SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Santa Helena - SC - Pedagogo - Edital nº 06


ID
5566567
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Assinale a alternativa que apresenta os três elementos essenciais devem ser levados em consideração para que um comportamento seja considerado ético:

Alternativas
Comentários
  • Ação para realizar

    Intenção para criar-se a ação

    Circunstâncias para serem observados os efeitos da ação

  • Isso é dito em algum livro ou por algum autor?

  • EU NÃO ENTENDI ESTA QUESTÃO.

  • Gab C

    Há 3 elementos essências da conduta ética= C.I.A

    • Circunstância
    • Intenção
    • Ação
  • A ética é a medida que o indivíduo toma de si mesmo; é pessoal (dimensão subjetiva). Quando alguém é ético, o é por sua própria determinação e escolha (o que implica a liberdade, já que sob o jugo da coação ninguém pode optar pelo bem ou pelo mau, mas age pelo medo da retaliação). Ser ético implica, portanto, voluntário respeito a princípios e valores posto por si e para si. O comportamento ético perpassa a ponderação de três elementos essenciais, a saber: a ação, a intenção e as circunstâncias. (MÜLLER e BORTOLETO, 2016, p.14). livro: NOÇÕES DE ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO.

  • A conduta ética baseia-se em 03 pilares: ação, circunstância e finalidade/intenção.


ID
5566570
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996, assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Assinale a alternativa que está de acordo com a Lei n.º 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e que Criou o Conselho Nacional do Idoso.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10, § 3º: Todo cidadão tem o dever de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso.

  • a) Art. 10, VII - na área de cultura, esporte e lazer:     b) propiciar ao idoso o acesso aos locais e eventos culturais, mediante preços reduzidos, em âmbito nacional;

    b) Art. 5º Competirá ao órgão ministerial responsável pela assistência e promoção social a coordenação geral da política nacional do idoso, com a participação dos conselhos nacionais, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso.

    c) Art. 10, § 3º Todo cidadão tem o dever de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso.

    d) Art. 10 § 1º É assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios, salvo nos casos de incapacidade judicialmente comprovada.

  • LETRA C


ID
5566573
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao analisar os resultados de uma escola em que a maioria dos alunos ainda não está alfabetizada, os integrantes da Gestão Escolar identificaram o processo de formação continuada do grupo e propuseram alguns encontros formativos, tendo como referência Paulo Freire, entre outros autores.

Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a perspectiva teórica desse autor.

Alternativas
Comentários
  • a: A formação permanente significa aceitar que o formador é o sujeito dessa relação e que cabe a ele a transmissão do conhecimento que detém.

  • transmissão de conhecimento é o pavor freiriano...


ID
5566576
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

O Artigo 3º da LEI nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, preconiza que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A garantia de prioridade compreende:

I.Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos prestadores de serviços à população, com exceção dos órgãos privados.

II.Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

III.Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.

IV.Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem, no tocante à garantia de prioridade. Vejamos:

    I. Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos prestadores de serviços à população, com exceção dos órgãos privados.

    Errado. O atendimento preferencial imediato e individualizado se estende, inclusive, aos prestadores privados de serviços à população, nos termos do art. 3º, § 1º, I, do Estatuto do Idoso: Art. 3º, § 1º A garantia de prioridade compreende: I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    II. Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Correto. Trata-se de uma das garantias de prioridade. Aplicação do art. 3º, § 1º, II, do Estatuto do Idoso: Art. 3º, § 1º A garantia de prioridade compreende: II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    III. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.

    Correto. Trata-se de uma das garantias de prioridade. Aplicação do art. 3º, § 1º, III, do Estatuto do Idoso: Art. 3º, § 1º A garantia de prioridade compreende:  III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

    IV. Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

    Correto. Trata-se de uma das garantias de prioridade. Aplicação do art. 3º, § 1º, V, do Estatuto do Idoso: Art. 3º, § 1º A garantia de prioridade compreende: V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

           

    Portanto, itens II, III e IV corretos.

    Gabarito: A

  • Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

              Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    § 1º A garantia de prioridade compreende:               

              I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

            II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

            III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

            IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

            V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

            VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

            VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

            VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

             IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.                 

    § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    L10741

  • Muito copia e cola... vamos direto ao ponto:

    I.Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos prestadores de serviços à população, com exceção dos órgãos privados. (errada)

      I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; (certa)

  • Identificando o erro na I, já responderia a questão e ganharia tempo pra responder as mais complexas da prova.


ID
5566579
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A base para as relações humanas são os vínculos que desenvolvemos com as pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho e o entendimento de que, embora iguais:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A pessoas pensam e, por isso, agem de maneira diferente. se fosse todo mundo igual seríamos robôs
  • As pessoas podem ser tratadas como Recurso ou Parceiros.

    RECURSO: As pessoas são "coisificadas", padronizadas e necessitam ser administradas sendo, assim, indivíduos passivos das ações organizacionais. Se tornam patrimônio da organização.

    PARCEIROS: As pessoas são tidas como colaboradores, fornecedores de conhecimento e/ou habilidades. Capital humano.

    Contudo, em nenhum desses casos se desconsidera a individualidade do colaborador.

    Fonte: Qconcurso.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as bases para as relações humanas. Neste caso, assinalemos a alternativa que se mostra correta em relação às interações humanas.

    A - correta. Cada um age de maneira diferente e têm necessidades diferentes.

    • Não podemos achar que todos são iguais. Existem traços, físicos, intelectuais, psíquicos, sociais, que tornam cada indivíduo único. A partir das suas características, especialmente as mais subjetivas, experiências e percepções, vemos maneiras de agir e necessidades que se diferencias de outras pessoas.

    B - incorreta. Todos agem de forma diferente, muitas vezes não agregando nenhum valor ao grupo.

    C - incorreta. Todos devem se comportar da mesma maneira e ter as mesmas necessidades.

    D - incorreta. Estamos sempre pensando a partir dos pensamentos e desejos do outro.

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • Questão fácil, porém com péssima redação.


ID
5566582
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados pois "define-se que a moral é a parte subjetiva da ética", ou seja:

I.A moral disciplina o comportamento do homem consigo mesmo.
II.A moral trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os outros homens.
III.O mundo ético é o mundo dos juízos de valor.
IV.A moral busca a justiça e a equidade natural.

É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • I.A moral disciplina o comportamento do homem consigo mesmo. II.A moral trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os outros homens. III.O mundo ético é o mundo dos juízos de valor. IV.A moral busca a justiça e a equidade natural.

    TODAS SÃO CORRETAS

  • o item 1 deveria esta falso já que a MORAL baseia-se na atitude coletiva de costumes e a ÉTICA atitudes reflexivas individuais.

  • Concordo que o item I deveria esta errada pois a moral não depende só de um individuo. Já que a moral são costumes, regras, cresças de um povo, grupo que modem mudar com o passar do tempo

  • De forma, sintética, João Baptista Herkenhoff, exterioriza sua concepção de ética; "o mundo ético é o mundo do "deve ser (mundo dos juízos de valor), em contraposição ao mundo do "ser" (mundo dos juízos de realidade). (obra cit.) Todavia, "a moral é a parte subjetiva da ética".

    A moral disciplina o comportamento do homem consigo mesmo, trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os outros homens, segundo a justiça e a equidade natural.

    FONTE:


ID
5566585
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, assinale a opção que NÃO corresponde aos objetivos previstos na Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004):

Alternativas
Comentários
  •  Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem;

     Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural;

     Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e

    comunitária.

    Errado:

    Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade e responsabilidades do Estado, e que garantam todas as políticas públicas assistencialistas.         

  • Objetivos(PNAS 2004)

    A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:

    • Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

    • Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.

    • Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.

  • Resposta: D.


ID
5566588
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Além de estipular os princípios que norteiam as ações do SUS, em seu artigo 7º a Lei Orgânica da Saúde garante o "direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde" e a "participação da comunidade". A Lei nº 8.142 é mais específica quanto à participação popular e estipula as Conferências de Saúde e o Conselho de Saúde como as instâncias colegiadas às quais a sociedade civil tem direito (e dever) de comparecer.

Acerca dos Conselhos de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    "Deliberar" é o poder de tomar decisões.

  • Corretas

    Têm como função realizar o controle e execução de tais ações nas instâncias correspondentes (o que inclui fiscalização de aspectos econômicos e financeiros).

    Têm como função formular estratégias para as políticas públicas na área.

    As pessoas que constituem esses órgãos detêm autoridade igual entre si e devem representar todas as categorias com direito de participação

    Incorreta

    São órgãos deliberativos - porém sem capacidade de decisão - e de caráter permanente.


ID
5566591
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Em relação a alimentação do idoso, a LEI nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil. 

    Correto. A banca trouxe cópia literal do art. 11, do Estatuto do Idoso: Art. 11. Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil. 

    b) As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.

    Correto. A banca trouxe cópia literal do art. 13, do Estatuto do Idoso:  Art. 13. As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.  

    c) Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se aos familiares esse provimento, no âmbito da Vara da Família ou Vara Cível.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A responsabilidade é do Poder Público e não do Poder Judiciário. Inteligência do art. 14, do Estatuto do Idoso: Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

    d) A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    Correto. A banca trouxe cópia literal do art. 12, do Estatuto do Idoso:   Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    Gabarito: C

  • Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

    L10741

  • A   Art. 11. Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil. 

    B  Art. 13As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.

    C .Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se aos familiares esse provimento, no âmbito da Vara da Família ou Vara Cível

    .Art. 14 Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

    D  Art. 12.A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    GABARITO : C


ID
5566594
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um aluno do 4º ano, enquanto lia sobre o processo de formação da chuva, chegou a uma conclusão sobre como acontecia a formação das nuvens, que modificou seus conhecimentos prévios sobre o assunto. A teoria genética, baseada em Piaget, afirma que a aprendizagem é o resultado da necessidade de um sujeito encontrar um equilíbrio com seu meio. Portanto, o conflito cognitivo vivido pelo aluno pode modificar seu pensamento de acordo com a construção de novos conhecimentos, o que o trará de volta ao equilíbrio. De acordo com a teoria de Piaget, encontrar esse equilíbrio envolve processos de:

Alternativas
Comentários
  • A) Assimilação: enquanto lia sobre o processo de formação da chuva, chegou a uma conclusão sobre como acontecia a formação das nuvens; Acomodação:sujeito encontrar um equilíbrio com seu meio; Adaptação: modificar seu pensamento de acordo com a construção de novos conhecimentos, o que o trará de volta ao equilíbrio.


ID
5566597
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia

As pessoas são únicas e é justamente por esse motivo que o trabalho em equipe é tão importante dentro de uma empresa. A reunião de talentos, habilidades e características diferentes, tornam o todo mais completo e mais capacitado para chegar até o ponto desejado.

Olhar as pessoas como objetos ou números, desconsiderando seus problemas, suas histórias, não considera as peculiaridades, são especificidades de um comportamento conhecido como:

Alternativas

ID
5566600
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os direitos fundamentais são prescrições que espelham a ideia de dignidade da pessoa humana, seja porque resguardam valores mínimos indispensáveis a uma vida digna, seja porque constituem um meio de defesa do homem perante o Estado.

Nesse sentido é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • participação popular significa a satisfação da necessidade do cidadão como indivíduo, ou como grupo, organização, ou associação, de atuar pela via legislativa, administrativa ou judicial no amparo do interesse público - que se traduz nas aspirações de todos os segmentos sociais.

  • GAB:C

    A) A participação popular não deve ser elencada como um direito fundamental exatamente porque permite que o cidadão participe das políticas públicas ativamente e não só por meio de seus representantes eleitos. (ERRADO)

    B) Se a cidadania for garantida como um direito fundamental e a participação popular for positivada por meio de ações efetivas do Estado, ela se tornará o entrave que trará sustentação a um Estado de bem-estar social politicamente equilibrado. 

    D) Para efetivar a democracia e a cidadania ativa, é imprescindível a participação social ativa dos atores sociais, na medida em que, a partir do momento em que o exercício da democracia fica restrito à democracia indireta, tem-se o fortalecimento do próprio Estado Democrático de Direito.

  • Questão de português e interpretação. Todas as questões erradas apresentam ideias contraditórias.

  • Detallhes...

  • É só marcar a que fizer mais sentido!
  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática dos direitos fundamentais. Analisemos as assertivas, com base na CF/88, para encontrar a correta:

     

    Alternativa “a”: está incorreta. Justamente o contrário. Na verdade, a participação popular deve ser elencada como um direito fundamental exatamente porque permite que o cidadão participe das políticas públicas ativamente e não só por meio de seus representantes eleitos.

     

    Alternativa “b”: está incorreta. Justamente o contrário. Na verdade, se a cidadania for garantida como um direito fundamental e a participação popular for positivada por meio de ações efetivas do Estado, seja provendo uma educação cidadã ou por meio de lei em sentido amplo, ela se tornará instrumento que possibilitará sustentação a um Estado de bem-estar social politicamente equilibrado.

     

    Alternativa “c”: está correta. Serve como complementação da justificava em relação à alternativa “a”, supra.

     

    Alternativa “d”: está incorreta. Justamente o contrário. Na verdade, é imprescindível a participação social ativa dos atores sociais, na medida em que, a partir do momento em que o exercício da democracia fica restrito à democracia indireta, com o exercício eventual do voto, tem-se o enfraquecimento do próprio Estado Democrático de Direito e, por conseguinte, da Constituição Federal.

     

    Gabarito do professor: letra c. 
  • Entendi foi nada


ID
5566603
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem é um programada destinado a jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos, com o objetivo de promover sua reintegração ao processo educacional, sua qualificação profissional e seu desenvolvimento humano. Considere as afirmativas relacionadas ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O Projovem será desenvolvido por meio das seguintes modalidades: Projovem Adolescente - Serviço Socioeducativo, Projovem Urbano, Projovem Campo - Saberes da Terra, e Projovem Trabalhador.

(__)O Projovem Urbano tem como objetivo elevar a escolaridade visando à conclusão do ensino fundamental, à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, e atenderá a jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que saibam ler e escrever e que já tenham concluído o ensino fundamental.

(__)O Projovem Campo - Saberes da Terra atenderá a jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, residentes no campo, que saibam ler e escrever, que não tenham concluído o ensino fundamental e que cumpram os requisitos previstos no Art. 3º da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006.

(__)O Projovem Trabalhador tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda, por meio da qualificação social e profissional e do estímulo à sua inserção.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • II.  Elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento na Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008 que versa sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem. Vejamos:

    (V) Verdadeira.

    "Art. 2º O Projovem, destinado a jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos, com o objetivo de promover sua reintegração ao processo educacional, sua qualificação profissional e seu desenvolvimento humano, será desenvolvido por meio das seguintes modalidades: 

    I - Projovem Adolescente - Serviço Socioeducativo; 

    II - Projovem Urbano; 

    III - Projovem Campo - Saberes da Terra; e 

    IV - Projovem Trabalhador."

    (F) Falsa.

    O erro foi ter falado que o objetivo é atender jovens que já tenham concluído o ensino fundamental. Vejam:

    "Art. 15. O Projovem Campo - Saberes da Terra atenderá a jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, residentes no campo, que saibam ler e escrever, que não tenham concluído o ensino fundamental e que cumpram os requisitos previstos no art. 3º da Lei no 11.326, de 24 de julho de 2006. "

    (V) Verdadeira.

    "Art. 15. O Projovem Campo - Saberes da Terra atenderá a jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, residentes no campo, que saibam ler e escrever, que não tenham concluído o ensino fundamental e que cumpram os requisitos previstos no art. 3º da Lei no 11.326, de 24 de julho de 2006. "

    (V) Verdadeira.

    "Art. 16. O Projovem Trabalhador tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda, por meio da qualificação social e profissional e do estímulo à sua inserção."

    Portanto, a sequência ficou assim: V, F, V, V.

    Gabarito: C


ID
5566606
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, sendo regulamentado pelo DECRETO nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.

Para os efeitos deste Decreto, considera-se INCAPACIDADE: 

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca do Decreto n. 3.298/1999 (Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando o que se entende por "incapacidade". Vejamos:

    a) Uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Trata-se do conceito de incapacidade. Inteligência do art. 3º, III, do Decreto n. 3.298/99: Art. 3º Para os efeitos deste Decreto, considera-se: III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

    b) Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, inclusive as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

    Errado. A banca trouxe o texto de lei em que se considera pessoa portadora de deficiência, que foi modificado, posteriormente por meio do decreto n. 5.296/2004: Art. 4  É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias: I - deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

    c) Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

    Errado. A banca trouxe o conceito de "deficiência", nos termos do art. 3º, I, do Decreto n. 3.298/99: Art. 3   Para os efeitos deste Decreto, considera-se: I - deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;

    d) Aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos.

    Errado. A banca trouxe o conceito de "deficiência permanente", nos termos do art. 3º, II, do Decreto n. 3.298/99: Art. 3º   Para os efeitos deste Decreto, considera-se: II - deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e

    Gabarito: A

  • ITEM A

    III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

  • DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.

    Art. 3   Para os efeitos deste Decreto, considera-se:

    ...

    III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

  • DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.

    Art. 3   Para os efeitos deste Decreto, considera-se:

    ...

    III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre o Decreto 3.298/1999, que trata da Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção.

     

    Inteligência do art. 3º, inciso III do Decreto 3.298/1999, considera-se incapacidade uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

     

    A) A assertiva está de acordo com disposto no art. 3º, inciso III do Decreto 3.298/1999.

     

    B) Denomina-se deficiência física a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções, conforme art. 4º, inciso I do Decreto 3.298/1999.

     

    C) Trata-se da definição de deficiência, conforme art. 3º, inciso I do Decreto 3.298/1999.

     

    D) Trata-se da definição de deficiência permanente, conforme art. 3º, inciso II do Decreto 3.298/1999.

     

    Gabarito do Professor: A


ID
5566609
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

O artigo 5º do DECRETO nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 que Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências preconiza que a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios:

I.Desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no contexto socioeconômico e cultural.

II.Estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

III.Respeito às pessoas com deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, com prioridades, privilégios ou paternalismos.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Art. 5° do Decreto - Princípios:

    I. Desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no contexto socioeconômico e cultural.

    II. Estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

    III. Respeito às pessoas com deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, com prioridades, privilégios ou paternalismos.

    O correto é sem privilégios ou paternalismos.

  • A questão exige conhecimento acerca do Decreto n. 3.298/1999 (Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem, no tocante aos princípios. Vejamos:

    I. Desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no contexto socioeconômico e cultural.

    Correto. Trata-se de um princípio, nos termos do art. 5º, I, do Decreto n. 3.298/99: Art. 5  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios; I - desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa portadora de deficiência no contexto sócio-econômico e cultural;

    II. Estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

    Correto. Trata-se de um princípio, nos termos do art. 5º, II, do Decreto n. 3.298/99: Art. 5º  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios; II - estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico; e

    III. Respeito às pessoas com deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, com prioridades, privilégios ou paternalismos.

    Errado. Um dos princípios adotados assegura o recebimento igual de oportunidades na sociedade, sem privilégios ou paternalismo, nos termos do art. 5º, III, do Decreto n. 3.298/99: Art. 5º  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios; III - respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.

    Portanto, itens I e II corretos.

    Gabarito: D

  • DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.

    Art. 5   A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios;

    ...

    III - respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre o Decreto 3.298/1999, que trata da Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção.

     

    I- Trata-se de princípio a ser seguido, nos termos do art. 5º, inciso I do Decreto 3.298/1999.

     

    II- Trata-se de princípio a ser seguido, nos termos do art. 5º, inciso II do Decreto 3.298/1999.

     

    III- Trata-se de princípio a ser seguido, nos termos do art. 5º, inciso III do Decreto 3.298/1999, respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.

     

    Dito isso, as assertivas I e II estão corretas.

     

    Gabarito do Professor: D


ID
5566612
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As relações humanas podem ser definidas como o conjunto de interações que realizamos com todos aqueles que estão ao nosso redor ao longo de toda a nossa vida. Considere as afirmativas relacionadas às relações humanas. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Nas relações humanas, frequentemente surgem conflitos, que levam ao colapso das relações grupais. Portanto, o gestor deve tomar medidas para resolver quaisquer conflitos que ocorra no ambiente trabalho.

(__)Em geral, as pessoas têm objetivos e interesses diferentes, o que muitas vezes leva a conflitos inevitáveis nas relações humanas.

(__)O relacionamento interpessoal é um dos aspectos mais importantes que contribuem para um trabalho em equipe eficaz. Esse tipo de trabalho requer empatia dos membros, atitudes profissionais participativas, habilidades de comunicação e respeito pela individualidade dos outros.

(__)Toda pessoa com um histórico de relacionamentos bem-sucedidos tem um talento especial para a comunicação interpessoal e tende a ser mais flexível em contextos sociais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    (F) Nas relações humanas, frequentemente surgem conflitos, que levam ao colapso das relações grupais. Portanto, o gestor deve tomar medidas para resolver quaisquer conflitos que ocorra no ambiente trabalho.

    Segundo a visão das relações humanas, o conflito é uma consequência natural e inevitável, pode ser um força positiva.

    Segundo a visão interacionista, o conflito pode ser uma força positiva, inclusive, em alguns casos, absolutamente necessário para o desempenho.

    (V))Em geral, as pessoas têm objetivos e interesses diferentes, o que muitas vezes leva a conflitos inevitáveis nas relações humanas.

    (V))O relacionamento interpessoal é um dos aspectos mais importantes que contribuem para um trabalho em equipe eficaz. Esse tipo de trabalho requer empatia dos membros, atitudes profissionais participativas, habilidades de comunicação e respeito pela individualidade dos outros.

    (F)Toda pessoa com um histórico de relacionamentos bem-sucedidos tem um talento especial para a comunicação interpessoal e tende a ser mais flexível em contextos sociais.

    Pela minha visão, acho que ficou muito abrangente esse "toda pessoa"

    Caso esteja errado, avise-me que eu arrumo.

  • gestor não deve tomar medidas para evitar conflitos então? blzzz

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as relações humanas. Neste caso, assinalemos a alternativa que contém a sequência do julgamento correto das afirmativas apresentadas.

    (F)Nas relações humanas, frequentemente surgem conflitos, que levam ao colapso das relações grupais. Portanto, o gestor deve tomar medidas para resolver quaisquer conflitos que ocorra no ambiente trabalho.

    (V)Em geral, as pessoas têm objetivos e interesses diferentes, o que muitas vezes leva a conflitos inevitáveis nas relações humanas.

    .

    Para Chiavenato (2004), ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana. As pessoas nunca têm os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos. O conflito está ligado ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Chiavenato ensina que para que haja conflito é preciso que aconteça uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. Ou seja, um indivíduo ao buscar seus objetivos, tenta impedir seu “rival” de alcançar os dele. A interferência pode ser de duas formas, segundo Chiavenato, ativa – mediante uma ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos – ou passiva, mediante omissão.

    Os conflitos podem ser:

    • Funcionais: são capazes de melhorar o desempenho do grupo e de alavancar o desempenho organizacional. As opiniões divergentes motivam os indivíduos a demonstrarem os motivos das suas ideias serem melhores.

    • Disfuncionais: não melhoram a relação da equipe e atrapalham o desempenho da organização. As pessoas gastam tempo e energia apenas com o problema e não com os objetivos e metas organizacionais, dessa forma, é um conflito improdutivo.

    • Para Rennó (2018), "um conflito é substantivo quando existe algum desentendimento sobre algo concreto, como: recursos escassos, objetivos antagônicos, dentre outros fatores". 

    (V)O relacionamento interpessoal é um dos aspectos mais importantes que contribuem para um trabalho em equipe eficaz. Esse tipo de trabalho requer empatia dos membros, atitudes profissionais participativas, habilidades de comunicação e respeito pela individualidade dos outros.

    Consoante a lição do professor Chiavenato (2021):

    • As equipes envolvem relacionamentos, ou seja, conexões humanas nas quais o todo emerge como maior do que soma de suas partes. O principal segredo da equipe é que sua característica coletiva provoca um efeito sinergístico (o todo é maior do que a soma de suas partes) que não se encontra no grupo. O grupo soma, enquanto a equipe multiplica resultados.

    • As equipes se baseiam em relações afetivas, emocionais e conexões pessoais entre os membros. Elas envolvem diversidade e unidade, abertura e aceitação, honestidade e empatia, criticismo e acordo, confiança e assunção de riscos para criar algo maior do que possível pela junção de peças individuais em algo único. Nos grupos, o poder é geralmente distribuído hierarquicamente, e as decisões são tomadas por um pequeno círculo de indivíduos, a quem se atribui poder e responsabilidade.

    (F)Toda pessoa com um histórico de relacionamentos bem-sucedidos tem um talento especial para a comunicação interpessoal e tende a ser mais flexível em contextos sociais.

    • Temos uma afirmação que parte de uma generalização, que não necessariamente é correta.

    Concluímos que a alternativa "B" é a a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.


ID
5566615
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo, com a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas, unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou solidariedade - que se constitui em um espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias:

Alternativas
Comentários
  • CONCEITO DE TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO ÂMBITO DO PAIF

    O termo “trabalho social com famílias” é utilizado há muito tempo e por uma grande diversidade de atores sociais. Seu uso também é bastante comum na política de assistência social. Todavia, a análise das bibliografias sobre o assunto demonstra que as definições desse termo são escassas e desprovidas de elementos capazes de facilitar sua compreensão no âmbito da política de assistência social.

    Nessa direção, o presente tópico propõe-se a construir um entendimento do Trabalho Social com Famílias no âmbito do PAIF, reconhecendo que a definição deste termo é fundamental para o estabelecimento de um significado comum a técnicos e gestores dos serviços de assistência social, de modo a possibilitar a compreensão do PAIF e, consequentemente, a execução de suas ações pautadas em diretrizes e objetivos estabelecidos, alcançando assim os resultados que dele se esperam.

    Para uma melhor compreensão desse processo de construção do conceito de trabalho social com famílias a ser utilizado no âmbito do PAIF, será realizado um “passo a passo”. O 1º passo será a simples e necessária junção dos significados das palavras que compõem o termo “Trabalho Social com Famílias”.

    1º passo - realizar a junção dos significados de cada palavra que compõe o termo. Segundo o Dicionário Michaelis Online1 , conceito é “aquilo que se concebe ou entende por algo”, “ideia”, “noção”. O esquema a seguir traz os principais “entendimentos, ideias e/ou noções”, a partir das significações dadas pelos dicionários, que os termos “trabalho”, “social” e “famílias” podem possuir:

    O resultado preliminar alcançado por esse primeiro passo (significados de “trabalho + social + família”) seria: “conjunto de procedimentos efetuados com a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um grupo social, unido por vínculos consanguíneos, de afinidade e/ou solidariedade”

    https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_2.pdf


ID
5566618
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Nesse sentido, que o objetivo de estudo da ÉTICA é:

Alternativas
Comentários
  • O objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar essas ações. A ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

    Logo, a resposta correta é a letra C

  • Gab C

    Moral - conjunto de regras e condutas;

    Ética - conjunto de regras deontológicas, conjunto de valores e princípios. Normas éticas e legais prevê: como o homem DEVE AGIR. Isto é (codigo de Ética).

    Resumos

  • A irracionalidade também é objeto de estudo da ética. Aliás, a ética busca entender o que faz uma sociedade valorar algo como racional/certo do irracional/errado. Têm umas duas alternativas meio corretas.


ID
5566621
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cerca de 40% dos alunos foram reprovados em uma turma do 5º Ano. Buscando desenvolver o potencial de cada aluno e valorizar o conhecimento de cada aluno dessa turma, o professor regente, desde a primeira avaliação diagnóstica, reconheceu o conhecimento que cada aluno da turma havia se consolidado e estava prestes a se consolidar. Então, em conjunto com o Pedagogo da escola, decidiram implantar um projeto de Agrupamento por Dupla, onde um aluno poderia mediar novos conhecimentos na relação com outro.

A partir da adoção desse projeto, pode-se afirmar que foi adotada uma perspectiva teórica correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • A Vygotsky - nos conceitos de área de desenvolvimento real e área de desenvolvimento proximal.

  • "conhecimento que cada aluno da turma havia se consolidado e estava prestes a se consolidar" = zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal


ID
5566624
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde os anos 1980, não é possível tratar de alfabetização sem falar de Emilia Ferreiro. A psicolingüista argentina, discípula de Jean Piaget, revolucionou o conhecimento que se tinha sobre a aquisição da leitura e da escrita quando lançou, com Ana Teberosky, o livro Psicogênese da Língua Escrita, em que descreve os estágios pelos quais as crianças passam até compreender o ler e o escrever.

Para essa autora, a leitura e a escrita são sistemas construídos progressivamente. Os primeiros trabalhos dos alunos em início de aprendizagem devem ser considerados trabalhos de alto valor, pelo seguinte motivo: 

Alternativas
Comentários
  • B

    De certa forma, seus esforços foram colocados no papel para representar algo.

  • B

    De certa forma, seus esforços foram colocados no papel para representar algo.


ID
5566627
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

"Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia ENVAIDECIDA ao saber que era a flor mais linda do jardim."

Considerando-se o par de palavras envaidecida / vangloriada , é CORRETO afirmar que se trata de exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre sinônimos e quer que classifiquemos o par envaidecida / vangloriada . Vejamos:

     .

    A) Sinonímia.

    Certo. Envaidecida e vangloriada são palavras sinônimas.

    Sinônimos: são palavras que têm significados iguais ou semelhantes; são palavras que mantêm uma relação de significado entre si. Ex.: casa, moradia, lar. / Justo, certo, exato, reto, íntegro, imparcial.

    Envaidecer: fazer sentir ou sentir-se envaidecido; encher(-se) de orgulho. Tornar(-se) excessivamente orgulhoso; tornar(-se) presunçoso.

    Vangloriar: ressaltar mérito (de alguém ou de si mesmo); gabar(-se). Causar vanglória, envaidecer.

     .

    B) Homonímia.

    Errado.

    Homônimos: existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. Homônimos perfeitos: são palavras que possuem a mesma escrita e a mesma pronúncia, mas apresentam significados diferentes entre si. Ex.: Você sabe o caminho do local de prova? (substantivo – itinerário) Eu caminho todos os dias para treinar para o TAF. (verbo caminhar). Homônimos homófonas: são palavras pronunciadas de forma igual, mas apresentam significados e escritas diferentes. Ex.: A palavra ideia não recebe mais acento. (sinal gráfico). O jovem cedeu seu assento à senhora idosa. (cadeira, lugar). Homônimos homógrafas: são palavras escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes. Ex.: Seu gosto é muito esquisito! (substantivo - preferência) Eu gosto muito de resolver questões! (verbo gostar)

     .

    C) Antonímia. 

    Errado.

    Antônimos: são palavras que apresentam significados opostos, antagônicos. Ex.: bem e mal.

     .

    D) Paronímia.

    Errado.

    Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas e escritas de forma parecida. Ex.: absolver (perdoar, inocentar) e absorver (aspirar, sorver).

     .

    Gabarito: Letra A

  • GABARITO: A

    Sinonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos semelhantes. Vale destacar que há semelhança de sentido, não igualdade de sentido. As palavras que apresentam significados parecidos são chamadas de sinônimas.

    Ex: Rogou ao Divino Pai Eterno com fé!

    Suplicou ao Divino Pai Eterno com fé!

    Naquele dia, ele agiu como um louco.

    Naquele dia, ele agiu como um insano.

    Eu liguei várias vezes, mas ninguém atendeu.

    Eu liguei muitas vezes, mas ninguém atendeu.

    Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/sinonimia/

  • GAB-A

    Sinonímia.

    Sinonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos semelhantes. ... As palavras que apresentam significados parecidos são chamadas de sinônimas.

     exemplo entre bonito e lindo, entre alfabeto e abecedário, entre preto e negro. Estas palavras de significado semelhante chamam-se palavras sinónimas ou simplesmente sinónimos.

    CONCURSEIRO NÃO DORME, PERDE MUITO TEMPO.!!RSRS


ID
5566630
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

PORÉM , começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. 


A palavra que inicia essa passagem pode ser substituída, sem alterar o sentido e a estrutura do texto, apenas por:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre conectores. O candidato deve indicar qual assertiva possui uma conjunção de igual valor que "porém". Vejamos:

    PORÉM , começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe.

    Porém⇨ valor adversativo que indica ideia contrária, ou seja, pode substituir a conjunção "porém" que também se classifica dessa forma.

    Sabendo essa informação, iremos analisar cada assertiva. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Embora⇨ valor concessivo indica uma ressalva, um contraste a algo inesperado. Ex: Embora eu tenha ido à praia, não me queimei nada.

    b) correta.

    No entanto⇨ valor adversativo que indica ideia contrária, ou seja, pode substituir a conjunção "porém" que também se classifica dessa forma.

    c) Incorreta.

    Apesar de⇨ valor concessivo indica uma ressalva, um contraste a algo inesperado. Ex: apesar de eu ter ido à praia, não me queimei nada.

    d) Incorreta.

    De modo que⇨ valor consecutivo, pois dá seguimento a uma outra ideia. Ex: João estudou tanto anos de modo que um dia passou em tudo.

    Gabarito: B

  • Letra B

    Noção semântica de oposição, contraste, quebra de expectativa, compensação, restrição, adversidade. Conjunções adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.


ID
5566633
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

"Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada ", neste segmento ocorre um exemplo de uma figura de linguagem denominada:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre figuras de linguagem e quer que identifiquemos a figura de linguagem presente em "Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada ". Vejamos:

     .

    A) Paronomásia.

    Errado.

    Paronomásia: também chamada de paranomásia, é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou na pronúncia (parônimos). Ex.: “Exportar é o que importa.”

     .

    B) Antítese.

    Certo. Ocorre antítese, ou seja, oposição, em "inferiores" e "superiores".

    Antítese: consiste na aproximação de palavras ou expressões de sentido oposto.

    Ex.: "Como eram possível beleza e horror, vida e morte harmonizarem-se assim no mesmo quadro?" (Érico Veríssimo)

     .

    C) Sinestesia.

    Errado.

    Sinestesia: é a figura de linguagem que estabelece uma relação entre percepções sensoriais: tato, audição, olfato, paladar e visão. Ex.: A voz da professora soava docemente pela sala de aula. ("soava" está relacionado à audição. "docemente" está relacionado ao paladar)

     .

    D) Metonímia.

    Errado.

    Metonímia: consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada. Essa troca se faz não porque as palavras são sinônimas, mas porque uma evoca a outra. Há metonímia quando se emprega, por exemplo:

    O autor pela obra: Nas horas de folga lia Camões. [Camões = a obra de Camões]

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GABARITO: B

    A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo:

    O ódio e a amor andam de mãos dadas.

    O dia está frio e meu corpo está quente.

    A vida e a morte: duas figuras de uma mesma moeda.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/antitese/

  • Somos superiores...que são inferiores = antítese


ID
5566636
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

No trecho "- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti ", a vírgula foi empregada para:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Separar a oração subordinada adverbial da oração principal.

    Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti 

  • LETRA B).

    Trata-se de uma Oração Subordinada Adverbial Temporal, pois há sua iniciação pela conjunção subordinativa temporal "quando".

  • correto- "quando" remete a oração subordinada adverbial de tempo e o QUE da segunda oração não é um síndeto e sim um pronome relativo (formigas as quais se aproximavam de ti) se o que pudesse ser substituído por "isso", seria um síndeto de oração integrante, provavelmente..

  • GAB-B

    Separar a oração subordinada adverbial da oração principal.

    SEJA FORTE!!!

  • Assertiva B

    Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti " = Separar a oração subordinada adverbial da oração principal.

  • GAB-B

    Separar a oração subordinada adverbial (Temporal) da oração principal.

    "Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti "

    No momento em que eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti "

  • Gente como se identifica a oração principal ?

  • QUESTÃO BUGADA, NA MINHA OPNIÃO, EU SÓ ACERTEI PORQUE ERA A ÚNICA ALTERNATIVA QUE TINHA UM TERMO COM VALOR DE ADVÉRBIO DENTRO DE UMA ORAÇÃO. MAS NÃO FAÇO IDEIA DE QUEM É A PRINCIPAL. KKKKKKKKKK


ID
5566639
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

No trecho, "Todos temos algo a APRENDER com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém ", verifica-se o emprego do infinitivo verbal, cujo papel gramatical é:

Alternativas
Comentários
  •  O infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade.

    Letra A


ID
5566642
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

 A oração destacada no trecho "- É que, DESDE QUE VOCÊ FOI EMBORA , as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era ", expressa uma ideia de:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos a oração em destaque em "- É que, DESDE QUE VOCÊ FOI EMBORA , as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era ". Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções subordinativas são as que ligam duas orações que se completam uma à outra e fazem que a segunda dependa da primeira. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    A) Explicação.

    Errado.

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que...

    Ex.: Vamos indo, porque já é tarde.

     .

    B) Condição.

    Errado.

    Conjunções subordinativas condicionais: têm valor semântico de condição, pré-requisito, algo supostamente esperado...

    São elas: se, caso, desde que, contanto que, exceto se, salvo se, a menos que, a não ser que, dado que...

    Ex.: Se você estudar muito, passará no concurso.

     .

    C) Tempo.

    Certo. A oração "DESDE QUE VOCÊ FOI EMBORA" é subordinativa temporal introduzida pela locução conjuntiva "desde que".

    Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

    São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .

    D) Concessão.

    Errado.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse da justificativa da banca, aceitei a explicação.

     .

    Gabarito: Letra C

  • GABARITO: C

    Oração subordinada adverbial temporal

    As orações subordinadas adverbiais temporais exprimem circunstância de tempo.

    As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: enquanto, quando, desde que, sempre que, assim que, agora que, antes que, depois que, logo que, etc.

    Exemplos:

    Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.

    Assim que passar no exame final, irei de férias.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/

  • Do momento em que...a partir do dia que, desde que, depois que...

    Ao substituir temos a noção de temporalidade


ID
5566645
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

Sobre o período, "Acabou se dando conta DE QUE SEMPRE HAVIA UM SAPO GRANDE AO SEU LADO e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Oração subordinada substantiva completiva nominal

    É aquela que exerce a função de complemento nominal de algum termo da oração principal.

    Tenho medo de dirigir à noite.

    (Oração principal com verbo trans. direto + objeto direto + oração subordinada substantiva completiva nominal)

    Restou a saudade do que vivemos.

    (Oração principal com verbo trans. direto + objeto direto + oração subordinada substantiva completiva nominal)

    Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/oracoes-subordinadas-substantivas.html

  • completiva nominal: complementa um substantivo sempre iniciado com preposição= sub. abstrato

    Eu tenho certeza de que passaremos no vestibular.


ID
5566648
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

"Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas QUE se aproximavam de ti".

Qual a função sintática que a palavra destacada está exercendo no trecho? 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de sintaxe e quer saber qual a função sintática do "que" em "Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas QUE se aproximavam de ti". Vejamos:

     .

    A) Sujeito.

    Certo. "Que", nesse caso, exerce a função sintática de sujeito.

    Função sintática do "que"

    • Para saber a função sintática do "que" devemos tirar o "que" da frase, pegar quem está ao lado dele e depois colocar a frase na ordem direta! A função sintática do "que" será a mesma do seu ANTECEDENTE.
    • Em relação à questão, temos: Todas as formigas se aproximavam de ti. Como o antecedente do "que" (todas as formigas) é o SUJEITO da oração, o "que" também será o SUJEITO.

     .

    Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. É o ser do qual se diz alguma coisa.

    Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

    Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: João vai prestar o concurso da PF. “QUEM” vai prestar o concurso da PF? R.: João (= sujeito)

     .

    B) Adjunto Adverbial.

    Errado.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    C) Objeto Direto.

    Errado.

    Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

    Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)

     .

    D) Aposto. 

    Errado.

    Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Vem isolado na frase, podendo vir separado por vírgulas, parênteses, travessões ou dois pontos. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

     .

    Gabarito: Letra A 

  • Acertei essa questão chata pra caraiooo

    Gabarito: A

    PMPI, vai que cole!

  • Se alguém puder me explicar por que esse "que" tem função de sujeito, agradeço!

  • Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “as formigas”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração...

  • Gabarito: A

    Vamos a uma breve explicação das funções sintáticas que o "QUE" pode exercer.

    ➜Sujeito

    Os alunos que chegaram são inteligentes

    (Pergunte ao verbo: quem chegaram? Os alunos. Observe que o "QUE" retoma o termo que tem função de sujeito)

    ➜Objeto Direto

    As questões que eu resolvi estavam difíceis.

    (Pergunte ao verbo: resolvi o quê? As questões. Observe que o "QUE" retoma o objeto direto do verbo).

    ➜Objeto Indireto

    Você é o aluno de que eu gosto.

    (Pergunte ao verbo: Gosto de quê ou de quem? Do Aluno. Observe que o "QUE" retoma o objeto indireto)

    ➜Complemento Nominal

    O professor de que eu tenho medo é ele.

    (Pergunte ao verbo: Tenho medo de quem ou de quê? Do Professor. Observe que o "QUE" retoma o complemento do substantivo abstrato "medo".)

    ➜Adjunto Adnominal

    O bairro em que eu moro é longe.

    (Pergunte ao verbo: Moro onde? No Bairro. Observe que o "QUE" retoma o adjunto adjunto adverbial de lugar.)

    Espero ter ajudado. Equívocos? Avisem, favor!

  • Pra quem tem dúvidas sobre os usos do QUE, segue essa aula maravilhosa do Professor Diogo Alves do Gran

    https://www.youtube.com/watch?v=bZDQCfMV3CA&list=PLZIcuMePV18wEr2pf3ZxkgF05viDwyR8_&index=7

  • Pq é sujeito? Não seria Obj. Direto?

  • Passos para encontrar a função sintática do pronome relativo:

    1) Isolar a oração do pronome relativo de modo que a outra tenha sentido completo.

    Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas {QUE se aproximavam de ti}

    2) Identificar o termo antecedente:

    "Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas

    3) Reconstruir a oração adjetiva, substituindo o pronome relativo pelo antecedente.

    As formigas se aproximavam de ti

    4) A função do pronome relativo será a mesma do termo que ele substitui na oração construída por você

    As formigas (suj) se aproximavam (vti) de ti (oi)

    Fonte: Prof Flavia Rita

    Um parto galera, mas tenho treinado assim e tem dado certo!


ID
5566651
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.


Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html 

A forma verbal destacada em: "Indignada diante da descoberta, ORDENOU ao sapo que se afastasse dela imediatamente" , pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre verbos e quer que classifiquemos o verbo destacado a seguir, quanto à transitividade: "Indignada diante da descoberta, ORDENOU ao sapo que se afastasse dela imediatamente". Vejamos:

     .

    A) Transitiva direta.

    Errado.

    Verbo transitivo direto: é o que não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação. Esse complemento denomina-se objeto direto. Ex.: A família chamou o médico. ("A família" é o sujeito; "chamou" é o verbo transitivo direto; "o médico" é o objeto direto).

     .

    B) Transitiva indireta.

    Errado.

    Verbo transitivo indireto: é o que pede um complemento regido de preposição. Esse complemento denomina-se objeto indireto. Ex.: Os jovens gostam de aventuras ("Os jovens" é o sujeito; "gostam" é o verbo transitivo indireto; "de aventuras" é o objeto indireto).

     .

    C) Intransitiva.

    Errado.

    Verbo intransitivo: é o que tem sentido completo, não precisa de complemento para formar o predicado. Ex.: Os pessegueiros floresceram. ("Os pessegueiros" é o sujeito; "floresceram" é o verbo intransitivo).

     .

    D) Transitiva direta e indireta.

    Certo. Quem ordena, ordena algo (OD) A alguém (OI): ordenou algo (que se afastasse dela imediatamente) A alguém (ao sapo). Portanto, "ordenou" é um verbo transitivo direto e indireto.

    Verbo transitivo direto e indireto: é o que se constrói com dois complementos (objeto direto + objeto indireto). Ex.: O pintor ofereceu o quadro a um amigo. ("O pintor" é o sujeito; "ofereceu" é o verbo transitivo direto e indireto; "o quadro" é o objeto direto; "a um amigo" é o objeto indireto).

     .

    Gabarito: Letra D 

  • Verbos transitivos diretos e indiretos pedem tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos, indicando quem ou o quê e, também, de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

    Verbo agradecer

    Agradecer o quê? Agradecer a quem?

    Agradecer o presente ao namorado.

    Agradecer o convite à diretora.

    Agradecer a atenção à professora.

    O presente, o convite e a atenção são objetos diretos.

    Ao namorado, à diretora e à professora são objetos indiretos.

    Verbo devolver

    Devolver o quê? Devolver a quem?

    Devolver o livro ao professor.

    Devolver o dinheiro à mãe.

    Devolver a caneta ao colega.

    O livro, o dinheiro e a caneta são objetos diretos.

    Ao professor, à mãe e ao colega são objetos indiretos.

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/verbos-transitivos-e-intransitivos/


ID
5566657
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"O Congresso (Câmara e Senado) aprovou o fundo eleitoral de R$ 5,7 bi para 2022, ano em que ocorrem eleições nacionais e estaduais no Brasil. O valor é quase três vezes maior daquele registrado em 2018 e 2020, quando esteve em R$ 2 bi. O montante seria em parte financiado pelo orçamento da Justiça Eleitoral."

Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades

As notícias que partem de nossos governantes são na maioria das vezes frustrantes para a população, como esta, que mais uma vez beneficia a classe política e em nada contribui com a população. Mas, o que é o fundo eleitoral? 

Alternativas
Comentários
  • Para o financiamento de campanhas políticas.

  • Gabarito D. Verba pra financiar campanhas políticas.


ID
5566660
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Estado de Santa Catarina possui uma vegetação diversificada, porém um bioma é encontrado em todo o seu território. Qual é esse bioma?

Alternativas

ID
5566663
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em toda a sua história o Brasil teve como capitais as cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, sendo que esta última foi construída exatamente para este fim. Qual é o nome do presidente brasileiro que idealizou e fez executar tal obra?

Alternativas
Comentários
  • questões mais repetidas que rebaixamento do vasco,

  • Juscelino idealizou e construiu Belo Horizonte e Brasília durante o seu governo.


ID
5566666
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre as VEDAÇÕES estabelecidas por sua Lei Orgânica ao município de Santa Helena/SC NÃO consta:

Alternativas
Comentários
  • gabarito c para não assinantes


ID
5566669
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Por força de sua Lei Orgânica, fica definido que o município de Santa Helena manterá, na forma da lei, o Conselho Municipal de Educação, como:

Alternativas

ID
5567974
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

O Sapo e a Rosa

Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a flor mais linda do jardim.

Porém, começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe. Acabou se dando conta de que sempre havia um sapo grande ao seu lado e essa era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo que se afastasse dela imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer.

Algum tempo depois, o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas nem pétalas.

Penalizado, disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas me comeram dia a dia, e agora nunca voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas que se aproximavam de ti. Por isso é que eras a mais bonita do jardim...

Muitas vezes desvalorizamos os outros por crermos que são inferiores e que somos superiores a eles, mais "bonitos", de mais valor e que não nos servem para nada.

Todos temos algo a aprender com outros ou a ensinar-lhes, e ninguém deve desvalorizar ninguém.

Pode ser que uma destas pessoas, a quem não damos valor, nos faça um bem que nem mesmo nós percebemos no momento.

Adaptado. https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

A palavra destaca no trecho "Porém, começou a perceber QUE as pessoas somente a observavam de longe", no contexto em que foi empregada, é classificada gramaticalmente como:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre a palavra "que" e quer que classifiquemos o "que" em "Porém, começou a perceber QUE as pessoas somente a observavam de longe". Vejamos:

     .

    A) Conjunção Coordenativa. 

    Errado.

    Conjunções coordenativas: são as que ligam orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

     .

    B) Conjunção Integrante.

    Certo. "Que", nesse caso, é conjunção integrante e equivale a "isso": começou a perceber ISSO (= que as pessoas somente a observavam de longe).

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: A prova que fiz foi difícil. (que = A QUAL)

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    C) Pronome Interrogativo.

    Errado.

    Pronomes interrogativos: são usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas. Se referem a um ser sobre o qual não temos informações sempre na terceira pessoa do discurso. São eles: que, quem, qual e quanto.

     .

    D) Pronome Relativo.

    Errado.

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GABARITO: B

    Conjunções Integrantes

    São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração.

    Exemplos:

    As conjunções são: que e se.

    A verdade é que te amo.

    Não sei se você notou que as cortinas são senhoriais.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/conjuncoes-subordinativas/

  • Gabarito B.

    "Porém, começou a perceber QUE as pessoas somente a observavam de longe".

    Se percebia algo; isso ou aquilo. O "que" é conjunção, quando pode ser substituída por os pronomes demonstrativos citados acima. Ex: Você percebeu que os alunos que mais estudam, são os que mais passam em concursos?

    O primeiro "que" é conjunção, pois se refere a algo, uma ação, um acontecimento. Nos demais casos são pronomes, pois se referem a alguém. Aos alunos que estudam, e que passam em concursos (sujeito).

  • Pode-se substituir por ISSO, logo, Conjunção integrante.