SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2015 - LIQUIGÁS - Profissional de Vendas - Júnior


ID
1666576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A expressão reforma política aparece no glossário da grande maioria dos políticos brasileiros quase sempre em duas circunstâncias: ou é desculpa para deixar tudo como está ou é uma daquelas promessas de campanha eleitoral a ser esquecida assim que se desmontarem os palanques. (...) Por mais que seja tentador avançar aos poucos, na chamada medida do possível, a reforma política realmente eficaz para produzir efeitos salutares num prazo relativamente curto deverá contemplar um conjunto de mudanças – reconheça-se, num processo difícil que exigirá cortes na carne do sistema atual.
Revista Leituras da História. São Paulo: Escala. n. 80. 24 mar. 2015, p. 56-57.

A associação entre a reforma política e os escândalos de corrupção na conjuntura política da atualidade impõe o entendimento de que o ponto mais urgente e mais delicado para essa necessária reforma está ligado aos posicionamentos da sociedade relacionados à(ao)

Alternativas

ID
1666579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Há 200 milhões de anos, ainda na era paleozoica, existia um único e imenso continente na Terra, a Pangeia, uma massa continental que se fragmentou durante o Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos, deixando imensos pedaços de terra à deriva, na movimentação lenta e constante das placas tectônicas, até que eles originassem os continentes atualmente existentes. No decorrer do século XX muitas descobertas vieram a corroborar essa teoria e uma nova prova científica da existência desse continente-mãe, a Pangeia, foi descoberta recentemente no interior árido do Ceará, na encosta da Chapada do Araripe. O achado dos pesquisadores do Cariri consiste em um fóssil inédito, datado de 120 milhões de anos, de uma planta angiosperma da família Smilacaceae – família de plantas que ainda mantém presença em todos os continentes .
Revista História Viva. São Paulo: Duetto Editorial. n. 137. mar. 2015, p. 76-79.

Sendo assim, um fóssil, encontrado no Ceará, de uma espécie que deu origem a muitas outras espalhadas pelo globo ajuda a comprovar a teoria do(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta E - deriva continental

  • GABARITO LETRA E

    A) Big Bang ou Grande Expansão (...) Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente.https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

    B) O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.(...) Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas eram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo

    C) Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, (...) Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo. http://www.historiadetudo.com/criacionismo-evolucionismo

    D) Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma), do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer (...) São inundações repentinas, praticamente imprevisíveis e de quase impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. (...) O Dilúvio, citado na Bíblia, também pode ser considerado um cataclisma. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cataclismo

    E) A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres. https://escolakids.uol.com.br/deriva-continental.htm

     


ID
1666582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em tempos de seca, os apelos para não deixar a torneira pingando, evitar banhos demorados e se mobilizar para aproveitar a água da chuva são recados simples e diretos. Assim, toda a população é convocada a racionalizar o consumo e evitar que o drama se agrave. Que é oportuno bater nessa tecla, ninguém discute. No entanto, a questão extrapola – e muito – a vida doméstica.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/pais-precisa-de-po...>. Acesso em: 29 mar. 2015.

Considerando-se que no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, dois terços do consumo de água estão distribuídos entre a indústria, a agropecuária, a mineração e os outros setores, verifica-se que a economia de água no Brasil exige, em primeiro lugar, uma ação no campo da

Alternativas
Comentários
  • A- Política, com metas de uso do insumo nas atividades econômicas.

  • O próprio enunciado informa que "a questão extrapola – e muito – a vida doméstica", o que já elimina a letra C e D.

    As letras B e E não fazem sentido.

    A letra A (gabarito) pode ser fundamentada no fato de que o maior consumo de água no Brasil pertence à agricultura, a qual, associada a outras atividades econômicas como a pecuária, indústria e mineração, totaliza 87,5% de todo o consumo de água no Brasil. FONTE: ANA.


ID
1666585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir de junho de 2013, o Brasil passou a conviver com a emergência e o protagonismo de formas inovadoras de mobilização social e ação coletiva. (...) Esse movimento insere o Brasil em um processo global de contestação iniciado a partir dos impactos gerados pela crise econômica de 2008. (...) O sociólogo Ruy Braga, (...), destaca que em comum os militantes (...) vivem a precarização das condições de vida e do mundo do trabalho. “São jovens, escolarizados, que têm uma trajetória escolar superior à geração que os antecede e que se depara com condições de inserção do mercado de trabalho que geralmente estão bastante aquém daquelas mesmas condições que os pais encontraram no passado. E esse tipo de desajuste, de desencaixe, de tensão é que pode ser considerado a grande força motriz dos atuais movimentos de contestação".

Disponível em: <www.diplomatique.org.br/artigo/phy?id:1828>. Acesso em: 5 mar. 2015.

Os outros dois fatores que formam o conjunto mais adequado para explicar essas manifestações são a(o)

Alternativas
Comentários
  • C- Maior acesso à informação e às redes sociais e o desencadeamento com o sistema político institucional.


ID
1666588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O ajudante de caminhão desempregado Fábio da Silva Costa bem que tentou. Chegou às 23h de domingo à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, no Centro do Rio, para passar a noite na rua, garantir um bom lugar na fila e agendar a entrada no seguro-desemprego. Não conseguiu. Às 7h, quando o posto abriu, um funcionário avisou que ninguém seria atendido naquela segunda-feira, porque as senhas haviam esgotado pela internet. (...) no Estado do Rio o quadro é pior: foram 11 mil vagas com carteira fechadas em fevereiro, no pior desempenho do país, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados anteontem.

CORRÊA, Marcelo. Sofrimento extra para quem perde. O Globo. Rio de Janeiro, 20 mar. 2015, p.27.

Considerando-se o contexto histórico e geográfico, constata-se que a situação apresentada no texto acima, de março de 2015, é reflexo, principalmente, de um panorama econômico marcado pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Direto no item A....com essa situação descrita nãotinha como errar


ID
1666594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As 3 tecnologias essenciais a aplicações WWW (World Wide Web) são:

Alternativas
Comentários
  • URI?? Não seria URL?

  • Acho que houve um erro de digitação do QC

  • URI – Uniform Resource Identifier

    Também conhecido como Identificador de Recursos Universal, foi criado para identificar recursos disponíveis na internet, através de um endereço ou um nome.

    Um recurso de internet pode ser qualquer coisa, como uma página de internet, um site, um e-mail, uma imagem, arquivos, um programa de computador ou um vídeo. Cada coisa disponível na internet precisa de um identificador único para não ser confundido com outros recursos e sabermos exatamente em que lugar da internet eles estão.

    Exemplos de URI

    http://www.exemplo.org/localizacao/URI/com/o/nome-do-recurso.html

    ftp://outro-exemplo.org/de/URI/com/localizacao/e/nome-do-recurso.txt

    Pensando dessa forma, uma URI é composta pelo nome do recurso e pela localização do mesmo na grande rede de computadores.

    Fonte: http://www.phpmais.com/url-urn-e-uri-que-confusao/

  • A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • Que que isso!!

  • URI pra mim é uma universidade que tem em Frederico Westphaleh/RS

     

  • URL – Uniform Resource Locator

    Em português: Localizador de Recursos Universal e como o próprio nome diz, se refere ao local, o Host que você quer acessar determinado recurso. O objetivo da URL é associar um endereço remoto com um nome de recurso na Internet.

     

    URI – Uniform Resource Identifier

    Em português: Identificador de Recursos Universal, como diz o próprio nome, é o identificador do recurso. Pode ser uma imagem, uma página, etc, pois tudo o que está disponível na internet precisa de um identificador único para que não seja confundido.

    Pra ficar mais fácil de entender, pois sei que deve ter dado um nó agora:

    A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    fonte: https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca/

  •  

    Q607865       Q486156

     

     

    HTTP://          Protocolo de hipertexto



    www:                  (Word Wide Web) Rede      
    URI, HTTP e HTML


    .inp                  Domínio

    .gov                Tipo de domínio


    .br                   País 

     

     

  •  

    Nunca tinha ouvido falar nesse tal de URI. Achei que fosse URL escrito erroneamente, mas blz hahaha. 

     

    O importante é o que importa!

     

     

     

  • A banca que saber quais as 3 tecnologias indispensáveis para acessar uma página WEB.

    URI (identificador uniforme de recurso) uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. Um URI pode ser classificado como um localizador (URL) ou um nome (URN), ou ainda como ambos.

    HTTP (Protocolo de Transferência de HiperTexto)

    HTML (Linguagem de Marcação e HiperTexto) A Linguagem que é escrita a página WEB.

    Gabarito: E

  • Que diacho é URI?

  • Grande "Uri", me fez errar

  • URI (Identificador Uniforme de Recursos) é uma string (sequência de caracteres) que se refere a um recurso.

    A mais comum é a URL, que identifica o recurso localizando-o na Web.


ID
1666597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma instalação padrão do Windows 7, em português, qual programa permite ao usuário visualizar os processos em execução e o histórico de uso da CPU e da memória física?

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Atalho: Ctrl+Shift+Esc. O Desfragmentador de Discos é para organização dos dados gravados no disco rígido, melhorando a performance de leitura dos arquivos. A Central de Rede e Compartilhamento é para configurações das conexões de rede. O Windows Explorer (atalho: Win+E) é para gerenciar arquivos e pastas do computador. Windows Defender é o antispyware para detectar e remover pragas digitais, que no Windows 8 também é antivírus.

  • Pelo gerenciador de tarefas é possível verificar as situações mostradas no enunciado da questão e ainda:


    *******************************************************************************************


    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória


  • Letra A- Gerenciador de Tarefas, ou Task Manager como é originalmente conhecido.


    ->O Desfragmentador de Discos otimiza o desempenho geral do dispositivo de armazenamento reorganizando fisicamente os arquivos nele contidos, melhorando consideravelmente sua eficiência. É recomendável que haja no mínimo 15% de espaço em disco livre para garantir uma desfragmentação eficaz.


    ->A Central de Rede e Compartilhamento é o local para toda a instalação e a configuração de rede.


    ->A interface conhecida como Windows Explorer não deve ser confundida com o navegador Internet Explorer! O Windows Explorer nada mais é do que o próprio gerenciador de pastas e arquivos do Windows.


    ->O Windows Defender é um software desenvolvido pela Microsoft Corporation que tem como meta a eliminação de malwares em geral. Foi inicialmente lançado como um simples anti-spyware para o Windows XP, depois começou a vir incluso no Windows Vista por padrão, e atualmente se tornou um antivírus completo e gratuito, tomando o lugar do conhecido Microsoft Security Essentials.



  • Gab. A

    ~ Apenas complementando os excelentes comentários dos colegas ~

    Além do atalho Ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del.


    Never ever give up! Sua vez tá chegando, confie! 

  • O Gerenciador de Tarefas mostra a você os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo.

    Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está funcionando. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem para eles.

    Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-task-manager


    gab A

  • ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del

    Processos

    Aplicativos

    RE

    DEsempenho

    Serviços

    USuários

     

    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória

     

  • O gerenciador de tarefas do windows  exibe o status real  do computador  como o uso de memória,processos em execução,sendo acessado através  da combinação das teclas CTRL+ALT+DEL

     

    *Sendo dividido em 5 abas:

     

    1-Aplicativos: Mostra todos os aplicativos em execução;        

                                                                                                                                          

    2-Processos: Mostra todos os processos em  execução;

     

    Na aba desempenho é  demonstrado o uso do processador ,taxa  de utilização do mesmo,memoria disponivel entre outras coisas;

     

    3-Desempenho Na aba rede  é detalhado  informações sobre nossas conexões  e seus status;

     

    4-Rede Na aba usuários  é  exibido informações sobre os usuários do computador;

     

    5-Usuários Restando ainda os menus ArquivosOpçõesExibirDesligar e Ajuda onde podemos executar diversas funções tais como:
     

    Desligar o Computador;
    Reiniciar o Computador;
    Logof  do Usuário;

     

     

  • Gab A

     

    Tecla de atalho = Crtl + Shift + Esc


ID
1666600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de uma instalação padrão do Windows 7, em português, deseja que o MS Excel seja automaticamente executado logo após ser efetuado o login.

Para tal, esse usuário deve inserir um atalho para o Excel na pasta

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Adicionando atalhos ou programas em Inicializar, no menu Iniciar, este será aberto quando o Windows for carregado.

  • Acertei a QUESTÃO, mas não entendi! Alguém pode me explicar como isso funciona?

  • Também não entendi. É possível que programas iniciem automaticamente?

  • Não compreendi a questão... Pensei que fosse 'a'.

  • "Se você abre sempre os mesmos programas depois de iniciar o computador (um navegador da Web ou um programa de email, por exemplo), talvez seja conveniente fazer com que eles sejam iniciados automaticamente toda vez que você iniciar o Windows.Os programas ou atalhos colocados na pasta Inicialização de Programas serão executados sempre que o Windows iniciar.

    Clique no botão Iniciar e em Todos os Programas. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na pasta Inicialização de Programas e clique em Abrir.

    Abra o local que contém o item para o qual você deseja criar um atalho.

    Clique com o botão direito do mouse no item e clique em Criar Atalho.O novo atalho aparecerá no mesmo local do item original.

    Arraste o atalho para a pasta Inicialização de Programas.

    Na próxima vez que você iniciar o Windows, o programa será executado automaticamente."

    FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/run-program-automatically-windows-starts#1TC=windows-7

  • Vivendo, estudando e aprendendo. Eu nunca soube disso! Massa demais!

  • Programas  colocados na pasta Inicializar serão executados automaticamente qnd o Windows iniciar.

  • Gabarito B

  • você pode selecionar quais os aplicativos deseja abrir ao inciar o computador, quando liga-lo no caso, isso que a questão quer saber, aí você liga o PC e os aplicativos já abrem no automático

ID
2636830
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os gerentes já conhecem, há algum tempo, o potencial da gestão do relacionamento com clientes, comumente chamada de CRM. Uma das mais comuns aplicações de CRM são os sistemas que oferecem aos profissionais de telemarketing as informações a respeito dos clientes e possibilitam uma prestação de serviços melhor e mais rápida.


Essa aplicação de CRM é denominada

Alternativas
Comentários
  • Uma das mais comuns aplicações de CRM são os sistemas que oferecem aos profissionais de telemarketing(Automação da central de atendimento) as informações a respeito dos clientes e possibilitam uma prestação de serviços melhor e mais rápida.


ID
2636833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As análises estratégicas das empresas envolvem a compreensão do ambiente no qual a empresa está inserida. O ambiente geral de uma empresa é composto por seis elementos inter-relacionados.

No contexto de uma análise ambiental, a distribuição de indivíduos em um mercado em termos de faixa etária, gênero, rendimentos, escolaridade compõe o elemento denominado

Alternativas
Comentários
  • Tendências demográficas

    Apresenta indicadores obtidos a partir dos resultados da amostra do Censo Demográfico, abrangendo informações sobre as Características gerais da população brasileira, como cor ou raça, religião e deficiência física ou mental.

    Fonte: IBGE

  • O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas. Os componentes são:

    Ambiente cultural: representam a parte do ambiente geral que contém os elementos relacionados com os valores culturais que prevalecem na sociedade.

    Ambiente Legal / Político: são as políticas do governo americano que impõem limitações estratégicas e proveem oportunidades.

    Economia: O ambiente internacional é um importante contribuinte para outro componente crucial do macroambiente: a economia. O ambiente econômico é composto de interconexões complexas entre a economias de diferentes países.

    O ambiente econômico afeta intensamente a habilidade de as empresas operarem eficazmente e influencia suas escolhas estratégicas.

    Tecnologia:  é uma aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço. A medida que a tecnologia avança, novos setores industriais, mercados aparecem nichos competitivos.

    Demografia: a demografia constitui-se de mensurações de várias características de pessoas que compõem grupos ou outras unidades sociais. (CORRETA)

    Ambientes Social e Natural: as tendências sociais implícitas no modo como as pessoas pensam e agem têm implicações para a administração da força de trabalho, as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas sobre os produtos e mercados.


ID
2636839
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nenhum sistema é capaz de fornecer por si só todas as informações de que uma empresa necessita. Existem informações relativas ao acompanhamento das atividades e às transações elementares da organização, tais como: vendas, contas a receber, folha de pagamentos ou fluxo de matérias-primas dentro de uma fábrica.


Tais informações fazem parte do sistema do nível

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    Existem diferentes interesses, especialidades, e níveis em uma organização, sendo assim também existem diferentes tipos de sistemas de informação. Vale a pena ressaltar, que sozinho nenhum sistema é capaz de fornecer todas as informações de que uma empresa necessita, por isso eles são estruturados de uma forma integrada, para assim serem capazes de atender esses diferentes interesses organizacionais. Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados, mas ao todo existem apenas quatro níveis distintos entre os tipos de sistemas: estratégico, tático, conhecimento e operacional.

     

    http://www.portal-administracao.com/2014/01/administracao-de-sistemas-da-informacao.html

  • Para complementar: resposta letra C

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ( Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

    É um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística.


ID
2636842
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma pessoa recebeu duas propostas para se aposentar. Na proposta I, ela receberia R$ 4.500,00 mensais constantes. Na proposta II, ela começaria recebendo R$ 3.500,00, mas teria um reajuste real mensal de 0,1%. Ela receberá tais valores até o seu falecimento e, devido à sua longa perspectiva de vida, tais valores devem ser projetados como uma série infinita. Ela tem a oportunidade de aplicar seus recursos em uma aplicação financeira que sempre oferece uma taxa de retorno real de 0,6% ao mês.


Em termos financeiros, ela deverá escolher a proposta

Alternativas
Comentários
  • a proposta 1 é uma perpetuidade sem crescimento, portanto usaremos a seguinte fórmula:

    fl0(fluxo 0) ou vp(valor presente) é = fl1 (valor da parcela perpetua) / k(taxa de desconto) >>>>> 4500/0,006= 750.000  

    já a proposta 2 é uma perpetuidade com crescimento a taxa g(0,1%)

    fl0 ou vp = fl1 / k - g >>>>>> 3500/0,006-0,001 = 700.000

    Alternativa correta é a famigerada letra B, "a proposta 1 tem vp 50.000 maior"

  • Igor, frquei com dúvidas na sua explicação: Se houver um reajuste mensal de 0,6% teremos 3500/0,006-0,006 = 3.500/Zero ???

    Não deveria somar 0,06 + 0,01 na resposta?

    Há algum link de referência?

  • Colega Hilton, esssa questão trata do cálculo de perpetuidade. Porém note que quando temos a perpetuidade com crescimento (caso da proposta II) usamos o modelo de gordon (vide https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_Gordon) que nada mais é que subtrair da taxa de juros da taxa de crescimento no denominador da fórmula.


ID
2636845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa possui muitas propostas de projetos de investimento para o próximo ano, todos apresentando Valor Presente Líquido – VPL positivo, mas o orçamento de capital não é suficiente para a realização de todos eles.


Considerando-se que a empresa deseja selecionar o portfólio de projetos que mais gerará valor para seus donos, a escolha de tais projetos deve ser feita baseando-se em um ranking em função do(a)

Alternativas
Comentários
  • Dessa forma, temos que o Índice de Rentabilidade (InR) mede percentualmente o lucro obtido em relação ao investimento realizado. O propósito maior do uso dessa ferramenta financeira é determinar o retorno alcançado para o investimento feito. Em outras palavras, e segundo Padoveze (2011), “a apuração da rentabilidade tem por finalidade saber se o retorno real foi coerente com o retorno planejado”.


ID
2636848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em análise de demonstrações financeiras, um índice muito utilizado por analistas é o índice de liquidez corrente.

Para tornar tal índice mais conservador quanto à análise da capacidade de pagamento de curto prazo das empresas, tais analistas

Alternativas

ID
2636851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um orçamento pode ser elaborado, baseando-se em mais de um método. Um método muito utilizado pelas empresas é conhecido como “Orçamento Incremental”.


Uma característica associada ao Orçamento Incremental é

Alternativas

ID
2636854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O relacionamento de uma empresa com seus clientes está associado, dentre outros fatores, à probabilidade de satisfação e repetição da compra por parte dos clientes.


Nesse sentido, o valor entregue ao cliente é a diferença entre o

Alternativas
Comentários
  • “Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço.” (KOTLER, 2000, p.56)

  • É o famoso custo X benefício.

  • Custo x Beneficio


ID
2636857
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um investimento de R$ 10.000,00 por 2 meses produziu um montante de R$ 11.576,25. Durante o período da aplicação, a inflação mensal foi de 5%.


A taxa real de juros no bimestre é de

Alternativas
Comentários
  • 10.000 para 11.576,25 dá, aproximadamente, 15,76%. Isso em 2 meses.

     

    A inflação foi de 5% ao mes. Em 2 meses (1,05x1,05) dá 10,25%.

     

    O próximo passo é calcular a taxa real (Fórmula: Taxa Real = Taxa aparente / taxa inflacionária):

    1,1576 / 1,1025 = 1,04977, ou, 1,05 = 5%

  • Odeio questão que não informa se é juros simples ou composto.....

  • 1+tx aparente = (1+tx real) x (1+tx inflação)

    para achar a tx aparente é só dividir o montante pelo capital, logo:

    11576,25/10000=1,157625

    como o enunciado deu a tx de inflação ao mês é só elevar ao quadrado, logo:

    1,05 x 1,05 = 0,1025

    Aplicando a fórmula:

    1,157625=(1+iR) = 1,1025

    1,157625/1,1025=(1+iR)

    1,05=1+iR

    iR= 1,05-1

    iR=0,05 ou 5%


ID
2636860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um título de R$ 10.000,00 é descontado em um banco 45 dias antes do vencimento. O banco opera com uma taxa de desconto comercial de 2% ao mês sobre o valor nominal do título, e desconta 0,005% de IOF por dia.


O valor liberado foi, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Titulo: R$10.000,00

    Juros p/ 30 dias: 0,02

    Juros p/ 45 dias: 0,03

    IOF p/ 45 dias: 0,00225

    Entao; R$10.000,00 x 0,03 = R$300,00

    e R$10.000,00 x 0,00225 = R$22,50

    R$300,00 + R$22,50 = R$322,50 descontado


ID
2636863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Se um determinado investidor estiver interessado em informações sobre a capacidade de pagamento das dívidas de curto prazo de uma empresa, deverá analisar as demonstrações financeiras, com foco nos indicadores de

Alternativas

ID
2636866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na estrutura do Balanço Patrimonial, com as alterações efetuadas na Lei das Sociedades Anônimas, se uma empresa adquire um imóvel apenas para valorização do capital, tal imóvel deverá ser registrado como

Alternativas

ID
2636869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No departamento de Contabilidade de uma determinada empresa, a equipe propôs uma reunião para discutir o tratamento mais adequado para os subprodutos gerados no processo de produção.


Analisando as práticas comuns em grandes empresas do setor, e considerando que os benefícios da informação e do controle devem superar o seu custo, a equipe definiu que

Alternativas
Comentários
  • Subprodutos

    ·        Decorrem do processo produtivo como perdas normais;

    ·        Encontra mercado estável de venda;

    ·        Compradores interessados quanto ao seu preço de venda;

    ·        Representam valor insignificante em relação ao faturamento total;

    ·        Valor obtido com a venda é considerado redução dos custos de produção;

    ·        Dedução realizada no próprio período em que o subproduto foi gerado, independentemente de sua venda ter sido efetivada no mesmo período;

    ·        Não são mensurados pelo custo e sim pelo valor realizável líquido;

    ·        Na medida em que os subprodutos são gerados, o custo de produção é reduzido:

    D – Estoque de subprodutos

    C – Custos de produção do período

    Sucata

    ·        Decorrem do processo produtivo, cuja venda é esporádica;

    ·        Valor indefinido/imprevisível;

    ·        Valor da venda deve ser apropriada como receita (outras receitas operacionais);

    Coproduto

    ·        Surgem de maneira natural no processo produtivo;

    ·        Possuindo mercado estável;

    ·   São os próprios produtos principais, provenientes de uma mesma matéria-prima, respondendo substancialmente pelo faturamento;

    ·        Num frigorífico, por exemplo, os coprodutos correspondem aos diferentes cortes: alcatra, maminha, filé mignon, cupim etc)

    ·        A diferença com os subprodutos está na relevância das vendas dos produtos

    GABARITO: E

  • subprodutos aparecem nos estoques

    o que nao aparecem nos estoques sao as sucatas


ID
2636875
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um conceito básico e inerente ao marketing, que se refere ao estado em que se percebe alguma privação, é o de

Alternativas
Comentários
  • Kotler diz que o marketing busca conhecer as necessidades e desejos para assim criar produtos para suprir as tais.

    Então - NECESSIDADE - é tudo aquilo que caso a pessoa não supra ira causar de alguma forma uma privação.

  • Achei que era D porque imaginei que a empresa, quando privada de algumas opções, vai em busca de parcerias...

  • Demanda e necessidade não se correspondem?


ID
2636878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações hoje seguem uma orientação voltada para o marketing societal, segundo a qual procuram equilibrar três premissas: o atendimento às necessidades do mercado, a lucratividade e o

Alternativas
Comentários
  • Marketing Societal segundo Kotler: a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_societal

  • Essa resposta está errada, o correto seria (D) rendimento dos acionistas.

  • conceito de marketing societal é equilibrado em três pilares básicos para sustentar sua política de mercado: os lucros da empresa, o desejo do consumidor e os interesses da sociedade. Com esses três fatores em equilíbrio, a empresa consegue cumprir sua missão como agentes de transformação da realidade. 

    Para garantir isso, a corporação precisa adaptar suas atividades desde a produção com a adoção de políticas de sustentabilidade, que respeitem o meio ambiente e os colaboradores envolvidos. Além disso, a empresa deve criar valor para os clientes e se envolver com a comunidade ao redor da organização, contribuindo com a sociedade em todos os níveis.

    FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/marketing/noticias/o-que-e-marketing-societal


ID
2636881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Recentemente, o cliente que comprava um botijão Liquigás concorria a dois smartphones por dia e ainda podia ganhar na hora milhares de prêmios, como mochilas e relógios, entre outros.


Como se classifica essa ação de comunicação integrada de marketing?

Alternativas
Comentários
  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do mix promocional. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou serviço a curto prazo:

     

    Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;

    Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;

    Brindes promocionais: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;

    Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;

    Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.

    Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.

    Concursos e sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.

    Pacotes ou descontos promocionais: oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.

  • Alternativa correta LETRA D - PROMOCAO DE VENDAS.

    A) FORCA DE VENDAS: Para o mercado empresarial pode ser considerada como a mais importante ferramenta de comunicação de marketing, porém a mais dispendiosa. O contato direto com o cliente através da interação pessoal e aprofundamento de relacionamento, torna o processo de compra mais eficaz, além de trazer dados importantes para o sistema de informação de marketing da empresa. 

    B) MARKETING DIRETO: Visa atingir um público-alvo especifico. Assim, utiliza informações do público-alvo como endereço e interesses entre outros e cria mensagens diretas e personalizadas para esse consumidor. Os canais utilizados são e-mails, ligações, mensagens e mala direta. Vale lembrar que o marketing direto e utilizado tanto para conquistar consumidores novos, como também para fidelização de clientes.

    C) PROPAGANDA: Qualquer forma paga de apresentação impessoal para promoção de idéias,bens ou serviço por um patrocinador identificado.

    D) PROMOÇÃO DE VENDAS: Incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço.

    E) RELAÇÕES PÚBLICAS: Construção de boas relações com vários públicos da empresa para obtenção de um público favorável, construção de uma imagem corporativa e o manuseio ou afastamento de rumores.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Promo%C3%A7%C3%A3o_de_vendas

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/definicao-de-forca-de-vendas/30906


ID
2636884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir do seu sistema de análise e controle de vendas, uma distribuidora de energia observa que, no verão, o consumo da população aumenta consideravelmente, reduzindo-se drasticamente no período do inverno.


Esse tipo de consumo é classificado como demanda

Alternativas
Comentários
  • a) Declínio: Aparece quando a organização se depara com a queda na procura de um ou mais de seus produtos ou serviços. Esse declínio pode ocorrer por vários fatores, desde a falta de ações de marketing inteligentes, como o mau atendimento dos operadores e atendentes.

    b) Latente: Ocorre quando muitos consumidores têm necessidade por uma mesma demanda, mas ainda não foi desenvolvido nenhum produto que satisfaça plenamente esses clientes. Esse tipo de demanda é também chamado recorrentemente de “demanda reprimida”, pode ser, por exemplo, um curso que nenhuma escola ainda o oferece em determinada área geográfica e um simples anúncio já vai gerar uma grande expectativa.

    c) Negativa: esse tipo de demanda é observado quando uma parte importante do mercado conhece o produto, mas não gosta dele e em alguns casos chega até rejeitá-lo. É comum ver esse tipo de demanda naqueles produtos que tiveram algum arranhão na imagem dele. Empresas que faliram, que tiveram produtos boicotados ou coisas do tipo e, que agora, pretendem voltar ao mercado com o nome de suas antigas marcas para aproveitar parte do capital conquistado com ela.

    d) Plena: Seria o nível mais buscado pelas organizações. A demanda plena é observada quando a organização já está satisfeita e já atingiu suas metas de vendas de um determinado produto. Isso ocorre apenas com grandes marcas, como Coca-Cola, Bombril e outras, que poderiam ficar um grande período sem sequer um anúncio e ainda assim continuaria havendo demanda para eles.

    e) Irregular(CORRETA): Acontece em organizações que trabalham com produtos muito sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos. Um bom exemplo são aqueles produtos que tem demanda apenas em época de grandes eventos, como por exemplo, em uma Copa do Mundo (a famosa Vuvuzela – espécie de corneta muito consumida no período da copa realizada na África do Sul, mas que, com o tempo, ninguém mais ouviu falar nela). 


ID
2636887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Sistema de Medição Individualizada para condomínios permite que o morador pague apenas pelo gás que consumir. A Liquigás realiza a medição de forma individual, não existindo o rateio. Assim, em caso de inadimplência, o corte de fornecimento é feito somente para a unidade devedora, não prejudicando o condomínio.


Como se classifica essa ação?

Alternativas
Comentários
  • a) Customização dos serviços (CORRETA)

    Medição Individualizada LIQUIGÁS: Mais Comodidade e Praticidade para você e seu Condomínio.

    Além dos serviços de instalação, manutenção e assistência técnica 24 horas, que você já conhece, a Liquigás oferece também o Sistema de Medição Individualizada de gás para condomínios, centros comerciais e shoppings centers.

    Com este sistema, a medição do consumo de gás é feita de forma individual, permitindo que você pague apenas pelo gás que consumir. Conta também com a comodidade de receber sua conta no ato da leitura, com código de barras para pagamento.

    Como a medição é individual, não existe o rateio e, em caso de inadimplência, o corte de fornecimento é feito somente para a unidade devedora, não prejudicando o condomínio.

    https://www.liquigas.com.br/wps/portal/!ut/p/z0/04_Sj9CPykssy0xPLMnMz0vMAfIjo8zivf0MjIw83I0MDFzcjAyMgoICLAM9XAydXY31C7IdFQH5Vk2E/p0/IZ7_KN022HG20OVI40270TOD3A1OM4=CZ6_KN022HG200DF202RRP9QHD1CE3=MECTX!QCPWebQCAContentQCPLiquigasQCPMenuQCPProdutosQCAeQCAServicosQCPGLPQCAaQCAgranelQCPSolucoesQCALiquigasQCP==/p0/IZ7_KN022HG20OVI40270TOD3A1OM4=CZ6_KN022HG200DF202RRP9QHD1CE3=MECTX!QCPWebQCAContentQCPLiquigasQCPMenuQCPProdutosQCAeQCAServicosQCPGLPQCAaQCAgranelQCPSolucoesQCALiquigasQCPMedicaoQCAIndividualizadaQCP==/

     

  • Por exclusão fica "fácil"


ID
2636890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing de relacionamento reconhece a importância de toda a rede de contatos da organização.


Nesse sentido, o vendedor deve auxiliar a empresa a

Alternativas
Comentários
  • O que é Marketing de Relacionamento?

    De acordo com os especialistas, o marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes.

    O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

  • "Relacionamento Efetivos com seus cliente" achei pesado isso!

  • Gabarito Letra A

    Como o foco é o marketing de relacionamento com a importância de toda a rede de contatos da organização.

    A única alternativa que atende o enunciado é a:

    a) construir e manter relacionamentos efetivos com seus clientes.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: OLIVEIRA, Ana Flávia de, VALDISSER, Cássio Raimundo. A importância da utilização dos meios de comunicação como forma de estreitar o relacionamento empresa x cliente: um estudo de caso no supermercado brasil norte ltda. / v.6, n.14. Monte Carmelo, Getec: 2017. p.100 

    O marketing de relacionamento consiste em criar (construir) e manter um relacionamento positivo (efetivo) com os seus clientes, visando assim manter uma fidelidade com seus clientes e buscando construir melhores relacionamentos em longo prazo.

  • Marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como alvo fidelizar o consumidor. Para tanto, são realizadas ações para criar e manter relacionamentos achegados e saudáveis entre a organização e o cliente. A oferta de benefícios especiais e/ou a disposição de canais de comunicação exclusivos são alguns exemplos.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. Construir e manter relacionamentos efetivos com seus clientes, recorrentes e eventuais, para perpetuar o consumo são atividades que podem ser praticadas pelo vendedor em auxílio à organização no que diz respeito a essa vertente de marketing.

    B) Errado. Estruturar listas alternativas de clientes em potencial não é uma atividade relacionada ao marketing de relacionamento, visto que essa vertente lida com clientes efetivos, sejam eles eventuais ou recorrentes.

    C) Errado. Organizar a agenda de trabalho com ênfase nas melhores vendas não é uma atividade de marketing de relacionamento; essa vertente tem como alvo criar e manter relações próximas e satisfatórias com todos os clientes.

    D) Errado. Planejar o acesso a mercados mais lucrativos não é uma atividade ligado ao marketing de relacionamento; essa vertente visa gerar benefícios para o cliente, não para o vendedor.

    E) Errado. Priorizar a conquista de novos consumidores para a empresa não é uma atividade associada ao marketing de relacionamento; essa vertente busca estabelecer relações próximas e satisfatórias com os clientes efetivos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Angelo, Cláudio Felisoni & Giangrande, Vera. Marketing de Relacionamento no Varejo. São Paulo: Atlas, 1999.

ID
2636893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Determinados fatores podem influenciar as vendas de uma organização, independentemente dos esforços da equipe e da gerência. São as variáveis incontroláveis.


Uma dessas variáveis, que influencia negativamente as vendas, é a

Alternativas
Comentários
  • A, B, C e D são todas variáveis negativas, porém controláveis. Trata-se de aspectos internos à empresa.

    A única que é uma variável negativa e incontrolável é a letra E, que trata de aspectos externos à empresa.


ID
2636896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O contexto competitivo em que as empresas atuam é formado por

Alternativas
Comentários
  • Letra B: mercado globalizado, concorrência acirrada e consumidor informado


ID
2636899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa como a Liquigás realiza pesquisas de mercado com o objetivo, dentre outros, de

Alternativas
Comentários
  • Letra b: detectar novas oportunidades de vendas.


ID
2636902
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A direção de uma empresa decide centralizar sua estratégia na conquista de novos nichos de mercado.

Sendo assim, irá focar suas ações em propostas para

Alternativas
Comentários
  • Letra C: grupos reduzidos de clientes, com necessidades bem específicas.

  • A direção de uma empresa decide centralizar sua estratégia na conquista de novos nichos de mercado.

    Um nicho de mercado, de um modo geral, nada mais é do que um sub-mercado onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

    fonte:www.empreendedor-digital.com/nicho-de-mercado

    RESPOSTA: LETRA C.


ID
2636905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das funções mais importantes de um vendedor é

Alternativas
Comentários
  • Letra D: levantar informações sobre o mercado e a concorrência.

  • não entendi muito bem essa questão, alguém explica?
  • levantar informações sobre o mercado e a concorrência.

  • Dependendo da empresa, essa função não é a de um vendedor, mas deu para eliminar as demais.

  • Tá de sacanagem essa banca.

  • Cada atividade descrita nas alternativas corresponde a um setor em uma organização:

    A) Contabilidade

    B) Recursos Humanos

    C) Administrativo

    D) Vendas

    E) Marketing

  • Isso tá mais para o setor ou gerência de vendas. Vendedor raíz mete cai de cabeça no mercado.

  • "Levantar informações sobre o mercado e a concorrência". Ué, mas não seria uma função do Gerente?
  • Galera, isso faz parte do processo de vendas trazido por Castro, Neves e Cônsoli. Está relacionado com a etapa "Planejamento de venda/Pré-abordagem/Pré-venda".

    "Antes de abordar o cliente, o vendedor precisa buscar informações sobre a empresa, sobre os produtos e serviços que irá vender, sobre a concorrência e, especialmente, sobre as características, comportamentos e necessidades de seus clientes em potencial e sobre o mercado consumidor." Prof. Stefan Fantini.

  • Achei uma questão meio confusa, deu pra ficar em dúvida entre a D e a E,

    levantar informações sobre o mercado e a concorrência, não acho que isso seja a função de um vendedor.


ID
2636908
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das objeções mais comuns à venda, por parte dos clientes, atualmente, se relaciona ao preço dos produtos.


Para superar uma objeção desse tipo, o vendedor deve

Alternativas
Comentários
  • O consumidor, nesse caso, não está vendo valor na oferta, por isso acha que o preço está caro demais.

    Para superar essa objeção, o vendedor deve reforçar os benefícios oferecidos para que, assim, o cliente veja mais benefícios do que custos.


ID
2636911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um elemento de extrema importância no planejamento de vendas é o estudo das tendências. Trata-se de uma sequência de eventos com força e estabilidade mais duradouros que um modismo.


O monitoramento de tendências é importante porque auxilia uma empresa a

Alternativas
Comentários
  • c) planejar um direcionamento estratégico.

  • Letra C

    A letra B estaria correta se fosse influenciar as mudanças na organização e não na sociedade.

  • planejar um direcionamento estratégico.


ID
2636914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um bom vendedor deve sempre manter os clientes e prestar um atendimento de qualidade.


Agindo assim, contribui para preservar a rentabilidade da sua empresa, porque manter os clientes atuais

Alternativas
Comentários
  • Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. As empresas realizam grandes esforços na captação de novos clientes, investindo milhões em estrutura física e em propaganda para chamar a atenção, porém, praticamente esquecem que vale muito mais a pena construir um relacionamento de longo prazo do que apenas realizar uma venda


ID
2636917
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O advento da internet gerou uma diversidade de canais de contato entre as empresas e seus clientes, tais como: os fóruns de discussão, as salas de bate-papo e os blogues, entre outros.


Como consequência para o gerenciamento das vendas, esses canais

Alternativas
Comentários
  • Letra E: facilitaram o acesso às informações sobre os consumidores e a concorrência.


ID
2636920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto de massa 5 kg é levado, em uma nave, da Terra para a Lua. Um disparador consegue, tanto na Terra quanto na Lua, jogar o objeto verticalmente para cima com velocidade de 6 m/s. A aceleração da gravidade na Lua vale 1/6 da aceleração da gravidade na Terra, e a resistência do ar pode ser desprezada tanto na Terra quanto na Lua.


Se na Terra a altura atingida pelo objeto ao ser disparado vale 1,8 m, na Lua o objeto atingirá a altura, em metros, de

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    m = 5 kg

    Vo = 6 m/s

    g = 10/6

     

    H(max) = (Vo^2)/2g

    H = 6^6 / 2.10/6

    H = 36 / 10/3

    H = 36 . 3 / 10

    H = 3,6 . 3

    H = 10,8 m

  • ALT.máx terra: Vo²/ 2.g = 1,8


    1/6 de 10g = 1,66


    agora substitui os valores para Lua

  • m = 5 kg

    V = 6 m/s

    g lua = 10/6 (fazendo m.g.h = m.V²/2 para a Terra chega-se ao resultado que g Terra = 10m/s²)

    --> NA LUA

    m.g.h = m.V²/2 (corta as massas)

    10/6 .h = 6² /2

    h = 10,8 m

  • essa questão era só usa a regra de três

  • Ótima observação francisco matias..

    Realmente basta uma regra de três para resolver a questão, porém uma regra de três "incompleta", ou uma mera cagada mesmo kkkkkkk

    Pois deve-se finalizar ela antes de realizar a divisão, vide:

    1,8 -- 6

    X -- 6

    6x=10,8


ID
2636923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um carrinho de massa m = 2 kg é lançado de duas formas diferentes, e sua velocidade é medida ao final de um percurso. A primeira forma corresponde a abandoná-lo do alto de uma rampa curva, de uma altura h = 5 m. Nessa situação, ele chega ao final da rampa com velocidade 10 m/s. A segunda forma corresponde a utilizar um mecanismo disparador, com uma mola de constante elástica grande, e lançar o carrinho em uma superfície horizontal plana. Nessa segunda forma, a velocidade de saída do mecanismo disparador é proporcional à compressão da mola antes do lançamento, e, no primeiro teste feito com o mecanismo disparador, com a mola comprimida de 10 cm, o carrinho atingiu a velocidade de 10 m/s.


Desprezando os efeitos de atritos, para obter, nos dois casos, a velocidade final de 20 m/s, a altura de abandono do carrinho e a compressão da mola devem ser, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Para acharmos a altura, primeiro devemos observar que o carrinho é lançado, com vo=o, então nesse caso temos um lançamento de queda livre, porque ó carrinho é abandonado. Pela conservação de energia, sabemos que para calcularmos a altura em queda livre, é SEMPRE

    h= v^2/2g = 20^2/2*10= 20m

    Então se o carrinho for abandonado com a velocidade final de 20m/s terá que ter 20m de altura, para efetuar o lançamento.

    Agora em relação a constante, basta analisarmos que quanto mais compressão fazemos com a mola, maior velocidade ela irá atingir, nesse caso é a conservação máxima de energia cinética, eu igualei as duas opções do caso que sobraram da D e E, com a constante elástica, e verifiquei em qual dos valores mencionados eu tenho a conservação máxima da energia cinética, no caso 1. e cheguei no com x= 20cm.

    LETRA E

    Ps: realizem o cálculo para conferir que dá certinho ;)

    • Igualando a Energia Cinética com a Potencial Gravitacional:

    mgh = (mv^2)/2

    gh = v^2/2

    2gh = v^2

    v = √2gh

    Ele quer v0 = 20. Então:

    20 = √2*10*h

    20 = √20h

    20^2 = 20h

    400 = 20h

    h = 20

    • Para encontrar a deformação da mola, precisamos encontrar o valor da constante elástica(N). Vamos igualar a Energia Cinética com a Potencial Elástica:

    (mv^2)/2 = (N*x^2)/2

    mv^2 = Nx^2

    A massa sabemos que é 2, e colocando os valores do enunciado (e, no primeiro teste feito com o mecanismo disparador, com a mola comprimida de 10 cm, o carrinho atingiu a velocidade de 10 m/s.) temos:

    2*(10^2) = N*(0,1^2)

    200 = N*0,01

    N = 20.000

    • Descoberto a constante, repetimos a igualdade das fórmulas, porém, agora, mantendo a deformação como incógnita e colocando a velocidade de 20m/s:

    2*(20^2) = 20.000(x^2)

    800 = 20.000(x^2)

    800/20.000 = x^2

    0,04 = x^2

    x = √0,04

    x = 0,2 m

    0,2m = 20 cm

    Letra:E


ID
2636926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois corpos A e B são aquecidos. O corpo A tem massa m, e o corpo B tem massa igual ao triplo da massa de A. O calor específico c do corpo B vale a metade do calor específico do corpo A.


Se a quantidade de calor fornecida aos dois corpos for a mesma, a razão entre a variação de temperatura do corpo A e a variação de temperatura do corpo B vale

Alternativas
Comentários
  • Q=m.c.t

    Q=3x0,5=1,5


ID
2636929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um corredor está percorrendo uma pista horizontal e retilínea com velocidade constante de 20 km/h. Quando passa pela marca de 2 km, seu relógio está marcando 9 h 00 min.


Quando seu relógio marcar 9h 30 min, ele atingirá a marca de

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    S= Sº+V.t

    S: Posição final

    Sº: posição inicial

    t: Tempo

    V: Velocidade

     

    S= 2 + 20 . 0,5 (transforma minutos em hora)

    S= 2+10

    S= 12 km

  • v = s/t

    20 = s/0,5

    s = 10km em meia hora ele percorreu 10 km

    como já tinha percorrido 2km

     

    10km + 2km = 12 km

  • Dados:

    Vm = 20km/h

    No instante t = 9h ele estava no marco de 2km 

    Qual a sua posição incial?

    S = S0 + V . t

    2 = S0 + 20 . 9

    2 = S0 + 180 

    -180 + 2 = S0

    S0 = -178

    A questão pergunta qual será sua posição quanto atingir 9h e 30min logo:

    S = -178 + 20 . 9,5 

    S = -178 + 190 

    S = + 12

    Resposta letra B

  • Eu fiz assim já que no MU a velocidade média indica "literalmente" que andou x km em y hora fiz regra de três para saber em meio hora 20/x km = 1h/0,5h= 10 ; 10+2= quilométro 12

  • GABARITO: B

    Usar a fórmula do sorvete.     S=S° + V.t 

    Onde: 

    S = S° + V.t 

    S= 2 + 20 . 1/2   

    S=2 + 20/2  ___  S = 2 + 10 = 12 Km/h

     

     

     

  • Essa da pra fazer de cabeça, se a questão fala que ele corre 20km/h, significa dizer que se ele passar uma hora correndo ele irá percorrer a distância de 20km.

     

    De 9:00 às 9:30 passaram-se 30 minutos, logo se em uma hora o corredor corre 20km, em 30 minutos ele correrá a metade que é 10km, como ele já tinha corrido 2 km, então:

     

    10km + 2km = 12km

  • Letra B - 12km


    Pela regra de três simples matava a questão.

  • Perceba que a velocidade é constante! Logo, o movimento é Uniforme ( sem aceleração)


    A Diferença de tempo do ponto A (que ele alcança os 2km) ao B (x) é de 30 minutos (convertendo para hora = 0,5h) ou seja, ele leva 0,5h para percorrer do ponto A ao B


    Lembre-se! A distancia inicial será de 2km! Uma vez que ele quer saber apenas o Deslocamento de A e B e não todo o percurso


    Observando todas as unidades de medida, agora é só jogar na Formula de M.U que calcula o deslocamento!


    FAMOSO SORVETE! ( S --> distância final / S0 - distância inicial / V= velocidade / T = tempo)


    S = S0 + V.t 


    S = 2 + 20 (0,5)


    S = 12km


    Responsta B

  • Pela lógica já se resolve a questão: A cada 1 hora ele faz 20km, pois sua velocidade constante é 20km/h

    Ele já fez 2km, e vai percorrer mais 30 minutos, pois é 9:00 e ele correrá até 9:30

    Se em uma hora ele corre 20 km, em meia hora correrá 10km

    2km +10km = 12km

    Com regrinha de três resolve.

    GABARITO LETRA B

  • S= S0+ V.T

    S= 2 + 20. 0,5

    S= 2+ 10

    S= 12 KM

  • 1) Se o corredor percorrer 20 km em 1 hora, então em meia hora (9h30min – 9h), ele percorrerá metade disso, ou seja, 10 km!

    2) Se ele estava na marca de 2 km e percorreu mais 10 km, então ele atingirá a marca de 12 km! 

    Portanto, gabarito letra B. 

  • Antes de começar a fazer as contas, devemos ficar muito atento ao que é pedido pela questão: é pedida a posição final do corredor, logo, basta utilizarmos a equação horária do M.R.U.

    Mas, primeiro, devemos transformar o intervalo de tempo de minutos para horas uma vez que a velocidade foi dada em km/h e as alternativas estão em km:

    Agora, escrevemos a equação horária desse M.R.U.:

    Veja que a questão poderia causar confusão em alguns alunos menos atentos que calcularam o deslocamento (10 km) ao invés da posição final e, veja só, há nas alternativas a opção de 10 km.

    Fique sempre atento para evitar esse tipo de confusão.

    Gabarito: B

  • o 10 tá ai de sacanagem kk

  • Primeira questão de física que eu consegui fazer. Aleluia, arrepiei!

  • S= So+V.T

    A questão diz que ele já percorreu 2km e tem uma Velocidade constante de 20 km/h e irá correr por mais 30 minutos (ou seja 0,5h)

    S = 20 * 0,5 = 10Km

    10 Km + 2 km (inicial) = 12 km

    C)

    Bons estudos

  • t = 1/2h v = 20 km/h; d = 20 × 1/2 ; d = 10 km

    2 + 10 = 12 km

    GABARITO: B ✔✔

    @simplificandoquestoescombizus


ID
2636932
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio, ambos em solução aquosa, é uma reação de neutralização, e o calor liberado na formação de 1 mol de água é conhecido como calor de neutralização, conforme a reação abaixo:


HCℓ(aq) + NaOH(aq) → H2O(ℓ) + NaCℓ(aq)


Experimentos mostraram que, na reação de 5 mol de HCℓ com 5 mol de NaOH, a quantidade de calor liberado é igual a 288,5 kJ.

O calor de neutralização nesse caso é, em kJ mol-1 , igual a

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    kJ.mol^(-1) é a mesma coisa que kJ/mol

    Na equação vemos que cada composto químico tem 1 mol de cada antes e depois da reação

    Se na reação tivermos 5 mol de HCℓ com 5 mol de NaOH teremos como resultado 5 H2O(ℓ) + 5 NaCℓ(aq)

    Se a reação com 5 mol de cada componente gerou 288,5 kJ, então é só dividir 288,5 por 5 que aí teremos a relação kJ/mol, cujo resultado é 57,7.


ID
2636935
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O 2,2,4 trimetil-pentano ou iso-octano (C8 H18) é o padrão usado para a escala de octanagem da gasolina.


Sobre a queima do iso-octano em um motor a combustão, em mistura com o ar atmosférico, a equação de combustão completa desse hidrocarboneto está expressa em:

Alternativas
Comentários
  • A reação de combustão libera água (H20) e gás carbônico (CO2).


ID
2636938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos hidrocarbonetos como o etano e o propano, as ligações entre os átomos de carbono são de natureza

Alternativas
Comentários
  • O átomo de Carbono é um ametal. Como as ligações entre Carbonos são recíprocas, com a complementação feita pelo Hidrogênio para se estabilizar, trata-se de uma Ligação Covalente.

    Ligação Covalente: Ametal + Ametal ou Ametal + Hidrogênio ou Hidrogênio + Hidrogênio.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
2636941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dos combustíveis abaixo, aquele que é fóssil é o(a)

Alternativas
Comentários
  • resposta:

    c) gás natural de reservatório marinho


ID
2636944
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O Teflon é um polímero isolante que pode ser representado por – (CX2 -CX2 )n – onde X é um elemento halogênio e n é a unidade que se repete no polímero.


No Teflon, o elemento X é o

Alternativas
Comentários
  • Teflon é o nome comercial, o nome científico é politetrafluoretileno.


ID
2636947
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao serem adicionadas em água, substâncias que formam os tabletes efervescentes se dissolvem e reagem provocando a evolução de gás carbônico, que procede com diferentes velocidades, dependendo da quantidade de matéria e de como os reagentes entram em contato entre si, quando se joga o tablete na água. Considerem-se os componentes nas situações abaixo:


I - Um tablete inteiro

II - Dois tabletes inteiros

III - Dois tabletes macerados na forma de pó


Seria esperada a seguinte ordem crescente de velocidade inicial, v(situação), de evolução de gás ao ser cada um jogado em um copo de água:

Alternativas
Comentários
  • A velocidade de reação irá ser afetada pelo estado físico da matéria quando relacionamos o caso (III) com os casos (I e II). E Quando relacionamos o caso (I) com o caso (II) temos a ação do aumento de concentração.

    Portanto, as reações que envolvem sólidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a área superficial for aumentada, o caso do tablete macerado, em pó. V(III) maior.

    V(II) > V(I): podemos levar em consideração tanto o aumento da área superficial, quanto o aumento da concentração de solido na solução.

    resposta: C