SóProvas



Prova COMVEST - UNICAMP - 2021 - UNICAMP - Vestibular - Primeira Fase - Provas E e G - Exatas e Tecnológicas - Humanas e Artes


ID
5140699
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Certas imagens literárias podem tornar-se nucleares para uma cultura. Assim, por exemplo, a figura do marinheiro em Portugal. Ela adquire significados diferentes em períodos históricos distintos, mas conserva um elemento permanente. A semelhança entre a imagem do marinheiro em Camões e em Fernando Pessoa reside

Alternativas
Comentários
  • Quem quer passar além do bojador

    há que passar além da dor

    Deu ao mar o perigo e o inferno deu

    mas foi nele que espelhou o céu


ID
5140702
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía*.
(Luís Vaz de Camões)

*soía: terceira pessoa do pretérito imperfeito do indicativo do verbo “soer” (costumar, ser de costume).

(Luís de Camões, 20 sonetos. Campinas: Editora da Unicamp, p.91.)

Indique a afirmação que se aplica ao soneto escrito por Camões.

Alternativas
Comentários
  • "Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem (se algum houve) as saudades"

    demonstra a mudança na experiênica do poeta

    item D


ID
5140705
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No conto “O espelho”, de Machado de Assis, uma personagem assume a palavra e narra uma história. Assinale a alternativa que explicita sua interlocução com os cavalheiros presentes.

Alternativas

ID
5140708
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Era Noca, que vinha toda alterada.
─ Nossa Senhora! Quebrou-se o espelho grande do salão!
─ Quem foi que o quebrou? Perguntou Nina, para dizer alguma coisa.
─ Ninguém sabe. Veja só, que desgraça estará para acontecer! Espelho quebrado: morte ou ruína.
─ Morte! Se fosse a minha...”
(Júlia Lopes de Almeida, A Falência. Campinas: Editora da Unicamp, 2018, p. 257.)

O diálogo apresenta a reação das personagens femininas ao incidente doméstico com o objeto de decoração no palacete de Botafogo. Assinale a alternativa que justifica a fala final de Nina.

Alternativas
Comentários
  • Frustação amorosa? Como podemos afirmar isso? Alguém sabe?

  • Tinha que ter lido o livro. Essa questão não tem escapatória.

  • Essa foi no chute! rs

  • Essa foi no chute! rs


ID
5140711
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Repartimos a vida em idades, em anos, em meses, em dias, em horas, mas todas estas partes são tão duvidosas, e tão incertas, que não há idade tão florente, nem saúde tão robusta, nem vida tão bem regrada, que tenha um só momento seguro.”

(Antonio Vieira, “Sermão de Quarta-feira de Cinza – ano de 1673”, em A arte de morrer. São Paulo: Nova Alexandria, 1994, p. 79.)

Nesta passagem de um sermão proferido em 1673, Antônio Vieira retomou os argumentos da pregação que fizera no ano anterior e acrescentou novas características à morte. Para comover os ouvintes, recorreu ao uso de anáforas.

Assinale a alternativa que corresponde ao efeito produzido pelas repetições no sermão.

Alternativas
Comentários
  • A anáfora é um recurso especial de organização de orações que permite, por meio da repetição de termos, destacar uma ideia.

    No excerto apresentado de Vieira, essa figura de linguagem serviu para destacar o pensamento cristão de que as diferentes fases da vida (idades, anos, meses, horas) são duvidosas e incertas: nosso passar pelo mundo nunca está seguro, por mais florescente, sadio, robusto e regrado que ele seja.

    Esses expedientes servem, portanto, para reforçar a tese subjacente aos três sermões de Quarta-Feira de Cinza, representada na metáfora do homem sendo pó, símbolo da irrelevância da vida terrena, desengano que é tema recorrente na arte barroca.

    Resolução: Curso Objetivo


ID
5140714
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com Heloísa Starling, “Sertão é uma palavra carregada de ambiguidade. Sertão pode indicar a formação de um espaço interno, a fronteira aberta, ou um pedaço da geografia brasileira onde a terra se torna mais árida, o clima é seco, a vegetação escassa. Mas a palavra é igualmente utilizada para apontar uma realidade política: a inexistência de limites, o território do vazio, a ausência de leis, a precariedade dos direitos. Sertão é, paradoxalmente, o potencial de liberdade e o risco da barbárie – além de ser também uma paisagem fadada a desaparecer.

(Adaptado de Heloisa Murgel Starling, A palavra “sertão” e uma história pouco edificante sobre o Brasil. Disponível em https://www.suplementopernambuco. com.br/artigos/2243-a-palavra-sert%C3%A3o-e-uma-hist%C3%B3ria-pouco-edifi cante-sobre-o-brasil.html. Acessado em 06/08/2020.)

Assinale o excerto que corresponde à ideia de sertão desenvolvida pela autora.

Alternativas
Comentários
  • Resolução Curso Objetivo

    Essas características são contempladas no excerto de Grande Sertão: Veredas, o qual faz alusão à ausência de “fecho” do lugar denominado sertão e ao aspecto sem lei, sem a organização civilizatória, onde “criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade.”

    A alternativa d não pode ser aceita como correta , pois no excerto de Euclides da Cunha não se aborda a aridez da terra, ao contrário, afirma-se o expandir revivescente, visto como “um vale fértil”.

    Além disso, não há a inclusão do elemento humano com a ação delinquente e violenta, aspectos que estão no contexto da obra de Euclides da Cunha, Os Sertões, mas não estão em nenhuma linha no excerto dado pelo examinador.

    Caso se considere a letra d como correta, houve hiperinterpretação e não o que o comando do teste pediu para que o vestibulando levasse em conta.

    GABARITO:

    c) “Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade.” (Guimarães Rosa)

  • "Sertão é uma palavra carregada de ambiguidade. Sertão pode indicar a formação de um espaço interno, a fronteira aberta, ou um pedaço da geografia brasileira onde a terra se torna mais árida, o clima é seco, a vegetação escassa. Mas a palavra é igualmente utilizada para apontar uma realidade política: a inexistência de limites, o território do vazio, a ausência de leis, a precariedade dos direitos. Sertão é, paradoxalmente, o potencial de liberdade e o risco da barbárie – além de ser também uma paisagem fadada a desaparecer." (Heloísa Starling)

    “Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade.” (Guimarães Rosa)


ID
5140717
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entre os versos de Gilberto Gil transcritos a seguir, podemos identificar uma relação paradoxal em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a definição do Oxford Languages, paradoxo é um “pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião concebida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.”

    Assim, percebe-se uma afirmação que, a princípio, desafia a lógica em “toda saudade é presença / da ausência de alguém”, pois os termos “presença” e “ausência” são antitéticos, ou alguém está presente ou está ausente, e as ideias “saudade” e “presença” são paradoxais, uma vez que contradizem a ideia habitual da “saudade” como a ausência de algo ou alguém querido.

    Trata-se de paradoxo aparente, uma vez que o recurso foi utilizado para reforçar a intensidade da saudade, que torna a falta desse alguém tão intensa que presentifica a ausência.

    Resolução Objetivo


ID
5140723
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entre todas as palavras do momento, a mais flamejante talvez seja desigualdade. E nem é uma boa palavra, incomoda. Começa com des. Des de desalento, des de desespero, des de desesperança. Des, definitivamente, não é um bom prefixo.
Desigualdade. A palavra do ano, talvez da década, não importa em que dicionário. Doravante ouviremos falar muito nela.
De-si-gual-da-de. Há quem não veja nem soletre, mas está escrita no destino de todos os busões da cidade, sentido centro/subúrbio, na linha reta de um trem. Solano Trindade, no sinal fechado, fez seu primeiro rap, “tem gente com fome, tem gente com fome, tem gente com fome”, somente com esses substantivos. Você ainda não conhece o Solano? Corra, dá tempo. Dá tempo para você entender que vivemos essa desigualdade. Pegue um busão da Avenida Paulista para a Cidade Tiradentes, passe o valetransporte na catraca e simbora – mais de 30 quilômetros. O patrão jardinesco vive 23 anos a mais, em média, do que um humaníssimo habitante da Cidade Tiradentes, por todas as razões sociais que a gente bem conhece.
Evitei as estatísticas nessa crônica. Podia matar de desesperança os leitores, os números rendem manchete, mas carecem de rostos humanos. Pega a visão, imprensa, só há uma possibilidade de fazer a grande cobertura: mire-se na desigualdade, talvez não haja mais jeito de achar que os pontos da bolsa de valores signifiquem a ideia de fazer um país.  

(Adaptado de Xico Sá, A vidinha sururu da desigualdade brasileira. Em El País, 28/10/2019. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/28/opinion/ 1572287747_637859.html?fbclid=IwAR1VPA7qDYs1Q0Ilcdy6UGAJTwBO_snM DUAw4yZpZ3zyA1ExQx_XB9Kq2qU. Acessado em 25/05/2020.) A crônica instiga o leitor a ficar atento à desigualdade na cidade de São Paulo.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os recursos expressivos (estilísticos e literários) de que se vale o autor. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A desigualdade está escrita nas linhas de trens e ressoa nos versos de Solano Trindade: onomatopeia.

    Justificativa: O autor, Xico Sá, para exemplificar a desigualdade no Brasil, recupera a letra de um rap de Solano Trindade em que o verso repetido “tem gente com fome” recupera o movimento sacolejante do trem nos trilhos, portanto uma onomatopeia, figura sonora que imita um ruído ou som.

    Fonte: Indagação.


ID
5140726
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entre todas as palavras do momento, a mais flamejante talvez seja desigualdade. E nem é uma boa palavra, incomoda. Começa com des. Des de desalento, des de desespero, des de desesperança. Des, definitivamente, não é um bom prefixo.
Desigualdade. A palavra do ano, talvez da década, não importa em que dicionário. Doravante ouviremos falar muito nela. 
De-si-gual-da-de. Há quem não veja nem soletre, mas está escrita no destino de todos os busões da cidade, sentido centro/subúrbio, na linha reta de um trem. Solano Trindade, no sinal fechado, fez seu primeiro rap, “tem gente com fome, tem gente com fome, tem gente com fome”, somente com esses substantivos. Você ainda não conhece o Solano? Corra, dá tempo. Dá tempo para você entender que vivemos essa desigualdade. Pegue um busão da Avenida Paulista para a Cidade Tiradentes, passe o valetransporte na catraca e simbora – mais de 30 quilômetros. O patrão jardinesco vive 23 anos a mais, em média, do que um humaníssimo habitante da Cidade Tiradentes, por todas as razões sociais que a gente bem conhece. 
Evitei as estatísticas nessa crônica. Podia matar de desesperança os leitores, os números rendem manchete, mas carecem de rostos humanos. Pega a visão, imprensa, só há uma possibilidade de fazer a grande cobertura: mirese na desigualdade, talvez não haja mais jeito de achar que os pontos da bolsa de valores signifiquem a ideia de fazer um país.

(Adaptado de Xico Sá, A vidinha sururu da desigualdade brasileira. Em El País, 28/10/2019. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/28/opinion/1572287747_637859.html?fbclid=IwAR1VPA7qDYs1Q0Ilcdy6UGAJTwBO_snM DUAw4yZpZ3zyA1ExQx_XB9Kq2qU. Acessado em 25/05/2020.)

Assinale a alternativa que identifica corretamente recursos linguísticos explorados pelo autor nessa crônica.

Alternativas
Comentários
  • Qual crônica?

  • ´´simbora´´


ID
5140741
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Apresenta-se, a seguir, um artigo de opinião, seguido da resposta de uma leitora.

IS BURNOUT REAL?

Last week, the World Health Organization upgraded burnout from a “state” of exhaustion to “a syndrome” resulting from “chronic workplace stress” in its International Disease Classification. That is such a broad definition that it could well apply to most people at some point in their working lives. When a disorder is reportedly so widespread, it makes me wonder whether we are at risk of medicalizing everyday distress. If almost everyone suffers from burnout, then no one does, and the concept loses all credibility.
By Richard A. Friedman

I'm sure the author's generation also experienced workplace stress. However, his generation also experienced real economic stability and socioeconomic gains. There was a light at the end of the tunnel. Currently, we are working tirelessly towards what ends? There doesn't seem to be a light at the end of the tunnel. The burnout is psychological and existential as much as it is physical.
Anna B. – New York, June 4, 2019
(Adaptado de https://www.nytimes.com/2019/06/03/opinion/burnout-stress.html. Acessado em 16/09/2020.)

Em seu comentário, a leitora Anna B. discorda do autor do texto quanto à

Alternativas
Comentários
  • --> Por um lado, Richard A. Friedman critica a OMS por ter mudado a definição de burnout de "um estado" para "uma síndrome" afirmando que assim o conceito torna-se muito generalizado e perde a credibilidade: When a disorder is reportedly so widespread, it makes me wonder whether we are at risk of medicalizing everyday distress. If almost everyone suffers from burnout, then no one does, and the concept loses all credibility.

    --> Por outro lado, Anna B. discorda de Richard ao afirmar que a nossa geração atual, diferente da dele, encontra-se em uma situação econômica mundial extremamente grave e sem perspectivas de melhora em curto prazo, portanto, o burnout é sim real e pode sim acontecer a muitos indivíduos ao mesmo tempo e por diversos motivos isolados que estão conectados a essa nossa situação única, sem perder a importância e gravidade: Currently, we are working tirelessly towards what ends? There doesn't seem to be a light at the end of the tunnel. The burnout is psychological and existential as much as it is physical.

    Gabarito: Em seu comentário, a leitora Anna B. discorda do autor do texto quanto à gravidade de burnout nas condições atuais.

  • Muito obrigada Ana, Jesus te ama


ID
5140744
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

All aboard the flat earth cruise – just don’t tell them
about nautical navigation

A group of people who believe the Earth is flat have announced their “boldest adventure yet”: a Flat Earth cruise scheduled for 2020. Flat earthers will enjoy swimming pools and perhaps even an artificial surf wave. There’s just one problem for those celebrating the flatness of the Earth. The navigational systems cruise ships, and other vessels, use rely on the fact that the Earth is not flat. “Nautical charts are designed with that in mind: that the Earth is round. GPS relies on 24 main satellites which orbit the Earth to provide positional and navigational information. The reason why 24 satellites were used is because of the curvature of the Earth,” said Henk Keijer, a former cruise ship captain who sailed all over the globe during a 23-year career. “At least three satellites are required to determine a position. But someone located on the other side of the Earth would also like to know their position, so they also require a certain number of satellites. Had the Earth been flat, a total of three satellites would have been enough to provide this information to everyone on Earth. But it is not enough, because the Earth is round.”

(Adaptado de https://www.theguardian.com/science/2019/jan/09/flat-earth-cruisenautical-navigation. Acessado em 20/08/2020.)

A respeito do fato noticiado, o autor do texto ressalta

Alternativas
Comentários
  • "There’s just one problem for those celebrating the flatness of the Earth. The navigational systems cruise ships, and other vessels, use rely on the fact that the Earth is not flat."

    Gabarito: uma contradição.


ID
5140750
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Reproduz-se abaixo uma carta do poeta inglês John Keats a sua amada Fanny Brawne.

Sweetest Fanny,

When you passed my window home yesterday, I was filled with as much admiration as if I had then seen you for the first time. You uttered a half complaint once that I only loved your Beauty. Have I nothing else then to love in you but that? Do not I see your heart? Nothing has been able to turn your thoughts a moment from me. Even if you did not love me I could not help an entire devotion to you: how much more deeply then must I feel for you knowing you love me. My Mind has been the most discontented and restless one that ever was put into a body too small for it. I never felt my Mind repose upon anything with complete and undistracted enjoyment – upon no person but you. When you are in the room my thoughts never fly out of window: you always concentrate my whole senses.
Your affectionate,
J. Keats
(Adaptado de http://www.john-keats.com/briefe/. Acessado em 25/08/20.)

O autor da carta

Alternativas
Comentários
  • "Even if you did not love me I could not help an entire devotion to you"

    Gabarito: afirma que seus sentimentos pela mulher não mudariam mesmo se não fosse correspondido.


ID
5140753
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Equity is about giving people what they need, in order to make things fair. This is not the same as equality, social justice, nor is it the same as inequality. It is giving more to those who need it, which is proportionate to their own circumstances, in order to ensure that everyone has the same opportunities; for example providing more support to a disadvantaged student so they can reach their full potential.

(Adaptado de https://social-change.co.uk/blog/2019-03-29-equality-and-equity; https://cx.report/2020/06/02/equity/. Acessado em 22/07/2020.)

Sabemos que esses conceitos são complexos. Diante disso, o designer Tony Ruth os representou graficamente, como ilustram as figuras a seguir. Assinale a alternativa que mais se aproxima do conceito destacado no trecho anterior.

Alternativas
Comentários
  • Lê-se no texto: “Equity is about giving people what they need, in order to make things fair.”

    Sendo assim é possível relacionar a imagem da alternativa C com o trecho: “...providing more support to a disadvantaged student so they can reach their full potential.”

    Gabarito: C (ferramentas específicas que identificam e lidam com a desigualdade)

    Fonte: Indagação.

  • A questão cobra interpretação de um texto sobre equidade.


    Vamos analisar o texto:

    Equity is about giving people what they need, in order to make things fair. This is not the same as equality, social justice, nor is it the same as inequality. It is giving more to those who need it, which is proportionate to their own circumstances, in order to ensure that everyone has the same opportunities; for example providing more support to a disadvantaged student so they can reach their full potential.

    Tradução - Equidade é dar às pessoas o que elas precisam para tornar as coisas justas. Isso não é o mesmo que igualdade, justiça social, nem é o mesmo que desigualdade. É dar mais a quem precisa, de forma proporcional às suas próprias circunstâncias, para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades; por exemplo, fornecer mais apoio a um aluno desfavorecido para que ele alcance todo o seu potencial.


    A questão nos pede para assinalar a alternativa que mais se aproxima do conceito destacado no trecho anterior. O conceito é o de equidade: É dar mais a quem precisa, de forma proporcional às suas próprias circunstâncias, para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.

    • A alternativa A está errada pois o texto não fala de acesso desigual a oportunidades, e sim garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.
    • A alternativa B está errada pois o texto não fala de ferramentas distribuídas igualmente, mas sim de dar mais a quem precisa, de forma proporcional às suas próprias circunstâncias.
    • A alternativa D está errada pois o texto não fala em corrigir o sistema.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
5140756
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O número de anagramas da palavra REFLORESTAMENTO que começam com a sequência FLORES é

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01

  • Anagrama de reflorestamento começando com a sequência flores:

    Reflorestamento

    Sobra a palavra "retamento", que possui 9 letras e com repetição do "E" duas vezes e do "T" também duas vezes. Sendo assim:

    9!/2! . 2!

    Alternativa C.


ID
5140759
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A soma dos valores de x que resolvem a equação

(1/2 + 1/3) / (x/4 + 1/x) = 1/2

é igual a

Alternativas
Comentários
  • Questão respondida:

    https://prnt.sc/117iqcu

  • Por que errei à primeira questão q respondi

ID
5140762
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam p(x) e q(x) polinômios de grau 2 tais que p(0) < q(0). Sabendo que p(1) = q(1) e p(-1) = q(-1), o gráfico de f (x) = p(x) - q(x) pode ser representado por

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01

  • https://www.youtube.com/watch?v=MRKd8Z6VJGo


ID
5140765
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O projeto PRODES – Monitoramento do desmatamento das formações florestais na Amazônia Legal -, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), monitora as áreas desmatadas da Amazônia legal e mantém um registro da área desmatada por ano. Um levantamento sobre esses dados a partir de 2016 mostrou que em 2019 houve um acréscimo de 35% da área desmatada em relação a 2018, de 45% em relação a 2017 e de 28% em relação a 2016.

(Fonte: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br. Acessado em 12/12/2020.)

Sabendo que a soma das áreas desmatadas nos anos de 2017, 2018 e 2019 foi de 24.600 km² , a área desmatada no ano de 2019 está entre

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01


ID
5140768
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O projeto PRODES – Monitoramento do desmatamento das formações florestais na Amazônia Legal -, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), monitora as áreas desmatadas da Amazônia legal e mantém um registro da área desmatada por ano. Um levantamento sobre esses dados a partir de 2016 mostrou que em 2019 houve um acréscimo de 35% da área desmatada em relação a 2018, de 45% em relação a 2017 e de 28% em relação a 2016.

(Fonte: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br. Acessado em 12/12/2020.)

Considerando os dados apresentados, relativos ao período analisado, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01


ID
5140771
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se f(x) = log10(x) e x > 0, então f(1/x) + f(100x) é igual a

Alternativas
Comentários
  • Log1/x + log 100x 

    Aplicando propriedade dos logaritmos Log1/x + log 100x = log 1/x . 100x

    Log 100 = 2

    Bons estudos!

    #MedicinaUNB

  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01

  • Temos:

    1/x = (x)^-1

    100x = (10^2 . x)

    Aplicando na função:

    F(1/x) = log10 (x)^-1 -> expoente para frente (propriedade de log)

    F(1/x) = -1. log 10 (x) = - log 10 (x)

    F(100x) = log 10 (10^2 . x) -> abre-se em soma a multiplicação (propriedade de log)

    F(100x) = log 10(10)^2 + log 10 (x) -> expoente para frente (propriedade de log)

    F(100x) = 2. log 10 (10) + log 10 (x) -> base e logaritimando iguais = 1 (propriedade de log)

    F(100x) = 2 + log 10 (x)

    Finalmente:

    F(1/x) + F(100x)

    - log 10 (x) + 2 + log 10 (x) = 2

    Resposta: 2


ID
5140774
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que os ângulos internos de um triângulo formam uma progressão aritmética. Dado que a, b, c são as medidas dos lados do triângulo, sendo a < b < c, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01

  • Inicialmente precisamos descobrir o valor de pelo menos um ângulo, para achar a relação entre os lados pela lei dos cossenos.

    Se os ângulos estão em P.A:

    (x, x+r , x+2r)

    Sabemos que a soma dos lados de um triângulo vale 180º

    x+ x+r + x+2r = 180º

    3x + 3r = 180

    x+ r = 60º -----> O lado mediano tem 60º. Sabendo disso, podemos utilizar agora a lei dos cossenos.

    b² = a² + c² - 2 a.c. cos 60º ----> cos 60º vale= 1/2

    b² = a² + c² - 2 a.c. 1/2

    b² = a² + c² - ac

    Reorganizando a equação temos:

    b² + ac= a² + c²

  • Sabemos que aº + bº + cº = 180º

    Sendo a PA = {a1, a2, a3}, onde a2 = a1 + r  e a3 = a1 + 2r, temos:

    a1 + a2 + a3 = 180º

    a1 + a1 + r + a1 + 2r = 180º

    3a1 + 3r = 180º

    a1 + r = 60º

    Como a1 + r é o segundo elemento da PA, ou seja, é o ângulo bº, então este vale 60º. Vamos aplicar a lei dos cossenos:

    b² = a² + c² - 2.a.c. cos(60º)

    b² = a² + c² - 2.a.c. 1/2

    b² = a² + c² - a.c

    b² + a.c = a² + c²

    Fonte: https://www.exercicios-resolvidos.com/2021/01/unicamp-2021-considere-que-os-angulos.html


ID
5140783
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja x um número real tal que os primeiros três termos de uma progressão geométrica infinita são 1, 2x, -3x + 1, nesta ordem. Sabendo que todos os termos da progressão são positivos, a soma de todos eles é igual a

Alternativas
Comentários
  • É uma exceção prevista no art. 24, §VII.

  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01


ID
5140786
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No plano cartesiano, considere a reta de equação x + 2y = 4, sendo A, B os pontos de interseção dessa reta com os eixos coordenados. A equação da reta mediatriz do segmento de reta AB é dada por

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que uma reta perpendicular a outra tem um coeficiente angular inverso e oposto, temos que:

    Coeficiente da eq do segmento AB: -1/2

    Logo o coeficiente angular da uma reta perpendicular à essa será = 2

    reta mediatriz significa "perpendicular e tangente no ponto médio"

    Para chegar ao ponto médio basta fazer as médias aritméticas dos pontos A,B

    Substitua na equação para achar o coeficiente linear

    Gabarito letra A: 2x - y = 3

    Bons estudos!

  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01


ID
5140789
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No início do expediente do dia 16 de março de 2020, uma farmácia colocou à disposição dos clientes um frasco cilíndrico de 500 ml (500 cm²) de álcool em gel para higienização das mãos. No final do expediente, a coluna de álcool havia baixado 5 cm. Sabendo que a base do cilindro tem diâmetro de 6 cm e admitindo o mesmo consumo de álcool em gel nos dias seguintes, calcula-se que o frasco ficou vazio no dia

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01

  • V = π . r² . h

    500 cm³ = 3,14 . (3 cm)² . h

    500 cm³ = 28,26 cm² . h

    500 cm = 28,26 . h

    h = 500 / 28,26 cm

    h ≅17,69 cm

    Como são consumidos por dia 5cm de altura do frasco, então é só dividir 17,69 / 5 ≅ 3,53 dias de duração. Foram os dias 16, 17, 18 e acabou no dia 19 de março. [alternativa correta é a letra C]

    Curiosidade: veja a seguir como seria o consumo diariamente.

    Iniciou o dia 16 com altura de 17,69 cm.

    Encerrou 16 com altura 12,69 cm.

    Encerrou 17 com altura 7,69 cm.

    Encerrou 18 com altura 2,69 cm.

    Acabou no dia 19 antes de o expediente encerrar. 

    *exercicios-resolvidos

  • Usando a fórmula do volume do cilindro para encontrar a altura do frasco e ir diminuindo de 5 em 5 cm para ver que dia ele vai ficar vazio:

    V = π * r² * h

    500 = 3,14 * 3² * h

    500 = 3,14 * 9 * h

    500 = 28,26h

    h = 500 / 28,26

    h ≅ 17,6 cm (vou considerar 17 cm)

    Dia 16/4 = 17 - 5 = 12 cm

    Dia 17/4 = 12 - 5 = 7 cm

    Dia 18/4 = 7 - 5 = 2 cm

    Gabarito: Calcula-se que o frasco ficou vazio no dia 19 de março.


ID
5140792
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s²

Ao passar pelo sensor magnético, a velocidade linear de um ponto de uma fita cassete é v = 0,045 m/s. Depois de passar pelo sensor, a fita é enrolada em uma bobina circular de diâmetro d = 6,0 cm. Em quanto tempo a bobina completa uma volta?

Alternativas
Comentários
  • 1 volta = PI*Diametro = 3*6 = 18 cm de volta

    Se v=0,045 m/s = 4,5 cm/s .: então t = 18/4,5 = 4,0 s


ID
5140804
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s²

Em fevereiro de 2020, a estação meteorológica de Key West, na Flórida (EUA), registrou uma revoada de pássaros migrantes que se assemelhava a uma grande tempestade. Considere uma nuvem de pássaros de forma cilíndrica, de raio R0 = 145000 m e altura h = 100m, e densidade de pássaros dp = 6,0 x 10-7 pássaros/m3. Suponha ainda que cada pássaro tenha massa mp = 0,5 kg e velocidade v0 = 20 m/s, todos voando na mesma direção e sentido. Assim, a energia cinética da revoada de pássaros é igual a

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Segue o passo a passo pq com os numeros vai dar enorme o calculo. Boa sorte!

    (1) Ec = mv²/2

    (2) m = d.v

    (3) volume do cilindro = Área da base x Haltura

    (4) volume do cilindro = (πR²) x Haltura


ID
5140807
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s²

Um microchip de massa m = 2,0 10-6 g é composto majoritariamente de silício. Durante um minuto de funcionamento, o circuito elétrico do dispositivo dissipa, na forma térmica, uma quantidade de energia Q = 0,96 mJ. Considere que o calor específico do silício é o cSi = 800 J/kg °C . Caso não houvesse nenhum mecanismo de escoamento de calor para fora do dispositivo, em quanto sua temperatura aumentaria após esse tempo de funcionamento?

Alternativas
Comentários

ID
5140819
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

É comum encontrarmos, nos supermercados, produtos semelhantes em suas finalidades, porém em quantidades, concentrações de ingredientes e preços bem variados. Imagine três produtos com propriedades desinfetantes, com o mesmo princípio ativo. Os produtos têm as seguintes características:
Produto A: 0,45% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 1 L, valor R$ 11,90;
Produto B: 0,17% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 0,5 L, valor R$ 2,49;
Produto C: 0,33% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 2 L, valor R$ 5,19.
Os produtos que oferecem a melhor relação custo/benefício seriam, em ordem crescente,

Alternativas
Comentários
  • https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/unicamp2021_1fase.asp?img=01

  • Produto A:

    11,90$ ÷ (0,0045 x 1L) = ?

    Produto B:

    2,49$ ÷ (0,0017 x 0,5L) = ?

    Produto C:

    5,19$ ÷ (0,0033 x 2L) = ?

    Resolve essa goiaba e organiza a ordem crescente dos resultados:

    C, A, B


ID
5140825
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 2020, o Brasil foi impactado com a notícia de que muitas pessoas haviam se contaminado ao ingerir cerveja. Como se apurou mais tarde, a bebida havia sido contaminada por dietilenoglicol. O fabricante argumentou que havia comprado monoetilenoglicol, e que o dietilenoglicol chegou ao produto por contaminação ou por engano. A respeito desse episódio, pode-se afirmar que, se o dietilenoglicol, que estava dissolvido em água, fosse utilizado no sistema de

Alternativas
Comentários
  • a adição de um soluto diminui o ponto de congelamento (crioscopia) da substância. o dietilenoglicol é usado para esse fim, podendo ser substituído por um soluto não volátil como NaCl


ID
5140831
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A remoção de sulfeto de hidrogênio presente em amostras de biogás é essencial, já que ele é altamente corrosivo para tubulações metálicas. A queima desse H2S também é muito prejudicial ao meio ambiente, pois leva à formação de dióxido de enxofre. Um estudo de 2014 sugere que a remoção do H2S pode ser realizada pelo uso de esponjas de óxido de ferro, que reage com esse gás, mas pode ser regenerado. Segundo o estudo, no dispositivo utilizado, 1,00 kg de óxido de ferro foi capaz de remover entre 0,200 e 0,716 kg de sulfeto de hidrogênio. Considere que apenas a reação abaixo equacionada esteja ocorrendo nessa remoção. 



Fe2O3(s) + 3 H2S(g) → Fe2S3(s) + 3 H2O(l)

A partir desses dados, pode-se afirmar que, na condição de remoção máxima de sulfeto de hidrogênio relatada no estudo, 

Massas molares (g mol-1): Fe = 56, H = 1, O = 16 e S = 32.

Alternativas
Comentários
  • Massas molares:

    Pela estequiometria da reação, temos:

    Cada 1 quilograma de Fe2O3 absorveria 637,5g (0,6375kg) de H2S, uma quantidade menor do que aquela removida na condição máxima (0,716kg)

    https://www.indagacao.com.br/2021/01/unicamp-2021-remocao-de-sulfeto-de-hidrogenio-presente-em-amostras-de-biogas-e-essencial.html

  • https://www.youtube.com/watch?v=iBoUZkHatAE

  • Pela estequiometria da reação, tem-se que 0,716 kg de sulfeto (a remoção máxima pedida no comando da questão) reagem com aproximadamente1,123 kg de óxido de ferro.

    Ora, 1,123 kg é maior que o valor de 1,0 kg mencionado no enunciado. Isso significa que há sulfeto a mais do que a previsão, já que 1,0 kg de óxido deveria reagir com uma quantidade inferior a 0,716 kg.

    Gabarito: (C)

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à estequiometria de reações.


    Primeiramente, vamos listar os dados importantes para a resolução dessa questão:


    - 1 kg de óxido de ferro foi capaz de remover entre 0,200 e 0,716 kg de sulfeto de hidrogênio;

    - Massas molares (g mol-1): Fe = 56, H = 1, O = 16 e S = 32.


    De acordo com o enunciado, temos, no processo, a seguinte reação química balanceada:


    Fe2O3(s) + 3 H2S(g) Fe2S3(s) + 3 H2O(l)


    Para saber a quantidade de sulfeto de hidrogênio (H2S) que reagiu com 1 kg de óxido de ferro (Fe­2O3), de acordo com a estequiometria da reação, é preciso converter a informação em número de mols para massa.


    Para isso, podemos utilizar as massas molares (M) dos compostos. Assim, a partir das massas molares dos elementos, temos que:


    M (Fe2O3) = 2 × M (Fe) + 3 × M (O)

    M (Fe2O3) = 2 × 56 + 3 × 16 = 112 + 48 = 160 g/mol

    M (H2S) = 2 × M (H) + 1 × M (S)

    M (H2S) = 2 × 1 + 1 × 32 = 2 + 32 = 34 g/mol


    Como essas massas estão em gramas, podemos converter de kg para g, considerando que 1 kg equivale a 1000 g.


    Dessa forma, podemos calcular a massa de H2S que reagiu com 1000 g (1 kg) de Fe2O3:


    1 mol de Fe2O3      reage com    3 mols de H2S

      160 g de Fe2O3    reagem com   (3 × 34) g de H2S

    1000 g de Fe2O3  --------------       m (H2S)

    m (H2S) = (1000 × 3 × 34)/160 = (25 × 3 × 34)/4 = 2550/4 = 637,5 g


    m (H2S) = (637,5/1000) kg = 0,637 kg


    Considerando a massa de H2S removida, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – Na condição de remoção máxima de sulfeto de hidrogênio relatada no estudo (remoção de 0,716 kg de H2S), é necessário 100% da massa de 1 kg de óxido de ferro para remover 0,637 kg.


    B) Incorreta – Conforme explicado no comentário da alternativa A, na condição de remoção máxima de sulfeto de hidrogênio relatada no estudo, é necessário 100% da massa de 1 kg de óxido de ferro para remover 0,637 kg.


    C) Correta – Na condição de remoção máxima de sulfeto de hidrogênio relatada no estudo foi removida uma quantidade maior de H2S que a prevista pela estequiometria da equação química fornecida, pois, de acordo com a estequiometria, 0,637 kg de H2S seriam removidos a partir de 1 kg de Fe2O3.


    D) Incorreta – Na condição de remoção máxima de sulfeto de hidrogênio relatada no estudo as quantidades não reagiram na proporção estequiométrica da equação química fornecida. Foi removida uma quantidade maior de H2S que a prevista pela estequiometria da equação química fornecida.



    Gabarito da Professora: Letra C.


ID
5140834
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Hospital Municipal de Juruti (PA) recebe mais de 70 cilindros de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19” (site G1, 01/06/2020). A oxigenoterapia é indicada para todos os pacientes graves, inicialmente variando de 5 a 10 L de O2/min. Para uma vazão constante e máxima na faixa considerada, o cilindro de cada paciente deverá, necessariamente, ser trocado após aproximadamente

Dados: volume interno do cilindro = 50 L; volume aproximado do gás a 1 atm de pressão em cada cilindro = 10 m3 ; pressão inicial no cilindro = ~200 atm.

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente, a uma pressão de 200 atm, há 10.000 L de gás (10m) dentro do cilindro.

    À medida que o gás vai saindo do cilindro, a pressão interna vai reduzindo. E quando a pressão interna for igual a 1 atm (= pressão externa), o volume de gás dentro do cilindro será igual ao próprio volume do cilindro =50 L.

    Esse gás não sairá do cilindro, visto que a pressão interna é igual à pressão externa.

    Logo, dos 10.000L iniciais, 9950 L serão usados ( a uma vazão 5 a 10L/min).

    Admitindo a vazão máxima (pedida no enunciado), calculemos o tempo necessário para esvaziar o cilindro.

    1 min —————— 10L

    x ————————9950 L

    x = 995 minutos.

    Transformando em horas (basta dividir por 60) = 16, 58 horas (atenção: não são 16 horas e 58 minutos) = 16horas e 35 minutos.

    Resp.: A

    https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-resolvida-gases-oxigenacao-pacientes-covid-unicamp-2021.html

  • Uma forma interessante de se pensar é usar a equação de transformação isotérmica:

    Pi x Vi = Pf x Vf

    Se o volume for zero, a igualdade seria falsa.

    Eliminam-se duas alternativas.

    Fazendo uma regra de 3, usando o 10000 mesmo, chegamos em 16,6 horas de uso.

    Aproximadamente 17 e com 50 L finais no cilindro.


ID
5140843
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dupla fecundação é um processo característico em angiospermas, resultando na formação do zigoto e do núcleo triploide. As sementes com cotilédones, embrião, endosperma e casca são formadas e protegidas no interior dos frutos. Considerando a origem e a ploidia das estruturas citadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A) O núcleo triploide (3n) é formado pela junção dos núcleos polares com o núcleo espermático.

    Justificativa: A dupla fecundação das angiospermas ocorre quando o núcleo de um gameta masculino (n) se une à oosfera (n), formando assim o zigoto (2n), que origina o embrião (2n). Já o núcleo espermático, o outro gameta masculino (n), se une aos dois núcleos polares (n), formando uma célula triploide (3n), que vai originar o endosperma (3n).

  • GAB A

    ERROS:

    B) o zigoto é formado pela fecundação do núcleo espermático (generativo) e oosfera.

    C) o carpelo não origina o ovário, tanto que é a estrutura responsável em formar o óvulo, sendo, posteriormente, semente.

    D) o endosperma não se transforma em sementes, mas mantem a nutrição da semente.

  • A dupla fecundação das angiospermas ocorre quando o núcleo de um gameta masculino (n) se une à oosfera (n), formando assim o zigoto (2n), que origina o embrião (2n). Já o núcleo espermático, o outro gameta masculino (n), se une aos dois núcleos polares (n), formando uma célula triploide (3n), que vai originar o endosperma (3n).


ID
5140846
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A necrose pancreática infecciosa (NPi) é uma doença viral que causa elevada mortalidade em salmões de água doce e água salgada. Em 2007, descobriu-se que a resistência à doença era hereditária, e as empresas de criação começaram a implementar a seleção familiar. Em 2008, estudos genéticos identificaram um único locus no cromossomo 26 que poderia explicar de 80 a 100% da variação na resistência ao vírus da NPi. Desde 2009, a resistência à NPi do salmão pode ser avaliada por marcadores do alelo de resistência. O número de mortes dos salmões em decorrência dos surtos de NPi diminuiu significativamente de 2009 a 2015. O potencial da produção de peixes para alimentar uma crescente população global pode ser aumentado por avanços na genética e na biotecnologia.
(R. D. Houston e outros. Nature Reviews Genetics, Londres, v. 21, p. 381-409, abr. 2020.)

Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa que justifica corretamente a diminuição na mortalidade dos salmões.

Alternativas
Comentários
  • Melhoramento genético é diferente de transgenia

    No melhoramento genético, há uma seleção artificial de indivíduos com certas características desejadas por meio de cruzamentos. É o que o homem fez, inúmeras vezes ao longo da história, por exemplo, na domesticação de plantas e animais selvagens. É o caso, também, do excerto da questão.

    Por outro lado, a transgenia (ou modificação genética) diz respeito à alteração dos genes das espécimes. Nesse caso, o homem o faz por intermédio de técnicas de engenharia genética, sendo, portanto, um fenômeno mais recente na nossa História.

    Gabarito: (B)

  • SELEÇÃO ARTIFICIAL


ID
5140849
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Arbovírus são assim designados porque parte de seu ciclo de replicação ocorre nos insetos; esses vírus podem ser transmitidos aos seres humanos. O Ministério da Saúde alertou para o controle das arboviroses e o risco de epidemias sazonais no Brasil em 2020.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Aedes aegypti e Aedes albopictus - transmissores da Zika, Chikungunya, Dengue e, em menor grau, da Febre Amarela urbana.

    (lembrando que são animais de hábitos urbanos e diurnos)

    Gênero Culex - transmissores da Filariose, Febre do Nilo Ocidental e outras doenças.

    Gabarito: (B)

  • Aedes aegypti: transmissor de doenças como o zika vírus, dengue, Chikunguya e febre amarela

    .

  • A Errada

    O vírus da febre amarela e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. Para ambos os casos não existe vacina, sendo considerada profilática a erradicação do inseto vetor e de suas larvas.

    B Correta

    O vírus da dengue e o zika vírus podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. A eliminação do inseto vetor e a eliminação dos focos de criação das larvas são medidas profiláticas.

    C Errada

    O vírus da febre amarela e o da chikungunya podem ser transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para ambos os casos, foram desenvolvidas vacinas e o controle do inseto vetor não é considerado uma medida profilática.

    D

    O vírus da chikungunya e o da dengue podem ser transmitidos pela picada do mosquito Culex. A erradicação do inseto vetor e a eliminação das larvas são consideradas medidas profiláticas.

    Alt B


ID
5140855
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na análise de dois fósseis de animais adultos coletados na região dos Campos Gerais (Paraná), destacaram-se as seguintes características:

Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral.

Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena.

Considerando as características descritas, assinale a alternativa que indica animais dos mesmos filos dos fósseis 1 e 2, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Mexilhão: Filo Molusco

    Camarão: Filo Artrópode

    Caranguejo: Filo Artrópode

    Caramujo: Filo Molusco

    Ouriço-do-mar: Filo Equinoderma

    Hidra: Filo Cnidária

    Estrela-do-mar: Filo Equinoderma

    Lampreia: Filo Cordados

    Fóssil 1: Simetria radiada, esqueleto com espinhos e sulco ambulacral -> Dos citados apenas a estrela-do-mar tem essa característica.

    Fóssil 2: Simetria bilateral, esqueleto e dois pares de antena. -> Por eliminação caranguejo

    Alternativa C

  • na verdade o ouriço do mar também possui as mesmas características

ID
5140861
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os recifes de coral constituem importantes ecossistemas do planeta, oferecendo abrigo, áreas de desova e proteção contra predadores, e são o habitat de organismos na base das cadeias alimentares oceânicas.

Considerando os conhecimentos de biologia, é correto afirmar que os corais

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (D)

  • RESOLUÇÃO:

    A) ERRADO. Os corais são polipoides

    B)ERRADO. Os CNIDOBLASTOS são células de defesa dos cnidários.

    C) ERRADO. Os cnidários são DIBLÁSTICOS.

    D) CERTO. Resume a forma dos corais.

  • A errada

    com organização corporal polipoide são animais fixos ao substrato, com reprodução sexuada, e os com organização medusoide correspondem aos animais móveis, com reprodução assexuada.

    B errada

    têm vários tentáculos junto à boca, compostos por cnidoblastos, os quais são células dotadas de flagelos que auxiliam na movimentação da água para favorecer a filtração do alimento e trocas gasosas.

    C errada

    são animais triblásticos, pois em sua fase embrionária distinguem-se três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme e ectoderme), com ausência do celoma e presença de disco basal.

    D Certa

    têm duas superfícies epiteliais, a epiderme, que reveste externamente o animal, e a gastroderme, que delimita a cavidade gastrovascular; entre elas, encontram-se células pertencentes à mesogleia.

    Alt D


ID
5140864
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho do poema da poetisa grega Safo acerca da beleza de uma jovem chamada Anactória.

uns dizem que é uma hoste de cavalaria, outros de
infantaria;
outros dizem ser uma frota de naus, na terra negra,
a coisa mais bela: mas eu digo ser aquilo
que se ama.

(Adaptado de Luísa de Nazaré Ferreira, “Turismo e património na antiguidade clássica: o texto atribuído a Fílon de Bizâncio sobre as Sete Maravilhas”, em Espaços e Paisagens: Antiguidade Clássica e heranças contemporâneas. 2012. V. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, p. 73.)

A partir da leitura do poema, assinale a alternativa correta sobre o conceito de beleza na Grécia Antiga.

Alternativas
Comentários
  • "Uns dizem que é uma hoste de cavalaria, outros de infantaria; outros dizem ser uma frota de naus, na terra negra, a coisa mais bela: mas eu digo ser aquilo que se ama."

    Gabarito C


ID
5140867
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundos os historiadores, pela primeira vez, uma potência europeia desenvolveu um projeto planetário que abrangia quatro continentes, a fim de assentar as pretensões universais da monarquia. Para isso, os juristas espanhóis invocaram a noção de extensão geográfica sem precedentes de suas possessões. Com a monarquia católica surgiram a primeira economia mundial e um regime capitalista e comercial intercontinental.
(Adaptado de Serge Gruzinski, “Babel no século XVI. A mundialização e Globalização das Línguas”, em Eddy Stols, Iris Kantor, Werner Thomas e Júnia Furtado (orgs.), Um Mundo sobre Papel. São Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/ Editora UFMG, 2014, p. 385.)

Com base no texto do historiador Serge Gruzinski sobre as monarquias católicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Usava argumentos teológicos para justificar a escravidão e outras coisas

  • C


ID
5140870
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Seguindo a trajetória das ativistas, vemos que lutaram ao lado dos homens no movimento popular urbano e participaram de várias jornadas populares, como as de 9 de abril, 20 de junho e 10 de agosto de 1792, as quais resultaram na queda da monarquia. Abraçaram a Revolução, queriam armar-se para defender a nação dos inimigos internos, e tomaram parte nas festas cívicas. Algumas se alistaram no exército e foram lutar nas fronteiras. No caso das Republicanas Revolucionárias, durante certo tempo contaram com o apoio dos deputados da Montanha e os ajudaram a derrubar os Girondinos. Nessa ocasião, mereceram elogios públicos. Depois se aliaram aos radicais e fizeram oposição aos Montanheses. As militantes adquiriram uma visibilidade nunca imaginada para mulheres do povo, despertando o interesse e a inquietação de integrantes do governo acerca da questão dos direitos civis e políticos femininos. Sua presença na cena política foi tolerada e até incentivada no início da Revolução Francesa, porém reprimida em outubro de 1793, e depois de forma definitiva em 1795.
(Adaptado de Tania Machado Morin, Virtuosas e perigosas: as mulheres na Revolução Francesa. São Paulo: Alameda, 2013, p. 4-6.)

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (Certa) A Revolução Francesa não garantiu o direito de voto às mulheres, mas a participação delas no movimento fez com que sua exclusão da vida pública ganhasse visibilidade e fosse debatida.


ID
5140873
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A casa de morar nas fazendas ou o palacete foram em geral construídos a partir de 1870. Representavam o poderio econômico e político do proprietário, assim como o gênero da pintura de paisagem que, segundo o historiador Rafael Marquese, foi mobilizado pela classe senhorial do Vale do Paraíba como uma resposta direta à crise da escravidão negra no Império do Brasil.
(Adaptado de Ana Luiza Martins, “Representações da economia cafeeira: dos barões aos ‘Reis do café’, em Wilma Peres Costa e Ana Betraiz Demarchi Barel (orgs.), Cultura e Poder entre o Império e a República. São Paulo: Alameda, 2018, p. 195.)

A partir do texto acima, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão excelente!!!

    Minha análise:

    O próprio texto da questão informa: foi uma resposta à crise do "comércio" de escravos. É notório que a classe rica do Brasil sempre se importou em estabelecer diferenças. Ora, para o rico, pobre não deve se assemelhar, uma vez que a riqueza material dele é tudo o que há de melhor. A construção de um edifício notável, com aspectos grandiosos, mostrava a característica inerente à cultura burguesa do Brasil Império, a qual vigora até os atuais dias.

    Obs: coloco "comércio" pois não enxergo, nem enxergarei, seres humanos como objetos.

    A alternativa que casa perfeitamente com o que é dito no próprio texto é a letra C

    EsPCEx 2022

  • Erro do item B :

    Em 1870 o tráfico de escravos já estava em queda.

    A proibição do tráfico negreiro aconteceu por meio da Lei Eusébio de Queirós, aprovada no ano de 1850, e com ela o governo iniciou uma forte repressão ao tráfico, fazendo com que essa prática acabasse rapidamente. Após a aprovação da lei, cerca de 6900 escravos foram desembarcados no Brasil até 1856|12| e depois disso a atividade acabou definitivamente.

  • Acredito que o erro da A está em dizer que incrementaram um sistema cafeeiro MODERNO, pois na época não tinham máquinas nem indústrias. Logo o trabalho era mais manual.

  • O erro da D é justamente na última frase, quando se fala da Lei de Terras. Ao contrário do sentido de reforma Agrária que os movimentos de esquerda propõem, a Lei de Terras proibia a ocupação e a doação de terras, que poderiam ser adquiridas somente por meio de compra. garantindo grandes latifúndios aos que já possuíam terras e capital.

  • A

    Os senhores do café incrementaram um sistema de produção cafeeiro moderno que atendia o mercado internacional. Desde a instalação da corte joanina no Brasil, eles investiram nas formas de morar como capital simbólico.

    B

    Na crise capitalista da década de 1870, os produtores de café no Brasil alavancaram o tráfico de escravizados vindos de África e investiram na riqueza simbólica de suas propriedades.

    C-Correta:

    No Segundo Reinado, com a intensa crise na obtenção de escravizados para as plantações de café e a acirrada disputa na definição das políticas migratórias, os cafeicultores redefiniram seu capital simbólico.

    D

    O investimento nas casas de fazenda e na pintura de paisagem reafirmava a importância social da classe senhorial. Era uma reação política contra a reforma agrária estabelecida na Lei de Terras de 1850.

    ALT C


ID
5140879
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No plano da imaginação, os asiáticos, fossem chineses ou japoneses, geravam associações contraditórias: impassíveis, teimosos, irredutíveis no preço que fixavam nas feiras livres ou em suas casas comerciais, rompendo com o estilo de barganhas e pechinchas incorporado ao dia a dia dos portugueses, sírios, libaneses, judeus, espanhóis. Ao mesmo tempo, eram associados às imagens de delicadeza, de gueixa e cerejeiras em flor, que as estampas dos calendários, os cartazes de certas peças de teatro e das óperas encarregavam de divulgar.
(Adaptado de Boris Fausto, O Crime do Restaurante Chinês: carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Companhia das Letras, 2009: posição 220 edição Kindle.)

O texto do historiador Boris Fausto traz informações sobre São Paulo dos anos 1930. A partir do fragmento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu ri alto quando li a letra "b".

  • no texto ''associações contraditórias'' e ''Ao mesmo tempo, eram associados às imagens'' -->> assimilação e estereótipo

    portugueses, sírios, libaneses, judeus, espanhóis. ---> convivência de europeus e asiáticos

    A história do Brasil registra a convivência de imigrantes europeus e asiáticos, marcada por dinâmicas de "assimilação" e "preconceito".


ID
5140882
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As feridas da discriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade social do país. Até 1950, a discriminação em empregos era uma prática corrente, sancionada pelas práticas sociais do país. Em geral, os anúncios de vagas de trabalho eram publicados com a explícita advertência: “não se aceitam pessoas de cor.” Mesmo após a Lei Afonso Arinos, de 1951, proibindo categoricamente a discriminação racial, tudo continuou na mesma. Depois da lei, os anúncios se tornaram mais sofisticados que antes, e passaram a requerer: “pessoas de boa aparência”. Basta substituir “pessoas de boa aparência” por “branco” para se obter a verdadeira significação do eufemismo.
(Adaptado de Abdias do Nascimento, O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2018, p. 97.)

A partir do excerto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CURSO DE REDAÇÃO NOTA 1000

    https://go.hotmart.com/Y51482237V


ID
5140894
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em nosso planeta em rápida urbanização, a vida cotidiana da crescente população de urbanoides é cada vez mais sustentada por sistemas vastos e incrivelmente complexos de infraestrutura e tecnologia. Ainda que muitas vezes passem despercebidos – pelo menos quando funcionam –, esses sistemas permitem que a vida urbana moderna exista. Seus encanamentos, dutos, servidores, fios e túneis sustentam os fluxos, as conexões e os metabolismos que são intrínsecos às cidades contemporâneas.
(Adaptado de Stephen Graham, Cidades sitiadas. O novo urbanismo militar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016, p. 345.)

Depreende-se do texto que

Alternativas
Comentários
  • Só nos damos conta quando acontece algo ruim.

    Gabarito letra C

    Os bastidores infraestruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas

  • "encanamentos, dutos, servidores, fios e túneis sustentam os fluxos" entregou

  • Só percebemos quando param, evidenciando a sua necessidade e impacto no dia a dia. :)

  • A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns.   Sobre a correta interpretação das informações presentes no texto buscamos a alternativa correta.


    A) Individualidade é uma questão social e o texto aborda as interações entre a vida urbana e a necessária infraestrutura para a sua realização.

    B) Os sistemas técnicos infraestruturais dos quais as cidades e a vida urbana contemporânea tanto necessitam não se constituem e se reparam sozinhos. Estas estruturas não existem sem trabalho técnico especializado. 

    C) Basta um blecaute ou uma queda da rede de comunicações para o atual estilo de vida urbano seguir rumo ao colapso. O texto aborda de forma objetiva a dependência que possuímos destes sistemas para a forma como vivemos atualmente. 

    D) Mesmo cidades pequenas estão conectadas de alguma forma. Hoje se debate a necessidade de estender as redes de comunicação até os confins do mundo, mesmo que seja necessário a utilização de novas tecnologias como as futurísticas redes de internet por conjuntos de satélites por exemplo para conectar áreas remotas, mas habitadas. 



    GABARITO DO PROFESSOR: C

ID
5140900
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região denominada Golfo Pérsico abrange, além do próprio golfo, os países que se situam inteira ou parcialmente no seu litoral, a saber: Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã. A Arábia Saudita também é considerada parte da região, pois, embora a maior parte de seu território seja continentalizada e as principais cidades se situem no interior ou próximas ao Mar Vermelho, ela tem mais de 600 quilômetros de litoral voltado para o Golfo, com algumas cidades costeiras (AdDammam, Al-Jubail) e complexas ligações viárias com Qatar, Bahrein e Kuwait.
(L. A. B. Venturi, Água no Oriente Médio: o fluxo da paz. São Paulo: Editora Sarandi, 2015, p. 93.)

Litoral é uma faixa de terra emersa, banhada pelo mar, que pode apresentar diferentes configurações. Para os países mencionados no texto, a presença do litoral em formato de Golfo é fundamental para o escoamento por via marítima do petróleo, a principal commodity do Oriente Médio.

Assinale a alternativa que define corretamente “Golfo”.

Alternativas
Comentários
  • Resolução pautada na lógica:

    B) Parte do continente que avança para o oceano. Todos sabemos que há um movimento das placas tectônicas sim, entretanto não há como afirmar que um golfo surge com esse fator, uma vez que é mínimo. Não há lógica em assinalar a alternativa, pois não há lógica considerar que o continente efetua esse brusco movimento.

    C)  é fundamental para o escoamento por via marítima do petróleo, a principal commodity do Oriente Médio. -> do texto. O próprio texto fura essa alternativa.

    D) Caso existisse esse empecilho, não haveria escoamento de nenhum produto, sendo, portanto, uma dificuldade a mais para os países escoarem sua produção.

    A) Por lógica. Não sei o conceito de golfo decorado e, certamente, nenhum concurso de nível médio vai exigir essa definição na ponta da língua.

    A

    EsPCEx 2022

  • A questão se baseia nos conceitos da morfologia litorânea, isto é os relevos. A alternativa B) representa o conceito de península, a alternativa C) apresenta o conceito de recife, já alternativa D) diz a respeito ao conceito das barras.


ID
5140909
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Como a maior parte dos franceses, Hamza Esmili, professor de sociologia em uma Universidade parisiense, tem doravante muito tempo para olhar por sua janela. Habitando em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris, ele observa a atividade da rua abaixo: o movimento de pessoas é grande e não se respeitam as medidas de confinamento geral impostas pelo governo para combater a pandemia da Covid19. “Há menos gente que habitualmente, mas a rua permanece muito movimentada”, constata Esmili. “O confinamento é um conceito burguês, explica o sociólogo. Ele implica possuir uma casa burguesa na qual se retirar. Isso não corresponde de forma alguma à realidade daqui.”
(Adaptado de https://www.courrierinternational.com/article/vu-dallemagne-les-banlieue s-francaises-grandes-oubliees-du-confinement. Acessado em 02/04/2020.)

Sobre a “casa burguesa” referida no texto, podemos concluir que

Alternativas
Comentários
  • A habitação é uma das expressões de poder entre as classes sociais, reposta correta letra A.

  • O pequeno texto descreve o dia a dia e as considerações do sociólogo francês Hamza Esmili, professor de sociologia em uma Universidade parisiense, acerca do confinamento a que somos obrigados em função da pandemia de covid 19, desde 2020. Ele vive em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris

     Esmili defende a ideia de que o confinamento é um “ conceito burguês" e que implica em ter uma “ casa burguesa" onde estar confinado , o que, segundo ele , não é a realidade da área onde mora. Uma das opções apresenta uma conclusão adequada acerca da ideia de “casa burguesa" dita pelo sociólogo. 

    A questão não exige um estudo específico de sociologia, embora demande o conhecimento do que se entende por “ classe social" dentro das ciências sociais. Mais do que tudo a proposta da questão é de leitura e interpretação de texto, que pode ser mais fácil ou mais difícil de acordo com o tema e com o hábito de ler e interpretar.
    A) INCORRETA- O conceito de burguesia como classe social é aplicável à outras sociedades e não apenas à francesa. Aliás, só pode ser entendido como conceito por ser geral e aplicável a vários espaços e tempos. 

    B) INCORRETA- Embora seja um conceito que foi criado para designar classes sociais , pode adjetivar outros elementos de uma comunidade, incluso imateriais. 

    C) INCORRETA- As habitações burguesas indicam prestígio sócio econômico, sejam elas localizadas na periferia ou em áreas centrais das cidades. 

    D) CORRETA- Se a residência expressa uma dada situação de classe, também significa uma posição de poder. A afirmativa é correta 

    Gabarito do Professor: Letra D.