inferior a R$ 989 mil.


III. Um salão retangular, de lados iguais a X e 2X, foi totalmente recoberto por 1.250 placas quadradas iguais de cerâmica, medindo, cada uma, 0,4 metro de lado. Sabe-se que todas as placas foram colocadas inteiras, sem espaço entre elas. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o perímetro desse salão é superior a 49 metros e inferior a 56 metros.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão pra perder tempo mesmo.. 3 em 1

    Gaba- B, perdi um tempão achando que eu estava errando o cálculo das outras duas, mas na verdade meu cálculo estava certo -,-'


ID
5115280
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O resultado da multiplicação de 57% por 62% é maior que 42%.


II. Na eleição para presidente de um clube, votaram 943 associados. O candidato 1 obteve 7 votos a mais que o candidato 2. O candidato 3 teve 5 votos a mais que o candidato 1. Não houve voto nulo ou em branco. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o número de votos do candidato vencedor foi superior a 305 e inferior a 330.


III. Uma parede com 8 metros de comprimento e 4 metros de largura será revestida com azulejos em formato de quadrado cujo lado mede 0,2 metro. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que o total de azulejos necessários para esse projeto é maior que 790 e menor que 815.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115283
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma corrida de rua teve início às 6 horas da manhã. O primeiro atleta cruzou a linha de chegada às 10 horas e 15 minutos. Sabe-se que ele perdeu 37 segundos para ajustar seu tênis durante o percurso. Se esse atleta não tivesse perdido tempo, podemos afirmar que ele teria cruzado a linha de chegada em 4 horas 14 minutos e 23 segundos.


II. Um terreno possui o formato de um triângulo com 58m de base e 120m de altura. Outro terreno possui o formato de um retângulo com 139m de largura e 216m de comprimento. Ambos os terrenos possuem 43% da sua área ocupada por florestas e o restante da área é ocupado por gramado. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a soma da área do gramado de ambos os terrenos é superior a 18.291 m² e inferior a 18.712 m².


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5115286
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Um veículo percorreu 49 km em 21 horas e, em seguida, percorreu mais 105 km em 39 hora. Assim, é correto afirmar que a velocidade média em todo o percurso foi inferior a 2,01 km/h.


II. Um vendedor vendeu três motocicletas do mesmo modelo por R$ 18.000,00. Sabendo que em cada motocicleta ele deu um desconto de R$ 300,00, é correto afirmar que o preço de cada motocicleta, sem desconto, seria um valor superior a R$ 6.100,00 e inferior a R$ 6.450,00.


III. Ao comprar uma geladeira nova, a cliente pagou uma entrada R$ 250,00 e parcelou o saldo restante em 10 prestações de R$ 150,00. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o valor total pago pela geladeira é superior a R$ 1.685,00 e inferior a R$ 1.905.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) E. 154/60 = 2h50min 40seg

    2) C. 18000/3 = 6000+300 cada uma= 6.300

    3) C. 150x10= 1.500+250 entrada= 1.750,00


ID
5115289
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas. 


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A realização de cirurgias e o uso de cosméticos são procedimentos usados exclusivamente por mulheres para alcançarem certos padrões de beleza, nunca por homens, de acordo com o texto.


II. Dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, de acordo com as informações apresentadas no texto.


III. O texto afirma que, hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, a depender da forma que é realizada.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. A realização de cirurgias e o uso de cosméticos são procedimentos usados exclusivamente por mulheres para alcançarem certos padrões de beleza, nunca por homens, de acordo com o texto.

    Errado. Apesar de o texto não falar explicitamente sobre o uso de cosméticos, ele afirma que os homens recorrem eventualmente a cirurgias, não sendo, portanto, um procedimento usado exclusivamente por mulheres. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas".

     .

    II. Dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia".

     .

    III. O texto afirma que, hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, a depender da forma que é realizada.

    Certo. De acordo com o último parágrafo do texto, "hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115292
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas. 


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é maior do que nas mulheres, sendo uma equivalência de uma mulher para cada 10 homens, de acordo com o texto.


II. Todos os meios citados no texto de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês) causam sérios problemas à estrutura física e psíquica das pessoas.


III. Dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 46% acredita que mulheres magras são mais felizes, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é maior do que nas mulheres, sendo uma equivalência de uma mulher para cada 10 homens, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres". 

     .

    II. Todos os meios citados no texto de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês) causam sérios problemas à estrutura física e psíquica das pessoas.

    Certo. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas".

     .

    III. Dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 46% acredita que mulheres magras são mais felizes, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, [...] 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes."

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115295
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas. 


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com o texto, dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 46% acreditam que mulheres magras são mais felizes.


II. Qualquer uma das práticas que visam a alcançar um padrão de beleza deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, de acordo com o texto.


III. O uso de medicamentos e de cosméticos são técnicas pouco conhecidas entre as mulheres que tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, de acordo com as informações apresentadas no texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. De acordo com o texto, dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 46% acreditam que mulheres magras são mais felizes.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, [...] 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes".

     .

    II. Qualquer uma das práticas que visam a alcançar um padrão de beleza deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, de acordo com o texto.

    Certo. De acordo com o último parágrafo do texto, "qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas".

     .

    III. O uso de medicamentos e de cosméticos são técnicas pouco conhecidas entre as mulheres que tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. Em nenhum momento o texto afirma que o uso de medicamentos e de cosméticos são técnicas pouco conhecidas entre as mulheres que tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza. O que o texto traz no segundo parágrafo do texto é que "as mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas". 

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5115298
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas. 


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Sem os acompanhamentos de profissionais, as práticas que visam a alcançar um padrão de beleza podem vir a causar uma série de problemas, de acordo com as informações apresentadas no texto.


II. É comum, entre as mulheres, utilizar-se de cirurgias como um meio para tentar negar um padrão de beleza, de acordo com as informações apresentadas no texto.


III. Segundo o texto, nos homens, há maior incidência de insatisfação com a própria imagem, especialmente em relação aos cabelos grisalhos ou à forma de se vestir.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Sem os acompanhamentos de profissionais, as práticas que visam a alcançar um padrão de beleza podem vir a causar uma série de problemas, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Certo. De acordo com o último parágrafo do texto, "qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas."

     .

    II. É comum, entre as mulheres, utilizar-se de cirurgias como um meio para tentar negar um padrão de beleza, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. O texto não fala que as mulheres fazem cirurgia como um meio para tentar negar um padrão de beleza, mas, sim, para tentar alcançar um padrão de beleza. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "as mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas". 

     .

    III. Segundo o texto, nos homens, há maior incidência de insatisfação com a própria imagem, especialmente em relação aos cabelos grisalhos ou à forma de se vestir.

    Errado. Em nenhum momento o texto fala que nos homens há maior incidência de insatisfação com a própria imagem, especialmente em relação aos cabelos grisalhos ou à forma de se vestir. O que o texto afirma no segundo parágrafo é que "mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115301
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas. 


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com o texto, o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo mostra que 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar.


II. Após a análise minuciosa do texto, o leitor pode inferir que a ideia central dos dois primeiros parágrafos é a de que as mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza imposto pela mídia, nunca obtendo qualquer êxito ou progresso nessa busca, pois trata-se de uma busca platônica.


III. Também é dito que o uso de hormônios, associado a amplos procedimentos cirúrgicos, é a forma mais comum dos homens buscarem alcançar padrões de beleza socialmente impostos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Aqui trabalhamos com compreensão textual.

    I.VERDADE

    R.: Literalidade do 2º período do 1º parágrafo;

    II. FALSO

    R.: As mulheres, segundo o texto, tentam sim de diversas formas alcançar o tal padrão, mas não fala que elas “nunca conseguem êxito”, e sim que o padrão de beleza, por vezes, é considerado inalcançável.

    III. FALSO

    R.: Fala sim no uso de hormônios, mas não os associam, necessariamente, a “amplos procedimentos cirúrgicos” (no texto fala de eventuais cirurgias) como meios mais comuns dos homens buscarem alcançar padrões de beleza socialmente (socialmente não, mas pela mídia) impostos.

    Gabarito (B)

    --------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. De acordo com o texto, o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo mostra que 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar".

     .

    II. Após a análise minuciosa do texto, o leitor pode inferir que a ideia central dos dois primeiros parágrafos é a de que as mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza imposto pela mídia, nunca obtendo qualquer êxito ou progresso nessa busca, pois trata-se de uma busca platônica.

    Errado. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "as mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas". Sendo assim, não podemos inferir que o padrão é imposto pela mídia e não podemos inferir que essas mulheres nunca obtêm qualquer êxito ou progresso nessa busca pelo padrão ideal de beleza.

     .

    III. Também é dito que o uso de hormônios, associado a amplos procedimentos cirúrgicos, é a forma mais comum dos homens buscarem alcançar padrões de beleza socialmente impostos.

    Errado. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas". Portanto, percebe-se que o texto não fala em amplos procedimentos cirúrgicos, mas, sim, em eventuais cirurgias.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115304
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Mente Brilhante


O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash, desde sua juventude até sua idade avançada, quando recebe o prêmio Nobel. John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton. Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade. Logo no início de seus estudos, ele divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se. Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash.


Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash. Ele acredita ter sido convidado a participar de uma missão secreta, pela inteligência dos Estados Unidos, para desvendar códigos secretos enviados pelos russos a espiões nos EUA. Assim, conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra. Após vários anos de altos e baixos no tratamento, ele consegue retornar à universidade e lecionar. É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel.


John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original. O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash. Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações. Sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa.


Como John era introspectivo, levou-se muito tempo para descobrir a doença, e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento. Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental. Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.


Por Flávia Cristina Martins de Oliveira, em fevereiro de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3eAYH4S). Com adaptações.

Leia o texto 'Uma Mente Brilhante' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Após a faculdade, John Nash trabalhou como bibliotecário e professor de educação física, o que lhe permitiu conhecer sua futura esposa, Alicia Nash, de acordo com o texto.


II. Logo no início de seus estudos, John Nash dividiu o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem manteve amizade até depois de casar-se, de acordo com as informações apresentadas no texto.


III. John Nash era extrovertido e, por isso, levou-se muito tempo para descobrir a esquizofrenia nele, de acordo com as informações apresentadas no texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Após a faculdade, John Nash trabalhou como bibliotecário e professor de educação física, o que lhe permitiu conhecer sua futura esposa, Alicia Nash, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash.".

     .

    II. Logo no início de seus estudos, John Nash dividiu o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem manteve amizade até depois de casar-se, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Certo. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "logo no início de seus estudos, ele [John Nash] divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se".

     .

    III. John Nash era extrovertido e, por isso, levou-se muito tempo para descobrir a esquizofrenia nele, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. De acordo com o texto, John Nash não era extrovertido, pelo contrário: "como John era introspectivo (= introvertido), levou-se muito tempo para descobrir a doença [esquizofrenia], e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115307
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Mente Brilhante


O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash, desde sua juventude até sua idade avançada, quando recebe o prêmio Nobel. John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton. Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade. Logo no início de seus estudos, ele divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se. Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash.


Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash. Ele acredita ter sido convidado a participar de uma missão secreta, pela inteligência dos Estados Unidos, para desvendar códigos secretos enviados pelos russos a espiões nos EUA. Assim, conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra. Após vários anos de altos e baixos no tratamento, ele consegue retornar à universidade e lecionar. É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel.


John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original. O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash. Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações. Sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa.


Como John era introspectivo, levou-se muito tempo para descobrir a doença, e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento. Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental. Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.


Por Flávia Cristina Martins de Oliveira, em fevereiro de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3eAYH4S). Com adaptações.

Leia o texto 'Uma Mente Brilhante' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa, de acordo com o texto.


II. John Nash é mundialmente reconhecido pelas suas descobertas com o prêmio Nobel de biologia e química, de acordo com o texto.


III. Por ser uma mente brilhante na matemática, John Nash realizou seus estudos na universidade de Harvard, em uma idade bastante inferior à dos demais alunos, de acordo com as informações apresentadas no texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Galera, não há interpretação textual aqui, mas sim compreensão textual. Não é preciso entender o que ocorre nas entrelinhas, mas na letra do texto propriamente.

    I. VERDADE

    R.: Último período do 3º parágrafo: "(...) John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa".

    II. FALSO

    R.: Biologia e química não, mas matemática. Último período do 2º parágrafo: "É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel".

    III. FALSO

    R.: Não foi em Harvard, mas em Princeton. No texto também não afirma ter iniciado em uma idade inferior à dos demais alunos. Vejamos no 2º período do 1º parágrafo: "John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton".

    (B) Apenas uma é verdade

    --------------------------

    Boa sorte e bons estudos

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa, de acordo com o texto.

    Correto. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa".

     .

    II. John Nash é mundialmente reconhecido pelas suas descobertas com o prêmio Nobel de biologia e química, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, John Nash "é mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel". Sendo assim, a questão está errada, pois as descobertas não foram em biologia e química, mas, sim, em matemática.

     .

    III. Por ser uma mente brilhante na matemática, John Nash realizou seus estudos na universidade de Harvard, em uma idade bastante inferior à dos demais alunos, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton". Sendo assim, a alternativa está errada por afirmar que John iniciou seus estudos na universidade de Harvard. Além disso, em nenhum momento o texto afirma que John "realizou seus estudos em uma idade bastante inferior à dos demais alunos".

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115310
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Mente Brilhante


O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash, desde sua juventude até sua idade avançada, quando recebe o prêmio Nobel. John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton. Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade. Logo no início de seus estudos, ele divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se. Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash.


Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash. Ele acredita ter sido convidado a participar de uma missão secreta, pela inteligência dos Estados Unidos, para desvendar códigos secretos enviados pelos russos a espiões nos EUA. Assim, conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra. Após vários anos de altos e baixos no tratamento, ele consegue retornar à universidade e lecionar. É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel.


John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original. O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash. Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações. Sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa.


Como John era introspectivo, levou-se muito tempo para descobrir a doença, e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento. Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental. Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.


Por Flávia Cristina Martins de Oliveira, em fevereiro de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3eAYH4S). Com adaptações.

Leia o texto 'Uma Mente Brilhante' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. John Nash era tímido, introspectivo e solitário, afirma o texto. Ele queria descobrir uma teoria original, o que o tornou arrogante aos olhos dos colegas de faculdade.


II. Como o caso de John Nash ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento para esquizofrenia e ficou em um hospital psiquiátrico por várias semanas, de acordo com as informações apresentadas no texto.


III. Segundo o texto, John Nash provavelmente começou com os sinais e sintomas de esquizofrenia após a grande carga de estresse ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Todas as afirmativas estão corretas.

    I. John Nash era tímido, introspectivo e solitário, afirma o texto. Ele queria descobrir uma teoria original, o que o tornou arrogante aos olhos dos colegas de faculdade.

    II. Como o caso de John Nash ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento para esquizofrenia e ficou em um hospital psiquiátrico por várias semanas, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    III. Segundo o texto, John Nash provavelmente começou com os sinais e sintomas de esquizofrenia após a grande carga de estresse ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original.

  • Galera, não há interpretação textual aqui, mas sim compreensão textual. Não é preciso entender o que ocorre nas entrelinhas, mas na letra do texto propriamente.

    I. VERDADE

    R.: 3º período do 1º parágrafo: "Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade.".

    II. VERDADE

    R.: Últimos período e parágrafo: "Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.".

    III. VERDADE

    R.: 1º período, 3º parágrafo: "John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original.".

    (D) Todas estão corretas.

    --------------------------

    Boa sorte e bons estudos

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. John Nash era tímido, introspectivo e solitário, afirma o texto. Ele queria descobrir uma teoria original, o que o tornou arrogante aos olhos dos colegas de faculdade.

    Correto. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, John Nash era "tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade".

     .

    II. Como o caso de John Nash ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento para esquizofrenia e ficou em um hospital psiquiátrico por várias semanas, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Correto. De acordo com o último parágrafo do texto, "infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele [John Nash] recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.".

     .

    III. Segundo o texto, John Nash provavelmente começou com os sinais e sintomas de esquizofrenia após a grande carga de estresse ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original.

    Correto. De acordo com o terceiro parágrafo do texto, "John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original.".

     .

    Gabarito: Letra D


ID
5115313
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Mente Brilhante


O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash, desde sua juventude até sua idade avançada, quando recebe o prêmio Nobel. John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton. Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade. Logo no início de seus estudos, ele divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se. Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash.


Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash. Ele acredita ter sido convidado a participar de uma missão secreta, pela inteligência dos Estados Unidos, para desvendar códigos secretos enviados pelos russos a espiões nos EUA. Assim, conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra. Após vários anos de altos e baixos no tratamento, ele consegue retornar à universidade e lecionar. É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel.


John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original. O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash. Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações. Sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa.


Como John era introspectivo, levou-se muito tempo para descobrir a doença, e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento. Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental. Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.


Por Flávia Cristina Martins de Oliveira, em fevereiro de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3eAYH4S). Com adaptações.

Leia o texto 'Uma Mente Brilhante' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Durante a faculdade, John Nash realizou uma descoberta que o destacou no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash, de acordo com as informações apresentadas no texto.


II. Ao final do filme, descobre-se que a esposa de John Nash e vários outros personagens são, na verdade, alucinações, fruto da sua mente, de acordo com as informações apresentadas no texto.


III. De acordo com o texto, no filme, John Nash é internado devido a um câncer e, nesse momento, é também diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    I. Durante a faculdade, John Nash realizou uma descoberta que o destacou no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash, de acordo com as informações apresentadas no texto.

  • Galera, não há interpretação textual aqui, mas sim compreensão textual. Não é preciso entender o que ocorre nas entrelinhas, mas na letra do texto propriamente.

    I. VERDADE

    R.: Último período do 1º parágrafo: "Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash".

    II. FALSO

    R.: Apenas seu amigo Willian e uma sobrinha eram alucinações, a esposa era real.

    • "Seu (se referindo a Jhon) melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações";
    • "Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash".

    III. FALSO

    R.: "John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra".

    (B) Somente I é verdade

    --------------------------

    Boa sorte e bons estudos

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. Durante a faculdade, John Nash realizou uma descoberta que o destacou no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Certo. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, "durante a faculdade, [John Nash] realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash".

     .

    II. Ao final do filme, descobre-se que a esposa de John Nash e vários outros personagens são, na verdade, alucinações, fruto da sua mente, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. De acordo com terceiro parágrafo do texto, três personagens são alucinações: "seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações". Já em relação à esposa de John, ela era real: "após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash".

     .

    III. De acordo com o texto, no filme, John Nash é internado devido a um câncer e, nesse momento, é também diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra.

    Errado. De acordo com o segundo parágrafo do texto, "John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra". Em nenhum momento o texto fala que a internação foi devido ao câncer.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5115316
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Mente Brilhante


O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash, desde sua juventude até sua idade avançada, quando recebe o prêmio Nobel. John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton. Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade. Logo no início de seus estudos, ele divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se. Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash.


Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash. Ele acredita ter sido convidado a participar de uma missão secreta, pela inteligência dos Estados Unidos, para desvendar códigos secretos enviados pelos russos a espiões nos EUA. Assim, conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra. Após vários anos de altos e baixos no tratamento, ele consegue retornar à universidade e lecionar. É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel.


John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original. O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash. Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações. Sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa.


Como John era introspectivo, levou-se muito tempo para descobrir a doença, e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento. Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental. Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.


Por Flávia Cristina Martins de Oliveira, em fevereiro de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3eAYH4S). Com adaptações.

Leia o texto 'Uma Mente Brilhante' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. No psicótico que desenvolve a esquizofrenia, não há alucinações ou delírios, exceto no caso de John Nash, de acordo com o texto.


II. John Nash, ao conhecer William Parcher, passa a descobrir sobre o significado da esquizofrenia e decide consultar-se com um médico especializado, de acordo com o texto.


III. Em casos como o de John Nash, o tratamento com psicotrópicos e o acompanhamento do psiquiatra devem ser evitados, pois agravam as alucinações, de acordo com as informações apresentadas no texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Nenhuma afirmativa está correta.

    I. No psicótico que desenvolve a esquizofrenia, não há alucinações ou delírios, exceto no caso de John Nash, de acordo com o texto.

    II. John Nash, ao conhecer William Parcher, passa a descobrir sobre o significado da esquizofrenia e decide consultar-se com um médico especializado, de acordo com o texto.

    III. Em casos como o de John Nash, o tratamento com psicotrópicos e o acompanhamento do psiquiatra devem ser evitados, pois agravam as alucinações, de acordo com as informações apresentadas no texto.

  • Galera, não há interpretação textual aqui, mas sim compreensão textual. Não é preciso entender o que ocorre nas entrelinhas, mas na letra do texto propriamente.

    I. FALSO

    R.: Vejamos o que fala no texto: "O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash".

    II. FALSO

    R.: Vejamos as partes do texto que refuta esse argumento:

    • "Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra";
    • "Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações".

    III. FALSO

    R.: Na verdade é o contrário, perceba: "Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental".

    (A) Nenhuma afirmativa está correta.

    --------------------------

    Boa sorte e bons estudos!

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. No psicótico que desenvolve a esquizofrenia, não há alucinações ou delírios, exceto no caso de John Nash, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, "o indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash". Portanto, no psicótico que desenvolve a esquizofrenia, há, sim, alucinações ou delírios, como aconteceu no caso de John Nash.

     .

    II. John Nash, ao conhecer William Parcher, passa a descobrir sobre o significado da esquizofrenia e decide consultar-se com um médico especializado, de acordo com o texto.

    Errado. Quem desconfiou das atitudes estranhas de John foi a esposa dele, que pediu ajuda médica e após ele ter sido internado é que foi diagnosticado como esquizofrênico. Ou seja, não foi por conta própria que John descobriu sobre a esquizofrenia e não foi decisão dele consultar-se com um médico especializado. De acordo com o texto, "assim [John Nash], conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra."

     .

    III. Em casos como o de John Nash, o tratamento com psicotrópicos e o acompanhamento do psiquiatra devem ser evitados, pois agravam as alucinações, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. Pelo contrário. De acordo com o texto, "neste caso [de John Nash], o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental", e, portanto, de forma alguma deve ser evitado.

     .

    Gabarito: Letra A