SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos


ID
781753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os fragmentos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de textos extraídos de www.tjal.jus.br. Assinale a opção que apresenta o trecho cuja linguagem está de acordo com o padrão escrito formal culto da língua portuguesa e cuja classificação, entre parênteses e em negrito, identifica o correspondente gênero de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Correto letra A.
    Conceito de Memorando: Memorando  é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
    Identifiquei pela frase: "em razão da necessidade da realização de rotineira correição interna nessa unidade judiciária."
  • B)  E D ERRADAS: ATA: É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembléia.
    EXEMPLO

    ATA DA REUNIÃO n. ..... /.....

    Aos ..... dias do mês de ....................... de............., [ou: às (horas) do dia (data)] no (local)

    ........................., às ........ horas, reuniram-se os membros da ............................................... estando presentes:

    (indicar os presentes à reunião com os respectivos cargos ou funções): ....................................... O (indicar o

    Presidente da Reunião) ................................... apresentou ...........................................................................

    Em seguida, o (indicar o responsável).........................................................................................................................

    Nada mais havendo a tratar, o (indicar o Presidente da reunião) ................................................... declarou

    encerrada a reunião e ......................................................
    Presidente

    Relator

  • C e E, ERRADAS: Relatório É o relato expositivo, detalhado ou não, do funcionamento de uma instituição, do exercício de atividades ou acerca do desenvolvimento de serviços específicos num determinado período.
    Estrutura
    1. Título – RELATÓRIO ou RELATÓRIO DE...
    2. Texto – registro em tópicos das principais atividadesdesenvolvidas, podendo ser indicados os resultados parciais e
    totais, com destaque, se for o caso, para os aspectos positivos e negativos do período abrangido. O cronograma de trabalho a ser
    desenvolvido, os quadros, os dados estatísticos e as tabelas poderão ser apresentados como anexos.
    3. Local e data.
    4. Assinatura e função ou cargo do(s) funcionário(s) relator(es).
  • O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
    Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
     
    Relatorio: se faz a narracao ou descricao , ordenada e mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu ou observou.

    Ata: 'e resumo escrito dos fats e decisoes de uma assembleia,sessao ou reuniao para um determinado fim.

  • MEMORANDO- COMUNIC INTERNA
    ATA - RESUMO DE REUNIÃO.
  • A meu ver, todos os itens possuem erros gramaticais.
    a)  "suspendeu os prazos processuais e demais atividades (...) entre os dias 10 e 14 de setembro vindouro". Trata-se de uma data futura. O verbo deveria estar no futuro. Como ele já suspendeu as atividades de uma data futura? suspenderá (...) entre os dias 10 e 14 de setembro vindouro
    b) "O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (1º sujeito)e o Programa Justiça Itinerante (2º sujeito)(...) promovepromovem
    c) " (...)tem como objetivo, solucionar cerca de (...)" não é possível separar o objeto do predicado com vírgula.
    d) "(...) promove, treinamento de mediação (...)" mesma coisa
    e) "(...) esclareceu aos presentes que, a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas e o Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário, confirmaram a contratação de empresa de(...)" as duas vírgulas isolam o sujeito da oração subordinada, o que não é possível.
  • RESPONDENDO A INDAGAÇÃO DO NOSSO AMIGO YURI, PARA QUE A PRESIDÊNCIA DO TJ FAÇA ISSO, É NECESSÁRIO UM ATO ADMINISTRATIVO. NESTE CASO, ESTAMOS DIANTE DE UM ATO ADMINISTRATIVO PERFEITO, VÁLIDO; PORÉM INEFICAZ, OU SEJA: UM ATO PENDENTE (só aguardando a produção de seus efeitos).


    QUANTO AOS DEMAIS ITENS, JUGUEI-OS DA MESMA FORMA QUE ELE.


    GABARITO ''A''
  • Complementado a resposta para o Yuri não existe nemhum problema entre suspendeu e vindouro(futuro). Ele suspendeu as atividades que iriam ocorrer entre os dia 10 e 14 setembro Outro exemplo, o CESPE suspendou as provas que iriam ocorrer enre os dia 15 e 16 de setembro ou suspendeu as provas entres os dias 15 e 16 de setembro vindouro tem o mesmo significado. Se ele colocar suspenderá, quer dizer que ainda não está suspensa e poderá ser em uma data posterior com um significado diferente do enunciado. 

  • A]

    B] promovem

    C] tem como objetivo solucionar (pontuação errada)

    D] promove treinamento de medição (pontuação errada)

    E] esclareceu aos presentes que a presidência do TJ AL (pontuação errada)

  • E esse ponto na letra A depois de 24 : " 24. ° vara cível " ?????


ID
781756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os fragmentos apresentados nas opções abaixo constituem texto adaptado de www.tjal.jus.br. Assinale a opção que apresenta fragmento gramaticalmente correto e adequado para fazer parte de um ofício.

Alternativas
Comentários
  • "Abalo financeiro nas finanças" - não ficou redundante?
  • Gabarito: C

    a)...por considerá-la...
    b)...em vigor a menos...(sem crase)
    d)...juiz plantonista seja...
    e)...de Alagos deferiu...

    Não sei se são todos os erros. Comentem se souberem de outros.
  •  Marília Almeida 

    é.. aparentemente sim, parece redundância.

    Mas... Cespe, FCC e ESAF é aquilo né - marque a menos errada !

    O colega acima mostrou os outros erros, que realmente são "GRAVES".

    e veja... da forma que foi tratado na frase, o "abalo financeiro" poderia ser nos cofres da Câmara Municipal. Sendo assim poderia ser tbm no "orçamento da Cãmara Municipal"...

    Com esse raciocinio conclui-se que ele quis enfatizar que o "abalo financeiro" foi nas finanças e não em outro lugar (como os exemplos citados).
  • b) No recurso encaminhado à Presidência da Corte de Justiça, o procurador geral de Justiça assevera que a decisão ora combatida viola indiretamente à Constituição ( a Constituição)  Federal por alterar o processo eleitoral em vigor à menos de um ano da eleição a ser realizada.


    e) Vimos informar que o ( falta de impessoalidade)...  número de 21 vereadores ( vinte e um vereadores).
  • Gostaria de discordar do colega acima, no que diz respeito à correção da letra "e". 

    "Vimos" (verbo vir conujado na terceira pessoa do plural) está perfeitamente correto e expressa impessoalidade, requisito ESSENCIAL para que se possa redigir qualquer documento oficial. Então, muito pelo contrário, verbos que denotem impessoalidade devem ser utilizados, evitando-se o emprego de expressões e construções que deem ao texto característica subjetivistas ou de opiniões pessoais.

    Quanto ao emprego do numeral 21, nada no Manual de Redação Oficial afirma que os números devem ser escritos por extenso. 

    Assim, o ERRO da alternativa consiste no emprego da palavra "diferiu", uma vez que tal palavra significa "discordar, divergir", dentre outros significados. Aqui o examinador trocou as palavras (exatamente por serem parecidas), uma vez que a palavra certa para a coesão e correta compreensão do texto seria DEFERIU (sentido de "antender, anuir, conceder, concordar").

    Por isso, fiquem atentos.

    =) 

    Abraços.
  • c) O procurador argumentou ainda que, da forma como foi decidida, a iniciativa causaria sério abalo financeiro nas finanças da Câmara Municipal, o que levaria ao desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, em razão de não ter sido feito estudo prévio de impacto financeiro/orçamentário.

    Pessoal, será que esse trecho não estaria errado??? Analisei essa frase como sendo o verbo "levar" transitivo direito e indireto
    No caso quem leva, leva algo a alguém... No caso da frase acima: "levaria (o quê?) (a quem). Assim sendo, não há de se colocar duas preposições ficando corretas a seguinte forma:

    Levaria o desrespeito à LRF.

    Alguém pode comentar a respeito??

    Abraçosss.
  • SÓ PARA COLABORAR:

    iniciativa causaria sério abalo financeiro nas finanças da Câmara Municipal, o que levaria ao desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal

    QUEM levaria ao desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal ! a INICIATIVA.

    SE VOSSE ASSIM: 
    levaria o desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, O DESRESPEITO ESTARIA SENDO LEVADO pela iniciativa. 

    ao desrespeito;
    OBJ INDIRETO

  • A - ERRADO - CONSIDERÁ-LA.

    B - ERRADO - VIOLA A CONSTITUIÇÃO (sem crase)... A MENOS DE UM ANO (sem crase).
    C - GABARITO.
    D - ERRADO - ...SEJA...
    E - ERRADO - DEFERIU...
  • diferir: adiar 

    deferir: conceder 

  • A] considerá-la

    B] crase errada

    C]

    D] SEJE não existe

    E] deferiu


ID
781783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2010, divulgados no último mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Gabarito: A

    "Entre 2000 e 2010 o número de autodeclarados pardos cresceu 0,27% e de negros 0,36%, o equivalente a quase 25,1 milhões de pessoas. Política de cotas e maior a aparição em comercias e programas de TV de pessoas com a mesma característica étnica podem ter influenciado o aumento da autodeclaração como afrodescendente no último Censo".

    Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/06/201cnegros-e-pardos-tem-se-assumido-mais201d-afirma-sociologa
  • Letra A é a correta:

    a) o número dos que se autodeclararam pretos ou pardos superou o de brancos.

    Pela primeira vez na História do Censo, a população do Brasil deixa de ser predominantemente branca. Pelos dados de 2010, as pessoas que se declararam brancas são 47,73% da população, enquanto em 2000 eram 53,74%. Nos outros Censos, até agora, os brancos sempre tinham sido mais que 50%.


    b) os idosos, pessoas com mais de 60 anos de idade, representam mais de 30% da população brasileira.

    Simultaneamente, o alargamento do topo da pirâmide etária pode ser observado pelo crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1866&id_pagina=1

    c) a expectativa de vida dos brasileiros superou a dos norte- americanos.

    A expectativa de vida do brasileiro aumentou 25,4 anos entre 1960 e 2010, segundo dado do Censo de 2010 do IBGE. A idade passou de 48,0 anos para 73,4 anos. (...) Se por um lado o envelhecimento da população lembra os países desenvolvidos, por outro, a expectativa de vida ainda está um pouco afastada da observada naqueles países. Na Alemanha, por exemplo, ela era de 80,19 anos em 2011. Nos Estados Unidos, de 78,49 anos, segundo dados do CIO World Factbook.
    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/expectativa-de-vida-aumenta-25-4-anos-em-meio-seculo

     

  • CONTINUANDO...

    d) a taxa de nascidos vivos no Brasil equipara-se à registrada nos países escandinavos.

    A taxa de mortalidade infantil teve redução recorde na última década e chegou a 15,6 mortes de bebês de até um ano de idade por mil nascidos vivos, segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (...) Apesar dos avanços, o Brasil ainda está longe dos padrões dos países mais desenvolvidos, de cinco mortes por mil nascidos vivos. A menor taxa das Américas é de Cuba (5,1 mortes por mil nascidos vivos). Itália, Portugal e Nova Zelândia têm índice de 5 mortes por mil. O Brasil continua atrás da Argentina (13,4 por mil), Uruguai (13,1 por mil ) e Chile (7,2 por mil). A taxa brasileira se equipara às da Moldávia (15,8 por mil) e da Síria (16 por mil). Os piores índices são do Afeganistão (157 por mil) e Serra Leoa (160 por mil).
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mortalidade-infantil-tem-queda-recorde-na-decada

    e) pela primeira vez, o percentual de católicos na composição da população brasileira diminuiu.

    Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária.
    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2170&id_pagina=1
  • Alguém poderia confirmar se o erro da  letra "E" seria porque não é a primeira vez que o percentual de católicos diminuiu? isto é, o censo anterior também apontou uma tendência de diminuição.
  • A letra A ) está correta porque o numero das pessoas que estão se auto declarando pardos e negros e constante e contemporâneo muito alto ,

    pois no brasil a cada dia que passa vai fazendo uma grande distinção e favorecendo algumas classes dado como ex : são a criação e a expansão das cotas .

  • Muito bom.

    Só colocando a fundamentação legal:

    FCC. 2010.

    A) o juiz extinguir o processo sem julgamento do mérito, mesmo se reconhecer a inadequação da ação de improbidade. ERRADO. Art. 17, §11 da LIA.

     

    B) o Ministério Público ̶s̶ó̶ ̶p̶o̶d̶e̶ ̶ atuar como fiscal da lei. ERRADO. Art. 17, §4º da LIA.

     

    C) o rito a ser observado será ̶o̶ ̶s̶u̶m̶á̶r̶i̶o̶, em razão do interesse público. ERRADO. Art. 17, caput, CPC.

     

    D) a manifestação por escrito do requerido deverá ser ̶f̶e̶i̶t̶a̶ ̶e̶m̶ ̶1̶0̶ ̶(̶d̶e̶z̶)̶ ̶d̶i̶a̶s̶ ̶c̶o̶n̶t̶a̶d̶o̶s̶ ̶d̶a̶ ̶n̶o̶t̶i̶f̶i̶c̶a̶ç̶ã̶o̶. ERRADO. 15 dias. Art. 17, §7º, da LIA.  

     

    E) da decisão que receber a petição inicial, caberá agravo de instrumento. CORRETO. Art. 17, §10 da LIA. 

    LINK PARA O GERADOR DE TACHADO: https://pt.piliapp.com/cool-text/strikethrough-text/

    Infelizmente hoje em dia precisa usar esse artifício para fazer isso. Antigamente o qconcursos aceitava direto do word... bem que os desenvolvedores e equipe técnica do qconcursos poderia arrumar isso pra gente... e colocar mais fontes coloridas também... e sistema de hospedagem de imagem...


ID
781798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Constituição do Estado de Alagoas, assinale a opção correta acerca do processo legislativo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    a) É vedada ao defensor público geral do estado a iniciativa de leis complementares. Art. 86. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Tribunal de Contas, ao Procurador Geral de Justiça, ao Defensor Público-Geral do Estado e aos cidadãos, na forma prevista nesta Constituição.

    b) Os deputados não podem rejeitar um veto feito pelo governador do estado a um projeto de lei aprovado. Art. 89. O projeto aprovado será enviado ao Governador do Estado que, aquiescendo, sanciona-lo-á. § 1º Se o Governador do Estado considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, veta-lo-á, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Assembléia Legislativa, os motivos do veto, fazendo-os publicar, no mesmo prazo, no Diário Oficial do Estado. ...§ 4º O veto será apreciado, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, SÓ PODENDO SER REJEITADO PELO VOTO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS, em escrutínio secreto. § 5º Rejeitado o veto, será o projeto enviado, para promulgação, ao Governador do Estado. § 6º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Governador do Estado, nos casos dos §§ 3º e 5º, o Presidente da Assembléia Legislativa a promulgará e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente fazê-lo. (Adnan Andrade)

    c) A constituição estadual pode ser emendada na vigência de intervenção federal, mas não na de estado de sítio e de defesa. Art. 85. § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. 

    d) A constituição estadual pode ser emendada por proposta de iniciativa popular. Art. 85. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: IV – de iniciativa popular, observado o disposto no artigo 86, § 2º. 

    e) As leis que dispõem sobre a organização da Advocacia-Geral estadual podem ser propostas tanto pelo governador quanto pelo procurador-geral de justiça. Art. 86. (...) § 1º São de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que:  II – disponham sobre: d) organização da Advocacia-Geral do Estado(elydabahia referênciabibliográfica)

    #SEFAZ-AL

  • CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS

    Alternativa B- Os deputados NÃO podem rejeitar um veto feito pelo governador do estado a um projeto de lei aprovado. SIM, os deputados podem rejeitar um veto do governador. 

    Art. 89. O projeto aprovado será enviado ao Governador do Estado que, aquiescendo, sanciona-lo-á.

    § 1º Se o Governador do Estado considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, veta-lo-á, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Assembléia Legislativa, os motivos do veto, fazendo-os publicar, no mesmo prazo, no Diário Oficial do Estado.

    ...§ 4º O veto será apreciado, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, SÓ PODENDO SER REJEITADO PELO VOTO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS, em escrutínio secreto.

    § 5º Rejeitado o veto, será o projeto enviado, para promulgação, ao Governador do Estado.

    § 6º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Governador do Estado, nos casos dos §§ 3º e 5º, o Presidente da Assembléia Legislativa a promulgará e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente fazê-lo.

  • Parabens a DECESSARS SILVA - pela sensatez em citar - colega Adrnan Andrade em sua resposta, .... é disto que o direito precissa no mundo.     Sucesso a todos nós - é disso que o mundo necessita em todas as áreas de conhecimento e da vida.

                             SS-Super. Só a alternativa "E" mereçe observação, as demais ok

     

    a) Art. 86. A iniciativa das LC e LO cabe a qualquer membro ou comissão da Assembleia Legislativa, ao Gov. do Estado, ao TJ, ao Tribunal de Contas, ao Procurador-Geral de Justiça, ao Defensor Público-Geral do Estado e aos cidadãos, na forma prevista nesta Constituição.

     

    b) Art. 89. O projeto aprovado será enviado ao Gov. do Estado que, aquiescendo, sancioná-lo-á.

             § 4º O veto será apreciado, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados, em escrutínio secreto.

     

    c) Art. 85. § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

     

    d) Art. 85. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I -, de um terço, no mínimo, dos membros da Assembleia Legislativa;                   II -, do Governador do Estado;

    III -, de mais da metade das Câmaras Municipais do Estado, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros;

              IV -, de iniciativa popular, observado o disposto no artigo 86, § 2º.

     

    Tais leis não podem ser propostas tanto pelo governador quanto pelo procurador-geral de justiça. São privativas do Gov. 

    e) Art. 86. (...) § 1º São de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que:

                                                 II – disponham sobre:            d) organização da Advocacia-Geral do Estado;

  • #PCAL2021


ID
781810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista as disposições constitucionais referentes ao Poder Judiciário, ao Ministério Público (MP) e às defensorias públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E. Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura...
  • So para acrescentar, o Procurador Geral da República é chefe do Ministério Público da União, do Ministério Público Federal (um dos 4 ramos do MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público!

    Os chefes dos Ministérios Públicos Estaduais são os Procuradores Gerais de Justiça dos respectivos estados.

    Ex: Ministério Público do Estado do Ceará = Procurador(a) Geral de Justiça do Estado do Ceará
  • Só pra complementar, cuidado com essa história de Ministério Público ser um Poder: "Os doutrinários divergem quanto ao posicionamento do Ministério Público na tripartição dos poderes. A tese dominante não é configurar a instituição como um quarto poder e sim como um órgão do Estado, independente e autônomo, com orçamento, carreira e administração próprios. Na Constituição de 1988, o MP aparece no capítulo Das funções essenciais à Justiça, ou seja, há uma ausência de vinculação funcional a qualquer dos Poderes do Estado."
    http://www.mpu.gov.br/navegacao/institucional/duvidas
  • A colega Silvia pecou gravemente ao dizer que o MP não tem chefe. Em que pese tal consideração já ter sido feita acima, venho reforçar que o Procurador-Geral da República é CHEFE SIM do Ministério Público da UNIÃO. A título de argumentação, colo informações obtidas no próprio site do MPU:
    "PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

    O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal. Ele é, também, o procurador-geral Eleitoral. Nomeado pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, cabe a ele, dentre outras atribuições nomear o procurador-geral do Trabalho (chefe do MPT), o procurador-geral da Justiça Militar (chefe do MPM) e dar posse ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (chefe do MPDFT)."
    http://www.mpu.gov.br/navegacao/institucional

  • Qt à alternativa A:

    CF/88, art. 96:

    Compete privativamente:

    II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça, propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169:

    b) a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos Tribunais Inferiores, onde houver.
  • Apenas complementando a correção da alternativa B exposta pela colega Silvia:

    " O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República entre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação do seu nome pela maioria absoluta do senado Federal" (CF, art. 128, parágrafo 1º).
  • A LEI COMPLETAR N° 75 DE 20 DE MAIO DE 1993 QUE DISPÕE SOBRE ORGANIZAÇÃO DO MPU TRAZ QUE:

    Do Procurador-Geral da República

            Art. 25. O Procurador-Geral da República é o chefe do Ministério Público da União, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, permitida a recondução precedida de nova decisão do Senado Federal.

            Art. 49. São atribuições do Procurador-Geral da República, como Chefe do Ministério Público Federal:

    VII - designar:
            a) o Chefe da Procuradoria Regional da República, dentre os Procuradores Regionais da República lotados na respectiva Procuradoria Regional;
            b) o Chefe da Procuradoria da República nos Estados e no Distrito Federal, dentre os Procuradores da República lotados na respectiva unidade;

  • Atenção!
    tem gente dando informações erradas... Cynthia Fernanda, não existe PGU(Procurador Geral da União), isso sim é um absurdo!
    Existe PGR, Procurador Geral da República...se for para ensinar algo para as pessoas que utilizam este recurso, então que o faça de maneira correta, por favor!
  • Antes de adicionar um comentário é preciso se fundamentar e colocar a fonte de onde a colocação foi retirada.PIOR QUE NÃO SABER É APRENDER ERRADO!!!! Esse site é usado por muita gente como fonte de estudo e eu tenho visto muitas colocações equivocadas sendo postadas.
  • Como uma pessoa é tão BABACA  a ponto de COMENTAR que o MP NAO TEM CHEFE E AFIRMAR que ele é um QUARTO PODER?????


    É SABIDO QUE ALGUNS DOUTRINADORES PENSAM ASSIM(MINORIA), MAS EM HIPÓTESE ALGUMA É ADMITIDO EM CONCURSO DE PROVA OBJETIVA.


    PENSE BEM ANTES DE ESCREVER BOBAGEM.
  • CALMA GENTE! O RESPEITO VEM EM PRIMEIRO LUGAR!
  • Conforme a nova EC n° 74/13, a alternativa 'C' também estaria correta.
  • Houve uma alteração na CF em virtude da EC nº 74 06/08/2013. Segundo essa emenda, a Defensoria Pública da União e do DF, além da Defensoria dos Estados, tb têm autonomia funcional e administrativa e iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.  A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA!!!
  • Art. 134. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.)

    § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    § 3º Aplica-se o disposto no § 2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 74, de 2013)

  • Questão desatualizada. Alternativa "c" também está correta segundo a EC n° 74 de 2013.

    § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    § 3º Aplica-se o disposto no § 2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 74, de 2013).

    • a) O Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores e os tribunais de justiça podem, mediante ato administrativo devidamente motivado, criar e extinguir cargos e estabelecer a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como fixar o subsídio dos juízes. ERRADO!
    • CF/88, art. 96, II, b - Compete privativamente: ao STF, aos Tribunais Superiores e aos TJ's, propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169 - a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos Tribunais Inferiores, onde houver.
    • b) O MP é instituição que tem como princípios institucionais a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, razão pela qual o procurador-geral da República é considerado chefe tanto do Ministério Público da União quanto dos ministérios públicos estaduais. ERRADO!
    • O chefe do Ministério Público da União - MPU é o Procurador-Geral da República - PGR.
    • O chefe do Ministério Público Estadual - MPE é o Procurador-Geral de Justiça - PGJ
    • c) A CF assegura à Defensoria Pública da União e às defensorias públicas estaduais autonomia funcional e administrativa e a iniciativa da respectiva proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias da competente unidade federativa. DESATUALIZADA!
      • Conforme os colegas sinalizaram, ANTES preconizava o seguinte: 
      • CF/88, art. 134
      • § 1º - 1º Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais. 
      • § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.
      • Depois da EC nº 74 de 6/08/2013, é:
      • CF/88, art. 134, §3º - Aplica-se o disposto no §2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal. 
      • d) A promoção do magistrado se faz alternadamente, por antiguidade e merecimento, sendo obrigatória a promoção do juiz que figure por duas vezes consecutivas, ou três alternadas, em lista de merecimento. ERRADO!
      • CF/88, art. 93, II, a:
      • "A promoção de entrância para entrância, alternadamente, por antigüidade e merecimento, atendidas as seguintes normas: obrigatória a promoção do juiz que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento;
      • e) Além do disposto na CF, as garantias e prerrogativas da magistratura são disciplinadas por lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal. CORRETA!
      • CF/88, art. 93 - "Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura..."
  • Olá pessoal, a equipe pedagógica do Qconcursos.com desatualizou essa questão.

    A emenda constitucional nº.74/2013 concedeu às defensorias públicas da União em cada estado e no Distrito Federal autonomia funcional e administrativa, a exemplo do que já ocorre com as defensorias estaduais desde a reforma do Judiciário.



ID
782758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os trechos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de www.tjal.jus.br. Assinale a opção em que o fragmento de ofício apresenta linguagem adequada e gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ...banco se propõem (ERRADA)

    b)...
    está aberta inscrições  (ERRADA)

    c) CERTA


  • correto:
    c) Esclarecemos, na oportunidade, (vírgulas isolam adjunto adverbial deslocado) que o treinamento que tem como tema “Aplicabilidade das disposições da Lei n.º 9.099/95 na Justiça Criminal: os Juizados Especiais” (aspas destacam citação direta) será promovido no auditório do Tribunal do Júri (paroxítona term em i leva acento,e.g. táxi) da Comarca de União dos Palmares. Foram disponibilizadas 40 vagas (verbo concorda com sujeito: 40 vagas ), e as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Comarca.
  • a) o banco de propõem ERRADO. Correto: o banco se propõe.

    b) que está aberta inscrições ERRADO. Correto: que estão abertas inscrições.

    c) CORRETA

    d) cujo conta ERRADO. Após cujo só cabe substantivo.

    e) destinado à servidores ERRADO. Correto: destinado aos servidores, ou a servidores.
  • a) "o banco se propõem" (deveria ser: propõe) / "se aceitas" (deveria ser: se aceitos, pois concorda com 'acordos').
    b) "à V.Sa." (no! no! no!) + "está aberta" (aí você pergunta: que que tá aberta meu filho? tu respondes: as inscrições ESTÃO 'ABÉRTAS' [para dar aquele sotaque carioca])
    c) Tudo okay, tudo lindo, tudo maravilhoso!
    d) "cujo conta" (o cujo não conta nada.. cadê o substantivo após o pronome 'cujo'? hein.. hein?)
    e) "à servidores" (poxa meu: "A" no singular, palavra no plural: crase nem a pau!)
  • Roni,

    o verbo "dará" está concordando com seu sujeito que é "A parceria" e não com "o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil"
    A parceria entre o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, dará (quem dará suporte? a parceria!) suporte aos advogados



    : )
  • Só um complemento:

    c) (...) Foram disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Comarca.

    A vírgula após "vagas" é necessária, pois o "e" liga orações com sujeitos diferentes.


  • A - ERRADO - O BANCO PROPÕE.

    B - ERRADO - A VOSSA SENHORIA (sem crase)...
    C - GABARITO.
    D - ERRADO - QUE CONTA... (cujo somente entre substantivos)
    E - ERRADO - ...DIVULGOU QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES (não se separa verbo do seu complemento - objeto direto)
  • a] uma vez que o banco se PROPÕE (concordância)

     

    b] Crase errada

    [regra geral, não se usa crase antes de pronome de tratamento, exceto senhora e senhorita]

     

    c]

     

    d] cujo conta [errado]

    [regra geral, o pronome relativo CUJO só será usado entre substantivos. Todavia, pode, eventualmente, aparecer uma preposição antes.]

     

    E] pontuação errada


ID
782761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a funcionalidades comparadas entre os sistemas operacionais Microsoft Windows 7 e Linux Ubuntu 12, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    A letra A está errada por vários motivos, entre eles, a mania da Cespe de menosprezar o Linux, o Skydrive não tem R como Skydriver, e o Azure é Microsoft Azure, o sistema operacional on-line para virtualização de servidores em datacenter remotos. A letra B está errada porque o motivo que permite a gravação não é o sistema operacional em si, mas o sistema de arquivos. No Linux o EXT3 reconhece o NTFS do Windows, mas o contrário, não. A letra C está errada porque a negação no final sugere algo que ele não é capaz de fazer, mas é possível sim. Configurar permissão, compartilhamento, segurança, etc. E a letra D, de novo menosprezando o Linux, a pesquisa pode ser no nome do arquivo ou em seu conteúdo [aliás, o sistema Windows Search e Bing devem muito ao antigo VI (pronuncia-se vi-ai) dos sistemas FreeBSD, Apache, Unix, Linux, etc]
  • A principal função de um gerenciador de janelas é, como o próprio nome diz, gerenciar a apresentação das janelas e fornecer métodos para controlar aplicações, criar e acessar menus, além de fornecer meios para que o usuário possa personalizar o seu ambiente.
    No Windows:
    A Microsoft não nomeava seu gereciador até o Windows XP.
    No Windows  Vista e Windows 7 o gerenciador de janelas é o chamado Windows Aero, com muitas inovações gráficas.
    No Linux:
    KDE; Gnome; LXDE; Xfce; OpenBox; FluxBox; etc.

    Força e fé. Sucesso!


  • GABARITO: E

    LETRA A: Opa um termo novo aí IaaS, definindo o que é isso: IaaS  = infraestrutura como serviço, e um tipo de serviço Cloud oferecido por fornecedores tudo que for configurado ou instalado no cloud computing contratado é por conta do cliente, ou seja, toda administração dos programas e arquivos na nuvem é responsabilidade do cliente. Isso quer dizer que não em nada haver com o sistema operacional Linux. Errada! Uma dica na maioria dos casos que existe a comparação entre os sistemas operacionais onde ele diz que um faz e o outro não, na maioria das vezes esta errado.

    LETRA B: O mesmo critério do item anterior se vai de Windows para Linux com certeza volta.

    LETRA C: Grupos de usuários, vamos lembrar-nos do Usuário Limitado e o Administrador, são dois perfis que automaticamente se geram os grupos de usuários Administradores e Usuário Limitado e por padrão já definem permissão por grupo de acesso aos arquivos.

    LETRA D: Poxa, quer dizer que eu pobre usuário que já estou velho e sempre esqueço onde guardei meu arquivo, não vou poder utilizar o recurso de busca porque não sou super-usuário? Banca tem que mandar mais questões deste tipo fácil de descobrir a resposta e já pular para outra.

    LETRA E: O Windows é nativo modo gráfico e exatamente quem permite isso no Linux é o KDE ou Gnome mesmo. Corretíssima.

    Espero ter ajudado, bons estudos!!!

  • Para mim essa letra E está equivocada. Porque o KDE E GNOME não são gerenciadores de arquivos e sim interfaces gráficas.  Os respectivos gerenciadores de arquivos dessas GUIS são Konqueror e Nautilus. 

  • Fernanda, realmente, eles não são gerenciadores de arquivos e pastas, mas de janelas. Vc pode falar de gui ou g. de janelas. Eles gerenciam as interfaces gráficas, são os pacotes gráficos.

  • Uma das coisas que o CESPE gosta de fazer é comparar o LINUX com o Windows,  sempre dizendo que um é melhor do que o outro. Na grande maioria das vezes que ela faz isso, a questão está quase sempre errada. Pois vocês já devem ter ouvido centenas de vezes nas aulas de informática que NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM, os dois têm apenas diferenças de comando e de execuções de seus programas e funções. Por isso não caim na onda do CESPE em concordar quando ela disser que um é melhor do que outro em determinada coisa, ainda mais se ela ficar dando motivos e tentando provar a tese sobre a superioridade do sistema operacional. COISAS DO CESPE rsrsrsrsr

  • O que é o Azure? 

    Microsoft Azure é uma plataforma especial para execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem. É um serviço totalmente hospedado e controlado pela Microsoft, o que difere das versões do Windows lançadas até hoje. Qualquer desenvolvedor cadastrado pode enviar seus aplicativos para o Azure e rodá-los diretamente através do serviço, que confere escalabilidade e economia de licenciamento. Portanto, o Microsoft Azure não é vendido para ambientes desktop, mobile ou servidores corporativos.

    Veja mais: http://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-azure/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Azure
  • Pra quem ficou na dúvida como eu!

    Gerenciador de janelas é um software de sistema que controla o posicionamento e a aparência dasjanelas dentro de um sistema de janelas em uma interface gráfica do usuário.

  • METODO NISHIMURA DE GRANDE VALIA

  • A Cespe também trabalha por aproximação de questão mais correta. O intuito de possuir a semântica não quer dizer que a questão possa estar correta/incorreta, mas o conhecimento e o domínio que possuem de algo. Difícil, porém não desistam. 

  • Gerenciador de Arquivos ≠ Gerenciador de Janelas

     

    Gerenciador de Janelas = Ambiente Grafico -> Gnome, KDE, Unity, LXDE e etc

     

    Gerenciador de Arquivos -> Nautilus, Konqueror, Caja

  • Isso que era uma prova de nível médio, hein.

  • Isso que era uma prova de nível médio, hein.

  • LETRA E

  • Gabarito: E

    LINUX x WINDOWS

    GERENCIADORES DE SISTEMAS DE ARQUIVOS LINUX: ETX2, ETX3, ETX4

    GERENCIADORES DE SISTEMAS DE ARQUIVOS WINDOWS: FAT 16. FAT 32 e NTFS

    GERENCIADOR DE ARQUIVOS E PASTAS LINUX: KONQUEROR E NATUTILUS

    GERENCIADOR DE ARQUIVOS E PASTAS WINDOWS: WINDOWS EXPLORER.

  • Letra E.

    A letra A está errada por vários motivos, entre eles, a mania da Cespe de menosprezar o Linux, o Skydrive não tem R como Skydriver, e o Azure é Microsoft Azure, o sistema operacional on-line para virtualização de servidores em datacenter remotos. A letra B está errada porque o motivo que permite a gravação não é o sistema operacional em si, mas o sistema de arquivos. No Linux o EXT3 reconhece o NTFS do Windows, mas o contrário, não. A letra C está errada porque a negação no final sugere algo que ele não é capaz de fazer, mas é possível sim. Configurar permissão, compartilhamento, segurança, etc. E a letra D, de novo menosprezando o Linux, a pesquisa pode ser no nome do arquivo ou em seu conteúdo [aliás, o sistema Windows Search e Bing devem muito ao antigo VI (pronuncia-se vi-ai) dos sistemas FreeBSD, Apache, Unix, Linux, etc]

    Comentário do professor.

  • Pensei que KDE e GNOME eram interfaces gráficas do Linux...

ID
782764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de edição de textos, planilhas e apresentações em ambientes Microsoft Office e BrOffice 3, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Tanto o Excel como o Calc ignoram textos que existam nas referências de MÉDIA e SOMA, sem estresse. 2+4=6, 6/2=3
    A letra A está errada porque podemos controlar todas as alterações do documento, inclusive de formatação e comentários [dica para resolver questões de Informática da Cespe: alternativas que sugerem restrição, negação ou limitação, está em 99% dos casos, errada]
    A letra B está errada porque o formato MOV é da Apple e FLV é da Adobe (que comprou a Macromedia). Não são formatos nativos nos programas citados.
    A letra C está errada (olha a dica da letra A) por induzir ao erro comparando e subestimando o Writer.
    A letra E está errada (olha a dica da letra A de novo) por induzir ao erro, já que o Word 2010 (e demais aplicativos do Office 2010) trabalham com PDF sim. Agora até o Mozilla Firefox tem seu próprio leitor de PDF embutido (a partir da versão 15).
  • Excel e Calc ignoram texto em funções de média.
  • Mesmo ignorando as letras, a média de 2 + 4= 6  ; 6/2=3.

    Portanto, assertiva CORRETA.



    Bons estudos!
  • GABARITO: D

    LETRA A: Alterações controladas do Word destacam os seguintes itens: exclusão de texto, inclusão de textos e formatação de texto.

    LETRA B: O arquivo de vídeo do Windows por padrão é o wmv. O tipo de arquivo .mov é um tipo de vídeo normalmente utilizado nos computadores da Apple Mac e o Flash são pequenos vídeos criados por programas próprio e não pelos programas citados.

    LETRA C: Com certeza existe sim. Para quem já olhou pelo menos as opções dos menus do BrOffice Write como comento sempre que isso é essencial, vai lembra que lá tem uma opção Índice no menu Inserir que faz esta geração automática.

    LETRA D: Toda vez que se utiliza função no Calc e no intervalo do cálculo tem alguma célula com um valor diferente de número para cálculo ele simplesmente ignora e como se a célula B1 nem estivesse dentro do intervalo. Ou seja, iria somar as duas células e dividir por 2.

    LETRA E: Na versão 2007 sim é necessário este aplicativo, mais a partir do Office 2010 ficou nativa a criação de arquivos PDF.

    Espero ter ajudado, bons estudos!!!!

  • Questão repetida. Qconcursos repete muitas questões. :/

  • Letra D.

    Tanto o Excel como o Calc ignoram textos que existam nas referências de MÉDIA e SOMA, sem estresse. 2+4=6, 6/2=3

    A letra A está errada porque podemos controlar todas as alterações do documento, inclusive de formatação e comentários [dica para resolver questões de Informática da Cespe: alternativas que sugerem restrição, negação ou limitação, está em 99% dos casos, errada]

    A letra B está errada porque o formato MOV é da Apple e FLV é da Adobe (que comprou a Macromedia). Não são formatos nativos nos programas citados.

    A letra C está errada (olha a dica da letra A) por induzir ao erro comparando e subestimando o Writer.

    A letra E está errada (olha a dica da letra A de novo) por induzir ao erro, já que o Word 2010 (e demais aplicativos do Office 2010) trabalham com PDF sim. Agora até o Mozilla Firefox tem seu próprio leitor de PDF embutido (a partir da versão 15).


ID
782767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De acordo com conceitos ligados a redes de computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Add-ons, complementos, extensões, são sinônimos no caso de navegadores de Internet.
    A letra B está errada porque (mania da Cespe de menosprezar software livre) o Thunderbird faz tudo e até mais do que o Outlook Express, permitindo até o acesso simultâneo a várias contas de e-mail, enquanto que no Outlook Express o acesso é individual, conta por conta.
    A letra C está errada, e quem usa FB ou LinkedIn já viu esta função disponível, além do popular MSN Messenger e do Skype.
    A letra D está errada, porque atualmente a grande maioria das nuvens são privadas (ou privativas).
    A letra E está errada (o termo impossível é uma sugestão de erro na Cespe), porque podemos através de acesso remoto, portal corporativo, extranet, e tantos outros meios, acessarmos a rede interna a partir de um ponto externo, via Internet.
  • Fernando com suas dicas fica facil resolver questões da Cespe, nesses assuntos de informática sou leiga sei apenas o básico. valeu!
  • SEM OS COMENTÁRIOS DO FERNANDO ARAGÃO FICA DIFÍCIL ESTUDAR INFORMÁTICA. ELE NOS AJUDA MUITO. UM EXCELENTE PROFESSOR. ABÇS..
  • GABARITO: A

    LETRA A: só uma dica add-nos é o mesmo que plug-in, complemento ou extensões. Essa esta corretíssima.

    LETRA B: Outra questão falando que programas da mesma categoria com funções diferentes para tarefas padrões. Com certeza esta errado.

    LETRA C: Rede Social, benditas redes sociais, alguém tinha que entrar na justiça para eliminar este assunto dos editais e concursos, cobram em prova mais nos órgãos públicos o acesso a elas é bloqueado. Mais ai só precisa lembra-se do Twitter que é uma rede social apenas mensagem texto de até 140 caracteres. E ainda fala que no facebook não é possível postar vídeos.

    LETRA D: Para responder esta tem que lembrar primeiro o que é cloud público e cloud privado. Cloud Privada: É o servidor de nuvem onde o acesso aos recursos esta limitado a uma única empresa. Cloud Público é uma nuvem onde várias empresas acessam o mesmo computador com serviços distintos ou compartilhados.

    LETRA E: Poxa quando ele fala é “impossível” a banca esqueceu da EXTRANET que é o acesso externo, ou seja, de fora da empresa a uma intranet.

    Espero ter ajudado, bons estudos!!!

  •  Fernando Nishimura de Aragao é REI!!!
  •  Sidnei e o  twitcam?
  • Desde quando me tornei membro do QC pela primeira vez, já saquei que o Fernando Nishimura era o cara nas questões de Informática, porque toda questão que eu resolvia e errava, tinha um ótimo comentário dele pra ser lido! Manja muito ;D
  • Não sabia o que era add-ons, por isso errei a questão. :)

    Mas é vivendo e aprendendo. Viva o QC \o/
  • O Fernando é bastante generoso tanto aqui, quanto fora: http://pt.scribd.com/FernandoNishimura/documents

    ele disponibiliza muitos materiais de forma gratuita para concurseiros.

  • Podemos ter acesso a uma intranet por meio de uma VPN (Virtual Private Network - Rede Virtual Privada), por exemplo.

  • Letra A


    Add-ons, complementos, extensões, são sinônimos no caso de navegadores de Internet.


    A letra B está errada porque (mania da Cespe de menosprezar software livre) o Thunderbird faz tudo e até mais do que o Outlook Express, permitindo até o acesso simultâneo a várias contas de e-mail, enquanto que no Outlook Express o acesso é individual, conta por conta.


    A letra C está errada, e quem usa FB ou LinkedIn já viu esta função disponível, além do popular MSN Messenger e do Skype.


    A letra D está errada, porque atualmente a grande maioria das nuvens são privadas (ou privativas).


    A letra E está errada (o termo impossível é uma sugestão de erro na Cespe), porque podemos através de acesso remoto, portal corporativo, extranet, e tantos outros meios, acessarmos a rede interna a partir de um ponto externo, via Internet.

  • GABARITO: A

    Plugin é um pequeno programa externo que adiciona funções àquelas já suportadas originalmente pelo navegador.

    Extensões também são pequenos programas que adicionam novos recursos ao navegador e personalizam sua experiência de navegação. No entanto, elas já são integradas a lógica de aplicação do navegador. Você não faz o download de extensões de outro local, você instala extensões do próprio navegador.

    Já o Navegador Firefox chama de Complementos (ou Add-On) o conjunto de Extensões, Temas e Plugins. Os temas são complementos que alteram a aparência do seu navegador. Em geral, mudam o formato dos botões, a imagem de fundo, entre outros aspectos decorativos.

  • Cuidado para não confundir plug-ins e extensões ou add-ons. Plug-ins são programas instalados em um navegador ou página web que permitem a utilização de recursos que não estão disponíveis nativamente por meio do HTML. Já as extensões ampliam as funcionalidades de um navegador web, permitindo por exemplo a instalação de uma proteção antiphising


ID
782770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta, referente a organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Simples e direta, o item que caracteriza o Windows 7 - Bibliotecas.
    A letra A está errada porque podemos alterar, apesar de não ser recomendado, a extensão dos arquivos, inclusive removendo-a. A letra B está errada ao sugerir o limite de 3 caracteres para a extensão. Windows Live Movie Maker tem arquivos com extensão MSWMM e o Office 2010 tem DOCX, XLSX, PPTX, ACCDB, entre outras. A letra C, sugerindo uma restrição, está errada. A pasta pode conter outras pastas. A letra D está errada, porque os sinais sugeridos são aceitos. Os que são proibidos são * e ? por serem curingas de pesquisas, < e > por serem direcionadores de comandos, \ e / por serem pastas e | por ser concatenador de comandos em linha.
  • e) No Windows 7, é possível organizar arquivos em bibliotecas, que reúnem elementos de diferentes locais e os exibem em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados.correto
    Características do Windows 7:
    Interface gráfica aprimorada, com nova barra de tarefas e suporte para telas touch screen e multi-táctil (multi-touch)
    Internet Explorer 8 (atualização para Internet Explorer 9 já disponível via Windows Update)
    Novo menu Iniciar
    Nova barra de ferramentas totalmente reformulada
    Comando de voz (inglês)
    Leitura nativa de Blu-Ray e HD DVD
    Gadgets sobre o desktop, independentes da Sidebar
    Novos papéis de parede, ícones, temas etc.
    Conceito de Bibliotecas (Libraries), como no Windows Media Player, integrado ao Windows Explorer
  • Resposta: Letra E

    As Bibliotecas – novo recurso do Windows 7 – tornam mais fácil localizar, trabalhar e organizar arquivos espalhados por seu PC ou pela rede. Uma biblioteca reúne suas coisas em um lugar – sem importar onde realmente elas estão armazenadas. O resultado? Você se torna mais produtivo.


    Digamos que você esteja montando um álbum de família a partir de instantâneos armazenados em um disco rígido externo, no PC do seu cônjuge e no seu laptop do trabalho. Antes, procurar fotos específicas teria sido uma chatice. NoWindows 7, você simplesmente cria uma biblioteca, fornece um nome a ela (como "Fotos da Família") e informa aoWindows que pastas distantes sua nova biblioteca deve incluir. Suas fotos ainda estão fisicamente localizadas em três locais diferentes – mas agora elas são exibidas em uma única janela.

    Windows 7 vem com bibliotecas para documentos, músicas, fotos e vídeos. Mas você pode personalizá-las ou criar suas próprias bibliotecas, com apenas alguns cliques. E isso não é tudo. Também é possível classificar rapidamente e mudar suas bibliotecas de lugar – por exemplo, documentos por tipo, fotos por data em que foram tiradas ou música por gênero. E compartilhe facilmente as bibliotecas com pessoas em uma rede local.

    Fonte: 
    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/libraries
  • Quantos caracteres um nome de arquivo pode ter?

    Depende do tamanho do caminho completo para o arquivo (como C:\Arquivos de Programa\filename.txt). O Windows limita um único caminho a 260 caracteres. É por isso que você pode, ocasionalmente, encontrar um erro ao copiar um arquivo com um nome muito longo para um local que possua um caminho mais longo do que o local original do arquivo.

    Quais caracteres não podem ser usados em um nome de arquivo?

    Você não pode usar os seguintes caracteres em um nome de arquivo: \ / ? : * " > < |

  • Questão muito  semelhante (na verdade só altera a ordem)  Q260588. Observem...
  • Nossa! A colega Camila e o Aristócrates têm total razão. 


    Questão repetida. Fiquemos de olho!!!

  • Fiquei um pouco curiosa sobre a letra B e resolvi pesquisar mais.

    "b) O nome de um arquivo no Windows 7 pode possuir até 256 caracteres, incluída sua extensão que, por sua vez, pode possuir, no máximo, 3 caracteres após o ponto."


    Ao adicionar arquivos ou criar pastas em seu projeto, você poderá ver a seguinte mensagem: 

    O nome de pasta especificado é muito longo. O caminho completo da pasta deve ter menos de 260 caracteres.

    Você poderá ver esta mensagem mesmo se seu caminho tem menos de 260 caracteres devido a uma das seguintes razões: 

    Esse limite é o número de bytes tem suportado no caminho, não o número de caracteres. Se usando caracteres de byte duplo, você atingirá esse limite longo antes 260 caracteres no caminho. O que é um caracter de byte duplo? 二重木炭バイト

    A frase em Japonês acima possui 7 caracteres porém como ela usa
    caracteres duplos, ela ocupa 14 caracteres.

    Os caracteres latinos de acentuação que utilizamos, pelo que sei,
    todos usam somente 1 byte - assim acho esta regra não nos afeta.


    Fonte: http://support2.microsoft.com/kb/172895/pt-br


  • A- Errada - pode-se alteraR tanto a extensão bem como removê-la (raramente se vê isso mas é possível e não recomenda-se).

    B- Errada - Sugeriu apenas 3 caracteres como limite para a extensão veja que na Extensão DOCX há 4 caracteres

    C- Errada - Apenas (restrição) Pasta não é um respositório que se possa armazenar "apenas" arquivos não!!! (cuidado).

    D- Errada - É exatamente o inverso! os caracteres descritos são aceitos o que não é aceito é (/\ * < > | " :)  Leia-se dois pontos e não Smile.

    E- Correta - No Windows 7, é possível organizar arquivos em bibliotecas, que reunem elementos de diferentes locais e os exibem em uma unica coleção, sem os mover de onde estão armazenados.

     

    Obs: Sintetizando e  contribuindo com meu humilde comentário espero ter ajudado! 

    BONS ESTUDOS! #MADRUGADEIROS

  • :*     Beijo

     

    <>   Losango

     

    / | \  Montanha

     

    "?     Chuva?

  • O item c é ambíguo: Se fosse "pasta é um repositório que apenas pode ser utilizado para armazenar arquivos", aí sim não teria ambiguidade e estaria inequuvicadamente errado. Do jeito que está escrito, "que pode ser utilizado apenas para armazenar arquivos" permite interpretar que há a possibilidade de uma pasta conter apenas arquivos, o que está correto.
  • Arquivos não podem ser nomeados com BASIADo:

    Barras: \ /

    Aspas: " "

    Setas: < >

    Interrogação: !

    Asterisco: *

    Dois Pontos: :

  • Questão semelhante

    Q280170 O Windows 7, por meio de bibliotecas, permite ao usuário reunir arquivos de diferentes pastas em um mesmo local, sem movê-las das pastas de origem. Certa.  

  • GABARITO : E

    Temos o conceito redondinho do que é uma biblioteca do windows.

  • E.

    Não são aceitos todos os caracteres do idioma Português no Windows.

    Caracteres não aceitos:

    Setas: < >

    Interrogação: !

    Asterisco: *

    Dois Pontos: :

  • JOCÉLIO SOUZA ALVES

    Interrogação: ? **

  • :*  Beijo, / | \ Montanha, <> Losango, "? Chuva (Igor)

    Beijo na montanha do losango faz chover

    Não é bem um losango mas... kkkk

    Conceito de biblioteca "E".

  • LETRA E

  • () Julgue os próximos itens, relativos a organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas no sistema operacional Windows 7.

    É possível criar uma biblioteca de arquivos de diferentes locais e, posteriormente, exibi-los em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados. (CERTO)

  • Letra E. Simples e direta, o item que caracteriza o Windows 7 - Bibliotecas.

    A letra A está errada porque podemos alterar, apesar de não ser recomendado, a extensão dos arquivos, inclusive removendo-a. A letra B está errada ao sugerir o limite de 3 caracteres para a extensão. Windows Live Movie Maker tem arquivos com extensão MSWMM e o Office 2010 tem DOCX, XLSX, PPTX, ACCDB, entre outras. A letra C, sugerindo uma restrição, está errada. A pasta pode conter outras pastas. A letra D está errada, porque os sinais sugeridos são aceitos. Os que são proibidos são * e ? por serem curingas de pesquisas, < e > por serem direcionadores de comandos, \ e / por serem pastas e | por ser concatenador de comandos em linha.

    Comentário do professor.

  • Não é permitido excluir arquivos abertos nem mover, apenas copiar.

    Máximo 260 caracteres contados desde a pasta (diretório) raiz até o final da extensão


ID
782773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    Vírus - é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

    Backdoor - é uma falha de segurança que pode existir em um programa de computador ou sistema operacional, que pode permitir a invasão do sistema por um cracker para que ele possa obter um total controle da máquina. Muitos crackers utilizam-se de um Backdoor para instalar vírus de computador ou outros programas maliciosos, conhecidos como malware.

    Worm - é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    Bot -  diminutivo de robot, ( Internet bot ou web robots), é concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô. Pode ser um utilitário que desempenha tarefas rotineiras, num jogo de computador, um adversário como recurso da inteligência artificial. Também podem ser considerados ilegais dependendo do seu uso: fazer diversas ações com intuito de disseminar spam ou de aumentar visualizações de um site. O seu uso mais frequente está no Web crawler, um script que realiza buscas automáticas, analisa informações de arquivos e servidores em uma velocidade extremamente alta, muito superior à capacidade humana.Finalidades maliciosas: podem ser utilizados para a coordenação e a operação de um ataque que foi feito em computadores networkedinged, tais como um ataque de DDoS. Os bots podem também ser usados para cometer fraude do clique é mais recentemente foi visto o uso em torno dos jogos de MMORPG como bots dos jogo de computador. Um spambot é um bot que envia Spam em quantidades grandes, adicionando geralmente links anunciados.

    Fonte: wikipédia

    Spyware - São programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Todavia, isto não significa que eles sejam em sua totalidade programas maus. Existem sim, muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.

    Fonte:http://www.tecmundo.com.br/spyware/29-o-que-e-spyware-.htm
  • Vírus é um programa que monitora as atividades de um sistema e envia informações relativas a essas atividades para terceiros. Um exemplo é o vírus keylogger que é capaz de armazenar os caracteres digitados pelo usuário de um computador. SPYWARE  Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão. CERTA  Worm é um programa ou parte de um programa de computador, usualmente malicioso, que se propaga ao criar cópias de si mesmo e, assim, se torna parte de outros programas e arquivos. VÍRUS  Bot é um programa capaz de se propagar, automaticamente, por rede, pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.  WORM  Spyware é um programa que permite o controle remoto do agente invasor e é capaz de se propagar automaticamente, pois explora vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. BOT
  • b) Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão.correto
    Backdoor - falha de segurança em um sistema operacional que afeta a autenticação. Permite a invasão do sistema por um cracker para cotrolar o host e até compromete-lo por rootkit.
  • Backdoors(abre portas) : Normalmente um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem precisar recorrer aos métodos utilizados na realização da invasão.Na maioria dos casos, também é intenção do atacante poder retornar ao computador comprometido sem ser notado.A esses programa que permitem o retorno de um invasor a um computador comprometido, utilizando serviços criados ou modificados para este fim, dá-se o nome de blackdoor.
    A forma usual de inclusão de um backdoor consiste na disponibilização de um novo serviço ou substituição de um determinado serviço por uma versão alterada, normalmente possuindo recursos que permitam acesso remoto (através da Internet). Pode ser incluído por um invasor ou através de um cavalo de troia.

    Worms: são programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não intectam outros arquivos, ele mesmo são os arquivos).Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores(via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.)
    Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

    Spyware: progama que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informação coletadas para terceiros.

    Bots: De modo similar ao worm, é um programa capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de software instalado em um computador. Adicionalmente ao worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bor seja controlado remotamente.Os bots esperam por comandos de um hacker, podendo manipular os sistemas infectados, sem o conhecimento do usurário.

    Vírus: São pequenos códigos de programação maliciosos que se "agregam" a arquivos e são transmitidos com eles.Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir dai se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.
    O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção. Alguns vírus são inofensivos, outros, porém, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador.
  • Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido,por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
    Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido,permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.
    Fonte: Cartilha de Segurança para Internet
  • A) vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
    - Precisa de hospedeiro;
    - Para que possa atuar é necessário que o arquivo seja executado.

    B) Backdoor (também conhecido por Porta dos fundos) é uma falha de segurança que pode existir em um programa de computador ou sistema operacional, que pode permitir a invasão do sistema por um cracker para que ele possa obter um total controle da máquina. Muitos crackers utilizam-se de um Backdoor para instalar vírus de computador ou outros programas maliciosos, conhecidos como malware.
    - Colocado no micro da vítima para que esta tenha sempre uma porta aberta para o invasor poder voltar aquele micro sem precisar usar as mesmas técnicas que utilizou na primeira invasão.

    C)  Worm (verme, em português) é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.
    - Gera sobrecarga na rede;
    - Não precisa ser executado.

    D) ?

    E) Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
    - Transformam o micro em um "BBB".
  • Caso queiram saber mais sobre os malwares e como eles se propagam, tipo de contaminação entre outros, acho esses sites bons e tem links de vídeos explicando esses ataques.  Acho que a informação visual sempre fixa mais.

    Abradecimentos ao COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI.

    site com material escrito (tem muita coisa boa, até mesmo para baixar, como livros, entre outros materias):

    http://cartilha.cert.br/


    Site para baixar os vídeos
    http://antispam.br/videos/


    Links dos vídeos no youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=fnHSFBlLUQc&feature=channel&list=UL

    http://www.youtube.com/watch?v=b9EWkYKhvHs&feature=channel&list=UL

    http://www.youtube.com/watch?v=BoLjhqbx35g

    Bom estudo à todos!!!
  • Não entendi se backdoor é uma FALHA ou um PROGRAMA??? pq para mim falha é falha e programa é programa.

  • achei a resposta. Professor estratégia:

    Backdoors

    Normalmente um atacante procura garantir uma forma de retornar a

    um computador comprometido, sem precisar recorrer aos métodos

    utilizados na realização da invasão. Na maioria dos casos, também é

    intenção do atacante poder retornar ao computador comprometido sem

    ser notado. A esses programas que permitem o retorno de um invasor

    a um computador comprometido, utilizando serviços criados ou

    modificados para este fim, dá-se o nome de backdoor.


  • NAO CONSEGUIR IDENTIFICAR O ERRO DA LETRA C ?

  • LETRA B - Backdoor


    Recomendo o site já salientado pelos colegas: http://cartilha.cert.br/malware

    Lá possui todos os conceitos de códigos maliciosos - malware



  • Gabarito. B.

    Blackdoors 

    Blackdoors  basicamente é uma porta dos fundos para um ataque futuro ao computador do usuário.

    Um Blackdoors  pode ser inserido no computador do usuário por meio de um Trojan Horse, como também pode ser um programa adulterado recebido de fonte não confiável.


  • O erro da C consiste em dizer que o Worm é "parte de um programa", quando em verdade ele é um programa completo.

  • Qual é o erro da D?

  • Qual o erro da D? (2)

  • Bots: De modo similar ao worm, é um programa capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de software instalado em um computador. Adicionalmente ao worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente.Os bots esperam por comandos de um hacker, podendo manipular os sistemas infectados, sem o conhecimento do usurário.


    Creio que o erro da letra D está nessa parte "pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades". O Bot não envia cópias dele mesmo de computador para computador e não ataca automaticamente pois espera que um hacker que esteja controlando-o envie comandos para efetuar as ações.

  • Por favor qual o erro da letra a? A segunda parte acredito estar correta!

  • A máquina que vai ter acesso ao invasor, ou o contrário? Eles mandam um vírus e pra vc invadir eles?! Querem que vc entenda coisas que eles não estão dizendo.
  • letra a) é definição de spyware é ñ vírus

  • a) Vírus é um programa que monitora as atividades de um sistema e envia informações relativas a essas atividades para terceiros. Um exemplo é o vírus keylogger que é capaz de armazenar os caracteres digitados pelo usuário de um computador. 
    Errado. Essa é a descrição de um spyware (programa espião). Dentre os tipos de spyware têm-se: keylogger, screenlogger e adware.

    b) Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão.
    Correto.

    c) Worm é um programa ou parte de um programa de computador, usualmente malicioso, que se propaga ao criar cópias de si mesmo e, assim, se torna parte de outros programas e arquivos.
    Errado. Embora crie cópias de sí mesmo, ele NÃO se torna parte de outro programa.  Quem se torna parte de outro programa é o vírus.

    d) Bot é um programa capaz de se propagar, automaticamente, por rede, pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
    Errado. Esse é o conceito de worm (verme). Bots são criados para invadirem computadores e ficarem esperando uma ordem e, no momento apropriado, serem configurado para realizar uma tarefa.

    e) Spyware é um programa que permite o controle remoto do agente invasor e é capaz de se propagar automaticamente, pois explora vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
    Errado. Misturaram-se os conceitos de backdoor (permite o controle remoto) com worm (propagação automática e vulnerabilidades). Spyware (espião) consiste em um programa malicioso automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, para fins ilícitos, como senhas bancárias e etc.

  • Vlw Vegeta é e sempre será superior a kakaroto....

  • Vírus

    É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.


     

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


     

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


     

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.


     

    Backdoor

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.


    FONTE : https://cartilha.cert.br/malware/


     


     

     

  • O computador contém informações importantes sobre o usuário ou a instituição que ele trabalha. O dispositivo é alvo constante de ameaças e ataques, que procuram obter acesso indevido às informações armazenadas.
    Para proteção, podemos usar:
    - firewall - filtro de conexões, que monitora as portas TCP/IP, permitindo ou negando o tráfego nelas
    - antivírus - para detectar e remover vírus de computador
    - antimalware - para detectar e remover softwares maliciosos
    Com todos os sistemas de proteção ativados, nada será 100% seguro.
    A questão apresenta uma série de ameaças à segurança da informação, porém apenas uma delas está corretamente descrita.
    - vírus - infecta arquivos e se propaga para outros arquivos do computador.
    - spyware - espiona os hábitos do usuário, e possui variantes especializadas como keylogger, que monitora o teclado do computador
    - worm - infecta dispositivos e se propaga para outros dispositivos da rede.
    - bot - controla um dispositivo remotamente, permitindo que seu criador tenha acesso aos recursos dele.

    Gabarito: Letra B.
  • a) spyware (keylogger, screenlogger e adwareé um programa que monitora as atividades de um sistema e envia informações relativas a essas atividades para terceiros. Um exemplo é o vírus keylogger que é capaz de armazenar os caracteres digitados pelo usuário de um computador. 
     

    b) Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão.
     

    c) Worm é um programa de computador, usualmente malicioso, que se propaga ao criar cópias de si mesmo e, assim, se torna parte de outros programas e arquivos. (removido o trecho é parte de um programa)
     

    d) Worm (verme) é um programa capaz de se propagar, automaticamente, por rede, pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
     

    e) Backdoor é um programa que permite o controle remoto do agente invasor.

    Worm e é capaz de se propagar automaticamente, pois explora vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
     

    GABARITO: B

  • Para mim, duas alternativas corretas: B e D.

    De acordo com a cartilha de segurança - "a fonte de Lei sobre vírus":

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    A comunicação entre o invasor e o computador infectado pelo bot pode ocorrer via canais de IRC, servidores Web e redes do tipo P2P, entre outros meios. Ao se comunicar, o invasor pode enviar instruções para que ações maliciosas sejam executadas, como desferir ataques, furtar dados do computador infectado e enviar spam.

  • Gab B - Um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. (Famoso abre portas).

  • LETRA B

  • Minha contribuição.

    Backdoor: É um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja a necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gabarito: Letra B

    Backdoor é uma porta de acesso ao sistema, que foi crida a partir de um programa instalado que não foi autorizado pelo proprietário do sistema e que permite o acesso ao computador por pessoas não autorizadas. Geralmente é instalado por uma falha de segurança, explorada por um malware, que pode ser um vírus, trojan, adware, ou até mesmo explorada através de um acesso via internet, por exemplo, utilizando sistemas e sites com falhas de segurança.

  • BACKDOOR = REMOTAMENTE

    NÃO SABIA.....

  • MALWARE

    ➥ Um código malicioso, programa malicioso, software nocivo, software mal-intencionado ou software malicioso, é um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações.

    ➥ Em suma: o termo malware abrange qualquer tipo de software indesejado, instalado sem o devido consentimento no computador do usuário. As principais categorias de malware são: Vírus, Worm, Bot, Trojan, Spyware, Backdoor e Rootkit.

    ➥ Malwares propagam-se por meio de rede local, discos removíveis, correio eletrônico e Internet.

    [...]

    Phishing --> PESCA Informações

    Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE

    Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO

    Spyware --> MONITORA atividades --> depois ENVIA

    Keylogger --> Teclas digitadas

    Screenlogger --> Cursor/tela

    Adware --> Propaganda

    Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acessoFUTURO --> Pelas PORTAS

    Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática

    Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

    Cookies --> PEQUENOS ARQUIVOS --> IDENTIFICAM o visitante --> VIOLAM privacidade.

    OBS.: São fontes em potencial de riscos para usuários da internet.

    [...]

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • GAB: B

    Fonte: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

    A Vírus é um programa que monitora as atividades de um sistema e envia informações relativas a essas atividades para terceiros. Um exemplo é o vírus keylogger que é capaz de armazenar os caracteres digitados pelo usuário de um computador

    • Spyware
    • Spyware e um programa projetado para monitorar as atividades ´ de um sistema e enviar as informac¸oes coletadas para terceiros. ˜ Pode ser usado tanto de forma leg´ıtima quanto maliciosa, dependendo de como e instalado, das ac¸ ´ oes realizadas, do tipo de ˜ informac¸ao monitorada e do uso que ˜ e feito por quem recebe as ´ informac¸oes coletadas. Pode ser considerado de uso

    B Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão.

    • Backdoor e um programa que permite o ´ retorno de um invasor a um computador comprometido
    • Apos inclu ´ ´ıdo, o backdoor e usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, ´ permitindo que ele seja acessado remotamente

    C Worm é um programa ou parte de um programa de computador, usualmente malicioso, que se propaga ao criar cópias de si mesmo e, assim, se torna parte de outros programas e arquivos.

    • Vírus
    • V´ırus e um programa ou parte de um programa de computa- ´ dor, normalmente malicioso, que se propaga inserindo copias de si ´ mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecc¸ao, o v ˜ ´ırus depende da execuc¸ao do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado ˜ e´ preciso que um programa ja infectado seja executado. 

    D Bot é um programa capaz de se propagar, automaticamente, por rede, pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    • Worm
    • Worm e um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, ´ enviando copias de si mesmo de computador para computador. ´ Diferente do v´ırus, o worm nao se propaga por meio da inclus ˜ ao˜ de copias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela ´ execuc¸ao direta de suas c ˜ opias ou pela explorac¸ ´ ao autom ˜ atica de vulnera- ´ bilidades existentes em programas instalados em computadores. 

    E Spyware é um programa que permite o controle remoto do agente invasor e é capaz de se propagar automaticamente, pois explora vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    • Bot
    • Bot e um programa que disp ´ oe de mecanismos de comunica- ˜ c¸ao com o invasor que permitem que ele seja controlado remota- ˜ mente. Possui processo de infecc¸ao e propagac¸ ˜ ao similar ao do ˜ worm, ou seja, e capaz de se propagar automaticamente, explo- ´ rando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. 

ID
782776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de manifestações e revoltas populares contra os regimes políticos ditatoriais de países do norte da África e do Oriente Médio. Acerca desse processo político e de suas consequências, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohammed Mursi, foi declarado neste domingo o vencedor da eleição presidencial no Egito, após semanas de tensão no país.

    Tanto Mursi quanto seu rival, o ex-premiê Ahmed Shafiq, reivindicavam vitória no pleito que foi realizado na semana passada.


    Segundo a autoridade eleitoral – que atrasou em quase duas horas a divulgação dos resultados – Mursi recebeu 51,73% dos votos.

    O candidato do partido islamista será o primeiro presidente do Egito após décadas de domínio de Hosni Mubarak.


    O anúncio deu início a uma grande festa da multidão que se reúne na Praça Tahrir, no centro do Cairo. Há dias, milhares de pessoas mantêm uma vigília contra o anúncio feito pelo poderoso Conselho Supremo das Forças Armadas de que pretende restringir alguns dos poderes do presidente.

    No dia 13 de junho, o atual governo, que ainda é controlado pelo Exército, deu aos soldados o poder de prender civis em tribunais militares até a ratificação da nova constituição egípcia.

    Quatro dias depois, os generais anunciaram poder de veto no processo de elaboração da nova constituição. Na segunda-feira, o diretor do Conselho Supremo das Forças Armadas, Hussein Tantawi, anunciou que vai restabelecer o Conselho Nacional de Segurança do país.

  • Primavera Árabe

    a) ERRADA: A maioria da população de Irrael tem como religião o Judaísmo.

    b) ERRADA:  Após a destituição e morte de Muammar Kadafi  não houve a divisão territorial do país.

    c) ERRADA: A Síria ainda se encontra em guerra cívil.

    d) CERTA: O colega acima já explicou perfeitamente.

    d)ERRADA: Não houve Guerra Cívil na Tunísia , os intensos protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987 .
  • b) errado - A queda do coronel põe fim à divisão do país, que antes estava dividido entre o leste, nas mãos da oposição, e o oeste, nas do coronel Kadhafi.

    c) errado - na Síria a Primavera Arabe ainda não teve fim, culminou em guerra civil. 

    d) NO Egito, o Mubarak anunciou que não iria mais se candidatar. Venceu as eleições, Mohammed Morsi. 


  • Ainda não encontrei o erro da A. Alguns disseram aqui que a questão diz que a maioria da população em Israel é árabe (e isso seria o erro da questão), quando na verdade a questão não disse isso. Diz que: "em Israel, a maioria da população árabe..." é dizer que em Israel existe uma população q é árabe e a maioria da população árabe, que não é necessariamente a maioria de Israel, fez a intifada. Se a questão dissesse que a maioria da população é árabe, ela deveria estar escrita da seguinte forma: "em Israel, a maioria da população, árabe... ou em Israel, a maioria da população, que é árabe..."


ID
782779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à atual crise econômica mundial e aos seus efeitos na economia brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RIO - No acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, a redução da atividade industrial atingiu oito dos 14 locais que compõem a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seis Estados, houve recuo acima da média nacional (-2,8%): Rio de Janeiro (-7,5%), São Paulo (-5,1%), Santa Catarina (-5,1%), Amazonas (-4,5%), Ceará (-3,7%) e Espírito Santo (-2,9%).

    Além deles, Minas Gerais (-1,4%) e Pará (-0,1%) também tiveram taxas negativas no fechamento dos quatro primeiros meses do ano. Nesses locais, a queda na produção foi particularmente influenciada pela menor fabricação de bens de consumo duráveis (automóveis, motos, aparelhos de ar-condicionado, televisores, celulares e relógios) e de bens de capital (especialmente caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques e veículos para transporte de mercadorias), além da menor produção nos setores extrativos (minérios de ferro), têxtil, vestuário, farmacêutica e metalurgia básica.

     

    Os avanços mais acentuados foram registrados em Goiás (17,9%), Paraná (6,2%), Bahia (5,6%) e Pernambuco (5,2%), refletindo especialmente a maior produção de medicamentos no primeiro local, de livros e impressos didáticos no segundo, de resinas termoplásticas no terceiro, e de produtos da metalurgia básica e de minerais não metálicos no último. A Região Nordeste (3,2%) e o Rio Grande do Sul (1,1%) também apresentaram resultados positivos. 

     

    O IBGE registrou aumento no ritmo de queda do último quadrimestre de 2011 (-1,8%) para o primeiro de 2012 (-2,8%) em nível nacional, ambas as comparações contra igual período do ano anterior. Esse movimento foi observado em sete dos 14 locais pesquisados, com as maiores reduções de ritmo ficando com Amazonas (de 7,8% para -4,5%), Rio de Janeiro (de -1,8% para -7,5%), Paraná (de 11,6% para 6,2%), Espírito Santo (de 2,0% para -2,9%) e Pará (de 3,5% para -0,1%). Os maiores ganhos entre os dois períodos foram observados na Bahia (de -3,5% para 5,6%), Goiás (de 10,0% para 17,9%) e Região Nordeste (de -2,4% para 3,2%).
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20brasil,producao-industrial-teve-queda-em-8-de-14-locais-no-1-quadrimestre-de-2012,115205,0.htm

  • ALTERNATIVA LETRA E.
    Resumindo sobre a crise mundial e o Brasil:
    Governo tem tomado medidas para tentar estimular a economia

    A crise mundial, provocada principalmente pela crise da dívida pública na zona do euro, tem feito vários países patinarem. E o Brasil não se safou. Para tentar evitar que a economia brasileira esfrie demais, o governo tem adotado uma série de medidas de estímulo. Entre elas, os constantes cortes nos juros, o aumento de empréstimos pelos bancos públicos, e a redução de impostos para determinados setores e produtos.Nesta quarta-feira (29), o governo decidiu prorrogar o desconto de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carros, geladeiras, fogões, lavadoras, móveis e material de construção. A previsão era que a redução do IPI de carros e eletrodomésticos terminasse hoje (31).
    Além disso, também na quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 8% para 7,5% ao ano. Essa é a menor taxa que o Brasil já teve desde a criação da Selic, em julho de 1986. Até então, o valor mais baixo tinha sido de 8% e estava em vigor desde julho.
    Mercado segue pessimista apesar de dados melhores que o esperado
    Nas últimas semanas, o pessimismo dos investidores tem aumentado constantemente.
    A expectativa do mercado é de que o PIB do país cresça 1,73% neste ano –ante previsão de 1,75% na semana anterior, segundo os últimos dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (27). Para 2013, a previsão foi mantida em 4%.
    O pessimismo se manteve apesar de dados na semana passada apontando para uma recuperação da atividade econômica no segundo trimestre. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do PIB, subiu 0,75% em junho frente a maio, encerrando o segundo trimestre com alta de 0,38% ante o primeiro.
    Já as vendas no varejo brasileiro surpreenderam ao registrar alta de 1,5% em junho em relação a maio, enquanto a expectativa do mercado era de recuo de 0,3%.\FONTE: QUADRINOVI


ID
782782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito da crise política ocorrida no Paraguai no último mês de maio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Suspensão do Paraguai do Mercosul foi tema de reunião de chanceleres de países do bloco no Itamaraty

    30/07/2012 - 22h33

    Renata Giraldi
    Repórter da Agência Brasil
     

    Brasília – A suspensão do Paraguai do Mercosul foi tema da reunião de hoje (30) dos ministros das Relações Exteriores do bloco. Em parte da conversa, que durou quase duas horas, os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota; da Argentina, Héctor Timerman; do Uruguai, Luis Almagro; e da Venezuela, Nicolás Maduro, reiteraram o desejo de o Paraguai retornar ao Mercosul a partir das eleições de abril 2013.

    No comunicado, aprovado por todos, o fim da suspensão do Paraguai está condicionado ao que se chamou de “compromisso democrático”. “Reafirmou-se que a integração regional pressupõe a plena vigência das instituições democráticas”, diz o texto. “Os chanceleres concordaram em continuar a agir de forma a não prejudicar o povo paraguaio enquanto dure a suspensão.”

    O Paraguai foi suspenso provisoriamente do Mercosul no final de junho. A decisão foi tomada como reação ao processo político que levou à destituição do Poder do então presidente paraguaio Fernando Lugo, em 22 de junho. Lugo foi submetido a um processo de impeachment, na Câmara e no Senado, que durou menos de 24 horas.

    Para os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; e da Argentina, Cristina Kirchner; e do Uruguai, José Pepe Mujica, a destituição de Lugo transgrediu a ordem democrática. As autoridades paraguaias negam irregularidades no processo.

    Os chanceleres do Mercosul se reuniram hoje, em Brasília, para uma conversa informal antes da Cúpula Extraordinária dos Chefes de Estado, amanhã (31), no Palácio do Planalto. Os presidentes Dilma, Cristina, Mujica e Hugo Chávez (Venezuela) participam da cerimônia que oficializa a entrada da Venezuela no bloco.

     

    Edição: Aécio Amado

  • GABARITO: A.
    Além de terem decidido pela suspensão do Paraguai até as próximas eleições para presidente do país, Brasil, Argentina e Uruguai, aproveitaram a ocasião e permitiram a entrada da Venezuela no MERCOSUL, país este cuja entrada no bloco sempre foi rejeitada pelo Paraguai:



    Ao cumprir 29 anos da assinatura do Tratado de Assunão, a Chancelaria do Paraguai, no marco da Presidencia Pro Témpore do Bloco, emitiu o seguinte comunicado.

    “Hoje se impõe tirar importantes lições da experiência vivida para atualizar o bloco aos requerimentos do mundo de hoje, aproveitando convenientemente as tendencias atuais.

    As exigências atuais devem convertir o MERCOSUR em um importante degrau nas cadeias globais de valor, mas o desenvolvimento econômico deve ir além das fronteiras do comercio tradicional de produtos e mercadorias, e colocar o cidadão no centrodos esforços coletivos para alcançar seu bem-estar.

    O Tratado de Assunção marcou um marco nas relações internacionais da região, por meio do qual quatro países irmãos decidiram construir um processo de integração com vistas a um mercado comum que, sob os principios de igualdade e complementariedade, busque o desenvolvimento econômico de seus membros.

    Nestes quase 30 anos do MERCOSUL, ressaltamos principalmente alguns dos importantes benefícios que trouxe para o Paraguai, considerando as assimetrias existentes e sua condição de país sem litoral:

    • Ajudou à consolidação do processo democrático no Paraguay
    • Contribuiu ao fortalecimeto dos quadros administrativos do Estado paraguaio, especialmente em matéria de negociação Neste sentido, o MERCOSUL, com suas diferentes atividades, negociações, programas e planos, contribuiu à capacitação do capital humano do Paraguai, que hoje encontram-se mais preparados para negociar assuntos de interesse nacional.
    • Fortaleceu a competitividade da produção nacional, pois para acessar aos mercados dos demais sócios, as empresas nacionais tiveram que dar um salto qualitativo nos produtos e estandarizar os processo de produção.
    • Pode-se atribuir ao MERCOSUL a criação do comércio intrazona. Os Estados Partes incrementaram consideravelmente as suas correntes de comércio entre si, a par de aumentar também as exportações extrazona, o qual pode-se inferir que a criação de comércio foi superior ao desvio de comércio.


ID
782785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base no Código de Organização Judiciária do Estado de Alagoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    ------------------------------------------------------------------

    a) Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas gozam de vitaliciedade desde a nomeação para o cargo. Art. 10. Os Desembargadores, uma vez empossados, gozarão da garantia da  vitaliciedade, pelo que não poderão perder os respectivos cargos, salvo nas hipóteses e nas condições especificamente estabelecidas na Constituição e na lei. 

    ------------------------------------------------------------------

    b) Ao corregedor-geral de justiça do estado incumbe presidir os concursos públicos para ingresso na magistratura. Art. 40. Compete ao Vice-Presidente:  III – presidir os concursos públicos para ingresso na Magistratura; 

    ------------------------------------------------------------------

    c) A Secretaria Geral é órgão de direção do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. III – Órgãos de Apoio Operacional do Tribunal de Justiça:  a) Direção Geral; b) Secretaria Geral do Tribunal de Justiça;  c) Secretaria Especial da Presidência do Tribunal de Justiça

    ------------------------------------------------------------------

    d) A direção do Tribunal de Justiça incumbe a seu presidente, eleito por seus pares para mandato de dois anos, permitida uma reeleição. Art. 27. A direção do Tribunal de Justiça incumbe ao Presidente, ao Vice-Presidente e ao Corregedor-Geral da Justiça.   § 1º O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral serão eleitos por seus pares, pela maioria dos membros efetivos do Tribunal de Justiça, mediante votação secreta, dentre os desembargadores mais antigos e desimpedidos, com mandato por dois anos, proibida a reeleição.

    ------------------------------------------------------------------

    e) A Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas é órgão integrante da estrutura do Poder Judiciário estadual. Art. 6º São órgãos do Poder Judiciário no Estado de Alagoas: VIII – Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais.

     

    LEI Nº 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. 

  • a Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas gozam de vitaliciedade desde a nomeação para o cargo. (Os Desembargadores uma vez empossados)

     

    b Ao corregedor-geral de justiça do estado incumbe presidir os concursos públicos para ingresso na magistratura. (Compete ao Vice-Presidente)

     

    c A Secretaria Geral é órgão de direção do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. (Órgão de apoio operacional)

     

    d A direção do Tribunal de Justiça incumbe a seu presidente, eleito por seus pares para mandato de dois anos, permitida uma reeleição.(Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria Geral de Justiça.
        Os membros serão eleitos, em votação secreta, pela maioria dos membros efetivos
        Mandato: 2 anos, sem recondução. 
        A eleição ocorrerá na última sessão ordinária do derradeiro ano de cada mandato. 
        Posse: 1º dia útil de Fevereiro do ano subsequente. 
        Em caso de vacância na Presidência e Vice-Presidência, ocorrerá eleição em 10 )

     

    e A Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas é órgão integrante da estrutura do Poder Judiciário estadual.


ID
782788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considere a situação hipotética em que uma junta médica oficial tenha declarado insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez de um servidor público do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112 / 1990, art. 25:


    Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I- por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou:
    II- no interesse da administração, desde que:
    a) tenha solicitado a reversão;
    b) a aposentadoria tenha sido voluntária;
    c) estável quando na atividade;
    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;
    e) haja cargo vago.
     
  • RESPOSTA C

    ---------------------------------------

    Estatuto do Servidor Público do Estado de Alagoas 5.247/1991 

    b) a aposentadoria deverá ser mantida caso o cargo anteriormente ocupado pelo servidor já esteja provido.

    Art. 20.. Parágrafo Único. Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) tal declaração ensejará a reversão, ou seja, o retorno do servidor ao cargo que ele ocupava ou ao que resultou de sua transformação.

    Art. 19. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) o servidor deverá ser reintegrado ao cargo por ele anteriormente ocupado.

    Art. 22. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial com ressarcimento de todas as vantagens.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) a aposentadoria do servidor deverá ser mantida caso ele tenha sessenta anos de idade.

    Art. 21. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    a) o servidor deverá ser reconduzido ao cargo por ele anteriormente ocupado.

    Art. 23. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

  •           A questão requer o conhecimento sobre as formas de provimento de um cargo público, tratando especificamente sobre a reversão, que é forma de provimento derivada. 

    GABARITO: C 

    Art. 19. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria.

     
    Art. 20. A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.
     
    Parágrafo Único. Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.
     
    Art. 21. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade.
     

  • a o servidor deverá ser reconduzido ao cargo por ele anteriormente ocupado. (é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado  com a recondução)

     

    b a aposentadoria deverá ser mantida caso o cargo anteriormente ocupado pelo servidor já esteja provido.  (o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. )

     

    c tal declaração ensejará a reversão, ou seja, o retorno do servidor ao cargo que ele ocupava ou ao que resultou de sua transformação. (quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria)

     

    d o servidor deverá ser reintegrado ao cargo por ele anteriormente ocupado. ( é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão )

     

    e a aposentadoria do servidor deverá ser mantida caso ele tenha sessenta anos de idade. (Não, poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade)

  • reVersão: v de veio.

  • EuAproveito o disponível

    EuReintegro o demitido 

    EuReadapto o incapacitado

    EuReverto o aposentado 

    EuReconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo reintegrado. 


ID
782791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com relação ao disposto na Lei n.º 7.210/2010, que reestrutura o plano de cargos, carreiras e subsídios do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

    ---------------------------------------

    reditos á colega: Jaqueline Alves

      a)  Art. 25, VI - não poderá caso esteja cumprindo penalidade de suspensão disciplinar. 

    ---------------------------------------
      b)  Art. 32. São complementos remuneratórios concessíveis aos servidores do Poder Judiciário: I - Remuneração por serviços extraordinários; 

    ---------------------------------------
      c)  Art. 47. A prestação de serviços, mediante terceirização, apenas poderá abranger atividades de conservação, limpeza e segurança. 

    ---------------------------------------
      d) Art. 7°. Vedada a mobilização de servidor para prestação de serviços em instância judiciária diversa daquela em que tenha lotação específica, salvo disposição em contrário que consta na referida Lei. 

    ---------------------------------------
      e)  Art. 28. Obsevará a linha natural de avanço remuneratório. 

  • A alternativa D está errada conforme o seguinte parágrafo único do artigo 13.

    Lei nº 7.210, de 22.12.10

    Art. 13. Sujeitar-se-á o servidor, uma vez nomeado, empossado e iniciado no exercício, ao cumprimento de Estágio Probatório que, a se estender pelo período de três anos, destinar-se-á à apuração da sua aptidão funcional.

    Parágrafo único. É vedado, durante o cumprimento do Estágio Probatório, o afastamento de servidor do desempenho das funções específicas do cargo em que investido, inclusive em virtude de cessão, de investidura em cargo de provimento em comissão ou de desempenho de função gratificada.

  • Legislação Alterada - Lei nº 7889/17

    a) Art. 44 - A jornada de trabalho poderá ser extraordinariamente prorrogada por no máximo 02 (duas) horas e o correspondente pagamento, em qualquer circunstância, somente se dará após a sétima hora diária, respeitando-se 01 (uma) hora de descanso após a sexta hora trabalhada.

    b) Art. 7º - Para ingresso nos Cargos de Provimento Efetivo do Poder Judiciário do Estado de Alagoas exigir-se-á concurso público, obedecendo ao disposto no art. 37, II, da Constituição Federal.

    c) Art. 14, § 2º - Antes do término do estágio probatório, é defeso ao servidor ser cedido.

    d) Os requisitos estão no Art. 25, entretanto, não se exige o critério da antiguidade e do merecimento.

    e) Art. 20 - É vedado o desenvolvimento funcional ao servidor:

    V – que esteja cumprindo penalidade de suspensão disciplinar, ou que a tenha cumprido nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores;


ID
782794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição do Estado de Alagoas sobre a ordem econômica e a segurança pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    a) Os serviços públicos podem ser prestados indiretamente sob regime de concessão ou permissão, devendo as concessões e permissões sempre ser precedidas de licitação.

    Art. 238. A prestação indireta de serviços públicos dar-se-á sob o regime de concessão ou permissão, sempre através de prévio procedimento licitatório. 

    b) Uma empresa pública que apresente resultado deficitário por dois anos consecutivos deverá obrigatoriamente ser transformada em autarquia.

    Art. 237. A sociedade de economia mista ou empresa pública que, no período de cinco anos consecutivos, apresentar resultado deficitário, será autarquizada ou extinta, na última hipótese desde que se não destine à execução de serviço público essencial. 

    Parágrafo único. Dando-se que a empresa pública apresente resultados deficitários por dois anos consecutivos, serão destituídos os seus dirigentes, apurando-se-lhes a responsabilidade. 

    c) A supervisão das atividades operacionais das guardas municipais incumbe ao Corpo de Bombeiros Militar.

    Art. 247. Os municípios, respeitado o que estabelecer lei complementar estadual específica, poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações. 

    § 1º As guardas municipais, quanto às atividades operacionais, serão supervisionadas pela Polícia Militar. 

    d) É vedado expressamente ao estado e aos municípios dispensar tratamento diferenciado a microempresas e empresas de pequeno porte.

    Art. 239. O Estado e o Município dispensarão tratamento diferenciado à microempresa e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas e tributárias, ou pela eliminação ou redução destas, na forma da lei. 

    e) Os municípios podem constituir guardas municipais, que prescindem de autorização específica para portar arma de fogo.

    Art. 247. § 2º Ao guarda municipal é vedado o porte de arma, ressalvada a hipótese de específica (prescindem=desobriga, anulou a questão) autorização do Secretário de Segurança, para condução exclusivamente em objeto de serviço. 

    #TJAL #SEFAZ-AL

  • Com base no que dispõe a Constituição do Estado de Alagoas sobre a ordem econômica e a segurança pública, assinale a opção correta.

    Gabarito: Letra A

    Breve análise sobre os erros das outras alternativas:

    A Os serviços públicos podem ser prestados indiretamente sob regime de concessão ou permissão, devendo as concessões e permissões sempre ser precedidas de licitação.

    Correta! A concessão exige licitação e que essa seja na modalidade de Concorrência pública; já a permissão exige licitação e a modalidade fica a cargo do valor.

    B Uma empresa pública que apresente resultado deficitário por dois anos consecutivos deverá obrigatoriamente ser transformada em autarquia.

    Errada! Não existe essa disposição! Talvez o examinador tenha tentado confundir a cabeça dos concurseiros com a situação das agências executiva (autarquia que recebe prerrogativas por está passando por difícil situação financeira, em contrapartida precisa demonstrar um plano de reestruturação e segui-lo).

    C A supervisão das atividades operacionais das guardas municipais incumbe ao Corpo de Bombeiros Militar.

    Errada! Incumbe à Polícia militar.

    D É vedado expressamente ao estado e aos municípios dispensar tratamento diferenciado a microempresas e empresas de pequeno porte.

    Errada! MEs e EPPs possuem vantagem em licitações. Se no caso de uma microempresa ou empresa de pequeno porte, ficar com uma proposta de 5% - PREGÃO - a 10% a mais que a empresa (das demais categorias) que apresentar o menor preço, é declarado um empate fictício entre elas. Então à ME ou EPP é apresentada a proposta da concorrente, dando-lhe possibilidade de cobrir a oferta e ganhar a licitação.

    E Os municípios podem constituir guardas municipais, que prescindem de autorização específica para portar arma de fogo.

    Errada! Prescindir é bastante utilizado em provas, porquanto para muitos passa a ideia de necessitar, mas o significado é o contrário: DISPENSAR! Como dispõe a CE/AL é imprescindível (indispensável) a autorização do Secretário de Segurança Pública para um guarda municipal portar arma de fogo.

  • Importa salientar que, no tocante à alternativa E, o plenário do Supremo, em recente decisão (março de 2021), por maioria dos votos, autorizou que todos os integrantes de guardas municipais do país tenham direito ao porte de armas de fogo, independentemente do tamanho da população do município. Sendo assim, esse item resta prejudicado por essa decisão.

  • Importante frisar, no tocante à alternativa E, que recentemente o STF decidiu:

    " É inconstitucional a restrição do porte de arma de fogo aos integrantes de guardas municipais das capitais dos estados e dos municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes e de guardas municipais dos municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço."

    STF. Plenário. ADC 38/DF, ADI 5538/DF e ADI 5948/DF, Rel. Min. Alexandre de Moraes, julgados em 27/2/2021 (Info 1007).

    Dessa forma, essa questão estaria desatualizada com base no entendimento acima supracitado.

     

  • Sobre a letra b)

    CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE ALAGOAS

    Art. 237 - A sociedade de economia mista ou empresa pública que, no período de cinco anos

    consecutivos, apresentar resultados deficitários, será autarquizada ou extinta, na última hipótese

    desde que se não destine à execução de serviço público essencial.

    • Parágrafo único - Dando-se que a empresa pública apresente resultados deficitários por dois anos consecutivos, serão destituídos os seus dirigentes, apurando-se-lhes a responsabilidade

ID
782797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no que a lei que instituiu o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas dispõe sobre licenças concedidas a servidor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A Q260599 = Q260930

    ----------------------------------------

    a) A licença para tratar de assuntos particulares somente pode ser interrompida a pedido do servidor. 

    Art. 94. A critério da Administração, poderá ser concedida ao servidor estável licença para o trato de assuntos particulares, pelo prazo de 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração. § 1º A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. 

    ----------------------------------------

    b) Aos servidores nomeados ou redistribuídos que não tenham completado cinco anos de exercício no cargo é vedada a concessão de licença para tratar de assuntos particulares.
    Art. 94. § 3º Não se concederá a licença a servidores nomeados, removidos, redistribuídos ou transferidos, antes de completarem 02 (dois) anos de exercício. 

    ----------------------------------------

    c) O servidor que esteja de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá exercer atividade remunerada. 

    Art. 85. Conceder-se-á ao servidor licença:  I – por motivo de doença em pessoa da família; 
    § 3º É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licença prevista no inciso I deste artigo. 

    ----------------------------------------

    d) O prazo máximo da licença concedida a servidor por motivo de afastamento de cônjuge ou companheiro é de 24 meses.

    Art. 88. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Legislativo Estadual e Municipal, e para o Congresso Nacional. 

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração. 

    ----------------------------------------

    e) É vedada a concessão de licença por motivo de doença de madrasta ou padrasto de servidor. 

    Art. 87. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial. 

  • GABARITO: A

    a) Art. 85. Conceder-se-á ao servidor licença:
                     I – por motivo de doença em pessoa da família;
       § 3º É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licença prevista no inciso I deste artigo

    b) Art. 88, § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    c) Art. 87. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial.

    d) Art. 84, § 1º A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço

    e) Art. 84, § 3º Não se concederá a licença a servidores nomeados, removidos, redistribuídos ou transferidos, antes de completarem 02 (dois) anos de exercício.

  • a O servidor que esteja de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá exercer atividade remunerada.  ( É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licença prevista)

     

    b O prazo máximo da licença concedida a servidor por motivo de afastamento de cônjuge ou companheiro é de 24 meses. (Licença indeterminada).

     

    c É vedada a concessão de licença por motivo de doença de madrasta ou padrasto de servidor. 

     

    d A licença para tratar de assuntos particulares somente pode ser interrompida a pedido do servido.  (a pedido do servidor ou no interesse do serviço)

     

    e Aos servidores nomeados ou redistribuídos que não tenham completado cinco anos de exercício no cargo é vedada a concessão de licença para tratar de assuntos particulares. (2 anos de excercício)

     

    LETRA: A


ID
782800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne aos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O Princípio da Continuidade do Serviço Público visa não prejudicar o atendimento à população, uma vez que os serviços essenciais não podem ser interrompidos.

  •   Para Hely Lopes Meirelles serviço público é “todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado”.
     

     Entende-se como necessidades essenciais as indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, ou seja, das necessidades que coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
     

      Então, Visto o conceito de serviço público, se faz necessário destacar um de seus princípios norteadores, o da continuidade do serviço público.
     

      A grande discussão concernente a este princípio é se é possível a suspensão do fornecimento de um serviço público essencial em caso de inadimplemento do consumidor com a fornecedora (aqui não se encaixa com a questão, mas servirá para agregar informações aos estudos), como por exemplo o fornecimento de água ou energia elétrica. O posicionamento da doutrina a este respeito é dividida, pois uma parte defende que não é possível a suspensão em hipótese alguma, enquanto a outra parte defende que em alguns casos como o de inadimplemento é possível a suspensão.
     

      Os que defendem que não é possível a suspensão do fornecimento do serviço público alegam também que há meios próprios de cobrar a falta de pagamento, através da ação judicial, e por ser um serviço essencial não se pode ficar condicionada ao pagamento de contraprestação, sendo a interrupção inconstitucional e arbitrária. Nesse sentido há jurisprudências do STJ contidas no RESP 122.812/ES, onde foi julgado que “É ilegal a interrupção no fornecimento de energia elétrica, mesmo que inadimplente o consumidor, à vista das disposições do Código de Defesa do Consumidor que impedem seja o usuário exposto ao ridículo. 2. Deve a concessionária de serviço público utilizar-se dos meios próprios para receber os pagamentos em atrasos."

    Nesse sentido a respeitada doutrinadora Maria Sylvia Zanello di Pietro entende que "o usuário tem direito à prestação do serviço; se este lhe for indevidamente negado, pode exigir judicialmente o cumprimento da obrigação pelo concessionário; é comum ocorrerem casos de interrupção na prestação de serviços como os de luz, água e gás, quando o usuário interrompe o pagamento; mesmo nessas circunstâncias, existe jurisprudência no sentido de que o serviço, sendo essencial, não pode ser suspenso, cabendo ao concessionário cobrar do usuário as prestações devidas, usando das ações judiciais cabíveis"

  • RESPOSTA LETRA A
    COMENTÁRIOS SOBRE AS ALTERNATIVAS INCORRETAS
    B)A administração pública está obrigada a controlar os atos administrativos em relação ao mérito e à legalidade. Nesse sentido, os atos inconvenientes ou inoportunos devem ser retirados do ordenamento jurídico por meio da anulação, e os ilegítimos, por meio da revogação.O examinador trocou os conceitos, pois atos inoportunos serão revogados e atos ilegais serão anulados.
    C)Dado o principio da publicidade, é imprescindível a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela administração pública, de modo que os órgãos e as entidades públicas são obrigados a divulgar informações relativas à execução orçamentária e financeira, mas não as referentes a despesas e receita.Exceções do princípio da impessoalidade :interesse social , defesa da intimidade, segurança nacional , etc.NÃO é este o caso da questão.
    D)O princípio da moralidade apenas adquiriu conotação e significação jurídica para a administração pública a partir da edição da Lei de Improbidade Administrativa, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública.O principio da moralidade está positivado no artigo 37 da CF88 e já era considerado um princípio implícito antes de estar presente na CF.
    E)A administração pública direta, as autarquias e as fundações de direito público submetem-se aos princípios administrativos constantes do texto constitucional; já as empresas públicas e as sociedades de economia mista, por exercerem atividades de natureza econômica, não se sujeitam a tais princípios, mas ao sistema normativo aplicável às empresas privadas.TODA a administração pública está sujeita aos principios do artigo 37 da CF
  • Tenho lá minhas dúvidas, ao meu ver não existe item correto. Os itens B, C, D e E de fato trazem erros grosseiros, mas a Letra A, dada como gabarito, também apresenta falhas. Não pode a Administração, ao seu alvedrio, descumprir cláusulas contratuais. Ele possui prerrogativas, sim, mas isso não é sinônimo de facilidades e não-compromisso com o contratato, este também possui direitos. Ora, após 90 dias de atraso dos pagamentos das parcelas referentes a obras e serviços contratados pela Administração, o particular pode, sim, alegar a chamada excepitio non adimpleti contractus, mas realmente precisa continuar a prestar os serviços, sob pena de arcar com as consquências -- neste caso, deve o lesado imiscuir-se de ação judicial tentava especificamente para este fim e cobrar o que lhe é devido com os juros de mora e custos de desmobilização se for o caso.
    Outro detalhe: os serviços públicos podem ser interrompidos por razão de inadimplemento do usuário (ou seja, não pagamento das tarifas (não confundir com taxas)) ou razões de ordem técnica, ambas sujeitas a prévio aviso e notificação por parte da concessionária. Não é nem que o item A esteja incorreto, mas dá a atender que não há exceções para o fato de a prestação de um serviço público poder ser interrompida, e na verdade há.
  • Achei todas erradas. Na letra A tem aquela parte referente aos 90 dias de atraso que está previsto em lei.
  • Fabiano, também achei a opção A incompleta. Analisando, verifica-se nesta opção a regra geral. Mas, observando-se as demais questões, não tem como não marcar a opção A.

  • Gabarito: alternativa A  

    Exemplo de restrição decorrente do principio da continuidade dos serviços públicos é a impossibilidade de o particular prestador de serviço público por delegação interromper sua prestação, mesmo que o poder concedente descumpra os termos do contrato que tenha celebrado com ele. Essa restrição é a denominada inoponibilidade da "exceção do contrato não cumprido".

     

    POSSIBILIDADE DE INTERRUPÇÃO DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

     

    No caso da prestação de serviços públicos, o particular delegatário prejudicado peIa administração pública concedente só poderá rescindir o contrato mediante sentença judicial transitada em julgado (Lei 8.987/1995. art. 39. parágrafo único).


    FonteResumo de Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino 8ª edição, pág. 28.



  • Aplicação do princípio da continuidade ou da permanência provoca a inaplicabilidade da exceptio non adimpleti contractus (exceção do contrato não cumprido) contra o Poder Público. Nos acordos entre particulares, a regra é que o descumprimento por uma das partes abre espaço para que outro polo da relação deixe de cumprir a obrigação assumida. Por sua vez, nos contratos de serviços públicos, o descumprimento pelo Poder Concedente não autoriza que a concessionária interrompa a execução dos serviços.(CYONIL BORGES)


    GAB.:A

  • tb fiquei na dúvida. mas depois de ler de novo acho q o lance da A é que a empresa não pode dizer opa vcs ñ estão me pagando então vou parar meu serviço. tem que ser feito atráves de um processo judicial para poder rescindir o contrato.

  • Bom, com base em questões feitas atualmente, eu diria que não há item correto, o que há é o item menos errado!

  • ou seja,o cantratado não pode'' imediatamente'' interromper os serviços,em razão do principio da continuidade dos serviços publicos, guando a administração não cumprir suas obrigaçoes contratuais 

  •    Comentário sobre a polêmica letra (A).

     

    Em razão do princípio da continuidade, os serviços públicos não podem ser interrompidos, visto que se destinam a atender os interesses da coletividade. Por isso, é vedado àquele que contrata com a administração pública valer-se da exceção de contrato não cumprido quando a administração, sem ter cumprido sua obrigação, exige a satisfação de obrigação de quem com ela contratou.

     

       Segundo Cyonil Borges e Adriel Sá: no princípio da continuidade, os serviços públicos não podem sofrer interrupção. Salvo em situações excepcionais, que não caracterizam-se como descontinuidade.

       Os mesmos autores ainda consideram a inaplicabilidade da exceptio non adimpleti contractus, ou seja, exceção do contrato não cumprido contra o Poder Público.

       É importante, inclusive, não confundir a regra dos serviços públicos com a prevista na Lei 8666/1993 (sobre a inadimplência após 90 dias, citada por alguns colegas).

     

    Resposta: Letra (A).

    At.te, CW.

     - CYONIL BORGES & ADRIEL SÁ. Direito Administrativo Facilitado. Pág. 867. Editora Método-Gen, 2015.

  • A alternativa “A” está incompleta. O particular pode suspender a execução do serviço desde que a Administração Pública seja inadimplente por mais de 90 dias, independentemente de tutela jurisdicional. Para que haja a extinção do contrato pelo particular contratado, daí sim, ele terá que ir ao Judiciário. No meu entender, não há alternativa certa.
  • Gabarito: A

    O particular prestador de serviço público por delegação não pode interromper sua prestação, mesmo que o poder concedente descumpra os termos do contrato, restrição essa chamada de inoponibilidade da execução do contrato não cumprido.

    O particular prejudicado pela administração pública concedente só poderá rescindir o contrato mediante a sentença judicial transitado em julgado.

  • Analisemos as opções oferecidas, devendo-se identificar a única correta:

    a) Certo:

    De fato, o conteudo do princípio da continuidade dos serviços públicos está bem exposto nesta primeira alternativa, correspondendo, na essência, à impossibilidade de interrupção, ao menos como regra geral.

    A segunda parte da assertiva também se revela escorreita. No ponto, a exceção do contrato não cumprido, também como regra geral, não é oponível à Administração Pública, de sorte que, em princípio, o contratado deve se manter adimplente com suas obrigações, ainda que o Poder Público não esteja fazendo o mesmo.

    Em abono do acima afirmado, confira-se o teor do art. 78,

    "Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

    (...)

    XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;
    "

    Daí se extrai que, até 90 dias de atraso nos pagamentos, o particular precisa se manter em dia com suas obrigações contratuais, não sendo lícito invocar a exceção do contrato não cumprido.

    Releva trazer à colação, ainda, a norma do art. 39, parágrafo único, da Lei 8.987/95, nos termos da qual:

    "Art. 39. O contrato de concessão poderá ser rescindido por iniciativa da concessionária, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ação judicial especialmente intentada para esse fim.

    Parágrafo único. Na hipótese prevista no caput deste artigo, os serviços prestados pela concessionária não poderão ser interrompidos ou paralisados, até a decisão judicial transitada em julgado.
    "

    Como se vê, de acordo com este último diploma, os delegatários de serviços públicos devem permanecer prestando os serviços, até que sobrevenha a rescisão contratual, mediante decisão transitada em julgado.

    Integralmente correta, assim, a presente opção.

    b) Errado:

    Os institutos da anulação e da revogação estão invertidos na presente alternativa. Com efeito, se o caso é de ato inválido, a solução deverá ser a anulação (ou a convalidação, se presentes os requisitos legais). Já na hipótese de atos válidos, porém que deixaram de atender ao interesse público, a Administração deve lançar mão da revogação, com vistas a fazer cessar a produção de seus efeitos dali para frente (ex nunc).

    c) Errado:

    As informações referentes a receitas e despesas, ao contrário do afirmado nesta opção, não escapam do dever de informação, à luz do princípio da publicidade, sendo certo que não configuram hipóteses excepcionais de sigilo, caracterizadas como imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado, nos moldes do art. 5º, XXXIII, CRFB/88, in verbis:

    "Art. 5º (...)
    XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;"


    d) Errado:

    Não é verdade que o princípio da moralidade apenas tenha obtido significação jurídica com o advento da Lei 8.429/92, que trata dos atos de improbidade administrativa.

    Com efeito, bem antes disso, o princípio da moralidade já se encontrava consagrado em nosso texto constitucional. Ademais, como aderte Mari Sylvia Di Pietro, "a imoralidade administrativa surgiu e se desenvolveu ligada à ideia de desvio de poder, pois se entendia que embas as hipóteses a Administração Pública se utiliza de meios lícitos para atingir finalidades metajurídicas irregulares."

    Deveras, outros diplomas já tratavam do tema, como a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50), que previa, em seu art. 9º, crimes contra a probidade administrativa.

    Trata-se, pois, de conceito que já possuia significação jurídica muitíssimo antes da edição da Lei de Improbidade Administrativa.

    e) Errado:

    Toda a Administração Pública - seja a direta, seja a indireta, no que se incluem as empresas públicas e as sociedades de economia mista, inclusive as que exploram atividades econômicas em regime de competição com a iniciativa privada - submete-se aos princípios informativos elencados no art. 37, caput, da CRFB/88, bem como a outros tantos, expressos ou não no texto constitucional.

    Equivocada, portanto, esta última alternativa.


    Gabarito do professor: A

    Bibliografia:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2013. p. 78.

  • ''Outo exemplo de restrição decorrente do princípio da continuidade dos serviços públicos é a impossibilidade de o particular prestador de serviço público por delegação interromper sua prestação, mesmo que o poder concedente descumpra os termos do contrato que tenha celebrado com ele.
    Essa restrição é a denominada inoponibilidade  da ''EXCEÇÃO DO CONTRATO NÃO CUMPRIDO'' (exceptio non adimpleti contractus). No caso de prestação de serviços públicos, o particular delegatário prejudicado só poderá rescindir o contrato mediante sentença judicial transitada em julgado''.
    -
    Fonte: Resumo de Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.

  • Olá pessoal. Tive a impressão de a letra A tratar do princípio da indisponibilidade do interesse público. Ou não?

  • Rpz, essa prova do TJ daqui do meu estado, só passava JUIZ. Nível altíssimo de complexidade nas questões. Eu consegui resolver por meio de exclusão, mas mesmo assim estou na dúvida se existia mesmo um gabarito nessa questão.

  • Pois é a alternativa A achei no mínimo incompleta, porém  Gente marca esperando ser anulada né RS 

  • O enunciado do gabarito estava incompleto, mas, como era a alternativa menos errada era essa que deveria ter sido marcada. Faltou dizer no enunciado do gabarito que se a adm. pública deixar de efetuar o pagamento por mais de 90 dias o fornecimento de produto/serviço público poderá ser descontinuado.

  • Bom a questão e da Cespe . Ela tá pedindo a regra eu sei que vc sabe a exceção mas se contenha .

    O único dia fácil foi ontem !

  • Parem de procurar problema, a questão só quer saber a regra

  • Nem li a primeira opção, só fui descartando as anteriores.

  • a) CERTA - Art. 39. O contrato de concessão poderá ser rescindido por iniciativa da concessionária, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ação judicial especialmente intentada para esse fim.

    Parágrafo único. Na hipótese prevista no caput deste artigo, os serviços prestados pela concessionária não poderão ser interrompidos ou paralisados, até a decisão judicial transitada em julgado.

    -

    b) ERRADA

    Na hipótese de ato inválido, a solução deverá ser a anulação (ou a convalidação, se presentes os requisitos legais).

    Na hipótese de ato válido, a solução deverá ser a revogação.

    -

    c) ERRADA - CF/88 Art. 5º XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado:

    -

    d) ERRADA - O princípio da moralidade precede a Lei 8.429/92. Por exemplo, a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50) em seu art. 9º, já tratava de crimes contra a probidade administrativa.

    -

    e) ERRADA - Toda a Administração Pública, seja a direta, seja a indireta, ou as que exploram atividades econômicas em regime de competição com a iniciativa privada, submete-se aos princípios informativos elencados no art. 37, caput, da CRFB/88.


ID
782803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da administração pública centralizada e descentralizada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    De acordo com o princípio do paralelismo das formas, um ato jurídico só se modifica mediante o emprego de formas idênticas àquelas adotadas para elaborá-lo.
  • Complementando o ótimo comentário do colega:

    a) Correta, conforme explicação acima.

    b) O conceito exposto é o da Desconcentração: desconcentração é simples técnica administrativa, e é utilizada, tanto na Administração Direta, quando na Indireta.

    Ocorre a chamada desconcentração quando a entidade da Administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.

    http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=389

    c) Esta alternativa bagunçou o dispositivo Constitucional preconizado pelo artigo 37 da Carta Magna: XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

    d) Errada, conforme abaixo transcrito:
       AGRAVO REGIMENTAL AgRg nos EDcl no REsp 1050105 SP 2008/0084761-6
    ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. AUTARQUIA. ENTE PÚBLICO DOTADO DE PERSONALIDADE JURÍDICA E AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA. CAPACIDADE PARA ESTAR EM JUÍZO NA DEFESA DE SEUS INTERESSES. ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM DA FAZENDA ESTADUAL. RECONHECIDA. 1. A jurisprudência desta Corte Superior de Justiça firmou-se no sentido de que, em sendo dotada de personalidade jurídica própria, bem como de autonomia administrativa e financeira, a autarquia possui capacidade processual, devendo ser diretamente acionada em juízo no tocante à defesa de seus interesses. 2. Agravo regimental desprovido.
    fonte: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/16798707/agravo-regimental-nos-embargos-de-declaracao-no-recurso-especial-agrg-nos-edcl-no-resp-1050105-sp-2008-0084761-6-stj

    e) A administração pública pode e deve se inspirar no modelo de gestão privada, mas nunca deve perder a perspectiva de que a área privada visa ao lucro e a administração pública visa realizar sua função social.
    fonte: 
    http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=266


    Questão bem completa e um tanto complexa. Errei, mas aprendi, e isso é o que importa!

    Bons estudos!

    Abraço!
  • Pôxa, também errei...confundi o disposto na letra "C" mas já valeu a pena. O Dispositivo esqueceu de elencar a importância da "autorização" para criação de SEM, EP e Fundação... bom aprendizado!
  • Errei por causa do termo "paralelismo das formas", só conhecia o termo "simetria das formas", me parece q são a mesma coisa. Alguém poderia me explicar? 
  • Veja que versa a respeito da criação do ato, se é realizado por lei, deve ser extinto por ela, assim obedece o princípio do paralelismo das formas.
    Assim dispõe:
    Geralmente, a forma deve ser escrita para possibilitar a prova da existência do ato, a delimitação precisa de seu momento de realização, a publicação e a fiscalização do ato. Apenas em situações excepcionais, emergenciais ou irrelevantes o ato pode ter outra forma, como nos sinais de trânsito e em certas ordens a inferiores hierárquicos. De acordo com o princípio do paralelismo das formas (ou da homologia), a extinção do ato administrativo deve ser feita na mesma forma do ato originário.

    Fonte: http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=2009041512372429&mode=print

  • ..." pela mesma autoridade que o praticou, respeitadas as formas e o procedimento como foi realizado." Acredito que por generalizar fere o princípio da autotutela, até porque a administração pode e deve alterar os seus atos a partir  do conhecimento destes (ressalvada as exceções legais) sejam inválidos ou inoportunos, por isso, não necessariamente pela mesma autoridade que os praticou.


  • Acertei, por questão de opção, não necessariamente com fundamentação ou  seja, chutei 

  • Parabéns, as questões  foram bem elaboradas, apresentando alto grau de dificuldade, o que é muito bom

  • "LEI DE ESPÉCIE SUPERIOR" ?  Onde existe isso ? Não existe hierarquia entre leis.

  • O erro da letra C:

    Art.37

    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; 

  • questão absurda merecia ter sido anulada!

  • Nivel Médio. Onde ? ? ? 

    Se fosse p/ o Senado a questão seria branda.

     #brasilpaisdaindiferencaesemprehavera#



  • " ser modificada por outra lei da mesma espécie ou superior em razão " existe lei superior a outra?  Assim retira o mérito de quem estuda, CESPE tem mania de criar as suas próprias regras.

  • A - CORRETO - AS DECISÕES ADOTADAS POR DELEGAÇÃO DEVEM MENCIONAR EXPLICITAMENTE ESTA QUALIDADE E CONSIDERAR-SE-ÃO EDITADAS PELO DELEGADO.

     

     

    B - ERRADO - A DESCENTRALIZAÇÃO É CONTROLE EXTERNO (Segundo a doutrina de Helly adotada pelo cespe).

    C - ERRADO - ESSAS ENTIDADES ADMINISTRATIVAS SÃO AUTORIZADAS POR LEI. A PERSONALIDADE, OU SEJA, A INSTITUIÇÃO DEPENDE DO REGISTRO EM CARTÓRIO OU JUNTA COMERCIAL (dependendo de cada caso).

    D - ERRADO - SOMENTE AS AUTARQUIAS POSSUEM TODAS ESSAS PRERROGATIVAS. MAS FICA MAIS FÁCIL DE A ANALISAR O ITEM COM A SEGUINTE PASSAGEM: "nos termos da lei que as institui". A LEI INSTITUI SOMENTE ENTIDADES CUJA PERSONALIDADE SEJA DE DIREITO PÚBLICO. OU SEJA, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES AUTÁRQUICAS.

    E - ERRADO - EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA (entes administrativos de direito privado) PODEM SIM DESEMPENHAR ATIVIDADE ECONÔMICA. 



    GABARITO ''A''

     

  • Um ato pode ser anulado sim por outra autoridade que não a praticante, mas vejam a sutileza, a questão perguntou SEGUNDO ESSE PRINCÍPIO, o do PARALELISMO DAS FORMAS, então realmente está correta, pois de acordo com ele um ato deve ser revogado ou modificado pela mesma autoridade que o praticou, respeitadas as formas e o procedimento como foi realizado.

  • Lei CRIA > Autarquia

    Lei AUTORIZA > Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista, Fundação (Pública/Privada a depender da Lei Complementar).

     

    Resposta: Letra (A).

    At.te, CW.

  • Letra A, pense em uma questão fora da "curva"

  • Vejamos cada opção, separadamente:

    a) Certo:

    Todo o conteudo desta opção revela-se escorreito, sendo desnecessário, me parece, reescrever as mesmas ideiais com outras palavras. De toda a maneira, acerca do princípio do paralelismo das formas, também chamado de princípio da simetria, em especial quando aplicado à criação e extinção de entidades administrativas, confira-se a lição de Matheus Carvalho:

    "Por fim, é relevante ressaltar que, em virtude da simetria das formas, as entidades devem ser extintas mediante lei específica. Sendo assim, a lei específica extingue as autarquias (inclusive as autarquias fundacionais) e autoriza a extinção dos demais entes da Administração Descentralizada. Não se admite a extinção mediante a edição de meros atos administativos, inferiores à lei."

    b) Errado:

    O conceito apresentado, na realidade, corresponde ao instituto da desconcentração administrativa, a qual, de fato, constitui mera reorganização interna de competências, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, e cujo produto são os órgãos públicos.

    Já a descentralização administrativa caracteriza-se pela criação de novas pessoas jurídicas que irão compor a administração indireta (descentralização por serviços), ou ainda a utilização de pessoas jurídicas previamente existentes, geralmente da iniciativa privada, às quais são transferidas apenas as execuções de serviços até então prestados, de modo centralizado, pela Administração Pública (descentralização por colaboração).

    c) Errado:

    A presente afirmativa ofende, cabalmente, o teor do art. 37, XIX, CRFB/88, que assim dispõe:

    "
    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;"

    Como se vê, no caso das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das fundações públicas de direito privado (convém lembrar que também existem fundações públicas de direito público, cuja natureza é de autarquias), a lei específica não cria, diretamente, estas entidades, mas sim apenas autoriza suas instituições.

    d) Errado:

    Justamente por possuirem personalidade jurídica própria, ou seja, por serem pessoas jurídicas, as entidades da administração indireta têm, sim, capacidade processual e legitimidade para estarem em juízo.

    O INSS, por exemplo, autarquia federal, é um dos maiores litigantes no âmbito da Justiça Federal.

    e) Errado:

    Por óbvio, o alcance do interesse público não caminha de modo "intrínseco e inexoravelmente" ao lado da possibilidade de lucratividade, tal como aduzido nesta opção, de maneira equivocada.

    Basta lembrar que, não raras vezes, há entidades administrativas que desempenham suas funções de modo gratuito, sem qualquer contraprestação pecuniária advinda de particulares que usufruem dos serviços, razão pela qual estes são oferecidos em caráter manifestamente defincitário.

    É o que se opera, por exemplo, com as universidades públicas, as quais, em muitos casos, são criadas como autarquias ou fundações públicas e, portanto, integram a Administração indireta dos respectivos entes instituidores. É óbvio que tais entidades não geram qualquer lucro, bem ao contrário. Mas é o interesse público que assim o seja.


    Gabarito do professor: A

    Bibliografia:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4ª ed. Salvador: JusPodivm, 2017. p. 172.

  • Inexorável p qm tbm n sabia é: que não perdoa ou se comove, inabalável, invencível
  • a) CERTO - "Por fim, é relevante ressaltar que, em virtude da simetria das formas, as entidades devem ser extintas mediante lei específica. Sendo assim, a lei específica extingue as autarquias (inclusive as autarquias fundacionais) e autoriza a extinção dos demais entes da Administração Descentralizada. Não se admite a extinção mediante a edição de meros atos administativos, inferiores à lei." Matheus Carvalho

    -

    b) ERRADO - O conceito apresentado é o da desconcentração administrativa.

    -

    c) ERRADO - A lei pode determinar a criação e extinção somente de Autarquia.

    As demais entidades da Adm. Indireta, a lei somente autoriza a criação, e essa efetivamente só acontece quando há a inscrição de seus atos constitutivos no registro público.

    CF/88 Art. 37. XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

    -

    d) ERRADO - As entidades da administração indireta têm capacidade processual e legitimidade para estarem em juízo.

    -

    e) ERRADO - Muitas são deficitárias por operarem de modo gratuito, como as universidades públicas.

  • Só por eliminação mesmo viu

  • Já percebi que se tratando de Cespe, a alternativa mais engomada é a correta. Na dúvida vou sempre nelas.


ID
782806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de licitações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d - correta Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    c - errada = inexigibilidade é exemplificativa, dispensa é taxativa.
  • e - errada

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    II - tomada de preços;

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Correto o gabarito, um adendo:

    O rol de inexigibilidade é EXEMPLIFICATIVO (numerus apertus), outras hipóteses podem surgir caso a competição seja inviável.

    Bons estudos.
  • GABARITO: d)




  • Pessoal, qual o erro das alternativas A e B?
    Obrigada!!!
  • Olá malba,

    Eu acho que o erro da alternativa A é que não consta nada disso na lei 8666 e principalmente a parte que diz "que o devedor cumpra a obrigação pagando com objeto diverso daquele originariamente convencionado" - está errada pois deve ser seguido rigorosamente aquilo que foi convencionado  e não algo diverso.

    O erro da alternativa B pode ser fundamentado no art. 49, § 3o da lei 8666:
          § 3o  No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.
    Ou seja, tanto nos casos de revogação e anulação, o licitante terá direito a contraditório e ampla defesa.


    Bom, eu entendi assim...
    As outras questões os colegas acima já comentaram.


  • A- Errada - A dação em pagamento não autoriza a dispensa, em qualquer caso, da licitação.
    Art. 19 Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos
    judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente,
    observadas as seguintes regras:
    I — avaliação dos bens alienáveis;
    II — comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;
    *III — adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão.*

    B- Errada -  Tanto na anulação quanto na revogação admite-se e deve ter o contraditório e a ampla defesa. Art. 49, § 3° No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.

    C- Errada - as hipóteses de inexigilibilidade são exemplificativas conforme se depreende do art. 25, É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: logo significa que há inexigilidade quando houver inviabilidade de competição.

    D - Correra - Art. 25: III — para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de
    empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.



    E- Errada -  Trata-se da modalidade CONVITE - Art 22, § 3° Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto,
    cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo e 3 (três), pela unidade
    administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá
    aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com
    antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    Bons estudos.
  • O erro da acssertiva "A"  é que não é possível dispensar a licitação por dação em pagamento em casos de alienação de bens móveis, apenas em caso de imóveis. A questão fala que é dispensada independentemente do objeto.Isto torna a questão errada


  • Não entendo como o único comentário que justificou todas as alternativas e de forma objetiva tem avaliação como sendo Regular.
    Pessoal aí poderia ser mais justo.

    Ótimo comentário, Cássio Castro.


    Abraço a todos e bons estudos.
  • A lei não fala em "crítica especializada nacional ou internacional". Achei uma boa pegadinha da FCC.
  • Acorda amiga!!!!

    É Banca CESPE!!!
  • Entendo que a letra A esta errada pq nao especifica se a dacao em pagamento é de um Bem que a administracao utiliza para quitar uma divida, sendo nesse caso dispensada a licitacao vide  (art. 17 I a) ou se esta dizendo do Bem que a administracao recebeu como dacao em pagamento, caso em que para aliená-lo deverá haver licitacao na modalidade concorrencia ou leilao vide art 19.
  • Eu acho que a letra A esta errada porque Dação em pagamento é caso de licitação dispensada para alienação de bens imóveis para pagar dívidas da administração pública. Não é qualquer prestação como diz a questão.

    http://www.lfg.com.br/artigos/Blog/Licitacoes_AlexandreMagno.pdf
  • A alternativa A está errada porque, como dito pelo colega acima, só enseja a dispensa de licitação (licitação dispensada) a dação em pagamento de bens imóveis (art. 17, I, a) e o comando da questão fala "qualquer pretação, até mesmo as de natureza pecuniária".
  • Quadro comparativo entre os diferentes institutos de contratação direta

     

    Dispensa

    Inexigibilidade

    Vedação

    Licitação Dispensada

    Base legal

    Art. 24 da lei 8.666/93

    Art. 25 da lei 8.666/93

    -----

    Art. 17 da lei 8.666/93

    Rol

    Taxativo

    Exemplificativo

    -----

    Taxativo

    Caracterização

    Casos em que a licitação é possível, mas pode ser inconveniente ao interesse público.

    A realização da licitação é logicamente impossível, por inviabilidade de competição.

    A situação emergencial torna proibida a promoção da licitação.

    A lei 8.666/93 descreve casos em que a licitação é “dispensada”, obrigando a contratação direta.

    Natureza da Decisão

    A decisão pela contratação direta é discricionária.

    A decisão pela contratação direta é vinculada.

    A decisão pela contratação direta é vinculada.

    A decisão pela contratação direta é vinculada.

    Exemplo importante

    Compra de objetos de pequeno valor.

    Contratação de artista consagrado para show de prefeitura.

    Compra de vacinas durante epidemia.

    Alienação de bens imóveis provenientes de dação em pagamento.

    Fonte: Manual de Direito Administrativo, 2013 – Alexandre Mazza.
  • Considerei a D errada porque na lei não diz nada sobre a crítica ser nacional ou internacional e sinceramente, não engoli essa resposta!
  • O fato da crítica ser nacional ou internacional pouco importa. CESPE adora incrementar as questões com esses complementos "away" pra deixar os candidatos confusos. 
  • Antes de mais nada, não se assuste: essa questão está bem mais complicada do que o normal para questões cobradas em provas de ensino médio. Comentemos, então, cada uma das opções:


    - Alternativa A: a dação em pagamento ocorre quando um devedor, para saldar uma dívida, dá ao seu credor um outro bem, diverso daquele originalmente devido. Portanto, a primeira parte da afirmação está correta e diversas leis autorizam essa prática (ex: devedor de imposto de renda que oferece um imóvel). No entanto, não é em relação à dação em pagamento em si que a lei 8.666 traz previsões sobre a licitação. Assim, em regra, deverá haver licitação para a venda/alienação de bens recebidos por meio de dação em pagamento, embora haja exceções em que a licitação é dispensada. Portanto, não é qualquer prestação recebida como dação em pagamento que resultará na dispensa de licitação, sendo a opção errada.


    - Alternativa B: errado, porque em ambos os casos são garantidos o contraditório e a ampla defesa, até por força do que está previsto na Constituição, e também na lei 8.666/93, art. 49, §3º: “No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa”.


    - Alternativa C: guarde isso enquanto a atual lei de licitações vigorar: o rol de hipóteses de dispensa de licitação, do art. 24, é taxativo, ou seja, não aceita aumento das situações, só podendo haver dispensa naqueles estritos casos. Já o rol de hipóteses de inexigibilidade de licitação, do art. 25, é exemplificativo, porque sempre que a competição for inviável, por faltarem os pressupostos fáticos, jurídicos etc que ensejam a comparação entre os objetos, pode ser ampliado o rol. Portanto, opção errada.


    - Alternativa D: correta! Essa é uma das hipóteses previstas de inexigibilidade de licitação, nos termos do inciso III do art. 25 da Lei 8.666: "para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública".


    - Alternativa E: na tomada de preços não há escolha dos concorrentes pela administração, estando a opção errada. Veja como o §2º do art. 22 da lei de licitações conceitua o instituto: “Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.


  • A letra B não estaria, também, correta?

    Olhem a questão Q314195.

  • Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Página 69 de 81

    A regra é que nas duas hipóteses de desfazimento (revogação e anulação) ficam assegurados o contraditório e a ampla defesa. Tanto isso é verdade que a alínea “c” do inc. I do art. 109 da Lei de Licitações prevê recurso do ato de anulação ou revogação, no prazo de cinco dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata. A esse recurso a autoridade competente pode atribuir efeito suspensivo, com base no § 2º do art. 109 da Lei.

    Todavia, a jurisprudência dos Tribunais Superiores tem sido no sentido de que, no caso da revogação, nem sempre o contraditório se faz necessário. Vejamos um julgado elucidativo que trata da matéria:

    STJ-7017/DF

    3. Revogação de licitação em andamento com base em interesse público devidamente justificado não exige o cumprimento do §3º, do art. 49, da Lei 8.666/93.

    5. Só há aplicabilidade do §3º, do art. 49, da Lei 8.666/93, quando o procedimento licitatório, por ter sido concluído, gerou direitos subjetivos ao licitante vencedor (adjudicação e contrato) ou em casos de revogação ou de anulação onde o licitante seja apontado, de modo direto ou indireto, como tendo dado causa ao proceder o desfazimento do certame.

    Agravo de Instrumento STF nº 228.554-4

    Ora, antes da homologação da licitação, não exsurge aos concorrentes nenhum direito subjetivo capaz de impedir a revogação da abertura do processo licitatório, por óbvia conveniência pública, superveniente à desistência de todos os concorrentes menos um, nem tampouco alguma lesão patrimonial, de que se irradiasse direito a indenização. Nessas circunstâncias, em que com a revogação nada sofreu a esfera dos direitos e interesses privados, não havia lugar para observância de contraditório e ampla defesa, inerentes à cláusula constitucional do justo processo da lei (due process of law), cujo alcance está em impedir ação arbitrária e lesiva do Estado.

    E o assunto tem sido exigido em prova, com base na jurisprudência. 

  • Letra "D" correta,  outras questões ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Taquigrafia

    Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.Inexigibilidade de licitação

    Há inexigibilidade de licitação na hipótese de contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    GABARITO: CERTA.



    De acordo com a referida lei, haverá inexigibilidade de licitação quando se configurar inviabilidade de competição.

    GABARITO: CERTA.

  • errei pelo NACIONAL e INTERNACIONAL. A lei não fala com essas palavras.

  • Complementando...


    B) ERRADA!! De acordo com RAFAEL REZENDE, enquanto a anulação da licitação é um dever que decorre da ilegalidade no procedimento, a revogação é uma faculdade de desfazimento do procedimento por razões de interesse público, em razão de fatos supervenientes devidamente comprovados (art. 49 da Lei 8.666/1993). A anulação pode ser declarada pelo próprio Poder Executivo (autotutela) ou por outro Poder (Judiciário ou Legislativo), no exercício do controle externo. A revogação, por sua vez, somente pode ser efetivada pelo Poder Público que promoveu a licitação. 
    No desfazimento do processo de licitação (anulação ou revogação) devem ser observados o contraditório e a ampla defesa (art. 49, § 3.º, da Lei), além da necessária motivação. A revogação e a anulação podem ocorrer a qualquer momento, mesmo após a adjudicação do objeto ao licitante vencedor. É oportuno registrar que a nulidade da licitação induz à nulidade do contrato (arts. 49, § 2.º, da Lei).


    C) ERRADA!! (CESPE/AGU/2009) As hipóteses de dispensa de licitação previstas na Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, são taxativas, não comportando ampliação, segundo entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Já em relação à inexigibilidade, a referida lei não prevê um numerus clausus. No caso de doação com encargo, estabelece o mencionado diploma legal que deverá a administração pública realizar licitação, dispensada no caso de interesse público devidamente justificado. C
  • A) Esse instituto, consoante a Lei n.º 8.666/1993, enseja a dispensa da licitação cujo objeto seja qualquer prestação, até mesmo as de natureza pecuniária. 

     

    QUANDO O IMOVEL FOR RESUTANTE DE DAÇÃO EM PAGAMENTO A LICITAÇÃO É DISPENSADA.

     

    Art. 17, I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: 

    a) dação em pagamento

     

    B) TANTO NA ANULAÇÃO QUANTO NA REVOGAÇÃO, ASSEGURAR-SE-Á A AMPLA DEFESA E O CONTRADITÓRIO.

     

    C) DISPENSA -> ROL TAXATIVO

    INEXIGIBILIDADE -> ROL EXEMPLIFICATIVO.

     

    D) CORRETA

     

    E) 

    TOMADA DE PREÇOS

    - INTERESSADOS CADASTRADOS

    - OU QUE ATENDAM AS CONDIÇÕES ATÉ TRÊS DIAS ANTES DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

     

    CONVITE

    - INTERESSADOS DO RAMO PERTINENTE

    - CADASTRADOS OU NÃO

    - ESCOLHIDOS E CONVIDADOS EM NUMERO DE TRÊS PELA UNIDADE ADMINISTRATIVA

    - MANIFESTAREM INTERESSE ATÉ 24 HORAS ANTES DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

  • Desfazimento é tanto revogação como anulação ficando assegurado o contraditório e a ampla defesa. Paragráfo 3° do art 49

    Inexigibilidade são Exemplificativas. Número apertos. Quando a administração se depara com uma situação não prevista em lei.

    Dispensada que são taxativas. Números cláusulos. Previstos em lei.

    ITEM D correto

    Item E conceito de convite

  • Questãozinha do jeito que eu gosto!

  • Antes de mais nada, não se assuste: essa questão está bem mais complicada do que o normal para questões cobradas em provas de ensino médio. Comentemos, então, cada uma das opções:

     

    - Alternativa A: a dação em pagamento ocorre quando um devedor, para saldar uma dívida, dá ao seu credor um outro bem, diverso daquele originalmente devido. Portanto, a primeira parte da afirmação está correta e diversas leis autorizam essa prática (ex: devedor de imposto de renda que oferece um imóvel). No entanto, não é em relação à dação em pagamento em si que a lei 8.666 traz previsões sobre a licitação. Assim, em regra, deverá haver licitação para a venda/alienação de bens recebidos por meio de dação em pagamento, embora haja exceções em que a licitação é dispensada. Portanto, não é qualquer prestação recebida como dação em pagamento que resultará na dispensa de licitação, sendo a opção errada.

     

    - Alternativa B: errado, porque em ambos os casos são garantidos o contraditório e a ampla defesa, até por força do que está previsto na Constituição, e também na lei 8.666/93, art. 49, §3º: “No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa”.

     

    - Alternativa C: guarde isso enquanto a atual lei de licitações vigorar: o rol de hipóteses de dispensa de licitação, do art. 24, é taxativo, ou seja, não aceita aumento das situações, só podendo haver dispensa naqueles estritos casos. Já o rol de hipóteses de inexigibilidade de licitação, do art. 25, é exemplificativo, porque sempre que a competição for inviável, por faltarem os pressupostos fáticos, jurídicos etc que ensejam a comparação entre os objetos, pode ser ampliado o rol. Portanto, opção errada.

     

    - Alternativa D: correta! Essa é uma das hipóteses previstas de inexigibilidade de licitação, nos termos do inciso III do art. 25 da Lei 8.666: "para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública".

     

    - Alternativa E: na tomada de preços não há escolha dos concorrentes pela administração, estando a opção errada. Veja como o §2º do art. 22 da lei de licitações conceitua o instituto: “Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.

     

    RESPOSTA DO PROFESSOR DO QCONCURSO

  • Excelentes comentários da Ailla e do Rick.

  • a) ERRADA - A lei 8.666 traz previsões sobre a licitação para a venda/alienação de bens recebidos por meio de dação em pagamento.

    Embora haja exceções em que a licitação é dispensada, não é qualquer prestação recebida como dação em pagamento que resultará na dispensa de licitação.

    -

    b) ERRADA - Art. 49. § 3º No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.

    -

    c) ERRADA - O rol de hipóteses de inexigibilidade de licitação, do art. 25, é exemplificativo.

    O rol de hipóteses de dispensa de licitação, do art. 24, é taxativo.

    -

    d) CERTA

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    -

    e) ERRADA - Na tomada de preços não há escolha dos concorrentes pela administração.

    Art. 22. § 2º Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Acerca de licitações, é correto afirmar que: A licitação será inexigível nos casos em que competição não seja possível, como, por exemplo, para a contratação de artistas de prestígio reconhecidos pela opinião pública ou pela crítica especializada nacional ou internacional.

  • Comentário do prof:

    a) A dação em pagamento ocorre quando um devedor, para saldar uma dívida, dá ao seu credor um outro bem, diverso daquele originalmente devido. Portanto, a primeira parte da afirmação está correta e diversas leis autorizam essa prática (ex: devedor de imposto de renda que oferece um imóvel). No entanto, não é em relação à dação em pagamento em si que a Lei 8666/93 traz previsões sobre a licitação. Em regra, deverá haver licitação para a venda/alienação de bens recebidos por meio de dação em pagamento, embora haja exceções em que a licitação é dispensada. Portanto, não é qualquer prestação recebida como dação em pagamento que resultará na dispensa de licitação.

    b) Em ambos os casos são garantidos o contraditório e a ampla defesa, até por força do que está previsto na CF, e também na Lei 8666/93, art. 49, § 3º: "No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa".

    c) O rol de hipóteses de dispensa de licitação, do art. 24, é taxativo, ou seja, não aceita aumento das situações, só podendo haver dispensa naqueles casos. Já o rol de hipóteses de inexigibilidade de licitação, do art. 25, é exemplificativo, porque sempre que a competição for inviável, por faltarem pressupostos fáticos, jurídicos etc que ensejam a comparação entre os objetos, o rol pode ser ampliado.

    d) Eis uma das hipóteses previstas de inexigibilidade de licitação, nos termos do inciso III do art. 25 da Lei 8666/93: "para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública".

    e) Na tomada de preços não há escolha dos concorrentes pela Adm. Veja como o § 2º do art. 22 da Lei 8666/93 conceitua o instituto: "Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação".

    Gab: D.


ID
782809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e dos direitos de nacionalidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E. Art. 22, II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

  • erradas
    a -         XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
    b -  XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
    c -     LXXVII - são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
    d - Art. 12. São brasileiros:

            I - natos:

            a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

  • Assertivas comentadas:  

    Art 5 , CF

    a)  Não é prévia autorização, mas aviso prévio.

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    b) Associações são suspensas por decisão judicial e Dissolvidas por sentença transitada em julgado.(a qual não cabe mais recurso)

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado

    c) São gratuitos apenas o Habeas Corpus e Habeas Data. O Mandado de segurança não.

     LXXVII - são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania

    d) O Brasileiro é considerado nato pela CF em 3 ocasiões. 

    Art 12

    I - natos:

            a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

            b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

            c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãebrasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; 


    e) Correta

    Art 12, II , b

     b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira
  • PARA COMPLEMENTAR O COMENTÁRIO DO COLEGA ACIMA:
    b) " a suspensão de suas atividades"  _  SÓ POR DECISÃO JUDICIAL;  SIMPLES;

        para serem dissolvidas _  SÓ POR DECISÃO JUDICIAL; TRANSITADA EM JULGADO.

  • a) Errada -  O Direito de Reunião independe de autorização. (Art 5º, XVI) 

    É importante mencionar que o direito a reunião será garantido pelo Mandado de segurança e não pelo Habeas corpus.


    b) Errada - As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o transito em julgado. (Art 5º, XIX)



    c) Errada - O mandado de segurança não é gratuito, ou seja, exige-se a participação do advogado para o ingresso da ação.

    Obs:. Habeas Corpus e Habeas Data são Gratuitos.


    d) Errada  -Art 12, I. São brasileiros : Os nascidos na República Federativa do Brasil ( JUS SOLI), ainda que de pais estrangeiro, desde que estes não estejam a serviço de seus país.


    e) Certa - Naturalizaçao extraordinária. (Art 12, II alínea b)
  • O art. 5°, da CF/88 estabelece garantias e direitos fundamentais. Apesar de discussões doutrinárias e jurisprudenciais trazerem complexidade ao tema, a questão do concurso aborda somente o texto básico da Constituição. A partir da leitura dos incisos do art. 5° e do art. 12, verifica-se o que segue: 

     Art. 5°, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. Incorreta a alternativa A, pois não é necessária prévia autorização da autoridade competente. Art. 5°, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado. Incorreta a alternativa B. 
    Art. 5°, LXXVII - são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania. Incorreta a alternativa C ao incluir o mandado de segurança. 
     O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, os critérios do jus soli e jus sanguinis. De acordo com o art. 12, I, são brasileiros natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãebrasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. Portanto, incorreta a alternativa D. 
    De acordo como art. 12, II, “b”, são brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. Correta a alternativa E. 
     RESPOSTA: Letra E
  • Como se tornar brasileiro naturalizado oriundo de outras nações ( excetua-se originários de língua portuguesa)

    - Residirem na República Federativa do Brasil por 15 anos ininterruptos.

    - Não podem ter condenação penal

    - Por fim, devem fazer requerimento da nacionalidade brasileira


    Força & Honra

  • Comentário do nosso colega Julio Rocha daqui do QConcurso.




    a) ERRADO – O Brasil adota o critério jus soli e também o jus sanguinis. O erro está em dizer que "os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator". Os estrangeiros não podem estar a serviço de seu país de origem.
    b) CERTO – Conforme explicou o colega acima.
    c) ERRADO – O erro está em dizer que é preciso "prévia autorização da autoridade competente". Não é necessário autorização mas "prévio aviso à autoridade competente".
    d) ERRADO – As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas e ter sua atividades suspensas por decisão judicial, sendo que, no primeiro caso, requer o trânsito em julgado.
    e) ERRADO – Mandado de segurança não é gratuíto.

  • Essa letra E forçou demais. Qualquer estrangeiro? E o Português? Só precisa de um ano ininterrupto.

  • fabio peixoto, o português não é considerado estrangeiro.

  • LETRA E)

    INCLUSIVE É UM ATO VINCULADO, PREENCHEU OS REQUISITOS (15 ANOS E AUSÊNCIA DE CONDENAÇÃO PENAL) = NATURALIZAÇÃO.

     

     

    PMAL - CAVEIRA!

  • Quem fez essa questão fez a mesma faculdade de Sérgio moro
  • II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.(Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994) § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994) Questão sem resposta. Não devemos aceitar esse gabarito
  • GABARITO: E

    a) ERRADO: XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    b) ERRADO:  XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    c) ERRADO: LXXVII - são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

    d) ERRADO: Art. 12. São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    e) CERTO: Art. 12. São brasileiros: II - naturalizados: b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. 

  • a) O Brasil adota como regra jus soli. Jus sanguinis é a exceção.

    Erro "O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, o critério do jus soli, e, assim, são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator, os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros."

    Existe outros fatores ex.: A serviço do Brasil.

  • CF:

     

    Art. 5º:

     

    Letra A) XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. 

     

    Letra B) XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

     

    Letra C) LXXVII - são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

     

    Letras D e E) 

     

    Art. 12. São brasileiros:

     

    I - natos:

     

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

     

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

     

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

     

    II - naturalizados:

     

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

     

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

  • LETRA E

  • Alguém mais não colocou a letra E por pensar nos portugueses ???

  • a) ERRADO - Art 5º XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    -

    b) ERRADO - Art 5º XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    -

    c) ERRADO - Art 5º LXXVII - são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

    -

    d) ERRADO - Art. 12. São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    -

    e) CERTA - Art. 12. São brasileiros: II - naturalizados: b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

  • Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que: Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal podem adquirir a nacionalidade brasileira, desde que formalmente a requeiram, e, assim, assumir a condição de brasileiros naturalizados.

  • Critério jus solis: território (regra) ***

    Critério jus sanguinis: sangue